Livro Eletrônico Aula 00 Raciocínio Lógico-Quantitativo p/ RioPrevidência - Ambos os Cargos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Livro Eletrônico Aula 00 Raciocínio Lógico-Quantitativo p/ RioPrevidência - Ambos os Cargos"

Transcrição

1 Livro Eletrônico Aula 00 Raciocínio Lógico-Quantitativo p/ RioPrevidência - Ambos os Cargos Professor: Arthur Lima

2 ! #! AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação Edital e cronograma do curso Resolução de questões recentes da CEPERJ Questões apresentadas na aula Gabarito APRESENTAÇÃO Olá! Seja bem-vindo a este curso de Raciocínio Lógico-Quantitativo desenvolvido especialmente para atender o edital do concurso para os cargos de Especialista em Previdência Social e Assistente Previdenciário da RIO PREVIDÊNCIA, a ser aplicado pela CEPERJ em 30/03/2014. Caso você não me conheça, segue uma breve introdução. Sou Engenheiro Aeronáutico graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e trabalhei por 5 anos no mercado de aviação, até ingressar no cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Neste curso abordarei toda a teoria proposta para essa disciplina, e além disso apresentarei a resolução comentada de aproximadamente 400 (quatrocentos!!) exercícios relativos aos temas em estudo, da CEPERJ e de outras bancas tradicionais. Pude conhecer bem o estilo da CEPERJ analisando diversas provas aplicadas por ela nos últimos 5 anos, e ministrando vários cursos para esta banca. Todos os exercícios serão resolvidos e comentados em aula. Além de um curso completo em PDF, disponibilizei aulas em vídeo sobre os principais tópicos do seu edital, para que você diversifique o seu método de estudo. Gostaria de terminar esta introdução dizendo que estarei disponível diariamente para tirar dúvidas através do fórum disponível na área do aluno. E caso você tenha alguma dúvida antes de adquirir o curso, entre em contato comigo através do arthurlima@estrategiaconcursos.com.br.!

3 ! #! 2. EDITAL E CRONOGRAMA DO CURSO Inicialmente, transcrevo abaixo o conteúdo programático previsto no edital: RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO (PARA AMBOS OS CARGOS): Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais e reais e suas operações. Representação na reta. Potenciação e radiciação. Geometria plana: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento área, volume, massa e tempo. Álgebra básica: expressões algébricas, equações, sistemas e problemas do primeiro e do segundo grau. Noção de função, função composta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Proporcionalidade direta e inversa. Juros. Problemas de contagem e noção de probabilidade. Lógica: proposições, negação, conectivos, implicação. Plano cartesiano: sistema de coordenadas, distância. Problemas de lógica e raciocínio. Note que este edital aborda tópicos de matemática básica, álgebra, geometria, probabilidade e raciocínio lógico propriamente dito. Para cobrir todo esse conteúdo de maneira bem objetiva precisaremos de 8 aulas, além desta demonstrativa, como você pode ver no cronograma abaixo: Dia Aula 09/02 Aula 00 (demonstrativa) 14/02 Aula 01 - Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais e reais e suas operações. Representação na reta. Potenciação e radiciação. 19/02 Aula 02 - Problemas de contagem e noção de probabilidade. 24/02 Aula 03 - Proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Problemas de lógica e raciocínio. 28/02 Aula 04 Juros 03/03 Aula 05 - Lógica: proposições, negação, conectivos e implicação. 07/03 10/03 Aula 06 - Álgebra básica: expressões algébricas, equações, sistemas e problemas do primeiro e do segundo grau. Noção de função, função composta e inversa. Plano cartesiano: sistema de coordenadas, distância. Aula 07 - Geometria plana: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento área, volume, massa e tempo.!

4 ! #! 13/03 Aula 08 - Resumo teórico Como disse anteriormente, o curso em PDF é completo, e se preferir você pode estudar somente por ele. Mas além disso vou disponibilizar diversas aulas em vídeo. Assim você terá em mãos um material ainda mais completo, e mais adaptável ao seu método de estudo. No caso dos tópicos que você tem mais dificuldade, recomendo começar assistindo os vídeos para depois partir para as aulas escritas. Sem mais, vamos ao curso.!

5 ! #! 3. RESOLUÇÃO DE QUESTÕES RECENTES DA CEPERJ Caro aluno, nesta primeira aula vamos resolver juntos questões da banca CEPERJ aplicadas em concursos recentes. Vamos começar? É natural que você tenha alguma dificuldade para acompanhar algumas das resoluções neste momento, visto que ainda não passamos pelos tópicos teóricos! Ao longo do curso voltaremos à estas questões em momentos mais oportunos, isto é, após vermos a teoria necessária. Preocupese em tentar se familiarizar com o estilo de cobrança da CEPERJ! 1. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Sabe-se que 20 operários de uma construtora, trabalhando 8 horas por dia, constroem 20 casas em 8 meses. Desse modo, considerando o período de trabalho de 10 horas, o número de operários necessários para construir 30 casas em 6 meses é de: A) 20 B) 24 C) 30 D) 32 E) 36 Estamos diante de uma questão sobre proporcionalidade composta. Veja que temos as seguintes grandezas, cujas quantidades foram fornecidas: número de operários, horas de trabalho por dia, número de casas construídas, e tempo de construção. Veja que foram fornecidos valores para essas grandezas em dois casos: - 20 operários de uma construtora, trabalhando 8 horas por dia, constroem 20 casas em 8 meses - período de trabalho de 10 horas, 30 casas, 6 meses. No último caso acima ficou faltando o número de operários, que é justamente o que o enunciado pede. Colocando esses dados numa tabela, e usando a letra N para representar o número de operários que ficou faltando, temos:!

6 ! #! Operários Horas por dia Número de casas Tempo de construção N A informação que queremos está na coluna dos operários. Devemos agora descobrir quais grandezas são diretamente proporcionais e quais são inversamente proporcionais ao número de operários. Note que, para fazer uma determinada construção, quanto MAIS operários estiverem trabalhando, MENOS horas por dia cada um terá que trabalhar. Assim, horas por dia é inversamente proporcional ao número de operários, pois quando a uma grandeza aumenta a outra diminui. Veja ainda que quanto MAIS operários tivermos, MAIS casas conseguimos construir. Assim o número de casas é diretamente proporcional ao número de operários. E quanto MAIS operários tivermos disponíveis, em MENOS tempo ficará pronta a construção. Portanto, o tempo de construção é inversamente proporcional ao número de operários. Como as grandezas horas por dia e tempo de construção são inversamente proporcionais ao número de operários, devemos INVERTER os termos dessas colunas, ficando com: Operários Horas por dia Número de casas Tempo de construção N Agora já podemos montar a nossa proporção, igualando a razão da coluna onde está a variável N (operários) com a multiplicação das razões das demais colunas. Acompanhe:!

7 ! #! N = Simplificando e resolvendo essa equação: N = N = 48 N 48 = N = 20 = 2 = 16 2 = Assim, são necessários 32 operários para construir 30 casas em 6 meses, trabalhando 10 horas por dia. Resposta: D 2. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) O preço de custo de um determinado bem é R$80,00 e seu preço de venda, R$100,00. Em uma dada semana, o preço de venda aumentou em 10% e, duas semanas depois, foi reduzido em 5%. Desse modo, em relação ao preço de custo, o lucro atual na venda desse bem é de: A) 30,000% B) 30,125% C) 30,625% D) 31,000% E) 31,125% Para aumentar em 10% basta multiplicar por (1 + 10%). Assim, com o aumento, o preço de venda foi para: Novo preço = (1 + 10%) x 100!

8 ! #! Novo preço = (1 + 0,10) x 100 Novo preço = 1,10 x 100 = 110 reais Para reduzir em 5%, basta multiplicar por (1 5%), ou seja, por 0,95: Preço final = 0,95 x 110 = 104,50 reais Como o custo do produto se manteve em 80 reais, o lucro passou a ser de: Lucro = Preço de venda Preço de custo Lucro = 104,50 80 = 24,50 reais Resposta: C Assim, em relação ao preço de custo (80 reais), esse lucro é de: Percentual = 24,50 80 Percentual = 0,30625 = 30, 625% 3. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Observe a figura abaixo: Seu perímetro e área valem, respectivamente: A) 10m e 12m 2 B) 14m e 20m 2 C) 16m e 32m 2 D) 20m e 24m 2!

