XVIII CONGRESSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO EM QUESTÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XVIII CONGRESSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO EM QUESTÃO"

Transcrição

1 XVIII CONGRESSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO EM QUESTÃO - EDIÇÃO a 30 de junho de 2019 Hotel Serra Azul - Gramado, RS Presidente de Honra - Paulo de Barros Carvalho Professor Homenageado - Prof. Desembargador Francisco José Moesch

2 Falar sobre a histórica e necessária Reforma Tributária no Brasil, ao ensejo do XVIII Congresso Brasileiro de Direito Tributário em Questão, é também oportunidade que se apresenta para uma homenagem ao Presidente de Honra, Dr. Paulo de Barros Carvalho pela sua contribuição técnica e jurídica à Fundação Escola Superior de Direito Tributário FESDT, e aos eventos realizados para valorização da cultura jurídica tributária nacional. Destaca-se de tributação a expressão discriminação de rendas, deixando de lado a verdadeira reforma tributária, que deve incluir a repartição das receitas tributárias entre os sujeitos ativos da obrigação tributária, mas também incluir o outro polo da relação, ou seja, o sujeito passivo, em favor de quem a Constituição de 88, definiu um típico estatuto do contribuinte.

3 O estudo da reforma deve incluir e valorizar todos os elementos desse arcabouço, especialmente, as chamadas cláusulas pétreas, que dificultam uma reforma que possa modificar normas protetoras do sujeito passivo, promulgadas pela Carta Maior ou aos princípios gerais e tributários, que legitimam a transferência do patrimônio do contribuinte para o Estado, via tributação, sem as cautelas devidas. Surge verdadeiro princípio de vasos comunicantes, entre a reforma tributária historicamente desejada e a reforma do sistema constitucional tributário, uma vez que aquela há de tangenciar princípios constitucionais gerais e tributários que compõem o sistema, quase sempre com vínculo de cláusulas pétreas.

4 Gomes Canotilho estuda a Constituição como um conjunto de princípios de sentido, reciprocamente relacionados, interdependentes e complementares, apontando global e tendencialmente para a unidade axiológico-normativa do sistema constitucional, que é aberto porque tem uma estrutura dialógica, uma vez que as normas constitucionais captam a mudança da realidade e estão abertas às concepções cambiantes da verdade e da justiça. Essas normas ora tomam a forma de princípios, ora de regras, portanto, nessa concepção, a Constituição Jurídica é um sistema normativo, desde quando todas as suas disposições, mesmo princípios, são normas.[1] O sistema constitucional tributário é a fonte direta das normasprincípio, estuário dos direitos e garantias do contribuinte. [1] José Joaquim Gomes Canotilho, Direito Constitucional, 4ª edição. Editora: Livraria Almedina. p. 117 e ss..

5 1. Competência tributária da entidade intraestatal arts. 145, 147, 148, 149, 153, 154, 155 e Legalidade art. 150, I 2.1. irretroatividade art. 150, III, a 2.2. anualidade - 2º do art anterioridade art. 150, III, b espera nonagésimal art. 150, III, c 2.4. tipicidade art. 145, I a III e 146, III 2.5. eficácia da lei complementar - art Isonomia art. 150, II 3.1. capacidade contributiva art. 145, 1º 4. Proibição de efeito tributário confiscatório art. 150, IV 5. Garantia da unidade econômica e social arts. 150, V, 151, I e II, Imunidade art. 150, VI. (citação p. 338 do livro XV Congresso Nacional de Estudos Tributários Cf. Edvaldo Brito. Limites da revisão constitucional. ).

6 A reforma tributária prevista na Proposta de Emenda Constitucional 45/2019 traz uma importante alteração nos tributos incidentes sobre o consumo, com a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituiria cinco tributos: três federais - IPI, PIS e CONFINS; um estadual ICMS; e um municipal - ISS. A PEC 45/19 foi fruto de um estudo realizado pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), que teve como principal objetivo enfrentar o complexo sistema tributário brasileiro, especialmente no que diz respeito aos tributos incidentes sobre a circulação de bens e serviços. A unificação dos cinco tributos que incidem sobre o consumo em um único imposto surge como solução para simplificar a tributação e a gestão fiscal por parte das empresas, bem como para diminuir o impacto que a guerra fiscal entre os estados e os municípios gera no desenvolvimento econômico do país.

