Sérgio Koch Van-Dall

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sérgio Koch Van-Dall"

Transcrição

1 PROTÓTIPO PARA ATUALIZAÇÃO ASSÍNCRONA DE DADOS UTILIZANDO WEB SERVICES Sérgio Koch Van-Dall Orientador: Prof. Paulo Fernando da Silva UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO

2 ROTEIRO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica.NET XML SOAP Web Services Desenvolvimento Resultados e Discussão Conclusão Extensões

3 INTRODUÇÃO Enorme crescimento no número de redes de computadores e a complexidade de seus softwares; Necessidade da comunicação entre eles para que possam compartilhar informações e trabalharem de forma cooperativa; Independência de arquitetura, sistema operacional e linguagem de programação; Uso de Web Services para resolver a interoperacionalidade das aplicações; Uso do XML como um formato padrão na comunicação e troca de informação entre as aplicações.

4 OBJETIVOS O objetivo principal é a criação de um protótipo para atualização assíncrona de dados no servidor de banco de dados utilizando Web Services através do protocolo SOAP. Objetivos específicos: utilizar XML como uma linguagem de marcação para a confecção dos documentos utilizados no intercâmbio das informações; criar um Web Service para guardar as informações de forma estruturada no arquivo XML; gerar atualização assíncrona dos dados no servidor de banco de dados através da chamada do Web Service; criar uma aplicação cliente para demonstração do protótipo.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.NET É uma plataforma para desenvolvimento e execução de software, criada visando o desenvolvimento de software para a internet e aplicações distribuídas. Características: Independência de Sistema Operacional; Integração entre Linguagens; Confiabilidade; Facilidade de Distribuição.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.NET Código Fonte Código Gerenciado Visual Basic Compilado ador Assembly Código em IL C# Compilado ador Assembly Código em IL C++ Compilado ador Assembly Código em IL Componente não gerenciado Common language runtime Compilador JIT Código nativo Serviços básicos do SO

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA XML (extensive Markup Language) É uma linguagem de marcação com um formato padrão para comunicar dados estruturados entre aplicações e sistemas de computadores, mesmo quando estão envolvidas múltiplas arquiteturas, linguagens de programação e padrões. Consiste de elementos e atributos que implementam uma hierarquia de árvore. Pode ser usado para: Formato de ligação (para transferência de dados entre cliente e servidor); Formato de troca de informação (por exemplo: entre a aplicação e a base de dados); Formato persistente (para guardar dados).

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOAP (Simple Object Acess Protocol) É um protocolo padrão para troca de informações entre aplicações, independente de sistema operacional, linguagem de programação ou modelo de objeto. Utilizado para implementar chamadas de procedimentos remotos e trocar dados entre o código que utiliza um serviço web (o cliente) e o serviço web propriamente dito (o servidor). Vantagens: Capacidade de transpor firewalls facilmente ao ser utilizado sobre o HTTP; Utiliza a estruturação de dados XML; É satisfatoriamente mapeado no padrão solicitação/resposta do HTTP.

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOAP (Simple Object Acess Protocol) Troca de Mensagens: É feita através da sintaxe de envelope para envio e recebimento de mensagens XML que são enviadas sobre HTTP entre clientes e Web Services. Contêm os seguintes elementos SOAP: Envelope (elemento raiz obrigatório) Cabeçalho (elemento opcional) Corpo (elemento obrigatório)

10 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA WEB SERVICES É uma tecnologia de chamada remota de objetos, usado para disponibilizar serviços interativos na web. Características: Plataforma Web; Interoperacionalidade; Reuso; Fraco acoplamento. Vantagens: Simplicidade; Padrões abertos; Flexibilidade; Escopo.

11 DESENVOLVIMENTO MOTIVAÇÃO Dificuldade na comunicação entre as aplicações de diferentes empresas; Comunicação e troca dos dados de forma simples e transparente em um sistema heterogêneo; Desenvolver um protocolo independente de arquitetura, sistema operacional e linguagem de programação, para comunicar-se em um sistema distribuído.

12 DESENVOLVIMENTO CENÁRIO

13 DESENVOLVIMENTO PRICIPAIS REQUISITOS Requisitos Funcionais: realizar o acesso aos Web Services através de uma aplicação cliente; realizar o acesso aos Web Services através de um cliente servidor de banco de dados; realizar atualização assíncrona no servidor de banco de dados através de Web Services utilizando o protocolo SOAP. Requisitos Não Funcionais: utilizar um arquivo XML como uma linguagem de marcação para a confecção das informações que serão compartilhadas.

