ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS"

Transcrição

1 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: Arte Bimestre: 1 Data: Professor(a): Amauri Série: 9º ANO Turma: Durante esse bimestre realizamos atividades como: Resumos, atividades, tarefas, aulas práticas, debate. Grifamos trechos importantes dos textos. Isso com intuito de compreender a Arte como espelho que refleti na sociedade, nos tornando seres pensantes com características críticas. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, você terá uma importante ferramenta, você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Traga sua O.E para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 30/03/2017 9º Ano B 31/03/2017 9º Ano C 28/03/ Escreva sobre Arte Grega: 2- Como surgiu o Renascimento? 3- Aponte características do Renascimento: 4- Qual o conceito de estética? De onde veio esse conceito? 5- Como são criados Artes com características espontâneas? 6- Qual o conceito do Modernismo? 7- Explique o Cubismo: 8- Escreva sobre publicidade e suas partes:

2 Aluno(a): Nº ATIVIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: Ciências Orientação de estudo Data: Professor(a): RAUL Série: 9º ANO Turma: Durante este bimestre estudamos, em química, sobre conceitos de fenômenos físicos e químicos, o que são substâncias, tipos de substâncias, misturas homogêneas e heterogêneas e separação de misturas. Em física, estudamos sobre as grandezas físicas e suas unidades de medida, as três (3) leis de Newton e suas aplicações no nosso cotidiano e a influência da pressão sob sólidos e líquidos. Exploramos também as aulas expositivas e correções coletivas, e você realizou tarefas e exercícios sobre estes assuntos. Lembrando que este é um momento importante na sua aprendizagem, aproveite para revisar os conteúdos, através da realização desta atividade, da leitura de sua apostila e de suas anotações no caderno. Responda com bastante atenção aos exercícios a seguir, com a finalidade de fortalecer o que já sabe e localizar as possíveis dúvidas que tenha ficado. Para auxiliá-lo nessa tarefa, tenha em mãos seu caderno, sua apostila e sua tabela periódica, leia atentamente as questões destacando os dados e lembre-se de revisar todas as questões. Escreva respostas completas justificando suas afirmações, caso não se recorde de algo, pesquise! Faça os exercícios em seu caderno, no espaço que for necessário. Bons estudos! Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 30/03/2017 9º Ano B 30/03/2017 9º Ano C 30/03/2017 QUÍMICA 1) Defina o que são fenômenos físicos e químicos, utilizando suas palavras, e de três exemplos de cada fenômeno. 2) Dentre as alternativas a seguir, quais possuem itens que podem ser classificadas com substância pura composta? a) CO 2, CO, He b) Li, N 2, Fe c) K 2O, CO 2, LiO d) Br 2, Co, Ag e) H 2O, CO, Co

3 3) Quais dos sistemas abaixo NÃO representa uma mistura heterogênea bifásica? a) Um copo de vidro transparente contendo água mineral b) Um copo de vidro colorido contendo água mineral c) Um copo de vidro transparente contendo água com pouco açúcar d) Um copo de vidro transparente contendo um refrigerante de limão e) Um copo de vidro colorido contendo água destilada 4) Analise os sistemas abaixo e indique quais representam uma mistura homogênea. 02. Água potável 04. Gasolina 08. Barra de ferro enferrujada 16. Água gaseificada 32. Sangue humano visto a olho nu 64. Sangue humano visto em um microscópio A somatória das alternativas corretas é igual a ( ) 5) De acordo com que foi trabalhado em nossa aula de laboratório sobre separação de misturas, analise a situação a seguir: Você é um(a) médico(a) em um país pobre que enfrenta uma grave crise de falta de água potável mas que possui uma reserva muito grande de água salgada. Indique uma forma simples de dessalinizar essa água e, se possível, como torna-la potável. FÍSICA 1) Preencha as lacunas do texto abaixo. Em uma academia, um(a) esportista, para se manter em forma, precisa realizar uma série de exercícios. A fim de tonificar os bíceps, é necessário fazer uma série de levantamentos de peso, a essa série de exercícios, podemos dizer que a força aplicada será uma grandeza. Depois de um tempo na academia, esse(a) esportista resolve fazer uma corrida leve percorrendo 12 Km em 1(uma) hora e vinte e sete(27) minutos, a esse espaço percorrido e ao tempo usado podemos dizer que são grandezas. 2) Um corredor de maratona costuma percorrer os metros da competição, em média, em duas(2) horas e dez(10) minutos e, nessa brincadeira, costuma perder algo em torno de ml de água corporal. Uma pessoa comum correndo por segundos, costuma perder por volta de 1,75 L de água corporal em 11,5 Km.

