Danos Provocados por Gafanhotos (Orthoptera: Acrididae) em Eucalyptus Urograndis em Vitória da Conquista-Ba

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Danos Provocados por Gafanhotos (Orthoptera: Acrididae) em Eucalyptus Urograndis em Vitória da Conquista-Ba"

Transcrição

1 Danos Provocados por Gafanhotos (Orthoptera: Acrididae) em Eucalyptus Urograndis em Vitória da Conquista-Ba Liliane Roque Pinto (1) ; Rita de Cássia Antunes Lima de Paula (2) ; Denys Matheus Santana Costa Souza (3) ; Adalberto Brito de Novaes (2) (1) Graduanda em Engenharia Florestal, UESB/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, lilianeroq@gmail.com; (2) Professora, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, UESB/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, rcassia@uesb.edu.br ; (3) Graduando em Engenharia Agronômica, UESB/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, dmscsouza@gmail.com; Professor, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, UESB/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, adalberto.brito@globo.com. RESUMO Frequentemente muitos plantios florestais são atacados por pragas, os gafanhotos, por exemplo, que historicamente estão associados a viveiros de mudas, têm chamado a atenção quanto à relevância dos danos ocasionados em plantios novos de eucalipto em diversas regiões do país, causando danos em diversas partes da planta. Por se tratar de um fato pouco investigado este estudo teve como objetivo registrar a ocorrência e caracterizar os danos provocados por gafanhotos, no campo, em plantio de Eucalyptus urograndis, no município de Vitória da Conquista-BA. A pesquisa foi conduzida no plantio experimental no Campo Agropecuário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, campus de Vitória da Conquista, BA, no período de abril a julho de A coleta dos insetos foram realizadas por um período de 80 dias, num total de 25 coletas, sendo que a cada coleta foi realizada a quantificação das mudas atacadas. O trabalho se baseou na catação manual como uma técnica que poderia contribuir para a diminuição dos insetos no plantio. As mudas atacadas com 90 dias após o plantio e que apresentaram um diâmetro médio de quase 10 cm representaram 58% do total de das plantas atacadas, demonstrando que a partir desse período mudas de E. urograndis podem ser atacadas por gafanhotos, podendo provocar danos como a mastigação superficial e até mesmo o anelamento do coleto. Palavras-chave: Bahia, tombamento, anelamento; INTRODUÇÃO Com a crescente demanda de produtos florestais, aliado a necessidade de conservação dos ecossistemas e proteção de florestas nativas, o plantio de florestas vem cada vez ganhando mais espaço no cenário nacional. Segundo a ABRAF (2013) a área ocupada por plantios de eucalipto no Brasil totalizou ha em 2012, representando 76,6% do total de florestas plantadas. O elevado número de espécies e clones do gênero Eucalyptus o confere uma grande possibilidade de expansão geográfica e econômica, uma vez que estes materiais genéticos são adaptados às mais diversas condições edafoclimáticas e atendem a inúmeros tipos de exploração econômica (ANDRADE et al., 1994). - Resumo Expandido - [413] ISSN:

2 Segundo Anjos et al (1986) a entomofauna associada aos plantios de eucalipto é vasta e estima-se que das 300 espécies de insetos associadas a essa cultura, 10% são pragas, causando perdas consideráveis desde a fase de viveiro até a madeira processada. Entre estes insetos, os gafanhotos (Ordem Orthoptera e família Acrididae) merecem destaque pela grande capacidade de multiplicar-se rapidamente e pelos danos que são provocados por se alimentarem das folhas e dos tecidos jovens das plantas. Trabalhos relatando danos de gafanhotos em espécies florestais, ainda são escassos, merecendo mais investigações e quando são voltados para plantios de eucalipto são retratados, na sua maioria, danos com grilos. Tais insetos causam danos às plantas ao consumirem raízes, caules e folhas de mudas novas e tenras (ANJOS et al., 1986) gerando confusão no diagnóstico pela semelhança dos sinais de ataque. Gafanhotos já foram constatados em plantios experimentais de paricá, teca e mogno-africano no Município de Pau d Arco, sul do Pará (Lunz et al. 2008) e a espécie Eutropidacris cristata, atacando plantas de Eucalyptus urophylla de dois anos de idade em Minas Gerais (ZANETTI et al. 2003). Este último autor, inclusive, afirma que deve-se incluir este inseto entre os herbívoros associados à eucaliptocultura. Diante disso, este estudo teve como objetivo registrar a ocorrência e caracterizar os danos provocados por gafanhotos, no campo, em plantio de Eucalyptus urograndis, no município de Vitória da Conquista-BA. MATERIAL E MÉTODOS Este trabalho foi realizado no campo experimental da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, no município de Vitória da Conquista, BA, no período de abril a julho de Três meses após o plantio de 744 mudas de E. urograndis numa área de m² verificouse a presença de insetos entre e dentro das linhas de plantio. A catação manual foi o método empregado, sendo realizado com base no monitoramento na área. O local onde apareciam os insetos era o fator que determinava o ponto para a realização desta técnica. As coletas dos insetos foram quinzenais e ocorreram sempre no período vespertino do dia, entre às 15:00 e 17:00 horas. Durante a catação manual foi utilizado luvas de látex e posteriormente, os insetos foram acondicionados em potes de acrílico contendo álcool 70 % a fim de conservá-los em bom estado até a identificação (Figura 1). Além da identificação e da quantificação dos insetos coletados e das mudas atacadas, observou-se a ausência de danos, os possíveis sinais de mastigação superficial, profunda e corte do caule. Figura 1- Recipiente plástico, devidamente etiquetado, contendo álcool 70% e os insetos coletados. - Resumo Expandido - [414] ISSN:

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO Durante o período entre abril e julho de 2013 foram capturados 416 indivíduos da família Acrididae. Os insetos apresentaram diferentes estágios de desenvolvimento. Observou-se que aquelas mudas que apresentaram um diâmetro médio de quase 10 cm representaram 58% das plantas atacadas e 42% das mudas atacadas apresentaram um diâmetro médio de cerca de 27 cm, respectivamente possuíram 90 e 160 dias de plantio. É importante salientar que não foi verificado ataque em mudas com diâmetro médio em torno de 5 cm, as quais estavam com menos de dois meses e meio de plantadas. Entre o primeiro e o segundo mês de catação manual ocorreu uma redução de 30% nas mudas atacadas por gafanhoto e do segundo para o terceiro mês foi de 11%, sendo que depois passou a ser nula a ação dos insetos. Foi verificada a mastigação superficial como o dano de maior ocorrência num ponto único da planta, estendendo-se no sentido longitudinal, com aproximadamente 0,4 a 0,6 centímetros de comprimento, como verificado na Figura 02. Figura 2 - Muda de Eucalyptus urograndis com três meses de idade com sinais de mastigação superficial ocasionada por gafanhotos. A mastigação profunda também foi observada ocasionando o anelamento do caule e o consequente tombamento das plantas. Este último fator ocorre devido a interrupção da seiva das partes vitais da planta e a dificuldade de sustentação do caule (Figura 03). - Resumo Expandido - [415] ISSN:

4 Figura 3 - À direita: Muda de E. urograndis tombada. À esquerda: Muda de E. urograndis apresentando total anelamento do caule. Em todos os casos a mastigação ocorreu na parte inferior das mudas, bem próximo ao solo, na região do colo da planta, ou seja, entre o caule e a raiz. Não foi observado corte em folhas como relatado em Eucalyptus urophylla por Zanetti et al. (2003). A primeira catação manual realizada foi a que apresentou o maior número de insetos coletados, num total de 46, tendo uma redução considerável nos demais dias subsequentes, ficando este valor abaixo de 14 indivíduos. Por outro lado, o mês de junho apresentou 37% dos insetos coletados na área sendo a maior quantidade de gafanhotos coletados. Foi verificado ao longo do período da pesquisa que mudas atacadas superficialmente conseguiram regenera-se, confirmando assim com as hipóteses de Barbosa et al. (2009) em estudos em plantios de Eucalyptus grandis, mas atacadas por grilos. Já mudas que sofreram anelamento total do caule não conseguiram manter a sustentação deste, tendo assim o tombamento, porém posteriormente observou as emissões de novas brotações. CONCLUSÕES Mudas de E. urograndis, a partir de 90 dias, podem ser atacadas por gafanhotos que podem provocar danos como a mastigação superficial e até mesmo o anelamento do coleto. Este trabalho retifica que ortópteros da família Acrididae também merecem atenção em plantio de eucalipto, pois podem até se tornarem praga, na ausência de monitoramento. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABRAF. Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Florestas Plantadas Ano Base Brasília, 2006, 81 p. ANDRADE, H.B. et al. Avaliação de espécies eprocedências de Eucalyptus L Héritier (Myrtaceae) nas regiões norte e noroeste do Estado de Minas Gerais. Revista Árvore, v.18, n.3, p , Resumo Expandido - [416] ISSN:

5 ANJOS, N. Entomologia Florestal Brasileira ( I SEMESTRE - 2 a. Parte) - Principais pragas florestais. Disponível em: < >. Acesso em: 15/09/2013. ANJOS, N.; SANTOS, G. P.; ZANÚNCIO, J. C. Pragas de eucalipto e seu controle. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 12, n. 141, p , BARBOSA, L. R.; IEDE, E. T.; SANTOS, F. Biologia, Caracterização de Danos e Ocorrência de Grilos em Plantios de Eucalipto. Comunicado Técnico n 189. Colombo: Embrapa Florestas, GASSEN,D.N. Pragas subestimada Disponível em: < >. Acesso em: 20/08/2013. LUNZ, A. M.; COSTA, M. K., M.; AGUIAR, T. S.; CARDOSO, A. S. Danos de Gafanhotos (Orthoptera, Acrididae, Leptysminae) em Reflorestamentos no Estado do Pará. Comunicado Técnico. nº SALVADORI, J. R. Pragas-de-solo em culturas graníferas. Brasil, Disponível em: < Acesso em: 25/08/2013. SANTOS, G. P.; ZANUNCIO, J. C.; ZANUNCIO, T. V. Pragas de eucalipto. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 18, n. 185, p , ZANETTI R., SOUZA-SILVA, A., MOURA, M. A. M. ZANUNCIO, J. C. Ocorrência do gafanhotodo-coqueiro Eutropidacris cristata (Orthoptera: Acrididae) atacando plantas de eucalipto em Minas Gerais. Árvore, Viçosa-MG, v.27, n.1, p , Resumo Expandido - [417] ISSN:

Nota Científica. Caracterização de Danos de Gryllus sp. em Plantas de Eucalipto, em Laboratório

Nota Científica. Caracterização de Danos de Gryllus sp. em Plantas de Eucalipto, em Laboratório Nota Científica Caracterização de Danos de Gryllus sp. em Plantas de Eucalipto, em Laboratório Leonardo Rodrigues Barbosa ( ¹ ), Edson Tadeu Iede ( ¹ ) e Franciele Santos (1) ( ¹ ) Embrapa Florestas, Estrada

Leia mais

Ocorrência de grilos em plantios de eucalipto no Paraná

Ocorrência de grilos em plantios de eucalipto no Paraná Ocorrência de grilos em plantios de eucalipto no Paraná Leonardo R. Barbosa leonardo@cnpf.embrapa.br 10 Novembro 2010 16ª Reunião Técnica do PROTEF - Manejo de Pragas e Doenças Florestais - Região Subtropical

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Florestas. Documentos 189. Leonardo Rodrigues Barbosa Edson Tadeu Iede Franciele Santos

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Florestas. Documentos 189. Leonardo Rodrigues Barbosa Edson Tadeu Iede Franciele Santos ISSN 1679-2599 Dezembro, 2009 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Florestas Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 189 Biologia, Caracterização de Danos e Ocorrência

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES RURAIS COM PLANTIO DE EUCALIPTO NO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO SALES, BA

CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES RURAIS COM PLANTIO DE EUCALIPTO NO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO SALES, BA CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES RURAIS COM PLANTIO DE EUCALIPTO NO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO SALES, BA Paloma Silva Oliveira (1) ; Anselmo Eloy Silveira Viana (2) ; Aline Pereira das Virgens (3) ; Fabrício Vieira

Leia mais

EUCALIPTOCULTURA NO NORDESTE BRASILEIRO: Estudos de casos em pequenas e médias propriedades. Prof. Adalberto Brito de Novaes

EUCALIPTOCULTURA NO NORDESTE BRASILEIRO: Estudos de casos em pequenas e médias propriedades. Prof. Adalberto Brito de Novaes EUCALIPTOCULTURA NO NORDESTE BRASILEIRO: Estudos de casos em pequenas e médias propriedades Prof. Adalberto Brito de Novaes PROMOÇÃO: COLEGIADO DE ENGENHARIA FLORESTAL/UESB PANORAMA INTERNACIONAL DO SETOR

Leia mais

A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta o aproveitamento final de mudas, a sobrevivência e o crescimento inicial

A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta o aproveitamento final de mudas, a sobrevivência e o crescimento inicial Anais da 50ª Reunião Técnico-Científica do Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo - Dias 12 e 13 de novembro de 2014 33 A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta

Leia mais

Sobrevivência e Crescimento Inicial de Clones de Eucalipto em Vitória da Conquista-BA

Sobrevivência e Crescimento Inicial de Clones de Eucalipto em Vitória da Conquista-BA Sobrevivência e Crescimento Inicial de Clones de Eucalipto em Vitória da Conquista-BA Jamily Silva Fernandes (1) ; Valdemiro Conceição Júnior (2) ; Maída Cynthia Duca de Lima (1) ; Ivana Paula Ferraz Santos

Leia mais

Viabilidade Econômica De Povoamentos De Eucalipto Para Fins Energéticos Na Microrregião De Vitória Da Conquista-BA

