DOCUMENTO INFORMATIVO Integridade Acadêmica no Mundo Digital

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOCUMENTO INFORMATIVO Integridade Acadêmica no Mundo Digital"

Transcrição

1 DOCUMENTO INFORMATIVO Integridade Acadêmica no Mundo Digital Por que os alunos plagiam? Esta é a parte três da série "Integridade Acadêmica no Mundo Digital ". Esta série de cinco partes investiga a definição, a frequência, causas, consequências e a resposta institucional a casos de plágio.

2 Introdução Quando se trata de plágio em um âmbito acadêmico, é importante distinguir entre o plágio intencional e o plágio não intencional. A questão da intenção não apenas aponta as razões pelas quais o plágio pode ter ocorrido, mas também serve como um guia valioso para determinar uma resposta apropriada em termos educacionais e adequada. Ao passo que o plágio intencional pode justificar medidas disciplinares, o plágio inadvertido pode criar uma abertura para promover uma maior compreensão e aprendizagem entre os alunos.

3 Plágio intencional Em um contexto acadêmico, os alunos que, conscientemente, plagiam infringem códigos éticos de conduta estabelecidos pelo seu sistema ou instituição de ensino. Esses atos se enquadram na categoria de "má conduta acadêmica" e normalmente são tratados por meio de medidas disciplinares, que podem incluir reprovação por nota baixa, expulsão e até mesmo perda do diploma. Embora os detalhes da história que os alunos contam possam variar, o plágio intencional é marcado por ações muito claras, que incluem: A duplicação em grosso do trabalho ou escrita de outra pessoa; A compra de documentos ou contratação dos serviços de um autor acadêmico e, em seguida, a alegação da autoria desse trabalho; Alegar a autoria de um trabalho que não seja próprio; Propositadamente copiar porções significativas do trabalho de outra pessoa sem a devida atribuição; Alterar ou fornecer intencionalmente citações ou fontes de informação incompletas. O que impulsiona essa motivação em trapacear é um foco no resultado mais do que no processo. Alunos que recorrem ao plágio intencional estão tipicamente reagindo à pressão para obter sucesso ou ao seu subproduto, a pressão em não ser reprovado. Mais especificamente, os alunos que plagiam intencionalmente podem ser impulsionados por um ou mais dos seguintes conjuntos de motivações: Medo do fracasso/falta de confiança/pressão para ter êxito; Preguiça/ênfase em outras prioridades; Procrastinação/pressões de tempo;lack of understanding / Lack of ability; Falta de compreensão/falta de capacidade; Falta de interesse/falta de compromisso com o curso ou assunto Além dos fatores de motivação que partem do aluno, as práticas institucionais também podem contribuir para o plágio intencional. Por exemplo, os sistemas ou instituições de ensino que fazem pouco para aplicar penalidades acadêmicas aos estudantes envolvidos com plágio criam a percepção de que o plágio não é um problema sério. Além disso, instrutores que elaboram trabalhos que são demasiadamente genéricos (não específicos para seu curso ou aula) também contribuem para o problema, promovendo um ambiente onde o plágio intencional é mais facilmente cometido pelos alunos. Por fim, para parafrasear um velho ditado, "os trapaceiros só enganam a si mesmos". No caso do plágio intencional, os alunos estão trapaceando a própria oportunidade de aprender. Pior, os alunos que trapaceiam causam danos à reputação de suas instituições e ao valor correspondente dos diplomas conferidos.