7 Entre as principais características do IBS, é possível destacar: - O novo imposto será de competência da União, que deverá realizar a repartição da receita tributária entre os três entes federativos; - A arrecadação e a distribuição da receita entre os entes serão realizadas por um Comitê Gestor Nacional, com representantes de todos os entes; - A instituição do IBS deverá ocorrer por meio de Lei Complementar; - O novo tributo será composto de três alíquotas: federal, estadual e municipal, sendo que cada ente poderá definir a própria alíquota;

8 - Nas operações interestaduais o imposto passará a ser devido no destino, sendo aplicável a alíquota singular dos estados e municípios do destino; - Não haverá possibilidade de concessão de benefício fiscal no IBS, que deverá ser informado pela neutralidade; - As desigualdades regionais deverão ser combatidas pela União; - O novo imposto trará o fim da seletividade do IPI e do ICMS, tendo em vista a previsão de aplicação da mesma alíquota para todos os produtos, sejam eles essenciais ou supérfluos; - Haverá a possibilidade de instituição de impostos seletivos pela União para desestimular o consumo de determinados bens, serviços e direitos.

9 A proposta de reforma traz, ainda, duas regras de transição. A primeira, relativamente à substituição dos tributos IPI, ICMS, ISS, PIS e CONFINS pelo IBS, deverá ocorrer em 10 anos, sendo que nos primeiros 2 anos seria cobrada uma alíquota de 1%, a ser reduzida da COFINS, de forma a evitar aumento da carga tributária. Nos seguintes 8 anos, haverá uma redução progressiva de todos os tributos e um aumento do IBS na mesma proporção. Já a segunda regra de transição diz respeito à repartição de receitas do IBS entre estados e municípios, que deverá ser realizada em 50 anos, de forma gradual, sendo que nos 20 primeiros anos será mantida a receita atual, corrigida pela inflação, com a parcela referente ao crescimento do PIB tributada pelo destino. Nos 30 anos seguintes, a tributação de todo o IBS será encaminhada gradualmente para o destino.

10 Como se verifica, a proposta de emenda à Constituição pretende simplificar o sistema brasileiro de tributação de bens e serviços, através de uma legislação uniforme e cobrança centralizada, bem como eliminar a guerra fiscal entre estado e municípios, ao mesmo tempo em que mantém a autonomia dos entes federativos, que poderão administrar as próprias alíquotas do IBS. Ainda que a proposta tenha sido fruto de longo estudo e esteja em conformidade com o padrão mundial de tributação do consumo, é possível encontrar na doutrina inúmeras críticas ao novo sistema de tributação proposto. Será necessário nos debruçarmos sobre o assunto para que se possa definir a sua pertinência e até mesmo a necessidade de eventual ajuste.

11 Logo, importante repisar, qualquer reforma tributária não pode modificar, para prejudicar direitos e garantias individuais integrantes do núcleo irreformável da Constituição. Somente o Poder Tributário, com origem exclusiva no Poder Constituinte, tem competência para modificar esse núcleo de normas protetoras do contribuinte.

12 Existem outros princípios, que não estão alinhados no sistema constitucional tributário, mas integrantes do núcleo de direitos e garantias individuais, que protegem o sujeito passivo na relação jurídica tributária. São eles verdadeiras limitações aos procedimentos administrativo e judicial de incidência da norma que regula a relação jurídica tributária.

13 1. Autoridade competente art. 5º, LIII 2. Devido processo legal art. 5º, LIV 3. Contraditório e ampla defesa art. 5º, LV 4. Proibição de provas obtidas por meios ilícitos art. 5º, LVI 5. Direito a advogado e a permanecer calado art. 5º, LXIII 6. Inexistência de prisão civil por dívida art. 5º, LXVII 7. Razoável duração do processo art. 5º, LXXVIII (p da obra XV Congresso Nacional de Estudos Tributários).

