NOTA DO SINDPPD/RS SOBRE O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES E CONVITE PARA ASSEMBLEIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTA DO SINDPPD/RS SOBRE O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES E CONVITE PARA ASSEMBLEIA"

Transcrição

1 NOTA DO SINDPPD/RS SOBRE O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES E CONVITE PARA ASSEMBLEIA Nosso sindicato tem tradição de total independência e autonomia frente a governos e empresários, e deve continuar assim. Mas neste segundo turno é obrigação de todas e todos que defendem um Brasil com democracia e direitos externarem suas posições. Os indícios de que a vida dos trabalhadores vai piorar ainda mais estão muito visíveis. A justa indignação contra o desemprego, a desesperança e a crise generalizada que vive nosso país não pode ter como resposta mais violência, menos direitos para nós e mais reformas, que só resolvem a vida das grandes empresas e destroem as conquistas dos trabalhadores e dos pequenos negócios. Por tudo isso, queremos chamar a categoria da TI gaúcha à reflexão. Nosso sindicato, desde a sua fundação, sempre ao lado e em defesa dos interesses dos trabalhadores e do Brasil, e coerente com toda a luta dispendida contra a aprovação da Reforma da Trabalhista e da terceirização irrestrita, além da manutenção dos Acordos Coletivos, considera que a situação política atual é de ataque e de ameaça direta à democracia e aos direitos coletivos e individuais. QUEREMOS MANTER O DIREITO DE FAZER OPOSIÇÃO DE FORMA DEMOCRÁTICA, COMO SEMPRE FIZEMOS EM TODOS OS GOVERNOS, INCLUSIVE NOS GOVERNOS DO PT, QUE SEMPRE CRITICAMOS E FIZEMOS GREVE CONTRA MUITAS DE SUAS MEDIDAS.

2 As posições do candidato Jair Bolsonaro (PSL) evidenciam a gravidade da situação: # Votou A FAVOR da Reforma Trabalhista # Votou A FAVOR da terceirização generalizada # Já declarou que é CONTRA SINDICATOS e que vai acabar com o ATIVISMO social # DEFENDE a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Temer # Seu vice declarou que o 13º salário e o Adicional de Férias prejudicam a economia # Votou A FAVOR da PEC que congela o orçamento da saúde e educação por 20 anos # No programa de governo, propõe a Carteira de Trabalho Verde Amarela, que será opcional para os empresários e na qual o CONTRATO INDIVIDUAL PREVALECE SOBRE A CLT. Não terá os benefícios da CLT # DEFENDE a tortura e a violência de forma aberta e o discurso de ódio contra as minorias. Vários vídeos que circulam na internet demonstram suas opiniões # É A FAVOR das privatizações irrestritas; 150 estatais seriam privatizadas

3 O SINDPPD/RS foi construído respeitando a PLURALIDADE de opiniões e um país com mais direitos e com democracia para poder continuar organizando as mobilizações, INDEPENDENTE do governo. A direção do sindicato indica o posicionamento contrário a qualquer candidato que queira restringir nossa liberdade de lutar e que defenda acabar com o que sobrou dos nossos direitos. Nossa categoria nunca deixou de lutar e de denunciar todo e qualquer ataque de governos e empresários, e neste momento está em jogo a POSSIBILIDADE DE TERMOS, ou não, DEMOCRACIA PARA CONTINUAR FAZENDO AS LUTAS NECESSÁRIAS EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS. Várias entidades sindicais, entre elas o SINDISPREV/RS, CPERS SINDICATO (professores e funcionários da rede pública estadual de educação), SIMPA (municipários de Porto Alegre) e a CSP-CONLUTAS, também estão tomando posição. Para discutir o posicionamento da direção do sindicato CONVOCAMOS todas e todos para participar da ASSEMBLEIA GERAL que será realizada no dia 18 de Outubro (quinta-feira), às 18h, na sede do SINDPPD/RS. ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA TI DO RS Dia 18 de Outubro (nesta 5ª feira) Às 18h Na sede do Sindppd/RS (Rua Washington Luiz, 186 Centro Histórico, perto do Gasômetro em Porto Alegre) PAUTA: Ataques aos trabalhadores e Eleições Pela revogação imediata de todas as medidas e reformas de Temer!

4 Por salários dignos e direitos para toda a categoria de TI! Não às privatizações! Em defesa dos serviços! Prisão e confisco dos bens para TODOS os corruptos e corruptores! Ditadura nunca mais! DIRETORIA DO SINDPPD/RS UNISYS Assembleia para deliberar sobre contraproposta nacional será nesta 4ª feira (19/09) Os trabalhadores da UNISYS rejeitaram, por unanimidade, a proposta da direção da empresa em assembleia realizada na quinta-feira passada (13/09) em Porto Alegre (RS). Na ocasião, os colegas aprovaram uma contraproposta, que foi encaminhada ao comando nacional. Eles também ressaltaram a necessidade da categoria se

5 MOBILIZAR para fazer avançar as negociações. ASSEMBLEIA NA 4ªf (19/09) É PARA DELIBERAR CONTRAPROPOSTA NACIONAL E MOBILIZAÇÕES Além do RS, outros estados enviaram contrapropostas ao Comando Nacional, que fez uma síntese das deliberações das assembleias e unificou os eixos para retomada das negociações junto à direção da UNISYS. A proposta do Comando Nacional irá para deliberação dos trabalhadores da UNISYS do RS na ASSEMBLEIA que acontece nesta QUARTA-FEIRA (19/09), às 9h, na empresa. Também será discutido e deliberado calendário de mobilização. Portanto, participe colega! A proposta do Comando Nacional que será colocado para apreciação dos trabalhadores: DEFESA DO ACORDO COLETIVO NACIONAL Reajuste das cláusulas econômicas com 3% de aumento real. Manutenção da clausula do tíquete refeição com o reajuste. REEMBOLSO DE QUILOMETRAGEM-A Empresa reembolsará quilometragem aos empregados que usem veículo próprio para execução de suas atividades, no valor de R$ 1,10 (Hum real e dez centavos) por quilometro rodado a este título. Abaixo, divulgamos edital da assembleia:

6

7 Sindppd/RS UNISYS Edital da assembleia de 13 de Setembro sobre a Campanha Salarial. Participe! Colegas da UNISYS, divulgamos, abaixo, edital da assembleia dos trabalhadores marcada para esta QUINTA-FEIRA (13/09), às 9h, na sede da empresa MATEC (Rua Oscar Bittencourt, 307 bairro Menino Deus Porto Alegre/ RS). Na pauta: avaliação e deliberação da proposta da direção da empresa para fechamento do ACT 2018/2019 (Acordo Coletivo de Trabalho). Contamos com a participação de todos e de todas!

