GESTÃO DA ATIVIDADE LEITEIRA EM PROPRIEDADES NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ PROJETO UDPL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DA ATIVIDADE LEITEIRA EM PROPRIEDADES NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ PROJETO UDPL"

Transcrição

1 GESTÃO DA ATIVIDADE LEITEIRA EM PROPRIEDADES NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ PROJETO UDPL ACTIVITY MANAGEMENT DAIRY IN PROPERTIES IN SOUTHWEST REGION PARANÁ - UDPL PROJECT Autor (es) Almir Antonio Gnoatto, Douglas Kleiton Barbosa, Fernando Kuss, Jacson Rodrigo Cullmann, Karin Regina Minosso Gnoatto Filiação Universidade Tecnológica Federal do Paraná almirgnoatto@gmail.com Resumo O presente trabalho originou-se dos resultados obtido no projeto de gestão em propriedades de leite na região sudoeste do Paraná, sendo um trabalho que iniciou em 2010, e estava inserido num projeto maior denominado de Unidades Demonstrativas de Produção Leiteira (UDPL), em pequenas propriedades. O objetivo do trabalho foi o avaliar a viabilidade econômica dos sistemas de produção de leite a base de pasto, bem como gerar indicadores produtivos e econômicos que sirvam de parâmetros de avaliação para técnicos e produtores de leite na tomada de decisões para melhoria dos resultados econômicos e produtivos. Ao final dos cinco anos, o aumento na produção e no lucro anual foram respectivamente de 239% e 380% na propriedade A, 156% e 171% na propriedade B, 389% e 123% na propriedade C. Palavras-chave: Resultados Econômicos, Produtivos, Indicadores, Planejamento. Abstract This work originated from the results obtained in project management in dairy properties in the southwest of Paraná, with a work that began in 2010, and was inserted into a larger project called Demonstration Units Dairy ( UDPL ) in small properties. The aim of the study was to evaluate the economic viability of milk production systems grazing base, and generate productive and economic indicators to serve as endpoints for technicians and dairy farmers in making decisions to improve economic results and production. At the end of five years, the increase in production and annual profit were respectively 239% and 380 % in the property, 156% and 171 % in the property B, 389 % and 123 % in the property C. Key words: Results Economic, Productive Indicators, Planning.

2 1. INTRODUÇÃO Nos últimos anos o Brasil vem sendo reconhecido mundialmente como o um dos mais importantes atores do cenário do agronegócio. Destaca-se neste meio, a atividade bovinocultura de leite, na qual, o país, em 2014, produziu 35,17 bilhões de litros de leite (IBGE, 2015). A Região Sudoeste do Paraná está entre as maiores bacias leiteiras nacionais, sendo a bovinocultura de leite uma das atividades agropecuárias socioeconômicas mais importantes e que se encontra em franca expansão. A estrutura fundiária desta região é baseada em pequenos estabelecimentos agrícolas, compostos por mão-de-obra familiar (PARIS, et al 2012). Buscando contribuir para a melhoria da atividade leiteira na região, foi idealizado dessa forma, um projeto denominado de Unidades Demonstrativas de Produção Leiteira (UDPL), que contou com o envolvimento das seguintes instituições: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos; Instituto EMATER-PR; Cooperativa Central Base de Serviços com Interação Solidária do Sudoeste do Paraná CRESOL BASE SUDOESTE; Cooperativa Central de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária CLAF/SISCLAF com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e das prefeituras municipais. O convênio firmado teve duração de cinco anos (UTFPR, 2010). Na Figura 01, abaixo a logomarca criada para o Projeto de Extensão UDPL com presença das instituições parceiras.

3 Figura 01 Logomarca do Projeto de Extensão UDPL O presente trabalho objetivou, por meio de um projeto de extensão universitária denominado de Unidades Demonstrativas de Produção Leiteira (UDPL): (i) acompanhar a gestão das propriedades em sistemas de produção familiares predominantes na região; (ii) identificar as melhores alternativas para cada ambiente, considerando as necessidades de sistemas de produção equilibrados nas suas atividades; e (iii) identificar fatores de produção envolvidos que visem aumentar sua rentabilidade e sustentabilidade na atividade. As propriedades acompanhadas pertencem aos municípios de Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge D Oeste, Boa Esperança do Iguaçu e Honório Serpa. O projeto procurou disseminar as práticas de planejamento e gestão de propriedades e o uso de tecnologias sustentáveis à produção leiteira adaptada às pequenas propriedades, com o objetivo de agregar renda aos pequenos produtores de leite da Região Sudoeste do Paraná.

4 2. RELATO DA EXPERIENCIA A metodologia de análise compreendeu as seguintes etapas: seleção da propriedade leiteiras; diagnóstico da realidade em que a propriedade encontrava-se; coleta de dados mensais; processamento e análise dos dados; e apresentação dos resultados e discussão com os produtores e família; planejamento do próximo ano. Figura 02 Processo de Gestão Propriedades Leiteiras, Adaptado LIMA et. al (1995) O processo de definição das tecnologias a serem preconizadas nas propriedades, sempre foi discutido entre o produtor e sua família com a Assistência Técnica e Extensão Rural (técnicos locais, professores e acadêmicos) levando em consideração as condições socioeconômicas das propriedades e da família. O processo de capacitação dos envolvidos é de fundamental importância, pois facilita o domínio das tecnologias e trocas de experiências, facilitando o alcance dos resultados.

5 A definição da participação dos produtores assistidos se deu conforme disponibilidade e aceitação para anotar todas as receitas e despesas da atividade leiteira e da família, e a disposição de divulgar as tecnologias adotadas e os resultados alcançados para os agricultores interessados. Outro critério de seleção destas propriedades foi o enquadramento dos critérios da agricultura familiar, que utiliza mão de obra e gestão predominantemente familiar e que possuam pequenas áreas de terras. Encontros mensais com as famílias envolvidas, técnicos, professores e acadêmicos participantes no projeto de extensão universitária Figura 03 Encontros mensais do Projeto UDPL As principais mudanças tecnológicas realizadas nas propriedades estão relacionadas ao planejamento alimentar do rebanho, fertilidade do solo, manejo das pastagens, produção de produção de alimento conservado (silagem), balanceamento da dieta dos animais com alimentos concentrados, cria e recria de fêmeas para reposição, higienização de ordenha, sanidade do rebanho, controle das receitas e despesas, sistema silvipastoril, entre outras. O desempenho da atividade leiteira nas UDPLs durante cinco anos foi medido e avaliado comparativamente ano após ano, selecionando-se, previamente, indicadores de desempenho (técnicos, econômicos e financeiros), conforme os objetivos de cada produtor, as condições socioeconômicas e sua competitividade de mercado, que após sofrerem intervenções tecnológicas e de gestão, tornou-se referência para as demais pequenas propriedades da região (PARIS et al. 2012). Éventos anualmente realizados nas UDPLs para disseminas as tecnologias para o conjunto dos agricultores

