AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014"

Transcrição

1 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 Regulamenta o inciso VI e o 1º do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de abril de 2013, para dispor sobre o Relatório Estatístico e Analítico do Atendimento das Ouvidorias das operadoras de planos privados de assistência à saúde e revoga a Instrução Normativa n 1, de 7 de fevereiro de 2014, da Diretoria Colegiada - DICOL. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, em vista do que dispõe o inciso VI e o 1º, ambos do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de abril de 2013; o 1º do art.2º, o art. 6º, os incisos XIV e XV do art.72, a alínea "a" do inciso I do artigo 76; e a alínea "a" do inciso I do artigo 85 e seu 2º; todos da Resolução Normativa - RN nº 197, de 16 de julho de 2009; resolve: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A presente Instrução Normativa - IN regulamenta o inciso VI e o 1º do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de abril de 2013, para dispor sobre o Relatório Estatístico e Analítico do Atendimento das Ouvidorias - REA-OUVIDORIAS das operadoras de planos privados de assistência à saúde e revoga a Instrução Normativa n 1, de 7 de fevereiro de Art. 2º O objetivo do REA-OUVIDORIAS é fornecer ao representante legal da operadora subsídios para o aperfeiçoamento dos respectivos processos de trabalho e padronizar os dados e informações enviados à ANS. Art. 3 O envio do REA-OUVIDORIAS para a ANS será efetuado exclusivamente por meio de formulário eletrônico acessado em endereço eletrônico específico, que estará à disposição no sítio da ANS ( no perfil destinado às operadoras. CAPÍTULO II DO RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DAS OUVIDORIAS DAS OPERADORAS DE PLANOS PRIVADOS DE ASSISTÊNCIA À SAUDE REA-OUVIDORIAS Seção I Da Metodologia Subseção I Da Periodicidade Art. 4º O REA-OUVIDORIAS deverá ser elaborado anualmente, contendo os resultados apurados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de cada ano. Subseção II Das Demonstrações Estatísticas Art. 5º O REA-OUVIDORIAS deverá conter, as demonstrações estatísticas do período por canal de atendimento, tema, espécies de manifestações, tipo de contrato do beneficiário e tipo de demandante, conforme manual de preenchimento anexo a esta IN.

2 1º Consideram-se espécies de manifestações as reclamações, sugestões, consultas, denúncias e elogios recebidos pela unidade de Ouvidoria. 2º Considera-se tipo de demandante a denominação dada ao usuário que acessa a unidade de Ouvidoria, tais como consumidor, prestador, corretor, gestor de contrato coletivo e/ou outros. Art. 6º O REA-OUVIDORIAS deverá apresentar indicadores que se refiram à quantidade e qualidade dos atendimentos prestados pela unidade de ouvidoria - Tempo Médio de Resposta da Ouvidoria, bem como os percentuais de cada tempo de resposta (dentro do prazo, dentro de prazo pactuado e fora do prazo), conforme inciso VI do art. 3 da RN n 323/13. Parágrafo Único: Está facultada a apresentação de outros indicadores, desde que acompanhados de ficha técnica que descrevam os critérios, metodologia de cálculo e resultados do período. Subseção III Das Recomendações Art. 7º O REA-OUVIDORIAS deverá conter recomendações e sugestões de medidas corretivas e de melhoria de processos ao dirigente da operadora, para o próximo período e o status daquelas propostas no período anterior. Subseção IV Da Avaliação do Atendimento da Ouvidoria Art. 8º. O REA-OUVIDORIAS poderá apresentar resultado de pesquisa de satisfação dos serviços prestados pela unidade de ouvidoria. Parágrafo Único. Essa pesquisa se refere à disponibilidade de ferramenta para que o usuário avalie o atendimento recebido, após o seu contato com a unidade de ouvidoria. Subseção V Da estrutura da Unidade de Ouvidoria Art. 9º. O REA-OUVIDORIAS deverá conter o quantitativo de pessoas envolvidas com as atividades da unidade de ouvidoria, incluindo o Ouvidor. Seção II Dos Encaminhamentos Subseção I Dos Destinatários Art. 10. O REA-OUVIDORIAS deverá ser encaminhado aos seguintes destinatários: I - ao representante legal da operadora; e II - à Ouvidoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, conforme previsto no art. 3º. Parágrafo Único. O encaminhamento do Relatório de que trata o caput poderá estenderse aos membros de órgão colegiado, ou assemelhados que exerçam atribuições de gestão nas operadoras ou em grupos econômicos vinculados. Subseção II Dos Prazos Art. 11. O REA-OUVIDORIAS contendo os resultados anuais deverá ser apresentado ao representante legal da operadora no ano subsequente, até o ultimo dia útil do mês de março, e encaminhado à ANS até o décimo quinto dia do mês de abril. Subseção III Da forma de encaminhamento à ANS Art. 12. O REA-OUVIDORIAS deverá ser encaminhado à ANS exclusivamente por meio de formulário eletrônico, conforme disposto no art.3º.

