Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD"

Transcrição

1 Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões Ass. do(a) Responsável: Prezado(a) aluno(a), Você está recebendo um roteiro de estudo, que acreditamos ser de grande valia para sua efetiva recuperação, de aprendizagem e de nota. Desenvolva-o com muita atenção e esforço. Desejamos-lhe um ótimo resultado e pedimos a Deus que o ilumine. Um abraço fraterno da equipe do Colégio São Paulo da Cruz. ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 15 /12/2018 PROGRAMA DA PROVA Data para entrega, impreterivelmente: 15/12/2018 Atenção: a pesquisa é de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno, os capítulos abaixo servem como referência de estudos! ORIENTAÇÕES DE CONTEÚDOS PARA PROVA E ROTEIRO Unidade I Capítulo 01: Introdução à História p. 14. Unidade III Capítulo 01: O Egito antigo, p. 76; capítulo 02: A Núbio e o Reino Cuxe, p. 84. Unidade VI Capítulo 01: Atenas e Esparta p Unidade VIII Capítulo 01 e 02: A República Romana p. 190 e O Império Romano p Unidade IX Capítulo 01: Novos tempos em Roma p 218. Um abraço e bons estudos! Marcelo Simões Questão 01 Defina fonte histórica (documento histórico) e dê exemplos abaixo. Questão 02 Diversas culturas ocidentais preservam patrimônios históricos, explique qual é a importância em preservar um patrimônio histórico.

2 Questão 03 Diferencie tempo cultural de tempo natural. Questão 04 A existência de governos democráticos e o exercício da cidadania são questões muito valorizadas nos dias atuais. De que maneira essas questões se relacionam com a Grécia antiga? Descreva. Questão 05 Qual era a diferença entre Atenas e Esparta, do ponto de vista do sistema de governo, no período clássico? Questão 06 Aponte uma diferença fundamental entre a democracia ateniense e a democracia praticada atualmente em muitos países ocidentais, como Brasil, Estados Unidos, Argentina, França e muitos outros.

3 Questão 07 Acredita-se que, por volta de 6 mil anos atrás, as primeiras comunidades de agricultores se estabeleceram às margens do rio Nilo. Com o passar do tempo, os egípcios abriram canais de irrigação e construíram reservatórios de água. Joelza Esther, Projeto Athos, Livro de História 6º ano, pág. 77. Ao analisar o texto acima, escreva um pequeno parágrafo apontando os benefícios para uma sociedade ao aplicar as técnicas adotadas pelos egípcios. Questão 08 A maior parte da população egípcia era formada por agricultores. Eles não eram donos das terras e só ficaram com pequena parte do que produziam. O restante pertencia ao faraó, aos sacerdotes e aos templos. Os agricultores eram ainda convocados para prestar serviços nas grandes construções e obras públicas. Mas, também havia ainda, artesãos, como pedreiros, oleiros, carpinteiros, barqueiros e entalhadores, que trabalhavam nas oficinas dos templos e palácios. Quanto à sociedade egípcia, aprendemos que era uma sociedade estamental. Explique o que isso significa dizer. Questão 09 Na história do Egito Antigo, as divindades mais importantes eram Rá ou Amon-Rá, Osíris, Ísis e Hórus. O faraó era considerado a encarnação de Hórus, filho de Osíris e protegido por Rá. Quanto ao Egito Antigo, é correto afirmar: A) era uma sociedade predominantemente monoteísta. B) era uma sociedade em que sua história prevaleceu o politeísmo. C) era uma sociedade como a dos hebreus, pois adoravam um único deus. D) o faraó era considerado o único deus encarnado entre os homens, portanto eram monoteístas. Questão 10 Explique a política de distribuição de trigo e de oferecimento de espetáculos, aos pobres e desempregados, conhecida por política do pão e circo. Qual era o real objetivo dessa política em Roma? Como eram esses espetáculos?

