UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM SOFTWARE LIVRE Por: José Luiz Souza Nascimento Orientador Prof. Dr. Luiz Cláudio Lopes Alves Rio de Janeiro 2005

2 2 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM SOFTWARE LIVRE Apresentação de monografia à Universidade Cândido Mendes como condição prévia para a conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior. Por: José Luiz Souza Nascimento

3 3 AGRADECIMENTOS À amiga, companheira e esposa, Rosi, pelas constantes palavras de estímulo e incentivo.

4 4 DEDICATÓRIA À minha mãe, Carolina Souza Nascimento pelos exemplos de luta e persistência sem perder a ternura. Aos filhos Júlia e Meval, pelo amizade, carinho e compreensão com os períodos de ausência.

5 5 O primeiro professor da história se sentiria perfeitamente em casa na maioria das salas de aula do mundo de hoje. Além do quadro-negro e do livro impresso houve pouca mudança nos meios de ensino e nenhuma nos métodos. A única tecnologia introduzida nestes oito mil anos foi o livro impresso, que poucos professores sabem usar se o soubessem, não continuariam expondo o que já está nos livros. Peter Drucker

6 6 RESUMO A utilização de tecnologia, em qualquer área da atividade humana, não está imune às complexas relações de poder e manipulação. Em relação as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), isto é especialmente verdadeiro e preocupante, considerando que essas tecnologias abrem a possibilidade devido a instantaneidade da informação e comunicação de libertação ou opressão, como nunca visto anteriormente. Como grande facilitador da transformação destas possibilidades em realidade, encontramos o computador que, dependendo do software que o controla em determinado instante, viabiliza o atendimento das mais diversas necessidades, indo do game ao cálculo nuclear nos simples clicar do mouse. No âmbito da educação, a utilização de computadores e softwares adequados deve ser planejada cuidadosamente, atrelado e submetido ao Plano Pedagógico, de modo a não ser apenas um modismo e sim o início de uma mudança no paradigma de ensinar para o de aprender. Para tanto, é necessário que o corpo docente das instituições de ensino apropriem-se do conhecimento referente ao uso das TICs e tragamnas para sua realidade diária, não tornando-se um especialista em tecnologia mas sim um agente capaz de utilizar tais ferramentas na criação da nova e desejada realidade educacional.

7 7 Neste sentido, usar o computador como máquina de ensinar ou como ferramenta é questão que o professor (ou responsáveis pelo Plano de Informática) deve responder em função do objetivo que se quer chegar, do conteúdo a ser trabalhado. Não se tratam, na realidade, de posições opostas e irreconciliáveis, mas sim de abordagens capazes de dar sua contribuição à geração do conhecimento que se deseja: integrado e integrador, gerado pelo próprio sujeito, libertador. Dentro desta perspectiva, pode-se lançar mão dos ambientes virtuais de aprendizagem. Tais softwares disponibilizam ferramentas que possibilitam a interação entre participantes de um curso - à distância, presencial ou semi-presencial -, o registro de reflexões, contribuições e questionamentos; enfim do processo de construção do conhecimento. Considerando-se a importância de tais ambientes, deve-se pesar até que nível pode-se depender do fornecedor de software, visto ser comum nos softwares puramente comerciais a existência de bugs e incompatibilidades, que são reparados pelo produtor (ou não) de acordo com seus interesses negociais. Deste modo, a opção pelo software livre deve ser considerada, principalmente porque esta modalidade de licenciamento prevê a liberdade de atualizar, corrigir, distribuir, estudar enfim, utilizar o software como melhor convier.

8 8 Assim, a utilização de ambientes virtuais de aprendizado como ferramenta mediadora entre participantes e o conhecimento tem como limite apenas a imaginação, sendo aplicáveis a qualquer modalidade e nível de ensino.

9 9 METODOLOGIA bibliográfica. O presente trabalho foi realizado pautando-se em pesquisa Adicionalmente, no período de realização do trabalho março à maio/2005, o autor participou como observador do Curso Virtual de Espanhol, disponibilizado no ambiente virtual UNICAMP-NIED-TelEduc, pelo que agradece à Professora Adriana Aguirre, coordenadora.

