Os jogos nas aulas de matemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os jogos nas aulas de matemática"

Transcrição

1

2 Os jogos nas aulas de matemática

3 Materiais necessários para esta aula: Giz de cera Papel grande (cartolina, pardo etc.) Dados Cartas de baralho

4 JOGO DOS PONTOS

5 Que habilidades ou conceitos podem ser trabalhados com esta atividade?

6 Coordenação motora Ritmo Atenção Trabalho em grupo Oralidade Criação de histórias Formas Cores Ponto, linha, reta Criatividade

7 Contagem Figuras (polígonos) Respeito Escuta

8 Objetivos Conceituais (conteúdos/ matérias) Procedimentais (saber fazer) Atitudinais (saber ser )

9 Quebra de paradigmas Seriedade x Alegria Divertimento x Responsabilidade

10 Quebra de paradigmas (...) Tal necessidade psicobiológica nasce com a criança e acompanha o ser humano ao longo da vida, mesmo com diferentes objetivos, até a mais avançada idade... é um meio de aprendizagem espontâneo e exercita hábitos intelectuais, físicos, sociais e/ou morais. (Murcia, 2005)

11 Responda rapidamente! Paula vai lançar dois dados e somar as faces que ficaram viradas para cima, a maior probabilidade é conseguir a soma 3, 7 ou 12?

12 Jogo das 7 cobras Regras do jogo 1.Cada participante desenha uma cartela contendo os números de 2 a 12, exceto o número 7. 2.Jogue os 2 dados e some os valores das faces que ficaram viradas para cima.

13 Jogo das 7 cobras 3. Risque, em sua cartela, o valor adquirido na soma. Se já estiver riscado, passe a vez. 4. Se a soma der 7, desenhe uma cobra.

14 Jogo das 7 cobras (parte 2) Objetivo do jogo Ganhará o jogo, quem riscar primeiro todos os números de sua cartela ou Perderá quem desenhar primeiro as 7 cobras.

15 Nossas intervenções! Responda: Por que a cartela começa no número 2 ao invés do número 1? Por que a cartela só vai até o número 12? Quais números foram mais demorados para conseguir riscar? E os números mais fáceis? O número 7 demorou para sair? Por que será que isso aconteceu?

16 Conteúdos Operação de adição Reconhecimento dos numerais (2 a 12) Contagem Cálculo mental Probabilidade

17 Conteúdos Associar as quantidades aos numerais que a representam. Perceber a ideia da adição (adicionar uma quantidade à outra). Realizar cálculos mentais. Compreender a ideia de probabilidade (quantidade de chances).

18 O jogo a serviço das aprendizagens matemáticas É importante: Conhecer os objetivos dos jogos. Planejar as intervenções. Selecionar as sistematizações. Criar o ambiente. Inserir no planejamento.

19 Quatro em linha Regras do jogo 1. Jogar alternadamente. 2. Escolher dois números da tabela menor, avisar os números que escolheu, falar em voz alta o valor da soma desses números.

20 Quatro em linha 3. Se a soma estiver correta, colocar uma marcação sobre o resultado na tabela maior (se o valor desta soma já estiver marcado ou somar errado, perde a vez). Vence o jogador que conseguir quatro marcações juntas em uma linha (vertical, horizontal ou diagonal).

21 Nossa intervenções! Que números devemos escolher para marcar o número 17? Faltava somente o número 20 para Pedro completar sua sequência. Ele somou errado e perdeu a vez. O que pode acontecer?

22 Nossa intervenções! Júlia quer marcar 25 e ela já escolheu o 7. Foi uma boa escolha? Por quê? Se o seu adversário já marcou os números 15, 23 e 18. Você consegue impedir que ele ganhe? Observe o tabuleiro e crie um problema. Depois troque-o com um colega.

23 Batalha de adição e multiplicação Materiais necessários Cartas de baralho ou cartelas com números de 1 a 10 Regras do jogo 1. No baralho, o A vale 1 e as figuras (valete, dama e rei) valem 10. As demais cartas equivalem a seus respectivos valores (carta 3 vale 3, carta 6 vale 6 até a carta 10)

24 Batalha de adição e multiplicação 2. Em duplas, dividam igualmente as cartas do baralho. Cada jogador, deixa seu monte virado para baixo. 3. Criem um comando que determine quando os participantes devem virar, simultaneamente, a primeira carta de seus respectivos montes.

