ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS"

Transcrição

1 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: Arte Bimestre: 1 Professor(a): Amauri Série: 9º ANO Turma: Durante esse bimestre realizamos atividades como: Resumos, atividades, tarefas, aulas práticas, debate. Grifamos trechos importantes dos textos. Isso com intuito de compreender a Arte como espelho que refleti na sociedade, nos tornando seres pensantes com características críticas. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, você terá uma importante ferramenta, você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Traga sua O.E para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 30/03/2017 9º Ano B 31/03/2017 9º Ano C 28/03/ Escreva sobre Arte Grega: 2- Como surgiu o Renascimento? 3- Aponte características do Renascimento: 4- Qual o conceito de estética? De onde veio esse conceito? 5- Como são criados Artes com características espontâneas? 6- Qual o conceito do Modernismo? 7- Explique o Cubismo: 8- Escreva sobre publicidade e suas partes:

2 Aluno(a): Nº ATIVIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: Ciências Orientação de estudo Professor(a): RAUL Série: 9º ANO Turma: Durante este bimestre estudamos, em química, sobre conceitos de fenômenos físicos e químicos, o que são substâncias, tipos de substâncias, misturas homogêneas e heterogêneas e separação de misturas. Em física, estudamos sobre as grandezas físicas e suas unidades de medida, as três (3) leis de Newton e suas aplicações no nosso cotidiano e a influência da pressão sob sólidos e líquidos. Exploramos também as aulas expositivas e correções coletivas, e você realizou tarefas e exercícios sobre estes assuntos. Lembrando que este é um momento importante na sua aprendizagem, aproveite para revisar os conteúdos, através da realização desta atividade, da leitura de sua apostila e de suas anotações no caderno. Responda com bastante atenção aos exercícios a seguir, com a finalidade de fortalecer o que já sabe e localizar as possíveis dúvidas que tenha ficado. Para auxiliá-lo nessa tarefa, tenha em mãos seu caderno, sua apostila e sua tabela periódica, leia atentamente as questões destacando os dados e lembre-se de revisar todas as questões. Escreva respostas completas justificando suas afirmações, caso não se recorde de algo, pesquise! Faça os exercícios em seu caderno, no espaço que for necessário. Bons estudos! Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 30/03/2017 9º Ano B 30/03/2017 9º Ano C 30/03/2017 QUÍMICA 1) Defina o que são fenômenos físicos e químicos, utilizando suas palavras, e de três exemplos de cada fenômeno. 2) Dentre as alternativas a seguir, quais possuem itens que podem ser classificadas com substância pura composta? a) CO 2, CO, He b) Li, N 2, Fe c) K 2O, CO 2, LiO d) Br 2, Co, Ag e) H 2O, CO, Co

3 3) Quais dos sistemas abaixo NÃO representa uma mistura heterogênea bifásica? a) Um copo de vidro transparente contendo água mineral b) Um copo de vidro colorido contendo água mineral c) Um copo de vidro transparente contendo água com pouco açúcar d) Um copo de vidro transparente contendo um refrigerante de limão e) Um copo de vidro colorido contendo água destilada 4) Analise os sistemas abaixo e indique quais representam uma mistura homogênea. 02. Água potável 04. Gasolina 08. Barra de ferro enferrujada 16. Água gaseificada 32. Sangue humano visto a olho nu 64. Sangue humano visto em um microscópio A somatória das alternativas corretas é igual a ( ) 5) De acordo com que foi trabalhado em nossa aula de laboratório sobre separação de misturas, analise a situação a seguir: Você é um(a) médico(a) em um país pobre que enfrenta uma grave crise de falta de água potável mas que possui uma reserva muito grande de água salgada. Indique uma forma simples de dessalinizar essa água e, se possível, como torna-la potável. FÍSICA 1) Preencha as lacunas do texto abaixo. Em uma academia, um(a) esportista, para se manter em forma, precisa realizar uma série de exercícios. A fim de tonificar os bíceps, é necessário fazer uma série de levantamentos de peso, a essa série de exercícios, podemos dizer que a força aplicada será uma grandeza. Depois de um tempo na academia, esse(a) esportista resolve fazer uma corrida leve percorrendo 12 Km em 1(uma) hora e vinte e sete(27) minutos, a esse espaço percorrido e ao tempo usado podemos dizer que são grandezas. 2) Um corredor de maratona costuma percorrer os metros da competição, em média, em duas(2) horas e dez(10) minutos e, nessa brincadeira, costuma perder algo em torno de ml de água corporal. Uma pessoa comum correndo por segundos, costuma perder por volta de 1,75 L de água corporal em 11,5 Km.

4 Tendo o texto acima como base, transforme a intensidade das grandezas escalares passando as unidades de medida da seguinte forma: - Quilômetro para metro e metro para centímetro. - Horas para minutos e segundos em minutos. - Litro para mililitro e metro cúbico, e mililitro para litro e metro cúbico. 3) Quais das alternativas a seguir representa um sistema inerte em movimento (Seja coerente ao pensar nessa questão)? a) Um planeta ao redor de sua estrela mãe b) Uma pessoa praticando yoga c) Um carro, dirigido por uma pessoa consciente, frente a um semáforo fechado d) Cristo redentor e) Uma pessoa fadigada acordando as 5h da manhã num sábado qualquer 4) Um corpo de massa equivalente a g submetido à gravidade da Terra de 10 m/s 2 terá um peso equivalente a quanto? Este mesmo corpo ocupa uma área de 0,45 m 2. Qual a pressão que ele aplica a nível do mar? Se este corpo é posto no fundo do mar (consideres densidade da água pura), cuja coluna de água chega a 60 metros, qual pressão será exercida nele? A alternativa que apresenta as respostas para as questões acima, respectivamente, é: a) 90 N, 200 Pa e Pa b) N, Pa e Pa c) 900 N, 2000 Pa e Pa d) N, Pa e Pa e) 90 N, Pa e 600 Pa 5) Um objeto de massa de 500 gramas, é deslocado com aceleração constante de 4,5 m/s 2 por uma superfície irregular e nele age uma força contrária equivalente 0,75 N. a) Calcule a força inicial aplicada a ele. b) Calcule a força resultante do deslocamento do objeto.

5 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: ED. FÍSICA Bimestre: 1 Professor(a): MARIANO Série: 9º ANO Turma: Durante este Bimestre realizamos algumas atividades sobre o Handebol e também sobre a organização de eventos esportivos, mas precisamente ossos, foram feitas as correções dos questionários e foram tiradas as dúvidas, tivemos também as aulas práticas de Handebol. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará em casa os exercícios a seguir, retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê las em classe no dia da correção. Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 31/03 9º Ano B 27/03 9º Ano C 27/03 Responda as Questões Abaixo. 1- O goleiro em uma partida de Handebol pode fazer gol? 2- Quando uma equipe tem direito a cobrar um escanteio (fundo bola)? 3- Elabore um torneio com 11 participantes? 4- Elabore um campeonato com 5 equipes?

