APOIO PEDAGÓGICO E. FUNDAMENTAL I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APOIO PEDAGÓGICO E. FUNDAMENTAL I"

Transcrição

1

2 COLÉGIO SÃO DOMINGOS APOIO PEDAGÓGICO E. FUNDAMENTAL I 2018

3 SUMÁRIO Apresentação A Maior Vence Batalha (soma ou total / produto) Caixa Completa Cinco em Linha Jogo da Conquista Ligue os Pontos Luz e Sombra Salute (adição e subtração) Salute (multiplicação e divisão) Sequências Misteriosas Jogos Virtuais Tabuadas Dominó Cartas numeradas para os jogos Créditos

4 APRESENTAÇÃO Pessoal, neste caderno reuni os jogos que fizeram parte de nossos encontros no 1º semestre. Ensine-os para seus familiares e amigos e divirtam-se com os desafios propostos. Lembrem-se de que vocês podem acessar o Blog do Apoio e relembrar os momentos que vivemos e as histórias que criamos na página do Grupo de Estudos. Boas férias! E até a volta, Prof.ª Silvia

5 A MAIOR VENCE Número de participantes: duas pessoas (em duplas). Material necessário: cartas numeradas de 11 a 40 ou um baralho comum sem os coringas, valetes, damas e reis. Objetivo: conseguir o maior número de cartas no final do jogo. Como jogar? 1. Misture as cartas e distribui-as em dois montes. 2. Cada pessoa pega um monte e deixa-o virado com os números para baixo. 3. Os jogadores viram a carta de cima do monte ao mesmo tempo e verificam qual é a maior. 4. O jogador que virar a carta maior vence a rodada. 5. O jogo termina quando terminarem as cartas e os jogadores contarem a quantidade de cartas que ganharam. 6. Vence quem tiver conseguido um número maior de cartas. Outra maneira de jogar? 1. Os jogadores viram duas cartas de cima do monte ao mesmo tempo. 2. Usam as cartas para formar o maior número possível. 3. Depois comparam os números para verificarem quem tem a maior quantidade.

6 BATALHA Número de participantes: em um único grupo, em duplas, em trios ou quartetos. Material necessário: Baralho comum. (Também podemos usar cartelas numéricas ou cartelas com os fatos da multiplicação). Objetivo: Utilizar estratégias variadas de cálculo mental para responder, corretamente, as somas ou as multiplicações e, assim, marcar o maior número de pontos possível. Como jogar? 1. Retirar as figuras do Baralho (Valete, Dama e Rei). 2. Embaralhar as cartas e distribuí-las, igualmente, entre os participantes. 3. Cada participante faz um monte com as cartas sem vê-las. Vale somente os números (Ás = 1), não importando a cor ou o naipe das cartas. 4. Cada participante deve mostrar duas cartas para os demais, somá-las ou multiplicá-las e dizer, em voz alta, o resultado da operação para marcar 1 ponto. 5. Se o participante que estiver virando as cartas não souber o resultado da soma ou da multiplicação ou errá-lo, o próximo participante terá a chance de marcar o ponto para si.

7 CAIXA COMPLETA Número de participantes: 2 a 4 jogadores. Materiais necessários: 4 conjuntos de cartas de 0 a 9, 2 tabelas impressas, lápis e borracha. Objetivo: obter pelo menos, dois números indicados no alto da tabela impressa. Como jogar? 1. Os jogadores decidem quem começa o jogo. 2. As cartas são embaralhadas e colocadas viradas para baixo, formando um monte. 3. Cada jogador ou dupla, na sua vez, vira a carta de cima do monte e anota o número da carta na tabela aonde achar melhor. Se a carta não for necessária, os jogadores poderão passar a sua vez. 4. As cartas viradas a cada jogada devem ser descartadas. 5. Os números de cada coluna da tabela devem ser alcançados usando 4 cartas. 6. Quando duas colunas forem preenchidas com os números indicados, a Caixa estará Completa e o jogo terminará. CAIXA COMPLETA