3 Art. 13. Finalizado o preenchimento do formulário eletrônico REA- OUVIDORIAS com êxito, o aplicativo de transmissão disponibilizará número de protocolo, link de acesso para alterações e atualizações e relatório dos campos preenchidos. 1º As alterações e atualizações do formulário transmitido poderão ser realizadas somente durante o período de encaminhamento à ANS, estabelecido pelo art.11. 2º O protocolo de transmissão do arquivo certifica apenas a transmissão do relatório e sua recepção pela ANS. CAPÍTULO III DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E FINAIS Art. 14. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Colegiada da ANS. Art. 15. O REA-OUVIDORIAS referente ao ano de 2014 conterá os resultados apurados a partir da data da vigência da RN nº 323/2013. Art. 16. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação. Art. 17. Fica revogada a Instrução Normativa nº 1, de 7 de fevereiro de ANDRÉ LONGO ARAÚJO DE MELO ANEXO MANUAL DE PREENCHIMENTO Este Manual, anexo da IN n 2/2014, tem por objetivo orientar as operadoras de planos privados de assistência à saúde quanto ao preenchimento do formulário eletrônico REA- Ouvidorias que deverá ser enviado à Ouvidoria da ANS a partir de Padronização dos dados e do envio por meio eletrônico 1.1- Dados Os dados e informações das manifestações oriundas dos beneficiários recebidas pela Ouvidoria da operadora são: Seção I - Identificação da Operadora - Registro ANS - Razão Social - Modalidade da Operadora - do responsável pelas informações (preferencialmente da Ouvidoria) - Telefone de contato da Ouvidoria Nessa seção também é solicitado: - Informar se a unidade de Ouvidoria foi instituída em atendimento à RN n 323/13, com opção de resposta - SIM ou NÃO. Seção II - Fluxo de entrada A obrigatoriedade de implantação de unidades de Ouvidoria, segundo a RN nº 323/2013, para as operadoras de grande porte foi a partir de outubro de 2013 e para as de médio e pequeno porte foi a partir de maio de Sendo assim, a partir de 2015 todas as operadoras deverão apresentar os dados apurados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior. No caso das operadoras de médio e pequeno porte, o primeiro ano de envio será referente a dados apurados entre 1 de maio e 31 de dezembro. É facultativo o preenchimento do período anterior completo àquelas que já possuíam unidades de ouvidoria anteriormente à RN nº 323/2013.

4 a) Total de demandas recebidas no período - Informar o quantitativo de demandas entrantes mês a mês e o consolidado do ano. b) Total de demandas no período segundo Canal de Atendimento - Informar o consolidado anual segundo os canais oferecidos pela operadora, tais como: telefone, e- mail, presencial, site, carta, redes sociais, imprensa, entre outros. c) Total de demandas no período segundo Tema - Informar o consolidado anual segundo cinco (5) grandes eixos temáticos: 1- Cobertura Assistencial: agrupar nesse eixo temático todos os assuntos relacionados a autorização, negativas de cobertura/atendimento, demora na liberação de material (órtese, prótese, cirúrgico, etc). 2- Rede Credenciada/Referenciada: agrupar assuntos relacionados a dificuldade de marcação/agendamento, falta de prestador, mau atendimento por parte do prestador, descredenciamento de rede, etc. 3- SAC: agrupar assuntos relacionados à prestação do Serviço de Atendimento ao Cliente. 4- Administrativo: agrupar assuntos relacionados a relação comercial, corretores, carteirinha, contrato, cancelamento, etc. 5- Financeiro: agrupar assuntos relacionados a reajuste, boletos, cobranças, reembolso, etc. d) Total de demandas no período segundo Tipo de Manifestação - Informar o consolidado anual segundo os tipos de manifestação: - Reclamação (manifestação de desagrado/protesto sobre um serviço prestado pela operadora, suas áreas e/ou prestadores); - Consulta (solicitação de esclarecimentos gerais); - Elogio (reconhecimento ou satisfação pelo serviço recebido ou sobre as pessoas que participaram do serviço/atendimento); - Sugestão (ideia ou proposta para o aprimoramento do processo de trabalho); - Denúncia (comunicação de irregularidade na administração ou no atendimento da operadora e de sua rede credenciada). e) Total de RECLAMAÇÕES no período segundo Tema - Informar o consolidado anual das Reclamações segundo cinco (5) grandes eixos temáticos: 1- Cobertura Assistencial: agrupar nesse grupo temático todos os assuntos relacionados a autorização, negativas de cobertura/atendimento, demora na liberação de material (órtese, prótese, cirúrgico, etc). 2- Rede Credenciada/Referenciada: agrupar assuntos relacionados a dificuldade de marcação/agendamento, falta de prestador, mau atendimento por parte do prestador, descredenciamento de rede, etc. 3- SAC: agrupar assuntos relacionados ao Serviço de Atendimento ao Cliente. 4- Administrativo: agrupar assuntos relacionados a relação comercial, corretores, carteirinha, contrato, etc. 5- Financeiro: agrupar assuntos relacionados a reajuste, boletos, cobranças, reembolso, etc. f) Total de RECLAMAÇÕES no período segundo Tipo de Contrato do Usuário - Informar o consolidado anual das Reclamações segundo a modalidade contratual do usuário reclamante: - Contrato coletivo empresarial; - Contrato coletivo adesão; - Contrato individual/familiar. g) Total de RECLAMAÇÕES no período segundo Tipo de Demandante - Informar o consolidado anual das Reclamações segundo tipo de demandante:

5 - Beneficiário (ou o interlocutor do beneficiário); - Prestador; - Corretor; - Gestor do contrato coletivo; - Outros tipos de demandantes. Seção III - Indicadores a) Tempo Médio de Resposta da Ouvidoria (TMRO): é o tempo médio, em dias úteis, entre o recebimento da demanda e a resposta conclusiva/final da unidade de Ouvidoria aos seus demandantes. TMRO = das quantidades de dias úteis entre o recebimento da demanda e a resposta conclusiva/final ao demandante, no período Total de Demandas com resposta conclusiva/final, no período - Informar o resultado final do Indicador e o somatório de dias úteis gastos na conclusão/finalização das demandas (numerador) no período e o quantitativo de demandas com resposta conclusiva/final no período (denominador). b) Percentual de Resposta Dentro do Prazo (PRDP): é o percentual de demandas com resposta conclusiva/final em até 7 (sete) dias úteis. PRDP = de Demandas com resposta conclusiva/final em até 7 dias úteis X 100 Total de Demandas com resposta conclusiva/final, no período - Informar o resultado final do Indicador e o somatório de demandas concluídas/finalizadas em até 7 (sete) dias úteis (numerador) e o total de demandas com resposta conclusiva/final no período (denominador). c) Percentual de Resposta Dentro de Prazo Pactuado (PRDPP): é o percentual de demandas com resposta conclusiva/final em tempo superior a 7 (sete) dias úteis, tempo esse pactuado não podendo ser superior a 30 (trinta) dias úteis. PRDPP = de Demandas com resposta conclusiva/final entre o 8 e o 30 dia útil X 100 Total de Demandas com resposta conclusiva/final, no período - Informar o resultado final do Indicador e o somatório de demandas concluídas/finalizadas entre o 8 e o 30 dia útil (numerador) e o total de demandas com resposta conclusiva/final no período (denominador). d) Percentual de Resposta Fora do Prazo (PRFP): é o percentual de demandas com resposta conclusiva/final, em tempo superior ao previsto na RN 323/2013, ou seja, após o 30 dia útil. PRFP = de Demandas com resposta conclusiva/final após o 30 dia útil X 100 Total de Demandas com resposta conclusiva/final, no período - Informar o resultado final do Indicador e o somatório de demandas concluídas/finalizadas após o 30 dia útil (numerador) e o total de demandas do período (denominador). - Informar os motivos para o não cumprimento do prazo. e) Outro(s) Indicador(es) - Campo de livre preenchimento, no qual a operadora poderá acrescentar outro(s) Indicador(es) que utiliza para avaliação de seus serviços. - Informar a ficha técnica, metodologia de cálculo e resultados do período.