6 Figura 04 Estação sobre gestão de propriedades nos dias de campo nas UDPL O projeto UDPL desde o inicio priorizou disseminar tecnologias adequadas a pequenas propriedades rurais da região sudoeste do Paraná, sempre considerando a disponibilidade do produtor em aderir às técnicas recomendadas. Desse modo é necessário que a tecnologia disponível seja plenamente compreendida e utilizada de forma eficiente pelo produtor, garantindo a alimentação e o manejo adequado do rebanho, assim como o uso da capacidade máxima instalada e a obtenção de uma melhor rentabilidade na atividade leiteira (PARIS et al. 2012). 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os dados gerados a partir do controle econômico e de produção de rebanhos de leite sob o sistema de produção a base de pasto, retratam bem a realidade da pecuária leiteira da região sudoeste do Paraná, demonstrando os reflexos das mudanças tecnológicas e de gestão ocorridas ao longo do acompanhamento técnico das propriedades.

7 Dentre as mudanças que destacamos ao longo do processo foram o controle sistêmico das receitas e dos custos da atividade leiteira e do orçamento familiar, a preocupação com a fertilidade do solo e manejo das pastagens, a preocupação com a sanidade do rebanho e a higiene na ordenha, no planejamento da reposição/ampliação do rebanho e adoção de protocolo para criação de bezerras para reposição do rebanho, no controle leiteiro e na realização de planejamento alimentar para as diferentes épocas do ano e necessidades dos animais, bem como a preocupação do bem estar animal com a adoção do sistema silvipastoril. Figura 05 e 06 Planilhas de controle e sistemas silvipastoril adotado nas UDPLs Baseado nos diagnósticos realizados e do planejamento realizado e da implementação de tecnologias adaptadas as condições do agricultor e família, resultados produtivos e econômicos na atividade leiteira começaram a surgir. Nas Tabelas 1, 2 e 3 são apresentados resumos das médias anuais dos principais indicadores técnico-produtivos e econômicos das propriedades assistidas denominadas como A, B e C, respectivamente. Os resultados obtidos nas propriedade acompanhadas durante os cinco anos do projeto, demonstram que a adoção de tais tecnologias contribui para a melhora dos indicadores técnicos e econômicos ao longo do projeto. Quando iniciado projeto UDPL teve a adesão de cinco propriedades nos municípios acima citados, porém duas delas não finalizaram o período do projeto, por motivos familiares ou de saúde, mas ressaltamos que não foi pela falta de viabilidade da atividade, muito pelo contrário, ambas estavam tendo bons resultados econômico-produtivo. Diante desta situação optamos por analisar somente as propriedades que se mantiveram os cinco anos. As outras três propriedades seguiram até o até o fim do projeto e os resultados serão analisados a seguir. Ao observar a Tabela 01, pode-se dizer que na propriedade A os indicadores produtivos, apresentaram aumento pouco expressivo do primeiro para o segundo ano, aumentos

8 consideráveis ocorreram nos anos subsequentes (ano 3 e 4), o que pode ser atribuído ao fato dessa propriedade ter passado por mudanças principalmente nos primeiros dois anos, em que foi decidido pela venda de vacas velhas e investimento em fertilidade e manejo de pastagens. Entretanto, dentre os indicadores econômicos nota-se que no ano 3 e 4 a Renda Bruta(RB)/litro (R$), composta pelas receitas decorrentes da venda do leite e de animais de descarte (vacas secas e novilhas), foi de R$ 0.83 e 0.94 respectivamente, superando os resultados obtidos nos anos anteriores (R$ 0.64 no ano 1 e R$ 0.77 no Ano 2). Em relação ao Custo Variável(CV) R$//litro, observa-se que houve uma oscilação no decorrer do período acompanhado, sendo que no Ano 1 esse o indicador foi de R$ 0,31 e no ano 4 R$ 0,45. Desse modo, podemos observar que se a propriedade A aumentasse a produção mensal (litro), o CV/litro em R$ tenderia a se se manter, devido ao planejamento alimentar do rebanho a base de silagem e pasto, ante a dependência de ração e baixa produção nos anos iniciais. O aumento da produção em 239% no período, aumento nos preços recebidos levaram a um aumento de 380% no lucro por litro de leite. Tabela 1. Indicadores técnicos e econômicos da propriedade A. Indicadores Ano Variação Produção/mês (litro) 3.937, , , , ,00 239% Renda bruta / litro (R$) 0,64 0,77 0,83 0,94 0,94 47% Custo Variável / litro (R$) 0,31 0,38 0,53 0,45 0,45 45% Margem bruta / litro (R$) 0,33 0,39 0,3 0,49 0,49 48% Lucro / litro (R$) -0,01 0,13 0,11 0,37 0,37 380% Autores (2016) Na Tabela 2, que se refere à propriedade B, observa-se que o desempenho e resultados obtidos em relação aos indicadores produtivos foram satisfatórios ao longo do Ano 1, 2, 3, 4 e 5 com aumento expressivo no período de 256%. No entanto, com relação aos indicadores econômicos dos quatro anos, observa-se que no Ano 4 a propriedade apresentou uma RB/litro (R$) de R$ 1,09, superando os demais anos (R$ 0,75 no Ano 1, R$ 1,05 no Ano 2, R$ 0,87 no Ano 3 e R$ 1.03 no Ano 5) devido ao fato do produtor ter vendido alguns animais com o intuito de adquirir uma área de terra. Porém, quando se compara o Ano 1, 4 e 5 para o mesmo indicador, nota-se que este último, apresentou resultados satisfatórios.