14 DESENVOLVIMENTO ESPECIFICAÇÃO Utiliza um servidor de Web Services que disponibiliza métodos para gravação e leitura de um arquivo no formato XML. Consiste em classes que fazem referência as respostas e tratamentos efetuados no servidor de Web Services aos métodos invocados remotamente pela aplicação cliente e pelo servidor de banco de dados. As classes são apresentadas através de diagramas UML.

15 DESENVOLVIMENTO APLICAÇÃO CLIENTE (Diagrama de Classe) «struct» Cliente + Bairro: String + CEP: String + Cidade: String + CNPJ_CPF: String + String + Endereco: String + Fone: String + Nome: String + Numero: String +dadoscliente «struct» Solicitacao + BairroEntr: String + CEPEntr: String + CidadeEntr: String + CNPJ_CPF_Entr: String + Entr: String + EnderecoEntr: String + FoneContEntr: String + NumeroEntr: String + ObservacaoEntr: String + QtdCaixas: Integer +dadossolicitacao conteudoxml + dadoscliente: Cliente + dadossolicitacao: Solicitacao + conteudoxml(dadosclientexml :Cliente, dadossolicitacaoxml :Solicitacao) + dadosxml() : String Aplic_Cliente_Web + gravarconteudoxml() Service_Grava_XML + Cria_arquivo_XML(nomeArquivo :String, elementopai :String) : Boolean + Grava_XML(nomeArquivo :String, conteudoxml :String) : Boolean

16 DESENVOLVIMENTO SERVIDOR DE BD (Diagrama de Classe) + AtualizaBD() frmatualizandobd Service_Le_XML + Ler_Arquivo_XML(nomeArquivo :String, stgravacaobd :String, nometabela :String*, campostabela :String*, vlcampostabela :String*) : Boolean + Verifica_arquivo_XML(nomeArquivo :String) : Boolean

17 DESENVOLVIMENTO CASOS DE USO E n via r in fo rm a ç õ e s p a ra a rq u ivo X M L Ap lic a ç ã o C lie n te C ria r a rq u ivo X M L G ra va r a rq u ivo X M L L e r a rq u ivo X M L S e rv id o r d e W e b S e rv ic e s B u s c a r in fo rm a ç õ e s d o a rq u ivo X M L S e rv id o r d e B a n c o d e D a d o s A tu a lizar b a s e d e d a d o s

18 DESENVOLVIMENTO IMPLEMENTAÇÃO Aplicação cliente consiste em uma aplicação Web Form desenvolvida em VB.Net no formato ASP; Os Web Services consistem em classes em VB.Net que contém métodos que são invocados através de mensagens SOAP; O servidor de banco de dados é uma aplicação cliente baseada em Windows Form, utiliza o banco de dados MSDE; Foi utilizado o servidor Internet Information Server (IIS), responsável por disponibilizar as classes que fornecem os serviços web e gerenciar a troca de mensagens.

19 RESULTADOS E DISCUSSÃO Realiza o envio de informações de forma estruturada para um arquivo no formato XML através de uma aplicação web, disponível em um local remoto comum entre as aplicações; Permite a leitura destas informações e atualização da base de dados de forma assíncrona, através de um aplicativo servidor de banco de dados; A linguagem XML com o protocolo SOAP pode integrar sistemas distintos mais facilmente se comparado com outros padrões de integração existentes atualmente;

20 RESULTADOS E DISCUSSÃO Forneceu suporte adequado à atualização das informações contidas no arquivo XML em um banco de dados SQL Server (MSDE), podendo ser facilmente substituído por outros, tais como, MySQL, Oracle, Interbase entre outros; Pode ser visto como um middleware responsável por disponibilizar um arquivo no formato XML, podendo assim, efetuar a integração de sistemas distintos através de um ambiente distribuído, utilizando um formato padrão na comunicação e troca de informações entre os mesmos.

21 CONCLUSÃO Este trabalho alcançou na íntegra seu objetivo principal; O uso de servidor IIS para gerenciar a troca de informações e a comunicação entre as aplicações no cenário composto demonstrou uma funcionalidade satisfatória; O uso do XML e.net é sem dúvida muito interessante, pois além de conhecer funcionalidades do XML, também foi possível descobrir e utilizar uma plataforma de desenvolvimento que oferece suporte a múltiplas linguagens de programação.

