FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS
|
|
|
- Marina Mirandela Palma
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (4º E 5º ANOS) PROFESSORA ANDRESSA CESANA CEUNES/UFES/DMA FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS AGOSTO DE 2015
2 As ideias matemáticas, particularmente, comparar, classificar, quantificar, medir, explicar, generalizar, inferir e, de algum modo, avaliar, são formas de pensar, presentes em toda a espécie humana. Ubiratan D Ambrosio
3 FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS
4 A capacidade de identificar diferentes formas, de situar-se no espaço, de planejar antes de construir, de reproduzir formas existentes diferencia o ser humano de outros animais. A GEOMETRIA nasceu como uma ciência empírica. O homem chegou aos primeiros conhecimentos geométricos na confrontação com o seu meio. Pode-se dizer que a geometria nasceu das necessidades dos homens (GERDES, 1992, p. 17).
5
6
7 Base de uma casa Guarani na Aldeia Itamarã Os Juruá dá valor de número para as pessoas, quem trabalha muito pode ganhar bem mais que o outro. Para nós no trabalho, todos têm o mesmo valor, todos se sentem iguais mesmo que alguns tenham mais experiência que outros. Outro exemplo é que os Juruá constroem igrejas imensas que ficam famosas, e uma é mais bonita que outra, mas a casa de reza guarani é igual em todos os lugares, não são melhor ou pior, não podem ser comparadas, pois Nhanderu é o mesmo (Darci da Silva, Protocolo Guarani, Set, 2006).
8 Que objetos são esses? São derivados da realidade?
9 As primeiras considerações que o homem fez a respeito da GEOMETRIA parecem ter sua origem em observações simples oriundas da capacidade humana de reconhecer configurações físicas, comparar formas e tamanhos. Como os homens aprenderam a perceber a forma desligada da particularidade qualitativa dos corpos comparados?
10 GERDES as primeiras fases da fabricação de ferramentas mostram que a escolha de uma forma simétrica não foi imitação de padrões da natureza, mas, sim o resultado de tradição de milhares de gerações. BERNALDI a ideia de ângulo reto já existia antes da construção e mesmo antes da tecelagem. INDICATIVOS???
11 Pinturas murais das cavernas de Lascaux 17 mil anos; Arte de entrelaçar, do Paleolítico (3 milhões anos); Aborígenes australianos construções com placas de cascas e paus perpendicularmente; Configurações físicas que têm características ordenadas chamaram a atenção do homem e com sua inteligência alguns conceitos geométricos foram emergindo. De onde surgiu o pentágono regular?
12 Uma possível explicação para a origem do pentágono regular: Para debulhar os grãos de cereal na ilha indonésia de Roti, usa-se um protetor de dedo feito com folhas de planta de Lontar.
13 STRUIK o ser humano, no período neolítico, revelou um certo sentido para os padrões geométricos. A cozedura e a pintura da cerâmicas, o entrelaçamento de juncos e a tecelagem de cestos conduziram à noção de plano e às relações espaciais. A ornamentação neolítica manifesta o gosto pela SIMETRIA e o USO DA SEMELHANÇA. Neolítico ou Período da Pedra Polida: teve início em mais ou menos a.c. e se prolongou até mais ou menos a.c. No Período Neolítico, os humanos aprenderam a domesticar os animais e a praticar a agricultura, isto é, a cultivar os alimentos. Além disso, nesse período, eles passaram a dominar a técnica de polir a pedra para a fabricação de instrumentos. Por isso, esse período é conhecido também como a Idade da Pedra Polida.
14 De onde provém a forma piramidal? PIRÂMIDES DOS FARAÓS QUÉOPS, QUÉFREN E MIQUERINOS, NA REGIÃO DE GUIZÉ, ÁFRICA. Na construção dessas pirâmides foram usados blocos de pedra calcária. Quéops 150m altura e mais de 2 milhões de blocos de pedra.
15 GERDES: - forma piramidal dos tempos das Américas seria uma tentativa de imitar os vulcões; - a regularidade alcançou padrão estético e assim, podiam ser criadas formas novas, que não mais seguissem os padrões da natureza, mas, aperfeiçoamento desses. PIRÂMIDES DE FRUTAS usadas nas feiras da África, Ásia e América do Sul modo de otimizar acumulação de produtos.