Viabilidade Econômica De Povoamentos De Eucalipto Para Fins Energéticos Na Microrregião De Vitória Da Conquista-BA Viabilidade Econômica De Povoamentos De Eucalipto Para Fins Energéticos Na Microrregião De Vitória Da Conquista-BA Aline Pereira das Virgens 1, Luís Carlos de Freitas 2, Danusia Silva Luz 1, Ângelo Marcio

Leia mais

ZONEAMENTO EDAFOCLIMÁTICO PARA A CULTURA DO EUCALIPTO (Eucalyptus spp) NO ESTADO DO TOCANTINS

ZONEAMENTO EDAFOCLIMÁTICO PARA A CULTURA DO EUCALIPTO (Eucalyptus spp) NO ESTADO DO TOCANTINS ZONEAMENTO EDAFOCLIMÁTICO PARA A CULTURA DO EUCALIPTO (Eucalyptus spp) NO ESTADO DO TOCANTINS Olíria Morgana Menezes Souza 1 ; Erich Collicchio 2 ; 1 Aluna do Curso de Engenharia Ambiental; Campus de Palmas;

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS André Vitor da Costa Manso 1, Renan Speranza Mangialardo 1, Rafael

Leia mais

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS UROPHYLLA X EUCALYPTUS GRANDIS 1 INTRODUÇÃO

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS UROPHYLLA X EUCALYPTUS GRANDIS 1 INTRODUÇÃO COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS UROPHYLLA X EUCALYPTUS GRANDIS Augusto de Faria Locci¹, Murilo Caliente Marques¹, André da Vitor Costa Manso² Rafael Ribeiro Soler², Raoni

Leia mais

Avaliação da altura do Cedro Australiano (Toona ciliata var. australis) após diferentes níveis de adubação de plantio

Avaliação da altura do Cedro Australiano (Toona ciliata var. australis) após diferentes níveis de adubação de plantio Avaliação da altura do Cedro Australiano (Toona ciliata var. australis) após diferentes níveis de adubação de plantio Josimar Rodrigues OLIVEIRA 1** ; Josiane Rodrigues OLIVEIRA²; Urbano Teixeira Guimarães

Leia mais

Análise Comparativa do Crescimento Inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden (MYRTACEAE) e Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae)

Análise Comparativa do Crescimento Inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden (MYRTACEAE) e Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae) Análise Comparativa do Crescimento Inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden (MYRTACEAE) e Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae) Thaynara Martins de Oliveira¹* (IC). Rayane Rodrigues Ferreira¹ (IC). Jales

Leia mais

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva. Docente das Faculdades Integradas

Leia mais

ANÁLISE DA PERDA DE RENTABILIDADE DA MADEIRA REMANESCENTE EM CEPAS DE Eucalyptus urophylla

ANÁLISE DA PERDA DE RENTABILIDADE DA MADEIRA REMANESCENTE EM CEPAS DE Eucalyptus urophylla ANÁLISE DA PERDA DE RENTABILIDADE DA MADEIRA REMANESCENTE EM CEPAS DE Eucalyptus urophylla Danusia Silva Luz (1) ; Luis Carlos de Freitas (2) ; Iann Pinheiro Rocha (3) ; Matheus Macedo Sousa (4) ; Talita

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL Rafael Silveira da Luz (PIBIC/CNPq-UNIDERP), e-mail: rafaelsilveira@hotmail.com.br. Denise Renata Pedrinho (Orientadora),

Leia mais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais be SOBREVIVÊNCIA DE DIFERENTES ESPÉCIES DE Eucalyptus sp. AOS 6 MESES DE IDADE, NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ Raquel Rossi Ribeiro*, Eleandro José Brun **, Maurício Romero Gorenstein **, Roque Canzi Bolzan

Leia mais

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CUBAGEM COM NÚMERO IGUAL DE SEÇÕES DO TRONCO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CUBAGEM COM NÚMERO IGUAL DE SEÇÕES DO TRONCO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CUBAGEM COM NÚMERO IGUAL DE SEÇÕES DO TRONCO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO Brenno Cunha Freitas 1 e Valdir Carlos Lima de Andrade 2 1 Aluno do Curso de Engenharia Florestal; Campus de

Leia mais

FORMIGAS CORTADEIRAS

FORMIGAS CORTADEIRAS 13ª. REUNIÃO TÉCNICA PROTEF ATUALIZAÇÃO EM PROTEÇÃO FLORESTAL NA BAHIA FORMIGAS CORTADEIRAS Aldenise Alves Moreira UESB UESB Vitória da Conquista - BA INTRODUÇÃO Brasil aproximadamente 6 milhões de hectares

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Araucaria angustifolia (Bert) O. Ktze, EM DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Araucaria angustifolia (Bert) O. Ktze, EM DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Araucaria angustifolia (Bert) O. Ktze, EM DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS Larisse Cristina do Vale 1, Ricardo Tayarol Marques 2, Rejane de Fátima Coelho 3, Vania

Leia mais

Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1

Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1 Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1 2, Paulo Eduardo Telles dos Santos 3 4 Resumo Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO), em janeiro de 2010. O delineamento experimental

Leia mais

CÁLCULO DOS TEORES DE CARBONO NO SOLO NA ZONA DE TRANSIÇÃO DO BIOMA DE MATA ATLÂNTICA COM O CERRADO BRASILEIRO

CÁLCULO DOS TEORES DE CARBONO NO SOLO NA ZONA DE TRANSIÇÃO DO BIOMA DE MATA ATLÂNTICA COM O CERRADO BRASILEIRO CÁLCULO DOS TEORES DE CARBONO NO SOLO NA ZONA DE TRANSIÇÃO DO BIOMA DE MATA ATLÂNTICA COM O CERRADO BRASILEIRO Renata Soares Pinto (*), Carlos Fernando Lemos Universidade Federal de Santa Maria- renatasoares261@gmail.com

Leia mais

BIOLOGIA DE Dirphia rosacordis WALKER, 1855 (LEPIDOPTERA - SATURNIIDAE) EM PEQUIZEI- RO (Caryiocar brasiliensis CAMBESS)

BIOLOGIA DE Dirphia rosacordis WALKER, 1855 (LEPIDOPTERA - SATURNIIDAE) EM PEQUIZEI- RO (Caryiocar brasiliensis CAMBESS) 153 BIOLOGIA DE Dirphia rosacordis WALKER, 1855 (LEPIDOPTERA - SATURNIIDAE) EM PEQUIZEI- RO (Caryiocar brasiliensis CAMBESS) ANTONIO HENRIQUE GARCIA * INTRODUÇÃO Quanto ao valor econômico, a espécie C.