8

9 Participe! Sindppd/RS Sindicato forte é o que tem os trabalhadores junto. Sindicalize-se ao Sindppd/RS! À luta, colegas da TI!

10

11 SETOR PRIVADO Assembleia dos trabalhadores da Unisys sobre Campanha Salarial 2018/2019 Na QUINTA-FEIRA (03/05), às 9h em primeira chamada, e às 9h30min em segunda, ocorre a ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES da Unisys. Será no auditório do Sindppd/RS (Rua Washington Luiz, 186 Centro Histórico perto do Gasômetro) em Porto Alegre. Pauta: Avaliação e deliberação sobre a proposta de PLR apresentada pela empresa na mesa de negociação realizada no dia 25/04/2017; Informes e encaminhamentos sobre a Campanha Salarial 2018/2019 Assuntos gerais relativos aos temas acima. Abaixo, divulgamos o edital da assembleia.

12 Sindppd/RS

13 Assembleia aprova prestação de contas de 2017 do Sindppd/RS A assembleia dos trabalhadores realizada no dia 28/03 (quarta-feira) aprovou, por unanimidade, a prestação de contas do exercício de 2017 da diretoria do Sindppd/RS. Foram apresentados o Balanço Financeiro (CLIQUE AQUI) e o Demonstrativo de Resultados (VEJA AQUI) relativos ao exercício de Dúvidas e questionamentos dos presentes foram respondidas pel a coordenação da assembleia. A mesa da assembleia também estava composta pela assessoria contábil do sindicato. O Conselho Fiscal do Sindppd/RS já havia indicado por unanimidade a aprovação da prestação de contas em reunião realizada no dia 20 de Março.

14 Acompanhe as notícias do sindicato, que é seu! O Sindppd/RS é o sindicato dos trabalhadores da TI do Rio Grande do Sul! Sindppd/RS Assembleia de prestação de contas do Sindppd/RS acontece na quarta-feira (28/03). Participe! A assembleia geral de prestação de contas do Sindppd/RS acontece nesta quarta-feira (28/03), na sede do sindicato em Porto Alegre, às 19h em primeira chamada e às 19h30min, em segunda e última chamada. Segue a pauta: Apresentação, discussão e apreciação do Balanço Financeiro e prestação de contas anual, relativo ao exercício de 2017 Assuntos gerais

15 Na ocasião, serão apresentados, discutidos e apreciados o Balanço Financeiro (CLIQUE AQUI) e o Demonstrativo de Resultados (VEJA AQUI), relativos ao exercício de Os dois documentos foram apreciados pelo Conselho Fiscal na terça-feira (20/03), que deu parecer favorável à aprovação. Abaixo, edital de convocação da assembleia, publicado no jornal Correio do Povo de sábado (24/03):

16

17 Sindppd/RS É aprovado, por unanimidade, a autorização para o desconto da Contribuição Sindical Obrigatória de 2018 em assembleia Na noite de quarta-feira (7), trabalhadores em tecnologia da informação do Rio Grande do Sul reuniram-se em Assembleia Geral Extraordinária na sede do Sindppd-RS para discutir os impactos da reforma trabalhista, principalmente a forma como ela alterou a vida financeira do movimento sindical e decidir coletivamente sobre a continuidade imediata do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no RS. A mesa da Assembleia contou a presença da Secretária Geral, Vera Guasso e com o assessor jurídico do sindicato, Délcio Caye. Dentre mais de 100 alterações nas leis trabalhistas, que entrou em vigor em novembro de 2017, uma delas foi a proibição da contribuição obrigatória da categoria aos sindicatos, o que reduz imensamente os recursos financeiros de todo o movimento sindical no país. A diretoria do Sindppd-RS não defende a existência do Imposto Sindical, porém nosso sindicato entende que a retirada repentina do mesmo SEM DEIXAR NENHUMA ALTERNATIVA NO CURTO PRAZO, representa um ataque à autonomia E A SOBREVIVÊNCIA dos sindicatos. S em a contribuição de 2018 o sindicato correrá o risco de não se manter até o ano de 2019 afinal o custo fixo mensal ultrapassa os cem mil reais e o que se arrecada apenas com a contribuição voluntária dos filiados, que é o que sobraria sem o Imposto Sindical, é cerca de metade disso. O cenário ideal, segundo relato da dirigente Vera, é a sindicalização em massa dos trabalhadores, isto é, quadruplicar o número de sindicalizados que temos hoje. Esta ação será organizada junto com a categoria. Mas também existem outras alternativas que precisam ser analisadas. A assembleia teve pauta única: votar o desconto da Contribuição Sindical Obrigatória referente ao ano de Os trabalhadores aprovaram a pauta por unanimidade, ou seja, decidiram em votação o desconto de 1/30 (um trinta avos) do salário referente ao mês mês de março, equivalente a um dia de trabalho ao ano como contribuição. Desse valor, 60% fica com o sindicato, 15% com a federação, 10% para central sindical (A CSP/Conlutas, nossa central sindical, não recebe este valor), 10% com o governo e 5% com a confederação nacional.

