PROSPECÇÃO DE FUNGOS LIPOLÍTICOS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORES EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS PROPESQ GU3 # 003/2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROSPECÇÃO DE FUNGOS LIPOLÍTICOS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORES EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS PROPESQ GU3 # 003/2010"

Transcrição

1 PROSPECÇÃO DE FUNGOS LIPOLÍTICOS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORES EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS PROPESQ GU3 # 003/2010 Leonardo Alves dos Santos 1 ; Ezequiel Marcelino da Silva 2. 1 Aluno do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Campus de Gurupi; leonardogpi_alves@hotmail.com PIBIC/UFT 2 Orientador do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Campus de Gurupi; ezequielsilva@mail.uft.edu.br RESUMO Lipases são enzimas com alto potencial de aplicação industrial, pois as mesmas atuam de uma forma estereosseletiva na obtenção de produtos enriquecidos com ácidos graxos essenciais, ésteres, emulsificantes, biodiesel e lipídeos estruturados. De um ponto de vista econômico e industrial, as lipases obtidas pelo cultivo de micro-organismos são mais atrativas do que as de origem pancreática animal devido ao baixo custo de isolamento das lipases obtidas pelo cultivo microbiano. Em especial, a produção de lipases de origem fúngica tem uma alta valorização devido à mesma não obter lipases com um grau de patogenicidade à saúde do homem. Com base nessas informações, o objetivo deste experimento foi o isolamento de fungos presentes em cinco amostras de frutos em decomposição (acerola, buriti, pequenos cocos nativos, manga e tamarindo), o cultivo dos mesmos (média de dois fungos por amostra) em determinadas condições e a quantificação das atividades lipolíticas dos fungos advindos dessas fontes pela reação das lipases obtidas com palmitato de p-nitrofenila (p-npp), avaliada em uma absorbância de 410 ηm e realizada em triplicata para cada amostra. Observou-se que a produção de lipases de fungos provenientes do buriti em decomposição foi a mais expressiva (média de 4,92 U). Tal resultado demonstra que os fungos lipolíticos advindos do buriti em decomposição possuem um grande potencial em aplicações industriais na região. Palavras-chave: Lipases; fungos lipolíticos; aplicação industrial.

2 INTRODUÇÃO Graças a uma melhor concepção de bioquímica, de processos fermentativos e de métodos de purificação, um número cada vez maior de enzimas pode ser produzido de forma acessível. Os avanços tecnológicos em relação aos métodos de utilização têm ampliado a sua demanda industrial. Vale ressaltar que, em função das diversas reações que as enzimas podem catalisar, a quantidade de enzimas empregadas comercialmente continua a expandir. Lipases (triacilglicerol acil-hidrolases EC ) são enzimas de apreciável potencial industrial, por catalisarem a hidrólise dos triacilgliceróis em glicerol e ácidos graxos livres. São biocatalisadores encontrados na natureza, podem ser obtidos através de fontes microbianas, animais ou vegetais. Em contrapartida às esterases, as lipases são ativadas somente quando há a interface óleo-água e, assim, não hidrolisam substratos que se encontram dissolvidos, não necessitam de cofatores, são régio-específicas e operam em ampla faixa de ph. Em eucariotos, as lipases são envolvidas em várias fases do metabolismo lipídico incluindo digestão de gorduras, a absorção, a reconstituição, e lipoproteína de metabolismo. Em plantas, as lipases são encontradas em tecidos de energia de reserva (BALASHEV et al., 2001). Lipases utilizadas comercialmente são geralmente obtidas de microrganismos que produzem uma diversidade de lipases extracelulares, o que confere métodos mais simplificados de isolamento e, dessa forma se tornam mais estáveis. Várias lipases são ativas em solventes orgânicos, na qual catalisam reações como esterificação, transesterificação, acilação de glicóis, síntese de peptídeos e outros produtos químicos. Hoje, as lipases são industrialmente importantes, assim como as proteases e as carboidrases. MATERIAIS E MÉTODOS A seleção dos microrganismos foi realizada através do mapeamento de pontos estratégicos no Estado do Tocantins onde se encontram a produção agrícola de grãos e frutos oleaginosos, estação de tratamento de resíduos de matadouro, de laticínios, entre outros.

3 3.1 Coleta de Microrganismos Lipolíticos do Estado do Tocantins. A coleta de microrganismos foi realizada transferindo as amostras para frascos de 50 ml contendo tampão fosfato 50 mm, ph 7,0. Os frascos foram acondicionados em caixa térmica com gelo para transporte e transferidos para câmara refrigerada a 5 C. 3.2 Isolamento de Fungos Em placas de Petri contendo como meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA 2%) foram transferidos 50 μl das amostras coletada em campo e espalhadas com o auxílio de pérolas de vidro e incubadas à temperatura ambiente para o crescimento do microrganismo, devido a eventual presença de esporos. Nesta etapa, as espécies foram repicadas quantas vezes fossem necessárias para o completo isolamento do fungo filamentoso. 3.3 Seleção dos Fungos Lipolíticos A seleção dos fungos lipolíticos foi realizada pela repicagem dos isolados em placas de Petri contendo meio BDA enriquecido com Tween 80. As placas de Petri receberam um papel quadriculado por baixo com identificação numérica de cada quadrado. Os isolados foram repicados em cada quadrado e incubados a temperatura de 30 C por até 5 dias. Os isolados que apresentaram a formação de halo em volta do micélio, devido à hidrólise do Tween 80 foram identificados e repicados no mesmo meio de cultura em tubos de ensaio inclinado. As amostras foram mantidas sob refrigeração até tratamento de conservação. 3.6 Cultivo dos Microrganismos Produtores de Lipase Cultivo de fungos filamentos Os fungos filamentos selecionados foram cultivados em Erlermeyers de 250 ml contendo 100 ml de meio cultura elaborado com extrato de malte a 2% enriquecido com óleo de oliva extra-virgem a 2%. As culturas foram incubadas em estado estacionário a 30 C por 10 dias. Os micélios dos fungos foram coletados e liofilizados até massa constante para manutenção dos isolados. O sobrenadante foi filtrado em papel filtro Whatman n 1 e ensaiado quanto à atividade de lipase. 3.7 Ensaio Enzimático Palmitato de p-nitrofenila

