Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER"

Transcrição

1 Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER

2 Introdução Para Gallahue (2003), O Desenvolvimento é o processo continuo de mudanças ao longo do tempo que se inicia na concepção e cessa somente na morte. E o desenvolvimento motor envolve continua adaptação as mudanças nas capacidades de movimentos de um indivíduo por meio de esforço continuo. Já Go Tani (1988,) fala que o desenvolvimento motor é um processo demorado e continuo. E Hottiger, (1980) citado por Go Tani diz que as experiências que a criança tem durante a sua a sua infância é que determinará em que adulto ela se tornará.

3 O desenvolvimento das Habilidades Motoras na Primeira Infância O desenvolvimento de uma criança na maior parte do tempo seria dividido entre brincar, comer, e dormir. Será a partir dessas ações da criança que ela desenvolverá uma grande quantidade de habilidades locomotora, manipulativas e de estabilidade. Além disso também irá aprender sobre o corpo e o mundo em que vive. Todos esses aspectos influenciara na parte cognitiva e no afetivo social da criança de uma forma gradativa em seu desenvolvimento.

4 Fases do Desenvolvimento Motor Todos os indivíduos, desde o nascimento estão em constante mudanças, e o desenvolvimento motor acontece basicamente nas mudanças do comportamento motor. Essas mudanças no comportamento motor acontece por fatores diversos, como por exemplo fatores biológicos, fatores ambientas(experiência) e da tarefa em si (físico e mecânico).

5

6 Processo do Desenvolvimento Motor Para Gallahue e Ozmun (2005),o desenvolvimento motor pode ser considerado de fases e sob aspectos de estágios. O desenvolvimento motor se divide em fase reflexiva, habilidades rudimentares, habilidades motoras básicas e habilidades motoras especificas.

7 Fase dos Movimentos Reflexos São os primeiros movimentos realizado pelo individuo, esses movimentos são de formas involuntárias, feitos automaticamente pelo individuo, e se divide em dois estágios, o estágio de codificação e o estágio de decodificação.

8 Estágio de Codificação de informação Os movimentos realizados nesse estágio são primordiais para a sobrevivência do bebê, são observados no período fetal e até o quarto mês no período pós natal. Neste estágio os centros cerebrais são mais desenvolvidos que o córtex motor e estão no comando do movimento fetal e neonatal.

9 Estágio de Codificação de informação

10 Estágio de Decodificação de informações Começa no quarto mês de vida, os centros cerebrais continuam a se desenvolver, mas cedem o controle sobre os movimentos esqueléticos e são substituídos por atividades motoras voluntarias. é neste estágio que a substituição da atividade sensório motora por habilidade motora perceptiva. Ajustamento postural, controla a cabeça, o tronco, e preensão pegar com as mãos.

11 Estágio de Decodificação de informações

12 Fase dos Movimentos Rudimentares Os movimentos rudimentares são movimentos voluntários, bem simples necessário para a sobrevivência que envolve basicamente o controle do corpo, esses movimentos inicia- se com um ano até aproximadamente dois anos de idade. Pode se observar movimentos de Estabilidade (obter o controle da cabeça, pescoço e musculo do tronco), manipulativos (Alcançar, agarrar e soltar), e locomotores (arrastar-se, engatinhar, caminhar).

13 Estabilizadores, Manipulativos, e Locomotores

14

15 Fase dos Movimentos Fundamentais Também conhecidos como padrões fundamentais de movimento, este período as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. É nessa fase que as crianças desenvolvem uma variedade de movimentos, como por exemplo movimentos estabilizadores (andar com firmeza e o equilíbrio em um só pé), manipulativas (arremessar e apanhar) locomoção (correr e pular). Gallahue, David L, 2008

16 Variáveis que afetam o crescimento Físico e Motor Seres humanos apresentam a capacidade de interagir com o ambiente através dos movimentos. Esta capacidade sofre alterações ao longo do ciclo de vida do individuo devido as características: Do Individuo (crescimento, maturação, capacidade física) Do Ambiente (espaços, superfícies; socioculturais) Da Tarefa (objetivos, as regras e equipamento) Gallahue; Ozmun, 2005

17 Habilidades Motoras Fundamentais se dividem em três Estágios Estágio inicial Estágio elementar Estágio Maduro

18 Estágio inicial Nesse estágio é onde a criança faz suas primeiras tentativas observáveis com finalidade de executar uma tarefa, este caracterizado por movimentos crus e desordenados. Os movimentos são grosseiros, exagerados, ou inibidos. A execução do movimento não é ritmicamente coordenada. Crianças de 2 e 3 anos de idade geralmente estão neste estágio. Gallahue, David L, 2008

