Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro"

Transcrição

1 Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

2 Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão reflexiva O que é aprendizagem? 5. Aprendizagem e método 6. Aprendizagem por dedução 7. Aprendizagem por indução 8. Aprendizagem por abdução 9. Estágios da aprendizagem organizacional

3 Itens de Estudo 10. A construção da aprendizagem 11. Aprendizagem por circuitos 12. Sistema de Aprendizagem 13. Estilos de Aprendizagem Questão reflexiva Método de Aprendizagem 14. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (1) 15. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (2) 16. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (3)

4 Itens de Estudo 17. Hemisférios cerebrais e suas aptidões Questão reflexiva Múltiplas inteligências 18. O que é Aprendizagem Organizacional 19. Tipos e Características da Aprendizagem Organizacional 20. Aprendizagem Organizacional segundo a F.N.Q. 21. Macro Processo de Aprendizagem Questão reflexiva: O que é aprendizado organizacional?

5 1. O que significa Aprender? Para o psicólogo russo Lev Semenovich Vigotsky, aprendizagem resulta do: Desenvolvimento da fala; Desenvolvimento da ação humana. Estes desenvolvimentos são educados e internalizados desde criança, a partir do: Desenvolvimento mental; Desenvolvimento da inteligência. Ocorre a partir das: Interações sociais e; A linguagem.

6 2. O Tempo da Aprendizagem

7 3. O Conhecimento formal Seguindo o raciocínio de Vigotsky, a organização do aprender ocorre formalmente quando o conhecimento é estruturado, considerando um programa ou uma ordem crescente de complexidade. A aprendizagem é sócio histórica e o conhecimento organizado em pedaços precisa ser articulado dialeticamente, respeitando o movimento e a dinâmica da realidade em que se apresenta.

8 4. Aprender individual A aprendizagem individual é específica; Exige maior desdobramento da capacidade de apreensão do conhecimento; A construção dos conceitos e significados das coisas do mundo está relacionada com a disposição e necessidade perceptiva da pessoa.

9 Interatividade O que é aprendizagem? Seguindo o raciocínio de Vigotsky, a organização do aprendizado ocorre formalmente quando o conhecimento é estruturado, considerando um programa ou ordem crescente de complexidade. Sobre a definição de aprendizagem é correto afirmar: a) O indivíduo é sócio-histórico e aprende em níveis semelhantes e com organizações semelhantes do processo de conhecimento da linguagem de comunicação. b) Aprender significa evoluir na escala de conhecimento racional do mundo e nas atitudes e posturas individuais diante de fatos novos que possam desestabilizar a estrutura de personalidade de qualquer indivíduo. c) A aprendizagem individual deve ser generalista e exige maior desdobramento da capacidade de difusão do conhecimento. d) Processo pelo qual adquirimos conhecimentos, habilidades ou fazemos padronizações a respeito do que se deseja conhecer.

10 5. Aprendizagem e Método Ninguém aprende sem método. Segundo Charles Sanders Peirce ( ) o método de estabelece em três tipos de argumentos: Abdução. Indução. Dedução.

11 6. Aprendizagem por Dedução

12 7. Aprendizagem por Indução

13 8. Aprendizagem por Abdução

14 9. Estágios da Aprendizagem Organizacional Estágios da Aprendizagem Organizacional: 1. Conscientização; 2. Compreensão; 3. Ação e; 4. Análise. (Garvin, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, jul-ago, p , 1993).

15 10. A Construção da Aprendizagem Tipos básicos de aprendizagem: 1. Aprender como melhorar o conhecimento organizacional existente (aquisição); 2. Aprender a criar um novo conhecimento organizacional, ou seja, inovar (criação); 3. Disseminar ou transferir o conhecimento para as várias áreas da organização (disseminação). (Garvin, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, jul-ago, p , 1993).

16 11. Aprendizagem por Circuitos 1. Aprendizagem em circuito único: apóia-se na habilidade de detectar e corrigir o erro com relação a um dado conjunto de normas operacionais; 2. Aprendizagem em circuito duplo: depende da capacidade d de olhar duplamente a situação, ou seja, questionando a relevância das normas de funcionamento. (Argyris, C. Enfrentando defesas empresariais: facilitando o aprendizado organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 1992).

