Suportes de Aprendizagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Suportes de Aprendizagem"

Transcrição

1 I.P.B.- Escola Superior de Educação de Bragança Dezembro 2001 Suportes de Aprendizagem Realizado por: Alexandra Azevedo Margarida Costa Marta Teixeira Verónica Cordeiro N.º8024 N.º5890 N.º7040 N.º8069 Curso: Professores do Ensino Básico Variante Matemática e Ciências da Natureza 3.º Ano Docente: Doutor Carlos Morais

2 Mosaico Através da junção de figuras geométricas forma-se um quadrado.

3 Geoplanos Para trabalhar com este material utilizam-se elásticos coloridos que se colocam entre os pregos. Podem representar-se no geoplano figuras geométricas. A partir daqui pode-se estudar as suas formas, áreas e perímetros Serve para dar a noção de simetria.

4 Blocos Lógicos Dar a noção de figuras geométricas, tais como: quadrado,. rectângulo, triângulo, circulo. Dar a noção de forma; Dar a noção de espessura.

5 Figuras de Esponja Dar a noção de cor. Dar a noção de tamanho. Dar a noção de figuras geométricas.

6 Figuras Plásticas Dar a noção de forma. Dar a noção de figuras geométricas, tais como: Quadrado; Rectângulo; Triângulo (isósceles, escaleno e equilátero) Circulo e semi-circulo.

7 Figuras Coloridas Dar a noção de figuras geométricas, tais como: Quadrado; Triângulo; Circulo; Semi-circulo.

8 Figuras para Retroprojector Como o próprio nome indica, estas figuras são usadas para serem colocadas no retroprojector, para melhor visualização das figuras. Assim, este material pode utilizar-se para: dar a noção de figuras geométricas; dar a noção de figuras côncavas e convexas;

9 Círculos Dar a noção de circulo; Dar a noção de cor; Dar a noção de tamanho.

10 Multitorres Dar noção de cor; Dar a noção de forma; Dar a noção de grandeza.

11 Sólidos para Encher Dar a noção de sólidos geométricos, assim como todas as características dos sólidos tais como: noção de vértice; noção de aresta; noção de face.

12 Seriação - copos Dar a noção crescente e decrescente. Dar o noção de cor. Dar a noção de maior e menor. Dar a noção de quantidade.

13 Rectângulos, Quadrados, Triângulos (cartolina) Dar a noção de quadrado, triângulo e rectângulo. Serve também para os alunos fazerem descobertas, tais como: juntando dois triângulos formam um quadrado, juntando dois quadrados formam um rectângulo.

14 Balança de Líquidos Dar a noção de quantidade. Dar a noção de volume.

15 Balança Aritmética

16 Balança de Pratos Dar a noção de peso. Mas este tipo de balança da para pesar qualquer material, com a excepção dos líquidos, pois para estes à uma balança específica.

17 Relógio (Amarelo) Dar as horas. Dar a noção de tempo.

18 Relógio (Preto) Dar as horas. Ensinar as diferentes formas de representar os números no relógio. Dar a noção de tempo.

19 Relógio Solaris Dar as horas. Dar as diferentes maneiras como podem estar representadas as horas. Dar a numeração romana.

20 Maquina Registadora Colocar o aluno em contacto com operações simples (adição, divisão multiplicação e subtracção), através de situações reais do dia a dia. Colocar o aluno em contacto com o dinheiro.

21 Ovos de Matemática Entreter os alunos enquanto o professor esta ocupado com outros alunos. Noção de cor. Serve para desenvolver na criança a capacidade de raciocinar. Noção de número Desenvolver o gosto estético

22 Quatuor Utilização Os alunos começarem a adquirir a noção de classificar, segundo a cor e o tamanho; Dar a noção de crescente e decrescente; Serve para realizar algoritmos jogando com a cor e com o tamanho.

23 Seriação - ursos Dar a noção de cor; Serve para os alunos aprenderem a contar; Pode utilizar-se na realização de contas com algarismos pequenos. Dar a noção de maior e menor.

24 Números Coloridos Dar a noção de número. Dar a noção de crescente e decrescente.

25 Peças Multibásicas (base 10) Dar a noção de unidade, dezena, centena e milhar. Dar a noção de adição e subtracção. Dar a decomposição de números.

