NOVO PRISMA AGRO FLORESTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVO PRISMA AGRO FLORESTAL"

Transcrição

1 NOVO PRISMA AGRO FLORESTAL PROCEDIMENTO INTERNO PARA INGRESSO DE COLABORADORES DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS FLORESTAIS HISTÓRICO DAS REVISÕES: REVISÃO DESCRIÇÃO 01 Criação do procedimento 11/ Inclusão de item - devolução do crachá 02/ Inclusão de no item alteração de empresa / trabalho externo 01/ Isenção das CNDs Alteração da Razão Social da Eucatex Imobiliária Às EPS Empresas Prestadoras de Serviços do Novo Prisma Agro Florestal: Os documentos (Empresa /Segurança /Funcionários) deverão ser enviados aos cuidados da empresa Destra Gestão Parceiros para análise e apuração até as 12h00min do dia útil anterior a Integração /Renovação/Liberação /Prorrogação. Documentações entregues fora deste cronograma poderão ser liberadas mediante autorização dos setores responsáveis da Novo Prisma Agro Florestal. Para o processo de integração apresentar todos os documentos em cópia simples. Programação de Integração na Florestal De Segunda á Sexta-feira ás 07h30min DOCUMENTOS DA EMPRESA: Solicitamos o encaminhamento dos seguintes documentos: -> Contrato Social; -> Última Alteração Social (se houver); -> Cartão CNPJ (emitido pelo site da receita federal); DOCUMENTOS DE SEGURANÇA: Para serviços inferiores a trinta dias a empresa poderá apresentar a Declaração de Responsabilidade, assinada pelo responsável da empresa, afirmando possuir os documentos abaixo citados: -> Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) conforme NR 09; -> Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) conforme NR 07; -> Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT) conforme NR 18; Obs. PCMAT - Documento obrigatório apenas para empresas que se enquadrarem como Obras Civis, Elétricas, Mecânicas ou de Manutenção. -> Atas de Eleição, Instalação e Posse e Calendário de reuniões da (CIPA / CIPATR) (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho Rural) Conforme NR 5 / 31. ATENÇÃO: Para serviços superiores a trinta dias a empresa deverá entregar a documentação acima para análise da Segurança do Trabalho Florestal, da empresa contratante.

2 DOCUMENTOS DE FUNCIONÁRIOS: Tipos de processos: 1 - INTEGRAÇÃO 2 - INTEGRAÇÃO PARA SÓCIOS-PROPRIETÁRIOS 3 - LIBERAÇÃO 4 - PRORROGAÇÃO 5 - RENOVAÇÃO 6 - ALTERAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DE PEDIDO 7 - REAGENDAMENTO 8 - MUDANÇA DE FUNÇÃO 9 - ALTERAÇÃO DE EMPRESA 1 - INTEGRAÇÃO: É feita quando o funcionário entra pela primeira vez em uma unidade da Novo Prisma Agro Florestal, ou quando o funcionário é demitido e contratado por outra Empresa ou recontratado pela mesma Empresa. Ficha de registro: De todos os trabalhadores envolvidos na atividade contratada. Verificar nome, foto, CPF se está correto, função, data de admissão, assinaturas da empresa e funcionário, carga horária de trabalho, Data de Nascimento, Raça, escolaridade, naturalidade, estado, sexo. Obs.: Deve ser enviado também verso da Ficha de Registro, onde constam alterações de cargo e salário (se houver); ASO - Atestado de Saúde Ocupacional: Verificar função, vencimento, nome empresa emissora do ASO e da que o funcionário pertence, nome completo, registro e assinatura do funcionário, data do exame clínico, riscos específicos da atividade, carimbo e assinatura do médico e nomenclatura correta - (Atestado de Saúde Ocupacional); Obs.: Além de todos os exames solicitados pelo médico responsável pelo PCMSO e ASO, esse deverá conter no mínimo os exames de avaliação clínica, audiometria e acuidade visual (para todas as funções independentes do risco); CTPS - Carteira de Trabalho Profissional: Verificar função atualizada, apresentar página foto, qualificação civil, contrato de trabalho e anotações gerais caso haja alguma ressalva de função, razão social ou de qualquer gênero; Ordem de Serviço (conforme NR-01): Emitidas aos trabalhadores envolvidos na atividade contratada. Obs. Quem emite esse documento é o Técnico de Segurança da empresa contratada. Caso a Empresa não possua um técnico, poderá procurar uma Empresa de Assessoria e Consultoria em matéria de Segurança e Saúde Ocupacional para elaborar o documento, ou o próprio Responsável da Empresa. Lembrando que, na Ordem de Serviço deve-se constar a nomenclatura correta ORDEM DE SERVIÇO SOBRE HIGIENE, SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO (seguindo os critérios da NR 01). Deve conter data de elaboração, nome da empresa, função correta conforme restante da documentação, descrição da atividade desenvolvida pelo funcionário, nome e assinatura do funcionário e do técnico responsável (se houver campo para tal). Obs. EPI s obrigatórios que forem citados na Ordem de Serviço deverão possuir a mesma nomenclatura dos EPI s citados na Ficha de EPI S.

