HiperCALCEMIAS NÃO PARATIREOIDIANAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HiperCALCEMIAS NÃO PARATIREOIDIANAS"

Transcrição

1 HiperCALCEMIAS NÃO PARATIREOIDIANAS Marcos Almeida MR2 Endocrinologia HAM Luiz Griz Preceptor

2 Hipercalcemia Definida quando os níveis séricos de cálcio total são >10,4mg/dL. Pose ser classificada em: -Leve: Ca total entre 10,5 e 12 -Moderada: Ca total entre 12 e 13,5 -Grave: Ca>13,5

3 Hipercalcemia Os mecanismos fisiológicos que levam a hipercalcemia resultam da combinação de excesso de reabsorção óssea, aumento da absorção intestinal de cálcio e diminuição da excreção renal de cálcio.

4 Hipercalcemia A distribuição sanguínea do cálcio ocorre da seguinte maneira: -50% na forma difusível ( cálcio inonizável e na forma de complexos com ânions orgânicos: bicarbonato, citrato, fosfato, lactato e sulfato); -50% não difusível, ligados às proteínas plasmáticas.

5 Hipercalcemia A fração do cálcio ligada a albumina corresponde a 40% do cálcio total, em uma relação de 0,8mg/dL de cálcio para cada 1,0g/dL de albumina. Fórmula para calcular o cálcio corrigido: Cacorrigido = Catotal + [0,8 x (4 albumina)]

6 Etiologia: Hipercalcemia Cerca de 90% dos casos de hipercalcemia são causados pelo hiperparatireoidismo primário ou por tumores malignos. Os tumores são mais encontrados em pacientes hospitalizados e o hiperparatireoidismo, em pacientes assintomáticos.

7 Etiologia: Hipercalcemia As outras causas são mais raras, como por exemplo: -Doenças endócrinas: tireotoxicose, doença de Addison e feocromocitoma; -Doenças granulomatosas -Hipercalcemia hipocalciúrica familiar -Síndrome do leite alcalino -Imobilização -Medicamentos: lítio, vitaminas A e D, tiazídicos e teofilina.

8 Hipercalcemia Hipocalciúrica Familiar Defeito genético nos receptores do Ca nas paratireóides e nos rins: herdado de forma autossômica dominante. A hipercalcemia costuma ser leve geralmente acompanhada de hiperfosfatemia e hipermagnesemia. O PTH é normal ou levemente aumentado, mostrando que é PTH dependente. O achado laboratorial mais marcante é a hipocalciúria, sugerindo uma reabsorção tubular renal de Ca aumentada. O nível de Ca urinário é geralmente <50mg/24h.

9 Hipercalcemia Hipocalciúrica Familiar O diagnóstico deve ser considerado em pacientes assintomáticos com hipercalcemia leve a moderada, hipocalciúricos e com história familiar de hipercalcemia. Por ser um distúrbio assintomático, o papel mais importante no seu diagnóstico é distinguí-la do hiperparatireoidismo primário e evitar paratireoidectomias desnecessárias.

10 Síndrome do Leite Alcalino Ocorre associada à ingestão de grandes quantidades de Ca com substâncias absorvíveis (bicarbonato de cálcio e carbonato de cálcio), produzindo hipercalcemia com alcalose, disfunção renal e, usualmente nefrocalcinose. A síndrome era mais comum quando antiácidos absorvíveis eram o tratamento padrão para doença ulcerosa péptica, porém ainda é vista ocasionalmente principalmente com o excesso no uso de carbonato de cálcio. É resolvida com a suspensão da ingestão. É o único exemplo de hipercalcemia puramente absortiva.

11 Insuficiência Renal É vista na fase diurética da IRA em pacientes com rabdomiólise. Ocorre, principalmente, devido a mobilização do Ca nos músculos lesados. Normalmente, resolve-se em poucas semanas.

12 Tireotoxicose É encontrada hipercalcemia moderada em cerca de 10% dos pacientes com tireotoxicose. O PTH é suprimido, e o fósforo encontra-se no limite superior da normalidade. O hormônio tireoidiano atua aumentando a reabsorção óssea, causando um estado de alto turnover ósseo, que pode até culminar em osteoporose.

13 Insuficiência Adrenal Hipercalcemia ocorre em alguns pacientes com crise addisoniana. Múltiplos fatores parecem contribuir para a hipercalcemia incluindo reabsorção óssea, contração do volume e aumento da reabsorção tubular proximal de cálcio, hemoconcentração, e talvez aumento da ligação do cálcio às proteínas séricas. Administração de corticoide reverte a hipercalcemia dentro de alguns dias.

14 Feocromocitoma Hipercalcemia é uma complicação rara. Pode ser devido a hiperparatiroidismo simultâneo nos casos de NEM2A ou devido ao próprio feocromocitoma. A hipercalcemia nestes pacientes parece ser devido à produção tumoral de PTHrp. Concentrações séricas de PTHrp nestes pacientes podem ser reduzidas com o uso de bloqueadores alfa-adrenérgicos, sugerindo um papel de mediação para alfa-estimulação.

15 Imobilização Em pacientes imobilizados existe um aumento expressivo na reabsorção óssea, que usualmente produz hipercalciúria e, ocasionalmente, hipercalcemia. Ocorre, principalmente, em pacientes com um estado prévio de alto turnover ósseo, como em adolescentes e pacientes com tireotoxicose ou com doença de Paget. O quadro remite com a restauração da atividade.

16 Medicamentos Lítio Pacientes em uso crônico podem desenvolver hipercalcemia moderada, provavelmente devido à secreção aumentada de PTH, por um aumento dos níveis em que o Ca inibe a secreção de PTH. A terapia com lítio pode também desmascarar um quadro de HPTP. A hipercalcemia tende a regredir quando o lítio é suspenso.

17 Medicamentos Tiazídicos Podem aumentar o Ca sérico e este fato não pode ser plenamente explicado pela hemoconcentração. Estes diuréticos diminuem a excreção de Ca na urina, sendo usados como tratamento para hipercalciúria e nefrolitíase recorrentes. Raramente causam hipercalcemia em indivíduos sadios, mas podem causar hipercalcemia em pacientes com aumento subjacente da reabsorção óssea.

18 Medicamentos Vitamina A Sua ingestão excessiva leva a um aumento na reabsorção óssea, culminando com osteoporose, fraturas, hipercalcemia e hiperostose. O mecanismo pelo qual a vitamina A estimula a reabsorção óssea ainda não está claro.

19 Medicamentos Vitamina D Pode ocorrer em pacientes que ingerem grandes doses de vitamina D; porém essa dose necessária para levar a hipercalcemia varia entre pacientes, dependendo da absorção, armazenamento e metabolismo próprios de cada pessoa. Trata-se com a suspensão da vitamina D associado ao uso de hidratação e glicocorticóides. O tratamento deve ser prolongado já que o excesso de vitamina D leva semanas a meses para ser clareado no organismo.

20 Sarcoidose Aproximadamente 30 a 50% dos pacientes com este transtorno têm hipercalciúria, e 10 a 20% têm hipercalcemia. O aumento da absorção de Ca intestinal induzida por altas concentrações de calcitriol sérico (1,25-dihidroxivitamina D, o metabólito mais ativo da vitamina D) é a anormalidade primária, apesar de um aumento na reabsorção óssea também poder contribuir.

