RN 343/13 Nova NIP. Oficinas de Capacitação - Operadoras. GGART Diretoria de Fiscalização DIFIS ANS Março/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RN 343/13 Nova NIP. Oficinas de Capacitação - Operadoras. GGART Diretoria de Fiscalização DIFIS ANS Março/2014"

Transcrição

1 RN 343/13 Nova NIP Oficinas de Capacitação - Operadoras GGART Diretoria de Fiscalização DIFIS ANS Março/2014

2 NOVA NIP

3 NOVA NIP Objetivo Redefinição do processo de trabalho da fiscalização, que passará a ter a NIP como instrumento inicial de análise de todas as demandas de reclamação cadastradas na ANS(art. 4º da RN nº 343/13).

4 NOVA NIP Objeto NIP Assistencial: a notificação que terá como referência toda e qualquer restrição de acesso à cobertura assistencial; NIP não assistencial: a notificação que terá como referência outros assuntos que não a cobertura assistencial, desde que o consumidor seja diretamente atingido/afetado pela conduta e a situação seja passível de mediação, como exemplo, reclamações referentes à reajuste, recontagem de carência, descumprimento contratual, entre outros. Nos demais casos, as reclamações não serão objeto de NIP. Exemplos: Operar sem registro na ANS, transferência de carteira sem autorização da ANS, entre outros. Essas serão encaminhadas diretamente para abertura de processo.

5 NOVA NIP Consumidor Os consumidores deverão apresentar nº de protocolo da operadora para cadastro de reclamação na ANS, salvo quando houver recusa da operadora no fornecimento deste(art. 4º, 1º e 2º); Os usuários que se cadastrarem no site da ANS poderão fazer o acompanhamento de suas demandas no Espaço do Consumidor(Art. 6º); Independente do cadastro, todos os consumidores terão acesso à situação de sua demanda de reclamação pelos demais canais de atendimento da ANS e poderão solicitar vistas ou cópia dos documentos gerados e anexados à NIP nos Núcleos da ANS.

6 NOVA NIP Operadora A NIP aplica-se obrigatoriamente a todas as operadoras, inclusive às administradoras de benefícios(art. 1º, parág. único); A troca de informações entre a ANS e as operadoras se dará através de espaço próprio no site da ANS (ans.gov.br) e o processamento da NIP ocorrerá em meio totalmente eletrônico(art. 5º); O acesso ao Espaço NIP será feito através do login e senha já utilizados pelas operadoras para acessar o Espaço da Operadora; As operadoras deverão acessar diariamente o Espaço NIP no portal da ANS para tomar ciência das notificações publicadas.

7 NOVA NIP Prazos Operadora Resposta NIP O prazo para resposta à NIP será ampliado para 10 (dez) dias úteis e será único para NIP Assistencial e NIP Não Assistencial(Art. 9º).

8 NOVA NIP Prazos Operadora -RVE Prazos para reconhecimento da Reparação Voluntária e Eficaz RVE(Art.8ºc/c 2ºdoart.12): OBS.: A demanda que envolver mais de um assunto deverá observar o prazo de 5 dias úteis com relação à eventual cobertura assistencial, e o prazo de 10 dias úteis em relação aos demais assuntos, para reconhecimento da RVE, nos termos do Art. 11, da RN 48/2003, alterado pela RN 343/2013.

9 NOVA NIP Prazos Operadora Considera-se notificada a operadora na data da disponibilização da notificação no espaço próprio do site da ANS na Internet(ans.gov.br); O prazo para adoção das medidas necessárias para a solução da demanda, para fins de reconhecimento do instituto da RVE, começaráasercontadoapartirdoprimeirodiaútilseguinteà data da notificação.

10 NOVA NIP Resposta do Consumidor No momento do registro da demanda de reclamação, o consumidor seráinformadodanecessidadedeentraremcontatocomaans,em até 10 dias após o término do prazo para resposta da operadora, caso sua demanda não tenha sido solucionada; O consumidor receberá novo contato da ANS após prazo da operadora, para saber se o problema foi solucionado, em até 10 dias. Será informado que a ausência de resposta acarretará a presunção de resolução de sua reclamação.

11 NOVA NIP Resposta Operadora A resposta da operadora deverá ser anexada no portal da ANS (ans.gov.br) acompanhada de: Todos os documentos necessários para a análise da demanda; Comprovação de contato com o consumidor; Solução da demanda junto ao consumidor ou não cabimento da demanda do consumidor; Documentação que comprove inequivocamente a devolução em dobro das quantias pagas, na hipótese de cobrança de valores indevidos ao consumidor diretamente pela operadora(rn 337/13); Código de Controle Operacional- CCO do beneficiário.

12 NOVA NIP Junta Médica Em caso de oferecimento de junta médica, a operadora deverá respeitarodispostonoincisovdoart.4ºdaconsu8/98: V - garantir, no caso de situações de divergências médica ou odontológica a respeito de autorização prévia, a definição do impasse através de junta constituída pelo profissional solicitante ou nomeado pelo usuário, por médico da operadora e por um terceiro, escolhido de comum acordo pelos dois profissionais acima nomeados, cuja remuneração ficará a cargo da operadora.