4 Tendo o texto acima como base, transforme a intensidade das grandezas escalares passando as unidades de medida da seguinte forma: - Quilômetro para metro e metro para centímetro. - Horas para minutos e segundos em minutos. - Litro para mililitro e metro cúbico, e mililitro para litro e metro cúbico. 3) Quais das alternativas a seguir representa um sistema inerte em movimento (Seja coerente ao pensar nessa questão)? a) Um planeta ao redor de sua estrela mãe b) Uma pessoa praticando yoga c) Um carro, dirigido por uma pessoa consciente, frente a um semáforo fechado d) Cristo redentor e) Uma pessoa fadigada acordando as 5h da manhã num sábado qualquer 4) Um corpo de massa equivalente a g submetido à gravidade da Terra de 10 m/s 2 terá um peso equivalente a quanto? Este mesmo corpo ocupa uma área de 0,45 m 2. Qual a pressão que ele aplica a nível do mar? Se este corpo é posto no fundo do mar (consideres densidade da água pura), cuja coluna de água chega a 60 metros, qual pressão será exercida nele? A alternativa que apresenta as respostas para as questões acima, respectivamente, é: a) 90 N, 200 Pa e Pa b) N, Pa e Pa c) 900 N, 2000 Pa e Pa d) N, Pa e Pa e) 90 N, Pa e 600 Pa 5) Um objeto de massa de 500 gramas, é deslocado com aceleração constante de 4,5 m/s 2 por uma superfície irregular e nele age uma força contrária equivalente 0,75 N. a) Calcule a força inicial aplicada a ele. b) Calcule a força resultante do deslocamento do objeto.

5 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: ED. FÍSICA Bimestre: 1 Data: Professor(a): MARIANO Série: 9º ANO Turma: Durante este Bimestre realizamos algumas atividades sobre o Handebol e também sobre a organização de eventos esportivos, mas precisamente ossos, foram feitas as correções dos questionários e foram tiradas as dúvidas, tivemos também as aulas práticas de Handebol. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará em casa os exercícios a seguir, retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê las em classe no dia da correção. Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 31/03 9º Ano B 27/03 9º Ano C 27/03 Responda as Questões Abaixo. 1- O goleiro em uma partida de Handebol pode fazer gol? 2- Quando uma equipe tem direito a cobrar um escanteio (fundo bola)? 3- Elabore um torneio com 11 participantes? 4- Elabore um campeonato com 5 equipes?