25 Batalha de adição e multiplicação 4. O objetivo é somar ou multiplicar (dependendo do que foi previamente combinado) os valores das duas cartas viradas e dizer em voz alta o resultado. 5. Quem falar primeiro o valor correto, ficará com as cartas para si, deixando-as em monte separado. 6. Ganha quem, ao final do jogo, tiver conseguido mais cartas.

26 Batalha de adição e multiplicação Como se sentiu ao jogar batalha?

27 Algumas reflexões Quais conteúdos e objetivos são trabalhados? Que tipo de intervenções podem ser criadas? Que tipo de registros e sistematizações? Com qual frequência jogar?

28 Fonte: acervo do palestrante Fonte: acervo do palestrante A importância do registro

29 Fonte: acervo do palestrante Fonte: acervo do palestrante

30 Sugestões Alternar as formas de apresentar as regras dos jogos. Criar novas versões para os jogos. Socializar as estratégias. Criar intervenções e problematizações com o jogo. Registar de diferentes formas. Criar situações-problema com base nos jogos.

31 Você sente muita dificuldade para tomar decisões? (...) também faz parte do raciocínio lógico a capacidade de identificar problemas, estabelecer metas, traçar estratégias para atingi-las, e então coordenar a execução do plano arquitetado, garantindo que a meta seja atingida(...). Fonte: Grupo cérebro melhor. Disponível em:

32 Cristiane Boneto Assessora pedagógica

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO E. FUNDAMENTAL I

APOIO PEDAGÓGICO E. FUNDAMENTAL I COLÉGIO SÃO DOMINGOS APOIO PEDAGÓGICO E. FUNDAMENTAL I 2018 SUMÁRIO Apresentação A Maior Vence Batalha (soma ou total / produto) Caixa Completa Cinco em Linha Jogo da Conquista Ligue os Pontos Luz e Sombra

Leia mais

Os jogadores com dificuldades em matemática devem ser ajudados e incentivados pelos colegas e pelos adversários.

Os jogadores com dificuldades em matemática devem ser ajudados e incentivados pelos colegas e pelos adversários. DOCUMENTO ORIENTADOR DE 2 APRESENTAÇÃO O Catchball permite a realização de uma infinidade de jogos com uma igual diversidade de níveis, que podem ser dirigidos a crianças do pré-escolar, a crianças de

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR A MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

Marco Pacheco M. Conceição Sousa M. João Pessanha Teresa Jacob

Marco Pacheco M. Conceição Sousa M. João Pessanha Teresa Jacob Marco Pacheco M. Conceição Sousa M. João Pessanha Teresa Jacob O que é o O SuperTmatik cálculo mental éum jogo de cartas destinado ao treino do cálculo mental das operações básicas da matemática. Foi

Leia mais

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 Questões 1. Como você conceituaria Jogo? 2. Quais as vantagens dos Jogos? 3. Classifique os tipos de Jogo. 4. Qual a diferença

Leia mais

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres.

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. Cordeiros e tigres MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. 1. O jogo começa com o tabuleiro vazio. 2. Quem está com os tigres ocupa

Leia mais

Jogo do Feche a caixa

Jogo do Feche a caixa Programa PIBID/CAPES Departamento de Matemática Universidade de Brasília Objetivos Introduzir o conceito de probabilidade. Conteúdos abordados Raciocínio combinatório; Probabilidade; Inequações. Metodologia

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO PIFE DA MULTIPLICAÇÃO Objetivo: Compreender melhor as operações de multiplicação. Materiais: 46 cartas da seguinte forma: 8 cartas com números do 2 ao 9 sendo estes multiplicadores; 8 cartas com números

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação;

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; PLANEJAMENTO (Rótulos) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; Competências criatividade.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Clarissa Gonçalves Lira 1.2 Público alvo: 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Múltiplos e Divisores 2. Objetivo(s)

Leia mais

R E C E I T A. d e F É R I A S. Nome: Ano/Turma: Professora:

R E C E I T A. d e F É R I A S. Nome: Ano/Turma: Professora: R E C E I T A d e F É R I A S Nome: Ano/Turma: Professora: Página 2 Querido (a) aluno (a), Saúde e Paz! As férias são merecidas por todos. Precisamos de um período de descanso da rotina escolar e de um

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

BATALHA DAS COORDENADAS

BATALHA DAS COORDENADAS ISSN 2316-7785 BATALHA DAS COORDENADAS Gustavo Leandro da Silveira 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC - CCT gustavoldasilveira@gmail.com Sabrina da Silva Pires 2 Universidade do Estado de

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: 1) O JOGO DOS PALITOS E A PROBABILIDADE: esta sequência didática apresentada aos anos iniciais (1º/5º ano) do Ensino Fundamental tem como objetivo possibilitar conhecimentos das

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

Jogo: Corrida das Áreas.