16 Se observarmos a natureza, veremos que a multiplicidade de formas é muito grande; como o homem, gradualmente, adquiriu a capacidade de observá-las?
17 Provavelmente, foi na atividade que o homem formou sua capacidade de reconhecer essas formas. A atividade social desempenha um papel importante na formação e na elaboração das mais antigas formas geométricas. O mundo em que vivemos é constituído de formas geométricas. O ESTUDO DA GEOMETRIA É RELEVANTE NO APRENDIZADO ESCOLAR!!!
18 Etimologia da palavra GEOMETRIA: medida de terra. Palavra de origem grega, usada até nossos dias para identificar essa parte da matemática cada vez mais necessária em nossas vidas. HERÓDOTO: sábio grego divulgação da origem da Geometria - durante as luas cheias, o rio Nilo, que corta o Egito, transbordava e inundava os campos ao redor, destruindo todas as marcas e cercas dos limites das propriedades. GEOMETRIA dos egípcios regras (aproximadas) para determinar a área de triângulos ou de quadriláteros, a área do círculo, certos volumes e a inclinação das pirâmides.
19 o A Grécia destacou-se, nos séculos VI a.c. a III a.c., pelos pensadores que produziu, e, entre eles, encontra-se EUCLIDES, que sistematizou conhecimentos matemáticos na obra ELEMENTOS. o A 1ª edição impressa dos ELEMENTOS: latim, 1482, por Johannes Campanus, Veneza. o Comentadores de EUCLIDES: Proclus ( ).
20 Em grego, o título original é Stoicheia - Στοιχεῖα. O texto foi elaborado por volta do ano 300 a.c., muito provavelmente escrito sobre vários rolos de papiro, a forma convencional que os livros assumiam na Antiguidade. Acredita-se que os ELEMENTOS estava entre os mais lidos da lendária Biblioteca de Alexandria.
21 É a partir das definições, postulados e axiomas que EUCLIDES pretende provar a sucessão de seus teoremas. Como estão estruturadas as deduções de EUCLIDES? E os teoremas? Axioma x Postulado. O todo é maior do que a parte. Todos os ângulos retos são iguais. ELEMENTOS: Constituiu-se no modelo para a construção de outras teorias axiomáticas.
22
23
24 COMO INICIAR O APRENDIZADO ESCOLAR NA GEOMETRIA?
25 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO Como é possível desenvolver no aluno o sentido espacial? Tal sentido possibilita às pessoas localizar-se no espaço e também localizar os objetos existentes em seu ambiente. É necessário que o aprendiz desenvolva seu olhar geométrico para que possa identificar as principais semelhanças e diferenças dos objetos, das construções e das figuras que compõem esse ambiente.
26 FAZER USO DAS INDICAÇÕES 1) DIREÇÃO E SENTIDO para frente, para trás, à direita de, à esquerda de, em sentido contrário, do mesmo sentido, etc. 2) POSIÇÃO em cima, embaixo, entre, na frente de, atrás de, etc. 3) TAMANHO maior, menor, curto, longo, alto, baixo, largo, estreito, etc. 4) FORMA triangulares, quadradas, retangulares, hexagonais, etc. Como isso pode ser útil?
27 AS FORMAS GEOMÉTRICAS NO MUNDO
28 ONDE ESTÃO PRESENTES AS FORMAS GEOMÉTRICAS? NA NATUREZA E NOS OBJETOS CONSTRUÍDOS PELO SER HUMANO. EXEMPLOS de formas geométricas espaciais?
29 O QUE PRECISAMOS FAZER PARA ESTUDAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS? Compará-las, identificar suas propriedades, representá-las e classificálas.
30 AS FIGURAS ESPACIAIS MAIS COMUNS O conhecimento do espaço físico se faz primeiro por meio da percepção da aparência física dos objetos que compõem o ambiente em que vivem as pessoas para que depois, seja possível estabelecer sua representações e suas propriedades. COMO ESTABELECER ESSAS RELAÇÕES? Usar diversos modelos de caixas e embalagens e, a partir deles, identificar as principais formas: cubo, paralelepípedo, cilindro, cone, esfera, etc...