Leia mais

LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM CULTURA DE EUCALIPTO E VEGETAÇÃO RASTEIRA NO MUNICÍPIO DE IVINHEMA (MS) UTILIZANDO ARMADILHA DE SOLO PITFALL

LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM CULTURA DE EUCALIPTO E VEGETAÇÃO RASTEIRA NO MUNICÍPIO DE IVINHEMA (MS) UTILIZANDO ARMADILHA DE SOLO PITFALL LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM CULTURA DE EUCALIPTO E VEGETAÇÃO RASTEIRA NO MUNICÍPIO DE IVINHEMA (MS) UTILIZANDO ARMADILHA DE SOLO PITFALL Leonardo dos Santos Marques Gomes 1 ; João Cloves Stanzani Dutra

Leia mais

Resumo Expandido. Palavras-Chave: capsicum spp., germoplasma, características morfoagronômicas.

Resumo Expandido. Palavras-Chave: capsicum spp., germoplasma, características morfoagronômicas. Resumo Expandido Título da Pesquisa: Caracterização da pimenta cumari de distribuição natural no município de Bambuí - MG Palavras-chave: Capsicum spp., germoplasma, características morfoagronômicas Campus:

Leia mais

MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE

MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE Raíssa Santos Ferreira (1); Marcella Gomes de Barros Monteiro (1); Géssyca Fernanda de Sena Oliveira (2); Mayara Fernandes Costa

Leia mais

DESEMPENHODE PLANTAS DE NIM INDIANO ORIGINADAS DE MUDAS PRODUZIDAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO

DESEMPENHODE PLANTAS DE NIM INDIANO ORIGINADAS DE MUDAS PRODUZIDAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO DESEMPENHODE PLANTAS DE NIM INDIANO ORIGINADAS DE MUDAS PRODUZIDAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO Débora Caroline Defensor Benedito (1) ; Kemele Cristina Coelho (2) ;Adalberto Brito de Novaes (3) ;

Leia mais

DENSIDADES DE PLANTIO E DESEMPENHO DE PLANTAS DE Genipa americana L. AOS 15 ANOS DE IDADE

DENSIDADES DE PLANTIO E DESEMPENHO DE PLANTAS DE Genipa americana L. AOS 15 ANOS DE IDADE DENSIDADES DE PLANTIO E DESEMPENHO DE PLANTAS DE Genipa americana L. AOS 15 ANOS DE IDADE Denys Matheus Santana Costa Souza (1) ; Adalberto Brito de Novaes (2) ; Ana Paula da Silva Barros (3) (1) Engenheiro

Leia mais

Precipitação Efetiva e Interceptação Pluviométrica em Plantio de Eucalipto em Vitória da Conquista - BA

Precipitação Efetiva e Interceptação Pluviométrica em Plantio de Eucalipto em Vitória da Conquista - BA Precipitação Efetiva e Interceptação Pluviométrica em Plantio de Eucalipto em Vitória da Conquista - BA Francisnei da Silva Brilhante (1) ; Emerson Iuri de Paula Araújo (2) ; Adilson Almeida dos Santos

Leia mais

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL 4 Workshop Internacional de Mogno Africano FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL Dr. Jorge R. Malinovski São Paulo, 29 de Abril de 2016 SUMÁRIO 4 Workshop Internacional

Leia mais

A AMPLIAÇÃO DOS CULTIVOS CLONAIS E DA DEMANDA POR MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS

A AMPLIAÇÃO DOS CULTIVOS CLONAIS E DA DEMANDA POR MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS A AMPLIAÇÃO DOS CULTIVOS CLONAIS E DA DEMANDA POR MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS IvarWendling Engenheiro Florestal Pesquisador da Embrapa Florestas Chefede P&D Santa Maria, 27/05/2011 SUMÁRIO -A Embrapa

Leia mais

INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DO EUCALIPTO, NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA MS

INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DO EUCALIPTO, NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA MS INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DO EUCALIPTO, NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA MS Dreyfus Martins Bertoli¹ e Adriano da Silva Lopes² ¹ Graduação em Engenharia Florestal, Universidade

Leia mais

Simpósio de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas

Simpósio de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas A AMPLIAÇÃO DOS CULTIVOS CLONAIS E DA DEMANDA POR MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS 1 2 WENDLlNG, I. ; PINTO JUNIOR, J. E. 1 Engenheiro Florestal, Doutor, pesquisador da Embrapa Florestas, Colombo, PRo ivar@cnpf.embrapa.br

Leia mais

COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES DE EUCALIPTOS PARA REFLORESTAMENTO NA REGIÃO DA ALTA PAULISTA

COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES DE EUCALIPTOS PARA REFLORESTAMENTO NA REGIÃO DA ALTA PAULISTA Categoria Trabalho Acadêmico / Artigo Completo COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES DE EUCALIPTOS PARA REFLORESTAMENTO NA REGIÃO DA ALTA PAULISTA Fernando Takayuki Nakayama 1 Denilson Burkert 2 Danilo Marcelo Aires

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONA CULTIVADOS NO SEMI-ÁRIDO BAIANO

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONA CULTIVADOS NO SEMI-ÁRIDO BAIANO AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONA CULTIVADOS NO SEMI-ÁRIDO BAIANO Domingos Sávio Henriques Malta 1, Delfran Batista dos Santos 1, Roberto Sílvio Frota de Holanda Filho 2, Ivânia Soares de Lima 3 1 EAFSB,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO MADEIREIRO DE TRÊS CLONES DE EUCALYPTUS EM REGIÃO LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO NORTE

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO MADEIREIRO DE TRÊS CLONES DE EUCALYPTUS EM REGIÃO LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO NORTE AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO MADEIREIRO DE TRÊS CLONES DE EUCALYPTUS EM REGIÃO LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO NORTE Túlio Brenner Freitas da Silva 1* ; Stephanie Hellen Barbosa Gomes 1 ; Amanda Brito da

Leia mais

Palavra-chave: densidade de árvores, Eucalyptus urophylla, sistemas agroflorestais

Palavra-chave: densidade de árvores, Eucalyptus urophylla, sistemas agroflorestais INTERAÇÕES ENTRE ESPAÇAMENTO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO, PRODUÇÃO DE SERRAPILHEIRA E NÍVEIS DE PH NO SOLO DE UM SISTEMA AGRISSILVIPASTORIL Igor Murilo Bumbieris Nogueira 1 ; Omar Daniel 2 ; Antônio Carlos

Leia mais

ALOCAÇÃO DE BIOMASSA EM COMPARTIMENTOS DE PLANTAS DE Bambusa vulgaris NO SUDOESTE DA BAHIA

ALOCAÇÃO DE BIOMASSA EM COMPARTIMENTOS DE PLANTAS DE Bambusa vulgaris NO SUDOESTE DA BAHIA ALOCAÇÃO DE BIOMASSA EM COMPARTIMENTOS DE PLANTAS DE Bambusa vulgaris NO SUDOESTE DA BAHIA Ana Paula da Silva Barros ( ¹ ), Adalberto Brito de Novaes (2), Denys Matheus Santana Costa Souza (3), Vanusa

Leia mais

Produção de milho (Zea mays) sob três arranjos estruturais do eucalipto (Eucalyptus spp.) no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Produção de milho (Zea mays) sob três arranjos estruturais do eucalipto (Eucalyptus spp.) no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Produção de milho (Zea mays) sob três arranjos estruturais do eucalipto (Eucalyptus spp.) no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Leia mais

COBERTURA FLORESTAL DO PARANÁ FLORESTAS NATIVAS E PLANTADAS

COBERTURA FLORESTAL DO PARANÁ FLORESTAS NATIVAS E PLANTADAS PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS DOIS VIZINHOS LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COBERTURA FLORESTAL DO PARANÁ FLORESTAS

Leia mais

CEDRO AUSTRALIANO CEDRO AUSTRALIANO DE SEMENTE OU CLONADO? QUAL PLANTAR?

