ATOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA"

Transcrição

1 TEXTO DE APOIO Curso presencial de Compliance Concorrencial para Cooperativas de Médicos Anestesiologistas Apresentação: 25 de março de 2017, Maceió/AL Anna Carolina Faraco Lamy Equipe de Compliance ATOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA 1. Primeiras Linhas: Este material de apoio está divido em duas etapas. A primeira tem o escopo de fomentar a conscientização de que para se comunicar em compliance é imperioso que se tenha absorvido a cultura de compliance; e que se saiba distinguir, concretamente, o certo do errado em termos de concorrência. A segunda etapa dialoga com aquela pessoa que já conseguiu entender o que é certo e o que é errado, mas que tem dificuldade de se comunicar internamente com adequação às regras de defesa da concorrência. Essa escolha pedagógica se deve ao fato de que três são os cenários possíveis, em se tratando de falha comunicacional:

2 a) Você passou uma mensagem lícita e correta, do ponto de vista concorrencial, mas acabou não se expressando adequadamente, e ela soou ilícita por uma falha de linguagem; b) Você trocou ideias com algum colega que essencialmente afetam a livre concorrência, mas você não a identificou como ilícita; ou, c) Você tem conhecimento de que o conteúdo da sua conversa é lesivo à livre concorrência, mas você não vê problema em tal ato, porque esta é a opinião do CADE e não a sua. Para você o conteúdo da sua conversa é plenamente válido e adequado, e sempre foi assim que você conduziu; Os itens b e c tratam de situações completamente diferentes da expressa no item a. E estão mais ligadas à adesão e compreensão dos objetivos da implantação da política de compliance da FEBRACAN. Nestas situações o que se discute não é propriamente uma falha na projeção de um ato comunicacional, mas a simples não aceitação do projeto de compliance ou não percepção concreta do que está em jogo e porquê. Só é possível cumprir aquelas regras tidas por adequadas do ponto de vista concorrencial se: (i) você entendê-las e souber identificá-las; e, (ii) você estiver realmente preocupado em respeitá-las. Se você não está comprometido em entende-las ou não está comprometido em aceitá-las, trata-se de uma situação muito mais grave, a medida em que sua postura afeta toda a nova configuração da FEBRACAN, uma instituição focada em estar em conformidade concorrencial, para sua própria saúde e segurança.

3 2. Para se comunicar em conformidade, tem que se estar materialmente em conformidade! Quanto aos itens b e c, vamos tratar deles a partir de um exemplo: - Você é Presidente da Cooperativa do seu estado. É prática recorrente telefonar para anestesiologistas que se mudam para o seu estado e informá-los de que a cooperativa é muito forte e estável na região, e que sem ela ele teria dificuldade de se estabelecer no mercado profissional se não fosse junto com os demais cooperados. Por isso, você sempre liga para os colegas recém-chegados para avisá-los. PODE HAVER DUAS RAZÕES PARA VOCÊ AGIR DESTA FORMA: 1ª Razão: Você não percebe que essa conduta afronta a livre concorrência, a medida que impede que o colega decida, por conta própria, se quer ou não integrar a cooperativa (b). 2ª Razão: Você percebe que o aliciamento de novos colegas acaba afrontando a livre concorrência, mas na sua opinião o mercado é assim, é assim que as coisas sempre aconteceram, e você não está disposto a mudar (c). Se você apenas não consegue identificar que tal ato pode vir a afetar a livre iniciativa, o tempo e a familiarização com o conteúdo do material, a participação nos cursos, o comprometimento com o projeto, etc., já será suficiente para resolver o problema. No entanto, se você acredita que a sua percepção do certo e do errado está acima daquilo que entende o órgão fiscalizatório, existe um problema mais considerável, e cuja solução é mais sensível. Porque no final das contas a opinião que importa é aquela que pode afetar a vida das pessoas. E o Conselho Administrativo de Defesa Econômica tem o poder de afetar sua vida, acredite.