4 Plágio não intencional Para a maioria dos estudantes, o plágio acontece como consequência da não compreensão plena de como as convenções acadêmicas funcionam e também da falta de conhecimento de como conduzir uma pesquisa adequada e eficaz. Pode haver também diferenças culturais em jogo. No que diz respeito à resposta a esses tipos de plágio, uma análise mais aprofundada deve ser feita das circunstâncias ao redor do plágio. A Internet e o plágio De acordo com muitos relatos e dados disponíveis, há uma ligação clara entre o acesso à informação online e as taxas de plágio entre alunos. Uma pesquisa realizada em 2010 com 43 mil estudantes do ensino médio nos EUA pelo Josephson Institute Center for Youth Ethics constatou que um em cada três estudantes admitiu ter usado a Internet para plagiar informações de um trabalho, 1 e essa "cultura do 1 cortar e colar" não acontece apenas nos EUA, como demonstra o artigo anterior desta série. Do ponto de vista da má conduta acadêmica, esses dados servem para destacar a gravidade do problema que as instituições educacionais enfrentam. Do ponto de vista da compreensão do aluno, no entanto, os dados possivelmente também expõem as condições culturais que levam ao plágio por parte dos alunos. Convenções acadêmicas Nos casos de plágio que envolvem conteúdos on-line ou da web, os alunos podem ser confrontados com a distinção entre os seus hábitos cotidianos on-line e as convenções acadêmicas que devem seguir. Por exemplo, na atual "economia da partilha" os alunos se acostumaram ao compartilhamento sem conflito de informações pessoais, interessantes, úteis e envolventes através das mídias sociais. Além disso, muitos educadores pedem que os alunos participem de trabalhos colaborativos ou em grupo que exigem a partilha e circulação livre de ideias e informações. Nesse contexto, os alunos não vão compreender facilmente como usar as informações de forma adequada e, em seguida, como citar e buscar essa informação corretamente. 1 Para consultar os resultados completos da pesquisa, acesse

5 Hoje em dia, mais do que nunca, os alunos precisam ser orientados e ensinados a respeito da definição de plágio. Isso inclui ensinar os alunos: O que constitui plágio, incluindo exemplos específicos? Que medidas disciplinares serão tomadas contra aqueles que forem pegos plagiando? Como citar e usar materiais de referência de forma adequada (e as razões pelas quais espera-se que os estudantes façam isso). Como os direitos autorais e as obras de propriedade intelectual funcionam e o que constitui "conhecimento comum"? Maneiras de conduzir uma pesquisa on-line adequada, especialmente identificar fontes de informação legítimas e ilegítimas. Além da necessidade de compreender o que constitui plágio e como evitá-lo, os alunos que cometem plágio não intencionalmente, provavelmente, podem estar também enfrentando problemas no desenvolvimento das suas habilidades. Desenvolvimento de habilidades Alunos que são novos em uma instituição acadêmica ou curso, particularmente se eles vêm de sistemas de ensino ou escolas muito diferentes, podem encontrar dificuldades por não terem as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos em um ambiente acadêmico diferente ou novo. Por exemplo, alunos que fazem a transição de um ensino médio carente de trabalhos baseados em pesquisa para um programa de educação superior, que exige tarefas baseadas em pesquisa, podem não saber como incorporar adequadamente as ideias e palavras de outros autores ao seu trabalho escrito. O plágio que acontece nesse contexto representa uma falta de entendimento, envolvendo especificamente: A falta de compreensão dos estudantes sobre como incorporar informações de fontes externas em seus trabalhos. Os alunos devem aprender quando e como citar informações, quando e como parafrasear, como parafrasear de forma eficaz, bem como a importância de reconhecer e citar adequadamente as suas fontes; A falta de compreensão dos alunos sobre como coletar, organizar e fazer anotações de forma eficaz quando conduzem suas pesquisas; A falta de compreensão dos alunos sobre as convenções acadêmicas específicas que se aplicam à instituição ou ao curso (algo particularmente importante para os alunos vindos de outras culturas onde as regras e convenções para citações possam ser diferentes); A falta de compreensão dos alunos sobre o trabalho, o tema da dissertação ou o assunto; Falta de costume dos alunos em fazer trabalhos colaborativos e falta de entendimento sobre o que significa produzir trabalhos ou concluir uma tarefa por conta própria.

6 Conclusão Em suma, uma abordagem eficaz para lidar com o plágio não intencional entre alunos precisa lidar com as múltiplas camadas de diferenças culturais que os alunos trazem quando entram em uma nova instituição acadêmica ou mesmo em um novo curso. Como educadores, somos confrontados com o combate à influência da cultura digital (e estilo de vida), práticas acadêmicas anteriores trazidas de instituições passadas e as nuances de diferenças culturais distintas que informam e moldam o comportamento dos alunos. A melhor maneira de lidar com essas diferenças, em particular no contexto de procurar conter o plágio intencional ou não intencional, é reconhecer essas diferenças e proporcionar aos alunos orientações e instruções claras para que sejam bem-sucedidos. Para mais informações ou recursos adicionais para ajudar neste sentido, consulte os outros artigos desta série. Plagiarism.org também tem algumas informações úteis escritas para o público estudantil.

