E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos"

Transcrição

1 A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em que procurava abstrair a natureza por meio de processos de determinação de quantidades. E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

2 Naturais (N) N {0,1,,3,4,...} Como o zero originou-se depois dos outros números e possui algumas propriedades próprias, algumas vezes teremos a necessidade de representar o conjunto dos números naturais sem incluir o zero. Para isso foi definido que o símbolo * (asterisco) empregado ao lado do símbolo do conjunto, iria representar a ausência do zero. Veja o exemplo abaixo: N* {1,,3,4,5,...} Problemas do conjunto: - Subtração: 3 4

3 Inteiros (Z) Z {...,-,-1,0,1,,...} Assim como no conjunto dos naturais, podemos representar todos os inteiros sem o ZERO com a mesma notação usada para os NATURAIS. Z*...,, 1,1, Inteiros não negativos sem o zero * Z + 1,,3, 4,... Inteiros não positivos sem o zero * Z Problema no conjunto: Divisão: 1 :..., 3,, 1,3,...

4 Racionais (Q). Q {a/b a, b Z e b 0}. Todo número que pode ser escrito em forma de fração. Exemplos: - Decimais finitos;,5 ; 0; 6 - Dízimas periódicas; 5,7777; 0, Raízes exatas; 4 ; 3 64 Problema no Conjunto: Como escrever em forma de fração

5 3, Este não é um número Racional, pois possui infinitos algarismos após a vírgula (representados pelas reticências),5 Este é um número Racional, pois possui finitos, algarismos após a vírgula. Este número possui infinitos números após a vírgula, mas é racional, é chamado de dízima periódica. Reconhecemos um número destes quando, após a vírgula, ele sempre repetir um número (no caso 5). {Todos os racionais sem o zero} {Todos os racionais NÃO NEGATIVOS} {Todos os racionais NÃO NEGATIVOS sem o zero, ou seja, os positivos} {Todos os racionais NÃO POSITIVOS} {Todos os racionais NÃO POSITIVOS sem o zero, ou seja, os negativos}

6 Irracionais (I). O "IRRACIONAIS é formado por todos os números que, ao contrário dos racionais, NÃO podem ser representados por uma fração de números inteiros. São eles: Raízes inexatas; Decimais infinitos e não periódicos; 3, ; e,

7 Reais (R). o conjunto dos números Reais é formado por todos os números Racionais junto com os números Irracionais, portanto: Q I R.

8

9 Intervalos Numéricos Intervalos Numéricos são subconjuntos do conjunto dos números reais (). Exemplo:Considere a reta dos números Reais A distância entre dois pontos quaisquer sobre a reta real representa um intervalo numérico.

10 Representações dos Intervalos Numéricos Considere a reta dos números Reais: a) Por descrição: { x -1 x } b) Por notação: [ -1, ] c) Na reta real: ( no final da reta usa-se ponto fechado -1 ou aberto, de acordo com o tipo de intervalo). Observação: as notações podem ser [a, b] para intervalo fechado e ]a, b[ para intervalo aberto. Usa-se colchetes ou parênteses respectivamente para fechado ou aberto.

11 Tipos de Intervalos Numéricos a) Intervalo fechado: Por descrição: { x - x 1} Por notação: [ -, 1] Na reta real: - 1

12 b) Intervalo aberto: o Por descrição: { x - < x < 1} Por notação: ]-, 1[ Na reta real: o - 1

13 c) Intervalo Semi Aberto à esquerda: Por descrição: { x - < x 1} Por notação: ]-, 1] Na reta real: - 1

14 d) Intervalo Semi Aberto à direita: Por descrição: { x - x < 1} Por notação: [-, 1[ Na reta real: - 1

15 e) Intervalo que tende ao infinito: Por descrição: { x x -} Por notação: [-, + [ Na reta real: Observação: o intervalo pode tender ao infinito para a direita ou para a esquerda.

16 f) Similares Por descrição: { x - x < 1 e < x 4} Por notação: [-, 1[ e ], 4]

17 EXERCÍCIOS Páginas 6 e 8

18 OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Adição e subtração; Multiplicações ; Divisão; Potenciação e radiciação.

19 Adição e subtração Para adicionar ou subtrair frações, devemos proceder da seguinte maneira: Reduzimos as frações ao mesmo denominador, isto é, devemos calcular o mínimo múltiplo comum (M.M.C.) dos denominadores; Adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos o denominador comum; Simplificamos o resultado sempre que possível.

20 EXEMPLOS! a) b) c)

21 Multiplicação Para multiplicarmos frações, procedemos da seguinte forma: Multiplicam-se os numeradores entre si; Multiplicam-se os denominadores entre si; Simplifica-se a fração resultante, sempre que possível.