3 Controle da Entrega do Equipamento de Proteção Individual (Cópia autenticada): A Ficha de EPI s deve ter data de elaboração, nome da empresa, função correta conforme restante da documentação, EPI s obrigatórios que forem citados na Ordem de Serviço deverão possuir a mesma nomenclatura dos EPI s citados na Ficha de EPI S. Fornecer Equipamentos de Proteção Individual aos seus trabalhadores, sendo estes adequados ao risco e natureza das atividades, bem como em perfeitas condições de uso e possuidor de nº. de CA (Certificado de Aprovação), conforme NR 06. Integração de Segurança: Este documento deverá ser fornecido pela própria empresa prestadora de serviço utilizando como base além de informações provenientes da empresa também a integração padrão Novo Prisma Agro Florestal. Obs. Esse modelo deverá ser solicitado ao departamento de Segurança do Trabalho da Novo Prisma Agro Florestal. Para os casos que trabalhador tiver baixa de uma empresa para admissão em outra, sendo que ambas prestem serviço para a Novo Prisma Agro Florestal a DESTRA pode aceitar a documentação demissional em formato digital, visando agilizar o processo, bem como utilizar a CTPS na página da baixa do registro. 2 - INTEGRAÇÃO / LIBERAÇÃO PARA SÓCIOS: É feito quando houver necessidade da realização de serviços de Sócios-Proprietários. Contrato Social (contrato da empresa Contratada). Obs. Verificar necessidade de apresentação de documentação específica para Sócios (CREA, CNH, NR 10). Empresas que não constituem quadro de funcionários deverão apresentar declaração de isenção de documentos de Segurança. Integração de Segurança: Este documento deverá ser fornecido pela própria empresa prestadora de serviço utilizando como base além de informações provenientes da empresa também a integração padrão Novo Prisma Agro Florestal. Obs. Esse modelo deverá ser solicitado ao departamento de Segurança do Trabalho da Novo Prisma Agro Florestal. 3 - LIBERAÇÃO: É feita quando a planilha de integração, ou a última planilha de Liberação perde a validade. (Quando o pedido ou contrato ou anuência ou Termo de Liberação vence). Ficha de registro: De todos os trabalhadores envolvidos na atividade contratada. Verificar nome, foto, CPF se está correto, função, data de admissão, assinaturas da empresa e funcionário, carga horária de trabalho, Data de Nascimento, Raça, escolaridade, naturalidade, estado, sexo. Obs.: Deve ser enviado também verso da Ficha de Registro, onde constam alterações de cargo e salário (se houver) e desde que os demais documentos apresentados na última integração ou liberação estejam válidos em relação a data e conteúdo em geral.

4 4 - PRORROGAÇÃO: É feita quando há necessidade de prorrogação de Pedido / Contrato / Anuência. A planilha precisa estar vigente quando o processo estiver sendo realizado. Por isso, a documentação deve estar correta junto a Destra até as 12h00min do dia anterior do término da vigência. Ficha de registro: De todos os trabalhadores envolvidos na atividade contratada. Verificar nome, foto, CPF se está correto, função, data de admissão, assinaturas da empresa e funcionário, carga horária de trabalho, Data de Nascimento, Raça, escolaridade, naturalidade, estado, sexo. Obs.: Deve ser enviado também verso da Ficha de Registro, onde constam alterações de cargo e salário (se houver) e desde que os demais documentos apresentados na última integração ou liberação estejam válidos em relação a data e conteúdo em geral. 5 - RENOVAÇÃO: É feita quando o ASO vence, de acordo com a validade estipulada pelo PCMSO/ASO. Essa situação é feita em cima de informações da última planilha que deve estar vigente do funcionário para a Unidade informada no Pedido/ Contrato/ Anuência em questão. ASO - Atestado de Saúde Ocupacional: Verificar função atualizada, vencimento, nome empresa emissora do ASO e da que o funcionário pertence, nome completo, registro e assinatura do funcionário, data do exame clínico, riscos específicos da atividade, carimbo e assinatura do médico e nomenclatura correta - (Atestado de Saúde Ocupacional); Obs.: Em casos de Retorno ao Trabalho, como Afastamento médico por problemas de saúde ou em decorrência de acidentes que houve a necessidade de interrupção das atividades, a empresa deverá apresentar documento que comprova a aptidão da liberação, ou seja, ASO de Retorno ao Trabalho com liberação do médico comprovante de alta médica; Obs.: Além de todos os exames solicitados pelo médico responsável pelo PCMSO e ASO, esse deverá conter no mínimo os exames de avaliação clínica, audiometria e acuidade visual (para todas as funções independentes do risco); 6 - ALTERAÇÃO DE FUNCIONÁRIO DE PEDIDO: É feita quando há a necessidade de transferência de funcionário de um Pedido para outro. A planilha do antigo pedido precisa estar vigente no mínimo um (1) dia após o começo do trabalho no novo pedido. Documentos necessários: Ficha de registro: De todos os trabalhadores envolvidos na atividade contratada. Verificar nome, foto, CPF se está correto, função, data de admissão, assinaturas da empresa e funcionário, carga horária de trabalho, Data de Nascimento, Raça, escolaridade, naturalidade, estado, sexo. Obs.: Deve ser enviado também verso da Ficha de Registro, onde constam alterações de cargo e salário (se houver) e desde que os demais documentos apresentados na última integração ou liberação estejam válidos em relação a data e conteúdo em geral.

5 7 - REAGENDAMENTO: Só poderá ser feito enquanto a planilha de Integração estiver valida e deverá ser enviado um para análise e apuração à Destra até às 12h do dia anterior a integração, no é necessário conter as seguintes informações: Nome do funcionário CPF do funcionário Função do funcionário Data da integração e Região Encaminhar os reagendamentos para o camila@destra.net.br Obs.: O deverá ser encaminhado e estar devidamente correto até às 12h00min do dia anterior a integração. 8 - MUDANÇA DE FUNÇÃO: Para este processo, encaminhar todas as documentações necessárias para integração com a função atualizada. 9 ALTERAÇÃO DE EMPRESA / TRABALHO EXTERNO: Para Empresas que executam trabalhos em outras áreas (Empresas), essas devem comunicar a DESTRA a ausência temporária dos colaboradores envolvidos nas atividades, ficando permitido o trabalho externo no limite de 90 dias, sendo esse prazo expirado, a Empresa deverá realizar nova liberação ver item 3. Obs.: Ver modelo de transferência e retorno. FUNÇÕES ESPECÍFICAS: Para trabalhos específicos (onde exige capacitação profissional exigida por Lei), além dos itens anteriores, deverão ser observados os requisitos do quadro abaixo encaminhando cópia simples dos certificados: Função / Registro Ajudante Geral / Servente Rural / Trabalhador Braçal Operador de Motosserra Motorista Atividade Exercida Aplicação de Agrotóxicos, Adjuvantes e Afins Operar Motosserra Carreteiro Ônibus Caminhão Comboio (Líquidos Inflamáveis) Capacitação Exigida (Horas de Curso) Ser Alfabetizado e possuir Curso de Capacitação para Trabalho com Agrotóxicos, Adjuvantes e Afins NR 31 (20h00min) Capacitação para Trabalhos com utilização de Motosserra NR 12 (08h00min) CNH - E CNH D + Curso de Transporte Coletivo de Passageiros CNH D + Curso MOPP (movimentação e Operação de Produtos Perigosos)