22 CONCLUSÃO Dificuldades: falta de experiência em trabalhar com XML; não conhecimento da linguagem de programação VB.NET e das funcionalidades da plataforma.net. Limitações: requer o.net Framework SDK; rodar somente no servidor IIS.

23 EXTENSÕES Possibilitar a criação de novas tabelas no servidor de banco de dados a partir do arquivo XML; Efetuar a alteração dos dados já inseridos na tabela no servidor de banco de dados a partir do arquivo XML; Utilizar outras linguagens de programação para a aplicação web, como PHP ou JSP, possibilitando assim, o uso de outros servidores, como o Apache ou o Tomcat.

24 PROTÓTIPO PARA ATUALIZAÇÃO ASSÍNCRONA DE DADOS UTILIZANDO WEB SERVICES OBRIGADO!!!

Protótipo de Protocolo de Aplicação para Troca de Documentos da Área Extra Judicial. Acadêmico: Fabrício Bento Orientador: Paulo Fernando da Silva

Protótipo de Protocolo de Aplicação para Troca de Documentos da Área Extra Judicial. Acadêmico: Fabrício Bento Orientador: Paulo Fernando da Silva Protótipo de Protocolo de Aplicação para Troca de Documentos da Área Extra Judicial Acadêmico: Fabrício Bento Orientador: Paulo Fernando da Silva Conteúdo Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator

Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator Ederson Evaristo Jantsch Orientador: Marcel Hugo 09/07/2002 Roteiro Introdução Aplicação multicamadas Tecnologias

Leia mais

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE IMPORTAÇÃO PARA UMA AGÊNCIA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE IMPORTAÇÃO PARA UMA AGÊNCIA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Bacharelado em Ciências da Computação Estágio supervisionado de Conclusão de Curso PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE IMPORTAÇÃO PARA UMA

Leia mais

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services Universidade Federal de Santa Catarina DSOOII Web Services Web Services - Introdução Havia inconsistência de plataformas, sistemas operacionais e/ou linguagens de programação; Acadêmicos: Ariane Talita

Leia mais

Protótipo de um ORM para a plataforma.net. Orientador: Adilson Vahldick

Protótipo de um ORM para a plataforma.net. Orientador: Adilson Vahldick Protótipo de um ORM para a plataforma.net Orientando: Thiago Boufleuhr Orientador: Adilson Vahldick Sequência de Apresentação i. Introdução ii. Objetivos iii. Fundamentação teórica iv. Desenvolvimento

Leia mais

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

MIDDLEWARE PARA A COMUNICAÇÃO DE DADOS ENTRE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS COM WS SECURITY. CAIO RENAN HOBUS Orientador: Jhony Alceu Pereira

MIDDLEWARE PARA A COMUNICAÇÃO DE DADOS ENTRE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS COM WS SECURITY. CAIO RENAN HOBUS Orientador: Jhony Alceu Pereira MIDDLEWARE PARA A COMUNICAÇÃO DE DADOS ENTRE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS COM WS SECURITY CAIO RENAN HOBUS Orientador: Jhony Alceu Pereira ROTEIRO Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Do EDI ao SOA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Ambientes que visam desenvolver aplicações que precisam de um processamento paralelo e distribuído deverão saber lidar com algumas dificuldades. Isto decorre da heterogeneidade

Leia mais

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Trabalho de Conclusão de Curso Ciências da Computação SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS AS Acadêmico: Fabricio

Leia mais

Projecto 3º ano. Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco. Folder Tracking. Eng.ª Informática e das Tecnologias da Informação

Projecto 3º ano. Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco. Folder Tracking. Eng.ª Informática e das Tecnologias da Informação Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco Eng.ª Informática e das Tecnologias da Informação Projecto 3º ano Folder Tracking Ferramenta de Rastreio Informacional Orientadores: Elaborado por: Prof.

Leia mais

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DA ENFERMAGEM HOSPITALAR

APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DA ENFERMAGEM HOSPITALAR Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Bacharelado em Ciências da Computação Trabalho de Conclusão de Curso APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DA ENFERMAGEM HOSPITALAR Acadêmico:

Leia mais

João Max Deggau Orientador: Prof. Mauro Marcelo Mattos, Doutor 2013/2

João Max Deggau Orientador: Prof. Mauro Marcelo Mattos, Doutor 2013/2 PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS MMORTS João Max Deggau Orientador: Prof. Mauro Marcelo Mattos, Doutor 2013/2 Roteiro da Apresentação 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação Teórica 4. Especificação