31 AS FIGURAS PLANAS o Podem ser estudadas a partir das figuras espaciais/não-planas por meio da decomposição e composição delas. o Como, por exemplo, é possível perceber as relações entre o quadrado e o cubo? o Pode-se tomar um sólido qualquer e fazer o seu contorno numa folha, obtendo uma figura plana. o EXEMPLO: uma pirâmide de base quadrada.
32 Todo o estudo da GEOMETRIA deve ser feito de forma interdisciplinar. O estudo da GEOMETRIA deverá estabelecer relações com outros conhecimentos matemáticos que lhes serão fundamentais, principalmente, na verificação do tamanho e localização dos objetos. O principal conhecimento matemático para o desenvolvimento do estudo da GEOMETRIA são as medidas, cujas diferentes unidades poderão ser utilizadas com todas as formas geométricas e cuja escrita, poderá ser feita, basicamente, em forma decimal ou fracionária.
33 REFERÊNCIA PRINCIPAL SILVA, Circe Mary Silva da; LOURENÇO, Simone Torres; CÔGO, Ana Maria. O ensino-aprendizagem da matemática e a pedagogia do texto. Brasília: Plano, 2004.
BLOCO: ESPAÇO E FORMA
2ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C1. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL 1. Representação, comparação e ordenação. Representar números racionais
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Geometria do Cotidiano Ciências da Natureza I Matemática Ensino
GEOMETRIA. sólidos geométricos, regiões planas e contornos PRISMAS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS REGIÕES PLANAS CONTORNOS
PRISMAS Os prismas são sólidos geométricos muito utilizados na construção civil e indústria. PRISMAS base Os poliedros representados a seguir são denominados prismas. face lateral base Nesses prismas,
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 MATEMÁTICA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012
Polígonos e mosaicos
A UUL AL A Polígonos e mosaicos A regularidade de formas encontradas na natureza tem chamado a atenção do ser humano há muitos séculos. Ao observar e estudar essas formas, o homem tem aprendido muitas
Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO
Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Tema: Geometria Tópico: Orientação Espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido
Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014
ABEU COLÉGIOS Disciplina: Matemática Série: 1 ano / Fundamental I (Bimestres) 1 Caderno 1 Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 Módulos Primeiras Noções - Comparação de tamanhos - Noções de
MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos
MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos 1 Seja um número real. Considere, num referencial o.n., a reta e o plano definidos, respetivamente, por e Sabe-se
PLANEJAMENTO ANUAL 2014
PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: GEOMETRIA Período: Anual Professor: JOÃO MARTINS Série e segmento: 9º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE vários campos da matemática**r - Reconhecer que razão
UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD Parte 6/5: 14. Perspectivas Prof. Víctor O. Gamarra Rosado
DESENHO TÉCNICO ( AULA 03)
Sólidos Geométricos DESENHO TÉCNICO ( AULA 03) Você já sabe que todos os pontos de uma figura plana localizam-se no mesmo plano. Quando uma figura geométrica tem pontos situados em diferentes planos, temos
Uma abordagem geométrica da cinemática da partícula
Uma abordagem geométrica da cinemática da partícula André da Silva Ramos de Faria MPEF Orientador: Professor Vitorvani Soares Objetivos Objetivos Discussão geométrica dos conceitos físicos relevantes para
Descritores de Matemática Fundamental I
Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos
Módulo 2 Geometrias Plana e Espacial
1. Geometria Plana Módulo 2 Geometrias Plana e Espacial Os conceitos da geometria são muito utilizados na área de logística, principalmente nas medidas das dimensões dos volumes; nos cálculos do espaço
TRABALHANDO AS RELAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO SOFTWARE GEOGEBRA. Palavras-chave: Teorema de Pitágoras; Matemática; Geogebra.
TRABALHANDO AS RELAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO SOFTWARE GEOGEBRA Josislei de Passos Vieira [email protected] Liliane Martinez Antonow [email protected] Instituto Federal de
Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações
Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos Números e Operações 1. Conjunto dos números naturais 2. Conjunto dos números inteiros 1.0. Conceitos 3 1.1. Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar,
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA
Título do Podcast Área Segmento Duração SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Geometria: características de figuras planas presentes em objetos Matemática Ensino Fundamental Programa de Alfabetização
Características das Figuras Geométricas Espaciais
Características das Figuras Geométricas Espaciais Introdução A Geometria espacial (euclidiana) funciona como uma ampliação da Geometria plana e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais,
Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA A arte nasceu da vontade dos seres humanos de representarem o mundo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CATÁLOGO DE ATIVIDADES DE ETNOMÁTICA Natal RN 2013 0 SUMÁRIO 1.
