Ondas Mecânicas - Movimento Ondulatório
|
|
|
- Márcia Duarte Bergler
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Page 1 of 7 Guia de Estudo Demonstrações Exercícios Extras Vídeos Referências Glossário Movimento Ondulatório GE Completo em PDF para Download ou Impressão Guia de Estudo Após o estudo deste tópico você deve: - Reconhecer as diferenças e semelhanças entre os vários tipos de ondas; - Reconhecer a forma funcional bem como as grandezas físicas que caracterizam as ondas; - Distinguir entre a velocidade de propagação de uma onda e velocidade de oscilação das partículas do meio; - Entender o significado físico da Equação de Onda; - Obter a velocidade de propagação de uma onda transversal e longitudinal em um meio. * Utilize o fórum para tirar suas dúvidas. Existe um monitor responsável pelo gerenciamento diário das respostas. GE3.1) Leia a seção sobre Movimento Ondulatório nas referências de sua escolha. GE3.2) Tipos de Ondas. GE3.2.1) Você pode enviar uma mensagem para um amigo por e por carta. Cite as diferenças físicas desses dois meios de transmissão de informações. GE3.2.2) É possível transportar momento linear de um lugar para outro sem que haja deslocamento de matéria entre os lugares? E momento angular? Em caso afirmativo, dê exemplos. GE3.2.3) Quais são as propriedades de um meio que regem o comportamento de uma onda mecânica? Relacione estas propriedades com a condição de equilíbrio do meio no qual esta onda se propaga. GE3.2.4) Com base no que você aprendeu sobre os diversos tipos de ondas, analise as figuras abaixo e classifique-as quanto à: i) direção de movimento das partículas; ii) periodicidade; iii) perfil da frente de onda; iv) número de dimensões. FIG. FIG a) 3.2.4b) FIG c) FIG e) FIG d) FIG f) FIG g) FIG h)
2 Page 2 of 7 GE3.3) Propagação de Ondas. Observe as figura abaixo, que representam um pulso viajando da esquerda para a direita com velocidade v. FIG. 3.3a) FIG. 3.3b) GE3.3.1) Admita que a Função de Onda (função que descreve a forma do pulso) no instante t =0s na Fig. 3.3a seja dada por y(x,0) = f(x); e que a forma do pulso se mantenha ao longo do tempo, i.e., y(x,0) = y(x ',t). Obtenha a relação entre x, x ', v e t para que a função f(x ',t) possa representar a forma do pulso viajante y(x,t). Qual modificação se faz necessária para representar a Função de Onda de um pulso viajante da direita para a esquerda? GE3.3.2) Sabendo que ρ = m/v obtenha uma relação entre a variação de pressão e a variação de densidade em uma onda sonora. Lembre-se que o módulo de compressibilidade volumétrica é dado por B = - p/( V/V). GE3.3.3) Em resposta ao pulso longitudinal, o elemento de fluido na Fig. 3.3b tem a sua espessura alterada de δx para δx ' = δx/(1 + s/ x). Usando a expansão binomial (1 + z) -1 = 1 - z +... mostre que a variação na densidade é dada por: ρ = - ρ o s/ x). GE3.3.4) Baseado nos resultados obtidos nas questões anteriores discuta a relação de fase entre o deslocamento e a variação de pressão numa onda sonora. GE3.4) Ondas Harmônicas (Periódicas). Suponha agora que sua mão oscile para cima e para baixo num MHS de período T, transformando um pulso numa onda transversal periódica (Fig. 3.4a). Ou sua mão poderia oscilar para frente e para trás, gerando uma onda longitudinal periódica (Fig 3.4b). FIG. 3.4a) FIG. 3.4b) GE3.4.1) Como se chama a distância entre os pontos que se encontram na mesma fase do movimento? A qual distância isto corresponde, se o pulso se propaga com velocidade v? Identifique esta grandeza nas figuras 3.4a e 3.4b.
