UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 PROFESSORES:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 PROFESSORES:"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 PROFESSORES: MARGARETH DE PAULA AMBROSIO MARCUS VINICIUS BONFIM AMBROSIO 2011

2 UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte O MOVIMENTO GINÁSTICO A estética associada ao desempenho, confere à ginástica o qualificativo artístico. É grande o número e a complexidade dos gestos realizáveis. A esse conjunto de gestos ou elementos codificados damos o nome de série. Podem permitir um julgamento de valor que tem por objeto a escolha, a ligação, a combinação, a execução desses diferentes gestos combinados. A série é, portanto, um conjunto com início, meio e fim, cujas partes são esses elementos ou gestos parciais codificados. O elemento ginástico se desenrola no espaço (forma visual) e possui certa duração (forma temporal). Embora tenha sua própria finalidade, suas fronteiras são indefiníveis, pois seu início e seu fim podem ser o fim do elemento precedente ou o início do elemento seguinte. Sua organização interna é feita de uma sucessão de partes. Cada elemento possui sua unidade, sua própria organização (estrutura dinâmica) e sua própria significação. Conceito 1.1: O DOMÍNIO MOTOR A aprendizagem pode ser classificada como ocorrendo em três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor. 1. Domínio cognitivo: a. Operações cognitivas de Guilford - envolvem atividades intelectuais (Guilford, 1959). b. Característica comum dessas capacidades é aquilo que o organismo faz com a informação de que dispõe. c. São consideradas operações componentes integrais realizadas no domínio cognitivo (operações mentais):

3 descoberta ou reconhecimento de informação (cognição) retenção ou armazenamento de informação (memória) geração de informações a partir de certos dados tomadas de decisão ou feitura de julgamento acerca da informação d. Taxionomia de Bloom (Benjamim Bloom, 1956) taxionomia de objetivos no domínio cognitivo (ordena as diversas operações mentais em um arranjo do mais simples ao mais complexo) 2. Domínio afetivo: a. A palavra afeto refere-se a sentimentos ou emoção. b. A maior parte, senão a totalidade de nosso comportamento afetivo é comportamento aprendido (Leonard Berkowitz). c. Tentativa de classificação dos comportamentos afetivos em taxonomia (Krathwohl, Bloom e Masic, 1964) d. Os comportamentos afetivos incluem os comportamentos sociais. 3. Domínio motor: a. O movimento é a base do domínio motor. b. Às vezes é mencionado como domínio psicomotor por implicar o envolvimento de um componente mental ou cognitivo na maioria das habilidades motoras. c. Incluem: habilidades esportivas muitas atividades industriais e artesanais muitas habilidades militares habilidades simples e fundamentais d. Comportamentos no domínio motor podem ser considerados ao incluir uma ou todas as seguintes ações (Singer, 1980) tocar, manipular e/ou mover um objeto. controlar o corpo de objetos, quando os mantém em equilíbrio. mover e/ou controlar o corpo ou partes do corpo no espaço, com duração curta ou longa, de ato ou seqüência, sob situações previsíveis e/ou não previsíveis. e. Classificação sistemática de capacidades motoras (Guilford, 1958) à medida que movimentos são iniciados de posições estacionárias: velocidade força impulsão tratando-se de exatidão: precisão flexibilidade e coordenação f. Diagrama esquemático relacionando capacidades psicomotoras com resultados de aprendizagem, baseado na concepção de Guilford para o domínio psicomotor (Klusmeler e Goodwin, 1966)

