LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO 4E REDUZIR RISCOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO 4E REDUZIR RISCOS"

Transcrição

1 LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO 4E REDUZIR RISCOS

2 LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO 4E REDUZIR RISCOS apresentação SWOT Você já deve ter ouvido falar em SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats). Essa famosa sigla americana é uma ferramenta clássica de gestão e planejamento que, em tradução livre, significa detectar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para ajudar a melhorar constantemente o seu negócio. Utilizar estas 4 letrinhas na gestão é uma prática muito comum entre as grandes corporações, e você pode levar isso para o seu negócio de maneira muito simples. Cada uma das letras representa uma etapa importante para que você possa analisar a sua empresa sob diversas perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva. Assim, você estará pronto para elaborar um plano de ação eficiente e começar a fazer o seu negócio crescer.

3 LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO 4E REDUZIR RISCOS um pouco da história A Análise SWOT é considerada uma ferramenta clássica da administração utilizada pela maioria das grandes empresas, mas ainda não chega a ser uma prática muito comum entre as de menor porte o que vira uma grande oportunidade para você se destacar no mercado. A Análise SWOT não tem um pai ou mãe definidos, mas muitos acreditam que ela tenha sido desenvolvida na década de 60 por professores da Universidade Stanford, a partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. A Análise SWOT pode ser usada de diversas formas, mas o empreendedor de empresas de menor porte pode empregá-la como uma ferramenta de autoconhecimento (nesse caso, o conhecimento mais aprofundado a respeito do seu negócio), análise contextual e guia para a definição de um plano de ação. SWOT é uma sigla em inglês dos termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças para o seu negócio). Os pontos fortes e fracos, em geral, estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, na maioria dos casos, têm origem externa.

4 4 REDUZIR LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO E RISCOS SStrengths: Detecte os seus pontos fortes Seja bastante franco na hora de listar os pontos fortes do seu negócio. Valide a sua lista com clientes, fornecedores ou até mesmo concorrentes, se houver a oportunidade. Diversos itens podem ser considerados pontos fortes, como um bom local com muito trânsito de pessoas que formam o públicoalvo pode ser um ponto forte para uma loja varejista; ter a patente de um produto ou acesso a um excelente canal de distribuição, ter uma marca conhecida e querida ou uma equipe realmente comprometida com a estratégia da empresa, por exemplo. Não é fácil levantar todos eles, mas tente pensar nas vantagens competitivas de sua empresa.

5 4 REDUZIR LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO E RISCOS WWeakness: Saiba lidar com as suas fraquezas Não deixe o otimismo excessivo dos primeiros anos de empresa impedir você de refletir sobre os pontos fracos do seu negócio. O importante aqui é reconhecer que você ainda não faz bem tudo aquilo que pode fazer, ou que poderia fazer muito melhor. Sempre temos onde melhorar o que é extremamente saudável. Mesmo as melhores empresas conseguem elaborar uma grande lista de pontos fracos (ou oportunidades de melhoria). Quanto mais esforço em identificar esses pontos, mais sua empresa tende a se tornar melhor. Faça uma análise crítica sobre o que tem feito o seus custos serem elevados ou o que faz você perder vendas, por exemplo. A partir disso, elabore um plano de ação de curto, médio e longo prazos para tratar especificamente cada um dos pontos detectados.

6 4 REDUZIR LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO E RISCOS OOpportunities: Fique atento e agarre as oportunidades Para elaborar uma lista de oportunidades reais, é muito importante que você tenha uma visão estratégica clara, com objetivos, indicadores e metas bem definidos. Assim, as oportunidades listadas poderão ser priorizadas de acordo com a estratégia da sua empresa. Analise o mercado, escute os seus clientes, fique atento às tendências e, além disso, os dois passos anteriores (pontos fortes e fracos) vão ajudar você a enxergar as oportunidades mais claramente.