4 A determinação da atividade de lipase foi realizada em triplicata utilizando p-npp (Sigma St. Louis, USA) como substrato. A concentração p-nitrofenol liberado após ação da lipase foi determinada pela leitura da absorbância a 410 ηm. Os valores de absorbância obtidos foram transformados em μmoles de p-nitrofenol liberados em comparação à curva de calibração de p-nitrofenol. O método consiste em acompanhar a reação de 800 μl de p-npp (4mM) com 200 μl de extrato enzimático a 50 C por 30 min. A reação é cessada pela adição de 2,0 ml de bicarbonato de sódio a 10%. RESULTADO E DISCUSSÃO Com os resultados obtidos das cinco amostras avaliadas em triplicatas, tendo em média dois fungos isolados por cada amostra, pode ser observar que o extrato enzimático proveniente da amostra de buriti (B), obteve a maior média na taxa de atividade lipolítica total em relação aos outros extratos, seguido pelos extratos provenientes da tamarindo (T) e pequenos cocos nativos (C). Analisando-se cada extrato em particular, verifica-se que no caso do extrato enzimático proveniente de fungos presentes na amostra de acerola (A) há uma atividade enzimática total mediana com o menor desvio padrão observado dentre as triplicatas do experimento. Apesar dessa característica, tal fonte de isolamento de fungos não é atrativa devido às atividades enzimáticas observadas nas triplicatas serem baixas em relação aos outros extratos. No caso do extrato enzimático fúngico proveniente do buriti (B) observou-se dentre as triplicatas a maior atividade enzimática total do experimento e um desvio padrão mediano. No caso do extrato proveniente das amostras de pequenos cocos nativos da cidade (C) observouse a segunda maior atividade lipolítica em uma de suas triplicatas. Porém, quando é avaliada, em particular, a média da atividade enzimática total observada na amostra, verifica-se que tal resultado é mediano em comparação as outras médias observadas, quase se igualando a observada no extrato de acerola (A), além de ter um dos maiores desvios padrão observado. Já em relação ao extrato proveniente da amostra de tamarindo (T) observou-se um pequeno desvio padrão entre as triplicatas trabalhadas, além da segunda maior média de atividade enzimática total no experimento. Tal resultado demonstra que, assim como o buriti, a tamarindo em decomposição possui potencial de possível fonte de isolamento fúngico para obtenção de lipases. Por fim, no

5 caso do extrato proveniente da amostra fúngica presente na amostra de manga (M) verifica-se que dentre todas as médias de atividade total obtida, a média desse extrato foi a de menor valor em relação ás outras, além de ter o maior desvio padrão apresentado na avaliação, demonstrando assim que tal fonte não é muito atrativa no quesito de busca de fungos lipolíticos. Tais resultados demonstram que a fonte de isolamento mais atrativa para a prospecção de fungos lipolítica é o buriti em decomposição, fonte fúngica que mostrou ter boas atividades lipolíticas em cada triplicata e também na média geral. Tal singularidade observada no experimento deve estar relacionada com o fato de que o buriti possui uma boa composição lipídica em relação aos outros frutos, e isso favoreça o desenvolvimento de fungos com boa capacidade lipolítica. Tabela 1: Dados referentes à análise em triplicata de extratos enzimáticos obtidos a partir de amostras de 100ml contendo fungos provenientes de acerola (A), buriti (B), pequenos cocos nativos (C), tamarindo (T) e manga (M) em estado de decomposição. LITERATURA CITADA BALASHEV K, JENSEN TR, KJAER K, BJORNHOLM T. Novel methods for studying lipids and lipases and their mutual interaction at interfaces: Part I. Atomic force microscopy. Biochimie 2001;83: ZAIA, D.M.A., ZAIA, C.T.B.V., LICHTIG, J. Determinação de proteínas totais via espectrofometria: vantagens e desvantagens dos métodos existentes. Química Nova, v.21, n.6, p , AGRADECIMENTOS O presente trabalho foi realizado com o apoio da UFT.

PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS LIPOLÍTICAS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORAS EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS LIPOLÍTICAS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORAS EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS LIPOLÍTICAS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORAS EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS Maysa Lima Parente Fernandes¹; Ezequiel Marcelino da Silva². 1 Aluna do Curso de Engenharia

Leia mais

BIODIGESTÃO ANAERÓBIA EM SISTEMA BATELADA DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE MATADOURO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS

BIODIGESTÃO ANAERÓBIA EM SISTEMA BATELADA DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE MATADOURO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS BIODIGESTÃO ANAERÓBIA EM SISTEMA BATELADA DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE MATADOURO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS Diana Cléssia Vieira Belchior 1 ; Ezequiel Marcelino da Silva 2. 1 Aluna do Curso de Engenharia Biotecnológica;

Leia mais

PRODUÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Penicilium citrinum PARA APLICAÇÃO NA MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS

PRODUÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Penicilium citrinum PARA APLICAÇÃO NA MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS PRODUÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Penicilium citrinum PARA APLICAÇÃO NA MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS P. M. SATO 1, D. R. VILELA 1, K. C. de CASTRO 1, A. B. ARCAS 1, I. J. F. de ALMEIDA 1 ; L. H. RAMOS

Leia mais

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente Isolamento, Seleção e Cultivo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE LIPASE DE Candida rugosa E AVALIAÇÃO DA IMOBILIZAÇÃO POR LIGAÇÃO COVALENTE EM POS-PVA

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE LIPASE DE Candida rugosa E AVALIAÇÃO DA IMOBILIZAÇÃO POR LIGAÇÃO COVALENTE EM POS-PVA CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE LIPASE DE Candida rugosa E AVALIAÇÃO DA IMOBILIZAÇÃO POR LIGAÇÃO COVALENTE EM POS-PVA Nome dos autores: André Felipe da Silva¹, Ezequiel Marcelino da Silva 1 Aluno do Curso

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

PRÉ-TRATAMENTO ENZIMÁTICO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS UTILIZANDO LIPASES MICROBIANAS

PRÉ-TRATAMENTO ENZIMÁTICO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS UTILIZANDO LIPASES MICROBIANAS PRÉ-TRATAMENTO ENZIMÁTICO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS UTILIZANDO LIPASES MICROBIANAS M.F. Dias 1, S.O.S. Gandra 1, M.L. Martins 1, L.M. Trevizano 2 1- Departamento de Ciências e Tecnologia de

Leia mais

Fungo filamentoso CANA175: produção e caracterização bioquímica de enzimas lipolíticas