6 Aluno (a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E TRABALHO Disciplina: FILOSOFIA Bimestre: 1 Professor (a): RICARDO Série: 9º ANO Turma: IMPORTANTE: 1. As Orientações de Estudo, nas disciplinas de Filosofia e Sociologia, possuem caráter de trabalho. Assim, faça os exercícios aqui propostos com o maior capricho e concentração possível. 2. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do período combinado. Obviamente, salvo os casos que apresentarem justificativa plausível na coordenação. 3. Faça todos os exercícios à caneta. Exercícios feitos com lápis não serão considerados válidos. 4. Na impossibilidade de impressão desse documento, faça em papel almaço ou em outro que mantenha o mínimo de capricho. Não há necessidade de confecção de capa mas é prudente que o trabalho contenha o cabeçalho com todas suas informações. Trabalhos realizados em folha de caderno e destacados no momento de entrega não serão aceitos. 5. Ao fim da correção da Orientação de Estudos, recomenda-se que o aluno compare as respostas esperadas com as suas e existindo qualquer dúvida, que procure o professor para que elas sejam eliminadas. Bom Estudo! Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 27/03/2017 9º Ano B 27/03/2017 9º Ano C 29/03/ Leia todo o texto para confecção do trabalho. René Descartes ( ), cujo nome latino era Cartesius (daí seu pensamento ser conhecido como "cartesiano"), é considerado o "pai da filosofia moderna". Dentre suas obras, o Discurso do método e Meditações Metafísicas expressam a tendência de preocupação com o problema do conhecimento. O ponto de partida é a busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida. Por isso, converte a dúvida em método. Começa duvidando de tudo, das afirmações do senso comum, dos argumentos da autoridade, do testemunho dos sentidos, das informações da consciência, das verdades deduzidas pelo raciocínio, da realidade do mundo exterior e da realidade de seu próprio corpo. Vejamos o que o próprio Descartes tem a nos falar sobre isso: Eu estudara um pouco, sendo mais jovem, entre as partes da filosofia, a lógica, e, entre as matemáticas, a análise dos geômetras e a álgebra, três artes ou ciências que pareciam dever contribuir com algo para o meu desígnio. Mas, examinando-as, notei que, quanto à lógica, os seus silogismos e a maior parte de seus outros preceitos servem mais para explicar a outrem as coisas que já se sabem, ou mesmo, como a arte de Lúlio, para falar, sem julgamento, daquelas que se ignoram, do que para aprendê-las. E embora ela contenha, com efeito, uma porção de preceitos muito verdadeiros e muito bons, há todavia tantos outros misturados de permeio que são ou nocivos, ou supérfluos, que é quase tão difícil separá-los quanto tirar uma Diana ou uma Minerva de um bloco de mármore que nem sequer está esboçado. Depois, com respeito à análise dos antigos e à álgebra dos modernos, além de se estenderem apenas a matérias muito abstratas, e de não parecerem de nenhum uso, a primeira permanece sempre tão adstrita à consideração das figuras, que não pode exercitar o entendimento sem fatigar muito a imaginação; e esteve-se de tal forma sujeito, na segunda, a certas regras e certas cifras, que se fez dela uma arte confusa e obscura que embaraça o espírito, em lugar de uma ciência que o cultiva. Por esta causa, pensei ser mister procurar algum outro método que, compreendendo as vantagens desses três, fosse isento de seus defeitos. E, como a multidão de leis fornece amiúde escusas aos vícios, de modo que um Estado é bem melhor dirigido quando, tendo embora muito poucas, são estritamente cumpridas; assim, em vez desse grande número de preceitos de que se compõe a lógica, julguei que me bastariam os quatro seguintes, desde que tomasse a firme e constante resolução de não deixar uma só vez de observá-los. (Descartes, Discurso do método, Col. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural,1973, p. 41)

7 a) Ao ler o texto acima, nos parece que o autor nos mostraria quais são as etapas de seu método. Assim, enumere as etapas do método cartesiano, explicando-as. 2 Leia o texto abaixo para responder as questões. Não sei se devo falar-vos das primeiras meditações que aí realizei; pois são tão metafísicas e tão pouco comuns, que não serão, talvez, do gosto de todo mundo. E, todavia, a fim de que se possa julgar se os fundamentos que escolhi são bastante firmes, vejo-me, de alguma forma, compelido a falar-vos delas. De há muito observara que, quanto aos costumes, é necessário às vezes seguir opiniões, que sabemos serem muito incertas, tal como se fossem indubitáveis, como já foi dito acima; mas, por desejar então ocupar-me somente com a pesquisa da verdade, pensei que era necessário agir exatamente ao contrário, e rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida, a fim de ver se, após isso, não restaria algo em meu crédito, que fosse inteiramente indubitável. Assim, porque os nossos sentidos nos enganam às vezes, quis supor que não havia coisa alguma que fosse tal como eles nos fazem imaginar. E, porque há homens que se equivocam ao raciocinar, mesmo no tocante às mais simples matérias de geometria, e cometem aí paralogismos, rejeitei como falsas, julgando que estava sujeito a falhar como qualquer outro, todas as razões que eu tomara até então por demonstrações. E enfim, considerando que todos os mesmos, pensamentos que temos quando despertos nos podem também ocorrer quando dormimos, sem que haja nenhum, nesse caso, que seja verdadeiro, resolvi fazer de conta que todas as coisas que até então haviam entrado no meu espírito não eram mais verdadeiras que as ilusões de meus sonhos. Mas, logo em seguida, adverti que, enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de a abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da filosofia que procurava. (Descartes, Discurso do método, Col. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural,1973, p. 54) a) À partir da leitura do texto acima, explique porque Descartes elege a dúvida como método e como ele chega à intuição da primeira ideia indubitável, ou seja, aquela que não pode ser posta em dúvida, é incontestável.

8 ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: Geografia Bimestre: 1º Professor(a): Victor Série: 9 Ano Turma: Aluno(a): Nº NOTA Neste primeiro bimestre, realizamos em sala e em casa, várias atividades sobre: O mundo subdesenvolvido América Latina América Central Países ístmicos e insulares Cuba América do Sul Guianas e Venezuela Países andinos Cone sul Conforme vimos, serão usados durante toda nossa vida. Este é mais um momento importante para a internalização de sua aprendizagem, realize em casa os exercícios a seguir, para tal, revise em seu material de estudos o conteúdo estudado neste bimestre. Anote suas dúvidas para saná-las na hora da correção desta atividade. Traga sua Orientação conforme data abaixo: 9 Ano A 28/03 9 Ano B 27/03 1) Qual fator histórico caracteriza os países subdesenvolvidos (industrializados e não-industrializados)? Atualmente, qual o papel desse grupo de países na Divisão Internacional do Trabalho? 2) Quais os principais problemas econômicos, sociais e políticos dos países subdesenvolvidos? 3) Todos os países da América passaram pelo processo de colonização. Os EUA e o Canadá, são os únicos países desenvolvidos do continente. Explique a diferença dos processos de colonização desses dois países em relação aos demais.