14 MUITO OBRIGADO! Desembargador FRANCISCO JOSÉ MOESCH Tribunal de Justiça do RS: Av. Borges de Medeiros, nº 1565, Gabinete 440, Porto Alegre/RS (51)

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Apresentação para o Fórum de Debates: Novo Regime Fiscal e Reforma Tributária: Efeitos na Saúde Bernard Appy Setembro de 2017 Introdução

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços. Bernard Appy Diretor do Centro de Cidadania Fiscal - CCiF

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços. Bernard Appy Diretor do Centro de Cidadania Fiscal - CCiF Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Bernard Appy Diretor do Centro de Cidadania Fiscal - CCiF Introdução Distorções do Sistema Tributário Elevada litigiosidade Custo

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Julho de 2018 Introdução Modelo brasileiro vs IVA 2 Há um quase consenso de que o melhor modelo de tributação do consumo de bens

Leia mais

A Proposta de Emenda Constitucional nº 45, de 2019

A Proposta de Emenda Constitucional nº 45, de 2019 A Proposta de Emenda Constitucional nº 45, de 2019 Junho de 2019 Introdução Padrão internacional de tributação do consumo 2 Há um quase consenso de que o melhor modelo de tributação do consumo de bens

Leia mais

Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Vanessa Rahal Canado

Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Vanessa Rahal Canado Imposto sobre Bens e Serviços - IBS Vanessa Rahal Canado 2019 Introdução Distorções do Sistema Tributário 3 Para entender bem... Bases da tributação: consumo, renda, propriedade e folha de salários Consumo:

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do direito tributário...

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

Grupo de Discussão. Revista Capital Aberto

Grupo de Discussão. Revista Capital Aberto Grupo de Discussão Revista Capital Aberto Reforma Tributária Julho/2017 Visão Histórica Sistema Tributário Brasileiro Visão histórica Sistema tributário brasileiro Baseado na EC 18, fixa normas gerais

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 Para que uma Reforma Tributária ria? simplificação do sistema tributário desoneração

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Seminário ANAFISCO: Reforma Tributária em Debate Bernard Appy e Eurico de Santi Agosto de 2018 Introdução O que é um bom sistema

Leia mais

Limitações ao Poder de Tributar

Limitações ao Poder de Tributar Limitações ao Poder de Tributar Considerações Iniciais Limites oponíveis ao poder público Conjunto integrado de princípios e regras; Previsão normativa constitucional & infraconstitucional; Cláusulas Pétreas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Expositor: OTAVIO FINEIS JUNIOR Coordenador da Administração Tributária do Estado de São Paulo Distribuição Percentual da carga tributária entre 1990 e

Leia mais

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45 ABREVIATURAS... 11 Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES... 13 1. Conceito de tributo...13 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir...13 1.2. Prestação compulsória...14

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Princípios gerais de Direito Tributário Os princípios tributários podem ser encontrados tanto na legislação infraconstitucional (Código Tributário Nacional e leis tributárias) quanto na Constituição Federal.

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 19 2. Direito tributário. Noção conceptual... 22 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

Reforma Tributária. Bernard Appy Março de 2018

Reforma Tributária. Bernard Appy Março de 2018 Reforma Tributária Bernard Appy Março de 2018 Introdução: Desafios para o Crescimento do Brasil Introdução Desafios para o crescimento do Brasil O Brasil está saindo de uma das maiores recessões de sua

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação preparada para a reunião com os Governadores Março - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13 SUMÁRIO Abreviaturas... 13 Capítulo 1 Tributo: Conceito e Espécies... 15 1. Conceito de tributo... 15 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir... 15 1.2. Prestação compulsória...

