CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE PEDAGOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE PEDAGOGIA"

Transcrição

1 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE PEDAGOGIA Prof. Ms. Jairo Júnior Tel.: profjuninhovgp@hotmail.com Site:

2 DESENVOLVIMENTO HUMANO O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. GALLAHUE E OZMUM, 2005

3 CONCEITO CHAVE DESENVOLVIMENTO MOTOR É a contínua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida, proporcionada pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições de ambiente. (GALLAHUE, 2005) Considerado como um processo seqüencial e continuamente relacionado à idade cronológica, pela qual o ser humano adquire habilidades motoras, progredindo de movimentos simples, desorganizados e sem habilidade para execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas (MARQUES, 1996)

4 CONCEITO 1 A INSTRUÇÃO NÃO EXPLICA O APRENDIZADO; O DESENVOLVIMENTO SIM. A instrução é um aspecto importante no processo ensino-aprendizagem, ela não explica o aprendizado. O DESENVOLVIMENTO O FAZ

5 CONCEITO 2 O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO PASSADO, FOI OFUSCADO PELO INTERESSE NOS PROCESSOS COGNITIVOS E AFETIVOS DO DESENVOLVIMENTO. Psicólogos Desenvolvimentistas indicador visual do funcionamento cognitivo. Psicólogos Sociais influência no desenvolvimento social e emocional.

6 CONCEITO 3 DESENVOLVIMENTO É UM PROCESSO CONTÍNUO QUE SE INICIA NA CONCEPÇÃO E CESSA COM A MORTE. Disseca as áreas... A PARTIR DOS ANOS 70 + IMPORTÂNCIA DESENVOLVIMENTO MOTOR Fisiologia do Exercício Psicologia Desenvolvimentista Aprendizado motor e controle motor Psicologia Social Biomecânica

7 Estudiosos do desenvolvimento motor reconhecem que as exigências físicas e motoras específicas de uma tarefa motora interagem com: Indivíduo fatores biológicos Ambiente fatores de experiência ou aprendizagem INDIVIDUAL Hereditariedade Biologia, Natureza e Fatores Intrínsecos AMBIENTE Experiência, Encorajamento e Fatores Extrínsecos Fatores relativos à tarefa, ao indivíduo e ao ambiente TAREFA Fatores Físicos e Mecânicos INTERAGIR TRANSFORMAR

8 CONCEITO 4 O DESENVOLVIMENTO É RELACIONADO À IDADE, MAS NÃO DEPENDE DELA. Uma perspectiva permanente não considera o desenvolvimento como específico por áreas; O desenvolvimento inclui todos os aspectos do comportamento humano e, como resultado, somente artificialmente pode ser separado em áreas, fases ou faixas etárias ; O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO PERMANENTE INCLUI TODA ALTERAÇÃO DESENVOLVIMENTISTA MUDANÇAS ASSOCIADAS À INFÂNCIA, À ADOLESCÊNCIA E QUE OCORREM COM O PROCESSO REGRESSIVO DO ENVELHECIMENTO

9 Cada indivíduo tem um tempo para a aquisição e para o desenvolvimento de habilidades motoras; Considerar a individualidade do aprendiz; A aquisição de habilidades motoras, o nível e a extensão do desenvolvimento são determinados pelas exigências da tarefa em sim. FAIXAS ETÁRIAS TÍPICAS DE DESENVOLVIMENTO SÃO APENAS ISSO: TÍPICAS E NADA MAIS.

10 CONCEITO 5 HISTORICAMENTE, O DESENVOLVIMENTO MOTOR TEM PASSADO POR PERÍODOS QUE ENFATIZARAM VÁRIAS EXPLICAÇÕES DO PROCESSO DESENVOLVIMENTISTA Desenvolvimento Motor: Início século XX; Métodos de estudo evoluiu influências qualitativas e quantitativas.

11 CONCEITO 6 ENQUANTO ALTERAÇÕES RELACIONADAS À IDADE NO COMPORTAMENTO MOTOR PODEM SER ESTUDADAS POR PROJETOS DE PESQUISA TRANSVERSAL, A VERDADEIRA ALTERAÇÃO DESENVOLVIMENTISTA SOMENTE PODE SER ESTUDADA POR PROJETOS LONGITUDINAIS E LONGITUDINAIS MISTOS. OBJETIVO MÉTODO LOGITUDINAL MÉTODO TRANSVERSAL Medir Alterações relacionadas à idade no comportamento Medir Diferenças relacionadas à idade no comportamento

12 CONCEITO 7 O DESENVOLVIMENTO MOTOR PODE SER ESTUDADO SEGUNDO UMA ORIENTAÇÃO PARA O PROCESSO OU PARA O PRODUTO PARA O PROCESSO FORMA E FUNÇÃO INFLUÊNCIA SOBRE O PRODUTO. PARA O PRODUTO VOLTADA PARA O PRÓPRIO RESULTADO VELOCIDADE COM QUE A BOLA FOI CHUTADA.