26 Peças Multibásicas (base 2) Dar a noção de adição e subtracção. Dar a decomposição de números.

27 Peças Multibásicas (base 3) Dar a noção de adição e subtracção. Dar a decomposição de números.

28 Peças Multibásicas (base 4) Dar a noção de adição e subtracção. Dar a decomposição de números.

29 Peças Multibásicas (base 5) Dar a noção de adição e subtracção. Dar a decomposição de números.

30 Cubo Multibásico Dar a noção do sólido geométricocubo. Identificar os constituintes do cubo, tais como: Faces; Arestas; Vértices.

31 Ábaco Dar a noção de maior e menor. Fazer operações como a adição e a subtracção. Serve para fazer as representações de números em unidades, dezenas, centenas e milhares ou seja, serve para representar a classe das unidades e dos milhares.

32 Ábaco com 10 Ordens Representar números até à classe dos milhões. Serve para dar a noção de decomposição de um número. Serve para dar a noção de unidade, dezena, centena, milhar e milhões.

33 Ábaco Chinês A parte superior representa o seu, tem duas contas de valor cinco. A parte inferior representa a Terra e contém cinco contas de valor um.

34 Ábaco Multibásico Representar números até à classe dos milhões. Serve para dar a noção de decomposição de um número. Serve para dar a noção de unidade, dezena, centena, milhar...

35 Ábaco com 5 Ordens Soltas Ensinar a operação adição; Ensinar a operação subtracção; Decompor números, associando a quantidade de rodelas ao número que lhe corresponde.

36 Barras Cuisenaire Utilização Dar a noção de cor. Dar a noção de tamanho/ comprimentos. Serve para introduzir a noção dos sinais maior, menor e igual. Serve para dar uma aula de iniciação sobre a adição. Serve para estabelecer relações de ordem(primeira, segunda,terceira...décima). Serve para a noção de composição e decomposição de valores.

37 Dominó de Encaixe Dar a noção de número (levando a criança a fazer uma associação entre o número e as bolinhas que lhe correspondem).

38 Dominó Fracções Equivalentes Dar a noção de fracção;

39 Caixas - Fracção Dar a noção de fracção. Serve também para mostrar ao aluno que a unidade pode estar dividida em muitas partes.

40 Pinos e Bases Dar a noção de cor. Ajudar os alunos na construção de figuras, utilizando o material disponível. Com este material os alunos podem construir várias figuras geométricas, e, a partir daqui o professor pode começar a ensinar a noção de figuras geométricas (quadrado, triângulo, rectângulo).

41 Pinos Dar a noção de cor. Ajudar os alunos a contar. Ajudar os alunos na realização das operações.

42 Rodelas Dar a noção de cor. Ajudar os alunos a contar. Ajudar os alunos na realização das operações.

43 Rodelas Dar a noção de cor. Ensinar os alunos a contar. Ajudar os alunos nas operações.

44 Barrinhas Coloridas Dar a noção de cor. Serve também para os alunos aprenderem a contar. Pode ser utilizado pelas crianças quando estão a fazer uma determinada operação, ajudandolhes a encontrar o resultado.

45 Palitos e paus de Gelado Ajudar os alunos a contar. Ajudar os alunos na realização das operações.

46 Jogo Contagem e Cor Dar a noção de cor. Ensinar a contar.

47 Jogo Mini Maths Skittles Efectuar as diferentes operações: Adição; Subtracção; Multiplicação ; Divisão.

48 Jogo 99 Efectuar as diferentes operações: Adição; Subtracção; Multiplicação ; Divisão.

49 Jogo Cúbico Efectuar a operação adição. Efectuar a operação subtracção. O objectivo deste jogo consiste em encontrar equações com respostas (soluções) correctas, de cima para baixo e da esquerda para a direita.

50 Jogo Pickin Serve para efectuar adições e subtracções simples. Facilita a aprendizagem em crianças que têm dificuldade em memorizar e assimilar.

51 Tapete da Multiplicação Efectuar a operação multiplicação.

52 12 Dados com Números Negativos

53 Probabilidade

54 Instrumentos Estes materiais servem para o professor fazer demonstrações no quadro, para que todos os alunos possam observar o que esta a ser dado.

55 Plástico - Creme Dar a noção de sólidos geométricos, assim como todas as suas características: faces, arestas e vértices.

56 Cristalização Dar a noção de simetria; Identificar as simetrias nos diferentes tipos de sólidos geométricos.

57 Madeira de Cor Dar a noção de sólidos geométricos assim como todas as suas características: faces, arestas e vértices. Dar a noção de concavidade e convexidade.

58 Madeira Dar a noção de sólidos geométricos assim como todas as suas características: faces, arestas vértices.

59 Kit Cubos Dar a noção de quadrado; Dar a noção de triângulo; Dar a noção de cubo; Dar a noção de simetria; Composição de cores.

