Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador?"

Transcrição

1 Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador? O presidente Michel Temer sancionou nessa quinta feira, 13.07, a proposta de reforma trabalhista que havia sido aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional: Câmara dos Deputados e Senado Federal. Com isso, abriu a temporada oficial de dúvidas dos trabalhadores. E não sem motivos, pois a reforma promove mudanças práticas e importantes na vida dos empregados, como na jornada de trabalho, férias, banco de horas, remuneração, descanso intrajornada, trabalho home ofice etc. A reforma trabalhista passa a valer 120 dias após ser sancionada pelo presidente, mas sofrerá mudanças nesse período. Michel Temer havia se comprometido com aliados a editar Medida Provisória (MP), alterando alguns pontos polêmicos da Reforma Trabalhista, e já enviou um esboço para avaliação dos parlamentares. Entre os pontos que podem ser alterados estão a jornada 12x36, o trabalho intermitente, a possibilidade de mulheres grávidas ou que estejam amamentando trabalharem em locais insalubres, a indenização por danos morais, o trabalho dos autônomos, entre outras. Confira, abaixo, algumas mudanças introduzidas com a reforma ACORDOS COLETIVOS Atualmente, acordos coletivos não podem se sobrepor ao que é previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). : Terão força de lei e poderão regulamentar, entre outros pontos, a jornada de trabalho de até 12 horas, dentro do limite de 48 horas semanais, incluindo horas extras. Parcelamento das férias, participação nos lucros e resultados, intervalo, plano de cargos e salários, banco de horas também poderão ser negociados. Não podem ser alterados: o texto define uma série de pontos da CLT que não poder ser retirados ou mudados por convenção coletiva. Pontos como FGTS, salário mínimo, 13º salário, seguro-desemprego, benefícios previdenciários, licença-maternidade e normas relativas à segurança e saúde do trabalhador não poderão entrar na negociação. JORNADA 12 x 36 Como é Jornada de 44 horas semanais, com no máximo oito horas diárias. (passível de mudança na Medida Provisória do governo a ser enviada ao A jornada diária pode chegar a até 12 horas, com 36 horas de intervalo ininterruptos. Será permitida com acordo ou convenção coletiva. JORNADA PARCIAL

2 Atualmente, a jornada parcial é de até 25 horas semanais, sem hora extra e com direito a férias de 18 dias. : Poderá ser de até 30 horas semanais, sem hora extra, ou de até 26 horas semanais, com acréscimo de até seis horas (nesse caso, o trabalhador terá direito a 30 dias de férias). PARCELAMENTO DE FÉRIAS Atualmente, as férias podem ser parceladas em até duas vezes em casos excepcionais. Um dos períodos não pode ser inferior a dez dias corridos. : As férias poderão ser parceladas em até três vezes. Nenhum dos períodos pode ser inferior a cinco dias corridos e um deles deve ser maior que 14 dias (as férias não poderão começar dois dias antes de feriados ou no fim de semana). Além disso, a legislação em vigor determina que aos menores de 18 anos e aos maiores de 50 anos, as férias serão sempre concedidas de uma só vez. A reforma retira essa regra e, para ambos os casos, as férias poderão ser divididas, negociando o período com a empresa. FERIADOS Os acordos coletivos também poderão determinar a troca do dia do feriado. Um feriado na quinta feira poderia ser mudado para sexta feira, por exemplo, impedindo a folga na quinta e na sexta (dia enforcado). A folga seria só na sexta. PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS O plano de cargos e salários precisa ser homologado no Ministério do Trabalho e constar do contrato de trabalho. : Poderá ser negociado entre patrões e trabalhadores sem necessidade de homologação nem registro em contrato, podendo ser mudado constantemente. GRÁVIDAS E LACTANTES Mulheres grávidas ou lactantes estão proibidas de trabalhar em lugares com condições insalubres. Não há limite de tempo para avisar a empresa sobre a gravidez. : (passível de mudança na Medida Provisória do governo a ser enviada ao É permitido o trabalho de mulheres grávidas em ambientes considerados insalubres, a não ser que apresentem atestado médico que garanta que não há risco ao bebê nem à mãe. Mulheres demitidas têm até 30 dias para informar a empresa sobre a gravidez. TEMPO NA EMPRESA A CLT considera serviço efetivo o período em que o empregado está à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens.

