Índice. 1. Cordilheira Gerenciador de Sistemas - CGS Acesso ao sistema Funcionalidades do módulo Menu Usuários...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice. 1. Cordilheira Gerenciador de Sistemas - CGS... 4. 1.1. Acesso ao sistema... 4. 1.2. Funcionalidades do módulo... 5. 2. Menu Usuários..."

Transcrição

1 Índice 1. Cordilheira Gerenciador de Sistemas - CGS Acesso ao sistema Funcionalidades do módulo Menu Usuários Grupos de Acesso às Rotinas Controle de Permissões Grupos de Acesso às Empresas Cadastro de Usuários Configurações do Usuário Gerenciamento de Licenças Empresas Cadastro de Empresas Empresas / Cadastrais Empresas / Responsáveis Empresas / Complementares Parâmetros / Gerais Parâmetros / Contabilização / Principal Parâmetros / Contabilização / Integração / Parâmetros Parâmetros / Contabilização / Integração / Auditoria Financeira Parâmetros / Recursos Humanos / Essenciais Parâmetros / Recursos Humanos / Complementares I Parâmetros / Recursos Humanos/ Complementares II Parâmetros / Recursos Humanos / Tributos Parâmetros / Recursos Humanos / Processamentos Agrupados Parâmetros / Recursos Humanos / esocial Parâmetros / CPRB Cálculo das Receitas: Estabelecimento Estabelecimento / Cadastrais Estabelecimento / Documentação Representante Responsáveis Parâmetros / Recursos Humanos / Geral Parâmetros / Recursos Humanos / Processamentos Agrupados... 52

2 Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / Geral Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / Retenção de Tributos Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / Simples Nacional Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / ICMS/IPI/ISS Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / PIS/COFINS Parâmetros / Escrita Fiscal /Tributação / CSLL/IRPJ Escrita Fiscal / Numeração Escrita Fiscal / PRODEC Escrita Fiscal / Importação Parâmetros / Sistema Contábil Protocolos Importação de dados (Botão Importar) Seleção de Empresas Exclusão de Empresas Vincular Certificado Digital Utilitários Configurações Configurações de Rede Registros na EBS Internet Ativação Geral Agendador de Rotinas Log de Operações Desempenho e Manutenção Backup do Sistema (SQL) Log de operações Análise e Recuperação Agendador de Rotinas Configurar Consultas Importação de Notas Fiscais / CT-e em lote pelo Agendador Gerenciar arquivos Usuários.NET Portabilidade Serviços Plataforma Sage Configurações... 96

3 Integração de Processos Consultas Agendar Ativação do Sistema Ativação Manual Agendar Atualização do Sistema Atualização Automática/Manual do Sistema Suporte On-line Boletim Informativo Técnico Módulos Extras Escritório Virtual Configurações Cadastro de Contatos Relatórios Enviados Protocolos Formas de Entrega Rotas Tipos de Documento Documentos de Saída Documentos de Entrada Geração Manutenção Impressão Central de Tributos Controle Relatório de Projeção Alerta de Vencimentos Mapa de Acompanhamento Drop Drive NFe Integração com o DropDrive Aplicativos IOB IOB Auditor IOB Simulador Sage One

4 1. Cordilheira Gerenciador de Sistemas - CGS O Cordilheira é um software especialmente desenvolvido para o controle e gerenciamento das áreas: contábil, tributária e de recursos humanos. Oferece agilidade, segurança e rentabilidade a todo processo administrativo de sua empresa contábil. O CGS - Cordilheira Gerenciador de Sistemas gerencia o acesso aos módulos do sistema Cordilheira, bem como as demais ferramentas do sistema Acesso ao sistema Após pressionar duplo clique sobre o ícone do Cordilheira Software Contábil ou através do menu iniciar, abrirá a tela de Login. execute-o O login e senha para primeiro acesso ao sistema é Login EBS e Senha EBS. Este login e senha são o padrão utilizado pelos usuários do Sistema Cordilheira, desta forma, a primeira ação a ser tomada ao acessar o sistema é cadastrar os usuários e suas senha para acesso. Ao clicar no botão Login, será apresentada a seguinte mensagem:

5 Esta mensagem alerta quanto a necessidade de geração de backup constante. Ao clicar em Sim, será direcionado para a tela de backup. Ao clicar em Não será direcionado para a tela principal do Gerenciador de Sistemas. Para não visualizar esta mensagem, marque a opção: Não mostrar essa mensagem novamente. O backup pode ser configurado para que seja gerado automaticamente. Esta funcionalidade será vista no tópico Utilitários Funcionalidades do módulo O módulo Cordilheira Gerenciado de Sistemas permite acesso aos demais módulos e recebe as principais configurações como cadastro de usuários, empresas, backup, log de operações entre outras funcionalidades. Na tela principal temos no lado esquerdo os menus módulos, serviços, utilitários, empresas, usuários e módulos extras. Ao clicar sobre cada menu, as rotinas referentes serão visualizadas no lado direito da tela. No canto superior direito temos o menu Ajuda. Ao clicar sobre o ícone opções: será aberto um menu com as 1. Ajuda: poderá acessar pressionando F1 no teclado ou através deste menu. 2. BIT: acessa os boletins informativos técnicos enviados periodicamente por vários canais com informações sobre atualizações, calendários de treinamento, entre outras informações.

6 3. Acesso ao site da EBS / Suporte via direciona o usuários ao Espaço do Cliente para envio de e- mail com dúvidas. 4. Acesso ao site da EBS / Suporte Remoto: este opção poderá ser solicitada no momento do atendimento via chat ou fone pelo atendente. 5. Sobre: consulte a versão atual do gerenciador de sistemas No Rodapé é possível visualizar o usuário conectado ao sistema e a empresa selecionada. Se clicar na logomarca da EBS será direcionado ao site.

7 2. Menu Usuários Armazena as informações referentes aos usuários do sistema, bem como as permissões de acesso às rotinas e empresas Grupos de Acesso às Rotinas Permite cadastrar os grupos e definir as permissões de acesso aos módulos e rotinas. Na aba Grupo são definidas as permissões de acesso e as configurações do grupo. Através da aba Usuários do Grupo é realizada a vinculação dos usuários com o grupo. Código: Atribua um código para o grupo. Descrição: Atribua uma descrição e grave o cadastro. Após gravar o cadastro do grupo será habilitado o quadro Acesso, para definir as permissões. Quadro Acesso: ao cadastrar um grupo devem ser definido quais módulos os usuários vinculados a este grupo terão acesso. Ao selecionado o módulo, habilitará o botão "Rotinas". Clique neste botão e para cada módulo selecionado podem ser definidas quais rotinas os usuários do grupo terão acesso total, quais rotinas serão bloqueadas e ainda definir rotinas que o usuário poderá somente consultar.

8 Quadro Opções: Grupo autorizado a enviar relatórios pelo Cordilheira Escritório Virtual (CEV): com esta opção marcada, os usuários vinculados ao grupo poderão enviar os relatórios através do Escritório Virtual. Exibir mensagem de aviso quando existir relatórios pendentes no Cordilheira Escritório Virtual (CEV): se marcada esta opção, e tiver relatórios salvos, que não foram enviados, quando o usuário do grupo acessar o Cordilheira Gerenciador de Sistemas, receberá o aviso: Há relatório(s) pendente(s) no Escritório Virtual. Deseja enviá-lo(s) agora? Sim/Não Grupo autorizado a protocolar documentos: com esta opção marcada, será permitido aos usuários do grupo protocolar documentos. Checar aniversariantes ao abrir o Cordilheira Gerenciador de Escritórios (CGE): se marcada, quando o usuário do grupo acessar o Cordilheira Gerenciador de Escritórios, exibirá a tela Consulta de Aniversariantes, listando os aniversariantes do próprio dia e do dia seguinte, conforme data do computador. Possui acesso automático a novas rotinas: se marcada, os usuários do grupo terão as novas rotinas liberadas em atualizações do sistema, automaticamente habilitadas e com acesso total. Grupo autorizado a efetuar lançamentos em contas controladas pela Auditoria Financeira: se marcada, os usuários do grupo poderão efetuar lançamentos no Cordilheira Sistema Contábil, em contas controladas pela Auditoria Financeira, pelas rotinas de lançamentos on-line, normal, múltiplo e planilhado. Permissões de acesso: define como devem aparecer para o usuário as rotinas às quais ele não tem acesso. Exibir a rotina desabilitada no menu, quando o usuário não tem acesso: o usuário visualizará a rotina, porém não terá acesso a ela até que seja liberada pelo administrador. Não exibir a rotina no menu, quando o usuário não tem acesso: as rotinas para as quais o usuário não tem permissão de acesso não aparecerão no menu do Sistema. Clique no botão "Pesquisar" para abrir a tela "Pesquisa de Grupo de Rotinas". Ao clicar em OK da tela de pesquisa, todos os grupos cadastrados serão listados. Também é possível efetuar a pesquisa através da Descrição.

9 Aba Usuários do Grupo: permite definir quais usuários farão parte do grupo, bem como, visualizar facilmente quais usuários já estão no grupo. O quadro "Usuários sem grupo vinculado" mostra todos os usuários cadastrados, que não estejam vinculados a nenhum grupo. O quadro "Usuários vinculados ao grupo" mostra somente os usuários vinculados ao grupo selecionado. Para efetuar a seleção, clique sobre o usuário e botão Selecionar; ou apenas duplo clique. Para remover um usuário do grupo clique sobre o mesmo e botão Remover; ou apenas duplo clique. A rotina ainda tem as opções de selecionar todos ou remover todos os usuários. Observação: A vinculação do usuário ao grupo também pode ser realizada pela rotina de Cadastro de Usuários. No botão Importar, é possível copiar as permissões de um grupo já existe para o novo grupo que está sendo cadastrado. Para utilizar a importação, deve-se informar o código e a descrição do novo grupo e gravar o cadastro. Assim, habilita o botão Importar, onde deve ser informado o grupo de origem. Se o grupo de destino já tiver parâmetros gravados, estes dados serão substituídos pela importação Controle de Permissões Permite definir o nível de acesso para cada rotina, que poderá ser: Acesso total Acesso somente consulta Sem acesso Esta rotina é muito importante para garantir um melhor controle no sistema, pois permite bloquear rotinas que determinados usuários não devem executar. Em alguns casos, somente o supervisor/coordenador de equipe tem acesso para executar algumas rotinas, garantindo que não sejam efetuados procedimentos indevidos.

10 Procedimentos para definir as permissões de acesso: Ao acessar a rotina, será exibido o menu principal do módulo. Para visualizar todas as rotinas de cada menu, clicar no (+). Para alterar a permissão de apenas uma rotina, clique sobre a mesma com o botão direito do mouse e selecione a opção desejada: Bloquear Acesso, Liberar Somente Consulta ou Liberar Acesso Total. Somente para as rotinas de cadastro é possível definir o acesso "somente consulta". Assim, o usuário poderá visualizar o cadastro, mas não terá permissão para efetuar alterações. As permissões de acesso ao cadastro de empresa/estabelecimento são definidas através do Gerenciador de Sistemas. Possibilita liberar acesso total ou somente consulta a determinadas abas do cadastro de empresa/estabelecimento.

11 Para bloquear ou liberar o acesso total a todas as rotinas ao mesmo tempo, utilize os botões Liberar ou Bloquear, disponíveis no rodapé da tela Grupos de Acesso às Empresas Permite cadastrar os grupos, definindo as permissões de acesso às empresas / estabelecimentos. Na aba Grupo são definidas quais empresas/estabelecimentos o grupo terá acesso. Através da aba Usuários do Grupo é realizada a vinculação dos usuários com o grupo. Código: Atribua um código para o grupo. Descrição: Atribua uma descrição. Opção "Possui acesso automático a novas empresas/estabelecimentos": se marcada, os usuários do grupo terão acesso automático a novas empresas/estabelecimentos cadastrados por usuários de outros grupos. Observação: Sempre que cadastrada uma nova empresa/estabelecimento por algum usuário do grupo, automaticamente os demais usuários do grupo terão acesso a esta empresa/estabelecimento, independente desta opção estar marcada ou não. Quadro Acessos: Através deste quadro são definidas quais empresas/estabelecimentos o grupo terá acesso. Quadro Empresas/Estabelecimentos: Neste quadro são listadas todas as empresas/estabelecimentos. Quadro Empresas/Estabelecimentos: Neste quadro são listadas as empresas/estabelecimentos vinculados ao grupo.

12 clique. Para efetuar a seleção, clique sobre a empresa/estabelecimento e botão Selecionar; ou apenas duplo Para remover uma empresa/estabelecimento do grupo clique sobre o mesmo e botão Remover; ou apenas duplo clique. grupo. A rotina ainda tem as opções de selecionar todas ou remover todas as empresas/estabelecimentos do Aba Usuários do Grupo: permite definir quais usuários farão parte do grupo, bem como, visualizar facilmente quais usuários já estão no grupo. O quadro "Usuários sem grupo vinculado" mostra todos os usuários cadastrados, que não estejam vinculados a nenhum grupo. O quadro "Usuários vinculados ao grupo" mostra somente os usuários vinculados ao grupo selecionado. Para efetuar a seleção, clique sobre o usuário e botão Selecionar; ou apenas duplo clique. Para remover um usuário do grupo clique sobre o mesmo e botão Remover; ou apenas duplo clique. A rotina ainda tem as opções de selecionar todos ou remover todos os usuários. Observação: A vinculação do usuário ao grupo também pode ser realizada pela rotina de Cadastro de Usuários. No botão Importar, é possível copiar as permissões de um grupo já existe para o novo grupo que está sendo cadastrado. Para utilizar a importação, deve-se informar o código e a descrição do novo grupo e gravar o cadastro. Assim, habilita o botão Importar, onde deve ser informado o grupo de origem. Se o grupo de destino já tiver parâmetros gravados, estes dados serão substituídos pela importação Cadastro de Usuários Armazena as informações para o login de acesso dos usuários no Sistema. Código: Atribua um código para o cadastro.

13 Nome: Informe o nome completo do usuário. Login: Informe a identificação que o usuário utilizará para acessar o Sistema Cordilheira. Senha: Informe uma senha para o acesso. Ao informar a senha, habilita o campo "Confirmar senha". Informe o endereço eletrônico do usuário. Será utilizado para o envio de mensagens pelo Escritório Virtual. CPF: Informe o CPF do usuário. Perfil: Informe o tipo de perfil do usuário, dentre as opções disponíveis. Quadro Grupos de Acesso: Através deste quadro são definidas as permissões de acesso do usuário às empresas e às rotinas do sistema. Para isso, o usuário deve ser vinculado a um grupo de acesso às rotinas e a um grupo de acesso às empresas. Rotina: Informe um grupo de acesso às rotinas. Clicando no botão Novo, abre a tela Cadastro de Grupos de Acesso às Rotinas. Empresa: Informe um grupo de acesso às empresas. Clicando no botão Novo, abre a tela Cadastro de Grupos de Acesso às Empresas. Quadro Integração com a Plataforma Sage: As informações deste quadro serão habilitadas ao marcar a opção de Integrar cadastros do Cordilheira com a Plataforma Sage, disponível na rotina Serviços/Plataforma Sage, no Gerenciador de Sistemas. Integrar usuário: Marcada essa opção, o acesso a Plataforma Sage será automática para este usuário. Informe o endereço eletrônico do usuário, que poderá ser igual ou diferente do utilizado para o Escritório Virtual.

14 O endereço eletrônico aqui informado será utilizado para validar o acesso a Plataforma Sage, portanto, deverá ser um endereço válido e não duplicado, ou seja, já utilizado por outro usuário que também acesse ao Plataforma Sage. Quadro Proxy: Requer autenticação proxy: Marque se utiliza autenticação pelo proxy. Os dados de Usuário e Senha para autenticação de proxy, informados logo abaixo, devem estar previamente cadastrados no servidor de proxy. Usuário: Informe o nome do usuário para o proxy, somente se o servidor proxy utilizado exigir autenticação. Senha: Informe a senha do usuário para o proxy, somente se o servidor proxy utilizado exigir autenticação. Observação: Estes dois últimos campos estão também disponíveis na opção Utilitários/Configuração/Internet, no Gerenciador de Sistemas, cujas informações serão utilizadas caso não seja informado nada no cadastro de usuários, pois terá prioridade para o sistema o que estiver informado para os usuários Configurações do Usuário Personaliza as cores do sistema por usuário, permitindo alterar a cor de fundo e cor da fonte dos campos Gerenciamento de Licenças Gerencia as licenças e informa quais são os usuários/máquinas que terão acesso aos sistemas, sendo que a quantidade de acessos dependerá do contrato firmado com a EBS Sistemas. Serão listados os usuários e a identificação de suas respectivas máquinas, a data do último acesso ao sistema e o seu status (Conectado ou Desconectado).

15 Na última coluna deverão ser marcados os usuários/máquinas que não terão acesso ao sistema. Botões Marcar Todos / Desmarcar Todos: Estes botões têm a finalidade de facilitar a seleção dos Usuários/Máquinas no processo de autorização dos acessos ao sistema. Total de Usuários: Listará o resumo do total de usuários conectados, desconectados, selecionados e o total geral de todos os usuários, independente do status em se encontram. Botão Informações: Quadro Perfil: Apresenta as informações sobre o perfil do sistema, de acordo com o contrato firmado com a EBS Sistemas. Quadro Ativação: Apresenta as informações sobre a Ativação do Sistema, que serão listadas por Módulo informando a última data de ativação, a data da próxima ativação, o número de licenças liberadas para o respectivo Módulo, de acordo com o contrato firmado com a EBS Sistemas, e a identificação da máquina ativadora.

16 3. Empresas Armazena o cadastro da empresa e seus estabelecimentos Cadastro de Empresas Armazena o cadastro da empresa e seus estabelecimentos, bem como os parâmetros que serão utilizados no sistema. No cadastro da empresa define-se os parâmetros que serão utilizados no sistema Empresas / Cadastrais Código: Informe um código, de 1 a 9998 para o cadastro da empresa. Razão Social: Informe a razão social da empresa, conforme registro na Junta Comercial ou Cartório. CNPJ: Informe o número do Código Nacional de Pessoa Jurídica, sem pontos e/ou traços, e sem espaços em branco. Este campo não é obrigatório. O sistema verificará a validade do código. Caso acuse CNPJ inválido, acesse o site para efetuar a consulta do CNPJ. No quadro Logotipo, importe a imagem do logotipo da empresa. O mesmo será utilizado para emissão dos holeriths de pagamento dos funcionários e sócios da empresa. Para incluir o logotipo é preciso clicar no

17 quadro com o botão direito do mouse, selecionar a opção Importar Imagem, em seguida localizar o arquivo do logotipo e clicar no botão Abrir. Serão aceitos arquivos no formato.bmp ou.jpg, com tamanho máximo de 500 KB Empresas / Responsáveis Quadro Rescisões: Nome: Informe o nome completo do responsável por assinar os termos de rescisão. Este responsável será considerado padrão, podendo ser alterado no momento da emissão da rescisão, se for o caso. Função: Informe a função exercida pelo responsável. RG: Informe o número do Registro Geral (documento de identidade). CPF: Informe o número do Cadastro de Pessoa Física. Quadro Perfil Profissiográfico Previdenciário: Nome: Informe o nome do responsável por assinar o PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário. NIT: Informe o Número de Inscrição do Trabalhador, podendo ser o número do PIS/PASEP ou Inscrição no INSS. Quadro Contato: do RH: Este será utilizado como remetente no envio dos relatórios dos funcionários. É para este endereço que será respondido o , caso o funcionário assim o faça.

18 Observação: Apesar deste campo não ser de preenchimento obrigatório, é imprescindível o preenchimento para que possa utilizar a rotina de envio de holerith e informe de rendimentos Empresas / Complementares Nesta tela são informados dados complementares da empresa. Quadro Observações: Código: Informe um código para cada observação gravada. Descrição: Informe uma breve descrição sobre cada observação gravada. Observações: Neste campo podem ser digitadas informações diversas da empresa, que podem ser consultadas a qualquer momento no cadastro. As observações serão gravadas e podem ser consultadas selecionando o registro na grid. Atenção: As observações serão efetivamente gravadas somente ao clicar no botão Gravar do cadastro da empresa Parâmetros / Gerais Data do Sistema: informe a data atual do cadastro da empresa. Esta data esta relacionada a data do Sistema na Barra de Atalhos. É mais utilizada para o Módulo Recursos Humanos para determinar a competência de fechamento da folha de pagamento.

19 Período de Lançamentos: Informe a data inicial e final para aceitação dos lançamentos. É utilizado como medida de segurança para evitar lançamentos em data fora do exercício corrente, ou de outro período qualquer que deseje controlar. Esta informação é compartilhada pelos módulos Sistema Contábil, Escrita Fiscal e Controle Patrimonial. Estrutura Física da Empresa: Utilizado como parâmetro do Cordilheira Recursos Humanos. Código específico: É utilizado para o tratamento de rotinas específicas, ou seja, determinadas situações não contempladas no sistema. Deverá permanecer em branco, sendo preenchido somente com a orientação da EBS Sistemas. Descrição dos valores extras utilizados nos lançamentos fiscais: Inclua até 5 descrições que serão usadas nos lançamentos fiscais. Estas aparecerão nas rotinas de Lançamentos de Notas de Entradas, Notas de Saídas e Conhecimentos de Frete, na guia Complemento, quadro Valores Extras para Contabilização. A utilização dos valores extras permitirá a contabilização em contas específicas. Rodapé: Poderá ser cadastrada uma mensagem com até 100 caracteres, que será impressa no rodapé dos relatórios gerados pelo sistema. Importação de Emitente/Destinatário: Opções que serão utilizadas nas rotinas de importação de Emitente/Destinatário.