8 CINCO EM LINHA Número de participantes: em um único grupo, em duplas, em trios ou quartetos. Material necessário: Tabelas impressas na próxima página e 5 marcadores de uma cor e 5 marcadores de outra cor. Objetivo: Utilizar estratégias variadas de cálculo mental para responder, corretamente, as multiplicações e conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal). Como jogar: 1. O primeiro grupo a jogar deve escolher dois números do tabuleiro menor indicando-as ao grupo adversário. 2. Em seguida, o grupo adversário deve calcular mentalmente o produto dos dois números indicados, dizendo em voz alta. Procurar este valor no tabuleiro maior e colocar sobre ele um de seus marcadores. 3. Uma vez colocada esta ficha sobre o número correto, não pode ser mais retirada. 4. Se o grupo acertar o produto deve indicar dois números do tabuleiro menor para o grupo adversário. E assim sucessivamente. 5. O grupo que errar na sua vez ou fizer uma multiplicação que já tenha sido coberta, passa a vez sem colocar nenhuma ficha. 6. Se nenhum grupo conseguir colocar cinco fichas em linha contínua, ganha o jogo a que tiver colocado mais marcadores no tabuleiro.

9 Use este tabuleiro para escolher 2 números para os outros jogadores calcularem a multiplicação: Use este tabuleiro para marcar o resultado (produto) das multiplicações que você resolveu:

10 JOGO DA CONQUISTA Número de participantes: em duplas ou em trios. Material necessário: Tabela impressa na próxima página, lápis ou lápis de cor e dois dados numéricos. Objetivo: Conquistar a maior área possível da tabela. Como jogar: 1. Cada participante deve escolher uma cor de lápis de cor para preencher a área conquistada no jogo e pegar dois dados numéricos. 2. Joguem par ou ímpar para decidir quem começará o jogo e lance os dados. 3. Pinte no espaço quadriculado do jogo, a multiplicação obtida nos dados para determinar a área conquistada. Veja um exemplo, obtendo 3 e 4 nos dados. Você pode pintar 3 fileiras de 4 colunas (3 x 4) ou 4 fileiras de 3 colunas (4 x 3). Você escolhe. 4. Continue lançando os dados um de cada vez, enquanto tiver espaço a ser conquistado.

11 JOGO DA CONQUISTA

12 JOGO DA CONQUISTA

13 LIGUE OS PONTOS Número de participantes: 2 a 4 jogadores. Materiais necessários: tabelas impressas para cada jogo e lápis de cor. Objetivo: fechar os quadrados de maneira a obter o maior número de pontos. Como jogar: 1. Escolha uma das tabelas impressas, uma cor e tire par ou ímpar para definir quem começará o jogo. 2. Um jogador de cada vez faz um traço vertical ou horizontal, ligando dois pontinhos. Não vale traçar na diagonal. 3. Quando um dos jogadores fechar um quadrado, ele escreverá a letra inicial de seu nome e jogará novamente até a tabela ficar cheia de quadrados. 4. Cada jogador contará seus pontos, consultando os quadrados fechados que possuem a letra inicial de seu nome. 5. Você poderá usar diversas estratégias para somar seus pontos e verificar quem ganhou a partida.

14 LIGUE OS PONTOS Pontos:

15 LIGUE OS PONTOS Pontos:

16 Pontos: LIGUE OS PONTOS

17 LUZ E SOMBRA DESAFIOS: QUANTOS ANIMAIS VOCÊ CONSEGUE VER NESTAS IMAGENS?

18 SALUTE (SOMA E SUBTRAÇÃO) Número de participantes: em trios. Material necessário: 2 Baralhos comum, exceto valetes, damas e reis. Objetivo: praticar as estratégias de cálculo das operações de Adição e Subtração para adivinhar a carta escondida que determina o total indicado pelo juiz. Como jogar: 1. As cartas são distribuídas entre dois dos três jogadores, que devem sentar-se frente a frente, com seus montes de cartas viradas para baixo. 2. Ao mesmo tempo, os dois retiram a carta de cima de seus montes dizendo: Salute! e segurando-as perto de seus rostos, de modo que possam ver apenas a carta do adversário, mas não a própria. 3. O terceiro jogador, nesse momento, anuncia a soma ou o total das cartas. O primeiro participante que descobrir o valor correto de sua própria carta (subtraindo o total da carta de seu companheiro) leva o par para si. 4. Ganha aquele que conseguir o maior número de cartas.

19 SALUTE (MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO) Número de participantes: em trios. Material necessário: 2 Baralhos comum, exceto valetes, damas e reis. Objetivo: praticar as estratégias de cálculo das operações de Multiplicação e Divisão para adivinhar a carta escondida que determina o total indicado pelo juiz. Como jogar: 1. As cartas são distribuídas entre dois dos três jogadores, que devem sentar-se frente a frente, com seus montes de cartas viradas para baixo. 2. Ao mesmo tempo, os dois retiram a carta de cima de seus montes dizendo: Salute! e segurando-as perto de seus rostos, de modo que possam ver apenas a carta do adversário, mas não a própria. 3. O terceiro jogador, nesse momento, anuncia o produto das cartas. O primeiro participante que descobrir o valor correto de sua própria carta leva o par para si. 4. Ganha aquele que conseguir o maior número de cartas.