17 12. Sistema de Aprendizagem

18 13. Estilos de Aprendizagem Estilo é o modo como a pessoa se comporta no processo de aprendizagem. Os estilos de aprendizagem auxiliam na explicação das diferentes maneiras que uma pessoa aprende sobre um determinado fenômeno de natureza desconhecida. Na atualidade existem sete estilos de aprendizagem já identificados pela ciência cognitiva: Físico (Gestual); Interpessoal (Meios confortáveis); Introspectivo (Silenciosa); Lingüístico (Palavra); Matemático (Raciocínio lógico); Musical (Sons e músicas); Visual (Contexto visual)

19 Interatividade Método de aprendizagem: Segundo Charles Sanders Peirce ( ), o método de aprendizagem estabelece-se em três dimensões, como classes universais de inferências ou raciocínios que se constituem também nos três tipos de argumento: abdução, indução e dedução. Sobre esta questão é correto afirmar: a) O raciocínio indutivo é instrumental para minimizar o risco da incerteza. b) Na indução todo ser humano precisa da aprendizagem como forma de evoluir e conhecer o mundo a sua volta. c) No raciocínio abdutivo o observador, obtendo determinadas conclusões sobre o que aprendeu, consegue articular teoricamente os resultados. d) A abdução inicia o raciocínio científico e estabelece as primeiras associações livres sobre um determinado fenômeno, fazendo aproximações sucessivas de apreensão das informações que explicam o desconhecido.

20 14. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (1)

21 15. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (2) Lógico-matemática: Identificar, analisar e resolver problemas. Lingüística: Disponibilidade e preparo para usar a língua falada e escrita. Espacial: Compreender o ambiente e o espaço físico de forma tridimensional. Musical: Lógica harmoniosa de símbolos que se transformam em sons. GARDNER, Howard. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000: passim.

22 16. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (3) Físico-sinestésica: Sensibilidade para se comunicar pelo movimento físico do corpo. Intrapessoal: o auto-conhecimento e a percepção do posicionamento da pessoa no contexto e ambiente. Interpessoal: Habilidade para entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Naturalista: Explicação, classificação, catalogação, apresentação e comunicação da biodiversidade da fauna e flora da natureza.

23 17. Hemisférios cerebrais e suas aptidões. Fonte:

24 Interatividade Inteligência i múltipla l Sobre a teoria das inteligências múltiplas é correto afirmar: a) Partindo do estudo de Gardner, as inteligências múltiplas são definidas até o momento em dezoito. b) Na atualidade, foi identificado mais um tipo de inteligência - a artificial. c) Inteligência artificial é muito comum na relação de aprendizagem na vida cotidiana, uma vez que exige a habilidade para entender as intenções, motivações e os desejos dos outros. d) As pessoas em geral podem desenvolver múltiplas inteligências, para tanto, precisam de método, dedicação, disciplina e técnica.

25 18. O que é Aprendizagem Organizacional? Processo de mudança de comportamentos a partir da crescente aquisição de conhecimentos sobre si e sobre o ambiente. Na organização é vista como processo contínuo de mudança de comportamentos, a partir da articulação constante entre os valores e as capacidades dos indivíduos e suas experiências no contexto em que estão inseridos

26 19. Tipos e Características da Aprendizagem Organizacional TIPO DE APRENDIZAGEM 1. Significativa por recepção 2. Significativa por descoberta 3. Mecânica por recepção 4. Mecânica por descoberta CARATERÍSTICAS Recebe conhecimentos e consegue relacionálos com os conhecimentos da estrutura cognitiva que já possui. Chega ao conhecimento por si só e consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos. Recebe conhecimentos e não consegue relacioná-los com os conhecimentos da estrutura cognitiva que já possui. Chega ao conhecimento por si só e não consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos.

27 20. Aprendizagem Organizacional segundo a F.N.Q. A organização, segundo o modelo FNQ de excelência na gestão, deve oportunizar condições concretas para que o conhecimento seja compartilhado e, com isso, o aprendizado seja operado coletivamente. Fonte: Modelo de Excelência.

28 21. Macro Processo de Aprendizagem GUERREIRO, Evandro Prestes. Aprendizado Organizacional. São Paulo: UNIP Interativa, 2009.