21 Sarcoidose Em indivíduos normais, a conversão de 25-hidroxivitamina D (calcidiol) para calcitriol ocorre através de uma hidroxilação no túbulo renal proximal, esta reação está sob o controle fisiológico do PTH, fator de crescimento fibroblástico 23, e da concentração sérica de fosfato. Hipercalcemia normalmente suprime a liberação de PTH e, portanto, a produção de calcitriol, mas na sarcoidose e outras doenças granulomatosas, células mononucleares ativadas (particularmente macrófagos) no pulmão e linfonodos, produzem calcitriol a partir de calcidiol, independente de PTH. O PTHrp ainda poderia também estar envolvido neste processo.

22 Tuberculose Hipercalcemia em associação com altas concentrações de calcitriol sérico também tem sido descrita em pacientes com tuberculose. Macrófagos ativados em granulomas são a fonte mais provável dos níveis elevados de calcitriol. Como na sarcoidose, hipercalciúria devido à hipocaptação de cálcio na dieta é mais comum do que a hipercalcemia. A freqüência de tuberculose como causa de hipercalcemia nos pacientes varia de acordo com a população estudada, o que pode ser explicado pelas diferenças regionais no estado da vitamina D e cálcio.

23 Hipercalcemia da Malignidade Hipercalcemia é relativamente comum em pacientes com câncer, ocorrendo em aproximadamente 20 a 30 por cento dos casos. É a causa mais comum de hipercalcemia em ambiente hospitalar. Ocorre tanto em pacientes com tumores sólidos quanto em neoplasias hematológicas. Os cânceres mais comumente associados a hipercalcemia são de mama, pulmão e mieloma múltiplo. Pacientes com hipercalcemia da malignidade geralmente têm um prognóstico pobre.

24 Hipercalcemia da Malignidade A hipercalcemia nestes pacientes ocorre principalmente devido ao aumento da reabsorção óssea e liberação de cálcio dos ossos. Há três principais mecanismos pelos quais isso pode ocorrer: - metástases osteolíticas com liberação local de citocinas (incluindo fatores de ativação dos osteoclastos); - secreção tumoral de proteínas relacionadas ao hormônio da paratireóide (PTHrp); - e produção tumoral de 1,25-dihidroxivitamina D (calcitriol).

25 Hipercalcemia da Malignidade Metástases Osteolíticas: Representam cerca de 20% dos casos de hipercalcemia da malignidade. A indução de osteólise local por células tumorais é comum em alguns tumores sólidos que dão metastáses para osso e no mieloma múltiplo. O tumor sólido mais relacionado a hipercalcemia por este mecanismo é o câncer de mama. A destruição óssea observada nas metástases osteolíticas é mediada principalmente pelos osteoclastos e não é um efeito direto das células tumorais. Os tumores produzem fatores que estimulam a produção e ativação dos osteoclastos.

26 Hipercalcemia da Malignidade PTHrp: A causa mais comum de hipercalcemia em pacientes com tumores sólidos não metastáticos e em alguns pacientes com linfoma não-hodgkin. É responsável por até 80% dos pacientes com hipercalcemia de malignidade. Estes na maioria das vezes têm carcinomas de células escamosas (pulmão, cabeça e pescoço), renal, bexiga, mama e ovário. PTHrp é um produto genético normal, expresso em uma ampla variedade de tecidos neuroendócrinos e derivados do mesoderma e epiteliais.

27 PTHrp: Hipercalcemia da Malignidade Nestes pacientes a secreção do PTH em si é suprimida pela hipercalcemia mediada pelo PTHrp. Assim, a concentração do PTH intacto é normalmente suprimida ou muito baixa nestes pacientes O PTHrp revelou alguma homologia com PTH, particularmente no final amino-terminal, em que os primeiros 13 aminoácidos são quase idênticos. Devido a isso o PTHrp se liga ao receptor de PTH-1 e leva a aumento da reabsorção óssea, auemento da reabsorção tubular distal de cálcio e inibição proximal do transporte tubular de fosfato.

28 PTHrp: Hipercalcemia da Malignidade Há divergência estrutural após os primeiros 13 aminoácidos da molécula; assim é menos provável de ocorrer estimulação da produção de 1,25-dihidroxivitamina D (encontada em níveis normais ou baixos nestes casos) Assim, o PTHrp não aumenta a absorção intestinal de cálcio. Nestes pacientes há um desacoplamento da reabsorção e formação óssea, resultando em um fluxo grande de cálcio dos ossos para a circulação. Isto, em combinação com a reduzida capacidade do rim para limpar o cálcio, resulta na hipercalcemia.

29 Hipercalcemia da Malignidade 1,25-dihidroxivitamina D: É a causa de quase todos os casos de hipercalcemia em linfoma Hodgkin e aproximadamente um terço dos casos de linfoma não-hodgkin. Também tem sido descrita em pacientes com disgerminoma de ovário e granulomatose linfomatóide/linfoma angiocêntrico.

30 Hipercalcemia da Malignidade 1,25-dihidroxivitamina D: Ocorre produção extra-renal de 1,25-OH-D por linfócitos malignos, por macrófagos, ou por ambos; e essa produção acontece independentemente do PTH. A absorção intestinal de cálcio aumenta, sendo a anormalidade primária; mas um aumento na reabsorção óssea pode contribuir.

31 Hipercalcemia da Malignidade Produção ectópica de PTH: Foi descrita em casos de pacientes com carcinoma de ovário; pulmonar de pequenas células; tumor neuroectodérmico primitivo; carcinoma papilífero de tireóide; rabdomiossarcoma metastático; e adenocarcinoma de pâncreas.

32 Manifestações Clínicas A gravidade da apresentação clínica não depende exclusivamente do valor sérico do cálcio, mas também de sua velocidade de elevação, da idade e das condições clínicas do paciente, da presença de metástases, das disfunções hepática e renal e da evolução da doença de base.

33 Manifestações Clínicas -GI: constipação, anorexia, náuseas e vômitos; -Renais: nefrolitíase, disfunção tubular renal, IRA ou IRC; -CV: depósitos em valvas, artéria e fibras miocárdicas; encurtamento do intervalo QT; -Neuropsiquiátricas: ansiedade, depressão e deficiência cognitiva. Normalmente não há achado no exame físico específico, apenas os relacionados a doença subjacente.

34 Avaliação Diagnóstica -Cálcio sérico (sem torniquete) -PTH -Fosfato -PTHrp -Calciúria -Metabólitos da vitamina D

35

36 Tratamento O tratamento visa diminuir as concentrações séricas do cálcio e, se possível, remover a condição causadora. Pode-se reduzir o cálcio sérico com a adoção de medidas que atuam na sua absorção intestinal ou excreção renal. Contudo, as intervenções mais importantes são aquelas que inibem a reabsorção óssea.