20 SEQUÊNCIAS MISTERIOSAS O que vem depois?

21 SEQUÊNCIAS MISTERIOSAS Encontre a saída do Labirinto contando de 10 em 10.

22 JOGOS VIRTUAIS Os jogos indicados abaixo foram explorados nos Grupos de Estudo. Você pode acessá-los, através dos links de cada jogo ou através do site da escola ou, ainda, através do endereço: Adição e Subtração: As 4 Operações: Batalha dos números: Dividindo a Pizza: Feche a Caixa: Melhores Momentos 1: Melhores Momentos 2: Pac Man: Tabuada do Dino: Tangran:

23 TABUADAS - DOMINÓ O jogo já começou! Copie ou recorte e cole as peças do dominó para completar o percurso.

24

25 Cartas numeradas para os jogos

26

27

28

29 CRÉDITOS 3º anos Ana Beatriz F. Carneiro André D. Jeolas André M. de F. Montenegro Beatriz B. N. Capreano Clara G. Bueno Felipe M. Bonvicino Heloísa R. A. Grecchi João S. Machado Leticia M. Ogura Luana O. Lasnier Luana P. Cirillo 4º anos Benjamim M. Barletta Guilherme S. Gdikian Joaquim K. Casiuch Jose Kott R. Zarella Jose Vettore Leo P. Bittencourt Mariano G. Paz Tatiana R. Julião Theodoro M. Barletta Tobias C. da Cunha Victória de M. Winter Luca T. Mendes Manuella F. M. Cardoso Olivia G. Raimundo 5º anos Pedro Henrique N. de Souza Rafaela L. de M. Teixeira Sofia A. A. da Silva Bia J. Teixeira Giovanna W. Marzocchi Guilherme F. Gruchalski Júlia N. Aranda Larissa L. Conceição Mariana H. C. Clara Marianna M. Batista Mauricio A. Unikowsky Tiago L. Corrêa

30 COLÉGIO SÃO DOMINGOS Professora do Apoio Pedagógico: Silvia Zaffarani Ferrari Coordenação Pedagógica: Wilma de Brito Camargo Direção: Silvio Barini Pinto Impressão: Jonas Camilo 2018

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

Os jogos nas aulas de matemática

Os jogos nas aulas de matemática Os jogos nas aulas de matemática Materiais necessários para esta aula: Giz de cera Papel grande (cartolina, pardo etc.) Dados Cartas de baralho JOGO DOS PONTOS Que habilidades ou conceitos podem ser trabalhados

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO PIFE DA MULTIPLICAÇÃO Objetivo: Compreender melhor as operações de multiplicação. Materiais: 46 cartas da seguinte forma: 8 cartas com números do 2 ao 9 sendo estes multiplicadores; 8 cartas com números

Leia mais

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres.

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. Cordeiros e tigres MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. 1. O jogo começa com o tabuleiro vazio. 2. Quem está com os tigres ocupa

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR A MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/6326/jogo-dabatalha-dos-numeros-para-entender-valor-posicional Publicado em NOVA ESCOLA 02 de Setembro 2017 Pré-escola (4 e 5 anos) Jogo da batalha

Leia mais

COLETÂNEA DE JOGOS. Seleção elaborada pela Profª Márcia Amplatz

COLETÂNEA DE JOGOS. Seleção elaborada pela Profª Márcia Amplatz COLETÂNEA DE JOGOS Seleção elaborada pela Profª Márcia Amplatz marcia.amplatz@gmail.com 41-8428-2327 Triangulo dos 9 Número de participante individual Objetivo desenvolver e estimular a capacidade lógica,

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

São jogos que dependem apenas da sorte para ser o vencedor. Regina Grando

São jogos que dependem apenas da sorte para ser o vencedor. Regina Grando Regina Grando São jogos que dependem apenas da sorte para ser o vencedor. Regina Grando Anexo 1 JOGO: MAIS OU MENOS NÚMERO DE JOGADORES: Quatro. MATERIAL NECESSÁRIO: Um dado vermelho. Um dado azul. Uma

Leia mais

Jogos no Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano

Jogos no Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano Página inicial Fale Conosco Câmpus de São José do Rio Preto Acesso rápido Unidades Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Apresentação Jogos no Ensino de Matemática Ens. Fund. 1º ao 5º Ano