Leia mais

Principais conceitos de CORBA

Principais conceitos de CORBA Principais conceitos de CORBA Tecgraf PUC-Rio fevereiro de 2011 Common Object Request Broker Architecture Uma arquitetura aberta para o desenvolvimento de aplicações distribuídas em um ambiente multilinguagem

Leia mais

Gustav Dallmann Júnior

Gustav Dallmann Júnior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5 SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução e

Leia mais

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O A P L I C A Ç Õ E S M O N O L Í T I C A S Na época dos computares independentes um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única

Leia mais

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE SERVIÇOS WAP PARA A BIBLIOTECA CENTRAL DA FURB

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE SERVIÇOS WAP PARA A BIBLIOTECA CENTRAL DA FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO) PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE SERVIÇOS WAP PARA A BIBLIOTECA CENTRAL DA FURB Aluno: Alberto

Leia mais

HMI: UM MIDDLEWARE PARA OBJETOS DISTRIBUÍDOS SOBRE O PROTOCOLO HTTP

HMI: UM MIDDLEWARE PARA OBJETOS DISTRIBUÍDOS SOBRE O PROTOCOLO HTTP HMI: UM MIDDLEWARE PARA OBJETOS DISTRIBUÍDOS SOBRE O PROTOCOLO HTTP Aluno: Abel Luiz Cechinel Orientador: Paulo Fernando da Silva Sumário Introdução; Fundamentação Teórica; Desenvolvimento; Conclusão;

Leia mais

Sistema para acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso. Elisângela Cristina Lombardi Klitzke Acadêmica Dalton Solano dos Reis - Orientador

Sistema para acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso. Elisângela Cristina Lombardi Klitzke Acadêmica Dalton Solano dos Reis - Orientador Sistema para acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso Elisângela Cristina Lombardi Klitzke Acadêmica Dalton Solano dos Reis - Orientador Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

Apresentação do VB.NET

Apresentação do VB.NET Apresentação do VB.NET O.NET Framework Professor: Danilo Giacobo Página pessoal: www.danilogiacobo.eti.br E-mail: danilogiacobo@gmail.com 1 Agenda O.NET Framework Os recursos da Common Language Runtime

Leia mais

Utilização da Tecnologia ActiveX Data Objects (ADO) em um Sistema com Objetos Distribuídos

Utilização da Tecnologia ActiveX Data Objects (ADO) em um Sistema com Objetos Distribuídos Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Bacharelado em Ciências da Computação Trabalho de Conclusão de Curso Utilização da Tecnologia ActiveX Data Objects (ADO) em um Sistema

Leia mais

Alternativas para a Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Universitários

Alternativas para a Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Universitários Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Alternativas para a Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Universitários Sérgio Sobral Nunes Dissertação realizada sob a supervisão do Professor

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Plano de Curso. Plano de Curso 04/03/12 ! EMENTA:

Sistemas Distribuídos. Plano de Curso. Plano de Curso 04/03/12 ! EMENTA: Sistemas Distribuídos Prof. Msc. André Luiz Nasserala Pires nassserala@gmail.com! EMENTA: Plano de Curso! Conceitos. Comunicação entre processos (IPC). Programação de aplicações cliente- servidor. Sincronização

Leia mais

PROTÓTIPO PARA ATUALIZAÇÃO ASSÍNCRONA DE DADOS UTILIZANDO WEB SERVICES

PROTÓTIPO PARA ATUALIZAÇÃO ASSÍNCRONA DE DADOS UTILIZANDO WEB SERVICES UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO PROTÓTIPO PARA ATUALIZAÇÃO ASSÍNCRONA DE DADOS UTILIZANDO WEB SERVICES SÉRGIO KOCH VAN-DALL

Leia mais

Processamento distribuído em ambiente peer-to-peer

Processamento distribuído em ambiente peer-to-peer Processamento distribuído em ambiente peer-to-peer Alexandre Helfrich Orientando Prof. Paulo Fernando da Silva Orientador Roteiro Introdução e Objetivos Fundamentação Teórica, Conceitos e Contexto Atual

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 de agosto de 2009 Orientação a Objetos Encapsulamento: Parte interna (privada) dos objetos Implementação: métodos Estado: atributos, variáveis,

Leia mais

Web Services. Tópicos. Introdução (1/3) CONTEXTO HISTÓRICO WEB SERVICES Conclusões

Web Services. Tópicos. Introdução (1/3) CONTEXTO HISTÓRICO WEB SERVICES Conclusões Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Web Services Conceitual Juliano Moraes, Marcus Breda, Paulo Gil, Rafael

Leia mais

Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos

Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos Andre Thiago Hass Orientador: Wilson Pedro Carli Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema

Leia mais

Powered by. Tiago Bockholt

Powered by. Tiago Bockholt Powered by Tiago Bockholt Sobre Mim Tiago Bockholt (2003.2 2008.2) Graduação em Eng. da Computação (Poli-UPE) 2006.1 Semestre acadêmico na TU-BS. 2006.2 Desenvolvedor na GNS-Systems (Projeto Datafinder).