7 4 REDUZIR LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO E RISCOS TThreats: Esteja preparado para as ameaças A melhor forma de se estar preparado para que as ameaças não sejam um problema é reconhecendo onde elas estão. Quem são os seus concorrentes? Que atitudes deles podem contribuir para reduzir as suas vendas ou aumentar os seus custos? Além disso, quais são as outras ameaças externas que podem existir? Fique atento a tudo: ameaças de origens políticas, econômicas, sociais e tecnológicas. Elabore estratégias de ataque e de defesa. O mercado é a arte da guerra, seja por espaço, seja pela preferência dos consumidores. Você ganha uma batalha cada vez que mostra autoconhecimento suficiente para elaborar planos de ação que vão te ajudar a superar os desafios do dia a dia como empreendedor.

8 4 REDUZIR LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO E RISCOS Análise feita? Mãos à obra! Depois de identificar cada um dos 4 pontos cruciais para elaborar o seu plano de ação, tenha consciência de que isso é apenas o começo: coloque-os em prática imediatamente. Procure sempre manter os pontos fortes e melhorar constantemente os pontos fracos. Assim, você estará preparado para focar nas oportunidades e minimizar o efeito das ameaças potenciais para ter um negócio extremamente competitivo. Boa sorte!

9 Ferramentas de colaboração para otimizar tempo e recursos da sua empresa , COLABORAÇÃO E SOCIAL BUSINESS NA NUVEM IBM SmartCloud Engage Conjunto integrado de ferramentas que combinam a rede social com recursos de Web conferência e . Além do público interno, atua externamente com a possibilidade de fazer conferências. Explore ferramentas essenciais para a sua empresa ser colaborativa e totalmente integrada, com o melhor da tecnologia para dinamizar a sua rotina IBM SmartCloud Connections Conjunto inovador de serviços de colaboração combinado com recursos de redes sociais, como compartilhamento e armazenamento de arquivos, mensagens instantâneas para empresas e gerenciamento de atividades. Com esta rede social, você poderá criar comunidades dentro da sua intranet. IBM SmartCloud Meetings Oferece uma maneira rápida e segura de realizar reuniões pela Web, com compartilhamento de informações, apresentações e muito mais. Prático e acessível para todos os negócios, este aplicativo ajudará a sua empresa a aumentar a produtividade das equipes, encurtar ciclos de vendas e reduzir custos de deslocamento. IBM SmartCloud inotes Oferece uma maneira rápida e segura de realizar reuniões pela Web, com compartilhamento de informações, apresentações e muito mais. Prático e acessível para todos os negócios, este aplicativo ajudará a sua empresa a aumentar a produtividade das equipes, encurtar ciclos de vendas e reduzir custos de deslocamento. Mais informações e assinaturas, entre:

10 siga as nossas redes sociais A tecnologia chegou para as pequenas e médias empresas Mais que um marketplace, o Vouclicar.com é um portal simples, intuitivo e seguro. Basta clicar e pronto: a tecnologia acontece para ajudar as empresas crescerem. Com um modelo inovador, o Vouclicar.com oferece soluções específicas para os mais diversos segmentos de mercado, com preços acessíveis e suporte especializado.

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso Análise de Swot e Mercado Unidade 3 ANÁLISE DE SWOT A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA

CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA! É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. 1. Suas características são: o É projetado para o médio prazo, geralmente

Leia mais

O que é o business plan

O que é o business plan O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT ANÁLISE SWOT S W O T -STRENGHTS - WEAKNESSES - OPPORTUNITIES -THREATS Pontos Fortes Pontos Fracos A criação é atribuída a Kenneth Andrewse Roland Christensen(dois

Leia mais

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1 Desafios tributários para o crescimento sustentável Page 1 Estratégias de crescimento orgânico e inorgânico / A otimização do footprint das empresas via tributos Page 2 Planejamento Tributário Preventivo:

Leia mais

Modelagem de Processos

Modelagem de Processos Modelagem de Processos (UnB/CESPE Analista de Sistemas Júnior/Processos de Negócio PETROBRAS 2007) processo de complexa negociação, desenho ou decisão muitas regras de negócios e expertise envolvidos algumas

Leia mais

Capítulo 13 - A Análise SWOT

Capítulo 13 - A Análise SWOT Capítulo 13 - A Análise SWOT O objetivo da SWOT é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.(vana, Monteiro

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso MÓDULO 1 Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso Unidade de Ensino: Análise da Estratégia O Modelo de Porter Análise Estratégica Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos.