Jogo: Corrida das Áreas. REGRAS: Jogo: Corrida das Áreas. 1. Número de jogadores: 2. 2. Largada: os jogadores devem jogar os dois dados de 6 faces e somar os números obtidos. Quem tirar a maior soma escolhe uma entre as casas

Leia mais

Jogo: Corrida das Áreas.

Jogo: Corrida das Áreas. REGRAS: Jogo: Corrida das Áreas. 1. Número de jogadores: 2. 2. Largada: os jogadores devem jogar os dois dados de 6 faces e somar os números obtidos. Quem tirar a maior soma escolhe uma entre as casas

Leia mais

VI JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2015

VI JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2015 REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do VI JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VI JOGOS FENACEF, combinado com

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE Fração como Probabilidade Sexto Ano do Ensino Fundamental Prof. Francisco Bruno Holanda Prof. Antonio Caminha Muniz Neto 1 Introdução

Leia mais

JOGOS COM GEOPLANO QUADRANGULAR

JOGOS COM GEOPLANO QUADRANGULAR JOGOS COM GEOPLANO QUADRANGULAR 1. CAMINHOS CAMINHOS NÚMERO DE JOGADORES: 1,2 ou mais. OBJETIVO: Formar um caminho cujo percurso passa por todos os pontos do geoplano desde o canto superior esquerdo até

Leia mais

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14 GRUPO 5.4 MÓDULO 14 Índice 1. Representação Escrita dos Números...3 2. Operações com Números Naturais...4 2 1. REPRESENTAÇÃO ESCRITA DOS NÚMEROS Desde os primórdios da humanidade, o homem utiliza diferentes

Leia mais

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações Registro PIBID Matemática 2016 ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS Foram elaborados Jogos didáticos envolvendo as equações do 2º grau colaborativamente com os alunos do nono ano da escola participante EELAS.

Leia mais

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula:

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Baralho de Matemática Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Os alunos devem se capazes de trabalhar com a tabuada dos números: 2, 3, 4, 5, 9, 10 e 11 e podem ser

Leia mais

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP Resumo: Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas Com o objetivo de permitir ao aluno o desenvolvimento de competências como disciplina, concentração, perseverança e flexibilidade,

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Cláudia Martins de Oliveira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA claudia.moliveira@yahoo.com.br Caroline Lima de Oliveira

Leia mais

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Cada segmento tem sua característica Educação Infantil: - desenvolvimento dos padrões de aprendizagem. Ensino Fundamental: - domínio de conceitos essenciais

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2 1º BIMESTRE 2014

PLANO DE TRABALHO 2 1º BIMESTRE 2014 PLANO DE TRABALHO 2 1º BIMESTRE 2014 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP 343 PROFª EMÍLIA DINIZ LIGIÉRO PROFESSOR: ANA CRISTINA PEREIRA COSTA MATRÍCULA:

Leia mais

BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS

BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS Francieli Pedroso Gomes Padilha 1 Fernando Carvalho Padilha 2 Siomara Cristina Broch 3 Resumo: Este trabalho apresenta uma atividade didática em forma de um jogo de bingo, ou

Leia mais

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/6326/jogo-dabatalha-dos-numeros-para-entender-valor-posicional Publicado em NOVA ESCOLA 02 de Setembro 2017 Pré-escola (4 e 5 anos) Jogo da batalha

Leia mais

Probabilidade. Bruno Jürgensen Marina Massocco Sérgio Daltoso Jr. Instrumentação para o Ensino. Prof Dr Tomaz Catunda.