Leia mais

Professor Leo Larback Esta apresentação pode ser baixada livremente no site

Professor Leo Larback Esta apresentação pode ser baixada livremente no site C# Professor Leo Larback Esta apresentação pode ser baixada livremente no site www.larback.com.br C# - Definições C# é uma linguagem orientada a objeto que permite aos desenvolvedores construírem uma variedade

Leia mais

SERVIÇOS WEB. Frankley Gustavo F. Mesquita, Tamiris Souza Fonseca. 27 de junho de 2016

SERVIÇOS WEB. Frankley Gustavo F. Mesquita, Tamiris Souza Fonseca. 27 de junho de 2016 Frankley Gustavo F. Mesquita Tamiris Souza Fonseca 27 de junho de 2016 Sumário 1 2 3 4 5 6 7 8 O padrão Web foi desenvolvido pelo Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN - European Particle Physics

Leia mais

Análise comparativa entre as especificações de objetos distribuídos DCOM e CORBA

Análise comparativa entre as especificações de objetos distribuídos DCOM e CORBA Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Análise comparativa entre as especificações de objetos distribuídos DCOM e CORBA Acadêmico: Rubens Bósio Orientador: Marcel Hugo Blumenau,

Leia mais

Plataformas de Distribuição de Objetos

Plataformas de Distribuição de Objetos Plataformas de Distribuição de Objetos Denominações Equivalentes: Modelos de Componentes Modelos de Integração de Objetos Motivação: Reuso de objetos Redução do Tempo e do Custo de Desenvolvimento de Software

Leia mais

Desenvolvimento de um Framework para replicação de dados entre bancos heterogêneos

Desenvolvimento de um Framework para replicação de dados entre bancos heterogêneos Desenvolvimento de um Framework para replicação de dados entre bancos heterogêneos João Batista Gianisini JúniorJ Alexander Roberto Valdameri - Orientador Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Motivação

Leia mais

Técnicas para Reutilização de Software Prof. Eduardo Figueiredo Estagiário: Johnatan Oliveira

Técnicas para Reutilização de Software Prof. Eduardo Figueiredo Estagiário: Johnatan Oliveira Técnicas para Reutilização de Software Prof. Eduardo Figueiredo Estagiário: Johnatan Oliveira Panorama de Reutilização Frameworks Padrões de projeto Aplicações configuráveis Padrões de arquitetura Linha

Leia mais

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Especificação Implementação

Leia mais

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatório Nacional de Clima e Saúde Coordenação Técnica Institucional: Fiocruz e INPE Coordenação Nacional CGVAM- Coordenação Geral de Vigilância Ambiental Secretaria de Vigilância em Saúde

Leia mais

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Bacharelado em Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi

Leia mais

Uso da Internet. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates

Uso da Internet. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates Uso da Internet Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Uso da Internet nos negócios Com a evolução dos Sistemas de Informações nas organizações, da melhoria na infraestrutura,

Leia mais

INFORMÁTICA. Instruções: Para responder às questões de números 71 e 72, considere o texto a seguir:

INFORMÁTICA. Instruções: Para responder às questões de números 71 e 72, considere o texto a seguir: INFORMÁTICA Prova de Agente Fiscal de Rendas do ICMS-SP/2013 - FCC. Por Ana Lucia Castilho* Instruções: Para responder às questões de números 71 e 72, considere o texto a seguir: A equipe de TI da empresa

Leia mais

Um Cliente de Webmail para ser acessado em Celulares

Um Cliente de Webmail para ser acessado em Celulares UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO - CTC DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA - INE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Um Cliente de Webmail para ser acessado em Celulares

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX. Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX. Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz Apresentação Fundamentação Teórica Introdução Objetivos Conceitos Básicos

Leia mais

envolvidos numa comunicação

envolvidos numa comunicação 1 Aplicações web - funcionamento Baseiam-se no paradigma cliente-servidor; Um software (Apache, PHP, MySQL, etc...) é executado continuamente em uma máquina chamada servidor, onde hospedamos nossa aplicação.