4 Questão 11 Relacione a dominação romana sobre a Palestina e o desenvolvimento do cristianismo. Questão 12 Assinale a alternativa correta. Qual era a situação do cristianismo, no início do século I, como religião organizada, no interior do Império Romano? A) Era aceito e estimulado entre os romanos, de tal maneira que a religião propagou-se para a região da Palestina. B) Era tratado com naturalidade, uma vez que as autoridades pregavam a liberdade religiosa entre os romanos. C) Era considerado um culto religioso de elite, por isso era praticado apenas pelos patrícios e foi ignorado pelos plebeus e escravos. D) Era hostilizado e perseguido pelas autoridades romanas, que viam em sua crença uma ameaça à ordem estabelecida. ANALISE a imagem abaixo para responder as questões 13 e 14. Observe a foto ao lado tirada na Espanha. Trata-se de um aqueduto romano construído entre , por meio do qual os romanos transportavam água para abastecer as cidades. Fonte:

5 Questão 13 a) Depois de observar atentamente a imagem, registre suas impressões a respeito dela. b) Qual era a finalidade de uma obra como essa na Antiguidade? Questão 14 a) Por que essa construção existe até hoje? Questão 15 No auge da República romana, ocorreu o êxodo rural decorrente do excesso de mão de obra escrava nos domínios romanos. Explique o que foi o êxodo rural. Questão 16 No século V, as invasões de povos germânicos provocaram a desagregação do Império Romano. Ao mesmo tempo, ocorreu a ruralização da sociedade. Explique o que foi essa ruralização e por que ela ocorreu.

6 Questão 17 Podemos responsabilizar, unicamente, os povos germânicos pela crise e pelo fim do Império Romano? Justifique. Questão 18 Afinal, os povos germânicos invadiram o Império Romano ou migraram para o seu interior? Explique. Questão 19 Qual a relação entre a Pax Romana e a crise de mão de obra escrava em Roma? Questão 20 Relacione a crise do século III com o processo de ruralização na Europa Ocidental.

7 Questão 21 Pesquise e explique a formação do colonato. Questão 22 Como os romanos chamavam aqueles que não falavam latim ou grego? Questão 23 Aponte as medidas tomadas pelos imperadores Diocleciano, Constantino e Teodósio, quanto ao cristianismo nos primeiros séculos depois de Cristo. Questão 24 a) Analise as frases abaixo e escreva V para verdadeiro ou F para falso. ( ) A Pax Romana (século I-III) não foi um período de paz plena para toda a população do Império; os cristãos, por exemplo, sofreram perseguições nessa época. ( ) O Edito de Milão de 313 acabou com as perseguições aos cristãos, mas provocou as grandes invasões bárbaras. ( ) As invasões bárbaras ocorreram apenas no imaginário romano, ou seja, apenas na literatura mítica de guerras entre homens e deuses. ( ) O século III foi um período difícil na história do Império Romano, marcado por uma grave crise interna, ameaças de invasões dos povos germânicos e perseguições aos cristãos. ( ) Depois de um período de tolerância, o cristianismo foi oficializado como religião única do Império Romano.

8 b) Transforme as 02 (duas) alternativas falsas do exercício anterior em verdadeiras. Questão 25 Pesquise qual animal se relaciona à origem da cidade de Roma, fundada em 753 a.c. Após a pesquisa, cole uma imagem ou faça um desenho no espaço abaixo relacionada à pesquisa.

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: 20 de Setembro, quinta-feira!

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: 20 de Setembro, quinta-feira! Disciplina: HISTÓRIA Valor: Segmento: Fundamental II Série: 6º Anos Turma: AA, AD 10,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 2ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 6º ano Apostila 1 Tempo histórico, periodização da História, ocupação da América. Apostila 2 Egito, Mesopotâmia,

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano ROMA ANTIGA fases: séculos: IIIdC JC I ac VI ac VIIIaC IMPÉRIO REPÚBLICA MONARQUIA Auge da civilização romana; Pão e circo e Pax Romana; Cristianismo; Bárbaros; Crise.

Leia mais

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 Antiguidade Clássica (II) ROMA LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 FASES DA HISTÓRIA ROMANA Monarquia República Império 753 a.c. 590 a.c. 590 a.c. 27 a.c. 27 a.c. 476 d.c. FUNDAÇÃO DE ROMA Versão mitológica: Romulo

Leia mais

História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental ROMA ANTIGA Antiguidade Ocidental Roma Antiga Geografia Península Itálica Fonte Eneida (Virgílio) Enéas Lavinia Cidade de Alba Longa Amúlio X Numitor Réia Silvia Marte Remo Rômulo Loba 753 a.c. - Roma

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE;

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Marcelo

Leia mais

QUESTÃO 01 Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?