7 Sobre o Turnitin Turnitin é o líder mundial na melhoria e na avaliação da aprendizagem do aluno. O serviço de verificação de originalidade, correção online e revisão por pares, baseado em nuvem, permite poupar o tempo dos professores e fornecer aos alunos comentários enriquecedores. Um dos aplicativos mais amplamente distribuídos no mundo, Turnitin e Ephorus é usado para administrar envios, avaliar e acompanhar online trabalhos de alunos por mais de instituições em 140 países. O Turnitin também oferece o ithenticate, um serviço de detecção de plágio para mercados comerciais e o WriteCheck, um pacote de ferramentas formativas para escritores. Saiba mais Ligue: +44 (0) o o +31 (0) Envie um ipesales@turnitin.com Acesse:

DOCUMENTO INFORMATIVO

DOCUMENTO INFORMATIVO DOCUMENTO INFORMATIVO Integridade Acadêmica no Mundo Digital Definição de plágio Esta é a parte um da série " Integridade Acadêmica no Mundo Digital ". Esta série de cinco partes investiga a definição,

Leia mais

DOCUMENTO INFORMATIVO Integridade Acadêmica no Mundo Digital Índices internacionais de plágio no ensino médio e superior

DOCUMENTO INFORMATIVO Integridade Acadêmica no Mundo Digital Índices internacionais de plágio no ensino médio e superior DOCUMENTO INFORMATIVO Integridade Acadêmica no Mundo Digital Índices internacionais de plágio no ensino médio e superior Esta é a parte dois da série "Integridade Acadêmica no Mundo Digital". Esta série

Leia mais

Fonte: - Reedição gráfica: Luís Franco. Guia de Pesquisa na Web

Fonte: -  Reedição gráfica: Luís Franco. Guia de Pesquisa na Web Fonte: Ciências@TIC - http://ciencias.crie.fc.ul.pt Reedição gráfica: Luís Franco Guia de Pesquisa na Web De modo a ajudar os alunos a desenvolver competências no âmbito da literacia digital é indispensável

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

que fazem cursos online e como evitá-los para que o seu curso não seja um deles

que fazem cursos online e como evitá-los para que o seu curso não seja um deles 10 ERROS COMUNS que fazem cursos online FRACASSAREM e como evitá-los para que o seu curso não seja um deles Olá! Estou tão feliz que você me encontrou e que está interessado em aprender mais sobre como

Leia mais

Competências em Literacia da Informação. Saber utilizar a informação de forma eficaz Evitar o plágio

Competências em Literacia da Informação. Saber utilizar a informação de forma eficaz Evitar o plágio Competências em Literacia da Informação Saber utilizar a informação de forma eficaz Evitar o plágio Ana Isabel Roxo 2009 Plágio No mundo académico, o plágio é visto como uma fraude e pode ter consequências

Leia mais

Plágio. Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Unesp Campus de Botucatu-Rubião Jr

Plágio. Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Unesp Campus de Botucatu-Rubião Jr Plágio Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Unesp Campus de Botucatu-Rubião Jr Definições: plágio vem do Latin "plagiarius", um abdutor de "plagiare", ou seja, "roubar". FONTE Fonseca R. A questão

Leia mais

Plágio. Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Unesp Campus de Botucatu-Rubião Jr

Plágio. Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Unesp Campus de Botucatu-Rubião Jr Plágio Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Unesp Campus de Botucatu-Rubião Jr Definições: plágio vem do Latin "plagiarius", um abdutor de "plagiare", ou seja, "roubar". FONTE Fonseca R. A questão

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES escoladigital.org.br SOBRE O ESCOLA DIGITAL O Escola Digital é uma plataforma colaborativa e gratuita de busca de recursos digitais

Leia mais

Recomendação de políticas Inclusão de pessoas com deficiência

Recomendação de políticas Inclusão de pessoas com deficiência Recomendação de políticas Inclusão de pessoas com deficiência A oportunidade A computação em nuvem oferece benefícios significativos para pessoas de todas as idades e habilidades. Ela pode capacitar as