4 Conceito 1.2: A compreensão do processo de aprendizagem no domínio motor requer o entendimento de alguns termos-chave 8. Habilidade: - Como ato ou tarefa: requerem movimento e devem ser aprendidos a fim de ser executados corretamente. Utilizado para exemplificar habilidades motoras específicas: nadar, arremessar no basquetebol, tocar piano, soldar, etc. - Indicador de qualidade ou desempenho: utilizado como referência a um executante habilidoso. Denota uma competência freqüente, que pode ser relativa à produtividade ou às características do executante: percentual de acertos nos lances livres ou avaliação de um tenista por seus colegas. 9. Capacidade: - Qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de habilidades ou tarefas (Edwin Fleishman,1972). em um contexto esportivo a capacidade velocidade de movimento pode ser vista como um componente importante no desempenho de uma variedade de habilidades em futebol, voleibol, atletismo, etc. - É um traço geral ou qualidade de um indivíduo relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras, sendo um componente da estrutura dessas habilidades. ( Magill, 1984 ) 10. Padrão de Movimento: - Um grupo amplo ou séries de atos motores desempenhados com graus menores de habilidade, mas que são dirigidos à realização de alguma meta externa (Godfrey & Kephart, 1968) Arremesso com a mão acima da cabeça envolve uma grande variedade de habilidades específicas do beisebol, voleibol, atletismo, etc. - São os elementos ou componentes básicos do movimento, que podem ser generalizados para as necessidades específicas de uma habilidade motora particular. (Magill, 1984) 11. Aprendizagem Motora: - Mudança interna de um indivíduo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da prática. Dada esta breve definição, simplesmente acrescentamos a palavra motora à palavra aprendizagem para indicar o tipo específico de aprendizagem que nos interessa. - Aprendizagem psicomotora, aprendizagem sensório-motora ou aprendizagem perceptivo-motora todos considerados sinônimos e intercambiáveis com o termo aprendizagem motora.

5 12. Desenvolvimento Motor: - Desenvolvimento motor: relacionado à aprendizagem motora e o desempenho de habilidades motoras, voltado principalmente para o estudo daqueles comportamentos sob o ponto de vista do desenvolvimento da mesma maneira que a criança desenvolve a capacidade de pular, que características parecem identificar a maioria dos indivíduos em certas idades?. (Magill, 1984) - Aprendizagem psicomotora, aprendizagem sensório-motora ou aprendizagem perceptivo-motora todos considerados sinônimos e intercambiáveis com o termo aprendizagem motora. (Magill, 1984) Conceito 1.3: As habilidades motoras podem ser classificadas em categorias gerais 1. Precisão de Movimento: Habilidades motoras globais caracterizadas por envolver a grande musculatura como base principal do movimento. a precisão do movimento não é tão importante para a execução da habilidade; a coordenação perfeita de movimento é essencial ao desenvolvimento hábil dessas tarefas. Habilidades motoras finas - requerem a capacidade de controlar os músculos pequenos do corpo, a fim de atingir a execução bem-sucedida da habilidade. envolvem coordenação óculo-manual e requerem um alto grau de precisão no movimento para o desempenho da habilidade específica, num nível de realização. 2. Definição clara do ponto inicial e final do movimento: Discreta existem pontos distintos de início e fim no movimento; habilidade motora serial habilidades motoras discretas combinadas em série; - cada parte ou fase da habilidade é uma resposta ao movimento imediatamente anterior e um estímulo para o movimento seguinte. Contínua não existem pontos distintos de início e término no movimento; o executante ou alguma força externa determina o começo e o fim da habilidade, em vez da própria habilidade. 3. Estabilidade do ambiente em que a habilidade é executada (Gentile, 1972): habilidade fechada / tarefa autocompassada: habilidades que ocorrem em ambientes; habilidades que ocorrem sob condições fixas, sem mudanças. O estímulo aguarda a iniciativa do executante. (Ex: boliche)

6 habilidade aberta / tarefa externamente compassada ou forçada : ações que se desenrolam em um ambiente que muda no tempo e no espaço. O executante deve agir sobre o estímulo de acordo com a ação do estímulo. (Ex: jogo de tênis) 4. Controle de feedback (retroinformação) Como e quando o retorno de informação sensorial, que resulta de todos os movimentos, pode ser usado pelo executante na produção daquele movimento. Retorno de informação sensorial é simplesmente a informação que uma pessoa recebe de seus sentidos, durante ou após um movimento. Informação usada para ajustar a ação durante o próprio movimento: circuito fechado Informação não pode ser usada para fazer ajustes no movimento durante a própria ação, mas deve ser lembrado e aplicado à estratégia desenvolvida para a próxima resposta: circuito aberto. Ações musculares mais freqüentes do tronco e dos membros nos elementos ginásticos As seguintes ações motoras parecem principais: Fechamento: conduzir as pernas estendidas até o tronco ou o tronco sobre as pernas (ver fig.5) Abertura: o inverso (ver fig.6) Retropulsão: abaixar os braços (ver fig.7) Antepulsão: elevar os braços (ver fig.8) Repulsão: estender o antebraço sobre o braço (ver fig.9)