6 Aluno (a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E TRABALHO Disciplina: FILOSOFIA Bimestre: 1 Data: Professor (a): RICARDO Série: 9º ANO Turma: IMPORTANTE: 1. As Orientações de Estudo, nas disciplinas de Filosofia e Sociologia, possuem caráter de trabalho. Assim, faça os exercícios aqui propostos com o maior capricho e concentração possível. 2. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do período combinado. Obviamente, salvo os casos que apresentarem justificativa plausível na coordenação. 3. Faça todos os exercícios à caneta. Exercícios feitos com lápis não serão considerados válidos. 4. Na impossibilidade de impressão desse documento, faça em papel almaço ou em outro que mantenha o mínimo de capricho. Não há necessidade de confecção de capa mas é prudente que o trabalho contenha o cabeçalho com todas suas informações. Trabalhos realizados em folha de caderno e destacados no momento de entrega não serão aceitos. 5. Ao fim da correção da Orientação de Estudos, recomenda-se que o aluno compare as respostas esperadas com as suas e existindo qualquer dúvida, que procure o professor para que elas sejam eliminadas. Bom Estudo! Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 27/03/2017 9º Ano B 27/03/2017 9º Ano C 29/03/ Leia todo o texto para confecção do trabalho. René Descartes ( ), cujo nome latino era Cartesius (daí seu pensamento ser conhecido como "cartesiano"), é considerado o "pai da filosofia moderna". Dentre suas obras, o Discurso do método e Meditações Metafísicas expressam a tendência de preocupação com o problema do conhecimento. O ponto de partida é a busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida. Por isso, converte a dúvida em método. Começa duvidando de tudo, das afirmações do senso comum, dos argumentos da autoridade, do testemunho dos sentidos, das informações da consciência, das verdades deduzidas pelo raciocínio, da realidade do mundo exterior e da realidade de seu próprio corpo. Vejamos o que o próprio Descartes tem a nos falar sobre isso: Eu estudara um pouco, sendo mais jovem, entre as partes da filosofia, a lógica, e, entre as matemáticas, a análise dos geômetras e a álgebra, três artes ou ciências que pareciam dever contribuir com algo para o meu desígnio. Mas, examinando-as, notei que, quanto à lógica, os seus silogismos e a maior parte de seus outros preceitos servem mais para explicar a outrem as coisas que já se sabem, ou mesmo, como a arte de Lúlio, para falar, sem julgamento, daquelas que se ignoram, do que para aprendê-las. E embora ela contenha, com efeito, uma porção de preceitos muito verdadeiros e muito bons, há todavia tantos outros misturados de permeio que são ou nocivos, ou supérfluos, que é quase tão difícil separá-los quanto tirar uma Diana ou uma Minerva de um bloco de mármore que nem sequer está esboçado. Depois, com respeito à análise dos antigos e à álgebra dos modernos, além de se estenderem apenas a matérias muito abstratas, e de não parecerem de nenhum uso, a primeira permanece sempre tão adstrita à consideração das figuras, que não pode exercitar o entendimento sem fatigar muito a imaginação; e esteve-se de tal forma sujeito, na segunda, a certas regras e certas cifras, que se fez dela uma arte confusa e obscura que embaraça o espírito, em lugar de uma ciência que o cultiva. Por esta causa, pensei ser mister procurar algum outro método que, compreendendo as vantagens desses três, fosse isento de seus defeitos. E, como a multidão de leis fornece amiúde escusas aos vícios, de modo que um Estado é bem melhor dirigido quando, tendo embora muito poucas, são estritamente cumpridas; assim, em vez desse grande número de preceitos de que se compõe a lógica, julguei que me bastariam os quatro seguintes, desde que tomasse a firme e constante resolução de não deixar uma só vez de observá-los. (Descartes, Discurso do método, Col. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural,1973, p. 41)

7 a) Ao ler o texto acima, nos parece que o autor nos mostraria quais são as etapas de seu método. Assim, enumere as etapas do método cartesiano, explicando-as. 2 Leia o texto abaixo para responder as questões. Não sei se devo falar-vos das primeiras meditações que aí realizei; pois são tão metafísicas e tão pouco comuns, que não serão, talvez, do gosto de todo mundo. E, todavia, a fim de que se possa julgar se os fundamentos que escolhi são bastante firmes, vejo-me, de alguma forma, compelido a falar-vos delas. De há muito observara que, quanto aos costumes, é necessário às vezes seguir opiniões, que sabemos serem muito incertas, tal como se fossem indubitáveis, como já foi dito acima; mas, por desejar então ocupar-me somente com a pesquisa da verdade, pensei que era necessário agir exatamente ao contrário, e rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida, a fim de ver se, após isso, não restaria algo em meu crédito, que fosse inteiramente indubitável. Assim, porque os nossos sentidos nos enganam às vezes, quis supor que não havia coisa alguma que fosse tal como eles nos fazem imaginar. E, porque há homens que se equivocam ao raciocinar, mesmo no tocante às mais simples matérias de geometria, e cometem aí paralogismos, rejeitei como falsas, julgando que estava sujeito a falhar como qualquer outro, todas as razões que eu tomara até então por demonstrações. E enfim, considerando que todos os mesmos, pensamentos que temos quando despertos nos podem também ocorrer quando dormimos, sem que haja nenhum, nesse caso, que seja verdadeiro, resolvi fazer de conta que todas as coisas que até então haviam entrado no meu espírito não eram mais verdadeiras que as ilusões de meus sonhos. Mas, logo em seguida, adverti que, enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de a abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da filosofia que procurava. (Descartes, Discurso do método, Col. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural,1973, p. 54) a) À partir da leitura do texto acima, explique porque Descartes elege a dúvida como método e como ele chega à intuição da primeira ideia indubitável, ou seja, aquela que não pode ser posta em dúvida, é incontestável.