18 O advogado Délcio, da assessoria jurídica do sindicato, defendeu que essa alteração da reforma trabalhista, tendo sido feita por lei ordinária, ofende a constituição, afinal ela diz que matéria tributária somente pode ser alterada por lei complementar, e a reforma é uma lei ordinária. No entendimento d ele, se a contribuição for aprovada em assembleia, ela se torna válida para todos os trabalhadores da categoria. Disse também que é a garantia da manutenção dos sindicatos neste momento emergencial. O que foi debatido e aprovado por unanimidade na assembleia A pauta única do edital de convocação: Autorizar o desconto da Contribuição Sindical relativa ao ano de 2018, correspondente a 1/30 (um trinta avos) da remuneração de março de 2018 independente da condição de associado do sindicato. E que fica aberto a realização de reuniões ou assembleias nas empresas para informar e RATIFICAR a deliberação já tomada na assembleia geral desta quarta-feira, 7 de março. Notificar todas as empresas sobre a decisão tomada pela categoria. Fazer cumprir a deliberação dos trabalhadores usando os meios necessários.

19 O que foi debatido e indicado como compromisso do sindicato a ser encaminhado junto aos filiados e o conjunto da categoria Encaminhar junto aos filiados alguma forma de compensação financeira em havendo o desconto da Contribuição Sindical e o correspondente a 60% do valor entrar nas contas do sindicato; Organizar no sindicato um grupo responsável por verificar detalhadamente os gastos e buscar a racionalização dos mesmos e divulgar para a categoria; Criar um grupo de trabalho aberto a participação de trabalhadores para construir propostas que busquem a garantia financeira do sindicato no médio e longo prazo, por exemplo campanha de sindicalização e outras formas. Viabilizar propostas que façam com que o sindicato busque a contribuição da categoria e não mais necessite voltar a recorrer a Contribuição Sindical obrigatória. Sindppd/RS ALERTA AOS TRABALHADORES DA CATEGORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) Abaixo, segue parecer da Assessoria Jurídica do sindicato: Desde o início da vigência da Reforma Trabalhista, as empresas podem tentar modificar ou alterar as condições dos contratos de trabalho de seus empregados por meio de ACORDOS INDIVIDUAIS. Apesar de previstos na lei da Reforma Trabalhista, APENAS para algumas limitadas

20 hipóteses os acordos individuais são de duvidosa legalidade, porquanto o ajuste de condições de trabalho aos empregados continua sendo prerrogativa dos sindicatos, conforme o artigo 8, III, da CF/88, enquanto que as alterações d os contratos de trabalho que sejam prejudiciais aos emp regados SÃO NULAS, ainda que de comum acordo, a teor do artigo 468 da CLT. Portanto, NÃO ASSINE NENHUM ACORDO INDIVIDUAL DE TRABALHO. Evite prejuízo ao seu direito! NÃO ACEITE PRESSÕES do empregador para assinar alterações ao contrato de trabalho ou Por tudo isso, para fechar acordos. ANTES, CONSULTE O SINDICATO! o sindicato alerta que em qualquer situação a Assessoria Jurídica da entidade está à disposição de toda a categoria nos plantões jurídicos, conforme link: Sindppd/RS O que está em jogo na Reforma Trabalhista?

21 O juiz do Trabalho de São Paulo, Jorge Luiz Souto Maior, especialista na área, professor da USP, escreveu artigos nos quais organizou os pontos da Reforma Trabalhista que mais impactarão e prejudicarão os trabalhadores. Ele também desmistifica algumas afirmações feitas pelos governos e empresários que defendem essa retirada dos nossos direitos. Abaixo, segue um breve resumo feito por nós do Sindppd/RS. Os artigos de Souto Maior podem ser encontrados, na íntegra, nestes links (clique nos títulos para acessá-los): Os 201 ataques da reforma aos trabalhadores A quem interessa essa reforma trabalhista? 1) A CLT é velha e desatualizada Esse é o principal mantra, repetido aos quatro ventos pelo Governo Temer, veículos de mídia comercial, por muitos empresários e, infelizmente, até por alguns trabalhadores, para justificar a modernização das leis trabalhistas brasileiras via a Reforma Trabalhista. No entanto, Souto Maior aponta que dos 921 artigos da CLT de 1943, apenas 188 continuam vigentes até hoje e, praticamente nenhum desses fixa custos aos empregadores. Do ponto de vista legislativo, o que rege as relações de trabalho no Brasil, junto com a Constituição, é uma série de leis esparsas, editadas em grande número do ano de 1964 em diante, tendo sido a maioria já na direção da flexibilização dos direitos. O PL 6787 de 2016, que visa modernizar a legislação do trabalho, altera mais de 200 dispositivos da CLT mas desses, apenas 7 artigos da CLT estavam vigentes em

22 1943. E MESMO ASSIM, não os revoga por inteiro. 2) Moderna? Que nada! A Reforma Trabalhista quer trazer de volta coisas velhas A livre negociação coletiva entre empresas e sindicato que a reforma quer trazer de volta já havia existido no Brasil até 31 de março de 1931 (quando foi instituído o Decreto ). A dita reforma modernizadora também procura ampliar as possibilidades da liberdade contratual individual, mas com essa iniciativa apenas se retomam os padrões jurídicos da locação de serviços, tal qual prevista no Brasil desde 1830, com as alterações sofridas em 1837, 1850, 1879 e ) Os principais ataques da Reforma Trabalhista aos nossos direitos: # Banco de horas (válido também mediante acordo individual): hoje, é apenas via acordo coletivo # Trabalho temporário: prazo ampliado para 180 dias, consecutivos ou não, podendo ser ampliado por mais 90 dias, nos termos da Lei n /17 # Trabalho a tempo parcial: ampliado para 36 horas semanais, com possibilidade de trabalho em horas extras # Terceirização da atividade-fim, com responsabilidade apenas subsidiária do tomador, prevendo quarteirização : na legislação atual, a responsabilidade da empresa que contrata os serviços terceirizados é solidária, isso é, se a empresa terceira não pagar valores devidos aos trabalhadores, quem precisará quitar é a empresa fim

