TEOREMA DE PITÁGORAS AULA ESCRITA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEOREMA DE PITÁGORAS AULA ESCRITA"

Transcrição

1 TEOREMA DE PITÁGORAS AULA ESCRITA 1. Introdução O Teorema de Pitágoras é uma ferramenta importante na matemática. Ele permite calcular a medida de alguma coisa que não conseguimos com o uso de trenas ou outro instrumento manual de medidas. Exemplo: Quero medir a altura de um muro alto, e não consigo subir nele para jogar a trena. Eu tenho uma vara com 5 metros. Coloco essa vara na ponta do muro, na diagonal. Medindo a distância entre o pé do muro à vara no chão, achei 4 metros. O muro, o chão e a vara formaram um triângulo retângulo. Como eu conheço duas medidas (vara e chão), eu consigo calcular a terceira medida, que é a do muro.

2 2. O que é necessário? Para utilizar o Teorema de Pitágoras, é necessário: i. que haja a formação de um triângulo, ii. que este triângulo seja retângulo (tenha um ângulo de 90º), iii. e que a medida de dois lados sejam conhecidos. 3. Nome dos lados no triângulo retângulo Repare o ângulo reto (aquele representado por um quadrado com um ponto no meio).

3 Os dois lados que tocam nele se chamam catetos. O lado que não toca nele se chama hipotenusa. Não importa a posição do triângulo. A hipotenusa será sempre o lado que não toca no ângulo reto. 4. O maior lado do triângulo retângulo A hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. 5. O Teorema de Pitágoras O Teorema de Pitágoras é: a² = b² + c² em que a é a hipotenusa, b e c são os catetos. Podemos escrever, para melhor memorização:

4 hipotenusa² = cateto² + cateto² ou abreviado: hip² = cat² + cat² 6. Demonstração do Teorema de Pitágoras Perceba que os três quadrados na figura acima formaram um triângulo retângulo no interior. O quadrado que tem lado a (vermelho) tem 5 de medida. O quadrado de lado b (azul) tem 3 de medida. O quadrado de lado c (amarelo) tem 4 de medida. Assim, temos quadrado de 5, quadrado de 4 e quadrado de 3. Vamos chamar o quadrado de 5 de hipotenusa e os demais de catetos. Perceba que o quadrado da hipotenusa tem 25 quadradinhos em sua superfície. O quadrado do cateto azul tem 9 quadradinhos, enquanto o quadrado amarelo tem 16. Perceba, ainda, que se somarmos os quadrados que estão na superfície dos catetos (9 e 16), teremos 16 quadrados. Essa quantidade é a mesma do quadrado

5 da hipotenusa. Assim, a soma dos quadrados dos catetos tem a mesma quantidade do quadrado da hipotenusa. Podemos resumir assim: O quadrado da hipotenusa é igual ao quadrado de um cateto mais o quadrado do outro cateto. Fica melhor ainda se ao invés de escrever quadrado, representarmos com expoente 2, que também é lido como quadrado: hipotenusa² = cateto² + cateto² E se quisermos economizar mais letras, a² = b² + c² Existem diversas demonstrações do Teorema de Pitágoras. Mas, ficaremos com apenas essa. 7. Os números pitagóricos Os números pitagóricos são 3, 4 e 5. Fique claro que existem outros ternos pitagóricos, mas vamos fixar nesses.

6 8. Como calcular o Teorema de Pitágoras Eu separei 3 métodos de resolução: Método 1D: para quem não gosta de usar fórmula. Método 2D: para quem prefere usar fórmula. Método 3D: para quem prefere macetes e truques. Veremos o método 1D. 9. Resolvendo o Teorema de Pitágoras pelo método 1D Sabendo que os números pitagóricos são 3,4 e 5, podemos fazer uma tabela com os seus múltiplos. A 1ª coluna tem os múltiplos de 3, a 2ª coluna tem os múltiplos de 4 e a 3ª tem os múltiplos de 5.

7 Para calcular qualquer lado do triângulo retângulo, basta recorrer à tabela acima. Exemplo 1: Neste exemplo, temos as medidas dos catetos e queremos a medida da hipotenusa. Para descobrir, recorreremos à linha 1 da tabela. Observe que na linha 1, temos o cateto 3 e 4, como temos no exemplo 1. Logo, a resposta está também na linha 1. A hipotenusa mede 5. Exemplo 2:

8 No exemplo 2, temos os catetos 9 e 12 e queremos a hipotenusa. Buscando na tabela, encontramos na linha 3 os catetos 9 e 12. A mesma linha indica que a hipotenusa é 15. Exemplo 3: Neste exemplo, não temos a medida de um dos catetos. Mas, sabemos que o outro cateto é 28 e a hipotenusa é 35. Recorrendo à tabela, encontramos essas medidas na linha 7.

9 Observe que na linha 7 a medida que não temos é a do cateto 21. Logo, essa é a resposta. Atenção: Essa tabela não serve para todos os triângulos retângulos. Veja um exemplo: Neste caso, temos o cateto 6 e 7. Procurando na tabela uma linha que tenha essas duas medidas, não encontramos.