Probabilidade. Bruno Jürgensen Marina Massocco Sérgio Daltoso Jr. Instrumentação para o Ensino. Prof Dr Tomaz Catunda. Probabilidade Bruno Jürgensen Marina Massocco Sérgio Daltoso Jr Instrumentação para o Ensino Prof Dr Tomaz Catunda Novembro de 2011 Introdução As propostas curriculares: necessidade de aprendizagem significativa

Leia mais

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira.

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE PEDAGOGIA CAMPUS DE CASTANHAL LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. Coordenadora: Débora Alfaia Bolsista: Gabriela Paixão Castanhal- PA 2012 Oficina de Jogos

Leia mais

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE O jogo é chamado Borboleta em Moçambique, provavelmente por causa da forma do tabuleiro. Na Índia e em Blangadesh, as crianças chamam o mesmo jogo de Lau Kata Kati.

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES POR MEIO DE JOGOS E NOVAS TECNOLOGIAS

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES POR MEIO DE JOGOS E NOVAS TECNOLOGIAS SILVA, C. R.; BALIEIRO FILHO, I. F. Uma Experiência de Ensino das Quatro Paulista de Educação Matemática: XI EPEM. São José do Rio Preto: SBEM/SBEM-SP, 2012, pp.1-5. (ISBN N. 978-85-98092-14-0) Eixo Temático:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PAULISTANA DE BRIDGE curso de introdução ao bridge acompanhamento de aulas

ASSOCIAÇÃO PAULISTANA DE BRIDGE curso de introdução ao bridge acompanhamento de aulas 1 Aula 1 1. Introdução geral a. Como é a hierarquia das cartas O ás é a maior carta e o 2 a menor. A sequência é AKQJ1098765432. b. Conceito de parceria Os parceiros sentam-se face a face à mesa de jogo.

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS LOURDES PELKA BARRIOS 1, ANA PAULA COSER SETTI 2, RENATA APARECIDA DE FARIA 3, SABRINA AZEVEDO DE OLIVEIRA

Leia mais

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Petrônio Fernandes da Silva; Anderson Diego Silva Gonçalves; Jânio Elpídio de Medeiros. Universidade Federal da Paraíba, petroniof9@gmail.com;

Leia mais

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do IX Jogos Fenacef será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Fenacef no Regulamento Geral do IX Jogos Fenacef, combinado com

Leia mais

Jogos e Brincadeiras II

Jogos e Brincadeiras II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. runo Holanda ula 2 Jogos e rincadeiras II Neste artigo continuaremos o assunto iniciado no material anterior. O primeiro exercício,

Leia mais

O Semáforo. O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998.

O Semáforo. O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998. O Semáforo O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998. SEMÁFORO PARA INVISUAIS ESTRATÉGIAS E SITUAÇÕES DE JOGO Uma das estratégias passa por jogar numa casa do centro do tabuleiro,

Leia mais

introdução É importante treinar a mente 9 capítulo 1 Jogos de cálculo matemático 19 capítulo 2 Jogos de estratégia 27

introdução É importante treinar a mente 9 capítulo 1 Jogos de cálculo matemático 19 capítulo 2 Jogos de estratégia 27 Índice introdução É importante treinar a mente 9 capítulo 1 Jogos de cálculo matemático 19 capítulo 2 Jogos de estratégia 27 capítulo 3 Jogos de memória sensorial 41 capítulo 4 Jogos de observação 65 capítulo

Leia mais

Jogo dos Totais 3º ao 5º ano

Jogo dos Totais 3º ao 5º ano Introdução Jogo dos Totais 3º ao 5º ano Esta atividade é uma forma divertida de desenvolver a compreensão sobre quantidades e maneiras de perfazer um total de 25. Nela, os alunos terão a oportunidade de

Leia mais

Jogo dos Totais 1º e 2º anos

Jogo dos Totais 1º e 2º anos Jogo dos Totais 1º e 2º anos Introdução Esta atividade é uma forma divertida de desenvolver a compreensão sobre quantidades e maneiras de perfazer um total de 10. Nela, os alunos terão a oportunidade de

Leia mais

Jogos no Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano

Jogos no Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano Página inicial Fale Conosco Câmpus de São José do Rio Preto Acesso rápido Unidades Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Apresentação Jogos no Ensino de Matemática Ens. Fund. 1º ao 5º Ano

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DE DESIGN DE JOGO DDJ BANCO IMOBILIÁRIO

