Pessoas com altas habilidades. Profª. MSc. Fabiana Leticia Sbaraini

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pessoas com altas habilidades. Profª. MSc. Fabiana Leticia Sbaraini"

Transcrição

1 Pessoas com altas habilidades Profª. MSc. Fabiana Leticia Sbaraini

2 Aprendizagem Aprendizagem é uma mudança na capacidade ou disposição humana, que persiste por um período de tempo, e que não é devido simplesmente ao processo de crescimento. (GAGNÉ,1977)

3 Conforme Schmidt (1993), aprendizagem segue os seguintes princípios a aprendizagem resulta de prática ou de experiência; mudanças na aprendizagem produzem uma capacidade adquirida para a performance habilidosa; mudanças na aprendizagem são relativamente permanentes, não transitórias.

4 Aprendizagem depende... das interações entre o indivíduo, o meio ambiente & a tarefa. INDIVIDUO MEIO AMBIENTE TAREFA

5 A interação entre os meios se dá em três domínios: Domínio Cognitivo: Predomínio no pensar. Mudanças de comportamento: memória, capacidades de raciocínio, conceitos, princípios,idéias. Domínio Afetivo: Aprendizagens relacionadas a interesses, atitudes, valores e apreciações. Domínio Motor: Predomínio no movimento (domínio psicomotor).

6 Os termos Habilidade, Padrões e Destrezas motoras, são importantes para a compreensão do conhecimento teórico existente, bem como para a sua aplicação. Destrezas Padrões Habilidades Capacidades Esquema de diferenciação de fatores, adaptado de Canfield(1981).

7 Capacidades Fatores não manipuláveis por profissionais do ensino; prontidão, uma disposição para aprender Capacidade motora representa o potencial máximo de uma pessoa em desempenhar uma tarefa motora. (Singer,apud CANFIELD,1981)

8 Habilidades Alguns autores definem como características que podem ser afetadas pela aprendizagem e pela hereditariedade; como sendo um constructo inato, característica estável do indivíduo; um traço geral ou qualidade de um indivíduo relacionada ao desempenho de várias habilidades motoras.

9 Padrões Elementos ou componentes básicos do movimento que podem ser generalizados p/ necessidades específicas de uma tarefa motora (MAGILL,1984). - grupo ou série de atos motores que são realizados para cumprir uma meta externa. Exemplos: caminhar, saltar, escorregar, rolar, rodar, puxar, empurrar, subir, galopar, chutar, rebater, arremessar, bater, saltitar, receber, rastejar, lançar, girar, etc.

10 Destrezas Refere-se a um ato motor particular realizado ou a maneira como ele é executado(canfield,1981). - atos ou tarefas que requerem movimento e devem ser aprendidos afim de serem executados corretamente(magill,1984). Poulton em 1957 (apud Canfield,1995), classificou/ categorizou as destrezas de acordo com as exigências colocadas sobre o aprendiz: destrezas abertas e destrezas fechadas.

11 HABILIDADES MOTORAS Movimentos desempenhados voluntariamente- requer movimentos do corpo e/ou dos membros para atingir as metas das tarefas.

12 HABILIDADES MOTORAS Classificação das habilidades Motoras Precisão do Movimento Estabilidade do Ambiente Controle de Feedback Distinguibilidade de Movimentos

13 Habilidades classificadas de acordo com a precisão do movimento Habilidades Finas Habilidades Grossas

14 Precisão do movimento Habilidade Motora fina: Requer maior controle de pequenos músculos, mais especificamente aqueles envolvidos na coordenação mãos-olhos, e exigem um alto grau de precisão no mov. da mão e dos dedos. Habilidade Motora grossa: Utilização de grandes grupos musculares p/ produzir ações. Requer menor precisão de mov. Denomina-se também habilidades motoras fundamentais: caminhar, correr, pular, arremessar, saltar, etc.