10 Temos a linha 2 o cateto 6. Perceba que, para utilizar a tabela, o outro cateto deveria ser 8, e não 7. Como não encontramos linha que tenha a medida 6 e 7, a tabela não funciona. Triângulos que tem as medidas na tabela acima, são chamados de triângulos pitagóricos. No método 3D vou ensinar a calcular essas medidas de cabeça. 10. Resolvendo o Teorema de Pitágoras pelo método 2D Pelo método 2D, utilizamos fórmulas. Neste caso, nós vamos resolver pelo Teorema de Pitágoras. Exemplo 1: a² = b² + c²

11 Eu sei as medidas dos catetos. Então, troco b e c por essas medidas. A hipotenusa foi representada por x. Troco a por ele. x² = 3² + 4² Os próximos passos são resoluções de potências e equações. 3² é 9 (3 3) e 4² é 16 (4 4). Posso trocar: x² = Somando 9 com 16, achamos 25. x² = 25 Qual é o número que elevado ao quadrado dá 25? Ou ainda, o quadrado passa para o outro termo como raiz quadrada. x = 25 A raiz de 25 é 5. Logo, o valor de x que procuramos é 5. x = 5. Pelo método 1D nós vimos que a hipotenusa dos catetos 3 e 4 era realmente 5.

12 Exemplo 2: Temos catetos 9 e 12. a² = b² + c² a² = 9² + 12² a² = a² = 225 a = 225 a = 15 Exemplo 3:

13 Neste caso temos cateto e hipotenusa. Cuidado com a letra que você vai substituir. Neste exemplo, a hipotenusa será substituída. a² = b² + c² 35² = 28² + x² 1225 = x² = x² 441 = x² x = 441 x = 21 A medida do cateto é 21. Exemplo 4:

14 a² = b² + c² x² = 6² + 7² x² = x² = 85 x = 85 x 9,21 Observe que, quando uma raiz quadrada não é exata (tem números decimais), ou você adota 1 ou 2 algarismos à direita da vírgula, ou simplifica a raiz. 11. Resolvendo o Teorema de Pitágoras pelo método 3D Pelo método 3D, usamos cálculos mais rápidos, mais curtos. Perceba que você pode resolver os triângulos retângulos mentalmente: Para isso, você precisa memorizar o triângulo pitagórico 3,4 e 5.

15 A partir daí, é entender que ele foi aumentado por algum valor, que chamarei de k. Exemplo: vou aumentar esse triângulo por 2. O cateto que era 3, será 6. O cateto que era 4, será 8. A hipotenusa que era 5, será 10. Logo, a nova medida dele será 6, 8 e 10. Neste método, o segredo é descobrir o valor que foi aumentado, ou seja, o valor de k. Veja esse exemplo 1:

16 No triângulo acima, temos 9 e 12 como catetos. Ora, onde está o 9, deveria ser o 3. Isso significa que o lado foi aumentado por 3. Onde está o 12 era para ser 4. Logo, também foi multiplicado por 3. Se duas medidas foram aumentadas pelo mesmo número, a terceira medida também será. Assim, se a hipotenusa deveria ser 5, será aumentada também por 3, resultando 15. A hipotenusa deste triângulo é 15. Exemplo 3:

17 Pela hipotenusa, já sei que os lados do triângulo foram aumentados por 7. Isso porque a hipotenusa deveria ser 5. Quanto que eu multiplico o 5 para chegara 35? Pelo 7. Vou testar no outro cateto: Cateto de lado 28, deveria ser o cateto de lado 4. Sim, ele foi aumentado também por 7. Se os dois lados foram aumentados por 7, o terceiro lado também foi. Assim, o cateto que deveria ser 3 será multiplicado por 7, chegando a 21. O cateto x mede 21. Exemplo 3:

18 Este método só serve para os triângulos pitagóricos. Para os não pitagóricos há outra forma de fazer de cabeça. Perceba como saber quando dá errado: Um lado do cateto é 6. Isso significa que o k é 2, ou seja, o cateto que era 3 foi multiplicado por 2. O outro cateto que era 4 deveria ser multiplicado por 2, resultando 8. Como o outro cateto não é 8, não dá para fazer por esse método. Nesta caso, faça pelo método 2D. 12. Considerações finais Vimos que usamos o Teorema de Pitágoras para descobrir o terceiro lado de um triângulo retângulo; que podemos podemos dividir dois tipos de triângulos: os pitagóricos e os não pitagóricos,

19 que os pitagóricos podem ser feitos pelo método 1D e 2D, que o método 2D serve para qualquer triângulo, contanto que seja retângulo e que o Teorema de Pitágoras é a² = b² + c². Agora é hora de fazer os exercícios. início da aula

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA ESCRITA

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA ESCRITA RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA ESCRITA 1. Apresentação É hora de revisar as Razões Trigonométricas. Boas aulas! 2 INTRODUÇÃO Vimos que Trigonometria é o ramo da matemática que estuda as medidas do triângulo,

Leia mais

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Luan Arjuna 1 Introdução Uma das maiores preocupações dos matemáticos da antiguidade era a determinação de comprimentos: desde a altura de um edifício até a distância entre duas cidades,

Leia mais

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA ESCRITA

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA ESCRITA RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS AULA ESCRITA 1. Apresentação É hora de revisar as Razões Trigonométricas. Boas aulas! 2 INTRODUÇÃO Vimos que Trigonometria é o ramo da matemática que estuda as medidas do triângulo,

Leia mais

POLIGONOS INSCRITOS E CIRCUNSCRITOS. São polígonos que ficam dentro da circunferência e seus vértices fazem parte da circunferência.