22 EXEMPLOS! a) b) c) ( ) ( )

23 Divisão Para dividir duas frações, procedemos da seguinte forma: Multiplica-se a primeira fração pelo inverso da segunda fração; Simplifica-se o resultado sempre que possível.

24 EXEMPLOS! a) b)

25 Potenciação Para elevar uma fração a um certo expoente, eleva-se o numerador e o denominador a esse expoente. Observações: Elevando um número ao expoente par, o resultado será positivo, conforme o exemplo a. Elevando um número a um expoente ímpar, o resultado terá o sinal do próprio número, conforme o exemplo c.

26 EXEMPLOS! 3 a) 3 10 b) 0 3 c) d)

27 Radiciação Para obter a raiz de uma fração, extraem-se as raízes do numerador Observações: Quando o índice da raiz for par não existirá a raiz de um número negativo, conforme o exemplo c. R conjunto dos números reais.

28 EXEMPLOS! a) b) c) 9 4 R

29 SEQUÊNCIA DE OPERAÇÕES As expressões numéricas e algébricas devem ser resolvidas obedecendo a seguinte ordem de operação: 1º Potenciação e Radiciação; º Multiplicação e Divisão; 3º Adição e Subtração. Essas operações são assim realizadas: 1º Parênteses; º Colchetes; 3º Chaves.

30 Produtos notáveis Os antigos gregos não conheciam a Álgebra abstrata. Os seus raciocínios matemáticos, as suas provas, as suas demonstrações eram geométricas. Um antigo geômetra grego não entenderia a seguinte expressão: ( ) a + b a + ab + b Entretanto, ele sabia demonstrar geometricamente este produto notável.

31 O produto notável (a + b)² segundo a Geometria Observe que a área do quadrado de lado (a + b) é igual a área do quadrado maior, a², mais duas vezes a área do retângulo, ou seja, ab, mais a área do quadrado menor, b². a b a a² ab b (a + b)(a + b) (a + b)² ab b² (a + b)² a² +. ab + b²

32 Formas de produtos notáveis As expressões (a + b)², (a b)², (a + b). (a b) são chamadas de produtos notáveis. Os produtos notáveis aparecem com muita frequência em problemas matemáticos como, por exemplo, na resolução de equações e inequações.

33 Quadrado da soma de dois termos: (a + b)² Antes de desenvolver o produto (a + b)², vamos analisar o cálculo numérico: ( + 1)² ( ) 9 3 ( 1 ) Diferente de + 5 ( )

34 Logo escrevem-se os produtos na forma de potência e adicionam-se os termos semelhantes. Lembre-se: a. b b. a portanto, ( a + b) ( a + b)( a + b) aa + ab + ba + bb a² + ab + b² (a + b)² a² + ab + b²

35 Quadrado da soma de dois termos A igualdade (a + b)² a² + ab + b² é uma identidade, pois ela é verdadeira para quaisquer valores de a e b. Veja alguns exemplos numéricos e algébricos: (3 + 1)² 3² ² (x + y)² x² + xy + y² x² + xy + y² (a + )² a² + a + ² a² + 4a + 4

36 Quadrado da diferença de dois termos (a b)² Vamos desenvolver (a b)² do mesmo modo que desenvolvemos (a + b)².

37 Escrevem-se os produtos na forma de potência e adicionam-se os termos semelhantes: (a - b)² aa ab ba + bb a² ab + b² Logo, (a b)² a² ab + b²

38 Quadrado da diferença de dois termos A igualdade (a b)² a² ab + b² também é uma identidade, pois é verdadeira para quaisquer valores de a e b. Veja alguns exemplos: (3 1)² 3² ² (x y)² x² xy + y² x² xy + y² (a )² a² a + ² a² 4a + 4

39 Produto notável da soma pela diferença ( a + b) ( a b) aa ab + ba bb a b

40 Observação ( a + b) a + 3a b + 3ab + b a 3 b 3 ( )( a b a + ab + b ) a 3 + b 3 ( )( a + b a ab + b )

41 FATORAÇÃO Fatorar é transformar uma expressão algébrica em uma multiplicação de fatores. Fatoração é o processo inverso dos produtos notáveis.

42 FATORAÇÃO DE UM POLINÔMIO Veja os retângulos e suas respectivas áreas: O polinômio que representa a área do retângulo amarelo é : A 1 ax. O polinômio que representa a área do retângulo azul é : A ay. O polinômio que representa a área do retângulo vermelho é : A 3 az. Qual polinômio representa a área total? A T ax + ay + az a (x + y + z) Ao escrever o polinômio ax + ay + az na forma de produto a (x + y + z), estamos efetuando uma fatoração.