15 Habilidades finas Requerem a capacidade de controlar os músculos pequenos do corpo, afim de atingir a execução bem sucedida da habilidade. Geralmente essas habilidades envolvem a coordenação óculo-manual e requerem um alto grau de precisão do movimento para o desempenho da habilidade específica, num nível elevado de realização. Escrever, desenhar, tocar piano e trabalhar em relógios são exemplos de habilidades motoras finas.

16 Habilidades grossas São caracterizadas por envolver a grande musculatura como base principal do movimento. No desempenho de habilidades motoras grossas, a precisão do movimento não é tão importante para a execução da habilidade. Habilidades motoras fundamentais como andar, pular, arremessar, saltar e etc., e a maioria das habilidades esportivas são consideradas habilidades motoras grossas.

17 Habilidades classificadas pelo nível de previsibilidade ambiental Habilidade Aberta Habilidade Fechada

18 Estabilidade do movimento Habilidade Motora aberta: Habilidade desempenhada em um ambiente não-estável, onde objeto ou contexto varia durante o desempenho da habilidade. O participante deve agir de acordo com a ação do objeto ou das características de alteração do ambiente. Habilidade Motora fechada: Ambiente estável, isto é, se ele não for alterado enquanto a pessoa estiver desempenhando a habilidade.

19 Controle de Feedback H. M. de circuito fechado: A informação pode ser usada p/ ajustar e corrigir a ação durante a própria execução. A parte inicial do mov. pode influenciar a execução da parte final do mesmo mov. H. M. de circuito aberto: A informação disponível não pode ser usada para fazer ajustes durante a própria ação. A velocidade de execução não permite correção durante a execução do mov.

20 UMA PERSPECTIVA DA TAREFA: CLASSIFICAÇÃO DE HABILIDADE Habilidades classificadas pela organização da tarefa Habilidades Habilidades seriadas contínuas Habilidades discretas

21 Distinguibilidade de movimentos Habilidade Motora discreta: Pontos de início e fim bem definidos. Ex.: ligar e desligar interruptores de luz, acionar o pedal de embreagem de um carro, pressionar teclas de um piano.

22 Habilidade discreta: Uma Uma tarefa tarefa de habilidade de habilidade organizada organizada de maneira de maneira que a ação que é normalmente a ação é normalmente breve em breve duração em duração e tem início e tem e fim início bem, e fim definidos. bem definidos. EXEMPLOS: Uma manchete no voleibol; Um salto mortal; Um arremesso no basquetebol; Uma braçada de peito da natação; Um giro de 360 ; Um chute na bola

23 Distinguibilidade de movimentos Habilidade Motora serial ou contínua: O executante ou alguma força externa determina o começo e o fim de uma habilidade, onde cada movimento dessa série é diferente, com ponto inicial e final bem específico. Ex.: guiar um carro, nadar, caminhar,correr, etc.

24 Habilidade contínua: Uma habilidade organizada de maneira que a ação se desdobra sem inicio e fim identificáveis de uma forma continua e repetitiva. Pode ser considerada uma seqüência EXEMPLOS: Nadar um estilo; Drible do basquetebol e handebol; Condução de bola; Correr; Pedalar.

25 Habilidade seriada: Um tipo de organização de habilidade caracterizado por várias ações discretas conectadas em uma seqüência, sendo freqüentemente, a ordem da ação crucial para o sucesso da performance. EXEMPLOS: Uma série de solo de Ginástica Artística; Uma seqüência coreográfica da dança; Uma seqüência de golpes de lutas; Uma série de aparelhos da Ginástica Artística; Katá artes marciais.

26 DIMENSÕES DISCRETA, SERIADA E CONTÍNUA DA HABILIDADE Habilidade discreta Habilidade seriada Habilidade contínuas Início e fim distintos Ações discretas conectadas Início e fim não-distintos

27 Habilidades classificadas pela importância relativa dos elementos motores e cognitivos Habilidade Motora Habilidade Cognitiva

28 Pessoas com Altas Habilidades Superdotação

29 Breve contextualização... Início da quantificação da inteligência Início do século XX Alfred Binet (psicólogo francês), desenvolveu a primeira escala de desenvolvimento infantil, fazendo com que milhares de crianças fossem observadas sistematicamente, possibilitando a identificação e a descrição das tarefas que podiam ser desempenhadas em cada etapa do desenvolvimento cronológico infantil.