Leia mais

Novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Nelson Machado

Novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Nelson Machado Novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS Nelson Machado Belo Horizonte, 16 de Agosto de 2018 Diretivas para a Reforma Tributação do consumo de bens e serviços Distorções do modelo atual Proposta de Reforma

Leia mais

A REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO SOBRE O CONSUMO - IBS

A REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO SOBRE O CONSUMO - IBS A REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO SOBRE O CONSUMO - IBS Eurico Marcos Diniz de Santi Professor da FGV DIREITO SP e Diretor do Centro de Cidadania Fiscal CCiF eurico.santi@fgv.br +5511991133780

Leia mais

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes ICMS NOÇÕES BÁSICAS Coordenação: Alexandre A. Gomes O que é Tributo? - Art. 3º do CTN Toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Março de 2017 Introdução Distorções do Sistema Tributário 2 Elevada litigiosidade 23 - Custo para as empresas - Insegurança jurídica

Leia mais

CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17

CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17 1. Receitas originárias e receitas derivadas... 17 2. O conceito constitucional de tributo... 18 3. Análise do conceito do art. 3º do CTN...

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Abril - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade e a falta de neutralidade do sistema tributário brasileiro

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Robson Maia Lins. Doutor e Mestre PUC/SP Gramado/RS

SIMPLES NACIONAL. Robson Maia Lins. Doutor e Mestre PUC/SP Gramado/RS SIMPLES NACIONAL Robson Maia Lins Doutor e Mestre PUC/SP (robsonmaia@barroscarvalho.com.br) Gramado/RS /RS,, 26 de junho de 2010 SUBTEMAS ESCOLHIDOS A evolução do tratamento diferenciado e favorecido às

Leia mais

REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL...

REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL... REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL... Eurico Marcos Diniz de Santi Professor da FGV DIREITO SP Prêmio Livro do Ano 1996 1º Lugar PRÊMIO

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 19 2. Direito tributário. Noção conceptual... 22 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial

Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial Brasília Fevereiro 2008 Reforma Tributária e crescimento A iniciativa do Executivo tem dois méritos: Recolocar o tema na

Leia mais

Sistema Tributário Nacional

Sistema Tributário Nacional Sistema Tributário Nacional Considerações Iniciais Direito Direito e Contabilidade como Ciências Ciência das Normas obrigatórias que disciplinam as relações dos homens em sociedade. É o conjunto das normas

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação, xiii

SUMÁRIO. Apresentação, xiii SUMÁRIO Apresentação, xiii 1 A Contabilidade e a Gestão Tributária, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Os objetivos da atividade de gestão tributária, 1 1.3 Características profissionais exigidas para o cargo de

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO TRIBUTÁRIO... 1

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO TRIBUTÁRIO... 1 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO TRIBUTÁRIO... 1 1.1 Noções inaugurais... 1 1.2 Espécies de receitas financeiras... 2 1.3 A importância das receitas tributárias... 5 1.4 A relação tributária

Leia mais

Teoria da Tributação

Teoria da Tributação Teoria da Tributação Tributação sobre o Consumo Prof. Luís Eduardo Schoueri 2017/2º Semestre Warm up: retomando a aula anterior A inclusão de um tributo em uma economia de mercado competitivo altera o

Leia mais

ICMS Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços

ICMS Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Profa. Jackeline F. Fares AULA 43 30/08/2017 Direito TRIBUTÁRIO ICMS parte 1 ICMS Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços A Constituição

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. Introdução ao estudo do Direito Tributário, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. Introdução ao estudo do Direito Tributário, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. Introdução ao estudo do Direito Tributário, 21 1.1. NOÇÕES INAUGURAIS, 21 1.2. ESPÉCIES DE RECEITAS FINANCEIRAS, 23 1.3. A IMPORTÂNCIA DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS, 26 1.4. A RELAÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia mais

SUMÁRIO. PARTE I Finanças Públicas no Sistema Tributário... 1

SUMÁRIO. PARTE I Finanças Públicas no Sistema Tributário... 1 SUMÁRIO PARTE I Finanças Públicas no Sistema Tributário... 1 Capítulo 1 Finanças Públicas e Tributação... 3 1.1. Estado, atividade financeira, Direito Financeiro e Tributário... 3 1.2. Evolução das finanças

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 INTRODUÇÃO... 15 1. A organização do Estado... 15 1.1. As necessidades coletivas... 15 1.2. A atividade financeira do Estado... 16 1.2.1. Atividades financeira e econômica