Leia mais

Jogos com Adições 1. JOGOS LIVRES

Jogos com Adições 1. JOGOS LIVRES Jogos com Adições Como explorar este material? 1. JOGOS LIVRES Objectivo: tomar contacto com o material, de maneira livre, sem regras. Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções

Leia mais

APLICAÇÃO DE MATERIAL A-DIDÁTICO PARA INSTRUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

APLICAÇÃO DE MATERIAL A-DIDÁTICO PARA INSTRUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. APLICAÇÃO DE MATERIAL A-DIDÁTICO PARA INSTRUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Resumo LOPES, Beatriz G. UNESP FEIS biagarcialopes@gmail.com ALVES, Bruna P. UNESP - FEIS bruna_pardim@yahoo.com.br

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 10 Potenciação e Radiciação Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora: Marlete Basso Roman

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

Componentes do jogo. Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos. Componentes do jogo básico

Componentes do jogo. Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos. Componentes do jogo básico Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos Tradução: Paula Faria Componentes do jogo 1 Tabuleiro Componentes do jogo básico 60 Peças de trilhos Frente: Verso: 61 Vagões de metrô Frente:

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

(é fácil!)

(é fácil!) Disparar Canhões! Objetivo Jogue Hearthstone 3x3! Cada jogador tem que ganhar uma contenda especial para um a fim de ganhar casas no tabuleiro do jogo Disparar Canhões! Será que a sua equipe vai ser a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para o Ensino Médio PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

PLANO DE AULA: Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora).

PLANO DE AULA: Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora). PLANO DE AULA: Identificação: Mayara Fagundes Sena da Silva. Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora). Duração da aula: 2 Períodos. Conteúdo: Monômios. Conteúdos Específicos: - Partes de

Leia mais

Este jogo é indicado para alunos dos 6º ao 9º anos

Este jogo é indicado para alunos dos 6º ao 9º anos Elaboração do Jogo: Twister Matemático Responsável: Rassiê Tainy de Paula O Jogo Baseado no já existente jogo Twister, em que, os jogadores têm que mover pés e mãos conforme a indicação da roleta sem perder

Leia mais

Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. JULIANA MISTUROU ALGUNS CARTÕES NUMERADOS E AGORA PRECISA ORGANIZAR OS CARTÕES DO MENOR PARA O MAIOR. VAMOS AJUDÁ-LA,

Leia mais

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula:

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Baralho de Matemática Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Os alunos devem se capazes de trabalhar com a tabuada dos números: 2, 3, 4, 5, 9, 10 e 11 e podem ser

Leia mais

Programa de Cursos 2011 / Matemática Ensino Fundamental / 6º. ao 9º. ano

Programa de Cursos 2011 / Matemática Ensino Fundamental / 6º. ao 9º. ano Sugestões de jogos Os jogos que apresentamos neste material envolvem diversos conceitos e procedimentos matemáticos, com variações nos níveis de complexidade e destinados a um ou mais grupos de ensino,

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: 1) O JOGO DOS PALITOS E A PROBABILIDADE: esta sequência didática apresentada aos anos iniciais (1º/5º ano) do Ensino Fundamental tem como objetivo possibilitar conhecimentos das

Leia mais

Marco Pacheco M. Conceição Sousa M. João Pessanha Teresa Jacob

Marco Pacheco M. Conceição Sousa M. João Pessanha Teresa Jacob Marco Pacheco M. Conceição Sousa M. João Pessanha Teresa Jacob O que é o O SuperTmatik cálculo mental éum jogo de cartas destinado ao treino do cálculo mental das operações básicas da matemática. Foi

Leia mais

Integrantes do subgrupo

Integrantes do subgrupo Nome do Objetivo do Jogo 1: GANHA CEM PRIMEIRO Ganha quem formar o grupão primeiro: que é o amarrado de dez grupos de dez palitos. Quem primeiro formar o grupão levanta a mão com ele e declara em voz alta:

Leia mais

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP Resumo: Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas Com o objetivo de permitir ao aluno o desenvolvimento de competências como disciplina, concentração, perseverança e flexibilidade,

Leia mais

MEC UFSC PMF/ Secretaria Municipal de Educação

MEC UFSC PMF/ Secretaria Municipal de Educação Jogo: Um a mais, um a menos. Dez a mais, dez a menos. SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artemed, 2007. Organização da turma: grupos de quatro jogadores

Leia mais

VI JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2015

VI JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2015 REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do VI JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VI JOGOS FENACEF, combinado com

Leia mais

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do IX Jogos Fenacef será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Fenacef no Regulamento Geral do IX Jogos Fenacef, combinado com

Leia mais

Jogando e sentindo emoções...