13 CONCEITO 8 A COLETA DE DADOS DESENVOLVIMENTISTA, POR MUITAS RAZÕES, É FREQUENTEMENTE UM PROCESSO DIFÍCIL QUE CONSOME MUITO TEMPO Problemas na coleta de dados são as principais causas da escassez de informações na pesquisa de desenvolvimento motor sobre bebês e crianças; Dois principais problemas básicos: desempenho inibido ou exagerado inconsistência no desempenho Precaução: Tornar o ambiente o mais natural possível; Experimentador: Considerável paciência e trabalhar com a criança até que ela tenha demonstrado o que o experimentador julga ser um esforço máximo ou representativo, usando o padrão de movimento mais característico.

14 CONCEITO 9 EMBORA A IDADE CRONOLÓGICA SEJA O MEIO MAIS COMUMENTE USADO DE CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA, ELA É, FREQUENTEMENTE, A MENOS VÁLIDA A idade cronológica ou a idade do indivíduo em meses e/ou anos é de uso universal e constante; Embora o desenvolvimento esteja relacionado à idade, ele não é dependente dela; A idade cronológica fornece estimativa aproximada do nível de desenvolvimento do indivíduo, que pode ser mais precisamente determinado por outros meios.

15 A IDADE BIOLÓGICA Fornece um registro do índice de seu progresso em direção à maturidade. IDADE MORFOLÓGICA Fornece o tamanho atingido pelo indivíduo (altura e peso) segundo os padrões normais; Hoje gráficos de crescimento físico desenvolvidos pelo Centro Nacional de Estatísticas da Saúde 2000.

16 IDADE ÓSSEA Fornece a idade biológica do esqueleto em desenvolvimento; Determinada por radiografias dos ossos carpais da mão e do pulso; Ferramenta de pesquisa laboratorial e em casos de crescimento extremamente retardado ou acelerado; Raramente utilizada fora de laboratórios ou clínicas por causa do custo, inconveniência e pelos efeitos cumulativos da radiação.

17 IDADE DENTAL A seqüência do desenvolvimento dos dentes, desde a aparição das pontas até o fechamento das raízes, fornece a mensuração da idade da calcificação; A idade da erupção também pode ser determinada pelo mapeamento dos dentes.

18 IDADE SEXUAL Determinada pelo alcance variável de características sexuais primárias e secundárias; Escala de maturidade de Tanner (1962) não é constantemente utilizado por causa de fatores culturais e sociais;

19 EXISTEM VÁRIOS OUTROS MÉTODOS IDADE EMOCIONAL SOCIALIZAÇÃO E CONVIVÊNCIA EM MEIO SOCIAL IDADE MENTAL APRENDIZADO E AUTO PERCEPÇÃO IDADE DO AUTOCONCEITO VALOR E DIGNIDADE IDADE PERCEPTIVA DESENVOLVIMENTO PERCEPTIVO DO INDIVÍDUO

20 CONCEITO 10 O COMPORTAMENTO HUMANO PODE SER CLASSIFICADO EM TRÊS ÁREAS: COGNITIVA, AFETIVA E PSICOMOTORA CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CRESCIMENTO FÍSICO Aumento no tamanho do corpo causado pela multiplicação ou aumento de células. DESENVOLVIMENTO Alterações no nível de funcionamento de um indivíduo ao longo do tempo. Processo permanente de alteração; Vai desde a concepção até a maturidade e, depois, a morte.

21 MATURAÇÃO + EXPERIÊNCIA DESEMPENHAM PAPEL CHAVE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MATURAÇÃO Alterações qualitativas que capacitam o indivíduo a progredir para níveis mais altos de funcionamento; Quando considerada na perspectiva biológica, é basicamente inata, sendo geneticamente determinada e resistente a influências externas ou ambientais; Pode-se variar o ritmo no processo de desenvolvimento mas não a ordem.

22 EXPERIÊNCIA Refere-se a fatores do ambiente que podem alterar o aparecimento de várias características desenvolvimentistas no decorrer do processo de aprendizado. As experiências de uma criança podem afetar o índice de aparecimento de certos padrões de comportamento. MATURIDADE EXPERIÊNCIA DETERMINAR CONTRIBUIÇÃO IMPOSSÍVEL

23 ÁREAS DO COMPORTAMENTO HUMANO ÁREA PSICOMOTORA COMPORTAMENTO MOTOR ÁREA COGNITIVA COMPORTAMENTO INTELECTUAL ÁREA AFETIVA COMPORTAMENTO SÓCIO-EMOCIONAL

24 ÁREA PSICOMOTORA Processos de alteração, estabilização e de regressão na estrutura física e na função neuromuscular. Pode resultar de: A) Processos cognitivos que ocorrem em centros cerebrais superiores (córtex motor); B) Da atividade reflexa em centros cerebrais inferiores; C) De reações automáticas no sistema nervoso central.