20 Identificar somente pelo CNPJ: Nesta opção o sistema checará se o emitente/destinatário existe, comparando somente o CNPJ. Se tiver mais de um registro considerará o primeiro e se não tiver nenhum, fará o cadastro. Identificar por CNPJ e Inscrição Estadual: Nesta opção o sistema checará se o emitente/destinatário existe, comparando CNPJ e Inscrição Estadual. Neste caso considera que o cadastro já existe se ambos dados coincidirem Parâmetros / Contabilização / Principal Estrutura do plano de contas: Define como será estruturado o plano de contas, informando a quantidade de níveis e a quantidade de dígitos de cada nível. Digite a letra X, para determinar o número de dígitos, e o - (traço ou sinal de menos) para determinar a separação de cada nível. Exemplo de Estrutura de Plano de Contas no Grau 5. Estrutura: X-XX-XX-XX-XXXX Cadastro do plano de contas: ( ) Não é possível alterar a estrutura do plano de contas depois que efetuar o cadastro das contas. Sequência de código reduzido: Código correspondente a conta analítica (conta de último grau na estrutura) gerado pelo sistema e utilizado na digitação de lançamentos. Pode ser alterado se houver necessidade. Para que o primeiro código a ser atribuído pelo sistema seja 1 (um), informe 0 (zero). Após inclusão das contas no plano, o sistema irá atualizar este campo automaticamente com o último código cadastrado. Importante: Este código não pode ser superior a Caso seja ultrapassado este número, irá aparecer a mensagem "O intervalo de a está reservado para rotina de lançamentos contábeis automáticos.. Conta de Caixa: Informe a conta analítica de caixa para a emissão do Livro Caixa. Com base na movimentação da Conta Caixa: a emissão do Livro Caixa será com base nos lançamentos efetuados na conta contábil acima. Com base nos lotes de caixa: a emissão do Livro Caixa será com base nos lançamentos dos Lotes de Caixa.

21 Libera lotes em aberto: Por ocasião do lançamento serão sempre apresentados os totais de débito, crédito e a diferença entre eles, podendo ser confirmada ou não a liberação do lote, se houver diferença nos valores, dependendo deste parâmetro. Permite lançar em lote liberado: Permitir o lançamento em lotes que já estão liberados, ou seja, tornando os lançamentos On-line. Caso esta opção não esteja marcada você deverá primeiramente estornar, ou marcar o lote não liberado, efetuar os lançamentos e acertos desejados e então liberar novamente o lote. Permite importar lotes com diferença entre débito e crédito: Permite importar lotes com diferença, entretanto se a opção não estiver selecionada, o sistema não permitirá a importação. Entidade sem fins lucrativos: Se marcada esta opção, na emissão dos relatórios contábeis, serão apresentados os termos "Superávit" ou "Déficit", ao invés de Lucro ou Prejuízo. Efetua Lançamentos de ajuste do RTT: Deve ser marcada esta opção se a empresa efetua lançamentos de ajustes do RTT, para geração do Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT), que consiste na escrituração das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos e critérios contábeis vigentes em 31/12/2007. Com esta opção marcada, ao efetuar os lançamentos contábeis serão habilitados campos específicos Parâmetros / Contabilização / Integração / Parâmetros Armazena as informações necessárias para realização da Integração Contábil entre os módulos Cordilheira.

22 Utiliza Integração Contábil: Marque esta opção para posterior integração do módulo Escrita Fiscal com o Sistema Contábil. Se esta opção não for marcada será desabilitada a guia Contabilização, das rotinas de Lançamento de Entrada, Saída e Conhecimento de Frete. Contabilizar nota fiscal pelos itens: Com esta opção marcada, a contabilização das notas de entrada, saída e frete será efetuada a partir do CFOP informado nos itens das notas. Se não marcar a opção, a contabilização será efetuada a partir do CFOP principal da nota, informado na aba Nota. fiscais. Fiscal. Contabilizar por Centro de Custo: Será habilitado o campo Centro de Custos nos lançamentos de notas Contabilizar apropriação de tributos: Contabiliza os tributos a partir da apuração destes no Escrita Contabilizar pagamento de tributos do CEF: Contabiliza os pagamentos de tributos registrados no sistema. Contabilizar pagamento de tributos do CRH: Contabiliza os pagamentos de tributos registrados no sistema. Efetuar Contabilização On-line: Os lançamentos contábeis serão realizados no momento da inclusão da nota fiscal, sem necessidade de posterior geração de lote para integração. Os tributos são contabilizados automaticamente quando efetuada a Apuração de Tributos.

23 Validar contas de acordo com o módulo Cordilheira Sistema Contábil: Valida as contas contábeis informadas nos módulos CRH, CEF e CCP, com a finalidade de efetuar a integração contábil com o CSC. Por outro lado, quando a contabilidade não é efetuada pelo CSC e sim por outro sistema contábil, não há porque validar tais contas e esse campo não deve ser selecionado. Note que o campo só permite alteração quando a opção Efetuar Contabilização On-line não estiver selecionada. Botão Matriz de Contabilização: está organizado em cinco guias: Notas Fiscais, Detalhamento do ICMS, Detalhamento do IPI, Apropriação de Tributos, Pagamento de Tributos. Todos os campos das guias Notas Fiscais, Detalhamento do ICMS, Detalhamento do IPI, Apropriação de Tributos e Pagamento de Tributos serão preenchidos automaticamente de acordo com os parâmetros de contabilização da empresa. Observação: As operações contábeis sugeridas podem ser alteradas pelo usuário. Para reaver as operações contábeis originais do sistema clique no botão Restaurar. Quadro Agrupamento: Selecione a forma que será utilizada na geração do lote para contabilidade. Esta opção é desabilitada quando a empresa utiliza Contabilização On-Line. Agrupar lançamentos de entrada/saída: Marque caso deseje reduzir o número de lançamentos contábeis efetuando agrupamentos. Agrupar por conta contábil: Agrupa os lançamentos contábeis por conta, gerando um único lançamento (em uma única data) com o valor total de cada conta contábil. Agrupar por data/conta contábil: Agrupa os lançamentos contábeis por conta e data, gerando um lançamento para cada data e conta contábil.

24 Quadro Contabilização de Notas Fiscais: Excluir ICMS do valor contábil das notas de entrada: O valor do ICMS será subtraído do valor contábil da nota fiscal e contabilizado em conta separada. Excluir IPI do valor contábil das notas de entrada/saída: O valor do IPI será subtraído do valor contábil da nota fiscal e contabilizado em conta separada. Contabilizar ICMS e IPI nota a nota: Para cada nota fiscal será gerado um lançamento específico para o ICMS e para o IPI. Assim, na apuração de tributos não será gerada a contabilização destes tributos de forma agrupada. Quadro Formação do Histórico Contábil: Esta opção é válida para a contabilização on-line e em lote (Módulos/ Integração Contábil/ Cordilheira Sistema Contábil). Nas integrações pelas rotinas Cordilheira Remoto e Arquivo Texto serão enviadas sempre a razão social do emitente/destinatário como complemento do histórico. Utilizar o nome de fantasia: Envia o nome de fantasia do emitente/destinatário como complemento do histórico na integração contábil. Utilizar a razão social: Envia a razão social do emitente/destinatário como complemento do histórico na integração contábil. Observações: Quando desmarcada a opção 'Utiliza Integração Contábil', nessa mesma tela, será considerado como padrão a opção 'Utilizar o nome de fantasia'. Se no cadastro do emitente/destinatário não estiver informado o nome de fantasia da empresa, será enviada para a integração contábil a razão social, independente da opção marcada. Cadastrar contas de clientes/fornecedores automaticamente no plano de contas: esta opção possibilita que ao cadastrar um novo emitente/destinatário o sistema cadastre automaticamente sua conta no plano de contas, no Cordilheira Sistema Contábil e também vincule esta conta no Cordilheira Escrita Fiscal. Será considerada esta opção tanto no cadastro manual do emitente/destinatário quanto no cadastro efetuado através de importação. Marcando esta opção, são habilitados os quadros abaixo: Clientes no plano de contas: Conta Sintética: Informe a classificação contábil do grupo de clientes no plano de contas. Cliente Único: Se utiliza apenas uma conta contábil para todos os clientes, informe o código reduzido desta conta. Fornecedores no plano de contas: Conta Sintética: Informe a classificação contábil do grupo dos fornecedores no plano de contas.

25 Fornecedor Único: Se utiliza apenas uma conta contábil para todos os fornecedores, informe o código reduzido desta conta Parâmetros / Contabilização / Integração / Auditoria Financeira A Auditoria Financeira possibilita a controle das contas de clientes e com a baixa das parcelas pagas e/ou recebidas. Para que seja possível utilizar a Auditoria Financeira, deve-se marcar a opção Controlar movimentação de Clientes/Fornecedores que serão habilitados os demais campos da tela. Há duas formas de controlar as notas fiscais na Auditoria: Pelo saldo total: O valor será gerado na auditoria pelo total, em parcela única. Os recebimentos/pagamentos efetuados mensalmente serão abatidos do saldo até zerá-lo. Por parcela: O valor será gerado na auditoria parcela por parcela. Os recebimentos/pagamentos efetuados mensalmente serão abatidos da parcela correspondente até baixar todas as parcelas da nota. Observação: A opção de controle do valor da nota na auditoria não define como será o lançamento das notas fiscais no Cordilheira Escrita Fiscal, ou seja, no lançamento da nota podem ser informadas as parcelas, para geração do SPED mas não necessariamente serão geradas estas parcelas para a Auditoria Financeira.

26 Em "Informação do Caixa/Banco na baixa de títulos, tem as opções: Digitação pelo código de Caixa/Banco: Nesta opção, nas rotinas de baixa de títulos da Auditoria Financeira, ao informar conta de recebimento/pagamento, serão disponibilizadas as contas de caixa/banco cadastradas no Cordilheira Escrita Fiscal. Nesta opção fica mais fácil de selecionar as contas, pois só aparecem as contas necessárias. Será obrigatório o uso desta opção quando for efetuada a baixa de títulos através de arquivo texto ou planilha. Digitação pela conta contábil: Nesta opção, nas rotinas de baixa de títulos da Auditoria Financeira, ao informar conta de recebimento/pagamento, serão disponibilizadas todas as contas do plano de contas. Nesta opção, mantém a rotina como era antes. No quadro "Contas Contábeis", devem ser informadas a contas contábeis correspondentes a: Juros Pagos: conta de Despesa com juros, na qual será debitado o valor de juros lançados em Módulos\ Auditoria Financeira\ Pagamentos de Fornecedores. Juros Recebidos: conta de Receita de juros. Será creditado nessa conta o valor de juros lançados na rotina Módulos\ Auditoria Financeira\ Recebimento de Clientes. Descontos Obtidos: conta de Receita decorrente de descontos obtidos junto aos fornecedores. Será creditado nessa conta o valor dos descontos obtidos informados em Módulos\ Auditoria Financeira\ Pagamentos de Fornecedores. Descontos Concedidos: conta de Despesa decorrente de descontos concedidos aos clientes. Será debitado nessa conta o valor dos descontos concedidos informados em Módulos\ Auditoria Financeira\ Recebimento de Clientes. Desp. Bancárias Pagas: conta de Despesa referente a cobrança de despesas bancárias (Ex: Taxa referente emissão de boleto), na qual será debitado o valor das despesas bancárias lançadas em Módulos\ Auditoria Financeira\ Pagamentos de Fornecedores. Desp. Bancárias Recebidas: conta de Receita com recebimento de despesas bancárias (Ex: Taxa referente emissão de boleto). Será creditado nessa conta o valor das despesas bancárias lançadas na rotina Módulos\ Auditoria Financeira\ Recebimento de Clientes. Ao baixar as parcelas pagas/recebidas na Auditoria, serão consideradas estas contas automaticamente. Também, devem ser definidos os históricos para os lançamentos de baixa na Auditoria, selecionando elementos que serão preenchidos automaticamente com os dados das parcelas. Na tela de definição do histórico, pode ser definido texto fixo e selecionados elementos relacionados a Auditoria Financeira que variarão para cada parcela baixada.

27 Parâmetros / Recursos Humanos / Essenciais Armazena os parâmetros que serão utilizados no Cordilheira Recursos Humanos para todos os estabelecimentos de uma determinada empresa (matriz e filiais). Valor do arredondamento: Informe o valor desejado para arredondamento dos cálculos de Adiantamento de Salário e Pagamento Mensal. Os valores serão arredondados para cima, mediante o pagamento de um evento, que será armazenado para desconto no mês seguinte. A importância paga dependerá do valor definido para arredondamento do salário, podendo ser R$ 1,00, R$ 5,00, R$ 10,00 ou outro valor. Opção Recolhimento centralizado de contribuições sindicais patronais: Marcar esta opção, se a empresa efetua recolhimento centralizado da guia GRCSU Patronal, quando há mais de um estabelecimento. Estabelecimento: Selecione o estabelecimento centralizador para o recolhimento. RAIS: O quadro Empresa Optante pelo SIMPLES, habilitará as seguintes opções, que serão informadas na

28 Faturamento acima de R$ ,00: Selecione esta opção caso a empresa tenha ultrapassado o faturamento anual, ou seja, no ano seguinte não será enquadrada como Optante pelo Simples. Microempresa. Empresa de Pequeno Porte. Micro Empreendedor Individual. O quadro Aviso prévio, há opções para cálculo dos dias de aviso prévio conforme a Lei de 11/10/2011, que trouxe mudanças significativas sobre o aviso prévio, bem como, conforme a Circular 10/2011 do MTE: Considerar nova regra do aviso prévio em pedido de dispensa: Marcando esta opção, ao emitir aviso prévio e calcular rescisão de funcionário pelo motivo 1- Pedido de dispensa, será considerada a quantidade de dias de aviso conforme Lei /2011, que aumentou o prazo do aviso prévio proporcionalmente ao tempo de serviço prestado na mesma empresa. Além dos 30 dias de aviso já previstos, haverá um acréscimo de três dias a cada ano de serviço, limitado a 90 dias. Esta opção existe, pois as regras da Lei /2011 não são claras quanto a sua aplicabilidade ao pedido de demissão do funcionário. Porém, conforme memorando Circular 10/2011 do MTE- Ministério do Trabalho e Emprego, a orientação aos servidores das Seções de Relação do Trabalho que exercem atividades relativas à assistência a homologação das rescisões de contrato de trabalho, é que a nova Lei não se aplica aos pedidos de dispensa. De qualquer forma, se houver outros entendimentos, o sistema está apto a calcular o aviso prévio conforme a nova regra, também para os pedidos de dispensa. Por padrão, esta opção não virá marcada no cadastro. Considerar o ano completo para cálculo dos dias a conceder: Com esta opção marcada, a contagem de dias de aviso prévio variará considerando um ano completo no tempo de serviço do funcionário na empresa. Neste caso, o funcionário terá 33 dias de aviso se tiver 2 anos completos; 36 dias se tiver 3 anos completos e assim sucessivamente. Esta opção segue a orientação do memorando Circular 10/2011 do MTE e por padrão, virá marcada no cadastro. Se a opção não for marcada, a contagem de dias de aviso prévio variará considerando ano incompleto no tempo de serviço do funcionário na empresa. Neste caso, o funcionário terá 33 dias de aviso prévio se tiver 2 anos

29 incompletos, por exemplo, 1 ano e 1 dia ou 1 ano e 11 meses; 36 dias se tiver 3 anos incompletos, por exemplo, 2 anos e 1 dia ou 2 anos e 11 meses e assim sucessivamente. Considerar a projeção do aviso no cálculo dos dias a conceder: Com esta opção marcada, a projeção dos dias de aviso prévio será considerada no tempo total de contrato. Assim, se por exemplo o funcionário receber o aviso prévio e tiver 11 anos, 10 meses e 10 dias de tempo de serviço, serão calculados 63 dias de aviso e não 60, uma vez que com a integração do aviso prévio inicial de 60 dias, o contrato terá um total de mais de 12 anos. Esta opção segue a orientação do memorando Circular 10/2011 do MTE e por padrão, virá marcada no cadastro. Se a opção não for marcada, não será considerada a projeção dos dias de aviso prévio no tempo total de contrato. No quadro Opções, marque as correspondentes à empresa: Pagamento de Salários dentro do Mês: Marque este campo caso o pagamento dos salários seja realizado dentro do próprio mês de competência, ou seja, até o último dia útil do mês. Deixe o campo em branco se o pagamento é efetuado no mês seguinte, até o quinto dia útil. Esta informação será importante para o cálculo do imposto de renda, nos cálculos de adiantamento de salário, pagamento mensal, na geração da DIRF e Informe de Rendimentos. Pagamento de Pró-Labore dentro do Mês: Marque este campo caso o pagamento do pró-labore aos diretores/sócios, seja realizado dentro do próprio mês de competência, ou seja, até o último dia útil do mês. Deixe o campo em branco se o pagamento é efetuado no mês seguinte, até o quinto dia útil. Esta informação será importante para o cálculo do imposto de renda, nos cálculos de retirada de sócios, na geração da DIRF e Informe de Rendimentos. Produtor Rural pessoa Física com faturamento anual superior a R$ ,00: Gera esta informação para a SEFIP para o recolhimento do FGTS com o percentual da Contribuição Social (8,5%). Também leva esta informação para a GRRF. Descontar ajuste de 13º salário negativo: Caso selecione esta opção, no cálculo do complemento de integração de horas extras e comissões no 13º salário da folha mensal de dezembro, serão gerados os eventos 985 e 986.

30 Empresa com liminar para não tributar o aviso prévio indenizado: Se marcada esta opção, não irá calcular INSS sobre os eventos Aviso Prévio Indenizado e º Salário Indenizado, ainda que marcada a incidência no evento. Participa do programa Empresa Cidadã: Se marcada esta opção, no cadastro do funcionário/aba Movimentação será habilitado o campo Programa Empresa Cidadã, para informar a prorrogação da licença maternidade. Calcular pró-labore junto com a folha mensal: Marcando esta opção, automaticamente será marcado na rotina de adiantamento e na folha mensal a opção para realizar o cálculo de pró-labore. Esta opção será válida somente para o processamento individual da folha. Para o processamento agrupado, que possui parâmetros distintos. Considerar INSS Retido em Outras Empresas para dedução do IRRF de diretores/autônomos: Marcando esta opção o INSS retido em outras empresas, informado no cálculo de autônomos e diretores, será considerado como dedução no cálculo do IRRF. Possui plano de cargos e salários: Caso selecione esta opção, não será permitida alteração do salário pelo cadastro do funcionário, devendo ser utilizada a rotina específica em Módulos/Cargos e Salários. Quadro Opção de Cálculo do Salário - Mensalistas, serão definidas as regras para cálculo de funcionários mensalistas no cálculo de férias normais, férias coletivas e também para o cálculo do abono pecuniário e licença remunerada: Dias a Considerar no Mês (Multiplicador) Considerar sempre o número de dias do mês: Faz a contagem dos dias do mês (trabalhados ou em férias) de acordo com a quantidade de dias efetivos que o mês possui (28, 29, 30 ou 31). Considerar sempre 30 dias: Faz a contagem dos dias (trabalhados ou em férias) considerando que o mês tem sempre 30 dias. Assim, com esta opção, um funcionário admitido em 28/02 terá calculado 3 dias trabalhados, e com a opção anterior terá 1 dia. Valor do Salário/Dia (Divisor) Considerar sempre o número de dias do mês: Calcula o valor do salário por dia do funcionário mensalista com base no número dias efetivos do mês (28, 29, 30 ou 31). O valor por dia calculado será

31 multiplicado pela quantidade de dias, apurados de acordo com a opção do quadro 'Dias a Considerar no Mês (Multiplicador)'. Considerar sempre 30 dias: Calcula o valor do salário por dia do funcionário mensalista sempre com base em 30 dias, independente da quantidade de dias efetivos do mês. O valor por dia calculado (1/30) será multiplicado pela quantidade de dias, apurados de acordo com a opção do quadro 'Dias a Considerar no Mês (Multiplicador)'. Em Fevereiro considerar 28/29 dias: Esta opção só será habilitado para a segunda opção (Considerar sempre 30 dias). Se marcada, em fevereiro irá fazer o cálculo do salário dia com base na proporção 1/28 ou 1/29 (ano bissexto), e nos demais meses 1/30. Se desmarcado, mesmo em fevereiro considerará o valor dia na proporção de 1/30. Saldo de Salário na Rescisão (Divisor) Considerar sempre o número de dias do mês: A referência a ser utilizada como divisor para os cálculos dependerá do número de dias do mês: 28, 29, 30 ou 31. Considerar sempre 30 dias: Nos meses de 31 dias, a referência a ser utilizada como divisor para os cálculos será sempre 30 dias. Em Fevereiro será considerado o efetivo número de dias do mês (28 ou 29). Quadro DIRF/Informe de Rendimentos, definir a regra do complemento de 13º salário: Informar complemento de 13º no ano subsequente: Esta opção será válida somente para empresas que efetuam pagamento de salário fora do mês, ou seja, que pagam o complemento do 13º salário no quinto dia útil de janeiro. Se esta opção for marcada, considerará os valores de complemento de 13º salário calculados em dezembro, somente na DIRF do próximo ano. Por exemplo, complemento de 13º salário calculado em 12/2010 com pagamento em 05/01/2011, será considerado no 13º salário da DIRF ano base 2011 e não no ano base Ressaltamos que não há regra expressa na legislação com relação a inclusão dessa verba juntamente com o 13º salário pago em dezembro, ou com a remuneração do ano subsequente. Assim, fica a critério de cada usuário optar pelo entendimento que considere correto. Atenção: Esta opção será válida somente para complemento de 13º processado a partir de 2010, ou seja, o complemento processado em 12/2009 pago em 01/2010 não será considerado em 2010, pois este valor já foi informado no 13º da DIRF de No quadro Férias Coletivas Admitidos há mais de um ano, selecionar a opção para quitação dos períodos aquisitivos de férias, de funcionários admitidos há mais de 01 ano, quando geradas férias coletivas em que o número de dias de gozo das férias coletivas for maior que o número de dias de direito até a data de início das férias.

