NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO"

Transcrição

1 NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

2 A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento inteligente e possibilita ao homem resolver problemas e adaptarse a situações variáveis. Pode-se, por exemplo, dar a um homem um conjunto perfeito de ferramentas, mas, a menos que tenha a inteligência necessária, ele nunca adquirirá a habilidade que precisa para usar essas ferramentas.

3 O comportamento inteligente é sempre racional, diferindo grandemente do comportamento instintivo ou impulsivo, que pode parecer sem fundamento e prejudicial. Às vezes, é inteiramente impossível distinguir a inteligência do comportamento impulsivo. Muitos atos humanos, na realidade, constituem uma mistura dos dois.

4 Os impulsos inteligentes podem desenvolver a tendência a um comportamento aparentemente inteligente; a maior parte de nosso comportamento cotidiano é baseada em hábitos, preconceitos, preferências e aversões emocionais, dos quais nem sempre estamos conscientes. Nos anos 90, o conceito de inteligência foi sacudido por duas grandes teorias: a inteligência emocional, definida por Daniel Goleman e a idéia das inteligências múltiplas, defendida por Howard Gardner.

5 OS TIPOS DE INTELIGÊNCIA Segundo Gardner, todos nascem com o potencial das várias inteligências. A partir das relações com o ambiente, aspectos culturais, algumas são mais desenvolvidas ao passo que deixamos de aprimorar outras.

6 OS TIPOS DE INTELIGÊNCIA Nos anos 90, Daniel Goleman, também psicólogo da Universidade de Harward, afirma que ninguém tem menos que 9 inteligências. Além das 7 citadas por Gardner, Goleman acrescenta mais duas: Inteligência Pictográfica: habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem pelo desenho que faz. Inteligência Naturalista: capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural.

7 OS TIPOS DE INTELIGÊNCIA

8 OS TIPOS DE INTELIGÊNCIA Inteligência Verbal ou Lingüística: habilidade para lidar criativamente com as palavras. Inteligência Lógico-Matemática: capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo. Inteligência Cinestésica Corporal: capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis.

9 Inteligência Espacial: noção de espaço e direção. Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa. Inteligência Interpessoal: habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro. Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima.

10 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo. É essencial para manter-se caminhando sempre em busca. Reconhecimento de emoções em outras pessoas. Habilidade em relacionamentos interpessoais.

11 IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES Por que as emoções são tão importantes para nós?

12 Sobrevivência: Nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas. Tomadas de Decisão: Nossas emoções são uma fonte valiosa da informação. Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por que? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.

13 Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental. Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo, podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos sinalizar que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar nossas emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.

14 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

15 A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Que um diploma não é mais o bastante para garantir um futuro tranqüilo, todo mundo sabe. Difícil é saber o que leva algumas pessoas ao sucesso e outras ao fracasso profissional. Por que algumas pessoas que brilharam nos tempos de escola tem empregos medíocres? Porque certos alunos sofríveis voam direto para os altos postos? Como se explica que empreendedores que mal esquentaram os bancos escolares amealham imensas fortunas?

16 A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

17 O QUE É ESSA INTELIGÊNCIA AFINAL? Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades: A. O Autoconhecimento B. A Administração das Emoções C. A Automotivação D. A Empatia E. Administração do Relacionamento

18 A. O Auto conhecimento É a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos, enquanto ele ocorre,usando para tomar decisões. B. A Administração das Emoções Trata-se da habilidade de controlar impulsos, de dispersar a ansiedade ou de direcionar a raiva à pessoa certa, na medida certa e na hora certa. Habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.

19 C. A Auto motivação A habilidade de persistir e de se manter otimista mesmo diante de problemas. Dirigir emoções a serviço de um objetivo. É essencial para manter-se caminhando sempre em busca. D. A Empatia habilidade de se colocar no lugar do outro, de entender esse outro e de perceber sentimentos não verbalizados num grupo. E. Administração do Relacionamento A capacidade de lidar com as reações emocionais dos outros, interagindo com tato.

20 Resumindo: Objetivo é o que você quer Metas são as etapas necessárias para consegui-lo; Estratégias são planos para alcançar cada meta; Táticas são maneiras de se realizarem as estratégias; Eficiência é caminhar em direção ao objetivo; Eficácia é chegar lá.