60 Jogo Tridijoc Dar a noção de sólidos geométricos; Servem para formar diferentes figuras, utilizando sólidos geométricos.

61 Jogo Geovolume Dar a noção de espaço; Permite a aproximação das transformações geométricas : deslizamento, simetria, rotação, ampliação e redução.

62 Pirâmide com Planificação Dar a noção de pirâmide com base quadrangular; Ensinar a construir uma pirâmide com base quadrangular.

63 Cartão e Elástico Construir sólidos geométricos; Explorar a constituição dos sólidos.

64 Poliedros - Zometool Construir sólidos geométricos; Explorar a constituição dos sólidos

65 Polydron Construir sólidos geométricos; Explorar a constituição dos sólidos

66 Polydron - Quadrados Dar a constituição do cubo.

67 Polydron - Pentágonos Dar a noção de pentágono.

68 3 Recipientes para Volume Dar a noção de volume. Relacionar a forma com a quantidade de líquido.

69 Encaixes - elos Dar a associação de cor Dar a noção de número Dar a noção de comprimento

70 Jogo - Logitab Ordenar e classificar segundo uma determinada ordem.

71 Dominó de Imagens Associar duas imagens correspondentes.

72 Picasco Dar a noção de cor. Dar a noção de forma. Dar a noção de tamanho. Serve também para a criança desenvolver o raciocínio.

73 Loto amigos coloridos Associar imagens através de cores;

74 Enfiamentos Dar a noção de cor. Dar a noção de forma.

75 Jogo de Enfiamentos Dar a noção de cor. Dar a noção de forma. Dar a noção de número

76 Jogo cinco em linha

77 Caixa de Jogos

78 TI - 83 Facilita a criação de uma melhor relação dos alunos com a matemática. Ajuda na compreensão de determinados conceitos matemáticos. Estimula o desenvolvimento de resolução de problemas, sem produzir efeitos perversos nas capacidades básicas de cálculo dos alunos. São materiais com muitas potencialidades para promover uma melhor aprendizagem da matemática.

79 Little Professor Facilita a criação de uma melhor relação dos alunos com a matemática. Ajuda na compreensão de determinados conceitos matemáticos.

80 Math Explorer Facilita a criação de uma melhor relação dos alunos com a matemática. Ajuda na compreensão de determinados conceitos matemáticos. Estimula o desenvolvimento de resolução de problemas, sem produzir efeitos perversos nas capacidades básicas de cálculo dos alunos. São materiais com muitas potencialidades para promover uma melhor aprendizagem da matemática.

81 Computador Permite a construção de pequenos programas para resolver determinados problemas matemáticos. Através da sua manipulação, os alunos melhoravam a sua relação com a disciplina de matemática. Assim, criam uma maior predisposição para a aprendizagem dentro da sala de aula.

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

BLOCO: ESPAÇO E FORMA

BLOCO: ESPAÇO E FORMA 2ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C1. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

Percursos temáticos de aprendizagem

Percursos temáticos de aprendizagem Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do

Leia mais

Percursos temáticos de aprendizagem

Percursos temáticos de aprendizagem Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do

Leia mais

Matemática I. / Página 1 27.02.2014. Venda exclusiva a instituições de ensino e de carácter social

Matemática I.   /  Página 1 27.02.2014. Venda exclusiva a instituições de ensino e de carácter social Página 1 2209.02.1369 ABACO - 50 PEÇAS DE ENFIAMENTO 2209.02.4011 ABACO DEZENAS PEQUENO Ábaco de dezenas horizontal. Todo estruturado em madeira. 6 Hastes. Cada com 10 peças em madeira. Dimensões: 15 cm

Leia mais

Descritores de Matemática Fundamental I

Descritores de Matemática Fundamental I Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 3º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Matemática Turmas: 3º ano Professores: todos os docentes do 3º

Leia mais

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Número natural; Números e medidas; Contando de 10 em 10; Cem unidades ou uma centena; Centenas, dezenas e unidades; Antecessor e sucessor de um número natural; Comparando números naturais; Identificar

Leia mais

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Tema: Geometria Tópico: Orientação Espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL 1. Representação, comparação e ordenação. Representar números racionais

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 MATEMÁTICA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 ABEU COLÉGIOS Disciplina: Matemática Série: 1 ano / Fundamental I (Bimestres) 1 Caderno 1 Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 Módulos Primeiras Noções - Comparação de tamanhos - Noções de