MODELO DE DOCUMENTO DE DESIGN DE JOGO DDJ BANCO IMOBILIÁRIO MODELO DE DOCUMENTO DE DESIGN DE JOGO DDJ BANCO IMOBILIÁRIO 1 OBJETIVOS DO DESENVOLVEDOR (PROPÓSITO DO JOGO) Objetivos do desenvolvedor são: _Motivos para criar o _Objetivos que pretende atingir; _Estímulos

Leia mais

PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA. JOGO DOS POLíGONOS HISTÓRICO E DESCRIÇÃO

PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA. JOGO DOS POLíGONOS HISTÓRICO E DESCRIÇÃO Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA JOGO DOS POLíGONOS HISTÓRICO E DESCRIÇÃO Bruno Leite Dierson Gonçalves Evanilson Landim Ivanildo Carvalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para o Ensino Médio PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

AULA 08 Probabilidade

AULA 08 Probabilidade Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ana Carolina e Bruno AULA 08 Conceitos e assuntos envolvidos: Espaço amostral Evento Combinação de eventos Espaço Amostral

Leia mais

MATIX: UMA ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO

MATIX: UMA ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO ISSN 2316-7785 MATIX: UMA ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO Tatiane Cristine Bernstein tbernstein@universo.univates.br Juliana Coelho Araújo Nunes juliana_scbc@hotmail.com Sabrina Monteiro sabrymonteiro@yahoo.com.br

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015.

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015. 2 a Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro Santo Cristo, RS 14 de novembro de 2015. Apresentação Esta é a segunda edição da Olimpíada de Jogos Lógicos de Tabuleiro promovida pela Universidade

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÍTULO DO CURSO. APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público Alvo Data do curso: Nº de Vagas

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÍTULO DO CURSO. APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público Alvo Data do curso: Nº de Vagas CURSO DE CAPACITAÇÃO Docentes Fabíola da Cruz Martins Leonardo Lira de Brito E-mail fabiolaa--@hotmail.com leonardoliradebrito@gmail.com TÍTULO DO CURSO APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

MAC 115 Introdução à Ciência da Computação ROTHELO

MAC 115 Introdução à Ciência da Computação ROTHELO MAC 115 Introdução à Ciência da Computação INSTITUTO DE FÍSICA - BACHARELADO NOTURNO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 Terceiro Exercício-Programa (EP3) Data de entrega: até 06 de dezembro de 2010 (2a.feira) ROTHELO

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA JOSINALVA ESTACIO MENEZES UFRPE jomene@nelore.npde.ufrpe.br TEMA: SOFTWARE E HARDWARE Aplicativos

Leia mais

Mancala, uma família de jogos e saberes

Mancala, uma família de jogos e saberes Mancala, uma família de jogos e saberes Douglas Moreira da Silva 1 Pollyana Ferreira de Souza 2 TURMA SUGERIDA PARA A APLICAÇÃO: Pode ser trabalhado a aplicação do Jogo em turmas de 6 º ao 9º OBJETIVOS:

Leia mais

Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados

Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados 22 Santa Marli Pires dos Santos Descrição 1. TORRE A torre consiste num conjunto de 20 caixas de papelão (com tamanhos diferentes, 1cm de diferença de uma para

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES15

INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES15 INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES15 Vanderlei S. Bagnato 15.1 Introdução 15.2 Definição de Probabilidade 15.3 Adição de probabilidade 15.4 Multiplicação de probabilidades Referências Licenciatura em Ciências

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

Reiner Knizia Djib. Manual de Regras

Reiner Knizia Djib. Manual de Regras Reiner Knizia Djib Manual de Regras U ma brisa quente de verão sopra pelo vale Escocês enquanto os pássaros começam a cantar e a neve derrete lentamente. Seu precioso vilarejo é lentamente descoberto e

Leia mais

Atividade 1 O Xadrez e a Matemática

Atividade 1 O Xadrez e a Matemática Atividade 1 O Xadrez e a Matemática Primeira Parte: A lógica dos grãos de trigo Pelo que podemos observar o Xadrez tem muito mais haver com a matemática do que imaginamos. Além de ser um jogo de estratégia,