9 Tabela 2. Indicadores técnicos e econômicos da propriedade B. Indicadores Ano * Variação Produção/mês (litro) 5.876, , , , % Renda bruta/litro (R$) 0,75 1,05 0,87 1,09 1,03 37,3% Custo Variável/litro (R$) 0,40 0,42 0,56 0,68 0,60 50% Margem bruta/litro (R$) 0,35 0,63 0,31 0,41 0,43 23% Lucro/litro (R$) 0,07 0,29 0,02 0,17 0,19 171% Autores (2016) Na Tabela 3, são expressos os indicadores produtivos e econômicos obtidos no Ano 1, 2, 3, 4 e 5 da propriedade C, que ao inserir mais animais no rebanho médio em lactação no decorrer do projeto a partir das estratégias de repor os animais produtivos a partir da criação de bezerras na propriedade e na implantação e manejo de pastagens, melhorou os resultados da atividade. Sendo assim, dentre os indicadores econômicos, a RB/litro (R$) permaneceu em constante ascensão, passando de R$ 0,71 no Ano 1 para R$ 1,24 no Ano 4 devido a venda de animais da propriedade, e uma redução nos preços obtido no ano 5 de R$ 0,84. Entretanto, notase que o CV/litro (R$) apresentou um aumento expressivo de R$ 0,49 do Ano 3 para o R$ 0,82 no Ano 4, podendo-se atribuir a destoca/sistematização, correção e adubação das pastagens, bem como aumento acima da inflação nos insumos agropecuários nesse período, como sendo um dos responsáveis por este aumento. Percebemos a evolução significativa no período, tanto na produção (389%), quanto no lucro por litro, saído do prejuízo de R$/l -0,52 para R$/l 0,12, uma variação positiva de 123% Tabela 3. Indicadores técnicos e econômicos da propriedade C INDICADORES Ano Variação Produção/mês (litro) 1.797, , , , % Renda bruta/litro (R$) 0,71 0,80 0,88 1,24 0,84 18 % Custo Variável/litro (R$) 0,55 0,53 0,49 0,74 0,52 35% Margem bruta/litro (R$) 0,16 0,27 0,38 0,50 0,33 106% Lucro/litro (R$) -0,52-0,37-0,11 0,16 0,12 123% Autores (2016)

10 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS O emprego de tecnologias adequadas para pequenas propriedades leiteiras da região sudoeste do Paraná por meio do projeto UDPL tem demonstrado que é possível melhorar indicadores zootécnicos e econômicos da atividade. A gestão da propriedade leiteira compartilhada entre técnicos e a família têm permitido a definição de estratégias para a consolidação da atividade leiteira, contribuindo assim, para a sustentabilidade da propriedade rural, bem como para a qualidade de vida das famílias rurais, que têm no leite, a principal atividade de exploração agropecuária. A gestão da propriedade realizada a partir do controle de receitas e despesas inerentes a atividade leiteira e discutidas durante as visitas mensais e disseminadas pelas tardes de campo, permitem a troca de experiências entre técnicos, pesquisadores, acadêmicos e produtores de leite, contribuindo assim para a geração de novos conhecimentos, oportunizando uma melhor qualidade de vida para as famílias rurais, que têm no leite, a sua principal atividade de exploração agropecuária. O projeto UDPL foi de extrema importância para o ensino, pesquisas e extensão da universidade, em que os maiores beneficiados com esse estudo foram os acadêmicos do curso de Zootecnia, os técnicos das instituições parceiras nos municípios e principalmente os produtores das UDPLs por meio das visitas mensais ao longo dos cinco anos, bem como na disseminação dos conhecimentos gerados nas UDPLs para os demais produtores da região apresentando os resultados em tardes de campo. Os resultados do presente artigo comprovam a eficiência na produção e na lucratividade da atividade leiteira das propriedades, mostrando que a gestão na forma de controle é imprescindível para elevar a renda e a competitividade dos produtores de leite. Os resultados obtidos permitem demonstrar a partir do controle leiteiro a viabilidade da gestão econômica e produtiva de rebanhos de leite, podendo-se desenvolver estudos sobre práticas extensionistas que venham ao encontro dos anseios dos produtores de leite.

11 REFERÊNCIAS BARBOSA, D. K. et al.. Gestão em Pequenas Propriedades Leiteiras na Região Sudoeste do Paraná. 2015, Campo Mourão. 5º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR CAMPUS CAMPO MOURÃO. PR, IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção da Pecuária municipal, v. 42, LIMA.. et al. Administração da Unidade de Produção Familiar: modalidades de trabalho com agricultores Empresa Agrícola. UNIJUI, Ijuí PARIS, M. de, et al. (2012) Gestão em Pequenas Propriedades Leiteiras na Região Sudoeste do Paraná como Estratégias para o Desenvolvimento da Atividade Congresso Virtual Brasileiro de Administração, Ed. IX Convibra Administração, p. 3-4/14. PEIXOTO, Marcus. A Extensão Privada e a Privatização da Extensão: uma Análise da Indústria de Defensivos Agrícolas f. Tese (doutorado) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rio de Janeiro, UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS. Termo de cooperação n 05/2010 celebrado entre a UTFPR - DV e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, a Cooperativa Central de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária-SISCLAF e a Cooperativa Central Base de Serviços com Interação Solidária do Sudoeste do Paraná. 2010

DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS ATRAVÉZ DE DIAS DE CAMPO

DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS ATRAVÉZ DE DIAS DE CAMPO DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS ATRAVÉZ DE DIAS DE CAMPO Jacson Rodrigo Cullmann 1, Almir Antônio Gnoatto 2, Fernando Kuss 3, Micheli de Paris 4, Tiago Michels

Leia mais

GESTÃO EM PEQUENAS PROPRIEDADES DE LEITE NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTO DE RENDA

GESTÃO EM PEQUENAS PROPRIEDADES DE LEITE NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTO DE RENDA GESTÃO EM PEQUENAS PROPRIEDADES DE LEITE NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTO DE RENDA Micheli de Paris 1, Jacson Rodrigo Cullmann 3, Almir Antonio Gnoatto 2, Fernando Kuss 2, Douglas

Leia mais

SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITE EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS GESTÃO TÉCNICA E ECONÔMICA

SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITE EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS GESTÃO TÉCNICA E ECONÔMICA SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITE EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS GESTÃO TÉCNICA E ECONÔMICA Micheli de Paris *, Almir Antonio Gnoatto**, Laércio Sartori **, Jacson Rodrigo Cullmann *, Tiago Michels*

Leia mais

I CONGRESSO ESTADUAL DA AGROPECUÁRIA UMUARAMA. Nova dinâmica da Assistência Técnica e Extensão Rural. (Emater-PR)

I CONGRESSO ESTADUAL DA AGROPECUÁRIA UMUARAMA. Nova dinâmica da Assistência Técnica e Extensão Rural. (Emater-PR) I CONGRESSO ESTADUAL DA AGROPECUÁRIA UMUARAMA Nova dinâmica da Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR) Eng. Agr. Hernani Alves da Silva Gerente de Produção Agropecuária e Negocios hernanialves@emater.pr.gov.br

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA,

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, 2011-2012 Christopher Junior Tavares Cardoso 1 ; André Rozemberg Peixoto Simões 2 ; Mário Sérgio Malheiros 2 1 Estudante do Curso de Zootecnia da UEMS, Unidade

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA A RECRIA DE NOVILHAS LEITEIRAS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO SUDOESTE DO PARANÁ - PROJETO UDPL

A INFLUÊNCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA A RECRIA DE NOVILHAS LEITEIRAS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO SUDOESTE DO PARANÁ - PROJETO UDPL A INFLUÊNCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA A RECRIA DE NOVILHAS LEITEIRAS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO SUDOESTE DO PARANÁ - PROJETO UDPL Jacson Rodrigo Cullmann 1, Fernando Kuss 2, Almir Antônio Gnoatto

