AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade"

Transcrição

1 1 AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade Ernesto F. L. Amaral 31 de agosto de 2010 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro: LTC. Capítulo 5 (pp ).

2 ESQUEMA DA AULA 2 Variáveis aleatórias Distribuição de probabilidade binomial Média, variância e desvio padrão para a distribuição binomial Distribuição de probabilidade de Poisson

3 VISÃO GERAL 3 Neste capítulo, métodos de estatística descritiva (caps. 2 e 3) são combinados com métodos de probabilidade (cap. 4). São desenvolvidas as distribuições de probabilidade, que descrevem o que provavelmente acontecerá, ao invés do que realmente aconteceu. São discutidas distribuições discretas de probabilidade (binomial e Poisson). Com o conhecimento da população de resultados, é possível achar suas características (média, desvio padrão...).

4 VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 4

5 VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 5 Variável aleatória é uma variável (representada por x) que tem um único valor numérico, determinado pelo acaso, para cada resultado de um experimento. Distribuição de probabilidade é uma descrição que dá a probabilidade para cada valor da variável aleatória. Ela é representada na forma de um gráfico, tabela ou fórmula. Variável aleatória discreta tem número finito de valores (número inteiro) ou quantidade enumerável de valores (é possível realizar um processo de contagem, mesmo que existam infinitos valores). Variável aleatória contínua tem infinitos valores que podem ser associados com medidas em uma escala contínua, de modo que não há pulos ou interrupções.

6 GRÁFICOS 6 O histograma de probabilidade é o principal gráfico para representar uma distribuição de probabilidade. Este histograma mostra probabilidades na escala vertical. O histograma de frequência mostra frequências relativas com base em dados amostrais reais. Requisitos para uma distribuição de probabilidade: A soma de todas as probabilidades deve ser um [ P(x)=1], em que x assume todos valores possíveis. Cada valor de probabilidade deve estar entre zero e um, inclusive [0 P(x) 1], para todo valor individual de x.

7 PROBABILIDADE DE NÚMEROS DE MEXICANOS EM JÚRI 7 x (mexicanosamericanos) P(x) , , , , , , , , ,069

8 MÉDIA, VARIÂNCIA E DESVIO PADRÃO 8 Além do histograma de probabilidade que nos informa sobre natureza e forma da distribuição, podemos achar média, variância e desvio padrão dos dados. Média para uma distribuição de probabilidade: μ = [x * P(x)] Variância para uma distribuição de probabilidade: σ 2 = [(x μ) 2 * P(x)] σ 2 = [x 2 * P(x)] μ 2 Desvio padrão para uma distribuição de probabilidade: σ = [x 2 * P(x)] μ 2

9 FUNDAMENTOS DAS FÓRMULAS 9 A fórmula da média faz o mesmo que a fórmula para a média de uma tabela de frequência, em que f representa a frequência da classe e N representa o tamanho da população: Na fração f/n, o valor de f é a frequência com que ocorre o valor x e N é o tamanho da população, de modo que f/n é a probabilidade do valor de x. Regra de arredondamento: arredonde os resultados usando uma casa decimal a mais do que o número de casas decimais usadas para a variável aleatória x.

10 RESULTADO NÃO-USUAL COM REGRA EMPÍRICA 10 A regra empírica da amplitude pode também ser útil na interpretação do valor de um desvio padrão. De acordo com esta regra, a maioria dos valores (resultados usuais) deve ficar a dois desvios padrões da média: Valor usual máximo = μ + 2σ Valor usual mínimo = μ 2σ

11 EXEMPLO 11 Média = μ = [x * P(x)] = 9,598 9,6 Variância = σ 2 = [x 2 * P(x)] μ 2 = 94,054 9, ,9 Desvio padrão = σ = σ 2 = 1,9 = 1,4 Valor usual máximo = μ + 2σ = 9,6 + 2(1,4) = 12,4 Valor usual mínimo = μ 2σ = 9,6 2(1,4) = 6,8

12 12 RESULTADO NÃO-USUAL ATRAVÉS DE PROBABILIDADE Regra do evento raro: Se, sob uma dada hipótese (tal como a hipótese de que uma moeda seja honesta), a probabilidade de um evento particular observado (tal como 992 caras em 1000 lançamentos de uma moeda) é extremante pequena. Concluímos que a hipótese provavelmente não é correta. Use probabilidades para determinar resultados não-usuais: Número de sucessos não usualmente alto: x sucessos em n tentativas é um número não usualmente alto de sucessos se P(x ou mais) 0,05. Número de sucessos não usualmente baixo: x sucessos em n tentativas é um número não usualmente baixo de sucessos se P(x ou menos) 0,05.

13 VALOR ESPERADO 13 O valor esperado (esperança ou esperança matemática) de uma variável aleatória discreta: É o resultado médio teórico para um número infinito de tentativas. É o valor médio que esperaríamos se as tentativas pudessem continuar indefinidamente. É designado por E e representa o valor médio dos resultados. É obtido pelo cálculo de: E = [x * P(x)] A média de uma variável aleatória discreta (μ) é o mesmo que o valor esperado (E).