3 : Não são consideradas dentro da jornada de trabalho as atividades no âmbito da empresa como descanso, estudo, alimentação, interação entre colegas, higiene pessoal e troca de uniforme. DESCANSO O trabalhador que exerce a jornada padrão de 8 horas diárias tem direito a no mínimo uma hora e a no máximo duas horas de intervalo para repouso ou alimentação. : O intervalo dentro da jornada de trabalho poderá ser negociado e reduzido para 30 minutos. REMUNERAÇÃO A remuneração por produtividade não pode ser inferior à diária correspondente ao piso da categoria ou salário mínimo. Comissões, gratificações, percentagens, gorjetas e prêmios integram os salários. : O pagamento do piso ou salário mínimo não será obrigatório na remuneração por produção. Além disso, trabalhadores e empresas poderão negociar todas as formas de remuneração, que não precisam fazer parte do salário. DEMISSÃO Na lei atual, existem duas situações: se o trabalhador é demitido por justa causa ou se demite, não recebe multa sobre os recursos do FGTS nem pode sacá-lo. Se é demitido sem justa causa, recebe a multa de 40% do saldo e pode retirar os recursos depositados. : Empregador e empregado podem chegar a um acordo para demissão, no qual o trabalhador recebe 20% da multa e pode sacar 80% os recursos do FGTS. TRABALHO INTERMITENTE Atualmente, a CLT não prevê esse tipo de contrato : (passível de mudança na Medida Provisória do governo a ser enviada ao Serão permitidos contratos em que o trabalho não é contínuo. O empregador deverá convocar o empregado com pelo menos três dias de antecedência. A remuneração será definida por hora trabalhada e o valor não poderá ser inferior ao valor da hora aplicada no salário mínimo. Ele terá direito a férias, FGTS, previdência e 13º salário proporcionais. O empregado terá um dia útil para responder ao chamado. Depois de aceita a oferta, o empregador ou o empregado que descumprir, sem motivos justos, o contrato, terá de pagar à outra parte 50% da remuneração que seria devida.

4 .AUTÔNOMOS Atualmente, é permitido a empresas contratar autônomos, mas se houver exclusividade e continuidade, a Justiça obriga o empregador a indenizar o autônomo como se fosse um celetista. : (passível de mudança na Medida Provisória do governo a ser enviada ao As empresas poderão contratar autônomos e, ainda que haja relação de exclusividade e continuidade, o projeto prevê que isso não será considerado vínculo empregatício. BANCO DE HORAS O excesso de horas em um dia de trabalho pode ser compensado em outro dia, desde que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas. Há também um limite de 10 horas diárias. O banco de horas pode ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação se realize no período máximo de seis meses. TRANSPORTE PARA O TRABALHO Quando o empregador fornecer condução para o trabalhador, o tempo de deslocamento é computado para a jornada de trabalho. A empresa poderá deixar de pagar as horas de deslocamento a partir da vigência da nova lei. A justiça trabalhista tem decidido que o empregador deve pagar pelo tempo total que o empregado fica à sua disposição. Isso inclui o tempo em que ele estiver dentro de um transporte fornecido pela empresa ou se deslocando para seu posto de trabalho. É o caso de trabalhadores rurais, cuja entrada da fazenda pode ser distante, ou de empresas localizadas em lugares afastados. HOME OFICE/TELETRABALHO Atualmente, esse tipo de trabalho não é previsto pela CLT. A proposta regulamenta o chamado Home Office, quando o funcionário trabalha à distância (em casa, por exemplo). Entre outras medidas, ele determina que o home office deve constar no contrato de trabalho, assim como as atividades do trabalhador, e que a jornada do funcionário nessa situação não tem limite máximo definido por lei. O contrato deve estipular de quem é a responsabilidade pelos custos e manutenção do material usado no trabalho. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Atualmente, é obrigatória e descontada uma vez por ano diretamente do salário do trabalhador.