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND) Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Os números naturais Sistema de Numeração Decimal (SND). Unidades e dezenas. Unidades,

Leia mais

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael 1ª UNIDADE II ) Compreensão de fenômenos Contagem 1. Números pra quê? 2. Sistemas de numeração 3. O conjunto dos números naturais

Leia mais

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

ESCOLA E.B.2,3/S. DR. ISIDORO DE SOUSA VIANA DO ALENTEJO MATEMÁTICA 5º ANO

ESCOLA E.B.2,3/S. DR. ISIDORO DE SOUSA VIANA DO ALENTEJO MATEMÁTICA 5º ANO ESCOLA E.B.2,3/S. DR. ISIDORO DE SOUSA VIANA DO ALENTEJO MATEMÁTICA 5º ANO ANO LECTIVO 2007/2008 1 Competências Essenciais Matemática A matemática constitui um património cultural da humanidade e um modo

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos Escola E.B. 2.3 Pedro Santarém Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividas Recursos Avaliação Preparar e organizar o trabalho a realizar com os alunos Distinguir número inteiro número fraccionário. Reconhecer

Leia mais

Resumos para a Prova de Aferição. Matemática

Resumos para a Prova de Aferição. Matemática Resumos para a Prova de Aferição de Matemática Números e operações 1.Leitura e escrita de números inteiros 1.1. Conjunto de números naturais Os números 1,, 3, 4, são números naturais. O conjunto dos números

Leia mais

CATALOGAÇÃO DOS MATERIAIS DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM): Código/Numeração OBJETO. Quantidade Composiçã o/material

CATALOGAÇÃO DOS MATERIAIS DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM): Código/Numeração OBJETO. Quantidade Composiçã o/material CATALOGAÇÃO DOS MATERIAIS DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM): Código/Numeração NOME DO OBJETO Quantidade Composiçã o/material ORIGEM BLOCOS PCN CONTEUDO A SER ESTUDADO IND001.01- IND001.41 Ábaco

Leia mais

Conteúdos da prova de bolsa 2016

Conteúdos da prova de bolsa 2016 Conteúdos da prova de bolsa 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2016 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

O SOROBAN COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

O SOROBAN COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS O SOROBAN COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Resumo Alexandre Gonçalves de Lima¹ Amauri Soares da Silva Filho² Este trabalho aborda características do Soroban, e suas funções,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 MATEMÁTICA- 3º ANO. Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos gerais Descritores de desempenho Números e Operações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 MATEMÁTICA- 3º ANO. Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos gerais Descritores de desempenho Números e Operações PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 MATEMÁTICA- 3º ANO Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos gerais Descritores de desempenho Números e Operações Conhecer os números Números naturais ordinais 1.Utilizar

Leia mais

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos Números e Operações 1. Conjunto dos números naturais 2. Conjunto dos números inteiros 1.0. Conceitos 3 1.1. Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar,

Leia mais

8º Ano Planificação Matemática 14/15

8º Ano Planificação Matemática 14/15 8º Ano Planificação Matemática 14/15 Escola Básica Integrada de Fragoso 8º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Geometria e medida Dízimas finitas e infinitas periódicas

Leia mais

Gabarito Caderno do Aluno Matemática 5 a série/6 o ano Volume 3

Gabarito Caderno do Aluno Matemática 5 a série/6 o ano Volume 3 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 DEFINIR E CLASSIFICAR EXPERIMENTANDO Páginas 4-7 1. Seguem abaixo cinco características que podem ser listadas, com a respectiva correspondência nas figuras. Note que explicitamos

Leia mais

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos SUMÁRIO 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade Reconhecimento de número primo Decomposição em fatores primos Aplicação Potência Expressão numérica 2. CONJUNTOS Introdução Representação de um

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA Professora: Andréia Bamberg Vieira Disciplina: Matemática AnO7 H Período: Vespertino 1º BIMESTRE NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Naturais: - A sequência dos números

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO. Ficha Informativa/Formativa. Poliedros, Duais e Relação de Euler

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO. Ficha Informativa/Formativa. Poliedros, Duais e Relação de Euler ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Ficha Informativa/Formativa MATEMÁTICA - A 10º Ano 2011/2012 Poliedros, Duais e Relação de Euler Poliedro - Um Poliedro é um sólido geométrico limitado por faces que

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 64. Sistemas de numeração... 10

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 64. Sistemas de numeração... 10 Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1 Sistemas de numeração... 1 Sistema de numeração romano... 11 Sistema de numeração decimal... 14 Números e possibilidades... 1 Outras informações com números...