Fungo filamentoso CANA175: produção e caracterização bioquímica de enzimas lipolíticas 116 Fungo filamentoso CANA175: produção e caracterização bioquímica de enzimas lipolíticas Resumo Débora Lo Sciuto 1, Pedro Alves Martins 2, Thaís Demarchi Mendes 3, Thais Fabiana Chan Salum 4, Félix Gonçalves

Leia mais

Produção de lipases bacterianas e aplicação à síntese de biodiesel

Produção de lipases bacterianas e aplicação à síntese de biodiesel 95 Produção de lipases bacterianas e aplicação à síntese de biodiesel Pedro Alves Martins 1, Karoline Costa Almeida 2, Patrícia Pinto Kalil Gonçalves Costa 3, Thályta Fraga Pacheco 4, Janice Lisboa de

Leia mais

ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE LIPASES PRODUZIDAS POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO EM UM BIORREATOR DE BANDEJAS

ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE LIPASES PRODUZIDAS POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO EM UM BIORREATOR DE BANDEJAS ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE LIPASES PRODUZIDAS POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO EM UM BIORREATOR DE BANDEJAS E. X. RAMALHO 1, P. H. B. FERNANDES 1, C. O. AVILA 2, R. S. DUTRA 3 e L. M. GRAJALES 1,3

Leia mais

Avaliação da potencialidade de aplicação de lipase comercial livre em reações de esterificação

Avaliação da potencialidade de aplicação de lipase comercial livre em reações de esterificação Avaliação da potencialidade de aplicação de lipase comercial livre em reações de esterificação Guzzo, Maria Eduarda 1 ; Erig, Cátia Lohmann 1 ; Bonissoni, Camila 1 ; Soligo, Andressa 1 ; Dalla Rosa, Andréia

Leia mais

Seleção e Imobilização de Fungos Filamentosos Produtores de Lipase Intracelular

Seleção e Imobilização de Fungos Filamentosos Produtores de Lipase Intracelular Seleção e Imobilização de Fungos Filamentosos Produtores de Lipase Intracelular Grazielle dos Santos Silva 1, Laura Maria Bruno, Heizir Ferreira de Castro 1 1 Escola de Engenharia de Lorena Depto. de Engenharia

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: MICROBIOTA EM MATA ATLÂNTICA DA PRAIA GRANDE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Leia mais

PRODUÇÃO VIA ENZIMÁTICA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA

PRODUÇÃO VIA ENZIMÁTICA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA PRODUÇÃO VIA ENZIMÁTICA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA C. SILVEIRA 1, A. R. S. KOEPPE 2, B. SEGUENKA 3, A. C. V. SALLA 4, G. NICOLETTI 5, W. F. MARTINS 6, F. N. MELO 7 e T. E. BERTOLIN 8. 1,5,6

Leia mais

Produção de Lipases por Fermentação no Estado Sólido

Produção de Lipases por Fermentação no Estado Sólido Produção de Lipases por Fermentação no Estado Sólido L. M. PINOTTI 1, J. X. LACERDA 1, M. M. OLIVEIRA e R. D. TEIXEIRA 1 1 Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia

Leia mais

Teoria da Prática: Transporte de Glicídios

Teoria da Prática: Transporte de Glicídios Teoria da Prática: Transporte de Glicídios INTRODUÇÃO Os estudos dos fatores que afetam a síntese enzimática nos microrganismos levaram à hipótese de que há duas classes de enzimas: as constitutivas e

Leia mais

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICOS-QUÍMICAS DE LIPASE DE ASPERGILLUS NIGER VISANDO SUA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICOS-QUÍMICAS DE LIPASE DE ASPERGILLUS NIGER VISANDO SUA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICOS-QUÍMICAS DE LIPASE DE ASPERGILLUS NIGER VISANDO SUA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS STUDY OF PHYSICAL AND CHEMICAL CHARACTERISTICS OF THE LIPASE ASPERGILLUS NIGER AIMING ITS APPLICATION

Leia mais

PRODUÇÃO DE ENZIMAS HIDROLÍTICAS POR FUNGOS ISOLADOS DE FOLHAS EM DECOMPOSIÇÃO

PRODUÇÃO DE ENZIMAS HIDROLÍTICAS POR FUNGOS ISOLADOS DE FOLHAS EM DECOMPOSIÇÃO 25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas PRODUÇÃO DE ENZIMAS HIDROLÍTICAS POR FUNGOS ISOLADOS DE FOLHAS EM DECOMPOSIÇÃO Suélen Caroline Frantz 1 ; Solange Cristina Carreiro 2 ; Jéssica Barros Aguiar

Leia mais

TÍTULO: OBTENÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE (-)-HINOQUININA A PARTIR DA BIOTRANSFORMAÇÃO FÚNGICA DA (-)-CUBEBINA POR ASPERGILLUS TERREUS

TÍTULO: OBTENÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE (-)-HINOQUININA A PARTIR DA BIOTRANSFORMAÇÃO FÚNGICA DA (-)-CUBEBINA POR ASPERGILLUS TERREUS TÍTULO: OBTENÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE (-)-HINOQUININA A PARTIR DA BIOTRANSFORMAÇÃO FÚNGICA DA (-)-CUBEBINA POR ASPERGILLUS TERREUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

APROVEITAMENTO DA GLICERINA ORIUNDA DO BIODIESEL NO CULTIVO DE Cryptococcus curvatus NRRL Y PARA PRODUÇÃO DE LIPASE

APROVEITAMENTO DA GLICERINA ORIUNDA DO BIODIESEL NO CULTIVO DE Cryptococcus curvatus NRRL Y PARA PRODUÇÃO DE LIPASE APROVEITAMENTO DA GLICERINA ORIUNDA DO BIODIESEL NO CULTIVO DE Cryptococcus curvatus NRRL Y- 1511 PARA PRODUÇÃO DE LIPASE B.L. LADEIRA 1 e C.A.V.BURKERT 1 1 Universidade Federal do Rio Grande. Escola de

Leia mais

TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOSOS PRODUTORES DE CELULASES

TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOSOS PRODUTORES DE CELULASES TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOSOS PRODUTORES DE CELULASES N. T. FEITOSA 1, F. A. SANTOS 1, P. M. V. de SENA 1, A. L. C. CARDOSO 1, D. J. N. de MELO 1 e S. F. M. SANTOS 1 1 Universidade Federal