37 Tratamento Diminuição da Absorção Intestinal de Cálcio: Os corticóides podem ser efetivos em pacientes com malignidades hematológicas e com hipercalcemias associadas ao excesso de vitamina D. São particularmente eficazes nos casos de mielomas, linfomas, sarcoidose e outras doenças granulomatosas. A dose de 200 a 300 mg/dia de hidrocortisona ou equivalente é administrada IV por 3 a 5 dias.

38 Tratamento Diminuição da Absorção Intestinal de Cálcio: Os corticóides normalmente reduzem as concentrações de cálcio dentro de 2 a 5 dias, diminuindo a produção de calcitriol pelas células mononucleares ativadas do pulmão e nódulos linfáticos. Se não forem efetivos, podem ser substituídos por cloroquina, hidroxicloroquina ou cetoconazol, que também reduzem a produção de calcitriol.

39 Tratamento Diminuição da Absorção Intestinal de Cálcio: Outra forma de diminuir a absorção de cálcio intestinal é mediante a administração oral de fosfato (1 a 3g/dia), que forma complexos de fosfato de cálcio insolúveis no intestino, limitando a absorção de cálcio intestinal e diminuindo ligeiramente as concentrações séricas de cálcio.

40 Tratamento Aumento da Excreção de Cálcio na Urina: O Ca filtrado é reabsorvido, principalmente, nos túbulos proximais e no ramo ascendente da alça de Henle de forma passiva; e de forma ativa no túbulo distal sob influência do PTH. A reabsorção proximal é inibida pela expansão volumétrica com infusão salina IV, pois aumenta a concentração de sódio, cálcio e água na alça de Henle, e com a administração de um diurético de alça, como a furosemida, que bloqueia o transporte neste local.

41 Tratamento Aumento da Excreção de Cálcio na Urina: A menos que o paciente tenha insuficiência cardíaca ou renal, a terapia é iniciada, normalmente infundindo-se 1 a 2L de solução salina isotônica no período de 1h. A furosemida é acrescentada na segunda hora, na dose de 20 a 40mg IV, mas só após hidratação adequada, pois pode piorar o quadro de hemoconcentração.

42 Tratamento Aumento da Excreção de Cálcio na Urina: Este esquema resultará em aumentos significativos na excreção urinária de Na, Ca, K, Cl, Mg e H2O. A concentração sérica de Ca começa a cair dentro de 2 a 4 horas e chegam à normalidade dentro de 12 a 24 horas, se a diurese for contínua (250mL/h). O paciente deve ser monitorado para evitar hipovolemia e distúrbios dos níveis séricos de K e Mg.

43 Tratamento Inibição da Reabsorção Óssea: Os bisfosfonatos têm se tornado um dos principais instrumentos para o tratamento da hipercalcemia, principalmente quando esta é grave e associada a malignidade. Estas drogas são inibidores efetivos dos osteoclastos e, assim, influenciam um dos mais importantes mecanismos fisiopatológicos da hipercalcemia. O efeito máximo ocorre em 2 a 4 dias, de modo que eles são normalmente administrados juntamente com solução salina.

44 Tratamento Inibição da Reabsorção Óssea: O Pamidronato pode ser usado na dose de 30 a 90 mg, dependendo dos níveis do Ca, sendo efetivo em normalizar o Ca sérico em 70 a 100% dos pacientes. É normalmente administrado como uma única infusão IV, diluída em solução salina isotônica em 4 a 6 horas. Com frequência, a resposta é contínua por até 2 a 4 semanas, com manutenção da normocalcemia por cerca de 15 dias.

45 Tratamento Inibição da Reabsorção Óssea: O zolendronato tem se mostrado o bisfosfonato mais potente no tratamento da hipercalcemia, sobretudo quando associado a malignidade. Estudos demonstram sua superioridade em relação ao pamidronato na taxa de normalização da calcemia e no tempo de persistência desta. Assim, o zolendronato é recomendado na dose de 4mg para o tratamento inicial, IV em 15 minutos; reservando-se a dose de 8mg para os casos refratários ou recidivantes.

46 Tratamento Inibição da Reabsorção Óssea: A calcitonina atua inibindo a reabsorção óssea via osteoclastos e também facilita a excreção urinária de cálcio. Pode ser administrada IM, SC ou intranasal na dose de 4U/kg a cada 12 horas. A grande vantagem é a rapidez da ação, com redução do cálcio sérico em poucas horas. A desvantagem é não ser um agente potente. A queda não supera 2mg/dL. É efetiva em apenas 60 a 70% dos casos e a maioria desenvolve taquifilaxia em 2 a 3 dias.

47 Tratamento Inibição da Reabsorção Óssea: Outros agentes como a mitramicina e o nitrato de gálio também agem na reabsorção óssea, mas devido a seus efeitos colaterais são reservados para situações de difícil controle. Diálise: A terapia dialítica é um modo efetivo de tratamento da hipercalcemia, particularmente útil em pacientes com insuficiência renal e cardíaca, nos quais não podem ser infundidas soluções salinas de forma segura.

21ª Imagem da Semana: Cintilografia cervical e torácica com 99 mtc-sestamib

21ª Imagem da Semana: Cintilografia cervical e torácica com 99 mtc-sestamib 21ª Imagem da Semana: Cintilografia cervical e torácica com 99 mtc-sestamib Enunciado Paciente do sexo feminino, 58 anos, há 4 anos com fraqueza e dores inespecíficas na coluna lombar e membros inferiores.

Leia mais

Homeostase do potássio, cálcio e fosfato

Homeostase do potássio, cálcio e fosfato Homeostase do potássio, cálcio e fosfato Regulação dos eletrólitos Homeostase do potássio Intracellular ADP ATP P Extracellular Hipocalemia: baixo Repolarização mais lenta do potencial de membrana. - Fraqueza

Leia mais

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 HIPOTALAMO Neuronios do hipotalamo sintetizam TRH (hormonio tireotrofico) Sistema portahipotalamico hipofisario TRH estimula a sintese e secreacao de TSH (hormonio

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino. Metabolismo do Cálcio e a Paratireóide

Fisiologia do Sistema Endócrino. Metabolismo do Cálcio e a Paratireóide Fisiologia do Sistema Endócrino Metabolismo do Cálcio e a Paratireóide Prof. Dr. Leonardo Rigoldi Bonjardim Profa. Adjunto do Depto. De Fisiologia-CCBS-UFS Material disponível em: http://www.fisiologiaufs.xpg.com.br

Leia mais

Regulação Endócrina do metabolismo do cálcio e do fosfato

Regulação Endócrina do metabolismo do cálcio e do fosfato Regulação Endócrina do metabolismo do cálcio e do fosfato Profa. Letícia Lotufo Distribuição de cálcio Intracelular: 10-7 M Livre: 0,2 mg Pode aumentar de 10 a 100x Potencial de ação Contração Motilidade

Leia mais

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico.