23 # Trabalho intermitente, sem garantia sequer do recebimento do salário mínimo: o trabalhador/a poderá trabalhar por horas, dias ou somente em alguns meses do ano. Hoje, isso não é permitido # Negociado sobre o legislado, sem garantia efetiva para um questionamento na Justiça: hoje, prevalece a legislação, CLT e outros avanços pós-constituinte de 1988, com os acordos coletivos não podendo ser negociados com cláusulas menos vantajosas aos trabalhadores que do que o previsto na lei # Legaliza a jornada de por acordo individual: com possibilidade, ainda, de realização de horas extras, suprimindo o Descanso Semanal Remunerado e feriados # Teletrabalho: sem limitação da jornada, dificulta responsabilização do empregador por acidentes e permite a transferência dos custos ao empregado # Limitação das condenações por dano moral (com exclusão de responsabilidade da empresa tomadora dos serviços): na legislação atual, a empresa tomadora de serviço ou contratante da empresa terceirizada pode ser responsabilizada # Prevê a condenação do empregado por dano extrapatrimonial # Parametrização da indenização por dano moral do empregado ao empregador: ofensa de natureza leve, até três vezes o último salário contratual do ofendido; ofensa de natureza média, até cinco vezes o último salário contratual do ofendido; ofensa de natureza grave, até vinte vezes o último salário contratual do ofendido; ofensa de natureza gravíssima, até cinquenta vezes o último salário contratual do ofendido # Cria a figura do autônomo, que trabalha com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não # Permite o contrato individual sobre o legislado para o empregado, com nível superior, que receba salário de R$ ,62 ou mais # Cria o termo de quitação anual ampla por ajuste extrajudicial, firmando também durante a vigência do contrato: medida que pode ser exigida pela empresa para dificultar que o trabalhador venha a reclamar no futuro de um dano provocado pela empresa # Permite expressamente e, com isso, até incentiva, as dispensas coletivas e o PDV: facilita as demissões coletivas, que hoje precisam ser negociadas com os sindicatos

24 # Estabelece mecanismos processuais que, em concreto, impossibilita a anulação das cláusulas de negociação coletiva por ação individual, dificultando a ação coletiva # Elimina a ultratividade nos acordos coletivos: termina com a condição de que os acordos coletivos permaneçam vigentes até que sindicatos e empresas firmem novo acordo coletivo de trabalho. # Retira o Imposto Sindical obrigatório, mas não prevê a criação, mesmo que de forma deliberada em assembleias dos trabalhadores, de outras formas de contribuição da categoria, o que pode enfraquecer os sindicatos 4) Alterações da Reforma Trabalhista no âmbito da Justiça # Afastamento da Justiça do Trabalho: julgar os processos trabalhistas conforme Código Civil. Com isso, perde-se todo um legado da Justiça do Trabalho especializada em julgar processos trabalhistas # Prevê a arbitragem para quem ganha R$11.062,62 ou mais: ou seja, não permite que trabalhador que ganhe mais do que esse valor tenha acesso à Justiça do Trabalho # Institui a homologação de acordo extrajudicial: estimula a mediação em detrimento do direito a acionar a empresa por descumprimento da legislação # Assistência judiciária gratuita na Justiça do Trabalho apenas para quem ganha até R$ 1.659,39 # Exige pedidos certos e com valores especificados: o trabalhador, para acionar a Justiça, tem que saber qual o valor que quer pedir pelo dano. Não poderá ser feito cálculo pelos peritos judiciais # Impõe o pagamento de honorários periciais, mesmo na assistência judicial gratuita # Honorários advocatícios: sucumbência recíproca. Isso é, o trabalhador terá que

25 arcar com os custos do advogado do patrão # Impede a aplicação do IPCA para atualização do crédito do trabalhador em ações judiciais Sindppd/RS

O que está em jogo na Reforma Trabalhista?

O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O juiz do Trabalho de São Paulo, Jorge Luiz Souto Maior, especialista na área, professor da USP, escreveu artigos nos quais organizou os pontos da Reforma Trabalhista

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO REFORMA TRABALHISTA REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO 1. CONTEXTO POLÍTICO LEGISLATIVO 2. ARGUMENTOS 3. EIXOS DE BASE DA REFORMA 3. DETALHES DA LEI 13467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) 4. REFLEXÃO IMPEACHMENT CONTEXTO

Leia mais

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista Acordo coletivo Convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a legislação em pontos como jornada de trabalho, intervalo, plano de carreira,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017 REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual Luiz Fernando Alouche julho/2017 SUMÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO ALGUNSNÚMEROS COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA REFORMA ALTERAÇÕES NA QUESTÃO PROCESSUAL POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 31 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

SERPRO Campanha Salarial. praticar terceirização nas áreas fim da empresa e tirar mais direitos

SERPRO Campanha Salarial. praticar terceirização nas áreas fim da empresa e tirar mais direitos SERPRO Campanha Salarial 2019/2020: Empresa quer praticar terceirização nas áreas fim da empresa e tirar mais direitos Fotos da assembleia de 5ª feira (11/04), na Regional Porto Alegre (RS) Esta campanha

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 33 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 23 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 35 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA...