13 NOVA NIP Fases da NIP I. Fase de Notificação Preliminar: Cadastro da demanda; PublicaçãodaNIPnoespaçodaoperadoranositedaANS; Recebimento de resposta da Operadora; Contato com consumidor para saber se sua reclamação foi resolvida; Distribuição das demandas para fase seguinte; Encerramento automático no sistema das demandas resolvidas *(NIP Não Assistencial) e demandas inativas *(NIP Assistencial). * As demandas consideradas resolvidas ou inativas nessa fase podem ser reabertas a qualquer tempo, caso o consumidor apresente fato que assim o justifique.

14 NOVA NIP Fases da NIP II. Fase de Análise Fiscalizatória: Esta fase se aplica somente às demandas NIP Assistenciais que atenderem aos seguintes critérios (Art. 11), e ocorre ainda no âmbito da NIP: Demandas com retorno do consumidor informando que a questão não foi solucionada pela operadora; Demandas sem resposta da OPS; Demandas com relato de realização no SUS; Demandas com relato de realização por liminar judicial; Demandas Institucionais.

15 NOVA NIP Fases da NIP Será elaborado relatório conclusivo para todas as demandas na fase de análise fiscalizatória, determinando(art. 12): Afinalizaçãodademanda(NPouRVE);ou A abertura de processo administrativo sancionador(núcleo). As demandas NIP Não Assistenciais que atenderem aos critérios estabelecidos no art. 11 serão direcionadas automaticamente para abertura de processo administrativo sancionador, sem análise individual na NIP(Art. 16, caput); As demandas NIP Não Assistenciais cujo tema indique infração de natureza potencialmente coletiva (reajuste por variação anual de custos e redimensionamento de rede hospitalar) também serão direcionadas para abertura de processo administrativo sancionador (Art. 16, parág. único), independente do retorno do consumidor.

16 NOVA NIP Monitoramento da Garantia de atendimento A NOVA NIP não altera os critérios do Monitoramento da Garantia de Atendimento; Apenas as demandas de NIP Assistencial com classificação RVE e Núcleo serão computadas para o Monitoramento da Garantia de Atendimento.

17 NOVA NIP Indicador de Fiscalização ARN nº 343/2013prevê a criaçãode umindicadorde fiscalizaçãoque passará a utilizar todas as demandas NIP para fins de monitoramento do mercado de saúde suplementar; O indicador de fiscalização será composto pelos indicadores NIP assistencial e NIP não assistencial, e será regulamentado por Instrução Normativa específica.

18 NOVA NIP Fluxo Geral

19 NOVA NIP Fluxo NIP Assistencial

20 NOVA NIP Fluxo NIP Não Assistencial

21 NOVA NIP Status de Finalização NIP NIP ASSISTENCIAL Status de Finalização: Finalizada NIP Assistencial Resolvida Análise Fiscalizatória NIP ASSISTENCIAL Resolvida(RVE) Finalizada NIP Assistencial Não Resolvida* Análise Fiscalizatória NIP ASSISTENCIAL Não Resolvida(NÚCLEO) Finalizada Não Procedente Análise Fiscalizatória- Não Procedente(NP) Finalizada NIP Assistencial Inativa(INATIVA) Finalizada N/A Análise Fiscalizatória- Dados Insuficientes Análise Fiscalizatória- Beneficiário não pertence à Operadora Análise Fiscalizatória Duplicidade NIP NÃO ASSISTENCIAL Status de Finalização: Finalizada NIP Não Assistencial Inativa(INATIVA) Finalizada NIP Não Assistencial Não Resolvida(NÚCLEO)* * Nesses casos, as demandas serão encaminhadas para um dos Núcleos da ANS, para continuidade da apuração.

22 Obrigado! GGART Diretoria de Fiscalização DIFIS 22

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 343, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 343, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 343, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 Regulamenta a forma de processamento das demandas de reclamação; o procedimento de Notificação

Leia mais

Notificação de Intermediação Preliminar. Instrumento para solucionar conflitos entre beneficiários e Operadoras

Notificação de Intermediação Preliminar. Instrumento para solucionar conflitos entre beneficiários e Operadoras Notificação de Intermediação Preliminar Instrumento para solucionar conflitos entre beneficiários e Operadoras NIP NOTIFICAÇÃO DE INTERMEDIAÇÃO PRELIMINAR Toda demanda recepcionada pela ANS em todos os

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR. Denise Domingos Diretoria de Fiscalização Brasília - 09/10/2013

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR. Denise Domingos Diretoria de Fiscalização Brasília - 09/10/2013 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR E SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Denise Domingos Diretoria de Fiscalização Brasília - 09/10/2013 MONITORAMENTO DA GARANTIA DO ATENDIMENTO HISTÓRICO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

