Tutorial: Produzindo DETRAF
|
|
|
- Isabel Barateiro Figueiredo
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Tutorial: Produzindo DETRAF O VoIPzilla DTraf é um sistema flexível para coleta e processamento de bilhetes de chamadas. Como resultado, as informações são disponibilizadas através de relatórios para as mais diferentes finalidades. Uma das finalidades, é produzir o o documento de encontro de tráfego entre Operadoras DETRAF ou de transporte DETRAT. O DETRAF e o DETRAT são resumos do tipo de tráfego agrupado por descritores. A estrutura básica dos descritores segue a tabela abaixo: Na definição da estrutura dos Filtros de Saída, adequamos as diversas rotas de interconexão com os filtros e layout tarifário de uso de redes (TU-R e VU-M). Considerando o cenário para uma interconexão direta com a Oi e, através desta, indiretamente com as demais Operadoras móveis e fixas, exceto a Embratel, temos a seguinte árvore:
2 Criando o Filtro Oi Raiz A árvore apresenta o Filtro Oi 0 Trunk como raiz para análise e classificação das demais Operadoras, com exceção da Embratel que possui interconexão própria. A partir da análise do Número de B (destino), na área de Tarifas deste Filtro Oi 0 Trunk, faremos a primeira classificação das chamadas, conforme a Operadora de destino: Observamos: 1) O processamento dos prefixos obedece a ordem: mais específico, menos específico ou seja, o prefixo 102 definido na linha 4 será processado antes do prefixo 1 definido na linha 3. Portanto, é possível atribuir uma tarifa diferenciada para o serviço de Consulta à Lista. 2) Para demais prefixos que não foram definidos na tabela, utilizamos um coringa catch-all na primeira linha: %. Este prefixo é o menos específico de todos e será processado por último. 3) No campo Categoria, definimos o tipo do destino ou a Operadora. Por exemplo: 0800 indica chamadas locais para Código Não Geográfico 0800; ETML, OSTARA, TNL indicam a Operadora de destino. 4) A coluna Horário está em branco, ou seja, a classificação será aplicada para todos horários. 5) A tarifa (preço) será definida nos Filtros filhos. Portanto, é imprescindível que este Filtro seja sinalizado como Precificador igual a Não, exigindo um Filtro filho para as chamadas. Os Filtros filhos serão processados conforme a prioridade definida em cada. Cada Filtro filho processará a(s) categoria(s) pertinentes. Conforme a árvore apresentada anteriormente, definimos que primeiramente filtraremos os números entrantes (neste caso, indicados por ETML), depois Especiais, Interconexão Indireta Móvel, Interconexão Direta Fixo, Indireta Fixo e, finalmente, nosso catch-all Desconhecidos.
3 Criando os Filtros Filhos Entrante Os Filtros filhos indicam sua herança através do campo Pai em seu cadastro: Nota: Os Filtros filho não apresentam a aba Elementos por que isto ocorre por herança de seu pai. Neste caso, indicamos que o Filtro pai é Oi 0 Trunk. Também indicamos que este Filtro responderá apenas pelas chamadas que herdaram Categoria igual a ETML. Para o tráfego entrante, temos duas TU-RL definidas: uma para o horário reduzido e outra para o horário normal. Na aba Horários, especificamos os horários e dias em que a chamada deve ser considerada em horário Reduzido :
4 Finalmente, definimos as tarifas de uso de rede aplicadas para cada uma das faixas de horário: Neste filtro, indicamos que utilizaríamos a coluna Categoria como referência (veja primeira imagem desta seção) e, portanto, repetimos a referência ETML aqui. Utilizamos a coluna EOT para o descritor de chamada, classificando as chamadas: LENL Local, Entrante, Normal (horário), TU-RL LERL Local, Entrante, Reduzido (horário), TU-RL Criando os Filtros Filhos Saintes Interconexões Diretas Os Filtros filhos para interconexões diretas, a própria Telemar neste caso, são análogos ao filtro entrante criado na seção anterior, alterando-se o sentido da chamada no descritor da coluna EOT : LSNL Local, Sainte, Normal (horário), TU-RL LSRL Local, Sainte, Reduzido (horário), TU-RL Nota: A última letra do descritor indica o tipo de rede. Neste caso, estamos tratando interconexão local fixo e, portanto, uma Tarifa de Use de Rede Local. (continua...)