Leia mais

DETECÇÃO DE LÍPASE POR CEPA DE Rhizopus arrhizus var. arrhizus

DETECÇÃO DE LÍPASE POR CEPA DE Rhizopus arrhizus var. arrhizus DETECÇÃO DE LÍPASE POR CEPA DE Rhizopus arrhizus var. arrhizus Santos Cordeiro, C.C. (1) ; Lima, J. M. M. (2) ; Lima, B.F. (1) ; Correia, M. A. B. (1) ; Andrade Silva, N. R. (1) ; Sá Muniz, M. C. (1) ;

Leia mais

Meios de cultura bacteriano

Meios de cultura bacteriano Meios de cultura bacteriano O material preparado no laboratório para o crescimento de microrganismos. Inóculo e Cultura; Se desejarmos o crescimento de uma cultura de um certo microrganismo, por exemplo

Leia mais

PURIFICAÇÃO PARCIAL E ESTUDO CINÉTICO DA ENZIMA CATALASE DE BATATA DOCE (Ipomoea batatas)

PURIFICAÇÃO PARCIAL E ESTUDO CINÉTICO DA ENZIMA CATALASE DE BATATA DOCE (Ipomoea batatas) PURIFICAÇÃO PARCIAL E ESTUDO CINÉTICO DA ENZIMA CATALASE DE BATATA DOCE (Ipomoea batatas) Matheus Felipe Rocha Ferraz BELO 1 ; André Luis Fachini de SOUZA 2 1 Bolsista PIBIC-EM/CNPq/IFC; 2 Orientador IFC-Câmpus

Leia mais

QBQ 0316 Bioquímica Experimental. Carlos Hotta. Análise de dados (P1 e P2)

QBQ 0316 Bioquímica Experimental. Carlos Hotta. Análise de dados (P1 e P2) QBQ 0316 Bioquímica Experimental Carlos Hotta Análise de dados (P1 e P2) 26/08/2016 Análise de resultados P2 Passo 1: calcular massa de glicose em cada pocinho 5 µmol glicose 1000 µl 5000 nmol glicose

Leia mais

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA BIOTECNOLOGIA - HISTÓRIA Estima-se que 8000 a.c., na Mesopotâmia, os povos selecionavam as melhores sementes das melhores plantas para aumentar a colheita. Fabricação de

Leia mais

SCREENING DE FUNGOS LIPOLÍTICOS E PRODUÇÃO DE LIPASES POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DO PROCESSAMENTO DO DENDÊ

SCREENING DE FUNGOS LIPOLÍTICOS E PRODUÇÃO DE LIPASES POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DO PROCESSAMENTO DO DENDÊ SCREENING DE FUNGOS LIPOLÍTICOS E PRODUÇÃO DE LIPASES POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DO PROCESSAMENTO DO DENDÊ E. de A. Silveira 1, P.W. Tardioli 2, C.S. Farinas 1

Leia mais

PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEINASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Candida krusei AP176.

PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEINASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Candida krusei AP176. ALMIR ASSIS BRAGA PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEINASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Candida krusei AP176. Tese apresentada ao Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

SELEÇÃO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS DE PLANTAS DE ARROZ IRRIGADO NO ESTADO DO TOCANTINS

SELEÇÃO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS DE PLANTAS DE ARROZ IRRIGADO NO ESTADO DO TOCANTINS SELEÇÃO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS DE PLANTAS DE ARROZ IRRIGADO NO ESTADO DO TOCANTINS Patrícia Verdugo Pascoal¹, Raimundo Wagner de Souza Aguiar² 1 Aluna do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia;

Leia mais

Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I

Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I Os lipídeos são armazenados em grandes quantidades como triglicerídeos neutros altamente insolúveis, tanto nos vegetais como nos animais. Eles podem

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DA PRODUÇÃO DE LIPASE A PARTIR DE FRUTOS NECROSADOS

ANÁLISE COMPARATIVA DA PRODUÇÃO DE LIPASE A PARTIR DE FRUTOS NECROSADOS ANÁLISE COMPARATIVA DA PRODUÇÃO DE LIPASE A PARTIR DE FRUTOS NECROSADOS H. B. CARMINATI 1, T. C. PIN 1, M. O. D. MARTINS 1 1 Faculdades Integradas de Aracruz, Departamento de Engenharia Química E-mail

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ENZIMÁTICAS DE PECTINASE E POLIGALACTURONASE COM DIFERENTES PROPORÇÕES DE CASCA DE COCO VERDE E SABUGO DE MILHO

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ENZIMÁTICAS DE PECTINASE E POLIGALACTURONASE COM DIFERENTES PROPORÇÕES DE CASCA DE COCO VERDE E SABUGO DE MILHO AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ENZIMÁTICAS DE PECTINASE E POLIGALACTURONASE COM DIFERENTES PROPORÇÕES DE CASCA DE COCO VERDE E SABUGO DE MILHO K. M. A. SANTOS 1, M. L. ARAÚJO 2, G. F. SILVA 1, A. K. S. ABUD

Leia mais

SELEÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS PARA DIFERENTES SISTEMAS ENZIMÁTICOS

SELEÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS PARA DIFERENTES SISTEMAS ENZIMÁTICOS SELEÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS PARA DIFERENTES SISTEMAS ENZIMÁTICOS L. TIGGEMEN 1, N. GRIEBELER 1, V. DE BORTOLI 1, A. ASTOLFI 1, N. DARONCH 1, A. SCHUMANN 1, L. NOSKOSKI 1, C. STEFENS 1, R. L. CANSIAN 1,

Leia mais

ESTUDO DA IMOBILIZAÇÃO DE LIPASE DE Rhizomucor miehei EM ORGANO GEL PARA APLICAÇÃO EM SÍNTESE ORGÂNICA

ESTUDO DA IMOBILIZAÇÃO DE LIPASE DE Rhizomucor miehei EM ORGANO GEL PARA APLICAÇÃO EM SÍNTESE ORGÂNICA ESTUDO DA IMOBILIZAÇÃO DE LIPASE DE Rhizomucor miehei EM ORGANO GEL PARA APLICAÇÃO EM SÍNTESE ORGÂNICA K. F. CAVALCANTE 1, F. A. PEREIRA 2, L. R. B. GONÇALVES 1, W. S. ADRIANO 2 1 Universidade Federal

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DE TRIGLICÉRIDOS E COLESTEROL

DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DE TRIGLICÉRIDOS E COLESTEROL DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DE TRIGLICÉRIDOS E COLESTEROL Determinação da concentração plasmática de triglicéridos por um método enzimático O conteúdo em triglicéridos pode ser determinado