NIP ASSISTENCIAL: CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS DÚVIDAS ANÁLISE FISCALIZATÓRIA. consumidor NIP. operadoras ANS

NIP ASSISTENCIAL: CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS DÚVIDAS ANÁLISE FISCALIZATÓRIA. consumidor NIP. operadoras ANS NIP ASSISTENCIAL: DADOS DE CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS DÚVIDAS NA ANÁLISE FISCALIZATÓRIA consumidor NIP operadoras ANS Objetivos da apresentação caracterizar as demandas NIP por classificação e subtemas

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Seção I Do Ciclo de Fiscalização

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Seção I Do Ciclo de Fiscalização INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 13, DE 28 DE JULHO DE 2016, DA DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO Dispõe sobre os procedimentos a serem observados para o Ciclo de Fiscalização e para a Intervenção Fiscalizatória, previstos

Leia mais

DOU n 39, Seção 1, de 27 de fevereiro de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS

DOU n 39, Seção 1, de 27 de fevereiro de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS DOU n 39, Seção 1, de 27 de fevereiro de 2013. AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 42, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2013 Dispõe sobre o

Leia mais

ASSESSORIA DE REG E U G LAÇ A Ã Ç O Ã

ASSESSORIA DE REG E U G LAÇ A Ã Ç O Ã ASSESSORIA DE REGULAÇÃO Visão: Melhoria contínua Identificar e indicar processos que precisam de ajustes/melhorias. Pois, acreditamos que somente com a melhoria contínua, conseguiremos o equilíbrio entre

Leia mais

ANS suspende comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras

ANS suspende comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras ANS suspende comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras A partir da próxima quinta-feira (20/08), 73 planos de saúde de 15 operadoras terão a comercialização suspensa por determinação da Agência

Leia mais

Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Ref.: MS/ANS/INSTRUÇÃO NORMATIVA-RN N.38, DE 24 DE MAIO DE 2012.

Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Ref.: MS/ANS/INSTRUÇÃO NORMATIVA-RN N.38, DE 24 DE MAIO DE 2012. CIRCULAR AHESP Nº 021/12 São Paulo, 29 de Maio de 2012. Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA Ref.: MS/ANS/INSTRUÇÃO NORMATIVA-RN N.38, DE 24 DE MAIO DE 2012. Senhores Diretores: Segue abaixo íntegra da Instrução

Leia mais

Resolução Normativa RN n 395/2016

Resolução Normativa RN n 395/2016 Resolução Normativa RN n 395/2016 Rodrigo Aguiar Gerente Geral de Assessoramento da Diretoria de Fiscalização Rio de Janeiro, janeiro de 2016. O que apresentamos aqui? Resolução Normativa RN n 395/2015,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 045, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 045, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 045, DE 03.10.2014 Altera a Instrução Normativa - IN nº 23, de 1º dezembro de 2009, da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO, que dispõe sobre os procedimentos

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL GGREP/DIPRO/ANS. Abril / 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL GGREP/DIPRO/ANS. Abril / 2018 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL GGREP/DIPRO/ANS Abril / 2018 Precificação Preço x Risco 2 Pacto Intergeracional 3 Pacto Intergeracional 4 Precificação de Planos de Saúde 5 Formação de Preço NORMATIVOS

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 Dispõe sobre a solicitação de cancelamento do contrato do plano de saúde individual ou familiar, e de exclusão de beneficiário de contrato coletivo

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 389, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a transparência das informações no âmbito da saúde suplementar, estabelece a obrigatoriedade da disponibilização do conteúdo mínimo

Leia mais

Seção II - Da Solicitação de Exclusão de Beneficiários de Contrato Coletivo Empresarial

Seção II - Da Solicitação de Exclusão de Beneficiários de Contrato Coletivo Empresarial CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Cancelamento do Contrato do Plano de Saúde Individual ou Familiar Seção II - Da Solicitação

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA- RN Nº 413, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO NORMATIVA- RN Nº 413, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO NORMATIVA- RN Nº 413, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre a contratação eletrônica de planos privados de assistência à saúde. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar

Leia mais

11ª REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS REGULATÓRIOS 22/05/2014

11ª REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS REGULATÓRIOS 22/05/2014 11ª REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS REGULATÓRIOS INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO CÂMARAS E GRUPOS TÉCNICOS - Câmara de Saúde Suplementar - CAMSS Representante: Dr. Geraldo Almeida Lima - Câmara Técnica sobre Qualificação

Leia mais

JUNTA MÉDICA: ORIENTAÇÕES PARA A ANÁLISE DAS DEMANDAS NIP ASSISTENCIAIS

JUNTA MÉDICA: ORIENTAÇÕES PARA A ANÁLISE DAS DEMANDAS NIP ASSISTENCIAIS JUNTA MÉDICA: ORIENTAÇÕES PARA A ANÁLISE DAS DEMANDAS NIP ASSISTENCIAIS Junta médica: normativos CONSU 8/98 De acordo com o Art. 4º, inciso V, da Resolução CONSU 08/1998, as operadoras de planos privados