9 ! #! E) 24m e 36m 2 O perímetro de uma figura geométrica é a soma das medidas dos seus lados. Portanto, neste caso: Perímetro = = 20m A área de um retângulo é dada pela multiplicação do seu comprimento pela sua largura, ou seja, Área = comprimento x largura Área = 6 x 4 Área = 24m 2 Resposta: D 4. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) Considere a afirmação: Toda cobra preta e amarela é venenosa. A negação dessa afirmação é: A) Uma cobra é preta e amarela e não é venenosa. B) Toda cobra preta ou amarela não é venenosa. C) Uma cobra é preta ou amarela e é venenosa. D) Toda cobra venenosa não é preta nem amarela. E) Uma cobra não é venenosa ou é preta e amarela. Observe que a proposição do enunciado nada mais é que a seguinte condicional: Se uma cobra é preta e amarela, então ela é venenosa. Como veremos na aula 05 deste curso, para negar uma condicional como esta (simbolizada por pq), basta escrevermos a frase p e não-q. Neste caso, esta frase seria: Uma cobra é preta e amarela e não é venenosa. Resposta: A!

10 ! #! 5. CEPERJ SEFAZ/RJ 2011) Cinco crianças A, B, C, D, E possuem alturas diferentes. A diz: Eu sou mais baixo que C e mais alto que D. E... diz: Só há uma criança mais alta que eu. D diz: Eu não sou o mais baixo. Colocando as crianças em fila, ordenando da mais baixa para a mais alta, podemos concluir que: A) B é a segunda da fila. B) D está antes de B. C) A não é a terceira da fila. D) D é a terceira da fila. E) C é a quinta da fila. Colocando a criança mais baixa à esquerda e a mais alta à direita, temos as 5 lacunas abaixo a serem preenchidas: Vejamos as informações fornecidas: E... diz: Só há uma criança mais alta que eu. Portanto, E é o segundo mais alto: E A diz: Eu sou mais baixo que C e mais alto que D. Podemos ordenar esses 3 da seguinte forma:...d... A... C... As reticências indicam que podem haver (ou não) elementos entre estes. D diz: Eu não sou o mais baixo.!

11 ! #! Como D não é o mais baixo, só nos resta coloca-lo na posição de segundo mais baixo (pois tanto A como C como E são maiores que ele). Assim, temos: B D A E C Portanto, C é a quinta da fila. Resposta: E 6. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) A sequência abaixo foi criada repetindo-se as letras da palavra JANEIRO na mesma ordem: J A N E I R O J A N E I R O J A N E I R O J A N E... A 500ª letra dessa sequência será: A) A B) N C) E D) I E) R JANEIRO possui sete letras. Dividindo 500 por 7 temos quociente igual a 71 e resto igual a 3. Isso significa que o número inteiro divisível por 7 mais próximo de 500 é 71 x 7 = 497. Portanto, até a 497ª posição temos 71 palavras inteiras JANEIRO. A partir daí, para chegar à 500ª posição, devemos inserir mais 3 letras que serão, respectivamente J,A,N. Portanto, a 500ª letra é o N. Resposta: B 7. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) Um feirante, certo dia, vendeu 40% do seu estoque com lucro de 30% e o restante, com prejuízo de 5%. Nesse dia, o seu lucro correspondeu a: A) 6% B) 9%!

12 ! #! C) 12% D) 16% E) 25% Chamando de L o lucro, de V o faturamento (recebimentos pelas vendas) e de C o custo das mercadorias vendidas podemos dizer que o lucro é a diferença entre o faturamento e o custo, isto é: L = V C Imagine que o custo total do estoque seja C = 100 reais. 40% desse estoque (ou seja, uma parte do estoque que custou 40 reais) foi vendido com 30% de lucro. Ou seja, o lucro L foi igual a 30% do custo dessa parcela do estoque, ou seja, 30%x40 = 12 reais. Assim, para essa parcela, podemos dizer que: L = V C 12 = V 40 V = 52 reais Ou seja, 40% do estoque, que custava 40 reais, foi vendido por 52 reais, gerando lucro de 12 reais (30% do custo). O restante, isto é, a parte do estoque que custava 60 reais, foi vendida com 5% de prejuízo. Como 5% do custo é 5%x60 = 3 reais, podemos dizer que o prejuízo foi de 3 reais (ou seja, o lucro foi L = -3 reais). Assim: L = V C -3 = V 60 V = 57 reais Ou seja, a parte restante (60%) do estoque, que custava 60 reais, foi vendida por 57 reais, deixando prejuízo de 3 reais (5% do custo). Ao todo, as vendas somaram = 109 reais, enquanto o custo somou 100 reais. Portanto, o lucro total foi: L = = 9 reais!

13 ! #! Como 9 reais em 100 representam 9%, a margem de lucro total foi de 9%. Resposta: B 8. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) Uma fábrica possui 15 máquinas iguais que fabricam garrafas de vidro. Certo dia, a fábrica recebeu uma encomenda de garrafas de vidro e, durante 8 dias, as 15 máquinas produziram 7200 garrafas. No fim desse período, 3 máquinas foram desligadas para manutenção. Então, as 12 máquinas restantes continuaram a trabalhar e terminaram a encomenda no período de tempo de: A) 15 dias. B) 16 dias. C) 18 dias. D) 20 dias. E) 24 dias. Trata-se de uma questão sobre proporções, assunto que será detalhado na aula 03. Temos as grandezas no enunciado: quantidade de máquinas, número de garrafas produzidas e dias de trabalho. Considerando os valores fornecidos, temos: Quantidade de máquinas Número de garrafas Dias de trabalho X Quanto mais dias de trabalho, menos máquinas são necessárias (inversamente proporcionais), e mais garrafas são produzidas (diretamente proporcionais).!

14 ! #! Invertendo a coluna das máquinas (que é inversamente proporcional aos dias de trabalho), temos: Quantidade de máquinas Número de garrafas Dias de trabalho X Podemos montar a seguinte proporção: = X X = 15dias Resposta: A 9. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) Três irmãs Célia, Fernanda e Márcia têm alturas diferentes e possuem cores favoritas diferentes: uma prefere o verde, outra prefere o azul e outra prefere o rosa. Sabe-se que: Quem prefere o azul é mais alta que Fernanda. Márcia não gosta de verde e não é a mais alta. Quem prefere o rosa é mais baixa que quem prefere o verde. Fernanda não gosta de rosa. Então: A) Célia é mais baixa que Fernanda. B) Márcia é mais alta que Fernanda. C) Fernanda prefere o azul. D) Márcia prefere o rosa. E) Célia prefere o verde.!

15 ! #! Temos 3 irmãs, com 3 alturas e 3 cores preferidas. Podemos começar a resolução montando a tabela abaixo, que resume todas as associações possíveis: Irmã Altura Cor Célia Fernanda Márcia Mais alta, média, mais baixa Mais alta, média, mais baixa Mais alta, média, mais baixa Verde, azul, rosa Verde, azul, rosa Verde, azul, rosa Vamos analisar as informações dadas, cortando o que for possível nas possibilidades que temos na tabela acima. Márcia não gosta de verde e não é a mais alta. Fernanda não gosta de rosa. Com as duas informações acima, podemos cortar a possibilidade verde de Márcia, mais alta de Márcia, e rosa de Fernanda. Veja: Irmã Altura Cor Célia Fernanda Márcia Mais alta, média, mais baixa Mais alta, média, mais baixa Mais alta, média, mais baixa Verde, azul, rosa Verde, azul, rosa Verde, azul, rosa Quem prefere o azul é mais alta que Fernanda.!

