Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial"

Transcrição

1 Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial Brasília Fevereiro 2008

2 Reforma Tributária e crescimento A iniciativa do Executivo tem dois méritos: Recolocar o tema na agenda; Focar a reforma nas questões de competitividade. A reforma tributária é um dos elementos básicos para construir um ambiente institucional indispensável ao alto crescimento. Proposta é uma ação nessa direção: busca dar racionalidade e simplificação ao sistema. Proposta serve como ponto de partida para uma reforma mais ambiciosa.

3 Visão política A proposta foi desenvolvida tendo como referência as alegadas restrições por governos estaduais e municipais; Se de um lado, pode ter gerado uma proposta mais crível de aprovação, de outro reduziu o escopo e a qualidade; Interessa ao setor privado que o Executivo apresente uma proposta ao Congresso, mesmo que não seja a ideal. É uma forma de trazer o tema à discussão; Cronograma de implementação precisa ser encurtado para gerar resultados a curto prazo.

4 A importância da reforma Brasil está atrasado no IVA: Brasil é dos poucos países que não harmonizou sua tributação sobre o consumo e circulação de mercadorias e serviços. Necessidade de avançar: pressão competitiva exige avanços urgentes no desenho de novo sistema tributário. Competitividade e crescimento: desoneração das exportações e do investimento são indispensáveis para assegurar crescimento e enfrentar a competição global.

5 Avaliação sumária: proposta do Executivo não é ideal mas pode ser aperfeiçoada Proposta atual tem limitações: é menos ambiciosa que a proposta inicial, devido a solução de compromisso visando reduzir resistências. Proposta melhora sistema atual, mas é crucial assegurar na própria PEC regras e mecanismos de proteção ao contribuinte. Retomar o escopo original: adequar a proposta às necessidades da competitividade. Longo período de implementação.

6 Avaliação da proposta: pontos positivos Proposta enfrenta muitos dos problemas do sistema atual: Desoneração do investimento e da produção: ao fim do processo haverá desoneração total dos bens de capital e dos bens de uso e consumo. Promove simplificação (limitada) do sistema tributário. Reduz o incentivo à prática da guerra fiscal (fase de transição) e a extingue no Novo ICMS; implementa nova visão sobre a questão do desenvolvimento regional. Créditos de ICMS nas exportações: abre possibilidade de negociação entre empresas (mas mecanismo ideal é o ressarcimento direto pelos estados).

7 Avaliação da proposta: limitações Proposta mantém três diferentes IVAs: Novo ICMS, IVA- Federal e IPI, com sistemáticas diferentes, reduz objetivo da simplificação. Serviços: não incorporação à base do ICMS mantém cumulatividade e o sistema fica defasado em relação à tendência de maior participação dos serviços na economia. Desoneração dos investimentos: sinalização é positiva, mas há necessidade de implementação imediata. Desoneração das exportações: é preciso assegurar na própria CF os mecanismos de automaticidade no uso e transferência de créditos para segurança do contribuinte.

8 A estratégia para avanços A estratégia empresarial deve buscar: Estimular o envio do projeto ao Congresso e aprofundar a discussão; Apontar a necessidade de ampliar o escopo e a abrangência da reforma; Garantir que os efeitos sobre a desoneração das exportações e investimento tenham impactos no curto prazo; Atuar sobre os problemas e limitações da proposta.

9 Uma proposta de aperfeiçoamento IVA: Novo ICMS e IVA-federal (incluindo IPI) com a mesma sistemática de crédito (harmonizados); Incorporar serviços na base do ICMS; Promover implementação imediata do processo de desoneração dos investimentos; Assegurar pleno uso dos créditos tributários (com mecanismos de automaticidade) na exportação e dar solução para a transição (com uso do sistema SPED para certificação e transferência de créditos).

10 Resumo da proposta: tributos federais Nova tributação federal (em vigor no segundo ano-calendário após a aprovação): IVA-Federal (substitui PIS, Cofins e CIDE) Fusão da CSLL ao IRPJ Manutenção do IPI (como imposto seletivo sobre bebidas e cigarros e para manutenção dos incentivos da ZFM e Lei de Informática) e do PASEP Base de incidência do IVA-Federal: operações com bens e serviços IVA-Federal bens de capital: redução gradual do prazo de utilização dos créditos Inclusão do Salário-Educação no IVA-Federal (em estudo)

11 Resumo da proposta: partilha da receita Vinculações (percentuais do IVA-Federal): Transporte: equivalente à CIDE-Combustíveis Seguridade: equivalente à Cofins e CSLL FAT: equivalente ao PIS Questões Federativas: Manutenção dos percentuais do FPE e do FPM, incidindo sobre receita líquida após vinculações. Criação de um fundo de equalização de receitas (FPEX, Lei Kandir e recursos adicionais) Revisão dos critérios de distribuição do ICMS aos municípios