6 Operador de Máquina Tratorista Eletricista Funções Diversas Funções Diversas Operar Máquina Operar Trator + Aplicação de Agrotóxicos, Adjuvantes e Afins Operar Trator + Serviços Gerais Serviços Gerais em Elétrica Trabalho em Altura Trabalho em Espaço Confinado CNH C + Curso para Operador de Máquina CNH C + Curso para Operador de Máquina e possuir Curso de Capacitação para Trabalho com Agrotóxicos, Adjuvantes e Afins NR 31 (20h00min) CNH C + Curso para Operador de Máquina Capacitação Profissional + NR 10 Capacitação Profissional para Trabalho em Altura NR 35 Capacitação Profissional para Trabalho em Espaço Confinado NR 33 INFORMAÇÕES IMPORTANTES: A nomenclatura da função deve ser idêntica em todos os documentos; A nomenclatura dos equipamentos na Ordem de Serviço deve estar exatamente igual com a nomenclatura dos equipamentos lançados na ficha de EPI; Todos os documentos devem vir preenchidos de forma completa, inclusive o horário de trabalho na ficha de registro; Atenção aos exames exigidos pela Novo Prisma Agro Florestal: Clínico, Audiometria e Acuidade Visual; ASO sem riscos ocupacionais não serão aceitos; Atenção à validade da CNH e a categoria exigida de acordo com tabela acima; Na ficha de EPI deve ser obrigatoriamente colocado o C.A (certificado de aprovação do equipamento) e assinatura por item entregue; Não serão aceitos documentos por e por fax para concluirmos os processos tanto de funcionários como os mensais; As EPS deverão entregar os documentos à Destra no atendimento ou por Sedex (anexar protocolo); A documentação será analisada conforme o procedimento e estando de acordo será encaminhado o protocolo a EPS; A planilha de integração e liberação dos colaboradores será encaminhada por a Analista de Meio Ambiente em Salto/SP.

7 VALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO: Para comprovação de vinculo com a Empresa, a documentação de funcionários deverá ser entregue o mais recente possível em relação à data em que serão liberados. Não aceitamos documentos para abertura de processos com muita antecedência. PROCEDIMENTO SOBRE ENTREGA MENSAL DA DOCUMENTAÇÃO TRABALHISTA Tem esta a finalidade de esclarecer e orientar sobre a entrega dos documentos mensais, quando as liberações dos funcionários forem por um período igual ou superior a 15 dias. a) A entrega dos documentos mensais pode ser via Sedex ou atendimento na Destra Gestão Parceiros, segunda a sexta-feira das 07h30 as 16h30; b) Deverá ser entregue juntamente com o protocolo preenchido que está anexo contendo todos os documentos solicitados e separados nesta ordem, bem como de contato da Empresa; c) Preencher com ok somente quando enviar o documento. Caso já tenha sido enviado não colocar informação no protocolo atual; d) Independentemente da forma de entrega dos documentos, os mesmos deverão vir sempre acompanhados do Protocolo de documentos mensais; e) Para cada mês de competência dos documentos entregues, deverá ser feito um protocolo de entrega específico, ou seja, não poderão ser colocados documentos de meses de competências diferentes num mesmo protocolo; f) Após a análise o relatório será enviado para a empresa até o 10º dia útil de cada mês e em caso de pendência ou irregularidades apontadas, caso a empresa tenha duvida deverá encaminhar para: fabianaamorim@destra.net.br ou agendar um horário na Destra com o departamento mensal. g) A entrega de documentos mensais torna-se obrigatória conforme cláusula do contrato de prestação de serviços. Observar sempre o período em que o funcionário está liberado e não quantas vezes ele acessou a empresa. Exemplo: Funcionário liberado de 02/01/2013 a 31/12/2013, porém ele comparece uma vez por mês nas dependências da Empresa. NESTE CASO TODOS OS MESES A EMPRESA DEVERÁ ENVIAR DOCUMENTOS MENSAIS, POIS O FUNCIONÁRIO ESTÁ LIBERADO POR 12 MESES. h) Os documentos deverão ser entregues até o 25º dia do mês subsequente, para liberações de funcionários por um período igual ou superior a 15 dias: QUANDO NÃO FOR DIA ÚTIL, FAVOR ANTECIPAR A ENTREGA! i) As empresas prestadoras de serviços deverão enviar documentos distintos e identificados para cada centro de custo (tomador), obrigatoriamente enviando todos acompanhados de protocolo.