10 10 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 11 CAPÍTULO I SOBRE TECNOLOGIA 13 CAPÍTULO II UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO 22 CAPÍTULO III AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM 32 CONCLUSÃO 47 BIBLIOGRAFIA 49 ÍNDICE 53 FOLHA DE AVALIAÇÃO 55

11 11 INTRODUÇÃO A nova natureza do trabalho, a utilização maciça de tecnologia no dia-a-dia - bancos, transportes, eletrodomésticos, veículos - as mudanças nos contextos mundial e nacional exigem que o cidadão possua capacidades básicas para ler, interpretar e (re)agir adequadamente aos desafios impostos pelo meio em que esteja inserido em dado momento, seja este social, empresarial, político, rural, urbano. Tais capacidades só podem ser supridas pela educação adequada aos novos tempos, onde a capacidade de obter, aplicar, reciclar, utilizar e gerar conhecimento é fator de diferenciação para indivíduos e empresas. Trata-se de, através da educação, propiciar condições para a geração de conhecimento integrado, holístico, para um tempo em que não mais se admite dicotomias, onde não há espaço para pensar de forma excludente e sim coordenar as habilidades e competências obtidas através de diversas formas em um só esforço, de modo a atingir um só resultado: melhor desempenho nas diversas facetas da vida social. Deste modo, o atual paradigma educacional de separar conteúdos e assim mantê-los mostra-se superado. Torna-se necessário a adoção de modelo pedagógico que absorva os requisitos desta era de interatividade, das múltiplas janelas abertas, em que as cabeças são obrigadas a lidar com inúmeras situações, quase que simultaneamente.

12 12 Neste sentido, a integração da informática com outras tecnologias textos, artes visuais, animações, fotografias, vídeos, áudios, telecomunicações - constitui-se recurso indispensável para esta necessária (re)evolução, principalmente ao considerar-se a enorme relevância para a educação que cada uma dessas tecnologias possui individualmente. No entanto, não se deve crer que a informática, por si, seja capaz de sanar as deficiências existentes no sistema educacional. Para evitar-se gastos desnecessários e frustrações, a disponibilização de recursos de informática para alunos e professores deve ser precedido de estudo e planejamento sobre onde se quer e se pode chegar, de modo a selecionarse dentre as inúmeras possibilidades, o como chegar (ferramentas tecnológicas). Assim, no presente trabalho pretende-se apresentar o projeto TelEduc-UNICAMP, como opção de implementação de ambiente virtual de aprendizagem que, contemplada em planejamento pedagógico consistente, pode facilitar o processo de inserção da informática na educação, contribuindo deste modo para o avanço rumo a construção de uma filosofia educacional inovadora e efetiva.

13 13 CAPÍTULO I SOBRE TECNOLOGIA O papel central do computador hoje se deve ao fato de que ele é uma tecnologia que amplia nossa capacidade de conhecer: obter, representar, armazenar, processar e disseminar o conhecimento. Eduardo O C Chaves 1.1 Ser Humano e Tecnologia Considerando tecnologia como a aplicação de conhecimento técnico ou cientifico na solução de problemas, constata-se que ela...sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas extensões do corpo humano, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... (Fróes) A tecnologia não muda apenas nossa forma de execução das atividades, mas principalmente modifica a forma como elaboramos os conhecimentos e o nosso relacionamento com o mundo. Isto é patente ao observarmos que hoje não basta ao cidadão saber ler e escrever em linguagem verbal. É imperioso que ele saiba ler outros meios como rádio, TV, videogame, terminais de consultas etc.

14 14 Evidencia-se assim, que a tecnologia não é neutra e deste modo cabe aos atores da educação considerarem a...complexidade de relações de poder, de manipulação, de formação e mesmo de filosofia que estão subjacentes à sua introdução na escola.. (Cortelazzo) 1.2 Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Tecnologia de Informação refere-se as formas de gerar, armazenar, processar e reproduzir a informação. Assim, temos como meios de guarda de informação o papel, os arquivos, fichários etc.; como dispositivos de processamento temos computadores e robôs e, como dispositivos de reprodução, as máquinas de fotocopias, os retroprojetores etc. Por outro lado, Tecnologia de Comunicação designa as formas de veicular, disseminar a informação, onde temos as mais diversas mídias: sons de tambores, papiros, livros, fax, telefone, jornal, correio, rádio, TV, Internet etc. Deste modo, o uso conjunto das Tecnologias de Informação e Comunicação possibilita um grau de interatividade nunca visto anteriormente, capaz de proporcionar aos seus usuários a possibilidade de fazer o(s) percurso(s) que considerar melhor(es), no seu tempo e, com isto, abre-se a possibilidade de criação de nova sociedade, novo ambiente de trabalho, novos ambientes de aprendizagem, novos tipos de alunos, novos tipos de professores.

15 Software: A Alma do Computador Em termos amplos, um computador consiste em: 1. Hardware: a máquina em si, composta de componentes eletroeletrônicos-mecânicos, ou seja, o parte que executa as operações desejadas propriamente ditas (entrada de dados, impressão, exibição na tela etc.); e 2. Software: também chamado de programa de computador ou simplesmente programa, são as seqüências de instruções previamente escritas que dirigem aquelas operações. Na realidade, um computador (ou qualquer outro dispositivo programável) só consegue executar operações previamente descritas passo-a-passo, que tenham sido inseridas no processo de construção ou posteriormente. Em outras palavras, sem o software, o computador não passa de um eletrodoméstico inútil, que não consegue realizar qualquer tarefa. Em função dos objetivos deste trabalho, subdividiremos os softwares em apenas duas categorias: sistema operacional (software básico) e softwares de aplicação. O sistema operacional é o conjunto de programas que comunicamse diretamente com o hardware, controlando e conduzindo-o (monitores de vídeo, mouse, teclado, impressora, scaner etc.). Como exemplos temos o Windows XP e o UNIX.