9 4) Cite alguns países do continente americano, de acordo com sua localização. América do Norte = América Central = América do Sul = 5) Além da divisão do continente americano de acordo com sua localização geográfica (Norte, Sul e Central), existem outras possibilidades de divisão do continente, que levam em conta outros fatores. Quais são essas divisões? Explique. 6) Faça uma breve caracterização dos quadros natural, econômico e populacional da América Central. 7) Quais as semelhanças de Cuba do século XVIII e XIX com o Brasil durante a colonização? 8) Quais as característica do governo cubano de Fulgêncio Batista? 9) Quais as mudanças implantadas por Fidel Castro, ao tomar o poder de Cuba? 10) Quais as medidas tomadas pelos EUA em relação ao novo governo de Castro? 11) O período em que Cuba permanece parceira da União Soviética é favorável aos cubanos? 12) Com a troca de governo entre os irmãos Castro (sai Fidel e entra Raul), ocorreram mudanças no país? Quais? 13) Faça uma breve caracterização do quadro físico da América do Sul. 14) Faça um breve resumo sobre a América Andina. 15) Faça um breve resumo sobre a América Platina. 16) Como podemos definir o que é a integração latino-americana?

10 Aluno (a): Nº ATIVIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: HISTÓRIA Orientação de estudo Professor (a): THIAGO Série: 9º ANO Turma: Olá, Durante esse bimestre realizamos diversas atividades concernentes a História, propostas na apostila. Interpretamos textos, fizemos debates, resolvemos exercícios, trouxemos para o presente os fatos históricos, para saber seus reflexos em nossa sociedade, entre tantas outras questões que foram propostas por vocês, alunos, quanto aquelas propostas em nosso conteúdo programático. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Você levará a sua apostila de História para consultá-la, caso necessite. Lembre-se de que o material de História deve estar em sua mochila, caso precisem os dele em classe. Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 29/03/2017 9º Ano B 30/03/2017 9º Ano C 27/03/2017 Bom trabalho!!! Questão 01) Cite algumas características de Constituição de Questão 02) O que foi a Revolta da Vacina? Questão 03) Explique os movimentos sociais ocorridos nos primeiros anos do Brasil República. Questão 04) Explique o que era o Convênio de Taubaté. Questão 05) O que era a política do café com leite? Questão 06) Cite um dos fatores para eclosão da Primeira Guerra Mundial. Questão 07) O que foi o Tratado de Versalhes (1919)? Questão 08) Explique a diferença entre Mencheviques e Bolcheviques. Questão 09) O que ocorreu depois da morte de Lenin? Questão 10) O que foi a Revolução de 1930?

11 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: INGLÊS Bimestre: 1º Professor: EDUARDO RODRIGUES Série: 9º Ano Turma: Durante o 1º Bimestre, estudamos o Present Perfect, as diferenças existentes entre o Simple Past e o Present Perfect, os usos de make e do, os verbos irregulares e alguns textos sobre os mais diversos assuntos. Tudo isso por meio de atividades, tarefas, aulas expositivas e trabalhos. A fim de aprendemos as técnicas adequadas de interpretação de texto e de resolução dos exercícios para aquisição de vocabulário trabalhamos com a correção coletiva das aulas. Este é mais um momento importante na sua aprendizagem. É fundamental retomar todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que já sabe e localizar as possíveis dúvidas antes da Prova Bimestral. Traga sua Orientação de Estudos na data que consta no cabeçalho acima para esclarecer suas dúvidas na correção coletiva. Lembre-se de todas as atividades que realizamos em sala de aula e, se necessário, consulte sua apostila ou faça uso de um bom dicionário. Bom trabalho! Professor Eduardo Rodrigues Traga sua O.E para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 30/03/2017 9º Ano B 28/03/ Complete as frases adequadamente com make ou do : A. Please, your bed, the dishes, coffee, but don t any noise, ok? B. Go to the library and a research on the American presidents. C. Let s a deal. When we see a falling star, both of us will a wish. D. It s wonderful to business with you. me a favor and call me tomorrow. E. I can t without meat. F. I think forty copies will. After all, we only have 35 students. G. President Dilma will a speech. H. We should hurry and the arrangements for the wedding. I. Let s believe we re super heroes and let s sure the world is safe. J. Please me a cake for my birthday. I ll blow out the candles and a wish. 2. Passe as seguintes frases para as formas negativa e interrogativa. A. We went to New York. INT: NEG:

12 B. Jack has gone home. INT: NEG: C. Sheila has bought a car. INT: NEG: D. Jane has bought a house. INT: NEG: 3. Complete as frases com a forma verbal adequada (Simple Past ou Present Perfect): A. She (to drive) to New York yesterday. B. Sheila (to live) in China for five years now. C. My friend and I (to play) soccer last weekend. D. Jack already (to begin) to study for the exam. E. We never (to drink) champagne. F. you ever (to sing) in a karaoke bar? G. Jane just (leave) the office. H. Lucy a new car last week. (to buy) I. Michael never (to grow) any pansies in his garden. J. Bobby always (to play) the guitar in his own band. 4. Reescreva as seguintes frases substituindo a palavra sublinhada por outra que também faça sentido. A. I have never drunk whiskey. B. I have always lived in Paris. C. I have never smoked a cigarette. D. I have already talked to my mother. E. I have just read that book.

13 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: Matemática Bimestre: 1 Professor (a): Leandro Série: 9º Ano Turma: Caro aluno, iniciamos o ano letivo comparando os números naturais, diferenciando de inteiros, racionais e irracionais. Prosseguimos sistematizando os conjuntos numéricos. Descobrimos notação científica, aplicamos teoremas de Pitágoras e, decompomos os radicais, perímetro e área de figuras geométricas. Ufa! Agora em mãos, você colocará em prática o que em sala concluiu, através de atividades, trabalhos e aula expositiva. Faça com atenção! Revise suas atividades, pesquise e leia seus registros na apostila e caderno. O importante é não deixar de concluir. Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 31/03/2017 9º Ano B 31/03/2017 9º Ano C 31/03/2017 1) O Teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da Matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Vale lembrar que o triângulo retângulo pode ser identificado pela existência de um ângulo reto, isto é, medindo 90º. O triângulo retângulo é formado por dois catetos e a hipotenusa, que constitui o maior segmento do triângulo e é localizada oposta ao ângulo reto. Observe: Catetos: a e b Hipotenusa: c Calcule o valor do segmento desconhecido no triângulo retângulo a seguir.