8 Aluno (a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: GEOGRAFIA Bimestre: 1 Data: Professor (a): PEDRO Série: 9 ANO Turma: Caros Alunos, Durante esse 1º Bimestre, estudamos sobre Globalização, Conflito do Norte x Sul, D.T.I, I.D.H, Países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes, Subdesenvolvidos e seus problemas e América Este é mais um momento importante para a internalização de sua aprendizagem, realize em casa os exercícios a seguir, para tal, revise em seu material de estudos o conteúdo estudado neste bimestre. Anote suas dúvidas para saná-las na hora da correção desta atividade. Espero que você através deste instrumento reforce seu conhecimento, consulte seu material didático para a realização deste. Traga sua O.E para Correção Coletiva dia: 27/03/2017 1) No mundo globalizado em que vivemos Estados Unidos, Japão e Alemanha representam os mais importantes cenários econômicos. Esses países são considerados: a) importância cultural. b) extensão territorial. c) atuação diplomática. d) massa de população. e) Centros econômicos. 2) A industrialização ampliou a divisão do trabalho dentro da unidade de produção (a fábrica) e no interior da sociedade de cada país. Ao mesmo tempo, estabeleceu a Divisão Internacional do Trabalho entre os países industriais e as regiões fornecedoras de produtos agrícolas e minerais. (LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, p.56). Assinale a alternativa que NÃO expressa uma característica da Divisão Internacional do Trabalho (DIT). a) Os países desenvolvidos exportam produtos tecnológicos e os países subdesenvolvidos exportam matérias-primas. b) A formação da DIT está relacionada, principalmente, com os eventos ligados ao colonialismo. c) Conferências internacionais são anualmente realizadas para se definir qual tipo de produto cada país produzirá no contexto do comércio internacional. d) A Divisão Internacional do Trabalho envolve, entre outras questões, as relações desiguais entre o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido nos campos político e econômico.

9 3) Cite os critérios para se estabelecer o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). E Qual o objetivo das médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)? 4) Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente: a) Islândia, França e Reino Unido b) Brasil, Austrália e Japão c) Níger, Finlândia e Alemanha d) Noruega, Austrália e Estados Unidos e) Japão, Noruega e Suíça 5) Uma das características mais expressivas e preocupantes do subdesenvolvimento são os chamados problemas sociais, que resultam de processos históricos e da dependência em relação aos países que detêm o domínio econômico. A respeito dessa característica, avalie as questões abaixo: I) Há cada vez mais capital sendo acumulado por cada vez menos pessoas, tanto em termos de finanças quanto em termos de posses urbanas e rurais. Tal fator é um agravo às condições de miséria, fome e baixa capacidade produtiva de uma dada região ou território. II) Outro fator que agrava os problemas sociais é a grande disparidade econômica atualmente existente. Os países subdesenvolvidos, por questões principalmente políticas, não promovem uma distribuição de renda em suas economias internas. III) Os países subdesenvolvidos passaram por processos de industrialização e urbanização tardios, ou seja, ocorreram apenas recentemente e fazem com que os países pobres sofram com problemas urbanos que os países desenvolvidos tiverem de enfrentar nos séculos XVIII, XIX e XX. IV) Os problemas sociais nos países subdesenvolvidos são integralmente resultados de políticas públicas ineficientes e da má gestão dos recursos financeiros por parte dos representantes da sociedade no Legislativo e Executivo. V) Os problemas relacionados com a industrialização e urbanização tardias nos países subdesenvolvidos são amenizados pela grande capacidade financeira que esses países possuem para emancipar suas realidades. Estão corretas as alternativas: a) I, II e V. b) II, IV e V. c) I, II e III. d) I, IV e V. e) I, III, IV e V. 6) Tendo como referência o ranking nacional do IDH dos estados do Brasil, avalie as disparidades socioeconômicas no território brasileiro. 1 - Distrito Federal 0, Santa Catarina 0, São Paulo 0, Rio de Janeiro 0, Rio Grande do Sul 0, Paraná 0, Espírito Santo 0, Mato Grosso do Sul 0, Goiás 0, Minas Gerais 0,800

10 11 - Mato Grosso 0, Amapá 0, Amazonas 0, Rondônia 0, Tocantins 0, Pará 0, Acre 0, Roraima 0, Bahia 0, Sergipe 0, Rio Grande do Norte 0, Ceará 0, Pernambuco 0, Paraíba 0, Piauí 0, Maranhão 0, Alagoas 0,677 Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 7) Observe o mapa e responda: a) A regionalização do mapa se baseia em qual critério? b) Que porção do continente está indicada com cinza claro?