32 Inicia novo período aquisitivo ao quitar dias de direito: quando marcada essa opção se o número de dias de férias coletivas for maior que os dias de direito no período aquisitivo, calculará a diferença de dias como licença remunerada e alterará o novo período aquisitivo para a data de início das férias coletivas. Se o número de dias de férias coletivas for menor do que dias de direito dentro do período aquisitivo, calculará esses dias como férias e manterá o período aquisitivo. Só muda período aquisitivo ao quitar 30 dias de férias: se marcada essa opção, terá um processo diferenciado para o funcionário com mais de um ano de registro. As férias serão geradas conforme o número de dias concedidos, independente do número de dias de direito. Não será calculado o evento de licença remunerada e também não será alterada a data do novo período aquisitivo, quando o número de dias de direito for menor que o número de dias concedidos. O período aquisitivo será atualizado somente quando for quitado, ou seja, se a somatória de dias de férias concedidos para o período aquisitivo for igual a 30, salvo se houver redução dos dias de gozo decorrentes de faltas no período. Nesse caso, atualizará o período aquisitivo, somando-se 12 meses ao início do período quitado. No quadro Opção de Cálculo Horistas, defina a forma de cálculo e a composição dos recibos de pagamento (holerites), quanto a discriminação dos eventos e a referência das horas. Proporcional aos dias do mês (horas normais, DSR, feriados): Calcula o pagamento conforme a opção anterior, porém separando nos eventos Horas Trabalhadas, Descanso Semanal Remunerando e Feriado Remunerado. Evento Descrição Referência (horas) 002 Horas Trabalhadas 183: Descanso Semanal Remunerado 36: Feriado remunerado 7:20 - Total de Horas 227:20 Proporcional aos dias do mês (horas normais): Calcula o pagamento, no evento 002-Horas Trabalhadas, de acordo com o número de dias do mês. Para funcionários com 220 horas mensais, conforme exemplo anterior: Meses de 28 dias = 205:20 horas; Meses de 29 dias = 212:40 horas;

33 Meses de 30 dias = 220:00 horas; Meses de 31 dias = 227:20 horas. Evento Descrição Referência (horas) 002 Horas Trabalhadas 227:20 Sempre horas semanais X 5: Calcula o total de horas para pagamento no mês e informa no evento Horas Trabalhadas. Para funcionário que trabalha 44 horas semanais x 5 semanas no mês o sistema calculará sempre 220 horas mensais. Evento Descrição Referência (horas) 002 Horas Trabalhadas 220: Parâmetros / Recursos Humanos / Complementares I Mensagem de Aniversário: Informe uma mensagem com até 50 caracteres que será impressa no rodapé do "Holerith" de pagamento mensal no mês de aniversário. Mensagem de Boas Vindas: Informe uma mensagem com até 50 caracteres para os funcionários admitidos no mês. Será impressa no rodapé do "Holerith". Descrição de Campos Específicos no Cadastro do Funcionário: Neste quadro estão disponíveis até 10 campos que podem ser definidos para aparecerem no cadastro do funcionário, conforme as descrições de controle desejadas pela empresa. Por exemplo: Nestes campos é possível controlar: Ramal do funcionário; Chefia Imediata do funcionário; Tipo Sanguíneo do funcionário, etc., conforme a necessidade de cada empresa. As descrições informadas nestes campos aparecerão para preenchimento no cadastro dos funcionários, em aba denominada "Específicos". Também, será possível imprimir estas informações, no Relatório Especial.

34 No quadro Faixa de Valores para Cheques cadastre a tabela de valores para emissão de cheques. Utilizado por empresas que efetuam o pagamento em cheque e desejam controlar os valores para a emissão do mesmo. A finalidade é particionar um valor alto de pagamento em vários cheques, facilitando a troca pelos empregados, fora de instituições bancárias. Possui duas opções: delimitar o valor máximo de cada cheque a ser impresso ou informar, por faixa de valor, quantos cheques devem ser emitidos. Valor Máximo por Cheque: Informe o valor de limite máximo por cheque ou nos campos destinados as Faixas, informe o valor máximo da faixa. Nos campos Número de Cheques, informe a quantidade de cheques a emitir por faixa Parâmetros / Recursos Humanos/ Complementares II Descrição de Campos Específicos no Cadastro do Funcionário:

35 Neste quadro estão disponíveis até 10 campos que podem ser definidos para aparecerem no cadastro do funcionário, conforme as descrições de controle desejadas pela empresa. Por exemplo: Nestes campos é possível controlar: Ramal do funcionário; Chefia Imediata do funcionário; Tipo Sanguíneo do funcionário, etc., conforme a necessidade de cada empresa. As descrições informadas nestes campos aparecerão para preenchimento no cadastro dos funcionários, em aba denominada "Específicos". Também, será possível imprimir estas informações, no Relatório Especial Parâmetros / Recursos Humanos / Tributos Esta rotina contém campos para informar os Códigos da Receita, para posterior emissão dos DARF s de IRRF e do PIS e Informações para o INSS, como Códigos da Previdência para emissão da GPS. Estes códigos serão utilizados para geração das guias na rotina Tributos/ Apuração Mensal, do Cordilheira Recursos Humanos. Calcular Apuração Mensal a partir de: Esse campo é validado no cálculo da apuração mensal para que seja permitido efetuar o mesmo somente a partir do mês/ano informado neste campo, pois nas competências anteriores não eram gravados os saldos das compensações, nem efetuado o controle dos mesmos pelo sistema. No quadro - Códigos da Receita para Emissão do DARF: Informe para cada tributo o código da receita para recolhimento do IRRF e do PIS. Estes códigos são utilizados na rotina Tributos/ Apuração Mensal para

36 geração dos DARF s. Ao lado informe o dígito verificador que será utilizado para geração da DCTF Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais. Para consultar os códigos/variações, acesse o link abaixo: Quadro - Informações para o INSS: Neste quadro são informados os códigos para pagamento da GPS e parametrizada a empresa caso possua valores extras de INSS para o cálculo da GPS ou informação a Previdência Social através da SEFIP. Em Códigos de Pagamento para Emissão da GPS/ Pagamento Mensal/13º Salário, quadro - Completa: Informe os códigos para pagamento da GPS completa, ou seja, quando a mesma possui valores a recolher no campo 06. Estes códigos são utilizados para a apuração do INSS da folha mensal e do 13º salário em Tributos/ Apuração Mensal. No quadro - Exclusivo Outras Entidades: Informe os códigos para GPS de pagamento exclusivo de outras entidade, ou seja, quando a GPS possui valor a recolher apenas no campo 09. Estes códigos são utilizados para a apuração do INSS da folha mensal e do 13º salário em Tributos/ Apuração Mensal. No quadro - Rescisão Complementar por Acordo/Convenção/Dissídio: Informe os códigos de pagamento do INSS para emissão da GPS decorrente de Rescisão Complementar do tipo Acordo/Convenção/Dissídio. Estes códigos são utilizados para a apuração do INSS deste tipo de rescisão complementar. No quadro - Códigos para Geração de SEFIP: Informe os códigos de recolhimento para geração da SEFIP. Estes códigos serão considerados na geração da SEFIP através da rotina Processamentos Agrupados. Para consultar códigos de pagamento da GPS, acesse o link abaixo:

37 Opção - Utilizar Informação de Valores Extras: Marcar esta opção caso deseje que ao executar o cálculo da Apuração Mensal o sistema valide se existem Valores Extras informados nas rotinas de Valores Extras para Sefip, pois alguns destes valores são utilizados para o cálculo da GPS e outros para informação à Previdência Social através da SEFIP, caso não existam valores informados é exibido um alerta durante o cálculo. São considerados valores extras: Valor devido à cooperativa de trabalho, Produção Rural Pessoa Jurídica, Produção Rural Pessoa Física e Receita de Eventos Desportivos. Opção - Calcular Juros na Compensação de INSS: Quando marcada esta opção ao compensar os valores de INSS, de Recolhimento Indevido, Retenção sobre Nota Fiscal, Salário Família e/ou Salário Maternidade não compensados em época própria, é calculado juros sobre o saldo da compensação, para que seja compensado o valor atualizado, ou seja, juros + saldo, quando possível e conforme orientações da IN RFB 900, Art. 84. Para que o sistema efetue o cálculo é necessário ter registro e senha da Fiscoweb válidos informados no Cordilheira Gerenciador de Sistemas em Utilitários/Configurações, desta forma o sistema se conecta com o site da Fiscoweb e busca os índices para execução do mesmo. Como é feito o cálculo dos juros: a) Base de cálculo dos juros para atualização das compensações: sempre será o saldo a compensar do tributo no mês de apuração. b) Cálculo dos juros: *1% (um por cento) no mês subsequente ao de crédito da compensação/retenção e/ou dedução; ou **1% (um por cento) no mês em que for efetuada a compensação + juros SELIC, acumulados mensalmente, relativamente aos meses intermediários; Quando houver cálculo de juros para atualização da compensação, primeiro será deduzido da GPS o valor dos juros, desde que não ultrapasse o limite previsto em Lei, se restar valor de INSS parte empresa + segurados no campo 06, após compensados os juros, será compensado o valor do saldo da compensação no limite permitido por Lei. Exemplo: Valor da retenção: 1.000,00 Data do crédito: 03/2009 Valor compensado no próprio mês: 200,00 Saldo a compensar 800,00 Valor compensado no mês seguinte (04/2009): 400,00 Saldo a compensar 400,00 Valor compensado 05/2009: 300,00 Saldo a compensar 100,00 Valor compensado 06/2009: 100,00 Saldo a compensar 0,00 SELIC: 04/2009 = 0,84

38 05/2009 = 0,77 Mês apuração GPS (Campo 06) Vlr Compensado Juros Compensados 03/ ,00 200,00 0,00 04/2009* 408,00 400,00 8,00 = Saldo a compensar * 1%, 800,00 * 1% 05/2009** 307,36 300,00 7,36 = Saldo a compensar * 1% mais SELIC mês anterior, 400,00 * (1 + 0,84) ; 400,00 * 1,84%. 06/2009** 102,61 100,00 2,61 = Saldo a compensar * 1% mais SELIC acumulada dos meses intermediários, 100,00 * (1 + 0,84 + 0,77); 100,00 * 2,61% Parâmetros / Recursos Humanos / Processamentos Agrupados Aba Parâmetros I Esta tela contém parâmetros que podem ser utilizados ao efetuar os Processamentos Agrupados, caso a empresa não siga o padrão informado na tela de processamento. Os parâmetros definidos no cadastro da empresa terão prioridade sobre os parâmetros da tela de processamento. Quadro "Processamentos Mensais"

39 a. Adiantamento Salarial Dia de Pagamento: traz sugerido o dia 20, permitindo alteração, pois o dia do pagamento pode variar de empresa para empresa. Calcular adiantamento para diretores: esta opção virá automaticamente marcada. Dessa forma, ao processar o adiantamento de salário dos funcionários, também será calculado o adiantamento para os diretores. Para empresas que não efetuam o cálculo do adiantamento dos diretores junto com os funcionários, basta deixar esta opção desmarcada. b. Cálculo da Folha - Calcular Pró-labore para diretores: esta opção virá automaticamente marcada. Dessa forma, ao processar o cálculo da folha dos funcionários, também será calculado o pró-labore dos diretores. Para empresas que não efetuam o cálculo do pró-labore junto com folha, basta deixar esta opção desmarcada. Quadro "13º Salário" a. Primeira Parcela Calcular média de todos os eventos variáveis: se marcada essa opção, irá calcular média de todos os eventos no adiantamento de 13º salário, mesmo que na tela de processamentos agrupados esteja marcado para calcular somente salário básico e média de comissões. b. Segunda Parcela Dia do pagamento: traz sugerido dia 20, permitindo alteração. No Quadro "Relatórios"

40 Holerith Classificação: este campo pode ser preenchido para as empresas que utilizam uma classificação diferenciada na emissão de holerith. Se não informada nessa tela, irá utilizar a classificação padrão da rotina de processamentos agrupados. Por exemplo: nos parâmetros da tela de processamento agrupado é informada a classificação 1, porém para a empresa X necessita emitir pela classificação 4. Basta informar esta classificação no cadastro da empresa X, para que os holeriths desta empresa sejam emitidos com a classificação 4 e não 1. Emitir somente uma via: marque esta opção caso seja necessário emitir somente uma via do holerith para a empresa. Listar eventos neutros: marque esta opção para empresas que listam os eventos neutros nos holeriths. Se não marcada, irá assumir conforme parametrizado na tela de processamentos agrupados. Não Listar Recibos de Pró-labore: marque esta opção para empresas que não listam recibos de prólabore junto com os recibos dos funcionários. Se não marcada, irá assumir conforme parametrizado na tela de processamentos agrupados. Não imprimir foto dos funcionários: marque esta opção caso uma das empresas do grupo de processamentos agrupados optar por não imprimir a foto dos funcionários no holerith de pagamento. Se não marcada, será assumida a opção selecionada na tela de Processamentos Agrupados, aba Parâmetros\ Relatórios. Mensagem: para cada empresa pode ser definida uma mensagem a ser impressa no holerith. b. Folha Mensal Classificação: este campo pode ser preenchido para as empresas que utilizam uma classificação diferenciada na emissão do relatório da folha. Se não for informado nessa tela, o relatório da folha será emitido com a classificação informada na rotina de processamentos agrupados. Não Listar Recibos de Pró-labore: marcar esta opção caso a empresa não liste os recibos de pró-labore no relatório da folha. Não Listar Recibos de Autônomos: marcar esta opção caso a empresa não liste os recibos de autônomos no relatório da folha. Imprimir folha de rosto: marcar esta opção se for necessária a impressão da folha de rosto para a empresa. Não imprimir dados em destaque: marcar esta opção caso não queira que o relatório de folha seja impresso com os dados em destaque. Assim, para a empresa que estiver com esta opção marcada não serão impressos os dados em destaque, mesmo que na rotina de processamentos agrupados o padrão para emissão seja para imprimir com destaque. Parâmetros II

41 Esta tela contém parâmetros que podem ser utilizados para emissão dos relatórios admissionais pela rotina de Processamentos Agrupados, caso a empresa não siga o padrão informado na tela de processamento. Os parâmetros definidos no cadastro da empresa terão prioridade sobre os parâmetros da tela de processamento. Contrato de Experiência: Selecione o modelo do contrato de experiência. Emitir Termo de Prorrogação: Marcando esta opção, emite o termo de prorrogação, para os funcionários da empresa, mesmo que nos parâmetros da tela de processamentos agrupados não esteja marcado para emitir. Preencher Data no Termo de Prorrogação: Opção habilitada somente se marcado para emitir o termo de prorrogação. Selecionando esta opção, será calculada e preenchida automaticamente a data de vencimento no termo de prorrogação. Contrato de Trabalho - Aprendiz: Selecione o modelo de contrato de trabalho-aprendiz. Acordo de Prorrogação: Cadastre as informações para emissão do Acordo de Prorrogação.

42 Ficha de Registro: Selecione os dados que não devem ser impressos na ficha de registro dos funcionários. Observações: Para emissão dos relatórios admissionais a partir do cadastro do funcionário, alguns parâmetros desta tela serão solicitados. Através do quadro Processamentos Agrupados, é possível adicionar ou remover a empresa dos grupos de processamento, sem precisar acessar a rotina no Módulo Recursos Humanos (Cadastros\ Agrupamento de Empresas). Ficará habilitado para adicionar a empresa ao grupo somente após gravar o seu cadastro Parâmetros / Recursos Humanos / esocial Nesta aba devem ser preenchidos alguns dados que serão utilizados na geração dos arquivos. Estes dados são imprescindíveis na geração dos arquivos. Quadro IOB Diagnóstico esocial Checar campos não obrigatórios em rotinas de cadastro: Se marcada opção o Sistema fará uma varredura em todos os campos sem preenchimentos, inclusive os não obrigatórios para o esocial. Classificação Tributária: Selecionar o código da Classificação Tributária Quadro os Dados da Isenção: Este quadro terá seus campos habilitados somente se a classificação tributária da empresa for 80- Entidade beneficentes/isentas. Selecionar o código correspondente ao Indicativo de Cooperativa. Selecionar o código correspondente ao Indicativo de Construtora. Selecionar o código correspondente a Sociedade em Conta de Participação.

43 Parâmetros / CPRB Opção "Contribuição Previdenciária Sobre Receita Bruta": refere-se a MP 540/2011, convertida na Lei /2011, na Lei /2012, na MP nº 601/2012 e na MP nº 612/2012, que alteram o cálculo da contribuição patronal ao Fundo de Previdência e Assistência Social (FPAS) sobre empregados, autônomos e diretores, para empresas de atividades beneficiadas, conforme previsto na legislação.

44 Para estas empresas, durante o período informado no campo "Competência", serão efetuados cálculos diferenciados da contribuição patronal ao FPAS. Ao marcar a opção "Contribuição Previdenciária Sobre Receita Bruta", serão habilitados os demais campos deste quadro, para que seja definido o enquadramento da empresa, o período e a alíquota em que a mesma terá o benefício desta compensação. Competência: informar o mês/ano inicial e final para o cálculo do benefício da compensação do INSS decorrente da Lei /2011. Alíquota: informar neste campo a alíquota para o cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, de acordo com a atividade da empresa. Código de Recolhimento: informar o código/variação do DARF correspondente a contribuição previdenciária sobre receita bruta, para emissão da guia e geração da DCTF. Os códigos determinados pelo Ato Declaratório Executivo Codac nº 33, de 17 de abril de 2013, são: : Contribuição Previdenciária Sobre Receita Bruta - Art. 7º da Lei /2011 (Comércio e Serviços) : Contribuição Previdenciária Sobre Receita Bruta - Art. 8º da Lei /2011 (Indústria). Não calcular INSS na provisão de férias/13º salário: Se marcado este campo, o INSS correspondente ao FPAS não será calculado nas provisões. Se desmarcado, o INSS será calculado integralmente (sem considerar proporção entre receitas incentivadas e não incentivadas). No quadro Origem das Receitas, deve ser parametrizada a origem das receitas, através das opções: 1- Serviços prestados sujeitos ao ISS 2- Mercadorias/Serviços sujeitos ao ICMS (Varejo) 3- Fabricação de produtos incentivados (Indústria) e 3. Pelo menos uma das opções deve ser marcada. Não será possível marcar simultaneamente as opções 2 Se marcada a opção 2, será habilitado o campo "Código para a EFD". Neste campo deve ser informado o código de receita para a EFD Contribuições (SPED Pis/Cofins). Para a opção 1, o código para a EFD deverá ser informado no cadastro do serviço. Para a opção 3, o código para a EFD será obtido conforme o NCM informado no cadastro de produtos. A lista de códigos de atividades sujeitas a desoneração pode ser verificada no site da Receita Federal, em tabela Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - Códigos de Atividades.

45 forma: Cálculo das Receitas: Para a obtenção das Receitas Incentivadas e Não Incentivadas, o sistema se comportará da seguinte Para a opção 1, será considerado o valor lançado como serviço nas notas fiscais de saída. A receita será considerada incentivada ou não, conforme a opção informada no cadastro do item de serviço. Serão desconsiderados os valores lançados em serviços marcados com a opção "Não se aplica". Para a opção 2, será considerado o lançado nas notas fiscais de saída (considerando-se os valores lançados nos itens da nota, se for o caso). A receita será considerada incentivada ou não, conforme a opção informada no cadastro do CFOP/Variação. Serão desconsiderados os valores lançados em serviços marcados com a opção "Não se aplica". Serão subtraídos das receitas, os valores lançados nas notas de entrada cujo CFOP/Variação esteja marcado como Receita Incentivada ou Não Incentivada (devoluções de venda). Para a opção 3, será adotado exatamente o critério acima, com a diferença que será também considerado o NCM de cada produto constante da nota, para ver se está cadastrado na lista de produtos incentivados divulgadas pelo Fisco. É justamente por este motivo que o sistema não aceitará marcar simultaneamente as opções 2 e 3. Antes de efetuar a atualização mensal de tributos da folha de pagamento, será necessário informar a Receita Bruta Incentivada e a Receita Bruta não Incentivada, no Recursos Humanos, menu Módulos\ SEFIP\ Informações Extras. Estes valores serão utilizados para os cálculos do tributo 'INSS Pagamento Mensal sobre Receita Bruta' e do valor da compensação que será deduzida na GPS, referente ao FPAS, conforme a fórmula abaixo: Primeiro será obtido o percentual que a receita bruta incentivada corresponde sobre o total da receita do estabelecimento. Para este cálculo serão utilizados os valores das receitas informados na rotina SEFIP\ Informações Extras: PERCENTUAL = receita incentivada / (receita incentivada + receita não incentivada) Se o PERCENTUAL for igual ou maior que 0,95, será convertido para 1. Se o PERCENTUAL for menor que 0,05, será convertido para 0. Em seguida será calculado o valor do benefício (compensação): FPAS A COMPENSAR = Total do FPAS do estabelecimento * PERCENTUAL FPAS A RECOLHER = Total do FPAS do estabelecimento FPAS A COMPENSAR Ao gerar a apuração de tributos no Recursos Humanos, o valor do benefício será lançado como compensação e ficará gravado na rotina Tributos\ Compensação/Dedução de INSS, como tipo 5 - Compensação dedução do FPAS - Lei /2011. Também nesta rotina, será gerado o tributo INSS - Pagamento Mensal - Receita Bruta, o qual substituirá/complementará o valor do FPAS gerado sobre a folha de pagamento, durante a vigência da Lei /2011. OBSERVAÇÕES:

46 O aplicativo SEFIP não teve alterações referentes a Lei /2011. Ao gerar o arquivo SEFIP, esta compensação será gerada no registro tipo 12, campo 15. Neste campo também é gerada a compensação por recolhimento indevido. Portanto, na situação de ter os dois tipos de compensação, ambos serão somados. Para o cálculo do tributo INSS Pagamento Mensal - Receita Bruta será aplicada a alíquota de 2,5% até a competência 07/2012 e a partir de 08/2012 a alíquota de 2%, exceto para Empresas fabricantes de produtos incentivados nas quais será aplicada a alíquota de 1,5% até a competência 07/2012 e a partir de 08/2012 a alíquota de 1%. Quando a empresa está sujeita a Contribuição Previdenciária Sobre Receita Bruta, o valor deve ser informado na SEFIP através da rotina Módulos\ SEFIP\ Informação Extras. Para evitar o esquecimento no preenchimento deste valor, recomenda-se que seja marcada a opção "Utilizar informação de valores extras", nos parâmetros da empresa, em Parâmetros/ Recursos Humanos/ Tributos. Desta forma, ao efetuar a apuração de tributos, se não forem informados os valores será gerado um alerta Estabelecimento O cadastro de estabelecimentos está organizado em duas guias: Estabelecimento e Parâmetros: Estabelecimento - contém as informações da empresa matriz e, se for o caso, das suas filiais. Parâmetros - contém os parâmetros gerais do estabelecimento e específicos para os módulos Recursos Humanos, Escrita Fiscal e Sistema Contábil Estabelecimento / Cadastrais Preencha todos os campos da aba cadastrais. Os campos abaixo destacado são parâmetros que impactam no módulo Fiscal e devem ser preenchidos corretamente: Município: Será utilizado nos módulos Escrita Fiscal, Sistema Contábil, Recursos Humanos e Gerenciador de Escritórios. Para cadastrar um novo município clique em NOVO. O cadastro de municípios será utilizado também nos cadastros de emitentes e destinatários. Natureza Jurídica: Selecione a natureza jurídica. Categoria: Selecione a categoria. Instituição Financeira: Selecione o tipo da instituição financeira. Esta informação é importante para a geração do arquivo para o COSIF. Se não for o caso escolha a opção Não se Aplica.