16 ! #! Podemos cortar azul de Fernanda, afinal quem prefere o azul é mais alta do que ela. Da mesma forma, podemos cortar a opção mais alta de Fernanda, afinal pelo menos uma das outras moças é mais alta do que ela. Irmã Altura Cor Célia Fernanda Márcia Mais alta, média, mais baixa Mais alta, média, mais baixa Mais alta, média, mais baixa Verde, azul, rosa Verde, azul, rosa Verde, azul, rosa Com isso, já podemos ver que a cor que Fernanda prefere é o verde, afinal só sobrou essa opção para ela. Por esse motivo, marquei em negrito. Quem prefere o rosa é mais baixa que quem prefere o verde. Ou seja, quem prefere o rosa é mais baixa que Fernanda. Como Fernanda também deve ser mais baixa que alguém (como vimos acima), só nos resta concluir que Fernanda tem altura média. E como Márcia não pode ser a mais alta (já riscamos essa possibilidade), só sobra à Célia a opção de ser a mais alta, sendo Márcia a mais baixa. Veja: Irmã Altura Cor Célia Fernanda Márcia Mais alta, média, mais baixa Mais alta, média, mais baixa Mais alta, média, mais baixa Verde, azul, rosa Verde, azul, rosa Verde, azul, rosa Como quem prefere o rosa é mais baixa do que quem prefere o verde (Fernanda), só podemos concluir que Márcia prefere o rosa. Sobra o azul para Célia. Assim, temos:!

17 ! #! Irmã Altura Cor Célia Mais alta azul Fernanda média Verde Márcia mais baixa rosa Resposta: D Portanto, a única alternativa correta é: Márcia prefere o rosa (D). 10. CEPERJ SEFAZ/RJ 2011) Uma prova tem três partes, cada uma com 4 questões. Cada questão respondida corretamente vale 1 ponto; questão respondida erradamente não vale nada; e não há pontuações intermediárias. Para ser classificado, um candidato deve responder corretamente a pelo menos 2 questões de cada parte. Um candidato classificado fez 7 pontos. O número de maneiras diferentes de ter obtido essa pontuação é: A) 36 B) 72 C) 144 D) 216 E) 432 Temos aqui uma questão sobre Problemas de Contagem, assunto de nossa 2ª aula.!

18 ! #! Se o candidato foi classificado, então ele acertou pelo menos 2 questões em cada parte da prova. Se ele tivesse acertado exatamente 2 questões em cada parte, totalizaria 6 pontos. Como ele totalizou 7 pontos, ele necessariamente acertou 2 questões em duas partes da prova, e 3 questões em outra parte. Vamos imaginar que ele acertou 3 questões na primeira parte. O número de maneiras de fazer isso é dado pela combinação de 4 questões, 3 a 3: C(4,3) = 4. Para acertar 2 questões na segunda parte, o número de maneiras é C(4,2) = 6. E para acertar 2 questões na terceira parte, o número de maneiras é C(4,2) = 6. Até aqui, temos 4 x 6 x 6 = 144 formas de o candidato ter sido classificado. Precisamos calcular o número de maneiras do candidato acertar apenas 2 questões na primeira parte, 3 na segunda e 2 na terceira. Chegaremos a: C(4,2) x C(4,3) x C(4,2) = 6 x 4 x 6 = 144. Para acertar 2 questões na primeira e na segunda partes, e 3 questões na terceira, teremos: C(4,2) x C(4,2) x C(4,3) = 144. Assim, ao todo temos 432 formas do candidato ter se classificado fazendo 7 pontos. Resposta: E 11. CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Sabe-se que 30 patos comem 18kg de milho em 3 dias, e que n patos comerão 80kg de milho em 4 dias. O valor de n é: A) 80 B) 100 C) 120 D) 140 E) 150 Temos 3 grandezas: número de patos, quantidade de milho e número de dias. Vamos colocá-las abaixo conforme dito pelo enunciado:!

19 ! #! Número de patos Quantidade de milho Número de dias n 80 4 Quanto mais patos, maior a quantidade de milho necessária. São grandezas diretamente proporcionais. E quanto mais patos, menor o número de dias que eles gastarão para comer tudo. São grandezas inversamente proporcionais. Portanto, antes de montar a proporção, precisamos inverter a coluna do número de dias. Invertendo-a, temos: Número de patos Quantidade de milho Número de dias n 80 3 Agora sim podemos montar a proporção: n = 80 3 Com isso, obtemos o valor de n: = n = n n = = Resposta: B Ou seja, são necessários 100 patos para comer 80kg de ração em 4 dias.!

20 ! #! 12. CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Rogério e Marcelo treinaram corrida em uma praça quadrada de 90m de lado. Rogério percorreu o contorno da praça, dando 7 voltas completas nela. Marcelo correu sobre a diagonal, ida e volta, 10 vezes. Considere 2 = 1,41. Então: A) Rogério percorreu aproximadamente 010m a mais que Marcelo. B) Marcelo percorreu aproximadamente 18m a mais que Rogério. C) Rogério percorreu aproximadamente 32m a mais que Marcelo. D) Marcelo percorreu aproximadamente 44m a mais que Rogério. E) Marcelo e Rogério percorreram distâncias iguais. Rogério deu 7 voltas na praça, isto é, percorreu o perímetro do quadrado 7 vezes. O perímetro de um quadrado de lado 90 é a soma = 360 metros. Portanto, Rogério percorreu 7 x 360 = 2520 metros. Já Marcelo percorreu 10 vezes a diagonal do quadrado. Veja que a diagonal e mais dois lados do quadrado formam o triângulo retângulo abaixo: Para calcular a medida da diagional D, podemos usar a fórmula de Pitágoras: D = !

21 ! #! 2 2 D = D = 2 90 D = 90 2 Como o enunciado disse que 2 = 1,41, temos: D = 90 1,41 = 126,9 Se Marcelo percorreu 10 vezes a diagonal, tanto na ida quanto na volta, ele percorreu ao todo 10 x 126, x 126,9 = 2538 metros. Resposta: B Assim, vemos que Marcelo percorreu 18 metros a mais que Rogério. 13. CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Na cidade (imaginária) de Itabanha, 58% das pessoas são gordas. Sabe-se que 70% dos homens são gordos e que a metade das mulheres são gordas. Em relação à população total da cidade, a porcentagem de homens é de: A) 30% B) 40% C) 50% D) 60% E) 70% Digamos que existem H homens e M mulheres nesta cidade. Se 58% dessas pessoas são gordas, o número de gordos é: Gordos = 58% do Total Gordos = 0,58 x Total Gordos = 0,58 x (H + M)!

22 ! #! O número de homens gordos é de 0,70H (70% dos homens), e de mulheres gordas é de 0,50M (metade das mulheres). Assim, podemos dizer que: Gordos = Homens gordos + Mulheres gordas 0,58 (H + M) = 0,70H + 0,50M 0,08M = 0,12H M = 0,12H / 0,08 = 1,5H O percentual de homens na cidade é dado pelo total de homens (H) dividido pelo total de pessoas (H + M): Percentual = H H 1 40% H + M = H + 1,5H = 1+ 1,5 = Resposta: B 14. CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Sérgio recebeu seu salário e disse para sua esposa: com ¼ do que recebi paguei o aluguel e gastei 20% do restante no supermercado. A quantia que sobrou representa, em relação ao salário de Sérgio, o percentual de: A) 35% B) 40% C) 55% D) 60% E) 65% 3 4 S 1 Seja S o salário de Sérgio. Se ele gastou 4 S com o aluguel, sobraram. E se ele gastou 20% do restante no supermercado, sobrou:!

23 ! #! 3 3 Sobra = S 20% S 4 4 Sobra = 0,6S Resposta: D Ou seja, sobrou 60% de seu salário. 15. CEPERJ PROCON/RJ 2012) O ano de 2016, ano das Olimpíadas no Brasil, será bissexto. Nesse ano, o dia 1º de janeiro será uma sexta-feira. Então o dia de Natal (25 de dezembro) desse ano será: A) domingo B) terça-feira C) quarta-feira D) quinta-feira E) sábado Como o ano tem 366 dias, então o dia 25 de dezembro será o 360º dia deste ano. Dividindo 360 por 7, temos quociente 51 e resto 3. Isto significa que, entre 1º de janeiro e 25 de dezembro temos 51 semanas inteiras e mais 3 dias. Como 1º de janeiro é uma sexta-feira, a 51ª semana terminará em uma quinta-feira (de modo que a próxima também comece em uma sexta). Colocando mais 3 dias, temos: sexta, sábado, domingo. Logo, o dia 25 de janeiro será um domingo. Resposta: A 16. CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Um controle remoto de TV e mais as duas pilhas necessárias para seu funcionamento podem ser comprados em certo site da internet por R$30,00. O controle, apenas, custa R$16,00 reais a mais que o preço das duas pilhas. O preço de uma pilha é:!