25 DESEMPENHO MOTOR Agrupa componentes da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho atlético conjuntamente. Associa-se à capacidade de realizar tarefas motoras e seu estudo baseia-se no produto. Ex.:A que distância? A que velocidade? CAPACIDADES MOTORAS Agrupa três categorias de movimento (locomoção, manipulação e equilíbrio). Busca compreender a observação da mecânica do movimento e a tentativa de entender as causas subjacentes que o alteram. Orienta-se para o processo.

26 ÁREA COGNITIVA Todo movimento voluntário pode ser considerado como perceptivo-motor por natureza; Reflexos são movimentos controlados subcorticalmente, sendo as únicas formas de movimento dos músculos esqueléticos que não exigem elemento de percepção. ÁREA AFETIVA Envolve sentimentos e emoções quando aplicados ao próprio indivíduo e a outros por meio do movimento.

27 CONCEITO 11 O COMPORTAMENTO MOTOR É UM TERMO ABRANGENTE QUE INCLUI ÁREAS DE ESTUDOS COMPLEMENTARES, MAS ESSENCIALMENTE DIFERENTES, COMPREENDIDAS PELO APRENDIZADO, CONTROLE E DESENVOLVIMENTO MOTORES MOTOR: Quando usado sozinho fatores biológicos e mecânicos que influenciam o movimento; Termo geralmente utilizado sozinho: sufixo e prefixo. APRENDIZADO: Processo interno que provoca alterações no comportamento individual em decorrência da interação da experiência, da educação e do treinamento. APRENDIZADO MOTOR: O movimento desempenha parte principal, significando uma alteração constante no comportamento motor em função da prática ou de experiências passadas.

28 COMPORTAMENTO MOTOR: Alterações no aprendizado e no desenvolvimento, incluindo processos maturacionais vinculados ao desempenho motor. CONTROLE MOTOR: Aspecto do aprendizado e desenvolvimento que lida com o estudo de tarefas isoladas em condições específicas. DESENVOLVIMENTO MOTOR: Alteração contínua no comportamento motor ao longo da vida. Para o processo: envolve as necessidades biológicas, ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho motor e as habilidades motoras dos indivíduos desde o período neonatal até a velhice. Para o produto: analisado por fases (período neonatal, infância, adolescência e idade adulta) que refletem o particular interesse do pesquisador).

29

30 CONCEITO 12 EMBORA HAJA INÚMEROS ESQUEMAS UNI E BIDIMENSIONAIS ÚTEIS PARA A CLASSIFICAÇÃO DO MOVIMENTO, TODOS FALHAM UM POUCO QUANDO SE TRATA DE CAPTURAR INTEGRALMENTE A AMPLITUDE, A PROFUNDIDADE E A EXTENSÃO DO MOVIMENTO HUMANO. MOVIMENTO: alteração real observável na posição de qualquer parte do corpo. PADRÃO DE MOVIMENTO: série organizada de movimentos relacionados PADRÃO DE MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS: desempenho observável de movimentos básicos locomotores, manipulativos e estabilizadores. HABILIDADE MOTORA: padrão de movimento fundamental com precisão, exatidão e controle maiores. HABILIDADE ESPORTIVA: refinamento ou combinação de movimentos fundamentais ou habilidades para desempenhar algum esporte.

31

32 ESQUEMAS UNIDIMENSIONAIS (1) Muscular (2) Temporal (3) Ambiental (4) Funcional Considera apenas um aspecto da habilidade motora ASPECTOS MUSCULARES DO MOVIMENTO Rudimentar: movimento dos grandes músculos do corpo. Maioria das habilidades esportivas, exceto arco e fecha, tiro ao alvo. Refinado: movimentos de parte do corpo mais precisos; normalmente manipulativos como costurar, escrever, digitar. ASPECTOS TEMPORAIS DO MOVIMENTO Discreto: começo e fim definidos como lançar, pular ou chutar. Seriados: movimento único, discreto e às vezes rápida seqüencia como pular corda com ritmo, drible no basquete, voleio no futebol.