3 Page 3 of 7 GE3.4.2) Descreva como é o movimento relativo dos pontos separados por x = vt/4, vt/2, 3vT/4 e vt. GE3.4.3) Qual é a relação entre a velocidade, o número de onda e a freqüência angular? GE3.4.4) Escreva a forma genérica da função de onda para a onda transversal da Fig. 3.4a, identificando todos os termos. GE3.4.5) Escreva a forma genérica da função de onda para a onda longitudinal da Fig. 3.4b, em termos da variação de pressão e do deslocamento, identificando todos os termos. GE3.5) Equação de Onda. A Figura abaixo mostra, em um dado instante de tempo t, uma onda transversal que se propaga em uma corda. FIG. 3.5a) GE3.5.1) Nos pontos indicados represente, em escala, os vetores velocidade transversal e aceleração transversal. GE3.5.2) Indique os pontos de maior concavidade e os pontos de inflexão. GE3.5.3) Faça uma comparação entre os valores da aceleração e da concavidade nos pontos indicados na figura. GE3.5.4) Como se pode calcular a velocidade transversal e a aceleração transversal de qualquer partícula em uma onda transversal? GE3.5.5) Como se pode calcular a inclinação da corda e a concavidade em qualquer ponto? GE3.5.6) De acordo com o exercício GE3.3.1, um pulso que, no tempo t=0, é descrito pela função y=f (x) e que se propaga com velocidade v, pode ser escrito como y(x,t) = f(x-vt). Tendo em vista a análise nos itens acima, calcule a derivada segunda de y com relação ao tempo t e a derivada segunda de x com relação ao tempo. Como se comparam essas duas derivadas? GE3.6) Velocidade de Ondas Transversais e Longitudinais. Observe a figura abaixo que mostra o diagrama de corpo livre para um elemento de uma corda pela qual passa uma onda com velocidade v. FIG 3.6
4 Page 4 of 7 GE3.6.1) Sabendo que F 1y = - F [( y/ x)] x e F 2y = + F [( y/ x)] x+ x obtenha uma expressão para a força resultante F res em função da derivada segunda de y em relação a x. GE3.6.2) Calcule a aceleração resultante a res do elemento da corda em função da derivada segunda de y em relação a t. A massa do elemento é m = µ x. GE3.6.3) Usando a 2ª Lei de Newton obtenha a Equação de Onda. GE3.6.4) Comparando com a Equação de onda obtida no exercício GE3.5.6 encontre a velocidade v da onda. GE3.6.5) Observe que na equação para a velocidade da onda transversal, o numerador indica uma propriedade elástica que descreve uma força restauradora e o denominador indica uma propriedade inercial do meio. Identifique e discuta, para o caso de uma onda sonora, quais as grandezas físicas que melhor representam as propriedades elástica e inercial do meio. Sugira então uma expressão para a velocidade v dessa onda sonora. GE3.6.6) Com base no raciocínio da questão anterior, compare a velocidade do som no ar, na àgua, em um pedaço de madeira e em uma barra de ferro. GE3.7) Energia no Movimento Ondulatório. Todo movimento ondulatório possui uma energia associada com ele. São exemplos a energia que recebemos da luz solar e os efeitos destrutivos dos terremotos e das famosas "Tsunami". À medida que a onda se propaga, cada porção do meio exerce uma força e realiza trabalho sobre a porção adjacente, transportando energia de uma região para outra, como mostrado na Figura 3.7a. FIG. 3.7a) FIG. 3.7b) GE3.7.1) Mostre que para a propagação de uma onda em uma corda de densidade linear de massa µ, a energia cinética por unidade de comprimento da corda é dada: K/ x = (1/2) µ [ y/ x] 2.