12 Resumo da proposta: desenvolvimento regional Criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR): Ampliação do volume de recursos federais destinados à promoção do desenvolvimento regional Manutenção dos fundos constitucionais de financiamento (FNE, FNO, FCO) com vinculação ao FNDR Extinção do FDNE e do FDA Redução do percentual destinado a financiamentos e ampliação do percentual aplicado a fundo perdido e infra-estrutura

13 Resumo da proposta: ICMS Manutenção do ICMS (por sete anos após o da aprovação) Redução gradual da alíquota interestadual, a partir do ano seguinte ao da aprovação Atuais incentivos fiscais perderão gradualmente a relevância e não serão acolhidos no Novo ICMS Acúmulo de crédito nas exportações se mantém, porém o volume será gradualmente menor com a redução da alíquota interestadual Novo ICMS (em vigor no oitavo ano após o da aprovação) Legislação unificada ISS fora da base do Novo ICMS

14 Resumo da proposta: ICMS Novo ICMS (em vigor no oitavo ano após o da aprovação) Cobrança no estado de origem e auferição da receita pelo estado de destino Parcela da alíquota ficaria com o estado de origem: taxa de administração para cobrir custos e incentivar fiscalização Criação de sistema de compensação entre estados Créditos ICMS bens de capital: redução gradual do prazo de utilização no ICMS e crédito imediato no Novo ICMS Créditos ICMS bens de uso e consumo: imediato apenas no Novo ICMS com calibragem na alíquota

15 Resumo da proposta: ICMS Novo ICMS (em vigor no oitavo ano após o da aprovação) Assegura a utilização dos créditos do Novo ICMS acumulados (possibilidade de negociação entre empresas) Senado define alíquotas-padrão CONFAZ enquadra os produtos nas alíquotas-padrão Senado referenda o enquadramento Resumo da proposta: Carga Tributária Proposta terá dispositivo que assegure a neutralidade da reforma tributária em termos de arrecadação.

16 Principais alterações com relação à proposta original Não cria o IVA-Dual (IVA-Federal e IVA-Estadual), com legislação nacional Cria o IVA-Federal sem a inclusão do IPI: reduz a simplificação proporcionada pela reforma e permite o uso futuro do IPI como instrumento arrecadatório. Não incorpora o ISS ao Novo ICMS: permanência da cumulatividade entre os dois tributos Ampliação do prazo de transição para o Novo ICMS Menor prazo de transição para o IVA-Federal

17 Avaliação da proposta Escopo menor que discussão original: mas enfrenta muitos dos problemas do sistema tributário: Desoneração do investimento e da produção: ao fim do processo haverá desoneração total dos bens de capital e dos bens de uso e consumo. Simplificação limitada do sistema tributário. Reduz o incentivo à prática da guerra fiscal (fase de transição) e extingue no Novo ICMS. Créditos de ICMS nas exportações: possibilidade de negociação entre empresas é positiva, mas mecanismo ideal é o ressarcimento direto pelos estados.

18 Avaliação da proposta Mantém idéia de recolhimento do ICMS na origem: eleva o custo financeiro das empresas e exige atenção quanto as garantias de aceitação dos créditos. Não alcança serviços: permanência do ISS mantém cumulatividade com ICMS. Base de incidência do IVA-Federal serão operações com bens e serviços, o que a torna mais ampla do que no caso de mercadorias e serviços.

19 Observações Finais A proposta é um ponto de partida para avanços no sistema tributário, mas uma avaliação conclusiva depende do texto final da PEC. Principais pontos para aperfeiçoamento: 1. IPI: incluir no IVA-Federal. 2. ISS: incluir na base do ICMS e eliminar a cumulatividade (aperfeiçoaria o novo sistema tributário). 3. Garantir a efetividade do dispositivo que assegura neutralidade na arrecadação.

20 Observações Finais 4. Ganhos de receita com a maior eficiência no recolhimento de tributos (nota fiscal eletrônica e SPED) permitem aperfeiçoar a proposta com relação a utilização de créditos sobre bens de capital e bens de uso e consumo: IVA-Federal sobre bens de capital: garantir crédito imediato no primeiro ano de vigência. ICMS sobre bens de capital: cronograma de redução mais acelerada do prazo atual, com crédito imediato antes da vigência do Novo ICMS. ICMS sobre bens de uso e consumo: ampliação gradual da utilização dos créditos, até crédito pleno no Novo ICMS.

21 Observações Finais 5. Segurança jurídica e garantias aos contribuintes: é preciso assegurar que a regulamentação das normas não causem prejuízos aos contribuintes. 6. Compromisso com os prazos máximos estabelecidos no calendário de transição: o constante adiamento da utilização dos créditos de ICMS sobre bens de uso e consumo é um exemplo de descumprimento de prazos.

22 Nota de advertência Projetos complexos como a reforma tributária não podem ser avaliados com segurança com base apenas em exposições e powerpoints. Uma avaliação conclusiva do projeto dependerá do texto final a ser apresentado ao Congresso Nacional.