POLIGONOS INSCRITOS E CIRCUNSCRITOS. São polígonos que ficam dentro da circunferência e seus vértices fazem parte da circunferência. POLIGONOS INSCRITOS E CIRCUNSCRITOS POLIGONOS INSCRITOS NA CIRCUNFERÊNCIA São polígonos que ficam dentro da circunferência e seus vértices fazem parte da circunferência. Veja: POLIGONOS CIRCUNSCRITOS NA

Leia mais

O CASO INVERSO DA QUEDA LIVRE

O CASO INVERSO DA QUEDA LIVRE O CASO INVERSO DA QUEDA LIVRE Vamos analisar o caso em que se lança um corpo para o alto, na vertical. Tomemos o seguinte exemplo: uma pedra é lançada para o alto, na vertical, com uma velocidade inicial

Leia mais

Funções Trigonométricas

Funções Trigonométricas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções Trigonométricas

Leia mais

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NOTAS DE AULA: REPRESENTAÇÕES DECIMAIS A representação decimal é a forma como escrevemos um número em uma única base, e como essa

Leia mais

Complemento Matemático 03 Ciências da Natureza I TEOREMA DE PITÁGORAS Física - Ensino Médio Material do aluno

Complemento Matemático 03 Ciências da Natureza I TEOREMA DE PITÁGORAS Física - Ensino Médio Material do aluno 01. Para essa atividade sugerimos inicialmente que você observe a ilustração abaio e responda aos questionamentos: 1 cm 1 cm a. Calcule a área dos dois quadrados menores que estão em destaque: b. Some

Leia mais

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Áreas parte 1 Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Introdução Desde os egípcios, que procuravam medir e demarcar suas terras, até hoje, quando topógrafos, engenheiros e arquitetos fazem seus mapeamentos

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº 17 GABARITO COMENTADO 1) O valor, em reais, pago pelo contribuinte é 0,15. (34000 26000) = 0,15. 000 = 1200

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFES 2012

PROCESSO SELETIVO UFES 2012 As bancas elaboradoras esperam obter da maioria dos candidatos respostas como as que seguem No entanto, para a correção das provas, outras respostas também poderão ser consideradas, desde que corretas

Leia mais

Módulo de Círculo Trigonométrico. Relação Fundamental da Trigonometria. 1 a série E.M.

Módulo de Círculo Trigonométrico. Relação Fundamental da Trigonometria. 1 a série E.M. Módulo de Círculo Trigonométrico Relação Fundamental da Trigonometria a série EM Círculo Trigonométrico Relação Fundamental da Trigonometria Exercícios Introdutórios Exercício Se sen x /, determine Exercício

Leia mais

Nós temos um teorema baseado no teorema de Pitágoras:

Nós temos um teorema baseado no teorema de Pitágoras: Nós temos um teorema baseado no teorema de Pitágoras: a, b, c O teorema consiste na tese de que não existe solução para a equação que permita um fator primo em comum entre a, b e c. Em qualquer triângulo-retângulo,

Leia mais

Estas caixas são interessantes, para aumenta-las, cada vez soma-se um número ímpar, em sequência: 1 1+3= = = =25

Estas caixas são interessantes, para aumenta-las, cada vez soma-se um número ímpar, em sequência: 1 1+3= = = =25 Pitágoras Bombons e tabuleiros. Pitágoras ficou muito conhecido pelo teorema que leva seu nome, talvez esse seja o teorema mais conhecido da matemática. O teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema,

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº GABARITO COMENTADO ) A função será y,5x +, onde y (preço a ser pago) está em função de x (número de quilômetros

Leia mais

1. Um exemplo de número irracional é (A) 4, (B) 4, (C) 4, (D) 3,42 4,

1. Um exemplo de número irracional é (A) 4, (B) 4, (C) 4, (D) 3,42 4, 1. Um exemplo de número irracional é (A) 4,2424242... (B) 4,2426406... (C) 4,2323... (D) 3,42 4,2426406... Solução: Número irracional é o número decimal infinito e não periódico. (A) A parte decimal é

Leia mais

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática OPEMAT Olimpíada Pernambucana de Matemática - 206 Nível. O ano de 206 está acabando, vamos ver se você conhece bem esse número. Para isso, julgue os itens a seguir: (V) (F) A maior potência de 2 que divide

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A º Ano Versão Nome: Nº Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias Quando,

Leia mais

Desafios Matemáticos!

Desafios Matemáticos! Desafios Matemáticos! 8º ano Manual electrónico de Matemática gratuito Autor: Paulo Ferro 009 Desafios Matemáticos! - http://matematica.over-blog.com Introdução Olá! Eu chamo-me Jaguaretê e sou uma onça.