Leia mais

Artigo 1o. Definição de plágio

Artigo 1o. Definição de plágio NORMAS E PROCEDIMENTOS SOBRE PLÁGIO 1 Dispõe sobre o conceito de plágio, prevê penalidades aplicadas aos discentes em caso de plágio no âmbito da FADIR da UNIFESSPA e adota a Declaração de Autoria. Artigo

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O ENSINO AULA 2

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O ENSINO AULA 2 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O PLANEJAMENTO DO ENSINO AULA 2 Lee Shulman (1940 Chicago) O que os professores precisam saber para poder ensinar e para que seu ensino possa conduzir à aprendizagem

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

Comunicações Digitais e Internet

Comunicações Digitais e Internet Comunicações Digitais e Internet Sérgio Nunes Bruno Giesteira Ciências da Comunicação, 2012/13 Universidade do Porto 1 Objetivos Dotar os estudantes de conhecimentos sobre os meios de comunicação digitais

Leia mais

TUTORIAL PARA USO DO SISTEMA ORIGINALITY CHECK (TURNITIN)

TUTORIAL PARA USO DO SISTEMA ORIGINALITY CHECK (TURNITIN) TUTORIAL PARA USO DO SISTEMA ORIGINALITY CHECK (TURNITIN) O OriginalityCheck (Turnitin) é a uma ferramenta de apoio a detecção plágio, que possui uma base de dados comparativa com mais de 143 milhões de

Leia mais

Guia para elaboração. de textos da Revista

Guia para elaboração. de textos da Revista Guia para elaboração de textos da Revista EducarMais Sobre a revista Canal de comunicação com as instituições de ensino parceirasdo Sistema Ari de Sá, a Revista EducarMais conta com textos e artigos, entrevistas

Leia mais

Governo eletrônico e transparência

Governo eletrônico e transparência Governo eletrônico e transparência Princípios/diretrizes do Governo Eletrônico Prof. Rodrigo Janiques - Os princípios/diretrizes, apresentados a seguir, servem como guias gerais para implantação e operação

Leia mais

Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web

Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web Scott D. Johnson Professor de Educação Departmento de Educação de Recursos Humanos Faculdade de Educação Universidade de Illinois

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

TITLE OF PRESENTATION. Mendeley. Sua pesquisa em qualquer lugar. Gerente de Marketing Elsevier Latin America South. Date

TITLE OF PRESENTATION. Mendeley. Sua pesquisa em qualquer lugar. Gerente de Marketing Elsevier Latin America South. Date Mendeley Sua pesquisa em qualquer lugar Ana Presented Luisa By Maia Lins Date Gerente de Marketing Elsevier Latin America South O que é Mendeley? Mendeley é um gerenciador de referência que lhe permite

Leia mais

Comunicações Digitais e Internet

Comunicações Digitais e Internet Comunicações Digitais e Internet Sérgio Nunes Bruno Giesteira Ciências da Comunicação, 2011/12 Universidade do Porto Objetivos Dotar os estudantes de conhecimentos sobre os meios de comunicação digitais

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação e Tecnologias Digitais 14 15 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Leia mais

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Objetivo desta segunda aula Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento.

Leia mais

ATIVIDADE ORIENTADA CIRCUITO 8 FILOSOFIA, ÉTICA E O MUNDO DO TRABALHO

ATIVIDADE ORIENTADA CIRCUITO 8 FILOSOFIA, ÉTICA E O MUNDO DO TRABALHO ATIVIDADE ORIENTADA CIRCUITO 8 FILOSOFIA, ÉTICA E O MUNDO DO TRABALHO Atividade Orientada Caro(a) aluno(a) Esta atividade deverá ser desenvolvida em grupos, ao longo da disciplina, sob a assistência e

Leia mais

ENTREVISTA PROF. DR ELIO CARLOS RICARDO 1

ENTREVISTA PROF. DR ELIO CARLOS RICARDO 1 ENTREVISTA PROF. DR ELIO CARLOS RICARDO 1 Livre-docente de Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação da USP. Entrevista concedida à TV SENAI/SC por ocasião de Formação continuada, no âmbito

Leia mais

Introdução a Engenharia de Software

Introdução a Engenharia de Software Engenharia de Software Aula 02 Introdução a Engenharia de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@dcc.ufmg.br ou disciplina.eduardo@gmail.com 7 Março de 2018 Bibliografia