4 Certamente você já deve ter assistido palestras da Equipe de Compliance onde foi destacado os valores consideráveis que as multas estabelecidas pelo CADE podem assumir concretamente. No mailing de março, visando fomentar esta percepção, foi coletado trecho da brochura de compliance concorrencial da EU, fica evidente a importância que se dá ao compliance em âmbito internacional, notadamente na UE; exatamente em decorrência do valor absurdo das multas que os órgãos de proteção e defesa da concorrência têm legitimação de aplicar concretamente. Assim, o primeiro passo para se comunicar em conformidade é estar em conformidade: tanto compreendendo o que é certo e errado do ponto de vista concorrencial, quanto se preocupado em, efetivamente, agir de acordo com os limites estabelecidos pelo CADE. E os parâmetros de certo e errado são estabelecidos pelo órgão de defesa da concorrência, a quem incumbe o controle econômico do País, e a garantia da liberdade de mercado. Mas pode ser que o problema seja ainda menor. É possível que você compreenda o que correto do ponto de vista da livre iniciativa, mas fica inseguro em expressar sua ideia. E esse cenário merece melhor atenção. 3. O desafio de se comunicar: o que eu falo e o que o meu interlocutor entende; Você já parou para pensar se o seu interlocutor apreende adequadamente a mensagem que você deseja transmitir? Numa realidade na qual as pessoas se comunicam intensamente e a todo instante, notadamente por , redes sociais e aplicativos de comunicação em regra meios de comunicação remotos as conversas olho no olho estão em franca decadência.

5 E olhar para nosso interlocutor pode auxiliar muito na compreensão do que ele está realmente querendo dizer. Paul Ekman 1, ex agendo do FBI, revelou que um dos elementos utilizados pela Organização para solucionar crimes é a leitura facial, e a percepção do comportamento do investigado. Não poder observar seu interlocutor enquanto se fala com ele, portanto, pode significar um decréscimo na habilidade de identificar o conteúdo material (real) da conversa. Ademais, as mensagens escritas não retratam entonação de voz, que revela muito do conteúdo da linguagem. E neste contexto é necessário reinventar a fala, para que, mesmo remotamente, saibamos passar a mensagem adequada ao nosso interlocutor. Peguemos como exemplo novos instrumentos de linguagem, como emoticons. Cada pessoa que observa um emoticon pode acabar apreendendo um significado diverso. Porque a interpretação da imagem depende de diversos fatores muito pessoais, ambientas e do momento em que se observa determinada coisa. Pensemos em um médico que perdeu um paciente em uma situação de emergência: em regra, e pelo menos por algum tempo, ele vai lidar de maneira diversa com situações de emergência. E pode ser que por excesso de zelo, decorrente do trauma, ele acabe interpretando situações que não são de emergência como se fossem. O ambiente e a história de cada um influenciam na sua percepção das informações que apreende. Por isso que uma mensagem, uma consideração feita por um colega em reunião, etc., pode acabar sendo interpretada de maneira diversa do que a informação se propunha. E a Equipe de Compliance seleciou três falhas de comunicação por ela consideradas mais importantes no ambiente corporativo: 1 EKMAN, Paul. O Código de Ekman: o cérebro, a face e a expressão. Portugal: Leya.

6 - Erro por defasagem no universo vivencial: como cada sujeito possui um contexto pessoal, familiar, profissional próprios, fará uma interpretação a partir de seus parâmetros e de sua zona de conforto; - Erro por pontuação que comporte duplo sentido; - Erro pela reprodução da mensagem em telefone sem fio; E como seria possível combater esses erros comunicacionais? Seguindo algumas dicas de comunicação interna. 4. Construindo um Manual da comunicação da FEBRACAN; A partir das vivências já experimentadas, pela observação da estrutura de funcionamento da FEBRACAN, e dos critérios considerados importantes em termos concorrenciais pelo CADE, a Equipe de Compliance desenvolveu algumas dicas sobre como evitar qualquer falha comunicacional:

7 - Menos é mais: escrever é cortar palavras. Até porque, em um ambiente profissional, raramente se tem tempo para pensar demais no conteúdo de uma mensagem, o que acaba ensejando o envio de mensagens truncadas ou confusas. Assim, para evitar qualquer interpretação diferente do que se espera, tem-se que construir objetivamente a mensagem, e depois transferi-la para o papel. Trata-se da utilização de uma metodologia, que pode ser repetida em cada texto a ser escrito; - Não utilizar adjetivos: eles pessoalizam demais os textos, e não têm qualquer função em textos profissionais. - O corporativo não tem função pessoal: quando se fala por meio de veículos profissionais, e utilizando o nome da organização, não se está falando em nome próprio. Por isso s pessoais são incompatíveis com a utilização de um servidor profissional. - Fazer diligência de terceiro: a diligência de terceiro serve para identificar o interlocutor (destinatário final da mensagem), o que possibilita prever quais são as possíveis interpretações a serem feitas da mensagem. - A palavra falada sempre deve ser registrada: a lavratura de ata em reuniões, com a coleta de assinatura dos presentes, serve como mecanismo de transparência e integridade interna. Lembre-se: se você tem receio em divulgar algo provavelmente este algo é ilícito, e não deveria ser objeto de nenhuma conversa. Lembrando que o Manual de Compliance está sempre à disposição para a resolução de eventuais dúvidas acerca do que é correto ou não do ponto de vista concorrencial, e que a Equipe de Compliance está a um clique de distância,