CEDRO AUSTRALIANO CEDRO AUSTRALIANO DE SEMENTE OU CLONADO? QUAL PLANTAR? DE SEMENTE OU CLONADO? QUAL PLANTAR? Com o surgimento de novos materiais genéticos no mercado, existem dúvidas sobre qual é a melhor opção para o plantio de cedro australiano. Elaboramos este documento

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 1213

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 1213 Página 1213 COMPORTAMENTO DA CULTIVAR DE MAMONA BRS ENERGIA CULTIVADA SOB DUAS DENSIDADES DE PLANTIO EM IRECÊ, BA Jalmi Guedes Freitas 1, José Carlos Aguiar da Silva 1, Jocelmo Ribeiro Mota 1 Gilvando

Leia mais

Importância da Pesquisa no Setor Florestal. Shinitiro Oda

Importância da Pesquisa no Setor Florestal. Shinitiro Oda Importância da Pesquisa no Setor Florestal Shinitiro Oda IPEF 16/17/09/2008 Histórico Pragas e Doenças Cultivo MínimoM Melhoramento Biotecnologia Importância da Pesquisa Situação Florestal de Alguns Países

Leia mais

DESEMPENHO INICIAL NO CAMPO DE MOGNO AFRICANO IMPLANTADO EM ÁREA DE PASTAGEM NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO MÉDIO VALE DO JEQUITINHONHA RESUMO

DESEMPENHO INICIAL NO CAMPO DE MOGNO AFRICANO IMPLANTADO EM ÁREA DE PASTAGEM NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO MÉDIO VALE DO JEQUITINHONHA RESUMO DESEMPENHO INICIAL NO CAMPO DE MOGNO AFRICANO IMPLANTADO EM ÁREA DE PASTAGEM NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO MÉDIO VALE DO JEQUITINHONHA Emerson Delano Lopes 1 ; Elizabeth Gomes Uchôas 2 ; Juvenal Martins Gomes

Leia mais

Efeitos da calagem e gessagem sobre o desenvolvimento do cedro australiano (Toona ciliata var. australis)

Efeitos da calagem e gessagem sobre o desenvolvimento do cedro australiano (Toona ciliata var. australis) Efeitos da calagem e gessagem sobre o desenvolvimento do cedro australiano (Toona ciliata var. australis) Gustavo Martins da CRUZ 1 ; Sheila Isabel do Carmo PINTO²; Taylor Lima de SOUZ³; Marcos Vinícius

Leia mais

241 ISSN Março, 2014 Belém, PA

241 ISSN Março, 2014 Belém, PA Comunicado Técnico 241 ISSN 1983-0505 Março, 2014 Belém, PA Foto: Alexandre Mehl Lunz Registro da vespa-da-galha- -do-eucalipto, Leptocybe invasa Fisher & La Salle (Hymenoptera: Eulophidae), no Pará: descrição

Leia mais

Ataque de pragas em espécies florestais nativas usadas em reflorestamento em diferentes ambientes edáficos da Caatinga

Ataque de pragas em espécies florestais nativas usadas em reflorestamento em diferentes ambientes edáficos da Caatinga http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.104-685-1 Ataque de pragas em espécies florestais nativas usadas em reflorestamento em diferentes ambientes edáficos da Caatinga Uilian do N. Barbosa

Leia mais

SOBREVIVÊNCIA DE ESTACAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM SUBSTRATOS COM DIFERENTES DOSES DE AIB PLANTADAS EM TUBETE

SOBREVIVÊNCIA DE ESTACAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM SUBSTRATOS COM DIFERENTES DOSES DE AIB PLANTADAS EM TUBETE 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG SOBREVIVÊNCIA DE ESTACAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM SUBSTRATOS COM DIFERENTES

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL TOTAL ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL NÚCLEO DE CONTEÚDOS ÁREA DE FORMAÇÃO MATÉRIAS DISCIPLINAS CH T P 1º PERÍODO Silvicultura Ecossistemas Florestais Introdução à Engenharia Florestal

Leia mais

Diversidade da entomofauna em um plantio experimental de eucalipto (Eucalyptus) no estado de Sergipe

Diversidade da entomofauna em um plantio experimental de eucalipto (Eucalyptus) no estado de Sergipe SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM. 4 2012 www.scientiaplena.org.br Diversidade da entomofauna em um plantio experimental de eucalipto (Eucalyptus) no estado de Sergipe L. C. Paz 1 ; D. A. F. G. Castaneda 1 ;

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA DOCENTE TITULAÇÃO FORMAÇÃO 1. Alessandro de Magalhães Arantes Doutor Graduação: Engenharia Agronômica, 1994, UNEB-Famesf; Mestrado: Ciência

Leia mais

Rendimento do carvão vegetal de Mimosa tenuiflora em diferentes temperaturas de carbonização

Rendimento do carvão vegetal de Mimosa tenuiflora em diferentes temperaturas de carbonização http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.27-48-1 Rendimento do carvão vegetal de Mimosa tenuiflora em diferentes temperaturas de carbonização Rafaela M. R. Bezerra 1, Alexandre S. Pimenta 1,

Leia mais

16ª. REUNIÃO TÉCNICA PROTEF MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS FLORESTAIS REGIÃO SUBTROPICAL

16ª. REUNIÃO TÉCNICA PROTEF MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS FLORESTAIS REGIÃO SUBTROPICAL 16ª. REUNIÃO TÉCNICA PROTEF MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS FLORESTAIS REGIÃO SUBTROPICAL DINÂMICA POPULACIONAL DO PSILÍDEO-DE-CONCHA E DE SEU PARASITÓIDE EM FLORESTA DE Eucalyptuscamaldulensis Prof. Dr. PEDRO

Leia mais

VI Workshop de Melhoramento Genético Florestal e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF. Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico

VI Workshop de Melhoramento Genético Florestal e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF. Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico VI Workshop de e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico Visão do melhoramento florestal na interação com o manejo Edson Mori Cristiano Bueno

Leia mais

AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA DO CRESCIMENTO DE ANDIROBA (CARAPA GUlANENSIS AUBL.) E MOGNO-AFRICANO (KAYA IVORENSIS A. CHEV.) FRENTE A SAZONALIDADE

AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA DO CRESCIMENTO DE ANDIROBA (CARAPA GUlANENSIS AUBL.) E MOGNO-AFRICANO (KAYA IVORENSIS A. CHEV.) FRENTE A SAZONALIDADE AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA DO CRESCIMENTO DE ANDIROBA (CARAPA GUlANENSIS AUBL.) E MOGNO-AFRICANO (KAYA IVORENSIS A. CHEV.) FRENTE A SAZONALIDADE CLIMÁTICA DAS ÁREAS DE VÁRZEA. ANDRADE, Dárlison Fernandes Carvalho

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA DE CLONES

Leia mais

Prof. Lucas Amaral de Melo Departamento de Ciências Florestais UFLA. Produção de mudas florestais de eucalipto

Prof. Lucas Amaral de Melo Departamento de Ciências Florestais UFLA. Produção de mudas florestais de eucalipto Prof. Lucas Amaral de Melo Departamento de Ciências Florestais UFLA Produção de mudas florestais de eucalipto Distribuição da área de plantios florestais no Brasil por gênero. ABRAF (2013). Distribuição

Leia mais

Partição de biomassa em clones de Eucalyptus na região litorânea do Rio Grande do Norte

Partição de biomassa em clones de Eucalyptus na região litorânea do Rio Grande do Norte http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.5-557-1 Partição de biomassa em clones de Eucalyptus na região litorânea do Rio Grande do Norte Jucier M. de S. e Silva 1, Gualter G. C. da Silva 1,

Leia mais

DECOMPOSIÇÃO DO COMPONENTE FOLIAR DA SERAPILHEIRA DE TRÊS POVOAMENTOS FLORESTAIS NO SUDOESTE DA BAHIA

DECOMPOSIÇÃO DO COMPONENTE FOLIAR DA SERAPILHEIRA DE TRÊS POVOAMENTOS FLORESTAIS NO SUDOESTE DA BAHIA DECOMPOSIÇÃO DO COMPONENTE FOLIAR DA SERAPILHEIRA DE TRÊS POVOAMENTOS FLORESTAIS NO SUDOESTE DA BAHIA Ariane Miranda de Oliveira (1) ; Patrícia Anjos Bitencourt Barreto-Garcia (2) (1) Estudante; Universidade

Leia mais

1ª Lista de Exercícios

1ª Lista de Exercícios 1ª Lista de Exercícios 1. Classificar as variáveis a seguir: a) número de sementes por vagem (0, 1, 2,...) Variável quantitativa discreta b) peso de 100 sementes, em g Variável quantitativa contínua c)

Leia mais

2º RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROJETO PLANTE BONITO

2º RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROJETO PLANTE BONITO 2º RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROJETO PLANTE BONITO PLANTIO NAS MARGENS DO CORREGO ITAMARATY BONITO MS. 1. Apresentação O projeto Plante Bonito busca envolver empresas, escolas, proprietários rurais,

Leia mais

229 ISSN Dezembro, 2011 Belém, PA

229 ISSN Dezembro, 2011 Belém, PA Comunicado Técnico 229 ISSN 1983-0505 Dezembro, 2011 Belém, PA Caracterização da Ocorrência do Besouro-amarelo, Costalimaita ferruginea (Fabricius) (Coleoptera: Chrysomelidae), em Alexandre Mehl Lunz 1

Leia mais

COMPETIÇÃO DE ESPÉCIES/PROCEDÊNCIAS DE EUCALIPTOS NO SERTÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

COMPETIÇÃO DE ESPÉCIES/PROCEDÊNCIAS DE EUCALIPTOS NO SERTÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO COMPETIÇÃO DE ESPÉCIES/PROCEDÊNCIAS DE EUCALIPTOS NO SERTÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO Marcos Antônio Drumond 1, Paulo César Fernandes Lima 1, Visêldo Ribeiro de Oliveira 1 Palavras-Chave: semi-árido, reflorestamento,

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 130. Fevereiro/1981. NOVAS TECNICAS DE ESPAÇAMENTOS PARA Eucalyptus spp.

CIRCULAR TÉCNICA N o 130. Fevereiro/1981. NOVAS TECNICAS DE ESPAÇAMENTOS PARA Eucalyptus spp. IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/1.3.1 1. INTRODUÇÃO CIRCULAR TÉCNICA N o 130 Fevereiro/1981 NOVAS TECNICAS DE ESPAÇAMENTOS PARA Eucalyptus spp. ISSN 0100-3453

Leia mais

CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR EM DOIS VIZINHOS/PR

CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR EM DOIS VIZINHOS/PR CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR EM DOIS VIZINHOS/PR Suelen Raquel de Campos 1, Jéssica Ramão 2, Alessandro Jaquiel Waclawovsky 3* 1 Acadêmica do curso Zootecnia, UTFPR, Campus Dois Vizinhos,

Leia mais

PREVALÊNCIA DE Bursaphelenchus cocophilus EM NÚCLEOS DE IRRIGAÇÃO DE PETROLINA-PE

PREVALÊNCIA DE Bursaphelenchus cocophilus EM NÚCLEOS DE IRRIGAÇÃO DE PETROLINA-PE PREVALÊNCIA DE Bursaphelenchus cocophilus EM NÚCLEOS DE IRRIGAÇÃO DE PETROLINA-PE M.A.R. Moura 1 ; A.M.G.B. Silva 1 ; J.M.C. Castro 2 ; L.A.B. Silva 1 ; A.S. Capucho 1. 1 Universidade Federal do Vale do

Leia mais

CRESCIMENTO DE CLONES DE

CRESCIMENTO DE CLONES DE CRESCIMENTO DE CLONES DE Eucalyptus EM FUNÇÃO DA DOSE E FONTE DE BORO UTILIZADA Parceria RR Agroflorestal e VM Claudemir Buona 1 ; Ronaldo Luiz Vaz de A. Silveira 1 ; Hélder Bolognani 2 e Maurício Manoel

Leia mais

Atividade Prática 01 Visita, reconhecimento e avaliação de diferentes sistemas florestais

Atividade Prática 01 Visita, reconhecimento e avaliação de diferentes sistemas florestais Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso de Agronomia Disciplina de Silvicultura Atividade Prática 01 Visita, reconhecimento e avaliação de diferentes sistemas florestais Data: 02/10/2014 Objetivo

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS DE MÚLTIPLO PROPÓSITO, EM WENCESLAU BRAZ, PR

AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS DE MÚLTIPLO PROPÓSITO, EM WENCESLAU BRAZ, PR PESQUISA EM ANDAMENTO N o 4, out./97, p.1-5 AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS DE MÚLTIPLO PROPÓSITO, EM WENCESLAU BRAZ, PR Moacir José Sales Medrado * João Antônio Pereira Fowler ** Amauri Ferreira Pinto

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 MORFOMETRIA DE SEMENTES DE FAVA DE ROSCA

Leia mais

EFEITOS DE DIFERENTES RECIPIENTES NA QUALIDADE DE MUDAS DE CEDRO AUSTRALIANO (Toona ciliata M. Roemer)

