Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual"

Transcrição

1 Atividades e Recursos Escola Médica Virtual

2 Atividades Escola Médica Virtual

3 Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um mesmo período de tempo, em tempo real. O Chat pode ser uma atividade isolada ou pode ser feita na mesma hora todos os dias ou todas as semanas. Sessões de chat são salvas e podem ser disponibilizados para que todos possam visualizar ou podem ser restritas aos usuários.

4 Chat Chat é especialmente útil quando não é possível realizar o bate-papo pessoalmente, como: Reuniões regulares com alunos que participam do curso on-line; Discussões entre os estudantes e o professor a respeito da suas experiências de trabalho; Sessão de perguntas e respostas com um convidado em um local diferente; Sessões de ajuda aos alunos, em que o professor ou outros alunos, colocaria exemplos de perguntas.

5 Diário A atividade Diário permite aos professores obter feedback dos alunos sobre um tópico específico. O Diário é uma ferramenta utilizada para que o aluno realize um registro periódico referente a determinado assunto, tema de trabalho ou atividade, conforme orientações do professor. Esta atividade é privada e não pode ser visualizada pelos outros colegas. Somente o professor tem acesso ao diário de cada aluno.

6 Enquete O módulo Enquete permite que você construa pesquisas usando diversos tipos de questões, com o objetivo de coletar dados dos usuários. O grande objetivo dessa ferramenta, em qualquer sistema, é mensurar a opinião de um grupo em uma questão bastante específica.

7 Fórum O módulo de atividade Fórum permite que participantes tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um longo período de tempo, não ocorrem em tempo real. Existem vários tipos de fóruns que você pode escolher, como: Fórum padrão onde qualquer um pode iniciar uma discussão a qualquer momento; Fórum onde cada estudante pode postar apenas uma discussão; Fórum de perguntas e respostas.

8 Fórum Participantes podem assinar um fórum para receber notificações de novos posts. Um professor pode definir o modo de assinatura como opcional, forçado ou automático, ou proibir as assinaturas completamente. O Fórum pode ser utilizado como espaço social para os estudantes se conhecerem, para discutirem conteúdos do curso, para continuar online uma discussão iniciada em sala de aula e como uma central de ajuda.

9 Glossário O módulo Glossário permite que os membros do fórum criem e mantenham uma lista de termos ou definições, como um dicionário. Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados às entradas no glossário. Imagens anexas são exibidas na entrada. Entradas podem ser pesquisadas ou navegadas alfabeticamente ou por categoria, data ou autor. Entradas podem ser aprovadas por padrão ou necessário aprovação por um professor.

10 Glossário Caso o filtro auto-link, do glossário, esteja habilitado as entradas no glossário serão linkadas ao conceito ou frase no local onde elas aparecem no curso. Um professor pode permitir comentários ou entradas. Avaliações podem também ser agregadas para formar a nota final que será registrada no livro de notas.

11 Glossário Glossários tem muitos usos, como por exemplo: Um banco colaborativo de termos chaves; Um espaço "Apresente-se" onde novos estudantes adicionam seus nomes e detalhes pessoais; Uma área de compartilhamento de vídeos, imagens ou arquivos de som; Como recurso de revisão de fatos a serem lembrados.

12 Jogos O Moodle possui módulos de Jogos bem interessantes, no qual jogos clássicos são incluídos e podem melhorar o aprendizado. As opções disponíveis na Escola Médica Virtual são: Forca, Palavras cruzadas, Sopa de letras, Sudoku, entre outros.

13 Jogos Outra opção para Jogos é o módulo Hot Potatoes, cujas atividades são criadas externamente pelo programa Hot Potatoes e inseridas posteriormente no curso on-line. Nele há 6 possibilidades de atividades, são elas: Questionário, Preencher lacuna, Associação, Frases ou palavras desordenadas, Palavras cruzadas e Construção de unidades didáticas.