6 Seção IV - Recomendações e/ou Melhorias - Campo aberto em que a operadora poderá propor recomendações, melhorias e correções para o aprimoramento do processo de trabalho da operadora. - Informar o status de implementação, de uma forma global, da maioria das recomendações e/ou melhorias propostas no período anterior, tais como: Implementadas, Em fase de implementação e Não Implementadas. Seção V - Avaliação do Atendimento da Ouvidoria - Informar se a unidade de Ouvidoria disponibiliza ferramenta para que o usuário avalie o atendimento recebido, após o seu contato com a Ouvidoria. - Caso afirmativo, informar o total de respondentes e como o atendimento foi avaliado. Seção VI - Estrutura da unidade de Ouvidoria - Informar o quantitativo de pessoas que compõem a unidade de Ouvidoria, incluindo o Ouvidor Envio Eletrônico do REA-OUVIDORIAS O envio eletrônico do REA-OUVIDORIAS será feito por meio do software livre - FormSUS -, serviço do DATASUS, que segue as diretrizes do governo federal. O FormSUS é um serviço para criação de formulários, desenvolvido para dar agilidade, estruturação e qualidade ao processo de coletar e disseminar dados pela Internet. Os formulários criados no FormSUS, sob a responsabilidade de outros órgãos ou instituições do SUS, ficarão residentes no ambiente de servidores do DATASUS. Assim, sistema, dados cadastrais, formulários e dados de formulários estão hospedados em ambiente do DATASUS. Armazenamento e segurança de dados no FormSUS As regras de armazenamento (backup, disponibilidade, etc) do FormSUS estão em acordo com as diretrizes e normas de segurança do DATASUS. O conteúdo de cada formulário e monitoramento de suas respostas são de responsabilidade do responsável técnico pela criação do formulário, ou de sua equipe gestora, no caso em questão, sob responsabilidade da Ouvidoria da ANS. Formulário REA-OUVIDORIAS O formulário REA-OUVIDORIAS deverá ser preenchido por todas as operadoras de planos privados de assistência à saúde com registro na ANS, em cumprimento à RN n 323/2013. O formulário eletrônico foi desenvolvido em linguagem de fácil compreensão e contendo os dados e informações que deverão ser apresentados anualmente à ANS. O link de acesso ao formulário será disponibilizado na página da Ouvidoria no sítio da ANS ( em área restrita às operadoras. Após o preenchimento e "gravação" do formulário será fornecido número de protocolo, link de acesso para possíveis alterações e atualizações, bem como opção para impressão. Os dados serão registrados automaticamente e visualizados pela Equipe da Ouvidoria para análise e monitoramento. O formulário ficará acessível às operadoras do primeiro dia útil do ano até o décimo quinto dia do mês de abril de cada ano. Preenchimento do formulário O formulário eletrônico possui quase todos os campos de preenchimento obrigatório. Caso a operadora não tenha ocorrência em algum campo obrigatório deverá preenchê-lo com o número zero (0). O formulário é composto por seis seções; portanto, para auxiliar no seu preenchimento há a possibilidade de impressão de todos os campos na primeira página (canto superior direito). A primeira página do formulário diz respeito à identificação da operadora, cujos campos são de preenchimento obrigatório. O campo Registro ANS possui controle de

7 informação única, ou seja, esse campo permitirá um único preenchimento para cada Registro ANS informado. Após essa página será fornecido o número de protocolo do formulário em uma janela pop-up. Alguns navegadores possuem a opção de bloqueio automático dessa janela - orienta-se sua habilitação para que o número do protocolo seja anotado, ou aguardar o final do preenchimento do formulário para obter novamente esse número, ou ainda, tê-lo registrado ao imprimir o formulário. Destaca-se que o número de protocolo é apresentado em todas as páginas de navegação do formulário, abaixo dos comandos "voltar", "avançar" e "interromper" ou "gravar". O formulário poderá ter seu preenchimento interrompido a qualquer tempo. A próxima página, após a interrupção, conterá mensagem de formulário recebido com sucesso e link de acesso para continuidade do preenchimento e alterações futuras. Todas as informações preenchidas, data e hora da criação do formulário, data e hora de atualização, que são referentes à interrupção, e cabeçalho contendo número de protocolo e opção de impressão, também são apresentados. A finalização completa do formulário ocorrerá com a "gravação" das informações na função "gravar". Mesmo após sua finalização é possível realizar atualizações e correções do formulário, por meio de link de alteração e inserção do número de protocolo, desde que realizadas até o décimo quinto dia de abril. Qualquer dúvida relacionada ao formulário eletrônico poderá ser dirimida por meio do link "clique aqui em caso de dúvidas relativas a este formulário" dentro desse ou endereço eletrônico reaouvidorias@ans. gov. br.