30 Após Alfred Binet Construiu-se o conceito de idade mental, informação derivada da contraposição das tarefas desenvolvimentais que uma criança era capaz de cumprir, com sua idade cronológica.

31 Em Lewis M. Terman, educador e psicólogo norte-americano, reviu o instrumento criado por Binet e publicou, juntamente com a Universidade de Stanford, em 1916, a Escala de Inteligência Stanford-Binet. QI (Idade mental / idade cronológica x 100).

32 1950 a levou muitos pesquisadores a considerar a inteligência como mais do que uma habilidade ampla e unitária. A inteligência passa a ser considerada como um conjunto diversificado de habilidades intelectuais e criativas.

33 Em 1961, 1965, o conceito de superdotação foi ampliado, passando a incluir a criatividade e seus vários componentes. Exemplos: - pensamento divergente, - solução de problemas; - capacidade de tomada de decisão.

34 Em Consolidam-se os conceitos de superdotação como: Talentosos, são os indivíduos que demonstram habilidades marcantes nas artes visuais ou nas artes de representação, ou mesmo que excedem em outras áreas de desempenho, podendo igualmente ser designados como superdotados.

35 Segundo Parcell (1978, in Hardman, 1993), os termos superdotado e talentoso se refere a crianças e jovens, identificados na pré escola, no ensino fundamental ou no ensino médio, como possuidores de habilidades potenciais ou demonstradas, que evidenciam alta capacidade de desempenho, em áreas tais como:

36 A alta capacidade de desempenho se dá em áreas tais como: no desempenho intelectual, criativo, acadêmico específico ou habilidade de liderança, nas artes de representação, artes de um modo geral,... Por essa razão, necessitam de serviços ou atividades que não são rotineiramente oferecidas pela escola.

37 Segundo Renzulli (1978, in Hardman, 1993) a superdotação é uma combinação de conjuntos (conglomerados) interativos de comportamentos e que uma pessoa não pode ser identificada como superdotada, baseando-se em somente um desses conglomerados.

38 Modelo dos Três Anéis Concepção de Renzulli Envolvimento com a tarefa Criatividade Capacidade acima da média

39 Segundo Renzulli, 1985: Superdotados são aqueles que compõem os três anéis. Com dois círculos Sujeitos que apresentam inteligência superior; traço criativo; talento ou capacidade acima da média em algumas áreas

40 Capacidade acima da média São comportamentos observados, relatados ou demonstrados, que confirmam a expressão de traços consistentemente superiores, em relação a uma média. Pode ser em qualquer campo do saber ou do fazer. Estes traços devem aparecer de forma que possa ser registrado em repetidas situações e períodos de tempo.

41 Ex.: ele sempre foi assim fazia isto ou aquilo

42 Envolvimento com a tarefa São os comportamentos observáveis através da demonstração de expressivo interesse, motivação e empenho pessoal nas tarefas que realiza nas diferentes áreas. - interesse: relação de reciprocidade entre um indivíduo e objeto que corresponde a uma determinada necessidade daquele.

43 Envolvimento com a tarefa - motivação: conjunto de fatores psicológicos (conscientes e inconscientes), de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva com os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo.

44 Criatividade São os comportamentos visíveis através da demonstração de traços criativos no fazer ou no pensar, expressadas de alguma forma: falada; gestual; plástica; teatral; matemática; musical; filosófica, entre outras. A criatividade tem a ver com processos internos complexos da pessoa e não como produtos prontos.

45 Criatividade A criatividade uma vez entendida como processo, apresentaria intensidades diferenciadas, segundo Taylor (1976): - Nível expressivo: Descoberta de novas formas de expressar sentimentos; - Nível produtivo: Aumento da técnica de execução; preocupação da qualidade sobre a forma do conteúdo final;

46 Criatividade - Nível inventivo: Invenção e capacidade de descobrir novas realidades, tanto na ciência quanto nas artes e outros campos; - Nível inovativo: Modificação dos princípios básicos, implicando originalidade; - Nível emergente: Máximo criador. Refere-se a princípios novos e não somente algumas modificações. Talento do gênio pois, só as pessoas geniais atingiriam este último nível.