33 Contínuos: movimentos repetidos por um tempo específico como correr, nadar e andar de bicicleta. ASPECTOS AMBIENTAIS DO MOVIMENTO Aberta: realizada num ambiente onde as condições estão em constante mudança. O indivíduo realiza alterações ou ajustes no padrão do movimento para atender às exigências da situação. Fechada: ambiente fechado e previsível onde a pessoa determina quando a ação deve começar (tiro ao alvo, salto vertical) FUNÇÃO INTENCIONAL DO MOVIMENTO Estabilidade: tarefas motoras que envolvam equilíbrio (sentar, ficar de pé, rolar o corpo, esquivar-se, equilibrar numa trave, girar). Locomotora: transportar o corpo de um ponto ao outro (andar, correr, corrida de obstáculos, salto em altura). Manipulativa: exercer força ou receber força de um objeto (lançar, chutar, rebater, driblar)

34 MODELOS BIDIMENSIONAIS Meios mais abrangentes de classificação da habilidade motora

35 GALLAHUE, WERNER e LUEDKE, 1972, 1975; GALLAHUE, 1982 O desenvolvimento motor enfatiza: (1) A tarefa motora nas três categorias de movimento: estabilidade, locomoção e manipulação; (2) As fases do desenvolvimento motor expressas pela sua complexidade através dos termos: fase motora reflexa, rudimentar, fundamental e especializada.

36 REFLEXOS: controlados subcorticalmente, são involuntários. São importantes na formação da postura nos primeiros anos de vida. Reflexos labiríntico e de equilíbrio do corpo (estabilidade); Reflexo dos primeiros passos e o de rastejamento (locomoção); Reflexos de pegar com a mão e com o pé (manipulação). RUDIMENTARES: movimentos voluntários normalmente dominados na primeira infância (ter controle dos músculos da cabeça e do tronco, alcançar, pegar e soltar, rastejar, engatinhar, andar com apoio. FUNDAMENTAIS: envolvem habilidades motoras rudimentares comuns do dia-a-dia e ações locomotoras fundamentais (sentar, ficar em pé, curvar, torcer e girar, lançar, pegar, chutar e rebater ESPECIALIZADOS: movimentos fundamentais refinados ou combinados com outros movimentos em formas mais complexas. Normalmente dominados no final da infância ou mais tarde.

37

38

39

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Profº Gil Oliveira

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Profº Gil Oliveira Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora CONTEXTUALIZAÇÃO E TERMOS Comportamento Motor Comportamento Motor Para Go Tani: Estuda processos neuropsicológicos de organização motora em termos de

Leia mais

Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER

Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER Introdução Para Gallahue (2003), O Desenvolvimento é o processo continuo

Leia mais

COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE

COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE Introdução As capacidades coordenativas servem como base para a execução de qualquer movimento humano, em que é necessária a percepção do próprio corpo,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos Resumo O presente estudo teve como objetivo realizar uma breve discussão literária entre o desenvolvimento

Leia mais

Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e adultos. David L.Gallahue / John Ozmun.

Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e adultos. David L.Gallahue / John Ozmun. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e adultos. David L.Gallahue / John Ozmun. Professor Rodolfo Rosseto Rampaso Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde Unifesp - SP DESENVOLVIMENTO

Leia mais

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 26. (CONCURSO MAURITI/2018) Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa.

Leia mais

Para que serve a disciplina Crescimento e Desenvolvimento Humano?

Para que serve a disciplina Crescimento e Desenvolvimento Humano? Para que serve a disciplina Crescimento e Desenvolvimento Humano? Os organismos são formados por dois processos: Filogênese: evolução coletiva, evolução da espécie Ontogênese: evolução individual Existem

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do Movimento Fundamental O Foco da infância deve ser o desenvolvimento da competência motora básica e de mecanismos corporais

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Modelos de Desenvolvimento Motor

Modelos de Desenvolvimento Motor Modelos de Desenvolvimento Motor Modelo da Ampulheta e Modelo da Pirâmide Modelos de desenvolvimento motor A principal função da teoria é integrar os fatos existentes e organizá-los de um modo que lhes

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA.

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. E. V. Lima¹; D. Cesare Junior 1 ; D. C. Pinheiro¹; V. F. Gonçalves¹;

Leia mais

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico.

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. Educação Infantil A importância do lúdico ligado às habilidades motoras Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. O Ser humano em suas relações sociais e de vida, está sempre em movimento.