Leia mais

SUMÁRIO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

SUMÁRIO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... SUMÁRIO Capítulo 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 21 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 21 2. Direito tributário. Noção conceptual... 24 2.1. Autonomia do Direito Tributário... 24 2.2. Relação

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES INICIAIS... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 Capítulo 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 19 2. Direito tributário. Noção conceptual... 22 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

ABCE COMITÊ TRIBUTÁRIO PEC

ABCE COMITÊ TRIBUTÁRIO PEC ABCE COMITÊ TRIBUTÁRIO PEC 233/08 Reforma Tributária Novo ICMS André Edelstein Brasília, 27 de maio de 2008 Principais Objetivos EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº 16/08 - MF Simplificar o sistema tributário nacional

Leia mais

REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL...

REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL... REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL... Lina Santin & Eurico M. D de Santi Núcleo de Estudo Fiscais OBSERVATÓRIO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Leia mais

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly 05 de setembro de 2017 2 Extinção de nove tributos: ICMS / ISS / IPI / IOF / Cofins / PIS-Pasep / CSLL CIDE-Combustíveis / Salário Educação

Leia mais

Disciplina: CCJ DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I. Matéria: 11 - GRADUAÇÃO. Curso(s): 1 - DIREITO. Tipo Curso: Campo: 0. Prática: 0.

Disciplina: CCJ DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I. Matéria: 11 - GRADUAÇÃO. Curso(s): 1 - DIREITO. Tipo Curso: Campo: 0. Prática: 0. Disciplina: CCJ0030 - DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I Matéria: 11 - GRADUAÇÃO Curso(s): 1 - DIREITO Tipo Curso: Campo: 0 Prática: 0 Teórica: 88 Carga Horária Total Versão Plano de Disciplina: 1 Vigência:

Leia mais

Simplificação Tributária

Simplificação Tributária Simplificação Tributária Apresentação para o seminário Ambiente de Negócios: Segurança Jurídica, Transparência e Simplicidade Bernard Appy Setembro de 2016 2 Distorções do Sistema Tributário Brasileiro

Leia mais

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional Luiz Antônio Bins Secretário-Adjunto da Fazenda Gramado, 25/06/2015 SUMÁRIO Introdução ICMS Considerações

Leia mais

TAXAS Art. 145, II e 2º, CF e arts. 77 a 80, CTN

TAXAS Art. 145, II e 2º, CF e arts. 77 a 80, CTN CONCEITO DE INGRESSO PÚBLICO ORIGINÁRIO PRÓPRIO REPARAÇÕES DE GUERRA DEFINIÇÃO DE TRIBUTOS Art. 3, CTN TRIBUTO É TODA PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA PENALIDADES COMPULSÓRIA INGRESSO PÚBLICO DERIVADO EM MOEDA OU

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: Direito Tributário. Tributos. Conceitos e limitações ao poder de tributar. Competência e Legislação Tributária. Interpretação e integração da norma tributária. I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

REFORMAS TRIBUTÁRIAS: PROPOSTAS EM DEBATE

REFORMAS TRIBUTÁRIAS: PROPOSTAS EM DEBATE REFORMAS TRIBUTÁRIAS: PROPOSTAS EM DEBATE Celso de Barros Correia Neto José Evande Carvalho Araujo (Consultores Legislativos Área III) 13/6/2019 Que é uma reforma tributária? Reforma Tributária: noção

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE (do Sr. Nelson Proença) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE (do Sr. Nelson Proença) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2005 (do Sr. Nelson Proença) Estabelece limite ao pagamento de impostos e contribuições pelas Pessoas Físicas, regulamentando o inciso II do art. 146 da Constituição

Leia mais

PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS E FINANCEIROS

PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS E FINANCEIROS FERNANDO LEMME WEISS Mestre e doutorando em Direito Público pela UERJ, Professor da Pós-Graduação em Direito Tributário pela PUC-RJ, Professor da Universidade Cândido Mendes, e do MBA Management da FGV,

Leia mais

A proposta de Reforma Tributária à luz do. desenvolvimento regional. Relatório do 2º. Painel 27/04/2009 GRUPO DE DISCUSSÃO:

A proposta de Reforma Tributária à luz do. desenvolvimento regional. Relatório do 2º. Painel 27/04/2009 GRUPO DE DISCUSSÃO: Relatório do 2º. Painel A proposta de Reforma Tributária à luz do desenvolvimento regional 27/04/2009 GRUPO DE DISCUSSÃO: 1 Secretaria da Fazenda Estado de São Paulo Dr. Otavio Fineis Junior (1/2) Situação

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS Conjunto de normas que norteiam o ordenamento jurídico tributário não ultrapassar o limite do razoável, tendo em vista que a tributação implica na restrição ao direito

Leia mais

Limitações da Constituição ao poder de tributar em relação às taxas

Limitações da Constituição ao poder de tributar em relação às taxas BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Limitações da Constituição ao poder de tributar em relação às taxas Adriano Celestino Ribeiro Barros Advogado e autor de artigos de jornal, revistas especializadas, informativos,

Leia mais

Sumário. Apresentação da coleção Capítulo 2. Introdução... 15

Sumário. Apresentação da coleção Capítulo 2. Introdução... 15 Apresentação da coleção... 13 Capítulo 1 Introdução... 15 Capítulo 2 Sistema Tributário Nacional... 17 2.1. Poder de Tributar... 17 2.1.1. Poder de tributar e competência tributária... 18 2.1.2. Modalidades

Leia mais

CAPÍTULO. Competência Tributária. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar IMUNIDADE TRIBUTÁRIA Introdução

CAPÍTULO. Competência Tributária. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar IMUNIDADE TRIBUTÁRIA Introdução CAPÍTULO Competência Tributária Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar IMUNIDADE TRIBUTÁRIA Introdução IMUNIDADE TRIBUTÁRIA (Introdução) Diferença entre imunidade, isenção, notação N/T e alíquota

Leia mais

Introdução ao direito tributário

Introdução ao direito tributário Capítulo 1 - Introdução ao direito tributário 1.1. Considerações iniciais 17 1.2. Conceito de tributo 19 1.3. Tipos de tributo.. 20 1.3.1. Imposto.... 20 1.3.2. Taxas..25 1.3.2.1. Diferenças entre taxa

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 23 2. Tributo... 25 3. Espécies tributárias... 27 3.1. Impostos... 28 3.2. Taxas... 30

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 23 2. Tributo... 24 3. Espécies tributárias... 26 3.1. Impostos... 28 3.2. Taxas... 29

Leia mais

Princípios Constitucionais do Direito Tributário. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Princípios Constitucionais do Direito Tributário. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Princípios Constitucionais do Direito Tributário Objetivos O presente curso tem por objetivo apresentar os princípios constitucionais do Direito Tributário iniciando-se com um breve relato sobre Direito

Leia mais

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 STJ00088638 sumário Nota do autor, xxi 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 Verificação de aprendizagem, 6 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 Verificação de aprendizagem,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor: Mauro Moreira

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor: Mauro Moreira DIREITO TRIBUTÁRIO Professor: Mauro Moreira 1 RACIOCÍNIO JURÍDICO TRIBUTÁRIO CONSTITUIÇÃO -Princípios -Imunidades -Espécies Tributárias - I M P O S T O S T A X A S - C O N T R I B U IÇ Ã O D E M E L H

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Alessandro Spilborghs 25/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Alessandro Spilborghs 25/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Alessandro Spilborghs 25/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 09 PRINCÍPIOS DA ISONOMIA E DA IRRETROATIVIDADE Capitulo

Leia mais

XIV Congresso Nacional de Estudos Tributários: Racionalização do Sistema Tributário

XIV Congresso Nacional de Estudos Tributários: Racionalização do Sistema Tributário IBET Instituto Brasileiro de Estudos Tributários XIV Congresso Nacional de Estudos Tributários: Racionalização do Sistema Tributário 3ª MESA DE CONFERÊNCIA: REFORMA TRIBUTÁRIA Simplificação do Sistema

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Histórico e Fundamentos Legais. Maio/2008