14 DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE BINOMIAL 14

15 DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE BINOMIAL 15 A distribuição de probabilidade binomial envolve proporções usadas com métodos de inferência estatística. Uma distribuição de probabilidade binomial resulta de um experimento que satisfaz os seguintes requisitos: Experimento tem um número fixo de tentativas. Tentativas têm que ser independentes (resultado de qualquer tentativa individual não afeta probabilidades de outras tentativas). Cada tentativa deve ter todos resultados classificados em duas categorias (chamadas de sucesso e fracasso). Probabilidade de sucesso permanece constante em todas tentativas.

16 NOTAÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL 16 S e F (sucesso e fracasso): representam as duas categorias possíveis de todos resultados. P(S) = p: probabilidade de um sucesso. P(F) = 1 p = q: probabilidade de um fracasso. n: número fixo de tentativas. x: número específico de sucessos em n tentativas, de modo que x pode ser qualquer número inteiro entre 0 e n, inclusive. p: probabilidade de sucesso em uma das n tentativas. q: probabilidade de fracasso em uma das n tentativas. P(x): probabilidade de se obterem exatamente x sucessos em n tentativas.

17 INFORMAÇÕES IMPORTANTES 17 Certifique-se de que p e x se refiram à mesma categoria designada como um sucesso. Na amostragem sem reposição, considere os eventos como independentes se o tamanho da amostra (n) não for maior do que 5% do tamanho da população (N). Há diferentes métodos para achar as probabilidades correspondentes à variável aleatória x em uma distribuição binomial: Fórmula da probabilidade binomial. Uso da tabela de probabilidades binomiais (pág. 615). Uso de pacote estatístico.

18 FÓRMULA DA PROBABILIDADE BINOMIAL 18 Em uma distribuição binomial, as probabilidades podem ser calculadas através da fórmula da probabilidade binomial: n = número de tentativas. x = número de sucessos em n tentativas. p = probabilidade de sucesso em qualquer tentativa. q = probabilidade de fracasso em qualquer tentativa.

19 19 EXEMPLO DA FÓRMULA DA PROBABILIDADE BINOMIAL Qual a probabilidade de se obterem 7 jurados mexicanosamericanos quando 12 jurados são selecionados aleatoriamente de uma população que é 80% mexicanaamericana? P(7) =? n = 12 x = 7 p = 0,8 q = 0,2

20 TABELA DE PROBABILIDADES BINOMIAIS (pág. 615) 20 É preciso ter: O número de tentativas (n). A probabilidade de sucesso em qualquer tentativa (p). O número de sucessos em n tentativas (x). Em seguida, é possível encontrar P(x) na tabela de probabilidades binomiais.

21 PACOTE ESTATÍSTICO 21 Se você deseja encontrar P(x ou menos), sendo: Número de tentativas: n = 12. Número de sucessos em n tentativas: x = 7. Probabilidade de sucesso: p = 0,8. No Stata, assim como no SPSS e SAS, o programa fornece probabilidades cumulativas de x ou menos sucessos com a função binomial(n,x,p). P(7 ou menos) = 0, di binomial(12,7,0.8)

22 FUNDAMENTOS PARA FÓRMULA DA BINOMIAL 22 A fórmula da probabilidade binomial é a base para todos os métodos apresentados anteriormente. Esta fórmula é uma combinação da regra da multiplicação da probabilidade e a regra da contagem para o número de permutações de n itens quando x deles são idênticos ente si e os outros n x são idênticos entre si. Nº de resultados com exatamente x sucessos entre n tentativas Probabilidade de x sucessos entre n tentativas para qualquer ordem particular

23 MÉDIA, VARIÂNCIA E DESVIO PADRÃO PARA A DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL 23

24 MÉDIA, VARIÂNCIA E DESVIO PADRÃO NA BINOMIAL 24 Dada uma distribuição de probabilidade binomial, é possível encontrar a média, variância e desvio padrão para serem interpretados e compreendidos. Medidas Qualquer distribuição de probabilidade discreta Distribuição binomial Média μ = [x * P(x)] μ = np Variância σ 2 = [x 2 * P(x)] μ 2 σ 2 = npq Desvio padrão σ = [x 2 * P(x)] μ 2 σ = npq

25 REGRA EMPÍRICA DA AMPLITUDE 25 A regra empírica da amplitude pode ser útil ao considerar como não-usuais valores que caiam fora dos limites obtidos do seguinte: Valor usual máximo = μ + 2σ Valor usual mínimo = μ 2σ

26 EXEMPLO DA FÓRMULA SIMPLIFICADA 26 Encontre a média e desvio padrão para o número de mexicanos-americanos em um júri de 12 pessoas, selecionadas de população que é 80% mexicana-americana. μ =? σ =? n = 12 p = 0,8 q = 0,2 μ = np = 12*0,8 = 9,6 σ = npq = 12*0,8*0,2 1,4 Valor usual máximo = μ + 2σ = 9,6 + (2*1,4) = 12,4 Valor usual mínimo = μ 2σ = 9,6 (2*1,4) = 6,8