8 Cópia Simples Relação dos Documentos Mensais que Deverão ser Entregues: Folha de pagamento, com o centro de custo específico para funcionários que prestam serviço no NOVO PRISMA AGRO FLORESTAL, com resumo da folha, identificando os impostos gerados, preferencialmente em ordem alfabética ou numérica; Recibos de pagamento de salários assinados e datados ou comprovantes de depósito bancário emitido pelo próprio Banco, separados conforme a ordem da folha de pagamento dos funcionários que prestam serviços no NOVO PRISMA AGRO FLORESTAL; Aviso e recibos de férias referentes à competência entregue, devidamente assinado; Exame Médico Demissional, em casos de demissões durante o período de experiência será necessário apresentar o Exame Admissional; GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS) + Demonstrativo com os dados do funcionário; Ficha de EPI (Equipamento de Proteção Individual) na demissão; CAGED (Cadastro geral de empregados e desempregados) Recibo de entrega e relação de funcionários envolvidos; R.E./FGTS (Relação de Empregados com resumo final) constando a RE específica para funcionários que prestam serviço no NOVO PRISMA AGRO FLORESTAL; Conectividade Social/FGTS; GRCS - Contribuições e Mensalidades pagas aos Sindicatos; Comprovante de pagamento mensal ou anual da parcela do Seguro de Vida; Entrevista de desligamento dos demitidos Convenção Coletiva de Trabalho Vigente Entrega anual Cópia Autenticada ou Original + Cópia Simples GPS/INSS (Guia de Recolhimento da Previdência Social), havendo retenção em Nota Fiscal, enviar cópia da guia emitida pela Contratante; GRF/FGTS (Guia Recolhimento do FGTS); TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho); Crachá com selo da Novo Prisma Agro Florestal para os funcionários Demitidos (Documento Original).

9 1- CRONOGRAMA GERAL PRAZOS E DATAS ESTABELECIDAS Este cronograma traz, de forma gráfica, as datas definidas para todas as etapas deste processo. a) A documentação para análise deverá ser entregue até o 25º dia do mês. b) As Análises dos Documentos apresentados no prazo iniciam-se no 26º dia, estendendo-se até o último dia do mês corrente. c) Documentações apresentadas fora do prazo estipulado para recebimento serão analisadas apenas no mês posterior. Durante o período de análise, os atendentes realizam apenas essa atividade, não sendo possível o atendimento nesse período por tais profissionais. A documentação encaminhada no período de análise e envio de resultados será recebida e protocolada, mas não haverá a triagem no atendimento ou agendamento para verificação de dúvidas. Sugerimos que a empresa programe-se e encaminhe seus documentos no período do 10º ao 25º dia (prazo para o atendimento e triagem), onde nossos atendentes poderão acompanhar passo a passo e orientar sobre quaisquer irregularidades apontadas.

10 Gestão: DANIELI DE CAMPOS Telefone: (19) danieli@destra.net.br Análise de documentos do Acesso apoio às EPS: CAMILA ROSA Fone: (19) (19) camila@destra.net.br Analise de Documentos do Monitoramento Trabalhista: FABIANA AMORIM Fone: (19) fabianaamorim@destra.net.br ENTREGA DE DOCUMENTOS: DESTRA GESTÃO PARCEIROS Avenida Iacanga, 212. Mollon - Americana/SP. CEP: Telefone: (19) / (19) gestaoparceiros@gestaoparceiros.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda à sexta-feira das 07h30min às 16h30min. Evite longas esperas, programe-se. A Empresa que traz documentos de muitos funcionários deve antecipar ao máximo sua chegada à Destra. Os horários abaixo são os mais indicados: Das 07h30min às 11h00min e Das 13h30min às 15h00min Obs: Os documentos (Empresa /Segurança /Funcionários) deverão estar devidamente corretos até as 12h00min do dia útil que antecede o início dos serviços. O horário de término do atendimento é referente aos fornecedores que estão sendo atendidos, não se aplicando aos que estiverem aguardando na sala de espera. Caso este horário seja ultrapassado, os atendimentos serão transferidos para o próximo dia útil. MODELOS DE DOCUMENTOS: Estão disponíveis no site abaixo os seguintes modelos de documentos: Termo De Compromisso Regularização De Documentação Declaração De Responsabilidade Técnica Declaração De Responsabilidade De Supervisão Treinamento De Nr-10 (40h) Declaração De Responsabilidade: (Trabalhos Inferiores A 30 Dias) Declaração De Responsabilidade Trabalho Submerso Declaração De Responsabilidade Serviço De Transportes De Pessoas Declaração De Responsabilidade Movimentação E Expedição De Cargas. Transporte De Carga Perigosa E Não Perigosa Declaração De Responsabilidade Alimentação E Serviços De Limpeza E Conservação Declaração De Isenção: (Sócios) Declaração De Capacitação E Autorização Profissional Termo De Responsabilidade: (Temporários) Protocolo De Documentos Mensais Termo De Compromisso De Capacitação Trabalhos Em Área De Elétrica Termo De Compromisso Entrega De Documentação P.T.E. Permissão Para Trabalhos Especiais

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda (São Paulo) DOCUMENTOS DA EMPRESA

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda (São Paulo) DOCUMENTOS DA EMPRESA PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA ACESSO Abbott Laboratórios do Brasil Ltda (São Paulo) Segue procedimento que deverá ser seguido exatamente como orientado para que o serviço contratado seja

Leia mais

PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO Aos prestadores de serviço AKZONOBEL Rev. 12

PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO Aos prestadores de serviço AKZONOBEL Rev. 12 PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO Aos prestadores de serviço AKZONOBEL Rev. 12 Este procedimento tem por objetivo estabelecer os critérios a serem observados pelas empresas e suas subcontratadas com relação

Leia mais

INDUSTRIAS QUIMICAS TAUBATE S A IQT - Atendimento de Saúde São Paulo

INDUSTRIAS QUIMICAS TAUBATE S A IQT - Atendimento de Saúde São Paulo Proposta INDUSTRIAS QUIMICAS TAUBATE S A IQT - Atendimento de Saúde São Paulo À INDUSTRIAS QUIMICAS TAUBATE S A IQT A\C: Camila Borges de Carvalho camila.borges@iqt.com.br Apresentação da Proposta Conforme

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Data de emissão: Associação Paulista de Gestão Pública - APGP Elaborado por: Aprovado por: Francis da Silva Recursos Humanos Diretoria Geral // Sumário

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE. Av. Conselheiro Aguiar, nº 4635, salas 407/408, Boa Viagem, Recife/PE 81-3325.0725 81-8639.0762

MANUAL DO CLIENTE. Av. Conselheiro Aguiar, nº 4635, salas 407/408, Boa Viagem, Recife/PE 81-3325.0725 81-8639.0762 MANUAL DO CLIENTE Av. Conselheiro Aguiar, nº 4635, salas 407/408, Boa Viagem, Recife/PE 81-3325.0725 81-8639.0762 www.hvrcontabil.com.br contato@hvrcontabil.com.br INTRODUÇÃO Este manual tem como finalidade

Leia mais

O que faz o Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho?