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONTROLE NAS PROPRIEDADES DE FRANCISCO BELTRÃO, NOVA PRATA DO IGUAÇU E SÃO JORGE D OESTE

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONTROLE NAS PROPRIEDADES DE FRANCISCO BELTRÃO, NOVA PRATA DO IGUAÇU E SÃO JORGE D OESTE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONTROLE NAS PROPRIEDADES DE FRANCISCO BELTRÃO, NOVA PRATA DO IGUAÇU E SÃO JORGE D OESTE Acir Felipe Grolli Carvalho 1* [orientador], Ediane Zanin 2*, Sabrina Kluska 2, Jucemara

Leia mais

CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES FAMILIARES NA PECUÁRIA LEITEIRA RESUMO

CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES FAMILIARES NA PECUÁRIA LEITEIRA RESUMO CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES FAMILIARES NA PECUÁRIA LEITEIRA Rafaela Ap. MORAES¹; Jusieli P. ANDRADE²; Silas da S. de PAULA³ RESUMO O leite está entre os seis principais produtos mais importantes da agropecuária

Leia mais

GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência à agricultura familiar - caso da bovinocultura leiteira Palavras-chave: Introdução

GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência à agricultura familiar - caso da bovinocultura leiteira Palavras-chave: Introdução GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência à agricultura familiar - caso da bovinocultura leiteira JUNQUEIRA,Korran Ribeiro¹; HAROLD,Carlos Alexandre²; GOMES,Katiele Amorim³; MEDINA,Gabriel da Silva

Leia mais

Extensão Rural Aplicada A Pecuária Leiteira

Extensão Rural Aplicada A Pecuária Leiteira Extensão Rural Aplicada A Pecuária Leiteira Pedro Paulo Bueno*, 6º módulo de Medicina Veterinária da UFLA (pedropaulovet@gmail.com); Rodrigo de Andrade Ferrazza (rodrigoferrazza@yahoo.com.br), 5º módulo

Leia mais

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste Projeto Balde Cheio Tecnologias que agregam valor à produção de leite Pecuária Sudeste --- o PROJETO o Salde Cheio é um caso de sucesso de transferência desenvolvimento de tecnologia, que promove o da

Leia mais

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DE AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA OCIDENTAL ATRAVÉS DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA INCORPORATION OF TECHNOLOGICAL INNOVATION IN SMALL DAIRY

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DE PROPRIEDADE LEITEIRA NO SUDOESTE DO PARANÁ (CRUZEIRO DO IGUAÇÚ)

ACOMPANHAMENTO DE PROPRIEDADE LEITEIRA NO SUDOESTE DO PARANÁ (CRUZEIRO DO IGUAÇÚ) ACOMPANHAMENTO DE PROPRIEDADE LEITEIRA NO SUDOESTE DO PARANÁ (CRUZEIRO DO IGUAÇÚ) Oelyton Nunes de Oliveira¹, Wagner Paris², Clederson Martinello³, Andreia Fioreli³ ¹ Acadêmico do curso de Zootecnia, bolsista

Leia mais

GRÃO SECO OU SILAGEM DE GRÃO ÚMIDO DE MILHO NA DIETA DE VACAS LEITEIRAS (DADOS PRELIMINARES) PROJETO UDPL

GRÃO SECO OU SILAGEM DE GRÃO ÚMIDO DE MILHO NA DIETA DE VACAS LEITEIRAS (DADOS PRELIMINARES) PROJETO UDPL GRÃO SECO OU SILAGEM DE GRÃO ÚMIDO DE MILHO NA DIETA DE VACAS LEITEIRAS (DADOS PRELIMINARES) PROJETO UDPL Tatiana Nunes 1, Tiago Michels 4, Fernando Kuss 2, Douglas Sampaio Henrique 3, Almir Antônio Gnoatto

Leia mais

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite André da Mata CARVALHO 1 ; Jéssica Samara Leão SIMÕES 1 ; Marlon Moraes MARTINS 1 ; Joiciane

Leia mais

APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1. Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2.

APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1. Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2. APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1 Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2. 1 Parte integrante do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável

Leia mais

FEDERAL GOVERNO. Pesquisa e desenvolvimento: Agricultura familiar como base para o desenvotvimemo de propriedades leiteiras í

FEDERAL GOVERNO. Pesquisa e desenvolvimento: Agricultura familiar como base para o desenvotvimemo de propriedades leiteiras í ~ ~ e GOVERNO Ministério da Agricultura do Abastecimento ~ Pecuária Sudeste FEDERAL Trabalhando em todo o Brasil Pesquisa e desenvolvimento: Agricultura familiar como base para o desenvotvimemo de propriedades

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 13/1/2011 Produção Ascom Diário do Comércio 12/1/2011 Agência Minas 12/1/2011 www.agenciaminas.mg.gov.br Programa Minas Leite terá

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES LEITEIRAS NO BRASIL

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES LEITEIRAS NO BRASIL PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES LEITEIRAS NO BRASIL Bruno Ignacio Giménez Irún* 1, Guilherme Acácio de Sene 2, Augusto Hauber Gameiro 3 *autor para correspondência: b.gimenezirun@gmail.com

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE BOVINOCULTURA DE CORTE EM CASCAVEL/PR

CUSTO DE PRODUÇÃO DE BOVINOCULTURA DE CORTE EM CASCAVEL/PR CUSTO DE PRODUÇÃO DE BOVINOCULTURA DE CORTE EM CASCAVEL/PR Com a iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e o Centro

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM ALIMENTAÇÃO A BASE DE PASTO E CONFINAMENTO NO SISTEMA COMPOST BARN.

ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM ALIMENTAÇÃO A BASE DE PASTO E CONFINAMENTO NO SISTEMA COMPOST BARN. ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM ALIMENTAÇÃO A BASE DE PASTO E CONFINAMENTO NO SISTEMA COMPOST BARN Eliseu Holz Tasso Orientador: Prof. Dr. João Armando Dessimon Machado Co-orientador:

Leia mais

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Orientador: Prof. Dr. Marcelo A. Conterato Coorientadora: Tutora MSc. Doutoranda Sarita M. Fernandez INTRODUÇÃO - Segundo

Leia mais

ESTUDO DE CASO: APOIO TÉCNICO A UM PRODUTOR DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ PR

ESTUDO DE CASO: APOIO TÉCNICO A UM PRODUTOR DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ PR ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( x ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 1 ESTUDO DE CASO: APOIO

Leia mais

RESULTADOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS URT DE COMBINADO FAZENDA PARAISO

RESULTADOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS URT DE COMBINADO FAZENDA PARAISO RESULTADOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS URT DE COMBINADO FAZENDA PARAISO Equipe Técnica Responsável técnico RURALTINS Carlos Rodrigo Xavier Oliveira Técnico/Tecnólogo em Agropecuária Responsável técnico EMBRAPA