24 ! #! A) R$ 3,50 B) R$ 4,00 C) R$ 5,50 D) R$ 7,00 E) R$ 8,00 Seja 2P o preço das duas pilhas juntas (ou seja, o preço de cada pilha é P). O controle remoto custa 16 reais a mais que as duas pilhas, ou seja, custa 2P Podemos escrever: Controle = 2P + 16 Sabemos também que o preço do controle remoto e mais as duas pilhas é igual a 30, ou seja: Controle + Pilhas = 30 (2P+ 16) + 2P = 30 4P = P = = = 3,5 4 2 Portanto, o preço de uma pilha é igual a R$3,50. Resposta: A 17. CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Considere a afirmação: Hoje é domingo e amanhã não vou trabalhar. A negação dessa afirmação é: A) Hoje é domingo e amanhã vou trabalhar. B) Hoje não é domingo e amanhã não vou trabalhar. C) Hoje não é domingo ou amanhã não vou trabalhar. D) Hoje não é domingo ou amanhã vou trabalhar. E) Hoje é domingo ou amanhã não vou trabalhar.!

25 ! #! Temos uma questão sobre negação de proposições, assunto a ser esmiuçado na aula 05. É dada no enunciado uma proposição composta do tipo conjunção ( p e q ), onde: p = hoje é domingo q = amanhã não vou trabalhar O autor dessa frase está afirmando que as duas coisas acontecem. Para desmenti-lo, basta mostrar que uma coisa OU a outra não acontece. Isto é, para negar a conjunção, basta usar a disjunção (~p ou ~q), onde: ~p = hoje NÃO é domingo ~q = amanhã VOU trabalhar Isto é: Resposta: D Hoje não é domingo OU amanhã vou trabalhar 18. CEPERJ SEFAZ/RJ 2010) Carla, Irene, Laura, Maria e Paula possuem idades diferentes. Sabe-se que: Carla é mais nova que Irene e que Laura Maria é mais velha que Irene Paula é mais nova que Carla Maria não é a mais velha. Fazendo com essas pessoas uma fila em ordem crescente de idade, a pessoa que ocupa o terceiro lugar é: a) Carla b) Irene c) Laura d) Maria e) Paula!

26 ! #! Precisamos combinar as informações fornecidas para colocar as 5 mulheres em ordem de idade. Temos os 4 itens abaixo: Carla é mais nova que Irene e que Laura Maria é mais velha que Irene Paula é mais nova que Carla Maria não é a mais velha. Dica: reescreva os itens usando somente a expressão mais velha ou mais nova. Vamos utilizar mais velha. Assim: Item 1: Irene e Laura são mais velhas que Carla Item 2: Maria é mais velha que Irene Item 3: Carla é mais velha que Paula Item 4: Maria não é a mais velha Maria é mais velha que Irene (item 2), que é mais velha que Carla (item 1), que é mais velha que Paula (item 3). Porém, Maria não é a mais velha (item 4), de modo que Laura deve ser a mais velha. Veja que isso não contradiz o item 1 (Laura é mais velha que Carla). Assim, temos, da mais nova para a mais velha (ordem crescente de idade): 1. Paula 2. Carla 3. Irene 4. Maria 5. Laura Portanto, Irene ocupa o terceiro lugar na fila. Resposta: B.!

27 ! #! 19. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Dentre os números relacionados abaixo, o que não pertence ao conjunto dos números racionais é: A) 2,0 B) 3, C) 12/19 D) 2 4 E) 3 O conjunto dos números racionais é formado por todos os números que podem ser escritos na forma de uma fração, isto é, algo como A B, onde A e B representam números inteiros. Existem 3 tipos de números racionais: - aqueles com casas decimais em quantidade finita: temos isso na alternativa A, pois o número 2,0 possui apenas uma casa decimal (ou nenhuma, já que o zero à direita da vírgula não altera nada); - aqueles no formato de frações: temos isso na alternativa C, pois 12/19 é uma fração do tipo A/B; - aqueles no formato de dízimas periódicas: temos isso na alternativa B, pois o número 3, é formado por uma sucessão infinita de números iguais a 3; Na alternativa D temos o número 2 4, que vale 2x2x2x2 = 16. Este é um número inteiro, e como qualquer número inteiro pode ser escrito na forma de uma 16 fração onde o denominador é 1. Ou seja, 16 =. Novamente estamos diante de um 1 número racional. A única alternativa que apresenta um número IRRACIONAL é a letra E. Isto porque não existe raiz quadrada exata do número 3. Esta raiz é formada por uma sucessão infinita de casas decimais que não se repetem nunca. Algo como 1, Este é o nosso gabarito. Resposta: E!

28 ! #! 20. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Observe os conjuntos abaixo: A = {1,5,6,7} B = {2,5,6,8} C = {1,5,6} Os conjuntos (A B) e (A C) valem, respectivamente: A) {5,6} e {1,5,6,7} B) {1,5,6} e {1,2,5,6,7} C) {7} e {1,5,6,7} D) {1,5,6,7} e {1,5,7} E) {1,2,5,6,7,8} e {1,5,6} (A B) significa a intersecção entre os conjuntos A e B, ou seja, os elementos em comum entre esses dois conjuntos. Trata-se, portanto, do conjunto formado pelos elementos {5, 6}. (A C) significa a união entre os conjuntos A e C. Ele é formado pelos termos dos dois conjuntos, repetidos ou não. Trata-se do grupo {1, 5, 6, 7}, que coincidentemente é igual ao conjunto A. Temos como gabarito a alternativa A: {5,6} e {1,5,6,7} Resposta: A 21. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) O número (3 5 ) 2 corresponde a: A) 3 10 B) 3 25 C) 6 10 D) 6 5 E) 15 2!

29 ! #! Aqui precisamos lembrar a regra chamada potência de potência. Ela nos diz que, se temos um número N elevado a uma potência P e em seguida à potência Q, ou seja, (N P ) Q, o resultado é igual a N elevado ao produto entre P e Q, isto é, N PxQ. Utilizando essa regra, temos: (3 5 ) 2 = 3 5x2 = 3 10 Resposta: A Você também poderia ter chegado a este resultado da seguinte forma: (3 5 ) 2 = 3 5 x 3 5 = = CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Observe o círculo abaixo, com centro O e raio R = 5cm. O perímetro desse círculo vale: A) 5 B) 10 C) 15 D) 20 E) 25 O perímetro de um círculo é o comprimento de uma volta em torno do círculo. Para uma circunferência de raio medindo R, este comprimento (C) é dado por: C = 2 π R!

30 ! #! Como temos o raio R = 5 cm, podemos substituir na fórmula, obtendo: C = 2 π 5 C = 10π Resposta: B 23. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Observe a sequência abaixo: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, x, 21 O número x vale: A) 9 B) 11 C) 13 D) 15 E) 19 Quando estamos diante de uma sequência, precisamos buscar das mais diversas formas qual é a lógica de formação. Por isso é importante resolver várias questões, para conhecer diversos tipos de sequências. Neste caso, observe que, a partir do 3º termo desta sequência (o segundo 1), o termo seguinte é igual à soma dos dois termos anteriores. Isto é, 1 = = = = = Portanto, o termo x será a soma dos dois anteriores a ele:!

31 ! #! x = x = 13 21). Veja que, de fato, o último termo (21) é igual a soma de x e 8 (pois = Resposta: C 24. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) De todos os subconjuntos de números naturais e primos formados por dois elementos, o subconjunto que apresenta soma dos elementos igual a 16, e o maior valor possível para seu produto, é aquele cuja diferença entre o maior e o menor elemento é igual a: A) 2 B) 3 C) 4 D) 5 E) 6 Os números primos são aqueles que podem ser divididos somente por 1 ou por eles mesmos. Assim, os primeiros números primos são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17 etc. Os subconjuntos formados por dois desses elementos, cuja soma dos elementos igual a 16, são: {3, 13} {5, 11} O produto (multiplicação) dos termos de cada um desses subconjuntos é: 3 x 13 = 39 5 x 11 = 55!

32 ! #! Portanto, o conjunto com soma 16 e maior produto é o {5, 11}. A diferença entre o maior e o menor elemento é igual a 11 5 = 6. Resposta: E *************************** Pessoal, por hoje, é só!! Vemo-nos na aula 01. Saudações, Prof. Arthur Lima arthurlima@estrategiaconcursos.com.br!