27 DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE DE POISSON 27

28 DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE DE POISSON 28 A distribuição de probabilidade de Poisson é importante porque é usada para se descrever o comportamento de eventos raros (com pequenas probabilidades). Esta é uma distribuição de probabilidade discreta que se aplica a ocorrências de eventos ao longo de intervalos especificados. A variável aleatória x é o número de ocorrências do evento no intervalo. O intervalo pode ser de tempo, distância, área, volume ou alguma unidade similar. Probabilidade de ocorrência do evento x em um intervalo é:

29 REQUISITOS PARA DISTRIBUIÇÃO DE POISSON 29 A variável aleatória x é o número de ocorrências de um evento ao longo de algum intervalo. As ocorrências devem ser aleatórias. As ocorrências devem ser independentes umas das outras. As ocorrências devem ser uniformemente distribuídas sobre o intervalo em uso

30 PARÂMETROS DA DISTRIBUIÇÃO DE POISSON 30 Probabilidade de ocorrência do evento x: Média na distribuição de Poisson: μ Desvio padrão na distribuição de Poisson: σ = μ

31 POISSON BINOMIAL 31 Uma distribuição de Poisson difere de uma distribuição binomial em alguns aspectos fundamentais. A distribuição binomial é afetada pelo tamanho n da amostra e pela probabilidade p, enquanto a distribuição de Poisson é afetada apenas pela média μ. Na distribuição binomial, os valores possíveis da variável aleatória x são 0, 1,..., n. Porém, numa distribuição de Poisson, os valores possíveis de x são 0, 1, 2,..., sem qualquer limite superior.

32 EXEMPLO DE POISSON 32 Um total de 535 bombas caiu na área combinada de 576 regiões, em que cada área tem 0,25km 2. Se uma região é selecionada aleatoriamente, qual a probabilidade dela ser atingida duas vezes? Quantas das 576 regiões espera-se que sejam atingidas exatamente duas vezes? Nº médio de impactos = nº impactos / nº regiões = μ μ = 535 / 576 = 0,929 Probabilidade de dois impactos em uma região: P(x) = (μ x * e μ ) / x! = P(2) = (0,929 2 * 2, ,929 )/2! = 0,170 Número das 576 regiões atingidas duas vezes é: 576 * 0,170 = 97,9

33 POISSON E PREVISÃO DE RESULTADOS 33 A distribuição de Poisson pode ser muito boa para prever resultados que realmente ocorreram. Impactos de bombas V-1 em 576 regiões do sul de Londres: Nº de impactos de bombas Probabilidade Nº esperado de regiões Nº real de regiões 0 0, , , , ,170 97, ,053 30, ,012 6, ,002 1,2 1

34 POISSON COMO APROXIMAÇÃO PARA BINOMIAL 34 Algumas vezes, a distribuição de Poisson é usada para aproximar a distribuição binomial quando n é muito grande e a probabilidade p é pequena. Os requisitos para o uso da distribuição de Poisson como aproximação da distribuição binomial são: n 100 np 10 Se ambas as condições são satisfeitas, precisamos de um valor para a média μ, que pode ser calculada desta forma: μ = np

35 EXEMPLO DE POISSON COMO BINOMIAL 35 Em uma loteria, suponha que você paga 1 dólar para escolher uma sequência de quatro dígitos, por exemplo, Se você joga esse jogo uma vez todos os dias, ache a probabilidade de ganhar exatamente uma vez em 365 dias. P(1) =? Intervalo de tempo = n = 365 Probabilidade de sucesso = p = 1/ Média = np = 365 * (1/10.000) = 0,0365 Isso satisfaz as condições de n 100 e np 10 P(x) = (μ x * e μ ) / x! P(1) = (0, * 2, ,0365 )/1! P(1) = 0,0352

36 APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO 36

37 PARA PENSAR 37 Suponha que você queira calcular a probabilidade de encontrar estudantes do DCP ao caminhar pelo campus. Digamos que você conheça 50 estudantes no DCP. Há por volta de estudantes na UFMG, embora alguns não caminhem com frequência pelo campus. Então, a probabilidade de encontrar, entre algum estudante aleatório, um destes estudantes do DCP é de aproximadamente 0,002. Nos dias que você poderia encontrar um destes alunos, você fica fora da FAFICH por volta de 30 minutos. Num dia típico, você poderia passar por 5 estudantes por minuto. Nestes dias, qual a probabilidade de que x destes estudantes seja um conhecido do DCP, onde x = 0, 1, 2, 3, 4, 5 ou maior que 5? Dado isto, você pensa que seria não-usual haver dias em que você encontre 1, 2, 3, 4, 5 ou >5 destes alunos?

Notas de Aula. Copyright 2007 Pearson Education, Inc Publishing as Pearson Addison-Wesley.