43 FATOR COMUM EM EVIDÊNCIA Como já foi dito fatorar significa transformar uma soma em produto de dois ou mais termos. Quando todos os termos de uma expressão algébrica apresentam um fator comum, podemos colocá-lo em evidência. Por exemplo: Na expressão ab + ac, o fator a aparece nos dois termos, este é o fator comum. A forma fatorada é o produto do fator comum por uma expressão que é obtida dividindo-se a expressão inicial pelo fator comum.

44 EXEMPLO 01 Fatore as expressões a seguir: a 3 + a a( a + ) ab + ac a ( b c) a + a b + c

45 FATORAÇÃO POR AGRUPAMENTO É UMA RECORRÊNCIA DO FATOR COMUM EM EVIDÊNCIA. Exemplo x ay + xy ax x ax + xy ay x( x a) + y( x a) ( x a)( x + y) + x ( a + b) + ( a + b) ax bx + a + b ( a + b)( x + )

46 DIFERENÇA DE DOIS QUADRADOS Neste processo verificamos que: Exemplo a b (a + b).(a b) a 5 ( a + 5)( a 5) m 1 ( m +1)( m 1)

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

NIVELAMENTO 2012/1 MATEMÁTICA BÁSICA. Núcleo Básico da Primeira Fase

NIVELAMENTO 2012/1 MATEMÁTICA BÁSICA. Núcleo Básico da Primeira Fase NIVELAMENTO 0/ MATEMÁTICA BÁSICA Núcleo Básico da Primeira Fase Instituto Superior Tupy Nivelamento de Matemática Básica. Adição e Subtração Regra:. REGRAS DOS SINAIS Sinais iguais: Adicionamos os algarismos

Leia mais

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO Monster Concursos Matemática 1 ENCONTRO CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjuntos numéricos podem ser representados de diversas formas. A forma mais simples é dar um nome ao conjunto e expor todos os seus elementos,

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo I Ana Paula Figueiredo Números Reais IR O conjunto dos números Irracionais reunido com o conjunto dos números Racionais (Q), formam o conjunto dos números Reais (IR ). Assim, os principais conjuntos numéricos

Leia mais

Nº de Questões. FATORAÇÃO Fatorar um polinômio significa escrever esse polinômio como uma multiplicação de dois ou mais fatores.

Nº de Questões. FATORAÇÃO Fatorar um polinômio significa escrever esse polinômio como uma multiplicação de dois ou mais fatores. COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Rua Ver. José Moreira, 80 Fone 301-301 Paulo Afonso BA Aluno Ano 8º Turma Curso Ensino Fundamental II Nº de Questões Tipo de Prova Bimestre Data Nota 09 --- I 01/09/01 Disciplina

Leia mais

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan. Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: + 4 = 7, em que os números e 4 são as

Leia mais

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos Capítulo 1 Matemática Básica Neste capítulo, faremos uma breve revisão de alguns tópicos de Matemática Básica necessários nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Os tópicos revisados neste capítulo

Leia mais

Capítulo 1: Fração e Potenciação

Capítulo 1: Fração e Potenciação 1 Capítulo 1: Fração e Potenciação 1.1. Fração Fração é uma forma de expressar uma quantidade sobre o todo. De início, dividimos o todo em n partes iguais e, em seguida, reunimos um número m dessas partes.

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA AULA 001 1 MATEMÁTICA PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA DAVIDSON VICTOR 2 AULA 01 - CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É o primeiro e o mais básico de todos os conjuntos numéricos. Pertencem

Leia mais

Matemática. Professor Dudan.

Matemática. Professor Dudan. Matemática Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática CONJUNTOS NUMÉRICOS Números Naturais (N) Definição: N = {0, 1, 2, 3, 4,...} Subconjuntos N* = {1, 2, 3, 4,...} naturais não nulos. Números

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caxias do Estado do Maranhão CAXIAS-MA

Prefeitura Municipal de Caxias do Estado do Maranhão CAXIAS-MA Prefeitura Municipal de Caxias do Estado do Maranhão CAXIAS-MA Comum aos Cargos de Nível Fundamental: Manutenção De Infraestrutura - Limpeza Auxiliar De Cozinha Manipulador De Alimentos Concurso Público

Leia mais

Raciocínio Lógico. Professor Dudan.

Raciocínio Lógico. Professor Dudan. Raciocínio Lógico Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática CONJUNTOS NUMÉRICOS Números Naturais (N) Definição: N = {0, 1, 2, 3, 4,...} Subconjuntos N* = {1, 2, 3, 4,...} naturais não nulos.