SUMÁRIO. Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 33 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

Reforma Trabalhista Lei /2017 Lajeado Setembro/2017. Apresentação: Eduardo Caringi Raupp

Reforma Trabalhista Lei /2017 Lajeado Setembro/2017. Apresentação: Eduardo Caringi Raupp Reforma Trabalhista Lei 13.467/2017 Lajeado Setembro/2017 Apresentação: Eduardo Caringi Raupp Lei 13.467/2017 Lei 13.467/2017 Verdadeira revolução no direito do trabalho, no direito processual do trabalho

Leia mais

Ano 3 7ª Edição Agosto de

Ano 3 7ª Edição Agosto de Ano 3 7ª Edição Agosto de 2017 www.terrasemmales.com.br A quem interessa que um acordo entre as partes esteja acima da lei historicamente construída para manter direitos dos trabalhadores? Como um pai

Leia mais

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU Assim como a tecnologia, que evolui constantemente para oferecer mais qualidade de vida, as leis trabalhistas também precisam ser

Leia mais

SERPRO: Mesa de negociação com o SERPRO Respostas óbvias e nenhum avanço

SERPRO: Mesa de negociação com o SERPRO Respostas óbvias e nenhum avanço SERPRO: Mesa de negociação com o SERPRO Respostas óbvias e nenhum avanço Nos dias 5 e 6 de Julho, aconteceu a segunda mesa de negociação com a direção do SERPRO em Brasília. A empresa, que tinha apresentado,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 Principais Pontos 1) Negociação Coletiva tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: jornada de trabalho Banco de Horas anual Intervalos Intrajornada

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Apuração final eleição OLT SERPRO 2017/2019

Apuração final eleição OLT SERPRO 2017/2019 Apuração final eleição OLT SERPRO 2017/2019 Saíram os resultados finais da eleição OLT SERPRO gestão 2017/2019, ocorrida no dia 12 de Dezembro. A eleição contou com uma chapa inscrita, União e Luta, para

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta!

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! À luta para resistir, colegas da TI! Por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou,

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Apuração final eleição OLT SERPRO 2017/2019

Apuração final eleição OLT SERPRO 2017/2019 Eleitos da OLT tomaram posse 2017/2019 Quarta-feira (3) foi realizada a posse dos eleitos da OLT gestão 2017/2019, em eleição que foi ocorrida no dia 12 de dezembro. No dia 22 de dezembro foi feita a apuração

Leia mais

Oportunidades da Reforma Trabalhista no setor de estacionamentos Outubro/2017. Apresentação Flávio Obino Filho

Oportunidades da Reforma Trabalhista no setor de estacionamentos Outubro/2017. Apresentação Flávio Obino Filho Oportunidades da Reforma Trabalhista no setor de estacionamentos Outubro/2017 Apresentação Flávio Obino Filho Essência da Lei nº 13.467/17 Alcance infinitamente maior do que a proposta do Governo erdadeira

Leia mais

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017 FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 10 dias. Há possibilidade de 1/3 do período ser pago em forma de abono. As férias poderão

Leia mais

PROCERGS Trabalhadores da Procergs suspendem greve

PROCERGS Trabalhadores da Procergs suspendem greve PROCERGS Trabalhadores da Procergs suspendem greve Categoria também rejeitou proposta da empresa e decidiu entrar com dissídio coletivo Os trabalhadores da Procergs mostraram, mais uma vez, que estão juntos

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) Em 23 de dezembro de 2016 foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 6787, de autoria do Poder Executivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

Reforma Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo Abras

Reforma Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo Abras Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) José Pastore Universidade de São Paulo Abras 13-09-2017 Uma reforma para o Brasil de hoje e de amanhã o A gênesis da Lei 13.467 PL 6787/2016 Estrutura simples o Papel

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017 REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,

Leia mais

Reforma trabalhista é aprovada no Senado

Reforma trabalhista é aprovada no Senado Reforma trabalhista é aprovada no Senado Confira o que muda na lei: O Senado aprovou nesta terça-feira (11) o texto da reforma trabalhista. Para virar lei, as novas regras ainda dependem da sanção do presidente

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR REFORMA TRABALHISTA PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles

Leia mais

A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS

A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS Possibilidade de Redução de Custos Trabalhistas Tempo na Empresa Período no qual o empregado está à disposição é inserido na jornada de trabalho.

Leia mais

Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE (4, 5 e 6 de agosto de 2017)

Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE (4, 5 e 6 de agosto de 2017) Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE (4, 5 e 6 de agosto de 2017) PROSPOSTAS APROVADAS POR CONSESO ENTRE AS ENTIDADES: A) Criar calendário de mobilização e luta a partir das datas de luta das entidades:

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL)

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) A QUE VEM A REFORMA? Várias razões estão sendo dadas: MANTER E CRIAR EMPREGOS COM REDUÇÃO NO CUSTO DO TRABALHO; REGULAR FORMAS MAIS FLEXÍVEIS DE CONTRATAR PARA ATENDER AS

Leia mais

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES CAMPANHAS SALARIAIS NO PÓS REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR São Paulo, 27 de julho de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência

Leia mais

Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei

Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei As alterações mexem em pontos como férias, jornada de trabalho, remuneração e plano de carreira; texto ainda depende da sanção do presidente

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS Lei nº 13.467/2017 REFORMA TRABALHISTA NOVIDADES NO PROCESSO DO TRABALHO PREPOSTO Preposto que representa o empregador em audiência NÃO precisa ser empregado (art.

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração

Leia mais

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores - Maio de 2018 - D I E E S E / Rede Bancários 1 2 A Reforma se fundamenta em reduzir a proteção institucional aos trabalhadores, por parte do Estado

Leia mais

A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS

A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS WOLNEI TADEU FERREIRA 14 setembro 2017 O autor deste material solicita que o mesmo não seja divulgado sem sua autorização ou, se o fizer, mencionar a fonte. O

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6787/16 na versão apresentada pelo relator, deputado

Leia mais

NOTA TÉCNICA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Análise preliminar do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.787/2016

NOTA TÉCNICA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Análise preliminar do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.787/2016 NOTA TÉCNICA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Análise preliminar do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.787/2016 1. Trata-se, desde logo, da mais profunda e extensa reforma trabalhista que se propõe nos últimos

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

Alerta Reforma Trabalhista

Alerta Reforma Trabalhista 1 Alerta Reforma Trabalhista Reforma Trabalhista Lei nº 13.467/2017 Em 13.07.2017 foi sancionada, pelo Presidente da República, a denominada reforma trabalhista, com inúmeras alterações na Consolidação

Leia mais

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência 22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência Em plenária realizada na manhã desta sexta-feira (16) na sede da Fetrafi, os representantes no Estado das principais

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Principais pontos que afetam a construção civil

REFORMA TRABALHISTA Principais pontos que afetam a construção civil CARTILHA REFORMA TRABALHISTA Principais pontos que afetam a construção civil SINDUSCON-AM/2017 SUMÁRIO 01 Acordos individuais... 6 02 Convenções e acordos coletivos... 7 03 Prazo de validade das normas

Leia mais

Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa?

Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa? contabilidade Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa? Conheça, ponto a ponto, como será a nova lei do trabalho Apoio: Obra Lei da Reforma Trabalhista comentada Artigo por Artigo Coordenador e coautor

Leia mais

CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA PARA OPERADORES DO DIREITO BLUMENAU/SC

CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA PARA OPERADORES DO DIREITO BLUMENAU/SC CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA PARA OPERADORES DO DIREITO BLUMENAU/SC A Diretora da Escola Superior da Magistratura do Trabalho em Santa Catarina EMATRA/SC, mantida pela Associação dos Magistrados do

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 INTRODUÇÃO A Lei n 13.467, de 13 de Julho de 2017, entrou em vigor a partir de 11 de novembro de 2017. Ela irá alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trazendo

Leia mais

Modernização da Lei Trabalhista Brasileira

Modernização da Lei Trabalhista Brasileira Modernização da Lei Trabalhista Brasileira Liberdade, Segurança Jurídica e Simplificação SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N. 6.787 DE 2016 DEPUTADO ROGÉRIO MARINHO (PSDB/RN) RELATOR Súmulas do TST Interpretações

Leia mais

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31)

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) 3271-5531 - www.contabilidadedias.com.br alterações na legislação trabalhista e os impactos nas relações de trabalho - Alterações

Leia mais

NOVAS REGRAS DA. REFORMA TRABALHISTA Curso com foco nas alterações previstas na Lei /17

NOVAS REGRAS DA. REFORMA TRABALHISTA Curso com foco nas alterações previstas na Lei /17 NOVAS REGRAS DA REFORMA TRABALHISTA Curso com foco nas alterações previstas na Lei 13.467/17 SOBRE O CURSO Visando capacitar profissionais frente as mudanças da legislação trabalhista, o curso tem o objetivo

Leia mais

Reforma Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo FIESP,

Reforma Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo FIESP, Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) José Pastore Universidade de São Paulo FIESP, 18-08-2017 Uma reforma para o Brasil de hoje e de amanhã A gênesis da Lei 13.467 Papel dos parlamentares líderes Deputado

Leia mais

O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017)

O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017) O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017) O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO PLC 38/2017 O Projeto de Lei 38/2017 (Reforma Trabalhista) altera cerca de

Leia mais

Cícero Domingos Penha. Reforma Trabalhista. Presidente Conselho Regional de Relações Trabalhistas FIEMG Vale do Paranaíba

Cícero Domingos Penha. Reforma Trabalhista. Presidente Conselho Regional de Relações Trabalhistas FIEMG Vale do Paranaíba Cícero Domingos Penha Reforma Trabalhista Presidente Conselho Regional de Relações Trabalhistas FIEMG Vale do Paranaíba SOCIOLOGIA DA REFORMA UMA EVOLUÇÃO CULTURAL 1)Traz um equilíbrio de forças nas Relações

Leia mais

Reforma trabalhista: retrocesso. Marlise Nunes Bauler OAB/RS Ana Cristina Costamilan OAB/RS

Reforma trabalhista: retrocesso. Marlise Nunes Bauler OAB/RS Ana Cristina Costamilan OAB/RS Reforma trabalhista: retrocesso Marlise Nunes Bauler OAB/RS 53.316 Ana Cristina Costamilan OAB/RS 30.229 Você já sabe o que muda na vida do trabalhador com a reforma trabalhista? O Projeto de Lei 6.787,

Leia mais

trabalhadores da Procergs mantêm direitos e arrancam INPC

trabalhadores da Procergs mantêm direitos e arrancam INPC Com luta e resistência, trabalhadores da Procergs mantêm direitos e arrancam INPC Às vésperas da deflagração da greve, cerca de 300 trabalhadores da PROCERGS estiveram presentes na assembleia dessa segunda-feira

Leia mais

BB TECNOLOGIA GREVE dos trabalhadores fecha campanha salarial com avanços. A luta vale a pena!

BB TECNOLOGIA GREVE dos trabalhadores fecha campanha salarial com avanços. A luta vale a pena! BB TECNOLOGIA GREVE dos trabalhadores fecha campanha salarial com avanços. A luta vale a pena! Fotos da assembleia em Porto Alegre (RS) Representantes do sindicatos da FNI do RS e de SC, FENADADOS e a

Leia mais

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas.

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Painel 12 Reforma Trabalhista Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Professora. Advogada. Consultora Jurídica. Especialista em Direito do Trabalho, Mestranda em Direito

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO (CLT)

CONTRATO DE TRABALHO (CLT) REFORMA TRABALHISTA CONTRATO DE TRABALHO (CLT) NOVAS MODALIDADES DE CONTRATAÇÃO 1 - Tempo Parcial (part time): até 30 horas semanais (sem horas extras); até 26 horas semanais (com até seis horas extras);

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Reunião UGT

REFORMA TRABALHISTA. Reunião UGT REFORMA TRABALHISTA Reunião UGT Aumento da multa pelo não registro de trabalhadores: CLT PL 6787/2016 O valor da multa administrativa para as empresas que não registram seus empregados é de um salário

Leia mais

O que está em jogo na Reforma Trabalhista?