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 Dispõe sobre as solicitações de substituição de entidade hospitalar e de redimensionamento de rede por redução, altera a Instrução Normativa da Diretoria

Leia mais

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Substituição de Entidade Hospitalar ou de Redimensionamento de Rede por Redução Subseção

Leia mais

DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de 2009. AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 190, DE 30 DE ABRIL DE 2009 Alterada pela RN n 285, de 23/12/11, publicada

Leia mais

Prêmio Melhores Práticas 2019 Regulamento

Prêmio Melhores Práticas 2019 Regulamento Prêmio Melhores Práticas 2019 Regulamento Indicadores do PMP Regulação a) SIB (Sistema de Informação de Beneficiários); b) SIP (Sistema de Informação de Produtos); c) DIOPS (Documento de Informações Periódicas

Leia mais

CAPÍTULO IV - DA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA REALIZADA PELA DIPRO. ANEXO I - Especificações de formatação dos arquivos a serem enviados pelas operadoras

CAPÍTULO IV - DA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA REALIZADA PELA DIPRO. ANEXO I - Especificações de formatação dos arquivos a serem enviados pelas operadoras CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO III - DO PROTOCOLO ELETRÔNICO CAPÍTULO IV - DA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA REALIZADA PELA DIPRO CAPÍTULO V -

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 51, DE 27 DE JANEIRO DE 2017, DA DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS Regulamenta os artigos 4º e 22 da Resolução Normativa RN nº 171, de 29 de abril de 2008, dispondo

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 51, DE 27 DE JANEIRO DE 2017

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 51, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 51, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 Regulamenta os artigos 4º e 22 da Resolução Normativa - RN nº

Leia mais

Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta - TCAC

Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta - TCAC Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta - TCAC Simone Sanches Freire Diretora de Fiscalização Porto Alegre, 12/05/2015 Conceito de TCAC Instrumento Regulatório... por meio do qual a ANS firma compromissos...

Leia mais

AS MUDANÇAS NA REGULAÇÃO DA ESTRUTURA DOS PRODUTOS

AS MUDANÇAS NA REGULAÇÃO DA ESTRUTURA DOS PRODUTOS AS MUDANÇAS NA REGULAÇÃO DA ESTRUTURA DOS PRODUTOS Gerência Geral de Regulação da Estrutura dos Produtos GGREP/DIPRO Rafael Vinhas III Simpósio de Saúde Suplementar - Julho / 2018 Cartilha de Contratação

Leia mais

ATENDIMENTO OPERADORAS ANS. Interrupção de internação de beneficiários

ATENDIMENTO OPERADORAS ANS. Interrupção de internação de beneficiários ATENDIMENTO OPERADORAS ANS A Agência Nacional de Saúde Suplementar respondeu consultas realizadas pela Unimed Federação Minas a respeito de assuntos previstos na regulamentação, conforme segue abaixo:

Leia mais

Artigo 1º Esta resolução dispõe sobre a Administradora de Benefícios.

Artigo 1º Esta resolução dispõe sobre a Administradora de Benefícios. RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 196, DE 14 DE JULHO DE 2009. Dispõe sobre a Administradora de Benefícios. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, no uso das atribuições que lhes

Leia mais

DOU nº 10, Seção 1, de 15 de janeiro de 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU nº 10, Seção 1, de 15 de janeiro de 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU nº 10, Seção 1, de 15 de janeiro de 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 395, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Dispõe sobre as regras a serem observadas

Leia mais

PRODUTO /08-1 Previa pagamento de coparticipação em alguns procedimentos realizados em regime de internação.

PRODUTO /08-1 Previa pagamento de coparticipação em alguns procedimentos realizados em regime de internação. TCAC 03/2017 A MULTA PRODUTO 458.188/08-1 Previa pagamento de coparticipação em alguns procedimentos realizados em regime de internação. RN 124 Art. 71. Deixar de cumprir as regras previstas na legislação

Leia mais

Assessoria de Regulação. Flávia Marques

Assessoria de Regulação. Flávia Marques Assessoria de Regulação Flávia Marques Breve histórico profissional: Advogada & Gestora da Assessoria de Regulação na Federação das Unimeds do Norte Nordeste Membro do Comitê Jurídico e de Regulamentação

Leia mais

Administradoras de Benefícios. Dr. Orestes Pullin Presidente da Unimed do Brasil

Administradoras de Benefícios. Dr. Orestes Pullin Presidente da Unimed do Brasil Administradoras de Benefícios Dr. Orestes Pullin Presidente da Unimed do Brasil 47,8 47,6 47,3 47,3 47,3 47,4 49,4 49,2 50,4 BENEFICIÁRIOS Saúde Suplementar NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS (em milhões) Impactos