14 Questionário O módulo Questionário permite ao professor criar e configurar testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, e respostas curtas. Pode ser configurado para permitir múltiplas tentativas. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor pode optar por fornecer feedback e/ou mostrar as respostas corretas. Em geral, os questionários ajudam a verificar a aprendizagem dos alunos. Um teste bem projetado pode fornecer informação crítica sobre o entendimento de uma matéria pelo aluno.

15 Tarefa O módulo Tarefa permite ao professor comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários. Os alunos podem apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto, planilhas, imagens ou áudio e videoclipes. Alternativamente, ou adicionalmente, a atribuição pode exigir dos estudantes a digitação do conteúdo diretamente no editor de texto.

16 Tarefa Uma tarefa também pode ser usada para lembrar aos alunos das atribuições 'mundo real' que eles precisam realizar off-line. Ao analisar os trabalhos, os professores podem deixar comentários de feedback e fazer upload de arquivos. As notas finais são registradas no livro de notas.

17 Wiki O módulo Wiki permite que os participantes adicionem e editem uma coleção de páginas da web. Um wiki pode ser colaborativo, com todos podendo editá-lo, ou individual, onde cada um tem seu próprio wiki que só eles podem editar. Um histórico com as versões anteriores de cada página do wiki é mantido, listando as edições feitas por cada participante.

18 Wiki Wikis têm muitos usos, tais como: Grupo: Para os alunos redigirem um livro ou trabalho, sobre um tema definido pelo professor; Para os alunos desenvolverem uma narração ou poesia juntos, onde cada participante escreve uma linha ou verso. Individual: Como um diário pessoal.

19 Recursos Escola Médica Virtual

20 Arquivo O módulo de arquivo permite que um professor forneça um arquivo. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os alunos serão solicitados a fazer o download. Um arquivo pode ser usado: Para compartilhar apresentações; Para incluir documentos com formatos e extensões variados.

21 Galeria de Imagens O módulo de recurso Galeria de Imagens permite que os participantes visualizem uma galeria de imagens. Como professor do curso, você é capaz de criar, editar e excluir galerias. Os scripts da Galeria de Imagens também criam efeitos de transição agradáveis ao carregar e percorrer as imagens. Se habilitado, os usuários são capazes de deixar comentários em sua galeria.

22 Livro O módulo Livro permite que professores criem um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e subcapítulos. São úteis para exibir grande quantidade de informação, incluindo mídia e textos. Um livro pode ser usado: Para exibir material de leitura para um módulo de estudo individual; Como um manual departamental; Como um portfólio do trabalho dos alunos.

23 Página Esse módulo permite que uma página web seja exibida e editada. Suas possibilidades de utilização dependem da criatividade do autor do curso. Normalmente, este recurso é utilizado para disponibilizar avisos, apresentação do tutor/coordenador, estrutura do curso, endereços de Web, videotecas e outras possibilidades.

24 Pasta O módulo pasta permite ao professor exibir um número de arquivos relacionados dentro de uma pasta única. A pasta pode ser usada: Para uma série de arquivos em um tópico; Para organizar os conteúdos.

25 Rótulo Um rótulo permite que texto e imagens possam ser inseridos no meio dos links de atividades na página do curso. Rótulos podem ser utilizados: Para separar uma lista de atividades com um cabeçalho ou uma imagem; Para exibir um som incorporado ou vídeo diretamente na página do curso; Para adicionar uma descrição breve a uma seção de um curso.

26 URL O módulo de URL permite que um professor forneça um link da web como um recurso. Tudo o que está online, disponível gratuitamente, tais como documentos ou imagens, pode ser ligado à URL, não tem que ser especificamente uma home page de um site. Há uma série de opções de exibição para a URL, como embutido, abrir na mesma página e abrir em uma janela pop-up.