Percursos temáticos de aprendizagem
Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 6ª Série / 7º ano do Ensino Fundamental Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 6ª Série / 7º ano do Ensino Fundamental Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno Questão 1 Das figuras geométricas abaixo, qual delas não apresenta
Percursos temáticos de aprendizagem
Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do
Planificação Anual de Matemática 5º Ano
Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:
Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED - Maio/2015
GEOMETRIA... Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED - Maio/2015 FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS São representações das faces dos sólidos. Essas formas são chamadas de bidimensionais por
ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 DOMÍNIO: NÚMEROS E OPERAÇÕES SUB-DOMÍNIO: NÚMEROS REAIS Números
DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano
DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS CALENDÁRIOS JUDAICO, CRISTÃO E ISLÂMICO O TEMPO E A HISTÓRIA A TRANSIÇÃO: PRÉ-HISTÓRIA PARA HISTÓRIA... Produção do excedente agrícola; Trocas comerciais; Surgimento
P 3 ) Por dois pontos distintos passa uma única reta. P 4 ) Um ponto qualquer de uma reta divide-a em duas semi-retas.
Geometria Espacial Conceitos primitivos São conceitos primitivos ( e, portanto, aceitos sem definição) na Geometria espacial os conceitos de ponto, reta e plano. Habitualmente, usamos a seguinte notação:
Relações métricas no triângulo retângulo, Áreas de figuras planas, Prisma e Cilindro.
Lista de exercícios de geometria Relações métricas no triângulo retângulo, Áreas de figuras planas, Prisma e Cilindro. 1. A figura abaixo representa um prisma reto, de altura 10 cm, e cuja base é o pentágono
Geometria Espacial. Revisão geral
Geometria Espacial Revisão geral Considere o poliedro cujos vértices são os pontos médios das arestas de um cubo. O número de faces triangulares e o número de faces quadradas desse poliedro são, respectivamente:
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / / Professores: Leandro e Renan Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
Agenda A história da Engenharia Engenharia pré-histórica; Surgimento da Engenharia antiga; Origem A palavra Engenharia tem origem no latim (ingeniu), que significa faculdade inventiva/criativa, talento;
Programa de Matemática 2º ano
Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo
PROVA PARA OS ALUNOS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. 4 cm
PROVA PARA OS ALUNOS DE º ANO DO ENSINO MÉDIO 1ª Questão: Um cálice com a forma de um cone contém V cm de uma bebida. Uma cereja de forma esférica com diâmetro de cm é colocada dentro do cálice. Supondo
é um círculo A tampa A face é um retângulo
No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro exemplo: uma lata de óleo tem a forma
3, 2, 1 -Mistério. Série Matemática na Escola
3, 2, 1 -Mistério Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar o Princípio de Cavalieri para figuras planas; 2. Apresentar o Princípio de Cavalieri para sólidos; 3. Apresentar a relação 3:2:1 entre
Oficina de Geometria. Regina Maria Pavanello PCM/UEM SBEM/PR
Oficina de Geometria Regina Maria Pavanello PCM/UEM SBEM/PR 1 A GEOMETRIA As formas convivem com o homem desde os tempos mais remotos da Humanidade e foram utilizadas por ele nas mais diferentes situações:
Aula de Matemática. Semana do período zero Turma 2 28/03/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP
Aula de Matemática Semana do período zero Turma 2 28/03/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP Cursinho TRIU -Matemática Ementa Geometria plana Congruência de figuras
PERÍMETRO E ÁREA. Conceito e etc..