19 Estágio Inicial

20 Estágio Elementar Estágio Elementar; observam-se movimentos mais coordenados e rítmicos, porém ainda há restrição ou exagero, nos padrões de movimento. Crianças com níveis normais tanto físico como motores, por volta de 4 a 5 anos de idade. O estágio elementar muitas vezes e o estágio que tanto adultos quanto crianças param e não o ultrapassam em vários padrões de movimento. Aumento do controle sem fluência, aquisição de sincronia espaço temporal. Gallahue, David L, 2008

21 Estágio Elementar

22 Estágio Maduro Estágio Maduro; é caracterizado pela integração de todas as partes que compõe um padrão de movimento, dentro de um ato bem coordenado, mecanicamente correto e eficiente. Performance melhora rapidamente, continuamente refinada, combina com outras habilidades de movimento e utilizada em uma variedade de movimentos especializados. (Gallahue, David L, 2008).

23 Estágio maduro Nesse estágio a criança consegue executar movimentos mais complexos como (locomotoras) andar, correr, saltar, saltitar (manipulativas) arremessar, rebater, chutar, quicar, (estabilizadora) equilíbrio, rolar. Nesta fase as crianças passam por mudanças graduais que podem leva-la a atingir formas de movimentos bem eficientes e comparáveis a execução de movimentos do adulto.

24 Estágio Maduro As crianças de 6 a 7 anos de idade devem atingir o estágio maduro. Muitas crianças e adultos não alcançam este estágio nos movimentos fundamentais. A maior parte das crianças necessita de um ambiente estimulante e propício para este desenvolvimento. Bom nível de controle, fluência e eficiência. Gallahue, David L, 2008 O desenvolvimento motor de crianças de aproximadamente 6 a 7 anos de idade se caracteriza basicamente pela aquisição, estabilização e diversificação das habilidades básicas. É neste período que estas habilidades alcançam um padrão maduro observado nos adultos. Tani, 1988

25 Para Tani (1988), não há uma probabilidade da criança estar num dos estágios (inicial / elementar e maduro), pois na primeira atividade pode estar em um estágio e logo após segundos estar em outro estágio. E também, que as mudanças nos estágios de desenvolvimento ocorrem de forma segmentar e não em mudanças do corpo todo. Para Gallahue e Ozmun (2005, p.227), uma criança poderá estar no estágio inicial em algumas tarefas motoras, outras no elementar e as demais no maduro, pois nenhuma criança progride de forma igual no desenvolvimento das habilidades motoras.

26 Estágio Maduro

27 Estágio Maduro

28 Estágio Maduro

29 Habilidades Motoras Especializadas Os movimentos especializados é uma habilidade motora fundamental, ou a combinação de habilidades motoras fundamentais aplicada a realização de uma atividade específica relacionada a um esporte. As fases de desenvolvimento dos movimentos especializados são divididas em três estágios, o estágio transitório, o estágio de aplicação e o estágio permanente.

30 Estágio Transitório Em algum período nos seus 7 e 8 anos os indivíduos entram em um estágio de transição (Haubenstrick e Seefeldt, 1986), citado por Gallahue e Ozmun, É nesse período transitório que o indivíduo começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades motoras especializadas no esporte e em ambiente recreativos. O estágio transitório que se estende até os 10 anos de idade é o estágio de inicialização esportiva, com a descoberta do esporte o desejo da competição, faz com que a criança não se sinta limitada por fatores fisiológicos, anatômicas ou ambiental.

31 Estágio Transitório

32

33 O Estágio de Aplicação Acontece dos 11 aos 13 anos, nesse estágio a sofisticação cognitiva crescente e certa base ampliada de experiência torna o indivíduo capaz de tomar numerosas decisões de aprendizado e de participação baseadas em fatores de tarefas individuais e ambientais. Gallague e Ozmun, 2005

34 Estágio de Utilização Permanente O estágio de utilização permanente da fase de desenvolvimento especializado começa por volta do 14 anos de idade continua por toda vida adulta. Este estágio representa o auge do processo do desenvolvimento motor, e é caracterizado pelo uso do repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda a vida. (Gallague e Ozmun, 2005)

35 OBRIGADO!

COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE

COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE Introdução As capacidades coordenativas servem como base para a execução de qualquer movimento humano, em que é necessária a percepção do próprio corpo,

Leia mais

Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e adultos. David L.Gallahue / John Ozmun.

Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e adultos. David L.Gallahue / John Ozmun. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e adultos. David L.Gallahue / John Ozmun. Professor Rodolfo Rosseto Rampaso Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde Unifesp - SP DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do Movimento Fundamental O Foco da infância deve ser o desenvolvimento da competência motora básica e de mecanismos corporais

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA.