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

objetivo geral justificativa

objetivo geral justificativa introdução O Moodle é uma plataforma e-learning, na qual o aluno tem a possibilidade de interagir e acompanhar as atividades do Colégio via internet. É uma ferramenta de ensino e aprendizagem on-line com

Leia mais

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos JUNV 29 Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos Sumário 1 - Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos 1.1 - Atividades e Recursos 2 - Atividades 2.1 - Base de Dados 2.2 - Base de Dados - vídeo

Leia mais

Ferramentas Colaborativas. Prof. Dr. paulo Rech Wagner

Ferramentas Colaborativas. Prof. Dr. paulo Rech Wagner Ferramentas Colaborativas Prof. Dr. paulo Rech Wagner prwagner@pucrs.br Aprendizagem Colaborativa Avanço das TICs mais facilidades de interação e recursos para atividades colaborativas. Construção coletiva

Leia mais

Curso de Inverno - CECID

Curso de Inverno - CECID 1 Curso de Inverno - CECID AULA 4 Configuração dos Cursos Acrescentando Atividades Prof. Dr. José Eduardo Santarem Segundo santarem@usp.br Blog: http://santaremsegundo.com.br Twitter: @santaremsegundo

Leia mais

Carlos Foscolo Professor de Inglês MANUAL DO USUÁRIO FOSCOLOEAD

Carlos Foscolo Professor de Inglês MANUAL DO USUÁRIO FOSCOLOEAD Carlos Foscolo Professor de Inglês MANUAL DO USUÁRIO FOSCOLOEAD 1ª Edição 2018 2018 Carlos Foscolo Pompéu MG Email: carlos.foscolo@gmail.com Site: https://www.foscoloead.com TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir!

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir! Criando fórum Criando fórum O fórum é uma ferramenta muito utilizada em cursos a distância por permitir a discussão de um tema específico de modo assíncrono, ou seja, a interação entre os participantes

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Curitiba Série Tecnologia para Interação Digital

Universidade Federal do Paraná Curitiba Série Tecnologia para Interação Digital Universidade Federal do Paraná Curitiba 2015 Série Tecnologia para Interação Digital Volume 1 Ambiente Virtual de aprendizagem (moodle) Volume 2 Inglês da Internet Volume 3 Descobrindo a Internet Volume

Leia mais

2.5 Programação dos módulos e aulas: criando recursos e atividades. Design Instrucional de cursos no Moodle Recursos

2.5 Programação dos módulos e aulas: criando recursos e atividades. Design Instrucional de cursos no Moodle Recursos 2.5 Programação dos módulos e aulas: criando recursos e atividades A programação do seu curso/disciplina deve levar em consideração as especificidades do seu projeto pedagógico e instrucional, além dos

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO ELABORAÇÃO PROJETO ATA AMBIENTE TECNOLOGICO DE APRENDIZAGEM UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS. UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS NÚCLEO TECNOLÓGICO ATA PROJETO

Leia mais

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE O ambiente virtual Moodle permite a criação de grupos e agrupamentos, sendo que um grupo é constituído por um conjunto de usuários, enquanto o agrupamento é constituído por

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Guia Básico para Uso do Moodle Florianópolis, 2015 1 Bem vindo ao Guia Básico para Uso do Moodle Este material tem como objetivo

Leia mais

Guia básico para acesso à Plataforma Moodle

Guia básico para acesso à Plataforma Moodle Guia básico para acesso à Plataforma Moodle Organização: Profa. Ma. Karlla Catete Especialista em Educação a Distância Mestra em Ciência Política 2015 E ste material é voltado aos alunos dos cursos de

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir.

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir. A ferramenta Atividade permite criar na Plataforma uma área para os alunos enviarem trabalhos. Você pode criar uma atividade para que os alunos enviem suas Atividades a Distância (ADs), por exemplo. Os

Leia mais

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum...

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum... 1 SUMÁRIO 1. O MOODLE...3 2. Acesso à Plataforma...3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina...4 2.2. Página Inicial do Curso...5 3. Fórum...5 3.1 Envio de Mensagens e Arquivos em fóruns...6 3.2 Anexando Arquivos

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) FÓRUM DE DISCUSSÃO

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) FÓRUM DE DISCUSSÃO Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) FÓRUM DE DISCUSSÃO Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar

Leia mais

Manual Básico da Plataforma Moodle

Manual Básico da Plataforma Moodle Manual Básico da Plataforma Moodle SUMÁRIO Abrindo a disciplina... 3 Usando Recursos... 5 Arquivo... 6 Livro... 7 Página... 9 Pasta... 10 Rótulo... 11 Url... 12 Criação de Fórum... 13 Criação de Glossário...