7 Planos imaginários corporais em conjugação com os Eixos - Plano Coronal ou Frontal Divide o corpo em porções anterior e posterior (também designadas por ventral e dorsal; - Plano Horizontal ou Transversal Divide o corpo em porções superior e inferior; - Plano Sagital Mediano Separa verticalmente o corpo em partes direita e esquerda;

8 (Esquema baseado na «Figura 1-3» da «Anatomia e Fisiologia Humana». 5.ª Edição. Jacob, Francone, e Lossow. Editora Guanabara. Rio de Janeiro. 1990)

9

10

11 Aparelho: Solo ELEMENTOS GINÁSTICOS BÁSICOS rolamento para frente ponte para frente reversão ou übershlag rolamento para trás flic-flac parada de três e dois apoios roda ou estrela rondate, rondante ou rondada ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA GINÁSTICA Iniciação Pedagógica: - Aprendizado a) Adaptação/famialirização com os aparelhos b) Iniciação Pedagógica: - Explicações verbais - Demonstrações - Decomposição do elemlento - Ajuda, auxílio ou proteção - Processos pedagógicos

12 - Correções verbais - Repetições Maior quantidade de recursos Variabilidade de situações - Ficar atento à: a) particularidades do exercício b) capacidade do ginasta c) duração e freqüência do exercício d) recursos materiais e) capacidade do técnico f) orientação do ensino - Na Escola ter cuidado em: a) trabalhar com as habilidades motoras fundamentais b) adaptar materiais e elementos c) oferecer projetos de extensão d) incluir no planejamento os conteúdos/objetivos: conceituais: saber sobre o saber fazer procedimentais: saber fazer atitudinais: saber ser e) orientar o aluno para o melhor desempenho possível f) oferecer condições para uma vivência lúdica e criativa g) cuidar das posições corporais assumidas durante o exercício h) propiciar situações variadas para o desenvolvimento das ações motoras AÇÕES MOTORAS Leguet (1995)

13 ARCO Rotar, rodar, lançar, arrastar, movimentar em oito, prensar, circundar, passar sobre, balancear, passar por dentro, quicar. CORDA Saltar, quicar, saltitar, arrastar, movimentar em oito, pegadas e solturas, envolver o corpo, dobrar, circundar, balancear, formar figuras, lançar, girar. FITA Espiral, impulsos, escapadas, envolver no corpo, dobrar, segurar a ponta da fita, lançar, movimentar em oito, circundar, serpentina. MAÇAS Molinetes, rotar, lançar, lançar, circundar, bater, pequenos círculos, rolar, balancear. BOLA Lançar, quicar, rolar, equilibrar, prensar, movimentos em oito, circundar. AÇÕES MOTORAS Toledo (1995) Referência Bibliográfica: MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. 5.ed. São Paulo: Edgard Blücher, p. Bibliografia Consultada AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, São Paulo: UNICAMP, p. SOARES, C.L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: CORTEZ, p. DARIDO, S. C.; RANGEL BETTI, I. C. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, PUBLIO, N. S. Evolução histórica da ginástica olímpica. São Paulo: Phorte Editora, p. BROCHADO, F; BROCHADO, M. Fundamentos de Ginástica Artística e de Trampolins. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. CARRASCO, R. Tentativa de Sistematização da Aprendizagem: Ginástica Olímpica. São Paulo: Manole, p.