O que faz o Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho? O que faz o Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho? O DTMST é responsável pela realização dos exames médicos admissional, demissional e periódico, emissão dos abonos de atestados médicos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PROEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PROEC Edital Nº 021/ 2013 - PAE- /UEMS A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento da comunidade acadêmica UEMS o Edital Nº

Leia mais

RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE (inciso VI do art. 8º da Lei nº 12.527/2011) SUMÁRIO. 1. Registro Profissional...

RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE (inciso VI do art. 8º da Lei nº 12.527/2011) SUMÁRIO. 1. Registro Profissional... SUMÁRIO 1. Registro Profissional... 2 2. Isenção de Anuidade... 3 3. Transferência de Regional... 4 4. Cancelamento de Registro (Pessoa Física)... 5 5. Reativação de Registro Profissional... 6 6. Parcelamento

Leia mais

www.cpsol.com.br MODELO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES

www.cpsol.com.br MODELO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES MODELO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATANTE: (Nome da Contratante), com sede em (...), na Rua (...), nº.

Leia mais

01. Quais são os exames especificados na NR7 que devem ser realizados e que geram ASO:

01. Quais são os exames especificados na NR7 que devem ser realizados e que geram ASO: 01. Quais são os exames especificados na NR7 que devem ser realizados e que geram ASO: 01. Quais são os exames especificados na NR7 que devem ser realizados e que geram ASO: Admissional, Periódico, de

Leia mais

INSTRUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 01/2006, ATUALIZADA EM 7 DE FEVEREIRO 2012

INSTRUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 01/2006, ATUALIZADA EM 7 DE FEVEREIRO 2012 INSTRUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 01/2006, ATUALIZADA EM 7 DE FEVEREIRO 2012 REGRAS E CRITÉRIOS PARA O FUNCIONAMENTO DAS OPERAÇÕES DE CONTAS A PAGAR ATRAVÉS DA FADEX TERESINA PI, FEVEREIRO DE 2012 INSTRUÇÃO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REMESSA DE DOCUMENTOS PARA CONTABILIZAÇÃO

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REMESSA DE DOCUMENTOS PARA CONTABILIZAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REMESSA DE DOCUMENTOS PARA CONTABILIZAÇÃO Através deste manual, a Tecnicont pretende orientar seus clientes e facilitar os procedimentos a serem realizados no envio de documentos

Leia mais

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS.

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. TOLEDO-PR Página 2 de 6 1. OBJETIVO 1.1 O presente regulamento objetiva

Leia mais

Breve contextualização

Breve contextualização Breve contextualização O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar

Leia mais

Procedimento de Segurança para Execução de Serviços

Procedimento de Segurança para Execução de Serviços Procedimento de Segurança para Execução de Serviços 1. OBJETIVO: Este procedimento tem como objetivo estabelecer requisitos básicos de segurança na execução de serviços realizados por empresa contratada

Leia mais

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Manual de Integração (SSO) saúde e segurança ocupacional Data da Revisão 18/12/2013

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Manual de Integração (SSO) saúde e segurança ocupacional Data da Revisão 18/12/2013 1/5 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento Gestão de Contratos Service/Qualidade Demais envolvidos na análise e aprovação Área / Processo Responsável Rubrica Administrativo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO: Caracterizados como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS Este manual foi elaborado para orientar o Cliente, Órgão/Entidade, sobre os procedimentos necessários a serem seguidos com relação à preparação

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos INSTRUÇÕES GERAIS PARA OBTENÇÃO DO C.R.C. (CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL), CONFORME DISPOSTO NA LEI Nº 8.666/93 1. CADASTRAMENTO 1.1 PROCEDIMENTO 1.1.1 A empresa interessada em obter o Certificado

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS

NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS PROCEDIMENTO PADRÃO Nº. 001/2006. Teresina, Março 2008 ATUALIZADO EM MARÇO DE 2008 NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 4 Programa Controle MÇdico de SaÉde Ocupacional

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 4 Programa Controle MÇdico de SaÉde Ocupacional Curso Técnico Segurança do Trabalho Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 4 Programa Controle MÇdico de SaÉde Ocupacional PCMSO Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO 1 Semestre 2011 Apresentação: Prezado(a) aluno(a), Este manual foi elaborado com o objetivo de orientá-lo durante o processo de realização do estágio curricular,

Leia mais

Código subproduto: 3-217 SINDIFAST SP Condições Contratuais versão: 1-01.09.2014 ENDEREÇO: N : COMPLEMENTO: BAIRRO: CIDADE: ESTADO: CEP:

Código subproduto: 3-217 SINDIFAST SP Condições Contratuais versão: 1-01.09.2014 ENDEREÇO: N : COMPLEMENTO: BAIRRO: CIDADE: ESTADO: CEP: Código subproduto: 3-217 SINDIFAST SP Condições Contratuais versão: 1-01.09.2014 ORIGEM: Nº PROPOSTA: 39 PROPOSTA DE SEGURO EMPRESARIAL As condições securitárias que se referem esta Proposta de Seguro

Leia mais

Manual dos processos de abertura de vaga, recrutamento e seleção e admissão

Manual dos processos de abertura de vaga, recrutamento e seleção e admissão T Manual dos processos de abertura de vaga, recrutamento e seleção e admissão Processos e Conformidade Janeiro/2015 Rev. 0 3/16/2015 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA...3 3. DESENHO (Abertura de

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho ATENDIMENTO IT. 14 13 1 / 20 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o atendimento realizado pelo Crea GO ao profissional, empresa e público em geral. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Lei n 5.194 24 de dezembro

Leia mais

Estabelecer critérios para a padronização do PCMSO visando obter a uniformização dos documentos nas áreas na UNIDADE LOGÍSTICA.