MANUAL DE PREENCHIMENTO FORMULÁRIO ELETRÔNICO REA OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS

MANUAL DE PREENCHIMENTO FORMULÁRIO ELETRÔNICO REA OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS MANUAL DE PREENCHIMENTO FORMULÁRIO ELETRÔNICO REA OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS Este Manual tem por objetivo orientar as operadoras de planos privados de assistência à saúde quanto ao preenchimento do formulário

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 2, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 Regulamenta o inciso VI e o 1º do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de

Leia mais

Regulamenta o inciso VI e o 1º do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de abril

Regulamenta o inciso VI e o 1º do art. 4º da Resolução Normativa - RN nº 323, de 3 de abril CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DO REA-OUVIDORIAS Seção I - Da Metodologia S ubseção I - Da Periodicidade Subseção II - Das Demonstrações Estatísticas Subseção III - Das

Leia mais

4) do responsável: Preferencialmente da Ouvidoria. Obs: esse será utilizado para contatos referentes a este formulário.

4)  do responsável: Preferencialmente da Ouvidoria. Obs: esse  será utilizado para contatos referentes a este formulário. Página 1 de 5 RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO - REA-OUVIDORIAS (2018) A Resolução Normativa n 323/2013 instituiu a criação de unidade de Ouvidoria pelas operadoras de planos privados de assistência à

Leia mais

REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias

REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias REA-OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS 1 Navegador de Internet Utilizar: Internet Explorer ou Google Chrome 2 1.1 Navegador de Internet Os navegadores de internet

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS

RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS REA-OUVIDORIAS 2017 (ANO BASE 2016) Ouvidoria ANS Julho / 2017 OBJETIVOS DO REA-OUVIDORIAS CADASTRO E ABRANGÊNCIA DE BENEFICIÁRIOS Operadoras

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO REA OUVIDORIAS (2016) 1) Ano dos dados informados: Identificação da Operadora

RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO REA OUVIDORIAS (2016) 1) Ano dos dados informados: Identificação da Operadora RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO REA OUVIDORIAS (2016) A Resolução Normativa n 323/2013 instituiu a criação de unidade de Ouvidoria pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde e a obrigatoriedade

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 305, DE 9 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 305, DE 9 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 de 7 24/10/2014 13:48 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 305, DE 9 DE OUTUBRO DE 2012 Esta Resolução estabelece o Padrão obrigatório para Troca de Informações na Saúde Suplementar - Padrão TISS dos dados de

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 343, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 343, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 343, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 Regulamenta a forma de processamento das demandas de reclamação; o procedimento de Notificação

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 323, DE 3 DE ABRIL DE 2013

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 323, DE 3 DE ABRIL DE 2013 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 323, DE 3 DE ABRIL DE 2013 Dispõe sobre a instituição de unidade organizacional específica de ouvidoria pelas operadoras de planos privados de assistência saúde. [Correlações]

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 Dispõe sobre as solicitações de substituição de entidade hospitalar e de redimensionamento de rede por redução, altera a Instrução Normativa da Diretoria

Leia mais

Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Ref.: MS/ANS/RESOLUÇÃO NORMATIVA-RN N.321 DE 21 DE MARÇO DE 2013.

Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Ref.: MS/ANS/RESOLUÇÃO NORMATIVA-RN N.321 DE 21 DE MARÇO DE 2013. CIRCULAR AHESP Nº 010/13 São Paulo, 05 de Abril de 2013. Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA Ref.: MS/ANS/RESOLUÇÃO NORMATIVA-RN N.321 DE 21 DE MARÇO DE 2013. Senhores Diretores: Segue abaixo íntegra da Resolução

Leia mais

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Substituição de Entidade Hospitalar ou de Redimensionamento de Rede por Redução Subseção

Leia mais

Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Ref.: MS/ANS/INSTRUÇÃO NORMATIVA-RN N.38, DE 24 DE MAIO DE 2012.

Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Ref.: MS/ANS/INSTRUÇÃO NORMATIVA-RN N.38, DE 24 DE MAIO DE 2012. CIRCULAR AHESP Nº 021/12 São Paulo, 29 de Maio de 2012. Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA Ref.: MS/ANS/INSTRUÇÃO NORMATIVA-RN N.38, DE 24 DE MAIO DE 2012. Senhores Diretores: Segue abaixo íntegra da Instrução

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 43, DE 5 DE JUNHO DE 2013

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 43, DE 5 DE JUNHO DE 2013 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 43, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Dispõe sobre as informações do Sistema de Registro de Planos de Saúde

Leia mais

Seção II - Da Solicitação de Exclusão de Beneficiários de Contrato Coletivo Empresarial

Seção II - Da Solicitação de Exclusão de Beneficiários de Contrato Coletivo Empresarial CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Cancelamento do Contrato do Plano de Saúde Individual ou Familiar Seção II - Da Solicitação

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 Dispõe sobre a solicitação de cancelamento do contrato do plano de saúde individual ou familiar, e de exclusão de beneficiário de contrato coletivo

Leia mais

DOU nº 10, Seção 1, de 15 de janeiro de 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU nº 10, Seção 1, de 15 de janeiro de 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU nº 10, Seção 1, de 15 de janeiro de 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 395, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Dispõe sobre as regras a serem observadas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 045, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 045, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 045, DE 03.10.2014 Altera a Instrução Normativa - IN nº 23, de 1º dezembro de 2009, da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO, que dispõe sobre os procedimentos

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA- RN Nº 413, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO NORMATIVA- RN Nº 413, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO NORMATIVA- RN Nº 413, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre a contratação eletrônica de planos privados de assistência à saúde. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar

Leia mais

DOU n 39, Seção 1, de 27 de fevereiro de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS

DOU n 39, Seção 1, de 27 de fevereiro de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS DOU n 39, Seção 1, de 27 de fevereiro de 2013. AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 42, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2013 Dispõe sobre o

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 51, DE 27 DE JANEIRO DE 2017, DA DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS Regulamenta os artigos 4º e 22 da Resolução Normativa RN nº 171, de 29 de abril de 2008, dispondo