21 INTELIGÊNCIA INTER-PESSOAL É a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.

22 INTELIGÊNCIA INTER-PESSOAL Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea. Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.

23 INTELIGÊNCIA INTER-PESSOAL Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizálos ao interesse comum. Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

24 INTELIGÊNCIA INTRA-PESSOAL É a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.

25 A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original. (Albert Einstein) A imaginação é muito mais importante que conhecimento (Albert Einstein) Um raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva você a qualquer lugar. (Albert. Einstein)

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883 Importância das Emoções o Por que as emoções são tão importantes para nós? Importância das Emoções o Sobrevivência: Nossas emoções

Leia mais

A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um

A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um INTELIGÊNCIAS A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um biólogo, pode ser a capacidade de se adaptar;

Leia mais

Inimigos internos 5 FASCÍCULO

Inimigos internos 5 FASCÍCULO 5 FASCÍCULO INIMIGOS INTERNOS Certas empresas as vezes demonstram uma preocupação exagerada com a concorrência, esquecendo-se ou não percebendo, que seus maiores inimigos (ou concorrentes) estão dentro

Leia mais

HABILIDADE COM AS PESSOAS

HABILIDADE COM AS PESSOAS HABILIDADE COM AS PESSOAS 5ª AULA INTRODUÇÃO A oportunidade única de crescimento interior que nos proporciona o trabalho voluntário em uma Casa Espírita de grande porte como a nossa, estimula-nos ao constante

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

ANÁLISES DO COMPORTAMENTO, DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E MOTIVAÇÃO

ANÁLISES DO COMPORTAMENTO, DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E MOTIVAÇÃO ANÁLISES DO COMPORTAMENTO, DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E MOTIVAÇÃO Aula 2 Administração de Serviços em Saúde Bucal Turma FEMAGUE Técnico em Saúde Bucal Dr. Flávio Pavanelli CROSP 71347 Liste : 3 desejos e 3

Leia mais

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO Relacionamentos intrapessoal e interpessoal Prof. Msc Rita de Cassia Moser Alcaraz Comprometido Envolvimento: ato ou efeito de envolver-se, envoltura 2 relacionamento,

Leia mais

Inteligências Múltiplas. Gardner

Inteligências Múltiplas. Gardner Gardner Inteligência antigamente era medida através de testes de QI. Baseados em Binet Habilidades: Lógico matemáticas Linguístico verbais Inteligência Um potencial biopsicológico para processar informações

Leia mais

Módulo 3 Strategic Sourcing

Módulo 3 Strategic Sourcing SEU TÍTULO AQUI Módulo 3 Strategic Sourcing Framework Valor Strategic Sourcing Gestão de Fornecedores Gestão por Categorias Planejamento, Estrutura e Gestão de Compras Finanças e Economias aplicadas a

Leia mais

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra,

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, já trabalhava com outras marcas, mas não tinha retorno!

Leia mais

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter.

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. 1905 INTELIGÊNCIA RACIONAL - ALFRED BINET VISÃO UNITÁRIA DA INTELIGÊNCIA CÉREBRO INTELECTUAL TESTES DE QI INTELIGÊNCIA

Leia mais

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as emoções exercem um papel fundamental e definitivo na capacidade

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS HOWARD GARDNER

AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS HOWARD GARDNER AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS HOWARD GARDNER Professor Monteiro Oficina de Criatividade Professores do Eixo Gestão e negócios Centro Técnico de Capacitações Centro Paula Souza SP MAPA MENTAL DAS INTELIGÊNCIAS

Leia mais

O uso de imagens na educação. Comunicação visual

O uso de imagens na educação. Comunicação visual O uso de imagens na educação Liane Tarouco Comunicação visual A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada comunicação visual 1 O uso de imagens O uso da imagem é um

Leia mais

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento Rendimento Escolar e Desenvolvimento Aferição do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português Candeias, Diniz, Pires, Rebelo & Franco 17 novembro 2012 Universidade

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Pessoas com altos níveis de inteligência emocional conseguem criar e manter relacionamentos significativos, lidar com as situações difíceis de forma calma