Estabelecer critérios para a padronização do PCMSO visando obter a uniformização dos documentos nas áreas na UNIDADE LOGÍSTICA. 1 1 OBJETIVO Estabelecer critérios para a padronização do PCMSO visando obter a uniformização dos documentos nas áreas na UNIDADE LOGÍSTICA. 2 USUÁRIOS Componentes do SESMT Local Componentes do SESMT Corporativo

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0561-2010-01 AUXILIAR DE ENFERMAGEM CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO INICIALMENTE ATÉ 16.05

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0561-2010-01 AUXILIAR DE ENFERMAGEM CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO INICIALMENTE ATÉ 16.05 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0561-2010-01 AUXILIAR DE ENFERMAGEM CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO INICIALMENTE ATÉ 16.05.2011 DIVISÃO DE SAÚDE / PROGRAMA DIAGNÓSTICO DE SAÚDE E ESTILO DE VIDA CAT SÃO

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO Nº 04/2016 ESCLARECIMENTO Nº 03

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO Nº 04/2016 ESCLARECIMENTO Nº 03 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento nº 03 Referência: Pregão Eletrônico nº 04/2016 Data: 4/4/2016 Objeto: Contratação de serviços de assistência médica ambulatorial de emergência/urgência em saúde, medicina

Leia mais

INTRODUÇÃO. Assim, a Marítima disponibiliza nesse comunicado algumas dicas para agilizar os processos de análise de risco de proposta. DICAS!

INTRODUÇÃO. Assim, a Marítima disponibiliza nesse comunicado algumas dicas para agilizar os processos de análise de risco de proposta. DICAS! INTRODUÇÃO Prezado corretor, Tendo como princípio o bom atendimento e a prestação de serviço com qualidade, a Marítima Seguros frequentemente revisa seus processos, desenvolve e aperfeiçoa os diversos

Leia mais

EDITAL/PROEX Nº. 02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE PADU / PALMAS

EDITAL/PROEX Nº. 02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE PADU / PALMAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROEX Tel. (63) 3232-8212 / E-mail: prevestibular@uft.edu.br EDITAL/PROEX Nº. 02/2012

Leia mais

O que é o esocial? Empregado

O que é o esocial? Empregado CICLO DE PALESTRAS O que é o esocial? É uma nova forma de registro de informações, também conhecida como folha de pagamento digital que unificará todos os sistemas. Empregado O Ato Declaratório Executivo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALÉM PARAÍBA DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALÉM PARAÍBA DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO Pessoa Jurídica Requerimento composto de 05 páginas: 1. página 01: IDENTIFICAÇÃO E DO FORNECEDOR; 2. página 02: ENQUADRAMENTO NA CATEGORIA; 3. página 03 e 04: RELAÇÃO DE DOCUMENTOS

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 8 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes e as atividades relativas à identificação, avaliação e desenvolvimento da competência das pessoas, por meio de ações de treinamento e conscientização.

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Em 2013 foi adquirido o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para todas Bibliotecas do IFRS. A implantação está sendo feita de acordo com as

Leia mais

NP-NORMAS E PROCEDIMENTOS EM SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

NP-NORMAS E PROCEDIMENTOS EM SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Página 1 de 7 1. OBJETIVO 1.1. Estabelecer procedimentos técnico-administrativos para Registro, Análise e Investigação de Acidente do Trabalho envolvendo os servidores públicos e empregados fundacionais

Leia mais

a) MORTE POR ACIDENTE Garante aos beneficiários do segurado o pagamento do valor do capital contratado;

a) MORTE POR ACIDENTE Garante aos beneficiários do segurado o pagamento do valor do capital contratado; TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos 1º Edição 01/2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CAPÍTULO II - TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO III CARGOS & SALÁRIOS CAPÍTULO IV BENEFÍCIOS CAPÍTULO

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 5 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 6 CONCLUSÃO DE CURSO 6 RELATÓRIO TÉCNICO 7 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E TREINAMENTO VAPT VUPT

PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E TREINAMENTO VAPT VUPT Sistema de Gestão do Programa Vapt Vupt SUPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO HENRIQUE SANTILLO PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E TREINAMENTO VAPT VUPT Responsáveis: Ludmilla Sequeira Barbosa e Rosana

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ÁREA DO CONHECIMENTO Administração - Gestão Pública. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em

Leia mais

Estado: CEP: Fone: Fax: CONTA PARA PAGAMENTO Banco: Agência: Conta Corrente: REPRESENTANTE CREDENCIADO (PREENCHIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL)

Estado: CEP: Fone: Fax: CONTA PARA PAGAMENTO Banco: Agência: Conta Corrente: REPRESENTANTE CREDENCIADO (PREENCHIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL) EMPRESA INTERESSADA Nome/Razão Social: Nome Fantasia: E-mail: E-mail vendas: Site na web: N.º INSCRIÇÃO CNPJ: Estadual: Junta Comercial: Municipal: ENDEREÇO Endereço: Nº: Bairro: Cidade: Estado: CEP: Fone:

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 2º Semestre de 2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho ATENDIMENTO IT. 14 16 1 / 23 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o atendimento realizado pelo Crea GO ao profissional, empresa e público em geral. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Lei n 5.194 24 de dezembro

Leia mais

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 2/2015 O Diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para o

Leia mais

Passo a passo Aditamento a Contrato de Arrendamento Mercantil Cessão de Direitos e Obrigações.