Leia mais

MATERIAL DE PROJETOS I

MATERIAL DE PROJETOS I UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE MATERIAL DE PROJETOS I PROF RENATA RIVAS 0. - TECNOLOGIAS ) Conjuntos Numéricos.Conjunto dos números Naturais (N) IN = { 0,,,,4,5,... } Um subconjunto importante de IN

Leia mais

Prof. a : Patrícia Caldana

Prof. a : Patrícia Caldana CONJUNTOS NUMÉRICOS Podemos caracterizar um conjunto como sendo uma reunião de elementos que possuem características semelhantes. Caso esses elementos sejam números, temos então a representação dos conjuntos

Leia mais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais É indicado por Subconjuntos de : N N e representado desta forma: N N 0,1,2,3,4,5,6,... - conjunto dos números naturais não nulos. P 0,2,4,6,8,... - conjunto

Leia mais

Conjuntos Numéricos. É o conjunto no qual se encontram os elementos de todos os conjuntos estudados.

Conjuntos Numéricos. É o conjunto no qual se encontram os elementos de todos os conjuntos estudados. Conjuntos Numéricos INTRODUÇÃO Conjuntos: São agrupamentos de elementos com algumas características comuns. Ex.: Conjunto de casas, conjunto de alunos, conjunto de números. Alguns termos: Pertinência Igualdade

Leia mais

MATEMÁTICA. Produtos Notáveis, Fatoração e. Expressões Algébricas. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Produtos Notáveis, Fatoração e. Expressões Algébricas. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Produtos Notáveis, Fatoração e Expressões Algébricas Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 PRODUTOS NOTÁVEIS QUADRADO DA SOMA DE DOIS TERMOS QUADRADO DA DIFERENÇA DE DOIS TERMOS Monster

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA MARCELO CARRION

MATEMÁTICA APLICADA MARCELO CARRION MATEMÁTICA APLICADA MARCELO CARRION APRESENTAÇÃO MARCELO CARRION ENGENHEIRO MATEMÁTICO ESPECIALISTA MATEMÁTICA UNICAMP MESTRANDO EM MATEMÁTICA - UNESP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Conceitos Básicos de Aritmética

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I

Cálculo Diferencial e Integral I Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Lino Marcos da Silva Atividade 1 - Números Reais Objetivos De um modo geral, o objetivo dessa atividade é fomentar o estudo de conceitos relacionados aos números

Leia mais

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos.

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Conjuntos Numéricos Conjunto Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Exemplos: Conjunto dos números naturais pares; Conjunto formado por meninas da 6ª série do ensino fundamental de

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA Potenciação Radiciação Fatoração Logaritmos Equações Polinômios Trigonometria

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA Potenciação Radiciação Fatoração Logaritmos Equações Polinômios Trigonometria APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA Potenciação Radiciação Fatoração Logaritmos Equações Polinômios Trigonometria O que é preciso saber (passo a passo) Seja: Potenciação O expoente nos diz quantas vezes à base

Leia mais

Operações Básicas, Conjuntos, Fatorações, Exponenciação e Logaritmos

Operações Básicas, Conjuntos, Fatorações, Exponenciação e Logaritmos Operações Básicas, Conjuntos, Fatorações, Exponenciação e Logaritmos Alexandre Alborghetti Londero Pré UFSC/UFSC Blumenau 1 Operações Básicas Adição e Subtração Operações que reúnem ou excluem objetos

Leia mais

Companhia Águas de Joinville do estado de Santa Catarina CAJ-SC. Agente Operacional. Concurso Público Edital 001/2017

Companhia Águas de Joinville do estado de Santa Catarina CAJ-SC. Agente Operacional. Concurso Público Edital 001/2017 Companhia Águas de Joinville do estado de Santa Catarina CAJ-SC Agente Operacional Concurso Público Edital 001/017 DZ111-017 DADOS DA OBRA Título da obra: Companhia Águas de Joinville do estado de Santa

Leia mais

Conjuntos. Notações e Símbolos

Conjuntos. Notações e Símbolos Conjuntos A linguagem de conjuntos é interessante para designar uma coleção de objetos. Quando os estatísticos selecionam indivíduos de uma população eles usam a palavra amostra, frequentemente. Todas

Leia mais

SEDUCE-GO. Professor Nível III - Matemática. Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento do Estado do Goiás

SEDUCE-GO. Professor Nível III - Matemática. Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento do Estado do Goiás Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento do Estado do Goiás SEDUCE-GO Edital Nº 00 SEGPLAN/SEDUCE, de 5 de Abril de 08 AB035-08 DADOS DA OBRA Título da obra: Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS Aulas 01 a 08 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2019 Sumário CONJUNTOS NUMÉRICOS... 2 Conjunto dos números Naturais... 2 Conjunto dos números

Leia mais

Aula 03: Potenciação, Radiciação, Expressões Algébricas, Fatoração e Produtos Notáveis.