47 Estabelecimento / Documentação Inscrição Estadual: Informe o código de inscrição, conforme formato definido pela Receita Estadual de cada Estado (com hífen, quando for o caso, pois o dígito informado antes do mesmo determina a data de vencimento). Notas: A informação da Inscrição Estadual é muito importante, pois será utilizada para o cálculo das datas de vencimento das guias. Se a empresa não possuir inscrição, escreva neste campo a palavra "ISENTO". O sistema verifica a validade dos códigos de CNPJ, CPF e Inscrição Estadual. Caso acuse códigos inválidos, consulte o número correto no site do SINTEGRA. ( Inscrição Municipal: Informe o número da inscrição junto a Prefeitura Municipal. INSS/CEI: Informe número de registro junto ao INSS. CNAE: Informe o código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Fiscal - CNAE-Fiscal, instituído pelo IBGE. Clique no botão "Pesquisar CNAE" para localizá-lo por Seção ou por Descrição. O quadro esocial será habilitado quando na aba Documentação, estiver informado o CPF no campo CNPJ/CPF

48 Tipo de pessoa Física: Selecionar o tipo de pessoa física. CAEPF: Preencher o CAEPF, este código substitui o número de inscrição no CEI. Identificador no Município: Para que seja possível importar Nota Fiscal de Serviço Eletrônica para alguns municípios, é necessário informar este código, que refere-se ao identificador da empresa junto a prefeitura. É a partir deste código que o sistema identificará se as notas pertencem ou não ao município. Este identificador é utilizado para municípios que utilizam o fornecedor SIGISS, de NFS-e. Na própria rotina de importação de NFS-e será verificada a existência deste código e se for necessário, será exibido um alerta. No quadro Tipo de Estabelecimento, informe se é Matriz ou Filial Representante Preencha com as informações do representante da empresa.

49 Responsáveis Selecione o responsável pelo estabelecimento que será informado como padrão nos arquivos de entrega de informações em meio magnético. Para cadastrar um novo responsável clique no botão Novo.

50 Parâmetros / Recursos Humanos / Geral Armazena os parâmetros que serão utilizados pelo Cordilheira Recursos Humanos. RAIS. Número de Proprietários: Informe o número de proprietários. Esta informação será gerada no arquivo da No quadro Alíquotas, informar a alíquota do PIS que será utilizada para cálculo sobre a folha de pagamento. Em Percentuais, informar a percentual de Isenção quando a empresa for entidade filantrópica. No quadro FPAS (Fundo de Assistência e Previdência Social): Social. Código: Informe o código de FPAS. Consulte a tabela de enquadramento divulgada pela Previdência Alíquota s/ Folha: Informe o percentual de recolhimento da empresa. Verifique a Tabela de alíquotas por código de FPAS divulgada pela Previdência Social. Alíquota s/ Pró-labore e RPA: Informe o percentual de recolhimento sobre as retiradas de pró-labore e pagamentos de autônomos. No quadro RAT (Riscos Ambientais do Trabalho): Código: Informe o número do RAT. Alíquota: Informe o percentual de contribuição com duas casas decimais. FAP: Informe o multiplicador do FAP - Fator Acidentário de Prevenção. O mesmo consiste num multiplicador variável num intervalo contínuo de cinco décimos (0,5000) a dois inteiros (2,0000), aplicado com quatro casas decimais. No quadro Terceiros:

51 INSS. Código: Preencher com o código do somatório de terceiros, vinculado ao código FPAS, obtido junto ao Alíquota: Percentual de contribuição com duas casas decimais. Alíquota de Salário Educação: Percentual com duas casas decimais. SEST/SENAT: Percentual com duas casas decimais. Recolher Salário Educação na GPS: Deixe este campo marcado para que o percentual de salário educação seja recolhido juntamente na GPS (padrão). Observação: Esta opção é útil quando a empresa recolhe o salário educação a favor de outra entidade, em guia separada, desde que tenha o devido convênio com o INSS. Ao separar o percentual de terceiros/salário educação, a integração contábil poderá ser feita em contas distintas. Através da rotina de Cadastro / Contabilização / Apropriação de Impostos. No quadro Contribuição Sindical - GRCSU/GRCSU Patronal : Capital Social da Empresa: Informe neste campo o valor integral do capital social da empresa no cadastro do estabelecimento matriz. Para os demais estabelecimentos o valor é replicado e o campo desabilitado. Capital Social do Estabelecimento: Informe neste campo o valor do capital social relacionado ao estabelecimento. Este valor é utilizado como base de cálculo para a Contribuição Sindical Patronal. Sindicato: Selecione o código do Sindicato Patronal ao qual o estabelecimento está vinculado. Na pesquisa desse campo são relacionados todos os sindicatos cadastrados com o tipo Patronal, no CRH/ Cadastros/ Genéricos/ Sindicatos/ Dados Cadastrais. Gerar GRCSU Patronal na Apuração Mensal: Marcar esta opção caso deseje que o sistema efetue o cálculo da Contribuição Sindical Patronal na Apuração Mensal e gere a guia para recolhimento. Para que o sistema efetue o cálculo é necessário que o código do sindicato patronal esteja informado. No quadro RAIS, selecionar o tipo de Controle de Ponto adotado pelo estabelecimento. Esta informação é necessária para a geração do arquivo da RAIS.

52 Parâmetros / Recursos Humanos / Processamentos Agrupados Nesta tela podem ser definidos os modelos de contrato específicos dos estabelecimentos, cadastrados em Cadastros / Textos. Assim, na impressão dos contratos será considerado o modelo específico do estabelecimento a que o funcionário pertence. Estes parâmetros serão utilizados na emissão de contratos pelo cadastro do funcionário e pela rotina de processamentos agrupados Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / Geral Tributação: Selecione o tipo de regime tributário de IR, para posterior geração da DCTF e emissão de guias. Este campo será habilitado somente para o estabelecimento matriz. Os demais estabelecimentos assumirão a mesma informação da matriz. Qualificação: Selecione a qualificação da empresa, para posterior geração da DCTF. Este campo será habilitado somente para o estabelecimento matriz. Os demais estabelecimentos assumirão a mesma informação da matriz. Mês/Ano de início das atividades: Informe a data referente ao início de atividades, no formato MM/AAAA. Esta data terá influência no cálculo do SIMPLES Federal, para fins de apuração do teto limite de enquadramento, que deve ser proporcional ao número de meses de atividade da empresa no exercício. De acordo com as normas do SIMPLES, considera-se data de início de atividade aquela em que ocorrer a primeira operação após a constituição da empresa e integralização do capital, que traga mutação no patrimônio da pessoa jurídica. Essa data não será, portanto a mesma da abertura da empresa. Ainda de acordo com as normas,

53 devem ser desconsideradas as frações de meses. Isso significa que se a data de início de atividades não corresponder exatamente ao primeiro dia do mês, deve ser informado neste campo o mês e ano imediatamente seguintes. Essa regra não vale para o mês de dezembro, onde se considera o próprio mês, independente da data. Exemplos: Início da atividade em 01/07/2005: Informar em parâmetros 07/2005. Início da atividade em 04/05/2005: Informar em parâmetros 06/2005. Início da atividade em 17/12/2005: Informar em parâmetros 12/2005. O preenchimento incorreto desse campo pode causar erros na apuração dos valores do SIMPLES, podendo inclusive causar o desenquadramento de ofício por parte do FISCO, gerando com isso grandes prejuízos para a empresa. Ao gerar a Declaração do Simples referente a esse exercício é solicitado o dia e mês de início de atividade. Nessa declaração devem também ser observados esses mesmos procedimentos. Utiliza ECF: Esta opção deve ser selecionada quando a empresa utiliza a Emissão de Cupom Fiscal. Não será permitido o acesso aos lançamentos de ECF se esta opção estiver desmarcada. Lançamento: Determine o tipo de lançamento que deve ser aplicado na geração da nota fiscal de saída referente ao Cupom Fiscal. Cliente: Selecione um cliente que será sempre utilizado nos lançamentos de ECF. Ex.: Clientes Diversos. Nat. Operação: Informe o CFOP referente a venda. Classificação 1: Selecione a classificação contábil a ser utilizada. Classificação 2: Selecione a classificação contábil a ser utilizada.

54 Nat. Operação ST: Informe o CFOP de Substituição Tributária. Nat. Operação Combustíveis: Informe o CFOP referente a combustíveis. Caixa/Banco: Selecione o Caixa ou Banco que será utilizado para a contabilização dos ECF's. O Caixa/Banco deve estar cadastrado em Cadastros/ Contabilização. Observação: Este campo é obrigatório somente quando a empresa utiliza Integração Contábil. Opção Serviços de Comunicação/Telecomunicação: se marcada, deve ser definido se a empresa é obrigada ou não ao convênio 115/2003. Marcando esta opção, será possível efetuar lançamentos de notas de saída com informações de serviços de comunicação/telecomunicação, no Cordilheira Escrita Fiscal (Lançamentos\ Notas de Saída), de modo a permitir a geração do SPED Fiscal (registros D695 e D696) e SPED PIS/COFINS (registros D600, D601 e D605). Observação: Para efetuar estes lançamentos fiscais de saída é necessário que o modelo das notas seja 21 ou 22, pois somente para estes modelos irá habilitar os campos para informações referentes a Serviços de Comunicação/Telecomunicação (campos da aba Itens e aba Complemento). Obrigada ao convênio 115/2003: marcando esta opção os campos referentes a serviços de comunicação/telecomunicação ficarão habilitados no lançamento de saída, para os modelos 21 e 22 e serão geradas as informações destes lançamentos para o SPED Fiscal (registros D695 e D696) e SPED PIS/COFINS (registros D600, D601 e D605). No SPED Fiscal somente serão gerados os registros D695 e D696 com lançamentos importados através da rotina Utilitários\ Importação\ Layout Convênio 115/2003. Isso porque somente os lançamentos importados possuem a "Chave de codificação do arquivo mestre", obrigatória para estes registros no SPED Fiscal. Não obrigada ao convênio 115/2003: marcando esta opção os campos referentes a serviços de comunicação/telecomunicação também ficarão habilitados no lançamento de saída, para os modelos 21 e 22 e serão geradas as informações destes lançamentos somente para o SPED PIS/COFINS (registros D600, D601 e D605). Para geração do SPED PIS/COFINS serão considerados tanto os lançamentos importados do arquivo do convênio, como os incluídos manualmente Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / Retenção de Tributos Informar nesta aba os parâmetros que serão utilizados para o cálculo dos tributos retidos. Esta aba será habilitada somente para o estabelecimento matriz. Os demais estabelecimentos assumirão a mesma informação da matriz.

55 No quadro Compensação para PIS/COFINS e CSLL retido, selecione uma das opções: Regime de Competência: Para a compensação dos tributos será considerada a data de emissão da nota. Regime de Caixa: Para a compensação dos tributos será considerada a data do pagamento da nota. Esta data será informada no momento do lançamento da nota fiscal. Controle pela auditoria financeira: Opção habilitada somente se nos parâmetros da empresa, aba Auditoria Financeira, estiver marcado que controla movimentação de clientes e fornecedores. Com essa opção marcada, para compensação dos tributos PIS, COFINS e CSLL serão considerados os valores de retenção informados na baixa das parcelas na Auditoria Financeira, cuja data de pagamento esteja dentro do mês de apuração. Valor Mínimo de NF para Retenção informe o valor mínimo da nota fiscal para retenção do PIS/COFINS/CSLL e IRRF, conforme previsto na legislação. Alíquotas de Retenção: informar a alíquota de cada tributo que será retido nos lançamentos de serviço, de entrada e/ou de saída. Para que ocorra o cálculo da retenção no lançamento das notas, é necessário que o tipo de serviço esteja marcado como sujeito a retenção. Códigos da Receita para Emissão do DARF, informar o código da Receita para recolhimento dos tributos retidos. devem ser informadas também as variações dos códigos, para geração da DCTF. No quadro Opções de Agrupamento para IRRF, PIS/COFINS/CSLL Retido, selecionar a opção desejada para agrupamento dos valores retidos, na geração dos DARFs:

56 Código de Receita: as retenções de todas as notas de entrada serão somadas por tipo de tributo e serão gerados DARF distintos por código de recolhimento, para cada tributo. Código de Receita / Emitente: as retenções das notas de entrada serão somadas por tipo de tributo/fornecedor e serão gerados DARF distintos por fornecedor, para cada tributo. Nota Fiscal: será gerado um DARF, de cada tributo, para cada nota fiscal de entrada com retenção Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / Simples Nacional O quadro SIMPLES Nacional fica habilitado tanto para a matriz quanto para as filiais. Entretanto, os campos de Opção da empresa e código de acesso ao PGDAS somente poderão ser informados na matriz. Os demais campos podem ser informados na matriz e nas filiais. Selecione a opção do Simples: Não optante: Será efetuada a apuração dos tributos estaduais e federais, normalmente. Algumas rotinas específicas do Simples Nacional não serão habilitadas. Microempresa: O estabelecimento será considerado como optante pelo Simples Nacional, do tipo microempresa. A apuração de tributos será baseada neste regime. EPP: O estabelecimento será considerado como optante pelo Simples Nacional, do tipo EPP. A apuração de tributos será baseada neste regime. A opção será definida somente para o estabelecimento matriz e os demais estabelecimentos acatarão a mesma informação.

57 Código de acesso ao PGDAS: O código de acesso deve estar informado no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, este código será necessário para que o Cordilheira integre os valores com o portal do simples nacional. O código de acesso será informado somente para o estabelecimento matriz e os demais estabelecimentos acatarão a mesma informação. Valor fixo para recolhimento de ICMS: Deverá ser preenchido de acordo com as regras estabelecidas pelo Estado, e somente se for aplicável à empresa em questão. Valor fixo para recolhimento de ISS: Deverá ser preenchido de acordo com as regras estabelecidas pelo Município, e somente se for aplicável à empresa em questão Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / ICMS/IPI/ISS Contribuinte do ICMS: Marcar esta opção se o estabelecimento for contribuinte de ICMS. Assim, na apuração de tributos será gerado este tributo, conforme os lançamentos de notas fiscais. Código de recolhimento do ICMS: Informar o código da receita estadual para o recolhimento do tributo. CPR (Código de Prazo de Recolhimento): Este campo aparece na tela somente se a UF do estabelecimento for São Paulo. É utilizado para formação da data de vencimento da GARE. O vencimento será baseado no código, conforme tabela abaixo: Código Dia Vencimento

58 Importação de NF de Entrada (XML/DANFe): Marcar a opção "Zerar crédito de ICMS" caso a empresa tenha algum regime diferenciado de apuração de ICMS, como por exemplo Bares e Restaurantes. Com esta opção marcada, ao importar as notas de entrada através de arquivo XML ou pelo DANFe, não irá gerar crédito de ICMS. Neste caso, ao importar as notas, se o CST do item gerar crédito (00, 100 ou 200), o sistema automaticamente gravará este item com CST 90, sem valor de base de ICMS, gerando este valor em Outras. Com esta opção marcada, o sistema gravará o CST 90 para todas as notas que originalmente gerariam crédito de ICMS, independente do CFOP. Substituto tributário: Se for contribuinte de ICMS sujeito a substituição tributária, deve ser selecionada a opção e cadastradas as Inscrição(ões) Auxiliar(es), no botão ao lado. É obrigatório o preenchimento da inscrição auxiliar do próprio estabelecimento, para que a apuração de tributos seja efetuada corretamente. Inscrição(ões) Auxiliar(es): Informe o número da inscrição auxiliar para o regime de substituição tributária em cada Estado. Será utilizada para emissão da GNRE bem como na geração da GIA do substituto tributário. Estabelecimento: Preenchimento automático do sistema. UF: Selecione a sigla da Unidade da Federação (Estado). Inscrição Auxiliar: Informe o código de inscrição, conforme formato definido pela Receita Estadual de cada Estado. Código Recolhimento do ICMS: Informe o código da Receita para recolhimento do ICMS S.T. conforme regras do estado, que será utilizado na emissão da guia GNRE.

59 Dia do Vencimento: Informe a data de vencimento do ICMS S.T., conforme regras do estado. Esta data será utilizada na emissão da guia (GNRE ou GARE, para SP). Deve ser informado também, se este vencimento ocorrerá no primeiro ou no segundo mês subsequente ao da apuração. OBSERVAÇÃO: Se o vencimento for no último dia do mês, deve ser informado no dia do vencimento o dia 31. Desta forma, o sistema faz automaticamente o tratamento quando o mês tiver 30, 29 ou 28 dias. Dia de Vencimento não útil: Selecione uma das opções, para regra de vencimento quando em determinado mês não for dia útil: Mantêm: considera na GNRE o dia exato de vencimento Antecipa: considera na GNRE o dia útil imediatamente anterior ao vencimento Prorroga: considera na GNRE o dia útil imediatamente posterior ao vencimento OBSERVAÇÃO: Esta opção depende das regras estabelecidas em cada estado. Informações Complementares para GNRE: Outras informações exigidas pela legislação tributária ou que se façam necessárias. Beneficiário do PRODEPE: Esta rotina é exclusiva para o Estado de Pernambuco. Permite efetuar o cadastro dos códigos de apuração para os beneficiários do Prodepe. Contribuinte de IPI: Marcar esta opção se o estabelecimento for contribuinte de IPI. Assim, na apuração de tributos será gerado este tributo, conforme os lançamentos de notas fiscais. Código de recolhimento do IPI: Informar o código da Receita Federal para emissão do DARF de recolhimento deste tributo. Deve ser informada também a variação do código, para geração da DCTF. Contribuinte do ISS: Marcar esta opção se o estabelecimento for contribuinte de ISS. Assim, na apuração de tributos será gerado este tributo conforme os lançamentos de notas fiscais. Alíquota normal de ISS: Informar a alíquota padrão de recolhimento do ISS praticada no município do estabelecimento. Esta alíquota pode também ser definida na cadastro do tipo de serviço, caso haja variação. Dia de vencimento do ISS: Informar o dia de vencimento do ISS, conforme legislação municipal Parâmetros / Escrita Fiscal / Tributação / PIS/COFINS Esta aba será habilitada somente para o estabelecimento matriz. Os demais estabelecimentos assumirão a mesma informação da matriz.

60 No quadro Apuração PIS/COFINS, definir alguns parâmetros que irão influenciar na forma de apuração de PIS e COFINS: Tributação por alíquota diferenciada e/ou unidade de medida: Deve ser marcada esta opção, somente se a empresa possuir produtos com tributação especial de PIS/COFINS, ou seja, produtos cujo CST seja 2- Operação tributável com alíquota diferenciada ou 3- Operação tributável por unidade de medida de produto. Com esta opção marcada, obrigatoriamente a forma de apuração será pelos valores lançados nos itens da nota fiscal. Em Regime, escolher entre: Não-cumulativo: Permite o desconto de créditos apurados com base em custos, despesas e encargos da pessoa jurídica. Nesse regime, as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS são, respectivamente, de 1,65% e de 7,6%. As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no lucro presumido ou arbitrado estão sujeitas à incidência cumulativa. Cumulativo e não-cumulativo: Empresa do regime não-cumulativo que possui também receitas excluídas deste regime, como por exemplo: prestação de serviços de telecomunicações; de venda de jornais e periódicos e de prestação de serviços das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens; de prestação de serviços de transporte coletivo rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros; entre outros. Esta opção será habilitada somente se marcado que possui Tributação por alíquota e/ou unidade de medida, pois neste caso a forma de apuração também será obrigatoriamente pelos valores lançados nos itens da nota fiscal.

61 Cumulativo: A base de cálculo é o total das receitas da pessoa jurídica, sem deduções em relação a custos, despesas e encargos. Nesse regime, as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS são, respectivamente, de 0,65% e de 3%. As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no lucro real estão sujeitas à incidência não-cumulativa, exceto: as instituições financeiras, as cooperativas de crédito, as pessoas jurídicas que tenham por objeto a securitização de créditos imobiliários e financeiros, as operadoras de planos de assistência à saúde, as empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores de que trata a Lei nº 7.102, de 1983, e as sociedades cooperativas (exceto as sociedades cooperativas de produção agropecuária e as sociedades cooperativas de consumo). Em Opção para Cálculo, escolher entre: Pelo total das bases de cálculo da nota fiscal: Nesta opção, o cálculo de PIS e COFINS é efetuado utilizando a base de cálculo total da nota fiscal. Esta opção é viável quando a empresa não possui tributação por alíquota diferenciada e/ou unidade de medida nem está no regime cumulativo e nãocumulativo simultaneamente, pois na apuração de tributos, será aplicada a alíquota básica (informada nos parâmetros do estabelecimento) sobre a base total da nota fiscal (aba bases). Pelos valores lançados nos itens da nota fiscal: Nesta opção, o cálculo de PIS e COFINS é efetuado utilizando diretamente o valor dos tributos informados nos itens da nota fiscal. Esta opção é necessária quando a empresa possui tributação por alíquota diferenciada e/ou unidade de medida ou está no regime cumulativo e não-cumulativo simultaneamente, pois o valor dos tributos será variado, não sendo possível a simples aplicação da alíquota sobre a base total da nota. Nesta opção, é imprescindível o correto lançamento dos valores de PIS e COFINS em todos os itens da nota. OBSERVAÇÃO: Por sua complexidade, o processo de apuração dos tributos a partir dos itens da nota poderá ser mais lento.