29 Interatividade O que é aprendizado organizacional? O aprendizado organizacional promove a experimentação nas empresas, uma vez que usa o erro como instrumento pedagógico, incluindo novas possibilidades de desenvolvimento das práticas gerenciais. Sobre o aprendizado organizacional é correto afirmar: a) O aprendizado organizacional estimula entre as partes interessadas a competição no uso das informações e conhecimentos corporativos. b) A cultura do trabalho em equipe consegue comprometer o colaborador na tarefa sob sua responsabilidade, desenvolve soluções empreendedoras, implementa melhorias no sistema organizacional. c) O modelo de excelência na gestão proposto pela FNQ F.N.Q requer controles gerenciais que assegurem os resultados planejados independente da aprendizagem que pode ocorrer no processo. d) O pensamento sistêmico estabelece a dependência entre os diversos componentes da organização, bem como, entre a organização e o ambiente interno.

30 Aprender sobre um fenômeno de realidade é muito mais que simplesmente conhecer o mundo em sua volta.. (Guerreiro, 2009).

31 ATÉ A PRÓXIMA!

Disciplina: Aprendizado Organizacional - Nota de Aula 01 Líder da Disciplina: Prof Dr Evandro Prestes Guerreiro Professora: Rosely Gaeta

Disciplina: Aprendizado Organizacional - Nota de Aula 01 Líder da Disciplina: Prof Dr Evandro Prestes Guerreiro Professora: Rosely Gaeta CONSTRUINDO O CONCEITO DE APRENDIZAGEM Por: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Aprender significa evoluir na escala de conhecimento racional do mundo nas atitudes e posturas individuais diante de fatos

Leia mais

Disciplina: Aprendizado Organizacional - Nota de Aula 02 Líder da Disciplina: Evandro Prestes Guerreiro Professora: Rosely Gaeta

Disciplina: Aprendizado Organizacional - Nota de Aula 02 Líder da Disciplina: Evandro Prestes Guerreiro Professora: Rosely Gaeta ESTILOS DE APRENDIZAGEM Por: Evandro Prestes Guerreiro Continuando com nosso estudo, apresentamos que a problematização, tanto como a percepção da realidade, é condição básica para a aprendizagem espontânea;

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Prof. Stephanie Gurgel Howard Gardner Cientista norte americano Formado no campo da psicologia e da neurologia

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa como conhecimento científico. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa como conhecimento científico. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016 MÉTODOS DE PESQUISA Pesquisa como conhecimento científico Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2016 1. O Conhecimento Teórico A teoria consiste de um conjunto de constructos unidos por afirmações

Leia mais

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO Relacionamentos intrapessoal e interpessoal Prof. Msc Rita de Cassia Moser Alcaraz Comprometido Envolvimento: ato ou efeito de envolver-se, envoltura 2 relacionamento,

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um

A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um INTELIGÊNCIAS A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um biólogo, pode ser a capacidade de se adaptar;

Leia mais

Aprendizado Organizacional

Aprendizado Organizacional Aprendizado Organizacional Professor conteudista: Evandro Prestes Guerreiro Sumário Aprendizado Organizacional Unidade I 1 INTRODUÇÃO: CONSTRUINDO O CONCEITO DE APRENDIZAGEM...4 2. ESTILOS DE APRENDIZAGEM...11

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

Desafios SECULO xxi!

Desafios SECULO xxi! Bem-vindos! Desafios SECULO xxi! Uso de competencias socioemocionais como diferencial Fontes: Hoper Educação; Ministério da educação/inep; 2016 Global edtech Report/IBIS Capital; BOX 1824; OIJ - Organismo

Leia mais

Inteligências Múltiplas. Gardner

Inteligências Múltiplas. Gardner Gardner Inteligência antigamente era medida através de testes de QI. Baseados em Binet Habilidades: Lógico matemáticas Linguístico verbais Inteligência Um potencial biopsicológico para processar informações

Leia mais

DESIGN DE ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZADO INCLUSIVOS: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS

DESIGN DE ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZADO INCLUSIVOS: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Departamento de Artes e Design DESIGN DE ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZADO INCLUSIVOS: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Aluna: Luiza Erthal Antunes Orientadora: Jackeline Lima Farbiarz Introdução Este trabalho busca

Leia mais

Integral Desenvolvimento Humano Ltda.

Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Novembro 2017 Princípio Anos 50/60/70 = Fascínio pela fantástica arquitetura do ser humano, genialidade, talentos, potencial...e questões do tipo por que tanto sofrimento,

Leia mais

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

Integral Desenvolvimento Humano Ltda.

Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Integral Desenvolvimento Humano Ltda. 2019 Princípio Anos 50/60/70 = Fascínio pela fantástica arquitetura do ser humano, genialidade, talentos, potencial..se somos tão incríveis por que tanto sofrimento,

Leia mais

Disciplina: Aprendizado Organizacional - Nota de Aula 06 Líder da Disciplina: Evandro Prestes Guerreiro Professora: Rosely Gaeta

Disciplina: Aprendizado Organizacional - Nota de Aula 06 Líder da Disciplina: Evandro Prestes Guerreiro Professora: Rosely Gaeta APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: ABORDAGENS TEÓRICAS E RACIOCÍNIO SISTÊMICO Por: Evandro Prestes Guerreiro O aprendizado organizacional compreende um processo vivo de mecanismos gerenciais que promovem o desenvolvimento

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883 Importância das Emoções o Por que as emoções são tão importantes para nós? Importância das Emoções o Sobrevivência: Nossas emoções

Leia mais

Integral Desenvolvimento Humano Ltda.

Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Integral Desenvolvimento Humano Ltda. JANEIRO 2019 Princípio Anos 50/60/70 = Fascínio pela fantástica arquitetura do ser humano, genialidade, talentos, potencial..se somos tão incríveis por que tanto sofrimento,

Leia mais

Integral Desenvolvimento Humano Ltda.

Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Integral Desenvolvimento Humano Ltda. 2019 Princípio Anos 50/60/70 = Fascínio pela fantástica arquitetura do ser humano, genialidade, talentos, potencial..se somos tão incríveis por que tanto sofrimento,

Leia mais

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 Parte 1 Comportamento Organizacional, 1 1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 1.1 Comportamento organizacional definição e principais temas, 4 1.2 Enfoque interdisciplinar, 7 1.3 Comportamento

Leia mais

Manual do Aluno Engenharia Insper i

Manual do Aluno Engenharia Insper i Manual do Aluno Engenharia Insper i Capítulo 1 A visão do Insper para a Engenharia A missão dos cursos de engenharia do Insper é: Desenvolver jovens engenheiros que estarão preparados para reconhecer as

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS VIII X XI XII CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 1 1.1- CONDIÇÕES GERAIS 3 1.2- MOTIVAÇÕES 9 1.3- ESTRUTURA DA TESE 14 1.4- PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Leia mais

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UALG APRENDIZAGEM HUMANA

Leia mais

COMO É QUE APRENDES? TIPOS DE APRENDIZAGEM FORMAÇÃO

COMO É QUE APRENDES? TIPOS DE APRENDIZAGEM FORMAÇÃO F2 FORMAÇÃO APRENDES MELHOR ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, OUVINDO OU PRATICANDO A INFORMAÇÃO QUE RECEBES? Todos somos diferentes quando se trata de aprendizagem e retenção de informação. Existem vários estilos

Leia mais

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Revisão de conteúdo Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho A educação e a utilização do conhecimento Vida em todas as suas manifestações A educação deve ser útil Arte da utilização do conhecimento Inteligências

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português Oralidade Leitura 30% Escrita Educação Literária Gramática Português Conhecimentos, Capacidades e Peso Descritores do Perfil dos Alunos Atitudes 1 Interação discursiva; Compreensão e Expressão; Vocabulário;

Leia mais

Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores

Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores Magda Raquel G. F. dos Santos (EA/UFRGS) mrgfsantos@ea.ufrgs.br Siusiane Lovato (EA/UFRGS) slovato@ea.ufrgs.br Objetivo do Artigo

Leia mais

SEMED São Luis-Ma.