Leia mais

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

Av. Francisco Pignatari, Vila Gustavo Corrêa, Carapicuíba - SP,

Av. Francisco Pignatari, Vila Gustavo Corrêa, Carapicuíba - SP, Carapicuíba Av. Francisco Pignatari, 650 - Vila Gustavo Corrêa, Carapicuíba - SP, 06310-390 DDD(11) O pensamento crítico envolve um processo intelectual que inclui raciocínio, retirando conclusões, inferências,

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática da Matemática 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Julho

Leia mais

ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM

ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM Livia Ferreira Vidal Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda Docente/Coordenadora do Curso de

Leia mais

Projeto Wi-Fi para alunos da Escola Padre Afonso Braz

Projeto Wi-Fi para alunos da Escola Padre Afonso Braz Projeto Wi-Fi para alunos da Escola Padre Afonso Braz 1- Apresentação Em fevereiro de 2016 o Secretário de Estado da Educação Haroldo Rocha anunciou o lançamento do programa Sedu Digit@l, que entre as

Leia mais

Os mais variados tipos de alunos, cada um com suas diferentes qualidades, contarão com muito mais chances de sucesso, ao terem garantidos múltiplos

Os mais variados tipos de alunos, cada um com suas diferentes qualidades, contarão com muito mais chances de sucesso, ao terem garantidos múltiplos Resumo Aula-tema 05: Planeje a avaliação Segundo o Buck Institute for Education (2008), a Aprendizagem Baseada em Projetos promove práticas de avaliação mais autênticas, experienciais, dinâmicas e não-padronizadas.

Leia mais

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY VYGOTSKY AS CARACTERÍSTICAS HUMANAS NÃO ESTÃO PRESENTE DESDE O NASCIMENTO DO INDIVÍDUO, NEM SÃO

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática das Ciências (Regime a Distância) 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade

Leia mais

Domínio Conteúdos Objetivos / Descritores Aulas

Domínio Conteúdos Objetivos / Descritores Aulas Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 06/07 Tecnologias de Informação e Comunicação 8º Ano SUBDOMÍNIO CC8.. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO

Leia mais

Recomendação de políticas Alfabetização digital

Recomendação de políticas Alfabetização digital Recomendação de políticas A oportunidade O conhecimento de informática e a alfabetização, a familiaridade com software de produtividade, a fluência no uso de uma ampla gama de dispositivos digitais, estas

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 7- Direito Autoral e Plágio

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 7- Direito Autoral e Plágio Aula 7- Direito Autoral e Plágio Objetivo desta sétima aula Identificar a Lei brasileira sobre os Direitos Autorais. Destacar a importância das referências no trabalho. Identificar técnicas de revisão

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (1); (2) Orientadora: Carolina Soares Ramos Universidade Estadual da Paraíba; anaklyviaferreirarodriguesk3@gmail.com,

Leia mais

Produção de Material Digital

Produção de Material Digital Produção de Material Digital Prof. Me. Walteno Martins Parreira Júnior Cronograma Dia Tópico 06/05 Sábado (13:00 17:00) Fundamentação teórica sobre produção digital 11/05 Quinta-Feira (18:45 22:45) Fundamentação

Leia mais

Preparo de aula - Professor. Andrew Graham

Preparo de aula - Professor. Andrew Graham Preparo de aula - Professor Andrew Graham Sumário Cap. 03 Como ensinar com estudos de caso Cap. 04 Preparo para ensino através de casos Cap. 05 Escrever ou pesquisar um caso 03 Como ensinar com estudos

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PÓS-GRADUAÇÃO EAD Proposta da disciplina PROPOSTA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica prepara o aluno para

Leia mais

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em educação: Currículo PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

Leia mais

Título do Cenário: Trabalho Colaborativo -

Título do Cenário: Trabalho Colaborativo - Título do Cenário: Trabalho Colaborativo - Atividades de Tempo (Horas\semanas) Normalmente 2 Normal 3/4 Normal 1/2 Normal 3/4 Normal 1 Normal 1 Normal 1 Objetivo (Resultados de, correspondem às especificações)

