[EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "[EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa"

Transcrição

1 [EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa

2 INTRODUÇÃO ANTES DO PLANEJAMENTO: 4 PASSOS QUE DEVEM SER SEGUIDOS PLANEJAMENTO PERSONALIZADO PARA CADA CLIENTE DICAS PARA O PÓS-PLANEJAMENTO ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA EVENTO...9 CONCLUSÃO...16

3 Introdução O trabalho de assessoria de imprensa é uma combinação de planejamento, oportunidades e demandas de última hora. Como não é possível controlar as oportunidades e demandas de última hora, este ebook é dedicado à criação de um planejamento de assessoria de imprensa, montado como um guia prático. Aqui, vamos tratar de três situações: Cliente novo; Cliente já estabelecido no mercado (com ou sem histórico de AI); Eventos. Junto ao ebook vamos disponibilizar também checklists para que você possa seguir e se organizar melhor em seu planejamento. Esperamos que você goste do material! Boa leitura!

4 1. Antes do planejamento: 4 passos que devem ser seguidos O planejamento de assessoria de imprensa só é possível quando se tem todas as informações sobre o cliente, seja ele novo ou já estabelecido no mercado, uma divulgação de produto pontual ou um evento. Para isso, criamos um pequeno guia pré-planejamento. Veja abaixo! 1) Coleta de informações: a) Estude o cliente: qual a história dos sócios? Como a empresa foi fundada? Quais os desafios enfrentados? Aqui você também precisará de informações básicas como número de colaboradores, volume de clientes, receita média etc. b) Quais as expectativas do cliente? Esse é um passo importantíssimo para o sucesso de qualquer trabalho de assessoria. Expectativas desalinhadas podem acabar prejudicando todo o processo e frustrar ambos os lados. c) O cliente possui maturidade para Assessoria de Imprensa? Já foram realizados trabalhos nessa área? Ele produz eventos, ações ou desenvolve produtos que têm interesse público? d) Qual o objetivo? O que a empresa pretende a partir de uma estratégia de assessoria de imprensa?

5 1. Antes do planejamento: 4 passos que devem ser seguidos Uma vez que você tiver essas informações, será necessário criar ou obter um briefing, com todas as informações coletadas acima, bem como contatos, s, canais de comunicação prioritários para divulgação etc. Só aí você e sua equipe poderão passar para os próximos itens. 2) Entender a estrutura disponível na empresa: possui profissionais de comunicação ou marketing? Quem são as fontes para a imprensa: CEO, diretores, gerentes? 3) Apresente a estrutura que você colocará à disposição do cliente: quantos jornalistas serão alocados para o projeto? Há estrutura de coordenação ou apenas um jornalista de atendimento? Qual a demanda periódica? Uma vez que você, assessor, tiver todas essas informações, poderá seguir para a fase de planejamento. 4) Valide as rotinas para produção, execução e acompanhamento: é essencial que o cliente entenda que ele precisará estar a disposição da sua equipe e de jornalistas. Além disso, serão necessárias reuniões de planejamento, entrevistas para releases e artigos, e avaliações mensais do que foi realizado.

6 2. Planejamento personalizado para cada cliente É importante ressaltar que cada cliente terá uma série de necessidades próprias e será dever do assessor personalizar o planejamento para cada situação. Outro ponto a ser destacado é a necessidade de fazer o planejamento internamente e em conjunto: responsável pelo atendimento, coordenador e diretor da assessoria, para que todos saibam o que está acontecendo. Organizar o material apresentado: com o material coletado, que falamos no primeiro capítulo deste ebook, está na hora de começar a organizá-lo. Defina: Quem é o público-alvo ou a(s) persona(s) que o seu novo cliente quer atingir na divulgação? Podem ser investidores, donos de empresas de algum setor específico (B2B) ou o público em geral (B2C), por exemplo. A definição da estratégia de AI adotada dependerá disso. Produção de release de apresentação: todo novo cliente precisa de um release de apresentação, falando quem é, o que faz, tempo de mercado, enfim, toda e qualquer informação relevante. Ao mesmo tempo que ocorre a produção do release, é preciso identificar o foco e o escopo da divulgação: imprensa local, nacional, segmentada? Faça um planejamento dos próximos materiais de divulgação: artigos, notas exclusivas, divulgação de eventos, balanço etc.

7 2. Planejamento personalizado para cada cliente Validação com o cliente: Agora que você tem o planejamento de assessoria de imprensa para os próximos meses, é preciso apresentar ao cliente antes de colocá-lo em prática. Aqui também recomenda-se um planejamento das reuniões de acompanhamento e adequação do projeto, conforme as prioridades forem sendo alteradas. Uma vez aprovada, avança-se para a fase de relacionamento com o jornalista. Para isso, é importante preparar um de apresentação da nova assessoria da empresa, mostrando que está disponível e que pode falar sobre tal e tal assunto, quais são os jornalistas responsáveis pelo atendimento, contatos etc. Na assessoria de imprensa é bem comum haver picos de alta demanda seguido por um período de baixa. Porém, para evitar o excesso tanto na alta quanto na baixa, tente acordar com o cliente um nível médio de serviço (SLA, da sigla em inglês) a ser prestado: tantos releases/mês, notas, artigos etc.