5 Page 5 of 7 GE3.7.2) A energia potencial elástica por unidade de comprimento, armazenada no segmento, é igual ao trabalho realizado pela tensão F para esticar o segmento desde seu comprimento original x até o comprimento deformado l, (mostrado na Fig. 3.7b). Mostre que a energia potencial por unidade de comprimento da corda é dada por: U/ x = (1/2) F [ y/ x] 2. Sugestão: Use a expansão binomial (1+z) = 1 + z/2, válida para z << 1. GE3.7.3) Mostre que a potência instantânea da onda, é dada por: P(x,t) = - F [ y/ x][ y/ t]. GE3.8) Potência e Intensidade de Ondas Sonoras. GE3.8.1)Lembrando que a força sobre um elemento de fluido em uma onda sonora é dada por F = A p e a velocidade do elemento é dada por u(x,t) = [ s/ t], calcule a potência média P méd e a intensidade I. GE3.8.2)Ondas sonoras esféricas são emitidas uniformemente em todas as direções a partir de uma fonte puntual, sendo a potência P irradiada 25 W. Qual é a intensidade e o nível de intensidade sonora, em decibéis, a uma distância r = 2,5m da fonte? Este nível de intensidade sonora é perigoso para a audição humana? GE3.8.3)Como o fato do ouvido humano ter uma resposta logaritmica aos estímulos de diferente intensidade pode ser usado para explicar nossa capacidade de escutar, ao mesmo tempo, sons de um grande intervalo de intensidades. GE3.8.4)Qual é a diferença entre a altura, volume e timbre de uma onda sonora. Dê exemplos. GE3.9) Resolva estes Exercícios de Fixação. GE 3.9.1) Uma onda harmônica em um cabo é dada pela expressão (a) Quais são a amplitude, comprimento de onda, velocidade, período, número de onda, freqüência e freqüência angular; (b) Qual é o sentido de propagação da onda? (c) Determine a posição, velocidade e aceleração transversais, inclinação e concavidade no elemento do cabo localizado em x=0,58 m no instante t=0,41 s. (d) Na posição deste elemento e neste instante de tempo o cabo está se encurvando para cima ou para baixo? E a aceleração, está dirigida para cima ou para baixo? GE3.9.2) Uma onda transversal harmônica simples propaga-se ao longo de uma corda no sentido da direita para a esquerda. A figura ao lado mostra o gráfico do deslocamento como função da posição em um instante de tempo t=0 s. A tensão na corda é F = 3,6 N e a densidade linear de massa é µ = 25g/m. Escreva uma expressão para a função de onda. GE 3.9.3) Um fio não-uniforme de comprimento L e massa M tem densidade linear de massa dada por µ=kx, onde x é a distância até uma das extremidades do fio e k é uma constante.
6 Page 6 of 7 (a) Mostre que M=kL 2 /2. (b) Mostre que o tempo necessário para que um pulso gerado em uma das extremidades do fio alcance a outra é dado por t = (8ML/9F) 1/2, onde F é a intensidade da força de tração do fio. GE 3.9.4) Desde que a amplitude seja suficientemente grande, o ouvido humano pode detectar ondas longitudinais no intervalo aproximado entre 20Hz e Hz. Calcule o comprimento de onda correspondente a estas freqüências a) para ondas no ar (v=344m/s); b) para ondas na água (v = 1480m/s). GE 3.9.5) Por que você vê o relâmpago antes de ouvir a trovoada? Uma regra prática familiar consiste em começar a contar lentamente quando você vê o relâmpago e dividir o número obtido por 3 para estimar, em quilômetros, a distância entre você e o local onde caiu o raio. Por que isso está correto? Ou não está correto? GE 3.9.6) A variação máxima de pressão Dp m que o ouvido pode suportar é de aproximadamente 28 Pa a 1000Hz. O som mais fraco que pode ser ouvido nesta mesma freqüência tem uma amplitude de pressão de cerca de 28 x 10-5 Pa. Calcule a amplitude da variação de densidade e do deslocamento correspondentes. Lembre-se que B ar = 1,4 x 10 5 Pa e v som,ar = 343 m/s à temperatura ambiente. GE 3.9.7) Uma corda com µ=0,15 kg/m está sujeita a uma tensão de 59N. Qual é a potência média de uma onda de 42mm de amplitude e freqüência angular de 130 rad/s que está se propagando na corda? GE 3.9.8) Que evidência experimental permite admitir que a velocidade das ondas sonoras no ar é a mesma para todos os comprimentos de onda? GE3.10) Faça os Problemas. GE ) Em um sistema esférico, a equação tridimensional da onda é dada por Mostre que y(r,t) = (A/r) sen (kr - ω t). (1/r 2 ) [ / r (r 2 y/ r)] = (1/v 2 ) [ 2 y/ t 2 ] GE ) Uma onda transversal em uma corda possui velocidade de 8,00 m/s, amplitude de 0,0700m e comprimento de onda igual a 0,320m. A onda se move no sentido -x e para t=0 a extremidade x=0 da corda possui deslocamento nulo e se move no sentido +y. a) Ache a freqüência, o período e o número de onda; b) Escreva a função de onda; c) Calcule o deslocamento transversal de uma partícula situada no ponto x = 0,360 m no instante t = 0,250 s. d) Depois de t = 0,250s, quanto tempo a partícula, situada em x=0,360m, leva para atingir novamente o deslocamento nulo? GE ) Uma onda com freqüência de 493Hz tem uma velocidade de 353m/s. (a) Qual a distância entre dois pontos com uma diferença de fase de 55,0? (b) Qual a diferença de fase entre dois deslocamentos no mesmo ponto separados por 1,12 ms?