Notas de Aula. Copyright 2007 Pearson Education, Inc Publishing as Pearson Addison-Wesley. Notas de Aula Estatística Elementar 10ª Edição by Mario F. Triola Tradução: Denis Santos Slide 1 Capítulo 5 Distribuições de Probabilidades 5-1 Visão Geral 5-2 Variáveis Aleatórias 5-3 Distribuição de

Leia mais

Capítulo 5 Distribuições de Probabilidades. Seção 5-1 Visão Geral. Visão Geral. distribuições de probabilidades discretas

Capítulo 5 Distribuições de Probabilidades. Seção 5-1 Visão Geral. Visão Geral. distribuições de probabilidades discretas Capítulo 5 Distribuições de Probabilidades 5-1 Visão Geral 5-2 Variáveis Aleatórias 5-3 Distribuição de Probabilidade Binomial 5-4 Média, Variância e Desvio Padrão da Distribuição Binomial 5-5 A Distribuição

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 7 11/2014 Variáveis Aleatórias Variáveis Aleatórias Probabilidade e Estatística 3/41 Variáveis Aleatórias Colete

Leia mais

Distribuições de Probabilidade

Distribuições de Probabilidade Distribuições de Probabilidade 1 Aspectos Gerais 2 Variáveis Aleatórias 3 Distribuições de Probabilidade Binomiais 4 Média e Variância da Distribuição Binomial 5 Distribuição de Poisson 1 1 Aspectos Gerais

Leia mais

MÉTODOS EXPERIMENTAIS E TÉCNICAS DE MEDIDAS

MÉTODOS EXPERIMENTAIS E TÉCNICAS DE MEDIDAS MÉTODOS EXPERIMENTAIS E TÉCNICAS DE MEDIDAS Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 4 Variáveis Aleatórias Conceitos relacionados à probabilidade Mestrado em Eng. Mecânica 3/66 Experimentos

Leia mais

AULA 02 Distribuição de Probabilidade Normal

AULA 02 Distribuição de Probabilidade Normal 1 AULA 02 Distribuição de Probabilidade Normal Ernesto F. L. Amaral 20 de agosto de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario

Leia mais

ESTATÍSTICA. x(s) W Domínio. Contradomínio

ESTATÍSTICA. x(s) W Domínio. Contradomínio Variáveis Aleatórias Variáveis Aleatórias são funções matemáticas que associam números reais aos resultados de um Espaço Amostral. Uma variável quantitativa geralmente agrega mais informação que uma qualitativa.

Leia mais

Distribuições de Probabilidade

Distribuições de Probabilidade Distribuições de Probabilidade 7 6 5 4 3 2 1 0 Normal 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Exemplos: Temperatura do ar 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Assimetrica Positiva 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Exemplos: Precipitação

Leia mais

AULA 07 Inferência a Partir de Duas Amostras

AULA 07 Inferência a Partir de Duas Amostras 1 AULA 07 Inferência a Partir de Duas Amostras Ernesto F. L. Amaral 10 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola,

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Mauricio Fanno Estatística indutiva Estatística descritiva Dados no passado ou no presente e em pequena quantidade, portanto, reais e coletáveis. Campo de trabalho:

Leia mais

AULA 05 Teste de Hipótese

AULA 05 Teste de Hipótese 1 AULA 05 Teste de Hipótese Ernesto F. L. Amaral 03 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução

Leia mais

Estatística e Probabilidade Aula 05 Distribuições de Probabilidades. Prof. Gabriel Bádue

Estatística e Probabilidade Aula 05 Distribuições de Probabilidades. Prof. Gabriel Bádue Estatística e Probabilidade Aula 05 Distribuições de Probabilidades Prof. Gabriel Bádue Motivação Quais os possíveis resultados que poderão ser obtidos no lançamento de um dado não-viciado? Qual a probabilidade

Leia mais

AULA 04 Teste de hipótese

AULA 04 Teste de hipótese 1 AULA 04 Teste de hipótese Ernesto F. L. Amaral 03 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal

Leia mais

AULA 02 Distribuição de probabilidade normal

AULA 02 Distribuição de probabilidade normal 1 AULA 02 Distribuição de probabilidade normal Ernesto F. L. Amaral 02 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)

Leia mais

Distribuição de Probabilidade. Prof. Ademilson

Distribuição de Probabilidade. Prof. Ademilson Distribuição de Probabilidade Prof. Ademilson Distribuição de Probabilidade Em Estatística, uma distribuição de probabilidade descreve a chance que uma variável pode assumir ao longo de um espaço de valores.

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades - parte III 08 de Abril de 2014 Distribuição Binomial Negativa Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Ententer suposições

Leia mais

Aula de Estatística 13/10 à 19/10. Capítulo 4 (pág. 155) Distribuições Discretas de Probabilidades

Aula de Estatística 13/10 à 19/10. Capítulo 4 (pág. 155) Distribuições Discretas de Probabilidades Aula de Estatística 13/10 à 19/10 Capítulo 4 (pág. 155) Distribuições Discretas de Probabilidades 4.1 Distribuições de probabilidades Variáveis Aleatórias Geralmente, o resultado de um experimento de probabilidades

Leia mais

AULA 8 Experimentos multinomiais e tabelas de contingência

AULA 8 Experimentos multinomiais e tabelas de contingência 1 AULA 8 Experimentos multinomiais e tabelas de contingência Ernesto F. L. Amaral 05 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 5 Probabilidade: Distribuições de Discretas Parte 2 Leitura obrigatória: Devore, seções 3.4, 3.5 (hipergeométrica), 3.6 Aula 5-1 Objetivos Nesta parte 01 aprendemos a representar,