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico. Hidroclorotiazida Diurético - tiazídico Índice 1. Definição 2. Indicação 3. Posologia 4. Contraindicação 5. Interação medicamentosa 1. Definição A Hidroclorotiazida age diretamente sobre os rins atuando

Leia mais

Hiperparatireoidismo Primário. ário(hptp) Apresentador: Paula de Aragão Prazeres Coordenador: Francisco Bandeira Setembro/ 2011

Hiperparatireoidismo Primário. ário(hptp) Apresentador: Paula de Aragão Prazeres Coordenador: Francisco Bandeira Setembro/ 2011 Hiperparatireoidismo Primário ário(hptp) Apresentador: Paula de Aragão Prazeres Coordenador: Francisco Bandeira Setembro/ 2011 Introdução Distúrbio que resulta da hipersecreção do hormônio da paratireóide(pth)

Leia mais

Discussão de caso clínico

Discussão de caso clínico Discussão de caso clínico Sociedade Paulista de Reumatologia 04/08/2010 Rosa Maria Rodrigues Pereira FMUSP (Reumatologia) Vanda Jorgetti FMUSP (Nefrologia) Homem, 48 anos Resumo caso clínico 8 anos S.

Leia mais

ossos 99% membrana celular ions mensageiro ou regulatório (processos intracelulares) estrutura óssea

ossos 99% membrana celular ions mensageiro ou regulatório (processos intracelulares) estrutura óssea Cálcio funções estrutura óssea ions mensageiro ou regulatório (processos intracelulares) contração muscular coagulação sanguinea atividade enzimática excitação nervosa liberação de hormônios permeabilidade

Leia mais

Vitamina D3 Vegana Introdução

Vitamina D3 Vegana Introdução Vitamina D3 Vegana Introdução A vitamina D ou colecalciferol, apesar de ser denominada vitamina, trata-se conceitualmente de um pré-hormônio, por não ser produzido por uma glândula endócrina não se trata

Leia mais

RAQUITISMO E OSTEOMALÁCIA. Raquitismo e osteomalácia são distúrbios em que há alteração da mineralização óssea.

RAQUITISMO E OSTEOMALÁCIA. Raquitismo e osteomalácia são distúrbios em que há alteração da mineralização óssea. RAQUITISMO E OSTEOMALÁCIA CONCEITO Raquitismo e osteomalácia são distúrbios em que há alteração da mineralização óssea. SUSPEITA CLÍNICA Exame Físico - Crânio: Atraso no fechamento das fontanelas, fronte

Leia mais

Impact Factor: 1,75. Gabriela Bueno Luz Maria Amélia A. Weiller Vinicius Copes

Impact Factor: 1,75. Gabriela Bueno Luz Maria Amélia A. Weiller Vinicius Copes Impact Factor: 1,75 Gabriela Bueno Luz Maria Amélia A. Weiller Vinicius Copes Fósforo Função estrutural em tecidos Metabolismo de células Rigidez óssea Equilíbrio ácido-base DNA e RNA Algumas definições

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Farmacologia Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto 1 FARMACOCINÉTICA PROCESSOS

Leia mais

CALCIUM D3 carbonato de cálcio 600 mg colecalciferol 200UI

CALCIUM D3 carbonato de cálcio 600 mg colecalciferol 200UI CALCIUM D3 carbonato de cálcio 600 mg colecalciferol 200UI MODELO DE TEXTO DE BULA Formas farmacêuticas e apresentações: Comprimidos revestidos. Frasco com 30 ou 60 comprimidos revestidos. USO ADULTO Composição:

Leia mais

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e SISTEMA EXCRETOR 1 Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e extremamente tóxica para as células, esmo em

Leia mais

A formulação associa os principais componentes necessários para a reposição de cálcio, como a vitamina D3, que atua como modulador dos fatores

A formulação associa os principais componentes necessários para a reposição de cálcio, como a vitamina D3, que atua como modulador dos fatores A formulação associa os principais componentes necessários para a reposição de cálcio, como a vitamina D3, que atua como modulador dos fatores relacionados a absorção e/ou utilização do Ca ++ elementar;

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina. Jônatas Catunda de Freitas

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina. Jônatas Catunda de Freitas Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Jônatas Catunda de Freitas Fortaleza 2009 Derivam da terceira e quarta bolsa faríngea Terceira bolsa dá origem as PT inferiores e o timo Quarta bolsa

Leia mais

98% intracelular extracelular

98% intracelular extracelular DISTRIBUIÇÃO CORPORAL DE 98% intracelular extracelular 2% HOMEOSTASE DE POTÁSSIO BALANÇO EXTERNO vs BALANÇO INTERNO BALANÇO INTERNO BALANÇO EXTERNO HOMEOSTASE DE POTÁSSIO BALANÇO EXTERNO vs BALANÇO INTERNO

Leia mais

Magnésio. Magnésio Funções. Magnésio Sódio Potássio. HNT 130 Nutrição normal. Organismo humano adulto

Magnésio. Magnésio Funções. Magnésio Sódio Potássio. HNT 130 Nutrição normal. Organismo humano adulto HNT 130 Nutrição normal Funções, metabolismo, necessidades e recomendações dietéticas Organismo humano adulto 20 a 28g 60% 26% 14% Vísceras e fluidos corpóreos Funções Cofator em diversas reações enzimáticas

Leia mais

Patologia Geral. Calcificação Patológica. Carlos Cas3lho de Barros Augusto Schneider. h;p://wp.ufpel.edu.br/patogeralnutricao/

Patologia Geral. Calcificação Patológica. Carlos Cas3lho de Barros Augusto Schneider. h;p://wp.ufpel.edu.br/patogeralnutricao/ Patologia Geral Calcificação Patológica Carlos Cas3lho de Barros Augusto Schneider h;p://wp.ufpel.edu.br/patogeralnutricao/ Cálcio indivíduo adulto 1 a 2 kg 99% no esqueleto e dentes na forma de hidróxico

Leia mais

Mário Sérgio Rocha Macêdo Médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC, CRIO E HGCC

Mário Sérgio Rocha Macêdo Médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC, CRIO E HGCC HIPERARATIREOIDISMO Mário Sérgio Rocha Macêdo Médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC, CRIO E HGCC 14.12.11 Ambulatório do Distúrbio Mineral e Ósseo do Doente Renal Crônico Hospital Universitário

Leia mais

Fármacos com Ação nas Arritmias, Insuficiência Cardíaca e Acidentes Vasculares

Fármacos com Ação nas Arritmias, Insuficiência Cardíaca e Acidentes Vasculares UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Farmácia Fármacos com Ação nas Arritmias, Insuficiência Cardíaca e Acidentes Vasculares Prof. Dr. Roberto Parise Filho Química

Leia mais

Osteoporose secundária. Raquel G. Martins Serviço de Endocrinologia, IPO de Coimbra

Osteoporose secundária. Raquel G. Martins Serviço de Endocrinologia, IPO de Coimbra Osteoporose secundária Raquel G. Martins Serviço de Endocrinologia, IPO de Coimbra Definição Osteoporose causada por um distúrbio subjacente (doenças, fármacos ) Epidemiologia Provavelmente subdiagnosticada.