Leia mais

OUVIDORIA DA ANS RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS REA-OUVIDORIAS ANO BASE: 2014

OUVIDORIA DA ANS RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS REA-OUVIDORIAS ANO BASE: 2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR ANS OUVIDORIA DA ANS RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS REA-OUVIDORIAS ANO BASE: 2014 1 MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA

Leia mais

ANEXO I ANEXO II ANEXO III RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 368, DE

ANEXO I ANEXO II ANEXO III RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 368, DE CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Do Direito de Acesso à Informação Das Beneficiárias aos Percentuais de Cirurgias Cesáreas e de Partos Normais

Leia mais

DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de 2009. AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 190, DE 30 DE ABRIL DE 2009 Alterada pela RN n 285, de 23/12/11, publicada

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR OUVIDORIA REA-OUVIDORIAS 2018 RELATÓRIO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS ANO BASE: 2017

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR OUVIDORIA REA-OUVIDORIAS 2018 RELATÓRIO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS ANO BASE: 2017 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR OUVIDORIA REA-OUVIDORIAS 2018 RELATÓRIO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS ANO BASE: 2017 Rio de Janeiro 2018 2018. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Esta obra é disponibilizada

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N 416, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o Monitoramento do Risco Assistencial sobre as operadoras de planos de assistência à saúde. [Índice][Correlações] A Diretoria Colegiada

Leia mais

ASSESSORIA DE REG E U G LAÇ A Ã Ç O Ã

ASSESSORIA DE REG E U G LAÇ A Ã Ç O Ã ASSESSORIA DE REGULAÇÃO Visão: Melhoria contínua Identificar e indicar processos que precisam de ajustes/melhorias. Pois, acreditamos que somente com a melhoria contínua, conseguiremos o equilíbrio entre

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 50, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016, DA DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS Regulamenta a Resolução Normativa - RN nº 417, de 22 de dezembro de 2016, para dispor, em especial,

Leia mais

Calendário Normativo - MARÇO 2018

Calendário Normativo - MARÇO 2018 Calendário Normativo - MARÇO 2018 1º de Março INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 054, DE 06.02.2018 Acrescenta o art. 7º-A na Instrução Normativa - IN nº 46, de3 de outubro de 2014, da Diretoria de Normas

Leia mais

Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED

Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED Luiz Gustavo Meira Homrich Ouvidor São Paulo, 18 de março de 2016. Roteiro Situação e avanços das Ouvidorias no Setor de Saúde Suplementar; Aspectos fundamentais

Leia mais

Parágrafo único - As definições de que trata o Art. 2º da Resolução Normativa nº 295, de 9 de maio de 2012, são aplicadas para fins desta IN.

Parágrafo único - As definições de que trata o Art. 2º da Resolução Normativa nº 295, de 9 de maio de 2012, são aplicadas para fins desta IN. INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIDES Nº 050, DE 25.09.2012 Dispõe sobre o formato XML (Extensible Markup Language) para a transmissão das informações para o Sistema de Informações de Beneficiários da Agência Nacional

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 51, DE 27 DE JANEIRO DE 2017

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 51, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 51, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 Regulamenta os artigos 4º e 22 da Resolução Normativa - RN nº

Leia mais

CAPÍTULO IV - DA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA REALIZADA PELA DIPRO. ANEXO I - Especificações de formatação dos arquivos a serem enviados pelas operadoras

CAPÍTULO IV - DA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA REALIZADA PELA DIPRO. ANEXO I - Especificações de formatação dos arquivos a serem enviados pelas operadoras CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO III - DO PROTOCOLO ELETRÔNICO CAPÍTULO IV - DA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA REALIZADA PELA DIPRO CAPÍTULO V -

Leia mais

Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED

Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED Alessandra Pereira Lobo Ouvidora-Substituta São Paulo, 9 de março de 2017. Roteiro Situação e avanços das Ouvidorias no Setor de Saúde Suplementar; Aspectos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA OUVIDORIA GERAL PLANO DE TRABALHO 2018 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 A OUVIDORIA... 3 CANAIS DE ACESSO... 3 LEGISLAÇÃO... 4 PROPOSTAS DE TRABALHO... 6 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Artigo 1º Esta resolução dispõe sobre a Administradora de Benefícios.

Artigo 1º Esta resolução dispõe sobre a Administradora de Benefícios. RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 196, DE 14 DE JULHO DE 2009. Dispõe sobre a Administradora de Benefícios. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, no uso das atribuições que lhes

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 267, DE 24 DE AGOSTO DE 2011

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 267, DE 24 DE AGOSTO DE 2011 Página 1 de 5 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 267, DE 24 DE AGOSTO DE 2011 Institui o Programa de Divulgação da Qualificação de Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar. [Índice] [Correlações] A Diretoria

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 267, DE 24 DE AGOSTO DE 2011

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 267, DE 24 DE AGOSTO DE 2011 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 267, DE 24 DE AGOSTO DE 2011 Institui o Programa de Divulgação da Qualificação de Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar. [Índice] [Correlações] A Diretoria Colegiada

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Seção I Do Ciclo de Fiscalização

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Seção I Do Ciclo de Fiscalização INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 13, DE 28 DE JULHO DE 2016, DA DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO Dispõe sobre os procedimentos a serem observados para o Ciclo de Fiscalização e para a Intervenção Fiscalizatória, previstos

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 365, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 365, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 365, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a substituição de prestadores de serviços de atenção à saúde não hospitalares. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde

Leia mais

MANUAL EMPRESARIAL BIOVIDA SAU DE

MANUAL EMPRESARIAL BIOVIDA SAU DE MANUAL EMPRESARIAL BIOVIDA SAU DE I ndice de Abertura Apresentação... Pág. 3 ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATO Orientações Gerais... Pág. 4 1. Movimentação Cadastral... Pág. 4 2. Reajuste/Pool de Risco Exclusivo

Leia mais

OFICINA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE. Marizélia Leão Moreira