Leia mais

Vira-Vira. Equipe: Universidade Federal de Minas Gerais

Vira-Vira. Equipe: Universidade Federal de Minas Gerais Vira-Vira Equipe: Aniura Milanés Barrientos Carmen Rosa Giraldo Vergara Leandro Augusto Rodrigues Araújo Nora Olinda Cabrera Zúñiga Taciany da Silva Pereira Universidade Federal de Minas Gerais Descrição

Leia mais

Acertou no que não viu

Acertou no que não viu Reforço escolar M ate mática Acertou no que não viu Dinâmica 5 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Professor Matemática 1ª da Ensino Médio Algébrico simbólico Funções DINÂMICA Acertou

Leia mais

Assessoria de atemática

Assessoria de atemática Assessoria de atemática Anvimar Gasparello agasparello@positivo.com.br Carlos Henrique Wiens cwiens@positivo.com.br Isabel Lombardi ilombardi@positivo.com.br Paulo César Sanfelice psanfelice@positivo.com.br

Leia mais

Jogando com a tabuada

Jogando com a tabuada Universidade Federal do Rio Grande do Norte Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Centro de Ensino Superior do Seridó-Campus

Leia mais

APLICAÇÃO DE MATERIAL A-DIDÁTICO PARA INSTRUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

APLICAÇÃO DE MATERIAL A-DIDÁTICO PARA INSTRUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. APLICAÇÃO DE MATERIAL A-DIDÁTICO PARA INSTRUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Resumo LOPES, Beatriz G. UNESP FEIS biagarcialopes@gmail.com ALVES, Bruna P. UNESP - FEIS bruna_pardim@yahoo.com.br

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS PIBID-UFS 2012

JOGOS MATEMÁTICOS PIBID-UFS 2012 JOGOS MATEMÁTICOS PIBID-UFS 2012 Letícia Balbino Santos Leticia_peixinha@hotmail.com Darlysson Wesley da Silva Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul darlyssonwesley@hotmail.com Rodrigo Oliveira

Leia mais

Centro Universitário UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEX Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Apoio: CNPq

Centro Universitário UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEX Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Apoio: CNPq Centro Universitário UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEX Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Apoio: CNPq 4ª série/ 5º ano IDENTIFICAÇÃO: Nome(s) do(a)(s) aluno(a)(s):

Leia mais

PLANO DE AULA: Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora).

PLANO DE AULA: Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora). PLANO DE AULA: Identificação: Mayara Fagundes Sena da Silva. Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora). Duração da aula: 2 Períodos. Conteúdo: Monômios. Conteúdos Específicos: - Partes de

Leia mais

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari Jogar e desenvolver o raciocínio lógico Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.corder@uol.com.br 1 RACIOCÍNIO LÓGICO -MATEMÁTICO O QUE É? QUANDO VOCÊ UTILIZA ESTE TIPO DE RACIOCÍNIO? COM QUAIS ÁREAS

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES14. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Vanderlei S. Bagnato

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES14. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Vanderlei S. Bagnato INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES14 TÓPICO Vanderlei S. Bagnato Fundamentos da Matemática II 14.1 Introdução 14.2 Definição de Probabilidade 14.3 Adição de probabilidade 14.4 Multiplicação de Probabilidades

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS SOBRE BINÔMIO DE NEWTON SISTEMAS LINEARES PROBABILIDADE 2 ANO

EXERCÍCIOS REVISIONAIS SOBRE BINÔMIO DE NEWTON SISTEMAS LINEARES PROBABILIDADE 2 ANO QUESTÃO 1: Uma urna contém 4 bolas vermelhas, 6 pretas e 5 azuis. Retirando-se dessa urna, ao acaso, uma bola, CALCULE a probabilidade de ela: ser vermelha. ser vermelha ou preta. não ser azul. QUESTÃO

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

Paulo José dos Santos Pereira 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO DO MESTRADO 2. A ORIGEM DO TABULEIRO ARGOLAS DA MULTIPLICAÇÃO

Paulo José dos Santos Pereira 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO DO MESTRADO 2. A ORIGEM DO TABULEIRO ARGOLAS DA MULTIPLICAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA CCBN MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MPECIM Paulo José dos Santos

Leia mais

O JOGO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MULTIPLICAÇÃO - TABUADA)

O JOGO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MULTIPLICAÇÃO - TABUADA) O JOGO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MULTIPLICAÇÃO - TABUADA) 3º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2015 1 JOGOS PARA O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

BINGO DOS POLINÔMIOS. Apresentação: Jogo matemático

BINGO DOS POLINÔMIOS. Apresentação: Jogo matemático BINGO DOS POLINÔMIOS Apresentação: Jogo matemático Gabriel Jorge dos Santos 1 ; Jorge Luiz de Freitas 2 ; Sara Katiana Vieira da Silva 3 ; Taíse Barbosa Santos 4 Introdução Este jogo é voltado para a educação

Leia mais

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania.