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. E. V. Lima¹; D. Cesare Junior 1 ; D. C. Pinheiro¹; V. F. Gonçalves¹;

Leia mais

Modelos de Desenvolvimento Motor

Modelos de Desenvolvimento Motor Modelos de Desenvolvimento Motor Modelo da Ampulheta e Modelo da Pirâmide Modelos de desenvolvimento motor A principal função da teoria é integrar os fatos existentes e organizá-los de um modo que lhes

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Victor Ferreira Lopes 1 Renata A. Elias Dantas 2 Resumo: Introdução: O desenvolvimento das habilidades motoras tem sido um

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

Fase dos Movimentos Reflexos

Fase dos Movimentos Reflexos 07/10/2014 Fase dos Movimentos Reflexos Os movimentos do Bebê Movimentos Reflexos O estudo dos reflexos e dos padrões de comportamento estereotipados dos bebês revela informações úteis para a compreensão

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA Q U E S T Õ E S E R E F L E X Õ E S Suraya Cristina Dar ido Mestrado em Educação Física, na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, SP, 1987 1991 Doutorado em

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Profº Gil Oliveira

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Profº Gil Oliveira Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora CONTEXTUALIZAÇÃO E TERMOS Comportamento Motor Comportamento Motor Para Go Tani: Estuda processos neuropsicológicos de organização motora em termos de

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

ESTUDO DAS CAPACIDADES MOTORAS, ATIVIDADE FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL, COM CRIANÇAS ENTRE 7 A 10 ANOS

ESTUDO DAS CAPACIDADES MOTORAS, ATIVIDADE FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL, COM CRIANÇAS ENTRE 7 A 10 ANOS ESTUDO DAS CAPACIDADES MOTORAS, ATIVIDADE FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL, COM CRIANÇAS ENTRE 7 A 10 ANOS Resumo PAZ, Helen Kamyla Pinheiro Mendes PUCPR. helen.paz@live.com URIO, Priscila Batista PUCPR Pri_urio@hotmail.com

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR: ANÁLISE DO MODELO TEÓRICO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE GALLAHUE 313 Rafael Ayres Romanholo 1 Fernando Costa Baia 2 Joeliton Elias Pereira 3 Eduarda Coelho 4 Maria Isabel

Leia mais

Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Educação e Artes Curso de Educação Física

Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Educação e Artes Curso de Educação Física Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Educação e Artes Curso de Educação Física TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2012 O TRABALHO SÓCIO E PSICOMOTOR NA NATAÇÃO EM CRIANÇAS ENTRE 5 E 10 ANOS LEONARDO

Leia mais

Fase de Movimentos Rudimentares Desenvolvimento motor durante a infância Um livro em Branco com páginas escritas

Fase de Movimentos Rudimentares Desenvolvimento motor durante a infância Um livro em Branco com páginas escritas Fase de Movimentos Rudimentares Desenvolvimento motor durante a infância Um livro em Branco com páginas escritas Fase do Movimento Rudimentar O domínio das capacidades de movimento rudimentar do bebê é

Leia mais

TREINAMENTO E ENSINO. José Elias de Proença

TREINAMENTO E ENSINO. José Elias de Proença TREINAMENTO E ENSINO José Elias de Proença O Plano 1.- Para que treinar? O Desempenho para a Competência: o indivíduo, a tarefa e o ambiente. 2.- Como o indivíduo se desenvolve. 3.- Como o indivíduo aprende

Leia mais

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico.

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. Educação Infantil A importância do lúdico ligado às habilidades motoras Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. O Ser humano em suas relações sociais e de vida, está sempre em movimento.

Leia mais

Educação física escolar até 4ª série: em busca da erradicação do analfabetismo motor

Educação física escolar até 4ª série: em busca da erradicação do analfabetismo motor Educação física escolar até 4ª série: em busca da erradicação do analfabetismo motor Suzete Chiviacowsky 1 Introdução O principal papel da escola deve ser o desenvolvimento integral do ser humano, equilibradamente,

Leia mais

Desenvolvimento motor de crianças pré - escolares entre 5 e 6 anos

Desenvolvimento motor de crianças pré - escolares entre 5 e 6 anos Desenvolvimento motor de crianças pré - escolares entre 5 e 6 anos Licenciada em Educação Física/UFSM Especialista em Aprendizagem Motora/UFSM Mestre em Ciência do Movimento Humano/Desenvolvimento Humano/UFSM

Leia mais

O PADRÃO DA CORRIDA EM ESCOLARES DE 6 A 7 ANOS EMEI "Profª Alda Therezinha Perches Queiroz" Lins SP

O PADRÃO DA CORRIDA EM ESCOLARES DE 6 A 7 ANOS EMEI Profª Alda Therezinha Perches Queiroz Lins SP UNISALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Educação Física André Luiz Moinhos Muniz Diego Gallo da Silva O PADRÃO DA CORRIDA EM ESCOLARES DE 6 A 7 ANOS EMEI "Profª Alda Therezinha

Leia mais

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora.