33 ! #! 4. LISTA DAS QUESTÕES APRESENTADAS NA AULA 1. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Sabe-se que 20 operários de uma construtora, trabalhando 8 horas por dia, constroem 20 casas em 8 meses. Desse modo, considerando o período de trabalho de 10 horas, o número de operários necessários para construir 30 casas em 6 meses é de: A) 20 B) 24 C) 30 D) 32 E) CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) O preço de custo de um determinado bem é R$80,00 e seu preço de venda, R$100,00. Em uma dada semana, o preço de venda aumentou em 10% e, duas semanas depois, foi reduzido em 5%. Desse modo, em relação ao preço de custo, o lucro atual na venda desse bem é de: A) 30,000% B) 30,125% C) 30,625% D) 31,000% E) 31,125% 3. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Observe a figura abaixo: Seu perímetro e área valem, respectivamente:!

34 ! #! A) 10m e 12m 2 B) 14m e 20m 2 C) 16m e 32m 2 D) 20m e 24m 2 E) 24m e 36m 2 4. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) Considere a afirmação: Toda cobra preta e amarela é venenosa. A negação dessa afirmação é: A) Uma cobra é preta e amarela e não é venenosa. B) Toda cobra preta ou amarela não é venenosa. C) Uma cobra é preta ou amarela e é venenosa. D) Toda cobra venenosa não é preta nem amarela. E) Uma cobra não é venenosa ou é preta e amarela. 5. CEPERJ SEFAZ/RJ 2011) Cinco crianças A, B, C, D, E possuem alturas diferentes. A diz: Eu sou mais baixo que C e mais alto que D. E... diz: Só há uma criança mais alta que eu. D diz: Eu não sou o mais baixo. Colocando as crianças em fila, ordenando da mais baixa para a mais alta, podemos concluir que: A) B é a segunda da fila. B) D está antes de B. C) A não é a terceira da fila. D) D é a terceira da fila. E) C é a quinta da fila.!

35 ! #! 6. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) A sequência abaixo foi criada repetindo-se as letras da palavra JANEIRO na mesma ordem: J A N E I R O J A N E I R O J A N E I R O J A N E... A 500ª letra dessa sequência será: A) A B) N C) E D) I E) R 7. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) Um feirante, certo dia, vendeu 40% do seu estoque com lucro de 30% e o restante, com prejuízo de 5%. Nesse dia, o seu lucro correspondeu a: A) 6% B) 9% C) 12% D) 16% E) 25% 8. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) Uma fábrica possui 15 máquinas iguais que fabricam garrafas de vidro. Certo dia, a fábrica recebeu uma encomenda de garrafas de vidro e, durante 8 dias, as 15 máquinas produziram 7200 garrafas. No fim desse período, 3 máquinas foram desligadas para manutenção. Então, as 12 máquinas restantes continuaram a trabalhar e terminaram a encomenda no período de tempo de: A) 15 dias. B) 16 dias. C) 18 dias.!

36 ! #! D) 20 dias. E) 24 dias. 9. CEPERJ SEFAZ/RJ 2012) Três irmãs Célia, Fernanda e Márcia têm alturas diferentes e possuem cores favoritas diferentes: uma prefere o verde, outra prefere o azul e outra prefere o rosa. Sabe-se que: Quem prefere o azul é mais alta que Fernanda. Márcia não gosta de verde e não é a mais alta. Quem prefere o rosa é mais baixa que quem prefere o verde. Fernanda não gosta de rosa. Então: A) Célia é mais baixa que Fernanda. B) Márcia é mais alta que Fernanda. C) Fernanda prefere o azul. D) Márcia prefere o rosa. E) Célia prefere o verde. 10. CEPERJ SEFAZ/RJ 2011) Uma prova tem três partes, cada uma com 4 questões. Cada questão respondida corretamente vale 1 ponto; questão respondida erradamente não vale nada; e não há pontuações intermediárias. Para ser classificado, um candidato deve responder corretamente a pelo menos 2 questões de cada parte.!

37 ! #! Um candidato classificado fez 7 pontos. O número de maneiras diferentes de ter obtido essa pontuação é: A) 36 B) 72 C) 144 D) 216 E) CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Sabe-se que 30 patos comem 18kg de milho em 3 dias, e que n patos comerão 80kg de milho em 4 dias. O valor de n é: A) 80 B) 100 C) 120 D) 140 E) CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Rogério e Marcelo treinaram corrida em uma praça quadrada de 90m de lado. Rogério percorreu o contorno da praça, dando 7 voltas completas nela. Marcelo correu sobre a diagonal, ida e volta, 10 vezes. Considere 2 = 1,41. Então: A) Rogério percorreu aproximadamente 10m a mais que Marcelo. B) Marcelo percorreu aproximadamente 18m a mais que Rogério. C) Rogério percorreu aproximadamente 32m a mais que Marcelo. D) Marcelo percorreu aproximadamente 44m a mais que Rogério.!

38 ! #! E) Marcelo e Rogério percorreram distâncias iguais. 13. CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Na cidade (imaginária) de Itabanha, 58% das pessoas são gordas. Sabe-se que 70% dos homens são gordos e que a metade das mulheres são gordas. Em relação à população total da cidade, a porcentagem de homens é de: A) 30% B) 40% C) 50% D) 60% E) 70% 14. CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Sérgio recebeu seu salário e disse para sua esposa: com ¼ do que recebi paguei o aluguel e gastei 20% do restante no supermercado. A quantia que sobrou representa, em relação ao salário de Sérgio, o percentual de: A) 35% B) 40% C) 55% D) 60% E) 65% 15. CEPERJ PROCON/RJ 2012) O ano de 2016, ano das Olimpíadas no Brasil, será bissexto. Nesse ano, o dia 1º de janeiro será uma sexta-feira. Então o dia de Natal (25 de dezembro) desse ano será: A) domingo B) terça-feira C) quarta-feira!

39 ! #! D) quinta-feira E) sábado 16. CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Um controle remoto de TV e mais as duas pilhas necessárias para seu funcionamento podem ser comprados em certo site da internet por R$30,00. O controle, apenas, custa R$16,00 reais a mais que o preço das duas pilhas. O preço de uma pilha é: A) R$ 3,50 B) R$ 4,00 C) R$ 5,50 D) R$ 7,00 E) R$ 8, CEPERJ SEPLAG/RJ 2012) Considere a afirmação: Hoje é domingo e amanhã não vou trabalhar. A negação dessa afirmação é: A) Hoje é domingo e amanhã vou trabalhar. B) Hoje não é domingo e amanhã não vou trabalhar. C) Hoje não é domingo ou amanhã não vou trabalhar. D) Hoje não é domingo ou amanhã vou trabalhar. E) Hoje é domingo ou amanhã não vou trabalhar. 18. CEPERJ SEFAZ/RJ 2010) Carla, Irene, Laura, Maria e Paula possuem idades diferentes. Sabe-se que: Carla é mais nova que Irene e que Laura Maria é mais velha que Irene Paula é mais nova que Carla Maria não é a mais velha. Fazendo com essas pessoas uma fila em ordem crescente de idade, a pessoa que ocupa o terceiro lugar é:!

40 ! #! a) Carla b) Irene c) Laura d) Maria e) Paula 19. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Dentre os números relacionados abaixo, o que não pertence ao conjunto dos números racionais é: A) 2,0 B) 3, C) 12/19 D) 2 4 E) CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Observe os conjuntos abaixo: A = {1,5,6,7} B = {2,5,6,8} C = {1,5,6} Os conjuntos (A B) e (A C) valem, respectivamente: A) {5,6} e {1,5,6,7} B) {1,5,6} e {1,2,5,6,7} C) {7} e {1,5,6,7} D) {1,5,6,7} e {1,5,7} E) {1,2,5,6,7,8} e {1,5,6} 21. CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) O número (3 5 ) 2 corresponde a:!

41 ! #! A) 3 10 B) 3 25 C) 6 10 D) 6 5 E) CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Observe o círculo abaixo, com centro O e raio R = 5cm. O perímetro desse círculo vale: A) 5 B) 10 C) 15 D) 20 E) CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) Observe a sequência abaixo: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, x, 21 O número x vale: A) 9 B) 11 C) 13 D) 15!