8 3. Dicas para o pós-planejamento Colocando o planejamento de assessoria de imprensa em prática, é preciso ter alguns cuidados para garantir um bom fluxo de trabalho e evitar problemas mais tarde. Confira! Se as coisas não tiverem saindo como planejado, não se desespere. A assessoria possui momentos de oscilação e saturação. Em alguns momentos parece que você está emplacando em todos os lugares; em outros, parece que ninguém te quer e existe um pacto para excluir os seus clientes. Mas saiba que são apenas fases! Se isso acontecer, refaça o seu planejamento, procure outros veículos e tente novos contatos. Registre tudo por marcação de entrevistas, demandas de imprensa, reuniões e principalmente acordos devem ser registrados por , mesmo que o acordo tenha sido realizado por WhatsApp ou telefone, como o cancelamento de uma reunião. Assim, se mantém um registo sobre mudança, evitando problemas mais tarde. Mudança de atendimento: essa é uma situação bastante comum em assessoria de imprensa, então é preciso implementar ferramentas que facilitem essa mudança. Manter uma boa documentação sobre o que aconteceu e o que foi feito, relatórios para resgatar etc. Feedbacks: o momento de feedback é muito importante na assessoria, pois ajuda a prolongar o relacionamento entre a agência e o cliente, entendendo aquilo que foi mais produtivo, o que trouxe mais retorno à imagem e, claro, entender o que precisa ser melhorado ao longo do processo. Ao mesmo tempo, é preciso ter um momento de feedback com o próprio jornalista responsável pelo atendimento, para saber se o projeto está fluindo como deveria ou se estão sendo encontrados muitos obstáculos para a produção e divulgação dos conteúdos.

9 4. Assessoria de imprensa para evento A divulgação de eventos são, possivelmente, os momentos mais estressantes para um assessor de imprensa. Os trabalhos de planejamento precisam começar bem antes da data do evento, as ações precisam ser executadas rapidamente e muita coisa não depende de você. Por exemplo, quando estoura um escândalo no governo na semana do seu evento, poucos veículos terão espaço ou jornalistas disponíveis para cobrir uma feira de educação. Sim, é triste mas acontece. Ainda assim há muito o que ser feito Para baixar a versão impressa da checklist: CLIQUE AQUI

10 4. Assessoria de imprensa para evento 1 DOIS MESES ANTES Colete as informações necessárias: onde será o evento, tamanho, setor, etc. Defina as expectativas com o cliente, a estrutura disponível para a gestão do projeto, os assuntos que podem ser explorados, etc. Mapeie os contatos que poderão ser utilizados no momento da divulgação. Aqui é preciso ser estratégico: colunistas locais são uma boa pedida, ou jornalistas de um veículo do setor.

11 4. Assessoria de imprensa para evento 2 UM MÊS ANTES Quem são as empresas que vão participar do evento? Comece a elaborar o pautão. Pegue os contatos dos assessores de cada empresa participante, para poder oferecer aos jornalistas quando chegar o momento. Quem serão as fontes à disposição da imprensa? Palestrantes, presidente da entidade que está promovendo o evento, expositores etc. O que será apresentado? Relatórios e dados expressivos e relevantes podem fazer um evento. Lançamento de novas tecnologias também atraem aos jornalistas. Quem serão os palestrantes? Organize pré-entrevistas com os mais importantes, para utilizar no material de divulgação e até oferecer para algum jornalista específico. Fique atento a temas de grande impacto! Não estamos falando se temas em geral, mas de notícias relevantes para o setor do evento. Pode ser uma forma de abrir uma conversa com algum veículo.

12 4. Assessoria de imprensa para evento 3 15 DIAS ANTES Verifique como será a estrutura para a imprensa no evento. Haverá uma sala de imprensa? Internet? Haverá uma estrutura de apoio, como fotógrafos próprios? Aqui você já deve ter: --Pautão; --Pautas e notas prontas para divulgação; --Mídia kit em produção; --Mailing pronto para divulgação.

13 4. Assessoria de imprensa para evento 4 A PARTIR DE 7 DIAS ANTES ATÉ A DATA DO EVENTO Divulgação de notas; Marcação de entrevistas em rádio e TV; Divulgação para veículos online e impressos; Início do credenciamento de jornalistas.

14 4. Assessoria de imprensa para evento 5 DURANTE E PÓS-EVENTO Produção de notícias: em algumas situações, será preciso que a própria assessoria produza alguns materiais para divulgar aos veículos que não puderam enviar jornalistas (uma situação cada vez mais comum). Se organize para ter pessoas cobrindo as palestras mais importantes, saber o que está acontecendo no evento, colher depoimentos de participantes, etc. Balanço do evento assim que acabar: número de pessoas, valor de negócios gerados, vendas, etc., são informações relevantes e que devem constar no balanço final do evento. Vale lembrar que o balanço também pode ser diário. Clipagem e relatório de inserções na imprensa o último passo. Grande Dia

15 4. Assessoria de imprensa para evento 6 CONTEÚDO EXTRA PARA EVENTOS 1. Sala de imprensa: não precisa de um espaço grande, mas é essencial ter uma sala onde os jornalistas possam ir, usar internet, ter um local calmo para produzir textos, coletas os mídia-kits (em pen-drive ou impressos), etc. 2. Coletiva: é bem verdade que a coletiva já não é tão eficiente quanto já foi, mas ainda pode ser utilizada. Ela funciona, principalmente, se o evento receber alguma celebridade. Hoje, é preciso levar em consideração a qualidade dos jornalistas que vão para a coletiva, em vez da quantidade. Para organizá-la, entre em contato com TV, rádio, impresso e web alguns dias antes do dia do evento, convidando a todos. 3. Prepare-se para dar tudo errado: como já falamos, é preciso entender que, mesmo fazendo tudo certo, ainda pode dar tudo errado.