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA Q U E S T Õ E S E R E F L E X Õ E S Suraya Cristina Dar ido Mestrado em Educação Física, na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, SP, 1987 1991 Doutorado em

Leia mais

Prof. Alexandre kikuti Np1 Questões CDH Crescimento e Desenvolvimento Humano / 2017 (DP)

Prof. Alexandre kikuti Np1 Questões CDH Crescimento e Desenvolvimento Humano / 2017 (DP) Prof. Alexandre kikuti Np1 Questões CDH Crescimento e Desenvolvimento Humano / 2017 (DP) Questão 01 As brincadeiras de mau gosto que comumente ocorrem no âmbito da educação física e do e s p o rte expressam,

Leia mais

APRENDIZAGEM MOTORA. Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro

APRENDIZAGEM MOTORA. Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro APRENDIZAGEM MOTORA Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro E-mail: jair@educacaofisica.uftm.edu.br Aula 1-2 28.08.2014 Introdução a aprendizagem Motora Comportamento

Leia mais

Medida do Desempenho Motor

Medida do Desempenho Motor Aula 3 APRENDIZAGEM MOTORA Medida do Desempenho Motor Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Jr Universidade Federal do Triângulo Mineiro E-mail: jair@educacaofisica.uftm.edu.br Revisão aula anterior Introdução

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Victor Ferreira Lopes 1 Renata A. Elias Dantas 2 Resumo: Introdução: O desenvolvimento das habilidades motoras tem sido um

Leia mais

Fase de Movimentos Rudimentares Desenvolvimento motor durante a infância Um livro em Branco com páginas escritas

Fase de Movimentos Rudimentares Desenvolvimento motor durante a infância Um livro em Branco com páginas escritas Fase de Movimentos Rudimentares Desenvolvimento motor durante a infância Um livro em Branco com páginas escritas Fase do Movimento Rudimentar O domínio das capacidades de movimento rudimentar do bebê é

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR. Prof. Msc. Carolina Vicentini

DESENVOLVIMENTO MOTOR. Prof. Msc. Carolina Vicentini DESENVOLVIMENTO MOTOR Prof. Msc. Carolina Vicentini DESENVOLVIMENTO MOTOR É UM CONJUNTO DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO MOTOR, DIRETAMENTE RELACIONADO COM A IDADE DO INDIVÍDUO. QUE PROMOVE UMA PERSPECTIVA

Leia mais

PALMELA DESPORTO. Entidade Empresarial Local de Gestão de Espaços e Equipamentos Desportivos Municipais, EEM

PALMELA DESPORTO. Entidade Empresarial Local de Gestão de Espaços e Equipamentos Desportivos Municipais, EEM PALMELA DESPORTO Entidade Empresarial Local de Gestão de Espaços e Equipamentos Desportivos Municipais, EEM Academia de Motricidade e Educação Desportiva MOTRICIDADE INFANTIL DEZEMBRO 2012 1 Enquadramento

Leia mais

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a segurança, a independência e melhora a capacidade relacional da criança mesmo nesta idade precoce. O seu bebé está a aprender sobre o mundo de diferentes maneiras, usando a sua crescente capacidade de

Leia mais

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora.

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. PSICOMOTRICIDADE O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE Prof. Ms. Fabio Mucio Stinghen Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. O entendimento do aprendizado motor passa primeiro pela compreensão do desenvolvimento

Leia mais

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I DEFINIÇÃO DE ADAPTAÇÃO ADAPTAÇÃO PROCESSO PROGRESSIVO PROCESSO REGRESSIVO Reorganização após estimulo TÉCNICOS TÁTICOS FÍSICOS PSICO-COGNITIVOS Específica Limitada DEFINIÇÃO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Maria Edmir Maranhão Padrão motor: é uma série de movimentos

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

ANEXO D SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA PARA PARALISIA CEREBRAL (GMFCS)

ANEXO D SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA PARA PARALISIA CEREBRAL (GMFCS) 90 ANEXO D SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA PARA PARALISIA CEREBRAL (GMFCS) Robert Palisano; Peter Rosenbaum; Stephen Walter; Dianne Russell; Ellen Wood; Barbara Galuppi Traduzido por Erika

Leia mais

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física NOME: MATRÍCULA Nº DATA NASCIMENTO: / / IDADE: CID: DATA 1ª AVALIAÇÃO: / / DATA 3ª AVALIAÇÃO: / / DATA 5ª AVALIAÇÃO: / / DATA 2ª AVALIAÇÃO: / / DATA 4ª AVALIAÇÃO: / / DATA 6ª AVALIAÇÃO: / / A avaliação

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

ESTUDO DAS CAPACIDADES MOTORAS, ATIVIDADE FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL, COM CRIANÇAS ENTRE 7 A 10 ANOS

ESTUDO DAS CAPACIDADES MOTORAS, ATIVIDADE FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL, COM CRIANÇAS ENTRE 7 A 10 ANOS ESTUDO DAS CAPACIDADES MOTORAS, ATIVIDADE FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL, COM CRIANÇAS ENTRE 7 A 10 ANOS Resumo PAZ, Helen Kamyla Pinheiro Mendes PUCPR. helen.paz@live.com URIO, Priscila Batista PUCPR Pri_urio@hotmail.com