Aula 03: Potenciação, Radiciação, Expressões Algébricas, Fatoração e Produtos Notáveis. Aula 03: Potenciação, Radiciação, Expressões Algébricas, Fatoração e Produtos Notáveis. GST1073 Fundamentos de Matemática Fundamentos de Matemática Aula 3 - Potenciação, Radiciação, Expressões Algébricas,

Leia mais

Apostila de Pré-Cálculo- Parte 1. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF

Apostila de Pré-Cálculo- Parte 1. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF Apostila de Pré-Cálculo- Parte 1 Alessandro da Silva Saadi Felipe Morais da Silva 2017 2 3 Sobre os autores:

Leia mais

SEDUC-AL. Professor Especialidade: Matemática. Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas

SEDUC-AL. Professor Especialidade: Matemática. Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas SEDUC-AL Edital Nº 1 SEDUC/AL, de 8 de Dezembro de 017 JN01-018 DADOS DA OBRA Título da obra: Secretaria do Planejamento, Gestão e

Leia mais

SUBPROJETO DE MATEMÁTICA-2014 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SUBPROJETO DE MATEMÁTICA-2014 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS DCEA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA (PIBID)

Leia mais

Pré-Cálculo. Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega. FURG - Universidade Federal de Rio Grande

Pré-Cálculo. Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega. FURG - Universidade Federal de Rio Grande Pré-Cálculo Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega Projeto Pré-Cálculo Este projeto consiste na formulação de uma apostila contendo os principais assuntos trabalhados na disciplina de Matemática

Leia mais

Chama-se conjunto dos números naturais símbolo N o conjunto formado pelos números. OBS: De um modo geral, se A é um conjunto numérico qualquer, tem-se

Chama-se conjunto dos números naturais símbolo N o conjunto formado pelos números. OBS: De um modo geral, se A é um conjunto numérico qualquer, tem-se UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos Prof.:

Leia mais

Professor: Fábio Soares - Disciplina: Métodos Quantitativos ADMINISTRAÇÃO

Professor: Fábio Soares - Disciplina: Métodos Quantitativos ADMINISTRAÇÃO Unidade 1 - Números Reais: representações O principal motivo para que a maioria dos cursos comecem por um breve estudo dos números reais é o fato de no Cálculo e na Análise, estuda-se o comportamento de

Leia mais

Aula 05 - Erivaldo MATEMÁTICA BÁSICA

Aula 05 - Erivaldo MATEMÁTICA BÁSICA Aula 05 - Erivaldo MATEMÁTICA BÁSICA Principais produtos notáveis I- (a + b).(a b) = a 2 a.b + b.a b 2 I- (a + b).(a b) = a 2 b 2 O Produto de uma soma por uma diferença resulta no quadrado do primeiro

Leia mais

Aula Inaugural Curso Alcance 2017

Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Revisão de Matemática Básica Professores: Me Carlos Eurico Galvão Rosa e Me. Márcia Mikuska Universidade Federal do Paraná Campus Jandaia do Sul cegalvao@ufpr.br 06 de

Leia mais

SEE-MG. Comum aos Cargos de Professor de. Educação Básica PEB Nível I Grau A:

SEE-MG. Comum aos Cargos de Professor de. Educação Básica PEB Nível I Grau A: Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais SEE-MG Comum aos Cargos de Professor de Educação Básica PEB Nível I Grau A: Arte/Artes Biologia/Ciências Educação Física Filosofia - Física Geografia

Leia mais

CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS. Apostila do 8º ano Números Reais Apostila I Bimestre 8º anos

CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS. Apostila do 8º ano Números Reais Apostila I Bimestre 8º anos CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS NÚMEROS RACIONAIS Apostila do 8º ano Números Reais Apostila I Bimestre 8º anos Numero racional é todo o numero que pode ser escrito na forma a/b (com b diferente de zero) : a)

Leia mais

A = B, isto é, todo elemento de A é também um elemento de B e todo elemento de B é também um elemento de A, ou usando o item anterior, A B e B A.

A = B, isto é, todo elemento de A é também um elemento de B e todo elemento de B é também um elemento de A, ou usando o item anterior, A B e B A. Capítulo 1 Números Reais 1.1 Conjuntos Numéricos Um conjunto é uma coleção de elementos. A relação básica entre um objeto e o conjunto é a relação de pertinência: quando um objeto x é um dos elementos

Leia mais

Monômios são expressões algébricas formadas por apenas um número, por uma variável ou pela multiplicação de números e variáveis.