Leia mais

ATIVIDADE DE REVISÃO E FIXAÇÃO RELAÇÕES MÉTRICAS NO

ATIVIDADE DE REVISÃO E FIXAÇÃO RELAÇÕES MÉTRICAS NO Aluno(a): Educador: PEDRO EDUARDO MENDES Componente Curricular: Ano/Turma: 9º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( ) Matutino Data: / /18 ATIVIDADE DE REVISÃO E FIXAÇÃO RELAÇÕES MÉTRICAS NO AS RELAÇÕES MÉTRICAS

Leia mais

SIMULADO COMENTADO PARA TCM / RJ

SIMULADO COMENTADO PARA TCM / RJ ) Ao se aumentar em m um dos lados de uma sala de forma quadrangular, e o outro lado em 3 m, a sala tornou-se retangular, com 56 m² de área. Então, a medida, em metros, do lado do quadrado era igual a

Leia mais

ENQ Gabarito MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. Questão 01 [ 1,25 ]

ENQ Gabarito MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. Questão 01 [ 1,25 ] MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL ENQ 017 Gabarito Questão 01 [ 1,5 ] Encontre as medidas dos lados e ângulos de dois triângulos ABC diferentes tais que AC = 1, BC = e A BC = 0 Considere

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 014. Geometria Euclidiana Plana Parte II Joyce Danielle de Araújo - Engenharia de Produção Vitor Bruno - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios,

Leia mais

Problemas do 2º grau

Problemas do 2º grau A UUL AL A 6 6 Problemas do º grau Nas Aulas 4 e 5, tratamos de resoluções de equações do º grau. Nesta aula, vamos resolver problemas que dependem dessas equações. Observe que o significado das incógnitas

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MTEMÁTIC PR ENGENHRI 016. Geometria Euclidiana Plana Parte II Danielly Guabiraba Dantas - Engenharia Civil Rafael lves da Silva - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios, que

Leia mais

Questão 26) considere os conjuntos finitos A = {0,1,3,5,6}, B = {-1,0,2,4,5,6,7} e C = {1,2,3,4,7,8} e as afirmações:

Questão 26) considere os conjuntos finitos A = {0,1,3,5,6}, B = {-1,0,2,4,5,6,7} e C = {1,2,3,4,7,8} e as afirmações: PROVA PMSE Soldado - VERSÃO A MATEMÁTICA Questão 26) considere os conjuntos finitos A = {0,1,3,5,6}, B = {-1,0,2,4,5,6,7} e C = {1,2,3,4,7,8} e as afirmações: I. O total de elementos do conjunto que representa

Leia mais

Pontos correspondentes: A e D, B e E, C e F; Segmentos correspondentes: AB e DE, BC e EF, AC e DF.

Pontos correspondentes: A e D, B e E, C e F; Segmentos correspondentes: AB e DE, BC e EF, AC e DF. Teorema de Tales O Teorema de Tales possui diversas aplicações no cotidiano, que devem ser demonstradas a fim de verificar sua importância. O Teorema diz que retas paralelas, cortadas por transversais,

Leia mais

Problemas do 2º grau

Problemas do 2º grau A UUL AL A 6 6 Problemas do º grau Nas Aulas 4 e 5, tratamos de resoluções de equações do º grau. Nesta aula, vamos resolver problemas que dependem dessas equações. Observe que o significado das incógnitas

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11º Ano Versão 1 Nome: Nº Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias Quando,

Leia mais

LISTA 4 = PIRÂMIDES E CONES

LISTA 4 = PIRÂMIDES E CONES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO - INSTITUTO DE MATEMÁTICA LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA Professores: Luis Mazzei e Mariana Duro Acadêmicos: Marcos Vinícius

Leia mais

Soluções das Questões de Matemática do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Aprendizes- Marinheiros PSAEAM

Soluções das Questões de Matemática do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Aprendizes- Marinheiros PSAEAM Soluções das Questões de Matemática do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Aprendizes- Marinheiros PSAEAM Questão 1 Concurso 010 Sabendo que 1 grosa é equivalente a 1 dúzias, é correto afirmar que

Leia mais

PLANTÕES DE JULHO MATEMÁTICA

PLANTÕES DE JULHO MATEMÁTICA Página 1 PLANTÕES DE JULHO MATEMÁTICA Nome: Nº: Série: 9º ANO Profª CAROL MARTINS Data: JULHO 2016 Teorema de Pitágoras e Relações Métricas no Triângulo Retângulo 1) Determine o valor x da medida do lado

Leia mais

Teorema de Pitágoras: Encaixando e aprendendo

Teorema de Pitágoras: Encaixando e aprendendo Reforço escolar M ate mática Teorema de Pitágoras: Encaixando e aprendendo Dinâmica 7 9º ano 2º Bimestre Professor DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9ª Geométrico Teorema de Pitágoras

Leia mais

A equação da circunferência

A equação da circunferência A UA UL LA A equação da circunferência Introdução Nas duas últimas aulas você estudou a equação da reta. Nesta aula, veremos que uma circunferência desenhada no plano cartesiano também pode ser representada