SEMED São Luis-Ma. A LINGUAGEM MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL¹ Kátia Regina dos Santos Castro Coordenadora Pedagógica em Educação Infantil SEMED São Luis-Ma Katia.castro4@gmail.com.br

Leia mais

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL Copyright, 2014 José

Leia mais

Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização bem como entre a organização e o ambiente externo

Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização bem como entre a organização e o ambiente externo 4 FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA A Fundação Nacional da Qualidade, por meio da publicação Conceitos Fundamentais da Excelência, ensina-nos que os fundamentos da excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais A escola da atualidade Temos alunos do século XXI, professores do século XX e metodologia do século XIX. Mário Sérgio Cortella Paradigmas

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A Inteligência Computacional (IC), denominada originalmente de Inteligência Artificial (IA), é uma das ciências

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014 Lev Semenovitch VYGOTSKY Paula Freire 2014 Bielo-Rússia. 17 de novembro de 1896. 11 de junho de 1934. Bacharel em Direito (1918). Psicologia sóciohistórica. enfatizava o processo histórico-social e o papel

Leia mais

O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E SEU BENEFÍCIO AO ESTÍMULO DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E SEU BENEFÍCIO AO ESTÍMULO DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E SEU BENEFÍCIO AO ESTÍMULO DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Douglas Luciano Guimarães; Mara Leite Simões Universidade Federal da Paraíba - douglaslucianoguimaraes@hotmail.com

Leia mais

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA Alvaro Carvalho Dias da Silva 1 UNISABER Faculdade alvarocds@yahoo.com.br / aci.alvaro@gmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

O uso de imagens na educação. Comunicação visual

O uso de imagens na educação. Comunicação visual O uso de imagens na educação Liane Tarouco Comunicação visual A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada comunicação visual 1 O uso de imagens O uso da imagem é um

Leia mais

Learning Organization Learning Organization ou Organizações que aprendem...

Learning Organization Learning Organization ou Organizações que aprendem... TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RH LEARNING ORGANIZATION ( ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM) Learning Organization ou Organizações que aprendem...... São organizações que têm capacidade de aprender, renovar

Leia mais

749, item 11, de Pauta nº 176

749, item 11, de Pauta nº 176 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA PETROBRAS DISTRIBUIDORA 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora - ATA BR 749, item 11, de 15-12-2017 - Pauta nº 176 2.

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management)

2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) 2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) A área de gestão do conhecimento é bastante vasta, e vem ganhando bastante força nos últimos anos principalmente devido à velocidade com que a informação

Leia mais

Ricardo Carvalho de Almeida

Ricardo Carvalho de Almeida Ricardo Carvalho de Almeida Currículo resumido Mestre em Comunicação pela USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Linha de Pesquisa - Processos comunicacionais: inovação e comunidades; integra

Leia mais

Aplicação da Aprendizagem Adaptativa nas ações de Educação Corporativa. Eduardo Pitombo

Aplicação da Aprendizagem Adaptativa nas ações de Educação Corporativa. Eduardo Pitombo Aplicação da Aprendizagem Adaptativa nas ações de Educação Corporativa Eduardo Pitombo O que é Educação Corporativa De acordo com Meister (1999), educação corporativa é uma iniciativa organizacional, cujo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O APRENDER Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O conhecimento O Conhecimento é o resultado da relação de dois elementos básicos: Um sujeito conhecedor e um objeto conhecido É uma construção contínua,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h:

BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h: ARTES ENSINO FUNDAMENTAL Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Artes e educação, concepções teóricas. Histórico

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Que Habilidades Cognitivas são necessárias à apropriação de conceitos?

Leia mais

Bruner. Psicologia da aprendizagem

Bruner. Psicologia da aprendizagem Bruner Psicologia da aprendizagem Biografia Psicólogo americano, nasceu em Nova Iorque em 1915. Graduou-se na Universidade de Duke em 1937. Depois foi para Harvard, onde em 1941 doutorou-se em Psicologia.