42 ==0==! #! E) CEPERJ RIO PREVIDÊNCIA 2012) De todos os subconjuntos de números naturais e primos formados por dois elementos, o subconjunto que apresenta soma dos elementos igual a 16, e o maior valor possível para seu produto, é aquele cuja diferença entre o maior e o menor elemento é igual a: A) 2 B) 3 C) 4 D) 5 E) 6!

43 ! #! 5. GABARITO 01 D 02 C 03 D 04 A 05 E 06 B 07 B 08 A 09 D 10 E 11 B 12 B 13 B 14 D 15 A 16 A 17 D 18 B 19 E 20 A 21 A 22 B 23 C 24 E!

44

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ LIQUIGAS (Nível Fundamental Completo) - Com Videoaulas

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ LIQUIGAS (Nível Fundamental Completo) - Com Videoaulas Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ LIQUIGAS (Nível Fundamental Completo) - Com Videoaulas Professor: Arthur Lima ! AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 01 2. Edital e cronograma do

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ INMETRO - Técnico (Cargos 7, 8 e 10)

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ INMETRO - Técnico (Cargos 7, 8 e 10) Livro Eletrônico Aula Matemática p/ INMETRO - Técnico (Cargos 7, 8 e 1) Professor: Arthur Lima !! AULA (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 1 2. Edital e cronograma do curso 2 3. Resolução de

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 4

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 4 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 4 1 Apresentação Olá, pessoal Tudo bem com vocês? Finalmente saiu o edital do TCM/RJ Para quem ainda não me conhece, meu nome

Leia mais

Aula 00 Matemática Financeira p/ Exame de Suficiência do CFC (Técnico em Contabilidade) - Com videoaulas

Aula 00 Matemática Financeira p/ Exame de Suficiência do CFC (Técnico em Contabilidade) - Com videoaulas Aula 00 Matemática Financeira p/ Exame de Suficiência do CFC (Técnico em Contabilidade) - Com videoaulas Professor: Arthur Lima AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 01 2. Cronograma do

Leia mais

Matéria: Matemática Concurso: Auditor Tributário ISS São José dos Campos 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Matemática Concurso: Auditor Tributário ISS São José dos Campos 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Tributário ISS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2018 Matemática SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES...

Leia mais

Aula 00 Questões FUNDATEC de Matemática e Raciocínio Lógico p/ SEFAZ/RS - Auditor Fiscal

Aula 00 Questões FUNDATEC de Matemática e Raciocínio Lógico p/ SEFAZ/RS - Auditor Fiscal Aula 00 Questões FUNDATEC de Matemática e Raciocínio Lógico p/ SEFAZ/RS - Auditor Fiscal Professor: Arthur Lima ! # %# && AULA 00: APRESENTAÇÃO DO CURSO Olá pessoal! Preparei este pequeno texto para apresentar-lhe

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ Escolas de Aprendizes Marinheiros (Com videoaulas)

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ Escolas de Aprendizes Marinheiros (Com videoaulas) Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ Escolas de Aprendizes Marinheiros (Com videoaulas) Professores: Arthur Lima, Hugo Lima Prof. Arthur Lima, Aula 00 AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação

Leia mais

AULA 00 (demonstrativa)

AULA 00 (demonstrativa) AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 01 2. Edital e cronograma do curso 03 3. Resolução de questões 05 4. Questões apresentadas na aula 17 5. Gabarito 21 1. APRESENTAÇÃO Seja bem-vindo

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Raciocínio Lógico p/ Secretaria de Saúde-DF (Auxiliar Operacional) - com videoaulas

Livro Eletrônico Aula 00 Raciocínio Lógico p/ Secretaria de Saúde-DF (Auxiliar Operacional) - com videoaulas Livro Eletrônico Aula 00 Raciocínio Lógico p/ Secretaria de Saúde-DF (Auxiliar Operacional) - com videoaulas Professor: Arthur Lima !! AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 01 2. Edital

Leia mais

Aula 00 Matemática p/ TJ-RO (Técnico Judiciário - Área Administrativa)

Aula 00 Matemática p/ TJ-RO (Técnico Judiciário - Área Administrativa) Aula 00 Matemática p/ TJ-RO (Técnico Judiciário - Área Administrativa) Professor: Arthur Lima AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 01 2. Edital e cronograma do curso 02 3. Resolução de

Leia mais

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Matemática. 1º Trimestre 45 questões 26 de abril (Sexta-feira)

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Matemática. 1º Trimestre 45 questões 26 de abril (Sexta-feira) 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Matemática S º Trimestre 5 questões 6 de abril (Sexta-feir 09 SIMULADO OBJETIVO 8º ANO º TRIMESTRE. O número, corresponde à fração 0. 00. 000.. 99. MATEMÁTICA COMENTÁRIO/RESOLUÇÃO:

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. Aula 00 Aula Demonstrativa

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.  Aula 00 Aula Demonstrativa AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 Aula Conteúdo Programático

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ SPAECE

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ SPAECE MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ SPAECE TEMA I: INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES N DESCRITOR

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ Colégio Naval 2018 (Com videoaulas) - Antigo

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ Colégio Naval 2018 (Com videoaulas) - Antigo Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ Colégio Naval 2018 (Com videoaulas) - Antigo Professores: Arthur Lima, Hugo Lima Prof. Arthur Lima, Aula 00 AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação

Leia mais

Aula 00 Raciocínio Lógico e Matemático p/ Secretaria de Cultura-DF - Todos os Cargos - Com videoaulas

Aula 00 Raciocínio Lógico e Matemático p/ Secretaria de Cultura-DF - Todos os Cargos - Com videoaulas Aula 00 Raciocínio Lógico e Matemático p/ Secretaria de Cultura-DF - Todos os Cargos - Com videoaulas Professor: Arthur Lima ! ## AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 01 2. Edital e cronograma

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº 17 GABARITO COMENTADO 1) O valor, em reais, pago pelo contribuinte é 0,15. (34000 26000) = 0,15. 000 = 1200

Leia mais

Resolvendo equações. 2 = 26-3 α φ-1

Resolvendo equações. 2 = 26-3 α φ-1 A UA UL LA Resolvendo equações Introdução À medida que os problemas se tornam mais complicados, o método algébrico vai se impondo naturalmente ao método aritmético. Resolver equações fará parte das nossas

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das questões de Matemática e Raciocínio Lógico da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/RS 2014,

Leia mais

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO:

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO: GABARITO - ANO 018 OBSERVAÇÃO: Embora as soluções neste gabarito se apresentem sob a forma de um texto explicativo, gostaríamos de salientar que para efeito de contagem dos pontos adquiridos, na avaliação

Leia mais

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem?

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem? Olá, Alunos, tudo bem? A prova do TCE/SP 2017 foi dentro do esperado, um pouco acima do nível de dificuldade padrão da Vunesp, porém, nada do outro mundo. Nesse arquivo, estamos corrigindo a prova de.

Leia mais

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. Resolver situação-problema utilizando

Leia mais

Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Aprendizes-Marinheiros. Barbosa, L.S.

Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Aprendizes-Marinheiros. Barbosa, L.S. Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Aprendizes-Marinheiros Barbosa, L.S. leonardosantos.inf@gmail.com 6 de dezembro de 2014 2 Sumário I Provas 5 1 Matemática 2013/2014 7 2 Matemática 2014/2015

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização - Administração. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem?

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização - Administração. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem? Olá, Alunos, tudo bem? A prova do TCE/SP 2017 foi dentro do esperado, um pouco acima do nível de dificuldade padrão da Vunesp, porém, nada do outro mundo. Nesse arquivo, estamos corrigindo a prova de.