OFICINA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE. Marizélia Leão Moreira Marizélia Leão Moreira Clique http://lattes.cnpq.br/9831051395746672 para editar o nome do autor Gerente da Gerência Executiva de Clique Padronização para editar e Interoperabilidade o cargo do autor Porto

Leia mais

Subseção II - Profissionais de Saúde que Atuem em Consultório Isolado

Subseção II - Profissionais de Saúde que Atuem em Consultório Isolado CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DA SUBSTITUIÇÃO DE PRESTADORES NÃO HOSPITALARES Seção I - Da Substituição Seção II - Dos Critérios de Equivalência Subseção I - Estabelecimentos

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 389, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a transparência das informações no âmbito da saúde suplementar, estabelece a obrigatoriedade da disponibilização do conteúdo mínimo

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 65, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2017

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 65, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2017 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 65, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2017 Dispõe sobre a comunicação eletrônica entre a Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

11ª REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS REGULATÓRIOS 22/05/2014

11ª REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS REGULATÓRIOS 22/05/2014 11ª REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS REGULATÓRIOS INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO CÂMARAS E GRUPOS TÉCNICOS - Câmara de Saúde Suplementar - CAMSS Representante: Dr. Geraldo Almeida Lima - Câmara Técnica sobre Qualificação

Leia mais

Altera a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 28, de 26 de junho de 2000 e a Resolução Normativa - RN nº 85, de 7 de dezembro de 2004.

Altera a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 28, de 26 de junho de 2000 e a Resolução Normativa - RN nº 85, de 7 de dezembro de 2004. RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 320, DE 06.03.2013 Altera a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 28, de 26 de junho de 2000 e a Resolução Normativa - RN nº 85, de 7 de dezembro de 2004. A DIRETORIA COLEGIADA

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 346, DE 2 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 346, DE 2 DE ABRIL DE 2014 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 346, DE 2 DE ABRIL DE 2014 Institui o Comitê de Incentivo às Boas Práticas entre Operadoras e Prestadores - COBOP no âmbito da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS A

Leia mais

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 441, DE 19.12.2018 Estabelece critérios

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 295, DE 9 DE MAIO DE 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 295, DE 9 DE MAIO DE 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 295, DE 9 DE MAIO DE 2012 [CORRELAÇÕES] Estabelece normas para a geração, transmissão e controle de dados cadastrais de beneficiários do Sistema de Informações de Beneficiários

Leia mais

ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS RN 412/16 CANCELAMENTOS DE PLANOS DE SAÚDE

ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS RN 412/16 CANCELAMENTOS DE PLANOS DE SAÚDE ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS RN 412/16 CANCELAMENTOS DE PLANOS DE SAÚDE Foi publicada no Diário Oficial da União - DOU de 11/11/16 a RN 412/16 que dispõe sobre a solicitação de cancelamento do contrato do

Leia mais

Carla de Figueiredo Soares Diretora Adjunta. Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos Agosto de 2011

Carla de Figueiredo Soares Diretora Adjunta. Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos Agosto de 2011 Carla de Figueiredo Soares Diretora Adjunta Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos Agosto de 2011 Eixo 1 Modelo de Financiamento do Setor; Eixo 2 Garantia de Qualidade e Acesso Assistencial; Eixo

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 421, DE 23 DE,MARÇO DE 2017

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 421, DE 23 DE,MARÇO DE 2017 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 421, DE 23 DE,MARÇO DE 2017 Altera a Resolução Normativa RN n.º 405, de 9 de maio de 2016, que dispõe sobre o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviço na Saúde Suplementar

Leia mais

Seção III - Do Sigilo e Manutenção dos Dados CAPÍTULO III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 360, DE

Seção III - Do Sigilo e Manutenção dos Dados CAPÍTULO III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 360, DE CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Do Cartão Nacional de Saúde Seçã o II - Da Identificação Padrão da Saúde Suplementar Seção III - Do Sigilo

Leia mais

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 Dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde - PRO EPS-SUS. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE,

Leia mais

DOU nº 235, Seção 1 de 04 de dezembro de 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU nº 235, Seção 1 de 04 de dezembro de 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU nº 235, Seção 1 de 04 de dezembro de 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 360, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 Alterada pela RN nº 376, de 28/04/15, publicada

Leia mais

ANEXO 14: NECESSIDADES DE CONHECER DO DEPARTAMENTO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS JUDICIAIS (DENOP)

ANEXO 14: NECESSIDADES DE CONHECER DO DEPARTAMENTO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS JUDICIAIS (DENOP) ANEXO 14: NECESSIDADES DE CONHECER DO DEPARTAMENTO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS JUDICIAIS (DENOP) 1. Referentes ao Planejamento Estratégico EIXO 3 - DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO Objetivo 10: Aprimoramento

Leia mais

Resolução Normativa RN n 395/2016

Resolução Normativa RN n 395/2016 Resolução Normativa RN n 395/2016 Rodrigo Aguiar Gerente Geral de Assessoramento da Diretoria de Fiscalização Rio de Janeiro, janeiro de 2016. O que apresentamos aqui? Resolução Normativa RN n 395/2015,

Leia mais

Regulamento. Ouvidoria. Janeiro de 2016

Regulamento. Ouvidoria. Janeiro de 2016 Regulamento da Ouvidoria Janeiro de 2016 EXPEDIENTE Presidente Antônio de Almeida Lago Filho Diretor de Ensino Médico Iure Kalinine Ferraz de Souza Diretora Vania Morato Diretor Administrativo e Financeiro

Leia mais

FACULDADE DE MÚSICA SOUZA LIMA REGULAMENTO DA OUVIDORIA TÍTULO I DA OUVIDORIA E SUAS FINALIDADES

FACULDADE DE MÚSICA SOUZA LIMA REGULAMENTO DA OUVIDORIA TÍTULO I DA OUVIDORIA E SUAS FINALIDADES FACULDADE DE MÚSICA SOUZA LIMA REGULAMENTO DA OUVIDORIA TÍTULO I DA OUVIDORIA E SUAS FINALIDADES Art. 1º. A Ouvidoria da FACULDADE DE MÚSICA SOUZA LIMA -FMSL - órgão interno vinculado à diretoria, representa