Leia mais

Estatística e Probabilidade Aula 7 Cap 04

Estatística e Probabilidade Aula 7 Cap 04 Aula 7 Cap 04 Um estatístico é aquele que, se está com a cabeça em um forno e os pés enterrados no gelo, ainda diz que na média está tudo bem. Na aula anterior vimos... Variáveis aleatórias Distribuições

Leia mais

Aproximação da binomial pela normal

Aproximação da binomial pela normal Aproximação da binomial pela normal 1 Objetivo Verificar como a distribuição normal pode ser utilizada para calcular, de forma aproximada, probabilidades associadas a uma variável aleatória com distribuição

Leia mais

1 Distribuições Discretas de Probabilidade

1 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 Distribuições Discretas de Probabilidade A distribuição discreta descreve quantidades aleatórias (dados de interesse) que podem assumir valores particulares e os valores são finitos. Por exemplo, uma

Leia mais

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Distribuição de Probabilidades A distribuição de probabilidades de uma variável aleatória:

Leia mais

Estatística e Probabilidade Aula 06 Distribuições de Probabilidades. Prof. Gabriel Bádue

Estatística e Probabilidade Aula 06 Distribuições de Probabilidades. Prof. Gabriel Bádue Estatística e Probabilidade Aula 06 Distribuições de Probabilidades Prof. Gabriel Bádue Teoria A distribuição de Poisson é uma distribuição discreta de probabilidade, aplicável a ocorrências de um evento

Leia mais

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 1

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 1 VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 1 Na prática é, muitas vezes, mais interessante associarmos um número a um evento aleatório e calcularmos a probabilidade da ocorrência desse número do que a probabilidade do evento.

Leia mais

AULA 19 Análise de Variância

AULA 19 Análise de Variância 1 AULA 19 Análise de Variância Ernesto F. L. Amaral 18 de outubro de 2012 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro: LTC. Capítulo

Leia mais

Estatística (MAD231) Turma: IGA. Período: 2018/2

Estatística (MAD231) Turma: IGA. Período: 2018/2 Estatística (MAD231) Turma: IGA Período: 2018/2 Aula #03 de Probabilidade: 19/10/2018 1 Variáveis Aleatórias Considere um experimento cujo espaço amostral é Ω. Ω contém todos os resultados possíveis: e

Leia mais

AULA 03 Estimativas e tamanhos amostrais

AULA 03 Estimativas e tamanhos amostrais 1 AULA 03 Estimativas e tamanhos amostrais Ernesto F. L. Amaral 03 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade

Leia mais

Conforme o conjunto de valores X(S) uma variável aleatória poderá ser discreta ou contínua.

Conforme o conjunto de valores X(S) uma variável aleatória poderá ser discreta ou contínua. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@pucrs.br http://www.pucrs.br/famat/viali/ s KKK CKK KKC KCK CCK CKC KCC CCC S X X(s) R X(S) Uma função X que associa a cada elemento de S (s S) um número real X(s) é denominada

Leia mais

Distribuições discretas de probabilidade

Distribuições discretas de probabilidade 4 Distribuições discretas de probabilidade x = número de respostas corretas x = número de chegadas pontuais Estatística Aplicada Larson Farber x = número de funcionários que alcançou a cota de vendas x

Leia mais

Verificar como a distribuição normal pode ser utilizada para calcular, l de forma aproximada, probabilidades associadas a uma variável aleatória com

Verificar como a distribuição normal pode ser utilizada para calcular, l de forma aproximada, probabilidades associadas a uma variável aleatória com Aproximação da binomial pela normal 1 Objetivo Verificar como a distribuição normal pode ser utilizada para calcular, l de forma aproximada, probabilidades associadas a uma variável aleatória com distribuição

Leia mais

CE Estatística I

CE Estatística I CE 002 - Estatística I Agronomia - Turma B Professor Walmes Marques Zeviani Laboratório de Estatística e Geoinformação Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná 1º semestre de 2012 Zeviani,

Leia mais

Distribuição de Probabilidade de Poisson

Distribuição de Probabilidade de Poisson 1 Distribuição de Probabilidade de Poisson Ernesto F. L. Amaral Magna M. Inácio 07 de outubro de 2010 Tópicos Especiais em Teoria e Análise Política: Problema de Desenho e Análise Empírica (DCP 859B4)

Leia mais

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5:

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5: Principais distribuições discretas Na prática, sempre se procura associar um fenômeno aleatório a ser estudado, a uma forma já conhecida de distribuição de probabilidade (distribuição teórica) e, a partir

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas

Variáveis Aleatórias Discretas Variáveis Aleatórias Discretas Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução Definição Uma variável aleatória é uma função definida

Leia mais

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE 3.1 INTRODUÇÃO Muitas variáveis aleatórias associadas a experimentos aleatórios têm propriedades similares e, portanto, podem ser descritas através de

Leia mais

Avaliação e Desempenho Aula 5

Avaliação e Desempenho Aula 5 Avaliação e Desempenho Aula 5 Aula passada Revisão de probabilidade Eventos e probabilidade Independência Prob. condicional Aula de hoje Variáveis aleatórias discretas e contínuas PMF, CDF e função densidade