Leia mais

DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA

DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA SEGUNDA INFÂNCIA DOS TRÊS AOS SEIS ANOS; ANOS PRÉ-ESCOLARES; MUDANÇAS NA APARÊNCIA, HABILIDADES MOTORAS E MENTAIS FLORESCEM E PERSONALIDADE

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

Treinamento Neuromuscular Integrativo Infanto-Juvenil. Arnaldo Mortatti PPGEF/UFRN

Treinamento Neuromuscular Integrativo Infanto-Juvenil. Arnaldo Mortatti PPGEF/UFRN Treinamento Neuromuscular Integrativo Infanto-Juvenil Arnaldo Mortatti PPGEF/UFRN ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: NASCIMENTO MATURAÇÃO SEXUAL = ADAPTAÇÕES FUNCIONAIS ADAPTAÇÕES

Leia mais

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert Introdução e Classificação das Habilidades Motoras Prof.ª Luciana Castilho Weinert Conceitos Habilidade: tarefa com finalidade específica; Habilidade motora: habilidade que exige movimentos voluntários

Leia mais

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer Período sensório motor Desde o nascimento até os 2 anos de idade Ocorre uma grande evolução neste período Ações

Leia mais

Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Educação e Artes Curso de Educação Física

Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Educação e Artes Curso de Educação Física Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Educação e Artes Curso de Educação Física TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2012 O TRABALHO SÓCIO E PSICOMOTOR NA NATAÇÃO EM CRIANÇAS ENTRE 5 E 10 ANOS LEONARDO

Leia mais

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Janaina Cantes. Geovana Costa. Juliano Dias. Rogério Cesar Hopf. Universidade Luterana do Brasil ULBRA- Campus Santa Maria RS. Dra. Maria Cristina

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Áreas de investigação Edital Normativo 03/2014 A Comissão de Pós-Graduação da Escola de Educação Física, conforme disposto no subitem VIII.11 do Regulamento da Comissão Coordenadora do Programa, baixado

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAPACIDADES FÍSICAS. Prof. Drd. Daniel Bocchini

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAPACIDADES FÍSICAS. Prof. Drd. Daniel Bocchini UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA * CAPACIDADES FÍSICAS Prof. Drd. Daniel Bocchini Definições: É uma característica humana com a qual move-se uma MASSA (seu próprio corpo ou um implemento

Leia mais

Fase dos Movimentos Reflexos

Fase dos Movimentos Reflexos 07/10/2014 Fase dos Movimentos Reflexos Os movimentos do Bebê Movimentos Reflexos O estudo dos reflexos e dos padrões de comportamento estereotipados dos bebês revela informações úteis para a compreensão

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aisi Anne F. SILVEIRA 1 ; Sindynara FERREIRA 2 ; Gabriely FERREIRA 3 RESUMO Visto a relevância deste tema nos dias atuais, objetivou-se com este trabalho, um levantamento

Leia mais

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O APRENDER Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O conhecimento O Conhecimento é o resultado da relação de dois elementos básicos: Um sujeito conhecedor e um objeto conhecido É uma construção contínua,

Leia mais

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA UM POUCO SOBRE MIM 3270 MODELOS PSICOLÓGICOS E FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DOCUMENTOS DA MATÉRIA Modelos Psicológicos e fases de desenvolvimento

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTISTA E SUAS MELHORIAS NAS HABILIDADES MOTORAS NO ÂMBITO ESCOLAR

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTISTA E SUAS MELHORIAS NAS HABILIDADES MOTORAS NO ÂMBITO ESCOLAR A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTISTA E SUAS MELHORIAS NAS HABILIDADES MOTORAS NO ÂMBITO ESCOLAR THE INFLUENCE OF PHYSICAL EDUCATION DEVELOPMENTAL AND IMPROVEMENTS IN MOTOR SKILLS WITHIN SCHOOL

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais A perspectiva biológica A perspectiva Biológica da Motivação pode subdividir-se em 3 categorias: As contribuições genéticas para o comportamento motivado A Motivação como estimulação

Leia mais

FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem

FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem DUK, Cynthia.Educar na diversidade: material de formação docente. Brasília: MEC/Secretaria da Educação Especial, 2005. CONCEPÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo.