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

APRENDIZAGEM MOTORA. Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro

APRENDIZAGEM MOTORA. Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro APRENDIZAGEM MOTORA Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro E-mail: jair@educacaofisica.uftm.edu.br Aula 1-2 28.08.2014 Introdução a aprendizagem Motora Comportamento

Leia mais

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico.

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. Educação Infantil A importância do lúdico ligado às habilidades motoras Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. O Ser humano em suas relações sociais e de vida, está sempre em movimento.

Leia mais

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert Introdução e Classificação das Habilidades Motoras Prof.ª Luciana Castilho Weinert Conceitos Habilidade: tarefa com finalidade específica; Habilidade motora: habilidade que exige movimentos voluntários

Leia mais

Profº Ms. Gil Oliveira. Introdução a Aprendizagem Motora

Profº Ms. Gil Oliveira. Introdução a Aprendizagem Motora Introdução a Aprendizagem Motora CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES Visão Geral EM BOA PARTE DO DIA DESEMPENHAMOS HABILIDADES DE MOVIMENTOS ESSENCIAIS. SEM CAPACIDADE DE PARA UMA PERFORMANCE HABILIDOSA, AS PESSOAS

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

Fundamentos básicos da ginástica

Fundamentos básicos da ginástica Fundamentos básicos da ginástica Aspectos constitutivos da ginástica: Habilidades motoras, planos e eixos, nomenclatura descritiva e técnicas gímnicas (andar, rastejar, rolar, correr, saltitar, equilibrar,

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTISTA E SUAS MELHORIAS NAS HABILIDADES MOTORAS NO ÂMBITO ESCOLAR

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTISTA E SUAS MELHORIAS NAS HABILIDADES MOTORAS NO ÂMBITO ESCOLAR A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTISTA E SUAS MELHORIAS NAS HABILIDADES MOTORAS NO ÂMBITO ESCOLAR THE INFLUENCE OF PHYSICAL EDUCATION DEVELOPMENTAL AND IMPROVEMENTS IN MOTOR SKILLS WITHIN SCHOOL

Leia mais

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora.

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. PSICOMOTRICIDADE O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE Prof. Ms. Fabio Mucio Stinghen Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. O entendimento do aprendizado motor passa primeiro pela compreensão do desenvolvimento

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Educação Física /5º Ano de escolaridade / Nível Introdução Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Área das Atividades Físicas Subárea

Leia mais

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura DIDÁTICA PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Conhecimento da realidade - Nível dos alunos Determinação de objetivos Seleção e organização de conteúdos - Unidades - Subunidades - Prog. Pedagógica. - Filosofia da Escola

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 6º ano Ano letivo: 201.2014 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER

Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER Introdução Para Gallahue (2003), O Desenvolvimento é o processo continuo

Leia mais

Cristina Delou Psicóloga; Doutora em Educação Professora Associado da Faculdade de Educação da UFF Presidente do ConBraSD

Cristina Delou Psicóloga; Doutora em Educação Professora Associado da Faculdade de Educação da UFF Presidente do ConBraSD Cristina Delou Psicóloga; Doutora em Educação Professora Associado da Faculdade de Educação da UFF Presidente do ConBraSD IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO QUAL É A TEORIA QUE

Leia mais

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS DE ESCOLARIDADE ÁREA FÍSICAS DESPORTIVAS AVALIAÇÃO MATÉRIAS 1 - Exploração da Natureza Descoberta do meio ambiente, através da sua exploração. 2

Leia mais

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil.