5 Criando os Filtros Filhos Saintes Interconexões Indiretas Utilizaremos os demais Filtros filhos para interconexões indiretas, classificando a chamada por Operadora e por tipo de tráfego (fixo e móvel). Utilizaremos uma estrutura semelhante a utilizada para o Filtro Entrante mas precisaremos definir dois custos: o custo de transporte (ou comutação local) cobrado pela Oi para entregar a chamada na Operadora de destino; e o custo da TU-RL ou da VU-M da Operadora destino. Para tanto, utilizaremos os primeiros componentes de preço da Tarifa para o valor cobrado pela Oi e o segundo grupo para a Operadora de destino. Por exemplo, para as Operadoras SMP: Custo 1: Custo 2: No exemplo acima, utilizamos o primeiro custo (ou custo da primeira perna da chamada) para a tarifa de comutação da Oi. O segundo custo, definimos a VU-M. O valor do campo EOT foi ajustado para espelhar o correto descritor de chamada. Observe que os campos Tempo Desconsidera e Tempo Mínimo tem valor atribuído igual a zero, ou seja, a chamada será processada desde o primeiro segundo e será aplicada a tarifa definida para o minuto (Valor Minuto) fracionada a cada 6 segundos (Incremento). (continua...)
6 Relatórios: Verificação do DETRAF Definimos dois tipos de custo: o primeiro grupo, com os valores pagos diretamente para a Oi, referente a TU-RL ou TU-COM (transporte outras Operadoras); o segundo, para as tarifas de uso de rede, fixa e móvel, das demais Operadoras. Para atender aos dois tipos de Custo, definimos dois relatórios para verificação do DETRAF: Clique na opção desejada, conforme a Operadora. Para Oi, vamos clicar em DETRAF Verificação. O sistema apresentará uma janela para definição dos parâmetros do relatório: Filtraremos os bilhetes entre o primeiro e o último dia do mês de Julho. Para tanto: (continua...)
7 Selecione o período dos bilhetes a serem processados na linha Hora Inicial. Cada parâmetro aceita duas condições conectadas pelo conector lógico E. Por exemplo, para definir um período entre o primeiro e o último dia do mês de Julho, selecione o operador lógico >= na coluna da direita e clique no campo seguinte. O sistema apresentará um calendário. Utilizando as setas << e >> da primeira linha do calendário, selecione o mês Julho. Digite a hora 00:00 e depois clique no dia 01: Para definir o final do período, selecione o operador lógico <= e defina a meia-noite (00:00) do primeiro dia do mês seguinte: Na linha Saída, defina o operador lógico = e selecione o filtro Oi 0 Trunk na lista: Embora não existam bilhetes que tenham sua precificação definida no Filtro Raiz Oi 0 Trunk, o sistema entenderá que estam solicitando o total para todos os bilhetes processados a partir deste Filtro e incluirá os totais de todos os Filtros filhos. Finalmente, selecione o tipo de saída (lista com padrão indicando Browser HTML ) e pressione o botão Processar.
8 Relatórios: Verificação do DETRAF Indiretas Para apuração dos totais para interconexões indiretas, utilizaremos o mesmo princípio da seção anterior mas para o relatório DETRAF Indireas. Este relatório utilizará o processamento do grupo 2 de custos para informar os totais para Operadoras interconectadas indiretamente. Repita os passos da seção anterior mas defina um dos filtros para interconexões indiretas: móvel ou fixo. Relatórios: Bilhetes em falha inconsistências O sistema também conta com um relatório para inconsistências: bilhetes que tiveram algum problema na fase de processamento, seja para Filtros de Entrada ou Saída. O status de consistência do bilhete é indicado por um campo numérico resultado da operação lógica OU entre um ou mais códigos abaixo: 00 OK; 01 Reprocessed (bilhete reprocessado por outro arquivo CDR); 02 Ported TN (acesso telefônico portado); 04 Unassigned Number (número não associado): não existe referência na tabela de Tarifas para a coluna de referência definida no Filtro ou inexiste Filtro que preencha os requisitos do bilhete; 08 Invalid Date/Time (data/hora inválida); 16 Invalid Duration (duração da chamada inválida); 32 No Category Defined (categoria não definida): embora o bilhete tenha sido classificado entre os Filtros e um item encontrado na tabela de Tarifas, não foi definida uma Categoria para o bilhete. Nota: Deve ser atribuída uma categoria a todos bilhetes. Esta categoria é atribuída através da coluna Categoria de Tarifas. Utilizando a lógica boleana, qualquer bilhete que tiver consistência de Entrada (Consist.E) ou de Saída (Consist.S) maior ou igual a 4, terá um ou mais erros de validação. Clique na opção Relatórios / Impressão do menu lateral e selecione o relatório Bilhetes em falha. A seguir, defina o período, conforme relatórios acima, e opcionalmente um Filtro de Entrada ou Saída. Para visualizar os bilhetes com inconsistência na classificação de Entrada, defina a condição Consist.E >= 4 ; para Saída, Consist.S. Lembre-se: todos as condições são conectadas pelo conector lógico E.