16 Conclusão O planejamento de assessoria de imprensa requer tempo e visão estratégica, mas sem ele é impossível atingir aos objetivos a longo prazo. Como você pode ler, o planejamento no caso de assessoria de clientes, pessoas ou empresas, e eventos possui semelhanças mas ritmos completamente diferentes. Contudo, ambas as situações podem trazer bons resultados. Esperamos que tenha gostado desse material. Obrigada pela leitura e até a próxima!

17 [EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa Blog do Assessor de Imprensa Uma iniciativa Knewin

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing?

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing? O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA Agência de Marketing? Pelas nossas pesquisas e nossa expertise, o que todo cliente quer é obter SUCESSO nas VENDAS dos seus produtos e/ou serviços. Nos tempos atuais, com tanta

Leia mais

7 formas de monitorar veículos de comunicação. O clipping nas assessorias de imprensa

7 formas de monitorar veículos de comunicação. O clipping nas assessorias de imprensa 7 formas de monitorar veículos de comunicação O clipping nas assessorias de imprensa Introdução... 3 1. Sites de busca online... 4 2. O Google Alerts... 5 3. Espaço de pesquisa nos sites da mídia... 6

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA CENÁRIOS 2017/2018 E EXPO ABIÓPTICA. Abióptica Associação Brasileira da Indústria Óptica

COLETIVA DE IMPRENSA CENÁRIOS 2017/2018 E EXPO ABIÓPTICA. Abióptica Associação Brasileira da Indústria Óptica COLETIVA DE IMPRENSA CENÁRIOS 2017/2018 E EXPO ABIÓPTICA Abióptica Associação Brasileira da Indústria Óptica EXPO Abióptica 2018 Data: De 10 a 13 de Abril de 2018 Local: Transamérica Expo Center em São

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL SILVIAPATRIANI

APRESENTAÇÃO COMERCIAL SILVIAPATRIANI APRESENTAÇÃO COMERCIAL SILVIAPATRIANI Especialista em Mentoria para Palestrantes Quem é Silvia Patriani Silvia Patriani conhece muito bem os passos necessários para se atingir objetivos. Sua própria história

Leia mais

QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO

QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO Some prática, profissionalismo, inovação e retorno. O resultado da equação é a mistura da Sorella Studio. O conceito de agência online amplia

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES

HISTÓRICO DAS REVISÕES Página 1 de 7 HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 06/02/2015 Emissão inicial 1. OBJETIVO Criar uma sistemática de produção e disseminação de notícias institucionais para os diversos públicos

Leia mais

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim O fluxo de caixa é um dos demonstrativos mais importantes do dia a dia de trabalho de qualquer gestor financeiro. Além de fornecer informações essenciais

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

RETER E FIDELIZAR O CLIENTE

RETER E FIDELIZAR O CLIENTE Marketing de conteúdo para treinar, reter e fidelizar seu cliente Como já falamos algumas vezes, investir em uma estratégia de conteúdo traz muitos benefícios como um todo para seu negócio, e alguns deles

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 333ª Reunião Ordinária, realizada em 31 de janeiro de 2017, e considerando

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA Seja bem-vindo ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA 1 - Para que serve a assessoria de imprensa? Basicamente para fortalecer a imagem e divulgar o nome de empresas, associações, nomes, marcas, produtos,

Leia mais

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR 1 ASSESSORIA DE IMPRENSA / RP INTERNACIONAL São Paulo, 17 de maio de 2010 Local: Sheraton WTC São Paulo / SP 2 PONTOS-CHAVE DE DISCUSSÃO Para que serve

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ASSESSORIA DE IMPRENSA O QUE É, PARA ONDE VAI E QUAL SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA O QUE É ASSESSORIA DE IMPRENSA? CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DA MARCA CRISE EDITORIAL E NOVO MOMENTO DA IMPRENSA

Leia mais

A COMUNICAÇÃO NA OFS DO BRASIL

A COMUNICAÇÃO NA OFS DO BRASIL A COMUNICAÇÃO NA OFS DO BRASIL Elaborado por: Edmilson Brito Jornalista DRT-SE 1.159 Radialista DRT-BA 4.268 DINÂMICA 1 Vídeo: Os processos de Comunicação - YouTube [240p] (Tempo: 6,40 segundos) Proclamar

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO E ALINHAMENTO DE AÇÕES 2016

ASSESSORIA DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO E ALINHAMENTO DE AÇÕES 2016 ASSESSORIA DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO E ALINHAMENTO DE AÇÕES 2016 CASE COMUNICAÇÃO INTEGRADA ASSESSORIA DE IMPRENSA A Case Comunicação Integrada é a Assessoria de Imprensa contratada pela ABTCP para divulgar

Leia mais

SÁBADO - 15:00 NO STAND DA LISTENX!