Jogando e sentindo emoções... Reforço escolar M ate mática Jogando e sentindo emoções... Dinâmica 5 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Aluno Matemática 9º do Ensino Fundamental Algébrico Simbólico Equação do 2º. Grau

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2016 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 Questões 1. Como você conceituaria Jogo? 2. Quais as vantagens dos Jogos? 3. Classifique os tipos de Jogo. 4. Qual a diferença

Leia mais

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental)

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) PROBLEMA 1 Encontre todos os números naturais n de três algarismos que possuem todas as propriedades abaixo: n é ímpar; n é um quadrado perfeito;

Leia mais

I-OBJETIVO DO JOGO ENQUANTO ATIVIDADE DE ENSINO

I-OBJETIVO DO JOGO ENQUANTO ATIVIDADE DE ENSINO 6 I-OBJETIVO DO JOGO ENQUANTO ATIVIDADE DE ENSINO Resolver problemas envolvendo as operações: adição subtração e multiplicação; Desenvolver a habilidade de cálculo mental. II-MATERIAL 1. Fichas com a figura

Leia mais

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA tânia@mat.unb.br CAPÍTULO 1 JOGOS E ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS A idéia

Leia mais

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado

Leia mais

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos [pg 1] CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos O tempo: 1855. A localidade: O oeste americano Você é um pesquisador de ouro, que alinha o seu território de sondagem e o defende

Leia mais

JOGOS E HABILIDADES. Marie-Claire Ribeiro Póla Mariele Cestari Esteves Supera Londrina

JOGOS E HABILIDADES. Marie-Claire Ribeiro Póla Mariele Cestari Esteves Supera Londrina JOGOS E HABILIDADES Marie-Claire Ribeiro Póla mariepola@yahoo.com.br Mariele Cestari Esteves Supera Londrina mariele.londrina@metodosupera.com.br Resumo: São inúmeras as habilidades que podem ser desenvolvidas

Leia mais

jogos romanos jogos romanos

jogos romanos jogos romanos Moinho» Na sua vez, cada jogador coloca 1 ficha no tabuleiro tentando colocar 3 peças em linha;» Quando todas as peças estiverem colocadas, os jogadores tentam movimentá- las de modo a colocar as fichas

Leia mais

Jogo do Feche a caixa

Jogo do Feche a caixa Programa PIBID/CAPES Departamento de Matemática Universidade de Brasília Objetivos Introduzir o conceito de probabilidade. Conteúdos abordados Raciocínio combinatório; Probabilidade; Inequações. Metodologia

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367 Divisibilidade Um número é divisível por outro quando sua divisão por esse número for exata. Por exemplo: 20 : 5 = 4 logo 20 é divisível por 5. Múltiplos de um número Um número tem um conjunto infinito

Leia mais

O JOGO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MULTIPLICAÇÃO - TABUADA)

O JOGO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MULTIPLICAÇÃO - TABUADA) O JOGO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MULTIPLICAÇÃO - TABUADA) 3º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2015 1 JOGOS PARA O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar)

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar) Questão 1 Como o algarismo das unidades é 1, para que o número seja aditivado, a soma dos algarismos das casas das dezenas, centenas e unidades de milhar deve ser igual a 1. Existe só um número com quatro

Leia mais

Jogos e Brincadeiras II

Jogos e Brincadeiras II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. runo Holanda ula 2 Jogos e rincadeiras II Neste artigo continuaremos o assunto iniciado no material anterior. O primeiro exercício,

Leia mais

LIVRO DE REGRAS. de Reiner Knizia

LIVRO DE REGRAS. de Reiner Knizia LIVRO DE REGRAS de Reiner Knizia CONTEÚDO PREPARAÇÃO DO JOGO 12 Cartas Manuel Carvalho 15 Cartas Ramon Martins 1) Embaralhe as 70 cartas de pintura. Distribua as cartas da seguinte maneira: 3 jogadores

Leia mais

JOGOS COM GEOPLANO QUADRANGULAR

JOGOS COM GEOPLANO QUADRANGULAR JOGOS COM GEOPLANO QUADRANGULAR 1. CAMINHOS CAMINHOS NÚMERO DE JOGADORES: 1,2 ou mais. OBJETIVO: Formar um caminho cujo percurso passa por todos os pontos do geoplano desde o canto superior esquerdo até

Leia mais

Reglamento / Manual Rules / Regole

Reglamento / Manual Rules / Regole Reglamento / Manual Rules / Regole Um jogo para 2 a 8 jogadores. Idade 6+ Vamos aprender a jogar 1, 2, 3... Agora é a sua vez! É uma brincadeira que eu faço com meus animais na minha fazenda no interior.