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos. Modelo de Planejamento Estratégico ISO 9001:2015 Missão: A Razão de existir da empresa. O que te faz especial, o que te empolga. Algo bonito para empolgar os colaboradores também. Visão: Onde a empresa

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão Estratégica de

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

Porque devo criar conteúdo para meu site?

Porque devo criar conteúdo para meu site? Porque devo criar conteúdo para meu site? Você já deve ter reparado a infinidade de sites presentes na internet. Reparando isso, talvez você se pergunte: qual a vantagem de investir tanto em manter um

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

TRABALHO INTERDISCIPLINAR Análise SWOT - Ranking Base para desenvolvimento cap. 6.4 do Relatório Elaborado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres

TRABALHO INTERDISCIPLINAR Análise SWOT - Ranking Base para desenvolvimento cap. 6.4 do Relatório Elaborado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres TRABALHO INTERDISCIPLINAR Análise SWOT - Ranking Base para desenvolvimento cap. 6.4 do Relatório Elaborado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres A famosa matriz SWOT, também dita análise, foi desenvolvida

Leia mais

S U S A N A T O R R E S C O A C H D E A L T A P E R F O R M A N C E F E R R A M E N T A P A R A D E S E N V O L V E R C O M P E T Ê N C I A S

S U S A N A T O R R E S C O A C H D E A L T A P E R F O R M A N C E F E R R A M E N T A P A R A D E S E N V O L V E R C O M P E T Ê N C I A S S U S A N A T O R R E S C O A C H D E A L T A P E R F O R M A N C E ANÁLISE FUTEBOL F E R R A M E N T A P A R A D E S E N V O L V E R C O M P E T Ê N C I A S ANÁLISE Uma das coisas que fazemos quando iniciamos

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O que é e para que serve? Para quem serve? Quem deve participar? Onde vem sendo utilizado? ETAPAS DO PLANEJAMENTO Avaliação da

Leia mais

Sistemas de Informação na Produção

Sistemas de Informação na Produção Sistemas de Informação na Produção Conceitos de Software. Tipos existentes. Gerenciamento de Dados. Redes de computadores. Agenda Tipos de Software Banco de Dados Navegadores Gerenciamento de Dados Redes

Leia mais

O que é Análise SWOT?

O que é Análise SWOT? Este conteúdo faz parte da série: Análise SWOT Ver 8 posts dessa série Com a chegada do fim do ano é natural que recomece o processo de Planejamento para o próximo ano. Pensando nisso, resolvemos falar

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico SWOT Porter Roberto César 1 17:09 Análise SWOT Esta análise mostra a situação de uma empresa em um determinado momento, ela é feita de forma integrada levando em consideração os

Leia mais

AULA 5 Dia 10 de abril. PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT

AULA 5 Dia 10 de abril. PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT 1 AULA 5 Dia 10 de abril PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT 2 3 PODC - Funções Administrativas As quatro letras da sigla PODC representam as chamadas funções administrativas. PODC - Funções Administrativas

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO Sumário 1 Sumário Executivo... 5 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócios... 5 1.2 Histórico da Empresa... 5 1.3 Missão da Empresa... 5 1.4 Visão...

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

Segurança da Informação e Proteção ao Conhecimento. Douglas Farias Cordeiro

Segurança da Informação e Proteção ao Conhecimento. Douglas Farias Cordeiro Segurança da Informação e Proteção ao Conhecimento Douglas Farias Cordeiro Riscos O que são vulnerabilidades, ameças e riscos? É fundamental que a equipe de segurança da informação realize uma boa gestão

Leia mais

PlanejamentoEstratégico. Saiba como começar!