SIMPLES NACIONAL. Histórico e Fundamentos Legais. Maio/2008 SIMPLES NACIONAL Histórico e Fundamentos Legais Maio/2008 1 FUNDAMENTOS LEGAIS Dispositivos Constitucionais: Art. 179 Art. 146, III, d e único (redação da EC 42/2003) Art. 94 do ADCT LC 123/2006 - Estatuto

Leia mais

As normas de interpretação do Código Tributário Nacional 48

As normas de interpretação do Código Tributário Nacional 48 Sumário Capítulo 1 - O Direito Tributário 1.1. Conceito e definição de Direito Tributário 1 1.2. Outras formas de denominação da disciplina 3 1.3. Falso problema da autonomia 4 1.4. Importante distinção

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 25/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 25/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 25/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 10 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS Com a relação jurídico

Leia mais

Sumário. Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17

Sumário. Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17 Sumário Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 17 2. Tributo... 18 3. Espécies tributárias... 20 3.1. Impostos... 21 3.2. Taxas... 23

Leia mais

Reforma Tributária e Seguridade Social

Reforma Tributária e Seguridade Social Reforma Tributária e Seguridade Social Audiência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados Brasília 31 de março de 2009 1 Objetivos da Reforma Tributária ria Econômicos Sociais

Leia mais

Elementos do 12ª edição 2015

Elementos do 12ª edição 2015 Eduardo Sabbag Elementos do 12ª edição 2015 Elementos do direito tributário_iniciais_cap.1_001_098.indd 3 05/08/2015 08:09:16 SUMÁRIO Apresentação... 21 1. Direito Tributário... 23 1.1. Introdução... 23

Leia mais

SUMÁRIO 1 O IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS 2 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E O ITBI 3 DISCRIMINAÇÃO CONSTITUCIONAL DE IMPOSTOS

SUMÁRIO 1 O IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS 2 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E O ITBI 3 DISCRIMINAÇÃO CONSTITUCIONAL DE IMPOSTOS SUMÁRIO 1 O IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS 1.1 Evolução histórica 1.2 Na Constituição Federal de 1988: arts. 155, I, e 156, II 2 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E O ITBI 3 DISCRIMINAÇÃO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Princípios Regentes da Tributação. Princípios da Teoria Econômica e da Jurídica

Princípios Regentes da Tributação. Princípios da Teoria Econômica e da Jurídica Princípios Regentes da Tributação Princípios da Teoria Econômica e da Jurídica Princípios da tributação Princípios da Teoria Econômica Teoria Econômica 1) Da Simplicidade 2) Da Neutralidade 3) Da Progressividade

Leia mais

Código de Situação Tributária

Código de Situação Tributária Código de Situação O código da situação tributária será composto de três dígitos, onde o 1 dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS,

Leia mais

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar...

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar... SUMÁRIO Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ICMS

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ICMS DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ICMS Prof. Thiago Gomes O ICMS E SEUS FUNDAMENTOS LEGAIS Incidente sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012)

Cód. barras: STJ (2012) Cód. barras: STJ00094910 (2012) Sumário Prefácio, xiii 1 Principais Princípios Constitucionais Tributários Aplicáveis ao IPTU, 1 1.1 Princípio da discriminação de impostos, 1 1.2 Princípio da imunidade

Leia mais

TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO

TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO Organização Normativa Título VI Da Tributação e do Orçamento Do Sistema Tributário Nacional Princípios Gerais Das Limitações do Poder de Tributar Dos impostos da União Dos impostos

Leia mais

1. Introdução: 1.1 Divisão do Sistema Tributário; 1.2 Origem da Arrecadação; 1.3 Distribuição da Carga Tributária; 1.4 Retorno para a sociedade.