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas SOA e Web Services Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

QEA Integração entre a ferramenta para desenvolvimento de sistemas web Quellon e o Enterprise Architect

QEA Integração entre a ferramenta para desenvolvimento de sistemas web Quellon e o Enterprise Architect UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO QEA Integração entre a ferramenta para desenvolvimento de sistemas web Quellon e o Enterprise Architect Bruna Emerich Dall Olivo de Souza

Leia mais

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo Introdução Geral Prof. Vicente Paulo de Camargo Web e Internet A Internet é uma rede de computadores que conecta milhões de computadores Se comunicam através do protocolos específicos A Web é uma forma

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO BASEADO EM MÉTRICA PARA ESTIMAR ESFORÇO EM UM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO BASEADO EM MÉTRICA PARA ESTIMAR ESFORÇO EM UM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO BASEADO EM MÉTRICA PARA ESTIMAR ESFORÇO EM UM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE Acadêmica: Mônica Budag Orientador: Prof. Marcel Hugo ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO Introduçã ção

Leia mais

Aplicativo para geração automática de páginas de gerenciamento on-line de banco de dados para sites

Aplicativo para geração automática de páginas de gerenciamento on-line de banco de dados para sites UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO) Aplicativo para geração automática de páginas de gerenciamento on-line de banco de dados

Leia mais

CELINE LIP: UM FRAMEWORK QUE UTILIZA O MODELO IMS LIP EM APLICAÇÕES WEB JEE. Marcelo Gonzaga. Orientador: Prof. Adilson Vahldick

CELINE LIP: UM FRAMEWORK QUE UTILIZA O MODELO IMS LIP EM APLICAÇÕES WEB JEE. Marcelo Gonzaga. Orientador: Prof. Adilson Vahldick CELINE LIP: UM FRAMEWORK QUE UTILIZA O MODELO IMS LIP EM APLICAÇÕES WEB JEE. Marcelo Gonzaga Orientador: Prof. Adilson Vahldick Roteiro da Apresentação Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Camada de aplicação Um protocolo da camada de aplicação define como processos de uma aplicação, que funcionam em sistemas finais diferentes,

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Daniel Felipe Lenzi Prof. Marcel

Leia mais

Vamos fazer um pequeno experimento

Vamos fazer um pequeno experimento 1 Vamos fazer um pequeno experimento Dividam-se em dois grupos: Mestre Escravo Projeto de Sistemas Distribuídos Comunicação entre Processos Prof. Msc. Marcelo Iury de Sousa Oliveira marceloiury@gmail.com

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas MONITORAMENTO DE DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Gerenciamento de

Leia mais

Microsoft.NET. Desenvolvimento Baseado em Componentes

Microsoft.NET. Desenvolvimento Baseado em Componentes Microsoft.NET Lirisnei Gomes de Sousa lirisnei@hotmail.com Jair C Leite jair@dimap.ufrn.br Desenvolvimento Baseado em Componentes Resolução de problemas específicos, mas que podem ser re-utilizados em

Leia mais

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Arquiteturas para SGBD Laboratório de Bases de Dados Arquitetura Centralizada Terminal responsável pela exibição dos resultados sem capacidade de processamento Computador central (mainframe) responsável

Leia mais

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES BASEADO EM BALANCED SCORECARD Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo 1 Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

5 Arquitetura Proposta

5 Arquitetura Proposta 5 Arquitetura Proposta Neste capítulo detalhamos a arquitetura proposta que provê acesso a fontes de dados autônomas, heterogêneas e distribuídas, as quais podem ser desde sistemas gerenciadores de bancos

Leia mais

SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY

SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY Eduardo Augusto

Leia mais

Guilherme Fernando Gielow

Guilherme Fernando Gielow Guilherme Fernando Gielow SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA CONTROLE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE INFORMÁTICA BASEADO NO PMBOK Orientador: Evaristo Baptista 1 Sumário 1. Introdução 2. Fundamentação Teórica

Leia mais

Daniel Wildt

Daniel Wildt Orientação a Objetos 1 Daniel Wildt http://danielwildt.blogspot.com Agenda 2 Orientação a Objetos Classe x Objeto Representação classe Atributos / operações Construtores e Destrutores Liberando memória

Leia mais

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída 11 1 Introdução Recentes avanços em redes de computadores impulsionaram a busca e o desenvolvimento de meios para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações em sistemas distribuídos, tornando