PlanejamentoEstratégico. Saiba como começar! PlanejamentoEstratégico Saiba como começar! Introdução Operíododefimdeanoémuitoimportanteparaasempresasenãoéapenas por causa das festas, que movimentam o comércio. Trata-se da época de planejar e replanejar

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO 2013

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO 2013 EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO 2013 Plano de Negócios (Max 20 pág. sem anexos) Dados gerais do projeto 1. Resumo do Projeto; Descrever de maneira sucinta do que se trata o projeto. 2. Objetivo do Projeto;

Leia mais

Como aliar sustentabilidade e tecnologia. Como aliar sustentabilidade e tecnologiav facebook.com/bigideiatv

Como aliar sustentabilidade e tecnologia. Como aliar sustentabilidade e tecnologiav facebook.com/bigideiatv Como aliar sustentabilidade e tecnologia 1 Índice 3 Introdução 8 Inspire-se em outras empresas 4 Avalie seus processos 9 Elimine excessos e desperdícios 5 Busque novas soluções 10 Conclusão 6 Pesquise

Leia mais

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo. Administração Análise SWOT Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ANÁLISE SWOT A Análise SWOT (ou Matriz SWOT) é uma ferramenta e diagnóstico estratégico que consiste

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida. Estratégia Empresarial. Análise SWOT

Universidade Veiga de Almeida. Estratégia Empresarial. Análise SWOT Universidade Veiga de Almeida Estratégia Empresarial Análise SWOT Antonio Damique Teixeira Matr 021273014 1.0 - Análise SWOT Por que usamos a análise SWOT, nas organizações e empresas. Porque a análise

Leia mais

GESTÃO ESTraTéGica POr OndE começar?

GESTÃO ESTraTéGica POr OndE começar? GESTÃO Estratégica índice 03 Introdução 06 Capítulo 1 A estratégia em busca do sucesso 08 Capítulo 2 Vantagem competitiva 13 15 Capítulo 3 Planejamento estratégico Capítulo 4 Visão, missão e valores 20

Leia mais

ANÁLISE DE SWOT. Prof. Eduardo Mendonça Pinheiro

ANÁLISE DE SWOT. Prof. Eduardo Mendonça Pinheiro ANÁLISE DE SWOT Prof. Eduardo Mendonça Pinheiro 2014 ANÁLISE DE SWOT A análise de SWOT é uma forma bastante difundida de fazer o diagnóstico estratégico de uma área funcional ou da empresa como um todo.

Leia mais

Prof. Alessandra Miranda

Prof. Alessandra Miranda Prof. Alessandra Miranda Gestão Estratégica Processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à Instituição, simultaneamente: (1) senso de direção e continuidade a longo prazo; (2) flexibilidade

Leia mais

WORKSHOP PLANO DE CARREIRA

WORKSHOP PLANO DE CARREIRA WORKSHOP PLANO DE CARREIRA FOCO EM VOCÊ SILEIDE LEITE Sileide Leite Currículo Graduação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1983), pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UCAM,

Leia mais

Aula 5 Análise SWOT Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU

Aula 5 Análise SWOT Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aula 5 Análise SWOT Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU INTRODUÇÃO Clássico da administração estratégica; Permite a criação de uma tabela listando

Leia mais

Estratégia e Organizações. Introdução à Engenharia de Produção

Estratégia e Organizações. Introdução à Engenharia de Produção Estratégia e Organizações Introdução à Engenharia de Produção 1 Fornecedores COMPONENTES DO AMBIENTE AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo Macroambiente Economia AMBIENTE INTERNO: recursos,

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 9 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 9 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 9 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2017.02 Agenda Execução e monitoramento Avaliar situação atual (AS-IS) Avaliação da perspectiva dos

Leia mais

O ADVOGADO CORPORATIVO E O. Dr. Ahyrton Lourenço Neto Letícia Passos Dias

O ADVOGADO CORPORATIVO E O. Dr. Ahyrton Lourenço Neto Letícia Passos Dias O ADVOGADO CORPORATIVO E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dr. Ahyrton Lourenço Neto Letícia Passos Dias 2 A IMPORTÂNCIA DO ADVOGADO CORPORATIVO NAS EMPRESAS Você não consegue gerir o que não se consegue medir!!!