Monômios são expressões algébricas formadas por apenas um número, por uma variável ou pela multiplicação de números e variáveis. 1 PRODUTOS NOTÁVEIS Monômios Monômios são expressões algébricas formadas por apenas um número, por uma variável ou pela multiplicação de números e variáveis. 15 x 3x y 5 y ab Em geral, os monômios são

Leia mais

EXPRESSÕES NUMÉRICAS FRACIONÁRIAS

EXPRESSÕES NUMÉRICAS FRACIONÁRIAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS FRACIONÁRIAS Introdução: REGRA DE SINAIS PARA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: Sinais iguais: Adicionamos os algarismos e mantemos o sinal. Sinais diferentes: Subtraímos os algarismos e aplicamos

Leia mais

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3 1 Prof. Ranildo Lopes U. E. PROFª HELENA CARVALHO Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! Pegue o material no http://uehelenacarvalho.wordpress.com ESTUDANDO A POTENCIAÇÃO E SUAS PROPRIEDADES POTENCIAÇÃO

Leia mais

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Orientações aos alunos e pais A prova de dezembro abordará o conteúdo desenvolvido nos três períodos do ano letivo. Ela será

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos

Fundamentos Tecnológicos Fundamentos Tecnológicos Equações Algébricas e Equação de 1º Grau Início da aula 06 Equações Algébricas Expressões Algébricas - Definição Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam

Leia mais

IGUALDADES EM IR IDENTIDADES NOTÁVEIS

IGUALDADES EM IR IDENTIDADES NOTÁVEIS IGUALDADES EM IR Uma relação muito importante definida em IR (conjunto dos números reais) é a relação de igualdade. Na igualdade A = B, A é o primeiro membro e B é o segundo membro. As igualdades entre

Leia mais

Fundamentos de Matemática

Fundamentos de Matemática Fundamentos de Matemática Aula 1 Antonio Nascimento Plano de Ensino Conteúdos Teoria dos Conjuntos; Noções de Potenciação, Radiciação; Intervalos Numéricos; Fatoração, Equações e Inequações; Razão, Proporção,

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7 4 RESOLVENDO

Leia mais

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que RADICIAÇÃO Provavelmente até o 8 ano, você aluno só viu o conteúdo de radiciação envolvendo A RAIZ QUADRA Para relembrar: = para calcular a raiz quadrada de, devemos encontrar um número que elevado a seja,

Leia mais

Exercícios Operações com frações 1. Determine o valor das seguintes expressões, simplificando sempre que possível:

Exercícios Operações com frações 1. Determine o valor das seguintes expressões, simplificando sempre que possível: Exercícios Operações com frações. Determine o valor das seguintes expressões, simplificando sempre que possível: 7 c 6 8 6 d b a 8 : 8 7 0 f 8 7 h g e : 6 8 : 6 7 l k j i n m Equações de º Grau Resolva

Leia mais

Operações Fundamentais com Números

Operações Fundamentais com Números Capítulo 1 Operações Fundamentais com Números 1.1 QUATRO OPERAÇÕES Assim como na aritmética, quatro operações são fundamentais em álgebra: adição, subtração, multiplicação e divisão. Quando dois números

Leia mais

MATEMÁTICA BÁSICA SUMÁRIO

MATEMÁTICA BÁSICA SUMÁRIO MATEMÁTICA BÁSICA SUMÁRIO 1 Operações com frações 2 Divisão de frações 3 Operações com números relativos 4 Resolução de equações do 1º grau (1º tipo) 5 Resolução de equações do 1º grau (2º tipo) 6 Resolução

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

Prefeitura Municipal de Guarujá do Estado de São Paulo GUARUJÁ-SP. Assistente Administrativo. Edital 001/2018

Prefeitura Municipal de Guarujá do Estado de São Paulo GUARUJÁ-SP. Assistente Administrativo. Edital 001/2018 Prefeitura Municipal de Guarujá do Estado de São Paulo GUARUJÁ-SP Assistente Administrativo Edital 001/018 JN094-018 DADOS DA OBRA Título da obra: Prefeitura Municipal de Guarujá do Estado de São Paulo

Leia mais

Aula 1. e o conjunto dos inteiros é :

Aula 1. e o conjunto dos inteiros é : Aula 1 1. Números reais O conjunto dos números reais, R, pode ser visto como o conjunto dos pontos da linha real, que serão em geral denotados por letras minúsculas: x, y, s, t, u, etc. R é munido de quatro

Leia mais

A evolução do caderno. matemática. 8 o ano ENSINO FUNDAMENTAL

A evolução do caderno. matemática. 8 o ano ENSINO FUNDAMENTAL A evolução do caderno matemática 8 o ano ENSINO FUNDAMENTAL 3 a edição são paulo 013 Coleção Caderno do Futuro Matemática IBEP, 013 Diretor superintendente Jorge Yunes Gerente editorial Célia de Assis

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

Colégio Adventista de Porto Feliz

Colégio Adventista de Porto Feliz Colégio Adventista de Porto Feliz Nome: Nº: Turma:7ºano Nota Alcançada: Disciplina: Matemática Professor(a): Rosemara 1º Bimestre Data: /03/2016 Conteúdo: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS Valor