Leia mais

Estabilidade Enzimática

Estabilidade Enzimática Estabilidade Enzimática Biocatálise e Biorremediação 17 de Março de 2016 David Cruz Nº 47030 Matteo Melosini Nº 48286 Vânia Silva Nº 48242 Índice Objectivos... 2 Resumo... 2 Resultados... 3 Meio não aquoso

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM QUESTÃO 1 O gráfico abaixo se refere à atividade de uma enzima proteolítica que atua no trato digestório: A enzima em questão é a: a) Tripsina,

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

PATOGENICIDADE COM FUNGOS FILAMENTOSOS CONTRA OPERÁRIAS DE Atta sexdens

PATOGENICIDADE COM FUNGOS FILAMENTOSOS CONTRA OPERÁRIAS DE Atta sexdens PATOGENICIDADE COM FUNGOS FILAMENTOSOS CONTRA OPERÁRIAS DE Atta sexdens 1 Cléia Almeida Oliveira; 2 Danival José de Souza 1 Aluno do Curso de Engenharia Florestal; Campus de Gurupi; e-mail: cleialmeidauft@hotmail.com.

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 EFEITO DOS EXTRATOS DE Astrocaryum jauari

Leia mais

HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO ÓLEO DE GIRASSOL COM LIPASES COMERCIAIS IMOBILIZADAS

HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO ÓLEO DE GIRASSOL COM LIPASES COMERCIAIS IMOBILIZADAS HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO ÓLEO DE GIRASSOL COM LIPASES COMERCIAIS IMOBILIZADAS Filipe C.A. Sousa 1, Erika F. Souza 2, Selma C. Terzi 2, Ana Iraidy S. Brigida 2, Edmar M. Penha 2 e Leda M.F. Gottschalk 2

Leia mais

COMPARAÇÃO DE DETERMINAÇÕES DE LIPÍDIOS EM ESGOTO SANITÁRIO E INDUSTRIAL UTILIZANDO MÉTODO ENZIMÁTICO E MÉTODOS CONVENCIONAIS

COMPARAÇÃO DE DETERMINAÇÕES DE LIPÍDIOS EM ESGOTO SANITÁRIO E INDUSTRIAL UTILIZANDO MÉTODO ENZIMÁTICO E MÉTODOS CONVENCIONAIS COMPARAÇÃO DE DETERMINAÇÕES DE LIPÍDIOS EM ESGOTO SANITÁRIO E INDUSTRIAL UTILIZANDO MÉTODO ENZIMÁTICO E MÉTODOS CONVENCIONAIS Carlos Eduardo Blundi (1) Professor Doutor do Departamento de Hidráulica e

Leia mais

FITOSSOCIOLOGIA DE PLANTAS INFESTANTES EM PLANTIO DE PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.)

FITOSSOCIOLOGIA DE PLANTAS INFESTANTES EM PLANTIO DE PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.) FITOSSOCIOLOGIA DE PLANTAS INFESTANTES EM PLANTIO DE PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.) Mariana Becker 1 ; Eduardo Andrea Lemus Erasmo 2 RESUMO A cultura do pinhão manso é de recente exploração para a produção

Leia mais

Tecnologia de Bioprocesso e Biotecnologia. Uso do hipoclorito de sódio como agente antimicrobiano nas escovas de dente

Tecnologia de Bioprocesso e Biotecnologia. Uso do hipoclorito de sódio como agente antimicrobiano nas escovas de dente Tecnologia de Bioprocesso e Biotecnologia Uso do hipoclorito de sódio como agente antimicrobiano nas escovas de dente Fernanda Piccinin Soares Orientador Carlos Barbosa INTRODUÇÃO Foi descoberta, após

Leia mais

Produção da enzima peroxidase por fungos filamentosos isolados de solos de lavouras no estado de Goiás

Produção da enzima peroxidase por fungos filamentosos isolados de solos de lavouras no estado de Goiás Produção da enzima peroxidase por fungos filamentosos isolados de solos de lavouras no estado de Goiás Thales Antony de Assis Santos 1* (PG), Thâmara Machado e Silva, Samantha Salomão Caramori, Solange

Leia mais

BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL

BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL Departamento de Bioquímica Instituto de Química USP Apostila de protocolos Parte A BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL QBQ 036N 05 Professores Carlos T. Hotta Ronaldo B. Quaggio Esta apostila foi desenvolvida originalmente

Leia mais

PRODUÇÃO DA ENZIMA PROTEASE POR FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DA PLANTA MEDICINAL Piper hispidum Sw

PRODUÇÃO DA ENZIMA PROTEASE POR FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DA PLANTA MEDICINAL Piper hispidum Sw 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PRODUÇÃO DA ENZIMA PROTEASE POR FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DA PLANTA MEDICINAL Piper hispidum Sw Ravely Casarotti Orlandelli 1 ; Tiago Tognolli de Almeida

Leia mais

PRODUÇÃO DE LIPASES POR RHIZOMUCOR SP.

PRODUÇÃO DE LIPASES POR RHIZOMUCOR SP. PRODUÇÃO DE LIPASES POR RHIZOMUCOR SP. M. M. OLIVEIRA 1 e L. M. PINOTTI 1 1 Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia E-mail para contato: pinotti2008@hotmail.com

Leia mais

Degradação Bioquímica

Degradação Bioquímica Degradação de Polímeros e Corrosão Prof. Hamilton Viana Prof. Renato Altobelli Antunes 1. Introdução A degradação dos polímeros pode acontecer: Em presença de microorganismos (Biodegradação) Na ausência

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS M. SILVA 1, M. SACARDO 1, A. E. COSTA 1 e J. K. ANDREAZZA 1 1 Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC,

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

Imobilização de lipase de Candida antarctica fração B em espuma de poliuretano

Imobilização de lipase de Candida antarctica fração B em espuma de poliuretano Imobilização de lipase de Candida antarctica fração B em espuma de poliuretano Eliane P. Cipolatti; Gabrieli Nicoletti; Natalia T.G. Carbonera; Raquel Loss, Maria J.A. Silva; Débora de Oliveira; Jorge

Leia mais

COMPARAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DE LIPASES DE DUAS CEPAS DE Aspergillus niger NA HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO ÓLEO DE GIRASSOL

COMPARAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DE LIPASES DE DUAS CEPAS DE Aspergillus niger NA HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO ÓLEO DE GIRASSOL COMPARAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DE LIPASES DE DUAS CEPAS DE Aspergillus niger NA HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO ÓLEO DE GIRASSOL Filipe C.A. Sousa 1, Erika F. Souza 2, Selma C. Terzi 2, Ana Iraidy S. Brigida 2,

Leia mais

(22) Data do Depósito: 29/07/2015. (43) Data da Publicação: 31/01/2017

(22) Data do Depósito: 29/07/2015. (43) Data da Publicação: 31/01/2017 INPI (21) BR 102015018088-8 A2 (22) Data do Depósito: 29/07/2015 *BR102015018088A República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

Análise da estabilidade oxidativa de um biodiesel produzido a partir de miscelas etanólicas de óleo de soja.