PERÍMETRO E ÁREA Conceito e etc.. História Uma medida para a vida A busca do homem pelo conforto e resolução de seus problemas originados de necessidades sempre existiu e, diante desses, seus intelectos
Matriz de Referência de Matemática da 3ª série do Ensino Médio Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens
Matriz de Referência de Matemática da ª série do Ensino Médio Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens TEMA I ESPAÇO E FORMA Os conceitos geométricos constituem parte importante
Aula 01 Introdução à Geometria Espacial Geometria Espacial
Aula 01 Introdução à 1) Introdução à Geometria Plana Axioma São verdades matemáticas aceitas sem a necessidade de demonstração. 1 1.1) Axioma da Existência Existem infinitos pontos em uma reta (e fora
Figuras geométricas. Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos. Acesse: Nossa aula. Figuras geométricas elementares
A UU L AL A Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram criadas a partir da observação das formas
Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a)
Questão 1 Cada nova pilha tem dois cubinhos a mais em sua base. Assim, como a terceira pilha tem 5 cubinhos em sua base, a quarta pilha tem 5 + 2 = 7 cubinhos e a quinta pilha tem 7 + 2 = 9 cubinhos em
Gabarito Caderno do Aluno Matemática 5 a série/6 o ano Volume 3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 DEFINIR E CLASSIFICAR EXPERIMENTANDO Páginas 4-7 1. Seguem abaixo cinco características que podem ser listadas, com a respectiva correspondência nas figuras. Note que explicitamos
7) (F.C.CHAGAS) Determine a área da região hachurada nos casos:
EXERCÍCIOS - PARTE 1 1) (PUC) Se a área do retângulo é de 32 cm 2 e os triângulos formados são isósceles, então o perímetro do pentágono hachurado, em cm, é: 39 a) b) 10+7 2 c) 10 + 12 2 d) 32 e) 70 2
BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome em ASSINATURA DO ESTUDANTE. Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL
EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA 2005 9.º ANO DE ESCOLARIDADE / 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO A preencher pelo estudante NOME COMPLETO BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome
MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD
MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD Tânia Michel Pereira [email protected] Juliane Sbaraine Pereira Costa [email protected] Rudieri Turchiello
Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula
Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO
ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE MANIQUE DO INTENDENTE Ano Letivo / Nome ; Ano/Turma ; N.º
EDUCAÇÃO VISUAL ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE MANIQUE DO INTENDENTE Ano Letivo / APONTAMENTOS DE GEOMETRIA Nome ; Ano/Turma ; N.º 1 - O PONTO - ao colocares o bico do teu lápis no papel obténs um ponto. O
GEOMETRIA ESPACIAL. Professores: Jotair Kwaitkowski Jr e Maria Regina Lopes
GEOMETRIA ESPACIAL Professores: Jotair Kwaitkowski Jr e Maria Regina Lopes Caros alunos, Esse ebook é um pdf interativo. Para conseguir acessar todos os seus recursos, é recomendada a utilização do programa
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º BIMESTRE MATEMÁTICA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º BIMESTRE MATEMÁTICA Nome: Nº 6º Ano Data: / / Professores: Leandro e Décio Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do
MATEMÁTICA. cos x : cosseno de x log x : logaritmo decimal de x
MATEMÁTICA NESTA PROVA SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS: x : módulo do número x i : unidade imaginária sen x : seno de x cos x : cosseno de x log x : logaritmo
DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB
DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB 5º e 9º. Ano do Ensino Fundamental (continua) e exemplos de competência Nível 0 - abaixo de 125 A Prova Brasil não utilizou itens que avaliam
Propriedade: Num trapézio isósceles os ângulos de uma mesma base são iguais e as diagonais são também iguais.
125 19 QUADRILÁTEROS Propriedades 1) Num quadrilátero qualquer ABCD a soma dos ângulos internos é 1800. 2) Um quadrilátero ABCD é inscritível quando seus vértices pertence a uma mesma circunferência. 3)
A primeira coisa ao ensinar o teorema de Pitágoras é estudar o triângulo retângulo e suas partes. Desta forma:
As atividades propostas nas aulas a seguir visam proporcionar ao aluno condições de compreender de forma prática o teorema de Pitágoras em sua estrutura geométrica, através do uso de quadrados proporcionais
ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES
ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES Nome Nº Turma 3 EJAS Data / / Nota Disciplina Matemática Prof. Elaine e Naísa Valor 30 Instruções: TRABALHO DE
Escalas ESCALAS COTAGEM
Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel
QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES
QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES Instituição de Ensino Bolsistas ID Supervisor Coordenador Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva Vanessa Coimbra Chott Juliana da Cruz de Melo Prof. Dr. Anderson
Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA
4º ano MATEMÁTICA 1º BIMESTRE 1 Números Naturais Números e algarismos O uso dos números Conjunto dos números naturais Sucessor e antecessor Ordem crescente e ordem decrescente Números ordinais Números
RACIOCÍNIO LÓGICO Simplif icado
Sérgio Carvalho Weber Campos RACIOCÍNIO LÓGICO Simplif icado Volume 21 2ª edição Revista, atualizada e ampliada Inclui Gráficos, tabelas e outros elementos visuais para melhor aprendizado Exercícios resolvidos
Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental
Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com
Recomendada com Ressalvas
MATEMÁTICA Coleção Vitória- Régia - Matemática Maria de Lourdes A. da Cruz Beatriz Alpendre da Silva Editora IBEP Recomendada com Ressalvas Por quê? A coleção apresenta os eixos temáticos habitualmente
O USO DE QUADRICULADOS NO ENSINO DE GEOMETRIA
O USO DE QUADRICULADOS NO ENSINO DE GEOMETRIA Mércia de Oliveira Pontes UFRN [email protected] Maria Gilvanise de Oliveira Pontes UECE [email protected] RESUMO Os diversos tipos de malhas podem
diagonal Segmento de reta que liga dois vértices não consecutivos de um polígono.