Leia mais

Custos de produção e Planejamento do rebanho

Custos de produção e Planejamento do rebanho Custos de produção e Planejamento do rebanho A estimativa dos custos de produção permite avaliar a viabilidade do negócio. Custo Operacional (CO) Despesas de custeio / produção de leite. Custo Operacional

Leia mais

PROJETO DE DIVERSIFICAÇÃO PARA UNIDADES DE PRODUÇÃO DO TIPO FAMILIAR LEITE NO MUNICÍPIO DE PEJUÇARA-RS 1

PROJETO DE DIVERSIFICAÇÃO PARA UNIDADES DE PRODUÇÃO DO TIPO FAMILIAR LEITE NO MUNICÍPIO DE PEJUÇARA-RS 1 PROJETO DE DIVERSIFICAÇÃO PARA UNIDADES DE PRODUÇÃO DO TIPO FAMILIAR LEITE NO MUNICÍPIO DE PEJUÇARA-RS 1 Ana Paula Toso 2, Angélica De Oliveira Henriques 3, Felipe Esteves Oliveski 4, Nilvo Basso 5. 1

Leia mais

Avaliação da recria de Novilhas Leiteiras nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite

Avaliação da recria de Novilhas Leiteiras nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite Avaliação da recria de Novilhas Leiteiras nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite André da Mata CARVALHO 1 ; Jéssica Samara Leão SIMÕES²; Marlon Moraes MARTINS 2 ; Joiciane Maria ALVES 3 ;

Leia mais

Importância e Diagnóstico das Boas Práticas Agropecuárias em Sistemas de Produção Leiteira

Importância e Diagnóstico das Boas Práticas Agropecuárias em Sistemas de Produção Leiteira Boas Práticas Agropecuárias na Produção de Leite: da Pesquisa para o Produtor 9 Importância e Diagnóstico das Boas Práticas Agropecuárias em Sistemas de Produção Leiteira Rogerio M. Dereti A adoção de

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DA PROPRIEDADE LEITEIRA MODAL DO ESTADO DO ACRE

ANÁLISE ECONÔMICA DA PROPRIEDADE LEITEIRA MODAL DO ESTADO DO ACRE ANÁLISE ECONÔMICA DA PROPRIEDADE LEITEIRA MODAL DO ESTADO DO ACRE Aline Carolina Lopes Ferreira 1, José Marques Carneiro Junior 2, Andressa Pereira Braga 3 1 Mestranda em Produção Animal UFAC. e-mail:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Trabalho vinculado ao projeto de extensão "O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares. 2

Trabalho vinculado ao projeto de extensão O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares. 2 CONTRIBUIÇÃO DO LEITE A PASTO NA RENDA DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DO MUNICÍPIO DE AUGUSTO PESTANA-RS 1 CONTRIBUTION OF MILK TO PASTURE IN THE INCOME OF A UNIT OF PRODUCTION OF THE MUNICIPALITY OF AUGUSTO

Leia mais

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Carlos Frederico Martins Pesquisador Embrapa Cerrados-CTZL Colaboração: Isabel Ferreira-Embrapa-Cerrados-CTZL

Leia mais

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online?

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Reforço da marca no mercado; Relacionamento estreito com o público alvo; Destaque da expertise da organização ao contribuir com conhecimentos e tecnologias

Leia mais

PROFISSIONALIZAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES DE LEITE PARCERIA. EMATER/Cooperativa Castrolanda/Prefeitura Municipal de Castro

PROFISSIONALIZAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES DE LEITE PARCERIA. EMATER/Cooperativa Castrolanda/Prefeitura Municipal de Castro PROFISSIONALIZAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES DE LEITE PARCERIA EMATER/Cooperativa Castrolanda/Prefeitura Municipal de Castro TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA Sidney S. Rodrigues de Oliveira Extensionista

Leia mais

PROGRAMA LEITE GAÚCHO MANUAL OPERATIVO

PROGRAMA LEITE GAÚCHO MANUAL OPERATIVO PROGRAMA LEITE GAÚCHO MANUAL OPERATIVO PORTO ALEGRE, NOVEMBRO DE 2011 GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TARSO GENRO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO IVAR PAVAN DIRETOR

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir Texto Complementar 5b Resultados econômicos de sistemas de produção de leite com diferentes níveis tecnológicos na Cooperativa Agropecuária Castrolanda, Castro, PR. Hernani Alves da Silva; Huibert Peter

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO EM BOVINOCULTURA LEITEIRA GEBOL/2010

GRUPO DE ESTUDO EM BOVINOCULTURA LEITEIRA GEBOL/2010 GRUPO DE ESTUDO EM BOVINOCULTURA LEITEIRA GEBOL/2010 Mariane da Silva Chiodi¹; Marcus Vinícius Morais de Oliveira², Andre Rozemberg Peixoto Simões², Fabiana de Andrade Melo Sterza², Dirce Ferreira Luz

Leia mais

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 Linha Risco Beneficiários (1) Finalidade Limites (R$) Juros Prazo/Carência CUSTEIO Pronaf Custeio Grupo "A/C" (2) /FCO Assentados da Reforma Agrária

Leia mais

ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA FAMILIAR 1 ANALYSIS AND DIAGNOSIS OF A AGRICULTURAL PRODUCTION FAMILY UNIT

ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA FAMILIAR 1 ANALYSIS AND DIAGNOSIS OF A AGRICULTURAL PRODUCTION FAMILY UNIT ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA FAMILIAR 1 ANALYSIS AND DIAGNOSIS OF A AGRICULTURAL PRODUCTION FAMILY UNIT Diane Giseli Vettorato Rigliski 2, Diego Rafael Barcellos De Moraes

Leia mais

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE LEITE ADOTADAS POR AGRICULTORES ASSOCIADOS À COOPERATIVA DE LEITE DA AGRICULTURA FAMILIAR DE DOIS VIZINHOS - PR Laudecir Vargas¹*, Sidney Ortiz¹, Julio Cezar Machado¹. Sidemar Presotto

Leia mais

DIAGNOSTICO DO PERFIL DA PRODUÇÃO LEITEIRA DAS PROPRIEDADES FAMILIARES NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR ALAGOAS

DIAGNOSTICO DO PERFIL DA PRODUÇÃO LEITEIRA DAS PROPRIEDADES FAMILIARES NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR ALAGOAS DIAGNOSTICO DO PERFIL DA PRODUÇÃO LEITEIRA DAS PROPRIEDADES FAMILIARES NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR ALAGOAS Cristina França SOARES *1, Rubeline da Silva XAVIER 2, Francisca Marcia França SOARES 2, Maria

Leia mais

RESUMO DA PALESTRA VERTICALIZAÇÃO DA PECUÁRIA. Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. *

RESUMO DA PALESTRA VERTICALIZAÇÃO DA PECUÁRIA. Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. * 328 RESUMO DA PALESTRA VERTICALIZAÇÃO DA PECUÁRIA Silva, C. B. 1 ; Seneda, M. M. 1* 11 Laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal - REPROA, Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. *e-mail:

Leia mais

Gestão Econômica Racional na Atividade Leiteira. Christiano Nascif Coordenador Técnico PDPL-RV e Projeto Educampo/Sebrae MG

Gestão Econômica Racional na Atividade Leiteira. Christiano Nascif Coordenador Técnico PDPL-RV e Projeto Educampo/Sebrae MG Gestão Econômica Racional na Atividade Leiteira Christiano Nascif Coordenador Técnico PDPL-RV e Projeto Educampo/Sebrae MG Racionalidade na administração da atividade??? Sintomas de produtores que não

Leia mais

INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS.

INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. Esta comunicação trata dos impactos sociais e ambientais resultantes da intensificação da produção agropecuária

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO326 Manejo de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO326 Manejo de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: Carga horária semanal 0 5 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Área: CV (X ) CHSA ( ) ECET ( )

Área: CV (X ) CHSA ( ) ECET ( ) Área: CV (X ) CHSA ( ) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06

Leia mais

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL, COM MERITOCRACIA. Aumentar a produtividade e incentivar o empreendedorismo

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL, COM MERITOCRACIA. Aumentar a produtividade e incentivar o empreendedorismo ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL, COM MERITOCRACIA Aumentar a produtividade e incentivar o empreendedorismo MISSÃO DO SENAR: 27 Administrações Regionais 5.000 Instrutores 2.500 Técnicos Atende a 2.000.000

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código da Disciplina: AGR 361 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 7 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO E APOIO AS EMPRESAS/INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS

POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO E APOIO AS EMPRESAS/INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS www.cedagro.org.br O que é o CEDAGRO? O Centro de Desenvolvimento do Agronegócio - CEDAGRO, registrado em 27/10/2004, em Vitória/ES, é uma organização não governamental, sem fins econômicos, pessoa jurídica

Leia mais

PECUÁRIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE BÁLSAMO/SP: ESTUDO DE CASO. Área temática: Economia e Gestão

PECUÁRIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE BÁLSAMO/SP: ESTUDO DE CASO. Área temática: Economia e Gestão PECUÁRIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE BÁLSAMO/SP: ESTUDO DE CASO Homero Freitas Gorjon 1,2, Claudia Josefina Dorigan 3,4, Hirla Carneiro dos Santos Gregório 5,6, Kleber Sartório 7,8 1 :Tecnólogo em Agronegócio

Leia mais

DIAGNÓSTICO PRODUTIVO E REPRODUTIVO NA PECUÁRIA LEITEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE MAJOR IZIDORO- AL

DIAGNÓSTICO PRODUTIVO E REPRODUTIVO NA PECUÁRIA LEITEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE MAJOR IZIDORO- AL DIAGNÓSTICO PRODUTIVO E REPRODUTIVO NA PECUÁRIA LEITEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE MAJOR IZIDORO- AL Wesley Reniberg Timóteo SIVA*¹; Alice da Rocha SILVA 1 ; Ariane Loudemila Silva de ALBUQUERQUE

Leia mais

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas ANÁLISE DE INDICADORES PRODUTIVOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA FAZENDA ARACOARA, PALMAS TOCANTINS Joel Ferreira Nunes 1, Clauber Rosanova 2,Leandro Maier Hennig 1, Rodrigo Xavier Nolasco 1, Paulo Robson Marta

Leia mais

Gerenciamento da Ovinocultura

Gerenciamento da Ovinocultura Gerenciamento da Ovinocultura Base da apresentação... 6 anos de coleta de dados a campo sobre sistemas de produção no LAPOC; Produção de uma dissert. Mestrado sobre análise do resultado econômico dos sistemas;

Leia mais

Organização e gestão da pecuária bovina da Epamig

Organização e gestão da pecuária bovina da Epamig Organização e gestão da pecuária bovina da Epamig José Reinaldo Mendes Ruas 1 Alberto Marcatti Neto 1 José Joaquim Ferreira 1 HISTÓRICO Conforme diz o Prof. Fernando Madalena, da Escola de Veterinária

Leia mais

The specialization of dairy production systems in ten (10) agrarian reform settlements in Unaí MG

The specialization of dairy production systems in ten (10) agrarian reform settlements in Unaí MG A especialização leiteira dos sistemas de produção em 10 (dez) assentamentos da reforma agrária de Unaí MG The specialization of dairy production systems in ten (10) agrarian reform settlements in Unaí

Leia mais

TAXA DE DESFRUTE NA PECUÁRIA DE CORTE SUA INFLUÊNCIA NO AGRONEGÓCIO

TAXA DE DESFRUTE NA PECUÁRIA DE CORTE SUA INFLUÊNCIA NO AGRONEGÓCIO TAXA DE DESFRUTE NA PECUÁRIA DE CORTE SUA INFLUÊNCIA NO AGRONEGÓCIO José Augusto Porte 1, Geraldo de Nardi Junior 2 1 Aluno do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Botucatu

Leia mais

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Duarte Carvalho Minighin 1, Wallacy Augusto de Oliveira 1, Túlio Gomes Justino 1, Thaylene Maria do Amaral 1, Luis Fernando de Moraes

Leia mais

ANÁLISE DOS INDICADORES ZOOTÉCNICOS E ECONÔMICOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO COM SUPLEMENTAÇÃO 1

ANÁLISE DOS INDICADORES ZOOTÉCNICOS E ECONÔMICOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO COM SUPLEMENTAÇÃO 1 110 ANÁLISE DOS INDICADORES ZOOTÉCNICOS E ECONÔMICOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO COM SUPLEMENTAÇÃO 1 Mirian Fabiana da Silva 2, Angélica Cáritas da Silva 3 RESUMO O aumento da eficiência produtiva

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

PERSPECTIVAS DE FUTURO NO AGRONEGÓCIO DO LEITE NO BRASIL

PERSPECTIVAS DE FUTURO NO AGRONEGÓCIO DO LEITE NO BRASIL REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA PERIODICIDADE SEMESTRAL EDIÇÃO NÚMERO 5 JULHO DE 2005 ISSN 1679-7353 PERSPECTIVAS DE FUTURO NO AGRONEGÓCIO DO LEITE NO BRASIL Carlos Humberto CORASSIN

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS.