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profa. Me Maria de Lurdes Zamora Damião Maria de Lurdes Zamora Damião é mestre em Administração - Gestão de Organizações e Pessoas pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

rupturas que mudarão o futuro também afetarão o desenvolvimento de HABILIDADES PESSOAIS ( Marina Gorbis e Devin Findler)

rupturas que mudarão o futuro também afetarão o desenvolvimento de HABILIDADES PESSOAIS ( Marina Gorbis e Devin Findler) Pesquisa: as rupturas que mudarão o futuro também afetarão o desenvolvimento de HABILIDADES PESSOAIS ( Marina Gorbis e Devin Findler) Gerenciar essa transformação de habilidades deve se tornar a prioridade

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Prof. Stephanie Gurgel Howard Gardner Cientista norte americano Formado no campo da psicologia e da neurologia

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

Inteligência Emocional para Vencer. Diretora Senior Fernanda Groba

Inteligência Emocional para Vencer. Diretora Senior Fernanda Groba Inteligência Emocional para Vencer Diretora Senior Fernanda Groba Bem-Vindas!!! O que é Inteligencia Emocional? Em 1995 o psicólogo Daniel Goleman criou este conceito e difundiu para o mundo. Inteligência

Leia mais

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 PLANEJAMENTO DO MÓDULO 2 AULA / DATA 9ª Aula (04.04.16) 10ª Aula (11.04.16) 11ª Aula (18.04.16) MÓDULO 2 INTELIGENCIA EMOCIONAL CONTEÚDO

Leia mais

Liderando com Inteligência Emocional

Liderando com Inteligência Emocional Liderando com Inteligência Emocional Quem sou eu? 1998 2000 2003 2004 2006 2008 2015 Experiência multicultural Experiência como gestora de equipes Experiência com um projeto global RH DHO Projetos globais

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Itinerários Formativos

Itinerários Formativos Itinerários Formativos I - Habilidades para a vida Descritivos Coaching Educativo O coaching possui algumas técnicas relacionadas à psicologia e que foram adicionadas a essa área objetivando ajudar as

Leia mais

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

Abordagem Comportamental, com Inteligência Emocional

Abordagem Comportamental, com Inteligência Emocional Abordagem Comportamental, com Inteligência Emocional Ter uma ferramenta prática de abordagem comportamental é um requisito quase que mandatório em todo Sistema de Gestão Integrada de SMS. A técnica de

Leia mais

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios DEMISSÃO O seu funcionário pediu demissão de VOCÊ ou de sua EMPRESA O que é uma Startup? Como elas resolvem problemas? A) Elas pensam

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

As 10 habilidades do profissional do futuro

As 10 habilidades do profissional do futuro As 10 habilidades do profissional do futuro Quanto mais olhamos para o futuro, mais percebemos que o ritmo acelerado do mercado de trabalho exigirá de todos nós, profissionais, um conjunto de habilidades

Leia mais

Teorias da Burrice e da Inteligência

Teorias da Burrice e da Inteligência Teorias da Burrice e da Inteligência "Duas coisas são infinitas: o universo e a burrice humana; mas a respeito do universo ainda tenho dúvidas", disse Albert Einstein. Aula de Fernando Nogueira da Costa

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Inteligência Emocional TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Do que se trata? Utilizar a mente racional (consciente) para lidar melhor com as situações em que a mente emocional (inconsciente) nem sempre

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

COMO É QUE APRENDES? TIPOS DE APRENDIZAGEM FORMAÇÃO

COMO É QUE APRENDES? TIPOS DE APRENDIZAGEM FORMAÇÃO F2 FORMAÇÃO APRENDES MELHOR ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, OUVINDO OU PRATICANDO A INFORMAÇÃO QUE RECEBES? Todos somos diferentes quando se trata de aprendizagem e retenção de informação. Existem vários estilos

Leia mais

Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do

Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do InCoaching-Instituto Internacional de Coaching A GENIALIDADE

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: AUXILIANDO NA GESTÃO DE PESSOAS E NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: AUXILIANDO NA GESTÃO DE PESSOAS E NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES XV JORNADA CIENTÍFICA DOS CAMPOS GERAIS Ponta Grossa, 25 a 27 de outubro de 2017 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: AUXILIANDO NA GESTÃO DE PESSOAS E NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO Qualquer um pode zangar-se isso é fácil. Mas zangar-se, com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo, e da maneira certa não é fácil. Aristóteles

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Introdução Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES?

VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES? SAÚDE EMOCIONAL VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES? A sabedoria bíblica chama de Fruto do espírito. O que a ciência hoje chama de inteligência emocional. Mansidão, domínio próprio e temperança são alguns

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES Profª. Msc. Luciane Gobbo Brandão 1 Karla Strychalski Câmara 2 RESUMO A presente pesquisa de natureza teórica empírica tem como foco abordar o tema

Leia mais

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão

Leia mais

Competências e Habilidades

Competências e Habilidades Competências e Habilidades Aula 11 Gestão da Carreira Autoconhecimento Personalidade Motivações Valores Habilidades Interesses Análise do Ambiente Definição de objetivos Ações / Estratégias 2 1 Gerenciamento

Leia mais

Recomendação. Inteligências múltiplas e as potencialidades individuais: literacia emocional e ambiental nas escolas do Porto

Recomendação. Inteligências múltiplas e as potencialidades individuais: literacia emocional e ambiental nas escolas do Porto Recomendação Inteligências múltiplas e as potencialidades individuais: literacia emocional e ambiental nas escolas do Porto Liderados pelo psicólogo Howard Gardner, uma equipa de investigadores da Universidade

Leia mais

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL CURSO TREINADORES DE FUTEBOL NÍVEL I UEFA C Componente Específica Joana Cerqueira joanacerqueira.cifi2d@gmail.com a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

ALTA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 9 HÁBITOS DE PESSOAS COM

ALTA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 9 HÁBITOS DE PESSOAS COM ALTA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 9 HÁBITOS DE PESSOAS COM positivas Elas são constantemente positivas. Fique olhando as notícias por qualquer período de tempo e você verá que é simplesmente um ciclo de guerra

Leia mais

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias WORKSHOP CODAJIC / APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS CUIABÁ 10 MARZO 2016 OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias o Dra. Mónica Borile borilemonica@gmail.com

Leia mais

Uma palavra sobre a terminologia

Uma palavra sobre a terminologia Introdução O Mapa Mental (Mind Map ) é uma ferramenta dinâmica e estimulante que contribui para que o pensamento e o planejamento se tornem atividades mais inteligentes e rápidas. A criação de um Mapa

Leia mais

Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? Wilson Gellacic

Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? Wilson Gellacic Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? 1 Agenda 1. O contexto atual 2. O que é sucesso profissional 3. Competências necessárias 4. Uma visão sistêmica 5. A diferença que faz a diferença 6. Roadmap

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 2 A Paixão pelo Negocio A Busca do Intangível

Empreendedorismo. Tópico 2 A Paixão pelo Negocio A Busca do Intangível Empreendedorismo Tópico 2 A Paixão pelo Negocio A Busca do Intangível Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. O paradigma ultrapassado... 3 4. O novo paradigma a auto-realização...

Leia mais

Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo

Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo carta.convivialidade@live.madeira-edu.pt Secretaria Regional de Educação Projeto Carta da Convivialidade (Início nas Escolas de 2.º e 3.º Ciclos no ano letivo

Leia mais

Comunicação verbal e não-verbal. Caroline Figueira Pereira Doutoranda

Comunicação verbal e não-verbal. Caroline Figueira Pereira Doutoranda Comunicação verbal e não-verbal Caroline Figueira Pereira Doutoranda OBJETIVO Comunicar é o processo de transmitir e receber mensagens por meio de signos INTRODUCCIÓN Hemisfério direito: Visual e sentimentos

Leia mais

SEMED São Luis-Ma.

SEMED São Luis-Ma. A LINGUAGEM MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL¹ Kátia Regina dos Santos Castro Coordenadora Pedagógica em Educação Infantil SEMED São Luis-Ma Katia.castro4@gmail.com.br

Leia mais

As descobertas da primeira infância

As descobertas da primeira infância As descobertas da primeira infância Uma característica natural dos seres humanos é o prazer pela descoberta. Ao nos depararmos com o novo, imediatamente sentimos o desejo de nos apropriarmos da novidade,

Leia mais

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Revisão de conteúdo Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho A educação e a utilização do conhecimento Vida em todas as suas manifestações A educação deve ser útil Arte da utilização do conhecimento Inteligências