abscissa Ver coordenadas algarismo Símbolo utilizado para escrever os números. Em nosso sistema de numeração de base 10, existem dez algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 amostra Um conjunto escolhido
PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação
Disciplina: Matemática Trimestre: 1º 1- Função exponencial Propriedades de potenciação Equações exponenciais Função exponencial Condição de existência: Domínio Inequações exponenciais 2 - Logaritmos Definição
Nome do autor E-mail para contato Escola Município / Estado Conteúdo Série Relato
Nome do autor: Valmir Pereira dos Santos E-mail para contato: [email protected] Escola: Colégio Estadual Professor Jaime Rodrigues Município / Estado: Guaira / Paraná Conteúdo: Sólidos Geométricos
ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA
Introdução ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA Denis E. Peixoto NASE Brasil Compreender e explicar as fases da tem sido um dos maiores obstáculos enfrentados pelos professores de ciências tanto do Ensino Fundamental
Carolina Augusta Assumpção Gouveia. Lilian Gomes. Especialista Matemática. Especialista Matemática
Carolina Augusta Assumpção Gouveia Especialista Matemática Lilian Gomes Especialista Matemática Objetivos da Oficina Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicada
Habilidades e níveis do pensamento geométrico de alunos do ensino fundamental sobre quadriláteros
HABILIDADES E NÍVEIS DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE QUADRILÁTEROS 1 Leonardo Silva Diniz 2 Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar que habilidades são
Colégio Santa Dorotéia
Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)
PLANO DE TRABALHO 2 MATEMÁTICA 4º ANO GEOMETRIA. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática
PLANO DE TRABALHO 2 MATEMÁTICA 4º ANO GEOMETRIA Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Maio/2015 1 CONTEÚDOS - Poliedros: prismas e pirâmides. - Corpos Redondos: cone, cilindro
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 7 11 do total de shapes, 2. segunda semana, na terceira semana,
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 7 o ano do Ensino Fundamental Turma 2 o semestre de 2014 Data / / Escola Aluno 16 Questão 01 A empresa
ATIVIDADES NO GEOGEBRA SOBRE DEMONSTRAÇÕES DE ARQUIMEDES E BARROW
ATIVIDADES NO GEOGEBRA SOBRE DEMONSTRAÇÕES DE ARQUIMEDES E BARROW Luiz Antônio Jacyntho (UNEMAT e mestrando da UNICAMP) Luiz Mariano Carvalho (UERJ) Através de um programa de Geometria Dinâmica, Geogebra,
Tecnologias no Ensino de Matemática
Tecnologias no Ensino de Matemática Profa. Andréa Cardoso ROTEIRO DA ATIVIDADE PRÁTICA 2 Data da realização: 10 de março de 2015 Objetivo da atividade: Explorar funcionalidades do GeoGebra. ATIVIDADE 01:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizagem
POLÍGONOS. Definição Polígonos Convexos e não-convexos. Professor: Jarbas
POLÍGONOS Definição Polígonos Convexos e não-convexos Professor: Jarbas Existem dois tipos de linhas: As linhas formadas por CURVAS: As linhas formadas por segmentos de RETAS: Linha Poligonal Linhas Poligonais:
PROVA MATEMÁTICA UFRGS CORREÇÃO DO PROFESSOR ALEXANDRE FAÉ. 8 100% 0,3 x% x = 3,75%. GABARITO: C. Classes D e E 2009 30,8% 2014 17% Taxa var.