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. ADRIÉLI GEREVINI Orientador: Profa. Dra. Susana Cardoso Coorientadora:

Leia mais

Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena

Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Thaylene Maria do Amaral 1, Bárbara Faria de Sousa 2, Ketelyn Cristina de Moraes 2,

Leia mais

Pesquisa desenvolvida no IF Farroupilha Campus Santo Augusto, financiada pelo Programa de Apoio à Produção Científica (PAPC). 2

Pesquisa desenvolvida no IF Farroupilha Campus Santo Augusto, financiada pelo Programa de Apoio à Produção Científica (PAPC). 2 TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO PROTAMBO 1 TECHNOLOGY TRANSFER TO SMALL FARMS: THE PROTAMBO PROJECT CASE Andressa Boni 2, Francisco Sperotto Flores

Leia mais

Estruturar é o negócio!

Estruturar é o negócio! Estruturar é o negócio! Agropecuária / Notícia 3 de setembro de 2014 Diagnósticos realizados em várias regiões do Brasil descrevem o excesso de animais improdutivos como um dos principais problemas da

Leia mais

Simpósio sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Pecuária Leiteira no Estado do Paraná

Simpósio sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Pecuária Leiteira no Estado do Paraná Simpósio sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Pecuária Leiteira no Estado do Paraná MARCELO DE REZENDE COOPERIDEAL LONDRINA, PR marcelo@cooperideal.com.br Cooperativa para a inovação e desenvolvimento

Leia mais

ATER em Feijão e Milho desenvolvida no Estado do Paraná. Germano do R. F. Kusdra Eng. Agrônomo Emater

ATER em Feijão e Milho desenvolvida no Estado do Paraná. Germano do R. F. Kusdra Eng. Agrônomo Emater ATER em Feijão e Milho desenvolvida no Estado do Paraná Germano do R. F. Kusdra Eng. Agrônomo Emater germano@emater.pr.gov.br PROJETO CENTRO-SUL DE FEIJÃO E MILHO O Instituto EMATER, ao longo de sua existência,

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE ALFAFA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE

ANÁLISE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE ALFAFA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE ANÁLISE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE ALFAFA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE Marcela de Mello Brandão Vinholis Embrapa Pecuária Sudeste São Carlos junho - 2008 Introdução Mudanças econômicas década de 90

Leia mais

Umuarama PR 27 de Agosto de 2015 Programa Leite MAIS

Umuarama PR 27 de Agosto de 2015 Programa Leite MAIS Umuarama PR 27 de Agosto de 2015 Programa Leite MAIS Engo Agro Joaquim Rocha Martins EMATER / Unidade Regional de Umuarama joaquimmartins@emater.pr.gov.br (44)3621-3250 INSTITUTO EMATER Unidade Regional

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CHÁCARA BEZERRA,

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CHÁCARA BEZERRA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CHÁCARA BEZERRA, 2012-2013 Joemir dos Santos Ribeiro 1 ; Andre Rozemberg Peixoto Simões 2 ; Igor Toshio Panjagua Shiwa 3 1 Acadêmico do Curso de Zootecnia da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

DANONE BRASIL DANLEITE. Flavio Fazenaro. Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Leite Danone. Supervisor de Desenvolvimento DANONE Brasil

DANONE BRASIL DANLEITE. Flavio Fazenaro. Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Leite Danone. Supervisor de Desenvolvimento DANONE Brasil DANLEITE Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Leite Danone DANONE BRASIL 2012 Flavio Fazenaro Supervisor de Desenvolvimento DANONE Brasil 19.06.2012 Fortaleza - CE 50,56% dizem ter como principais

Leia mais

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro setembro/2014 UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DAS PROPRIEDADES LEITEIRAS VISANDO À

Leia mais

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR E RENDA: O CASO DE PROCESSAMENTO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE NOVA BASSANO/RS ROBERTO TEBALDI

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR E RENDA: O CASO DE PROCESSAMENTO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE NOVA BASSANO/RS ROBERTO TEBALDI AGROINDÚSTRIA FAMILIAR E RENDA: O CASO DE PROCESSAMENTO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE NOVA BASSANO/RS ROBERTO TEBALDI Orientadora: Prof. Dra. Tatiana Mota Miranda Coorientadora: Judit Herrera Ortuño Camargo,

Leia mais

FATORES AMBIENTAIS SOBRE A LONGEVIDADE PRODUTIVA EM VACAS DA RAÇA HOLANDESA

FATORES AMBIENTAIS SOBRE A LONGEVIDADE PRODUTIVA EM VACAS DA RAÇA HOLANDESA FATORES AMBIENTAIS SOBRE A LONGEVIDADE PRODUTIVA EM VACAS DA RAÇA HOLANDESA Cindy Namie Seino LEAL 1*, Andrey Piante CHOTOLLI 1, Livia Galiano MANGILLI 1, Thamires Aparecida MARINHO 1, Sabrina Saori SAITO

Leia mais

I ENCONTRO DA ZOOTECNIA DO ESTADO DO CEARÁ DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ZOOTECNISTA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO

I ENCONTRO DA ZOOTECNIA DO ESTADO DO CEARÁ DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ZOOTECNISTA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO I ENCONTRO DA ZOOTECNIA DO ESTADO DO CEARÁ DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ZOOTECNISTA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO José Sidnei B. Lima ZOOTECNISTA Caracterização do Semiárido Brasileiro... - Maior região

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

PREÇO DE LEITE X CUSTO: COMO CONJUGAR ESTA RELAÇÃO 1

PREÇO DE LEITE X CUSTO: COMO CONJUGAR ESTA RELAÇÃO 1 PREÇO DE LEITE X CUSTO: COMO CONJUGAR ESTA RELAÇÃO 1 Sebastião Teixeira Gomes 2 Este artigo examina três pontos da relação preço de leite X custo, considerados como relevantes na montagem de suas trajetórias,

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA: ESTUDO DE CASO DE QUATRO SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE NO MATO GROSSO DO SUL

ANÁLISE ECONÔMICA: ESTUDO DE CASO DE QUATRO SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE NO MATO GROSSO DO SUL ANÁLISE ECONÔMICA: ESTUDO DE CASO DE QUATRO SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE NO MATO GROSSO DO SUL 25 Cid Isidoro Demarco Martins* Armindo Neivo Kichel** 1 - INTRODUÇÃO A pesquisa tem, como objetivo,

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 PROVA DE GANHO EM PESO DE BUBALINOS EM

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 08 de setembro de 2016.