7 Page 7 of 7 GE ) Que equação descreve uma onda que se desloca no sentido negativo ao longo do eixo x, com amplitude de 1,12 cm, freqüência de 548Hz e velocidade de 326m/s? GE ) Uma corda uniforme de massa m e comprimento L pende de um teto. (a) Mostre que a velocidade de uma onda transversal na corda é uma função de y, a distância da extremidade inferior, e é dada por v = (gy) 1/2. (b) Mostre que o tempo gasto para uma onda transversal percorrer o comprimento da corda é dado por t = 2 (L/g) 1/2. (c) A massa real da corda influencia os resultados nos itens anteriores? GE )Uma das extremidades de um fio é presa a um dos ramos de um diapasão excitado eletricamente com uma freqüência igual a 120Hz. A outra extremidade passa sobre uma polia e suporta um objeto com massa igual a 1,50 kg. A densidade linear de massa do fio é igual a 0,0550 kg/m. a) Qual é a velocidade de propagação de uma onda transversal na corda? b) Qual é o comprimento de onda? c) Como suas respostas dos items anteriores são modificadas se a massa do objeto aumentar para 3,00 kg? GE ) O eco é um som refletido por um objeto distante, tal como uma parede ou um monte. Explique como você pode determinar a distância entre você e o objeto medindo o tempo até você ouvir o eco. Atividades Recomendadas GE3.11) Tente, então, fazer os Exercícios Extras. GE3.12) Existem alguns aplicativos que podem ajudá-lo na compreensão da matéria. Tente executá-los. Todos os diretos reservados. Departamento de Física da UFMG
Gabarito do GE3 Movimento Ondulatório
3.2) Tipos de Ondas Gabarito do GE3 Movimento Ondulatório 3.2.1) Ao enviar uma mensagem por carta, há também transporte de matéria. Entretanto enviando uma mensagem por e-mail não tem transporte de matéria
LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS 1 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E www.fis.ufba.br/~fis1 LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS 013.1 1. Considere
Oscilações. Movimento Harmônico Simples. Guia de Estudo (Formato para Impressão):
Page 1 of 6 Oscilações Guia de Estudo (Formato para Impressão): Após o estudo deste tópico você deve: Entender os conceitos de Frequência, Período, Amplitude e Constante de Fase; Conhecer e saber resolver
Entender o Princípio da Superposição;
Page 1 of 7 Princípio da Superposição Guia de Estudo: Após o estudo deste tópico você deve ser capaz de: Entender o Princípio da Superposição; Reconhecer os efeitos da Interferência das ondas; Distinguir
Exercício 1. Exercício 2.
Exercício 1. A equação de uma onda transversal se propagando ao longo de uma corda muito longa é, onde e estão expressos em centímetros e em segundos. Determine (a) a amplitude, (b) o comprimento de onda,
Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco
o Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco Ondas periódicas 1 Uma onda tem velocidade escalar igual a 240 m/s e seu comprimento de onda é 3,2 m. Quais são: (a) A freqüência; (b) O período da onda? [Resp.
Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009
Universidade de São Paulo nstituto de Física FEP11 - FÍSCA para o nstituto Oceanográfico 1º Semestre de 009 Segunda Lista de Exercícios Oscilações 1) Verifique quais funções, entre as seguintes, podem
Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro.
Capitulo 16 Ondas I Introdução Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Ondas ondas é qualquer sinal (perturbação) que se transmite de um ponto a outro de um meio com
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof.
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS Prof. Bruno Farias Ondas Uma onda surge quando um sistema é deslocado de sua posição
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 6 Ondas Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. O que é onda; 2. Classificação das ondas; 3. Comprimento de onda e frequência;
FEP Física para Engenharia II
FEP96 - Física para Engenharia II Prova P - Gabarito. Uma plataforma de massa m está presa a duas molas iguais de constante elástica k. A plataforma pode oscilar sobre uma superfície horizontal sem atrito.
Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO
Ondas Física II 2016 - IO O que é uma onda? Qualquer sinal que é transmitido de um ponto a outro de um meio, com velocidade definida, sem que haja transporte direto de matéria. distúrbio se propaga leva
1) O deslocamento de uma onda progressiva em uma corda esticada é (em unidades do SI)
1) O deslocamento de uma onda progressiva em uma corda esticada é (em unidades do SI) a) Quais são a velocidade e a direção de deslocamento da onda? b) Qual é o deslocamento vertical da corda em t=0, x=0,100
Propagação da onda sonora Prof. Theo Z. Pavan
Propagação da onda sonora Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 6 Definição de onda sonora Denomina-se onda ao movimento das partículas causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.