Leia mais

A reta numérica. Praciano-Pereira, T

A reta numérica. Praciano-Pereira, T A reta numérica Praciano-Pereira, T Sobral Matemática 3 de fevereiro de 205 Textos da Sobral Matemática Editor Tarcisio Praciano-Pereira, tarcisio@member.ams.org - reta numérica Se diz duma reta na qual

Leia mais

Datas de Avaliações 2016

Datas de Avaliações 2016 ROTEIRO DE ESTUDOS MATEMÁTICA (6ºB, 7ºA, 8ºA e 9ºA) SÉRIE 6º ANO B Conteúdo - Sucessor e Antecessor; - Representação de Conjuntos e as relações entre eles: pertinência e inclusão ( ). - Estudo da Geometria:

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo:

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo: MÓDULO 2 POTÊNCIA Sabendo que as potências tem grande importância no mundo da lógica matemática, nosso curso terá por objetivo demonstrar onde podemos utilizar esses conceitos no nosso cotidiano e vida

Leia mais

Conjunto dos números irracionais (I)

Conjunto dos números irracionais (I) MATEMÁTICA Revisão Geral Aula - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite Conjunto dos números irracionais (I) {... π; ; ; ; 7; π + } I =... Q Z N I Número pi ( π) Diâmetro Perímetro π =,14196897984664...

Leia mais

Planificação anual- 8.º ano 2014/2015

Planificação anual- 8.º ano 2014/2015 Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Planificação anual- 8.º ano 2014/2015 12 blocos Tópico: Números Números e operações/ Álgebra Dízimas finitas e infinitas periódicas Caracterização

Leia mais

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS No conjunto dos números naturais operações do tipo 9-5 = 4 é possível 5 5 = 0 é possível 5 7 =? não é possível e para tornar isso possível foi criado o conjunto dos números

Leia mais

MATEMÁTICA I. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br www.fcav.unesp.br/amanda MATEMÁTICA I AULA 1: PRÉ-CÁLCULO Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari CONJUNTOS NUMÉRICOS

Leia mais

Capítulo 1 Números Reais

Capítulo 1 Números Reais Departamento de Matemática Disciplina MAT154 - Cálculo 1 Capítulo 1 Números Reais Conjuntos Numéricos Conjunto dos naturais: N = {1,, 3, 4,... } Conjunto dos inteiros: Z = {..., 3,, 1, 0, 1,, 3,... } {

Leia mais

E.E SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS

E.E SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS 6º A/B Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens, de acordo com seu valor posicional. 79,31% FÁCIL Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens, de acordo com seu valor

Leia mais

Equação e Fatoração MATEMÁTICA 8 ANO D PROF.: ISRAEL AVEIRO

Equação e Fatoração MATEMÁTICA 8 ANO D PROF.: ISRAEL AVEIRO Equação e Fatoração MATEMÁTICA 8 ANO D PROF.: ISRAEL AVEIRO WWW.ISRRAEL.COM.BR Definição Fatorar um polinômio é escrevê-lo em forma de um produto de dois ou mais fatores. Casos de fatoração: 1. Fator comum

Leia mais

2. Expressões Algébricas, Equações e Inequações

2. Expressões Algébricas, Equações e Inequações Capítulo 2 2. Expressões Algébricas, Equações e Inequações Como exposto no tópico 1.3, uma expressão algébrica é uma a expressão matemática na qual se faz uso de letras, números e operações aritméticas.

Leia mais

Dos inteiros aos reais

Dos inteiros aos reais Dos inteiros aos reais Ordenação de números inteiros relativos Para além dos números positivos, na vida real utilizam-se outros números para representar situações, tal como temperatura negativas, saldos

Leia mais

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/!

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/! Pontifícia Universidade Católica de Goiás Professor: Ms. Edson Vaz de Andrade Fundamentos de Matemática No estudo de Física frequentemente nos deparamos com a necessidade de realizar cálculos matemáticos

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS Sumário OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS... 2 Adição e Subtração com Números Racionais... 2 OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DECIMAL... 4 Comparação de números racionais na forma decimal... 4 Adição

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Planificação 8º ano 2015/2016 Página 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.

Leia mais

ARTIGO DO WILLIAM DOUGLAS MATEMÁTICA

ARTIGO DO WILLIAM DOUGLAS MATEMÁTICA Prefeitura Municipal de JOÃO PESSOA Agente Educacional I RETIFICAÇÃO ARTIGO DO WILLIAM DOUGLAS MATEMÁTICA Números Naturais: significados e Sistema de Numeração Decimal;...01 Números Racionais: significados,

Leia mais

Secretaria da Educação do Estado do Ceará SEDUC-CE. Professor Nível A - Especialidade: Matemática

Secretaria da Educação do Estado do Ceará SEDUC-CE. Professor Nível A - Especialidade: Matemática Secretaria da Educação do Estado do Ceará SEDUC-CE Professor Nível A - Especialidade: Matemática Edital Nº 030/2018 SEDUC/SEPLAG, de 19 de Julho de 2018 JL086-2018 DADOS DA OBRA Título da obra: Secretaria

Leia mais

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO)

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Aluno: Anderson Ribeiro da Silva Tutor: Cláudio Rocha de Jesus Grupo: 7 Curso: 3º Ano / Ensino Médio Duração: 400min INTRODUÇÃO Sabe-se

Leia mais

Números Racionais. Matemática - UEL Compilada em 25 de Março de 2010.