14 2) O conjunto dos números reais (R) é formado pela união (U) de outros quatro conjuntos numéricos: naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q) e irracionais (I). Você já viu que podemos decompor : Decomponha os radicais: a) 18 b) 32 c) 50 d) 27 Adição dos radicais = = 3) O diâmetro de um átomo de hidrogênio mede 0, cm. Escreva esse número em notação científica. 4) Escreva o produto notável que representa a área do desenho da figura hachurada e desenvolva esse produto.

15 5) Determine o perímetro do retângulo ABCD, sendo a med e a med 6) Represente na reta real o subconjunto: Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um, que você realizou com muita facilidade.

16 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: Português Bimestre: 1º Professora: Hilda Sobrinho Série: 9º Ano Turma: Durante esse 1º Bimestre, desenvolvemos aulas, tarefas, exercícios, atividade oral e escrita dando continuidade ao estudo dos textos dissertativos e revisão das orações subordinadas adverbiais. Tudo isso por meio de atividades, tarefas, aulas expositivas. A fim de aprendermos as técnicas adequadas de interpretação de texto e de resolução dos exercícios para aquisição de vocabulário, trabalhamos com a correção coletiva das aulas. Este é mais um momento importante na sua aprendizagem. É fundamental retomar todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que já sabe e localizar as possíveis dúvidas antes da Prova Bimestral. Traga sua Orientação de Estudos na data que consta no cabeçalho acima para esclarecer suas dúvidas na correção coletiva. Lembre-se de todas as atividades que realizamos em sala de aula e, se necessário, consulte sua apostila. Traga sua OE para Correção Coletiva dia: Bom trabalho! Professora: Hilda Sobrinho 9º Ano A 31/03/2017 9º Ano B 30/03/2017 9º Ano C 30/03/ A opção em que a oração subordinada pode ser considerada adverbial condicional é: a) Desde que o vi, me apaixonei. b) Desde que tenho muito trabalho hoje, não poderei sair. c) Permanecerei aqui, desde que você permaneça. d) Diga-me se a proposta lhe interessa. e) Falou sem que nos convencesse. 02. As orações subordinadas adverbiais assinaladas estão classificadas. Assinale a alternativa cuja classificação esteja errada: a) Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande. (oração subordinada adverbial concessiva) b) Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados. (oração subordinada adverbial consecutiva). c) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (Oração subordinada adverbial concessiva) d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (Oração subordinada adverbial comparativa) e) Se tudo correr bem, levar-te-ei à Europa. (oração subordinada adverbial condicional) 03. No período: Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados., a segunda oração é: a) subordinada adverbial causal b) subordinada adverbial consecutiva c) subordinada adverbial concessiva d) subordinada adverbial comparativa e) subordinada adverbial subjetiva

17 04. Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva: a) Diz-se que você não estuda.. b) Falam que você não estuda. c) Fala-se tanto que você não estuda. d) Comeu tanto que ficou doente e) Quando saíres, irei contigo. 05. Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal? a. Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas. b. Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado. c. Já que possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche. d. O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número. e. Realizou os exercícios de acordo com as instruções. 06. No período E quanto mais andava mais tinha vontade, ocorre ideia de proporção. Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre: a. quanto mais leio este autor menos o entendo; b. choveu tanto, que não pudemos sair; c. à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior; d. quanto menos vontade, mais negligência; e. quanto mais se lê, mais se aprende. 07. Em: O moço ficou tão emocionado que chorou, a segunda oração é subordinada adverbial a) comparativa; b) proporcional; c) consecutiva; d) causal; e) temporal. 08. Em: Ele planejou tudo segundo combinamos, a segunda oração é uma subordinada adverbial: a. final b. concessiva c. condicional d. conformativa e. temporal 09. A oração destacada no período: mesmo que eu juntasse, um por um, os cacos todos, nunca mais o espelho seria como antes. (Lygia Fagundes Telles) expressa um aspecto: a. temporal b. concessivo c. causal d. conformativo e. condicional 10. Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação da oração adverbial, destacada no período abaixo: Era tão pequena a cidade, que um grito ou gargalhada forte a atravessava de ponta a ponta. a) Subordinada adverbial causal b) Subordinada adverbial final c) Subordinada adverbial temporal d) Subordinada adverbial consecutiva e) Subordinada adverbial conformativa

EXERCÍCIOS 2 ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

EXERCÍCIOS 2 ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS EXERCÍCIOS 2 ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS 1- Classifique as Orações Subordinadas Adverbiais em destaque abaixo: a) À medida que crescia, mais bobo ficava. b) Choveu tanto que ficamos assustados. c)

Leia mais

ALUNO(a): NOTA: 02. Reescreva as frases a seguir, estabelecendo entre as orações a relação de significado indicada entre parênteses:

ALUNO(a): NOTA: 02. Reescreva as frases a seguir, estabelecendo entre as orações a relação de significado indicada entre parênteses: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): Valor: 4,0 NOTA: No Anhanguera você é + Enem P2-4 BIMESTRE 01. Empregando o processo subordinativo, forme dois períodos

Leia mais

Durante esse bimestre realizamos atividades como: Resumos, atividades, tarefas, aulas práticas, debate. Grifamos trechos importantes dos textos.

Durante esse bimestre realizamos atividades como: Resumos, atividades, tarefas, aulas práticas, debate. Grifamos trechos importantes dos textos. Aluno (a): Nº ATIVIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: ARTE Orientação de estudo Data: Professor (a): AMAURI Série: 9º ANO Turma: Durante esse bimestre realizamos atividades como: Resumos, atividades,

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: Arte Bimestre: 1 Data: Professor(a): Amauri Série: 9º ANO Turma: Durante esse bimestre realizamos atividades como: Resumos, atividades, tarefas, aulas práticas,

Leia mais

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite Descartes filósofo e matemático francês 1596-1650 Representante do racionalismo moderno Razão como principal fonte de conhecimento verdadeiro logicamente necessário universalmente válido Inspiração: modelo

Leia mais

Durante esse bimestre realizamos atividades como: Resumos, atividades, tarefas, aulas práticas, debate. Grifamos trechos importantes dos textos.