Leia mais

- a compreensão da profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade, tendo por base a comunidade regional;

- a compreensão da profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade, tendo por base a comunidade regional; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS/UFSM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO (NOTURNO) PERFIL DESEJADO DO FORMANDO Entende-se que a formação

Leia mais

INDIVIDUAL Robbins Cap. 2 e 3

INDIVIDUAL Robbins Cap. 2 e 3 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL Robbins Cap. 2 e 3 Adriana Cristina Ferreira Caldana Idade: qual a relação entre idade e desempenho? Sexo: homens e mulheres têm o mesmo desempenho? Estado Civil:

Leia mais

QUESTÕES DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DAATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

QUESTÕES DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DAATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1 QUESTÕES DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DAATIVIDADE DE APRENDIZAGEM José Carlos Libâneo * Vou iniciar retomando rapidamente três das idéias que apresentei na Semana de

Leia mais

Palestra Poder e Liderança nas Organizações Públicas

Palestra Poder e Liderança nas Organizações Públicas 3 encontro de Planejamento Palestra Poder e Liderança nas Organizações Públicas Cristiano De Angelis Tópicos da Apresentação 1. O que é Administração Pública? 2. Modelos de Governança da Administração

Leia mais

OS DESAFIOS DE COLOCAR O FUTURO EM PRÁTICA. Ryon Braga

OS DESAFIOS DE COLOCAR O FUTURO EM PRÁTICA. Ryon Braga OS DESAFIOS DE COLOCAR O FUTURO EM PRÁTICA Ryon Braga SUMÁRIO Cenário Competitivo Síntese das tecnologias que estão impactando a educação. Adoção das tecnologias desafios. Falta de metodologia adequada

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUL RIOGRANDENSE CAMPUS CaVG- PELOTAS MESTRADO PROFISSIONAL EM CIENCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Produto de Dissertação

INSTITUTO FEDERAL SUL RIOGRANDENSE CAMPUS CaVG- PELOTAS MESTRADO PROFISSIONAL EM CIENCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Produto de Dissertação APÊNDICE INSTITUTO FEDERAL SUL RIOGRANDENSE CAMPUS CaVG- PELOTAS MESTRADO PROFISSIONAL EM CIENCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Produto de Dissertação Sequência didática para a utilização dos jogos digitais

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11 de resultados e desempenho - OBJETIVO Propiciar o entendimento de teorias e métodos de avaliação de desempenho e resultados, identificando as competências essências do colaborador e as oportunidades de

Leia mais

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter.

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. 1905 INTELIGÊNCIA RACIONAL - ALFRED BINET VISÃO UNITÁRIA DA INTELIGÊNCIA CÉREBRO INTELECTUAL TESTES DE QI INTELIGÊNCIA

Leia mais

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES Criação do nas Organizações: 1) Os modos de conversão do conhecimento e sua vinculação com a criação do conhecimento organizacional; 2) As condições capacitadoras

Leia mais

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem Capacitação Multidisciplinar Continuada Como lidar com as dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem O que é aprendizagem Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através

Leia mais

1º - Checklist: Qual seu perfil financeiro: Equilibrado? Endividado? Investidor?

1º - Checklist: Qual seu perfil financeiro: Equilibrado? Endividado? Investidor? 1º - Checklist: Qual seu perfil financeiro: Equilibrado? Endividado? Investidor? Faça o Teste de Perfil Financeiro Gratuitamente! www.dsop.com.br/testes-dsop/ 1º - Checklist: Faça um Apontamento de Despesas

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Ref

O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Ref O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Ref. 20005 O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Ref. 20005 1. CONTEÚDO 2. IDADE RECOMENDADA 3. OBJETIVOS DIDÁTICOS 4. DESCRIÇÃO DOS DESAFIOS DE CADA INTELIGÊNCIA

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 1. Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

Multimeios Aplicados à Educação Aula 1. Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem Multimeios Aplicados à Educação Aula 1 Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem Conceitos iniciais - MULTIMEIOS Multi remete a vários, diversos; meios, refere-se ao local de

Leia mais

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Tema: O Plano de Ensino estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem. 2. Os Objetivos são: - Debater o Plano de

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR 1 As características na aprendizagem

MATERIAL COMPLEMENTAR 1 As características na aprendizagem TICs NA PRÁTICA DOCENTE: Produção e uso de materiais didáticos MATERIAL COMPLEMENTAR 1 As características na aprendizagem! Cada pessoa tem uma forma muito particular de perceber a realidade, que reúne