PROVA MATEMÁTICA UFRGS CORREÇÃO DO PROFESSOR ALEXANDRE FAÉ 6. ASSUNTO: MATEMÁTICA BÁSICA gotas ml 1 0, 5 5 ml em um minuto ml minutos 5 1 y 4 60 y 700 ml 7, litros 60per 7. ASSUNTO: MATEMÁTICA BÁSICA 60
1.2. Recorrendo a um diagrama em árvore, por exemplo, temos: 1.ª tenda 2.ª tenda P E E
Prova de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico Prova 927 1ª Chamada 1. 1.1. De acordo com enunciado, 50% são portugueses (P) e 50% são espanhóis (E) e italianos (I). Como os Espanhóis existem em maior
HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA
HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA 1.Origem: Parindo da África De acordo com os estudos mais aceitos acredita-se que nosso planeta formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Milhões e
Guia do Professor OA Arquitetura das Escadas
Guia do Professor OA Arquitetura das Escadas Introdução É patente a dificuldade que os alunos, em geral, apresentam no entendimento de Semelhança de Triângulos, Proporcionalidade e Teorema de Tales, até
Suportes de Aprendizagem
I.P.B.- Escola Superior de Educação de Bragança Dezembro 2001 Suportes de Aprendizagem Realizado por: Alexandra Azevedo Margarida Costa Marta Teixeira Verónica Cordeiro N.º8024 N.º5890 N.º7040 N.º8069
TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Teste de Avaliação nº 2 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA Professora: Andréia Bamberg Vieira Disciplina: Matemática AnO7 H Período: Vespertino 1º BIMESTRE NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Naturais: - A sequência dos números
é necessário percorrer pelas seguintes etapas: , sendo ACV e BCA ângulos suplementares; , por ser um ângulo inscrito e portanto ser igual a
Escola Secundária com º CEB de Lousada PM Assunto: Soluções da Mega-ficha de Preparação para o Eame Nacional I _ No cálculo de AV B é necessário percorrer pelas seguintes etapas: AB A- Determinar A C B
Centro Educacional Juscelino Kubitschek
Prezado (a) aluno(a): Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / / ENSINO: ( x ) Fundamental ( ) Médio SÉRIE: 8ª TURMA: TURNO: DISCIPLINA: MATEMEMÁTICA PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA
REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações
REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016 1. Objetivo Reconhecer o trabalho dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, através de premiação daqueles cujas classes se destaquem no aproveitamento
Prova de Aferição de Matemática
PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA U.A.
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao
CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 MATEMÁTICA
CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 ANO: 6º A e B Prof: Zezinho e Admir MATEMÁTICA PROGRAMA II DATA DA PROVA: 09 / 08 / 2016 HORÁRIO: 14h GRUPO 2 - ORIGEM E EVOLUÇÃO CAPÍTULO
Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta [email protected]
Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta [email protected] Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade
No Edital nº 06/2014-Reitoria/IFRN, na alínea d do item 6.1, onde
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE RETIFICAÇÃO Nº 03 DO EDITAL Nº 06/2014-REITORIA/IFRN CONCURSO PÚBLICO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO se lê: No Edital nº 06/2014-Reitoria/IFRN,
Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de forma a que dois países vizinhos não partilhem a mesma cor?
MAPA DAS QUATRO CORES Um dos mais famosos problemas em Matemática, relacionado com gráfico e regiões, é o problema do mapa das quatro cores. Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de
Canguru Matemático sem Fronteiras 2014
http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do 12. ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões
MATEMÁTICA GINASIAL DE EUCLIDES ROXO
MATEMÁTICA GINASIAL DE EUCLIDES ROXO Heloisa Hernandez de Fontes Salvador Universidade Severino sombra [email protected] Resumo: No presente artigo, buscamos analisar o livro Matemática Ginasial 1ª série,
CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS POR DISSECÇÃO E RECOMPOSIÇÃO
CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS POR DISSECÇÃO E RECOMPOSIÇÃO Cybelle Passos Bezerra Lara Universidade Federal Fluminense (UFF) [email protected] Resumo: O presente texto é um relato de atividades