2ª Lista de exercícios de Fenômenos Ondulatórios
2ª Lista de exercícios de Fenômenos Ondulatórios Prof. Renato 1. Dada uma onda em uma corda como função de x e t. No tempo igual a zero essa onda é representada na figura seguir (y em função de x): 0,6
EXERCÍCIOS PARA A LISTA 6 CAPÍTULO 20 ONDAS MECÂNICAS. NOME: Turma:
Exercícios Conceituais QUESTÃO 1. As crianças montam um telefone de brinquedo fazendo passar as extremidades de um fio através de um orifício feito em um copo de papel e amarrando-as de modo que o fio
ONDAS : Oscilação. Onda & Meio. MEIO : onde a onda se propaga. água. ondas na água. corda. ondas em cordas. luz. vácuo. som
ONDAS : Oscilação MEIO : onde a onda se propaga Onda & Meio ondas na água ondas em cordas luz som água corda vácuo ar ONDAS : SÓ transporta energia NÃO transporta matéria http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/waves/lw.html
Guia de Estudo Demonstrações Exercícios Extras Vídeos Referências Glossário
1 de 8 05/05/2008 11:32 Guia de Estudo Demonstrações Exercícios Extras Vídeos Referências Glossário Aplicações do Movimento Harmônico Simples, Amortecimento, Oscilações Forçadas e Ressonância) Guia de
Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof: Álvaro Leonardi Ayala Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof:
ONDAS. é solução da equação de propagação de onda
ONDAS 1. Uma estação de rádio emite a uma frequência de 760 khz. A velocidade das ondas de rádio é igual a 3 10 8 m/s. Determine o respectivo comprimento de onda (c.d.o.). 2. Um diapasão oscila com a frequência
Olimpíada Brasileira de Física ª Fase
Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 3º Ano Leia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as
As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um
As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto
Aula 18: Cordas Vibrantes e Intensidade de Uma Onda. Prof a Nair Stem Instituto de Física da USP
Aula 18: Cordas Vibrantes e Intensidade de Uma Onda Prof a Nair Stem Instituto de Física da USP Cordas Vibrantes Considere vibrações transversais em uma corda distendida como as que encontramos em instrumentos
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 14. Dez Versão 1
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 14. Dez. 2015 Versão 1 11º Ano Turma A e B Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 10 páginas e termina na palavra FIM Nome:
CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS
CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS 7.1. INTRODUÇÃO As ondas mecânicas são fenómenos ondulatórios que necessitam de um meio material para se propagarem. Como exemplos destas ondas, vamos estudar neste capítulo
Imagem: Jkrieger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
Imagem: Jkrieger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported -A 0 Movimento oscilatório: todo movimento de vaivém realizado simetricamente em torno de um ponto de equilíbrio. A Movimento periódico:
Ondas e oscilações. 1. As equações de onda
Ondas e oscilações 1. As equações de onda Por que usamos funções seno ou cosseno para representar ondas ou oscilações? Essas funções existem exatamente para mostrar que um determinado comportamento é cíclico
Ondas e oscilações. 1. As equações de onda
Ondas e oscilações 1. As equações de onda Por que usamos funções seno ou cosseno para representar ondas ou oscilações? Essas funções existem exatamente para mostrar que um determinado comportamento é cíclico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Perguntas: 1. A figura 1a mostra um instantâneo de uma onda que se propaga no sentido
QUESTÕES OBJETIVAS. O campo elétrico resultante, produzido por essas cargas no centro do quadrado, pode ser representado por:
Dados: Considere, quando necessário: g = 10 m/s 2 ; sen 30 = cos 60 = 1/2; cos 30 = sen 60 = 3/2; QUESTÕES OJETS 9) Quatro cargas elétricas, três positivas e uma negativa, estão colocadas nos vértices
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental II (MAF 2202) L I S T A I Capítulo 16 Oscilações 1. Um oscilador
FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 3 ONDAS I
FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 3 ONDAS I PROF.: KAIO DUTRA Tipos de Ondas As ondas podem ser de três tipos principais: Ondas Mecânicas: São governadas pelas leis de Newton e existem apenas
Prof. Neckel 06/08/2017. Tipos de ondas. Nesta disciplina: Ondas mecânicas. Simulação no desmos
FÍSICA 2 ONDAS PROGRESSIVAS PROF. MSC. LEANDRO NECKEL ONDA Definição de onda: Perturbação Periódica que se propaga em um meio ou no espaço Tipos de ondas Mecânicas: oscilação em um determinado meio, dependem
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS. Prof.