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania. MicroLigue - o jogo das associações - Manual do Professor Autores: Roseane de Souza, M. Marta Carvalhal e M. Ligia C. Carvalhal. Ilustração: Daniela C. Velázquez. Orientação e Supervisão : M. Ligia C.

Leia mais

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016)

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Matemática, do 1.º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 /

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 / Ao comentar sobre as razões da dor na região lombar que seu paciente sentia, o médico fez as seguintes afirmativas. P1: Além de ser suportado pela estrutura óssea da coluna, seu peso é suportado também

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

(é fácil!)

(é fácil!) Disparar Canhões! Objetivo Jogue Hearthstone 3x3! Cada jogador tem que ganhar uma contenda especial para um a fim de ganhar casas no tabuleiro do jogo Disparar Canhões! Será que a sua equipe vai ser a

Leia mais

Noções sobre Probabilidade

Noções sobre Probabilidade Noções sobre Probabilidade Introdução Vimos anteriormente como apresentar dados em tabelas e gráficos, e também como calcular medidas que descrevem características específicas destes dados. Mas além de

Leia mais

JOGO DA MEMÓRIA DE 10 ESCOLHA UMA DUPLA PARA JOGAR ESTE JOGO. LEIA AS REGRAS E BOM DIVERTIMENTO!

JOGO DA MEMÓRIA DE 10 ESCOLHA UMA DUPLA PARA JOGAR ESTE JOGO. LEIA AS REGRAS E BOM DIVERTIMENTO! 1º ANO MATEMÁTICA JOGO DA MEMÓRIA DE 10 ESCOLHA UMA DUPLA PARA JOGAR ESTE JOGO. LEIA AS REGRAS E BOM DIVERTIMENTO! REGRAS: 1- PEGUE UM BARALHO E SEPARE AS CARTAS QUE FAZEM PARES QUE SOMAM 10 PONTOS (1,2,3,4,5,6,7,8

Leia mais

Atividades de Geometria com o Geoplano

Atividades de Geometria com o Geoplano Atividades de Geometria com o Geoplano Introdução A palavra Geoplano vem do inglês geoboard onde geo vem de geometria e board de plano, tábua ou tabuleiro, ou ainda superfície plana. O Geoplano foi inventado

Leia mais

JOGO COM CARTAS PARA O ENSINO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS

JOGO COM CARTAS PARA O ENSINO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS ISSN: 2176-3305 JOGO COM CARTAS PARA O ENSINO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS Lourival Divino Faria 1 Bruno Diniz Faria Rezende 2 RESUMO A proposta Jogo com cartas para o

Leia mais

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. Planificação Anual. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. Planificação Anual. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 ANO LETIVO 2017 / 2018 1º Ciclo Planificação Anual Disciplina: Matemática Ano de Escolaridade: 2º ano 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 Domínios Tempo Números e Operações Números naturais METAS

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES Lauro Chagas e Sá Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Campus Vitória proflaurosa@gmail.com

Leia mais

DIGO VEZES PARA GANHAR!

DIGO VEZES PARA GANHAR! DIGO VEZES PARA GANHAR! São objetivos deste jogo: promover um suporte visual que se constitua como modelo para a relação de soma de parcelas iguais com a multiplicação; evidenciar, através das cores, diferentes

Leia mais

USO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA

USO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA USO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA Aline Costa Cavalcante de Rezende E.M. 09.18.047. Belisário Pena wallacec@light.com.br sorovisck@brfree.com.br Todo ensino é castrador, todo discurso vão, se não

Leia mais

JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Luciano Belem Santos lcnbelem@hotmail.com Jonas Evangelista Silva jonaspesquisas@hotmail.com Everlon Souza Campos everlon29@gmail.com Gabriel Gaspar da Silva Sobrinho

Leia mais