8 com a utilização da hotline, que foi criada para servir como mecanismo de introjeção e familiarização com a cultura de compliance. 5. Últimas linhas; Em qualquer organização a comunicação é um dos ativos mais úteis e valiosos, porque dela se extrai a imagem transmitida para quem é de fora. A comunicação interna é o mecanismo de torque de uma empresa, e por vezes pode acabar sendo utilizada indevidamente, e desestabilizá-la. As regras pensadas pela Equipe para aprimorar a comunicação interna, e garantir que ela esteja dentro dos parâmetros de compliance trazidos pelo Manual e pelos treinamentos, foram concebidas a partir da observação da estrutura da FEBRACAN, de suas rotinas e da personalidade de seus colaboradores. Cada instituição é única em sua essência, e deve ser pensada em sua exclusividade, e a partir de sua realidade. Estar em compliance nada mais é do que buscar se conhecer como organização, e a partir disso se comprometer em garantir que ela tenha a condição de mudar positivamente a vida das pessoas. O Compliance serve para revelar a melhor versão de cada um. Ele serve como instrumento de autocrítica, e de crítica externa, a medida em que as organizações que têm a habilidade de reconhecer o certo e o errado também conseguem distinguir eles no mercado e em concorrentes. Garante o empoderamento da empresa, dando segurança a todos que dela fazer parte. Comunicar-se em compliance nada mais é do que carregar sempre consigo os fundamentos da cultura de conformidade. É não apenas revelar mas consolidar a melhor versão que um gestor e um cooperado pode ter. Disse Helena Kolody: Do longo sono secreto/

9 Na entranha escura da terra/ O carbono acorda diamante Vamos nós também unir esforços com a finalidade de revelar e consolidar a melhor versão da FEBRACAN, que perpassa, irremediavelmente, pela garantia de que não haverá jamais o registro de qualquer mensagem que possa afetar sua integridade.

Mailing Janeiro/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1

Mailing Janeiro/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1 Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia Mailing Janeiro/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1 Com a palavra, o Compliance Officer! Eduardo Lamy, CO da FEBRACAN Depois

Leia mais

Dia 1º de julho, no Rio de Janeiro

Dia 1º de julho, no Rio de Janeiro Boletim junho/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1 Com a palavra, o Agente de Compliance Eduardo Lamy Dia 1º de julho, no Rio de Janeiro será dada continuação ao curso de Compliance

Leia mais

Com a palavra, o Oficial de Compliance

Com a palavra, o Oficial de Compliance Guia de estudos sobre o Compliance Mailing de Setembro/2018 Com a palavra, o Oficial de Compliance 1 Eduardo Lamy GUIA DE ESTUDOS DE COMPLIANCE Continuando com os exercícios de reflexão e revisão do conteúdo

Leia mais

13 soluções para melhorar a comunicação

13 soluções para melhorar a comunicação 13 soluções para melhorar a comunicação Anna Carolina Rodrigues Você S/A A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam

Leia mais

Mailing Fev/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1

Mailing Fev/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1 Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia Mailing Fev/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1 Com a palavra, o Compliance Officer! Eduardo Lamy, CO da FEBRACAN Apresento

Leia mais

A COMUNICAÇÃO HUMANA

A COMUNICAÇÃO HUMANA A COMUNICAÇÃO HUMANA 2 DEFINIÇÃO É uma série dinâmica e contínua de eventos nos quais uma intenção é criada e transmitida. Para que a comunicação seja efetiva, o significado aprendido pela pessoa que houve,

Leia mais

Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional

Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional Página1 Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional RAPIER Investimentos Este manual estabelece princípios e regras de conduta aplicáveis a todos colaboradores da RAPIER Investimentos LTDA ( RAPIER

Leia mais

Como empreender em Comunicação na Era Digital?

Como empreender em Comunicação na Era Digital? Como empreender em Comunicação na Era Digital? Excesso de informação. Economia da atenção. Como se comunicar nesse ambiente? Como integrar e humanizar a comunicação, multiplicando conhecimentos e inspirando?