Leia mais

Teorema de Pitágoras: Encaixando e aprendendo

Teorema de Pitágoras: Encaixando e aprendendo Reforço escolar M ate mática Teorema de Pitágoras: Encaixando e aprendendo Dinâmica 7 9º ano 2º Bimestre Aluno DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9ª Geométrico Teorema de Pitágoras

Leia mais

Exercícios de Aplicação do Teorema de Pitágoras

Exercícios de Aplicação do Teorema de Pitágoras Exercícios de Aplicação do Teorema de Pitágoras Prof. a : Patrícia Caldana 1. Um terreno triangular tem frentes de 12 m e 16 m em duas ruas que formam um ângulo de 90. Quanto mede o terceiro lado desse

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10min) Acomodação dos alunos e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10min) Acomodação dos alunos e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 8º e 9º ano 1.3 Turno: manhã 1.4 Data: 09/10 Lauro Dornelles e 14/10 Oswaldo Aranha 1.5 Tempo

Leia mais

MATEMÁTICA. Capítulo 5 LIVRO 1. Teorema de Pitágoras Relações Métricas nos Triângulos. Páginas: 190 à201

MATEMÁTICA. Capítulo 5 LIVRO 1. Teorema de Pitágoras Relações Métricas nos Triângulos. Páginas: 190 à201 MATEMÁTICA LIVRO 1 Capítulo 5 Teorema de Pitágoras Relações Métricas nos Triângulos Páginas: 190 à201 Teorema de Pitágoras: II b² b III IV a c c² II a² I I IV III "A área do quadrado formado com o lado

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO)

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das 10 questões de Matemática da prova de nível médio da Petrobrás. Caso você entenda

Leia mais

REVISÃO 9º ANO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - PROF: JOICE

REVISÃO 9º ANO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - PROF: JOICE MATEMÁTICA - PROF: JOICE 1- Resolva, em R, as equações do º grau: 7x 11x = 0. x² - 1 = 0 x² - 5x + 6 = 0 - A equação do º grau x² kx + 9 = 0, assume as seguintes condições de existência dependendo do valor

Leia mais

PROVAS DE NÍVEL MÉDIO DA FUNDATEC

PROVAS DE NÍVEL MÉDIO DA FUNDATEC PROVAS DE NÍVEL MÉDIO DA FUNDATEC Obs: Algumas questões das provas abaixo continham questões que não estavam de acordo com o edital atual da Câmara/POA. Nesses casos, cada questão foi retirada ou adaptada.

Leia mais

PROFESSOR ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS

PROFESSOR ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS TÉCNICO(A) DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JÚNIOR TÉCNICO(A) DE COMERCIALIZAÇÃO E LOGÍSTICA JÚNIOR PROFESSOR ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS CESGRANRIO PETROBRÁS 2018) Uma mercadoria no valor A será comprada

Leia mais

Aula 5 - Produto Vetorial

Aula 5 - Produto Vetorial Aula 5 - Produto Vetorial Antes de iniciar o conceito de produto vetorial, precisamos recordar como se calculam os determinantes. Mas o que é um Determinante? Determinante é uma função matricial que associa

Leia mais

O número 37. Os Fantásticos Números Primos. e a soma das permutações dos números 1, 2, 3, 4, 5 e 6

O número 37. Os Fantásticos Números Primos. e a soma das permutações dos números 1, 2, 3, 4, 5 e 6 Os Fantásticos Números Primos O número 37 e a soma das permutações dos números 1, 2, 3, 4, 5 e 6 1 Fique por dentro de estudos e curiosidades matemáticas, acesse agora mesmo o site... 2 Obra inédita reúne

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO MATEMÁTICA Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

CÁLCULO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS. Professor: Marcelo Silva. Natal-RN, agosto de 2013

CÁLCULO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS. Professor: Marcelo Silva. Natal-RN, agosto de 2013 CÁLCULO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS Professor: Marcelo Silva Natal-RN, agosto de 013 ÁREA A reunião de um polígono com sua região interior é denominada superfície do polígono. A medida da superfície é expressa

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo Época especial

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo Época especial Prova final de MTMÁT - 3o ciclo 011 - Época especial Proposta de resolução 1. 1.1. onstruindo uma tabela para identificar todos os pares de pares de bolas que existem, e calculando o produto dos dois números,

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2017 Disciplina: MaTeMÁTiCa

Nome: N.º: endereço: data: Telefone:   PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2017 Disciplina: MaTeMÁTiCa Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 07 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 A metade dos dias decorridos, desde o início

Leia mais

A álgebra nas profissões

A álgebra nas profissões A álgebra nas profissões A UUL AL A Nesta aula, você vai perceber que, em diversas profissões e atividades, surgem problemas que podem ser resolvidos com o auxílio da álgebra. Alguns problemas são tão

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - o ciclo 006-1 a Chamada Proposta de resolução 1. 1.1. Como a Marta pesa 45 kg, e para evitar lesões na coluna vertebral, o peso de uma mochila e o do material que se transporta