MANUAL DO USUÁRIO v.1.0
MANUAL DO USUÁRIO v.1.0 Copyright 2009 Bichara Tecnologia Manual elaborado por: Bichara Tecnologia www.bichara.com.br VoIPzilla DTraf Bichara Tecnologia pág. 1 Índice 1. Introdução...3 1.1 O que é VoIPzilla
MANUAL DO USUÁRIO v.1.0
MANUAL DO USUÁRIO v.1.0 Copyright 2007-2009 Bichara Tecnologia Manual elaborado por: Bichara Tecnologia www.bichara.com.br VoIPzilla MegaVoz Bichara Tecnologia pág. 1 Índice 1. Introdução...3 1.1 O que
Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica.
Tabelas Dinâmicas Ao utilizar o Excel para manipulação de Banco de Dados, é possível gerencia-las com o uso de tabelas dinâmicas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados
Borderô. Guia Rápido. Pagamento Eletrônico Utilizando o Módulo Borderô Bancário. Introdução. Nesta Edição. 1. Acessando o Módulo Borderô
Borderô Guia Rápido Pagamento Eletrônico Utilizando o Módulo Borderô Bancário Introdução Nesta Edição 1. Acessando o Módulo Borderô 2. Cadastro de Convênios (Parâmetros) 3. Detalhes dos Tipos de Borderô
1. Importação de Contas a Receber Coluna Fixa
Novidade da Versão 30.16/2.4.56 1. Importação de Contas a Receber Coluna Fixa A partir desta versão será possível cadastrar um layout para importação de arquivos de contas a receber utilizando um coluna
RAIS Relação Anual de Informações Sociais
MANUAL DE ORIENTAÇÃO RAIS Relação Anual de Informações Sociais Geração e Importação do Arquivo Ano-Base 2013 e Genérica 1976 a 2012 1 COMUNICADO IMPORTANTE A partir desta versão 3.82.0 do sistema Folha
Opção Relatório HTML
Opção Relatório HTML Olá pessoal! Neste informativo vamos mostrar como configurar relatórios em HTML. Quando um relatório é gerado em PDF ficamos limitados somente leitura, não nos proporciona outras opções
É recomendado cuidado no uso deste recurso pois: - Não é "debugável" - Só é interceptado por telas (alguns BAPIs não passam pela FIELD EXIT).
Descrição de uma FIELD EXIT Quando há necessidade de consistências adicionais para um determinado campo na tela, o SAP disponibiliza o recurso de FIELD EXIT. Trata-se de uma pequena rotina em ABAP que
Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK.
Aula 01 Criando Novo Projeto, Introdução Manual de Dados na Caderneta de Campo, Importação de Arquivos Textos e Arquivos Brutos de Estações Totais, Cálculo de Poligonal Fechada. 1º Passo: Após abrir o
Ajuste de Estoque. Para realizar o ajuste do estoque proceda da seguinte forma:
Ajuste de Estoque O objetivo desse procedimento é corrigir o estoque dos produtos registrados no sistema em comparação ao estoque físico do estabelecimento. Para realizar o ajuste do estoque proceda da
CADASTRO DE EXCEÇÕES PIS/COFINS
Apresentação Este tutorial descreve sobre o processo para cadastro de exceções de tributação de PIS/COFINS e orientações gerais de execução da rotina 1000 Processamentos Fiscais para o recálculo de PIS/COFINS.
Agrupar variáveis. Pré-requisitos: Elaboração de questionário Análise de resultados Formulários multimídia Visões: relatórios multimídia
Agrupar variáveis Pré-requisitos: Elaboração de questionário Análise de resultados Formulários multimídia Visões: relatórios multimídia Agrupar variáveis pode ser útil tanto ao pesquisador, quanto ao respondente.