Leia mais

Versão 2. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 2. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão 2 Teste Intermédio Matemática Versão 2 Duração do Teste: 90 minutos 07.02.2011 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro Identifica claramente,

Leia mais

Recomendada com Ressalvas

Recomendada com Ressalvas MATEMÁTICA Coleção Vitória- Régia - Matemática Maria de Lourdes A. da Cruz Beatriz Alpendre da Silva Editora IBEP Recomendada com Ressalvas Por quê? A coleção apresenta os eixos temáticos habitualmente

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

Nome do autor E-mail para contato Escola Município / Estado Conteúdo Série Relato

Nome do autor E-mail para contato Escola Município / Estado Conteúdo Série Relato Nome do autor: Valmir Pereira dos Santos E-mail para contato: valmirefabio@hotmail.com Escola: Colégio Estadual Professor Jaime Rodrigues Município / Estado: Guaira / Paraná Conteúdo: Sólidos Geométricos

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica. Geometria Analítica 15/08/2012. Objetivos gerais da disciplina. Prof. Luiz Antonio do Nascimento

Geometria Analítica. Geometria Analítica. Geometria Analítica 15/08/2012. Objetivos gerais da disciplina. Prof. Luiz Antonio do Nascimento Prof. Luiz Antonio do Nascimento Objetivos gerais da disciplina Desenvolver a capacidade lógica para resolução de problemas, e de tomada de decisões. Fornecer as noções básicas de Geometria Analítica.

Leia mais

BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome em ASSINATURA DO ESTUDANTE. Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL

BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome em ASSINATURA DO ESTUDANTE. Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA 2005 9.º ANO DE ESCOLARIDADE / 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO A preencher pelo estudante NOME COMPLETO BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome

Leia mais

Prova de Aferição de Matemática

Prova de Aferição de Matemática PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO A PREENCHER PELO ALUNO Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA U.A. Número convencional do Agrupamento

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA

Leia mais

Os jogos online como ferramentas na resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais

Os jogos online como ferramentas na resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais Os jogos online como ferramentas na resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais Neiva Althaus 1, Maria Madalena Dullius 2, Nélia Maria Pontes Amado 3 1 Mestranda em Ensino de Ciências Exatas

Leia mais

Escola Superior de Educação de Coimbra GEOMETRIA NO PLANO

Escola Superior de Educação de Coimbra GEOMETRIA NO PLANO GEOMETRIA NO PLANO I Poliminós Um poliminó é uma figura geométrica plana formada por quadrados iguais, ligados entre si de modo que pelo menos um lado de cada quadrado coincida com um lado de outro quadrado.

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 5º Ano

Planificação Anual de Matemática 5º Ano Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 DOMÍNIO: NÚMEROS E OPERAÇÕES SUB-DOMÍNIO: NÚMEROS REAIS Números

Leia mais

Professores do Ensino Básico - Variante de Educação Física. Disciplina: Matemática Data: Ficha de trabalho: 3

Professores do Ensino Básico - Variante de Educação Física. Disciplina: Matemática Data: Ficha de trabalho: 3 Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação Professores do Ensino Básico - Variante de Educação Física Disciplina: Data: Ficha de trabalho: 3 Conteúdos: números, modelos para a numeração

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 2010

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 2010 Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o 1º Teste

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / / Professores: Leandro e Renan Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P1 DO 1º BIMESTRE 1ºANO 23/03 Português 24/03 Matemática 25/03 História / Inglês 26/03 Geografia 27/03 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P1 DO 1º BIMESTRE 1ºANO 23/03 Português 24/03 Matemática 25/03 História / Inglês 26/03 Geografia 27/03 Ciências 1ºANO 23/03 Português 24/03 Matemática 25/03 História / Inglês 26/03 Geografia 27/03 Ciências Vogais minúsculas e maiúsculas / Encontros vocálicos / Alfabeto minúsculo / Interpretação de texto / Família

Leia mais

Matemática A. Outubro de 2009

Matemática A. Outubro de 2009 Matemática A Outubro de 2009 Matemática A Itens 10.º Ano de Escolaridade No Teste intermédio, que se irá realizar no dia 29 de Janeiro de 2010, os itens de grau de dificuldade mais elevado poderão ser

Leia mais

Vitor Amadeu Souza. Material Concreto na Matemática

Vitor Amadeu Souza. Material Concreto na Matemática Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Material Concreto na Matemática 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Tangram...3 3. Ábaco...4 4. Soroban...5 5. Blocos Padrão...6 6. Material Dourado...8 7. Disco Fração...9