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo. PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

Profº Ms. Gil Oliveira. Introdução a Aprendizagem Motora

Profº Ms. Gil Oliveira. Introdução a Aprendizagem Motora Introdução a Aprendizagem Motora CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES Visão Geral EM BOA PARTE DO DIA DESEMPENHAMOS HABILIDADES DE MOVIMENTOS ESSENCIAIS. SEM CAPACIDADE DE PARA UMA PERFORMANCE HABILIDOSA, AS PESSOAS

Leia mais

U NIDADE I. Noções Básicas

U NIDADE I. Noções Básicas U NIDADE I Noções Básicas Com um toque cinzelado A pedra bruta e fria Torna-se um modelo vivo. Quanto mais o mármore se desgasta, Mais a estátua cresce. Michelangelo C APÍTULO 1 Compreendendo o Desenvolvimento

Leia mais

RITA PINTO

RITA PINTO RITA PINTO DESIGNAÇÕES, QUE IMPACTO? NATAÇÃO A.M.A. ESTIMULAÇÃO AUTO-SALVAMENTO EDUCAÇÃO DESIGNAÇÕES, QUE IMPACTO? HABILIDADES AQUÁTICAS OU DESENVOLVIMENTO? O que é uma CRIANÇA? ENIGMA Qual é a IDADE do

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA.

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. PROFESSOR GEORGE LUIZ CARDOSO SECR. MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER DA CIDADE DE LIMEIRA Relato

Leia mais

Doença Neuromuscular AMIOTROFIA ESPINHAL PROGRESSIVA

Doença Neuromuscular AMIOTROFIA ESPINHAL PROGRESSIVA Doença Neuromuscular AMIOTROFIA ESPINHAL PROGRESSIVA Juliana R. Fonseca e Eliane Degutis Terapeutas Ocupacionais Capacitação Deficiência Fisica SRE - Agosto/2014 Amiotrofia Espinhal Progressiva (AMEP)

Leia mais

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS Yasmin Dolores Lopes / yasdelopes@gmail.com Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

I Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Públicas de BH e Grande BH MG

I Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Públicas de BH e Grande BH MG I Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Públicas de BH e Grande BH MG.5. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora Rodolfo Novellino Benda www.eeffto.ufmg.br/gedam Seqüência A criança; Comportamento

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Educação Física /5º Ano de escolaridade / Nível Introdução Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Área das Atividades Físicas Subárea

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CULTURA CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA PEQUENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CULTURA CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA PEQUENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ISBN 978-85-7846-516-2 A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CULTURA CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA PEQUENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Roberson Rodrigues Lupion UEL E-mail:

Leia mais

Prof. Paulo Sergio Chagas Gomes, Ph.D. e mail:

Prof. Paulo Sergio Chagas Gomes, Ph.D. e mail: EFI 147 Crescimento e Desenvolvimento Aumento do tamanho Diferenciação da estrutura Alteração da forma adição subtração substituição Timing diferenciado Prof. Paulo Sergio Chagas Gomes, Ph.D. e mail: crossbridges@ugf.br

Leia mais

O desenvolvimento neurológico é o processo cerebral básico necessário para a aprendizagem e a produtividade.

O desenvolvimento neurológico é o processo cerebral básico necessário para a aprendizagem e a produtividade. O desenvolvimento neurológico é o processo cerebral básico necessário para a aprendizagem e a produtividade. O processo evolutivo depende de três etapas distintas: 1. Desenvolvimento cerebral antes do

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DOMINIO CONCETUAL E PROCESSUAL DOMINIO CONCETUAL E PROCESSUAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RUY BELO Eb1/JI de Monte Abraão Eb1/JI de Monte Abraão nº 2 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: EXPRESSÃO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO

DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO HUMANO Sumário 1.1. O que é Desenvolvimento Humano... 3 1.2. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano... 3 1.3. Princípios gerais do desenvolvimento humano... 5 1.4. Aspectos do

Leia mais

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia? A fisiologia = natureza, função ou funcionamento, ou seja, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

Habilidades motoras fundamentais Locomotoras e não-locomotoras

Habilidades motoras fundamentais Locomotoras e não-locomotoras Habilidades motoras fundamentais Locomotoras e não-locomotoras Habilidades locomotoras São movimentos corporais totais, onde o corpo o corpo é impulsionado de um ponto ou local para outro. Habilidades

Leia mais

TEMAS DE HABILIDADE DE EQUILÍBRIO FUNDAMENTAL

TEMAS DE HABILIDADE DE EQUILÍBRIO FUNDAMENTAL TEMAS DE HABILIDADE DE EQUILÍBRIO FUNDAMENTAL O QUE É ESTABILIDADE? É a capacidade de notar uma alteração em relação as partes do corpo que causa a modificação do equilíbrio do indivíduo e também a capacidade

Leia mais

AMBIENTE FORMADOR COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DE IDADE

AMBIENTE FORMADOR COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DE IDADE AMBIENTE FORMADOR COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DE IDADE BATISTA, Giovani de Paula - PUCPR giovani.batista@pucpr.br Área temática: Educação: Teorias,