Leia mais

Compliance. Nosso Compromisso

Compliance. Nosso Compromisso Compliance Nosso Compromisso CARTA DO PRESIDENTE Prezados, Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os Valores e Crenças, iniciamos a implementação do Programa de Compliance Votorantim. Para

Leia mais

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 5

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 5 UNIVERSIDADE RED JACKET Módulo 5 5 LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING & AND TYPESETTING INDUSTRY. CONHECIMENTO COMUNICAÇÃO Objetivos: Conhecer as ferramentas de conhecimento e comunicação

Leia mais

1.4. Esta Diretriz visa orientar o pessoal do Grupo quanto à conduta a ser observada nos contatos com Agentes Públicos.

1.4. Esta Diretriz visa orientar o pessoal do Grupo quanto à conduta a ser observada nos contatos com Agentes Públicos. MNV-DIR--02 1 / 5 1.0. OBJETIVO 1.1. Com o advento da Lei n. 12.846/13, usualmente denominada Lei Anticorrupção, às pessoas jurídicas poderá ser imputada responsabilidade administrativa e civil pela prática

Leia mais

CÓDIGO DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS F8A CONSULTORIA FINANCEIRA EIRELI

CÓDIGO DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS F8A CONSULTORIA FINANCEIRA EIRELI CÓDIGO DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS F8A CONSULTORIA FINANCEIRA EIRELI São Paulo 1ª versão - 2018 1. Destinatários do Código de Regras, Procedimentos e Controles Internos Este Código de

Leia mais

Cartilha de Compliance

Cartilha de Compliance Cartilha de Compliance CARTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Prezados, Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os Valores e Crenças, iniciamos a implementação do Programa de Compliance Votorantim.

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MANUAL DE COMPLIANCE Março/2016 Titan Capital Gestão de Recursos Ltda. Av. São João, 2375, Cj. 605 - Jardim das Colinas - São José dos Campos - SP, CEP: 12242-000 www.titancapital.com.br TITAN CAPITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 5

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 5 UNIVERSIDADE RED JACKET Módulo 5 5 LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING & AND TYPESETTING INDUSTRY. CONHECIMENTO COMUNICAÇÃO Objetivos: Conhecer as ferramentas de conhecimento e comunicação

Leia mais

CARTÉIS, LICITAÇÕES E COMPLIANCE

CARTÉIS, LICITAÇÕES E COMPLIANCE CARTÉIS, LICITAÇÕES E COMPLIANCE CARTÉIS, LICITAÇÕES E COMPLIANCE 4 Cartéis, Licitações e Compliance O que é cartel? Cartel é o ajustamento de conduta entre empresas concorrentes do mesmo seguimento de

Leia mais

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS de cidadania global IDENTIDADE E PERTENCIMENTO Nossas identidades: n estão relacionadas aos nossos sentimentos de pertencermos ou não a determinados

Leia mais

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE Plano das PRÁTICAS quanto a ORGANIZAÇÃO do TEMPO, do ESPAÇO, dos MATERIAIS e do agrupamento de CRIANÇAS. NOME DA ATIVIDADE: Referencia da imagem: Pedagogia e Afeto https://www.facebook.com/pedagogiaeafeto/

Leia mais

MELHORANDO A COMUNICAÇÃO

MELHORANDO A COMUNICAÇÃO MELHORANDO A COMUNICAÇÃO VOCÊ É O QUE VOCÊ ESCREVE! DICAS RÁPIDAS PARA TORNAR SEU TRABALHO AINDA MELHOR! QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE ESCREVER BEM UM E-MAIL? Você transmite credibilidade e profissionalismo,

Leia mais

Seja Bem-Vindo ao Curso Coaching Financeiro. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar!

Seja Bem-Vindo ao Curso Coaching Financeiro. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! Seja Bem-Vindo ao Curso Coaching Financeiro Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA Você é capaz de mudar seu comportamento... SE

Leia mais

Termo de Compromisso - Compliance

Termo de Compromisso - Compliance Termo de Compromisso - Compliance Código de Conduta A seguir estão registradas as Condutas Adequadas e Inadequadas definidas e recomendadas pela Reta Engenharia a todos os seus stakeholders. Este Código

Leia mais

Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA

Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA Seu modelo financeiro! Tem que estar programado para o sucesso, ou nada que você aprenda, saiba ou faça

Leia mais

Resposta de pergunta para funcionários. Sobre a EthicsPoint

Resposta de pergunta para funcionários. Sobre a EthicsPoint Sobre a EthicsPoint Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias Dicas e Melhores Práticas Sobre a EthicsPoint O que é a EthicsPoint? A EthicsPoint é uma ferramenta de geração