SÁBADO - 15:00 NO STAND DA LISTENX! SÁBADO - 15:00 NO STAND DA LISTENX! Por que 60% dos alunos não renovam os planos? E boa parte volta para o sedentarismo? Por que você gosta tanto de ir lá? Eles não possuem planos anuais ou semestrais.

Leia mais

Parceiros Parceiro Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas

Parceiros Parceiro Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Diante do cenário atual (necessidades x investimentos), onde a participação dos parceiros/canais Ramo Sistemas é essencial para o crescimento dos negócios das empresas no Brasil, sugerimos fazer: 1. Mapear

Leia mais

Diante da concorrência, da postura exigente dos clientes atuais e do mercado acirrado e dinâmico, tornou-se obsoleto discutir a necessidade dos

Diante da concorrência, da postura exigente dos clientes atuais e do mercado acirrado e dinâmico, tornou-se obsoleto discutir a necessidade dos Diante da concorrência, da postura exigente dos clientes atuais e do mercado acirrado e dinâmico, tornou-se obsoleto discutir a necessidade dos profissionais médicos e das empresas de saúde praticarem

Leia mais

Broota Brasil. Promova sua rodada

Broota Brasil. Promova sua rodada Broota Brasil Promova sua rodada Divulgação Quando chega a hora de divulgar a oportunidade de investimento, é importante alcançar as pessoas certas. Como empreendedor, saiba quais os investidores que são

Leia mais

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Primeira 1/6 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Marcelo de Sousa Monteiro Michelle Borges C. Cunha HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES EDIÇÃO

Leia mais

Por que contratar a AlanPereira.com para criar um site otimizado, melhorar o SEO e a minha estratégia de marketing digital

Por que contratar a AlanPereira.com para criar um site otimizado, melhorar o SEO e a minha estratégia de marketing digital Fundada em 2011 Por que contratar a AlanPereira.com para criar um site otimizado, melhorar o SEO e a minha estratégia de marketing digital DNA Criativos e Empreendedores Totalmente entusiasmados com a

Leia mais

Sobre a Agência Multifocal

Sobre a Agência Multifocal WhatsApp Marketing Sobre a Agência Multifocal Somos uma Agência de Marketing Digital com foco na área da Saúde. Elaboramos, planejamos e direcionamos ações de divulgação da sua Clínica para melhorar seus

Leia mais

O clipping como ferramenta estratégica de assessoria de imprensa

O clipping como ferramenta estratégica de assessoria de imprensa 1 O clipping como ferramenta estratégica de assessoria de imprensa Assessoria de imprensa não se resume ao esforço unilateral para estampar uma marca ou uma pessoa em jornais, revistas e programas de TV.

Leia mais

DADOS GERAIS ABTCP 2016

DADOS GERAIS ABTCP 2016 DADOS GERAIS ABTCP 2016 Realização Correalização: DADOS DA EXPOSIÇÃO Mais de 6.000 visitas 74 expositores Mais de 2 3.500 m ocupados Perfil do público 63,5% são decisores Ou influenciadores DADOS DA NOVIDADE

Leia mais

Guia Dicas do Marketing

Guia Dicas do Marketing 15a17 Agosto2017 13h às 20h Centro de Convenções SulAmérica Rio de Janeiro RJ Brasil Construção Naval Manutenção Operações Guia Dicas do Marketing Bem-vindo! Você faz parte da Marintec 2017 O que você

Leia mais

Planejamento e Organização da Rotina de Trabalho Mary Kay que me levará ao Sucesso! 1º SONHOS Sonho sonhado é sonho realizado! 2º Metas Carro: Agosto Oração Igreja Exercícios Curso Inglês Trabalho voluntário

Leia mais

V Encontro Regional Governador Valadares

V Encontro Regional Governador Valadares V Encontro Regional Governador Valadares Reunião com Registradores da Região V Encontro Regional Governador Valadares PROJETO CORI-MG CONECTADO CORI-MG CONECTADO Projeto idealizado para fortalecer a imagem

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Mídias

Leia mais

Workshop De+inição de produtos, serviços e comunicação

Workshop De+inição de produtos, serviços e comunicação Workshop De+inição de produtos, serviços e comunicação 07 março 2015 São Paulo, Brasil Cristiana Lobo Joanna Skrzypczak Agenda! Nossa Razão de Ser! Canvas Business Model I. Clientes II. Produtos e Ofertas

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

Seminário Pais&Filhos. Mês: 02-09/05

Seminário Pais&Filhos. Mês: 02-09/05 Cliente: Seminário Pais&Filhos Mês: 02-09/05 Ações praticadas: 20.04.16 = Elaboração de novo texto e enviado para aprovação. 20.04.16 Recebimento de imagens e contatos de novos patrocinadores do evento

Leia mais

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão. O Departamento de Comunicação Institucional (DCI Unifesp) está subordinado à Reitoria e tem como função estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a Unifesp. Missão Prover soluções