Leia mais

Guia Prático do Planejamento Estratégico

Guia Prático do Planejamento Estratégico Guia Prático do Planejamento Estratégico Introdução A todo o momento surgem ideias para melhorar nossas vidas. A maior parte destas ideias morre, porque não são sistematizadas. Numa empresa também é assim,

Leia mais

IntegrAÇÃO DE EMPREGO

IntegrAÇÃO DE EMPREGO DE EMPREGO FICHA TÉCNICA Coordenação do Projeto Closer Soluções Empresariais Supervisão de Desenvolvimento do Projeto Mariana Campos Coordenação de Desenvolvimento do Projeto Loany Sgroi Arte e Identidade

Leia mais

Planejamento e Controle Orçamentário

Planejamento e Controle Orçamentário Planejamento e Controle Orçamentário QUEM SOU? Rosane Patrício Ramos Contadora graduada pela Universidade do Norte do Paraná, Atuo na área de Consultoria em Gestão Financeira, Planejamento Estratégico

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 3: Formulação da estratégia e posicionamento 1 SEÇÃO 3.1 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS 2 Relembrando - SWOT A análise do ambiente externo permite que a organização identifique

Leia mais

Gestão de Negócios (4)

Gestão de Negócios (4) Gestão de Negócios (4) Introdução à Gestão Estratégica Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Estratégia A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos a longo prazo de

Leia mais

GUIA PRÁTICO: Existe hora certa para instalar um ERP na minha indústria? INTRODUÇÃO

GUIA PRÁTICO: Existe hora certa para instalar um ERP na minha indústria? INTRODUÇÃO GUIA PRÁTICO: Existe hora certa para instalar um ERP na minha indústria? INTRODUÇÃO No segmento industrial, tratar dos chamados ERP s (Sistemas de Gestão, cuja sigla em inglês é definida pela expressão

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 8 Avaliação de AS-IS. Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 8 Avaliação de AS-IS. Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 8 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br Agenda Avaliar situação atual Avaliação da perspectiva dos stakeholders Avaliação por habilitadores

Leia mais

ANÁLISE ESTRATÉGICA. Análise SWOT

ANÁLISE ESTRATÉGICA. Análise SWOT ANÁLISE ESTRATÉGICA Análise SWOT 1 SWOT Integra o planejamento estratégico. Ferramenta utilizada pós definição da visão, missão e valores da organização. Pode ser feita por indivíduos ou por equipes. Inicia-se

Leia mais

Mês da Micro e pequena empresa

Mês da Micro e pequena empresa Mês da Micro e pequena empresa O QUE VOCÊ PRECISA PRA MELHORAR o seu negócio. ACESSE LOJASEBRAEAM.COM.BR PROGRAMAÇÃO UNIDADE CENTRO OUTUBRO / 2017 (AV. LEONARDO MALCHER, 924, CENTRO) CURSO DATA HORÁRIO

Leia mais

Atendimento. Planejamento de Vendas. Professora Amanda Lima Tegon.