Leia mais

Buscando um Invariante

Buscando um Invariante Resolução de Problemas Lista 01 com dicas e discussão Faça mentalmente as seguintes multiplicações: 1. 27 37 2. 21 23 Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. Decida o

Leia mais

REGULAMENTO DO TORNEIO DE TRANCA - ASUFEPAR 2015

REGULAMENTO DO TORNEIO DE TRANCA - ASUFEPAR 2015 REGULAMENTO DO TORNEIO DE TRANCA - ASUFEPAR 2015 A Diretoria de Esportes torna públicas as seguintes informações sobre o Torneio de Tranca da ASUFEPAR 2015 1. DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES

Leia mais

Regras como jogar Poker

Regras como jogar Poker Regras como jogar Poker O Baralho Um baralho de poker contem 52 cartas. Estas castas são divididas em 4 naipes, esses são divididos em 13 numerações. Os 4 Naipes Os naipes são todos de igual valor. Isso

Leia mais

XXIII OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA

XXIII OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA XXIII OLIMPÍD PULIST DE MTEMÁTI 999 - PROV D PRIMEIR FSE 6 a SÉRIE - ENSINO FUNDMENTL Instruções: duração da prova é de horas. Nesta prova há 5 questões. ada questão vale,0 pontos. Na folha de respostas

Leia mais

Aplicações das Técnicas Desenvolvidas. Soluções de Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória. 2 a série E.M.

Aplicações das Técnicas Desenvolvidas. Soluções de Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória. 2 a série E.M. Aplicações das Técnicas Desenvolvidas Soluções de Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória 2 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Aplicações das Técnicas Desenvolvidas Soluções

Leia mais

Objectivo. Material:

Objectivo. Material: Este jogo é sobre o primeiro Rei de Portugal - D. Afonso Henriques. Durante o jogo, cada jogador acompanha o Rei por várias Povoações para conseguir o melhor exército. Quando chega a uma batalha, cada

Leia mais

Resposta: Resposta: 4 ou seja, 1.

Resposta: Resposta: 4 ou seja, 1. 1. (Unicamp 2016) Uma moeda balanceada é lançada quatro vezes, obtendo-se cara exatamente três vezes. A probabilidade de que as caras tenham saído consecutivamente é igual a a) 1. 4 b). 8 c) 1. 2 d). 4

Leia mais

Média no esporte. Dinâmica 6. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS. 3ª Série 2º Bimestre ATIVIDADE DOMINÓ DAS FRAÇÕES

Média no esporte. Dinâmica 6. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS. 3ª Série 2º Bimestre ATIVIDADE DOMINÓ DAS FRAÇÕES Reforço escolar M ate mática Média no esporte Dinâmica 6 3ª Série 2º Bimestre Matemática 3ª do Ensino Médio Tratamento da Informação Estatística. PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS ATIVIDADE DOMINÓ DAS

Leia mais

Regulamento Específico de Truco

Regulamento Específico de Truco TORNEIO DE MESA CASSAB/2014 Regulamento Específico de Truco ESTE TORNEIO SOMENTE SERÁ REALIZADO COM NO MÍNIMO 04 DUPLAS INSCRITAS. As Regras são: TERMINOLOGIA DO JOGO: PARTIDA -Jogo valendo 12 pontos,

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

É importante que a criança tenha se apropriado das características do SND para que compreenda os processos sequenciais dos Algoritmos;

É importante que a criança tenha se apropriado das características do SND para que compreenda os processos sequenciais dos Algoritmos; É importante que a criança tenha se apropriado das características do SND para que compreenda os processos sequenciais dos Algoritmos; O material dourado, o ábaco e o Quadro Valor Lugar (QVL), são recursos

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROBABILIDADE

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROBABILIDADE 01. (UNICAMP 016) Uma moeda balanceada é lançada quatro vezes, obtendo-se cara exatamente três vezes. A probabilidade de que as caras tenham saído consecutivamente é igual a A) 1. B). 8 C) 1. D). 0. (UNESP