Análise da estabilidade oxidativa de um biodiesel produzido a partir de miscelas etanólicas de óleo de soja. Análise da estabilidade oxidativa de um biodiesel produzido a partir de miscelas etanólicas de óleo de soja. Larissa Braga Bueno Borges; Lucas Henrique Ribeiro; Grasiela Cristina Pereira dos Santos; Thais

Leia mais

Estudo Comparativo da Produção de Proteases por Aspergillus oryzae em Fermentação Semi-sólida Utilizando Tortas de Girassol

Estudo Comparativo da Produção de Proteases por Aspergillus oryzae em Fermentação Semi-sólida Utilizando Tortas de Girassol Estudo Comparativo da Produção de Proteases por Aspergillus oryzae em Fermentação Semi-sólida Utilizando Tortas de Girassol Ruann Janser Soares de Castro 1,2, Gustavo Adolfo Saavedra Pinto 1 1 Embrapa

Leia mais

Digestão, absorção e transporte plasmático dos lipídeos -lipoproteínas- Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes

Digestão, absorção e transporte plasmático dos lipídeos -lipoproteínas- Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes Digestão, absorção e transporte plasmático dos lipídeos -lipoproteínas- Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes LIPÍDEOS DIGESTÃO, ABSORÇÃO, TRANSPORTE PLASMÁTICO DIGESTÃO DE TRIGLICERÍDEOS,

Leia mais

MSc. Wagner Fernando Fuck Letícia Pavoni Grasselli Drª Mariliz Gutterres

MSc. Wagner Fernando Fuck Letícia Pavoni Grasselli Drª Mariliz Gutterres Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente ESTADO DA ARTE E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Bioindicadores de Qualidade do Solo. Simone Cristina Braga Bertini

Bioindicadores de Qualidade do Solo. Simone Cristina Braga Bertini Bioindicadores de Qualidade do Solo Simone Cristina Braga Bertini Degradação do solo Degradação dos solos (40% das terras cultivadas) Uso intenso do solo (manejo intensivo, monocultura, pesticidas e fertilizantes)

Leia mais

Manutenção de culturas de fungos e bactérias

Manutenção de culturas de fungos e bactérias Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Manutenção de culturas de fungos e bactérias Prof. Ivan Paulo Bedendo Manutenção de Culturas de Fungos e Bactérias O Método Não

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ENGENHARIA BIOQUÍMICA CÓDIGO: GQB054 UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

Estudo da Influência de Variáveis de Processo na Produção de Lipases por Fungo Filamentoso

Estudo da Influência de Variáveis de Processo na Produção de Lipases por Fungo Filamentoso Estudo da Influência de Variáveis de Processo na Produção de Lipases por Fungo Filamentoso Lívia Nolasco Macedo 1, Ana Carolina Pereira de Oliveira 2, Anna Danielle da Fonseca Ferreira 1, Mônica Caramez

Leia mais

REAÇÕES ENDOTÉRMICAS E EXOTÉRMICAS

REAÇÕES ENDOTÉRMICAS E EXOTÉRMICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - DISCIPLINA QUÍMICA I Prof. Dr. Moacir Cardoso Elias, Prof. Dr. Leonardo Nora, Pós-Doc Fabiana Roos

Leia mais

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN claudia.hartleben@pq.cnpq.br clauhart@terra.com.br 13 de setembro de 2011 Reprodução e Fisiologia Bacteriana

Leia mais

COMPARAÇÃO DA SÍNTESE DE CELULASES PELOS FUNGOS Trichoderma reesei E O FSDE15

COMPARAÇÃO DA SÍNTESE DE CELULASES PELOS FUNGOS Trichoderma reesei E O FSDE15 COMPARAÇÃO DA SÍNTESE DE CELULASES PELOS FUNGOS Trichoderma reesei E O FSDE15 K. S. do BONFIM 1, R. K. P. da SILVA¹, E. J. F. CHAVES², L.C. T. de CARVALHO², D. A. M. de ARAÚJO 2 e S. F. de M. SANTOS 1.

Leia mais

MICROBIOLOGIA BÁSICA ENZIMAS, DESIDROGENASE, CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA, ATIVIDADE RESPIRATÓRIA MICROBIANA E QUOCIENTE METABÓLICO

MICROBIOLOGIA BÁSICA ENZIMAS, DESIDROGENASE, CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA, ATIVIDADE RESPIRATÓRIA MICROBIANA E QUOCIENTE METABÓLICO MICROBIOLOGIA BÁSICA ENZIMAS, DESIDROGENASE, CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA, ATIVIDADE RESPIRATÓRIA MICROBIANA E QUOCIENTE METABÓLICO MARCELO DE ANDRADE BARBOSA Doutorando em Agronomia (Ciência do Solo)

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE METABÓLICA E DESENVOLVIMENTO FÚNGICO SOLO CONTAMINADO POR HIDROCARBONETOS

DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE METABÓLICA E DESENVOLVIMENTO FÚNGICO SOLO CONTAMINADO POR HIDROCARBONETOS DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE METABÓLICA E DESENVOLVIMENTO FÚNGICO SOLO CONTAMINADO POR HIDROCARBONETOS João Leonardo Uller 1 ; Ruth Noemi Tanaka Miyazaki 2 ; José Hilton Bernardino de Araújo 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

SELEÇÃO DE MEIOS DE PRODUÇÃO DE LIPASE POR Aspergillus ssp

SELEÇÃO DE MEIOS DE PRODUÇÃO DE LIPASE POR Aspergillus ssp SELEÇÃO DE MEIOS DE PRODUÇÃO DE LIPASE POR Aspergillus ssp Lima, B.F. (1) ; Correia, M. A. B. (1) ; Santos Cordeiro, C.C. (1) ; Andrade Silva, N. R. (1) ; Sá Muniz, M. C. (1) ; Amorim, H. S. (1) ; Lima,