Leia mais

Roteirização de veículo para realização de coleta utilizando algoritmo evolucionários

Roteirização de veículo para realização de coleta utilizando algoritmo evolucionários Departamento de Sistemas e Computação FURB Curso de Ciência da Computação Trabalho de conclusão de curso 2014/01 Roteirização de veículo para realização de coleta utilizando algoritmo evolucionários Acadêmico:

Leia mais

SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO DE RELEASES DE SOFTWARE

SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO DE RELEASES DE SOFTWARE SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO DE RELEASES DE SOFTWARE 12/2013 Acadêmico: Rogério Mello Vanti Orientador: Paulo Fernando da Silva Roteiro Introdução Fundamentação teórica Resultados

Leia mais

Tecnologia e Administração

Tecnologia e Administração Tecnologia e Administração A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos técnicos e sua aplicação no negócio. Gerentes e Administradores com

Leia mais

SISTEMA WEB PARA ADMINISTRAÇÃO DE IGREJAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING Lemuel Santos

SISTEMA WEB PARA ADMINISTRAÇÃO DE IGREJAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING Lemuel Santos UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO SISTEMA WEB PARA ADMINISTRAÇÃO DE IGREJAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING Lemuel Santos

Leia mais

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS. Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle

SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS. Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle Roteiro Introdução e Objetivos Trabalhos correlatos Requisitos Especificação Implementação Operacionalidade

Leia mais

3 Tecnologias Relacionadas

3 Tecnologias Relacionadas Tecnologias Relacionadas 31 3 Tecnologias Relacionadas O objetivo deste capítulo é apresentar um resumo de cada tecnologia relacionada ao processo proposto nesta dissertação, mostrando suas principais

Leia mais

Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Depto de Sistemas e Computação. Trabalho de Conclusão de Curso

Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Depto de Sistemas e Computação. Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Depto de Sistemas e Computação Trabalho de Conclusão de Curso Aluno : Douglas Marciel Perizzolo Orientador: Ricardo A. de Azambuja

Leia mais

GERENCIAMENTO BASEADO NA WEB. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC.

GERENCIAMENTO BASEADO NA WEB. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. GERENCIAMENTO BASEADO NA WEB Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. Gerenciamento baseado na Web 2 Web browser Acesso ubíquo Interface Web vs Gerenciamento

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA Ao término dessa aula você terá aprendido: História e características do Java Ambientes e plataformas Java O Java é a base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede

Leia mais

Alcides Pamplona

Alcides Pamplona Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com Objetivos Gerais Capacitar o aluno a compreender os paradigmas dos Bancos de Dados Distribuídos, visando sua aplicação na análise e projeto de bancos de dados

Leia mais

Aplicações Web com Servlets e JSP

Aplicações Web com Servlets e JSP J550 Desenvolvimento de Aplicações Web com Servlets e JSP Helder da Rocha www.argonavis.com.br 1 Objetivos Este curso explora os recursos da linguagem Java para o desenvolvimento de aplicações Web Tem

Leia mais

Introdução a Web Services

Introdução a Web Services Introdução a Web Services Mário Meireles Teixeira DEINF/UFMA O que é um Web Service? Web Service / Serviço Web É uma aplicação, identificada por um URI, cujas interfaces podem ser definidas, descritas

Leia mais

Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject

Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject Marcio Junior Vieira marcio em ambientelivre.com.br Sobre o Palestrante A 10 anos trabalha nas áreas de análise, consultoria e desenvolvimento de sistemas.

Leia mais

DESCOBERTA DO CONHECIMENTO COM O USO DE TEXT MINING APLICADA AO SAC TEXT MINING. Aluno José Lino Uber. Orientador Paulo Roberto Dias

DESCOBERTA DO CONHECIMENTO COM O USO DE TEXT MINING APLICADA AO SAC TEXT MINING. Aluno José Lino Uber. Orientador Paulo Roberto Dias DESCOBERTA DO CONHECIMENTO COM O USO DE TEXT MINING APLICADA AO SAC TEXT MINING Aluno José Lino Uber Orientador Paulo Roberto Dias Dezembro/2004 Roteiro Introdução Objetivo Conceitos Motivação / Tipos

Leia mais

PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL

PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL ROLAND WOLFF JUNIOR Wilson Pedro Carli - Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Sistemas Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO PARA ENVIO DE DADOS APLICADO NA UNIMED BLUMENAU