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÍTULO DO CURSO. APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público Alvo Data do curso: Nº de Vagas

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÍTULO DO CURSO. APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público Alvo Data do curso: Nº de Vagas CURSO DE CAPACITAÇÃO Docentes Fabíola da Cruz Martins Leonardo Lira de Brito E-mail fabiolaa--@hotmail.com leonardoliradebrito@gmail.com TÍTULO DO CURSO APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID Plano de aula De setembro à outubro de 2013 Bolsistas: Fernanda Menegotto, Jéssica Tumelero, Jéssica da Silva, Patricia Balbinot e Vera de Oliveira. Supervisora:

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE Fração como Probabilidade Sexto Ano do Ensino Fundamental Prof. Francisco Bruno Holanda Prof. Antonio Caminha Muniz Neto 1 Introdução

Leia mais

Desenvolvendo o pensamento aritmético utilizando os conceitos da teoria dos números.

Desenvolvendo o pensamento aritmético utilizando os conceitos da teoria dos números. Desenvolvendo o pensamento aritmético utilizando os conceitos da teoria dos números. 1. Adivinhando o algarismo suprimido. Pense em um número de vários algarismos e some esses algarismos. Em seguida, subtraia

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 28 peças gato e 28 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola,

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola, Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola, Os Problemas Semanais são um incentivo a mais para que os estudantes possam se divertir estudando Matemática, ao mesmo tempo em que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Clarissa Gonçalves Lira 1.2 Público alvo: 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Múltiplos e Divisores 2. Objetivo(s)

Leia mais

DIGO VEZES PARA GANHAR!

DIGO VEZES PARA GANHAR! DIGO VEZES PARA GANHAR! São objetivos deste jogo: promover um suporte visual que se constitua como modelo para a relação de soma de parcelas iguais com a multiplicação; evidenciar, através das cores, diferentes

Leia mais

Manual do KReversi. Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing

Manual do KReversi. Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como jogar 6 3 Regras do jogo, estratégias e dicas 7 3.1 Fundamentos do Jogo...................................

Leia mais

Distribuição de Jogos por Ciclo

Distribuição de Jogos por Ciclo REGRAS DOS JOGOS Distribuição de Jogos por Ciclo 1º CEB 2º CEB 3º CEB Sec. Semáforo x Gatos & Cães x x Rastros x x x Produto x x x Avanço x x Flume x 2 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas

Leia mais

Construtores e Comerciantes

Construtores e Comerciantes Construtores e Comerciantes Só será possível jogar esta expansão se você já tiver o jogo básico de Carcassonne. Você poderá utilizar toda a expansão ou apenas algumas das suas partes. É possível combinar

Leia mais

R E C E I T A. d e F É R I A S. Nome: Ano/Turma: Professora:

R E C E I T A. d e F É R I A S. Nome: Ano/Turma: Professora: R E C E I T A d e F É R I A S Nome: Ano/Turma: Professora: Página 2 Querido (a) aluno (a), Saúde e Paz! As férias são merecidas por todos. Precisamos de um período de descanso da rotina escolar e de um

Leia mais

L I V R O D E R E G R A S

L I V R O D E R E G R A S L I V R O D E R E G R A S O desfile começou no País das Maravilhas. Todos estão fantasiados, as ruas decoradas, a excitação está no ar. Vamos achar mais pessoas para juntarse ao desfile. Você é um dos

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 6 Jogos Quando falamos em jogos, pensamos em vários conhecidos como: xadrez, as damas e os jogos com baralho. Porém,

Leia mais

SOLUÇÕES NÍVEL 1 2ª. FASE 2017

SOLUÇÕES NÍVEL 1 2ª. FASE 2017 SOLUÇÕES NÍVEL 1 2ª. FASE 2017 N1Q1 Solução item a) Como a casa pintada está na linha 3, Ana sorteou o número 3 e, como ela também está na coluna 4, concluímos que Pedro sorteou o número 1, pois 4 3 =

Leia mais

Objectivos Pedagógicos

Objectivos Pedagógicos CD com cerca de 400 fichas de trabalho, indicadas para préescolar e 1º ciclo para crianças com necessidades educativas especiais. Objectivos Pedagógicos Introdução O conjunto de fichas Bicho da Conta apresenta

Leia mais

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha,

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, 1. Jogo dos saltos 1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, e por um conjunto de fichas de 2 cores diferentes

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries)

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries) PROBLEMA 1 Parte das casas de um quadriculado com o mesmo número de linhas (fileiras horizontais) e colunas (fileiras verticais) é pintada de preto, obedecendo

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Jogos e caixa de regras para confeccionar para o recreio na escola

Jogos e caixa de regras para confeccionar para o recreio na escola Jogos e brincadeiras Jogos e caixa de regras para confeccionar para o recreio na escola Noêmia Lopes Para garantir que todos os alunos se divirtam e tenham oportunidades de interação na hora do intervalo,

Leia mais

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira.