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

informativo Sem dúvidas Conhecimentos aprimorados Juntos em prol do meio ambiente Comunicação em pauta Carreira Segurança Aconteceu

informativo Sem dúvidas Conhecimentos aprimorados Juntos em prol do meio ambiente Comunicação em pauta Carreira Segurança Aconteceu 9ª Edição Quinta-feira 14 de Junho de 2012 informativo Comunicação em pauta No último dia 6, diretores, superintendentes e engenheiros se reuniram para mais uma ação na Tabocas voltada para a comunicação:

Leia mais

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa DICAS RÁPIDAS www.bravologic.com.br O setor de vendas e atendimento se esforça ao máximo, conquistar novos clientes e fechar bons negócios. A produção ou comercialização dos produtos aumenta e o dinheiro

Leia mais

Revelado o Segredo Da maquina de vender online

Revelado o Segredo Da maquina de vender online Revelado o Segredo Da maquina de vender online A Máquina de Vendas OnLine Funciona? O que você VAI encontrar: Tudo que você precisa saber sobre o curso. Se você já assistiu vídeos e leu artigos e ainda

Leia mais

Viver de Contrabaixo

Viver de Contrabaixo Viver de Contrabaixo Encare o desafio e realize o seu sonho. Olá, Tudo bem? Você é daqueles baixistas que tem dúvidas sobre o seu futuro profissional? Fica sempre na corda bamba quando o assunto é viver

Leia mais

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação Assessoria de Comunicação Com frequência, ações e projetos da Igreja ganham repercussão em emissoras de TV e de rádio, jornais, revistas e grandes portais jornalísticos na internet. Porém, manter um bom

Leia mais

RESUMÃO VOLUME 2 - SPEECH E RELACIONAMENTO

RESUMÃO VOLUME 2 - SPEECH E RELACIONAMENTO RESUMÃO VOLUME 2 - SPEECH E RELACIONAMENTO O que você vai encontrar neste ebook Passo 3 - Speech Passo 4 - Relacionamento INTRODUÇÃO Este E-book foi escrito com a intenção de facilitar as vendas e negociações

Leia mais

Clareza COMECE COM. Contém 10 exemplos de mapas prontos. e poderosas

Clareza COMECE COM. Contém 10 exemplos de mapas prontos. e poderosas COMECE COM Clareza Descubra como mapear seus próximos projetos com informações curtas, precisas, diretas, simples e poderosas Contém 10 exemplos de mapas prontos Quer dizer que você tem uma ideia que não

Leia mais

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo:

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alinhar mudanças estratégicas com a operação

Leia mais

PALÁCIO DE CONVENÇÕES ANHEMBI AVENIDA OLAVO FONTOURA, SANTANA SÃO PAULO - SP

PALÁCIO DE CONVENÇÕES ANHEMBI AVENIDA OLAVO FONTOURA, SANTANA SÃO PAULO - SP Inspiração, aprendizado e networking de alto impacto são os pontos altos da EXPONEJA, o maior e mais importante encontro de profissionais e amantes da música sertaneja do Brasil. É um compromisso inadiável

Leia mais

Guia Prático do INBOUND MARKETING. Para você entender o que é e por que funciona!

Guia Prático do INBOUND MARKETING. Para você entender o que é e por que funciona! Guia Prático do INBOUND MARKETING Para você entender o que é e por que funciona! INTRODUÇÃO Vamos começar este assunto de uma forma diferente. Nada de teorias, iremo direto ao ponto. Imagine a seguinte

Leia mais

VAGAS DE ESTÁGIO. Gestão de Dados e Ferramentas. Gestão de Projetos. Comunicação

VAGAS DE ESTÁGIO. Gestão de Dados e Ferramentas. Gestão de Projetos. Comunicação VAGAS DE ESTÁGIO Gestão de Dados e Ferramentas Gestão de Projetos Comunicação Olá! O Social Good Brasil (SGB), organização social referência mundial em inovação social, procura por três pessoas incríveis

Leia mais

Eu sou Ariane Novaes, autora do blog Escolha Feminina.

Eu sou Ariane Novaes, autora do blog Escolha Feminina. Oi, tudo bem!!! Eu sou Ariane Novaes, autora do blog Escolha Feminina. Criei esse blog com o objetivo de te ajudar a conquistar sua liberdade financeira trabalhando como afiliado de produtos digitais ou

Leia mais

Semana da divulgação. Dia D Digital. Comitês Regionais e Setoriais

Semana da divulgação. Dia D Digital. Comitês Regionais e Setoriais Semana da divulgação + Dia D Digital Comitês Regionais e Setoriais O que é? Nosso grande momento! Esta semana dará início as divulgações do mais esperado evento do PGQP, considerado o principal na área

Leia mais

Guia de Mobilização da Campanha

Guia de Mobilização da Campanha Projeto financiado pela União Europeia Projeto executado pela CNM PARA TRANSFORMAR Guia de Mobilização da Campanha 1 #ReinserirParaTransformar #reinserção #ProjetoReinserir #reinserir Neste guia rápido,

Leia mais

Como criar menus para as suas planilhas

Como criar menus para as suas planilhas Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série O Excel possui excelentes recursos que possibilitam a criação de planilhas com diversas finalidades. Um desses recursos é

Leia mais

1- Seguir Muitas Pessoas e Falta de Foco

1- Seguir Muitas Pessoas e Falta de Foco CHECKLIST 1- Seguir Muitas Pessoas e Falta de Foco Quando você segue muitas pessoas, fica com excesso de informação e acaba confuso. Porque não sabe por onde começar ou qual método seguir. Então escolha

Leia mais

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM AUTOMAÇÃO DE MARKETING Automação de Marketing tem o poder de simplificar e ao mesmo tempo qualificar todo o processo, que vai desde a área de marketing até a de vendas ou comercial.