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. PSICOMOTRICIDADE O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE Prof. Ms. Fabio Mucio Stinghen Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. O entendimento do aprendizado motor passa primeiro pela compreensão do desenvolvimento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR. Prof. Msc. Carolina Vicentini

DESENVOLVIMENTO MOTOR. Prof. Msc. Carolina Vicentini DESENVOLVIMENTO MOTOR Prof. Msc. Carolina Vicentini DESENVOLVIMENTO MOTOR É UM CONJUNTO DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO MOTOR, DIRETAMENTE RELACIONADO COM A IDADE DO INDIVÍDUO. QUE PROMOVE UMA PERSPECTIVA

Leia mais

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer Período sensório motor Desde o nascimento até os 2 anos de idade Ocorre uma grande evolução neste período Ações

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO

DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO HUMANO Sumário 1.1. O que é Desenvolvimento Humano... 3 1.2. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano... 3 1.3. Princípios gerais do desenvolvimento humano... 5 1.4. Aspectos do

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRÉ ESCOLARES ENTRE 5 E 6 ANOS *

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRÉ ESCOLARES ENTRE 5 E 6 ANOS * DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRÉ ESCOLARES ENTRE 5 E 6 ANOS * Licenciada em Educação Física/UFSM Especialista em Aprendizagem Motora/UFSM Mestre em Ciência do Movimento Humano/Desenvolvimento Humano/UFSM

Leia mais

15/09/2014 SETE AOS ONZE ANOS TERCEIRA INFÂNCIA CARACTERÍSTICAS GERAIS CARACTERÍSTICAS GERAIS. Características Gerais. PROFº Gil Oliveira

15/09/2014 SETE AOS ONZE ANOS TERCEIRA INFÂNCIA CARACTERÍSTICAS GERAIS CARACTERÍSTICAS GERAIS. Características Gerais. PROFº Gil Oliveira SETE AOS ONZE ANOS TERCEIRA INFÂNCIA Características Gerais CARACTERÍSTICAS GERAIS FASE QUE COMPREENDE DOS 6/7 ANOS A 11/12 ANOS DE IDADE, APROXIMADAMENTE: PARA ALGUNS AUTORES: SEGUNDA INFÂNCIA (SENDO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE ESCOLA PARTICULAR EM LIMA CAMPOS MA.

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE ESCOLA PARTICULAR EM LIMA CAMPOS MA. DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE ESCOLA PARTICULAR EM LIMA CAMPOS MA. 1 RESUMO Flávia dos Santos Leite 1 O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil psicomotor da criança

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Maria Edmir Maranhão Padrão motor: é uma série de movimentos

Leia mais

Natação para bebés. SESSÃO nº 1. Marta Martins. Psicologia do desenvolvimento da. criança diferentes perspectivas 2. 3.

Natação para bebés. SESSÃO nº 1. Marta Martins. Psicologia do desenvolvimento da. criança diferentes perspectivas 2. 3. Natação para bebés SESSÃO nº 1 Psicologia do desenvolvimento da criança diferentes perspectivas Marta Martins 1 1. 2. 3. 1 Terminologia: Natação para bebés Adaptação ao meio aquático para bebés Actividades

Leia mais

PALMELA DESPORTO. Entidade Empresarial Local de Gestão de Espaços e Equipamentos Desportivos Municipais, EEM

PALMELA DESPORTO. Entidade Empresarial Local de Gestão de Espaços e Equipamentos Desportivos Municipais, EEM PALMELA DESPORTO Entidade Empresarial Local de Gestão de Espaços e Equipamentos Desportivos Municipais, EEM Academia de Motricidade e Educação Desportiva MOTRICIDADE INFANTIL DEZEMBRO 2012 1 Enquadramento

Leia mais

Desenvolvimento Motor de Crianças Prof. Maicon Albuquerque

Desenvolvimento Motor de Crianças Prof. Maicon Albuquerque Desenvolvimento Motor de Crianças Prof. Maicon Albuquerque O Desenvolvimento Motor (DM) pode ser entendido como um processo seqüencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano

Leia mais

Corpo, Movimento e Psicomotricidade

Corpo, Movimento e Psicomotricidade Corpo, Movimento e Psicomotricidade Desenvolvimento Funcional Material Teórico Responsável pelo Conteúdo: Prof. Esp. Marcelo Viana Revisão Técnica: Prof a. Ms. Maria Stella Aoki Cerri Revisão Textual:

Leia mais

Desenvolvimento Típico na Primeira Infância

Desenvolvimento Típico na Primeira Infância UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO Desenvolvimento Típico na Primeira Infância Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento. Docente: Dra. Maria Beatriz Martins Linhares. Discentes:

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAPACIDADES FÍSICAS. Prof. Drd. Daniel Bocchini

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAPACIDADES FÍSICAS. Prof. Drd. Daniel Bocchini UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA * CAPACIDADES FÍSICAS Prof. Drd. Daniel Bocchini Definições: É uma característica humana com a qual move-se uma MASSA (seu próprio corpo ou um implemento