Leia mais

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Formação de Professores para BNCC e novos currículos O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Pela primeira vez, o Brasil determinou o que toda criança tem o direito de aprender, a

Leia mais

PLANO DE AULAS Curso: Marketing, Negócios Imobiliários, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Logística, Gestão

PLANO DE AULAS Curso: Marketing, Negócios Imobiliários, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Logística, Gestão Curso: Marketing, Negócios Imobiliários, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Logística, Gestão Data: 13/02/2017 Comercial, Administração e Ciências Contábeis Disciplina: Comportamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS Conceitos sobre auditorias Requisito da norma ISO 14.001: Auditoria interna: A organização deve assegurar que as auditorias internas do sistema

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 4ª Série Sistemas de Informação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

Guia da Cerimônia de Formatura do Seminário e Instituto

Guia da Cerimônia de Formatura do Seminário e Instituto Guia da Cerimônia de Formatura do Seminário e Instituto MARÇO DE 2018 Guia da Cerimônia de Formatura do Seminário e Instituto Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Salt Lake

Leia mais

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE)

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) AVALIAÇÃO Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) REFLEXÃO Porque é que a avaliação é tão importante? Que tipo de avaliação é feita na sua instituição? Alterar os métodos de avaliação "Se você quer

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O 2016-2017 T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 8º ANO GESTÃO DO TEMPO 1º Semestre 15 Set a 27 Jan 2º Semestre 30 Jan a 23 Jun Nº

Leia mais

GSuite Educação Manual do Aluno

GSuite Educação Manual do Aluno GSuite Educação Manual do Aluno Prezados alunos, Em meados do ano de 2016 a Escola Nova passou a utilizar a plataforma GSuite for Education, um conjunto de ferramentas em nuvem do Google. Este manual irá

Leia mais

CONTANDO RELAÇÕES E FUNÇÕES

CONTANDO RELAÇÕES E FUNÇÕES CONTANDO RELAÇÕES E FUNÇÕES Heitor Achilles Dutra da Rosa 1 Resumo: O processo de ensino e aprendizagem da Matemática inclui necessariamente a resolução de problemas. Esse trabalho tem como objetivo utilizar

Leia mais

ÍNDICE O que é a Série Elementos...3 Aprendizagem Baseada em Projetos...5 Colaboração na Sala de Aula Digital...9 Ferramentas e Recursos...

ÍNDICE O que é a Série Elementos...3 Aprendizagem Baseada em Projetos...5 Colaboração na Sala de Aula Digital...9 Ferramentas e Recursos... GUIA DO PROGRAMA INTEL EDUCAR SÉRIE ELEMENTOS ÍNDICE O que é a Série Elementos......3 Aprendizagem Baseada em Projetos...5 Colaboração na Sala de Aula Digital...9 Ferramentas e Recursos......12 2 SÉRIE

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SafeAssign (Ferramenta Antiplágio) Neste tutorial, vamos mostrar a funcionalidade do SafeAssign, ferramenta antiplágio do ambiente virtual de aprendizagem Blackboard. O

Leia mais

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual Atividades e Recursos Escola Médica Virtual Atividades Escola Médica Virtual Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante

Leia mais

Documentação e Ajudas

Documentação e Ajudas Interfaces Pessoa Máquina Documentação e Ajudas Cap. 12 Manuais e Documentação 20 Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Multiplicidade de Dispositivos de Interação Entrada de Texto Introdução

Leia mais

Plataforma Turnitin Originality Check

Plataforma Turnitin Originality Check Plataforma Turnitin Originality Check Plataforma Turnitin: OriginalityCheck e FeedBack Studio O OriginalityCheck (Turnitin) é a uma ferramenta de identificação de similaridade de texto, que possui uma

Leia mais

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos:

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: 1) Definir a pergunta de pesquisa de vocês, o que vocês querem responder

Leia mais

Convertendo unidades/cursos presenciais em uma experiência semipresencial

Convertendo unidades/cursos presenciais em uma experiência semipresencial Convertendo unidades/cursos presenciais em uma experiência semipresencial ~ garantindo a integridade e a qualidade ~ Amy J. Hilbelink, PhD 20 de abril de 2016 2015 Laureate International Universities Confidencial

Leia mais

Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste

Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Profa. Glaucia Agreste Avaliação do processo de ensino-aprendizagem Avaliação formativa Avaliação mediadora Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Por que, como e