Leia mais

PORTFÓLIO DE AÇÕES Fevereiro/2017

PORTFÓLIO DE AÇÕES Fevereiro/2017 www.mundomidias.com.br www.facebook.com/mundomidias PORTFÓLIO DE AÇÕES Fevereiro/2017 Coloque a sua empresa no mundo e na mídia. Somos uma agência carioca especializada em comunicação, no sentido literal

Leia mais

Manual do Expositor FENACIL 2018

Manual do Expositor FENACIL 2018 Manual do Expositor Prezado Parceiro Expositor, Bem vindo à. Obrigado por acreditar e fazer parte desse grande evento e nos ajudar a fomentar o ambiente de empreendedorismo e negócios de nossa cidade e

Leia mais

:: DECISÃO :: ESTRATÉGIA :: TECNOLOGIA :: RESULTADOS.

:: DECISÃO :: ESTRATÉGIA :: TECNOLOGIA :: RESULTADOS. :: DECISÃO :: ESTRATÉGIA :: TECNOLOGIA :: RESULTADOS contato@bizmeet.com.br O QUE É O BIZMEET? O BizMeet é um dos projetos da Wend, empresa de consultoria e soluções em TI. Trata-se de um portal de divulgação

Leia mais

UX CASES. Gambiarra A Festa - Campanha Quiz Funcionários English Words Idiomaterapia - Divulgação Grupo Kids

UX CASES. Gambiarra A Festa - Campanha Quiz Funcionários English Words Idiomaterapia - Divulgação Grupo Kids UX CASES Gambiarra A Festa - Campanha Quiz Funcionários English Words Idiomaterapia - Divulgação Grupo Kids FRANCO, FRANCISCO Formado em publicidade, já atuei com marketing e direção de arte. Quando me

Leia mais

É um enorme orgulho para a Fagga GL events Exhibitions ter a sua marca como expositora da Mondial de la Bière Rio 2018!

É um enorme orgulho para a Fagga GL events Exhibitions ter a sua marca como expositora da Mondial de la Bière Rio 2018! É um enorme orgulho para a Fagga GL events Exhibitions ter a sua marca como expositora da Mondial de la Bière Rio 2018! A seguir, apresentaremos boas práticas para você planejar e executar a sua participação

Leia mais

Work. Book. Acelerador Digital O CAMINHO DO. Acelerador Digital

Work. Book. Acelerador Digital O CAMINHO DO. Acelerador Digital Work Book O CAMINHO DO Acelerador Digital Acelerador Digital Área do Aluno Alguns possíveis caminhos para utilizar o método do Acelerador Digital Já tenho um negócio o que faço? O Acelerador Digital serve

Leia mais

Entendendo o processo de vendas como um todo

Entendendo o processo de vendas como um todo Entendendo o processo de vendas como um todo Se você quer fazer uma consultoria em funil de vendas, o primeiro passo é entender todas as etapas pelas quais os clientes do negócio no qual você atuará passam

Leia mais

Negócio em 21 Dias Caio ferreira - Vale Apena?

Negócio em 21 Dias Caio ferreira - Vale Apena? Negócio em 21 Dias Caio ferreira - Vale Apena? Você que está a procura de informações sobre o negócio em 21 dias oficial reclame aqui. Se está querendo saber se funciona ou toda a verdade sobre o negócio

Leia mais

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Anna Nogueira? Formação multidisciplinar Bióloga (São Camilo) Especializada em cultura da marca e marketing de serviços (ESPM) Criatividade e Inovação

Leia mais

Manual de Merchandising

Manual de Merchandising Manual de Merchandising Sobre a UBM Com sede na Inglaterra, a UBM é líder global em eventos B2B e a 2 ª maior organizadora de eventos no mundo. Promovemos e incentivamos a conexão entre profissionais de

Leia mais

FAÇA COMO AS INDÚSTRIAS CATARINENSES:

FAÇA COMO AS INDÚSTRIAS CATARINENSES: FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA FAÇA COMO AS INDÚSTRIAS CATARINENSES: AUMENTE SUA COMPETITIVIDADE COM A FIESC. QUANTO MAIOR A COMPETITIVIDADE, MAIS NEGÓCIOS SUA EMPRESA FAZ. A FIESC

Leia mais

Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer. VIVER DE BLOG Página 1

Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer. VIVER DE BLOG Página 1 Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Marketing é um assunto tão complexo que não existe uma única definição para ele. Mas de acordo com Philip