Leia mais

BULA PACIENTE. DEPURA (colecalciferol) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Solução oral UI

BULA PACIENTE. DEPURA (colecalciferol) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Solução oral UI BULA PACIENTE DEPURA (colecalciferol) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Solução oral 14.000 UI MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

Sistema Urinário. Patrícia Dupim

Sistema Urinário. Patrícia Dupim Sistema Urinário Patrícia Dupim Insuficiência Renal Ocorre quando os rins não conseguem remover os resíduos metabólicos do corpo. As substância normalmente eliminadas na urina acumulam-se nos líquidos

Leia mais

Interpretação de Exames Laboratoriais para Doença Renal

Interpretação de Exames Laboratoriais para Doença Renal Interpretação de Exames Laboratoriais Aplicados à Nutrição Clínica Interpretação de Exames Laboratoriais para Doença Renal Prof. Marina Prigol Investigação da função renal Funções do rim: Regulação do

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Renal Função Tubular Formação da Urina Clearance (Depuração) Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas

Leia mais

Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição CLASSIFICAÇÃO DA DIABETES. Diabetes Mellitus Tipo I

Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição CLASSIFICAÇÃO DA DIABETES. Diabetes Mellitus Tipo I Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição O diabetes surge de um distúrbio na produção ou na utilização da insulina por isso é considerado um distúrbio endócrino provocado pela falta de produção ou de ação

Leia mais

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA NO IDOSO

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA NO IDOSO C E N T R O U N I V E R S I T Á R I O C AT Ó L I C O S A L E S I A N O A U X I L I U M C U R S O D E N U T R I Ç Ã O - T U R M A 6 º T E R M O D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E M G E R I AT R I A

Leia mais

Glândulas Paratireóides. Apresentador: Dr. Sérgio de Barros

Glândulas Paratireóides. Apresentador: Dr. Sérgio de Barros Glândulas Paratireóides Apresentador: Dr. Sérgio de Barros Embriologia Derivam da terceira e quarta bolsa faríngea Reconhecível no embrião entre 5-6 semanas Terceira bolsa dá origem as PT inferiores e

Leia mais

Classificação. Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Diuréticos de Alça Furosemida Diuréticos Poupadores de Potássio Espironolactona e Amilorida

Classificação. Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Diuréticos de Alça Furosemida Diuréticos Poupadores de Potássio Espironolactona e Amilorida Diuréticos Classificação Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Diuréticos de Alça Furosemida Diuréticos Poupadores de Potássio Espironolactona e Amilorida Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Hidroclorotiazida:

Leia mais

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso Alterações na e Farmacodinâmica do Idoso Dr. Mauricio de Miranda Ventura Diretor Técnico do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira Definição de São

Leia mais

Caldê. Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimido Mastigável Carbonato de Cálcio (1500 mg) + Colecalciferol (400 UI)

Caldê. Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimido Mastigável Carbonato de Cálcio (1500 mg) + Colecalciferol (400 UI) Caldê Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimido Mastigável Carbonato de Cálcio (1500 mg) + Colecalciferol (400 UI) Caldê carbonato de cálcio + colecalciferol (vit. D 3 ) APRESENTAÇÕES Comprimidos mastigáveis

Leia mais

Biofísica renal. Estrutura e função dos rins

Biofísica renal. Estrutura e função dos rins Biofísica renal Estrutura e função dos rins Múltiplas funções do sistema renal Regulação do balanço hídrico e eletrolítico (volume e osmolaridade) Regulação do equilíbrio ácidobásico (ph) Excreção de produtos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão Alfacalcidol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA FASES DA FARMACOCINÉTICA A farmacocinética pode ser separada em cinco fases essenciais: Professor: Moisés Wesley M. Pereira FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM 1.

Leia mais

Fisiologia do Sistema Urinário

Fisiologia do Sistema Urinário Sistema Urinário Fisiologia do Sistema Urinário Funções do sistema urinário Anatomia fisiológica do aparelho urinário Formação de urina pelos rins Filtração glomerular Reabsorção e secreção tubular Equilíbrio

Leia mais

Fisiologia Renal. Mecanismos tubulares I ESQUEMAS SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Profa. Ms Ana Maria da Silva Curado Lins Universidade Católica de Goiás

Fisiologia Renal. Mecanismos tubulares I ESQUEMAS SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Profa. Ms Ana Maria da Silva Curado Lins Universidade Católica de Goiás ESQUEMAS SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Mecanismos tubulares I Fisiologia Renal Profa. Ms Ana Maria da Silva Curado Lins Universidade Católica de Goiás Mecanismos de manipulação do filtrado pelos túbulos renais:

Leia mais

SUPER CAL MAG. BIOWELL AMERICA LTDA Comprimidos 333 mg mg

SUPER CAL MAG. BIOWELL AMERICA LTDA Comprimidos 333 mg mg SUPER CAL MAG BIOWELL AMERICA LTDA Comprimidos 333 mg + 167 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SUPER CAL MAG carbonato de cálcio, óxido de magnésio. APRESENTAÇÕES Comprimidos em frasco plástico com 100 comprimidos

Leia mais

CALSAN carbonato de cálcio

CALSAN carbonato de cálcio CALSAN carbonato de cálcio MODELO DE TEXTO DE BULA Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos mastigáveis. Embalagem com 30 comprimidos. USO ADULTO E PEDIÁTRICO Composição Cada comprimido mastigável

Leia mais

DISTÚRBIOS DO CÁLCIO NA EMERGÊNCIA

DISTÚRBIOS DO CÁLCIO NA EMERGÊNCIA DISTÚRBIOS DO CÁLCIO NA EMERGÊNCIA Thiéle Fonseca Schuch Celine de Oliveira Boff João de Carvalho Castro UNITERMOS HIPOCALCEMIA; HIPERCALCEMIA; CÁLCIO. KEYWORDS HYPOCALCEMIA; HYPERCALCEMIA; CALCIUM. SUMÁRIO

Leia mais

Caldê. Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimidos Mastigáveis. Carbonato de Cálcio (1500 mg) + Colecalciferol (400 UI)

Caldê. Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimidos Mastigáveis. Carbonato de Cálcio (1500 mg) + Colecalciferol (400 UI) Caldê Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimidos Mastigáveis Carbonato de Cálcio (1500 mg) + Colecalciferol (400 UI) Caldê carbonato de cálcio + colecalciferol (vit. D 3 ) APRESENTAÇÃO Comprimidos mastigáveis

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia Sistema Urinário Humano O Sistema Urinário colabora para homeostase (manutenção de um meio interno constante e compatível com a vida) através da: Osmorregulação:

Leia mais

Hiperparatiroidismo primário Diagnóstico e Tratamento

Hiperparatiroidismo primário Diagnóstico e Tratamento VI CURSO Pós-GRADUADO NEDO A Endocrinologia Revisitada Hiperparatiroidismo primário Diagnóstico e Tratamento A. Galvão-Teles Lisboa, Abril de 2009 Hiperparatiroidismo Primário (HPTp) Definição O HPTp caracteriza-se

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 1 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Constituído por um grupo de órgãos, algumas vezes referidos como glândulas endócrinas ou de secreção interna. Estas

Leia mais

Eletrólitos na Nutrição Parenteral

Eletrólitos na Nutrição Parenteral Unesp Eletrólitos na Nutrição Parenteral Sergio A R Paiva Complicações da NP Mecânicas Infecciosas Distúrbios metabólicos Complicações da NP Mecânicas Infecciosas Distúrbios metabólicos Complicações da