Leia mais

Resolvendo sistemas. Nas aulas anteriores aprendemos a resolver

Resolvendo sistemas. Nas aulas anteriores aprendemos a resolver A UA UL LA Resolvendo sistemas Introdução Nas aulas anteriores aprendemos a resolver equações de 1º grau. Cada equação tinha uma incógnita, em geral representada pela letra x. Vimos também que qualquer

Leia mais

30's Volume 9 Matemática

30's Volume 9 Matemática 30's Volume 9 Matemática www.cursomentor.com 20 de janeiro de 201 Q1. Uma pessoa adulta possui aproximadamente litros de sangue. Em uma pessoa saudável, 1 mm 3 de sangue possui, aproximadamente: milhões

Leia mais

Vamos conhecer mais sobre triângulos!

Vamos conhecer mais sobre triângulos! Vamos conhecer mais sobre triângulos! Aula 18 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Fonte: http://cache0.stormap.sapo.pt/fotostore0/fotos//f1/87/c6/06166_dfcbk.png Meta Apresentar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Andressa Franco Vargas 1.2 Público alvo: Alunos do 8º e 9º ano 1.3 Duração: 120 minutos 1.4 Conteúdo desenvolvido: Teorema de Pitágoras:

Leia mais

1. Escreve uma equação de 2º grau, na forma canónica que admita as raízes:

1. Escreve uma equação de 2º grau, na forma canónica que admita as raízes: Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 5 Data: / 0 / 0 Assunto: Fórmula Resolvente e outros métodos de resolução; Artifício do Quadrado do binómio e número de soluções de uma equação; Problemas..

Leia mais

ALGORITMO DE EUCLIDES

ALGORITMO DE EUCLIDES Sumário ALGORITMO DE EUCLIDES Luciana Santos da Silva Martino lulismartino.wordpress.com lulismartino@gmail.com PROFMAT - Colégio Pedro II 25 de agosto de 2017 Sumário 1 Máximo Divisor Comum 2 Algoritmo

Leia mais

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA PLANA Professor Dudan Ângulos Geometria Plana Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 018 ITEM 1 DA ADA Observe potência a seguir: ( ) O resultado dessa potenciação é igual a (A) 8 1. (B) 1 8. (C) 1 81 81 (D) 1 Dada uma potência

Leia mais

Matéria: Matemática Concurso: Auditor Tributário ISS São José dos Campos 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Matemática Concurso: Auditor Tributário ISS São José dos Campos 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Tributário ISS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2018 Matemática SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES...

Leia mais

A lei dos senos. Na Aula 42 vimos que a Lei dos co-senos é. a 2 = b 2 + c 2-2bc cos Â

A lei dos senos. Na Aula 42 vimos que a Lei dos co-senos é. a 2 = b 2 + c 2-2bc cos  A UA UL LA A lei dos senos Introdução Na Aula 4 vimos que a Lei dos co-senos é uma importante ferramenta matemática para o cálculo de medidas de lados e ângulos de triângulos quaisquer, isto é, de triângulos

Leia mais

Agora vamos rever alguns conceitos básicos. da Geometria, estudados ao longo do Telecurso Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão:

Agora vamos rever alguns conceitos básicos. da Geometria, estudados ao longo do Telecurso Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão: A UA UL LA Revisão II Geometria Introdução Agora vamos rever alguns conceitos básicos da Geometria, estudados ao longo do Telecurso 2000. Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão: Uma formiga

Leia mais

GAAL - Exame Especial - 12/julho/2013. Questão 1: Considere os pontos A = (1, 2, 3), B = (2, 3, 1), C = (3, 1, 2) e D = (2, 2, 1).

GAAL - Exame Especial - 12/julho/2013. Questão 1: Considere os pontos A = (1, 2, 3), B = (2, 3, 1), C = (3, 1, 2) e D = (2, 2, 1). GAAL - Exame Especial - /julho/3 SOLUÇÕES Questão : Considere os pontos A = (,, 3), B = (, 3, ), C = (3,, ) e D = (,, ) (a) Chame de α o plano que passa pelos pontos A, B e C e de β o plano que passa pelos

Leia mais

1 O triângulo retângulo e as novas fórmulas de cálculos dos seus lados São Paulo junho de 2014 Obra inédita reúne informações embutidas Ricardo na Tabuada de J. Pitágoras da Silva que nos revelam regularidades

Leia mais

Capítulo Aplicações do produto interno

Capítulo Aplicações do produto interno Cálculo - Capítulo 1.4 - Aplicações do produto interno - versão 0/009 1 Capítulo 1.4 - Aplicações do produto interno 1.4.1 - Ortogonalidade entre vetores 1.3.3 - Ângulo entre vetores 1.4. - Projeção ortogonal

Leia mais

Taxas Trigonométricas

Taxas Trigonométricas Taas Trigonométricas Obs.: Com é mais difícil (confere a resolução). 1) A intensidade da componente F é p% da intensidade da força F. Então, p vale (a) sen(α) (b) 1sen(α) (c) cos(α) (d) 1cos(α) (e) cos(α)/1