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 3.0 Orientações Didático-Pedagógicas e Tutoriais. O Ambiente Moodle ferramentas e funcionalidades

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 3.0 Orientações Didático-Pedagógicas e Tutoriais. O Ambiente Moodle ferramentas e funcionalidades Universidade de Cruz Alta UNICRUZ Pró-Reitoria de Graduação Núcleo de Educação a Distância Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 3.0 Orientações Didático-Pedagógicas e Tutoriais O Ambiente Moodle ferramentas

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva Objetivos Apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Aggeu Magalhães FIOCRUZ/PE.

Leia mais

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON A Plataforma de Interação APICE ON é a maior e mais complexa plataforma do projeto e abriga 1.150 usuários, dos quais 802 são ativos; 144 grupos, sendo 140 ativos. Desse

Leia mais

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 Formação do professor para o ensino de línguas em contextos híbridos Luciana Viter (FAETEC/UFRJ) Simone Lima (CPII/UFRJ) A plataforma Moodle do Projeto Letras2.0

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais

CETEG. Manual. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás. Atividade - Glossário. Manual "Atividade - Glossário"

CETEG. Manual. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás. Atividade - Glossário. Manual Atividade - Glossário Manual Atividade - Glossário CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents ATIVIDADE - GLOSSÁRIO... 1 Acessar um Glossário...

Leia mais

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI.

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Marketing Digital 02/10/2012 Índice 1. Noticia ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Profª. Ana Célia Bastos

Profª. Ana Célia Bastos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE SECRETARIA DE APOIO AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - SATE Universidade Aberta do Brasil - UAB Profª. Ana Célia Bastos Junho/2015 Roteiro Login inicial Pacotes de Linguagem

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

Ambientação à Plataforma Moodle

Ambientação à Plataforma Moodle Ambientação à Plataforma Moodle 1 Introdução Bem Vindo ao Material de Ambientação da Plataforma Para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS () utilizaremos

Leia mais

Ferramentas FERRAMENTAS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

Ferramentas FERRAMENTAS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ferramentas Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. Como disponibilizar ferramentas no menu lateral da disciplina 2. Como disponibilizar uma Área de Conteúdo 3.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE NUCLEO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 PERFIL ALUNO

FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE NUCLEO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 PERFIL ALUNO FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE NUCLEO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 PERFIL ALUNO 2016 NUCLEO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 PERFIL ALUNO

Leia mais

CETEG. Manual. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás. Atividade - Wiki. Manual "Atividade - Wiki"

CETEG. Manual. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás. Atividade - Wiki. Manual Atividade - Wiki Manual Atividade - Wiki CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents ATIVIDADE - WIKI... 1 Acessar um Wiki... 1 Usar

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) ESCOLHA

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) ESCOLHA Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) ESCOLHA Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO

MODELO DE RELATÓRIO PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO MODELO DE RELATÓRIO PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO ANO/SEMESTRE: 2017/1 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do projeto: Criação de um Ambiente Virtual de Apoio ao Ensino e Aprendizagem

Leia mais

As Atividades Moodle. Gestão de uma Disciplina. Carlos Machado Nunes 2012

As Atividades Moodle. Gestão de uma Disciplina. Carlos Machado Nunes  2012 Gestão de uma Disciplina Moodle Carlos Machado Nunes carlos.nunes@apensarem.net http://www.apensarem.net 2012 Conteúdos 1. O que são as atividades Moodle? 2. Tipos de atividades 1-O que são as Atividades

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Moodle. Atividade Collaborate

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Moodle. Atividade Collaborate Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Moodle Atividade Collaborate Versão Professores 2016 APRESENTAÇÃO O trabalho docente tem sido constantemente desafiado em virtude da ampliação de possibilidades