5 : Deixará de ser obrigatória. Caberá ao trabalhador autorizar o pagamento. PRAZO DE VALIDADE DAS NORMAS COLETIVAS As cláusulas dos acordos e convenções coletivas de trabalho integram os contratos individuais de trabalho e só podem ser modificados ou suprimidos por novas negociações coletivas. Passado o período de vigência, permanecem valendo até que sejam feitos novos acordos ou convenções coletivas. O que for negociado não precisará ser incorporado ao contrato de trabalho. Os sindicatos e as empresas poderão dispor livremente sobre os prazos de validade dos acordos e convenções coletivas, bem como sobre a manutenção ou não dos direitos ali previstos quando expirados os períodos de vigência. E, em caso de expiração da validade, novas negociações terão de ser feitas. DANOS MORAIS Os juízes estipulam o valor em ações envolvendo danos morais. : (passível de mudança na Medida Provisória do governo a ser enviada ao A proposta impõe limitações ao valor a ser pleiteado pelo trabalhador, estabelecendo um teto para alguns pedidos de indenização. Ofensas graves cometidas por empregadores devem ser de no máximo 50 vezes o último salário contratual do ofendido. RESCISÃO CONTRATUAL A homologação da rescisão contratual deve ser feita em sindicatos. A homologação da rescisão do contrato de trabalho pode ser feita na empresa, na presença dos advogados do empregador e do funcionário que pode ter assistência do sindicato. AÇÕES NA JUSTIÇA O trabalhador pode faltar a até três audiências judiciais. Os honorários referentes a perícias são pagos pela União. Além disso, quem entra com ação não tem nenhum custo. O trabalhador será obrigado a comparecer às audiências na Justiça do Trabalho e, caso perca a ação, arcar com as custas do processo. Para os chamados honorários de sucumbência, devidos aos advogados da parte vencedora, quem perder a causa terá de pagar entre 5% e 15% do valor da sentença. Caso o empregado assine a rescisão contratual, fica impedido de questioná-la posteriormente na Justiça trabalhista. Além disso, fica limitado a 8 anos o prazo para andamento das ações. Se até lá a ação não tiver sido julgada ou concluída, o processo será extinto.

6 TERCEIRIZAÇÃO O presidente Michel Temer sancionou o projeto de lei que permite a terceirização para atividades-fim. Haverá uma quarentena de 18 meses que impede que a empresa demita o trabalhador efetivo para recontratá-lo como terceirizado. O texto prevê ainda que o terceirizado deverá ter as mesmas condições de trabalho dos efetivos, como atendimento em ambulatório, alimentação, segurança, transporte, capacitação e qualidade de equipamentos. Síntese dos textos: Cida Morais Fontes: aprova%c3%a7%c3%a3o-da-reforma-trabalhista/ar- BBEg1PN?li=AAggXC1&ocid=mailsignout ttps://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/07/14/mudanca-na-lei-trabalhista-ainda-naoacabou-veja-o-que-pode-ser-alterado.htm

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017 FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 10 dias. Há possibilidade de 1/3 do período ser pago em forma de abono. As férias poderão

Leia mais

Reforma trabalhista é aprovada no Senado

Reforma trabalhista é aprovada no Senado Reforma trabalhista é aprovada no Senado Confira o que muda na lei: O Senado aprovou nesta terça-feira (11) o texto da reforma trabalhista. Para virar lei, as novas regras ainda dependem da sanção do presidente

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR REFORMA TRABALHISTA PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles

Leia mais

Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei

Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei As alterações mexem em pontos como férias, jornada de trabalho, remuneração e plano de carreira; texto ainda depende da sanção do presidente

Leia mais

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista Acordo coletivo Convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a legislação em pontos como jornada de trabalho, intervalo, plano de carreira,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Principais pontos que afetam a construção civil

REFORMA TRABALHISTA Principais pontos que afetam a construção civil CARTILHA REFORMA TRABALHISTA Principais pontos que afetam a construção civil SINDUSCON-AM/2017 SUMÁRIO 01 Acordos individuais... 6 02 Convenções e acordos coletivos... 7 03 Prazo de validade das normas

Leia mais

Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei

Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei Texto ainda depende da sanção do presidente da República. As novas regras devem começar a valer em novembro, 120 dias depois que forem

Leia mais

Boletim Informativo da Contabilidade

Boletim Informativo da Contabilidade ESTA EDIÇÃO Reforma Trabalhista. 1 Nesta edição : Alguns pontos da Reforma trabalhista que entra em vigor em 11/11/2017; Pelas novas regras surge nova relação entre patrão e empregados; Acordos que podem

Leia mais

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará...

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Você sabe para que serve a Reforma Trabalhista? É a reformulação da Consolidação

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 Principais Pontos 1) Negociação Coletiva tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: jornada de trabalho Banco de Horas anual Intervalos Intrajornada

Leia mais

Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa?

Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa? contabilidade Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa? Conheça, ponto a ponto, como será a nova lei do trabalho Apoio: Obra Lei da Reforma Trabalhista comentada Artigo por Artigo Coordenador e coautor

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PARA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PARA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA? APRESENTAÇÃO A reforma trabalhista tem provocado muita polêmica no País. Muitas pessoas ainda não conhecem o seu verdadeiro conteúdo e como a reforma vai afetar a vida de trabalhadores e empregadores.

Leia mais

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6787/16 na versão apresentada pelo relator, deputado

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA? APRESENTAÇÃO A aprovação do projeto da reforma trabalhista abriu caminho para a renovação nas relações de trabalho, individuais e coletivas. Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos tipos de contratação,

Leia mais

Caleffi&Vanin Advogados Associados S/S

Caleffi&Vanin Advogados Associados S/S Veja abaixo as principais mudanças com a reforma trabalhista. O texto ainda pode sofrer alterações. FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser As férias poderão ser fracionadas fracionadas em até dois em até

Leia mais

Entenda 30 pontos centrais da nova lei trabalhista aprovada no Senado

Entenda 30 pontos centrais da nova lei trabalhista aprovada no Senado Entenda 30 pontos centrais da nova lei trabalhista aprovada no Senado Novas regras devem entrar em vigor a partir de novembro. Veja como era antes e como deve ficar após a reforma Publicado em 12/07/2017

Leia mais

VOCÊ JÁ LUTOU PELOS SEUS DIREITOS HOJE? SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

VOCÊ JÁ LUTOU PELOS SEUS DIREITOS HOJE? SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL VOCÊ JÁ LUTOU PELOS SEUS DIREITOS HOJE? SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL A Reforma Trabalhista, aprovada em julho de 2017 e sancionada pelo Temer, é um desastre

Leia mais

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA COMO É Período de 1 ano para compensação; As horas de banco não sofrem acréscimo; Podem haver períodos e situações diferentes de compensação em convenção coletiva;

Leia mais

Leandro Almeida Marques

Leandro Almeida Marques INFORMATIVO JURÍDICO 01/2017 DIRECIONADO AOS EMPRESÁRIOS LOTÉRICOS DO ESTADO DO PARANÁ. INFOJUR/SINLOPAR/CARDOSOEMARQUESADVOGADOS.01/2017 Prezados Lotéricos Dando sequência aos trabalhos (INFORMATIVOS)

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO. A compensação de jornada pode ser Compensação. pode ser compensado em outro, desde

JORNADA DE TRABALHO. A compensação de jornada pode ser Compensação. pode ser compensado em outro, desde JORNADA DE TRABALHO Banco de horas Somente poderia ser instituído por negociação coletiva, desde que fosse compensado dentro de 1 ano. Autoriza a criação do banco de horas através de acordo individual

Leia mais

GUIA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA

GUIA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA GUIA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Entenda as principais mudanças da Reforma Trabalhista, que passa a vigorar a partir de 11 de novembro de 2017. No total, foram alterados mais de 100 pontos da Consolidação

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas.

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Painel 12 Reforma Trabalhista Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Professora. Advogada. Consultora Jurídica. Especialista em Direito do Trabalho, Mestranda em Direito

Leia mais

Especial Reforma Trabalhista. Saiba o que Mudou

Especial Reforma Trabalhista. Saiba o que Mudou Especial Reforma Trabalhista Saiba o que Mudou A Lei 13.467/2017 (Chamada de Reforma Trabalhista), foi publicada no dia 14 de julho de 2017, e entrou em vigor no dia 11 de Novembro de 2017, trazendo várias

Leia mais

capa Daniel Fassa Para entender a reforma trabalhista 20 Cidade Nova Setembro 2017 nº 9

capa Daniel Fassa Para entender a reforma trabalhista 20 Cidade Nova Setembro 2017 nº 9 capa Daniel Fassa daniel@cidadenova.org.br Para entender a reforma trabalhista 20 ECONOMIA A partir de novembro, trabalhadores e empresários deverão seguir novas regras. Confira o que mudou e como isso

Leia mais

Trabalhadores precisam se unir e cobrar dos parlamentares o voto contrário às reformas Ter, 27 de Junho de :51

Trabalhadores precisam se unir e cobrar dos parlamentares o voto contrário às reformas Ter, 27 de Junho de :51 A Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, entidade que representa mais de 700 mil trabalhadores no Estado, está determinada a lutar para impedir que se consolide o avanço contra os