Durante esse bimestre realizamos atividades como: Resumos, atividades, tarefas, aulas práticas, debate. Grifamos trechos importantes dos textos. Aluno (a): Nº ATIVIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: ARTE Orientação de estudo Data: Professor (a): AMAURI Série: 9º ANO Turma: Durante esse bimestre realizamos atividades como: Resumos, atividades,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2016 9º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL II. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2016 9º ANO 9º FÁBIO NICOLA ENSINO FUNDAMENTAL II (FÍSICA/ QUÍMICA) CIÊNCIAS 1 o Bimestre Física - Grandeza escalar e vetorial - As leis de Newton - Velocidade escalar média - Aceleração escalar média Química - Substâncias

Leia mais

9º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS

9º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS PG ROTEIRO DE ESTUDOS PG - GEOGRAFIA 1º BIMESTRE / 2017 Capítulo 4: páginas 57 a 66 (Fatores naturais, históricos e econômicos que fizeram os Estados Unidos na atualidade, belts agrícolas e características

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 8º ANO BÁSICO Name: Nº Class

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 8º ANO BÁSICO Name: Nº Class ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 8º ANO BÁSICO Name: Nº Class Date: / / Teacher: Mark: ( ) Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2016 Professores: Décio e Leandro Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

Conteúdos a serem exigidos na Prova de OAA Ano 2011

Conteúdos a serem exigidos na Prova de OAA Ano 2011 Disciplina: GEOGRAFIA Série: 8ª. Série 81-82 e 83 Professor(a): Rita de Cássia Fraga Cardoso Mudanças Climáticas e Aquecimento Global. Transformações no espaço geográfico: Ártico e África. Aquecimento

Leia mais

NONO ANO semestral II

NONO ANO semestral II NONO ANO semestral II DISCIPLINA CONTEÚDO PÁGINAS LÍNGUA PORTUGUESA Professora Cristina Estrutura e Formação Das Palavras Concordância Nominal Concordância Verbal Regência Verbal Regência Nominal Crase

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II. HORÁRIO E CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2018 9º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL II. HORÁRIO E CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2018 9º ANO CIÊNCIAS FÍSICA 9º MARCELO Cinemática: Espaço percorrido e deslocamento. Repouso ou Movimento. Referencial Velocidade média e suas unidades de medidas. Aceleração escalar média Leis de Newton: 1 o Lei:

Leia mais

2016 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 1ª PARCIAL /1ª Etapa

2016 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 1ª PARCIAL /1ª Etapa Disciplina Data Série Conteúdo Matemática Português 09/06 6ºC 10/06 6ºA Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação com números decimais. 6ºB Resolução de problemas. Resolução de expressões

Leia mais

1 - O texto afirma que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque

1 - O texto afirma que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque Química da Digestão Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia. Como não podemos tirar energia da luz do sol para viver, como os vegetais, essa energia usada pelo nosso organismo vem das reações

Leia mais

1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que:

1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA Nome: Nº 6º ano Data: / 12 / 2018 Professores: Décio, Leandro e Regis Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo

Leia mais

3º Bimestre Nº.de Questões Valor da Prova

3º Bimestre Nº.de Questões Valor da Prova Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Sargento Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2016 3º Bimestre Nº.de Questões Valor da Prova Série 2º Turma (s) Turno Nota da Prova VESP. Disciplina: Inglês Professora:

Leia mais

1- Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo: a) O tambor soa porque é oco. b) A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro.

1- Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo: a) O tambor soa porque é oco. b) A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro. 1- Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo: a) O tambor soa porque é oco. b) A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro. c) Admirava-o muito, embora não o conhecesse pessoalmente.

Leia mais

Matemática. ProfªRegiane Cruz.

Matemática. ProfªRegiane Cruz. Matemática ProfªRegiane Cruz regianeapcruz@yahoo.com.br Tópicos importantes: Interpretação Regra de Três Simples Porcentagem Perímetro Área Teorema de Pitágoras Trigonometria https://agrcanelas.edu.pt/blogs/expressojovem/2018/02/05/piadas-de-mat/

Leia mais

Roteiro de Estudos 8º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016

Roteiro de Estudos 8º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 Roteiro de Estudos 8º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 NOME: TURNO: 1ª ETAPA/2016 Caro(a) estudante, Você está recebendo o roteiro de estudos para as Avaliações da 1ª etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros,

Leia mais

Comunicado Nº 034/2016 Curitiba, 27 de abril de º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Comunicado Nº 034/2016 Curitiba, 27 de abril de º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO ADVENTISTA PORTÃO EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Frei Gaspar da Madre de Deus, 707 Portão CEP 81070-090 Curitiba/PR Fone: (41) 3051-8680 e-mail: cap.acp@adventistas.org.br site:

Leia mais

COLÉGIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO CARMO

COLÉGIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO CARMO S DA RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE - 6 ANO SS História do surgimento dos números naturais; Sistemas de numeração: egípcio, romano e decimal indo-arábico; Conjuntos dos números naturais, sequência

Leia mais

CONTEÚDOS DA AVALIAÇÃO II - 1º TRIMESTRE - 6 ANO TB CONTEÚDO

CONTEÚDOS DA AVALIAÇÃO II - 1º TRIMESTRE - 6 ANO TB CONTEÚDO S DA AVALIAÇÃO II - 1º TRIMESTRE - 6 ANO TB -Interpretação textual de um verbete; -Substantivos; -Adjetivos; -Locuções Adjetivas. e 02 - Formas geométricas planas e espaciais, poliedros, corpos redondos,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS 1º TRIMESTRE 6º NS

CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS 1º TRIMESTRE 6º NS S PARA RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS 1º TRIMESTRE 6º NS História do surgimento dos números naturais, sistema de numeração (egípcio, romano e indo-arábico), dentro do sistema de numeração decimal indo-arábico

Leia mais

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PROVA FINAL 9º ano / Oração coordenada sindética (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva,

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PROVA FINAL 9º ano / Oração coordenada sindética (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva, LÍNGUA PORTUGUESA Oração coordenada sindética (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva, explicativa). Oração subordinada substantiva (objetiva direta, objetiva indireta, subjetiva, predicativa, apositiva,

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 7º PROFESSORA: MÁRCIA SANTI ALUNO(A): Nº: TURMA: ABCDE I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos de recuperação

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA Nome: Nº 7º ano Data: / / Professores: Nota: (Valor,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos.