Leia mais

Administração de Conflitos

Administração de Conflitos Administração de Conflitos Profa. Dra. Ilíada de Castro 1 OBJETIVOS Fornecer estratégias para evitar, resolver ou conter conflitos. Destacar a importância da inteligência emocional. Valorizar o papel de

Leia mais

O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Ref

O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Ref O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Ref. 20005 O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Ref. 20005 1. CONTEÚDO 2. IDADE RECOMENDADA 3. OBJETIVOS DIDÁTICOS 4. DESCRIÇÃO DOS DESAFIOS DE CADA INTELIGÊNCIA

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. desenvolvimento social e humano /ucp centro regional do porto

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. desenvolvimento social e humano /ucp centro regional do porto PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO desenvolvimento social e humano /ucp centro regional do porto Como pode a escola católica promover o desenvolvimento da inteligência espiritual? O A educação deve

Leia mais

O diferencial humano no desenvolvimento profissional Por: Fred de Souza Psicólogo

O diferencial humano no desenvolvimento profissional Por: Fred de Souza Psicólogo Módulo: Aspectos Comportamentais O diferencial humano no desenvolvimento profissional Por: Fred de Souza Psicólogo Aspectos humanos pertinentes a uma atitude preventiva na prática de atividades profissionais

Leia mais

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2a CLASSE

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2a CLASSE PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2a CLASSE 1 FLEXIBILIDADE MODERADA 2 DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO 3 CAPACIDADE DE LIDERANÇA 4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ADEQUADO 5 INTELIGÊNCIA 6 FLUÊNCIA VERBAL 7 RESILIÊNCIA

Leia mais

GERÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS AULA 01

GERÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS AULA 01 GERÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS AULA 01 AUTO CONHECIMENTO O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. AUTO CONHECIMENTO A prática de se conhecer

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Página 1

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

Inteligência Emocional. Fabiane Emendorfer Diretora Sênior

Inteligência Emocional. Fabiane Emendorfer Diretora Sênior Inteligência Emocional Fabiane Emendorfer Diretora Sênior Inteligência Emocional A capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com

Leia mais

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento Duração: 2 dias Tipologia: Full immersion Blended Para quem?: Managers, chefes de projeto e coordenadores de equipas.

Leia mais

AS HABILIDADES QUE VOCÊ PRECISA TER COMO GERENTE DE PROJETOS

AS HABILIDADES QUE VOCÊ PRECISA TER COMO GERENTE DE PROJETOS AS HABILIDADES QUE VOCÊ PRECISA TER COMO GERENTE DE PROJETOS INTRODUÇÃO Quais são as habilidades que você precisa ter como gerente de projetos PG 02 e 04 Habilidades Comportamentais Quais são as habilidades

Leia mais

DIÁLOGOS ABERTOS 2º ENCONTRO: É POSSÍVEL REFLETIR E DIALOGAR EM SALA DE AULA!?

DIÁLOGOS ABERTOS 2º ENCONTRO: É POSSÍVEL REFLETIR E DIALOGAR EM SALA DE AULA!? A palavra diálogo, como vimos, resulta de duas palavras gregas dia, que significa por meio de, + logos, que pode ser entendida como significado, palavra, expressão, fala, verbo, relação. Recordando o 1º

Leia mais

6º e 7º ANOS - BLOCOS

6º e 7º ANOS - BLOCOS ATIVIDADES AVALIATIVAS 6º e 7º ANOS - BLOCOS Disciplina(s) Data Ciências/Redação 12/03 Matemática 18/03 Inglês/História 23/03 Geografia 28/03 ATIVIDADES AVALIATIVAS 8º ANO - BLOCOS Disciplina(s) Data Inglês/Redação

Leia mais

Roda Múltiplas Inteligências Ferramenta de Coaching

Roda Múltiplas Inteligências Ferramenta de Coaching Roda Múltiplas Inteligências Ferramenta de Coaching 1 Inteligência Subceptiva 2 Inteligência Linguística 3 Inteligência Lógico-Matemática 4 Inteligência Espacial 5 Inteligência Corporal e Cinestésica 6

Leia mais

Nada importante jamais foi conseguido sem entusiasmo. Ralph Waldo Emerson

Nada importante jamais foi conseguido sem entusiasmo. Ralph Waldo Emerson Escola Estadual Profª Adalgisa de Barros Curso Técnico Em Informática Disciplina: Atendimento e suporte ao usuário Professor: Ed Wilson Jr Apostila 1 Nada importante jamais foi conseguido sem entusiasmo.