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase Prova final de MATEMÁTICA - o ciclo 015 - a Fase Proposta de resolução Caderno 1 1. Calculando o valor médio das temperaturas registadas, temos Resposta: Opção B 19 + 0 + + + 5 7 0 = 5 0 =,6..1. O triângulo

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS

TEOREMA DE PITÁGORAS Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 2º Bimestre/2014 Plano de Trabalho TEOREMA DE PITÁGORAS Tarefa 2 Cursista: Tatiana Manhães da Costa. Tutora: Maria Cláudia

Leia mais

Formação continuada em Matemática. Fundação CECIERJ

Formação continuada em Matemática. Fundação CECIERJ Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ Matemática 9º Ano 2º Bimestre / 2013 Plano de Trabalho Teorema de Pitágoras. Tarefa 2 Cursista: Roberta Costa Tutora: Maria Claudia Padilha Tostes. Sumário

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase Prova final de MTMÁTI - o ciclo 017 - a ase Proposta de resolução aderno 1 1. omo no histograma estão representados todos os alunos a probabilidade de um aluno, escolhido ao acaso, ter uma massa corporal

Leia mais

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1) E0628 Em uma fábrica, a média salarial das mulheres é R$ 880,00; para os homens, a média salarial é R$ 1.020,00. Sabe-se, também, que a média

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A º Ano Versão Nome: Nº Turma: Aprete o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias Quando, para

Leia mais

Exercícios Extras-Relações Métricas no Triângulo Retângulo-Lei dos Cossenos e Senos- 1 s anos-2015

Exercícios Extras-Relações Métricas no Triângulo Retângulo-Lei dos Cossenos e Senos- 1 s anos-2015 Exercícios Extras-Relações Métricas no Triângulo Retângulo-Lei dos Cossenos e Senos- 1 s anos-015 1. (Ufsj 013) Um triângulo isósceles inscrito em um círculo de raio igual a 8 cm possui um lado que mede

Leia mais

RESUMÃO DE MATEMÁTICA PARA EsPCEx

RESUMÃO DE MATEMÁTICA PARA EsPCEx Prof. Arthur Lima, RESUMÃO DE MATEMÁTICA PARA EsPCEx Olá! Veja abaixo um resumo com os principais assuntos para a prova da EsPCEx! Bons estudos! Prof. Arthur Lima Equação de 1º grau b é do tipo ax b 0.

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MRQUES RODRIGUES - SIMULDO PROFESSOR HENRIQUE LEL DISCIPLIN MTEMÁTIC SIMULDO: P6 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br LUNO TURM 901 Questão 1 Um feixe

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 007 - a Chamada Proposta de resolução. Como a planta está desenhada à escala de :0 e o Miguel está sentado a 3 m do televisor, ou seja 300 cm, então a distância, em

Leia mais

Equacionando problemas - II

Equacionando problemas - II A UA UL LA Equacionando problemas - II Introdução Nossa aula Nas duas últimas aulas, resolvemos diversas equações do º grau pelo processo de completar o quadrado perfeito ou pela utilização da fórmula

Leia mais

Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Aprendizes-Marinheiros. Barbosa, L.S.

Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Aprendizes-Marinheiros. Barbosa, L.S. Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Aprendizes-Marinheiros Barbosa, L.S. leonardosantos.inf@gmail.com 4 de janeiro de 2014 2 Sumário I Provas 5 1 Matemática 2013/2014 7 II Soluções 11 2 Matemática

Leia mais

Inscrição e circunscrição de sólidos geométricos. Esfera e cubo Esfera e cilindro Esfera e cone reto Cilindro e cone reto

Inscrição e circunscrição de sólidos geométricos. Esfera e cubo Esfera e cilindro Esfera e cone reto Cilindro e cone reto Inscrição e circunscrição de sólidos geométricos Esfera e cubo Esfera e cilindro Esfera e cone reto Cilindro e cone reto Introdução Nosso último estudo em Geometria será destinado aos sólidos inscritos

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Pontos Positivos: Os alunos participaram e conseguiram identificar e relacionar os catetos e a hipotenusa no triângulo retângulo com situações do cotidiano.

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 017-1 a Fase Proposta de resolução Caderno 1 1. Como 9 =,5 e 5,, temos que 5 < 9 indicados na definição do conjunto, vem que: e assim, representando na reta real os

Leia mais

ÁREA E PERÍMETRO EXERCÍCIOS DE CONCURSOS

ÁREA E PERÍMETRO EXERCÍCIOS DE CONCURSOS ÁREA E PERÍMETRO EXERCÍCIOS DE CONCURSOS E0059 (EXATUS) PM-ES 2012 QUESTÃO 66 A área de um triângulo equilátero de arestas medindo 8 cm é igual a: RESOLUÇÃO E0565 (EXATUS) PM-ES 2012 QUESTÃO 92 92 Tifany

Leia mais

Formação Continuada em Matemática

Formação Continuada em Matemática Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1º ano 2º Bimestre 2013 Tarefa 2 Plano de trabalho: Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo Cursista: Vania Cristina