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO PARA ENVIO DE DADOS APLICADO NA UNIMED BLUMENAU Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciências da Computação (Bacharelado) SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO PARA ENVIO DE DADOS APLICADO NA UNIMED BLUMENAU Acadêmica:

Leia mais

Desenvolvimento de um Módulo de Planejamento de Compras aplicando o conceito de Open to Buy

Desenvolvimento de um Módulo de Planejamento de Compras aplicando o conceito de Open to Buy Desenvolvimento de um Módulo de Planejamento de Compras aplicando o conceito de Open to Buy Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Roteiro Introdução e Objetivos; Fundamentação

Leia mais

FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE SOFTWARES PARA RECURSOS HUMANOS APINTEGRATION UTILIZANDO WEB SERVICES

FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE SOFTWARES PARA RECURSOS HUMANOS APINTEGRATION UTILIZANDO WEB SERVICES 1 FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE SOFTWARES PARA RECURSOS HUMANOS APINTEGRATION UTILIZANDO WEB SERVICES Andreza Mohamad Ayache 1 RA: 225628013 Orientador: Prof. Esp. Lucio Luzetti 1. RESUMO Este artigo

Leia mais

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)?

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)? O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base de dados Conceito de dados Valor de

Leia mais

ANÁLISE DE APLICATIVOS PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA QUADRO DE HORÁRIOS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

ANÁLISE DE APLICATIVOS PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA QUADRO DE HORÁRIOS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO ANÁLISE DE APLICATIVOS PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA QUADRO DE HORÁRIOS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO Daniel Cristiano Menzen, Tiago Rizzetti, Celio Trois, Rogério Turchetti, Walter Priesnitz Filho

Leia mais

Ferramenta Web de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software. Acadêmico: Ivan Wilhelm Orientador: Everaldo Artur Grahl

Ferramenta Web de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software. Acadêmico: Ivan Wilhelm Orientador: Everaldo Artur Grahl Ferramenta Web de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software Acadêmico: Ivan Wilhelm Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento Resultados

Leia mais

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Modelos: Para que um sistema, ao ser projetado, alcance as características de um sistema distribuído, esse deve ser desenvolvido em cima de algum modelo de computação

Leia mais

Engenharia de Software Orientada a Serviços

Engenharia de Software Orientada a Serviços Engenharia de Software Orientada a Serviços Paulo Cesar Masiero Engenharia de Software Roteiro Contexto Arquiteturas Orientadas a Serviços Serviços como componentes reusáveis Engenharia de Serviços Desenvolvimento

Leia mais

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Banco de Dados Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Definição Banco de Dados Conjunto de dados interrelacionados que objetivam atender as necessidades de um conjunto de usuários. Inglês:

Leia mais

Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink

Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink DOUGLAS DE OLIVEIRA WALTRICK Orientador: Everaldo Artur Grahl

Leia mais

Técnicas para Reutilização de Software

Técnicas para Reutilização de Software DCC / ICEx / UFMG Técnicas para Reutilização de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Panorama de Reutilização Frameworks Padrões de projeto Aplicações configuráveis Padrões de

Leia mais

Escrever scripts de PHP com HTML

Escrever scripts de PHP com HTML Escrever scripts de PHP com HTML PHP é uma linguagem de programação de scripts para serem interpretados no lado dos servidores. Numa fase inicial (1995), PHP surgiu com o significado de Personal Home Pages

Leia mais

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Arquitetura de Rede Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Tipos de arquiteturas Cliente-Servidor Peer-to-Peer Arquitetura Híbrida Cliente-Servidor

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Desafios e Características Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características

Leia mais

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Departamento de Sistemas e Computação FURB Curso de Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso 2016/1 FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Acadêmico:

Leia mais

Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçú. SEMED Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Municipal de Ciência e Tecnologia

Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçú. SEMED Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Municipal de Ciência e Tecnologia Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçú SEMED Secretaria Municipal de Educação Coordenadoria Municipal de Ciência e Tecnologia Projeto Sistema de Monitoramento do Usuário da Rede de Proteção Social de Nova

Leia mais

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS UTILIZANDO RFID.

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS UTILIZANDO RFID. PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS UTILIZANDO RFID. Aluno(a): Filipe Roberto Tavares Orientador: Mauro Marcelo Mattos Agenda Introdução Objetivos Fundamentação teórica Trabalhos

Leia mais

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aula #231 EBS 211 POO e UML Prof Luiz Fernando S Coletta luizfsc@tupaunespbr Campus de Tupã Roteiro Rede de computadores; Aplicação cliente/servidor; Sockets

Leia mais