Leia mais

Diferenças motoras entre crianças desportistas e crianças somente praticantes de Educação Física escolar

Diferenças motoras entre crianças desportistas e crianças somente praticantes de Educação Física escolar Diferenças motoras entre crianças desportistas e crianças somente praticantes de Educação Física escolar Carlos Magno Monteiro da Silva * Resumo: O principal objetivo desse estudo foi verificar e comparar

Leia mais

DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA

DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA SEGUNDA INFÂNCIA DOS TRÊS AOS SEIS ANOS; ANOS PRÉ-ESCOLARES; MUDANÇAS NA APARÊNCIA, HABILIDADES MOTORAS E MENTAIS FLORESCEM E PERSONALIDADE

Leia mais

Curso de Treinadores de Futebol UEFA C - Raízes / Grau I Curso Novo Regime /2016. Revisões para teste Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Curso de Treinadores de Futebol UEFA C - Raízes / Grau I Curso Novo Regime /2016. Revisões para teste Aprendizagem e Desenvolvimento Motor Curso de Treinadores de Futebol UEFA C - Raízes / Grau I Curso Novo Regime - 2015/2016 Revisões para teste Aprendizagem e Desenvolvimento Motor (1) (2) Rui Pedro Lima Pinho rui.pedro.pinho84@gmail.com

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

A EDUCAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇAO INFANTIL: A ATUAÇÃO DOCENTE

A EDUCAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇAO INFANTIL: A ATUAÇÃO DOCENTE Universidade de Brasília A EDUCAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇAO INFANTIL: A ATUAÇÃO DOCENTE FRANCISCO DA SILVA CUNHA BARRA DO BUGRES-MT 2014 FRANCISCO DA SILVA CUNHA A EDUCAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUAÇÃO

Leia mais

17/05/2017 PAPEL DOS SISTEMAS SENSORIAIS NO CONTROLE MOTOR SOMÁTICO PAPEL DOS SISTEMAS SENSORIAIS NO CONTROLE MOTOR SOMÁTICO

17/05/2017 PAPEL DOS SISTEMAS SENSORIAIS NO CONTROLE MOTOR SOMÁTICO PAPEL DOS SISTEMAS SENSORIAIS NO CONTROLE MOTOR SOMÁTICO PAPEL DOS SISTEMAS SENSORIAIS NO CONTROLE MOTOR SOMÁTICO Desencadear movimentos reflexos Regular movimentos em execução Facilitar a alternância de movimentos Coordenar a atividade de músculos individuais

Leia mais

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert Introdução e Classificação das Habilidades Motoras Prof.ª Luciana Castilho Weinert Conceitos Habilidade: tarefa com finalidade específica; Habilidade motora: habilidade que exige movimentos voluntários

Leia mais

ANEXO D SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA PARA PARALISIA CEREBRAL (GMFCS)

ANEXO D SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA PARA PARALISIA CEREBRAL (GMFCS) 90 ANEXO D SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA PARA PARALISIA CEREBRAL (GMFCS) Robert Palisano; Peter Rosenbaum; Stephen Walter; Dianne Russell; Ellen Wood; Barbara Galuppi Traduzido por Erika

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

A Criança e o Movimento

A Criança e o Movimento A Criança e o Movimento A compreensão do papel da motricidade no desenvolvimento e na vida da criança pode contribuir para que as Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental organizem práticas educativas

Leia mais

A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOUZA, Keurin Elisa de 1 FÁVARO, Fabricio Luiz 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva 2 Docente

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:

PROJETO DE LEI Nº. A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A: PROJETO DE LEI Nº Dispõe sobre a obrigatoriedade das Unidades Hospitalares da Rede Pública e Privada do Município de São Paulo de realizarem o exame para diagnóstico precoce da encefalopatia crônica não

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA MECÂNICA E COMPETÊNCIA MOTORA NO PADRÃO FUNDAMENTAL DE MOVIMENTO ARREMESSAR

RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA MECÂNICA E COMPETÊNCIA MOTORA NO PADRÃO FUNDAMENTAL DE MOVIMENTO ARREMESSAR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DÉBORA ALONSO DE LIMA RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA MECÂNICA E COMPETÊNCIA MOTORA NO PADRÃO FUNDAMENTAL DE MOVIMENTO ARREMESSAR Londrina

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA MECÂNICA E COMPETÊNCIA MOTORA NO PADRÃO FUNDAMENTAL DE MOVIMENTO ARREMESSAR

RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA MECÂNICA E COMPETÊNCIA MOTORA NO PADRÃO FUNDAMENTAL DE MOVIMENTO ARREMESSAR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DÉBORA ALONSO DE LIMA RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA MECÂNICA E COMPETÊNCIA MOTORA NO PADRÃO FUNDAMENTAL DE MOVIMENTO ARREMESSAR Londrina