Leia mais

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL 1. EXAME DE URINA Cor Aspecto Densidade urinária ph Glicosúria Proteinúria Pigmentos e Sais biliares Hemoglobinúria e Mioglobinúria

Leia mais

Emergências Oncológicas - Síndrome de. lise Tumoral na Emergência

Emergências Oncológicas - Síndrome de. lise Tumoral na Emergência Emergências Oncológicas - Síndrome de lise Tumoral na Emergência Autores e Afiliação: José Maurício S C Mota - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, ex-médico assistente da Unidade de Emergência

Leia mais

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal FUNÇÕES DOS RINS Controle da osmolaridade dos fluidos corporais Regulação do volume dos fluidos corporais (controle a longo prazo da pressão arterial) Regulação da concentração de eletrólitos: Na +, K

Leia mais

BIOQUÍMICA II SISTEMAS TAMPÃO NOS ORGANISMOS ANIMAIS 3/1/2012

BIOQUÍMICA II SISTEMAS TAMPÃO NOS ORGANISMOS ANIMAIS 3/1/2012 BIOQUÍMICA II Professora: Ms. Renata Fontes Medicina Veterinária 3º Período O conteúdo de Bioquímica II utiliza os conhecimentos adquiridos referentes ao estudo do metabolismo celular e fenômenos físicos

Leia mais

Vitamina D e cálcio. Reflexões sobre a suplementação. Dra. Priscila Faggiano Dra. Fabiana Gonzalez

Vitamina D e cálcio. Reflexões sobre a suplementação. Dra. Priscila Faggiano Dra. Fabiana Gonzalez Vitamina D e cálcio Reflexões sobre a suplementação Dra. Priscila Faggiano Dra. Fabiana Gonzalez Indicações terapêuticas Eficácia Vitamina D e cálcio Efeitos colaterais Interações medicamentosas Fisiologia

Leia mais

Nefropatia Diabética. Caso clínico com estudo dirigido. Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza RESPOSTAS DAS QUESTÕES:

Nefropatia Diabética. Caso clínico com estudo dirigido. Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza RESPOSTAS DAS QUESTÕES: Nefropatia Diabética Caso clínico com estudo dirigido Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza RESPOSTAS DAS QUESTÕES: QUESTÃO 1 Qual é o motivo da glicosúria positiva? a) Resultado falso-positivo

Leia mais

APRESENTAÇÕES Carbonato de Cálcio 500mg + Colecalciferol 200UI Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 frascos com 60 comprimidos revestidos.

APRESENTAÇÕES Carbonato de Cálcio 500mg + Colecalciferol 200UI Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 frascos com 60 comprimidos revestidos. OSTEOFIX 200 UI Carbonato de Cálcio + Colecalciferol (Vitamina D) FORMA FARMACÊUTICA Comprimido revestido. APRESENTAÇÕES Carbonato de Cálcio 500mg + Colecalciferol 200UI Linha Hospitalar: Caixa contendo

Leia mais

BIOQUÍMICA E METABOLISMO DOS MICRONUTRIENTES NA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL

BIOQUÍMICA E METABOLISMO DOS MICRONUTRIENTES NA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL BIOQUÍMICA E METABOLISMO DOS MICRONUTRIENTES NA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL Profa. Dra. Maria Rosimar Teixeira Matos Docente do Curso de Nutrição da UECE TERAPIA NUTRICIONAL Suprir as necessidades

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária. Pelotas, 11 de novembro de 2015

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária. Pelotas, 11 de novembro de 2015 Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Pelotas, 11 de novembro de 2015 Carlos Loures Pires Josiane de Oliveira Feijó Escolha do artigo Cálcio Homeostase Hormônios

Leia mais

São exemplos de órgãos que realizam excreção em nosso corpo: Rins (exemplo de substância excretada = uréia);

São exemplos de órgãos que realizam excreção em nosso corpo: Rins (exemplo de substância excretada = uréia); O sistema excretor é formado pelo conjunto de órgãos que permitem a eliminação de substâncias encontradas em excesso no corpo ou algumas são nocivas à saúde humana; Muitos metabólitos (Ex: uréia, H +,

Leia mais

FARMACOLOGIA. Aula 11 Continuação da aula anterior Rim Diuréticos Antidiuréticos Modificadores do transporte tubular ANTIGOTOSOS

FARMACOLOGIA. Aula 11 Continuação da aula anterior Rim Diuréticos Antidiuréticos Modificadores do transporte tubular ANTIGOTOSOS FARMACOLOGIA Aula 11 Continuação da aula anterior Rim Diuréticos Antidiuréticos Modificadores do transporte tubular ANTIGOTOSOS RIM RIM RIM Filtra perto de 150 litros por dia! Após secreção e reabsorção

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Abaixo, encontram-se os pontos que precisam ser estudados na área de Fisiologia Renal.

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Abaixo, encontram-se os pontos que precisam ser estudados na área de Fisiologia Renal. 1 ESTUDO DIRIGIDO SOBRE FISIOLOGIA RENAL Abaixo, encontram-se os pontos que precisam ser estudados na área de Fisiologia Renal. Anatomia funcional do rim As diferenças entre a circulação cortical e medular

Leia mais

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal FUNÇÕES DOS RINS Controle da osmolaridade dos fluidos corporais Regulação do volume dos fluidos corporais (controle a longo prazo da pressão arterial) Regulação da concentração de eletrólitos: Na +, K

Leia mais

Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio

Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio Forma farmacêutica, via de administração e apresentações Comprimido efervescente. Uso oral. Tubos com 10 comprimidos. USO

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO Como pode cair no enem Os mecanismos de autorregulação que levam à homeostase, para garantir um equilíbrio dinâmico, implicam retroalimentação (feedback),

Leia mais

Caltrate D carbonato de cálcio + colecalciferol

Caltrate D carbonato de cálcio + colecalciferol Caltrate 600 + D carbonato de cálcio + colecalciferol IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Caltrate 600 + D Nome genérico: carbonato de cálcio 1500 mg e colecalciferol 400 UI Suplemento de Cálcio

Leia mais

Introdução. A hipocalcemia clínica é um dos principais transtornos metabólicos do período de transição.

Introdução. A hipocalcemia clínica é um dos principais transtornos metabólicos do período de transição. Universidade Federal De Pelotas Faculdade De Veterinária Departamento De Clínicas Veterinária Núcleo De Pesquisa, Ensino E Extensão Em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Camila Pizoni FI: 2,550 Introdução

Leia mais

OSTEOFIX 200 UI. Natulab Laboratório SA. Comprimido Revestido

OSTEOFIX 200 UI. Natulab Laboratório SA. Comprimido Revestido OSTEOFIX 200 UI Natulab Laboratório SA. Comprimido Revestido Carbonato de cálcio (correspondente a 500mg de cálcio elementar) 1250 mg + Colecalciferol (Vitamina D3) 200 UI Carbonato de cálcio (correspondente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR D Med Azevedos 25.000 UI, Solução Oral D Med Azevedos 100.000 UI, Solução Oral Colecalciferol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

Glândulas exócrinas e endócrinas

Glândulas exócrinas e endócrinas Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas Tipos de Glândulas Glândulas exócrinas: liberam sua secreção fora do corpo ou dentro de uma cavidade.ex: Glândulas salivares, sudoríparas, sebáceas,...