62 No quadro Cálculo da Base para Crédito, há opções que serão consideradas no lançamento (manual ou importação) de notas de entrada. São opções que influenciam na composição da base de cálculo para crédito do PIS/COFINS: Soma ICMS ST: Com esta opção marcada, ao lançar os itens da nota de entrada, na composição da base de PIS/COFINS será somado o valor do ICMS ST ao valor da mercadoria. Soma IPI: Com esta opção marcada, ao lançar os itens da nota de entrada, na composição da base de PIS/COFINS será somado o valor do IPI ao valor da mercadoria. Observação: Podem ser marcada ambas as opções e, neste caso, será somado valor de ICMS ST e de IPI ao valor da mercadoria. Este quadro será habilitado somente se for regime não-cumulativo ou cumulativo e não-cumulativo simultaneamente. No quadro Alíquotas de Contribuição, informar as alíquotas correspondentes a empresa para apuração de PIS e COFINS. Será habilitado o quando de alíquotas conforme o regime cumulativo / não-cumulativo. Se a empresa for de ambos os regimes simultaneamente, serão habilitados ambos os quadros para informação das alíquotas. No quadro Códigos de Recolhimento, informar os códigos da Receita Federal para emissão do DARF. Deve ser informada também a variação do código para geração da DCTF Parâmetros / Escrita Fiscal /Tributação / CSLL/IRPJ Nesta aba devem ser definidos os parâmetros relacionados aos tributos CSLL e IRPJ. Esta aba será habilitada somente para o estabelecimento matriz. Os demais estabelecimentos assumirão a mesma informação da matriz. No quadro Alíquotas de Tributação, informar o percentual para composição da base de cálculo e para recolhimento: % Base de Cálculo CSLL - Mercadorias: Informe o percentual para formação da base de cálculo da Contribuição Social sobre as mercadorias, que será aplicado sobre o valor contábil menos (-) o valor de IPI. % Base de Cálculo CSLL - Serviços: Informe o percentual para formação da base de cálculo da Contribuição Social sobre os serviços, neste caso aplicado sobre o valor de serviços constantes na nota fiscal. Alíquota de Tributação de CSLL: Será utilizada para apuração dos valores a recolher deste tributo, durante a emissão do DARF. Este percentual será aplicado sobre o total da base de cálculo informada nos lançamentos de notas fiscais. % Base de Cálculo IRPJ - Mercadorias: Informe o percentual para formação da base de cálculo do Imposto de Renda sobre as mercadorias, que será aplicado sobre o valor contábil menos (-) o valor de IPI.

63 % Base de Cálculo IRPJ - Serviços: Informe o percentual para formação da base de cálculo do Imposto de Renda sobre os serviços, neste caso aplicado sobre o valor de serviços constantes na nota fiscal. Alíquota de Tributação de IRPJ: Será utilizada para apuração dos valores a recolher deste tributo, durante a emissão do DARF. Este percentual será aplicado sobre o total da base de cálculo informada nos lançamentos de notas fiscais. No quadro Regime de Caixa, informe o percentual para composição da base de cálculo para empresa com apuração por regime de caixa: % Base de cálculo CSLL - Recebimentos em Geral: Informe o percentual para formação da base de cálculo da Contribuição Social sobre recebimentos em geral no regime de caixa. % Base de cálculo SCLL - Recebimentos Ativ. Imobiliária: Informe o percentual para formação da base de cálculo da Contribuição Social sobre recebimentos da atividade imobiliária. % Base de cálculo IRPJ - Recebimentos em Geral: Informe o percentual para formação da base de cálculo do Imposto de Renda sobre recebimentos em geral no regime de caixa. % Base de cálculo IRPJ - Recebimentos Ativ. imobiliária: Informe o percentual para formação da base de cálculo do Imposto de Renda sobre recebimentos da atividade imobiliária. No quadro Apuração CSLL/IRPJ, selecionar as opções de recolhimento destes tributos:

64 Antecipação: Antecipar mensalmente o recolhimento trimestral: marcar esta opção quando a empresa optar pelo recolhimento mensal do IRPJ e da CSLL. Será calculada a antecipação nos dois primeiros meses do trimestre e no último mês, será apurado o valor total, descontando-se os valores pagos por antecipação. Calcular o adicional excedente na antecipação: marcar esta opção para calcular o adicional de 10% sobre o excedente a R$20.000,00 mensal da base de cálculo. Data de Vencimento do DARF: Final do mês subsequente: se marcada essa opção, ao gerar o DARF de antecipação, o sistema informará como data de vencimento o final do mês seguinte ao mês da apuração mensal. Final do mês subsequente ao trimestre: se marcada essa opção, ao gerar o DARF de antecipação, o sistema informará como data de vencimento o final do mês seguinte ao do trimestre de apuração. No quadro Recolhimento: Quota única: O recolhimento de CSLL e IRPJ será efetuado em quota única, ou seja, em único DARF. 2 quotas: O recolhimento de CSLL e IRPJ será dividido em duas parcelas, ou seja, em dois DARF's. Para que seja possível dividir em duas quotas, o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$1.000,00. 3 quotas: O recolhimento de CSLL e IRPJ será dividido em três parcelas, ou seja, em três DARF's. Para que seja possível dividir em três quotas, o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$1.000,00. Perguntar a cada trimestre. Com esta opção, durante a apuração de tributos será aberta uma tela para que seja definido o recolhimento em quotas. Se optar por efetuar o recolhimento em quotas, o acréscimo de juros sobre a segunda e terceira quotas serão calculados automaticamente pelo sistema. O cálculo dos acréscimos será da seguinte forma: Primeira quota: sem juros; Segunda quota: 1% de juros; Terceira quota: 1% + Taxa SELIC do mês imediatamente anterior ao da apuração. Ao efetuar a apuração mensal o sistema buscará automaticamente a taxa SELIC no site da Fiscoweb e gravará internamente no sistema, caso não encontre a taxa ou não consiga conectar o site, verificará se a taxa já existe. Se não encontrar, abrirá uma tela para que a taxa SELIC seja informada manualmente. Caso haja necessidade de ajuste na taxa SELIC, usada para o cálculo do DARF, o percentual poderá ser alterado pela rotina de emissão de guias, em Tributos\ Guias de Recolhimento\ Tributos Mensais/Quinzenais, campo Percentual de juros, no entanto, o percentual informado nesta rotina, NÃO será gravado para cálculos/emissões futuras.

65 Em Códigos de Recolhimento, informar os códigos da Receita Federal para emissão do DARF. Deve ser informada também a variação do código para geração da DCTF Escrita Fiscal / Numeração Denominação para página impressa nos relatórios legais: Este é o termo que será utilizado no cabeçalho, no canto direito. O mais comum é utilizar PÁGINA ou FOLHA. Informe os números atuais dos livros a serem emitidos pelo sistema, bem como a última página emitida de cada livro. A numeração é atualizada automaticamente ao emitir os relatórios (livros) na opção Oficial. Após emitir os livros oficiais poderá emitir os Termos de Abertura e Encerramento Escrita Fiscal / PRODEC Esta aba será habilitada somente se o estado do estabelecimento for SC Santa Catarina. Nesta aba são cadastradas as informações para o PRODEC - Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense que consiste basicamente em adiar o pagamento de parte do ICMS. Estes dados afetam a geração do arquivo da GIA e a emissão do DAR-27.

66 ICMS. Percentual do Benefício: Informe o percentual que será mensalmente abatido do valor a recolher de Data Limite do Benefício: Informe até que mês (inclusive), será utilizado o benefício, no formato MM/AAAA. Carência em Meses: Número de meses para o vencimento da parcela abatida do ICMS a recolher, ou seja, a partir do mês de referência da GIA. Número do Acordo: Informe o número do acordo com o PRODEC, caso a empresa possua. Solicitar confirmação mensalmente: Se marcada esta opção, após clicar no botão OK para geração da GIA ou emissão do DAR, será possível alterar o percentual originalmente cadastrado nos parâmetros, para aquele mês específico Escrita Fiscal / Importação Informe nesta aba se o estabelecimento baixará os arquivos NF-e diretamente do DropDrive NFe, baixará notas através do IOB Gerencia e/ou fará importação automática destes arquivos, através do agendador de rotinas. IOB Gerencia XML: O IOB Gerencia XML é um aplicativo que reconhece os XML s de s cadastrados e importa NFe e CTe direto do site da SEFAZ e Receita Federal, de forma automática. Este aplicativo também mantém as NFe s e CTe s organizadas e disponíveis para consultas pelo tempo que for necessário, através do sistema de armazenamento em nuvem. Para utilizar o IOB Gerencia XML, este aplicativo deve ser adquirido junto ao comercial da EBS - SAGE. Verifique mais detalhes aqui.

67 O IOB Gerencia XML pode ser utilizado de duas formas: 1) Somente pelo escritório contábil ou empresa, que fará a baixa diretamente da SEFAZ ou RFB. Nesta opção, o escritório precisa ter acesso ao certificado digital de seu cliente. Neste caso deve ser marcada a opção "Buscar notas da SEFAZ". Com esta opção marcada, nas rotinas de baixa de notas fiscais eletrônicas, no Cordilheira Escrita Fiscal, já trará por padrão a opção de baixar as notas através do IOB Gerencia XML, diretamente do site da SEFAZ, para os estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul. Também, será efetuada a baixa através do IOB Gerencia XML quando estiver parametrizado para efetuar importação automática, através do Agendador de Rotinas. Neste caso, somente será possível efetuar esta baixa se o certificado for do tipo A1, ou seja, se estiver instalado no computador. 2) Pelo escritório e por seu cliente, através de um plugin do IOB Gerencia XML que deve ser instalado no cliente. Assim, a baixa das notas ocorre direto no cliente e o escritório busca as notas já baixadas para importar no Cordilheira Escrita Fiscal. Nesta opção, o escritório não precisa ter acesso ao certificado digital do cliente. Neste caso deve estar marcada a opção "Buscar notas armazenadas". Para uso do plugin, o escritório deve, através do IOB Gerencia XML, enviar o instalador juntamente com um convite a seu cliente. Assim, o cliente instala o plugin, configurando o certificado digital e outros dados. Este plugin funcionará como um agendador, baixando automaticamente as notas e armazenando-as na "nuvem". Verifique aqui o procedimento para enviar o plugin ao cliente. Verifique aqui o procedimento para o cliente utilizar o plugin para baixar e armazenar as notas. Depois, o escritório fará a importação para o Cordilheira, que buscará as notas baixadas anteriormente pelo seu cliente. Último NSU RFB: Este campo é de controle automático do sistema, utilizado na rotina que efetua a baixa das notas de entrada a partir do portal da RFB. O sistema grava automaticamente o último número toda vez que efetuar a baixa das notas, iniciando a partir deste número na próxima vez que efetuar o procedimento. Se por algum motivo for necessário baixar todas as notas novamente, este número deverá ser zerado manualmente. Importar Automático: Marcar a opção caso para o estabelecimento as notas fiscais sejam importadas pelo agendador. Verifique aqui o procedimento completo para importação de notas fiscais em lote. OBSERVAÇÃO: Para a importação automática não será possível parametrizar dois estabelecimentos com o mesmo CNPJ. Ao tentar marcar o segundo estabelecimento será emitido um alerta, impossibilitando a parametrização. Isto ocorre, pois no arquivo de nota (XML ou TXT) o sistema identifica o estabelecimento correspondente pelo CNPJ e se houver dois iguais, não será possível identificar de qual deles o arquivo refere-se.

68 Buscar notas do DropDrive NFe: Se marcada esta opção os arquivos de NF-e serão baixados do DropDrive NFe. Para utilizar esta funcionalidade o estabelecimento selecionado, na barra de atalhos, deverá utilizar o DropDrive NFe como armazenamento dos arquivos de NF-e e autorizar o escritório contábil a efetuar a importação. Para consultar os estabelecimentos que usam o DropDrive NFe e autorizam a importação dos arquivos, acessar a rotina de Gerenciamento de Convites do DropDrive NFe. OBSERVAÇÕES: Se marcada a opção 'Verificar periodicamente a existência de NF-e para importação', em Utilitários\ Configurações, a cada 02 (duas) horas o sistema verificará se existem notas a serem baixadas do DropDrive NFe para o estabelecimento que estiver selecionado na Barra de Atalhos, caso existam será exibido um alerta no botão NFe, na parte superior da barra de atalhos. A importação destes arquivos para o CEF poderá ser feita de forma manual, pela rotina Integração com o DropDrive NFe, a qual será aberta ao clicar no botão NFe com alerta da barra de atalhos. Ou, automaticamente, pelo Agendador de Rotinas marcando a opção abaixo 'Importar Automático'. No quadro Dados Complementares da Nota Fiscal, informar eventuais dados que não constam no arquivo TXT ou XML. Estes dados serão utilizados na importação automática pelo agendador, bem como, pelas rotinas individuais de importação do Cordilheira Escrita Fiscal (Utilitários\ Importação\ NF-e (Saída/Devolução); Utilitários\ Importação\ Layout SPED Fiscal / EFD Contribuições e Utilitários\ Importação\ Layout Padrão\ Lançamentos. Podem ser definidos dados complementares específicos para entrada e para saída. Informar Tipo de Lançamento Informações do Pagamento: Permite selecionar o tipo de pagamento com o qual as notas serão importadas. Conforme consta na NF: Com esta opção selecionada, considera o tipo de pagamento que consta no XML. Será habilitado o campo Caixa/Banco para que seja informada a conta caixa/banco para contabilização. À vista: Selecionando esta opção, todas as notas serão importadas com o tipo de pagamento à vista, independente do tipo que consta no XML. É obrigatório o preenchimento do campo Caixa/Banco para que seja informada a conta para contabilização. A prazo: Todas as notas serão importadas com o tipo de pagamento a prazo, independente de como consta no XML. Sem pagamento: Todas as notas serão importadas como sem pagamento, independente de como consta no XML. Informar o Item de Serviço Informar a Operação Contábil Informar Variação para os CFOPs: Neste campo, pode ser definida uma variação que será considerada para as notas que estão sendo importadas.

69 Regras: Se não for informado nada no campo, será considerada automaticamente a primeira variação ativa dos CFOPs das notas; Se informada uma variação no campo, será considerada esta variação para os CFOPs das notas. Se o CFOP não possuir a variação vinculada, será considerada a primeira variação ativa dos CFOPs. Regravar Emitentes/Destinatários: Sobrepõe os dados já registrados, atualizando o cadastro dos emitentes e destinatários conforme as informações do arquivo texto. ATENÇÃO! Marcando esta opção, os dados dos emitentes/destinatários já cadastrados no sistema serão sobrescritos com os dados constantes no arquivo de importação. Pode ocorrer perda de informações, caso no arquivo os dados cadastrais não estejam completos. Importar notas duplicadas: Com esta opção marcada serão importadas notas em duplicidade. Isto normalmente ocorre para separar itens que possuem CFOP's diferentes na mesma nota fiscal. ATENÇÃO: Se a empresa estiver obrigada à entrega do SPED (Fiscal e/ou EFD Contribuições), esta opção não deve ser utilizada, pois a duplicidade de nota gera erros. Neste caso, a geração do arquivo com as notas deve ser alterada para contemplar todos os itens em um único registro de nota fiscal, informando os respectivos CFOP's no registro tipo 2, que refere-se aos itens da nota. Listar Registros com Advertência: Informe se deseja listar no relatório de validação os registros com advertência, estes não impedem a importação Parâmetros / Sistema Contábil Denominação para página impressa nos relatórios legais: Este é o termo que será utilizado no cabeçalho, no canto direito. O mais comum é utilizar PÁGINA ou FOLHA. No quadro Numeração, informe os números atuais dos livros a serem emitidos pelo sistema, bem como a última página emitida de cada livro. A numeração é atualizada automaticamente ao emitir os relatórios (livros) na opção Oficial. Após emitir os livros oficiais poderá emitir os Termos de Abertura e Encerramento. Livro: Informar o número atual do livro. Página: Informar a última página emitida de cada livro. Dica: Para emissão do primeiro livro, informe na última página o número 1 (um), assim o livro oficial começará na página 2 (dois), sendo a página 1 (um) destinada ao termo de abertura.

70 No quadro Contas para Transferência de Resultado: Conta para Zeramento: Selecione a conta de resultado que receberá todas as contrapartidas. Esta conta deve estar cadastrada no grupo de resultado. Conta Patr. Líquido: Esta conta deverá obrigatoriamente pertencer ao Passivo Protocolos Mostra e permite alterar a quais rotas o Estabelecimento está vinculado. Baixar protocolos de guias somente pela rotina de Pagamentos: marcada esta opção o sistema não permitirá que sejam baixados protocolos de guias por outra rotina que não seja a de Pagamentos. Rota: Informe o código da rota a que deseja relacionar o estabelecimento. Gravar: Clique no botão Gravar para adicionar a rota à lista. Após a confirmação do cadastro (botão Gravar) note que as rotas são incluídas para consulta na tabela abaixo. Para efetuar alterações ou excluir uma rota, dê um duplo clique na linha desejada, altere e clique novamente em Gravar, ou clique diretamente em Excluir. Essa vinculação pode ser efetuada também pelo Cadastro de Rotas, em Módulos Extras/ Protocolos/ Rotas, botão Vincular.

71 Observação: Para que os dados sejam salvos, grave as alterações do cadastro de Estabelecimento Importação de dados (Botão Importar) Permite importar os dados cadastrados em uma empresa ou estabelecimentos para o cadastro de uma nova empresa ou de um novo estabelecimento. Importar dados da empresa: Empresa de Referência: Selecione a empresa de onde serão importados os dados Nas guias Cordilheira Recursos Humanos, Cordilheira Escrita Fiscal e Cordilheira Sistema Contábil, escolha os itens a serem importados. Clique no botão Ok para confirmar a importação. Importar dados do estabelecimento: Empresa de Referência: Selecione a empresa de onde serão importados os dados Estabelecimento de Referência: Selecione o estabelecimento de onde serão importados os dados Nas guias Cordilheira Recursos Humanos, Cordilheira Escrita Fiscal, Cordilheira Sistema Contábil e Cordilheira Controle Patrimonial, escolha os itens a serem importados. Clique no botão Ok para confirmar a importação.

72 3.3. Seleção de Empresas Permite selecionar a empresa de trabalho. Empresa de Trabalho Atual: Selecione a empresa de trabalho. Também poderá selecionar clicando duas vezes sobre a empresa desejada, ou clicando sobre a empresa e em seguida no botão Selecionar Exclusão de Empresas Atenção: Este procedimento é irreversível. Aconselhamos efetuar um backup antes de realizar a exclusão de uma empresa. Essa rotina exclui a empresa fisicamente, excluindo o banco de dados e o diretório da empresa. É recomendado que o acesso a rotina seja controlado por usuário no menu Usuários / Controle de permissões. O grid (tabela) apresenta todas as empresas cadastradas nos Sistemas Cordilheira. No quadro Total de empresas o usuário pode observar o total de empresas existentes (pesquisadas) e o total de empresas selecionadas para exclusão. O botão Backup é um atalho para a rotina de Backup do Sistema, sendo o backup a única forma de recuperar a empresa após a confirmação da exclusão. Para efetuar a exclusão selecione a empresa desejada e clique no botão Excluir.

73 3.5. Vincular Certificado Digital Nesta rotina, podem ser vinculados os certificados digitais às empresas, facilitando assim o processo de baixa de notas através do IOB Gerencia XML (pois não será solicitada a seleção do certificado a cada vez que executar a baixa de notas). Na tela, criar um código informando uma descrição. Selecionar o certificado digital. Informar o CPF do responsável e se for empresa do Rio Grande do Sul, devem ser informados os campos Login e Senha. -Se for certificado modelo A1, ele precisa ser previamente instalado no computador. -Se for certificado modelo A3, ele precisa estar conectado ao computador. Neste certificado é necessário também informar a senha. ATENÇÃO: Para os clientes NET, somente o certificado digital modelo A3 pode ser utilizado, pois ele é conectado diretamente no computador e o modelo A1 precisaria ser instalado no servidor da EBS, o que se torna inviável. Porém, mesmo o certificado A3 possui algumas restrições: 1) Somente leitoras e certificados Certisign e Serasa são homologados; 2) Se possui mais de um certificado e for necessário realizar a troca durante o uso, será necessário sair do sistema e acessar novamente.

74 Em Vinculação, selecionar a empresa que deseja vincular ao certificado. Pode ser efetuada vinculação tanto ao certificado do escritório quando de cada empresa, porém, uma empresa pode ser vinculada somente a um destes certificados. Quando utilizada procuração do escritório, há particularidades entre os estados: PE: Pode ser utilizada procuração federal, porém o escritório precisa fazer o vínculo das empresas na Receita Estadual. RS: Pode ser utilizada procuração estadual apenas. OBSERVAÇÃO: IOB Gerencia XML: aplicativo que executa os seguintes procedimentos: 1. Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas e saídas) diretamente do portal da SEFAZ (PE e RS); 2. Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas) diretamente do portal da RFB; 3. Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas e saídas) através das chaves de acesso diretamente do portal da RFB (diversas notas ao mesmo tempo); 4. Efetuar o envio do XML das notas para armazenamento em Data Center externo, ou seja na nuvem.

75 4. Utilitários 4.1. Configurações Armazena as configurações de rede e a informação dos registros de cada módulo do sistema. Estas serão utilizadas nos processos de ativação, atualização e acesso ao SOL - Suporte On-line Configurações de Rede rede. Selecione a opção utilizada na empresa: Não utilizo o Cordilheira em rede ou Utilizo o Cordilheira em Para a segunda opção será habilitado o campo Caminho de rede, neste campo é preciso informar onde encontram-se os arquivos do Cordilheira no servidor (Ex.: \\servidor\cordilheira). Para preencher o campo digite o diretório ou clique na pasta amarela, do lado direito, para selecionar o diretório.

76 Registros na EBS Nesta tela devem ser informados os registros e senhas de cada sistema adquirido junto a SAGE EBS. Se não tiver os registros, envie uma solicitação através do site em "Espaço do Cliente". O campo Código do Cliente será preenchido automaticamente com o código de identificação do cliente junto a SAGE EBS, ao efetuar a primeira ativação do sistema. O correto preenchimento dos registros será essencial para várias rotinas do sistema, como Ativação, Atualização, etc Internet Nesta tela devem ser informadas as configurações que serão utilizadas nos processos de ativação, atualização do software e Suporte On-line. Para o correto preenchimento dos campos, contate o Administrador da Rede. Utilizar conexão passiva para FTP (para firewall e modens ADSL): Em alguns casos, por questão de administração da rede (segurança), somente o FTP passivo estabelecerá conexão. Quadro Proxy: Caso utilize servidor Proxy informe os parâmetros. Esta informação é necessária para não exigir autenticação ao atualizar ou ativar os Sistemas Cordilheira. Utiliza Proxy: Marque esta opção caso utilize esse serviço. Servidor: Informe o nome do servidor Proxy.