Leia mais

CAPÍTULO I DA DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

CAPÍTULO I DA DISPOSIÇÃO PRELIMINAR RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N 259, DE 17 DE JUNHO DE 2011 Dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários de plano privado de assistência à saúde e altera a Instrução Normativa IN nº 23, de 1º de

Leia mais

Procedimentos de Ouvidoria. Banco Morgan Stanley S.A. Morgan Stanley Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Procedimentos de Ouvidoria. Banco Morgan Stanley S.A. Morgan Stanley Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. Procedimentos de Ouvidoria Banco Morgan Stanley S.A. Morgan Stanley Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. Title Procedimentos de Ouvidoria Effective Date July 1st, 2018 Owner Approver Contact

Leia mais

PORTAL UNIMED. Resumo das resoluções normativas vinculadas ao portal

PORTAL UNIMED. Resumo das resoluções normativas vinculadas ao portal PORTAL UNIMED Resumo das resoluções normativas vinculadas ao portal Material elaborado pela Unimed Paraná em parceria com o Portal Unimed Versão 2 - Agosto/2017 RN 365 Substituição de Prestadores O que

Leia mais

Cartilha da Ouvidoria - POSTAL SAÚDE. Ouvidoria

Cartilha da Ouvidoria - POSTAL SAÚDE. Ouvidoria Ouvidoria 1 SUMÁRIO O QUE É A OUVIDORIA?... 05 POR QUE A OUVIDORIA FOI CRIADA?... 06 O QUE A OUVIDORIA FAZ?... 06 COMO AGE A OUVIDORIA DA POSTAL SAÚDE?... 07 COMO ATUA O OUVIDOR?... 07 QUEM PODE RECORRER

Leia mais

Curso de Capacitação de Analistas de Ouvidoria

Curso de Capacitação de Analistas de Ouvidoria Curso de Capacitação de Analistas de Ouvidoria Ênfase Saúde Suplementar Sistema Unimed Processo de Ouvidoria 27.03.2015 Sobre a CNU Central Nacional Unimed A CNU é a operadora nacional dos planos de saúde

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 047, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 047, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 047, DE 04.12.2014 Altera a Instrução Normativa - IN nº 13, de 21 de junho de 2006, da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO, que define os procedimentos

Leia mais

Ouvidoria FSLF 2010/2

Ouvidoria FSLF 2010/2 Ouvidoria FSLF 2010/2 A principal atribuição da Ouvidoria é receber, examinar e encaminhar às áreas competentes as manifestações do cidadão sobre o atendimento prestado pela FSLF e responder de modo simples

Leia mais

PADRÃO TISS. Oficina de Monitoramento do Envio de Dados. São Paulo- 15/10/ ª Reunião do COPISS - 13/08/2015 1

PADRÃO TISS. Oficina de Monitoramento do Envio de Dados. São Paulo- 15/10/ ª Reunião do COPISS - 13/08/2015 1 PADRÃO TISS Oficina de Monitoramento do Envio de Dados São Paulo- 15/10/2015 80ª Reunião do COPISS - 13/08/2015 1 Objeto Resolução Normativa nº 305 Estabelece o Padrão obrigatório de Troca de Informação

Leia mais

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 Estabelece o conjunto de dados e eventos referentes aos medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e do Programa Farmácia Popular

Leia mais

Operacionalização de Ouvidoria Recursos e Ferramentas de Apoio. Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Julho/2013

Operacionalização de Ouvidoria Recursos e Ferramentas de Apoio. Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Julho/2013 Operacionalização de Ouvidoria Recursos e Ferramentas de Apoio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Julho/2013 Canais de Entrada A Unimed Vitória possui como canais de

Leia mais

Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Ref.: MS/ANS/RESOLUÇÃO NORMATIVA-RN N.275, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2011

Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Ref.: MS/ANS/RESOLUÇÃO NORMATIVA-RN N.275, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2011 CIRCULAR AHESP Nº 069/11 São Paulo, 03 de Novembro de 2011 Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA Ref.: MS/ANS/RESOLUÇÃO NORMATIVA-RN N.275, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2011 Senhores Diretores: Segue abaixo íntegra da

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA - DIOPE/DIPRO Nº 007, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA - DIOPE/DIPRO Nº 007, DE Dispõe sobre o cadastramento, o monitoramento e os investimentos em programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças por parte das operadoras de planos privados de assistência à saúde,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO UNASP. Resolução CONSU DE 29/04/2013 REGULAMENTO OUVIDORIA UNASP

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO UNASP. Resolução CONSU DE 29/04/2013 REGULAMENTO OUVIDORIA UNASP CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO UNASP Resolução CONSU 2013-02 DE 29/04/2013 REGULAMENTO OUVIDORIA UNASP 2013 1 Texto Aprovado: 2 ÍNDICE TÍTULO I DO ÓRGÃO E SEUS FINS... 4 TÍTULO II DOS OBJETIVOS...