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2017-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL CLASSE: Atividade de acolhimento com paradidáticos infantis / ORAÇÃO DO DIA: Pai Nosso / CANÇÃO DO DIA: O amor de frases / INGLÊS: Praticando sua

Leia mais

Present Perfect Present Perfect Continuous Past Perfect Past Perfect Continuous. 3º ano Atenas Tânia Castro English Teacher

Present Perfect Present Perfect Continuous Past Perfect Past Perfect Continuous. 3º ano Atenas Tânia Castro English Teacher Present Perfect Present Perfect Continuous Past Perfect Past Perfect Continuous 3º ano Atenas - 2018 Tânia Castro English Teacher The problem is that we think we have time Buda Present Perfect O Present

Leia mais

Nome: Nº: 5ºAno/Série: TRABALHO BIMESTRAL Bimestre: 3º Data:

Nome: Nº: 5ºAno/Série: TRABALHO BIMESTRAL Bimestre: 3º Data: Nome: Nº: 5ºAno/Série: Disciplina: Ciências Professor: Andreza Alves Pinheiro TRABALHO BIMESTRAL Bimestre: 3º Data: Querido aluno, este trabalho de Ciências foi elaborado com o conteúdo da nossa apostila.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO. Introdução Potenciação. Radiciação

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO. Introdução Potenciação. Radiciação ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / 2017. Professor(a): Cauê / Yuri / Marcello / Diego / Rafael Os conteúdos essenciais do semestre. ÁLGEBRA: Capítulo

Leia mais

Roteiro de Estudos 9º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016

Roteiro de Estudos 9º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 Roteiro de Estudos 9º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 NOME: TURMA: (1) (2) TURNO: (M) (T) Caro(a) estudante, Você está recebendo o roteiro de estudos para as Avaliações da 1ª etapa (AC1 e AC3). Estude

Leia mais

Aula 10 Present Perfect Simple

Aula 10 Present Perfect Simple Present Perfect Simple Os Perfect Tenses são formados com o presente simples do verbo to have (have / has), que, neste caso, funciona como verbo auxiliar, seguido do particípio passado do verbo principal.

Leia mais

Língua Estrangeira Inglês 3º Ano. Present Perfect Just Ever Already Never Yet Since For

Língua Estrangeira Inglês 3º Ano. Present Perfect Just Ever Already Never Yet Since For Língua Estrangeira Inglês 3º Ano Present Perfect Just Ever Already Never Yet Since For - FORMA NEGATIVA: A Forma Negativa do Present Perfect forma-se acrescentando not ao verbo auxiliar have/has: They

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - GEOMETRIA Nome: Nº 9ºAno Data: / / Professores: Diego Leandro, Diego Silva e Yuri 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral do Colégio

Leia mais

Recuperação Final Inglês 1ª série do EM

Recuperação Final Inglês 1ª série do EM COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Inglês 1ª série do EM Aluno: Série: 1ª série Turma: Data: 15 de dezembro de 2016 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. LEIA

Leia mais

Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1. Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2

Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1. Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2 Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1 Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2 RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE A AVALIAÇÃO (PORTFÓLIO) Caro aluno, Nesta semana, a sua avaliação

Leia mais

9º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1

9º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1 9º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1 GRAMÁTICA 9 A-C Entrar no site : https://super.abril.com.br/blog/superlistas/9-bichos-com-caras-bizarras/ Responder as seguintes questões: 1- Qual é o tema do texto? 2- Identifique

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 9º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 9º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 9º ANO Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa Matemática Orações Subordinadas Substantivas (1ºbim); Pronomes relativos:

Leia mais

I HAVE DONE ( Present Perfect ) or I DID ( Past Simple ).

I HAVE DONE ( Present Perfect ) or I DID ( Past Simple ). I HAVE DONE ( Present Perfect ) or I DID ( Past Simple ). O tempo verbal Inglês Present Perfect refere-se a algo iniciado no passado e que continua até hoje, tendo portanto um tempo indefinido. Veja só:

Leia mais

CONTEÚDOS DA 1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM* 1ª UNIDADE (2015) - 6º ANO A/B/C

CONTEÚDOS DA 1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM* 1ª UNIDADE (2015) - 6º ANO A/B/C PORTUGUÊS 1ª UNIDADE (2015) - 6º ANO A/B/C Interpretação Textual págs. 14 à 20 e 34 à 37 Linguagem ação e interação-págs 24 à 27 As variedades linguísticas págs. 41 à 48 REDAÇÃO O conto maravilhoso Narrador

Leia mais

Caderno 4 A conjunção / Frase, oração e período págs. 17 a 29

Caderno 4 A conjunção / Frase, oração e período págs. 17 a 29 6ºA e B FUNDAMENTAL II CONTEÚDO EXAMES FINAIS 3º TRIMESTRE MATÉRIA CONTÉUDO PORTUGUÊS Caderno 1 Acento de intensidade págs. 15 a 24 Narrativa ficcional: autor, narrador e personagem págs. 32 e 33 Substantivo

Leia mais

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA CIÊNCIAS Unidade 01-Missão Artística Francesa Unidade 03 - O Romantismo nas artes até a pág. 21 OPERAÇÕES COM MONÔMIOS GRAU DE POLINÔMIOS / OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 Todas as riquezas das coisas e do mundo não valem um bom amigo.

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1 º semestre 6 ANO. CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO - 1 º semestre 7 ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1 º semestre 6 ANO. CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO - 1 º semestre 7 ANO S DE RECUPERAÇÃO 1 º semestre 6 ANO MATEMÁTICA DESENHO GEOMÉTRICO - Módulos 12- Giros e ângulos - Módulo 14 - Retas paralelas e retas perpendiculares - Módulo 15- Números racionais em diferentes contextos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 3º bimestre 3º BIMESTRE 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação

Leia mais

6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA

6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA 6º ANO ARGENTINA 1º Horário: Matemática Conteúdo: Números naturais Atividade: Correção da tarefa e explicação do conteúdo (conjuntos dos números naturais) Tarefa: Págs 77 e 78 2º Horário: História Conteúdo:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA Nome: Nº 9º ano Data: / / 2018 Nota: (Valor 2,0) Professores: Cauê / Marcello / Milena 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO C FUND. II DISCIPLINAS. 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO C FUND. II DISCIPLINAS. 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO C FUND. II DATA DISCIPLINAS 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA 12/04 terça-feira MATEMÁTICA 13/04 quarta-feira PORTUGUÊS 14/04 quinta-feira

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class Date: / / Teacher: Nota: (valor: 1,0) INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não

Leia mais

AULAS 17 e 18 REPORTED SPEECH

AULAS 17 e 18 REPORTED SPEECH AULAS 17 e 18 REPORTED SPEECH Reported Speech é à repetição de algo que foi dito por alguém; algo que foi relatado a outra(s) pessoa(s) com nossas próprias palavras. He said, I study hard." (direct speech)

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO - 2017 Name: Nº Class Date: / / Teacher: Nota: (valor: 2,0) - 1 st / 2 nd / 3 rd / 4 th TERM INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Neste ano,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA Nome: Nº 9º ano Data: / / Professores: Diego, Leandro, Milena e Yuri Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai

Leia mais

Verbo DO como principal e auxiliar!

Verbo DO como principal e auxiliar! Verbo DO como principal e auxiliar! Bom pessoal, já aprendemos a estrutura do verbo to be agora vamos aprender tudo sobre o DO. Vamos ver também sobre o verbo MAKE, afinal ambos tem o mesmo significado

Leia mais

FÍSICA. Bons estudos!

FÍSICA. Bons estudos! Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: Ciências Bimestre: 2º Data Professor(a): Raul Série: 9º Turma: A, B e C Neste bimestre estudamos, em química, sobre o átomo e sua eletrosfera. Vimos que na

Leia mais

Olá alunos do 3º ano!