Reforma Tributária e Seguridade Social

Reforma Tributária e Seguridade Social Reforma Tributária e Seguridade Social Audiência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados Brasília 31 de março de 2009 1 Objetivos da Reforma Tributária ria Econômicos Sociais

Leia mais

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária Reforma Tributária PEC 233 e alterações Aspectos relativos aos tributos federais: a visão da RFB 1 PROBLEMAS DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

Leia mais

Grupo de Discussão. Revista Capital Aberto

Grupo de Discussão. Revista Capital Aberto Grupo de Discussão Revista Capital Aberto Reforma Tributária Julho/2017 Visão Histórica Sistema Tributário Brasileiro Visão histórica Sistema tributário brasileiro Baseado na EC 18, fixa normas gerais

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Abril - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade e a falta de neutralidade do sistema tributário brasileiro

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 Para que uma Reforma Tributária ria? simplificação do sistema tributário desoneração

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação preparada para a reunião com os Governadores Março - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade

Leia mais

Aumento de arrecadação Base ampliada para financiamento da Seguridade Social, Educação e Infraestrutura

Aumento de arrecadação Base ampliada para financiamento da Seguridade Social, Educação e Infraestrutura Aspectos Gerais Simplificação do sistema Desoneração tributária Desenvolvimento regional Aspectos específicos Recursos mais estáveis Aumento de arrecadação Base ampliada para financiamento da Seguridade

Leia mais

ABCE COMITÊ TRIBUTÁRIO PEC

ABCE COMITÊ TRIBUTÁRIO PEC ABCE COMITÊ TRIBUTÁRIO PEC 233/08 Reforma Tributária Novo ICMS André Edelstein Brasília, 27 de maio de 2008 Principais Objetivos EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº 16/08 - MF Simplificar o sistema tributário nacional

Leia mais

Novo Sistema Tributário. Síntese da Proposta

Novo Sistema Tributário. Síntese da Proposta 1 SENADO FEDERAL COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS (CAE) SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DA REFORMA TRIBUTÁRIA (CAERT) Relatório Preliminar - Março de 2008 PRESIDENTE: Senador Tasso Jereissati - PSDB - CE VICE-PRESIDENTE:

Leia mais

Seguridade Social - significa articular Previdência, Saúde e Assistência, que são políticas integradas e complementares.

Seguridade Social - significa articular Previdência, Saúde e Assistência, que são políticas integradas e complementares. F U N D A Ç Ã O ANFIP REFORMA TRIBUTÁRIA E SUA REPERCUSSÃO NA SEGURIDADE SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL. IX ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA DA SAÚDE DA ABRES 20 anos de ABRES, do SUS e a Reafirmação da Proteção

Leia mais

Seminário: Cidadania Fiscal para uma nova ordem social Painel 1: "Reforma Tributária e justiça fiscal

Seminário: Cidadania Fiscal para uma nova ordem social Painel 1: Reforma Tributária e justiça fiscal Seminário: Cidadania Fiscal para uma nova ordem social Painel 1: "Reforma Tributária e justiça fiscal Profº Chico Marcelo Economista pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Mestre e Doutorando em Economia

Leia mais

Reforma Tributária. Antoninho Marmo Trevisan. Gramado,26 de agosto de 2008

Reforma Tributária. Antoninho Marmo Trevisan. Gramado,26 de agosto de 2008 Reforma Tributária Antoninho Marmo Trevisan Gramado,26 de agosto de 2008 Sistema Tributário e Desenvolvimento Pressão Tributária A complexidade e a falta de neutralidade do sistema tributário brasileiro

Leia mais

A visão da CNI sobre o projeto de Reforma Tributária

A visão da CNI sobre o projeto de Reforma Tributária A visão da CNI sobre o projeto de Reforma Tributária Audiência conjunta da Comissão Especial e da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados (PEC n.º 31, 45 e 233) Brasília, 28 de maio de

Leia mais

O Impacto da Reforma Tributária para a Seguridade Social

O Impacto da Reforma Tributária para a Seguridade Social COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA O Impacto da Reforma Tributária para a Seguridade Social Evilásio Salvador Principais Pontos da Reforma A criação do IVA com extinção de 4 tributos: Cofins, Pis,

Leia mais

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas...