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Senhores pais ou responsável: Iremos iniciar as matrículas das atividades extracurriculares. INÍCIO DAS

Leia mais

Introdução ao Controle Motor

Introdução ao Controle Motor Introdução ao Controle Motor O controle do movimento coordenado: Coordenação, graus de liberdade; Sistema de controle de circuito aberto; Sistema de controle de circuito fechado. Prof. Dr. Jair Sindra

Leia mais

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 26. (CONCURSO MAURITI/2018) Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa.

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2013/2014 AEC Atividade Física e Desportiva Proposta de Planificação 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.2 1. Introdução A proposta de trabalho que se

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 5º ano Ano letivo: 201.201 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO agosto de 2014 Sheila Torma Rodrigues shetorma@gmail.com PREVALÊNCIA DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO População Geral - 1054 7,78% PAH - 82 92,22% Associação

Leia mais

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. "O rigor e a alegria de Brincar combinam?".

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. O rigor e a alegria de Brincar combinam?. Planificação Anual Atividade Física e Desportiva "O rigor e a alegria de Brincar combinam?". As brincadeiras permitem às crianças identificar, classificar, agrupar, ordenar, seriar, simbolizar, combinar

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina.

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina. Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Informação - Prova Data: 11-04-2016 Prova 311/2016 Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos 12. º ano de escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012,

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Prof. Stephanie Gurgel Howard Gardner Cientista norte americano Formado no campo da psicologia e da neurologia

Leia mais

INFORMAÇÃO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2015-2016 EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Maria Edmir Maranhão Padrão motor: é uma série de movimentos

Leia mais

INFORMAÇÃO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2014-2015 EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

Área dos Conhecimentos. 7º Ano. 3º Período

Área dos Conhecimentos. 7º Ano. 3º Período Área dos Conhecimentos 7º Ano 3º Período Capacidades motoras Todos nós possuímos capacidades motoras ou físicas e é através delas que conseguimos executar ações motoras, desde as mais básicas às mais complexas

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro PLANO ANUAL - AEC DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro PLANO ANUAL - AEC DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro PLANO ANUAL - AEC DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA Plano Anual de Atividades da Atividade Física e Desportiva Ano Letivo 2016/2017 Introdução A Atividade

Leia mais

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE PEDAGOGIA

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE PEDAGOGIA CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE PEDAGOGIA Prof. Ms. Jairo Júnior Tel.: 33 988435350 Email: profjuninhovgp@hotmail.com Site: www.profjairojunior.webnode.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso de Licenciatura em Pedagogia REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 Profa. Joice Mundim 27/11/2017 A avaliação será

Leia mais

15/09/2014 SETE AOS ONZE ANOS TERCEIRA INFÂNCIA CARACTERÍSTICAS GERAIS CARACTERÍSTICAS GERAIS. Características Gerais. PROFº Gil Oliveira

15/09/2014 SETE AOS ONZE ANOS TERCEIRA INFÂNCIA CARACTERÍSTICAS GERAIS CARACTERÍSTICAS GERAIS. Características Gerais. PROFº Gil Oliveira SETE AOS ONZE ANOS TERCEIRA INFÂNCIA Características Gerais CARACTERÍSTICAS GERAIS FASE QUE COMPREENDE DOS 6/7 ANOS A 11/12 ANOS DE IDADE, APROXIMADAMENTE: PARA ALGUNS AUTORES: SEGUNDA INFÂNCIA (SENDO

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 AEC Atividade Física e Desportiva Orientações pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico A proposta de trabalho que se segue resulta de uma adaptação

Leia mais

EXTRACURRICULARES. atividades

EXTRACURRICULARES. atividades atividades EXTRACURRICULARES As atividades extracurriculares são consideradas complementares no processo de formação dos alunos, são essenciais no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. As atividades,

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA Q U E S T Õ E S E R E F L E X Õ E S Suraya Cristina Dar ido Mestrado em Educação Física, na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, SP, 1987 1991 Doutorado em

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 PROFESSORES:

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 PROFESSORES: UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 PROFESSORES: MARGARETH DE PAULA AMBROSIO MARCUS VINICIUS BONFIM AMBROSIO 2011 UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6ºANO DE ESCOLARIDADE