Leia mais

rio de Guerra Eletrônica EENEM 2008 Estatística stica e Probabilidade Aleatórias Discretas

rio de Guerra Eletrônica EENEM 2008 Estatística stica e Probabilidade Aleatórias Discretas ITA - Laboratório rio de Guerra Eletrônica EENEM 2008 Estatística stica e Probabilidade Aula 03: Variáveis Aleatórias Discretas Qual a similaridade na natureza dessas grandezas? Tempo de espera de um ônibus

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES 1 1. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS Muitas situações cotidianas podem ser usadas como experimento que dão resultados correspondentes a algum valor, e tais situações

Leia mais

Estatística Planejamento das Aulas

Estatística Planejamento das Aulas 29 de outubro de 2018 Distribuição Discreta Uniforme No experimento estatístico, os eventos são equiprováveis. A v.a. discreta X assume n valores discretos tem função de probabilidade: { 1 se x f x = i

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 5 Probabilidade: Distribuições de Discretas Parte 1 Leitura obrigatória: Devore, 3.1, 3.2 e 3.3 Chap 5-1 Objetivos Nesta parte, vamos aprender: Como representar a distribuição

Leia mais

Distribuições de Probabilidade

Distribuições de Probabilidade Distribuições de Probabilidade Carla Henriques, Nuno Bastos e Cristina Lucas Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Henriques, N. Bastos e C. Lucas (DepMAT) Distribuições de

Leia mais

Aproximação da binomial pela normal

Aproximação da binomial pela normal Aproximação da binomial pela normal 1 Objetivo Verificar como a distribuição normal pode ser utilizada para calcular, de forma aproximada, probabilidades associadas a uma variável aleatória com distribuição

Leia mais

Aproximação da binomial pela normal

Aproximação da binomial pela normal Aproximação da binomial pela normal 1 Objetivo Verificar como a distribuição normal pode ser utilizada para calcular, de forma aproximada, probabilidades associadas a uma variável aleatória com distribuição

Leia mais

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Noções básicasb de Inferência Estatística descritiva inferencial População - Parâmetros desconhecidos (reais) Amostra

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ s KKK CKK KKC KCK CCK CKC KCC CCC S X 0 1 2 3 R x X(s) X(S) Uma função X que associa a cada elemento de S (s S) um número real

Leia mais

Variável Aleatória. O conjunto de valores. Tipos de variáveis. Uma função X que associa a cada

Variável Aleatória. O conjunto de valores. Tipos de variáveis. Uma função X que associa a cada Variável Aleatória Uma função X que associa a cada Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ elemento de S (s S) um número real x X(s) é denominada variável aleatória. O

Leia mais

Aula de hoje. administração. São Paulo: Ática, 2007, Cap. 3. ! Tópicos. ! Referências. ! Distribuição de probabilidades! Variáveis aleatórias

Aula de hoje. administração. São Paulo: Ática, 2007, Cap. 3. ! Tópicos. ! Referências. ! Distribuição de probabilidades! Variáveis aleatórias Aula de hoje! Tópicos! Distribuição de probabilidades! Variáveis aleatórias! Variáveis discretas! Variáveis contínuas! Distribuição binomial! Distribuição normal! Referências! Barrow, M. Estatística para

Leia mais

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 09

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 09 Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais Aula 09 Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia - LPRM Teoria das Filas

Leia mais

AULA 06 Probabilidade

AULA 06 Probabilidade 1 AULA 06 Probabilidade Ernesto F. L. Amaral 03 de setembro de 2013 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro: LTC. Capítulo 4 (pp.110-157).

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades - parte II 29 de Março de 2011 Distribuição Uniforme Discreta Média Propriedade da falta de memória Objetivos Ao final deste capítulo você

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades - parte IV 2012/02 1 Distribuição Poisson Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Ententer suposições para cada uma das

Leia mais

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES Certas distribuições de probabilidades se encaixam em diversas situações práticas As principais são: se v.a. discreta Distribuição de Bernoulli Distribuição binomial

Leia mais

Estatística (MAD231) Turma: IGA. Período: 2017/2

Estatística (MAD231) Turma: IGA. Período: 2017/2 Estatística (MAD231) Turma: IGA Período: 2017/2 Aula #03 de Probabilidade: 04/10/2017 1 Variáveis Aleatórias Considere um experimento cujo espaço amostral é Ω. Ω contém todos os resultados possíveis: e

Leia mais

Revisão de Probabilidade

Revisão de Probabilidade 05 Mat074 Estatística Computacional Revisão de Probabilidade Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.ufrgs.br/~viali/ Determinístico Sistema Real Causas Efeito Probabilístico X Causas Efeito

Leia mais

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB.

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y :

Leia mais

Distribuições Discretas

Distribuições Discretas META: Estudar o comportamento das Variáveis Aleatórias Discretas, bem como das Distribuições Binomial e Poisson e suas aplicações. Entender o comportamento de uma Variável aleatória Contínua. OBJETIVOS:

Leia mais

Bioestatística e Computação I

Bioestatística e Computação I Bioestatística e Computação I Distribuições Teóricas de Probabilidade Maria Virginia P Dutra Eloane G Ramos Vania Matos Fonseca Pós Graduação em Saúde da Mulher e da Criança IFF FIOCRUZ Baseado nas aulas

Leia mais

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012 1 AULA 09 Regressão Ernesto F. L. Amaral 17 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades 01 de Abril de 2014 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Determinar probabilidades a partir de funções de probabilidade

Leia mais

Distribuições discretas

Distribuições discretas Distribuições discretas Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu Introdução Exemplo 1 Suponha que está a concorrer para 2 vagas de uma empresa com mais colegas seus: o João,aRosaeoInácio.