EFEITOS DE DIFERENTES RECIPIENTES NA QUALIDADE DE MUDAS DE CEDRO AUSTRALIANO (Toona ciliata M. Roemer) EFEITOS DE DIFERENTES RECIPIENTES NA QUALIDADE DE MUDAS DE CEDRO AUSTRALIANO (Toona ciliata M. Roemer) Priscila Silva Matos (1) ; Walleska Pereira Medeiros (2) ; Jéssica Costa de Oliveira (3) ; Lúcia Catherinne

Leia mais

MANEJO DE IRRIGAÇÃO E USO DE HIDROGEL NO DESENVOLVIMENTO DE EUCALIPTO

MANEJO DE IRRIGAÇÃO E USO DE HIDROGEL NO DESENVOLVIMENTO DE EUCALIPTO MANEJO DE IRRIGAÇÃO E USO DE HIDROGEL NO DESENVOLVIMENTO DE EUCALIPTO 1 INTRODUÇÃO Miriele Silva Vaz da Costa 1 (UEG-Ipameri) miri_ele@hotmail.com Thaís Fernandes de Jesus 2 (UEG-Ipameri) Rogério Nunes

Leia mais

CRESCIMENTO DA CULTURA DO PINHÃO MANSO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTAS.

CRESCIMENTO DA CULTURA DO PINHÃO MANSO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTAS. CRESCIMENTO DA CULTURA DO PINHÃO MANSO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTAS. Pedro Silvério Xavier Pereira (1) ; Marice Cristine Vendruscolo (2) ; Astor Henrique Nied (3) ; Rivanildo Dallacor (4) ; Marcelo

Leia mais

BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12

BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12 BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12 1 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA MAIS QUE UMA VANTAGEM COMPETITIVA Inauguração dos novos laboratórios do CT Jacareí 2 Agenda O setor de florestas plantadas

Leia mais

MUDAS DE Eucalyptus grandis E Eucalyptus dunni SOB DIFERENTES DOSES DE POLÍMERO HIDRORETENTOR E PERÍODOS DE DÉFICIT HÍDRICO

MUDAS DE Eucalyptus grandis E Eucalyptus dunni SOB DIFERENTES DOSES DE POLÍMERO HIDRORETENTOR E PERÍODOS DE DÉFICIT HÍDRICO MUDAS DE Eucalyptus grandis E Eucalyptus dunni SOB DIFERENTES DOSES DE POLÍMERO HIDRORETENTOR E PERÍODOS DE DÉFICIT HÍDRICO Rafael Talheimer 1, Lucas Fernando Cieslik 2, Edson Roberto Silveira 3*, Luiz

Leia mais

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Eucalyptus grandis W.HILL EX MAIDEN SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS ORGÂNICOS.

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Eucalyptus grandis W.HILL EX MAIDEN SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS ORGÂNICOS. ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Eucalyptus grandis W.HILL EX MAIDEN SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS ORGÂNICOS. Camila Alflen 1, Patrícia Giacomin 1, Sueanne da Silva 1 Nelson Golynski

Leia mais

Unidade Terras Quentes, Acidentadas, do vale do Itapemirim

Unidade Terras Quentes, Acidentadas, do vale do Itapemirim Unidade Terras Quentes, Acidentadas, Secas ou de Transição Chuvosas/Secas do vale do Itapemirim Elzimar de Oliveira Gonçalves Engª Florestal, DSc. Ciência Florestal Professora Adjunta II DEF/CCA/UFES 28

Leia mais

COMPORTAMENTO SILVICULTURAL DA Tectona grandis Linn.F (TECA) EM SISTEMA SILVIPASTORIL NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ 1

COMPORTAMENTO SILVICULTURAL DA Tectona grandis Linn.F (TECA) EM SISTEMA SILVIPASTORIL NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ 1 COMPORTAMENTO SILVICULTURAL DA Tectona grandis Linn.F (TECA) EM SISTEMA SILVIPASTORIL NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ 1 Danila Gonçalves de SOUSA *1 ; Rodrigo Silva do VALE *2 ; Paulo de Tarso Eremita

Leia mais

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS EFEITOS SOBRE OS PLANTIOS DE EUCALIPTO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS EFEITOS SOBRE OS PLANTIOS DE EUCALIPTO MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS EFEITOS SOBRE OS PLANTIOS DE EUCALIPTO FERNANDO BERTOLUCCI Seminários Valor Econômico Impacto das Mudanças Climáticas no Agronegócio Brasileiro Copyright 2014 Fibria todos os

Leia mais

POTENCIAIS MATRIZES PRODUTORAS DE SEMENTES DE UVAIA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS INCONFIDENTES PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS EM ESCALA COMERCIAL

POTENCIAIS MATRIZES PRODUTORAS DE SEMENTES DE UVAIA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS INCONFIDENTES PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS EM ESCALA COMERCIAL 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG POTENCIAIS MATRIZES PRODUTORAS DE SEMENTES DE UVAIA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS

Leia mais

Produtores rurais discutem o custo de produção do eucalipto na região de Eunápolis-BA

Produtores rurais discutem o custo de produção do eucalipto na região de Eunápolis-BA Produtores rurais discutem o custo de produção do eucalipto na região de Eunápolis-BA Produtores de Eunápolis e região se reuniram no dia 08/04, para realizar o levantamento de custos de produção do eucalipto

Leia mais

Análise Climática Dos Focos De Incêndios Na Estação Ecológica De Uruçuí-Una No Estado Do Piauí

Análise Climática Dos Focos De Incêndios Na Estação Ecológica De Uruçuí-Una No Estado Do Piauí Análise Climática Dos Focos De Incêndios Na Estação Ecológica De Uruçuí-Una No Estado Do Piauí Caio Varonill de Almada Oliveira (1) ; Edivania de Araujo Lima (2) (1) Graduando em Engenharia Florestal,

Leia mais

CORRELAÇÃO FENOTÍPICA EM ACESSOS DIPLOIDES (AA) MELHORADOS DE BANANEIRA

CORRELAÇÃO FENOTÍPICA EM ACESSOS DIPLOIDES (AA) MELHORADOS DE BANANEIRA CORRELAÇÃO FENOTÍPICA EM ACESSOS DIPLOIDES (AA) MELHORADOS DE BANANEIRA DANIELA CARVALHO VELAME 1 ; TAMYRES BARBOSA DO AMORIM 1 ; ZALMAR SANTANA 1 ; EDSON PERITO AMORIM 2 ; LAURO SARAIVA LESSA 2 ;VALQUIRIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina AGR480 Silvicultura Geral

Programa Analítico de Disciplina AGR480 Silvicultura Geral 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 5 Períodos - oferecimento: I

Leia mais

Pragas da cultura da erva-mate. ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil., Família Aquifolíaceae

Pragas da cultura da erva-mate. ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil., Família Aquifolíaceae Pragas da cultura da erva-mate ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil., Família Aquifolíaceae ÁREA DE OCORRÊNCIA NO BRASIL Mato Grosso do Sul,Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