QUESTÃO 01 Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade? DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORES: WILHER RENATA - LEONARDO DATA: /12/2014 ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 6ª / E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

Questão 02 Identifique se as imagens a seguira são representações da cultura material ou da cultura imaterial.

Questão 02 Identifique se as imagens a seguira são representações da cultura material ou da cultura imaterial. Estudante: Educador: Fausta Almeida C. Curricular: História. 6º Ano/Turma: CAPÍTULO 02 CULTURA E TEMPO (PÁG: 26 A 42) Questão 01 Assinale C para os itens corretos e E para os itens errados. Sobre o conceito

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Segmento: Fundamental II Série: 7º Anos

Disciplina: HISTÓRIA Segmento: Fundamental II Série: 7º Anos Disciplina: HISTÓRIA Valor: Segmento: Fundamental II Série: 7º Anos Turma: BA, BE 5,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos para Recuperação da 1ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões

Leia mais

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Península itálica (Lácio); Rio Tibre; Solo fértil desenvolvimento da agricultura; Litoral pouco recortado ausência de portos naturais em abundância; Habitantes da península: Norte

Leia mais

Trabalho de Regulação. 4 bimestre

Trabalho de Regulação. 4 bimestre V Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Data: Professor: Eder Nº: Trabalho de Regulação 4 bimestre 1 - Complete abaixo a Linha do Tempo da Roma Antiga e responda a seguir com suas palavras o que diferenciou

Leia mais

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Prof. Osvaldo Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Modo de Produção Asiático Comunidades Primitivas Modo de Produção Escravista Grécia Roma sociedades cuja principal característica era o predomínio

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof. Marcelo Simões PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO:

Um abraço fraterno. Prof. Marcelo Simões PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO: Disciplina: História Segmento: Fundamental II Ano/Série: 7º anos Turmas: BA - BE Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Valor: 5,0 Pontos Professor (a): Marcelo

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 2015 Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II Professor(a): Marina Furlan Objetivo: Retomar os conteúdos trabalhados no trimestre

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 01/04/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização 7º ANO 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes caçadores

Leia mais

4. (1.0) Explique por que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais:

4. (1.0) Explique por que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais: QiD 1 7º ANO PARTE 3 GEOGRAFIA 1. (1,0) O Brasil é soberano sobre parte do oceano onde se localiza sua faixa de fronteira marítima, denominada de mar territorial. De acordo, com a Convenção das Nações

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas 7º ANO - PCA 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes

Leia mais

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2015 Professora: Fernanda/Gabriela Nota: (valor: 2,0) FINAL Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre - História Conteúdo: ROMA Lista de exercícios 1 - A principal língua falada dos antigos romanos era o: a) Português; b) Espanhol; c) Francês;

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2º PROVA DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

Otávio e o início do Império

Otávio e o início do Império Otávio e o início do Império Otávio e o início do Império Recebeu do Senado vários títulos. PRÍNCIPE isto é, o primeiro entre os cidadãos romanos IMPERADOR Comandante Supremo do Exército AUGUSTO o divino

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR(A): SUSANA CAMPOS ALUNO(A) DATA PARA ENTREGA: / / ORIENTAÇÕES IMPORTANTES!

DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR(A): SUSANA CAMPOS ALUNO(A) DATA PARA ENTREGA: / / ORIENTAÇÕES IMPORTANTES! COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA AVALIAÇÃO: EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES II DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR(A): SUSANA CAMPOS ALUNO(A) DATA: / / TURMA: M SÉRIE: 1º ANO DATA PARA ENTREGA: / / ORIENTAÇÕES

Leia mais

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado Recomendações do Professor: Esse é um resumo sobre conteúdo dado para a avaliação bimestral. O aluno NÃO DEVE ESTUDAR SOMENTE ESSE RESUMO. Houve várias tarefas que o aluno também deve rever e completar

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma,

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, Roma As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, recebendo o título de Augusto, que significa divino.

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Diego História Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada

Leia mais

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo QUANDO ACONTECEU? 753 a. C. 509 a. C. 27 a. C. 0 218 d. C. 313 476 381 Nascimento República

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: Professor: Fernanda/ Iuri 2º semestre Nota: (valor: 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 30/04/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos RUBENS temas expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

EMENTA ESCOLAR II Trimestre Ano 2017

EMENTA ESCOLAR II Trimestre Ano 2017 EMENTA ESCOLAR II Trimestre Ano 2017 Disciplina: História Professor: Rodrigo Bento Turma: 6º ano Ensino Fundamental I Data Conteúdo 29/maio Apresentação da Paródia: Indígenas do Brasil. Peso 2,0. 01/junho

Leia mais

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Roma.