Leia mais

Carbonato de Cálcio 1500mg + Colecalciferol (Vitamina D) 400UI

Carbonato de Cálcio 1500mg + Colecalciferol (Vitamina D) 400UI OSTEOFIX 400 UI Carbonato de Cálcio + Colecalciferol (Vitamina D) FORMA FARMACÊUTICA Comprimido revestido APRESENTAÇÕES: Carbonato de Cálcio 1250mg + Colecalciferol (Vitamina D) 400UI Linha Hospitalar:

Leia mais

Protocolo de Atendimento a Pacientes Hepatopatas com Injúria Renal Aguda e Síndrome Hepatorrenal

Protocolo de Atendimento a Pacientes Hepatopatas com Injúria Renal Aguda e Síndrome Hepatorrenal Protocolo de Atendimento a Pacientes Hepatopatas com Injúria Renal Aguda e Síndrome Hepatorrenal Dr. Rodrigo Brandão Dr. Rafael Ximenes Unidade de Emergência Referenciada (PSM) HCFMUSP Nome e Sinonímia

Leia mais

Doença de Addison DOENÇA DE ADDISON

Doença de Addison DOENÇA DE ADDISON Enfermagem em Clínica Médica Doença de Addison Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com DOENÇA DE ADDISON A insuficiência adrenal (IA) primária, também denominada doença de Addison, geralmente

Leia mais

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética Absorção AULA 1 1 Roteiro da aula Definição de farmacocinética Processos farmacocinéticos Aplicações da farmacocinética Fatores que alteram os processos farmacocinéticos Ambientais, etários e genéticos

Leia mais

AVALIAÇÃO METABÓLICA EM PACIENTES COM LITÍASE RENAL

AVALIAÇÃO METABÓLICA EM PACIENTES COM LITÍASE RENAL AVALIAÇÃO METABÓLICA EM PACIENTES COM LITÍASE RENAL XVIII Congresso Mineiro de Urologia Hospital Universitário Ciências Médicas Rodrigo Figueiredo Silva PREVALÊNCIA, ETIOLOGIA E RISCO DE RECORRÊNCIA Terceira

Leia mais

APARELHO URINÁRIO (III)

APARELHO URINÁRIO (III) APARELHO URINÁRIO (III) (Reabsorção e secreção tubulares) Mário Gomes Marques Instituto de Fisiologia da FML (Director: Prof. Luis Silva-Carvalho) 1 RIM (reabsorção e secreção tubulares) Qualquer substância

Leia mais

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos FARMACOCINÉTICA Prof. Glesley Vito Lima Lemos (glesleyvito@hotmail.com) RESPOSTA TERAPÊUTICA Fase Farmacêutica MEDICAMENTO Liberação do princípio ativo da formulação Interação Fármaco Sítio alvo Fase Farmacodinâmica

Leia mais

Filtração Glomerular. Entregue Sua Apresentação

Filtração Glomerular. Entregue Sua Apresentação Filtração Glomerular Entregue Sua Apresentação Reabsorção e Excreção Córtex Renal Medula Renal Reabsorção Urina produzida Todo processo de filtração glomerular SUBSTÂNCIAS NITROGENADAS A creatina é produzida

Leia mais

Diuréticos. Classificação da diurese. FUNÇÕES RENAIS A manutenção do meio interno através s da: Secreção de hormônios. Excreção de drogas

Diuréticos. Classificação da diurese. FUNÇÕES RENAIS A manutenção do meio interno através s da: Secreção de hormônios. Excreção de drogas Diuréticos Os diuréticos são fármacos f que tem a propriedade de causar Diuréticos aumento do volume urinário rio e cujo mecanismo é a inibição da reabsorção tubular de sódio s e água. Prof. Carlos Cezar

Leia mais

OSTEOPOROSE: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO Bruno Ferraz de Souza Abril de 2018

OSTEOPOROSE: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO Bruno Ferraz de Souza Abril de 2018 OSTEOPOROSE: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO Bruno Ferraz de Souza Abril de 2018 1. BREVE INTRODUÇÃO A osteoporose (OP) é uma doença osteometabólica sistêmica caracterizada por alterações da quantidade e/ou qualidade

Leia mais

Camomilina C extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina C 25 mg, vitamina D3 150UI USO PEDIÁTRICO ACIMA DE 4 MESES USO ORAL

Camomilina C extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina C 25 mg, vitamina D3 150UI USO PEDIÁTRICO ACIMA DE 4 MESES USO ORAL Camomilina C extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina C 25 mg, vitamina D3 150UI USO PEDIÁTRICO ACIMA DE 4 MESES USO ORAL APRESENTAÇÃO Caixa com 20 cápsulas. COMPOSIÇÃO Cada cápsula de

Leia mais

osteoporose Resumo Sbot

osteoporose Resumo Sbot Osteoporose Conceito doença metabólica do tecido ósseo,caracterizada por perda gradual de massa óssea,que enfraquece os ossos,deteriorando sua microarquitetura e tornando-o susceptível a fratura.sua definição

Leia mais

ESTRIOL. Estrogênio Hormônio Bioidentico

ESTRIOL. Estrogênio Hormônio Bioidentico ESTRIOL Estrogênio Hormônio Bioidentico INTRODUÇÃO O Estriol é um hormônio natural feminino. Nos anos que antecedem ou sucedem a menopausa (natural ou cirúrgica), o Estriol pode ser usado no tratamento

Leia mais

Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração

Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração DROGA ORGANISMO Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração FARMACOCINÉTICA Absorção Distribuição Biotransformação Eliminação FARMACODINÂMICA Local de ação Mecanismo

Leia mais

COMPOSIÇÃO Carbonato de Cálcio 500mg + Colecalciferol 200UI: Carbonato de Cálcio 600mg + Colecalciferol 200UI:

COMPOSIÇÃO Carbonato de Cálcio 500mg + Colecalciferol 200UI: Carbonato de Cálcio 600mg + Colecalciferol 200UI: OSTEOFIX 200 UI Carbonato de Cálcio + Colecalciferol (Vitamina D) FORMA FARMACÊUTICA Comprimido revestido APRESENTAÇÕES Carbonato de Cálcio 500mg + Colecalciferol 200UI Linha Farma: Cartucho contendo frasco

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA. Profa. Elisabeth Maróstica

Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA. Profa. Elisabeth Maróstica Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA Profa. Elisabeth Maróstica I. INTRODUÇÃO Farmacocinética Corpo Fármaco Farmacodinâmica

Leia mais

DROGAS QUE ATUAM NO SISTEMA URINÁRIO

DROGAS QUE ATUAM NO SISTEMA URINÁRIO DROGAS QUE ATUAM NO SISTEMA URINÁRIO FORMAÇÃO DA URINA - ECREÇÃO RENAL : FILTRAÇÃO - REABSORÇÃO SECREÇÃO. - RINS FILTRAM 11 O VOLUME DO LIQ ETRACELULAR - 99% É REASORVIDO - 120mL FILTRADO/MIN -> 1mL/min