Olá alunos do 3º ano! Aluno(a): Nº TRABALHO 2º BIMESTRE Disciplina: ARTE Professor(a): Vitória e Carolina Data: Turma: 3º Anos A, B e C Olá alunos do 3º ano! Podemos sentir a textura passando as mãos nas paredes, nos tecidos

Leia mais

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 1ª série do Ensino Médio Turma º Bimestre de 018 Data / / Escola Aluno 1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 13 14 15 16 Avaliação da Aprendizagem em Processo Prova do

Leia mais

CONTEÚDO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO TURMAS 60/70 E 80

CONTEÚDO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO TURMAS 60/70 E 80 CONTEÚDO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO TURMAS 60/70 E 80 PORTUGUÊS : Interpretação de textos; vocabulário (sinônimos, antônimos). Análise morfológica (com ênfase em pronomes, verbos, locações adjetivas, substantivos

Leia mais

INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES CONTEÚDOS AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE

INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES CONTEÚDOS AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES CONTEÚDOS AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE Datas das Trimestrais. Língua Portuguesa 14/08/2018 15/08/2018 16/08/2018 17/08/2018 20/08/2018 21/08/2018 22/08/2018 11/08/2018 Data

Leia mais

Estudo Dirigido Fundamental II 4º Bimestre

Estudo Dirigido Fundamental II 4º Bimestre Conteúdos que serão trabalhados no 4º bimestre Nº Inteiros e Nº Racionais (Revisão): Operações - Problemas envolvendo as operações estudadas - Valor numérico de uma expressão. Equações e resolução de problemas

Leia mais

Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre

Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre Nome dos Professores: Luanna

Leia mais

9 0 Fund. II Disciplina Professora Natureza Trimestre/Ano Data Valor Roteiro de estudo Matemática Vânia e exercícios de revisão

9 0 Fund. II Disciplina Professora Natureza Trimestre/Ano Data Valor Roteiro de estudo Matemática Vânia e exercícios de revisão Nome Nº Ano Ensino Turma 9 0 Fund. II Disciplina Professora Natureza Trimestre/Ano Data Valor Roteiro de estudo Matemática Vânia e exercícios de revisão 0 /016 0 a 05/08/016 5,0 Introdução Querido(a) aluno(a),

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO FINAL ENSINO FUNTAMENTAL II º ANO ATENÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO FINAL ENSINO FUNTAMENTAL II º ANO ATENÇÃO ENSINO FUNTAMENTAL II - 2018 7º ANO ATENÇÃO 10/01/19 - CIÊNCIAS E REDAÇÃO Conforme previsto no Regimento e na Agenda Escolar 2018, a Recuperação Final constará apenas de uma prova com: 6º Apostila 1: PORTUGUÊS

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Fazer os exercícios das páginas 90 e 91 no livro de Português. Todos os exercícios devem ser

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Leitura das páginas 84, 85 e 86. Fazer a interpretação de texto no livro - páginas 87 e 88.

Leia mais

AULA 4: Simple Present (Presente Simples), Advérbios de Frequência e Lugares

AULA 4: Simple Present (Presente Simples), Advérbios de Frequência e Lugares AULA 4: Simple Present (Presente Simples), Advérbios de Frequência e Lugares Por Fabio Yuji (Vlog Mediários e Blog Pop Literal) Simple Present Conjugação/tempo verbal em inglês utilizado para expressar:

Leia mais

Roteiro de Estudos 9º ano - 1ª Etapa 2017

Roteiro de Estudos 9º ano - 1ª Etapa 2017 Roteiro de Estudos 9º ano - 1ª Etapa 2017 NOME: TURNO: (M) (T) Caro (a) estudante, Você está recebendo o Roteiro de Estudos para as Avaliações Contínuas da 1ª Etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros, cadernos

Leia mais

Academia Santa Gertrudes

Academia Santa Gertrudes Prezados Pais e Alunos, CALENDÁRIO T2 - I UNIDADE Os Testes 2 da I Unidade serão realizados no período de 07 a 16 de abril. Faça as tarefas, estude, tire suas dúvidas para você, querido(a) aluno(a), caminhar

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Professora: Roseana Disciplina: Matemática Série: 1ª Nome: Turma: Nº.: Caro(a) aluno(a), Você está recebendo uma ficha de orientação de estudos

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO MATÉRIA MATEMÁTICA GEOGRAFIA LIVRO/ APOSTILA 2/3/4 1 2 3 4 6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO 2 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 3 - Capítulo 26 Uso

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2017. 1. LINGUAGEM 1.1 Denotação e Conotação LÍNGUA PORTUGUESA 1.2 Variação linguística: Histórica,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA Nome Nº 7º Ano Data: Professor: Fernanda/Iuri 2 o semestre Nota: (valor 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

CONTEÚDO - RDE RECONSTRUÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR - I UNIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ANO A/B/D

CONTEÚDO - RDE RECONSTRUÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR - I UNIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ANO A/B/D ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ANO A/B/D 6º ANO A E B POTENCIAÇÃO RADICIAÇÃO EXPRESSOES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO. LIVRO PÁG. 68 A 74. 6º ANO D POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS PORTUGUÊS

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 6 ANO. *Unidades 6,7 e 8, interpretação de texto.

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 6 ANO. *Unidades 6,7 e 8, interpretação de texto. S DE RECUPERAÇÃO 6 ANO INGLÊS *Unidades 6,7 e 8, interpretação de texto. MATEMÁTICA *Medida de comprimento; *Operações com números decimais; *Área do triângulo, do quadrado, do retângulo, do losango e

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados Conteúdo Programático Cursos Técnicos Integrados Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

PESQUISA. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA Revisão de potências. Indique às respostas a caneta. Indique as resoluções a lápis no espaço indicado.

PESQUISA. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA Revisão de potências. Indique às respostas a caneta. Indique as resoluções a lápis no espaço indicado. OSASCO, DE DE 2011 NOME: PROF. 9º ANO Data da entrega: 29/02/12 PESQUISA Faça uma pesquisa, sobre algoritmos matemáticos utilizados em redes sociais, esta pesquisa deve ter: capa, introdução, conclusão

Leia mais

Roteiro de Estudos 8º ano - 2ª Etapa (AC1 e AC3) 2016

Roteiro de Estudos 8º ano - 2ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 Roteiro de Estudos 8º ano - 2ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 NOME: TURNO: (M) (T) 1ª ETAPA/2016 Caro(a) estudante, Você está recebendo o roteiro de estudos para as Avaliações da 2ª etapa (AC1 e AC3). Estude pelos

Leia mais

RECUPERAÇÃO DO 9º ANO. ESTUDOS DE 1ª e 2ª RECUPERAÇÃO FINAL 2011 DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA

RECUPERAÇÃO DO 9º ANO. ESTUDOS DE 1ª e 2ª RECUPERAÇÃO FINAL 2011 DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA RECUPERAÇÃO DO 9º ANO ESTUDOS DE 1ª e 2ª RECUPERAÇÃO FINAL 2011 DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA O aluno deverá estudar as unidades de 1 a 7 do livro Inspiration 4, preocupando-se em conhecer o vocabulário e

Leia mais

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE FÍSICA 1

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE FÍSICA 1 CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE FÍSICA 1 Primeira Avaliação 1ª Série EM Primeiro Período - 2018 Assinale com um X se estiver fazendo Progressão Parcial: Aluno(a): Série e Turma:

Leia mais

Inglês 8 Pronomes Interrogativos.

Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Estes pronomes são freqüentemente usados para formação de perguntas e também podem ser usados na conexão de sentenças. Vejame aprendam a série de exemplos selecionados.

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa ENGENHARIA CIVIL

Admissão por Transferência Facultativa ENGENHARIA CIVIL assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/0 Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados pessoais transcritos

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 6 o AO 8 o ANO ROTEIRO DAS VERIFICAÇÕES BIMESTRAIS 8 o Ano

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 6 o AO 8 o ANO ROTEIRO DAS VERIFICAÇÕES BIMESTRAIS 8 o Ano EQUIPE PEDAGÓGICA DE 6 o AO 8 o ANO ROTEIRO DAS VERIFICAÇÕES BIMESTRAIS 8 o Ano Aluno: Série: Turma: Turno: Caro(a) aluno(a), As Verificações Bimestrais do 4 o bimestre serão realizadas no período de 13

Leia mais

Interpretação de texto Orações coordenadas: aula 19. Interpretação de texto Subordinadas substantivas: aula26

Interpretação de texto Orações coordenadas: aula 19. Interpretação de texto Subordinadas substantivas: aula26 9º ANO Língua Portuguesa Orações coordenadas: aula 19 Subordinadas substantivas: aula26 Subordinadas adjetivas: aula 67 Subordinadas adverbiais: aula 82 Verbos:modos indicativo: aula 9 Modo subjuntivo:

Leia mais

Aulas 9 a 12 EaD Inglês Profª Carolina Silva 3º Ano. Modal verbs: CAN, COULD, SHOULD, MUST

Aulas 9 a 12 EaD Inglês Profª Carolina Silva 3º Ano. Modal verbs: CAN, COULD, SHOULD, MUST Aulas 9 a 12 EaD Inglês Profª Carolina Silva 3º Ano Modal verbs: CAN, COULD, SHOULD, MUST O verbo can é um exemplo de modal verbs (verbo modal) que, na língua Inglesa, tem a função de auxiliar o verbo

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 9º ano

Conteúdos para Reorientação - 9º ano Conteúdos para Reorientação - 9º ano Língua Portuguesa Rosa 10/07/2017 1. Leitura e Interpretação de textos. 2. Orações coordenadas Assindéticas e Sindéticas: Aditiva, Adversativa, Alternativa, Conclusiva

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 9ºANO 2º BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 9ºANO 2º BIMESTRE FILOSOFIA INGLÊS DISCIPLINA ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 9ºANO 2º BIMESTRE Brasília, 15 de maio de 2019. Caro aluno, Segue a agenda

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

2006 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano. Leia atentamente as instruções abaixo antes de iniciar a prova:

2006 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano. Leia atentamente as instruções abaixo antes de iniciar a prova: 2006 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano Leia atentamente as instruções abaixo antes de iniciar a prova: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos da 9º. ano. 02) A prova contem vinte questões.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH)

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO: (1) Questões Lógicas Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Problemas de raciocínio: deduzir informações

Leia mais

Colégio Ágape. Educando com amor desde

Colégio Ágape. Educando com amor desde www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br. DIG.: EP/10.04.2017 ENSINO FUNDAMENTAL I ROTEIRO DE ESTUDO 2ª ETAPA CONTEÚDO 5º ANO www.colegioagape.com.br PORTUGUÊS PARCIAL 05/05 Livro de Língua Portuguesa,

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES 6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES MATÉRIA LIVRO/ APOSTILA CONTÉUDO PORTUGUÊS /3/4 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 - Capítulo 26 Uso dos pronomes págs.

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 6 ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 6 ANO 6 ANO INGLÊS Verbo To be, pronomes,cores, números, this,that, these, those, a, an, interpretação de textos. ESPANHOL Pronome Possessivo, vocabulário de família, páginas: 43 a 45 e interpretação de textos.

Leia mais

OLIMPÍADAS INTERNAS (1ª FASE) 9º ANO/ENSINO FUNDAMENTAL

OLIMPÍADAS INTERNAS (1ª FASE) 9º ANO/ENSINO FUNDAMENTAL 1 1. Objetivos: OLIMPÍADAS INTERNAS (1ª FASE) 9º ANO/ENSINO FUNDAMENTAL OLIMPÍADAS INTERNAS Dinamizar o estudo e o ensino das disciplinas envolvidas despertando o interesse pelo aprofundamento. Preparar

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2014 Disciplina: Língua Inglesa Série: 2ª Professora:Eliane Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Semana 4 Quarta Feira L.E. To Have IV. Auxiliary HAVE

Semana 4 Quarta Feira L.E. To Have IV. Auxiliary HAVE L.E. Semana 4 Quarta Feira To Have IV Auxiliary HAVE To Have IV Qual a diferença entre verbo auxiliar e verbo principal? To Have IV a) My friend a videogame. (imcompreensível) Meu amigo um videogame. b)

Leia mais

8º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1

8º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1 8º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1 GRAMÁTICA LIÇÃO DE CASA 8 Ano SEMANA 1 LIÇÃO DE CASA 1 - QUESTÕES PARA REVISÃO NO CADERNO. 1- Escreva com suas palavras o que é o sujeito da oração. 2- O que é o sujeito simples?

Leia mais

INSTITUTO ADVENTISTA DE MANAUS

INSTITUTO ADVENTISTA DE MANAUS INSTITUTO ADVENTISTA DE MANAUS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES DATA 22/04 a 20/05 24/04 29/04 DISCIPLINA Educação Física Leonisia) 2ª Unidade Letiva 2019-8º Ano B Ensino Fundamental II CONTEÚDOS

Leia mais

Past Simple Tense. I lived in São Paulo im [Eu morei em São Paulo em 1999.]

Past Simple Tense. I lived in São Paulo im [Eu morei em São Paulo em 1999.] Past Simple Tense Usamos o Past Simple para falar de fatos ocorridos no passado e, na maioria das vezes, ele vem acompanhado de expressões que indicam o tempo da ação: yesterday (ontem), two hours ago

Leia mais