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

Consultoria de Recursos Humanos Cenário Atual. Profª Angela Paula Zão Bastos

Consultoria de Recursos Humanos Cenário Atual. Profª Angela Paula Zão Bastos Consultoria de Recursos Humanos Cenário Atual Profª Angela Paula Zão Bastos Unidades de 1 à 3 Unidade 1 Administração de Recursos Humanos. Unidade 2 Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento Unidade

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Palmas

Faculdade de Tecnologia de Palmas PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EMGESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Matriz Curricular: 1) O Indivíduo nas Organizações 20h/a Ementa: As bases da construção do individualismo. A desconstrução

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR JUSTIFICATIVA O programa de pós-graduação lato-sensu em Docência no Ensino Superior do ISECUB contempla reflexões teóricas, práticas e metodológicas acerca da Educação Superior,

Leia mais

Ações Psicopedagógicas no contexto sócio-educacional e familiar

Ações Psicopedagógicas no contexto sócio-educacional e familiar Quézia Bombonatto Associação Brasileira de Psicopedagogia www.abpp.com.br queziabombonatto@abpp.com.br Ações Psicopedagógicas no contexto sócio-educacional e familiar O que se espera deste conversa: Refletir

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

Formação e Desenvolvimento de Liderança através dos Programas de Excelência Operacional

Formação e Desenvolvimento de Liderança através dos Programas de Excelência Operacional Formação e Desenvolvimento de Liderança através dos Programas de Excelência Operacional Entenda como as principais organizações vêm utilizando os Programas de Excelência Operacional baseados no Lean Six

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA STRATURA ASFALTOS S.A. Aprovador Diretor Administrativo Financeiro Data: 24/09/2018

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA STRATURA ASFALTOS S.A. Aprovador Diretor Administrativo Financeiro Data: 24/09/2018 Código: PG-0ST-0011-0 CORPORATIVO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA STRATURA ASFALTOS S.A. Órgão aprovador: ST CA Órgão gestor: ST CGRC Status: Aprovada Aprovador Diretor Administrativo Financeiro Data: 24/09/2018

Leia mais

Ricardo Carvalho de Almeida

Ricardo Carvalho de Almeida Ricardo Carvalho de Almeida Currículo resumido Mestre em Comunicação pela USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Linha de Pesquisa - Processos comunicacionais: inovação e comunidades; Integrante

Leia mais

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert Introdução e Classificação das Habilidades Motoras Prof.ª Luciana Castilho Weinert Conceitos Habilidade: tarefa com finalidade específica; Habilidade motora: habilidade que exige movimentos voluntários

Leia mais

Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino Desenvolvimento de aspectos cognitivos na formação de atletas Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores

Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino Desenvolvimento de aspectos cognitivos na formação de atletas Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino Desenvolvimento de aspectos cognitivos na formação de atletas Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Desenvolvimento de aspectos cognitivos

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Recomendação. Inteligências múltiplas e as potencialidades individuais: literacia emocional e ambiental nas escolas do Porto

Recomendação. Inteligências múltiplas e as potencialidades individuais: literacia emocional e ambiental nas escolas do Porto Recomendação Inteligências múltiplas e as potencialidades individuais: literacia emocional e ambiental nas escolas do Porto Liderados pelo psicólogo Howard Gardner, uma equipa de investigadores da Universidade

Leia mais

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Prof.ª ANICLEIDE P. DA SILVA 2007 Frente aos desafios organizacionais é fundamental que os profissionais compreendam a necessidade de gerar novas conexões de ações, ampliando

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: GGI034 COMPONENTE CURRICULAR: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS SIGLA: FAGEN CH TOTAL TEÓRICA: 60 CH TOTAL PRÁTICA:

Leia mais

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA A metodologia desenvolvida para aplicação destes módulos obedece a uma estratégia de uso progressivo dos jogos lógicos, graduando os estímulos sensoriais e o grau de dificuldade

Leia mais

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Olívia Sobreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB olivia_sobreira@hotmail.com

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Material Para Concurso Assunto: Resumo Referencial Curricular Nacional - RCN OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL São objetivos específicos da Educação Infantil de acordo com o Referencial Curricular Nacional

Leia mais

UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação

UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação Atividade Profissional de Professor: Campo Teórico Complexo Prof. Dr. Otavio Aloisio Maldaner Professor do Quadro Sênior da UNIJUÍ,

Leia mais