11 c) Que porção do continente está indicada com cinza escuro? 8) O Canal do Panamá, que liga o Oceano Atlântico (através do Mar do Caribe) ao Oceano Pacífico, completa em 2014 cem anos. Em 1878, o francês Ferdinand de Lesseps, construtor do Canal de Suez, obteve da Colômbia, a quem a região pertencia naquela época, permissão para realizar a obra. Os trabalhos foram iniciados em 1880 e foram interrompidos quatro anos depois pela falência da empresa construtora. O presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, demonstrou interesse, em 1903, em terminar o projeto. Como o Senado colombiano se opunha ao projeto, os norte-americanos instigaram o movimento de independência do Panamá contra a Colômbia. Com a independência do Panamá, o governo panamenho concedeu aos EUA o direito de completar a obra e controlar a zona do canal e os lucros gerados. O Canal do Panamá atualmente funciona sob o controle: a) dos EUA; b) do Panamá; c) da Colômbia; d) de parceria EUA Panamá; e) de parceria EUA Panamá Colômbia. 9) Qual desses países não integra a América do Sul: a) Equador, Venezuela, Suriname. b) Uruguai, Brasil, Peru. c) Guiana, Argentina, Paraguai. d) Brasil, Chile, Honduras. e) Guiana, Equador, Suriname. 10) O país que possui a maior extensão territorial da América do Sul é: a) Argentina. b) Estados Unidos. c) Brasil. d) Colômbia. e) Venezuela. 11) Quais são as subdivisões da América do Sul? Como se baseia a economia de cada uma dessas partes? 12) O que é o MERCOSUL? Descreva seus objetivos e especifique quais são seus membros.

12 Aluno (a): Nº ATIVIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: HISTÓRIA Orientação de estudo Data: Professor (a): THIAGO Série: 9º ANO Turma: Olá, Durante esse bimestre realizamos diversas atividades concernentes a História, propostas na apostila. Interpretamos textos, fizemos debates, resolvemos exercícios, trouxemos para o presente os fatos históricos, para saber seus reflexos em nossa sociedade, entre tantas outras questões que foram propostas por vocês, alunos, quanto aquelas propostas em nosso conteúdo programático. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Você levará a sua apostila de História para consultá-la, caso necessite. Lembre-se de que o material de História deve estar em sua mochila, caso precisem os dele em classe. Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 29/03/2017 9º Ano B 30/03/2017 9º Ano C 27/03/2017 Bom trabalho!!! Questão 01) Cite algumas características de Constituição de Questão 02) O que foi a Revolta da Vacina? Questão 03) Explique os movimentos sociais ocorridos nos primeiros anos do Brasil República. Questão 04) Explique o que era o Convênio de Taubaté. Questão 05) O que era a política do café com leite? Questão 06) Cite um dos fatores para eclosão da Primeira Guerra Mundial. Questão 07) O que foi o Tratado de Versalhes (1919)? Questão 08) Explique a diferença entre Mencheviques e Bolcheviques. Questão 09) O que ocorreu depois da morte de Lenin? Questão 10) O que foi a Revolução de 1930?