Leia mais

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB 5º e 9º. Ano do Ensino Fundamental (continua) e exemplos de competência Nível 0 - abaixo de 125 A Prova Brasil não utilizou itens que avaliam

Leia mais

MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD

MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD Tânia Michel Pereira tmichel@gmail.com Juliane Sbaraine Pereira Costa juliane.sbaraine@gmail.com Rudieri Turchiello

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA Objetivos Conteúdos Habilidades Reconhecer números inteiros, e as diferentes formas de representá-los e relacioná-los, apropriando-se deles. Números inteiros:

Leia mais

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016 1. Objetivo Reconhecer o trabalho dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, através de premiação daqueles cujas classes se destaquem no aproveitamento

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS MATEMÁTICA

EIXOS TEMÁTICOS MATEMÁTICA EIXOS TEMÁTICOS MATEMÁTICA 1º ANO Conteúdos Números Naturais Eixos temáticos Números e operações Expectativas de aprendizagem Construir a noção de número, por meio de contagem de quantidade de objetos

Leia mais

MATEMÁTICA. cos x : cosseno de x log x : logaritmo decimal de x

MATEMÁTICA. cos x : cosseno de x log x : logaritmo decimal de x MATEMÁTICA NESTA PROVA SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS: x : módulo do número x i : unidade imaginária sen x : seno de x cos x : cosseno de x log x : logaritmo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Escola Básica Tecnopolis

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Escola Básica Tecnopolis Teorema de Pitágoras- Unidade 2 1.ºP Tema Calendarização Domínio N.º de aulas de 45 minutos Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Escola Básica Tecnopolis Planificação Curricular a Longo Prazo Matemática

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO Simplif icado

RACIOCÍNIO LÓGICO Simplif icado Sérgio Carvalho Weber Campos RACIOCÍNIO LÓGICO Simplif icado Volume 21 2ª edição Revista, atualizada e ampliada Inclui Gráficos, tabelas e outros elementos visuais para melhor aprendizado Exercícios resolvidos

Leia mais

Caderno 2: 60 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora)

Caderno 2: 60 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova 62/1.ª Fase/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação Assinatura do Aluno CC

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CATÁLOGO DE ATIVIDADES DE ETNOMÁTICA Natal RN 2013 0 SUMÁRIO 1.

Leia mais

MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos

MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos 1 Seja um número real. Considere, num referencial o.n., a reta e o plano definidos, respetivamente, por e Sabe-se

Leia mais

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica PPGECE Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica Contextualização Maria Madalena Dullius Adriana Belmonte Bergmann Fernanda

Leia mais

XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática. GABARITO Segunda Fase

XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática. GABARITO Segunda Fase XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase Soluções Nível 1 Segunda Fase Parte A CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 5 pontos para cada resposta correta e a pontuação

Leia mais

Ficha de Trabalho de Matemática do7º ano - nº Data / / 2011 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e

Ficha de Trabalho de Matemática do7º ano - nº Data / / 2011 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do7º ano - nº Data / / 0 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o º Teste de Avaliação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º 1- Função exponencial Propriedades de potenciação Equações exponenciais Função exponencial Condição de existência: Domínio Inequações exponenciais 2 - Logaritmos Definição

Leia mais

Escalas ESCALAS COTAGEM

Escalas ESCALAS COTAGEM Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel

Leia mais

Os elementos de um poliedro são as faces, os vértices e as arestas. As faces de um poliedro são polígonos.

Os elementos de um poliedro são as faces, os vértices e as arestas. As faces de um poliedro são polígonos. Ficha formativa para o 10.º ano - Poliedros Poliedros são sólidos geométricos cujas faces são superfícies planas. Os elementos de um poliedro são as faces, os vértices e as arestas. As faces de um poliedro

Leia mais

GRANDEZAS E MEDIDAS. Compara os teus resultados com os dos teus colegas. O que aconteceu? Como explicas?