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO SETORIAL SENAI 2017

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO SETORIAL SENAI 2017 PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO SETORIAL SENAI 2017 Há mais de 70 anos, o SENAI trabalha para aperfeiçoar o trabalhador e atender às demandas da indústria. E agora que o mercado apresenta grandes e novos desafios

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Dicas Clenisson Calaça Ao longo do curso, vimos ou falamos sobre diversos conceitos... Algoritmos, linguagem de programação, GUI, controle de versão,

Leia mais

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Que tal começar a fazer diferente já no começo do ano? Muitos empresários deixam para criar as metas de suas empresas em cima da hora

Leia mais

Seja digital concorra cadastro

Seja digital concorra cadastro Buscar Buscar Seja digital concorra cadastro CONFIRA AQUI Sorteio Seja Digital Ganhadores Como Participar. Para participar é necessário realizar um simples cadastro no portal, confira o passo. Acesse o

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Plano de comunicação. Site do Babado

Plano de comunicação. Site do Babado Universidade Federal Fluminense Instituto de Artes e Comunicação Social Trabalho final de Assessoria de Imprensa Professora: Flávia Clemente Aluno(s): xxx Plano de comunicação Site do Babado Rio de Janeiro,

Leia mais

PESSOA JURÍDICA - CADASTRO COMPLETO CONTEÚDOS

PESSOA JURÍDICA - CADASTRO COMPLETO CONTEÚDOS PESSOA JURÍDICA - CADASTRO COMPLETO Pessoa Jurídica: Chave= CNPJ SINAL DE ALERTA QUE VEM NAS CONSULTAS DO VALIDEINFO WEB: Mais importante: O VALIDEINFO WEB ao trazer o sinal de Alerta (acima), auxilia

Leia mais

que é mais # nós impulsionamos seu negócio

que é mais # nós impulsionamos seu negócio dedique seu TEMpo ao que é mais IMPORTANTE # nós impulsionamos seu negócio % $ Um pouco sobre a handart Soluções criativas, inteligentes e sob medida. Somos a Handart, uma agência especializada em impulsionamento

Leia mais

Nós acreditamos que sua empresa pode prover uma experiência verdadeiramente relevante para seus consumidores e nós ajudaremos você a chegar lá.

Nós acreditamos que sua empresa pode prover uma experiência verdadeiramente relevante para seus consumidores e nós ajudaremos você a chegar lá. A Scup Introdução Nós acreditamos que sua empresa pode prover uma experiência verdadeiramente relevante para seus consumidores e nós ajudaremos você a chegar lá. Quem somos? Sprinklr é uma empresa de tecnologia

Leia mais

Como encontrar as pessoas certas para minha empresa

Como encontrar as pessoas certas para minha empresa Como encontrar as pessoas certas para minha empresa Alessandro Roberto D Ávila Assmann Diretor Executivo da Kombo 2015 Kombo - Todos os direitos reservados Introdução Você já parou para pensar em como

Leia mais

Maximize sua Participação na RIO MECH com as Ferramentas de Merchandising

Maximize sua Participação na RIO MECH com as Ferramentas de Merchandising Maximize sua Participação na RIO MECH com as Ferramentas de Merchandising Prezado Expositor, Conheça os principais benefícios de utilizar as Ferramentas Online disponíveis para a RIO MECH 202 : Maximizar

Leia mais

Disponibilizando aulas presenciais de inglês e espanhol, a In Orbit vem ganhando a confiança de grandes empresas e, mais do que isso, impulsionando

Disponibilizando aulas presenciais de inglês e espanhol, a In Orbit vem ganhando a confiança de grandes empresas e, mais do que isso, impulsionando GESTÃO EM IDIOMAS GESTÃO DE IDIOMAS A In Orbit nasceu da ideia de oferecer um ensino de idiomas atencioso e comprometido às empresas. A premissa de trabalho da empresa, desde os primórdios, é não somente

Leia mais

6 Canais para promover o seu projeto

6 Canais para promover o seu projeto 6 Canais para promover o seu projeto 01 - Na página do seu projeto no Catarse A aba Novidades pode ser atualizada durante e até mesmo depois da finalização da campanha. É através dessa aba que você vai

Leia mais

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor O Tron Connect, a mais nova solução web da Tron Informática, funciona como um controle gerencial de todos os colaboradores por empresa, totalmente integrado com

Leia mais

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia?

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? No primeiro caso, pelo excesso de custos. No segundo, porque a carência de mão de obra especializada exige a contratação de terceiros a um custo

Leia mais

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio GUIA DO PLANEJAMENTO DE METAS COMO CRIAR METAS EFICIENTES E REALIZÁ-LAS ÍNDICE 04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART 10 Planejando suas Metas 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

Leia mais

Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary

Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary Palestra de Marcelino Silva São Bernardo do Campo 21 de Outubro de 2017 Marcelo Carvalho Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública SEMINÁRIO DISTRITAL

Leia mais

Guia do Expositor. 22 a 24 de Agosto

Guia do Expositor. 22 a 24 de Agosto Guia do Expositor 22 a 24 de Agosto 2017 Bem-vindo! Você faz parte da innovapack 2017 O que você encontrará nesse guia Lembre-se de considerar Saia na frente Prepare-se de forma adequada Suporte da innovapack

Leia mais

Plano de Ação 5W2H. Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H

Plano de Ação 5W2H. Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H Plano de Ação 5W2H Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H SOBRE ESTE MANUAL Para facilitar o uso da sua planilha, desenvolvemos um manual ilustrado para auxiliar na navegação e no preenchimento

Leia mais

Como Gerar 1 Me s de Vendas Em 7 Dias

Como Gerar 1 Me s de Vendas Em 7 Dias Como Gerar 1 Me s de Vendas Em 7 Dias Eu sei que o seu tempo, assim como o meu, é bem corrido. Então vou ser bem direto para quem sem perca de tempo já comece a entender como que eu fiz para conseguir

Leia mais

PLEASED TO MEET YOU...