Leia mais

ÉPOCAS DE PLANTIO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO DE CICLO PRECOCE NO MUNICÍPIO DE UBERABA, MG *

ÉPOCAS DE PLANTIO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO DE CICLO PRECOCE NO MUNICÍPIO DE UBERABA, MG * ÉPOCAS DE PLANTIO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO DE CICLO PRECOCE NO MUNICÍPIO DE UBERABA, MG * Julio Pedro Laca-Buendía 1, Joel Fallieri 2, Julio C. Viglioni Penna 3, Bruno B. de Oliveira 4, Petrônio J. da Silva

Leia mais

PREFERÊNCIA ALIMENTAR DE Utetheisa ornatrix (Linnaeus) (Lepidoptera: Erebidae: Arctiinae) POR DIFERENTES ESPÉCIES DE CROTALÁRIA

PREFERÊNCIA ALIMENTAR DE Utetheisa ornatrix (Linnaeus) (Lepidoptera: Erebidae: Arctiinae) POR DIFERENTES ESPÉCIES DE CROTALÁRIA FACULDADE PROMOVE DE BRASÍLIA / INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO ICESP NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA PREFERÊNCIA ALIMENTAR DE Utetheisa ornatrix (Linnaeus) (Lepidoptera: Erebidae: Arctiinae) POR

Leia mais

ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA AS ESPÉCIES Eucalyptus camaldulensis Dehn. E Corymbia citriodora (Hook) K.D.Hill & L.A.S. Johnson. NO ESTADO DA BAHIA

ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA AS ESPÉCIES Eucalyptus camaldulensis Dehn. E Corymbia citriodora (Hook) K.D.Hill & L.A.S. Johnson. NO ESTADO DA BAHIA ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA AS ESPÉCIES Eucalyptus camaldulensis Dehn. E Corymbia citriodora (Hook) K.D.Hill & L.A.S. Johnson. NO ESTADO DA BAHIA NORTON R. G. LIMA 1, CRISTIANO TAGLIAFERRE 2, ALESSANDRO

Leia mais

Escoamento Superficial Em Encosta Coberta Por Capim Vetiver Plantado Em Diferentes Espaçamentos

Escoamento Superficial Em Encosta Coberta Por Capim Vetiver Plantado Em Diferentes Espaçamentos 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Escoamento Superficial Em Encosta Coberta Por Capim Vetiver Plantado Em

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO 3ª edição revista e atualizada Embrapa Brasília, DF 2017 Coleção Plantar,

Leia mais

Resposta das bananeiras BRS Platina e PA 9401 à irrigação no segundo ciclo nas condições do Norte de Minas

Resposta das bananeiras BRS Platina e PA 9401 à irrigação no segundo ciclo nas condições do Norte de Minas Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2013. Belo Horizonte Resposta das bananeiras BRS Platina e PA 9401 à irrigação no segundo ciclo nas condições do Norte de Minas Miquéias Gomes dos

Leia mais

Avaliação do Potencial de Regeneração de Raízes em Clones de Eucalyptus

Avaliação do Potencial de Regeneração de Raízes em Clones de Eucalyptus Avaliação do Potencial de Regeneração de Raízes em Clones de Eucalyptus Gilmara Carvalho Magalhães (1) ; Paulo Araquém Ramos Cairo (2) ; Caio da Silva Mafra Neto (3) ; John Silva Porto (4) (1) Engenheira

Leia mais

CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE SEIS CLONES DE EUCALIPTO NA FASE DE MUDA

CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE SEIS CLONES DE EUCALIPTO NA FASE DE MUDA CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE SEIS CLONES DE EUCALIPTO NA FASE DE MUDA BRUNO DA SILVA MORETTI (1) ; ANTÔNIO EDUARDO FURTINI NETO (2) ; SHEILA ISABEL DO CARMO PINTO (3) ; & BRUNO PERES BENATTI (4)

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E A DENSIDADE APARENTE DO CARVÃO VEGETAL EM HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS

CORRELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E A DENSIDADE APARENTE DO CARVÃO VEGETAL EM HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS CORRELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E A DENSIDADE APARENTE DO CARVÃO VEGETAL EM HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS FERNANDO W.C. ANDRADE 1, VICTOR H.P. MOUTINHO 2, CLAÚDIA C. CARDOSO 3 RESUMO: O presente

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/3.1.6 CIRCULAR TÉCNICA N o 104 Junho/1980 ISSN 0100-3453 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Leia mais

VOLUMETRIA DE CAATINGA ARBÓREA NA FLORESTA NACIONAL DE CONTENDAS DO SINCORÁ, BAHIA

VOLUMETRIA DE CAATINGA ARBÓREA NA FLORESTA NACIONAL DE CONTENDAS DO SINCORÁ, BAHIA VOLUMETRIA DE CAATINGA ARBÓREA NA FLORESTA NACIONAL DE CONTENDAS DO SINCORÁ, BAHIA Flávia Ferreira de Carvalho (1) ; Patrícia Anjos Bittencourt Barreto (2) ; Mariana de Aquino Aragão (1) ; Aline Pereira

Leia mais

CRESCIMENTO INICIAL DE CLONES DE Eucalyptus NO SUDOESTE DA BAHIA

CRESCIMENTO INICIAL DE CLONES DE Eucalyptus NO SUDOESTE DA BAHIA CRESCIMENTO INICIAL DE CLONES DE Eucalyptus NO SUDOESTE DA BAHIA Jamily da Silva Fernandes¹, Patrícia Anjos Bittencourt Barreto-Garcia 2, Valdemiro Conceição Júnior 3, Anelita de Jesus Rocha 4 1 Dicente

Leia mais

Quantificação da serapilheira acumulada em um povoamento de Eucalyptus saligna Smith em São Gabriel - RS

Quantificação da serapilheira acumulada em um povoamento de Eucalyptus saligna Smith em São Gabriel - RS http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.12-505-1 Quantificação da serapilheira acumulada em um povoamento de Eucalyptus saligna Smith em São Gabriel - RS Renata R. de Carvalho 1, Mauro V. Schumacher

Leia mais

Mogno Africano Khaya ivorensis, senegalensis e anthoteca. (43)

Mogno Africano Khaya ivorensis, senegalensis e anthoteca.  (43) Mogno Africano Khaya ivorensis, senegalensis e anthoteca www.ibflorestas.org.br contato@ibflorestas.org.br (43) 3324-7551 Mogno Substrato Africano Principais Florestal espécies Khaya ivorensis Khaya senegalensis

Leia mais

ENTOMOFAUNA ASSOCIADA A Eucalyptus spp. NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA

ENTOMOFAUNA ASSOCIADA A Eucalyptus spp. NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA ENTOMOFAUNA ASSOCIADA A Eucalyptus spp. NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA Larissa Santos Rocha (1) ; Jennifer Guimarães Silva (2) ; Mislene Barbosa Rocha (3) ; Danusia Silva Luz (4) ; Raquel Pérez-Maluf (5)

Leia mais