GRANDEZAS E MEDIDAS. Compara os teus resultados com os dos teus colegas. O que aconteceu? Como explicas? GRANDEZAS E MEDIDAS 1. Preenche a tabela: unidade largura da sala largura do quadro largura da tua mesa o teu caderno de medida estimativa medida estimativa medida estimativa medida estimativa medida passo

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº 24

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº 24 Escola Secundária com º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº Assunto: Objectivos para o teste de de Março/ Ficha de preparação para o teste Lições nº e Data / 0/ 00 Conteúdos para

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

é necessário percorrer pelas seguintes etapas: , sendo ACV e BCA ângulos suplementares; , por ser um ângulo inscrito e portanto ser igual a

é necessário percorrer pelas seguintes etapas: , sendo ACV e BCA ângulos suplementares; , por ser um ângulo inscrito e portanto ser igual a Escola Secundária com º CEB de Lousada PM Assunto: Soluções da Mega-ficha de Preparação para o Eame Nacional I _ No cálculo de AV B é necessário percorrer pelas seguintes etapas: AB A- Determinar A C B

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO ANUAL Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 11º ANO Ano Letivo 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO

Leia mais

Prova Final de Matemática

Prova Final de Matemática Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 19/2012, de 5 de julho Prova 62/1.ª Fase Critérios de Classificação 10 Páginas 2015 Prova 62/1.ª F. CC Página 1/ 10 CRITÉRIOS GERAIS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB CURRÍCULO - Matemática 4.º Ano - 2012/2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB CURRÍCULO - Matemática 4.º Ano - 2012/2013 ANUAL 164 dias letivos Números e Operações NO4 Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Operações com números naturais Adição Subtracção Multiplicação Divisão Regularidades Sequências

Leia mais

Margareth Costa Zaponi

Margareth Costa Zaponi Governador do Estado de Pernambuco Eduardo Henrique Accioly Campos Secretário de Educação do Estado Danilo Jorge de Barros Cabral Chefe de Gabinete Nilton da Mota Silveira Filho Secretária Executiva de

Leia mais

PLANO DE AULA I. Escrito por Eliani Pereira de Souza Nascimento. Supervisionado por Rosana Silva Bonfim

PLANO DE AULA I. Escrito por Eliani Pereira de Souza Nascimento. Supervisionado por Rosana Silva Bonfim PLANO DE AULA I Escrito por Eliani Pereira de Souza Nascimento Funções no Geogebra 1 º Série do Ensino Médio (Matemática) Compreender a construção do gráfico de funções de 1o - grau, sabendo caracterizar

Leia mais

Ficha de Trabalho nº11

Ficha de Trabalho nº11 Ano lectivo 011/01 Matemática A 11º Ano / Curso de Ciências e Tecnologias Tema: Geometria Ficha de Trabalho nº11 Geometria no Espaço 1. Observa a figura onde está representado um cone recto cuja base pertence

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 MATEMÁTICA

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 MATEMÁTICA CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 ANO: 6º A e B Prof: Zezinho e Admir MATEMÁTICA PROGRAMA II DATA DA PROVA: 09 / 08 / 2016 HORÁRIO: 14h GRUPO 2 - ORIGEM E EVOLUÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Trimestre:

Leia mais

Polígonos e mosaicos

Polígonos e mosaicos A UUL AL A Polígonos e mosaicos A regularidade de formas encontradas na natureza tem chamado a atenção do ser humano há muitos séculos. Ao observar e estudar essas formas, o homem tem aprendido muitas

Leia mais

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA 4º ano MATEMÁTICA 1º BIMESTRE 1 Números Naturais Números e algarismos O uso dos números Conjunto dos números naturais Sucessor e antecessor Ordem crescente e ordem decrescente Números ordinais Números

Leia mais

Programa de Formação Contínua em Matemática. Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança. Enquadramento (21-10-2008)

Programa de Formação Contínua em Matemática. Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança. Enquadramento (21-10-2008) Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Formação Contínua de Professores Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico 2008/2009

Leia mais

1. Números. MatemáticaI Gestão ESTG/IPB Departamento de Matemática. Números inteiros. Nota: No Brasil costuma usar-se: bilhão para o número

1. Números. MatemáticaI Gestão ESTG/IPB Departamento de Matemática. Números inteiros. Nota: No Brasil costuma usar-se: bilhão para o número MatemáticaI Gestão ESTG/IPB Departamento de Matemática 1. Números Números inteiros 0 10 1 1 10 10 2 10 100 3 10 1000 6 10 1000000 10 10 12 18 Uma unidade (um) Uma dezena (dez) Uma centena (cem) Um milhar

Leia mais

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP MATRIZ CURRICULAR MATEMÁTICA CICLO DA ALFABETIZAÇÃO 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP MATRIZ CURRICULAR MATEMÁTICA CICLO DA ALFABETIZAÇÃO 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMA DE NERVENÇÃO PEDAGÓGCA - PP MARZ CURRCULAR MAEMÁCA CCLO DA ALFABEZAÇÃO 1º, 2º E 3º S DO ENSNO FUNDAMENAL EXOS CAPACDADES DEALHAMENO/ORENAÇÃO CONEÚDOS 1. ESPAÇO E FORMA 1.1- Descrever, interpretar,