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6ºANO DE ESCOLARIDADE Departamento Educação Física e Desporto Escolar PLANIFICAÇÃO ANUAL 6ºANO DE ESCOLARIDADE ANO LETIVO 2013/2014 Departamento Educação Física e Desporto Escolar Planificação Anual do 6.º ano escolarida Capacidas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014 Skate O O Prof. Me. Flávio Antônio Ascânio Lauro Skate O O Objetivos Gerais Vivenciar

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

Iniciação esportiva. Esporte. Comportamento livre, espontâneo e expressivo. Altamente organizados e competitivos.

Iniciação esportiva. Esporte. Comportamento livre, espontâneo e expressivo. Altamente organizados e competitivos. Iniciação esportiva A participação esportiva envolve a atividade física, mas pode não melhorar o condicionamento físico. As crianças são aconselhadas a praticar esportes. Brincar Comportamento livre, espontâneo

Leia mais

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO Relacionamentos intrapessoal e interpessoal Prof. Msc Rita de Cassia Moser Alcaraz Comprometido Envolvimento: ato ou efeito de envolver-se, envoltura 2 relacionamento,

Leia mais

Teoria do Circuito Fechado (Adams, 1971) Programa Motor. Teorias de Controlo Motor e Aprendizagem. Traço de memória (Adams,

Teoria do Circuito Fechado (Adams, 1971) Programa Motor. Teorias de Controlo Motor e Aprendizagem. Traço de memória (Adams, (Adams, 1971) 1 (Adams, 1971) 2 Programa Motor Henry & Rogers (1960) Fase de lançamento Traço de Memória M e m ó r i a Fase de controlo Traço Perceptivo Teorias de Controlo Motor e Aprendizagem Centro

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA Abril de Prova

EDUCAÇÃO FÍSICA Abril de Prova AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA Abril de 2015 Prova 28 2015 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012,

Leia mais

Virgolim, A. M. R. (2007). Altas habilidade/superdotação: encorajando

Virgolim, A. M. R. (2007). Altas habilidade/superdotação: encorajando Virgolim, A. M. R. (2007). Altas habilidade/superdotação: encorajando potenciais. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial. Resenhado por: Lara Carolina de Almeida (Universidade

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

FICHA DE INDICAÇÃO DO ESTUDANTE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO AEE-AH/SD

FICHA DE INDICAÇÃO DO ESTUDANTE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO AEE-AH/SD GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FICHA DE INDICAÇÃO DO ESTUDANTE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO ESTUDANTE

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

Medida do Desempenho Motor

Medida do Desempenho Motor Aula 3 APRENDIZAGEM MOTORA Medida do Desempenho Motor Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro E-mail: jair@educacaofisica.uftm.edu.br Revisão aula anterior Introdução

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Nutriser (1º-2º)

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Nutriser (1º-2º) 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Nutriser (1º-2º) www.atbrilhantes.pt geral@atbrilhantes.pt (+351) 969 926 017 514 862 794 Quinta das Pontes, Sta. Eufémia, S/N, 3230-300, Penela Deslocamento e Equilíbrio -

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física 2015-2016 SUB TEMA (Conteúdos) OBJETIVOS GERAIS ATIVIDADES METODOLOGIA DESCRITORES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO Nº AULAS

Leia mais

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT Futsal Escolar Prof. Ivan Gonçalves dos Santos Lucas do Rio Verde MT - 2009 Introdução A Educação Física é uma disciplina pedagógica permeada de

Leia mais

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina.