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Distribuição Geométrica 08/14 1 / 13

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Distribuição Geométrica 08/14 1 / 13 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Distribuição Geométrica 08/14 1 / 13 Distribuição Geométrica Considere novamente uma sequência

Leia mais

Cap. 6 Variáveis aleatórias contínuas

Cap. 6 Variáveis aleatórias contínuas Estatística para Cursos de Engenharia e Informática Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Menezes Reis / Antonio Cezar Bornia São Paulo: Atlas, 004 Cap. 6 Variáveis aleatórias contínuas APOIO: Fundação de Apoio

Leia mais

F (x) = P (X x) = Σ xi xp(x i ) E(X) = x i p(x i ).

F (x) = P (X x) = Σ xi xp(x i ) E(X) = x i p(x i ). Variável Aleatória Uma variável aleatória é uma variável numérica, cujo valor medido pode variar de uma réplica para outra do experimento. Exemplos: (i) Variáveis aleatórias contínuas: corrente elétrica,

Leia mais

Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas

Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Cronograma 1. Distribuição Bernoulli 2. Distribuição Binomial 3. Distribuição Poisson

Leia mais

Cap. 6 Variáveis aleatórias contínuas

Cap. 6 Variáveis aleatórias contínuas Estatística para Cursos de Engenharia e Informática Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Menezes Reis / Antonio Cezar Bornia São Paulo: Atlas, 2004 Cap. 6 Variáveis aleatórias contínuas APOIO: Fundação de

Leia mais

Estatística. Probabilidade. Conteúdo. Objetivos. Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal.

Estatística. Probabilidade. Conteúdo. Objetivos. Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal. Estatística Probabilidade Profa. Ivonete Melo de Carvalho Conteúdo Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal. Objetivos Utilizar a probabilidade como estimador

Leia mais

Capítulo 3 Modelos Estatísticos

Capítulo 3 Modelos Estatísticos Capítulo 3 Modelos Estatísticos Slide 1 Resenha Variáveis Aleatórias Distribuição Binomial Distribuição de Poisson Distribuição Normal Distribuição t de Student Distribuição Qui-quadrado Resenha Slide

Leia mais

AULA 11 Experimentos Multinomiais e Tabelas de Contingência

AULA 11 Experimentos Multinomiais e Tabelas de Contingência 1 AULA 11 Experimentos Multinomiais e Tabelas de Contingência Ernesto F. L. Amaral 24 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ ESTATÍSTICA II Nota de aula 1 Prof. MSc. Herivelto T Marcondes dos Santos Fevereiro /2009 1 Modelos de probabilidade 1.1 Variável aleatória Definição: Sejam ε um

Leia mais

Capítulo 3. Introdução à Probabilidade E à Inferência Estatística

Capítulo 3. Introdução à Probabilidade E à Inferência Estatística Capítulo 3 Introdução à Probabilidade E à Inferência Estatística definições e propriedades: Propriedade 5: A probabilidade condicional reflete como a probabilidade de um evento pode mudar se soubermos

Leia mais

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 08

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 08 Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais Aula 08 Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia - LPRM Teoria das Filas

Leia mais

5- Variáveis aleatórias contínuas

5- Variáveis aleatórias contínuas 5- Variáveis aleatórias contínuas Para variáveis aleatórias contínuas, associamos probabilidades a intervalos de valores da variável. Exemplo 5.1 Seja a variável correspondente ao tempo até a cura de pacientes

Leia mais

AULA 10 Estimativas e Tamanhos Amostrais

AULA 10 Estimativas e Tamanhos Amostrais 1 AULA 10 Estimativas e Tamanhos Amostrais Ernesto F. L. Amaral 18 de setembro de 2012 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro:

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Distribuições Discretas de Probabilidade Prof. Narciso Gonçalves da Silva www.pessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Introdução Distribuições Discretas de Probabilidade Muitas variáveis

Leia mais

Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas. Prof.: Joni Fusinato

Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas. Prof.: Joni Fusinato Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Distribuição de Probabilidade Descreve a chance que uma variável pode assumir

Leia mais

AULA 06 Correlação. Ernesto F. L. Amaral. 04 de outubro de 2013

AULA 06 Correlação. Ernesto F. L. Amaral. 04 de outubro de 2013 1 AULA 06 Correlação Ernesto F. L. Amaral 04 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

a) Considerando o lançamento de dois dados, o espaço amostral é Tabela 1: Tabela de distribuição de X. X P 11/36 9/36 7/36 5/36 3/36 1/36

a) Considerando o lançamento de dois dados, o espaço amostral é Tabela 1: Tabela de distribuição de X. X P 11/36 9/36 7/36 5/36 3/36 1/36 1 Exercício 1 Um par de dados não viciados é lançado. Seja X a variável aleatória denotando o menor dos dois números observados. a) Encontre a tabela da distribuição dessa variável. b) Construa o gráfico