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Discussão do vídeo a partir das questões - 1h Como a avaliação é trabalhada no cotidiano dessa escola? Quais instrumentos são utilizados na avaliação? Quais as formas

Leia mais

Smart High School Dual Diploma

Smart High School Dual Diploma 1. O que é a (SHS) Smart High School? É o primeiro programa, especialmente desenvolvido para brasileiros, a permitir que o aluno faça um ensino médio forte, com carga horária elevada e, ao mesmo tempo,

Leia mais

DESENHO DE PESQUISA (3) Rita Espanha

DESENHO DE PESQUISA (3) Rita Espanha DESENHO DE PESQUISA (3) Rita Espanha Formulação da Problemática Umberto Eco sistematiza quatro regras básicas para a escolha do tema: 1. Que o tema corresponda aos interesses do candidato (que esteja relacionado

Leia mais

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S A gestão de talentos é um componente fundamental para o RH. Com o foco cada vez maior em pessoas, todos os profissionais de RH precisam entender

Leia mais

1. Informações gerais

1. Informações gerais Questionário de Avaliação (Pós-oficina) - Professor da turma Oficina App Inventor Escola: Turma: Data: 1. Informações gerais Nome do Professor da turma Idade 18-29 anos 30-39 anos 40-59 anos 60-69 anos

Leia mais

Automotivação. Resistência a Mudança

Automotivação. Resistência a Mudança Automotivação Resistência a Mudança Introdução A automotivação (AM) é uma abordagem para lidar com comportamentos aditivos, que são hábitos que levam a pessoa a estabelecer um vínculo estreito com algum

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Código de Conduta e Ética da Laureate

Perguntas frequentes sobre o Código de Conduta e Ética da Laureate Perguntas frequentes sobre o Código de Conduta e Ética da Laureate O Código O que é o Código de Conduta e Ética da Laureate? O Código estabelece princípios de integridade e comportamento ético, bem como

Leia mais

Saraiva Apresentação Corporativa

Saraiva Apresentação Corporativa Saraiva Apresentação Corporativa Evento Sistemas de Ensino - Banco Safra Sao Paulo 25 de setembro de 2014 Relações com Investidores Setembro 2014 2 Aviso Legal Esta apresentação contém declarações sobre

Leia mais

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Aula 02 Vínculo entre práticas educativas e processos comunicacionais Ensino e Aprendizagem Inovadores Educar é colaborar para que

Leia mais

Setor de Autarquias Sul, Quadra 02 Bloco O 10º andar CEP Brasília/DF DDD (61) Brasília/DF

Setor de Autarquias Sul, Quadra 02 Bloco O 10º andar CEP Brasília/DF DDD (61) Brasília/DF Brasília/DF Setor de Autarquias Sul, Quadra 02 Bloco O 10º andar CEP 70.070-946 Brasília/DF DDD (61) A tese de papel é um longo processo de atribuição por escrito que demonstra um conhecimento do estudante

Leia mais

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA Alan de Angeles Guedes da Silva¹ Universidade Estadual da Paraíba alandeangeles@bol.com.br INTRODUÇÃO As mudanças ocorridas com o advento das novas tecnologias vêm

Leia mais

Documentação de Software. Simone Vasconcelos

Documentação de Software. Simone Vasconcelos Documentação de Software Simone Vasconcelos 1 Contexto Qualquer software deve ter uma quantidade razoável de documentação.! Documentos de trabalho.! Manuais de usuário produzidos profissionalmente. Em

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação: as implicações pedagógicas e sociais desse uso. O que significa TECNOLOGIA?

Leia mais

Projetar é planejar. Saber onde se quer chegar. Escolher o caminho, definir as ações, prazos, custos...