Leia mais

Constituintes químicos dos seres vivos

Constituintes químicos dos seres vivos REVISÃO Bioquímica Constituintes químicos dos seres vivos S A I S I N O R G Â N I C O S CARBOIDRATOS São denominados: açúcares, hidratos de carbono, glicídios ou glicosídeos Energia para o trabalho celular

Leia mais

PRODUÇÃO DE FITASE POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO FARELO DE ARROZ E ASPERGILLUS NIGER E ASPERGILLUS ORYZAE

PRODUÇÃO DE FITASE POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO FARELO DE ARROZ E ASPERGILLUS NIGER E ASPERGILLUS ORYZAE PRODUÇÃO DE FITASE POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO FARELO DE ARROZ E ASPERGILLUS NIGER E ASPERGILLUS ORYZAE M. B. LIMA 1, R. MONTE ALEGRE 1, G.S. PADILHA 1 1 Universidade Estadual de Campinas,

Leia mais

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga CARBOIDRATOS Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" -São moléculas que

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES A. B. SOUZA 1, R. MEIRELLES Jr 2, M.F. MENDES 3 e C.S.S. PEREIRA 4 1 Universidade Severino

Leia mais

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Proteômica. Caroline Rizzi Doutoranda em Biotecnologia - UFPel

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Proteômica. Caroline Rizzi Doutoranda em Biotecnologia - UFPel Graduação em Biotecnologia Disciplina de Proteômica Caroline Rizzi Doutoranda em Biotecnologia - UFPel Introdução Don't waste clean thinking on dirty enzymes!!! Efraim Racker (1913-1991) Introdução Desta

Leia mais

EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO DOS GÊNEROS

EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO DOS GÊNEROS EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO DOS GÊNEROS Cibistax, Tabebuia, Arrabeia E Anemopaegma (FAMÍLIA Bignoniaceae) NÃO APRESENTARAM ATIVIDADE ANTIMICROBIANA CONTRA VÁRIOS FUNGOS FITOPATOGÊNICOS

Leia mais

ÁCIDO ERÚCICO POR HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO ÓLEO DE CRAMBE ASSISTIDA POR ULTRASSOM Souza, Alana S. Bolsista PROBIC ULBRA, Curso de Biomedicina

ÁCIDO ERÚCICO POR HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO ÓLEO DE CRAMBE ASSISTIDA POR ULTRASSOM Souza, Alana S. Bolsista PROBIC ULBRA, Curso de Biomedicina Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil ÁCIDO ERÚCICO POR HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO ÓLEO DE CRAMBE ASSISTIDA POR ULTRASSOM Souza, Alana S. Bolsista PROBIC ULBRA, Curso de Biomedicina Corrêa,

Leia mais

PROCESSOS FERMENTATIVOS

PROCESSOS FERMENTATIVOS PROCESSOS FERMENTATIVOS AULA 2 TÓPICOS EM BIOPROCESSOS PPGPVBA 1. INTRODUÇÃO - Microrganismos decompositores de alimentos; fermentação de alimentos e bebidas. - Vinho e vinagre 10.000 AC; - Cerveja 5.000

Leia mais

ANÁLISE DA BIODIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS DO SOLO PRODUTORES DE AMILASE NA MICRO-REGIÃO DE ARAÇATUBA/SP.

ANÁLISE DA BIODIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS DO SOLO PRODUTORES DE AMILASE NA MICRO-REGIÃO DE ARAÇATUBA/SP. ANÁLISE DA BIODIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS DO SOLO PRODUTORES DE AMILASE NA MICRO-REGIÃO DE ARAÇATUBA/SP. Muriel Tábatha Junqueira 1 Eliane Patrícia Cervelatti 2 RESUMO: O Brasil apresenta uma vasta biodiversidade

Leia mais

PRÁTICA: ANÁLISES CLÍNICAS - COLESTEROL TOTAL E COLESTEROL HDL PARTE A - DOSAGEM BIOQUÍMICA DE COLESTEROL TOTAL (CT)

PRÁTICA: ANÁLISES CLÍNICAS - COLESTEROL TOTAL E COLESTEROL HDL PARTE A - DOSAGEM BIOQUÍMICA DE COLESTEROL TOTAL (CT) CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA BIOQUÍMICA Profas. Roziana Jordão e Alexandra Salgueiro PRÁTICA: ANÁLISES CLÍNICAS - COLESTEROL TOTAL E COLESTEROL HDL I Objetivos Determinar colesterol total

Leia mais

1ª. Prova Prática 25, 26 e 27 de abril de 2018

1ª. Prova Prática 25, 26 e 27 de abril de 2018 Microbiologia aula práticas Primeira parte (Caracterização de microrganismos) Preparo e observação de lâminas Microscopia de luz Morfologia de bactérias e fungos 1ª. Prova Prática 25, 26 e 27 de abril

Leia mais

ANTAGONISMO IN VITRO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS CONTRA FUNGOS ASSOCIADOS À DOENÇAS DE TRONCO DE VIDEIRA

ANTAGONISMO IN VITRO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS CONTRA FUNGOS ASSOCIADOS À DOENÇAS DE TRONCO DE VIDEIRA ANTAGONISMO IN VITRO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS CONTRA FUNGOS ASSOCIADOS À DOENÇAS DE TRONCO DE VIDEIRA COMACHIO, L.B. 1 ; PACINI, B.A.H. 2 ; TONELLO, J.C. 3 ; ALMANÇA, M.A.K. 4 RESUMO - As doenças fúngicas

Leia mais

Departamento de Bioquímica Instituto de Química USP EXERCÍCIOS BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL QBQ 0316N Professores. Carlos T. Hotta Ronaldo B.

Departamento de Bioquímica Instituto de Química USP EXERCÍCIOS BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL QBQ 0316N Professores. Carlos T. Hotta Ronaldo B. Departamento de Bioquímica Instituto de Química USP EXERCÍCIOS BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL QBQ 0316N 2016 Professores Carlos T. Hotta Ronaldo B. Quaggio 1 1. Um extrato de proteínas foi obtido a partir da

Leia mais

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas.