1. Introdução: 1.1 Divisão do Sistema Tributário; 1.2 Origem da Arrecadação; 1.3 Distribuição da Carga Tributária; 1.4 Retorno para a sociedade. REFORMA TRIBUTÁRIA 1. Introdução: 1.1 Divisão do Sistema Tributário; 1.2 Origem da Arrecadação; 1.3 Distribuição da Carga Tributária; 1.4 Retorno para a sociedade. 2. Cenário atual: 2.1 Burocracia e complexidade;

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 01 Apresentação e Conceito de Tributo. Apresentação da Área

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Reforma Tributária. Antoninho Marmo Trevisan. Gramado,26 de agosto de 2008

Reforma Tributária. Antoninho Marmo Trevisan. Gramado,26 de agosto de 2008 Reforma Tributária Antoninho Marmo Trevisan Gramado,26 de agosto de 2008 Sistema Tributário e Desenvolvimento Pressão Tributária A complexidade e a falta de neutralidade do sistema tributário brasileiro

Leia mais

Unidade de Política Econômica

Unidade de Política Econômica Unidade de Política Econômica Brasília, 16 de junho de 2008. É preciso eliminar a sistemática de cobrança de tributos por dentro O atual sistema tributário brasileiro não deixa claro para os contribuintes

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori SELETIVIDADE 1 ALÍQUOTA Seletividade Como implementar tributação progressiva do consumo? Alíquota deve ser diminuir conforme

Leia mais

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar...

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar... sumário Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas Públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

SUMÁRIO. PARTE GERAL Noções Fundamentais da Legislação Tributária e Empresarial

SUMÁRIO. PARTE GERAL Noções Fundamentais da Legislação Tributária e Empresarial SUMÁRIO PARTE GERAL Noções Fundamentais da Legislação Tributária e Empresarial 1 Introdução ao Estudo da Legislação Tributária, 15 1.1 Fontes do Direito, 15 1.2 Fontes Principais do Direito, 16 1.2.1 Lei,

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA. (O que se pretende mudar, porque mudar e como mudar?)

REFORMA TRIBUTÁRIA. (O que se pretende mudar, porque mudar e como mudar?) J. MIGUEL SILVA Advogado e Contabilista, especializado em Direito Empresarial. Autor de obras que versam sobre legislação e direito empresarial. Foi professor convidado em universidades, na FUNDACE/USP

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA QUE O ESTADO DO CEARÁ QUER. Maio de 2018

REFORMA TRIBUTÁRIA QUE O ESTADO DO CEARÁ QUER. Maio de 2018 MAIO DE 2018 1 REFORMA QUE O ESTADO DO CEARÁ QUER Maio de 2018 2 PROPOSTA DE REFORMA DO SINDICATO DOS FAZENDÁRIOS DO CEARÁ-SINTAF 3 1- ALTERAÇÃO DO PACTO FEDERATIVO Sobre este ponto, o SINTAF defende o

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Sumário Capítulo 1 Direito tributário... 1 1.1. Direito... 1 1.2. Direito público e direito privado... 1 1.3. Direito tributário... 2 1.4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 4 1.5. Estado...

Leia mais

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais Henrique Jorge Freitas da Silva Arrecadação Carga Tributária Bruta 2014 e 2015 (R$ bilhões) Componentes 2014 2015 PIB 5.687,31 5.904,33 Arrecadação

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 05 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO I (DEF 0416) Professores: Luís Eduardo Schoueri Roberto Quiroga

Leia mais

* Princípios jurídicos da tributação

* Princípios jurídicos da tributação ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO AULA Teoria e Princípios da Tributação 1 * Princípios jurídicos da tributação a) da Reserva Legal Tributária ou da

Leia mais

Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados

Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados O CONTEÚDO DESTA APRESENTAÇÃO NÃO TEM O OBJETIVO DE SER RECOMENDAÇÃO TÉCNICA OU PARECER LEGAL SOBRE O ASSUNTO DISCUTIDO. RECOMENDAMOS QUE AS QUESTÕES LEGAIS RELACIONADAS

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site: Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site:  Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II 2012 DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br Site: www.claudiocarneiro.com.br Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II IMPOSTOS: FEDERAIS: II, IE, IR, IPI, IOF, ITR, IGF, Extraordinário

Leia mais

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS EM FACE DO REEQUILÍBRIO FEDERATIVO Março/2017 Palestrante: Antônio José Calhau de Resende FORMAS DE ESTADO: Estado Federal ou Federação:

Leia mais