Projetar é planejar. Saber onde se quer chegar. Escolher o caminho, definir as ações, prazos, custos... Rede de projetos Projeto Projetar é planejar. Saber onde se quer chegar. Escolher o caminho, definir as ações, prazos, custos... Que caminho seguir? Podemos Todos ter são importantes! vários tipos Projeto

Leia mais

Alimentação saudável para diabetes gestacional

Alimentação saudável para diabetes gestacional PROJETO DE SERVIÇO Alimentação saudável para diabetes gestacional Todos os Lions clubes são autônomos e, portanto, cada Lions clube é uma entidade independente e responsável por realizar seus próprios

Leia mais

Regulamento. Interno

Regulamento. Interno CENTRO CULTURAL DESPORTIVO DE SANTA EULÁLIA DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE FORMAÇÃO Regulamento Interno Época 2016-2017 1- INTRODUÇÃO Serve este Regulamento Interno como instrumento de orientação definindo

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM GOMES, T 1, SCHÜNKE, M.A 2, ZEVE, C.M.D. 3. Palavras-Chave: Objetos de Aprendizagem,

Leia mais

O Robô Educador Introdução

O Robô Educador Introdução O Robô Educador Introdução A LEGO Education tem o prazer de lhe trazer o Robô Educador uma seleção de atividades tutoriais que apresenta de maneira estruturada e divertida como começar com o seu LEGO MINDSTORMS

Leia mais

Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (APBR)

Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (APBR) Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (APBR) Se questionada, a maioria dos professores concordaria que a finalidade essencial da educação é a formação de alunos que sejam, efectivamente, capazes

Leia mais

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED Comunicamos a chamada de trabalhos para apresentação oral e pôsteres no II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância promovido pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e Associação

Leia mais

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Tecnologias na Aprendizagem Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Eu na TV! Em um momento em que se fala de tecnologia educacional, e a influência

Leia mais

Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Linhas orientadoras para obter o estatuto de Escolas Digitais

Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Linhas orientadoras para obter o estatuto de Escolas Digitais Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Linhas orientadoras para obter o estatuto de Escolas Digitais O logo indicado nos diferentes quadros refere o critério mínimo necessário para obter o estatuto de

Leia mais

Há uma certa confusão sobre o respeito aos direitos autorais de terceiros.

Há uma certa confusão sobre o respeito aos direitos autorais de terceiros. Motivação Há uma certa confusão sobre o respeito aos direitos autorais de terceiros. Há também vários casos de despublicação de artigos (plágio, quebra de procedimentos éticos, fabricação de dados). Vários

Leia mais

6 Conclusão Contribuições da Dissertação

6 Conclusão Contribuições da Dissertação 6 Conclusão Neste trabalho, foi apresentado um sistema colaborativo capaz de controlar as versões das edições de um vídeo no formato MPEG-2, sem que os editores estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.

Leia mais

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Liane Tarouco Barbara Ávila CINTED/UFRGS Alfabetização digital Alfabetização digital é hoje, no contexto da Sociedades da Informação, um

Leia mais

Relações pedagógicas. Professor aluno. Ensino aprendizagem. Teoria e prática. Objetivo e avaliação. Conteúdo e método

Relações pedagógicas. Professor aluno. Ensino aprendizagem. Teoria e prática. Objetivo e avaliação. Conteúdo e método Relações pedagógicas Professor aluno Ensino aprendizagem Teoria e prática Objetivo e avaliação Conteúdo e método A linha mestra que norteia qualquer ação na educação está relacionada à relação humana.

Leia mais

AVALIAÇÃO: CONCEPÇÕES

AVALIAÇÃO: CONCEPÇÕES AVALIAÇÃO: CONCEPÇÕES Paulo Ricardo Soares Pereira (UFCG) pauloricardo_sp_@hotmail.com Monaliza Mikaela Carneiro Silva (UFCG) mikaelamona@hotmail.com Orientadora: Profª. Drª. Márcia Candeia Rodrigues (UFCG)

Leia mais

Protocolo da sociedade civil

Protocolo da sociedade civil Secretaria Internacional da EITI Oslo, 1 o de janeiro de 2015 Protocolo da sociedade civil A partir de 1 o de janeiro de 2015, esta versão substitui o Protocolo da Sociedade Civil da seção 4 do Padrão

Leia mais

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome - 06-23-2016 Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome por Por Dentro da África - quinta-feira, junho 23,

Leia mais

BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Índice Introdução Provas Escritas... 2

BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Índice Introdução Provas Escritas... 2 BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto Índice Índice... 1 Introdução... 1 Provas Escritas... 2 Questões de Seleção de Uma ou Mais Opções Pré-definidas... 2 Provas em Plataformas

Leia mais