Passo a passo Aditamento a Contrato de Arrendamento Mercantil Cessão de Direitos e Obrigações. Passo a passo Aditamento a Contrato de Arrendamento Mercantil Cessão de Direitos e Obrigações. Para dar início ao processo de transferência do contrato primeiramente é necessário preencher a proposta para

Leia mais

esocial - EFD Social (Obrigações Trabalhista e Previdenciária na Folha de Pagamento)

esocial - EFD Social (Obrigações Trabalhista e Previdenciária na Folha de Pagamento) esocial - EFD Social (Obrigações Trabalhista e Previdenciária na Folha de Pagamento) Vagas Limitadas Cód. do Curso: 0052014 06 e 07.05.2014 O EFD Social ou SPED Folha como já se tornou conhecido, terá

Leia mais

SINOREG-SP GESTOR DO FUNDO DE CUSTEIO DO REGISTRO CIVIL

SINOREG-SP GESTOR DO FUNDO DE CUSTEIO DO REGISTRO CIVIL SINOREG-SP GESTOR DO FUNDO DE CUSTEIO DO REGISTRO CIVIL MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPENSAÇÃO DOS ATOS GRATUITOS E DA COMPLEMENTAÇÃO DA RECEITA MÍNIMA DOS CARTÓRIOS DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE PERNAMBUCO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE PERNAMBUCO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE PERNAMBUCO Resolução nº 004, de 25 de março de 2015 Estabelece requisitos a serem observados para obtenção de apoio financeiro ou institucional junto ao CRMV-PE.

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Usuário Anônimo Versão 1.2 13/10/2010 Sumário Apresentação... 3 Objetivo... 3 1. Solicitação de CeC... 4 1.1. Cadastro de Pessoas Físicas... 6 1.1.1 Cadastro de

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE VOLTA REDONDA A coordenação do Programa

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS MODELO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS NOME DA EMPRESA PERÍODO Dia / Mês / Ano a Dia / Mês / Ano 1 SUMÁRIO 3 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 4 4 OBJETIVO GERAL CONDIÇÕES PRELIMINARES 5 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/MG

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/MG Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/MG Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame De acordo com a portaria 96.603 de 30 de agosto

Leia mais

Assunto. esocial. Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;

Assunto. esocial. Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais; Ref.: nº 34/2013 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

PORTO ALEGRE: Na OAB/Serviços - Rua Vicente de Paula Dutra, 236 (ao lado do FORO CENTRAL), horário contínuo das 08h30min às 18h30min.

PORTO ALEGRE: Na OAB/Serviços - Rua Vicente de Paula Dutra, 236 (ao lado do FORO CENTRAL), horário contínuo das 08h30min às 18h30min. 1. INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO NO QUADRO DE ADVOGADOS Requerimento preenchido, datado, assinado somente pelo requerente. Não deixar campos em branco. Não rasurar. As importâncias recolhidas à tesouraria

Leia mais

PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2008 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Todos os direitos reservados. É permitida

Leia mais

MANUAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

MANUAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Disciplina Supervisão de Estágios MANUAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO Curso de Propaganda e Publicidade SÃO PAULO 2013 MANUAL DE SUPERVISÃO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

EDITAL Nº 50, DE 14 DE MARÇO DE 2013. EDITAL DE REINGRESSO E INGRESSO PARA PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº 50, DE 14 DE MARÇO DE 2013. EDITAL DE REINGRESSO E INGRESSO PARA PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 50, DE 14 DE MARÇO DE 2013. EDITAL DE REINGRESSO E INGRESSO PARA PORTADOR DE DIPLOMA A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IF- Farroupilha, no uso de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO/SC SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO/SC SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA. PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO/SC SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE PESSOAL EM CARÁTER TEMPORÁRIO PARA AS SECRETARIAS MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA.

Leia mais

PLANO DE CURSO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

PLANO DE CURSO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PLANO DE CURSO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 1 - NOME DO CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO 2 - OBJETIVO Preparar profissionais para realizar atividades de rotinas administrativas, organização de documentos e apoio

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 14/2014

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 14/2014 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 14/2014 A Agência de Desenvolvimento e Inovação Inova Sorocaba, Organização Social, sediada na Av. Itavuvu, 11.777 Parque Tecnológico, CEP 18.078-005, Sorocaba SP, torna público

Leia mais

Uma marca global, para uma empresa com serviços globais!

Uma marca global, para uma empresa com serviços globais! Uma marca global, para uma empresa com serviços globais! Quem somos? Fundada em 1998 em Curitiba, a Executiva é focada em soluções na área de Recursos Humanos, mais especificamente em Outsourcing de Processos

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE ATESTADOS MÉDICOS. Caxias do Sul, 23 de julho de 2015

CONSIDERAÇÕES SOBRE ATESTADOS MÉDICOS. Caxias do Sul, 23 de julho de 2015 CONSIDERAÇÕES SOBRE ATESTADOS MÉDICOS Caxias do Sul, 23 de julho de 2015 Conceito de Atestado Declaração escrita e assinada que uma pessoa devidamente qualificada faz sobre a verdade de um fato, e que

Leia mais

Treinamento Proposta Online

Treinamento Proposta Online Treinamento Proposta Online 03 Procedimentos para preenchimento da Proposta Preenchendo a Proposta Online Digitalizando os documentos 06 20 33 Pendências nas Propostas 02 Procedimentos para preenchimento

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO INÍCIO DO CURSO - Por se tratar de um modelo de ensino individualizado e exclusivo, não é necessário a formação de turmas, e o Aluno pode

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais

Universidade Católica de Pelotas. Pró-Reitoria Acadêmica Edital 054/2015

Universidade Católica de Pelotas. Pró-Reitoria Acadêmica Edital 054/2015 Universidade Católica de Pelotas Pró-Reitoria Acadêmica Edital 054/2015 O Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais, no Programa de Pós-Graduação em Política Social, seleciona professor para o