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Roma. HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada Roma www.historiaemfoco.com.br 1 2 Etapas da História Romana 3 4 Monarquia Romana (753 a.c 509 a.c) 5 Sociedade Modo de Produção Escravista Homens Livres Homens não

Leia mais

formação da sociedade

formação da sociedade Paulo Tumasz Junior Introdução à Geografia e a Slides, Gravação e Aula formação da sociedade Fonte: Google imagens 2017. GEO = Terra; Grafia = Escrita ou Estudo; É a ciência que estuda a Terra. (Grécia

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª. Série (Ensino Médio)

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª. Série (Ensino Médio) Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª. Série (Ensino Médio) Professor: Barros Dutra Disciplina: História Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Império Romano: Inimigos de Roma

Império Romano: Inimigos de Roma Senado Romano Império Romano: Inimigos de Roma "A queda do Império Romano (1964) Conflitos políticos no Império Romano e sua queda Quo Vadis - Ano: 1951 Perseguição aos cristão no Império Romano Ano:

Leia mais

ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA. Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo.

ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA. Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo. ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo. Povos: foi ocupada por italiotas, etruscos e gregos. 2. ORIGENS DE ROMA

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016-6º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula programada (Por que estudamos História?) Páginas Tarefa 1 Lembrar o passado: memória e história 10 e 11 Mapa Mental 3 O tempo

Leia mais

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c)

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p. Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67 A história da Roma antiga foi dividida em três períodos: Monarquia

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO GRÉCIA GRÉCIA ANTIGA: CIDADES-ESTADO POR VOLTA DO ANO DE 2.000 a.c. A GRÉCIA CONTINENTAL E AS ILHAS DO MAR EGEU FORAM OCUPAS POR POVOS INDO-EUROPEUS: AQUEUS, JÔNIOS,

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA.

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. Origem do Continente Europeu A origem do continente europeu é associada a três elementos: 1. A cultura da Grécia e da Roma antiga. 2. O Cristianismo, uma ramificação peculiar

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

UNIDADE DATA: 30 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 30 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 30 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO QUESTÃO 1. Quando se fala em Queda do Império Romano, deve-se entender que se trata da queda do Império Romano do Ocidente, isto é, a porção do vasto

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 Disciplina: EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 História Professor: Rodrigo Bento Turma: 1º série Ensino Médio Data Conteúdo 12/fevereiro APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA CAPITULO I O QUE É HISTÓRIA? 16/fevereiro

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO:

ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO: DISCIPLINA: HISTÓRIA DATA: 19/12/2017 PROFESSORES: PAULA E WILHER ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 6ª / E.F. II TURMA: A e B NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas:

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: 1 o.semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO 7º ANO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ANO LETIVO 2016/2017 Domínio 1. Das sociedades recoletoras

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo?

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo? 6º História Carol Av. Mensal 27/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

Capítulo 14 (p. 263)

Capítulo 14 (p. 263) Capítulo 14 (p. 263) O imperador Otávio Augusto Aconteceu durante o período do fim da repúbica romana e estabeleceu o início de um novo regime político o Império. Aproveitando-se do seu poder, ele promoveu

Leia mais

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X Profª Ms. Ariane Pereira Introdução No continente africano havia outros povos e cultura, para além do deserto

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

1.5 Identifica e caracteriza o tipo de economia praticada pelo Homem do Neolítico.

1.5 Identifica e caracteriza o tipo de economia praticada pelo Homem do Neolítico. PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7ºAno Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Assinatura

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 02 /06 /2012 Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Nomenclatura Os egípcios chamaram sua terra das seguintes formas: a) Kemet: terra negra; b) Decheret: terra vermelha; c) Taui: as duas

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 07/05/2018 Nota: Professora: Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

História/15 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano

História/15 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano História/15 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / 6ºhis303r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano Aluno(a), Seguem os conteúdos trabalhados no 3º trimestre. Como base neles você deverá iniciar seus