Leia mais

Cinco dicas para ter alta performance profissional. Walbron Siqueira

Cinco dicas para ter alta performance profissional. Walbron Siqueira Cinco dicas para ter alta performance profissional Walbron Siqueira Sobre o autor Walbron Siqueira é bancário, especialista em gestão de negócios, controladoria e finanças, bacharel em direto, hoje dedica-se

Leia mais

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Aula expositiva no ensino de graduação: importância, limites e papel do professor Profa. Maria Bernardete Cordeiro de Sousa Depto.

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal.

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal. APRESENTAÇÃO Psicóloga especialista em Gestão de Pessoas; Master personal e executive Coaching pela Febracis; Facilitadora do método Coaching Emocional Augusto Cury; Analista Avançado em Inteligência Emocional

Leia mais

Organização da Disciplina. Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização. Aula 1 Relações Humanas

Organização da Disciplina. Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização. Aula 1 Relações Humanas Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações Aula 1 Profa. Me. Maria Tereza F. Ribeiro Organização da Disciplina Aula 1 Relações Humanas Aula 2 Relações Interpessoais Aula 3 O Planejamento de Talentos

Leia mais

Auto-Estima. Elaboração:

Auto-Estima. Elaboração: Auto-Estima Elaboração: www.searadomestre.com.br Estima 1. Apreciação favorável de uma pessoa ou coisa; amizade, apreço, afeição. 2. Consideração. 3. Estimativa, avaliação. O que é Qualidade de Vida? Requisitos

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

"A "A G ESTÃO Ã D E D C O C NFL F I L TO T S - CO C MO M O GESTO T R R D E D VE V E STA T R A R P RE R PA P R A A R D A O D " Susane Zanetti

A A G ESTÃO Ã D E D C O C NFL F I L TO T S - CO C MO M O GESTO T R R D E D VE V E STA T R A R P RE R PA P R A A R D A O D  Susane Zanetti "A GESTÃO DE CONFLITOS - COMO O GESTOR DEVE ESTAR PREPARADO" Susane Zanetti O QUE É CONFLITO? O QUE É CONFLITO? Um problema? Uma situação problema? Uma disputa de poder? Uma divergência? Visões de conflitos

Leia mais

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Lidar com o conflito consiste em trabalhar com

Leia mais

Palavras-chave: Liderança. Inteligência. Inteligência Emocional. Equipe. Mercado de Trabalho.

Palavras-chave: Liderança. Inteligência. Inteligência Emocional. Equipe. Mercado de Trabalho. COMO EXERCER UMA LIDERANÇA ASSERTIVA POR MEIO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Nathália Regina Grotto de CARVALHO 1 Tassiany MARESSA 2 Os líderes verdadeiramente efetivos se distinguem por seu alto grau de inteligência

Leia mais

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min.

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min. Sebastião Gomes Ferreira Competências Gerais da BNCC 06/02 10:00h 30min. COMPETÊNCIAS GERAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Sebastião Gomes Ferreira Prof. Esp. Em educação Articulador ProBNCC do Conselho

Leia mais

Habilidades Socioemocionais para Posicionamento Digital

Habilidades Socioemocionais para Posicionamento Digital Habilidades Socioemocionais para Posicionamento Digital Psicóloga: Amanda Gonzalez de Toledo CRP: 06/129759 amandagt.psi@gmail.com Terapia Cognitivo Comportamental Capacitada pelo Programa de Educação

Leia mais

P-26 - Comunicação Interna - Como engajar e motivar lideranças para resultados

P-26 - Comunicação Interna - Como engajar e motivar lideranças para resultados 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO P-26 - Comunicação Interna - Como engajar e motivar lideranças para resultados REINALDO PASSADORI Se você pudesse, agora, fazer algo que fizesse

Leia mais

José Augusto Neves

José Augusto Neves P-37 NEUROLIDERANÇA O caminho sem volta José Augusto Neves janeves@institutomvc.com.br 11-3171-1645 Completeafrase: Os seres humanos, na sua natureza,são... A maneira como percebemos a realidade,influencia

Leia mais