O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O juiz do Trabalho de São Paulo, Jorge Luiz Souto Maior, especialista na área, professor da USP, escreveu artigos nos quais organizou os pontos da Reforma Trabalhista

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº 13.467 DE JULHO DE 2017 José Francisco Martins TEMPO À DISPOSIÇÃO NA EMPRESA OU FORA DELA Inclusão do 2º no artigo 4º: atividades que não serão mais consideradas

Leia mais

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista Prof. Maria Cláudia Felten E-mail: mariaclaudia@feltenadvogados.com.br - ASPECTOS QUE DEVEM SER RESSALTADOS, ANTES DE ADENTRAR AO TEXTO

Leia mais

NENHUM DIREITO A MENOS!

NENHUM DIREITO A MENOS! NENHUM DIREITO A MENOS! CONSTRUINDO A GREVE GERAL! RESISTÊNCIA PARA GARANTIR DIREITOS O alinhamento dos governos Temer e Sartori, ambos do PMDB, traduz o objetivo do golpe no Brasil: implantar políticas

Leia mais

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Publicado por ADVOCACIA Rondineli Varela NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Reforma trabalhista: entenda o que pode mudar na sua vida com as propostas apresentadas: Após passar pela comissão especial

Leia mais

Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador?

Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador? Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador? O presidente Michel Temer sancionou nessa quinta feira, 13.07, a proposta de reforma trabalhista que havia sido aprovada pelas duas casas do Congresso

Leia mais

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará...

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Você sabe para que serve a Reforma Trabalhista? É a reformulação da Consolidação

Leia mais

CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA PARA OPERADORES DO DIREITO CRICIÚMA/SC

CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA PARA OPERADORES DO DIREITO CRICIÚMA/SC CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA PARA OPERADORES DO DIREITO CRICIÚMA/SC A Diretora da Escola Superior da Magistratura do Trabalho em Santa Catarina EMATRA/SC, mantida pela Associação dos Magistrados do

Leia mais

POR NENHUM DIREITO A MENOS

POR NENHUM DIREITO A MENOS INFORMATIVO ELETRÔNICO 74 POR NENHUM DIREITO A MENOS O país amanheceu em greve geral no dia 28 de abril de 2017, contra a reforma trabalhista e da Previdência. Convocada por centrais sindicais e movimentos

Leia mais

Trabalhadores da DBServer aprovam Acordo que prevê jornada de 40h a partir de 2019

Trabalhadores da DBServer aprovam Acordo que prevê jornada de 40h a partir de 2019 Trabalhadores da DBServer aprovam Acordo que prevê jornada de 40h a partir de 2019 Cerca de 100 trabalhadores e trabalhadoras da empresa DBServer participaram da assembleia no final desta quarta-feira

Leia mais

Reforma Trabalhista. Principais mudanças. Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS

Reforma Trabalhista. Principais mudanças. Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS Reforma Trabalhista Principais mudanças Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS 66.561 Legislação Lei nº. 13.429/2017 Trata do trabalho temporário e dos serviços terceirizados. Lei nº. 13.467/2017 Trata

Leia mais

CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA PARA OPERADORES DO DIREITO ITAJAÍ/SC

CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA PARA OPERADORES DO DIREITO ITAJAÍ/SC CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA PARA OPERADORES DO DIREITO ITAJAÍ/SC A Diretora da Escola Superior da Magistratura do Trabalho em Santa Catarina EMATRA/SC, mantida pela Associação dos Magistrados do

Leia mais

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA Preparamos uma seleção dos pontos mais relevantes da Reforma para que possa entender melhor o que foi alterado e que, sem dúvida alguma, afetará a rotina de Sindicatos,

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

Informativo Machado Associados

Informativo Machado Associados Informativo Machado Associados Reforma trabalhista em vigor! Principais pontos de atenção A Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista) entrou em vigor no último sábado, 11 de novembro de 2017, provocando a

Leia mais

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Homologação Necessidade de assistência pelo sindicato ou Ministério do Trabalho no pedido de demissão de empregados com mais de um ano de serviço. Necessidade de homologação

Leia mais

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

texto-síntese REFORMA TRABALHISTA Riscos e perdas impostos pelo PL 6.787/2016 aos trabalhadores e ao movimento sindical

texto-síntese REFORMA TRABALHISTA Riscos e perdas impostos pelo PL 6.787/2016 aos trabalhadores e ao movimento sindical texto-síntese REFORMA TRABALHISTA Riscos e perdas impostos pelo PL 6.787/2016 aos trabalhadores e ao movimento sindical 02/05/2017 REFORMA TRABALHISTA texto-síntese: REFORMA TRABALHISTA Riscos e perdas

Leia mais

EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NO MUNDO SINDICAL. Brasília, Novembro de 2017

EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NO MUNDO SINDICAL. Brasília, Novembro de 2017 EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NO MUNDO SINDICAL Brasília, Novembro de 2017 Contextualização Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração

Leia mais

Serpro mantém reajuste abaixo da inflação. Seguimos em GREVE e exigimos Dissídio!

Serpro mantém reajuste abaixo da inflação. Seguimos em GREVE e exigimos Dissídio! Serpro mantém reajuste abaixo da inflação. Seguimos em GREVE e exigimos Dissídio! Ao lado, foto do piquete na Regional Porto Alegre. Abaixo, foto da Regional SP que fez pressão junto à sala em que ocorria

Leia mais

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais ANDES-SN ANFFA- ASFOC-SN ASMETRO-SN ASSIBGE-SN Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais dos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2017). Local: Auditório

Leia mais

Reformas : impactos sobre a classe trabalhadora. Iperó-SP, 16 de agosto de 2017

Reformas : impactos sobre a classe trabalhadora. Iperó-SP, 16 de agosto de 2017 Reformas : impactos sobre a classe trabalhadora Iperó-SP, 16 de agosto de 2017 Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração da previdência pública

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Curitiba, 7 de novembro de 2017