16 16 Programas de aplicação, aplicações ou aplicativos são termos utilizados para designar o software que atende diretamente a necessidade de usuário. São exemplos os editores de texto, as planilhas, as linguagens de programação, os games etc. Assim, a grande versatilidade dos computadores reside basicamente no software que o controla ( roda, no jargão técnico) em dado momento, permitindo que um mesmo equipamento atenda às mais diversas necessidades. Exemplo é o microcomputador doméstico utilizado por uma família para manter listas de compras, orçamentos, trabalhos escolares, ouvir e compor música, para jogar etc. 1.4 Software Livre: Questão de Liberdade, Não de Preço A produção, distribuição e comercialização de software é uma atividade que movimenta bilhões de dólares anualmente. Entendido como propriedade intelectual, o software não é vendido e sim licenciado. Ou seja, você nunca será proprietário de um software, a menos que o produza com recursos próprios. No entanto, o mercado mundial de software, por diversas razões, tornou-se um oligopólio, onde alguns produtores fornecem software básico e aplicativos para a maior parte dos computadores instalados, criando indesejável dependência de fornecedor tanto para empresas, quanto governos e mesmo pessoas físicas.

17 17 O licenciamento deste software conhecido como software proprietário custa algumas centenas de dólares por máquina e tem uma série de restrições de uso, cópia e distribuição. Por ser protegido por leis de direitos autorais (copyright) ninguém, exceto o detentor do direito de propriedade, tem acesso ao código fonte (seqüências de comandos para o hardware executar) e portanto, não há possibilidade de melhorias para uso individual, sequer correção de eventuais bugs (mal funcionamento do software por erro na programação). Neste caso, o software será corrigido pelo produtor quando melhor lhe convier, do ponto de vista mercadológico, e sua liberação para uso estará sujeita a pagamento adicional taxa de atualização (upgrade). Assim, O alto custo de um projeto de informatização em escolas e bibliotecas públicas e centros comunitários tem sido um dos maiores empecilhos para a implementação de um ambiente de acesso ao mundo do conhecimento através da Internet e outras ferramentas multimídia. Esse impasse somado com a dependência tecnológica corrobora para a perpetuação de um hiato tecnológico educacional e comunicacional, que contribui para a segregação social e em contrapartida a exclusão digital.. (Silva) No paradigma do Software Livre, o autor do software resguarda seus direitos de criador, mantendo livres o uso e o conhecimento (do código fonte) do software para quem deles precisar através da redação adequada de um copyright (direito de cópia).

18 18 Ao invés de encararmos o software como uma idéia, uma forma de se solucionar um problema, nós ainda o vemos como um item final de uma linha de produção; um artigo físico, que se desenvolveu como qualquer outro produto, em escala industrial, e pelo qual se deve pagar. Nessa definição, o software se assemelha mais a uma cadeira ou uma mesa, do que a uma fórmula matemática, ou uma especificação científica. Seria aceitável, por exemplo, que o algoritmo para achar as raízes de uma equação do segundo grau, desenvolvida há séculos, tivesse uma licença que restringisse seu uso? Todo o desenvolvimento matemático estaria restrito à boa vontade do detentor dos direitos da fórmula, a quem teríamos que solicitar autorização para utilizar o método. Coisa semelhante acontece com programas de computador. Se considerarmos o programa como uma maneira de se resolver determinado problema, com a ajuda do computador, fica mais simples aceitar o software como uma idéia, não como um bem. E o que queremos é que as boas idéias sejam utilizadas em benefício de todos, e que todos possam usufruir das idéias e das novidades da tecnologia e da ciência.. (NUNES, 2003)

19 19 Assim, "Software Livre" é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "liberdade de expressão", não em "cerveja grátis". "Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Aceso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2). A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. Um programa é software livre se os usuários tem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar.. (Lozano, 2003)