Atendimento. Planejamento de Vendas. Professora Amanda Lima Tegon. Atendimento Planejamento de Vendas Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento PLANEJAMENTO DE VENDAS A venda não é uma atividade isolada dentro da empresa. Ela está inserida

Leia mais

Curso Avançado em Gestão da Formação de Julho

Curso Avançado em Gestão da Formação de Julho Curso Avançado em Gestão da Formação 2011 18 de Julho 1 Gestão Integrada da Formação Ciclo integrado de formação Levantamento necessidades Avaliação resultados Elaboração Planos de Formação Gestão Operacional

Leia mais

Piero Garcia

Piero Garcia Piero Garcia piero.garcia@equalityconsultoria.com.br 48 9911 5698 Se você não tem item de controle, você não gerencia Kaoru Ishikawa GESTÃO Ato de gerenciar, administrar, controlar uma instituição, uma

Leia mais

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial Gestão da Produção Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Empresas Classe Mundial ESTRATÉGIA PRODUTIVIDADE QUALIDADE Balanced ScoreCard Lean

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE CARREIRAS. PROFESSOR ANGELO PERES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE CARREIRAS. PROFESSOR ANGELO PERES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE CARREIRAS. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 3 ANÁLISE SWOT E AS 5 FORÇAS DE PORTER. I - ANÁLISE

Leia mais

Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas

Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas Roberto Carlos Mayer Fundador e Diretor da MBI (desde 1990) Mestre em Ciência da Computação (IME USP) e exprofessor da Universidade de São Paulo de

Leia mais

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Melhore Estenda Reduza a experiência do cliente e aumente

Leia mais

ANÁLISE SWOT. Strengths (forças) Weaknesses (fraquezas) Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)

ANÁLISE SWOT. Strengths (forças) Weaknesses (fraquezas) Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças) ANÁLIS SWOT Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada por numerosos acadêmicos, A SWOT Analysis estuda a competitividade de

Leia mais

Engana-se quem pensa que o sucesso profissional cai do céu ou que é tudo uma questão de sorte. Os empreendedores sabem que para trilhar um caminho

Engana-se quem pensa que o sucesso profissional cai do céu ou que é tudo uma questão de sorte. Os empreendedores sabem que para trilhar um caminho Engana-se quem pensa que o sucesso profissional cai do céu ou que é tudo uma questão de sorte. Os empreendedores sabem que para trilhar um caminho vitorioso é necessário ser dedicado e comprometido, elaborando

Leia mais

ETAPA: PRÉ-GED POLÍTICA 19

ETAPA: PRÉ-GED POLÍTICA 19 ETAPA: PRÉ-GED POLÍTICA 19 Apresentar: Etapas e Fases na Implantação de Projetos de GED. Estudos de caso em Gestão de Projetos de GED. Ganhos na implantação de um Projeto de GED ETAPA: PRÉ-GED TRATAMENTO

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.02 Agenda Execução e monitoramento Avaliar situação atual (AS-IS) Avaliação da perspectiva

Leia mais

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke. Informática Plataforma G Suite Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática PLATAFORMA G SUITE G Suite (antigo Google Apps) é um serviço de nuvem (SaaS Software as a Service) do

Leia mais

guia básico COMO pequenas empresas podem fazer GRANDES NEGÓCIOS com o Facebook? Por Claudia Gasparini, Eliseu Barreira Junior e Thiago Costa

guia básico COMO pequenas empresas podem fazer GRANDES NEGÓCIOS com o Facebook? Por Claudia Gasparini, Eliseu Barreira Junior e Thiago Costa guia básico COMO pequenas empresas podem fazer GRANDES NEGÓCIOS com o Facebook? Por Claudia Gasparini, Eliseu Barreira Junior e Thiago Costa Das grandes multinacionais aos pequenos negócios... início início

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

Recomendação de políticas Prevenção de crimes cibernéticos modernos

Recomendação de políticas Prevenção de crimes cibernéticos modernos Recomendação de políticas Prevenção de crimes modernos A oportunidade A combinação de um maior acesso à internet, do aumento explosivo dos dispositivos conectados, e da rápida expansão de serviços inovadores

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ABES-RS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ABES-RS Adaptado por Sandro A. Camargo OBJETIVO O objetivo deste manual é nortear a elaboração do Planejamento da ABES-RS alinhado com o Planejamento Estratégico da ABES Nacional. O processo de Planejamento Estratégico