Leia mais

Cartilha da Ouvidoria - POSTAL SAÚDE. Ouvidoria

Cartilha da Ouvidoria - POSTAL SAÚDE. Ouvidoria Ouvidoria 1 SUMÁRIO O QUE É A OUVIDORIA?... 05 POR QUE A OUVIDORIA FOI CRIADA?... 06 O QUE A OUVIDORIA FAZ?... 06 COMO AGE A OUVIDORIA DA POSTAL SAÚDE?... 07 COMO ATUA O OUVIDOR?... 07 QUEM PODE RECORRER

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N 416, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o Monitoramento do Risco Assistencial sobre as operadoras de planos de assistência à saúde. [Índice][Correlações] A Diretoria Colegiada

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 50, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016, DA DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS Regulamenta a Resolução Normativa - RN nº 417, de 22 de dezembro de 2016, para dispor, em especial,

Leia mais

Resultados Ouvidoria Unimed Fortaleza

Resultados Ouvidoria Unimed Fortaleza Resultados Ouvidoria Unimed Fortaleza Organograma Institucional Diretoria da Presidência Ouvidoria Auditoria Interna Superintendência de Planejamento e Gestão Empresarial Assessoria Jurídica Assessoria

Leia mais

COMISSÃO PARITÁRIA Alinhamento Conceitual Saúde Suplementar. Outubro/2016

COMISSÃO PARITÁRIA Alinhamento Conceitual Saúde Suplementar. Outubro/2016 COMISSÃO PARITÁRIA Alinhamento Conceitual Saúde Suplementar Outubro/2016 Garantir a competitividade no setor Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência Regular o fluxo financeiro e de serviços entre

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 365, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 365, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 365, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a substituição de prestadores de serviços de atenção à saúde não hospitalares. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde

Leia mais

Critérios Prêmio Melhores Práticas Regulação

Critérios Prêmio Melhores Práticas Regulação Critérios Prêmio Melhores Práticas Regulação I CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO A inscrição é voluntária e deve ser realizada pelo hot site do Prêmio. Só terá direito à participação, as Singulares que encaminharem

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 311, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2012

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 311, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2012 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 311, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2012 Estabelece critérios mínimos para o exercício de cargo de administrador de operadora de planos privados de assistência à saúde, disciplina o procedimento

Leia mais

Critérios Regulação. 3 DIOPS (Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Saúde):

Critérios Regulação. 3 DIOPS (Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Saúde): Critérios Regulação I CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO A inscrição é voluntária e deve ser realizada pelo hot site do Prêmio. Só terá direito à participação, as Singulares que encaminharem a documentação em meio

Leia mais

Seção III - Do Sigilo e Manutenção dos Dados CAPÍTULO III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 360, DE

Seção III - Do Sigilo e Manutenção dos Dados CAPÍTULO III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 360, DE CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Do Cartão Nacional de Saúde Seçã o II - Da Identificação Padrão da Saúde Suplementar Seção III - Do Sigilo

Leia mais

Subseção II - Profissionais de Saúde que Atuem em Consultório Isolado

Subseção II - Profissionais de Saúde que Atuem em Consultório Isolado CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DA SUBSTITUIÇÃO DE PRESTADORES NÃO HOSPITALARES Seção I - Da Substituição Seção II - Dos Critérios de Equivalência Subseção I - Estabelecimentos

Leia mais

24º. Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos Jornada Nacional de Saúde Suplementar para Hospitais e Operadoras

24º. Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos Jornada Nacional de Saúde Suplementar para Hospitais e Operadoras 24º. Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos Jornada Nacional de Saúde Suplementar para Hospitais e Operadoras Tema: Conflitos: Desejos dos Clientes x Obrigações das Operadoras. Paulo

Leia mais

ENTENDIMENTO DIFIS Nº 07 DE 27 DE ABRIL DE 2016

ENTENDIMENTO DIFIS Nº 07 DE 27 DE ABRIL DE 2016 ENTENDIMENTO DIFIS Nº 07 DE 27 DE ABRIL DE 2016 Mecanismo de Arbitramento: Junta Médica ou odontológica. Requisitos e procedimentos para formação da junta. Análise das disposições contidas no art. 4º,

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 388, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015 Dispõe sobre os procedimentos adotados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS para a estruturação e realização de suas ações fiscalizatórias.

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN N 395/2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN N 395/2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA RN N 395/2016 Clique Rodrigo para editar Rodrigues o nome de do Aguiar autor Clique Diretor-Adjunto para editar o de cargo Fiscalização do autor Rio de Clique Janeiro, para 05 editar

Leia mais

ENTENDIMENTO DIFIS Nº 07 DE 27 DE ABRIL DE 2016

ENTENDIMENTO DIFIS Nº 07 DE 27 DE ABRIL DE 2016 ENTENDIMENTO DIFIS Nº 07 DE 27 DE ABRIL DE 2016 Mecanismo de Arbitramento: Junta Médica ou odontológica. Requisitos e procedimentos para formação da junta. Análise das disposições contidas no art. 4º,

Leia mais

NOTICIAS ANS. Ressarcimento ao SUS x Contrato de Plano de Saúde

NOTICIAS ANS. Ressarcimento ao SUS x Contrato de Plano de Saúde NOTICIAS ANS Ressarcimento ao SUS x Contrato de Plano de Saúde Prezados, Algumas singulares tem relatado o indeferimento de impugnações/recursos de Ressarcimento ao SUS, cuja alegação é o motivo 8 coparticipação.