20 20 O movimento software livre (SL) no Brasil é muito forte. Diversos Estados da Federação e o proprio Governo Federal tem projetos de migração de software proprietário para software livre em andamento. No mundo empresarial, o SL já é utilizado para dar suporte à parte estratégica da tecnologia. Como exemplo, temos o uso na Petrobrás em servidores responsáveis pelo processamento sísmico, que trabalham as informações sobre camadas geológicas para achar petróleo. Outro exemplo é a Telemar, maior operadora de telefonia fixa do País, com receita líquida de R$ 13,7 bilhões em 2003 e que tem seu sistema de bilhetagem que recolhe informações sobre uso de linhas para cobrança centralizado em um computador de grande porte utilizando SL (Linux). No ambito educacional, a importância do SL transcende a possibilidade estudar o código fonte (liberdade nº 1), muito importante em cursos que objetivam a formação de profissionais em tecnologia de informação e comunicação. Na realidade, a utilização de SL viabiliza que mesmo instituições que não possuem recursos para gastar com plataformas proprietárias e caras possam vivenciar a experiência de utilização de TICs, através do compartilhamento e uso propiciado pelas liberdades de executar, aperfeiçoar e redistribuir cópias de qualquer SL (liberdades nº 0, 2 e 3).

21 Considerações Neste capítulo buscou-se estabelecer o arcabouço tecnológico sobre o qual as opções de implementação da informática na educação, objeto dos próximos capítulos, serão ponderadas. Adicionalmente, foi ressaltada a questão de que os atores da educação (professores, administradores etc.) devem estar atentos ao fato que a tecnologia não é inócua, inerte, mas que traz em seu âmago não somente a ideologia do seu criador, como também seus objetivos de dominação e mercantilização.

22 22 CAPÍTULO II UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas... Sylvia Figueiredo Gouvêa 2.1 Computador na Educação: Modismo ou Necessidade? A introdução do computador na educação constitui-se, de fato, em oportunidade vital - que não deve ser perdida, sob risco de obsolescência generalizada das instituições de ensino - de reestruturar os processos de transmissão/apropriação do conhecimento.

23 23 Tal fato se dá pela necessidade de a escola estar sintonizada de modo a perceber e direcionar-se para atender as mudanças que ocorrem na sociedade neste caso, uma sociedade com uso intensivo de tecnologia em nosso dia-a-dia, constituindo-se o saber-lidar com ela em fator determinante para obtenção de trabalho e, por conseguinte, sobrevivência. Num perspectiva cética, o uso do computador na educação, deveria ser precedido de melhorias nos aspectos físicos das escolas públicas (faltam giz, merenda, carteiras). Outro argumento contra o uso dos computadores, é a desumanização do processo, com a possibilidade de o computador vir a substituir o professor ou que, devido ao contato com máquinas irracionais e frias, as crianças venham a se transformar em indivíduos robóticos e desumanos. De fato, os argumentos acima são válidos, mas não se constituem em razões para não utilizar o computador com ferramenta na educação. Observe-se que melhorar aspectos físicos somente, não significará melhoria na educação. Aliado a isto, deve haver valorização da educação como um todo e isto significa também que a escola deve dispor de todos os meios existentes na sociedade, visto que um dos objetivos básicos da educação é preparar o indivíduo para viver em sociedade, contribuindo ativamente para a melhoria e desenvolvimento desta.

24 24 Quanto à substituição de professores por computadores, essa possibilidade só existiria nos casos em que o professor agisse como mero transmissor de informações. Neste caso, economicamente, o computador seria mais em conta. Considerando à possibilidade de aluno vir a desumanizar-se com o uso de computadores, deve-se observar que o uso no ambiente de ensinoaprendizado deverá ter uma duração razoável e que o ser humano é mais que mero imitador da realidade que o cerca. (Valente, 1993) Evidentemente problemas irão surgir durante o processo de inserção do computador na educação. No entanto, deve-se ter como premissa não utilizarmos os meios tecnológicos só porque estão à mão ou na moda, de automatizar o ensino (Chaves, 1998), mas sim de pesquisar os recursos mais adequados, as possibilidades de cada equipamento ou software em função do objetivo, da clientela etc. e integrá-los a um processo que de fato agregue valor à relação ensino-aprendizado. 2.2 Modalidades de Uso do Computador na Educação A utilização dos computadores na educação tem objetivado, basicamente, que o aluno obtenha conceitos sobre computadores (ensino de computação propriamente dito) ou para ensinar qualquer assunto (ensino através do computador). Quando utilizado para ensino de computação, o computador é o objeto de estudo. O objetivo é que o aluno aproprie-se de conhecimentos

25 25 sobre o funcionamento da máquina, programação e implicações sociais do uso dos computadores. No entanto, na maioria das vezes, esta modalidade de uso resumese a ambientação do estudante à Informática, explorando a utilização de alguns programas mais conhecidos, tornando-se mero diferencial mercadológico para a instituição de ensino. Quando utilizado para ensino de qualquer campo do conhecimento, tem-se como objetivo que o aluno, através do computador, absorva conceitos sobre o domínio em estudo, ou seja, o computador é meio de aquisição conteúdos. Esta modalidade oscila entre duas abordagens: de um lado o computador ensina ao aluno, denominada abordagem instrucionista e, do outro, o aluno ensina ao computador, denominada abordagem construcionista. 2.3 Abordagem Instrucionista Esta abordagem objetiva a informatização dos métodos tradicionais de instrução ou seja, o ensino é privilegiado em detrimento ao aprendizado. Assim, o computador assume o papel de máquina de ensinar, caracterizando a instrução auxiliada por computador (do inglês Computer- Aided Instruction CAI), sendo conhecida no Brasil como Programas Educacionais por Computador PEC.