Leia mais

MAE0219 Introdução à Probabilidade e Estatística I

MAE0219 Introdução à Probabilidade e Estatística I Exercício 1 Um par de dados não viciados é lançado. Seja X a variável aleatória denotando o menor dos dois números observados. a) Encontre a tabela da distribuição dessa variável. b) Construa o gráfico

Leia mais

PROBABILIDADES: VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA E DISTRIBUIÇÃO NORMAL

PROBABILIDADES: VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA E DISTRIBUIÇÃO NORMAL PROBABILIDADES: VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA E DISTRIBUIÇÃO NORMAL Aula 6 META Estudar o comportamento e aplicação das Variáveis Aleatórias Contínuas, bem como da Distribuição Normal. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuição de Probabilidad

Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuição de Probabilidad Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuição de Probabilidades - parte III 23 de Abril de 2012 Introdução Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Calcular probabilidades aproximadas

Leia mais

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Ceará Faculdade de Economia Vicente Lima Crisóstomo Fortaleza, 2011 1 Sumário Introdução Estatística Descritiva Probabilidade Distribuições de Probabilidades Amostragem e Distribuições

Leia mais

3. Considere uma amostra aleatória de tamanho 7 de uma normal com média 18. Sejam X e S 2, a média e a variância amostral, respectivamente.

3. Considere uma amostra aleatória de tamanho 7 de uma normal com média 18. Sejam X e S 2, a média e a variância amostral, respectivamente. 1 Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências Exatas Professores: Clarice Demétrio, Roseli Leandro e Mauricio Mota Lista 3- Distribuições Amostrais-

Leia mais

Modelos de Distribuição PARA COMPUTAÇÃO

Modelos de Distribuição PARA COMPUTAÇÃO Modelos de Distribuição MONITORIA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO Distribuições Discretas Bernoulli Binomial Geométrica Hipergeométrica Poisson ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO

Leia mais

É o conjunto de resultados de uma experiência aleatória. E 1 : Joga-se uma moeda quatro vezes e observa-se o número de caras e coroas;

É o conjunto de resultados de uma experiência aleatória. E 1 : Joga-se uma moeda quatro vezes e observa-se o número de caras e coroas; Prof. Lorí Viali, Dr. viali@pucrs.br http://www.pucrs.br/famat/viali Eperiência na qual o resultado é incerto. E : Joga-se uma moeda quatro vezes e observa-se o número de caras e coroas; E : Joga-se uma

Leia mais

Daniel Queiroz VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS

Daniel Queiroz VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS Daniel Queiroz VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS INTRODUÇÃO O que é uma variável aleatória? Um tipo de variável que depende do resultado aleatório de um experimento aleatório. Diz-se que um experimento é

Leia mais

1 Variáveis Aleatórias

1 Variáveis Aleatórias Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 5 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 3 - VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS (Notas de aula) 1 Variáveis

Leia mais

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas.

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Confiabilidade de sistemas Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Uma definição pratica de confiabilidade corresponde à probabilidade de um

Leia mais

Distribuição de Probabilidade. Prof.: Joni Fusinato

Distribuição de Probabilidade. Prof.: Joni Fusinato Distribuição de Probabilidade Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Modelos de Probabilidade Utilizados para descrever fenômenos ou situações que encontramos na natureza, ou

Leia mais

Chamamos de evento qualquer subconjunto do espaço amostral: A é um evento A Ω.

Chamamos de evento qualquer subconjunto do espaço amostral: A é um evento A Ω. PROBABILIDADE 1.0 Conceitos Gerais No caso em que os possíveis resultados de um experimento aleatório podem ser listados (caso discreto), um modelo probabilístico pode ser entendido como a listagem desses

Leia mais

Testes de Hipóteses Estatísticas

Testes de Hipóteses Estatísticas Capítulo 5 Slide 1 Testes de Hipóteses Estatísticas Resenha Hipótese nula e hipótese alternativa Erros de 1ª e 2ª espécie; potência do teste Teste a uma proporção; testes ao valor médio de uma v.a.: σ

Leia mais

5 Distribuição normal de probabilidade. Estatística Aplicada Larson Farber

5 Distribuição normal de probabilidade. Estatística Aplicada Larson Farber 5 Distribuição normal de probabilidade Estatística Aplicada Larson Farber Seção 5.1 Introdução às distribuições normais Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem

Leia mais

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja:

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja: Pessoal, trago a vocês a resolução da prova de Estatística do concurso para Auditor Fiscal aplicada pela FCC. Foram 10 questões de estatística! Não identifiquei possibilidade para recursos. Considero a

Leia mais

Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuição de Probabilidad

Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuição de Probabilidad Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuição de Probabilidades - parte I 29 de Abril de 2014 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Determinar probabilidades a partir de funções densidades

Leia mais

Estatística. Capítulo 4: Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto

Estatística. Capítulo 4: Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto Estatística Capítulo 4: Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas Professor Fernando Porto Capítulo 4 Baseado no Capítulo 4 do livro texto, Distribuições Teóricas de Probabilidades

Leia mais