77 Porta HTTP: O sistema sugere a porta 8080, permitindo alteração. Requer autenticação proxy: Marque se utiliza autenticação pelo proxy. Os dados de Usuário e Senha para autenticação de proxy, informados logo abaixo, devem estar previamente cadastrados no servidor de proxy. autenticação. autenticação. Usuário: Informe o nome do usuário para o proxy, somente se o servidor proxy utilizado exigir Senha: Informe a senha do usuário para o proxy, somente se o servidor proxy utilizado exigir Obs.: Estes dois últimos campos existem também em Usuários\ Cadastrar Usuário, guia Configurações. A autenticação prioritária será a do usuário, no entanto, se não houver informações em seu cadastro o sistema utilizará a configuração padrão. IMPORTANTE: A configuração do DEP (Prevenção e Execução de Dados), no Painel de Controle/ Sistemas/ Avançadas/ Prevenção e Execução de Dados, deve estar ativada com a opção "ATIVAR DEP SÓ PARA PROGRAMAS E SERVIÇOS ESSENCIAIS DO WINDOWS". Para redes que utilizam Proxy ou Firewall é necessário liberar as seguintes portas: 80, HTTP/TCP 21 - FTP Atualização e Ativação Suporte On-Line

78 Liberar aos endereços: *.ebs.com.br *.folhamatic.com.br *.folhamatic.com *.iobfolhamatic.com.br *.sage.com.br *.sage.com *cordilheiragestao.com.br Liberar os IP's: / / / /26 OBS.: A liberação destes IP's é necessária para clientes que utilizam o Cordilheira.NET /32 OBS.: A liberação deste IP é necessária para a transferência de arquivos através de FTP. Para testar se a porta 2345 está liberada para a comunicação com o Suporte On-Line, siga o seguinte procedimento: Acesse um browser qualquer (Internet Explorer); Informe o seguinte endereço: Redirector OK". A comunicação acontecerá sem problemas caso o browser apresente a mensagem "Chat Caso retorne outra mensagem contate o administrador da rede Ativação

79 Nesta tela deve ser selecionado o tipo de ativação que será realizado. Automática: Esta opção requer conexão com a internet. Pode ser realizada pelos usuários que tem permissão de acesso à rotina e o processo é efetuado de forma automática. Manual: Esta opção não requer conexão com a internet. Pode ser realizada pelos usuários que tem permissão de acesso à rotina. O processo deve ser efetuado com auxílio do suporte técnico. Dias para exibir alerta de vencimento da ativação: Neste campo pode ser definido com quantos dias de antecedência o sistema começará a mostrar a mensagem de alerta referente ao vencimento da ativação. O padrão será de 7 dias, podendo ser alterado, caso por exemplo, opte por iniciar o alerta com menos tempo. Este alerta de ativação é exibido quando a empresa não utiliza o processo de ativação agendado Geral Quadro Utilizar Codificação: O usuário poderá optar por utilizar a codificação automática ou manual dos principais cadastros (que são genéricos). A opção codificação automática, como o próprio nome diz, informará automaticamente o próximo código a ser cadastrado. Entretanto, uma vez escolhida a codificação automática o sistema não aceitará outro código, senão aquele sugerido pelo sistema. Atenção: Esta parametrização é válida para o sistema de modo geral, e não apenas para uma empresa. Os seguintes cadastros poderão ser controlados pelo codificação automática: Cadastro comum Responsáveis

80 Cordilheira Recursos Humanos Cadastro de Linhas para Vale Transporte Modelos de Cheque Cédulas para Mapa de Troco Responsáveis pelo Registro Ambiental e Monitoração Biológica Sindicatos Cordilheira Escrita Fiscal Emitentes/Destinatários Tipos de Lançamento Especificações (para carta de correção) Bases Extras Tributáveis/Valores Extras Tributados Variações (das naturezas de operações) Quadro Conversão de Caracteres: As configurações deste quadro tem implicação em todas as telas de todos os módulos dos Sistemas Cordilheira. Converter automaticamente para maiúsculas: Converte a digitação efetuado pelo usuário para letras maiúsculas, mesmo que a tecla Caps Lock não esteja ativa. Manter caracteres como digitados: Acata a digitação efetuada pelo usuário, considerando letras maiúsculas e minúsculas.

81 Quadro DropDrive NFe: Opção 'Verificar periodicamente a existência de NF-e para importação': Com esta opção desmarcada, não alertará que existem notas fiscais no DropDrive NFe a serem importadas pelo Cordilheira Escrita Fiscal. Se marcada esta opção será necessário configurar o Proxy e Firewall para conexão do Cordilheira com o DropDrive NFe, liberando o acesso para Agendador de Rotinas Nesta tela devem ser parametrizados os dados necessários para utilização do Agendador de Rotinas. Forma de Execução: Selecionar a forma de execução do agendador. Serviço do Windows: nesta opção, não será necessário acessar o servidor para iniciar o agendador nem para atualizá-lo. O agendador será executado como um serviço do Windows. As configurações do agendador devem ser efetuadas, em Utilitários\ Agendador de Rotinas\ Configurar Agendador. Não executar: esta opção limpa a execução do agendador, não sendo mais iniciado com o Windows.

82 Caso utilize o Cordilheira em rede em um servidor não Windows (Linux, por exemplo), deve ser configurada outra máquina Windows como servidor, para utilizar o Agendador de Rotinas Log de Operações Para utilizar a rotina Log de Operações é preciso efetuar algumas parametrizações nesta rotina. As opções desta tela variam de acordo com o banco de dados (ACCESS e SQL). Esta variação ocorre em função da capacidade do banco, pois o log gera um volume alto de dados, o que para ACCESS, pode influenciar no desempenho. log. Ativar log de operações: é necessário marcar esta opção para que o sistema inicie o armazenamento do

83 Manter informações de operações dos últimos meses: neste campo é definido o período que uma operação do log ficará armazenada para consultas. Passado este período, o log da operação é excluído automaticamente. O período máximo varia conforme o banco de dados: ACCESS: período máximo de armazenamento 6 meses, podendo ser definido um prazo menor; SQL: período máximo de armazenamento 12 meses, podendo ser definido um prazo menor. Quadro Operações a auditar: em ACCESS é possível parametrizar para que seja armazenado o log somente de alterações, processamentos e exclusões. Já para SQL, ainda é possível armazenar o log de inclusão de cadastros/lançamentos, consultas e emissão de relatórios. Opções disponíveis para ACCESS e SQL: Alteração de cadastros: armazena as alterações efetuadas nos cadastros; Exclusão de cadastros: armazena as exclusões de cadastros; Processamentos/consultas: armazena as operações referentes a cálculos e apurações, bem como a consulta destes processos; Alteração de lançamentos: armazena as alterações efetuadas nos lançamentos; Exclusão de lançamentos: armazena a exclusão de lançamentos. Opções disponíveis somente para SQL: Consulta de cadastros: armazena as consultas de cadastros, inclusive através do botão "Pesquisar"; Inclusão de cadastros: armazena as inclusões de novos cadastros. Consulta de lançamentos: armazena as consultas de lançamentos, inclusive através do botão "Pesquisar"; Inclusão de lançamentos: armazena as inclusões de novos lançamentos; Visualização de relatórios: armazena as emissões de relatórios. Botão Limpar log: esta opção pode ser utilizada para forçar a exclusão dos processos armazenados, antes do prazo determinado. Uma vez executada não pode ser desfeita, ou seja, não há como retornar os dados excluídos. Por isso, orienta-se que antes seja efetuado backup da base de dados. Por esta rotina pode ser excluído todo o histórico, ou somente de um período, mantendo-se apenas o histórico mais recente. IMPORTANTE:

84 Para garantir a eficácia do armazenamento do log, é imprescindível o controle de permissão de acesso aos usuários, para que não sejam alteradas as parametrizações de forma indevida, bem como, para que o log não seja excluído antes do prazo previsto para armazenamento Desempenho e Manutenção Conforme vão sendo gerados dados em uma base, esta se torna fragmentada e pode estar armazenada em diversas partes do disco rígido. Esta rotina efetua a desfragmentação da Base de Dados tornando-a geralmente menor e de acesso mais rápido. A empresa a ser submetida a este processo não pode estar em uso por outro usuário. Também corrige o arquivo de banco de dados da empresa que foi marcada como possivelmente danificada por uma operação de gravação incompleta. Isto pode ocorrer durante uma queda de energia ou travamento do equipamento. Selecione a empresa e clique no botão OK. Esta rotina esta disponível somente para bases de dados ACCES Backup do Sistema (SQL) Efetua o backup de todas as empresas registradas no sistema. Guia Backup: Selecione o banco de dados que deseja efetuar o backup. Em Dados do Backup, informe Nome do arquivo de backup e o local onde será armazenado o backup. Clique em OK para iniciar o backup.

85 Com a opção "Realizar Backup Online" marcada, o backup é armazenado em um servidor externo, na "nuvem". Oferece mais segurança, pois o armazenamento ocorre em um data center externo, específico para esta finalidade com toda estrutura necessária. Sendo executado o backup on-line não é necessário armazenar arquivos de backup localmente. Para utilizar o backup on-line, o serviço precisa ser contratado junto a EBS Sistemas. Estando marcado para realizar o backup on-line, deve-se executar o backup normalmente, informando o diretório de destino. Após concluído o procedimento, o arquivo de backup será compactado e será iniciada sua transmissão (upload) para o servidor externo. Neste momento será aberta uma nova tela, exibindo o status do upload. Após concluído o upload, o arquivo de backup compactado será excluído. Para que o backup on-line funcione corretamente, deve ser liberado acesso aos seguintes links: bkp-online.s3-sa-east-1.amazonaws.com autobkponline.folhamatic.com.br Também, deve ser liberada a porta 443 HTTPS. No botão Histórico de Backups está disponível a listagem dos backups efetuados contendo as informações de data/hora e o arquivo gerado. Com um duplo clique na linha desejada é possível restaurar o backup.

86 No botão Agendar Backups é possível criar agendamentos para realização automática dos backups. Para maiores informações consulte o tópico Agendador de Rotinas. Guia Restaurar: Preencha as informações do arquivo de backup ou selecione o backup através do botão Histórico de Backups. Clique em Restaurar para iniciar a restauração. Importante: Não é possível efetuar a restauração dos dados de apenas uma empresa. Ao clicar em Restaurar serão pedidas algumas confirmações e dados diversos avisos do sistema para evitar que um backup seja restaurado incorretamente.

87 Se for necessário restaurar um Backup Online, utilizar o botão "Download Backup Online. Será aberta uma nova tela para que seja selecionado o backup para recente e informado o diretório onde deverá ser salvo o arquivo. Ao clicar em Retornar, abre nova tela para que seja selecionado os arquivos desejados e iniciado o processo de retorno. Após concluído o procedimento, os arquivos são salvos no diretório indicado, de forma compactada. Devese descompactar os arquivos e restaurar o backup normalmente, através da guia restaurar Log de operações Nesta rotina podem ser visualizadas, através de relatório, as operações armazenadas conforme os parâmetros definidos nas configurações. Assim como nas configurações do log algumas opções, nesta tela, também estão disponíveis somente para banco de dados SQL. Opções da tela: Filtros: para visualizar as operações armazenadas, podem ser determinados alguns critérios de pesquisa, como: período; usuário; empresa e sistema. Ao selecionar um sistema, são listadas as rotinas e pode ser selecionada apenas uma delas, se desejar. Operações a consultar: pode ser definida qual operação será visualizada. As operações disponíveis dependem das parametrizações efetuadas na tela de Configurações do log. Lembrando também, que algumas operações estão disponíveis somente para SQL. Imprimir detalhes das operações: com esta opção marcada, a operação realizada será listada no relatório com os detalhes. Por exemplo: em uma alteração de cadastro, será informado o campo alterado e qual era o conteúdo anterior.

88 Os detalhes variam de acordo com o tipo de operação realizada e com a tela de processamento/cadastro executado pelo usuário. Elas fornecem dados específicos para identificar e rastrear exatamente o que foi efetuado. Imprimir dados em destaque: com esta opção marcada, as operações serão listadas no relatório de forma mais separada, ou seja, uma linha destacada e outra não. Conforme figura acima. Classificação Crescente: com esta opção marcada, o relatório será emitido em ordem crescente de operações gravadas, ou seja, da primeira alteração até a última. Classificação Decrescente: com esta opção marcada, o relatório será emitido em ordem decrescente de operações gravadas, ou seja, da última alteração até a primeira Análise e Recuperação Deve ser utilizada EXCLUSIVAMENTE para o envio de bases de dados para o Suporte Técnico da EBS Sistemas. Utilize somente com a orientação de um de nossos atendentes. Não é uma rotina de backup e não deve ser utilizada como tal, sob risco de perda das informações do arquivo de banco de dados. Disponível apenas para base de dados ACCESS Agendador de Rotinas Esta ferramenta tem a função de controlar o agendamento de rotinas disponibilizadas nos Sistemas, para sua execução automática Configurar Cadastre a rotina de agendamento de backup, definindo a frequência de sua execução: diária, semanal, mensal ou de apenas uma vez e as rotinas a Plataforma Sage que possibilitam a integração com o Sistema Cordilheira.

89 Botão: Adicionar Rotina O sistema abrirá a tela para adição de novas rotinas. Através dessa tela poderão ser cadastradas as rotinas para que o Agendador execute-as conforme a frequência e horários cadastrados. Guia Rotina Nome: Informe o nome da rotina. Ex.: Backup Diário, Backup Mensal.etc. Rotina: Ao clicar no botão Selecionar, o usuário terá acesso as rotinas disponíveis para agendamento. Configurar: Clicando neste botão abrirá a tela para configuração dos dados, conforme a rotina selecionada. Para backup, na configuração pode ser alterado o local onde o arquivo de backup será gravado e o nome do mesmo. Para importação de nota fiscal em lote, devem ser informados os diretórios. Verifique aqui os detalhes para este caso. Opção - Rotina Ativa (a rotina agendada será executada na hora especificada): Marcando esta opção, a rotina aparecerá como ativa na tela principal do Agendador, caso contrário aparecerá como desmarcada, permitindo que seja excluída pelo botão Remover Rotina. Guia Agendamento Frequência: Selecione a frequência do backup, que poderá ser constante, diário, mensal, anual ou uma única vez. Hora de Início: Informe a hora de início do backup no padrão sexagesimal. Ex: 18:30.

90 Quadro - Executar rotina: Selecione ou informe o correspondente a frequência. Se Diária, informe a cada quantos dias, se Semanal, selecione quais os dias da semana, etc. Botão: Alterar Rotina Permite alterar qualquer campo da rotina. Exemplo: nome, frequência, etc.. Assim como deixar desativada para posterior exclusão. Botão: Remover Rotina Através desta opção o usuário poderá desativar uma rotina Ativa e remover uma rotina que esteja desativada. Botão: Duplicar Rotina Através desta opção o usuário poderá criar uma nova rotina a partir de uma já existente, pois será efetuado uma cópia da rotina selecionada, podendo o usuário alterar qualquer campo. Botão: Histórico de Execuções Mostra o histórico das rotinas executadas e clicando duas vezes sobre a rotina mostra o registro detalhado da execução. Na tela de Registro Detalhado da Execução serão apresentadas as seguintes informações: Data da execução: quando foi realizada a execução da rotina. Rotina: qual rotina foi executada. Nome Rotina: qual o nome da rotina cadastrada. Duração da execução: em quanto tempo foi executada a rotina. Status da execução: situação em que se encontra a rotina, podendo ser: Executado: ocorre quando o Agendador executa a rotina sem problemas; Não Executado: ocorre, por exemplo, quando o computado que realiza o Agendador está desligado no momento da execução; Erro: ocorre quando ao executar a rotina houve algum problema. Detalhes da Execução: mensagem sobre a realização da execução. Nesta tela há o botão Registro Detalhado da Execução e ao clicar nele será aberta uma nova tela com informações detalhadas sobre a execução da rotina, mostrando passo a passo cada atividade executada pelo Agendador para realização da rotina como um todo. Botão: Configurações

91 Permite configurar para o envio de um quando houver problemas na execução do Agendador. Deverá preencher as informações: Servidor, Porta, Usuário e senha. Se clicar na opção: Testar se as configurações informadas são válidas, será encaminhado um apenas para teste. Opção: Mostrar Rotinas Inativas Se marcada esta opção serão apresentadas as rotinas que foram desativadas pelo usuário Consultas No Agendador de rotinas é possível agendar a importação de notas fiscais de entrada, saída e frete, para todas as empresas ao mesmo tempo. Com este procedimento, basta armazenar todos os arquivos em um único diretório, independente do período e da empresa, que o Agendador de Rotinas fará automaticamente as importações. Após concluído o procedimento pelo Agendador, é possível consultar o resultado, bem como, os erros que ocorreram e impediram algum processamento, pois o sistema armazena o log de processamento. Nesta tela, é possível filtrar a consulta por período de lançamento das notas fiscais ou por data de importação. Também, é possível visualizar os processamentos executados com sucesso, com advertência e/ou com erro. Quando houver erros, eles serão agrupados por tipo. Para saber quais as notas que geraram o erro, basta dar duplo clique na linha correspondente ao erro. Será aberta uma nova tela, com os detalhes:

92 Outro parâmetro da tela de consulta refere-se ao período que estas informações devem ficar gravadas para consulta. O padrão é de 30 dias, porém, este período pode ser alterado para menos, conforme o volume de informações. Observação: O armazenamento das informações de importação, para posterior consulta, é efetuado em tabela específica do banco de dados. Se a quantidade de notas importadas mensalmente for muito grande, este armazenamento gerará volume no banco de dados. Desta forma, pode ser alterado o parâmetro para armazenar o log da operação por um período menor. Através da opção Limpar Log, é possível a qualquer momento apagar os dados armazenados. Observação: A exclusão do log de operações pela opção Limpar Log é efetuada simultaneamente tanto para entradas, quanto para saídas. Já durante o processo de importação automática, o sistema verificará se tem log já gravado para o mesmo procedimento e o limpará, conforme o tipo de nota que está sendo importada (entrada ou saída). Exemplo: Para importação com erros do período de 01/05/2012 a 04/05/2012, ficará gravado o log com informações deste processo. Após correção dos erros, ao importar novamente este log será substituído pelo último processamento Importação de Notas Fiscais / CT-e em lote pelo Agendador Nesta tela devem ser configurados os diretórios para importação de notas fiscais em lote, de entrada, saída ou conhecimento de transporte. NOTAS DE SAÍDA: As saídas podem ser importadas a partir de arquivo XML ou de arquivo TXT (layout padrão EBS). Se a importação das saídas for através de arquivos de XML, nesta tela deve ser informado o diretório onde serão salvos todos os arquivos XML enviados pelos clientes. A partir deste diretório o Agendador faz a importação dos arquivos correspondentes a cada empresa. Se a importação das saídas for através de arquivos TXT, nesta tela deve ser informado o diretório onde seriam salvos os arquivos XML e o sistema automaticamente cria neste diretório os subdiretórios utilizados no processo de importação. Neste caso, os arquivos TXT devem ser salvos diretamente nos subdiretórios conforme seus dados: TXT de notas salvar em \\...\NF_Saida

93 TXT de itens salvar em \\...\Itens_Saida OBSERVAÇÃO: Os arquivos TXT devem ser salvos com a nomenclatura padrão de uso do Agendador, ou seja, no formato <código empresa>_<código estabelecimento>_<mês>_<ano>_notasai.txt e <código empresa>_<código estabelecimento>_<mês>_<ano>_item_s.txt. Exemplo: 9999_001_04_2012_NOTASAI.TXT NOTAS DE ENTRADA: As notas de entrada podem ser importadas somente a partir de arquivo TXT (layout padrão EBS). Na tela de configuração das entradas deve ser informado um diretório base e o sistema criará automaticamente os subdiretórios onde deverão ser salvos os arquivos TXT conforme seus dados: TXT de notas salvar em \\...\NF_Entrada TXT de itens salvar em \\...\Itens_Entrada Observação: Os arquivos TXT devem ser salvos com a nomenclatura padrão de uso do Agendador, ou seja, no formato <código empresa>_<código estabelecimento>_<mês>_<ano>_notaent.txt e <código empresa>_<código estabelecimento>_<mês>_<ano>_item_e.txt. Exemplo: 9999_001_04_2012_NOTAENT.TXT CONHECIMENTO DE TRANSPORTE:

94 Os conhecimentos de transporte podem ser importados a partir de arquivo XML. Nesta tela deve ser informado o diretório onde serão salvos todos os arquivos XML enviados pelos clientes. A partir deste diretório o Agendador faz a importação dos arquivos correspondentes a cada empresa. Será efetuada a importação das notas de saída e ser houver empresa com CNPJ correspondente ao cliente da nota, ela será importada como entrada nesta empresa. Importante: Para utilização do Agendador em conexão de área de trabalho remota, a configuração deverá ser efetuada na rotina Gerenciar Arquivos. Tópicos Relacionados: Verifique aqui o procedimento completo para importação de notas fiscais em lote Gerenciar arquivos Usuários.NET Para usuários NET, deve ser utilizada esta rotina, pois para acesso do sistema em uma conexão de área de trabalho remota, não será possível informar os diretórios diretamente nas configurações do Agendador. Nesta tela, selecionar de nota que será importada (NF-e ou CT-e) e informar o diretório principal onde são salvos todos os arquivos XML e/ou TXT enviados pelos clientes. Ao clicar em Carregar o sistema varrerá este diretório e seus subdiretórios, listando na grid todos os arquivos disponíveis para importação. Após, deve-se clicar em Copiar, para que estes arquivos sejam copiados para o diretório padrão de importação, criado automaticamente pelo sistema, no servidor. Além do Copiar, pode ser utilizada a opção Recortar, porém ao recortar os arquivos serão eliminados da pasta de origem. Se os arquivos forem copiados e não recortados, o diretório de origem permanecerá com os arquivos a cada importação. Como o tempo, este acúmulo que poderá influenciar no desempenho ao carregar os arquivos. A limpeza deste diretório deve ser efetuada manualmente. Observação: Se no diretório informado houver outros arquivos com extensão XML ou TXT, que não se refiram a nota fiscal (conforme a seleção: NF-e ou CT-e) ou estejam com a nomenclatura incorreta (TXT), estes também serão exibidos na grid. Se marcados para Copiar, os arquivos TXT serão desconsiderados, mas os XML não. Porém, no processo de importação eles serão movidos automaticamente para o diretório de inválidos. Depois de copiados os arquivos para o diretório padrão do servidor, o processo de importação pelo Agendador ocorre normalmente, conforme a periodicidade definida Portabilidade

95 Esta rotina destina-se a importação de dados de outros sistemas. A importação é realizada pela EBS Sistemas. Para maiores informações, entre em contato com nosso departamento comercial.