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. TIPOLOGIAS DE RISCO... 2 5. RESPONSABILIDADES... 3 5.1 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO... 3 5.2 COMITÊ DE RISCOS

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE Março / 2017

MANUAL DE COMPLIANCE Março / 2017 MANUAL DE COMPLIANCE Março / 2017 TITAN CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/MF nº 10.442.603/0001-05 MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE Definição A TITAN CAPITAL tem o compromisso de realizar seus negócios

Leia mais

[Voz] Com o especialista em Oratória, Persuasão e Influência. RICARDO SILVA

[Voz] Com o especialista em Oratória, Persuasão e Influência. RICARDO SILVA [Voz] Com o especialista em Oratória, Persuasão e Influência. RICARDO SILVA Autor Ricardo Silva é hoje uma das maiores autoridades de comunicação assertiva do Brasil. Especialista em oratória, persuasão

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola MANUAL DE COMPLIANCE DA ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. JUNHO DE 2016 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 3 2. AMPLITUDE... 3 3. COMPLIANCE... 3 4. ESTRUTURA DE COMPLIANCE DA GESTORA... 5 5. DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRIDADE GARANTIDA GESTÃO DO COMPLIANCE

PROGRAMA DE INTEGRIDADE GARANTIDA GESTÃO DO COMPLIANCE PROGRAMA DE INTEGRIDADE GARANTIDA GESTÃO DO COMPLIANCE SUMÁRIO 1. Introdução 2. Estrutura Organizacional 3. Código de Conduta 4. Gestão do Compliance 5. Riscos que afetam o Compliance 6. Glossário 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO Caros colaboradores, clientes e demais públicos relacionados com a nosso Grupo. Percebendo uma mudança na moderna governança corporativa e diante de um cenário complexo com

Leia mais

Por dentro da ETL Compliance

Por dentro da ETL Compliance Por dentro da ETL Compliance No mês de agosto vimos surgir um novo setor na empresa e que deu logo que falar até pelo nome que para muitos se mostrou desconhecido... Falamos do Compliance! Nome estranho

Leia mais

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Que tal começar a fazer diferente já no começo do ano? Muitos empresários deixam para criar as metas de suas empresas em cima da hora

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

Metas Inegociáveis. Como virar o jogo e fechar 2016 Com chave de Ouro.

Metas Inegociáveis. Como virar o jogo e fechar 2016 Com chave de Ouro. Metas Inegociáveis Como virar o jogo e fechar 2016 Com chave de Ouro. O que está te impedindo de SER e TER o melhor? O que te impede de despertar o seu PODER? Ou preciso começar novamente? Escrever uma

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DO GRUPO MRV

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DO GRUPO MRV POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DO GRUPO MRV SUMÁRIO 1 Objetivo... 2 2 Abrangência... 2 3 Conceitos... 2 4 Tipologias de Risco... 3 5 Responsabilidades... 4 5.1 Conselho de Administração... 4 5.2 Comitê de

Leia mais

Sobre a EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint. Geração de Denúncias Geral. Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias. Dicas e Melhores Práticas

Sobre a EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint. Geração de Denúncias Geral. Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias. Dicas e Melhores Práticas Sobre a EthicsPoint Geração de Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias Dicas e Melhores Práticas Sobre a EthicsPoint O que é a EthicsPoint? A EthicsPoint é uma ferramenta

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS

MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS 1- Introdução Este manual expõe condutas, comportamentos e atitudes que a Empresa espera de seus empregados e prestadores de serviços no ambiente digital. Essas diretrizes

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

Contextualizar a abordagem da Telebras a gestão de riscos;

Contextualizar a abordagem da Telebras a gestão de riscos; SISTEMA NORMATIVO TELEBRAS Documento P-002 Data 10/03/2015 Início de vigência Assunto SUMÁRIO PÁG. 1. OBJETIVO... 1 2. REFERÊNCIAS... 1 3. CAMPO DE APLICAÇÃO... 1 4. DEFINIÇÕES... 1 5. PRINCÍPIOS DA POLÍTICA

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? A Importância da O que é Comunicação? É transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor

Leia mais

E FECHAR MAIS NEGÓCIOS

E FECHAR MAIS NEGÓCIOS 4 DICAS PARA APRIMORAR O SEU DISCURSO DE VENDAS E FECHAR MAIS NEGÓCIOS Introdução Um bom vendedor sabe que o mais importante na hora de fazer uma venda é a compra. As relações comerciais são baseadas na