26 26 Esta abordagem deriva diretamente da máquina para ensinar proposta por Skiner na década de 50, que utilizava o conceito de instrução programada. Neste modelo, o material a ser ensinado é dividido em pequenos segmentos logicamente encadeados e denominados módulos. Cada fato ou conceito é apresentado em módulos sequenciais. Cada módulo termina com uma questão que o aluno dever responder preenchendo espaços em branco ou escolhendo a resposta certa entre diversas alternativas apresentadas.. (Valente, 1993) De modo geral, caso o estudante responda corretamente a questão, pode seguir em frente. Caso contrário, deve re-estudar o módulo e refazer a questão. Dando suporte a este modelo, temos os softwares denominados: Tutoriais: apresentam como vantagem em relação a instrução programada utilizando material impresso, as possibilidades de animação, som e controle da performance do aprendiz. Podem ser introduzidos nas escolas sem grandes modificações, visto serem a versão computadorizada das salas de aula atuais, requerendo pouco ou nenhum treinamento do professor; Exercício e Prática: utilizado geralmente para revisar material visto em aula, principalmente de conteúdos que necessitam de memorização, tais como aritmética e vocabulário. Utilizando recursos de sonoros e gráficos, tais programas exigem resposta freqüente do aluno. Para o professor, traz a vantagem de uma infinidade de exercícios e, em alguns casos, apresentar o desempenho dos alunos, de modo a ser possível detectar o grau de assimilação de conteúdos;

27 27 Jogos Educacionais: do ponto de vista infantil, é a forma mais divertida de aprender. Na realidade, esta modalidade prevê a exploração autodirigida ao invés da instrução explicita e direta, ou seja, acredita-se que a criança aprende melhor quando lhe permitem explorar e descobrir relações por elas mesmas, ao invés de serem ensinadas. Um porém a considerar é o fato de, por ser um jogo, a criança deixar de lado o conceito que se quer trabalhar; e Simulação: esta modalidade é muito útil para trabalhos em grupo e exploração de situações fictícias, com risco, muito complicadas, caras ou que levem muito tempo para se processarem. Isto é possível pois são criados modelos dinâmicos e simplificados do mundo real, permitindo sua manipulação pelo aprendiz. A divisão acima tem o caráter de facilitar a apresentação pois na prática, é muito difícil encontrar programas que se encaixem em um só perfil. Mesmo quando utilizando-se dos recursos dos computadores tais como integração de vídeo, som, animação, hipermídia, hipertexto etc., caso o computador esteja ensinando, ainda temos o paradigma instrucionista, independente de quão agradável e bonito seja o software. 2.4 Abordagem Construcionista Neste modelo, a ênfase está na aprendizagem. Aqui, o computador não é mais o instrumento de ensino ao aprendiz e sim uma ferramenta na qual o aluno desenvolve algo, ou seja, o aprendizado ocorre em função da execução de uma tarefa por intermedio da máquina.

28 28 Construcionismo é uma reconstrução teórica a partir do construtivismo piagetiano, feita por Seymour Papert (1994) que estudou durante quatro anos com Piaget, no Centro de Epistemologia Genética, em Genebra. Papert ficou entusiasmado com a perspectiva de Piaget e seus seguidores, de considerar a criança como ser pensante e construtora de suas próprias estruturas cognitivas, mesmo sem ser ensinada. Porém, se inquietou com a pouca pesquisa no sentido de como criar condições para que mais conhecimento pudesse ser adquirido por esta criança. A atitude construcionista implica na meta de ensinar, de tal forma a produzir o máximo de aprendizagem, com o mínimo de ensino. Mas isso não quer dizer deixar as crianças à deriva. Muito ao contrário, a busca do construcionismo é a de alcançar meios de aprendizagem fortes que valorizem a construção mental do sujeito, apoiada em suas próprias construções no mundo.. (Weiss & Cruz). Dizer que estruturas intelectuais são construídas pelo aluno, ao invés de ensinadas por um professor não significa que elas sejam construídas do nada. Pelo contrário, como qualquer construtor, a criança se apropria, para seu próprio uso, de materiais que ela encontra e, mais significativamente, de modelos e metáforas sugeridos pela cultura que a rodeia..(papert, 1985).