14 . Ginástica de Aparelhos. A Atividade do principiante. Programas Pedagógicos. 4. ed. São Paulo: Manole, p.. Ginástica com Aparelhos. Cadernos Técnicos do Treinador. As rotações à frente.são Paulo:Manole, p. DIECKERT, J.; KOCH, K. Ginástica olímpica: exercícios progressivos e metódicos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, p. HOSTAL, P.. Ginástica em aparelhos: Espaldar, banco, plinto, corda. São Paulo: Manole, p. LEGUET, Jacques. As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: Manole, p. NISTA-PICCOLO, V.; SCHIAVON, L. Desafios da Ginástica na Escola. In: MOREIRA, E.C. (org.) Educação Física Escolar: desafios e propostas 2. Jundiaí: Fontoura, p SANTOS, C.R. Gymnica 1000 exercícios: ginástica olímpica, trampolim acrobático, mini-trampolim e acrobática. Rio de Janeiro: Sprint, p. NISTA-PICCOLO, V.; NUNOMURA, M.(orgs.). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte, p. PUBLIO, N. S. Evolução histórica da ginástica olímpica. São Paulo: Phorte Editora, FÓRUM BRASILEIRO DE GINÁSTICA GERAL Anais...Campinas:UNICAMP: SESC, p. p MAGIL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações.5.ed. São Paulo: Edgard Blücher, p. GALLAHUE, D.; OZMUN, J. Compreendendo o Desenvolvimento Motor bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, WEINECK, J. Treinamento Ideal. São Paulo: Manole, p.

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 MARGARETH DE PAULA AMBROSIO MARCUS VINICIUS BONFIM AMBROSIO 2010

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 MARGARETH DE PAULA AMBROSIO MARCUS VINICIUS BONFIM AMBROSIO 2010 UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte EDUCAÇÃO FÍSICA 1 1 MARGARETH DE PAULA AMBROSIO MARCUS VINICIUS BONFIM AMBROSIO 2010 Iniciação Pedagógica aprendizado Adaptação/familiarização com

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI123 Ginástica Artística

Programa Analítico de Disciplina EFI123 Ginástica Artística 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico.

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. Educação Infantil A importância do lúdico ligado às habilidades motoras Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. O Ser humano em suas relações sociais e de vida, está sempre em movimento.

Leia mais

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de Ginástica Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de soldados. A ginástica deve a sua história ao militarismo.

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 6º ano Ano letivo: 201.2014 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2018

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2018 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2018 Ementa Fundamentos da Ginástica Artística, conhecimento das habilidades motoras exigidas na modalidade. Ginástica de solo e suas progressões. Organização

Leia mais

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora.

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. PSICOMOTRICIDADE O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE Prof. Ms. Fabio Mucio Stinghen Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. O entendimento do aprendizado motor passa primeiro pela compreensão do desenvolvimento

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ementa Fundamentos da Ginástica Artística, conhecimento das habilidades motoras exigidas na modalidade. Ginástica de solo e suas progressões. Organização

Leia mais

Estudos Avançados da Ginástica Artística

Estudos Avançados da Ginástica Artística Estudos Avançados da Ginástica Artística 1 Estudos das Ações Motoras - Abertura - Fechamento - Antepulsão - Retropulsão - Repulsão 2 Análise do Movimento Ginástico - Identificação dos músculos e articulações

Leia mais

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert Introdução e Classificação das Habilidades Motoras Prof.ª Luciana Castilho Weinert Conceitos Habilidade: tarefa com finalidade específica; Habilidade motora: habilidade que exige movimentos voluntários

Leia mais

Pessoas com altas habilidades. Profª. MSc. Fabiana Leticia Sbaraini

Pessoas com altas habilidades. Profª. MSc. Fabiana Leticia Sbaraini Pessoas com altas habilidades Profª. MSc. Fabiana Leticia Sbaraini e-mail: fabiana.leticia@ifrr.edu.br Aprendizagem Aprendizagem é uma mudança na capacidade ou disposição humana, que persiste por um período

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 5º ano Ano letivo: 201.201 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

MATRIZ A Prova Global do Agrupamento

MATRIZ A Prova Global do Agrupamento Compor e realizar Ginástica. Destrezas elementares de solo e aparelhos (Plinto e mini trampolim), em esquemas individuais, aplicando os critérios de correcção técnica e apreciando os esquemas de acordo

Leia mais

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura DIDÁTICA PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Conhecimento da realidade - Nível dos alunos Determinação de objetivos Seleção e organização de conteúdos - Unidades - Subunidades - Prog. Pedagógica. - Filosofia da Escola

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO PROVA 26 / 2017 (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Educação Física /5º Ano de escolaridade / Nível Introdução Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Área das Atividades Físicas Subárea

Leia mais

Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico.

Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico. FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico. Material Os aparelhos da Ginástica Rítmica são cinco (ver figura ao lado):

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS

FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Ginástica Olímpica CÓDIGO: UNIDADE ACADÊMICA: FAEFI PERÍODO/SÉRIE:

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS Jogos Desportivos Coletivos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS A Educação Física está pedagogicamente orientada para promover o desenvolvimento eclético e multilateral do aluno

Leia mais

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes ginástica Aula Teórica História A Ginástica, não sendo uma modalidade desportiva recente, tem apresentado uma evolução contínua ao longo dos séculos, registando três fases fundamentais de desenvolvimento.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Ginástica Código: FIS01 Professor: Déborah Crystina de Souza e Silva e-mail: deborah.crystina@fasete.edu.br

Leia mais

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes ginástica Aula Teórica História A Ginástica, não sendo uma modalidade desportiva recente, tem apresentado uma evolução contínua ao longo dos séculos, registando três fases fundamentais de desenvolvimento.

Leia mais

Departamento de Educação Física Educação Física - 2º e 3º CICLO

Departamento de Educação Física Educação Física - 2º e 3º CICLO Ginástica no solo: Cambalhota à frente com pernas unidas Cambalhota à retaguarda com pernas unidas. Pino no espaldar ou Pino Cambalhota Roda Ginástica de Aparelhos: Salto ao eixo Salto Entre-Mãos Salto

Leia mais

Medida do Desempenho Motor

Medida do Desempenho Motor Aula 3 APRENDIZAGEM MOTORA Medida do Desempenho Motor Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro E-mail: jair@educacaofisica.uftm.edu.br Revisão aula anterior Introdução

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA de VILA FLOR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º Ano Ano Letivo 2017/ 2018 2 Conteúdos Programáticos 5º ano Composição Curricular

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação - Prova de Equivalência à Frequência 2º Ciclo do Ensino Básico 2015 Alunos com Necessidades Educativas Especiais Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física 7º ANO - 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA SOLO Conteúdos -

Leia mais

APRENDIZAGEM MOTORA. Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro

APRENDIZAGEM MOTORA. Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro APRENDIZAGEM MOTORA Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro E-mail: jair@educacaofisica.uftm.edu.br Aula 1-2 28.08.2014 Introdução a aprendizagem Motora Comportamento

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROVA 26 / 2015 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO Informação- Prova de Equivalência à Frequência Educação Física Prova 28 2016 2º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do 2º Ciclo

Leia mais

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a segurança, a independência e melhora a capacidade relacional da criança mesmo nesta idade precoce. O seu bebé está a aprender sobre o mundo de diferentes maneiras, usando a sua crescente capacidade de

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018 Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - 1 Higiene e segurança Conhece e aplica cuidados de higiene e segurança. Espírito desportivo Coopera com os companheiros, quer nos exercícios,

Leia mais

Análise Cinemática Comparativa do Salto Estendido Para Trás

Análise Cinemática Comparativa do Salto Estendido Para Trás Análise Cinemática Comparativa do Salto Estendido Para Trás Alexandre Farias Welberti Anderson da Silva Gustavo Augusto da Silva Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior A importância da biomecânica na

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:6º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 50h CH Prática: 10h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: III Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 50h CH Prática: 10h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: III Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Aprendizagem e Domínio Motor Código: DIV82 Professor: Danilo Santos Catelli E-mail: danilo.catelli@fasete.edu.br

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2013/2014 AEC Atividade Física e Desportiva Proposta de Planificação 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.2 1. Introdução A proposta de trabalho que se

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

Matriz - Prova Global do Agrupamento Departamento de Educação Física Educação Física - 2º Ciclo