Leia mais

Planificação do 1º Período

Planificação do 1º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 1º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 74 Ano

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA PM/PA 2016

APOSTILA DE MATEMÁTICA PM/PA 2016 APOSTILA DE MATEMÁTICA PM/PA 2016 Olá, tudo bem? Sou o Prof. Arthur Lima, e resumi nas próximas páginas os pontos do edital de MATEMÁTICA da POLÍCIA MILITAR DO PARÁ, cujas provas serão aplicadas pela banca

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Apresentação... Relação das questões comentadas... 10 Gabarito... 1 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Esta é a aula demonstrativa

Leia mais

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano)

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) 38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) GABARITO PARTE A - Cada problema vale 5 pontos CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 5 pontos para cada resposta

Leia mais

Planificação do 1º Período

Planificação do 1º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 1º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 74 Ano

Leia mais

2ª série do Ensino Médio

2ª série do Ensino Médio 2ª série do Ensino Médio Geometria Plana Cálculo de Áreas e Relações na Circunferência. Polígonos Regulares, Polígonos Inscritos na Circunferência e Trigonometria. Relações Métricas no Triângulo Retângulo

Leia mais

TEMA I: Interagindo com os números e funções

TEMA I: Interagindo com os números e funções 31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas AOCP... 3 Relação das questões comentadas... 7 Gabarito... 8

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas AOCP... 3 Relação das questões comentadas... 7 Gabarito... 8 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas AOCP... 3 Relação das questões comentadas... 7 Gabarito... 8 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Como vocês bem sabem, saiu

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH)

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO: (1) Questões Lógicas Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Problemas de raciocínio: deduzir informações

Leia mais

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Objetivos: Revisar e ensinar conceitos de matemática básica e os assuntos que mais caem no ENEM; Buscar a compreensão do aluno quanto aos enunciados das questões

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE QUESTÕES

GABARITO DO CADERNO DE QUESTÕES OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE GABARITO DO CADERNO DE QUESTÕES NÍVEL 3 Ensino Médio Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó 017 OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA GABARITO: 1.

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

Prova Resolvida Matemática (IBGE/2016) Prof. Guilherme Neves

Prova Resolvida Matemática (IBGE/2016) Prof. Guilherme Neves Prova Resolvida Matemática (IBGE/2016) 36. (IBGE 2016/FGV) As meninas Alice, Beatriz e Celia brincam na balança. Alice e Beatriz juntas pesam 100 kg, Alice e Celia juntas pesam 96 kg e Beatriz e Celia

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano. Prof. Ulisses Lima Parente

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano. Prof. Ulisses Lima Parente Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas Números Irracionais e Reais Oitavo Ano Prof. Ulisses Lima Parente 1 Os números irracionais Ao longo deste módulo, vimos que a representação

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

PROF. ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS

PROF. ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS PROF. ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS VUNESP CÂMARA SJC 2018) Um terreno tem 0,50 quilômetro quadrado de área. Em metros quadrados, a área desse terreno corresponde a (A) 5000000. (B) 500000. (C) 50000.

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral.

Leia mais

38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO

38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO 38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO GABARITO NÍVEL 2 1) C 6) B 11) B 16) D 21) A 2) C 7) C 12) C 17) D 22) A 3) D 8) E 13) D 18) C

Leia mais

A álgebra nas profissões

A álgebra nas profissões A álgebra nas profissões A UUL AL A Nesta aula, você vai perceber que, em diversas profissões e atividades, surgem problemas que podem ser resolvidos com o auxílio da álgebra. Alguns problemas são tão

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas FADESP... 4 Relação das questões comentadas... 8 Gabaritos...

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas FADESP... 4 Relação das questões comentadas... 8 Gabaritos... Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas FADESP... 4 Relação das questões comentadas... 8 Gabaritos... 9 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Como vocês bem sabem,

Leia mais

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21.

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21. MATEMÁTICA NÍVEL FUNDAMENTAL I. PORCENTAGEM 1.Fração Percentual 20%= 0,2 35%= 0,35 4%= 0,04 2. Cálculo da porcentagem de um número Exs: a) Calcular 25% de 600 0,25 x 600 = 150 b) Calcular 8% de 50 0,08

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 Aula demonstrativa Apresentação... Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 1 Apresentação Olá pessoal! Saiu o edital para o TJ-SP. A banca organizadora é a VUNESP e esta é a aula demonstrativa

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas Números Irracionais e Reais Oitavo Ano Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Os números irracionais Ao longo

Leia mais

Conjuntos. Notações e Símbolos

Conjuntos. Notações e Símbolos Conjuntos A linguagem de conjuntos é interessante para designar uma coleção de objetos. Quando os estatísticos selecionam indivíduos de uma população eles usam a palavra amostra, frequentemente. Todas

Leia mais

SISTEMA DECIMAL. No sistema decimal o símbolo 0 (zero) posicionado à direita implica em multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez).

SISTEMA DECIMAL. No sistema decimal o símbolo 0 (zero) posicionado à direita implica em multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez). SISTEMA DECIMAL 1. Classificação dos números decimais O sistema decimal é um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez. Os dez algarismos indo-arábicos - 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 - servem para

Leia mais

II OMIF 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA

II OMIF 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA II OMIF 019 RESOLUÇÃO DA PROVA QUESTÃO 01 GABARITO: B Como 3µ tem que tem valor terminado em µ, então µ =0 ou µ =5. Contudo, µ não pode ser zero, pois, se fosse, todos os algarismos teriam que ser zero.

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico. Raciocínio Lógico para MP-RJ Aula Demonstrativa Professor: Karine Waldrich

Aula 00. Raciocínio Lógico. Raciocínio Lógico para MP-RJ Aula Demonstrativa Professor: Karine Waldrich Aula 00 Raciocínio Lógico para MP-RJ Aula Demonstrativa Professor: Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Oi, tudo bem? Meu nome é Karine Waldrich. Nasci em Blumenau,

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ Escola de Sargentos das Armas - ESA 2018 (Combatente) Com videoaulas - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ Escola de Sargentos das Armas - ESA 2018 (Combatente) Com videoaulas - Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ Escola de Sargentos das Armas - ESA 2018 (Combatente) Com videoaulas - Pós-Edital Professores: Arthur Lima, Hugo Lima MATEMÁTICA P/ ESA 2018 (Combatente) Prof. Arthur

Leia mais

MATEMÁTICA 1 MÓDULO 3. Razões e Proporções. Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 MÓDULO 3. Razões e Proporções. Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Razões e Proporções 1. RAZÕES E PROPORÇÕES 1.1 RAZÃO: A razão entre dois números a e b é definida como sendo a fração ou. Em uma razão, a e b são ditos os

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES.

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. 1) Calcule o valor das expressões: a) 19,6 + 3,04 + 0,076 = b) 17 + 4,32 + 0,006 = c) 4,85-2,3 = d) 9,9-8,76 = e) (0,378-0,06)

Leia mais

Matemática. Sumários

Matemática. Sumários Matemática Sumários Sumário Vamos começar! 8 4 Números naturais: multiplicação e divisão 92 1 Números naturais e sistemas de numeração 14 1 Números para contar 15 2 Números para ordenar e transmitir informações

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Básica Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Básica Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

MATEMÁTICA SARGENTO DA FAB

MATEMÁTICA SARGENTO DA FAB MATEMÁTICA BRUNA PAULA 1 COLETÂNEA DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DA EEAr (QUESTÕES RESOLVIDAS) QUESTÃO 1 (EEAr 2013) Se x é um arco do 1º quadrante, com sen x a e cosx b, então é RESPOSTA: d QUESTÃO 2 (EEAr

Leia mais

1) (Unicamp) Três planos de telefonia celular são apresentados na tabela abaixo:

1) (Unicamp) Três planos de telefonia celular são apresentados na tabela abaixo: Exercícios resolvidos e comentados 1) (Unicamp) Três planos de telefonia celular são apresentados na tabela abaixo: Plano Custo fixo mensal Custo adicional por minuto A R$ 35,00 R$ 0,50 B R$ 20,00 R$ 0,80

Leia mais

Soluções do Nível 3 (Ensino Médio) 1 a Fase

Soluções do Nível 3 (Ensino Médio) 1 a Fase Soluções do Nível (Ensino Médio) a Fase. (alternativa C) Como A, B e C são pontos médios, os quatro triângulos rotulados com I na figura ao lado são congruentes, bem como os dois indicados por II. Logo

Leia mais

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NOTAS DE AULA: REPRESENTAÇÕES DECIMAIS A representação decimal é a forma como escrevemos um número em uma única base, e como essa

Leia mais

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO TEMAS/DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 Números racionais não negativos 1. Efetuar operações com

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. Aula 00 Aula Demonstrativa

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.  Aula 00 Aula Demonstrativa AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 Conteúdo Apresentação...