Leia mais

Veja o que muda para empresários e empregados com a reforma trabalhista

Veja o que muda para empresários e empregados com a reforma trabalhista Veja o que muda para empresários e empregados com a reforma trabalhista Fonte: Folha de São Paulo - Mercado, por Fernanda Perrin, 12/07/2017 O Senado aprovou nesta terça-feira (11) a reforma trabalhista

Leia mais

Manual das novas LEIS Trabalhistas

Manual das novas LEIS Trabalhistas Manual das novas LEIS Trabalhistas Entenda tudo o que mudou com a Reforma das Leis Trabalhistas MANUAL DA REFORMA TRABALHISTA Conteúdo Introdução... 3 Banco de Horas... 4 Férias... 5 Jornada... 6 Demissão...

Leia mais

Reforma trabalhista: retrocesso. Marlise Nunes Bauler OAB/RS Ana Cristina Costamilan OAB/RS

Reforma trabalhista: retrocesso. Marlise Nunes Bauler OAB/RS Ana Cristina Costamilan OAB/RS Reforma trabalhista: retrocesso Marlise Nunes Bauler OAB/RS 53.316 Ana Cristina Costamilan OAB/RS 30.229 Você já sabe o que muda na vida do trabalhador com a reforma trabalhista? O Projeto de Lei 6.787,

Leia mais

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA Preparamos uma seleção dos pontos mais relevantes da Reforma para que possa entender melhor o que foi alterado e que, sem dúvida alguma, afetará a rotina de Sindicatos,

Leia mais

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória Tema Lei Anterior Lei nº. 13.467/2017 Medida Provisória Terceirização Sócio Retirante Salário e Remuneração A Lei nº. 13.429/2017, a qual permite a contratação de prestadores de serviços especializados

Leia mais

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU Assim como a tecnologia, que evolui constantemente para oferecer mais qualidade de vida, as leis trabalhistas também precisam ser

Leia mais

FIQUE POR DENTRO DA REFORMA TRABALHISTA

FIQUE POR DENTRO DA REFORMA TRABALHISTA Ela já foi aprovada e entrará em vigor em breve. Você quer ser o último a conhecer suas mudanças? FIQUE POR DENTRO DA REFORMA TRABALHISTA Conheça as vantagens e as desvantagens de cada uma das diversas

Leia mais

TEMPO A DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR

TEMPO A DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR REFORMA TRABALHISTA A Lei n 13.467/2017, publicada no DOU de 14/07/2017, denominada da Reforma Trabalhista, tem como principais objetivos: a modernização das regras laborais, a realidade praticada nas

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. E-book

REFORMA TRABALHISTA. E-book REFORMA TRABALHISTA R E-book REFORMA TRABALHISTA Quais foram as mudanças? A Lei nº13.467/17 foi publicada no dia 13 de julho de 2017 entrou em vigor no dia 10 de novembro de 2017. Alteração da Consolidação

Leia mais

valer a partir de novembro

valer a partir de novembro 1 Com a reforma trabalhista votada e aprovada em 11 de julho deste ano, algumas questões da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) sofreram importantes alterações, que começam a valer a partir de novembro

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações

Leia mais

Circular Jurídica nº 175 Temer sanciona reforma trabalhista e afirma manter direitos constitucionais.

Circular Jurídica nº 175 Temer sanciona reforma trabalhista e afirma manter direitos constitucionais. Circular Jurídica nº 175 Temer sanciona reforma trabalhista e afirma manter direitos constitucionais. Dois dias depois de aprovação no Senado, a reforma trabalhista foi sancionada nesta quinta-feira (13/7)

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 INTRODUÇÃO A Lei n 13.467, de 13 de Julho de 2017, entrou em vigor a partir de 11 de novembro de 2017. Ela irá alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trazendo

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

Disciplina Engenharia e Sociedade

Disciplina Engenharia e Sociedade Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia Civil Disciplina Engenharia e Sociedade Material de Apoio Oitavo Período EPD097 TURMA E Engenharia Civil Primeiro

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) Em 23 de dezembro de 2016 foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 6787, de autoria do Poder Executivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

fim do acerto informal novos tipos de jornadas mudanças nas jornadas que já existem fim do imposto sindical obrigatório negociado X LEGISLADO

fim do acerto informal novos tipos de jornadas mudanças nas jornadas que já existem fim do imposto sindical obrigatório negociado X LEGISLADO 2 índice 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 fim do acerto informal novos tipos de jornadas mudanças nas jornadas que já existem fim do imposto sindical obrigatório negociado X LEGISLADO Pausa