Matriz - Prova Global do Agrupamento Departamento de Educação Física Educação Física - 2º Ciclo Cambalhota à frente com pernas unidas Cambalhota à retaguarda com pernas unidas. Apresentação de uma sequência com Ligação entre os elementos.... Nível 1 Apresenta-se e tenta, mas não executa o exercício.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

Cursos Profissionais de Nível Secundário. Sebenta. Disciplina de. Educação Física. Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s)

Cursos Profissionais de Nível Secundário. Sebenta. Disciplina de. Educação Física. Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s) Componente de Formação Sociocultural Sebenta Disciplina de Educação Física Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s) Prof. (Documento adaptado) Cursos Profissionais Ciclo de Formação

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 8º Ano Educação Física

Planificação Detalhada Anual : 8º Ano Educação Física Planificação Detalhada Anual : 8º Ano Educação Física DOMÍNIO/TEMA Aptidão SUB TEMA (Conteúdos) Resistência Força Velocidade Flexibilidade Coordenação Equilíbrio OBJETIVOS GERAIS Elevar o nível funcional

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina. Informação-Prova de Equivalência à Frequência Educação Física maio de 2016 Prova 28 2016 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS 1º Período 3º Ciclo (7º e 8º anos) PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS DISTRIBUIÇÃO POR PERÍODOS 1º Período 2º Período 3º Período A - JDC:, Futsal, Basquetebol 3x3 Aparelhos C - : Corrida

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO Ano/Turma 7º/8º/9º Período N.º aulas previstas

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina. Informação-Prova de Equivalência à Frequência Educação Física maio de 2018 Prova 26 2018 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Fundamentos básicos da ginástica

Fundamentos básicos da ginástica Fundamentos básicos da ginástica Aspectos constitutivos da ginástica: Habilidades motoras, planos e eixos, nomenclatura descritiva e técnicas gímnicas (andar, rastejar, rolar, correr, saltitar, equilibrar,

Leia mais

INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-a/2017, de 10 de fevereiro

INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-a/2017, de 10 de fevereiro INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-a/2017, de 10 de fevereiro Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Código: 26 Tipo de Prova: ESCRITA E PRÁTICA O presente

Leia mais

Código da disciplina: Professor (es): RAUL ALVES FERREIRA FILHO DRT: Etapa 5ª Carga horária: Semestre Letivo: 1º/2013

Código da disciplina: Professor (es): RAUL ALVES FERREIRA FILHO DRT: Etapa 5ª Carga horária: Semestre Letivo: 1º/2013 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: TEORIA E

Leia mais

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 8º Períodos Letivos: 1º, 2º e 3º Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Jogos Desportivos

Leia mais

(Regulamento do Júri Nacional de Exames Despacho Normativo nº1-a/2017, de 10 de fevereiro)

(Regulamento do Júri Nacional de Exames Despacho Normativo nº1-a/2017, de 10 de fevereiro) ANO LETIVO 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TEMPLÁRIOS INFORMAÇÃO: PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 3.º Ciclo do Ensino Básico 9.º ano Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA Prova 26 (modalidade prática) (Regulamento

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6ºANO DE ESCOLARIDADE

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6ºANO DE ESCOLARIDADE Departamento Educação Física e Desporto Escolar PLANIFICAÇÃO ANUAL 6ºANO DE ESCOLARIDADE ANO LETIVO 2013/2014 Departamento Educação Física e Desporto Escolar Planificação Anual do 6.º ano escolarida Capacidas

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:5º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FISICA ANO: 5º, 6º TURMAS: A, B, C ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O DE AÇÃO No 5º e 6º ano o aluno deverá adquirir competências de nível "introdução"

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE GINÁSTICA DE LISBOA

ASSOCIAÇÃO DE GINÁSTICA DE LISBOA ASSOCIAÇÃO DE GINÁSTICA DE LISBOA Instituição de Utilidade Pública D.R.: 260, de 10 de Novembro de 1995 II Série www.aglisboa.home.sapo.pt / http://www.facebook.com/aglisboa Fundada em 17.04.1990 A N E