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Curitiba, 7 de novembro de 2017 MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Curitiba, 7 de novembro de 2017 PILARES DA MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA LEI DE TERCEIRIZAÇÃO - Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017 Vigência a partir de 1º de abril de 2017 LEI DE

Leia mais

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA COMO É Período de 1 ano para compensação; As horas de banco não sofrem acréscimo; Podem haver períodos e situações diferentes de compensação em convenção coletiva;

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA O QUE MUDA PARA O TRABALHADOR E O EMPREGADOR BRASILEIRO

REFORMA TRABALHISTA O QUE MUDA PARA O TRABALHADOR E O EMPREGADOR BRASILEIRO REFORMA TRABALHISTA O QUE MUDA PARA O TRABALHADOR E O EMPREGADOR BRASILEIRO MARCILENE EVANGELISTADA SILVA Pós-Graduanda em psicologia organizacional e do trabalho pela Unifor. Graduada em RH Consultora,

Leia mais

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos:

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos: INFORME N 01/2017 Projeto de Lei n. 6787/2016, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho CLT e a Lei n. 6.019/74, para dispor sobre eleições de representantes dos trabalhadores no local de trabalho

Leia mais

A Lei de Modernização Trabalhista e as Negociações Coletivas. Brasília, 21 de setembro de 2017

A Lei de Modernização Trabalhista e as Negociações Coletivas. Brasília, 21 de setembro de 2017 A Lei de Modernização Trabalhista e as Negociações Coletivas Brasília, 21 de setembro de 2017 IMPORTÂNCIA DA CONVENÇÃO COLETIVA a) Prestigia a atuação do sindicato; b) Permite a equalização de salários

Leia mais

REFORMA SINDICAL LEI Nº / 2017 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS PÓS REFORMA

REFORMA SINDICAL LEI Nº / 2017 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS PÓS REFORMA REFORMA SINDICAL LEI Nº 13.467/ 2017 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS PÓS REFORMA IVANI CONTINI BRAMANTE DESEMBARGADORA FEDERAL DO TRABALHO PROFESSORA DE DIREITO DO TRABALHO FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO

Leia mais

MAPA ETÉCNICO FISCAL - - facebook/mapaetecnicofiscal 1

MAPA ETÉCNICO FISCAL -  - facebook/mapaetecnicofiscal 1 MAPA ETÉCNICO FISCAL - www.etecnico.com.br - facebook/mapaetecnicofiscal 1 Sumário - Cenário das relações de trabalho no Brasil - Terceirização Lei n. 13.429/2017 - Modernização trabalhista PLC 38/2017

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR. CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL Direito intertemporal no direito material do trabalho...

SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR. CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL Direito intertemporal no direito material do trabalho... SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL... 3 1.1. Direito intertemporal no direito material do trabalho... 3 CAPÍTULO 2 A REFORMA TRABALHISTA E AS NORMAS INTERNA- CIONAIS...

Leia mais

VOCÊ JÁ LUTOU PELOS SEUS DIREITOS HOJE? SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

VOCÊ JÁ LUTOU PELOS SEUS DIREITOS HOJE? SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL VOCÊ JÁ LUTOU PELOS SEUS DIREITOS HOJE? SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL A Reforma Trabalhista, aprovada em julho de 2017 e sancionada pelo Temer, é um desastre

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. E-book

REFORMA TRABALHISTA. E-book REFORMA TRABALHISTA R E-book REFORMA TRABALHISTA Quais foram as mudanças? A Lei nº13.467/17 foi publicada no dia 13 de julho de 2017 entrou em vigor no dia 10 de novembro de 2017. Alteração da Consolidação

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini

REFORMA TRABALHISTA. Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini REFORMA TRABALHISTA Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini 1 PLC 38/2017 - Reforma Trabalhista Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),

Leia mais

Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho.

Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho. Grupo Econômico Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho. Necessário interesse integrado, efetiva comunhão de interesses e atuação integrada das empresas. Art.2º, 2 e 3. Horas Extras (tempo

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE PLC 38/2017: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE PLC 38/2017: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho CONSIDERAÇÕES SOBRE PLC 38/2017: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho DÉFICIT DEMOCRÁTICO A proposta contida no substitutivo em

Leia mais

CAMPANHA UNIFICADA SALARIAL COPEL 2018 EIXO DE PAUTA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO SEÇÃO I CLÁUSULAS INERENTES AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

CAMPANHA UNIFICADA SALARIAL COPEL 2018 EIXO DE PAUTA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO SEÇÃO I CLÁUSULAS INERENTES AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO CAMPANHA UNIFICADA SALARIAL COPEL 2018 EIXO DE PAUTA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO SEÇÃO I CLÁUSULAS INERENTES AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO CLÁUSULA 1 MANUTENÇÃO DAS CONQUISTAS ANTERIORES A Copel manterá

Leia mais

Modernização Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo Natal,

Modernização Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo Natal, Modernização Trabalhista (Lei 13.467/2017) José Pastore Universidade de São Paulo Natal, 21-08-2017 Uma reforma para o Brasil de hoje e de amanhã o A gênesis da Lei 13.467 o Papel dos parlamentares líderes

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

lipping Jurídico Extraordinário

lipping Jurídico Extraordinário C lipping Jurídico Extraordinário 14 de julho de 2017. Reforma Trabalhista 52 tópicos das principais mudanças: 1- fim da necessidade de homologação da rescisão e demissão de empregado com mais de 1 ano;

Leia mais

CAMPANHA UNIFICADA SALARIAL COPEL PAUTA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018 SEÇÃO I CLÁUSULAS INERENTES AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

CAMPANHA UNIFICADA SALARIAL COPEL PAUTA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018 SEÇÃO I CLÁUSULAS INERENTES AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO CAMPANHA UNIFICADA SALARIAL COPEL PAUTA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018 SEÇÃO I CLÁUSULAS INERENTES AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO CLÁUSULA 1 MANUTENÇÃO DAS CONQUISTAS ANTERIORES A Copel manterá

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações

Leia mais