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas... S u m á r i o Unidade I Teoria Geral dos Tributos Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3 1.1. Conceito de Tributo... 3 1.2. As Espécies Tributárias... 8 Capítulo 2 Os Impostos... 18 2.1. Teoria

Leia mais

PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA NOTAS EXPLICATIVAS

PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA NOTAS EXPLICATIVAS PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA NOTAS EXPLICATIVAS A PEC apresentada prevê: Extinção de tributos: IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação, Cide- Combustíveis, todos federais; ICMS estadual;

Leia mais

Unidade de Política Econômica

Unidade de Política Econômica Unidade de Política Econômica Brasília, 16 de junho de 2008. É preciso eliminar a sistemática de cobrança de tributos por dentro O atual sistema tributário brasileiro não deixa claro para os contribuintes

Leia mais

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional 2.9 Tributação Por que Tributação? Um sistema tributário oneroso e complexo reduz a competitividade e desestimula investimentos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias entre países em estágios

Leia mais

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP Não cumulatividade plena Dezembro/2015 PRINCÍPIOS ORIENTADORES 1. SIMPLIFICAÇÃO DA APURAÇÃO DO TRIBUTO 2. TRIBUTAÇÃO DO VALOR AGREGADO EM CADA ETAPA ECONÔMICA 3. NEUTRALIDADE

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA A Proposta da FEBRAFITE

REFORMA TRIBUTÁRIA A Proposta da FEBRAFITE SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRIBUTO AO BRASIL A Reforma que Queremos São Paulo, 30 de maio de 2017 REFORMA TRIBUTÁRIA A Proposta da FEBRAFITE Luiz Antônio Bins Sumário Considerações Gerais A Proposta FEBRAFITE

Leia mais

Agenda tributária para a competitividade industrial. Confederação Nacional da Indústria Agosto de 2012

Agenda tributária para a competitividade industrial. Confederação Nacional da Indústria Agosto de 2012 Agenda tributária para a competitividade industrial Confederação Nacional da Indústria Agosto de 2012 Sumário Objetivo da proposta ICMS (e questões federativas) Tributos federais ISS Impactos das medidas

Leia mais

Reforma tributária: o que é e o que não é. Everardo Maciel

Reforma tributária: o que é e o que não é. Everardo Maciel Reforma tributária: o que é e o que não é. Everardo Maciel Reforma tributária: mitos e realidade A natureza da reforma tributária Os sistemas tributários: modelos dinâmicos e imperfeitos A ambiguidade

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE OSVALDO SANTOS DE CARVALHO Secretaria da Fazenda de São Paulo 20 de junho de 2011 ICMS e Federação 1 Agenda RECEITAS E A AUTONOMIA DOS ENTES FEDERATIVOS

Leia mais

Reflexões Preliminares sobre o impacto da Reforma Tributária no financiamento da Seguridade Social e especificamente da Saúde (versão 2)

Reflexões Preliminares sobre o impacto da Reforma Tributária no financiamento da Seguridade Social e especificamente da Saúde (versão 2) 1 Reflexões Preliminares sobre o impacto da Reforma Tributária no financiamento da Seguridade Social e especificamente da Saúde (versão 2) XXIV Congresso do Conasems 8 a 11 de abril de 2008 Audiência Pública

Leia mais

Direito Tributário. Repartição das Receitas Tributárias. Professora Giuliane Torres.

Direito Tributário. Repartição das Receitas Tributárias.  Professora Giuliane Torres. Direito Tributário Repartição das Receitas Tributárias Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito Tributário REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS REPASSE

Leia mais

Teoria da Tributação

Teoria da Tributação Teoria da Tributação Tributação sobre o Consumo Prof. Luís Eduardo Schoueri 2017/2º Semestre Warm up: retomando a aula anterior A inclusão de um tributo em uma economia de mercado competitivo altera o

Leia mais

G E T A P GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS APLICADOS

G E T A P GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS APLICADOS G E T A P GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS APLICADOS Principais preocupações dos contribuintes podem ser divididas em dois grupos: 1 2 Garantir a remissão/anistia e a convalidação dos incentivos fiscais existentes,

Leia mais

Fernando Rezende EBAPE/FGV

Fernando Rezende EBAPE/FGV Fernando Rezende EBAPE/FGV Das origens e importância dos trabalhos realizados à época. Das questões fundamentais Das semelhanças e diferenças do contexto Da inspiração para o debate atual Do papel da Fundação

Leia mais

Atualizações sobre ICMS - Propostas de Reformas V AVISULAT

Atualizações sobre ICMS - Propostas de Reformas V AVISULAT Atualizações sobre ICMS - Propostas de Reformas V AVISULAT Luiz Antônio Bins Secretário-adjunto da Fazenda Porto Alegre, 22 de novembro de 2016 SUMÁRIO Reforma Tributária Propostas em Andamento Guerra

Leia mais

IFPB - CAMPUS MONTEIRO - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO. Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB - CAMPUS MONTEIRO - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO. Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB - CAMPUS MONTEIRO - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 1 Entender o conceito e a finalidade da disciplina para sua formação

Leia mais

E.M. n o 00016/MF. Em 26 de fevereiro de Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

E.M. n o 00016/MF. Em 26 de fevereiro de Excelentíssimo Senhor Presidente da República, E.M. n o 00016/MF Em 26 de fevereiro de 2008. Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Submeto à apreciação de Vossa Excelência a inclusa Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o Sistema

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005 ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE Julho / 2005 TRIBUTOS QUE PODERÃO INCIDIR SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Imposto