29 29 Assim, podemos considerar como construcionistas os programas: para uso geral (aluno, professor etc.): planilhas eletrônicas, processadores de textos, calculadoras, construção e transformação de gráficos, ou seja, programas com fim específico que possibilitam a execução de uma tarefa, com o usuário determinando o que o computador deve fazer; para resolução de problemas ou elaboração de projetos: normalmente associados a linguagens de computação que, por serem precisas e não ambíguas, possibilitam que o aluno indique ao computador como determinado problema deve ser solucionado, podendo refazer o caminho em caso de erro ou engano. Como exemplo de linguagens temos BASIC, Pascal, LOGO, esta última bastante utilizado em projetos de inserção de informática na educação embora não possa ser utilizado em todas as áreas do conhecimento (somente em resolução de projetos, atividades que exijam representação de problemas); para produção de música: possibilita ao aluno aprender música fazendo música ao contrário do aprendizado tradicional que exige que o aprendiz adquira os conceitos antes de executar uma peça; e para controle de processos: especialmente benéfico para os alunos que têm vocação para aprender fazendo, estes programas possibilitam ao aprendiz acompanhar e modificar o processo enquanto ele está acontecendo, ou seja permite que se vivencie, por exemplo, os problemas complexos de um engenheiro sem as possíveis implicações catastróficas do ponto de vista de segurança, de economia se o veículo não anda é só alterar o programa sem ter que modificar a linha de montagem da fábrica.. (Valente, 1993)

30 Projeto de Informática A disponibilização de recursos de informática para alunos e professores resultará apenas em gastos e decepções, caso não faça parte de um planejamento que considere minuciosamente como tais elementos podem auxiliar a instituição no atingimento dos objetivos explicitados em seu Projeto Pedagógico. Ou seja, o Projeto de Informática deve estar incluído no Projeto Pedagógico, baseando-se nas mesmas premissas e complementado-o. Deste modo, o Projeto de Informática deve manter os princípios desejáveis para o Projeto Pedagógico, quais sejam: construção coletiva sob coordenação da direção; participação dos professores, pais e alunos; obediência as diretrizes estaduais e nacionais; formação permanente dos professores; avaliação periódica do processo pelos envolvidos; e reelaboração ao longo do tempo. No âmbito do Projeto de Informática, deve-se atentar especialmente para a participação dos professores, tanto na criação quanto execução do plano, objetivando mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratório de Informática na sua prática diária de ensinoaprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie, dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados: somente um tal apropriação da utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.. (Fróes)

31 Considerações Neste capítulo foi dado ênfase na necessidade da utilização dos computadores na educação bem como no novo papel a ser desempenhado pelos educadores neste novo paradigma. Discutiu-se, também, as formas como o computador pode ser utilizado nos ambientes educacionais, observando-se, inclusive, as posições contrárias a tal utilização, que na realidade não se constituem motivos reais para que toda a potencialidade de auxílio à educação dos computadores deixe de ser utilizada. Quanto a forma de usar o computador, como máquina de ensinar ou como ferramenta, buscou-se evidenciar que instrucionismo e construcionismo, dicotômicos na aparência são complementares na realidade. Cada abordagem contribui a sua maneira para geração de conhecimento, necessariamente holístico, sem espaço para...pensar ou isso ou aquilo, quando o mundo exige que coordenemos o isso com vários aquilos numa rede sistêmica de pensamento. (Padilha, 1999).

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras Núcleo de Pós Graduação Pitágoras MBA Gestão em TI Tópicos Especiais Informática Educativa no Brasil Professor: Fernando Zaidan 1 Referências: SANTINELLO, J. Informática educativa no Brasil e ambientes

Leia mais

CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO. IF Farroupilha Campus Santo Augusto; e-mail: joaowinck@hotmail.

CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO. IF Farroupilha Campus Santo Augusto; e-mail: joaowinck@hotmail. CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO WINCK, João Aloísio 1 RISKE, Marcelo Augusto 2 AVOZANI, Mariel 3 CAMBRAIA, Adão Caron 4 FINK, Marcia 5 1 IF Farroupilha Campus

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Sumário Apresentação As Vantagens Dessa Moderna Sistemática do Ensino O Papel do Aluno Professor Tutor Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Dúvidas e Suporte

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

O MUNDO MUDOU. #fato

O MUNDO MUDOU. #fato DO GIZ AO BYTE O MUNDO MUDOU #fato Sociedade da Informação Informação como recurso estratégico Uso intensivo das TIC Interação digital Diversas formas de fazer as mesmas, ou novas coisas Qual é a sua?