96 5. Serviços 5.1. Plataforma Sage Configurações A primeira etapa consiste em cadastrar o domínio da empresa, conforme descrito na proposta para efetua a integração dos dados entre o Cordilheira EBS e a Plataforma Sage. Este procedimento é realizado pela Consultoria de Implantação. Uma vez configurado, ao acessar esta rotina, poderá efetuar algumas manutenções. Chave Integração: Informe a Chave de acesso cadastrada na Plataforma Sage. Empresas do escritório: Selecione/Adicione as empresas cadastradas no Cordilheira Gerenciador de Sistemas, correspondentes às empresas do próprio escritório. Será utilizada para integrar o plano de contas do escritório e demais dados para importar os lotes contábil e fiscal. As empresas adicionadas neste campo devem estar previamente cadastradas com o mesmo código na Plataforma Sage, ou serão automaticamente removidas da integração. Agendar integração: Permite definir os períodos em que as alterações e cadastros novos serão integrados. Reintegrar tudo: Este botão deve ser utilizado somente se ocorrer alguma falha nos dados integrados e, ainda, com a orientação do suporte técnico.

97 Ao pressionar o botão Gravar o Sistema executará a validação das informações do cadastro do usuário e abrirá a tela de Configuração de Login da Plataforma Sage em que apresentará a lista de todos os usuários. Os usuários que tenham informado em seu cadastro um válido e não duplicado, serão listados e marcados automaticamente. Para alterar ou inserir o endereço eletrônico, através desta janela, basta selecionar com duplo clique o campo Login e em seguida proceder a alteração com um válido e não duplicado. Ao pressionar o botão OK, o Sistema executará nova validação desta informação e marcará automaticamente o usuário para que seja autorizado a integrar com a Plataforma Sage. Mesmo que o usuário tenha passado pelo processo de validação e seja selecionado automaticamente pelo sistema, caso o cliente necessite, poderá desmarcar o usuário para a integração Integração de Processos Esta rotina permite ao usuário criar grupos com eventos variáveis (Horas extras, Faltas, Descontos) para integrar com o Portal de Relacionamento da Plataforma Sage.

98 Após criar o(s) grupo(s) de integração o usuário irá acessar o portal de relacionamento, digitar a movimentação e automaticamente as informações serão integradas com a folha de pagamento no módulo Cordilheira Recursos Humanos. Acesse Módulos/Pagamento Mensal/Digitação de Eventos para conferir os eventos integrados. Código: Informe o código e a descrição para criar o grupo de integração. Permitir digitação até o dia: Esta rotina define até que dia será permitida a digitação do movimento no portal de relacionamento. Caso o movimento não seja finalizado até a data limite para digitação, será finalizado automaticamente pelo sistema. Marque a opção Mês seguinte à competência quando a data limite de digitação se referir ao mês seguinte. Situação: Por padrão do sistema, lista somente os grupos com a situação Ativo, para visualizar os grupos Inativos selecione a opção Inativo. Agendar Integração: Após criar os grupos, deve-se configurar os períodos de integração através dessa rotina. O período mínimo permitido para integração é a cada 15 minutos. O Agendador verificará se existem movimentos finalizados a serem importados para o Cordilheira Recursos Humanos. Após gravar, os grupos e suas informações serão listados conforme quadro abaixo: Vincular eventos e empresas aos grupos: Selecione o grupo desejado e dê um duplo clique sobre ele para que os botões Eventos e Empresas fiquem habilitados, em seguida acesse-os para vincular os eventos e empresas que farão parte do grupo criado.

99 Clique em imprimir para visualizar o relatório dos grupos de integração criados.

100 Consultas Através dessa rotina é permitido consultar a situação das integrações e emitir um relatório com os detalhes de todos os movimentos integrados e não finalizados. É possível consultar as integrações por módulo: Recursos Humanos, Escrita Fiscal e Sistema Contábil. Recursos Humanos: Informe Mês e Ano e clique em Pesquisar para consultar o movimento. Serão listados todos os movimentos integrados. Para pesquisar uma empresa específica, deve informar o código no campo Empresa. Os movimentos estão divididos em 4 grupos: Integrado com sucesso: São listadas as empresas cujo movimento já foi importado para o Cordilheira Recursos Humanos. Nesse Grupo é possível visualizar também os funcionários e eventos que foram importados para cada empresa. Com erro na Integração: São listadas as empresas em que ocorreu alguma situação impeditiva para a importação de um evento, de um funcionário ou de uma empresa. Por exemplo, funcionário demitido, evento cancelado, empresa inativa. Sem movimento: São listadas as empresas que finalizaram o movimento no portal de relacionamento sem digitar valor para nenhum evento. Não finalizado: São listadas todas as empresas que ainda não finalizaram a digitação do movimento no portal de relacionamento. Escrita Fiscal e Sistema Contábil: Informe Mês e Ano e clique em Pesquisar para consultar o movimento. Serão listados todos os movimentos integrados. Os movimentos estão divididos em 3 grupos: Integrado com sucesso: São listadas as empresas e lançamentos importados. Com erro na Integração: São listadas as empresas em que ocorreu alguma situação impeditiva para a importação dos lançamentos. Não integrado: São listadas as empresas sem lançamentos para importação. Clique em imprimir para emitir o relatório dos movimentos Integrados

101 5.2. Agendar Ativação do Sistema O processo de Ativação dos sistemas Cordilheira consiste em autenticar a licença de uso do software no servidor EBS Sistemas, e ocorrerá periodicamente conforme as modalidades contratuais. Para utilizar a Ativação alguns pré-requisitos deverão ser atendidos: - Deverá ser escolhida uma máquina como Ativadora dos sistemas; - A máquina escolhida deverá possuir conexão com a Internet (banda larga ou discada) durante o processo de ativação, os Sistemas Cordilheira e o Sistema Operacional Windows 95 ou superior instalados. Durante o processo de ativação serão considerados alguns parâmetros da máquina ativadora para autenticação no servidor da EBS. Na rotina de Ativação do Cordilheira é possível identificar qual é a máquina ativadora por módulo, ativar e desativar o sistema, e visualizar as informações sobre a ativação e o perfil do sistema de acordo com o contratado com a EBS. Nesta opção é possível agendar o processo de ativação do sistema, deixando-o automático, ou seja, sem a necessidade de executar a ativação manualmente toda vez que expirar o prazo. No agendamento, o sistema fará automaticamente a verificação do prazo e quando estiver próximo de expirar fará o procedimento de ativação. Desta forma, não será mais apresentada mensagem nos módulos, alertando quanto a necessidade de executar o procedimento. Verifique aqui os detalhes do agendamento da ativação.

102 5.3. Ativação Manual Na rotina de Ativação do Cordilheira é possível efetuar a ativação do sistema, através de acesso à internet, toda vez que necessário. Esta opção estará habilitada quando em Utilitários\ Configurações, aba "Ativação" estiver marcada a opção "Automática", no Tipo de Ativação. OBSERVAÇÃO: É possível agendar o processo de ativação, deixando-o automático, ou seja, sem a necessidade de executar a ativação manualmente toda vez que expirar o prazo. No agendamento, o sistema fará automaticamente a verificação do prazo e quando estiver próximo de expirar fará o procedimento de ativação. Desta forma, não será mais apresentada mensagem nos módulos, alertando quanto a necessidade de executar o procedimento. Abaixo de cada módulo terá a informação sobre o período de validade da atual ativação e qual é a máquina ativadora. Botões: Ativar: Processa a ativação, e para ativar corretamente é necessário que os demais usuários não estejam utilizando nenhum dos módulos do sistema. Desativar: Processa a desativação da máquina, ou seja, outra máquina poderá assumir a função de máquina ativadora, evitando a perda da ativação. Botão Informações : Quadro Quantidade de Cadastros Permitidos: Apresenta a quantidade de cadastros que será possível incluir no sistema, de acordo com o contrato firmado com a Sage. Quadro Ativação : Apresenta as informações sobre a Ativação do Sistema, que serão listadas por Módulo informando a última data de ativação, a data da próxima ativação, o número de licenças liberadas para o respectivo Módulo, de acordo com o contrato firmado com a Sage, e a identificação da máquina ativadora. Dica: Para que seja possível efetuar o download dos arquivos, algumas configurações precisam ser efetuadas em Utilitários\ Configurações, abas "Registros" e "Internet".

103 Procedimentos NÃO PERMITIDOS nos Sistemas Sage, pois acarretam na perda de proteção do mesmo: Cópias manuais de empresas de outros locais (empresas, máquinas, pastas, etc.); Modificar a estrutura ou nomes de pastas do Sage; Modificar os nomes dos arquivos contidos nas pastas do Sage: Alteração na data das máquinas que utilizam os Sistemas Sage; Modificações estruturais de hardware e/ou software na máquina ativadora. Importante: Antes de qualquer modificação na Máquina Ativadora é necessária a DESATIVAÇÃO dos Sistemas Sage. Outra máquina da rede pode ser definida como Ativadora a qualquer momento, basta atender os requisitos (possuir Windows 98 ou superior, Sistemas Sage e Internet) Agendar Atualização do Sistema Na rotina de Atualização / Agendar Atualização é possível agendar o processo de atualização do sistema, deixando-o automático, ou seja, sem a necessidade de executar a atualização manualmente toda vez que for liberada nova versão. Verifique aqui os detalhes do agendamento da atualização Atualização Automática/Manual do Sistema

104 A Atualização automática é muito simples, bastar estar conectado na Internet e clicar no botão Atualizar. Observe a legenda na própria rotina. Para efetuar o processo o sistema verifica automaticamente todos os módulos que precisam ser atualizados. Dica: Efetue as devidas configurações no menu Utilitários/Configurações. Já na opção Atualização Manual é possível efetuar a atualização do sistema sem possuir acesso a internet na máquina que será efetuada a atualização. Neste caso será necessário, antes, fazer o download dos arquivos de atualização do site no link "Espaço do Cliente". Informe o caminho onde estão localizados os arquivos de atualização e clique em Atualizar. Os módulos serão atualizados, conforme os tipos de arquivos baixados. Observe a legenda na própria rotina para identificar o status do processo 5.6. Suporte On-line O SOL é o Suporte on-line da EBS Sistemas. Desenvolvido para facilitar o acesso de nossos usuários ao suporte técnico EBS, o SOL permite atendimento rápido, ágil e em tempo real através da Internet, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 19h, de segunda a sexta-feira, sem fila de espera ou congestionamento.

105 Ao clicar sobre o módulo que deseja atendimento, será direcionado para uma pagina da internet com o nome do usuário logado no Sistema. Basta clicar em OK e será direcionado ao Chat. Na tela que abrirá, digite a sua pergunta e clique em Enviar ou tecle ENTER. Aguarde a resposta do atendente. Mantenha o diálogo com o atendente até esclarecer sua dúvida. Para encerrar a conexão clique no botão SAIR, caso contrário a conexão com o atendente ficará aberta. Caso tenha fila de espera para ser atendido ou acesso negado, poderá registrar um chamado e aguardar retorno.

106 5.7. Boletim Informativo Técnico Direcionará para o site da EBS, onde poderá consultar os boletins mais recentes.

107 6. Módulos Extras 6.1. Escritório Virtual Permite enviar qualquer relatório gerado pelos Sistemas Cordilheira de forma simples e rápida. O destinatário poderá visualizar ou imprimir os relatórios em seu local de trabalho, em uma reunião de negócios, em casa, no banco, onde quer ele esteja, basta ter acesso a Internet. Para enviar s pelo CEV é necessário primeiramente efetuar o cadastro de configurações, em seguida gerar o relatório desejado em tela, em qualquer módulo do sistema. Em seguida clicar na opção Enviar Relatório por , localizada na barra de ferramentas do relatório. Será aberta a seguinte tela: Para: Selecione ou informe o do destinatário. Proteger: Caso ative esta opção o cliente precisará informar a senha para ter acesso ao conteúdo do e- mail. A senha é definida na rotina Cadastros de Contatos. Anexar: Permite anexar outros documentos no . Enviar: Faz o envio imediato do . Salvar: Salva o para posterior envio.

108 Observações: O logotipo do escritório poderá ser cadastrado no Módulo Gerenciador de Escritórios, versão 2, Menu Cadastros/Escritórios. Se não possuir o logotipo cadastrado, o será enviado de acordo com o modelo padrão. Se no Cordilheira Gerenciador de Escritórios tiver mais de um estabelecimento cadastrado, os relatórios dos demais módulos serão enviados com o logotipo do estabelecimento matriz. Caso não tenha logotipo informado para este estabelecimento, o será enviado de acordo com o modelo padrão. Para o envio de no próprio Gerenciador de Escritórios, irá considerar o logotipo conforme o estabelecimento selecionado na barra de atalhos Configurações Informe as configurações necessárias para o envio dos relatórios dos Sistemas Cordilheira por . Seu endereço Informe o endereço eletrônico que será utilizado para o envio dos relatórios. Utilizar configuração padrão EBS: Marque essa opção se desejar utilizar o servidor da EBS Sistemas para o envio de relatórios. Pode ser utilizada principalmente nos casos de provedores de internet que bloqueiam esse tipo de envio. Servidor SMTP: Informe o servidor utilizado para o envio das mensagens. No caso de dúvidas entre em contato com seu provedor de acesso à Internet. Porta: Preenchimento automático com a porta 25, sendo permitida a alteração se necessário. TimeOut da Conexão: Preenchimento automático com 120 segundos. Corresponde ao tempo máximo de espera para o envio do correio eletrônico. Poderá ser alterado, se necessário. Usuário: Informe o usuário do . Por exemplo, para o cev@ebs.com.br, o usuário é cev, ou seja, o que está antes do (arroba). Senha: Informe a senha do informado. ** Os campos Usuário e Senha são utilizados para a autenticação no provedor de .

109 Importante: Para utilizar a opção de gerar arquivo em formato PDF, é necessário que o software responsável pela geração de arquivo PDF esteja instalado neste computador. Baixe e instale o programa através do site ou altere o parâmetro para gerar arquivo em formato RPE Cadastro de Contatos Registre os endereços eletrônicos dos clientes. Podem ser registrados contatos diferentes de acordo com o sistema (módulo) utilizado. Poderão ser cadastradas senhas para o envio dos s. Desta forma, o relatório enviado somente será visualizado mediante informação da senha. Empresa: Selecione a empresa. (F12). Sistema: Selecione o sistema (módulo) desejado. Assim cada contato terá o seu registrado, e no envio dos relatórios será sugerido o endereço cadastrado. do Cliente: Informe o endereço eletrônico de quem receberá o (destinatário). Senha do Cliente: Se desejar, informe uma senha com até 10 caracteres que será solicitada para a visualização dos relatórios. Contato: Informe o nome de que receberá a mensagem. É possível cadastrar vários s para a mesma empresa Relatórios Enviados Apresenta as informações sobre os relatórios enviados.

110 Empresa: Selecione a empresa que deseja verificar. Sistema: Selecione o sistema. Usuário: Selecione o usuário. *Os campos Sistema e Usuários são filtros para a consulta dos relatórios.* Listar somente relatórios pendentes: Listará apenas os relatórios que ainda não foram enviados. Guia Relatórios: Apresenta informações sobre o envio do relatório, como data e hora, usuário, de destino, etc. Guia Informações: Apresenta os totais gerais dos relatórios enviados, por módulo do sistema, e os totais dos últimos 3 meses. Na tabela abaixo constam os endereços eletrônicos cadastrados para a empresa selecionada. Para alterar ou informar a senha dê um duplo clique sobre o desejado. Botão Visualizar: Possibilita visualizar os relatórios já enviados pelo Cordilheira Escritório Virtual. Botão Reenviar: Permite reenviar os relatórios sem que seja necessário gerar o mesmo novamente Protocolos Formas de Entrega Rotina para inclusão e manutenção de formas de entrega de documentos, as quais serão utilizadas na geração dos protocolos de saída.

111 Código: Informe um número para o cadastro com até cinco caracteres. Descrição: Atribua uma descrição para a forma de entrega com até 60 caracteres. No quadro Situação escolha uma das opções. Após a confirmação do cadastro (botão Gravar) as formas de entrega serão visualizadas no grid. Para efetuar alterações dê um duplo clique na linha desejada. Na instalação dos sistemas Cordilheira as seguintes formas de entrega já irão cadastradas com a Situação igual a Ativo, as quais poderão ser alteradas ou excluídas quando for necessário Rotas Através desta rotina, é possível definir rotas de entrega entre as empresas, facilitando a distribuição dos documentos. Esta vinculação pode ser feita pelo cadastro da empresa. Código: Informe um número para o cadastro.

112 Descrição: Atribua uma descrição para a rota. No quadro Situação escolha uma das opções. Após gravar o cadastro, acesse o botão Vincular e vincule as empresas que farão parte da rota. Através do botão "Imprimir", é possível emitir uma relação das Rotas com as Empresas/Estabelecimentos vinculados, de acordo com o intervalo de rotas selecionado. A opção "Listar endereço das empresas", lista o endereço informado no botão "Endereço de Entrega" do cadastro do estabelecimento. Se não estiver informado o endereço de entrega, lista o próprio endereço do estabelecimento Tipos de Documento Nesta rotina poderão ser visualizados todos os documentos de saída gerados automaticamente pelos módulos ou inseridos manualmente, sendo possível realizar manutenção nestes documentos. Ao clicar em Pesquisar, todos os documentos serão mostrados no grid. Também é possível efetuar a pesquisa preenchendo os filtros desejados (Data de emissão, Empresa, Estabelecimento, Tipo de Documento). Serão mostrados no grid todos os documentos cadastrados que ainda não foram vinculados a um protocolo. Para a manutenção dos documentos, dê um duplo clique sobre o documento que deseja alterar. Será aberta a tela Geração de documentos para protocolar para que sejam realizadas as alterações no documento. É necessário marcar os documentos que serão excluídos. Para isso, pode-se marcar os documentos desejados na coluna Excluir ou utilizar os botões Marcar Todos e Desmarcar Todos. Após selecionados os documentos, clique no botão Excluir e confirme a exclusão. Lembre-se, não há como desfazer esta exclusão. Para incluir um novo documento, clique em Inserir. Será aberta a tela Geração de documentos para protocolar para que sejam informados os dados do documento.

113 Através desta rotina é possível digitar manualmente ou efetuar alterações em documentos de saída, para que seja efetuado o controle de entrega/baixa. Empresa: Informe o código da Empresa. Este campo só poderá ser informado quando a inserção do documento for feita pela rotina de rotina de Manutenção de documentos, nos demais casos, a empresa já virá preenchida. Estabelecimento: Informe o código do Estabelecimento. Este campo só poderá ser informado quando a inserção do documento for feita pela rotina de rotina de Manutenção de documentos, nos demais casos, o estabelecimento já virá preenchido. Tipo de documento: Informe o Tipo de documento. No caso de rotinas que sejam de emissão de Guias, esse campo virá preenchido com o tipo 2-Guias e não poderá ser alterado. Para as outras rotinas, virá preenchido com o último tipo utilizado para protocolar o documento, podendo ser alterado por outro tipo cadastrado. Observação: Em rotinas que não são Guias não é possível selecionar o tipo 2-Guias. Documento exige retorno/devolução: Marque se o documento exige ou não retorno/devolução. Esta opção vem preenchida de acordo com o cadastro do tipo de documento escolhido. Data prevista de retorno/devolução: Informe a data prevista de retorno/devolução. Esta data virá preenchida de acordo com o número de dias que está definido para o tipo de documento escolhido. No caso de rotinas que são de emissão de guias, a data será calculada a partir da data de vencimento da guia, para os demais documentos, a data será calculada a partir da data atual. Documento original: Marque se o documento é original ou trata-se de uma cópia. Quando o documento for gerado pelo sistema, esta opção sempre estará marcada Documentos de Saída Nesta rotina poderão ser digitados todos os documentos que entram no escritório, permitindo um maior controle de recebimentos/devoluções, além de possibilitar a integração deste documento com os demais módulos do Cordilheira. Por empresa/estabelecimento poderão ser digitados diversos documentos e depois, pode ser gerado um único protocolo com todos os documentos.

114 Empresa: Informe o código da empresa. Estabelecimento: Informe o código do estabelecimento. Tipo de documento: Selecione o tipo de documento, cadastrado em Protocolos\ Tipos de Documento. Na digitação do documento, a tela variará de acordo com as parametrizações do Tipo de Documento. Verifique aqui o material completo para utilização desta funcionalidade do sistema Documentos de Entrada Nesta rotina poderão ser digitados todos os documentos que entram no escritório, permitindo um maior controle de recebimentos/devoluções, além de possibilitar a integração deste documento com os demais módulos do Cordilheira. Por empresa/estabelecimento poderão ser digitados diversos documentos e depois, pode ser gerado um único protocolo com todos os documentos. Empresa: Informe o código da empresa. Estabelecimento: Informe o código do estabelecimento. Em Tipo de documento: Selecione o tipo de documento, cadastrado em Protocolos\ Tipos de Documento. Na digitação do documento, a tela variará de acordo com as parametrizações do Tipo de Documento. Verifique aqui o material completo para utilização desta funcionalidade do sistema

115 Geração Rotina para a criação de protocolos a partir dos documentos cadastrados. No quadro Tipo de protocolo a gerar marque uma das opções: Entrada Mostra apenas os documentos de Entrada e gera apenas protocolos de Entrada com os itens selecionados. Saída Mostra apenas os documentos de Saída e gera apenas protocolos de Saída com os itens selecionados. No quadro Filtrar documentos por marque uma das opções: Empresa Solicita o Código da Empresa e lista apenas os documentos da Empresa selecionada, separando-os por Estabelecimento. Rota Solicita o Código da Rota e lista todos os documentos pertencentes a Empresas/Estabelecimentos vinculadas à Rota selecionada, separando-os por Empresa/Estabelecimento. Esta opção estará disponível somente para protocolo de saída.