Leia mais

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO AO 1º ANO CMB 2010 / 11) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa)

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO AO 1º ANO CMB 2010 / 11) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa) (PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO AO 1º ANO CMB 010 / 11) MÚLTIPLA-ESCOLHA (Marque com um X a única alternativa certa) QUESTÃO 01. Uma empresa oferece serviços de acesso a internet cobrando

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS AULA ESCRITA

TEOREMA DE PITÁGORAS AULA ESCRITA TEOREMA DE PITÁGORAS AULA ESCRITA 1. Introdução O Teorema de Pitágoras é uma ferramenta importante na matemática. Ele permite calcular a medida de alguma coisa que não conseguimos com o uso de trenas ou

Leia mais

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo I Ana Paula Figueiredo Números Reais IR O conjunto dos números Irracionais reunido com o conjunto dos números Racionais (Q), formam o conjunto dos números Reais (IR ). Assim, os principais conjuntos numéricos

Leia mais

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 03 de abril de º Olímpico Matemática I

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 03 de abril de º Olímpico Matemática I 6º Olímpico Matemática I Sistema de numeração romano. Situações problema com as seis operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Expressões numéricas

Leia mais

PROF. ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS

PROF. ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS PROF. ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS CESGRANRIO LIQUIGÁS 2018) Num quadrado ABCD, de lado 3 cm, prolonga-se AB, na direção de A para B, até um ponto P, tal que BP = 3 AB. Em seguida, prolonga-se o lado

Leia mais

Matemática E Intensivo V. 1

Matemática E Intensivo V. 1 GABARITO Matemática E Intensivo V. Exercícios 0) 5 0) 5 Seja o termo geral = 3n, então: Par =, temos: a = 3. = 3 = Par =, temos: a = 3. = 6 = 5 Par = 3, temos: a 3 = 3. 3 = 9 = 8 Então a + a + a 3 = +

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº GABARITO COMENTADO ) A função será y,5x +, onde y (preço a ser pago) está em função de x (número de quilômetros

Leia mais

XXXIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º. e 7º. anos) GABARITO

XXXIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º. e 7º. anos) GABARITO XXXIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (6º. e 7º. anos) GABARITO GABARITO NÍVEL ) A 6) A ) D 6) E ) B 7) E ) D 7) C ) E 8) C ) D 8) D 4) B 9) E 4) A 9) B 5) B 0) D 5) A 0) C Cada

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Números Reais - Dízimas (8 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Números Reais - Dízimas (8 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Números Reais - Dízimas (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios. Como o ponto O é a origem da reta e a abcissa do ponto A é 5, então OA

Leia mais

[C] INCORRETA. O gráfico não permite concluir nada sobre as causas do aumento do uso de pelo menos uma droga ilícita em 2012.

[C] INCORRETA. O gráfico não permite concluir nada sobre as causas do aumento do uso de pelo menos uma droga ilícita em 2012. Gabarito: Resposta da questão 1: Analisando as afirmativas uma a uma: INCORRETA. Pode-se verificar, pelo gráfico, que as porcentagens de usuários de opioides e usuários de Cannabis em 011 são, respectivamente,

Leia mais

PROVAS DE NÍVEL MÉDIO DA FUNDATEC

PROVAS DE NÍVEL MÉDIO DA FUNDATEC PROVAS DE NÍVEL MÉDIO DA FUNDATEC Obs: Algumas questões das provas abaixo continham questões que não estavam de acordo com o edital atual da Câmara/POA. Nesses casos, cada questão foi retirada ou adaptada.

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros,

Leia mais

REVISÃO DE ÁLGEBRA. Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais.

REVISÃO DE ÁLGEBRA. Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais. REVISÃO DE ÁLGEBRA 1ª. AULA CONJUNTOS BÁSICOS: Conjuntos dos números naturais: * + Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais.

Leia mais

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER Rio de Janeiro 2011 ÍNDICE Capítulo 1: HORA DE ESTUDAR Para que serve este livro...1 Porque Colégio Militar e Colégio Naval?...2 Matérias e alunos...2 Os exercícios

Leia mais

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática OPEMAT Olimpíada Pernambucana de Matemática - 206 Nível. O ano de 206 está acabando, vamos ver se você conhece bem esse número. Para isso, julgue os itens a seguir: (V) (F) A maior potência de 2 que divide

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem e manual adoptado 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL 2016/17 MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO /DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 GEOMETRIA E MEDIDA GM5 ALG5 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO

Leia mais

,12 2, = , ,12 = = (2012) 2.

,12 2, = , ,12 = = (2012) 2. 1 QUESTÃO 1 Usando a comutatividade da multiplicação, podemos escrever 1000 0,1,01 100 = 1000,01 00 0,1 = 01 01 = (01). QUESTÃO Observe que para obter o primeiro retângulo foi necessário escrever quatro

Leia mais

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL ANO DE ESCOLARIDADE: 8º ano (A e B matutino e A vespertino) DISCIPLINA: Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL Resolver situações-problema, construindo estratégias e fazendo uso de diversas

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2010 Nível 2. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Basta calcular 8% de 250: 250 = 250 = 2 10 = 20. QUESTÃO 2 ALTERNATIVA E

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2010 Nível 2. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Basta calcular 8% de 250: 250 = 250 = 2 10 = 20. QUESTÃO 2 ALTERNATIVA E QUESTÃO 8 2 Basta calcular 8% de 250: 250 = 250 = 2 0 = 20. 00 25 QUESTÃO 2 Fazemos a conta diretamente: + = + = + 3 =. 2 3 3 QUESTÃO 3 Vamos ler as informações contidas no gráfico: 5 alunos não compraram

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO)

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das 10 questões de Matemática da prova de nível médio da Petrobrás. Caso você entenda

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático. Pré Prova TST

Raciocínio Lógico Matemático. Pré Prova TST Raciocínio Lógico Matemático Pré Prova TST # DICA 1 # LEMBRAR-SE DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS ELEMENTARES Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4,... } Números Inteiros Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...

Leia mais

Prova: DESAFIO. QUESTÃO 16 Numa cesta, havia cinco dúzias de maçãs. Algumas foram vendidas e as que sobraram estão representadas na figura a seguir:

Prova: DESAFIO. QUESTÃO 16 Numa cesta, havia cinco dúzias de maçãs. Algumas foram vendidas e as que sobraram estão representadas na figura a seguir: Colégio Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO PARA QUEM CURSARÁ O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 09 QUESTÃO 6 Numa cesta, havia cinco dúzias de maçãs. Algumas

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Caro aluno, nesta aula iremos retomar um importante assunto, já estudado em anos anteriores: o conjunto dos números reais. Frequentemente, encontramo-nos

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Técnico Legislativo CLDF 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Técnico Legislativo CLDF 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Técnico Legislativo CLDF 2018 Professor: Alex Lira Prova comentada: Técnico Legislativo CLDF 2018 Raciocínio Lógico-Matemático SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS...

Leia mais

Planificação anual- 8.º ano 2014/2015

Planificação anual- 8.º ano 2014/2015 Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Planificação anual- 8.º ano 2014/2015 12 blocos Tópico: Números Números e operações/ Álgebra Dízimas finitas e infinitas periódicas Caracterização

Leia mais

Nome: N.º Turma: Suficiente (50% 69%) Bom (70% 89%)

Nome: N.º Turma: Suficiente (50% 69%) Bom (70% 89%) Escola E.B.,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 01/013 Teste de Avaliação Escrita de Matemática 9.º ano de escolaridade Duração do Teste: 90 minutos 9 de abril de 013 Nome: N.º Turma: Classificação:

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 018 ITEM 1 DA ADA Observe potência a seguir: ( ) O resultado dessa potenciação é igual a (A) 8 1. (B) 1 8. (C) 1 81 81 (D) 1 Dada uma potência

Leia mais

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS Aulas 01 a 08 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2019 Sumário CONJUNTOS NUMÉRICOS... 2 Conjunto dos números Naturais... 2 Conjunto dos números

Leia mais

Aula 00 RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO P/ PRF. Prof. Arthur Lima, Prof. Hugo Lima

Aula 00 RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO P/ PRF. Prof. Arthur Lima, Prof. Hugo Lima RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO P/ PRF Sumário SUMÁRIO...2 APRESENTAÇÃO... 3 COMO ESTE CURSO ESTÁ ORGANIZADO... 5 2 de 8 www.direcaoconcursos.com.br Apresentação Olá, tudo bem? Sou o professor Arthur Lima.

Leia mais