Leia mais

A Lei Geral da MPE. SEBRAE Rio de Janeiro 05 de outubro de 2004

A Lei Geral da MPE. SEBRAE Rio de Janeiro 05 de outubro de 2004 A Lei Geral da MPE A Lei Geral da MPE SEBRAE Rio de Janeiro 05 de outubro de 2004 Ricardo Tortorella: Economista, Mestrado em Finanças Públicas, Consultor do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial

Leia mais

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária Comissão Especial da Reforma Tributária Câmara dos Deputados

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária Comissão Especial da Reforma Tributária Câmara dos Deputados Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária Comissão Especial da Reforma Tributária Câmara dos Deputados O Funcionamento do Fundo de Equalização de Receitas Brasília Março de 2009 1 Principais

Leia mais

CARTILHA NACIONAL SIMPLES. Entenda o resumo da tributação da sua Micro ou Pequena Empresa.

CARTILHA NACIONAL SIMPLES. Entenda o resumo da tributação da sua Micro ou Pequena Empresa. CARTILHA NACIONAL SIMPLES Entenda o resumo da tributação da sua Micro ou Pequena Empresa. O que é Simples Nacional? Como enquadro minha empresa no Nacional Simples? O Simples Nacional é um regime tributário

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA. 1. Importância da Reforma Tributária

REFORMA TRIBUTÁRIA. 1. Importância da Reforma Tributária REFORMA TRIBUTÁRIA 1. Importância da Reforma Tributária Está em curso um processo de crescimento sustentável, caracterizado por um novo ciclo de crescimento econômico: mais vigoroso e equilibrado. Na base

Leia mais

Módulo 1 Princípios Básicos do Setor de Energia Elétrica

Módulo 1 Princípios Básicos do Setor de Energia Elétrica TRIBUTAÇÃO SOBRE ENERGIA ELÉTRICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1 Princípios Básicos do Setor de Energia Elétrica 1 Modelo atual do setor elétrico brasileiro a partir de 2004 2 Marcos Regulatórios do Novo

Leia mais

Eficiência AMCHAM e Simplificação Tributária

Eficiência AMCHAM e Simplificação Tributária www.pwc.com.br Eficiência e Simplificação Tributária Eficiência e Simplificação Tributária 27 de Setembro de 2016 Sistema Tributário Nacional e seus reflexos no ambiente de negócios e competitividade Carga

Leia mais

Tributação nas Principais Operações Fiscais

Tributação nas Principais Operações Fiscais Tributação nas Principais Operações Fiscais (Regiões Sul e Sudeste) Adriana Manni Peres Advogada especialista em tributos indiretos. Pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

FÓRUM DOS GOVERNADORES DO NORDESTE FÓRUM DOS GOVERNADORES DA AMAZÔNIA LEGAL

FÓRUM DOS GOVERNADORES DO NORDESTE FÓRUM DOS GOVERNADORES DA AMAZÔNIA LEGAL CARTA DE BRASÍLIA Reunidos em Brasília, na sede da representação do Estado do Ceará, em 14 de junho de 2011, dando seguimento a um processo de discussão do Sistema Tributário Nacional iniciado através

Leia mais

Efeitos financeiros do Simples

Efeitos financeiros do Simples Efeitos financeiros do Simples Limites de sua utilização frente ao ordenamento jurídico PAULO AYRES BARRETO Simples e Efeitos Financeiros Arrecadação Custo de Conformidade Constituição Federal Lei Complementar

Leia mais

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Silvério das Neves Graduado em Contabilidade e Administração pela Universidade Mackenzie. MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo INPG. Participou da

Leia mais

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação 1 Agenda RECEITAS E A AUTONOMIA DOS ENTES

Leia mais

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS Alessandro Dessimoni Temas abordados 1. Alta carga tributária; 2. A burocracia e entraves da legislação; 3. Interpretação restritiva do Fisco sobre

Leia mais

EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS

EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS 1 - INCIDÊNCIAS TRIBUTÁRIAS RIAS NAS EXPORTAÇÕES Optantes do SIMPLES Os transformadores plásticos exportadores optantes do SIMPLES devem analisar a conveniência da continuidade

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori SELETIVIDADE 1 ALÍQUOTA Seletividade Como implementar tributação progressiva do consumo? Alíquota deve ser diminuir conforme

Leia mais

A questão dos incentivos fiscais para importações no âmbito do ICMS

A questão dos incentivos fiscais para importações no âmbito do ICMS A questão dos incentivos fiscais para importações no âmbito do ICMS 1. A concessão de benefícios fiscais no ICMS incidente nas importações, objeto da discussão dessa audiência na Comissão de Assuntos Econômicos

Leia mais

Reforma do PIS/Cofins Questões para discussão

Reforma do PIS/Cofins Questões para discussão Reforma do PIS/Cofins Questões para discussão Apresentação para Fórum Nacional da Indústria Centro de Cidadania Fiscal- CCiF Bernard Appy 14/08/2015 A propostado Governo Propostado governo Pontosque estãomaisclaros

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Simples Nacional: Saiba quais suas implicações e benefícios para a advocacia.