Leia mais

Osteoporose. Disciplina de Fisiopatologia III Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Departamento de Analises Clínicas e Toxicológicas 27-09-07

Osteoporose. Disciplina de Fisiopatologia III Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Departamento de Analises Clínicas e Toxicológicas 27-09-07 FBC0417 - Fisiopatologia III Osteoporose Disciplina de Fisiopatologia III Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Departamento de Analises Clínicas e Toxicológicas 27-09-07 Prof. Mario H. Hirata FCF-USP

Leia mais

NUTRICAL D. Farmoquímica S/A Comprimido Revestido 500 mg UI. Nutrical D_AR050315_Bula Profissional de Saúde

NUTRICAL D. Farmoquímica S/A Comprimido Revestido 500 mg UI. Nutrical D_AR050315_Bula Profissional de Saúde NUTRICAL D Farmoquímica S/A Comprimido Revestido 500 mg + 200 UI NUTRICAL D carbonato de cálcio + vitamina D BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE APRESENTAÇÃO: Comprimidos revestidos carbonato de cálcio 500 mg +

Leia mais

Rua Michigan 735, Brooklin São Paulo - SP CEP: Modelo de bula USO RESTRITO A ESTABELECIMENTOS HOSPITALARES E PARA- HOSPITALARES

Rua Michigan 735, Brooklin São Paulo - SP CEP: Modelo de bula USO RESTRITO A ESTABELECIMENTOS HOSPITALARES E PARA- HOSPITALARES CALCIJEX calcitriol Modelo de bula Forma farmacêutica e apresentação CALCIJEX (calcitriol) 1 mcg: embalagem com 3 ampolas de 1 ml. VIA INTRAVENOSA USO ADULTO Composição Cada ml de solução injetável contém:

Leia mais

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico IMIPRAMINA HCL Antidepressivo Tricíclico Descrição Trata-se de um pó branco a bege claro inodoro e cristalino. Livremente solúvel em água e em álcool solúvel em acetona insolúvel em éter e em benzeno.

Leia mais

FAULDPAMI pamidronato dissódico. Libbs Farmacêutica Ltda Solução injetável 9 mg/ml

FAULDPAMI pamidronato dissódico. Libbs Farmacêutica Ltda Solução injetável 9 mg/ml FAULDPAMI pamidronato dissódico Libbs Farmacêutica Ltda Solução injetável 9 mg/ml FAULDPAMI pamidronato dissódico APRESENTAÇÕES Solução injetável com 90 mg de pamidronato dissódico em cada frasco-ampola

Leia mais

Uso de agentes anti reabsortivos no manejo da osteporose. Reflexões. Dra. Fabiana Gonzalez Dra. Priscila Faggiano

Uso de agentes anti reabsortivos no manejo da osteporose. Reflexões. Dra. Fabiana Gonzalez Dra. Priscila Faggiano Uso de agentes anti reabsortivos no manejo da osteporose Reflexões Dra. Fabiana Gonzalez Dra. Priscila Faggiano A principal classe de drogas anti reabsortivas usadas na atualidade para o tratamento da

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase) Hormônios: Substâncias químicas que são produzidas

Leia mais

Nefropatia Diabética. Caso clínico com estudo dirigido. Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza

Nefropatia Diabética. Caso clínico com estudo dirigido. Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza Nefropatia Diabética Caso clínico com estudo dirigido Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza Neste texto está descrita a apresentação clínica e a evolução ao longo de 3 décadas de caso clínico de

Leia mais

Conceito de ph ph = - Log [H + ] Aumento [H + ] => diminuição do ph => acidose Diminuição [H + ] => aumento do ph => alcalose Alterações são dependent

Conceito de ph ph = - Log [H + ] Aumento [H + ] => diminuição do ph => acidose Diminuição [H + ] => aumento do ph => alcalose Alterações são dependent Equilíbrio ácido-básico A concentração de H no FEC é mantida dentro de um limite extremamente estreito: 40 nmol/l = 1.000.000 menor que a Concentração dos outros íons!! [H] tem profundo efeito nos eventos

Leia mais

3/6/ 2014 Manuela Cerqueira

3/6/ 2014 Manuela Cerqueira 3/6/ 2014 Manuela Cerqueira He, aí não!!! Anatomia: Anatomia: Túbulo proximal Túbulo distal Hansa de Henle Glomérulo Ducto colector Funções mais importantes do rim: Regulação do volume e composição dos

Leia mais

Porcentagem Relativa à Ingestão Diária Recomendada (% IDR) 2 sachês

Porcentagem Relativa à Ingestão Diária Recomendada (% IDR) 2 sachês IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Miocalven D citrato de cálcio colecalciferol (vitamina D) APRESENTAÇÕES Pó para suspensão. Cada sachê contém 4,0 g de pó para uso oral, contendo 2.370 mg de citrato de cálcio

Leia mais

Biofísica renal. Estrutura e função dos rins. Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal

Biofísica renal. Estrutura e função dos rins. Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Biofísica renal Estrutura e função dos rins Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Sistema renal Múltiplas funções Regulação do balanço hídrico (Filtração diária de 180 L do plasma, eliminação

Leia mais

HORMONIO ADRENOCORTICOTRÓFICO. Prof. Dr. Rodolfo C. A. Berber Médico Veterinário, MSc. PhD UFMT- Sinop

HORMONIO ADRENOCORTICOTRÓFICO. Prof. Dr. Rodolfo C. A. Berber Médico Veterinário, MSc. PhD UFMT- Sinop HORMONIO ADRENOCORTICOTRÓFICO Prof. Dr. Rodolfo C. A. Berber Médico Veterinário, MSc. PhD UFMT- Sinop Retroalimentação negativa Estímulo Estressor Alça longa Alça curta Hipotálamo (CRH) (+) Hipófise (ACTH)

Leia mais

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Do grego: Hormon = estimular Hormônios são substâncias químicas produzidas por um grupo de células

Leia mais

ADRENAL INTRODUÇÃO AO ASSUNTO

ADRENAL INTRODUÇÃO AO ASSUNTO ADRENAL INTRODUÇÃO AO ASSUNTO ADRENAIS ADRENAIS CORTEX ADRENAL AÇÕES DO CORTISOL CORTEX ADRENAL CORTISOL É CATABÓLICO Carboidratos: glicemia, insulinemia Proteínas: catabolismo Tecido adiposo: remodelamento

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DA ESPECIALIDADE FARMACÊUTICA SANDOCAL 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta contém: Glucono-lactato de cálcio Carbonato de cálcio...

Leia mais

OSTRIOL (Calcitriol) COMPOSIÇÃO Ostriol 0,25 mcg Cada cápsula contém: Calcitriol...0,25 mcg excipientes q.s.p...1 cápsula

OSTRIOL (Calcitriol) COMPOSIÇÃO Ostriol 0,25 mcg Cada cápsula contém: Calcitriol...0,25 mcg excipientes q.s.p...1 cápsula OSTRIOL (Calcitriol) I. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: OSTRIOL Nome genérico: calcitriol APRESENTAÇÃO Embalagem contendo 30 cápsulas. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Ostriol 0,25 mcg Cada

Leia mais