Leia mais

LUCAS MELO SOARES DE MORAIS O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ESCOLARES DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LUCAS MELO SOARES DE MORAIS O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ESCOLARES DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE FACES LUCAS MELO SOARES DE MORAIS O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ESCOLARES DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PAPEL

Leia mais

EQUILÍBRIO DINÂMICO: INFLUÊNCIA DAS RESTRIÇÕES AMBIENTAIS

EQUILÍBRIO DINÂMICO: INFLUÊNCIA DAS RESTRIÇÕES AMBIENTAIS UNESP RIO CLARO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA F LABORATÓRIO RIO DE ESTUDOS DA POSTURA E LOCOMOÇÃO (LEPLO) EQUILÍBRIO DINÂMICO: INFLUÊNCIA DAS RESTRIÇÕES AMBIENTAIS Cássia Borges Lima Cibele Regina Secco

Leia mais

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a segurança, a independência e melhora a capacidade relacional da criança mesmo nesta idade precoce. O seu bebé está a aprender sobre o mundo de diferentes maneiras, usando a sua crescente capacidade de

Leia mais

NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE 5 E 6 ANOS NA CIDADE DE TERESINA PIAUÍ

NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE 5 E 6 ANOS NA CIDADE DE TERESINA PIAUÍ NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE 5 E 6 ANOS NA CIDADE DE TERESINA PIAUÍ INTRODUÇÃO Cyntia Meneses de Sá UESPI* Irineu de Sousa Júnior UESPI* Mariana da Silva Ferreira

Leia mais

PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM IDADE DE 9 A 10 ANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ILHA DE CARATATEUA/PA

PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM IDADE DE 9 A 10 ANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ILHA DE CARATATEUA/PA PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM IDADE DE 9 A 10 ANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ILHA DE CARATATEUA/PA ELIANA DA SILVA COELHO MARCO JOSÉ MENDONÇA DE SOUZA RUY JORNADA KREBS RICARDO FIGUEIREDO PINTO Universidade

Leia mais

TEMA 4: Escola de Esportes Desenvolvimento infantil Palestrante: Claudia Mendonça de Barros

TEMA 4: Escola de Esportes Desenvolvimento infantil Palestrante: Claudia Mendonça de Barros TEMA 4: Escola de Esportes Desenvolvimento infantil Palestrante: Claudia Mendonça de Barros Claudia Mendonça de Barros Movimento Mirim fundadora e proprietária (*atualmente) Escola Móbile professora de

Leia mais

ORIENTAÇÕES QUANTO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

ORIENTAÇÕES QUANTO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA ORIENTAÇÕES QUANTO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA Está bem estabelecido que a realização regular e contínua de atividade física é benéfica a indivíduos em qualquer faixa etária

Leia mais

Nayara Madeira Vasconcelos do Nascimento. ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ESCOLARES DE 8 ANOS: o brincar em questão

Nayara Madeira Vasconcelos do Nascimento. ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ESCOLARES DE 8 ANOS: o brincar em questão Nayara Madeira Vasconcelos do Nascimento ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ESCOLARES DE 8 ANOS: o brincar em questão BELO HORIZONTE 2014 Nayara Madeira Vasconcelos do Nascimento ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS Vanessa de Oliveira Pereira Silandra Badch Rosa. Universidade Luterana do Brasil

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS Vanessa de Oliveira Pereira Silandra Badch Rosa. Universidade Luterana do Brasil 1 CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS Vanessa de Oliveira Pereira Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil Vanessaoliveirapereira97@gmail.com RESUMO: A criança se expressa e se comunica com o mundo através

Leia mais

O TRATO DA GINÁSTICA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BENEFÍCIOS AOS ALUNOS DA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O TRATO DA GINÁSTICA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BENEFÍCIOS AOS ALUNOS DA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA O TRATO DA GINÁSTICA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BENEFÍCIOS AOS ALUNOS DA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA André da Silva andremangekyou@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de

Leia mais

Para que serve a disciplina Crescimento e Desenvolvimento Humano?

Para que serve a disciplina Crescimento e Desenvolvimento Humano? Para que serve a disciplina Crescimento e Desenvolvimento Humano? Os organismos são formados por dois processos: Filogênese: evolução coletiva, evolução da espécie Ontogênese: evolução individual Existem

Leia mais

A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Daiane Toigo Trentin 1 - IFRS Rachel Pietrobon 2 - UCS RESUMO: Este

Leia mais

Keywords: Le Parkour, Motor Development, Kids, Basic MovementsofMotricity.