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 5: Revisão para prova 1 Agenda Revisão para prova Trabalho parcial 1 2 Relembrando alguns conceitos REVISÃO PARA PROVA 3 Organização Grupo de pessoas que se constitui

Leia mais

COMPROMISSO DE NÃO RETALIAÇÃO FLORA

COMPROMISSO DE NÃO RETALIAÇÃO FLORA COMPROMISSO DE NÃO RETALIAÇÃO FLORA COMPROMISSO DE NÃO RETALIAÇÃO FLORA 1. O QUE É RETALIAÇÃO 2. EXEMPLOS DE RETALIAÇÃO 3. ATENÇÃO, NEM SEMPRE É RETALIAÇÃO 4. NOSSA POLITICA DE NÃO RETALIAÇÃO 5. COMPREENDA

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS PROJETO SABER E SER RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO COROPORATIVO

CICLO DE PALESTRAS PROJETO SABER E SER RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO COROPORATIVO CICLO DE PALESTRAS PROJETO SABER E SER RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO COROPORATIVO ALEX MARTINS O PROJETO SABER E SER FOI CRIADO PELO ROTARY CLUB DE SP AVENIDA PAULISTA, EM PARCERIA COM A LIVRARIA MARTINS

Leia mais

Sobre o EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint Relatório Geral Segurança e confidencialidade do registro das denúncias Dicas e melhores práticas

Sobre o EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint Relatório Geral Segurança e confidencialidade do registro das denúncias Dicas e melhores práticas Sobre a EthicsPoint Relatório Geral Segurança e confidencialidade do registro das denúncias Dicas e melhores práticas Sobre o EthicsPoint O que é EthicsPoint? EthicsPoint é uma ferramenta abrangente de

Leia mais

Sobre a Agência Multifocal

Sobre a Agência Multifocal WhatsApp Marketing Sobre a Agência Multifocal Somos uma Agência de Marketing Digital com foco na área da Saúde. Elaboramos, planejamos e direcionamos ações de divulgação da sua Clínica para melhorar seus

Leia mais

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento

Leia mais

POLÍTICA DE PATROCÍNIO E DOAÇÕES

POLÍTICA DE PATROCÍNIO E DOAÇÕES POLÍTICA DE PATROCÍNIO E DOAÇÕES Introdução; Aplicação; Objetivo da Política; Objetivos dos Patrocínios; Patrocínios e Doações Vedadas; Perfil do Patrocínio; Processo administrativo para aprovação do Patrocínio;

Leia mais

O texto de hoje da UNESCO é simples mas deveria ser pensado por todos nós. Vamos a ele:

O texto de hoje da UNESCO é simples mas deveria ser pensado por todos nós. Vamos a ele: COMUICAÇÃO ( 2.communication) Extraído de páginas 76 e 77 do guia para professores da U ESCO: (Understanding and responding to children s needs in Inclusive Classrooms) www.unesco.org.com; traduzido do

Leia mais

ITENS B, C, D, E E F DO CAPÍTULO 2 E ITEM J DO CAPÍTULO 4 DO MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE

ITENS B, C, D, E E F DO CAPÍTULO 2 E ITEM J DO CAPÍTULO 4 DO MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE ITENS B, C, D, E E F DO CAPÍTULO 2 E ITEM J DO CAPÍTULO 4 DO MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE ITEM B DO CAPÍTULO 2 MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE B. Integridade dos Mercados de Capitais 5. Informações relevantes

Leia mais

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

A importância da Ética na Competitividade das Empresas. Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você

A importância da Ética na Competitividade das Empresas. Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você A importância da Ética na Competitividade das Empresas Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você Em que mercado competimos? http://cpi.transparency.org/cpi2013/results/ Fatores

Leia mais

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance Dezembro de 2015 Versão 1.1 Código de Compliance 1. Finalidade 2 2. Amplitude 2 3. Compliance 2 3.1. Definição de Compliance 2 3.2. Risco de Compliance 3 3.3. Atribuições da estrutura de compliance 3 3.4.