Simples Nacional: Saiba quais suas implicações e benefícios para a advocacia. Simples Nacional: Saiba quais suas implicações e benefícios para a advocacia. A Lei Complementar nº 147, de 8 de agosto 2014, incluiu a advocacia no SIMPLES após inovações de diversos pontos na Lei Complementar

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E SEGURIDADE - DIEESE - REUNIÃO DA DSND Rosane Maia 17 de junho de 2009 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E SEGURIDADE APRESENTAÇÃO: I - A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DE EQUIDADE

Leia mais

CARGA TRIBUTÁRIA, INADIMPLÊNCIA, TRIBUTAÇÃO DOS LUCROS E A NOVA CONTRIBUIÇÃO PROPOSTA PELA UNIFICAÇÃO DO PIS E DA COFINS

CARGA TRIBUTÁRIA, INADIMPLÊNCIA, TRIBUTAÇÃO DOS LUCROS E A NOVA CONTRIBUIÇÃO PROPOSTA PELA UNIFICAÇÃO DO PIS E DA COFINS CARGA TRIBUTÁRIA, INADIMPLÊNCIA, TRIBUTAÇÃO DOS LUCROS E A NOVA CONTRIBUIÇÃO PROPOSTA PELA UNIFICAÇÃO DO PIS E DA COFINS CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA EM RELAÇÃO AO PIB ANO % DO PIB 1979 20,07% 1989 22,16%

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA O que é Planejamento Tributário? O conceito administrativo da palavra planejamento pode ser entendido como: Processo organizacional de criação de um plano, utilizando

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Alterações trazidas pela LC nº 155/2016 e questões estaduais. Roberta Zanatta Martignago

SIMPLES NACIONAL. Alterações trazidas pela LC nº 155/2016 e questões estaduais. Roberta Zanatta Martignago SIMPLES NACIONAL Alterações trazidas pela LC nº 155/2016 e questões estaduais Roberta Zanatta Martignago Auditora-Fiscal da Receita Estadual do RS Membro da Secretaria-Executiva do CGSN 1 Simples Nacional

Leia mais

COMO OS TRIBUTOS INTERFEREM NO SEU NEGÓCIO? Ÿ

COMO OS TRIBUTOS INTERFEREM NO SEU NEGÓCIO? Ÿ COMO OS TRIBUTOS INTERFEREM NO SEU NEGÓCIO? Ÿ SUMÁRIO Ÿ Análise Macro Econômica É POSSÍVEL (RE)CONHECER TODAS AS VARIÁVEIS ANTES DE ENFRENTAR UMA NEGOCIAÇÃO? QUAIS SÃO OS IMPACTOS DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO

Leia mais

Simples Nacional 1 Hugo Medeiros de Goes

Simples Nacional 1 Hugo Medeiros de Goes Hugo Medeiros de Goes SIMPLES NACIONAL (2ª parte) De acordo com a Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006 (arts. 12 e 88), em 1º de julho de 2007, entra em vigor o Regime Especial Unificado de Arrecadação

Leia mais

A REFORMA TRIBUTÁRIA NA VISÃO DAS EMPRESAS

A REFORMA TRIBUTÁRIA NA VISÃO DAS EMPRESAS A REFORMA TRIBUTÁRIA NA VISÃO DAS EMPRESAS Helcio Honda Diretor Titular do DEJUR SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRIBUTO AO BRASIL - A REFORMA QUE QUEREMOS 29 e 30 de maio de 2017 Evolução da carga tributária

Leia mais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais Fiscal Configurar Impostos Fiscais Objetivo Configurar todos os impostos que refletirão na Nota Fiscal de Saída. Pré- Requisitos As Taxas Tributárias dos Produtos devem ser devidamente cadastradas ( Fiscal

Leia mais

Aspectos do Novo ICMS Fernando C. Maia

Aspectos do Novo ICMS Fernando C. Maia Aspectos do Novo ICMS Fernando C. Maia DIRETOR TÉCNICO E REGULATÓRIO DA ABRADEE Proposta de Reforma Tributária PEC 233 Objetivos Principais da Proposta, segundo a Exposição de Motivos n o 16/MF: simplificar

Leia mais

Renato Borelli F. Valentim

Renato Borelli F. Valentim FGV DIREITO SP MESTRADO PROFISSIONAL DIREITO TRIBUTÁRIO TURMA 4 (2016) ICMS SOBRE IMPORTAÇÃO QUESTÕES RELEVANTES Renato Borelli F. Valentim Projeto de dissertação de mestrado apresentado ao Mestrado Profissional

Leia mais

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais Henrique Jorge Freitas da Silva Arrecadação Carga Tributária Bruta 2014 e 2015 (R$ bilhões) Componentes 2014 2015 PIB 5.687,31 5.904,33 Arrecadação