Leia mais

Alessandro Almeida 1 Semestre de 2013

Alessandro Almeida   1 Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 1 Semestre de 2013 Plano para Gestão de Riscos Objetivo: Montar um plano para Gestão de Riscos de um projeto ou da operação de TI de uma empresa (fictícia ou

Leia mais

Vantagens gerais de se fazer slide online

Vantagens gerais de se fazer slide online Eu já falei em outros posts como você pode usar o Power Point para fazer todos os tipos de slides, desde apresentações de produtos até apresentações de resultados. Cheguei a mostrar também os 10 modelos

Leia mais

3 DICAS INFALÍVEIS PARA EMAGRECER COM SAÚDE

3 DICAS INFALÍVEIS PARA EMAGRECER COM SAÚDE 3 DICAS INFALÍVEIS PARA EMAGRECER COM SAÚDE O QUE É EMAGRECER? Emagrecer é mudar hábitos inadequados. É evitar a vida sedentária. É tomar bastante água. É comportar-se como magro numa festa de "boca livre".

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico Empreendedorismo Aula 04 Planejamento Mercadológico SUMÁRIO AULA Pesquisa e análise de mercado Estratégias e ações para atingir o mercado Análise Concorrência Como criar negócios de alto crescimento Habitats

Leia mais

Utilizando a SWOT em todo o seu potencial

Utilizando a SWOT em todo o seu potencial Utilizando a SWOT em todo o seu potencial Por Flávia Ribeiro e David Kallás, especialistas em estratégia, Sócios da KC&D (flavia@kcd.com.br e david@kcd.com.br) A SWOT foi criada na década 60 por Kenneth

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Guia da Produtividade

Guia da Produtividade Guia da Produtividade Produtividade Ser produtivo significa gastar menos tempo ou energia produzindo e ficar com mais tempo ou energia disponível para, por exemplo, criar, pensar estrategicamente, ter

Leia mais

Otimização da Infra-Estrutura de Produtividade

Otimização da Infra-Estrutura de Produtividade Pessoas + Ferramentas Certas = Negócios de Sucesso Otimização da Infra-Estrutura de Produtividade Cenário do Mercado Uma boa infra-estrutura de tecnologia da informação (TI) é um ativo estratégico e a

Leia mais

Padrões de Avaliação de Abastecimento de Pedidos Comece com as Três Métricas Principais e Melhore seu Desempenho de Abastecimento de Pedidos

Padrões de Avaliação de Abastecimento de Pedidos Comece com as Três Métricas Principais e Melhore seu Desempenho de Abastecimento de Pedidos Padrões de Avaliação de Abastecimento de Pedidos Comece com as Três Métricas Principais e Melhore seu Desempenho de Abastecimento de Pedidos Padrões de Avaliação de Abastecimento de Pedidos www.intelligrated.com

Leia mais

10 PASSOS PARA CRIAR UM PLANO DE MARKETING DIGITAL

10 PASSOS PARA CRIAR UM PLANO DE MARKETING DIGITAL 10 PASSOS PARA CRIAR UM PLANO DE MARKETING DIGITAL Sumário 2 - Introdução 3 - Para quem? 4 - Analisar os resultados anteriores ou o estado atual da empresa 5 - Analisar o estado atual do mercado 6 - Definir

Leia mais

Fórum de Custos. Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional. Jader Pires

Fórum de Custos. Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional. Jader Pires Fórum de Custos Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional Jader Pires Diretor Superintendente Santa Casa de Araraquara Santa Casa de Araraquara 776 funcionários 197 médicos

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

DICAS PRÁTICAS DO SEBRAE PARA O SEGMENTO FITNESS

DICAS PRÁTICAS DO SEBRAE PARA O SEGMENTO FITNESS DICAS PRÁTICAS DO SEBRAE PARA O SEGMENTO FITNESS FICHA TÉCNICA Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro Sebrae/RJ Rua Santa Luzia 685, 7º andar, Centro Rio de Janeiro RJ

Leia mais

[GUIA] COMO RETER PACIENTES EM SEU CONSULTÓRIO

[GUIA] COMO RETER PACIENTES EM SEU CONSULTÓRIO HiDoctor [GUIA] COMO RETER PACIENTES EM SEU CONSULTÓRIO Centralx O QUE É RETENÇÃO A retenção é uma estratégia de Marketing que visa o engajamento e a fidelidade do cliente, aumentando a probabilidade de

Leia mais

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX Introdução...3 Entenda o poder do BuyBox...5 Os 4 fatores que vão te ajudar a conseguir o Buy Box...10 Invista em tecnologia para precificação!...