Manual Aéreo Atualizado em:
Manual Aéreo Atualizado em:10-02-2017 Sumário Introdução... 3 1.Aéreo... 4 1.1 Solicitação de Aéreo Online.... 4 1.2 Marcação de Assento... 10 1.3 Cancelamento...11 1.4 Solicitação offline...12 2.Cadastro
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar
Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros
Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.
TUTORIAL LISTA DE PRESENTES
Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este
Atualização de Cadastros de Funcionários
Atualização de Cadastros de Funcionários Atualização de Cadastros de Funcionários Agora os clientes dos escritórios contábeis, além de incluir novos funcionários, poderão realizar a atualização das informações
Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)
Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha
Processamento de edifício com blocos e estacas
Processamento de edifício com blocos e estacas Este exemplo tem o objetivo de demonstrar o processo de entrada de dados e processamento de projetos estruturais que já possuem os elementos de fundações
Curso Avançado de Excel
Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 4 4. Subtotais, banco de dados, validações 4.1 SubTotais Quando você tem uma planilha que esteja nos
Tutorial Eventual. Escolas
Tutorial Eventual Escolas 2 Sumário Primeiros Passos... 3 Eventual - Cadastro de Contrato... 3 Pesquisa/Visualização... 3 Cadastro... 7 Extinção CTD/ Dispensa... 14 Pesquisa/Visualização... 14 Extinção/Dispensa...
Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.
TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7
Sumário Acesso... 2 Dashboard gerencial... 3 Taxas Aplicadas: Ícone de acesso Conciliação Conferencia de Vendas...
Manual de uso Sumário Acesso... 2 Dashboard gerencial... 3 Taxas Aplicadas:... 16 Ícone de acesso... 23 Conciliação... 24 Conferencia de Vendas... 24 Conciliação Vendas Operadoras... 27 Conciliação Bancaria...
ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema
ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão 2.0 2016 Eleusmário Mariano Rabelo O Alfa-Cont é um sistema contábil multi-usuário e multi-empresa para escritórios de contabilidade, contadores e empresas, com
Geração de DIRF. Introdução. Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF.
Geração de DIRF Introdução Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF. A DIRF (Declaração do Imposto Renda Retido na Fonte) é a declaração feita pela fonte pagadora, destinada
Tarifone WEB SOLUÇÃO DE TARIFAÇÃO. digitro.com
Tarifone WEB SOLUÇÃO DE TARIFAÇÃO digitro.com O TariFone WEB é um aplicativo para tarifação e análise de bilhetagem, que permite ao operador efetuar consultas e gerar relatórios das chamadas efetuadas
1- CRIANDO UM RELATÓRIO
É possível criar documentos no OpenOffice e salvá-los no banco de dados do sistema através do Gerenciador de Relatórios. Por meio do uso de variáveis disponibilizadas pela Domínio Sistemas, as quais devem
Fechamento de Balanço Almoxarifado
Fechamento de Balanço Almoxarifado O presente manual visa, o esclarecimento e auxílio na prestação de contas dos municípios, nos sistemas de Almoxarifados e Patrimônio da E&L Produções de Software, com
Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário
Monitor Intelicon Sistema de Atendimento Telefônico Automático Manual do Usuário Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2008 :: Del Grande Comércio e Representações Ltda :: Todos os direitos
Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps
Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Conteúdo 1 Visualizar Mapa de Endereço de Alunos... 1 1.1 Como utilizar os dados apresentados... 2 2 Como inserir ou alterar coordenadas... 4 2.1 Coordenadas
Manual de utilização Coletor Metrologic Optimus
Manual de utilização Coletor Metrologic Optimus Objetivo: auxiliar o usuário a fazer contagens de estoque via coletor e importá-las para o sistema Novo Sigilo (baseado na versão 2.0.81). A contagem de
Manual de Treinamento Módulo: Solicitação
Manual de Treinamento Módulo: Solicitação Treinamentos Lemontech Sumário Acessando o Self Booking 3 Criando uma solicitação de viagem 4 Produtos 6 Produto aéreo online 7 Produto aéreo off-line 11 Produto
TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI!
TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI! 1 - Iniciando o processo 1) Clique na opção Iniciar Processo no menu lateral. 2) Clique no + verde para listar todos os processos disponíveis no SEI. 3) Selecione
GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP
Atualização: Original........................ Página: 1 GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP 1- Geração da DIRF por meio do SIP Depto. Técnico (*) (Jan 2016) Anualmente,
Este tutorial está organizado nos seguintes tópicos:
Índice Este tutorial está organizado nos seguintes tópicos: Acesso ao sistema Tela inicial Cursos e atividades Para acessar o ambiente use o link: https://moodle.hcpa.ufrgs.br :: Acesso Preencha o campo
MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)
1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface
APÊNDICE 6 AO ANEXO 2 - PROCEDIMENTO DE CONCILIAÇÃO DE CDR
1. Objetivo APÊNDICE 6 AO ANEXO 2 - PROCEDIMENTO DE CONCILIAÇÃO DE CDR O objetivo do Procedimento de Conciliação de CDR s é padronizar o processo de conciliação de CDRs a ser adotado pelas Operadoras,
SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF. Manual do Usuário
SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF Manual do Usuário Março 2008 Sumário 1. Introdução... 3 2. Requisitos Necessários... 3 3. Consultas Públicas... 4 4. Acesso às Funcionalidades de Cadastro... 10 2 1. Introdução
Geração de Necessidades de Materiais. Sumário
Geração de Necessidades de Materiais Sumário Geração de Necessidades de Materiais... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 1 Módulos envolvidos... 1 Parâmetros:... 2 Passo a Passo:... 2 Exemplo do Cálculo
-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar
Acesso ao Sistema -Dê dois cliques no ícone do programa -Digite o Usuário: -Digite a Senha: -Clique em Acessar 1 o. Passo Cadastrar os Empregados ou Fornecedores PARA O BOLETO NÃO É NECESSÁRIO CADASTRAR
MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-
1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico
Prospecção. Sistema de Prospecção de Clientes Manual do Usuário. versão 1
Prospecção Sistema de Prospecção de Clientes Manual do Usuário versão 1 Sumário Introdução 1 Operação básica do aplicativo 2 Formulários 2 Filtros de busca 2 Telas simples, consultas e relatórios 3 Parametrização
Manual Telemetria - Horímetro
Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado
1 Montando relatórios personalizados no LimerSoft MasterReport (custo médio)
1 Montando relatórios personalizados no LimerSoft MasterReport (custo médio) Neste tutorial, será apresentado passo a passo como usar o LimerSoft MasterReport para criação e personalização de relatórios.
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...
A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.
Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos
Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.
MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos
MANUAL PERFIL ADMINISTRADOR LOCAL
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE PONTO VWPONTO - MÓDULO COMUNICAÇÃO CLIENTE: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO MANUAL PERFIL ADMINISTRADOR LOCAL Conteúdo do manual 1 MENU E SUBMENUS DEFINIDOS...
SUBIR LISTAS DE S
SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para realizar seus envios pela All In Mail é necessário que você possua sua lista de contatos cadastrada em nosso sistema. Para
e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC
e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...
Tutorial de Administração de sites do Portal C3
Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes
SAA Cesurg. SAA Aluno
SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,
Manual Telemetria - Odômetro
Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado
Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE
Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE Índice O manual de uso é uma importante ferramenta pois permite que usuários da plataforma estejam aptos a navegar com facilidade e utilizar todas as funções
Manual do Usuário. Cartosoft - Recibo de Envio de Selos Eletrônicos
Manual do Usuário Cartosoft - Recibo de Envio de Selos Eletrônicos Versão 1.0 17/08/2017 Sumário 1. Introdução... 3 2. Realizando Envio de Selos... 3 3. Verificando Situação do Protocolo... 10 4. Visualizando
Schaeffler Online. Manual de Operação
Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho
1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg.
Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO IMPRESSÃO DE ETIQUETAS
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO IMPRESSÃO DE ETIQUETAS Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600 [email protected]
Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais
Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais Nos experimentos virtuais, pede-se a construção de gráficos baseados nos dados obtidos a partir dos quadros. O Microsoft Office Excel
Módulo Solicitante SGAd Sistema de Gestão Administrativa. Criando requisições de materiais e serviços
Módulo Solicitante SGAd Sistema de Gestão Administrativa Criando requisições de materiais e serviços Equipe de Suporte ao Usuário 01/07/2013 Sumário Introdução... Acessando o Módulo Solicitante... Solicitando
Processamento de edifício com sapatas
Processamento de edifício com sapatas Este exemplo tem o objetivo de demonstrar o processo de entrada de dados e processamento de projetos estruturais que já possuem os elementos de fundações lançados.