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2018

EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 Prova 28 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 9º Ano Educação Física. Ao longo do ano* Testes Fitnessgram (opcional)

Planificação Detalhada Anual : 9º Ano Educação Física. Ao longo do ano* Testes Fitnessgram (opcional) DOMÍNIO/TEMA: Atletismo DOMÍNIO/TEMA Aptidão físicas Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 9º Ano Educação Física Resistência Força Velocidade Flexibilidade Coordenação Equilíbrio

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA ANTÓNIO ALEIXO INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 Despacho normativo nº1-a/2017 de 10 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade:

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo II

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo II Regulamento Específico Ginástica Rítmica Módulo II 1 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica (FIG), reconhecidas

Leia mais

Informação Prova. Prova código 311 de Educação Física. Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário

Informação Prova. Prova código 311 de Educação Física. Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Informação Prova Prova código 311 de Educação Física Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho normativo nº4-a/2018, de 14 de fevereiro O

Leia mais

Departamento das Expressões: Educação Física PERFIL & COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NO 3º CICLO- 8º ANO

Departamento das Expressões: Educação Física PERFIL & COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NO 3º CICLO- 8º ANO Perfil e classificação das aprendizagens nos domínios, cognitivo & sócio-afectivo, nas competências: conhecimentos & hábitos salutares de prática de actividades físicas desportivas. 1 Valor 2 Valores 3

Leia mais

ESCRITA E PRÁTICA 1. INTRODUÇÃO

ESCRITA E PRÁTICA 1. INTRODUÇÃO INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-G/2016, de 6 de abril Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Código: 26 Tipo de Prova: ESCRITA E PRÁTICA 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO 1º Tema: Atividades Físicas e Desportivas - Matérias Voleibol Regras: Número de jogadores por equipa - 6 Número de toques permitido por jogador consecutivamente

Leia mais

Este documento vai ser divulgado na escola-sede do Agrupamento e na página eletrónica:

Este documento vai ser divulgado na escola-sede do Agrupamento e na página eletrónica: Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães 0 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA Prova 26 2015 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga a informação relativa

Leia mais

INDICAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DAS FICHAS

INDICAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DAS FICHAS Lettre nº 28 INDICAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DAS FICHAS No seguimento das muitas questões colocadas por treinadores e juízes, o CT/GR/FIG entendeu por bem publicar algumas indicações sobre o preenchimento

Leia mais

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano 1. Se tem a bola, passar a um companheiro liberto 2.

Leia mais

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012. Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012. Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012 Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I Art. 1º - A competição de ginástica rítmica obedecerá às regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica

Leia mais

Escola EB 2/3 de Grijó - Agrupamento Júlio Dinis Núcleo de Estágio de Educação Física 2011/12. Plano de Aula. Data: 26/01/12 Aula nº: 45-46

Escola EB 2/3 de Grijó - Agrupamento Júlio Dinis Núcleo de Estágio de Educação Física 2011/12. Plano de Aula. Data: 26/01/12 Aula nº: 45-46 Fundamental 45 Inicial 15 Escola EB 2/3 de Grijó - Agrupamento Júlio Dinis Professora: Sandra Barbosa Ano: 9º ano Turma: B Data: 26/01/12 Aula nº: 45-46 Nº alunos: 21 alunos Unidade Didática: Ginástica

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 10ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 10ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo dos Jogos Desportivos Coletivos, realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 9ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 9ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo dos Jogos Desportivos Coletivos, realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2016/17 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas Curriculares/de Aprendizagem Domínios/Subdomínios Conteúdos http://www.metasdeaprendizagem.minedu.pt/ensino-basico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4

Leia mais

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física NOME: MATRÍCULA Nº DATA NASCIMENTO: / / IDADE: CID: DATA 1ª AVALIAÇÃO: / / DATA 3ª AVALIAÇÃO: / / DATA 5ª AVALIAÇÃO: / / DATA 2ª AVALIAÇÃO: / / DATA 4ª AVALIAÇÃO: / / DATA 6ª AVALIAÇÃO: / / A avaliação