Keywords: Le Parkour, Motor Development, Kids, Basic MovementsofMotricity. AS CONTRIBUIÇÕES DOS FUNDAMENTOS BÁSICOS DO LE PARKOUR PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 3 E 6 ANOS Felipe Augusto de Lima Barbosa felipeaugustolimascj@hotmail.com Pontifícia Universidade

Leia mais

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT Futsal Escolar Prof. Ivan Gonçalves dos Santos Lucas do Rio Verde MT - 2009 Introdução A Educação Física é uma disciplina pedagógica permeada de

Leia mais

A PRÁTICA DO ATLETISMO NA ESCOLA COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR RESUMO ABSTRACT

A PRÁTICA DO ATLETISMO NA ESCOLA COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR RESUMO ABSTRACT A PRÁTICA DO ATLETISMO NA ESCOLA COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Lauro Henrique da Silva Cardoso 1 RESUMO O artigo buscou estudar a prática do Atletismo no âmbito escolar, procurando descobrir

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

IJUÍ PRÓ-VÔLEI: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA 1. Ana Paula Meggolaro 2, Mauro Bertollo 3.

IJUÍ PRÓ-VÔLEI: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA 1. Ana Paula Meggolaro 2, Mauro Bertollo 3. IJUÍ PRÓ-VÔLEI: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA 1 Ana Paula Meggolaro 2, Mauro Bertollo 3. 1 Projeto de pesquisa de extensão realizado no curso de Educação Física da Unijuí. 2 Acadêmica do Curso de Educação Física.

Leia mais

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Ginástica Artística: brincar e aprender

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Ginástica Artística: brincar e aprender II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Ginástica Artística: brincar e aprender Cristiane T. A. Camargo Professora do Curso de Educação Física Unaerp Universidade de Ribeirão

Leia mais

As principais tendências pedagógicas da Educação Física escolar a partir da década de 80

As principais tendências pedagógicas da Educação Física escolar a partir da década de 80 As principais tendências pedagógicas da Educação Física escolar a partir da década de 80 Suraya Cristina Darido 1 Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologista surgem novos movimentos

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO EDUCAÇÃO FÍSICA

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO EDUCAÇÃO FÍSICA 1.º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Identificar as partes do seu próprio corpo, GINÁSTICA - Identifica as partes de seu próprio corpo? bem como as possibilidades de Ginástica

Leia mais

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física NOME: MATRÍCULA Nº DATA NASCIMENTO: / / IDADE: CID: DATA 1ª AVALIAÇÃO: / / DATA 3ª AVALIAÇÃO: / / DATA 5ª AVALIAÇÃO: / / DATA 2ª AVALIAÇÃO: / / DATA 4ª AVALIAÇÃO: / / DATA 6ª AVALIAÇÃO: / / A avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE AVM FACULDADE INTEGRADA

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE AVM FACULDADE INTEGRADA UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE AVM FACULDADE INTEGRADA A CONTRIBUIÇÃO DO EQUILÍBRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS. DANIELLA NICOMEDES

Leia mais

Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento

Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento PERTURBAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DÉFICE NA ATENÇÃO, NO CONTROLO MOTOR E NA PERCEÇÃO APRESENTAÇÃO DE: ANA SIMAS, CARINE FERNANDES,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE EDUAÇÃO FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PÓLO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE EDUAÇÃO FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PÓLO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE EDUAÇÃO FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PÓLO O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À APRENDIZAGEM

Leia mais

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS DE ESCOLARIDADE ÁREA FÍSICAS DESPORTIVAS AVALIAÇÃO MATÉRIAS 1 - Exploração da Natureza Descoberta do meio ambiente, através da sua exploração. 2

Leia mais

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas O que significa adaptação ao meio liquídio (aquático): Fase preparatória para aprendizagem seguinte, deve proporcionar relação

Leia mais

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL

Leia mais

O Desenvolveremocional do desenvolvimento infantil: um olhar de 0 a 3 anos. Vamos conversar um pouco sobre o desenvolvimento de 0-3 anos?

O Desenvolveremocional do desenvolvimento infantil: um olhar de 0 a 3 anos. Vamos conversar um pouco sobre o desenvolvimento de 0-3 anos? O Desenvolveremocional do desenvolvimento infantil: um olhar de 0 a 3 anos Vamos conversar um pouco sobre o desenvolvimento de 0-3 anos? Primeiramente, penso ser interessante começar refletindo sobre o

Leia mais

Jogos e Brincadeiras e o Desenvolvimento Motor na Educação Infantil

Jogos e Brincadeiras e o Desenvolvimento Motor na Educação Infantil Centro Universitário de Brasília UniCEUB Faculdade de Ciências da Educação E Saúde FACES RONEY PEREIRA GONÇALVES Jogos e Brincadeiras e o Desenvolvimento Motor na Educação Infantil Brasília 2016 RONEY