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA Guia Prático Sistema EAD PRO-CREA Nesta Guia Prático mostraremos a você: O Sistema EAD PRO-CREA A Monitoria Dicas de como organizar seu estudo O Sistema EAD PRO-CREA O Sistema de Ensino a Distância EAD

Leia mais

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO II PROFESSORA: PATRÍCIA

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LOGO: APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO E GEOMETRIA * 1. COSTA, Igor de Oliveira 1, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 2

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LOGO: APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO E GEOMETRIA * 1. COSTA, Igor de Oliveira 1, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LOGO: APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO E GEOMETRIA * 1 COSTA, Igor de Oliveira 1, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 2 Palavras-CHAVE: formação de professores, programação, Logo Introdução As

Leia mais

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 1 CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 04/2007 Mílada Tonarelli Gonçalves CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

A sala virtual de aprendizagem

A sala virtual de aprendizagem A sala virtual de aprendizagem Os módulos dos cursos a distância da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza decorrem em sala virtual de aprendizagem que utiliza o ambiente de suporte para ensino-aprendizagem

Leia mais

Introdução a EaD: Um guia de estudos

Introdução a EaD: Um guia de estudos MÓDULO BÁSICO PROFESSORES FERNANDO SPANHOL E MARCIO DE SOUZA Introdução a EaD: Um guia de estudos Realização: guia de estudo SUMÁRIO UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1.1 Entendendo a EaD 5

Leia mais

Tutorial Moodle Visão do Aluno

Tutorial Moodle Visão do Aluno Tutorial Moodle Visão do Aluno A P R E S E N T A Ç Ã O A sigla MOODLE significa (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), em inglês MOODLE é um verbo que descreve a ação ao realizar com gosto

Leia mais

Tiago Rodrigo Marçal Murakami

Tiago Rodrigo Marçal Murakami Tiago Rodrigo Marçal Murakami Bacharel em Biblioteconomia pela USP Estudante de Administração Pública na UFOP Editor do Blog Bibliotecários sem Fronteiras - BSF Responsável pelo RABCI Estrutura e objetivo

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle No INSEP, o ambiente virtual de aprendizagem oferecido ao acadêmico é o MOODLE. A utilização dessa ferramenta é fundamental para o sucesso das atividades em EAD,

Leia mais

INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIOR INTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIOR INTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIOR INTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Lúcia Helena de Magalhães 1 Maria Cristina de Oliveira 2 Resumo Este artigo

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Módulo II - Aula 3 Comunicação

Módulo II - Aula 3 Comunicação Módulo II - Aula 3 Comunicação O surgimento da comunicação entre as pessoas por meio de computadores só foi possível após o surgimento das Redes de Computadores. Na aula anterior você aprendeu sobre a

Leia mais

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. CENÁRIO PROFISSIONAL 3. CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIA 4. ESTRATÉGIAS

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO ESPECIALIZAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO VÂNIA RABELO DELGADO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO ESPECIALIZAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO VÂNIA RABELO DELGADO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO ESPECIALIZAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO VÂNIA RABELO DELGADO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI UTILIZAÇÃO DO LABORATORIO DE INFORMÁTICA Guarapuava 2013

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE.

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. Introdução Carlos Roberto das Virgens Sirlene de Souza Benedito das Virgens Antonio Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Não faz muito

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD Capacitação - HÓRUS Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO... 3 2.1 Objetivos do curso... 3 2.2 Recursos de Aprendizagem...

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down Ana Paula de Oliveira Schmädecke 1 Andreia dos Santos Dias 2 Resumo: Este trabalho

Leia mais

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA 11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito para gestão e desenvolvimento de cursos na modalidade

Leia mais

CARDS - Jogo Educativo na Internet para Ensino a Distância

CARDS - Jogo Educativo na Internet para Ensino a Distância CARDS - Jogo Educativo na Internet para Ensino a Distância 1 Introdução Bruno Astuto Arouche Nunes Sergio Barbosa Villas-Boas 1 Henrique Falleiros Tendo em vista que o processo de ensino, nos dias de hoje,

Leia mais

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO 1 AULA SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! ROTEIRO PRÉ-REQUISITOS 1 INTRODUÇÃO 2 DISTRIBUIÇÕES LINUX 3 AJUDA PARA ESCOLHER SUA DISTRIBUIÇÃO LINUX 4 DÚVIDAS FREQUENTES

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE

MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE Caro Aluno, Este Manual tem por finalidade orientá-lo na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 1. O que é ambiente virtual de aprendizagem

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com 1 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com 1. Cenário no Brasil: o aspecto legal A Lei de Diretrizes e Bases da Educação,

Leia mais

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR Central Cliente Questor (CCQ) O que é a Central Cliente Questor? Já é de seu conhecimento que os Usuários do sistema Questor contam com uma grande ferramenta de capacitação e treinamento no pós-venda.