Leia mais

PARTE C DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCO PARTE C CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

PARTE C DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCO PARTE C CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARTE C DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCO PARTE C CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA I. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Código de Ética e Conduta da HS Asset visa a integrar todos os Colaboradores à filosofia da

Leia mais

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 Comunicação Efetiva Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 NOSSAS CRENÇAS Comunicar é muito mais do que emitir. É compartilhar conhecimento, motivar

Leia mais

Política de Rateio de Ordem

Política de Rateio de Ordem Política de Rateio de Ordem Área de Gestão de Risco e Compliance 1 I Introdução... 3 II Objetivos... 4 III Princípios... 4 IV Procedimentos... 4 V Responsabilidades... 5 VI Penalidades... 5 2 I Introdução

Leia mais

DOCUMENTO DE GESTÃO Número 007/2019 Conselho de Administração 27 de fevereiro de 2019

DOCUMENTO DE GESTÃO Número 007/2019 Conselho de Administração 27 de fevereiro de 2019 DOCUMENTO DE GESTÃO Número 007/2019 Conselho de Administração 27 de fevereiro de 2019 POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES E DE PORTA-VOZES INTERESSADO Conselho de Administração UNIDADE RESPONSÁVEL Presidência

Leia mais

LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING EFICAZ INDUSTRY. COMUNICAÇÃO

LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING EFICAZ INDUSTRY. COMUNICAÇÃO LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING EFICAZ INDUSTRY. COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO A comunicação não é apenas o que você diz, mas ENTUSIASMO também o que você faz para que a pessoa

Leia mais

Clique para editar os estilos do texto mestre

Clique para editar os estilos do texto mestre Clique para editar os estilos do texto mestre HB System - RHU 2000 ESCOLHA DO COLABORADOR DE VALOR Recursos Humanos Comunicação Corporativa Outubro de 2011 27/10/2011 1 O Colaborador de Valor será o reconhecimento

Leia mais

[EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa

[EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa [EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa INTRODUÇÃO...3 1. ANTES DO PLANEJAMENTO: 4 PASSOS QUE DEVEM SER SEGUIDOS...4 2. PLANEJAMENTO PERSONALIZADO PARA CADA CLIENTE...6 3. DICAS PARA

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA ESCRITÓRIO LOBO CAVALCANTE ADVOCACIA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA ESCRITÓRIO LOBO CAVALCANTE ADVOCACIA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA ESCRITÓRIO LOBO CAVALCANTE ADVOCACIA SUMÁRIO Palavra da Advogada... Pág. 3 Princípios éticos básicos... Pág. 4 Condutas institucionais... Pág. 6 Canal de denúncias... Pág.

Leia mais

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Linguagem - veículo do pensamento, expressão do pensamento. Norma deve utilizar a linguagem comum -> função social (polissemia) Interpretação da linguagem une o abstrato do texto

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

A2 TEXTOS EMPRESARIAIS

A2 TEXTOS EMPRESARIAIS A2 TEXTOS EMPRESARIAIS OBJETIVO Capacitar o aluno a desenvolver uma comunicação eficaz dentro do ambiente da empresa. AGENDA Relatórios Ata Carta Comunicação Interna E-mail Avisos e Comunicados NO MEIO

Leia mais

Programa de Gestão da Performance

Programa de Gestão da Performance Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se! Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este

Leia mais

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada 3 1 OBJETIVOS Promover a comunicação integrada entre as empresas do Sistema e

Leia mais

C A R R E I R A H O G A N D E S E N V O L V E R DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA. Relatório para: Jane Doe ID: HB290466

C A R R E I R A H O G A N D E S E N V O L V E R DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA. Relatório para: Jane Doe ID: HB290466 S E L E C I O N A R D E S E N V O L V E R L I D E R A R H O G A N D E S E N V O L V E R C A R R E I R A DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA Relatório para: Jane Doe ID: HB290466 Data: 07,

Leia mais

Programa de Integridade/ Compliance

Programa de Integridade/ Compliance Programa de Integridade/ Compliance Sumário Programa de Integridade... 3 Estrutura Organizacional... 4 Estrutura do Programa de Integridade... 6 1. Diretrizes Institucionais... 7 2. Governança Corporativa...

Leia mais

Revisão para o simulado

Revisão para o simulado Revisão para o simulado LÍNGUA PORTUGUESA Patrícia Lopes São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Variedade linguística

Leia mais

1) Deixe tudo bem organizado e registrado

1) Deixe tudo bem organizado e registrado Gerenciamento de Projetos pode ser algo bem complicado já que, para ser um bom gerente, você precisa levar em consideração diversas variáveis na hora de planejar o projeto. Prazos, custos, riscos são alguns

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE Colaboradores da Magna devem agir de acordo com os interesses da Magna. Seus interesses pessoais não devem

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883 Importância das Emoções o Por que as emoções são tão importantes para nós? Importância das Emoções o Sobrevivência: Nossas emoções

Leia mais

ADAM CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

ADAM CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES ADAM CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES Data de elaboração: 27.06.2016 Versão: 1.0 ÍNDICE POLÍTICA DE SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Objetivos...