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE VII ANÁLISE SWOT

Apostila de Treinamento UNIDADE VII ANÁLISE SWOT Apostila de Treinamento UNIDADE VII OUTUBRO DE 2018 CONCEITOS IMPORTANTES ANÁLISE AMBIENTAL A ORIGEM DA MATRIZ SWOT UNIDADE VII DESCREVENDO A FERRAMENTA ANÁLISE SIMPLIFICADA 1 CONCEITOS IMPORTANTES ABORDAGEM

Leia mais

Ano de Escolaridade do grupo Turma Nome da Escola Concelho

Ano de Escolaridade do grupo Turma Nome da Escola Concelho Entrega até dia 17 de Março de 2017 Apresentação dos projetos dia 6 de Maio de 2017 Ensino Secundário Nome da Empresa / Projeto Nome do(s) Aluno(s) empreendedor(es) Conctatos: Nome Telefone email Professor:

Leia mais

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO 1 2 Nessa aula vamos começar a conhecer as principais estratégias que sua empresa poderá adotar para competir no mercado. conhecer os níveis de planejamento e seus papéis na estratégia empresarial 3 1.

Leia mais

Por que contratar a AlanPereira.com para criar um site otimizado, melhorar o SEO e a minha estratégia de marketing digital

Por que contratar a AlanPereira.com para criar um site otimizado, melhorar o SEO e a minha estratégia de marketing digital Fundada em 2011 Por que contratar a AlanPereira.com para criar um site otimizado, melhorar o SEO e a minha estratégia de marketing digital DNA Criativos e Empreendedores Totalmente entusiasmados com a

Leia mais

Business Model Canvas. João Rodrigues

Business Model Canvas. João Rodrigues Business Model Canvas João Rodrigues Descrição geral do modelo Componentes do modelo: Agenda Segmentos de Clientes Proposta de Valor Canais de Distribuição Relações com os Clientes Fontes de Rendimento

Leia mais

O que vai melhorar na sua empresa com este software

O que vai melhorar na sua empresa com este software O software Business Planner é um software que possibilita criar e desenvolver projetos de investimento, planos de negócio e planos de estratégicos de forma profissional e estruturada. O que vai melhorar

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 5-16/02/09 1 Negociação Comercial CONCEITOS INTELIGENCIA COMPETITIVA 2 INTELIGENCIA COMPETITIVA 1. Conceitos 2. Inteligência Competitiva no ambiente dos negócios 3. O Sistema

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Questões sobre o tópico 6 Planejamento Estratégico Olá Pessoal, Hoje iniciarei os comentários de questões do CESPE sobre os tópicos mais quentes do edital do

Leia mais

A Biglevel foi criada em 10 de Abril de 2006, completando este ano 11 anos de atividade.

A Biglevel foi criada em 10 de Abril de 2006, completando este ano 11 anos de atividade. Quem Somos? A Biglevel foi criada em 10 de Abril de 2006, completando este ano 11 anos de atividade. O projeto Biglevel nasceu da vontade conjunta de 3 pessoas em querer criar o seu próprio espaço como

Leia mais

Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos. L og ís tic a E m pre s a ria l

Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos. L og ís tic a E m pre s a ria l Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos L og ís tic a E m pre s a ria l P ro fe s s o r Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Gestão da Informação; MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade;

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTRODUÇÃO Durante muito tempo a Tecnologia da Informação foi tratada apenas como um pequeno

Leia mais