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas. Biologia Atividade de classe Gabarito 2 os anos Tatiana mar/12 1- TURMA A 1- (PUCCamp modificada) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para

Leia mais

Frequência De Patótipos De Colletotrichum lindemuthianum Nos Estados Brasileiros Produtores De Feijoeiro Comum

Frequência De Patótipos De Colletotrichum lindemuthianum Nos Estados Brasileiros Produtores De Feijoeiro Comum Frequência De Patótipos De Colletotrichum lindemuthianum Nos Estados Brasileiros Produtores De Feijoeiro Comum Rafael de Oliveira Galdeano Abud 1 ; Adriane Wendland 2 ; Ronair José Pereira 2 ; Leonardo

Leia mais

S. D. de OLIVEIRA Jr 1, P. F. de SOUZA FILHO 1, G. R. MACEDO 1, E. S. dos SANTOS 1, C. F. ASSIS 2

S. D. de OLIVEIRA Jr 1, P. F. de SOUZA FILHO 1, G. R. MACEDO 1, E. S. dos SANTOS 1, C. F. ASSIS 2 PRODUÇÃO DE ENZIMAS PELO FUNGO Penicillium chrysogenum E UM FUNGO ISOLADO DA CASCA DO COCO (Aspergillus fumigatus) EM FSS UTILIZANDO RESÍDUO DE COCO COMO SUBSTRATO S. D. de OLIVEIRA Jr 1, P. F. de SOUZA

Leia mais

Luxo do lixo. Dafne Angela Camargo*, Bruna Escaramboni, Pedro de Oliva Neto

Luxo do lixo. Dafne Angela Camargo*, Bruna Escaramboni, Pedro de Oliva Neto 20 Luxo do lixo Dafne Angela Camargo*, Bruna Escaramboni, Pedro de Oliva Neto Departamento de Ciências Biológicas. Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista. UNESP - Campus de Assis.

Leia mais

Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela

Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela Kamilla Pires da Silva 1 ; Henrique Guilhon de Castro 2 ; Dione Pereira Cardoso 3 1 Aluno do Curso de agronomia PIBIC/CNPq;

Leia mais

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas BIOQUÍMICA Lipídeos Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas LIPÍDEOS São ÉSTERES derivados de ácidos graxos superiores. Ex1: São divididos em: Cerídeos Glicerídeos Fosfatídeos Esteroides CERÍDEOS

Leia mais

PD&I em Processos Bioquímicos

PD&I em Processos Bioquímicos PD&I em Processos Bioquímicos Dra Thaís Salum Laboratório de Processos Bioquímicos (LPB) Simpósio Agroenergia em Foco Novembro de 2015 Linhas de Pesquisa e Projetos Produção de microalgas como matéria-prima

Leia mais

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto Bioquímica: orgânicos e inorgânicos necessários à vida Leandro Pereira Canuto Toda matéria viva: C H O N P S inorgânicos orgânicos Água Sais Minerais inorgânicos orgânicos Carboidratos Proteínas Lipídios

Leia mais

Isolamento e identificação de colônias do fungo Alternaria dauci obtidas de lesões de Requeima da cultura da cenoura

Isolamento e identificação de colônias do fungo Alternaria dauci obtidas de lesões de Requeima da cultura da cenoura Isolamento e identificação de colônias do fungo Alternaria dauci obtidas de lesões de Requeima da cultura da cenoura Júlio César de Oliveira SILVA 1 ; Luciano Donizete GONÇALVES 2 ; Wellingta Cristina

Leia mais

10.2 Parâmetros de qualidade da água

10.2 Parâmetros de qualidade da água 10-3 m 1 m 10.2 Parâmetros de qualidade da água Sistema de Abastecimento de Água Partículas dissolvidas Dureza (sais de cálcio e magnésio), ferro e manganês não oxidados Partículas coloidais Coloidais:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA Márcia T. K. Pegoraro 1, Andressa Gilioli 2 INTRODUÇÃO Há milênios,

Leia mais

CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO. Prof. João Batista de Almeida e Silva Escola de Engenharia de Lorena-USP

CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO. Prof. João Batista de Almeida e Silva Escola de Engenharia de Lorena-USP CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO Prof. João Batista de Almeida e Silva Escola de Engenharia de Lorena-USP Hidrólise Glicose 8 ATP Piruvato 6 ATP Produtos de Fermentação ( lactato, álcoois, ácidos, etc.)

Leia mais

Avaliação Quantitativa das Preparações Enzimáticas

Avaliação Quantitativa das Preparações Enzimáticas Avaliação Quantitativa das Preparações Enzimáticas Como diferenciar enzimas? Quando não podemos determinar a concentração de uma enzima devemos diferenciar as enzimas por sua atividade (moléculas não podem

Leia mais

DIGESTÃO & ABSORÇÃO DE NUTRIENTES

DIGESTÃO & ABSORÇÃO DE NUTRIENTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA DIGESTÃO & ABSORÇÃO DE NUTRIENTES Profa. Dra. Fernanda B. Lima MACRONUTRIENTES ORGÂNICOS Carboidratos Proteínas

Leia mais

Seleção de fungos isolados do ambiente com atividade lipolítica. Isolation and selection of lipolytic enzymes-producing fungi

Seleção de fungos isolados do ambiente com atividade lipolítica. Isolation and selection of lipolytic enzymes-producing fungi Artigo Original/Original Article Seleção de fungos isolados do ambiente com atividade lipolítica Isolation and selection of lipolytic enzymes-producing fungi Michelle Cardoso COIMBRA 1 *, Thiago Okubo

Leia mais

Utilização do produto "A" como adjuvante ao processo de secagem do extrato bruto enzimático

Utilização do produto A como adjuvante ao processo de secagem do extrato bruto enzimático Utilização do produto "A" como adjuvante ao processo de secagem do extrato bruto enzimático Nayara Kelly Ribeiro Silva a, Loreny Ribeiro do Nascimento b, Edemilson Cardoso da Conceição c, Mariângela Fontes

Leia mais

PRODUÇÃO DE PROTEASES POR ASPERGILLUS ORYZAE EM FERMENTAÇÃO SEMI-SÓLIDA UTILIZANDO FARELO DE TRIGO E CANOLA

PRODUÇÃO DE PROTEASES POR ASPERGILLUS ORYZAE EM FERMENTAÇÃO SEMI-SÓLIDA UTILIZANDO FARELO DE TRIGO E CANOLA PRODUÇÃO DE PROTEASES POR ASPERGILLUS ORYZAE EM FERMENTAÇÃO SEMI-SÓLIDA UTILIZANDO FARELO DE TRIGO E CANOLA D. B. ANDRADE 1, G. A. S. PINTO 2 e A. C. FREITAS 1 1 Universidade Federal do Maranhão, Departamento

Leia mais