Números Racionais. Matemática - UEL Compilada em 25 de Março de 2010. Matemática Essencial Números Racionais Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 25 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Relacionando

Leia mais

Geometria Analítica. Distância entre dois pontos: (d AB ) 2 = (x B x A ) 2 + (y B y A ) 2 A( 7, 5 ) P( 5, 2 ) B( 3, 2 ) Q( 3, 4 ) d = 5.

Geometria Analítica. Distância entre dois pontos: (d AB ) 2 = (x B x A ) 2 + (y B y A ) 2 A( 7, 5 ) P( 5, 2 ) B( 3, 2 ) Q( 3, 4 ) d = 5. Erivaldo UDESC Geometria Analítica Distância entre dois pontos: (d AB ) 2 = (x B x A ) 2 + (y B y A ) 2 A( 7, 5 ) B( 3, 2 ) d 2 = ( 4 ) 2 + ( 3 ) 2 d = 5 P( 5, 2 ) Q( 3, 4 ) d 2 = ( 8 ) 2 + ( 6 ) 2 d =

Leia mais

Matemática Régis Cortes EQUAÇÕES DE GRAUS

Matemática Régis Cortes EQUAÇÕES DE GRAUS EQUAÇÕES DE 1 0 E 2 0 GRAUS 1 EQUAÇÃO DO 1º GRAU As equações do primeiro grau são aquelas que podem ser representadas sob a forma ax+b=0,em que a e b são constantes reais, com a diferente de 0, e x é a

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

LAÉRCIO VASCONCELOS O ALGEBRISTA. Volume 1. Rio de Janeiro

LAÉRCIO VASCONCELOS O ALGEBRISTA. Volume 1. Rio de Janeiro LAÉRCIO VASCONCELOS O ALGEBRISTA Volume 1 Rio de Janeiro 2016 O ALGEBRISTA VOLUME 1 Copyright 2016, Laércio Vasconcelos Computação LTDA DIREITOS AUTORAIS Este livro possui registro na Biblioteca Nacional

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 05

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 05 RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 05 NÚMEROS NATURAIS O sistema aceito, universalmente, e utilizado é o sistema decimal, e o registro é o indo-arábico. A contagem que fazemos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, e assim

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2016/2017

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2016/2017 8º Ano Matemática Períodos 1º Período 2º Período 3º Período Número de aulas previstas (45 minutos)

Leia mais

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 03 de abril de º Olímpico Matemática I

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 03 de abril de º Olímpico Matemática I 6º Olímpico Matemática I Sistema de numeração romano. Situações problema com as seis operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Expressões numéricas

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Número Reais. Objetivos da Aula

CÁLCULO I. 1 Número Reais. Objetivos da Aula CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida EMENTA: Conceitos introdutórios de limite, limites trigonométricos, funções contínuas, derivada e aplicações. Noções introdutórias sobre a integral

Leia mais

Companhia de Saneamento de Alagoas CASAL. Assistente Administrativo. Concurso Público Nº 03/2017 Programa Jovem Aprendiz

Companhia de Saneamento de Alagoas CASAL. Assistente Administrativo. Concurso Público Nº 03/2017 Programa Jovem Aprendiz Companhia de Saneamento de Alagoas CASAL Assistente Administrativo Concurso Público Nº 03/017 Programa Jovem Aprendiz JN110-018 DADOS DA OBRA Título da obra: Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL

Leia mais

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos.

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite O que é um algarismo? É um símbolo que utilizamos para formar e representar os números. Exemplo: Os algarismos que compõem o

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NOTAS DE AULA: REPRESENTAÇÕES DECIMAIS A representação decimal é a forma como escrevemos um número em uma única base, e como essa

Leia mais

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA 1º ANO Conjuntos Numéricos PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados

Leia mais

DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO)

DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática 8º Ano Ano Letivo 2016/2017

Leia mais

REVISÃO DE ÁLGEBRA. Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais.

REVISÃO DE ÁLGEBRA. Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais. REVISÃO DE ÁLGEBRA 1ª. AULA CONJUNTOS BÁSICOS: Conjuntos dos números naturais: * + Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais.

Leia mais