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS Prof. Bruno Farias Ondas Sonoras De todas as ondas mecânicas da natureza,
Capítulo 18 Movimento ondulatório
Capítulo 18 Movimento ondulatório 18.1 Ondas mecânicas Onda: perturbação que se propaga Ondas mecânicas: Por exemplo: som, ondas na água, ondas sísmicas, etc. Se propagam em um meio material. No entanto,
Ondas Estacionárias, Batimentos e Efeito Doppler
Page 1 of 10 Ondas Estacionárias, Batimentos e Efeito Doppler Guia de Estudo: Após o estudo deste tópico você deve ser capaz de: Entender a formaçao de uma Onda Estacionária Transversal e Longitudinal;
FÍSICA MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS. Professor Sérgio Gouveia
FÍSICA Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) 1. MHS DEFINIÇÃO É o movimento oscilatório e retilíneo, tal que a aceleração é proporcional e de sentido contrário
FGE 0357 Oscilações e Ondas 4ª Lista de exercícios 30/junho/2010.
FGE 0357 Oscilações e Ondas 4ª Lista de exercícios 30/junho/2010. 1) (Halliday) A densidade linear de uma corda vibrante é 1,3 x 10-4 kg/m. Uma onda transversal propaga-se na corda e é descrita pela equação:
Ficha 15 / 2018 Ondulatória 1
Ficha 15 / 2018 Ondulatória 1 Nome Nº 3ª série Física Prof. Reinaldo Data / / g = 10 m/s 2 V =. f f = 1 / T Fel = K.x Epel = K.x 2 / 2 T 2 m K T 2 L g V F onde m L 1. Uma mola, pendurada verticalmente,
Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS
Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS 1.Um movimento harmônico simples é descrito pela função x = 7 cos(4 t + ), em unidades de Sistema Internacional. Nesse movimento, a amplitude e o
1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas. mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura.
1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas extremidades, e cada uma envia um pulso na direçمo da outra. Os pulsos têm o mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura. Pode-se
Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 78) AD TM TC. Aula 24 (pág. 79) AD TM TC. Aula 25 (pág.
Física Setor A Prof.: Índice-controle de Estudo Aula 3 (pág. 78) AD M C Aula (pág. 79) AD M C Aula 5 (pág. 79) AD M C Aula 6 (pág. 8) AD M C Aula 7 (pág. 8) AD M C Aula 8 (pág. 83) AD M C Revisanglo Semi
Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.
Lista 14: Oscilações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão
ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM
ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM 01 (Vunesp) Dado o circuito a seguir, onde G é um galvanômetro e ε uma bateria, calcule X em função das resistências R 1, R 2 e R 3, para que a corrente por G seja nula.
Para que uma pessoa hipermétrope consiga enxergar com nitidez os objetos que estão próximos a ela, é necessário aumentar a convergência de seu olho.
Lista de exercícios de revisão do Exame Trimestral - CIII 1. (UFRR) Podemos definir o defeito visual hipermetropia como sendo um defeito oposto ao defeito visual miopia (não permite visão nítida de um
UniposRio FÍSICA. Exame Unificado de Acesso às Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro. 10 de junho de Nome (legível):
UniposRio FÍSICA Exame Unificado de Acesso às Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro 10 de junho de 2010 Nome (legível): Assinatura : Leia atentamente as oito (8) questões a seguir e responda nas folhas
Aula-6 Ondas IΙ. Física Geral IV - FIS503 1º semestre, 2017
Aula-6 Ondas IΙ Física Geral IV - FIS503 1º semestre, 2017 Interferência Duas ondas de amplitudes (A) iguais: y1 (x, t ) = Asin(kx ωt ) y2 (x, t ) = Asin(kx ωt + φ ) y(x, t ) = y1 (x, t ) + y2 (x, t )
Física Módulo 2 Ondas
Física Módulo 2 Ondas Ondas, o que são? Onda... Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro,
Ondas Estacionárias em uma Corda
Ondas Estacionárias em uma Corda INTRODUÇÃO Ondas estacionárias em uma corda finita Em uma corda uniforme de densidade linear de massa, submetida a uma tensão T, a velocidade de propagação v de um pulso
Física B Extensivo V. 5
Extensivo V. 5 Exercícios 0) T 0 s (F) f T f f 00 Hz 0 (F) Ao passar pela primeira vez pela posição de equilíbrio depois de iniciado o movimento terá completado meia volta. (V) (F) A cada volta completa
do Semi-Árido - UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Ondas Sonoras Subênia Karine de Medeiros Mossoró, Outubro de 2009 SOM O som é uma onda mecânica, longitudinal e tridimensional que se propaga em um meio
Exercício 1. Exercício 2.
Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,
ONDAS SONORAS. Nesta aula estudaremos ondas sonoras e nos concentraremos nos seguintes tópicos:
ONDAS SONORAS Nesta aula estudaremos ondas sonoras e nos concentraremos nos seguintes tópicos: Velocidade das ondas sonoras. Relação entre a amplitude do deslocamento e a pressão. Interferência de ondas
Instituto de Física da Universidade de São Paulo
Instituto de Física da Universidade de São Paulo FEP196 - Física para Engenharia II Lista de exercícios 3 Outubro de 009 1. Considere uma situação em que você está examinando as características do sistema
LISTA DE EXERCÍCIOS 1
LISTA DE EXERCÍCIOS Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico simples (MHS). Tais conceitos são abordados no capítulo 3 do livro-texto: Moysés Nussenzveig, Curso de Física
Problemas de Mecânica e Ondas 7
Problemas de ecânica e Ondas 7 P 7. Considere que as vagonetas de massa m e m (ver figur podem ser representadas por dois pontos materiais localizados nos centros de massa respectivos, para efeito da descrição
Uma onda é definida como um distúrbio que é auto-sustentado e se propaga no espaço com uma velocidade constante. Ondas podem ser classificados em
Ondas I Tipos de ondas; Amplitude, fase, freqüência, período, velocidade de propagação de uma onda; Ondas mecânicas propagando ao longo de uma corda esticada; Equação de onda; Princípio da superposição
Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES Perguntas: 1. O gráfico da figura 1 mostra a aceleração
2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:
2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano do Ensino Médio e contém oito (8) questões. 02) Os alunos
Ficha de Avaliação de FÍSICA Módulo RECUPERAÇÃO: F6 e E.F6 SOM E MÚSICA
Agrupamento de Escolas de Alvaiázere Sede: Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira Curso Profissional de Técnico de Multimédia - 10º ano Ficha de Avaliação de FÍSICA Módulo RECUPERAÇÃO:
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 2
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 2 Questões 1) A Figura 1a apresenta o retrato de uma onda propagante ao longo do sentido positivo do eixo x em uma corda sob tensão. Quatro elementos da corda são designados por
PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO
PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora, esta prova tem 2 partes; a primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,
LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2)
LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2) A CINEMÁTICA NO MHS 1.1.- (HALLIDAY, 4ª EDIÇÃO, CAP. 14, 1E) Um objeto sujeito a um movimento harmônico simples leva 0,25 s para
Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço.
16 ONDAS 1 16.3 Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço. Onda transversal: a deformação é transversal à direção de propagação. Deformação Propagação 2 Onda longitudinal:
Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO
Ondas Física II 2015 - IO Não é possível exibir esta imagem no momento. O que é uma onda? Qualquer sinal que é transmitido de um ponto a outro de um meio, com velocidade definida, sem que haja transporte
OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE FÍSICA DE JI-PARANÁ DEFIJI OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira
Física Geral e Experimental III
Física Geral e Experimental III Oscilações Nosso mundo está repleto de oscilações, nas quais os objetos se movem repetidamente de um lado para outro. Eis alguns exemplos: - quando um taco rebate uma bola
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3 Questões 1) Na Figura 1, três longos tubos (A, B e C) são preenchidos com diferentes gases em diferentes pressões. A razão entre o módulo da elasticidade volumar e a densidade
8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude
Constantes Velocidade do som no ar: v som = 344 m /s Velocidade da luz no vácuo c = 3 10 8 m/s 8.1. Considere uma corda de comprimento L e densidade linear µ = m/l, onde m é a massa da corda. Partindo
Resolução aprimoramento aula 2
Resolução aprimoramento aula APRIMO (encontro ) 1. (Ufrj 005) Uma onda na forma de um pulso senoidal tem altura máxima de,0 cm e se propaga para a direita com velocidade de 1,0 10 4 cm/s, num fio esticado
Fenómenos ondulatórios
Fenómenos ondulatórios Onda É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria. Em relação à direção de propagação da energia nos meios materiais
MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ
MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ RAIO X DA PROVA TÓPICO 1 - ELETROMAGNETISMO FORÇA ELÉTRICA ELETROSTÁTICA CAMPO ELÉTRICO ELETRICIDADE ELETRODINÂMICA POTENCIAL ELÉTRICO MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO
fig. III.1. Exemplos de ondas.