Leia mais

FUNDAMENTOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA

FUNDAMENTOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA FUNDAMENTOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA INICIAÇÃO ESPORTIVA A iniciação esportiva é o primeiro contato do indivíduo com a prática esportiva de forma orientada, organizada e sistematizada. INICIAÇÃO ESPORTIVA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE ÉVORA

UNIVERSIDADE DE ÉVORA UNIVERSIDADE DE ÉVORA ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar: A qualidade do espaço e a exploração

Leia mais

Curso de Extensão FUNÇÃO MOTORA. Profa. Ana Lucia Cecconello

Curso de Extensão FUNÇÃO MOTORA. Profa. Ana Lucia Cecconello Curso de Extensão FUNÇÃO MOTORA Profa. Ana Lucia Cecconello Integração sensório-motora Relação estreita com a Cognição É a base do aprendizado global Área suplementar motora Bear, 2002 Córtex sensorial

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte PERFIL DE CRESCIMENTO DE PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA COM IDADE MÉDIA DE 8 ANOS

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte PERFIL DE CRESCIMENTO DE PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA COM IDADE MÉDIA DE 8 ANOS ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 51 A 57 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte RECEBIDO EM: 00-00-0000 ACEITO EM: 00-00-0000 PERFIL DE CRESCIMENTO DE PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA COM

Leia mais

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I DEFINIÇÃO DE ADAPTAÇÃO ADAPTAÇÃO PROCESSO PROGRESSIVO PROCESSO REGRESSIVO Reorganização após estimulo TÉCNICOS TÁTICOS FÍSICOS PSICO-COGNITIVOS Específica Limitada DEFINIÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE-FACES ROMULO MOREIRA PENICHE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE-FACES ROMULO MOREIRA PENICHE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE-FACES ROMULO MOREIRA PENICHE A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL Brasília

Leia mais

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino do futebol/ futsal A metodologia para o ensino do futebol até a especialização

Leia mais

PRÁTICA EDUCATIVA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS. Introdução. Histórico e Conceitos da Psicomotricidade

PRÁTICA EDUCATIVA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS. Introdução. Histórico e Conceitos da Psicomotricidade 508 509 PRÁTICA EDUCATIVA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS Marília Cordeiro Aragão Marcus Vinícius de Carvalho Botelho Universidade Federal do Ceará UFC Introdução A história da psicomotricidade

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ISABELLE BRUSAMOLIN BOELL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ISABELLE BRUSAMOLIN BOELL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ISABELLE BRUSAMOLIN BOELL TÊNIS DE CAMPO NA ESCOLA: A UTILIZAÇÃO DE DICAS DE APRENDIZAGEM VISANDO MELHORAR O FOCO DE ATENÇÃO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURITIBA 2016

Leia mais

ANÁLISE DO CONTROLE POSTURAL DE CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E A TERMO DO PERÍODO NEONATAL AOS SEIS MESES RESUMO

ANÁLISE DO CONTROLE POSTURAL DE CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E A TERMO DO PERÍODO NEONATAL AOS SEIS MESES RESUMO ANÁLISE DO CONTROLE POSTURAL DE CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E A TERMO DO PERÍODO NEONATAL AOS SEIS MESES Amanda Martins Campos 1,4 ; Renan Neves Urzêda,4 ; Thalita Galdino de Oliveira,4 ; Cibelle Kayenne

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar ativamente

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

O que é Coordenação Motora Ampla?

O que é Coordenação Motora Ampla? O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de

Leia mais

Controle do Alcance e Preensão. Geruza Perlato Bella

Controle do Alcance e Preensão. Geruza Perlato Bella Controle do Alcance e Preensão Geruza Perlato Bella Alcance, Preensão e Manipulação Normais Extremidade Superior Capacidades Motoras Finas Capacidades Motoras Grosseiras Controle da Extremidade Superior

Leia mais

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar ativamente

Leia mais

Crescimento e Desenvolvimento Humano

Crescimento e Desenvolvimento Humano Crescimento e Desenvolvimento Humano Capacidades física e Motoras durante o processo de crescimento e Desenvolvimento Humano Desenvolvimento e Crescimento Humano Para se entender o processo de desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA GLAUCELI MÜLLER

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA GLAUCELI MÜLLER UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA GLAUCELI MÜLLER DESEMPENHO DAS HABILIDADES MOTORAS DAS CRIANÇAS, DE SEIS ANOS DE IDADE, DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA/SC Palhoça 2013 GLAUCELI MÜLLER DESEMPENHO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DOS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO: UMA OPÇÃO PELOS JOGOS INFANTIS. por NEWTON SANCHES MILANI

DESENVOLVIMENTO DOS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO: UMA OPÇÃO PELOS JOGOS INFANTIS. por NEWTON SANCHES MILANI DESENVOLVIMENTO DOS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO: UMA OPÇÃO PELOS JOGOS INFANTIS por NEWTON SANCHES MILANI Dissertação Apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal

Leia mais