Planejamento de Produção
Planejamento de Produção 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Descrição e Utilidades do Planejamento de Produção 4 3. Criação de Lote de Produção 5 4. Informações a serem consideradas 10 4.1. Acompanhamento 11
MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO
MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Configurações Gerais...2 Configurações para Serviços...2 Configurações para Peças...5 Configurando o Módulo...7 Perfil de Comissões...7 Perfil de Comissão de Veículos...7
Manual do Usuário. MedLink Dental
Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.
Minha Primeira Placa no KiCad.
Minha Primeira Placa no KiCad. Nesse tutorial iremos fazer o desenho da nossa primeira placa de um circuito, liga desliga led, utilizando o software KiCad. Caso não saiba o que é o KiCad ou ainda não o
Tutorial STAAD.Pro. 2. No menu seguinte, escolha a opção Add Beam para começar desenhando vigas e pilares e pressione Finish.
Tutorial STAAD.Pro 1. Abra o programa e selecione New Project. Em seguida, marque a opção Space para que o programa entenda que o usuário deseja criar uma estrutura tridimensional e prepare a área de trabalho
-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar
Acesso ao Sistema -Dê dois cliques no ícone do programa -Digite o Usuário: -Digite a Senha: -Clique em Acessar 1 o. Passo Cadastrar os Empregados ou Fornecedores CADASTRAR SEMPRE A CONTA SALÁRIO (OPERAÇÃO
Manual de Geração de Arquivos para o SIB versão 3.0
Manual de Geração de Arquivos para o SIB versão 3.0 Para a versão 3.0 do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), o sistema K2 conta com uma série de ferramentas para possibilitar um envio mais simples
Apresentação SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELEFONIA. Conferências manuais dificultam a identificação de desvios e podem demandar bastante tempo.
Apresentação Conferências manuais dificultam a identificação de desvios e podem demandar bastante tempo. As telecomunicações vêm ganhando um papel cada vez maior no dia-a-dia das empresas. A comunicação
Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial?
Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? O que é preciso cadastrar para emitir uma Nota Fiscal? Para que você consiga fazer a emissão da sua nota corretamente é necessário alguns cadastros
MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão
MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...
TCI Sistemas Integrados
TCI Sistemas Integrados Manual Gera arquivo Prefeitura 1 Índice 1 - Cadastros obrigatórios para Gerar Arquivo para Prefeitura...3 2 Gerar Arquivo...8 3 Retorno Arquivo Prefeitura...19 2 1 Cadastros obrigatórios
Este tutorial tem como proposta apresentar as informações básicas referentes ao Sistema Acadêmico.
1 SUMÁRIO Apresentação 3 Entrada no Portal / Login 4 Contexto 5 Quadro de Horários 7 Minhas Turmas 8 Avaliações 9 Alunos 13 Frequência 15 Notas Avaliação 16 Plano de Aulas 19 Copiar conteúdos entre aulas
1 Criando tabelas de produtos com funções de procura
1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de
Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA
Cadastro de Campos Customizados
Cadastro de Campos Customizados Como cadastrar uma Customização? Como informar o valor dos campos da Customização (Parceiro)? Como utilizar os Campos Personalizados (Parceiro) na Impressão de Documentos?
Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida
Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Dúvidas ou Sugestões: [email protected] Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...
Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...
Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...
Estacas Retangulares (Barretes)
Estacas Retangulares (Barretes) Este exemplo tem o objetivo de demonstrar o processo de entrada de dados e processamento de projetos estruturais que já possuem os elementos de fundações lançados. O edifício
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO BOLETOS BANCÁRIOS
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO BOLETOS BANCÁRIOS Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600 [email protected]
Manual de Versão Sistema Condomínio21
Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2015. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Melhoria no processo de visualização de lançamentos exportados ao Group Contábil - Novo parâmetro
Conheça as funcionalidades do novo Portal do Prestador
Informativo portal de serviços do prestador Conheça as funcionalidades do novo Portal do Prestador ACESSANDO O PORTAL Uma das inovações do portal da Cemig Saúde, que será lançado no dia 1º de fevereiro,