116 Empresa ou Rota: Informe o código da Empresa ou da Rota, dependendo da opção escolhida no quadro Filtrar documentos por. Forma de Entrega: Informe o código da Forma de Entrega. Esta opção estará disponível somente para protocolo de saída. Receptor: Informe o nome da pessoa que receberá o protocolo quando de sua entrega. Esta opção estará disponível somente para protocolo de saída. Se informado, será impresso no protocolo e será sugerido na baixa do documento, como pessoa que recebeu. Após preencher os campos obrigatórios, ao sair deles, será carregada a árvore com todos os documentos cadastrados no sistema. Para protocolos de saída, os documentos são separados por Empresa, Estabelecimento e logo após são criados os níveis Diversos e Sistemas. Em Diversos serão carregados todos os documentos gerados manualmente em algumas telas do módulo. No nível Sistemas, são criados os menus dos sistemas do Cordilheira (CGS, CRH, CSC, CEF e CCP), nesses níveis serão carregados todos os documentos gerados pelos módulos ou incluídos através desta rotina. Para protocolos de Entrada, os documentos são separados apenas por Empresa e Estabelecimento. Dica: Para melhor identificação, os documentos estão apresentados na árvore em negrito. Na árvore carregada é possível acessar as seguintes opções:

117 Clique com o botão direito sobre um Estabelecimento (no caso de protocolos de entrada) ou sobre Diversos ou algum Sistema (no caso de protocolos de saída) é possível adicionar novos documentos, selecionando a opção Adicionar documento. Clique com o botão direito sobre um Documento é possível: excluir o documento selecionado, através da opção Excluir documentos; ou Visualizar documento para alteração. Lembre-se, não há como desfazer uma exclusão. Após alterados os documentos da forma que for necessário, deve-se selecionar com quais documentos deseja criar o protocolo. Cada protocolo é gerado por Empresa/Estabelecimento. Por exemplo: se você selecionar o Documento 1 da Empresa 1/Estabelecimento 1 e o Documento 2 da Empresa 2/Estabelecimento 2 serão gerados dois protocolos. Um para a Empresa 1/Estabelecimento 1 e outro para Empresa 2/Estabelecimento 2. Após selecionados os documentos desejados, clique em Gerar. A árvore será recarregada sem os documentos que acabaram de ser incluídos no(s) protocolo(s). Logo após geração dos protocolos é possível ver a lista dos protocolos que foram gerados e quais documentos estão relacionados a ele, e também imprimir o protocolo, através da rotina de Impressão, sendo que os protocolos que acabaram de ser gerados, aparecerão selecionados ao abrir esta rotina. Considerações importantes: Nas telas do módulo de protocolos que utilizam a árvore para apresentação dos dados pode ocorrer demora no carregamento, dependendo da quantidade de empresas, estabelecimentos e documentos ou se as rotas cadastradas possuírem muitas empresas/estabelecimentos vinculados. No caso de dois ou mais usuários selecionarem os mesmos documentos e clicarem, simultaneamente, no botão protocolar, o sistema informará um erro de chave duplicada. Quando ocorrer isso, recarregue os documentos na árvore e gere o protocolo com os documentos corretos. No caso de dois ou mais usuários selecionarem os mesmos documentos e clicarem, em momentos diferentes, no botão protocolar, o sistema irá gerar dois protocolos com esses mesmos documentos. Aconselha-se que a geração dos protocolos sejam realizadas por poucos usuários, para evitar erros e desorganização. Porém o protocolo de documentos, tanto dos documentos gerados pelos sistemas como os gerados manualmente, pode ser feito a qualquer momento e por quantos usuários forem necessários Manutenção Rotina para consulta, cancelamento e baixa de protocolos. Para pesquisar os protocolos pode-se utilizar os seguintes filtros: Data de emissão: Informe o período de emissão dos protocolos. Data prevista para retorno: Informe o período previsto para retorno do protocolo.

118 Empresa: Informe o código da Empresa. Estabelecimento: Informe o código do Estabelecimento. Forma de entrega: Informe o código da Forma de entrega. Usuário: Informe o código do usuário. No quadro Tipo marque uma das opções: Entrada Apresentará apenas protocolos de Entrada. Saída Apresentará apenas protocolos de Saída. No quadro Situação marque pelo menos uma das opções: Enviados Mostra os protocolos que estão com a situação igual a Enviado Baixados Mostra os protocolos que estão com a situação igual a Baixado Cancelado Mostra os protocolos que estão com a situação igual a Cancelado Após preenchidas as opções desejadas, clique em Pesquisar, para que os protocolos sejam listados. Ao listar os protocolos, no quadro Total de Protocolos serão apresentados os seguintes totalizadores:

119 Enviados Quantos dos protocolos mostrados estão com a situação igual a Enviado Baixados Quantos dos protocolos mostrados estão com a situação igual a Baixados Cancelados Quantos dos protocolos mostrados estão com a situação igual a Cancelados Pesquisados Quantos protocolos estão sendo exibidos na tabela Selecionados Quantos dos protocolos mostrados estão selecionados. Esta seleção dos protocolos pode ser feita clicando na coluna Selecionar referente ao protocolo desejado, ou utilizando os botões Marcar todos e Desmarcar todos. Funcionalidades da rotina: Visualizar e dar manutenção nos documentos do protocolo: Ao dar um duplo clique sobre um protocolo, será aberta a tela Manutenção, na qual serão listados os documentos que o compõe, permitindo baixar ou cancelar individualmente cada documento ou incluir novos (somente para saída). Baixar protocolos: Selecione os protocolos que deseja baixar e clique no botão Baixar. Será aberta a tela Baixa de protocolos e documentos, para que seja realizada a operação. Cancelar protocolos: Selecione os protocolos que deseja cancelar e clique no botão Cancelar. Será aberta a tela Cancelamento de protocolos e documentos, para que seja realizada a operação. Observação: só é possível Baixar ou Cancelar protocolos que estão com a situação igual a Enviado Impressão Permite imprimir os protocolos gerados com os seus respectivos documentos. Data de emissão: informe o período de emissão dos protocolos. Protocolo: informe o intervalo de protocolos. No quadro Tipo marque uma das opções: Entrada Mostra apenas os protocolos de Entrada. Saída Mostra apenas os protocolos de Saída. No quadro Situação do protocolo marque uma ou mais opções: Enviados Mostra apenas os protocolos que estão com a situação igual a "Enviado".

120 Baixados Mostra apenas os protocolos que estão com a situação igual a "Baixado". Cancelados Mostra apenas os protocolos que estão com a situação igual a "Cancelado". No quadro Opções de impressão marque as opções para definir como deseja que os protocolos sejam impressos: Pedir assinatura por documento Imprime um linha para preenchimento da Data/Hora, Nome e Assinatura para cada documento do protocolo. Folha de rosto Imprime na primeira página o endereço das empresas/estabelecimentos dos protocolos selecionados. Vários protocolos por página Imprime os protocolos em sequência, sem quebrar por página. No quadro Visualizar por marque como deseja que os protocolos sejam listados: Empresa Mostra os protocolos por empresa. Se desejar poderá filtrar por uma empresa em específico, bastando preencher o campo Empresa. Rota Mostra os protocolos por rota. Se desejar poderá filtrar por uma rota em específico, bastando preencher o campo Rota. Clique no botão Pesquisar ou saia do campo Empresa/Rota para que sejam carregados os protocolos. Selecione quais protocolos deseja imprimir, clicando sobre o check que aparece ao lado de cada protocolo ou através dos botões Marcar Todos e Desmarcar Todos. Clique no botão Imprimir para que o relatório seja apresentado.

121 6.3. Central de Tributos O Módulo do Cordilheira Central de Tributos tem a finalidade de administrar os tributos Federais, Estaduais e Municipais. Na Central de Tributos serão listados os tributos pendentes, ou seja, os tributos que não possuem registro de pagamento da guia. Pela Central de Tributos será possível calcular juros e multa para tributos em atraso utilizando a ferramenta da Consultoria FiscoWeb, emitir e/ou reemitir guias, protocolar guias, efetuar pagamento das guias e emitir relatório de projeção para pagamento de tributos em atraso. O Cordilheira Central de Tributos possui integração on-line com o Cordilheira Escrita Fiscal, portanto, todos os tributos gerados através da escrituração fiscal e apuração para recolhimento de tributos Municipais, Estaduais e Federais, das empresas dos mais diversos ramos de atividade, estarão automaticamente registrados no Cordilheira Central de Tributos. ***Somente poderão utilizar o cálculo em atraso os clientes que possuírem assinatura da Consultoria FiscoWeb. Algumas funcionalidades do CCT: - Controle dos tributos a pagar; - Cálculo e emissão das guias em atraso com atualização dos valores; - Emissão das guias para o recolhimento (a pagar); - Efetua a baixa dos tributos pagos;

122 - Possui integração on-line com o Cordilheira Escrita Fiscal; Controle Esta rotina tem a finalidade de controlar, calcular e recalcular os tributos, emitir as guias para o recolhimento e registrar os pagamentos dos tributos. Na tela Controle de Tributos o usuário poderá visualizar os tributos pendentes, sendo possível filtrar por empresa, por estabelecimento ou por intervalo de datas de vencimento. A tabela é dividida em três abas: Federais, Estaduais e Municipais, exibindo em cada uma seus respectivos tributos. Na tabela de cada aba o sistema apresentará o valor original dos tributos e se já foi efetuado o cálculo em atraso. Exibirá também os juros, multa e a data limite para pagamento da guia com aqueles valores. Se ainda não foi efetuado o cálculo em atraso, apresentará apenas o valor original. Por essa tela é possível emitir ou reemitir as guias, sejam elas com valor original ou valor atualizado (caso já tenha sido calculado). Também será possível (re)protocolar as guias. Ao lado de cada registro existe o botão Pagar, que se for acionado possibilitará o registro do pagamento da guia, abrindo automaticamente a tela de Pagamento de Tributos sem precisar acessar o Cordilheira Escrita Fiscal. O sistema apresentará os dados do tributo, sendo necessário apenas informar a data do pagamento. Caso o usuário estiver utilizando a contabilização on-line, também será contabilizado a partir dessa informação de pagamento.

123 Ao lado de cada registro existe também o botão Histórico para possibilitar a consulta dos pagamentos efetuados. Se a empresa faz uso da rotina de Protocolo e estiver parametrizada para baixar protocolo de guia somente pelo pagamento, ao gravar o pagamento da guia abrirá a tela para que seja efetuada a baixa desse documento no protocolo. Somente será possível efetuar o pagamento se a guia for emitida. Caso a guia não tenha sido emitida, o sistema exibirá aviso ao usuário. *** Somente poderão utilizar o cálculo em atraso os cliente que possuírem assinatura com a Consultoria Fiscoweb. Empresa: Selecione a empresa de trabalho. Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. Data de Vencimento: Informe um intervalo de datas de vencimentos para pesquisar por período. Os Tributos estão separados em abas por competência: Federal, Estadual e Municipal. Cada aba apresentará na tabela os respectivos tributos, cujos registros poderão ser ordenados por estabelecimento, por tributo, por vencimento, por valor original, por valor da multa ou dos juros, por valor total, ou por data limite, basta pressionar o botão do cabeçalho de indicação da coluna pela qual deseja ordenar. Utilize os botões Marcar Todos e Desmarcar Todos para selecionar os registros desejados. No quadro Dados Complementares de Tributos Retidos, serão exibidas informações sobre a opção de agrupamento, dos tributos retidos, selecionada no cadastro do estabelecimento: Emitente: será preenchido com a descrição da Fantasia, informada no cadastro do emitente. Este campo é informado quando o tributo for agrupado por Código de Receita/ Emitente ou por Nota Fiscal. Nota Fiscal: será preenchido com o número da nota de entrada, a qual gerou o valor do tributo. Este campo é informado somente quando o tributo for agrupado por Nota Fiscal. Utilize o botão Calcular para abrir a tela para calcular os tributos selecionados, utilizando a ferramenta do site da Consultoria Fiscoweb. Botão Relatório de Projeção: atalho para abrir a tela que emite o relatório do cálculo estimado dos tributos em atraso para pagamento em data futura.

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS 2.93A 1- Adequada a rotina Módulos\ Férias\ Férias Normais para calcular as férias em dobro quando

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO III - MOVIMENTOS Folha Union> Vale transporte> Geração de movimento de Vale transporte Para que o sistema calcule o valor do vale transporte para o mês de referência é necessário

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12 IMPORTAÇÃO DE NF-E (ENTRADA) SUMÁRIO Importação de Notas pelo Arquivo XML... 2 Parametrização dos Produtos... 4 Parametrização de Código de Situação Tributária (CST)... 5 CST de ICMS... 5 CST de IPI...

Leia mais

1. Alterações no Menu de Acesso do Gerenciador de Sistemas

1. Alterações no Menu de Acesso do Gerenciador de Sistemas BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO CONTROLE DE PERMISSÕES DE ACESSO No Gerenciador de Sistemas, efetuadas alterações na forma de permissão de acesso às empresas, às rotinas dos módulos e acesso ao cadastro de

Leia mais

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont Atualizado em Maio/2008 Pág 1/36 Para integrar os dados do sistema Efiscal com o sistema Telecont, efetue os procedimentos abaixo: CADASTRO DE EMPRESAS ABA BÁSICO Acesse menu Arquivos Empresas Usuárias

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas disponibilizou este pequeno manual que contém dicas importantes sobre

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

Auditoria Financeira

Auditoria Financeira Auditoria Financeira Processo de Uso da Auditoria Financeira CADASTRO DE EMPRESA PARÂMETROS No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE Criada a rotina de Plano de Assistência a Saúde. Esta rotina irá possibilitar gerar a DIRF com valores descontados

Leia mais

AUDITORIA FINANCEIRA. No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria Financeira.

AUDITORIA FINANCEIRA. No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria Financeira. AUDITORIA FINANCEIRA Processo de uso da Auditoria Financeira CADASTRO DE EMPRESA PARÂMETROS No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Gestão de Pessoas - 4w

Gestão de Pessoas - 4w P á g i n a 1 Gestão de Pessoas - 4w Modulo Administração de Pessoal (Rubi) Processo: Férias P á g i n a 2 Sumário 1 Conceito... 3 1.1 Parametrizações no Sistema... 3 1.1.1 - Sindicato... 3 1.1.2 - Situações...

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA Para gerar o arquivo da DIRF, existem algumas informações importantes a serem revisadas antes de qualquer processo. Desta forma dividimos o manual em sequencias as quais estão explicadas a diante: Prazo:

Leia mais

CÁLCULO DE ADIANTAMENTO SALARIAL

CÁLCULO DE ADIANTAMENTO SALARIAL CÁLCULO DE ADIANTAMENTO SALARIAL O cálculo de adiantamento salarial no Cordilheira Recursos Humanos é bem flexível e consegue atender muitas situações diferenciadas. Para que o cálculo seja efetuado de

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria

Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria Financeira...4 2.1.2.Formas de Registro do Pagamento e Recebimento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW.

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW. Script CGW Módulo Tarefas Parte I Menu: Clique no botão para iniciar o treinamento ÁREA DE TRABALHO GERAL TAREFAS CONTRAT OS PORTAL DE RELACIO NAMENT FATURAM ENTO FINANCEI RO RELACIO NAMENT O CONFIGU RAÇÕES

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

Guia de Primeiros Passos - CONFIGURAÇÕES

Guia de Primeiros Passos - CONFIGURAÇÕES Guia de Primeiros Passos - CONFIGURAÇÕES Este documento tem o objetivo principal de iniciar você de forma rápida e simples no sistema.aprog., configurando as funcionalidades à sua realidade. A série Primeiros

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.2.1 Parcelado... 6 3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo...

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO III - MOVIMENTOS Folha Union> Vale transporte> Cadastro de tarifas Valor - Insira o valor atual e a data de vigência. Cadastre ou altere os tipos de transportes utilizados de

Leia mais

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014 Neste bip Como converter o arquivo CAGED para acerto... 1 Novo modo de alterar senha de operador... 2 Novo recurso no lançamento [+ planilha]... 2 13 parcela final e SEFIP... 3 Como converter o arquivo

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Novidades Versão 11.08a

Novidades Versão 11.08a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Doc-e, Produção, CRM, no Sistema de Gestão Administrativa e no Módulo de Vendas que permitem melhorias

Leia mais

Índice 1.Integração Contábil...2 2.EBS Sistema Contábil...3 2.1. Parametrizando o Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Opções de integração...

Índice 1.Integração Contábil...2 2.EBS Sistema Contábil...3 2.1. Parametrizando o Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Opções de integração... Índice 1.Integração Contábil...2 2.EBS Sistema Contábil...3 2.1. Parametrizando o Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Opções de integração...3 2.1.2.Contabilização de Notas Fiscais...4 2.1.3.Agrupamento...4

Leia mais

Módulos Extras/ Protocolos

Módulos Extras/ Protocolos Módulos Extras/ Protocolos Inclusão de Documentos de Entrada para Protocolar Nesta rotina podem ser digitados todos os documentos que entram no escritório, permitindo um maior controle de recebimentos/devoluções,

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando

Leia mais

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Página 1 de 9 Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Ferramenta de controle financeiro das empresas cadastradas no Sigla Digital. Por essa ferramenta

Leia mais

Manual da Rescisão Complementar

Manual da Rescisão Complementar Manual da Rescisão Complementar Atualizado em Abril/2009 Pág 1/16 Sumário Rescisão Complementar... 2 Reajuste salarial para funcionários demitidos... 3 Novos Campos cadastro de Sindicato... 4 Recálculo

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO

ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Persona pode automatizar. Sem entrar em detalhes, você saberá

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Apresentação Este sistema faz parte do Portal NFS Digital e tem o intuito de ser utilizado por emissores de Nota Fiscal de Serviços

Leia mais

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes E&L Recursos Humanos e Folha de Pagamento Perguntas Frequentes 1. Quando o Governo libera novas tabelas de INSS, IRRF e Salário família, o sistema atualiza automático? Não. É necessário efetuar a atualização

Leia mais

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial...

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial... 1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3 1.1. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2. Seleção da Empresa de Trabalho... 4 1.3. Sair do Sistema... 5 1.4. Retornar a tela principal... 5 3. Configurações...

Leia mais

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE CONTROLE DE FÉRIAS

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE CONTROLE DE FÉRIAS Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE CONTROLE DE FÉRIAS MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Controle de Férias Lei N 8112 de 11 de dezembro de 1990 Capítulo

Leia mais

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG Manual do Usuário Novo Internet Banking Governo - IBG Versão V - Abril 2013 Sumário 2. Visão Geral do Sistema... 5 2.1. Operações disponíveis no novo IBG... 6 2.1. Perfis disponíveis... 7 2.2. Definições,

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO DOS CLIENTES DA EMPRESA CONTÁBIL

MANUAL DE CADASTRO DOS CLIENTES DA EMPRESA CONTÁBIL MANUAL DE CADASTRO DOS CLIENTES DA EMPRESA CONTÁBIL IMPORTANTE Prezado Cliente, Atendimento On-Line (Via Internet). Estivemos trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta de atendimento que permitisse

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 REALIZANDO UMA ARRECADAÇÃO...4 2.1 IMPORTAÇÃO TRIBUTOS COM A CONTABILIDADE...4 2.2 BOLETIM DE ARRECADAÇÃO...4 2.1.1

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Efetuadas diversas alterações no Cordilheira Escrita Fiscal com o objetivo de tratar a apuração do ICMS-ST, emissão de GNRE e geração da GIA-ST, bem

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Síntese de fluxo de máquinas e implementos

Síntese de fluxo de máquinas e implementos Síntese de fluxo de máquinas e implementos Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Objetivo... 3 Parâmetros para utilização do processo... 3 Cadastro

Leia mais

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA VERSÃO 7.0 LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS Todas as telas do sistema foram remodeladas para utilização da resolução de vídeo 1024 x 768, apresentando agora um

Leia mais

Manual do Usuário 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2

Manual do Usuário 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2 1 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2 5.1 Digitações dos Sócios...2 5.1.1 Campo CPF...2 5.1.1.a Campo Saldo Anterior...3 5.1.1.b Campo Saldo...3 5.1.1.c Campo Isento...3 5.1.1.d Campo Tributado...3

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Novidades Group Shopping

Novidades Group Shopping Novidades Group Shopping 1. Geração do Arquivo Disponível na nova versão do Group Shopping uma tela que permite preencher as informações requeridas na geração do arquivo a ser enviado à Receita Federal

Leia mais

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática:

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática: SCPI 8.0 Novas funcionalidades A partir de agora o SCPI conta com algumas novas funcionalidades que valem a pena serem comentadas, e dar uma breve introdução de seu funcionamento. Entre elas podemos destacar:

Leia mais

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com MANUAL ESCOLA FLEX Revisado em 09/07/2008 Sistema Flex www.sistemaflex.com Índice Manual Escola Flex Índice... 2 Tela de Abertura (Splash Screen)... 3 Login... 4 Seleção de Empresas... 5 Tela Principal...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CADASTRO DA EMPRESA... 8 3. CONTROLE DE PERMISSÕES... 14 4. CONFIGURAÇÕES DA EMPRESA... 19 5. CND...

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CADASTRO DA EMPRESA... 8 3. CONTROLE DE PERMISSÕES... 14 4. CONFIGURAÇÕES DA EMPRESA... 19 5. CND... Sage CND Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 2 1.2. Conhecendo a Plataforma Sage... 4 1.2.1. Seleção de Empresa de Trabalho... 4 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações... 5 1.2.3.

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

Introdução... 2. Contratando o produto Link2NFe... 2. Assistente de configuração de emissor... 3. Configurações Avançadas do Emissor...

Introdução... 2. Contratando o produto Link2NFe... 2. Assistente de configuração de emissor... 3. Configurações Avançadas do Emissor... 0 Conteúdo Introdução... 2 Contratando o produto Link2NFe.... 2 Assistente de configuração de emissor.... 3 Configurações Avançadas do Emissor... 5 Conhecendo o Gerenciador de Recursos da Link2business....

Leia mais