Leia mais

Fatos nacionais (PARTE I) (Política e seus desdobramentos)

Fatos nacionais (PARTE I) (Política e seus desdobramentos) Fatos nacionais (PARTE I) (Política e seus desdobramentos) As alterações mexem em pontos como férias, jornada, remuneração e plano de carreira, além de implantar e regulamentar novas modalidades de trabalho,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E-Social O que é? Sistema de coleta de informação das relações trabalhistas. O sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento

Leia mais

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31)

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) 3271-5531 - www.contabilidadedias.com.br alterações na legislação trabalhista e os impactos nas relações de trabalho - Alterações

Leia mais

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA A Reforma Trabalhista no Brasil de 2017 é uma mudança significativa na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei n o 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017 MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 PANORAMA ATUAL VIGÊNCIA 11 DE NOVEMBRO DE 2017 ALTERAÇÕES POR MEDIDA PROVISÓRIA Grupo de trabalho: a) Gestante em situação de insalubridade

Leia mais

Informativo Reforma Trabalhista Lei /2017

Informativo Reforma Trabalhista Lei /2017 A União, vem através desse comunicado, informar as mudanças que ocorrerão com a reforma trabalhista, das quais, as empresas terão 120 dias para se adequarem as novas práticas e rotinas, ou seja, a partir

Leia mais

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista LEI Nº. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a CLT, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho Reforma Trabalhista A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), que foi sancionada em 13 de

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017 REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual Luiz Fernando Alouche julho/2017 SUMÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO ALGUNSNÚMEROS COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA REFORMA ALTERAÇÕES NA QUESTÃO PROCESSUAL POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES

Leia mais

ENTENDA: RESCISÃO DE TRABALHO HORA EXTRA FÉRIAS O COMPANHEIRO

ENTENDA: RESCISÃO DE TRABALHO HORA EXTRA FÉRIAS O COMPANHEIRO 1 DEPOIS DE 74 ANOS, a Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, alterou e deu nova redação a mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas só entrou em vigor no dia 10/11/2017. Concretamente,

Leia mais

BOLETIM 03 - JUNHO 2017

BOLETIM 03 - JUNHO 2017 BOLETIM 03 - JUNHO 2017 Cadastre seu e-mail e receba as informações atualizadas. Acesse: www.sinserconrs.com.br ou e-mail: sinserconrs@terra.com.br. Siga também o Sinsercon/RS através do Facebook REFORMA

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini

REFORMA TRABALHISTA. Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini REFORMA TRABALHISTA Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini 1 PLC 38/2017 - Reforma Trabalhista Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Objetivo: Apresentar as alterações na legislação trabalhista após a publicação da Lei /2017. INFORMAÇÃO INTERNA

REFORMA TRABALHISTA. Objetivo: Apresentar as alterações na legislação trabalhista após a publicação da Lei /2017. INFORMAÇÃO INTERNA INFORMAÇÃO INTERNA REFORMA TRABALHISTA Objetivo: Apresentar as alterações na legislação trabalhista após a publicação da Lei 13.467/2017. INFORMAÇÃO INTERNA: este documento foi classificado pela área de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº 13.467 DE JULHO DE 2017 José Francisco Martins TEMPO À DISPOSIÇÃO NA EMPRESA OU FORA DELA Inclusão do 2º no artigo 4º: atividades que não serão mais consideradas

Leia mais

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E SEUS REFLEXOS NO COTIDIANO DAS FARMÁCIAS ANGÉLICA SILVA ALVES

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E SEUS REFLEXOS NO COTIDIANO DAS FARMÁCIAS ANGÉLICA SILVA ALVES MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E SEUS REFLEXOS NO COTIDIANO DAS FARMÁCIAS ANGÉLICA SILVA ALVES CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Reforma trouxe a possibilidade de negociação de direitos, o que antes era totalmente

Leia mais

A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS

A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS Possibilidade de Redução de Custos Trabalhistas Tempo na Empresa Período no qual o empregado está à disposição é inserido na jornada de trabalho.

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO

REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO LUCIANO DOS SANTOS NUNES - CONSULTORIA TRABALHISTA - PERÍCIA CONTÁBIL REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO TERESINA-PI 13-9-2017 LEIS Nºs 13.134/2015 e 13.135/2015 NOVAS REGRAS DO SEGURO-

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO.

REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO. REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO. JORNADA DE TRABALHO Banco de Horas Banco de horas somente poderia ser instituído por negociação coletiva, a serem compensadas dentro de 1 ano. Autoriza a criação

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA E REGISTRO DE PONTO

REFORMA TRABALHISTA E REGISTRO DE PONTO A Lei 13.467, conhecida como Reforma Trabalhista, sancionada em 13/07/17, entrará, efetivamente em vigor no próximo mês de novembro. Há diversos pontos nesta Lei que influenciam direta ou indiretamente

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Veja o que muda a partir de Novembro de 2017.

REFORMA TRABALHISTA Veja o que muda a partir de Novembro de 2017. REFORMA TRABALHISTA Veja o que muda a partir de Novembro de 2017. Publicada no dia 14 de Julho, a lei nº 13.467/2017, mais conhecida como reforma trabalhista, promoveu diversas alterações na Consolidação

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr VACATIO LEGIS Negociado x legislado O que pode negociar? O que não pode? Negociado x legislado Exercício Em quais dos

Leia mais

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Publicado por ADVOCACIA Rondineli Varela NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Reforma trabalhista: entenda o que pode mudar na sua vida com as propostas apresentadas: Após passar pela comissão especial

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. As mudanças da CLT

REFORMA TRABALHISTA. As mudanças da CLT REFORMA TRABALHISTA As mudanças da CLT Sumário - INTRODUÇÃO - GRUPO ECONÔMICO - HORAS EXTRAS - BANCO DE HORAS - FÉRIAS - HORAS IN ITINERE - TRABALHO AUTÔNOMO - CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO PARCIAL -

Leia mais

Informativo Machado Associados

Informativo Machado Associados Informativo Machado Associados Reforma trabalhista em vigor! Principais pontos de atenção A Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista) entrou em vigor no último sábado, 11 de novembro de 2017, provocando a

Leia mais

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos?

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos? Reforma Trabalhista Oportunidades e ameaças 1. FÉRIAS - O que muda no pequeno negócio agora que é possível fracionar as férias em até três períodos? Até essa alteração, era possível dividir os 30 dias

Leia mais

A Reforma Trabalhista EM PERGUNTAS E RESPOSTAS

A Reforma Trabalhista EM PERGUNTAS E RESPOSTAS São Paulo Santo André Campinas Brasília Fortaleza A Reforma Trabalhista Rua Júlio Gonzalez,132 28º andar Cjs. 221 e 222 Barra Funda cep 01156-060 - São Paulo - SP Fone + 55 11 3066-4800 Fax + 55 11 3066-4848

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA... Sancionada em 13/07/2017 Lei 13.467 Vigência: 11 de Novembro de 2017 A REFORMA TRABALHISTA... CLT - DOS 922 ARTIGOS (Decreto-Lei nº 5.452/1943):

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - Lei nº /2017

REFORMA TRABALHISTA - Lei nº /2017 No quadro abaixo, detalharemos de uma forma mais resumida, por assunto, para uma leitura mais rápida, as principais mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista 2017, através da Lei nº 13.467/2017, que entra

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO CIRCULAR Nº 028/ 2017 São Paulo, 25 de Julho de 2017. REFORMA TRABALHISTA Foi publicada no DOU (14.7.2017) a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT e as Leis nº 6.019/1974, 8.036/1990 e 8.212/1991, para

Leia mais

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Homologação Necessidade de assistência pelo sindicato ou Ministério do Trabalho no pedido de demissão de empregados com mais de um ano de serviço. Necessidade de homologação

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA J U L H O

REFORMA TRABALHISTA J U L H O REFORMA TRABALHISTA J U L H O 2 0 1 7 Reforma Trabalhista Com a publicação da Lei nº 13.467/2017 foi aprovada a Reforma Trabalhista com a alteração da CLT Consolidação das Leis do Trabalho. As empresas

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Curitiba, 7 de novembro de 2017

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Curitiba, 7 de novembro de 2017 MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Curitiba, 7 de novembro de 2017 PILARES DA MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA LEI DE TERCEIRIZAÇÃO - Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017 Vigência a partir de 1º de abril de 2017 LEI DE

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 O projeto chegou à Câmara dos Deputados, enviado pelo Executivo, com a previsão de alterar sete artigos

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

CIRCULAR Nº 29/2017. REF.: Reforma Trabalhista Importantes alterações na CLT

CIRCULAR Nº 29/2017. REF.: Reforma Trabalhista Importantes alterações na CLT São Paulo, 21 de novembro de 2017. CIRCULAR Nº 29/2017 Prezado Cliente, REF.: Reforma Trabalhista Importantes alterações na CLT Desde 11.11.2017, está em vigor a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT,

Leia mais

O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017)

O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017) O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017) O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO PLC 38/2017 O Projeto de Lei 38/2017 (Reforma Trabalhista) altera cerca de

Leia mais

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS.