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) LIVRO

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) LIVRO Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) LIVRO Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Sumário efac Brasil... 3 Como acessar o AVA... 4 Acessando a Disciplina... 4 Recursos e Atividades... 5 Apresentação de Slides... 5 Chat... 6 Documento de Texto... 6 Documento

Leia mais

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede Objetivos Parte 1: Usar ferramentas de colaboração Identificar a percepção atual das ferramentas de colaboração. Identificar as principais razões para usar as ferramentas de colaboração. Parte 2: Compartilhar

Leia mais

ACRESCENTANDO ATIVIDADES EM UMA DISCIPLINA DO MOODLE

ACRESCENTANDO ATIVIDADES EM UMA DISCIPLINA DO MOODLE ACRESCENTANDO ATIVIDADES EM UMA DISCIPLINA DO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 ÍNDICE Introdução Modo de edição... 3 Acrescentando atividades na disciplina Base de dados...

Leia mais

Tarefa. (papelprofessor) (versão3.3)

Tarefa. (papelprofessor) (versão3.3) TUTORIAL Tarefa (papelprofessor) AVA/UNESP (versão3.3) Livro Moodle/UNESP (versão 3.3) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Sandro Roberto Valentini Vice-Reitora Sérgio Roberto

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Questionário Parte I Configurações gerais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Questionário Parte I Configurações gerais possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Questionário Parte I Configurações gerais República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Sumário Parte I I. O que é EaD? II. Breve histórico da EAD no Brasil e no mundo III. A EaD no mundo contemporâneo IV. Estratégias didáticas e novas tecnologias:

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso as disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Administrando um fórum

Administrando um fórum Neste tutorial, você vai aprender a administrar um fórum já criado na plataforma Moodle, na função de tutor. Após logar no fórum de interesse dentro da disciplina, você pode executar diversas tarefas.

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online

TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2019 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma turma 2

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

(papelprofessor) (versão3.3)

(papelprofessor) (versão3.3) TUTORIAL URL (papelprofessor) AVA/UNESP (versão3.3) Livro Moodle/UNESP (versão 3.3) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Sandro Roberto Valentini Vice-Reitora Sérgio Roberto Nobre

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) URL

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) URL Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) URL Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AVALIAÇÕES AMBIENTE VIRTUAL - TESTE DE APRENDIZAGEM Criação de Testes Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Definição de Testes 2. Disponibilização do Teste na Área de Conteúdo 3. Como

Leia mais

Tela Inicial com aviso datado de 18/06/00

Tela Inicial com aviso datado de 18/06/00 249 O programa também dispõe de um recurso que permite ao professor, por exemplo, arquivar as mensagens, limitar o número de mensagens enviadas por aluno, e viabilizar ou não o envio de arquivos em anexo

Leia mais

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle 14 de agosto a 15 de outubro de 2006 Objetivo Geral Os participantes terão uma visão

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente"

Manual de Acesso ao Moodle - Discente "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso localizado

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) HOT POTATOES

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) HOT POTATOES Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) HOT POTATOES Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito na modalidade de Educação a Distância. As inúmeras opções

Leia mais

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as).

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as). 1 Para acelerar o processo de tramitação de seu curso e facilitar a programação de atividades, é muito importante que você siga esta sequência de etapas. ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO 1 Reunião com a

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado pelo

Leia mais

Pedido de uma disciplina no Moodle. Inscrição de utilizadores na página da disciplina. Edição de uma disciplina no Moodle. Avaliação/testes online

Pedido de uma disciplina no Moodle. Inscrição de utilizadores na página da disciplina. Edição de uma disciplina no Moodle. Avaliação/testes online 24 de abril de 2017 Pedido de uma disciplina no Moodle Inscrição de utilizadores na página da disciplina Edição de uma disciplina no Moodle Avaliação/testes online Encerramento da formação 1 2 Automática

Leia mais

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS Este recurso permite ao tutor publicar diversos tipos de materiais, bem como: links, vídeos, documentos, textos e imagens. PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS EM FORMATO URL Ative a edição

Leia mais

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 TUTORIAL DO AVA 4 Sumário 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 1.1 Acesso à plataforma... 7 1.2 Perfil... 7 1.3 Iniciar o programa... 12 1.4 Acesso às disciplinas... 13 1.5 Desafios... 15 1.6 Atividades...