Leia mais

OUVIDORIA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

OUVIDORIA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS OUVIDORIA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A Ouvidoria do Conselho Federal de Enfermagem tem por objetivo colaborar para o aperfeiçoamento e

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB PROGRAMA DE OUVIDORIA VÁRZEA GRANDE - 2015 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

Seção III - Da Identificação dos Atos, Eventos e Procedimentos Assistenciais que Necessitem de Autorização da Operadora

Seção III - Da Identificação dos Atos, Eventos e Procedimentos Assistenciais que Necessitem de Autorização da Operadora CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DOS CONTRATOS ESCRITOS Seção I - Do Objeto, Natureza do Contrato e Descrição dos Serviços Contratados Seção II - Da Definição dos Valores

Leia mais

ATUALIZADA EM 12/12/2013

ATUALIZADA EM 12/12/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 30, DE 5 DE JULHO DE 2013 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Constituição Federal de 1988, Título VIII, Capítulo

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR RESOLUÇÃO-RDC Nº 5, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2000 (*) Aprova normas sobre os procedimentos administrativos para requerimento e concessão de registro

Leia mais

Ouvidoria FSLF 2011/1

Ouvidoria FSLF 2011/1 Ouvidoria FSLF 2011/1 A principal atribuição da Ouvidoria é receber, examinar e encaminhar às áreas competentes as manifestações do cidadão sobre o atendimento prestado pela FSLF e responder de modo simples

Leia mais

Cartão Nacional de Saúde no âmbito da Saúde Suplementar

Cartão Nacional de Saúde no âmbito da Saúde Suplementar Cartão Nacional de Saúde no âmbito da Saúde Suplementar GEPIN/GGISS/DIDES Rio das Ostras RJ julho/2012 Cartão Nacional de Saúde (CNS) O que é? Documento numerado para cadastro de usuários de serviços de

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 437, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 437, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 437, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018 Altera a Resolução Normativa - RN nº 254, de 05 de maio de 2011, que dispõe sobre a adaptação e migração para os contratos celebrados até 1º de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 2031 Prefeitura Municipal de publica: Decreto N.º 2.021, de 03 de setembro de 2018 - Institui os Modelos de Declaração Eletrônica de Serviços das Instituições Financeiras

Leia mais

PLANO DE SAÚDE/ODONTOLÓGICO ALIANÇA ADMINISTRADORA

PLANO DE SAÚDE/ODONTOLÓGICO ALIANÇA ADMINISTRADORA PLANO DE SAÚDE/ODONTOLÓGICO ALIANÇA ADMINISTRADORA 1 O que é? 1.1 Por meio de acordo de parceria firmado entre o Ministério da Educação e a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde LTDA., do qual

Leia mais

5. RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE

5. RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE 1 5. RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE O relacionamento do IFAP com a comunidade ocorre por meio do Serviço de Informações ao Cidadão, a Ouvidoria e a Carta de Serviços ao Usuário. Ainda são ausentes os indicadores

Leia mais

RN 343/13 Nova NIP. Oficinas de Capacitação - Operadoras. GGART Diretoria de Fiscalização DIFIS ANS Março/2014

RN 343/13 Nova NIP. Oficinas de Capacitação - Operadoras. GGART Diretoria de Fiscalização DIFIS ANS Março/2014 RN 343/13 Nova NIP Oficinas de Capacitação - Operadoras GGART Diretoria de Fiscalização DIFIS ANS Março/2014 NOVA NIP NOVA NIP Objetivo Redefinição do processo de trabalho da fiscalização, que passará

Leia mais

Agrupamento de Contratos RN 309/12. Divulgação de Informações aos Beneficiários

Agrupamento de Contratos RN 309/12. Divulgação de Informações aos Beneficiários Agrupamento de Contratos RN 309/12 Divulgação de Informações aos Beneficiários Divulgação do Reajuste RN 309/12 - Art. 8º A operadora deverá divulgar até o primeiro dia útil do mês de maio de cada ano,

Leia mais

RELATÓRIO DA ATUAÇÃO DA OUVIDORIA

RELATÓRIO DA ATUAÇÃO DA OUVIDORIA RELATÓRIO DA ATUAÇÃO DA OUVIDORIA NO MÊS DE JANEIRO DE 2019 APRESENTAÇÃO Este relatório apresenta o cenário da atuação da Ouvidoria no mês de janeiro de 2019. Tem como objetivo garantir a transparência

Leia mais

Novas regras da ANS obrigam planos de saúde a qualificar atendimento

Novas regras da ANS obrigam planos de saúde a qualificar atendimento A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou novas regras com o intuito de melhorar o atendimento prestado pelas operadoras de planos de saúde aos beneficiários nas solicitações de procedimentos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 430, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 430, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 430, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre as operações de compartilhamento da gestão de riscos envolvendo operadoras

Leia mais

Resultados Ouvidoria Unimed Fortaleza

Resultados Ouvidoria Unimed Fortaleza Resultados Ouvidoria Unimed Fortaleza Organograma Institucional Diretoria da Presidência Ouvidoria Auditoria Interna Superintendência de Planejamento e Gestão Empresarial Assessoria Jurídica Assessoria

Leia mais

Plano de Trabalho da Ouvidoria UFSJ (2017)

Plano de Trabalho da Ouvidoria UFSJ (2017) Plano de Trabalho da Ouvidoria UFSJ (2017) São João del-rei/mg 2017 1. APRESENTAÇÃO A Ouvidoria UFSJ é um espaço aberto para a comunidade, que recebe e responde manifestações relacionadas às atividades

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento da Ouvidoria da FAE Blumenau. Blumenau, 05 de julho de 2010.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento da Ouvidoria da FAE Blumenau. Blumenau, 05 de julho de 2010. RESOLUÇÃO CSA N. 08/2010 APROVA O REGULAMENTO DA OUVIDORIA DA FAE BLUMENAU. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 8, III, do Regimento e

Leia mais

Relatório Estatístico Semestral Janeiro a Junho de 2010

Relatório Estatístico Semestral Janeiro a Junho de 2010 Relatório Estatístico Semestral Janeiro a Junho de 2010 Relatório Estatístico Semestral Julho a Dezembro de 2010 A Ouvidoria da FDSM, cumprindo uma de suas mais importantes atribuições e no intuito

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 001.1/2009

ORDEM DE SERVIÇO Nº 001.1/2009 1 DIRETORIA DE SAÚDE GABINETE ORDEM DE SERVIÇO Nº 001.1/2009 Dispõe sobre a implantação da Auditoria Eletrônica de Contas. O DIRETOR DE SAÚDE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL,

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA AUDIÊNCIA PÚBLICA

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA AUDIÊNCIA PÚBLICA Discutir a situação da pediatria no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS e na Saúde Suplementar. Brasília, DF, 27 de maio

Leia mais