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE PEDAGOGIA CAMPUS DE CASTANHAL LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. Coordenadora: Débora Alfaia Bolsista: Gabriela Paixão Castanhal- PA 2012 Oficina de Jogos

Leia mais

Portaria n.º 135/91/M Regulamento Oficial do Jogo de Mah-Jong

Portaria n.º 135/91/M Regulamento Oficial do Jogo de Mah-Jong Portaria n.º 135/91/M Regulamento Oficial do Jogo de Mah-Jong Artigo 1.º Introdução O jogo de Mah-Jong pode ser jogado de duas maneiras. Aos jogadores é permitido optar entre as duas seguintes formas de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO. Art.2º- O Torneio será organizado e coordenado pela Associação dos Servidores Públicos Municipais.

REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO. Art.2º- O Torneio será organizado e coordenado pela Associação dos Servidores Públicos Municipais. I - DA ORGANIZAÇÃO REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO Art.1º- Este documento tem por finalidade apresentar um conjunto das disposições e normas para participação Torneio de Canastra da ASPMB. Art.2º- O Torneio

Leia mais

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Semáforo Autor: Alan Parr Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

A realização de um grande sonho

A realização de um grande sonho Reforço escolar M ate mática A realização de um grande sonho Dinâmica 7 9º Ano 4º Bimestre Professor DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Geométrico. Polígonos regulares e

Leia mais

a) Quantos pontos os times de Juliana e Patrícia fizeram em todo o jogo? b) Quem ganhou a partida? R.:

a) Quantos pontos os times de Juliana e Patrícia fizeram em todo o jogo? b) Quem ganhou a partida? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= O voleibol é um esporte de origem norte-americana,

Leia mais

Manual de Orientação

Manual de Orientação Manual de Orientação Autoria e Concepção do jogo: Barbara Nunes Padovani** e Larissa Martins Garcia Silva Aves Benites** e Maria Ligia Coutinho Carvalhal* Projeto Gráfico: Natalya Luzia Rodrigues de Vasconcelos

Leia mais

INTEIROS. Luciana Santos da Silva Martino. lulismartino.wordpress.com PROFMAT - Colégio Pedro II. 25 de agosto de 2017

INTEIROS. Luciana Santos da Silva Martino. lulismartino.wordpress.com PROFMAT - Colégio Pedro II. 25 de agosto de 2017 Sumário REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS Luciana Santos da Silva Martino lulismartino.wordpress.com lulismartino@gmail.com PROFMAT - Colégio Pedro II 25 de agosto de 2017 Sumário 1 Sistemas de Numeração

Leia mais

Rüdiger Dorn Um envolvente jogo de alocação de fichas para 2 a 4 jogadores

Rüdiger Dorn Um envolvente jogo de alocação de fichas para 2 a 4 jogadores Rüdiger Dorn Um envolvente jogo de alocação de fichas para 2 a 4 jogadores M uitas luas chegaram e passaram desde que seus barcos saíram para a jornada rumo a Karuba. Assim que chegarem à ilha, cada jogador

Leia mais

Senso de justiça. Senso de justiça: Não. Senso de justiça: SIM

Senso de justiça. Senso de justiça: Não. Senso de justiça: SIM Exercitando o Caráter 6 a 9 anos Senso de justiça Isso não é justo! É sim! Não é não! Todos nós parecemos ter uma idéia precisa do que é justo e do que não é. Infelizmente, nem sempre nossas idéias, tão

Leia mais

PROGRAMAÇÃO TRANCA MASCULINA. Bocha Masculino: Tênis de Mesa Masculino:

PROGRAMAÇÃO TRANCA MASCULINA. Bocha Masculino: Tênis de Mesa Masculino: PROGRAMAÇÃO TRANCA MASCLINA Bocha Masculino: Tênis de Mesa Masculino: TRANCA MASCLINA: Chave CELESC A CELESC B Data: 30/08/2016 TERÇA FEIRA 19:00 HORAS Jogo Chave Hora Equipe X Equipe 01 19:00 550 X 3000

Leia mais