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS. Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS leandro.cezimbra@fiergs.org.br JORNADA A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, acrescida de mais duas horas extras diárias (art. 59), mediante acordo

Leia mais

ANEXO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA

ANEXO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA ANEXO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA TEMAS RELEVANTES ANTES DA REFORMA (TEXTO ORIGINAL) DEPOIS DA REFORMA (LEI N. 13.467/2017) PUBLICAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA n. 808/17 GRUPO ECONÔMICO Sempre que uma ou mais

Leia mais

Reforma Trabalhista. Principais mudanças. Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS

Reforma Trabalhista. Principais mudanças. Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS Reforma Trabalhista Principais mudanças Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS 66.561 Legislação Lei nº. 13.429/2017 Trata do trabalho temporário e dos serviços terceirizados. Lei nº. 13.467/2017 Trata

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA BREVE RESUMO DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES CONTIDAS NA LEI N.º /17

REFORMA TRABALHISTA BREVE RESUMO DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES CONTIDAS NA LEI N.º /17 REFORMA TRABALHISTA BREVE RESUMO DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES CONTIDAS NA LEI N.º 13.467/17 INTRODUÇÃO A Lei n.º 13.467/17 promoveu a chamada Reforma Trabalhista ao adequar parte das regras ultrapassadas

Leia mais

Alerta Reforma Trabalhista

Alerta Reforma Trabalhista 1 Alerta Reforma Trabalhista Reforma Trabalhista Lei nº 13.467/2017 Em 13.07.2017 foi sancionada, pelo Presidente da República, a denominada reforma trabalhista, com inúmeras alterações na Consolidação

Leia mais

O que está em jogo na Reforma Trabalhista?

O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O juiz do Trabalho de São Paulo, Jorge Luiz Souto Maior, especialista na área, professor da USP, escreveu artigos nos quais organizou os pontos da Reforma Trabalhista

Leia mais

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto.

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. REFORMA TRABALHISTA HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. CONSULTORIA DE SEGMENTOS 01 Histórico Legislação OBJETIVOS DA REFORMA TRABALHISTA Modernizar

Leia mais

A Lei de Modernização Trabalhista e as Negociações Coletivas. Brasília, 21 de setembro de 2017

A Lei de Modernização Trabalhista e as Negociações Coletivas. Brasília, 21 de setembro de 2017 A Lei de Modernização Trabalhista e as Negociações Coletivas Brasília, 21 de setembro de 2017 IMPORTÂNCIA DA CONVENÇÃO COLETIVA a) Prestigia a atuação do sindicato; b) Permite a equalização de salários

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017 REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. DESAFIOS e IMPACTOS PARA AS INSTITUIÇÕES -Lei /2017 atualizada pela Medida provisória 808 de 14/11/2017-

REFORMA TRABALHISTA. DESAFIOS e IMPACTOS PARA AS INSTITUIÇÕES -Lei /2017 atualizada pela Medida provisória 808 de 14/11/2017- REFORMA TRABALHISTA DESAFIOS e IMPACTOS PARA AS -Lei 13.467/2017 atualizada pela Medida provisória 808 de 14/11/2017- - PRINCIPAIS PONTOS DA REFORMA TRABALHISTA: 1) NEGOCIADO X LEGISLADO 2) TRABALHO INTERMITENTE;

Leia mais

Guia prático sobre os principais pontos da REFORMA TRABALHISTA

Guia prático sobre os principais pontos da REFORMA TRABALHISTA Guia prático sobre os principais pontos da REFORMA TRABALHISTA PREFÁCIO O presente GUIA PRÁTICO faz parte de um projeto de advocacia alicerçada, sobretudo, no conhecimento científico e experiência acadêmica

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp REFORMA TRABALHISTA Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp Lei nº 13.467/2017 Medida Provisória nº 808/2017 I - JORNADA DE TRABALHO a) Tempo considerado à disposição

Leia mais