Leia mais

Prof: Heloiza Helena Rafael de Souza Tutor: BRUNO MOARES LEMOS Grupo: 01

Prof: Heloiza Helena Rafael de Souza Tutor: BRUNO MOARES LEMOS Grupo: 01 Formação continuada para professores de matemática Fundação CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio: E.E Lucas da Silva - 1 ano turma 1001 Prof: Heloiza Helena Rafael de Souza Tutor: BRUNO MOARES LEMOS Grupo: 01 Introdução

Leia mais

1º Trimestre Matemática - 27/03/ 18 Ensino Fundamental 9º ano classe: A-B-C-D - Prof. Marcelo Nome:, nº LISTA DE EXERCÍCIOS ROTEIRO DE ESTUDOS

1º Trimestre Matemática - 27/03/ 18 Ensino Fundamental 9º ano classe: A-B-C-D - Prof. Marcelo Nome:, nº LISTA DE EXERCÍCIOS ROTEIRO DE ESTUDOS 1º Trimestre Matemática - /0/ 18 Ensino Fundamental 9º ano classe: A-B-C-D - Prof Marcelo Nome:, nº LISTA DE EXERCÍCIOS ROTEIRO DE ESTUDOS RACIONALIZAÇÃO DE DENOMINADORES PARTE 1 São três casos: 1 caso:

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ Matemática 1º Ano - 2º Bimestre / 2013 PLANO DE TRABALHO 2 Tarefa 2 Cursista: Mariane Ribeiro do Nascimento Tutor: Bruno Morais 1 SUMÁRIO

Leia mais

Colégio RESOLUÇÃO. Dessa maneira, a média geométrica entre, 8 e 9 é: Portanto, a média geométrica entre, 8, é um número maior que zero e menor que 1.

Colégio RESOLUÇÃO. Dessa maneira, a média geométrica entre, 8 e 9 é: Portanto, a média geométrica entre, 8, é um número maior que zero e menor que 1. Colégio Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2019 QUESTÃO 16 1 1 1 1. Determinando a média geométrica entre

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 2o Ano 207-2 a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Temos que os algarismos pares, ficando juntos podem ocupar 4 grupos de duas posições adjacentes e trocando entre si, podem

Leia mais

. Repare que ao multiplicar os vetores (-1,1) e

. Repare que ao multiplicar os vetores (-1,1) e Álgebra Linear II P1-2014.2 Obs: Todas as alternativas corretas são as representadas pela letra A. 1 AUTOVETORES/ AUTOVALORES Essa questão poderia ser resolvida por um sistema bem chatinho. Mas, faz mais

Leia mais

XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. e 9º. anos) GABARITO

XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. e 9º. anos) GABARITO XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (8º. e 9º. anos) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) B 6) D 11) B 16) C 1) A ) E 7) E 1) B 17) D ) D 3) B 8) B 13) D 18) C 3) D 4) B 9) E 14) D 19) C

Leia mais

Binómio de Newton. De modo análogo, podemos calcular as quintas e sextas potências e, de modo geral, obter o

Binómio de Newton. De modo análogo, podemos calcular as quintas e sextas potências e, de modo geral, obter o Binómio de Newton Introdução Pelos produtos notáveis, sabemos que (a+b)² = a² + 2ab + b². Se quisermos calcular (a + b)³, podemos escrever: (a + b) 3 = a 3 + 3a 2 b + 3ab 2 + b 3 Se quisermos calcular,

Leia mais

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO:

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO: GABARITO - ANO 018 OBSERVAÇÃO: Embora as soluções neste gabarito se apresentem sob a forma de um texto explicativo, gostaríamos de salientar que para efeito de contagem dos pontos adquiridos, na avaliação

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Conteúdo de hoje... Your Logo Here Funções Prof. Lucas Amorim lucas@ic.ufal.br Definindo e executanto funções Funções que retornam valores Variáveis e parâmetros são locais Funções podem chamar outras

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma pessoa saiu de casa para o trabalho decorridos 5/18 de um dia e retornou à sua casa decorridos 13/16 do mesmo dia. Permaneceu fora de casa durante um período de: a) 14 horas e

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo Época especial

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo Época especial Prova final de MTEMÁTI - 3o ciclo 015 - Época especial Proposta de resolução aderno 1 1. omo foi escolhido um dos convidados que gostam de gelatina, existem escolhas possíveis (a na, o Paulo, o Rui, a

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal MATEMÁTICA - 8o Ano

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal MATEMÁTICA - 8o Ano Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal MATEMÁTICA - 8o Ano Teste de Avaliação 14/12/2015 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 1. (18) 4 ( 9 2) 2 ( 4) 2 = ( ) 4 ( ) 2 1 1 = (9) 4 = 18 4 ( ) 4 ( ) 2 9 1 = = 18 4 ( )

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Lista de Exercícios - 9º ano - Matemática - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data:

Questão 1. Questão 2. Lista de Exercícios - 9º ano - Matemática - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data: Lista de Exercícios - 9º ano - Matemática - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data: Questão 1 Demonstre que, em um triângulo equilátero de lado l, a área é dada por. Questão 2 Faça o que se pede nos itens

Leia mais