Leia mais

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Curso de Treinadores Grau 1 16 Dezembro 2017 CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Caraterização Geral do Jogo de Andebol Curso de Treinadores Grau 1 - Setúbal 2017.18 INICIAÇÃO AO ANDEBOL

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.1. Introdução às Redes Neurais Artificiais (RNAs) 2.1.1. Motivação

Leia mais

Curso de Treinadores de Futebol UEFA C - Raízes / Grau I Curso Novo Regime /2016. Revisões para teste Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Curso de Treinadores de Futebol UEFA C - Raízes / Grau I Curso Novo Regime /2016. Revisões para teste Aprendizagem e Desenvolvimento Motor Curso de Treinadores de Futebol UEFA C - Raízes / Grau I Curso Novo Regime - 2015/2016 Revisões para teste Aprendizagem e Desenvolvimento Motor (1) (2) Rui Pedro Lima Pinho rui.pedro.pinho84@gmail.com

Leia mais

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício.

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. A CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS Seu estudo é de

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

Pessoas com altas habilidades. Profª. MSc. Fabiana Leticia Sbaraini

Pessoas com altas habilidades. Profª. MSc. Fabiana Leticia Sbaraini Pessoas com altas habilidades Profª. MSc. Fabiana Leticia Sbaraini e-mail: fabiana.leticia@ifrr.edu.br Aprendizagem Aprendizagem é uma mudança na capacidade ou disposição humana, que persiste por um período

Leia mais

Rodolfo Novellino Benda

Rodolfo Novellino Benda Rodolfo Novellino Benda EEFFTO UFMG www.eeffto.ufmg.br/gedam (031) 3409-2394 Fisioterapia Educação Física Medicina COMPORTAMENTO MOTOR Psicologia Enfermagem Pedagogia Terapia Ocupacional Comportamento

Leia mais

6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento.

6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento. 1ª Série 6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento. 6DES002 ASPECTOS TEÓRICO-METODOLOGICOS DE MODALIDADES

Leia mais

Fisiologia do Sistema Motor Somático

Fisiologia do Sistema Motor Somático Fisiologia do Sistema Motor Somático Controle Motor Efetores executam o trabalho (músculos); Ordenadores transmitem aos efetores o comando para a ação (ME, TE e CC); Controladores garantem a execução adequada

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Universidade Estadual de Maringá CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE R E S O L U Ç Ã O Nº 064/2010-CI/CCS CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 22/10/2010. Aprova nova estrutura curricular no projeto pedagógico

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE = latim Capacitate, que significa qualidade que pessoa ou coisa tem de satisfazer para um determinado fim; habilidade; aptidão Segundo Gundlach (1968), as Capacidades Motoras

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE ESCOLA PARTICULAR EM LIMA CAMPOS MA.

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE ESCOLA PARTICULAR EM LIMA CAMPOS MA. DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE ESCOLA PARTICULAR EM LIMA CAMPOS MA. 1 RESUMO Flávia dos Santos Leite 1 O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil psicomotor da criança

Leia mais

Disciplina: Avaliação da Adaptação Muscular ao Treinamento de Força: Métodos Indiretos

Disciplina: Avaliação da Adaptação Muscular ao Treinamento de Força: Métodos Indiretos Bioenergética aplicada ao Treinamento de Força Apresentação de um corpo de conhecimento para melhor entender as respostas fisiológicas mediante a um estresse, considerando este, o treinamento de força

Leia mais

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas O que significa adaptação ao meio liquídio (aquático): Fase preparatória para aprendizagem seguinte, deve proporcionar relação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

O que é Coordenação Motora Ampla?

O que é Coordenação Motora Ampla? O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular de maneira equilibrada todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

Controle do Alcance e Preensão. Geruza Perlato Bella

Controle do Alcance e Preensão. Geruza Perlato Bella Controle do Alcance e Preensão Geruza Perlato Bella Alcance, Preensão e Manipulação Normais Extremidade Superior Capacidades Motoras Finas Capacidades Motoras Grosseiras Controle da Extremidade Superior

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE e LUDICIDADE

PSICOMOTRICIDADE e LUDICIDADE PSICOMOTRICIDADE e LUDICIDADE Prof. Ms. Fabio Mucio Stinghen PSICOMOTRICIDADE Avaliando Desenvolvimento e Aprendizagem Ao se abordar o tema avaliação, para este contexto têm duas vertentes distintas, uma

Leia mais

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO I Identificação ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL LIMEIRENSE ARIL INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Entidade Executora: Associação de Reabilitação Infantil Limeirense - ARIL Endereço: Rua Dr.

Leia mais