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

Antiguidade Ocidental

Antiguidade Ocidental Antiguidade Ocidental Roma Antiga: Monarquia, República e Império Prof. Alan Carlos Ghedini Origens A lenda narrada na Eneida, de Virgílio: Fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, filhos de Réia Sílvia filha

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda História Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº:

Leia mais

A Antiguidade Ocidental: Roma

A Antiguidade Ocidental: Roma A Antiguidade Ocidental: Roma Roma teria sido fundada pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo. Segundo a lenda, os gêmeos foram atirados às margens do Rio Tibre, a mando do seu Tio, Amúlio. Versões sobre a

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda História Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Capacete de um chefe saxão

Capacete de um chefe saxão Capacete de um chefe saxão Fivela de ouro (séc. VI, Museu Britânico, A Europa no início do século VI Londres, Inglaterra). 2 Fim do Império Romano do Ocidente Guerras civis. Descrédito do Imperador. Fixação

Leia mais

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.:

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ===

Leia mais

H I S T Ó R I A P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O. DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/

H I S T Ó R I A P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O. DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/ DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O H I S T Ó R I A - 1 - TEMA A Das Sociedades Recolectoras Às Primeiras Civilizações SUBTEMA

Leia mais

Nome Nº Ano Ensino Turma 6º Fund

Nome Nº Ano Ensino Turma 6º Fund Nome Nº Ano Ensino Turma 6º Fund Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data História Valéria Roteiro I 2º / 2016 24/06/2016 Tema Roteiro de Estudos - 2º trimestre INSTRUÇÕES GERAIS:

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança:

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: Lição 01: Língua hebraica Professor: João Marcos Brandet 1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: a) o monoteísmo b) o patriarquismo c) a monarquia d) a arquitetura

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6 o Ensino Fundamental Professora: Viviane Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2017 Aluno(a): N o : Turma: Conteúdo da Avaliação

Leia mais

Planificação Anual. Calendarização (50 m) previsão. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação.

Planificação Anual. Calendarização (50 m) previsão. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação. Planificação Anual Professor: Alda Almeida Disciplina: História Ano: 7.º Turmas: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação A História enquanto

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente.

O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA O EXAME FINAL HISTÓRIA 5ª SÉRIE O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. Existem muitas fontes através das

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ANEXO 9. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºC FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

As Civilizações Antigas e do Oriente

As Civilizações Antigas e do Oriente As Civilizações Antigas e do Oriente Egito e Mesopotâmia Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Características gerais das civilizações do Crescente Fértil Foram civilizações hidráulicas

Leia mais

O Cristianismo no Império Romano

O Cristianismo no Império Romano O Cristianismo no Império Romano ORIGEM Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.c. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda

Leia mais

História Amauri Roteiro I 1º/ /03/2017. Roteiro de Estudos

História Amauri Roteiro I 1º/ /03/2017. Roteiro de Estudos Nº Ano/Série Ensino Turma 7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Tema História Amauri Roteiro I 1º/2017 29/03/2017 Roteiro de Estudos DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO

Leia mais

Curso profissional de técnico de jardinagem e espaços verdes Ano Letivo: 2011/2012. Ficha de avaliação

Curso profissional de técnico de jardinagem e espaços verdes Ano Letivo: 2011/2012. Ficha de avaliação Escola Básica e Secundária de Murça União Europeia Fundo Social Europeu GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA Curso profissional de técnico de jardinagem e espaços verdes Ano Letivo: 2011/2012 Ficha de avaliação

Leia mais

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS Mecânica e objetivos O jogo Famílias Históricas consiste em reunir cartas que compõem uma mesma família histórica, isto é, dizem respeito ao mesmo tema ou contexto histórico.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2017 Professor: Fernanda/ Iuri 1º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Roma. Profª. Maria Auxiliadora

Roma. Profª. Maria Auxiliadora Roma Profª. Maria Auxiliadora Economia: Agricultura e Pastoreiro Organização Política: MONARQUIA 753 a.c. 509 a.c. Rex = Rei (chefe supremo, sacerdote e juiz) Conselho de Anciãos = Senado (legislativo)

Leia mais

Fonte: Atlas histórico. São Paulo: Encyclopedia Britannica, p. 16.

Fonte: Atlas histórico. São Paulo: Encyclopedia Britannica, p. 16. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Queridos alunos: Atenção: na AFE da

Leia mais