Leia mais

Aula de Matemática. Semana do período zero Turma 2 28/03/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP

Aula de Matemática. Semana do período zero Turma 2 28/03/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP Aula de Matemática Semana do período zero Turma 2 28/03/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP Cursinho TRIU -Matemática Ementa Geometria plana Congruência de figuras

Leia mais

CURRICULO DE MATEMÁTICA

CURRICULO DE MATEMÁTICA CURRICULO DE MATEMÁTICA Esta grade curricular é baseada nos objetivos do sistema UNOi, nas habilidades da matriz ENEM e nas diretrizes do SARESP. 1 MATEMÁTICA 6ºANO 6ºano MOD. CONTEÚDO OBJETIVO HABILIDADES

Leia mais

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve:

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve: Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para a ficha de avaliação de Matemática Lições nº,, Apresentação dos Conteúdos e Objectivos

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO DE MATEMÁTICA 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números racionais

Leia mais

Conselho de Docentes do 2.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016 1º Período

Conselho de Docentes do 2.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016 1º Período Conselho de Docentes do 2.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016 1º Período Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação - Identificar a «direção» de

Leia mais

PROJETO PILOTO O uso do Material Dourado como ferramenta para compreender o Sistema de Numeração Decimal-posicional.

PROJETO PILOTO O uso do Material Dourado como ferramenta para compreender o Sistema de Numeração Decimal-posicional. ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DO RÊGO CAVALCANTI PROJETO PILOTO O uso do Material Dourado como ferramenta para compreender o Sistema de Numeração Decimal-posicional. Ipojuca/2012 O uso do Material Dourado como

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada (A) 72 (B) 36 (C) 24 (D) 18 (A) -10 (B) 5 (C) 20 (D) 15. =, então - 2 é imagem do objecto: (A) 4 (B) 1 (C) 4

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada (A) 72 (B) 36 (C) 24 (D) 18 (A) -10 (B) 5 (C) 20 (D) 15. =, então - 2 é imagem do objecto: (A) 4 (B) 1 (C) 4 Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data: / 0 / 0 Assunto: Preparação para o teste intermédio I Lições nº, n. O termo geral de uma sequência numérica é.

Leia mais

Planificação do 2º Período

Planificação do 2º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 2º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 0 Ano

Leia mais

Aula de Matemática. Turma 1 28/03/13 e 05/04/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP

Aula de Matemática. Turma 1 28/03/13 e 05/04/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP Aula de Matemática Turma 1 28/03/13 e 05/04/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP Cursinho TRIU -Matemática Ementa do curso CURSINHO TRIU Conteúdo de Matemática (

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática da 3ª série do Ensino Médio Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens

Matriz de Referência de Matemática da 3ª série do Ensino Médio Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens Matriz de Referência de Matemática da ª série do Ensino Médio Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens TEMA I ESPAÇO E FORMA Os conceitos geométricos constituem parte importante

Leia mais

Prova de Aferição de Matemática

Prova de Aferição de Matemática PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA U.A.

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Podcast Área Segmento Duração SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Geometria: características de figuras planas presentes em objetos Matemática Ensino Fundamental Programa de Alfabetização

Leia mais

Módulo 2 Geometrias Plana e Espacial

Módulo 2 Geometrias Plana e Espacial 1. Geometria Plana Módulo 2 Geometrias Plana e Espacial Os conceitos da geometria são muito utilizados na área de logística, principalmente nas medidas das dimensões dos volumes; nos cálculos do espaço

Leia mais

Atitudes: Manifestação de uma atitude positiva ante a resolução de problemas que implicam a utilização de números inteiros.

Atitudes: Manifestação de uma atitude positiva ante a resolução de problemas que implicam a utilização de números inteiros. Unidade 2. Os números inteiros. Enquadramento curricular em Espanha: Objetos de aprendizagem: Introdução aos números inteiros. Expressar situações da vida quotidiana nas que se utilizem os números inteiros.

Leia mais

JOGOS COM FOTOGRAFIAS FOTO NOME DESCRIÇÃO

JOGOS COM FOTOGRAFIAS FOTO NOME DESCRIÇÃO MATERIAL DE INTERVENÇÃO JOGOS COM FOTOGRAFIAS FOTO NOME DESCRIÇÃO Fotografias de Sequências Um conjunto de cartões fotográficos que representam atividades de forma sequencial ajudando a desenvolver a perceção

Leia mais