Leia mais

Principais Linhas da Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly

Principais Linhas da Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly Principais Linhas da Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly Buscamos, neste texto, aprofundar um pouco as ideias que já apresentamos sobre a proposta de reforma tributária que pretendo,

Leia mais

CESA Centro de Estudos das Sociedades de Advogados São Paulo, 25/8/2008

CESA Centro de Estudos das Sociedades de Advogados São Paulo, 25/8/2008 Reforma x Novo Sistema: As Propostas Tributárias i em debate no Congresso Nacional José Roberto R. Afonso CESA Centro de Estudos das Sociedades de Advogados São Paulo, 25/8/2008 Cenário para a Reforma

Leia mais

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento:

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento: Das Alíquotas e Base de Cálculo e dos Créditos Art. 18. O valor devido mensalmente pela microempresa e empresa de pequeno porte, optante do Simples Nacional, será determinado mediante aplicação da tabela

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

Página 1 de 6 BUSCA LOGIN senha: gfedc Entrar automaticamente Esqueci minha senha Quero me cadastrar Ampliar capaed. 522-19/05/2008 CONTEÚDO Revista + @ Extras Podcasts Página 2 de 6 Arquivo ÉPOCA ÉPOCA

Leia mais

INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DA PNDR

INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DA PNDR INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DA PNDR FUNDOS CONSTITUCIONAIS DE FINANCIAMENTO Origem: Constituição Federal de 1988 destinou 3% de toda a arrecadação com o IR e IPI. CRIAÇÃO E OBJETIVO Criados pela Lei

Leia mais

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Roteiro Distorções do Sistema Tributário 2 Carga Tributária

Leia mais

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 AGENDA 1. SITUAÇÃO ATUAL: GUERRA FISCAL 1.1. Antecedentes 1.2. Formas de concessão de benefícios 1.3. Modalidades

Leia mais

INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DA PNDR

INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DA PNDR INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DA PNDR FUNDOS CONSTITUCIONAIS DE FINANCIAMENTO Origem: Constituição Federal de 1988 destinou 3% de toda a arrecadação com o IR e IPI. CRIAÇÃO E OBJETIVO Criados pela Lei

Leia mais

"A REFORMA TRIBUTÁRIA E A ÁREA DE PROTEÇÃO SOCIAL: SAÚDE, PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO"

A REFORMA TRIBUTÁRIA E A ÁREA DE PROTEÇÃO SOCIAL: SAÚDE, PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO OFICINA SOBRE O PROJETO DE REFORMA TRIBUTÁRIA A oficina que tratou da PEC 233/08, proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, foi realizada no dia 3 de fevereiro na Comissão de

Leia mais

ÍNDICE. Nota Técnica nº 194/ GEANC /CCONT- STN... 6

ÍNDICE. Nota Técnica nº 194/ GEANC /CCONT- STN... 6 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 15 de Novembro de 1889 ÍNDICE Nota Técnica nº 194/2005 - GEANC /CCONT- STN... 6 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 15 de Novembro de 1889 Nota Técnica nº 194/2005 - GEANC /CCONT-

Leia mais

ÍNDICE. Escrita Fiscal -4- CAPÍTULO 1

ÍNDICE. Escrita Fiscal -4- CAPÍTULO 1 ÍNDICE CAPÍTULO 1 1.1 Sistema Tributário Brasileiro...8 1.2 Competência Tributária...9 1.3 Tributos...10 1.4 Notas Fiscais... 11 1.4.1 Nota Fiscal de Venda a Consumidor... 11 1.4.2 Nota Fiscal de Prestação

Leia mais

Prof. Fernando Mattos

Prof. Fernando Mattos Prof. Fernando Mattos 1 Apresentação Prof. MSc. Fernando Mattos Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ. Pós-Graduado em Administração e Contabilidade pela Avec e Especialista em Contabilidade pela Fundação

Leia mais

AS FINANÇAS MUNICIPAIS E A REFORMA TRIBUTÁRIA

AS FINANÇAS MUNICIPAIS E A REFORMA TRIBUTÁRIA SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Ribeirão Preto julho de 2017 AS FINANÇAS MUNICIPAIS E A REFORMA TRIBUTÁRIA François E. J. de Bremaeker Gestor do Observatório de Informações Municipais Membro do Núcleo

Leia mais

REPARTIÇÃO DE RECEITA TRIBUTÁRIA

REPARTIÇÃO DE RECEITA TRIBUTÁRIA A forma de Estado adotada pela Constituição Federal é a Federação, e esta só estará legitimada se cada ente da Federação gozar de autonomia administrativa e fiscal. Objetiva corrigir os desequilíbrios

Leia mais

O disposto neste item aplica-se, inclusive, à pessoa jurídica que explore atividade rural.