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina. Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Informação - Prova Data: 16-05-2014 Prova 26/2014 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho As informações sobre o exame apresentadas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS D 4.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física

Leia mais

MATRIZ A Prova Global do Agrupamento

MATRIZ A Prova Global do Agrupamento Compor e realizar Ginástica. Destrezas elementares de solo e aparelhos (Plinto e mini trampolim), em esquemas individuais, aplicando os critérios de correcção técnica e apreciando os esquemas de acordo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica Uma combinação da ginástica clássica com a dança. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, porém,

Leia mais

(Regulamento do Júri Nacional de Exames Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro)

(Regulamento do Júri Nacional de Exames Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro) ANO LETIVO 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TEMPLÁRIOS INFORMAÇÃO: PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º Ciclo do Ensino Básico 6.º ano Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA Prova 28 (modalidade prática) (Regulamento

Leia mais

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade)

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade) Plano Anual - Pré - Escolar II (4 anos de idade) Conhecimento do Mundo. Aquisição de noções espaciais (Ex: em cima/em baixo, dentro/fora, perto/longe, atrás/à frente).. Conhecimento de elementos dos seus

Leia mais

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina.

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina. Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Informação - Prova Data: 09-05-2018 Prova 26/2018 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho As informações sobre o exame apresentadas

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO DIAGNÓSTICO DO TRABALHO (VERSÃO COMPLETA)

INSTRUÇÕES PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO DIAGNÓSTICO DO TRABALHO (VERSÃO COMPLETA) Dimensões Essenciais do Trabalho INSTRUÇÕES PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO DIAGNÓSTICO DO TRABALHO (VERSÃO COMPLETA) Seguindo os procedimentos descritos no artigo principal, o cálculo dos escores de cada

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do Movimento Fundamental O Foco da infância deve ser o desenvolvimento da competência motora básica e de mecanismos corporais

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057. ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular, AFD (atividade física

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) Disciplina: Expressões ANO: 1º ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O 1 0 P E R Í O D O - 1 0 CICLO Área: Educação Físico Motora Atividades físicas Ginástica. Atividades rítmicas expressivas. Jogos.

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7.º ANO S DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO METAS ATIVIDADES DESPORTIVAS O aluno cumpre o nível INTRODUTÓRIO de seis matérias diferentes distribuídas da seguinte forma: Dois níveis

Leia mais

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I DEFINIÇÃO DE ADAPTAÇÃO ADAPTAÇÃO PROCESSO PROGRESSIVO PROCESSO REGRESSIVO Reorganização após estimulo TÉCNICOS TÁTICOS FÍSICOS PSICO-COGNITIVOS Específica Limitada DEFINIÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Kamila Pimentel dos Santos Leila Márcia Azevedo Nunes Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas - UFAM Práticas Pedagógicas inclusivas

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2016/2017 NÍVEL DE ENSINO: Ensino Secundário

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2016/2017 NÍVEL DE ENSINO: Ensino Secundário AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNÃO MAGALHÃES INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2016/2017 NÍVEL DE ENSINO: Ensino Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12º DISCIPLINA : Educação Física FASE:

Leia mais

CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS

CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS Yzamara Alves dos Santos PMU/SEE/MG yzamaraalvesreis@gmail.com Bill Robson Monteiro Lisboa FEESU/FUPAC billrobsonmg@hotmail.com Resumo

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CÓDIGO DA PROVA:28

Informação Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CÓDIGO DA PROVA:28 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CICLO: 2º CÓDIGO DA PROVA:28 ANO DE ESCOLARIDADE:6º Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

PLANEAMENTO ANUAL ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 2016/2017

PLANEAMENTO ANUAL ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 2016/2017 1. Competências a Desenvolver O contributo da educação psicomotora constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da inteligência, da afetividade e da personalidade da criança, uma vez que não

Leia mais

Características distintas do desempenho e do executante mudam durante a aprendizagem de habilidades

Características distintas do desempenho e do executante mudam durante a aprendizagem de habilidades Características distintas do desempenho e do executante mudam durante a aprendizagem de habilidades Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Júnior Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Educação Física

Leia mais

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano Disciplina: Português Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática e autonomia Desenvolver a interação com adequação ao contexto e a diversas finalidades Desenvolver o domínio progressivamente

Leia mais

Informação Prova Prova código 26 de Educação Física

Informação Prova Prova código 26 de Educação Física Informação Prova Prova código 26 de Educação Física Prova de Equivalência à Frequência do 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro

Leia mais