PLEASED TO MEET YOU... Abner Vinícius PLEASED TO MEET YOU... Abner Vinícius, ou @abnervinicius01, nas mídias sociais, sou graduado em Publicidade e Propaganda pela UFG como passagem por outras duas universidades, UFRJ (mobilidade

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO A Coordenação do Curso de Administração da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP), por meio do Núcleo de Práticas em Gestão,

Leia mais

FEIRA E CONGRESSO MARKETING E VENDAS

FEIRA E CONGRESSO MARKETING E VENDAS FEIRA E CONGRESSO E M P R E E N D E D O R IS M O MARKETING E VENDAS FEIRA DE NEGÓCIOS Vitrine de oportunidades e negócios para investidores, empreendedores, empresários e pessoas interessadas em abrir

Leia mais

Marketing Digital primeiros passos

Marketing Digital primeiros passos Marketing Digital primeiros passos Sumário INTRODUÇÃO... 1 O que é Marketing de afiliados?... 2 Como ganhar dinheiro com o marketing de afiliado?... 5 Qual é a mecânica do marketing de afiliados?... 8

Leia mais

Afinitor - O desafio de posicionar na imprensa brasileira um medicamento voltado para doença rara

Afinitor - O desafio de posicionar na imprensa brasileira um medicamento voltado para doença rara Afinitor O desafio de posicionar na imprensa brasileira um medicamento voltado para doença rara Categoria: II Relações Públicas nas Organizações Privadas Cenário A In Press Porter Novelli é a agência de

Leia mais

ebook Marketing para Imobiliário egorealestate.com

ebook  Marketing para Imobiliário egorealestate.com ebook Email Marketing para Imobiliário egorealestate.com Este ebook é dedicado ao Email Marketing para Imobiliário. Vamos dizer-lhe de forma simples e eficaz quais os pontos-chave para fazer chegar imóveis

Leia mais

Gere leads com sua estratégia de marketing de conteúdo

Gere leads com sua estratégia de marketing de conteúdo Gere leads com sua estratégia de marketing de conteúdo Muito além de curtidas, compartilhamentos ou visitas, o marketing de conteúdo precisa ser um apoio importante na geração de leads juntamente com uma

Leia mais

EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA

EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA O evento oficial dos setores de distribuição e revenda de derivados de petróleo, equipamentos, lojas de conveniência e food service do Brasil. É o grande momento de atualização

Leia mais

Prospecção Comercial. Prospecção de Parcerias. Relações Públicas

Prospecção Comercial. Prospecção de Parcerias. Relações Públicas Serviços Quem somos A Jaffé Produções e Agenciamento Artístico é formada por uma equipe multidisciplinar, que executa projetos para diferentes segmentos, passando pelas áreas de Assessoria Comercial, Comunicação,

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Estamos entre dois mundos 58% dos Brasileiros usam internet 42% dos Brasileiros NÃO usam internet Redes sociais: presença diária e ativa 13% televisão 89% 58% celular

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 Reunião da Equipe 27 de fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e

Leia mais

AGENDA DE TREINAMENTOS 2019 JANEIRO A JUNHO CONHECER PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NOVOS EMPREENDEDORES

AGENDA DE TREINAMENTOS 2019 JANEIRO A JUNHO CONHECER PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NOVOS EMPREENDEDORES AGENDA DE TREINAMENTOS 2019 JANEIRO A JUNHO CONHECER PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NOVOS EMPREENDEDORES PREPARE-SE PARA SUA NOVA HISTÓRIA O primeiro semestre de 2019 está com uma programação especial

Leia mais

CAMPANHAS DE SAÚDE INSTRUÇÕES AO ASSOCIADO

CAMPANHAS DE SAÚDE INSTRUÇÕES AO ASSOCIADO Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) Programa Assistência Farmacêutica Avançada 10/02/2017 CAMPANHAS DE SAÚDE 2017 - INSTRUÇÕES AO ASSOCIADO Caro(a) Associado(a), A Abrafarma

Leia mais

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV . Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV Apresentação A Carta de Serviços tem por objetivo apresentar os "serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO. Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço abaixo:

FICHA DE INSCRIÇÃO. Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço abaixo: FICHA DE INSCRIÇÃO FICHA DE INSCRIÇÃO Antes de iniciar sua inscrição, leia atentamente todos os itens do Regulamento do Prêmio Edison Zenobio 5ª Edição. Após preencher todos os campos de forma legível,

Leia mais

O que é o business plan

O que é o business plan O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.

Leia mais