Unidade III - Ondas fig III Exemplos de ondas Situando a Temática Nesta unidade temática daremos algumas ideias do fenômeno ondulatório e sua introdução como modelo matemático, especialmente em uma corda
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER Edição de agosto de 2011 CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 6.1- Introdução 6.2- Equação
MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ
MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ TÓPICO 1 - ELETROMAGNETISMO FORÇA ELÉTRICA ELETROSTÁTICA CAMPO ELÉTRICO ELETRICIDADE ELETRODINÂMICA POTENCIAL ELÉTRICO MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO EXEMPLO 1
Cap. 16 Ondas I. Prof. Oscar 1º. Semestre de 2011
Cap. 16 Ondas I Prof. Oscar 1º. Semestre de 011 16.1 Introdução Ondas são perturbações que se propagam transportando energia. Desta forma, uma música, a imagem numa tela de tv, a comunicações utilizando
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 4- FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Física para Ciências Biológicas Ferreira ÍNDICE 1. Conceito de Ondas. 2. Classificação das
Lista 12: Oscilações NOME:
Lista 12: Oscilações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão
Ondas Estacionárias em Cordas
Ondas Estacionárias em Cordas 1. Introdução As cordas estão presentes em vários instrumentos musicais, como o piano, violão, violino e violoncelo. Para cada tipo de instrumento as cordas irão vibrar por
Física Geral e Experimental III
Física Geral e Experimental III Ondas As ondas são um dos principais assuntos da física. Para se ter uma ideia da importância das ondas basta considerar a indústria musical. Cada peça musical que escutamos
7. Movimentos Oscilatórios
7.1. Uma massa m = 90 g ligada a uma mola é largada com velocidade inicial zero de um ponto a 2 cm da posição de equilíbrio. A constante da mola é k = 81 N /m. Considere o movimento no plano horizontal
Física para Engenharia II - Prova P2-2012
430196 Física para Engenharia II - Prova P - 01 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de horas. Não somos responsáveis
Lista 14: Oscilações. Questões
Lista 14: Oscilações NOME: Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para resolução
Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores)
Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12 Nome:... Número:... Pode utilizar uma calculadora e uma folha A4 (duas páginas) com fórmulas. Utilize g = 9,80 m/s 2. Grupo I (10 valores) Assinalar a
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof.
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS Prof. Bruno Farias Arquivo em anexo Conteúdo Programático Bibliografia
Ondas I 16-1 ONDAS TRANSVERSAIS CAPÍTULO 16. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. y(x, t) = y m sen(kx ωt),
CAPÍTULO 16 Ondas I 16-1 ONDAS TRANSVERSAIS Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 16.01 Conhecer os três tipos principais de ondas. 16.02 Saber qual é a diferença entre
Física II para a Escola Politécnica ( ) - P1 (04/09/2015) [0000]
Física II para a Escola Politécnica (330) - P (0/09/0) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: Preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número USP
FIS-26 Prova 03 Junho/2012
FIS-26 Prova 03 Junho/2012 Nome: Turma: Duração máxima da prova: 120 min. 1. (10 pontos) Em um terremoto, ambas as ondas S (transversais) e P (longitudinais) se propagam a partir do foco do terremoto.
2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:
2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 2º. e 3º. anos e contém dezesseis (16) questões. 02) Os alunos
Correção dos exercícios de ondas elásticas. Prof. Sérgio Talim
Correção dos exercícios de ondas elásticas Prof. Sérgio Talim 1) Talita produz ondas em uma piscina batendo com a mão na superfície da água. Na mesma piscina há uma rolha boiando a certa distância da mão
Sinal: perturbação que produz alteração de uma propriedade física. A perturbação (o sinal) provoca oscilações ou vibrações num ponto de um meio.
Ondas e sinais Para gerar uma onda num meio é necessário criar uma perturbação num ponto (ou numa zona), ou seja, alterar uma propriedade física do meio nesse ponto. Quando isso ocorre, dizemos que foi
INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA
INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA Considerações Iniciais Considerações Iniciais: O que é ONDA??? Perturbação produzida: PULSO O PULSO se movimenta a partir da região onde foi gerado: ONDA A onda se movimenta transferindo