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

Ano Letivo 2011/2012

Ano Letivo 2011/2012 Ano Letivo 2011/2012 Informação/ Exame de Equivalência à Frequência Disciplina de Educação Física 3ºciclo 1. Objeto de Avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Física. A prova desta

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA Objeto de avaliação

EDUCAÇÃO FÍSICA Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 Prova 26 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------- 3.º Ciclo do Ensino

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057. ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular, AFD (atividade física

Leia mais

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prova 28 18 2º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final do 2º

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CÓDIGO DA PROVA:28

Informação Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CÓDIGO DA PROVA:28 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CICLO: 2º CÓDIGO DA PROVA:28 ANO DE ESCOLARIDADE:6º Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras

Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras Jogo 7x7 Jogo 5x5 FUTEBOL Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras Recepção e controlo Enquadar ofensivamente

Leia mais

ANTROPOMETRIA, FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL.

ANTROPOMETRIA, FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL. ANTROPOMETRIA, FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL. Diagnes Marostica 1 ; Everton Paulo Roman 2 Resumo Introdução: As questões que envolvem

Leia mais

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. "O rigor e a alegria de Brincar combinam?".

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. O rigor e a alegria de Brincar combinam?. Planificação Anual Atividade Física e Desportiva "O rigor e a alegria de Brincar combinam?". As brincadeiras permitem às crianças identificar, classificar, agrupar, ordenar, seriar, simbolizar, combinar

Leia mais

Atividade Física No Pré-Escolar. Plano Anual de Atividade Física

Atividade Física No Pré-Escolar. Plano Anual de Atividade Física Atividade Física No Pré-Escolar Plano Anual de Atividade Física Objetivos do Plano Anual - Ser um documento de orientação para o professor da atividade e para o Educador; - Permitir a consolidação das

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2012/13 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas http://www.metasdea prendizagem.minedu.pt/ensinobasico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4 JOGOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS (Futebol,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Blocos/ Conteúdos Programáticos Perícias e Manipulações - Em concurso individual 1. LANÇAR uma bola em precisão a um alvo fixo, por baixo e por cima, com cada uma e ambas as mãos. 2. RECEBER a bola com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANO DE ENSINO N DE H/A AD 4 N DE H/A APC DOCENTE(s):

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANO DE ENSINO N DE H/A AD 4 N DE H/A APC DOCENTE(s): PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO ANO SEMESTRE PERÍODO 2014 II II CURSO(s): Educação Física - Bacharelado COMPONENTE CURRICULAR: Aprendizagem Motora NATUREZA 2 : Obrigatória DEPARTAMENTO: 3 TEÓRICA: PRÁTICA:

Leia mais

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 05 de julho Educação Física 9º Ano de Escolaridade Prova 26-1ª/ 2ª Fase Tipo de Prova: Escrita + Prática Duração da Prova: 45

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria Escola EB Carlos de Oliveira - Febres

Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria Escola EB Carlos de Oliveira - Febres Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria Escola EB Carlos de Oliveira - Febres Departamento: Expressões Grupo de recrutamento: 260 Ciclo / Curso: Segundo ciclo Disciplina Educação Física Ano de escolaridade:

Leia mais

Federação Internacional de Ginástica. Lettre da Rítmica Nº 1 Por Mme Maria Szyszkowska, Presidente do Comité Técnico 20 de Janeiro de 2009

Federação Internacional de Ginástica. Lettre da Rítmica Nº 1 Por Mme Maria Szyszkowska, Presidente do Comité Técnico 20 de Janeiro de 2009 Federação Internacional de Ginástica Lettre da Rítmica Nº 1 Por Mme Maria Szyszkowska, Presidente do Comité Técnico 20 de Janeiro de 2009 1. 1.2.2. (pag 22): Apagar ou a posição de partida. Ver anexo nº

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 AEC Atividade Física e Desportiva Orientações pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico A proposta de trabalho que se segue resulta de uma adaptação

Leia mais

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO 1. GENERALIDADES JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO - 2018 As inscrições serão enviadas para a Organização dos Jogos Escolares e encaminhadas à Federação Sergipana de Ginástica. Será de

Leia mais