Leia mais

JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA RN 424/2017

JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA RN 424/2017 JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA RN 424/2017 Gerência de Assistência à Saúde Gerência Geral de Regulação Assistencial Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos GEAS/GGRAS/DIPRO Abril de 2019 DIVERGÊNCIAS

Leia mais

DOU nº 235, Seção 1 de 04 de dezembro de 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU nº 235, Seção 1 de 04 de dezembro de 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU nº 235, Seção 1 de 04 de dezembro de 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 360, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 Alterada pela RN nº 376, de 28/04/15, publicada

Leia mais

Regulamenta o inciso VI e o 1º do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de abril

Regulamenta o inciso VI e o 1º do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de abril CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DO REA-OUVIDORIAS Seção I - Da Metodologia S ubseção I - Da Periodicidade Subseção II - Das Demonstrações Estatísticas Subseção III - Das

Leia mais

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE MANUAL PARA CADASTROS ONLINE 1 I. LOGIN E CADASTRO INICIAL 1. Acesse o site do São Bernardo Saude, passe o mouse sobre o ícone clientes e clique no link Imposto de Renda. 2. Efetue o login informando o

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA SECRETARIA-GERAL NÚCLEO EM SÃO PAULO EDITAL DE INTIMAÇÃO

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA SECRETARIA-GERAL NÚCLEO EM SÃO PAULO EDITAL DE INTIMAÇÃO AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA SECRETARIA-GERAL NÚCLEO EM SÃO PAULO EDITAL DE INTIMAÇÃO A Chefe Substituta do Núcleo da ANS São Paulo, no uso das atribuições que lhe foram delegadas

Leia mais

Seminário Planos de Saúde: Acesso, Qualidade e Informação. Crise na Assistência? São Paulo, 09/10/2012

Seminário Planos de Saúde: Acesso, Qualidade e Informação. Crise na Assistência? São Paulo, 09/10/2012 Seminário Planos de Saúde: Acesso, Qualidade e Informação. Crise na Assistência? São Paulo, 09/10/2012 Evolução do Processo de Regulação Até 1997 1997 1998 1999 2000 Debates no Congresso CDC (1991) Aprovação

Leia mais

4) do responsável: Preferencialmente da Ouvidoria. Obs: esse será utilizado para contatos referentes a este formulário.

4)  do responsável: Preferencialmente da Ouvidoria. Obs: esse  será utilizado para contatos referentes a este formulário. Página 1 de 5 RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO - REA-OUVIDORIAS (2018) A Resolução Normativa n 323/2013 instituiu a criação de unidade de Ouvidoria pelas operadoras de planos privados de assistência à

Leia mais

REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias

REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias REA-OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS 1 Navegador de Internet Utilizar: Internet Explorer ou Google Chrome 2 1.1 Navegador de Internet Os navegadores de internet

Leia mais

ANS. Padrão TISS REGULATORY PRACTICE INSURANCE NEWS. Financial Services. Instrução Normativa IN DIDES 45, de

ANS. Padrão TISS REGULATORY PRACTICE INSURANCE NEWS. Financial Services. Instrução Normativa IN DIDES 45, de REGULATORY PRACTICE INSURANCE NEWS Financial Services ANS Outubro 2010 Padrão TISS Instrução Normativa IN DIDES 45, de 15.10.2010 - Nova versão Dispõe sobre a versão 2.02.03 do Padrão TISS de comunicação

Leia mais

Agenda Lei /14 Desafios

Agenda Lei /14 Desafios Agenda Lei 13.003/14 Desafios A rede de prestadores cadastrada na ANS Lei 13.003/14 - Desafios Aprovada pelo Congresso Nacional e publicada no Diário Oficial da União em 25/06/2014 Início de Vigência:

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO Acesso ao Botão Compartilhado 1. Copie o endereço http://servicoscompartilhados.petrobras.com.br/, cole na barra de acesso à internet e

Leia mais

Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC).

Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC). Assim, diante da inovação normativa que se impõe a partir desta data, a Diretoria de Fiscalização da ANS elaborou a presente nota explicativa, com o objetivo de orientar as operadoras sobre as disposições

Leia mais

DESPACHO ANS DE

DESPACHO ANS DE DESPACHO ANS DE 11.04.2018 A Chefe do Núcleo da ANS São Paulo, no uso das atribuições que lhe foram delegadas por meio da Portaria nº 62/DIFIS/ ANS, publicada no DOU de 12 de fevereiro de 2016, pelo Diretor

Leia mais

Normatização da Junta Médica no Intercâmbio Nacional. Dr. Adolfo Orsi Parenzi

Normatização da Junta Médica no Intercâmbio Nacional. Dr. Adolfo Orsi Parenzi Normatização da Junta Médica no Intercâmbio Nacional Dr. Adolfo Orsi Parenzi Resolução CONSU n 8, de 03.11.98 (mecanismos de regulação) Art. 4 As operadoras de planos ou seguros privados de assistência

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 437, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 437, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 437, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018 Altera a Resolução Normativa - RN nº 254, de 05 de maio de 2011, que dispõe sobre a adaptação e migração para os contratos celebrados até 1º de

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 Regulamenta o inciso VI e o 1º do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 388, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015 Dispõe sobre os procedimentos adotados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS para a estruturação e realização de suas ações fiscalizatórias.

Leia mais

Curso de Capacitação de Analistas de Ouvidoria

Curso de Capacitação de Analistas de Ouvidoria Curso de Capacitação de Analistas de Ouvidoria Ênfase Saúde Suplementar Sistema Unimed Processo de Ouvidoria 27.03.2015 Sobre a CNU Central Nacional Unimed A CNU é a operadora nacional dos planos de saúde

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS

RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS REA-OUVIDORIAS 2017 (ANO BASE 2016) Ouvidoria ANS Julho / 2017 OBJETIVOS DO REA-OUVIDORIAS CADASTRO E ABRANGÊNCIA DE BENEFICIÁRIOS Operadoras

Leia mais

SUMÁRIO SIC 1- Acesso 2- Mensagens 3 - Faturas 4 Beneficiários

SUMÁRIO SIC 1- Acesso 2- Mensagens 3 - Faturas 4 Beneficiários SUMÁRIO SIC 1- Acesso 1.1 Senha 1.1.1 - Alterar Senha 1.1.2 Esqueceu sua Senha? 1.2 Meu Cadastro 1.3 Cancelar acesso 2- Mensagens 3 - Faturas 4 Beneficiários 4.1 Incluir / excluir beneficiários 4.1.1 Titular

Leia mais

DOU n 230, Seção 1, de 02 de dezembro de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS

DOU n 230, Seção 1, de 02 de dezembro de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS DOU n 230, Seção 1, de 02 de dezembro de 2009. AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2009 Alterada pela IN/DIPRO

Leia mais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1 Passo a Passo para Alterações Cadastrais 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1) A solicitação será efetuada pelo funcionário, que a encaminhará via sistema, para

Leia mais

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO Página 1 de 18 Manual do Reembolso Unimed Cerrado CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO 2016 1 Página 2 de 18 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 DIRETRIZES DO REEMBOLSO... 4 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O REEMBOLSO... 5 REEMBOLSO

Leia mais

DIVERGÊNCIA ASSISTENCIAL E COMPOSIÇÃO DE JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA (PROFISSIONAL ASSISTENTE)

DIVERGÊNCIA ASSISTENCIAL E COMPOSIÇÃO DE JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA (PROFISSIONAL ASSISTENTE) Operadora: [Fundação Copel de Previdência e Assistência Social] Endereço: [Rua Treze de Maio, 616 São Francisco Curitiba/PR 80.510-030] Telefone: [41 3883-6154] Curitiba, xx de xxxxxx de 2017 Ao(A) Dr(a).

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº xxx, de xx de xxxxxx de 2017

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº xxx, de xx de xxxxxx de 2017 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº xxx, de xx de xxxxxx de 2017 Dispõe sobre a contratação de plano privado de assistência à saúde coletivo empresarial por empresário A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

PLANO DE SAÚDE/ODONTOLÓGICO ALIANÇA ADMINISTRADORA

PLANO DE SAÚDE/ODONTOLÓGICO ALIANÇA ADMINISTRADORA PLANO DE SAÚDE/ODONTOLÓGICO ALIANÇA ADMINISTRADORA 1 O que é? 1.1 Por meio de acordo de parceria firmado entre o Ministério da Educação e a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde LTDA., do qual

Leia mais

SUMÁRIO 1. COMO ACESSAR O SISTEMA FATURANDO LOTES DE GUIAS NO SAÚDE CONNECT Faturando lotes de guias de resumo de internação:...

SUMÁRIO 1. COMO ACESSAR O SISTEMA FATURANDO LOTES DE GUIAS NO SAÚDE CONNECT Faturando lotes de guias de resumo de internação:... SUMÁRIO 1. COMO ACESSAR O SISTEMA... 3 2. FATURANDO LOTES DE GUIAS NO SAÚDE CONNECT... 6 2.1. Faturando lotes de guias de resumo de internação:... 6 2.3. Faturando lotes de guias de honorário individual:...

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 047, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 047, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 047, DE 04.12.2014 Altera a Instrução Normativa - IN nº 13, de 21 de junho de 2006, da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO, que define os procedimentos

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde Diferenças entre planos individuais e coletivos Operadora: MetLife Planos Odontológicos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 Regulamenta o inciso VI e o 1º do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de

Leia mais

Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018.

Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018. Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018. 1. Quem deve se recadastrar? o Todos os Aposentados e Pensionistas. Deverão ser recadastrados, além do beneficiário

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº XX, DE XXXXXXXXX DE 2017

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº XX, DE XXXXXXXXX DE 2017 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº XX, DE XXXXXXXXX DE 2017 Estabelece o Código de Infrações no âmbito da Saúde Suplementar - CISS. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, tendo

Leia mais

DOU n 86, Seção 1, de 6 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU n 86, Seção 1, de 6 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU n 86, Seção 1, de 6 de maio de 2011. AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 253, DE 5 DE MAIO DE 2011 Alterada pela RN n 271, de 11/10/11, publicada no

Leia mais

Agrupamento de Contratos RN 309/12. Divulgação de Informações aos Beneficiários

Agrupamento de Contratos RN 309/12. Divulgação de Informações aos Beneficiários Agrupamento de Contratos RN 309/12 Divulgação de Informações aos Beneficiários Divulgação do Reajuste RN 309/12 - Art. 8º A operadora deverá divulgar até o primeiro dia útil do mês de maio de cada ano,

Leia mais

Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED

Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED Luiz Gustavo Meira Homrich Ouvidor São Paulo, 18 de março de 2016. Roteiro Situação e avanços das Ouvidorias no Setor de Saúde Suplementar; Aspectos fundamentais

Leia mais

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Novo Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador na Confirmação de Atendimento e Lista

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 43, DE 5 DE JUNHO DE 2013

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 43, DE 5 DE JUNHO DE 2013 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 43, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Dispõe sobre as informações do Sistema de Registro de Planos de Saúde

Leia mais

SOPREVI PORTAL DO PRESTADOR ODONTOSFERA

SOPREVI PORTAL DO PRESTADOR ODONTOSFERA SOPREVI PORTAL DO PRESTADOR ODONTOSFERA 1. ACESSANDO O PORTAL > Para acessar o portal do prestador abra seu navegador preferencial e digite o link: http://prestador.odontosfera.com.br/login.aspx?operadora=403245

Leia mais

Regulamento DA COOPERFAMILYBRASIL. Quem somos. Nossos Valores. Objetivo CADASTRO

Regulamento DA COOPERFAMILYBRASIL. Quem somos. Nossos Valores. Objetivo CADASTRO REGULAMENTO Índice Da Cooper Family Brasil...04 Cadastro...04 Do investimento...05 Dos micro grupos de franquias...05 Da distribuição...05 Disciplina...06 Disposições gerais...07 Anexos...08 Regulamento

Leia mais

Seção III - Da Identificação dos Atos, Eventos e Procedimentos Assistenciais que Necessitem de Autorização da Operadora

Seção III - Da Identificação dos Atos, Eventos e Procedimentos Assistenciais que Necessitem de Autorização da Operadora CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DOS CONTRATOS ESCRITOS Seção I - Do Objeto, Natureza do Contrato e Descrição dos Serviços Contratados Seção II - Da Definição dos Valores

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 393, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre os critérios de constituição de Provisões Técnicas a serem observados pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde e

Leia mais

PLANO DE SAÚDE MANUAL DO CREDENCIADO

PLANO DE SAÚDE MANUAL DO CREDENCIADO Vitallis PLANO DE SAÚDE MANUAL DO CREDENCIADO Apresentação É com grande satisfação que iniciamos parceria. A Vitallis Saúde é classificada na modalidade Medicina de Grupo, tem cobertura nacional e é uma

Leia mais

1 Introdução 1.1. Contexto

1 Introdução 1.1. Contexto 1 Introdução 1.1. Contexto O setor de saúde suplementar brasileiro tem passado por mudanças significativas na última década, em grande parte, tendo como ponto central o aumento das críticas à qualidade

Leia mais

FAQ - RN 412, de 10 de novembro de 2016

FAQ - RN 412, de 10 de novembro de 2016 FAQ - RN 412, de 10 de novembro de 2016 Disposições Preliminares 1- Qual é o objeto de regulamentação da RN nº 412/2016? R: A RN 412 regulamenta o cancelamento do contrato de plano de saúde individual

Leia mais

ANEXO II 4 - INDICADORES DA DIMENSÃO SATISFAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS

ANEXO II 4 - INDICADORES DA DIMENSÃO SATISFAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS ANEXO II FICHAS TÉCNICAS DOS INDICADORES DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DA SAÚDE SUPLEMENTAR COMPONENTE OPERADORAS, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO REFERENTE AO ANO DE 2012 4 - INDICADORES DA DIMENSÃO SATISFAÇÃO

Leia mais

Manual Portal TISS. Solicitação de Procedimento

Manual Portal TISS. Solicitação de Procedimento Manual Portal TISS Solicitação de Procedimento ACESSO À ÁREA RESTRITA DO PORTAL GOLDEN CROSS Referenciado, Para utilizar as funcionalidades disponíveis no Portal da Golden Cross, acesse o endereço eletrônico

Leia mais