Leia mais

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO Caros colaboradores, clientes e demais públicos relacionados com a nossa empresa. Percebendo uma mudança na moderna governança coorporativa e diante de um cenário complexo

Leia mais

Compliance aplicado às cooperativas

Compliance aplicado às cooperativas Compliance aplicado às cooperativas A implantação do Programa na Unimed-BH Outubro de 2016 Unimed BH 45 anos Nossa Unimed bem cuidada para cuidar bem de você Unimed-BH 1ª operadora de plano de saúde de

Leia mais

CONFRONTANDO SEUS MEDOS

CONFRONTANDO SEUS MEDOS O QUE TE MOVE? CONFRONTANDO SEUS MEDOS Vamos colocar em prática esse exercício através dos seus próprios pensamentos sabotadores. Se seu medo for, por exemplo: Eu não sou uma boa líder, não consigo nem

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CAPITULO I Das considerações preliminares Art. 1 - Este regulamento disciplina os processos de planejamento, elaboração, execução e avaliação das atividades extensionistas

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO. Relatório referente ao período de setembro de 2013 a dezembro de 2013.

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO. Relatório referente ao período de setembro de 2013 a dezembro de 2013. RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO Organização: Instituto Elos Brasil Projeto: Oasis Training Início do projeto (implantação): Maio 2013 Finalização do projeto (previsão): Janeiro 2014 Relatório referente

Leia mais

Nós Affair System Red Box Solução Red Box Quantify

Nós Affair System Red Box Solução Red Box Quantify Sobre Nós Fundada em 1984, a Affair System é uma empresa nacional focada em integrar soluções de comunicações em diversos segmentos corporativos e atender ao mais complexo dos ambientes, utilizando tecnologia

Leia mais

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS?

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? Você sente que está patinando em seu conhecimento de inglês? Essa sensação é bastante comum. Na verdade, no começo do curso sentimos que estamos tendo

Leia mais

Documento: Iniciativas, Ações e Atividades do Plano Estratégico Data:

Documento: Iniciativas, Ações e Atividades do Plano Estratégico Data: Documento:, e Atividades do Plano Estratégico 2016 Data: 19-11-2015 Responsáveis: Heloisa Bedicks / Adriane de Almeida / Emilio Martos Propósito IBGC Ser referência em governança corporativa, contribuindo

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Página 1 de 6. Guia de SCM Global do Grupo MHI JUSTO

Página 1 de 6. Guia de SCM Global do Grupo MHI JUSTO Página 1 de 6 Guia de SCM Global do Grupo MHI JUSTO Página 2 de 6 Introdução O Código de Conduta Global do Grupo MHI, estabelecido em maio de 2015, resume os princípios e requisitos aos quais todos os

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

QUESTIONÁRIO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Universidade de Coimbra Faculdade de Economia QUESTIONÁRIO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Estimado Destinatário Encontro-me a investigar as práticas que mais estimulam a inovação nas organizações, assim como

Leia mais

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Programa de Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Introdução...03 O Programa de Integridade...04 Pilares do Programa...05 Principais Benefícios...09 Nosso Compromisso...10 Introdução O combate à corrupção depende

Leia mais

SLC AGRÍCOLA S.A. POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

SLC AGRÍCOLA S.A. POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS SLC AGRÍCOLA S.A. POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 1. Objetivo 1.1. Esta Política de Gerenciamento de Riscos ( Política ) tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades a serem

Leia mais

LÍDER COACH. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016

LÍDER COACH. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016 LÍDER COACH 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Informação importante Para atuar como COACH é necessário uma formação específica. 2 Alguns conceitos Coche (O que leva de um lugar ao

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Anna Nogueira? Formação multidisciplinar Bióloga (São Camilo) Especializada em cultura da marca e marketing de serviços (ESPM) Criatividade e Inovação

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Sobre a EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint Geração de denúncias Geral Segurança e confidencialidade na geração de denúncias Dicas e melhores práticas

Sobre a EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint Geração de denúncias Geral Segurança e confidencialidade na geração de denúncias Dicas e melhores práticas Sobre a EthicsPoint Geração de denúncias Geral Segurança e confidencialidade na geração de denúncias Dicas e melhores práticas Sobre a EthicsPoint O que é a EthicsPoint? A EthicsPoint é uma ferramenta

Leia mais