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

mbiente Virtua de Aprendizagem

mbiente Virtua de Aprendizagem mbiente Virtua de Aprendizagem Apresentação Este é o Ambiente Virtual de Aprendizagem - o AVA da Unisuam Online. É nosso desejo que a UNISUAM lhe proporcione uma qualificação acadêmica condizente com suas

Leia mais

SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS RESULTADOS DESSA MODALIDADE NA FGF

SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS RESULTADOS DESSA MODALIDADE NA FGF 1 SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS RESULTADOS DESSA MODALIDADE NA FGF Fortaleza CE Junho/2009 Karla Angélica Silva do Nascimento - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza karla@fgf.edu.br

Leia mais

LMS: Manual do aluno

LMS: Manual do aluno UNO Internacional LMS: Manual do aluno Neste Learning Coffee você vai aprender a: Aceder à plataforma e editar o seu perfil. Aceder às suas notificações. Consultar o calendário e criar eventos pessoais.

Leia mais

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC O AMBIENTE OPERACIONAL QUE AGREGA A CONFIABILIDADE E O SUPORTE DA ITAUTEC À SEGURANÇA E À PERFORMANCE DO LINUX O LIBRIX É UMA DISTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL LINUX

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Janine Garcia 1 ; Adamo Dal Berto 2 ; Marli Fátima Vick Vieira 3

Janine Garcia 1 ; Adamo Dal Berto 2 ; Marli Fátima Vick Vieira 3 ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO MOODLE COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IFC) - CÂMPUS ARAQUARI

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

A Utilização de Softwares Livres no Desenvolvimento de Cursos de Educação a Distância (EAD) nas Universidades e a Inclusão Digital² RESUMO

A Utilização de Softwares Livres no Desenvolvimento de Cursos de Educação a Distância (EAD) nas Universidades e a Inclusão Digital² RESUMO 1 A Utilização de Softwares Livres no Desenvolvimento de Cursos de Educação a Distância (EAD) nas Universidades e a Inclusão Digital² Bruna Barçante¹ Aylla Barbosa Ribeiro¹ Fernanda Teixeira Ferreira Leite¹

Leia mais

Anexo I Formulário para Proposta

Anexo I Formulário para Proposta PLATAFORMA CGI.br Solicitação de Propostas SP Anexo I Formulário para Proposta Data: 05/07/2013 Versão: 1.1 Plataforma CGI.br Solicitação de Propostas - SP Anexo I Formulário para Proposta 1. Estrutura

Leia mais

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa Pedagogia Prof. Marcos Munhoz da Costa Tecnologias da informação e mídias digitais na educação Objetivos deste tema Refletir sobre as mudanças de experiências do corpo com o advento das novas tecnologias;

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

Índice. Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4

Índice. Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4 Página 1 Índice Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4 O QUE É EDUCAÇÃO A DISTANCIA (EAD)?... 4 O que é necessário para estudar em ead?... 4 Quais são as vantagens de estudar a distância?...

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970. Razões para usar Noosfero como plataforma de rede social da USP COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.746/0001-77 Contato:

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes. Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí. Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado

Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes. Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí. Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na Plataforma MOODLE para Apoio às Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado Parnaíba, 14 de Novembro de 2012

Leia mais

Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense

Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense Gerência da tutoria - o diferencial em uma plataforma on-line Luiz Valter Brand Gomes* Rosângela Lopes Lima* Filipe Ancelmo Saramago* Rodrigo Telles Costa* Instituto de Computação Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO KARINA DE NAZARÉ DA COSTA MARTINS PROFESSOR: PAULO GUILHERMITE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO KARINA DE NAZARÉ DA COSTA MARTINS PROFESSOR: PAULO GUILHERMITE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO KARINA DE NAZARÉ DA COSTA MARTINS PROFESSOR: PAULO GUILHERMITE O USO DA INTERNET NO PROCESSO EDUCACIONAL: O DESAFIO PARA OS PROFESSORES

Leia mais

MELHORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS DAS DISCIPLINAS DE EXPERIMENTAÇÃO

MELHORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS DAS DISCIPLINAS DE EXPERIMENTAÇÃO MELHORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS DAS DISCIPLINAS DE EXPERIMENTAÇÃO 1. Identificação do proponente 1.1. Nome: Moeses Andrigo Danner 1.2. Vínculo com a instituição: Docente permanente 1.3. Coordenação /

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento (2013/01) Professor Responsável: Ms. Gerson Prando Santos, 17 de março de 2013. Versão

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 1 FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

com diferentes relatórios de acompanhamento.

com diferentes relatórios de acompanhamento. 1 O PVANet é o ambiente virtual de aprendizado (AVA) desenvolvido e utilizado pela UFV para apoiar as disciplinas de cursos regulares, nas modalidades presenciais ou a distância, bem como nos cursos de

Leia mais