Leia mais

esocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas

esocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas esocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas 1 Conhecendo e-social O e-social é um projeto do governo federal que vai coletar informações trabalhistas,

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM SÃO PAULO - SP

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM SÃO PAULO - SP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM SÃO PAULO - SP O torna pública a realização do Concurso de Seleção para o Programa de Estágio

Leia mais

Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação

Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação MANUAL DO PESQUISADOR SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Inclusão de Projetos 2.1. Apresentações de novos projetos 2.2. Tipos de instrumentos legais 2.3. Situação de adimplência das instituições 3. Orientações

Leia mais

Perguntas e respostas frequentes

Perguntas e respostas frequentes Perguntas e respostas frequentes 0 Perguntas e respostas frequentes 1) O que fazer para me cadastrar no SIMEC? R: Acesse o site: simec.mec.gov.br. No canto superior direito onde existe a opção de acessar

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE E BENEFÍCIOS SOCIAIS TRE-SAÚDE

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE E BENEFÍCIOS SOCIAIS TRE-SAÚDE PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE E BENEFÍCIOS SOCIAIS TRE-SAÚDE TABELA PRÓPRIA PARA CONVÊNIOS E CREDENCIAMENTOS DATAS DE FATURAMENTO: INSTRUÇÕES DE FATURAMENTO - As faturas deverão ser entregues até o décimo

Leia mais

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática para rotinas de Departamento Pessoal. 2. DEFINIÇÕES TRCT: Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. DP: Departamento Pessoal; DP Central: Departamento Pessoal de

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA - MG Edital de Chamamento para Cadastro nº 01/2013

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA - MG Edital de Chamamento para Cadastro nº 01/2013 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA - MG Edital de Chamamento para Cadastro nº 01/2013 Edital de convocação de Pessoas Jurídicas para inscrição e atualização do Cadastro de Fornecedores do Município de Itaúna.

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

Processo de Compras GENS

Processo de Compras GENS Processo de Compras GENS Manual do Colaborador Versão 2.0 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 Objetivos... 3 1.1.1 Objetivo da definição do Processo de Compras... 3 1.1.2 Objetivo deste Manual... 3 2. PROCESSO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977.

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. DÁ NOVA REDAÇÃO À RESOLUÇÃO N o 18, DE 10.02.72, DO CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 27.03.72. CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA

Leia mais

Sistema Serviço de Valet

Sistema Serviço de Valet Sistema Serviço de Valet Manual do Usuário Página 1 Sistema Serviço de Valet Manual do Usuário Versão 1.0.0 Sistema Serviço de Valet Manual do Usuário Página 2 Índice 1. Informações gerais... 3 2. Passo-a-passo...

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Instrução Operacional nº 57 SENARC/ MDSBrasília,08de janeirode 2013. Assunto:Divulga aos municípios orientações para a substituição de Gestor Municipal, Prefeito, Órgão Responsável, Equipe de Gestão e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 032/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

Convênio Petros / INSS - Passo a passo para Participantes e Beneficiários.

Convênio Petros / INSS - Passo a passo para Participantes e Beneficiários. Convênio Petros / INSS - Passo a passo para Participantes e Beneficiários. Prezado(a) Participante / Beneficiário(a), A Petros firmou um Convênio diretamente com o INSS, a fim de permitir aos empregados

Leia mais

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Calibração, Aferição, Instrumentação e Ferramentaria Data da Revisão: 13/05/2011

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Calibração, Aferição, Instrumentação e Ferramentaria Data da Revisão: 13/05/2011 Data da 1/ 7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento Diretoria de Negócios Vendas Service Qualidade Suprimentos Fabrica Gestão de Materiais Demais envolvidos na análise e aprovação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016, de 18 de janeiro de 2016 DIVULGAÇÃO

EDITAL Nº 01/2016, de 18 de janeiro de 2016 DIVULGAÇÃO EDITAL Nº 01/2016, de 18 de janeiro de 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 A Faculdade Católica Recife torna público aos

Leia mais

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015.

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. O MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA, por intermédio da SECRETARIA

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL - CONSIGNADO SETOR PÚBLICO COMANDO DA AERONÁUTICA

ROTEIRO OPERACIONAL - CONSIGNADO SETOR PÚBLICO COMANDO DA AERONÁUTICA 1. OPERACIONALIZAÇÃO DAS CONTRATAÇÕES E SUPORTE Filial BV Financeira Matriz São Paulo - Fone: (11) 3252-7020 2. PÚBLICO ALVO CONFORME LEGISLAÇÃO Militares efetivos admitidos há no mínimo 06 meses, Aposentados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

MANUAL VERSÃO 1.13-abv

MANUAL VERSÃO 1.13-abv 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 6 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 8 7. EXAMES PERIÓDICOS... 9

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE VALIDADE DE DOCUMENTOS (TEMPO DE GUARDA)

ORIENTAÇÃO DE VALIDADE DE DOCUMENTOS (TEMPO DE GUARDA) ORIENTAÇÃO DE VALIDADE DE DOCUMENTOS (TEMPO DE GUARDA) 1. VIDA FINANCEIRA 1.1 PAGAMENTO DE TRIBUTOS 1.1.1 Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e seu respectivo DARF, contados a partir do exercício

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão em Petróleo e Gás. AMPARO

Leia mais

CHECKLIST DO ANEXO II EDITAL 02/2015 Para qual membro do grupo familiar e em que situação? Todas as pessoas do grupo familiar a partir de 18 anos.

CHECKLIST DO ANEXO II EDITAL 02/2015 Para qual membro do grupo familiar e em que situação? Todas as pessoas do grupo familiar a partir de 18 anos. Confira se reuniu todos os documentos de acordo com o Anexo II 1. ( ) 2. ( ) Documento Documento de identidade (RG) Cadastro de Pessoa Física (CPF) 3. ( ) Certidão de nascimento 4. ( ) Certidão de óbito

Leia mais