O disposto neste item aplica-se, inclusive, à pessoa jurídica que explore atividade rural. LUCRO PRESUMIDO O Lucro Presumido é a forma de tributação simplificada do Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL). A sistemática de tributação pelo Lucro Presumido é regulamentada

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público

Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público Perspectivas sobre Avanços Recentes no Brasil Débora Nogueira Beserra SPI/MP Brasília, 16/06/11 AGENDA 1.O Brasil

Leia mais

Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio

Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio ANEXO I DA LEI COMPLEMENTAR N o 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio 1ª Faixa Até 180.000,00 4,00% - 2ª Faixa De 180.000,01 a 360.000,00 7,30% 5.940,00 3ª

Leia mais

Reforma Tributária 2008 Impactos. Competição Tributária e Crescimento Econômico

Reforma Tributária 2008 Impactos. Competição Tributária e Crescimento Econômico Reforma Tributária 2008 Impactos Competição Tributária e Crescimento Econômico Aridelmo Teixeira Diretor Presidente aridelmo@fucape.br (27) 4009.4444 (27) 9311.8422 Arilton Teixeira Diretor de Cursos arilton@fucape.br

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Histórico e Fundamentos Legais. Maio/2008

SIMPLES NACIONAL. Histórico e Fundamentos Legais. Maio/2008 SIMPLES NACIONAL Histórico e Fundamentos Legais Maio/2008 1 FUNDAMENTOS LEGAIS Dispositivos Constitucionais: Art. 179 Art. 146, III, d e único (redação da EC 42/2003) Art. 94 do ADCT LC 123/2006 - Estatuto

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Simples Nacional e a transferência de créditos de PIS/COFINS Paulo Nadir Rosa de Moura* A Constituição Federal (CF) de 1988, no artigo 146, inciso III, alínea "d", dispõe que lei

Leia mais

ICMS PERSONALIZADO (ICMS-P)

ICMS PERSONALIZADO (ICMS-P) ICMS PERSONALIZADO (ICMS-P) Um imposto moderno, eficiente e equitativo JUNHO 2017 ORIGEM DOS IMPOSTOS SOBRE O CONSUMO Eram pouco utilizados até inicio século XX; Cenário muda após I Guerra Mundial Substituem

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Sr. VICENTINHO JÚNIOR) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Sr. VICENTINHO JÚNIOR) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Sr. VICENTINHO JÚNIOR) Cria o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Tecnologias de Informação e Comunicação Funtics, e incentiva a inclusão digital e o desenvolvimento

Leia mais

CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA RFB. Prof. Vilson Cortez - Tudão

CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA RFB. Prof. Vilson Cortez - Tudão CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA RFB Prof. Vilson Cortez - Tudão Prof. Vilson Cortez Especialista em Direito Tributário e Legislação Tributária pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar

Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar É vedado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios

Leia mais

A Realidade e as Soluções

A Realidade e as Soluções A Realidade e as Soluções para as Finanças do Estado. Governar com responsabilidade Qual a situação financeira em 2015? Situação no Início de 2015 Faltam 5,4 bilhões Isso equivale a 3 folhas de pagamento

Leia mais

Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa

Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa Encontro Jurídico Tributário Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa Novembro / 2016 Qual é o caminho para reduzir a carga tributária de sua empresa? Planejamento e

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

Lembre-se dos seus principais benefícios

Lembre-se dos seus principais benefícios Lembre-se dos seus principais benefícios Inscrição Gratuita para Cursos e Workshops Gravados Inscrição Gratuita para Workshops Presenciais Inscrição Gratuita para Workshops On-line 40% de Desconto para

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N O, DE 2016

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N O, DE 2016 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N O, DE 2016 (Do Sr. EDUARDO CURY) Institui o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas

Leia mais

TAXAS Art. 145, II e 2º, CF e arts. 77 a 80, CTN

TAXAS Art. 145, II e 2º, CF e arts. 77 a 80, CTN CONCEITO DE INGRESSO PÚBLICO ORIGINÁRIO PRÓPRIO REPARAÇÕES DE GUERRA DEFINIÇÃO DE TRIBUTOS Art. 3, CTN TRIBUTO É TODA PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA PENALIDADES COMPULSÓRIA INGRESSO PÚBLICO DERIVADO EM MOEDA OU

Leia mais

Reforma da Previdência e o Impacto nos Municípios

Reforma da Previdência e o Impacto nos Municípios Secretaria de Previdência Ministério da Fazenda Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social FORMAÇÃO EM FINANÇAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO FISCAL PARA PREFEITURAS Reforma da Previdência e o Impacto

Leia mais

Tema da Apresentação. Pauta de Reivindicações. Modelo de PPT para as áreas técnicas

Tema da Apresentação. Pauta de Reivindicações. Modelo de PPT para as áreas técnicas Tema da Apresentação Pauta de Reivindicações Modelo de PPT para as áreas técnicas 15 de julho de 2009 Pauta de Reivindicações REGULAMENTAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL 29 GARANTIA DE RECURSOS E EQUILÍBRIO

Leia mais