Clipping de notícias. Recife, 08 de setembro de 2016. Clipping de notícias Recife, 08 de setembro de 2016. Recife,08 de setembro de 2016. Recife,07 de setembro de 2016. Recife,07 de setembro de 2016. 08/09/2016 Habitação e reforma agrária podem ter corte

Leia mais

II SIMPAGRO da UNIPAMPA

II SIMPAGRO da UNIPAMPA II SIMPAGRO da UNIPAMPA Empreendedorismo na Campanha gaúcha Dom Pedrito, RS. 24 e 25 de agosto de 2017. Eixo Zootecnia e áreas afins Modalidade ensino técnico Simulação Econômica de Pastagem de Inverno

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO MISTOS: GRÃOS, CULTURA DE COBERTURA E PECUÁRIA,

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO MISTOS: GRÃOS, CULTURA DE COBERTURA E PECUÁRIA, ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO MISTOS: GRÃOS, CULTURA DE COBERTURA E PECUÁRIA, 2003-2012 Claudia De Mori¹, Henrique Pereira dos Santos¹, Renato Serena Fontaneli¹ e Evandro Ademir Lampert 2 ¹Pesquisador,

Leia mais

Serviços Técnicos e Gestão Ambiental no Agronegócio Diretoria de Agronegócios

Serviços Técnicos e Gestão Ambiental no Agronegócio Diretoria de Agronegócios 47º Café com Sustentabilidade - Febraban Pecuária Sustentável: Agentes financeiros como indutores de boas práticas Modelos de financiamento e investimento: incentivos à adoção de boas práticas socioambientais

Leia mais

SISTEMA COMPOST BARN : APURAÇÃO DE CUSTOS E ANÁLISE DE RESULTADOS DE UMA PROPRIEDADE LEITEIRA LOCALIZADA NA REGIÃO DE ROLÂNDIA-PR

SISTEMA COMPOST BARN : APURAÇÃO DE CUSTOS E ANÁLISE DE RESULTADOS DE UMA PROPRIEDADE LEITEIRA LOCALIZADA NA REGIÃO DE ROLÂNDIA-PR SISTEMA COMPOST BARN : APURAÇÃO DE CUSTOS E ANÁLISE DE RESULTADOS DE UMA PROPRIEDADE LEITEIRA LOCALIZADA NA REGIÃO DE ROLÂNDIA-PR Leticia Ferreira de CAMARGO* 1, Natália Nami OGAWA 1, Amanda Massaneira

Leia mais

DADOS PRELIMINARES DO PERFIL DAS PROPRIEDADES DE BOVINOCULTURA LEITEIRA NA REGIÃO NOROESTE DO RS

DADOS PRELIMINARES DO PERFIL DAS PROPRIEDADES DE BOVINOCULTURA LEITEIRA NA REGIÃO NOROESTE DO RS DADOS PRELIMINARES DO PERFIL DAS PROPRIEDADES DE BOVINOCULTURA LEITEIRA NA REGIÃO NOROESTE DO RS BRAND, Silvane I 1 ; PORTELA, Valéria O ²; DIEL, Maria I³; SILVA, Décio.A.R. 4 Palavras-Chave: Leite. Tecnificação.

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 059-P

FICHA PROJETO - nº 059-P FICHA PROJETO - nº 059-P PADEQ Grande Projeto 1) TÍTULO: Apoio a Alternativas Sustentáveis no Território Portal da Amazônia. 2)MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Nova Guarita, Terra Nova do Norte MT. 3)LINHA

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Centro de Excelência em Tecnologia do Leite desenvolve atividades em Rondon

Centro de Excelência em Tecnologia do Leite desenvolve atividades em Rondon Centro de Excelência em Tecnologia do Leite desenvolve atividades em Rondon Criado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Centro funciona junto à Unioeste, com o objetivo de interagir

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código: VET244 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta: 7 p Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa em vigência a partir

Leia mais

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO Projeto Agrisus N o : 1568/15 Nome do Evento: Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta e do 3º Simpósio Internacional sobre

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO. Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária

DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO. Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Abril/2012 Colaboradores do Projeto Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado

Leia mais

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA Walter Miguel Ribeiro Engenheiro Agrônomo GERAR RENDA??? Como gerar renda Renda Resultado = Quantidade de leite + Quantidade de animais x preço do leite x preço dos animais

Leia mais

Ano IV - Edição 29 Julho 2013

Ano IV - Edição 29 Julho 2013 da pecuária de leite Ano IV - Edição 29 Julho ALTA DO PREÇO DO LEITE MELHORA RELAÇÃO DE TROCA POR INSUMOS A sucessiva alta no preço do leite pago ao produtor no primeiro semestre de melhorou a relação

Leia mais

1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA:

1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA: EDITAL Nº 001/2013 Ações para o desenvolvimento da Ovinocultura na Região Norte Pioneiro do Estado do Paraná A coordenação do programa de extensão Ações para o desenvolvimento da Ovinocultura na Região

Leia mais

Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr

Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr Desenvolvimento Regional e Territorial Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr Aurea Andrade Viana de Andrade 1 Resumo: A pesquisa trata da

Leia mais

Análise da Viabilidade da Implantação do Confinamento de Gado de Corte no Estado de Tocantins

Análise da Viabilidade da Implantação do Confinamento de Gado de Corte no Estado de Tocantins Análise da Viabilidade da Implantação do Confinamento de Gado de Corte no Estado de Tocantins Vinicius Martins Veloso (1) ; Jannaele Aparecida da Silva (1) ; Matheus Alves Maciel (1) ; Daniela Gonçalves

Leia mais

Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE. Brasília, 07 de dezembro de 2011

Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE. Brasília, 07 de dezembro de 2011 Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE Brasília, 07 de dezembro de 2011 Importância do leite no Brasil Número de produtores: 1,3 milhões Pessoas envolvidas no setor primário: 5 milhões Volume

Leia mais

Grupo 4. Abordagem sistêmica aplicada ao desenvolvimento rural sustentável

Grupo 4. Abordagem sistêmica aplicada ao desenvolvimento rural sustentável Grupo 4. Abordagem sistêmica aplicada ao desenvolvimento rural sustentável Inovação em sistema de produção leiteiro viabilizando a agricultura familiar no Território Cantuquiriguaçu Paraná Innovation in

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA PECUÁRIA LEITEIRA NA REGIÃO DO CAPARAÓ ESPÍRITO- SANTENSE

DIAGNÓSTICO DA PECUÁRIA LEITEIRA NA REGIÃO DO CAPARAÓ ESPÍRITO- SANTENSE DIAGNÓSTICO DA PECUÁRIA LEITEIRA NA REGIÃO DO CAPARAÓ ESPÍRITO- SANTENSE Tarcísio Feleti de Castro 1, Felipe Scheiber Pittelkow 2, Rafael Altoé Dansi 3, Maria Izabel Vieira de Almeida 4 1 UFES/Departamento

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ PR

ANÁLISE ECONÔMICA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA MICHELI DE PARIS ANÁLISE ECONÔMICA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ PR DISSERTAÇÃO DOIS VIZINHOS-PR

Leia mais

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008 MANEJO E EVOLUÇÃO DE REBANHO DE BOVINOS DE CORTE Prof. Dr. Cássio C. Brauner Prof. Dr. Marcelo A. Pimentel Departamento de Zootecnia FAEM -UFPel Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em

Leia mais