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores

Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores Visão Geral Este material didático foi desenvolvido para facilitar o entendimento do acesso a ferramenta Collaborate do ambiente Blackboard. O Blackboard

Leia mais

Após efetuar o login no Portal imtep, siga os passos abaixo:

Após efetuar o login no Portal imtep, siga os passos abaixo: Como cadastrar curso no Portal imtep Após efetuar o login no Portal imtep, siga os passos abaixo: 1. Clique na categoria desejada. 2. Clique em Adicionar um novo curso. página 1 3. Preencha os campos do

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Rede São Paulo de Formação Docente Guia de Utilização do Cursista Ambiente Virtual de Aprendizagem - Sistema Moodle São Paulo-2010 Sumário Introdução 4 Material RedeFor Apresentação

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para professores - Graduação Presencial 2016 Plataforma Moodle UFOP OLÁ PROFESSOR! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Ouro

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Guia do Participante

Guia do Participante Guia do Participante Bem-vindos à Oficina Online de AVA MOODLE Prezado Participante! Esta oficina tem por objetivo a oferta de um curso online de formação no uso tecnológico e pedagógico do AVA Moodle

Leia mais

Ambiente de Aprendizagem Moodle. Manual do Aluno.

Ambiente de Aprendizagem Moodle. Manual do Aluno. Ambiente de Aprendizagem Moodle Manual do Aluno http://www.plannercursos.com.br Julho 2009 Conteúdo 1 Primeiros Passos... 04 1.1 Tornando-se um usuário... 04 1.2 Acessando o ambiente Moodle... 04 1.3 O

Leia mais

Manual do Usuário financiamento e realização: nuted

Manual do Usuário financiamento e realização: nuted http://homer..edu.ufrgs.br/rooda Manual do Usuário financiamento e realização: Manual do Usuário - Índice página 2 página 3 página 4 A2 Atividades Bate Papo Conceitos Configurações Pessoais Contatos Dados

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Enquete Parte I Configurações gerais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Enquete Parte I Configurações gerais possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Enquete Parte I Configurações gerais República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo

Leia mais

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE 2 APRESENTAÇÃO Visando a um melhor aproveitamento do Curso, desenvolvemos algumas atividades para que você se familiarize com a plataforma na qual irá realizar seu Curso.

Leia mais

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1 Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como o livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii Parte 1 Apresentações básicas 1 Como explorar

Leia mais

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias Guia de Início Rápido Realize muito mais de onde quer que esteja com acesso, compartilhamento e armazenamento de arquivos seguros. Entre com sua assinatura do Office 365 e selecione SharePoint no Inicializador

Leia mais

FerramentaExterna. (papelprofessor) (versão3.3)

FerramentaExterna. (papelprofessor) (versão3.3) TUTORIAL FerramentaExterna (papelprofessor) AVA/UNESP (versão3.3) Livro Moodle/UNESP (versão 3.3) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Sandro Roberto Valentini Vice-Reitora Sérgio

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) CHAT

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) CHAT Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) CHAT Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Organizando cursos no ambiente virtual Moodle: algumas atividades essenciais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Organizando cursos no ambiente virtual Moodle: algumas atividades essenciais UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Organizando cursos no ambiente virtual Moodle: algumas atividades essenciais Material elaborado por: Nicia Cristina Rocha Riccio NEAD/STI/UFBA Introdução A organização de

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA O USO DO SOFTWARE HOT POTATOES

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA O USO DO SOFTWARE HOT POTATOES NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA O USO DO SOFTWARE HOT POTATOES Multiplicadora Pedagógica: Karina Apª Bastos Martins de Castro O que é o Hot Potatoes? O Hot Potatoes é um software educacional

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Manual de acesso ao AVA Educação a Distância Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Março de 2016 1 Registro de Revisões Data Responsável

Leia mais