13 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: INGLÊS Bimestre: 1 Data: Professor (a): FELIPE Série: 9º ANO Turma: C Ao chegarmos ao fim do primeiro bimestre e de finalizarmos nossa apostila, iremos revisar este conteúdo visando um melhor aproveitamento em nossa avaliação bimestral. É extremamente importante que você faça todos os exercícios em casa, com bastante atenção. Anote as possíveis dúvidas. Não se esqueça de trazer a Orientação de Estudo para a escola no dia da nossa correção coletiva, para que suas dúvidas sejam esclarecidas. Lembre-se de que poderá consultar a apostila caso necessário, porém, é importante tentar realizar sem consulta, pois, desta forma, você encontrará melhor e mais rápido suas dúvidas. Após realizarmos várias atividades tais como, funções de conversações, verbos regulares e irregulares do passado simples, leituras e exercícios de interpretação de textos, presente perfeito durante o bimestre, chegou mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Realize sua Orientação de Estudo com bastante calma e atenção! DATA DE ENTREGA: 31/03/2017 Bom trabalho! Teacher Felipe 9º ano C 1. Na aula 2 de nossa apostila você aprendeu o tempo Present Perfect. Você viu que apesar do nome, o tempo se caracteriza por uma ação que aconteceu no passado e que não foi determinado quando isto ocorreu. Para fazermos uma frase no Present Perfect basta utilizarmos o have ou o has + o verbo principal da frase conjugado na terceira coluna (passado particípio). Por exemplo, quero dizer que já estive no Rio de Janeiro, mas não vou dizer quando: I have been in Rio. Note que o have está na frase apenas por uma questão gramatical. E o been é o passado particípio de be (ser/estar). Neste exercício você deverá completar as frases com o present perfect : a. My father early. (to arrive) b. My wife and I our house. (to clean) c. They to Canada (to go) d. We the other language. (to learn) e. It a lot in São Paulo. (to rain)

14 2. Nesta mesma aula, você aprendeu as formas negativa e interrogativa do present perfect. Você aprendeu que para eu transformar uma frase afirmativa em negativa basta eu colocar o not após o have. E no modo interrogativo eu tenho que inverter o have com o sujeito. Neste exercício você terá que passar as frases que estão no modo afirmativo para a negativa e interrogativa: a. A: You have called me. N: I: b. A: Your brother has traveled to Pernambuco. N: I: c. A: My dog has died. N: I: d. A: She has seen that picture. N: I: e. A: We have listened to music. N: I: 3. Ainda na aula dois, você aprendeu as expressões since e for. Sabemos que since significa desde e for significa há. Estas expressões servem para dizermos a mesma coisa de modo diferente. Por exemplo, estamos em 2015 e quero dizer que estudo Inglês há cinco anos. Minha frase deveria ser: I ve studied English for five years. No entanto, se pretendo dizer o ano exato em que comecei a estudar Inglês, minha frase deveria ser: I ve studied English since Ou seja, a mesma frase escrita de formas diferentes. No exercício abaixo você deverá completar com since ou for : a. I ve known her January. b. They ve been together ten years. c. Sandro e Sandra have been married three months. d. I ve worked here e. She s lived there a long time. 4. Na aula quatro fizemos a comparação do Present Perfect com o Simple Past. Vimos que a diferença entre eles é a de que no tempo passado simples determinamos quando uma determinada ação ocorreu. Por exemplo: Eu viajei para o Rio em Janeiro (I traveled to Rio in January). Note que nesta frase usei o passado simples ao dizer quando viajei. A mesma frase no presente perfect seria: Eu viajei para o Rio (I ve traveled to Rio). Nesta aqui, eu não disse quando e por isso houve a inclusão do have + verbo conjugado no passado particípio. No exercício abaixo você terá que passar as frases em português para o inglês conjugando no Simple Past ou no Present Perfect : a. Eu fiz esta música ontem.

15 b. Ele mora aqui desde que eu era criança. c. Eles viajaram para Miami ano passado. d. Ela comeu espaguete. e. Nós fomos fazer compras. 5. Você deverá completar as frases neste exercício com simple past ou presente perfect, de acordo com a necessidade. Por exemplo: Eu vi uma garota bonita na festa ontem. Minhas opções seriam: have seen ou saw. No entanto, minha escolha deveria ser saw. Isto porque na frase está sendo determinada a ocorrência do fato (ontem). Assim, minha frase correta seria: I saw a beautiful girl at the party yesterday. a. I my mother. (have visited / visited) b. Jane Austen an interesting book in (has written / wrote) c. Lionel Messi five times the prize of the best world soccer player by FIFA. (has won / won) d. Lady Gaga Bad Romance in (has released / released) e. Joselito to Mexico many times. (has been / was) Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um que você realizou com mais facilidade.

16 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: Matemática Bimestre: 1 Data: Professor (a): Leandro Série: 9º Ano Turma: Caro aluno, iniciamos o ano letivo comparando os números naturais, diferenciando de inteiros, racionais e irracionais. Prosseguimos sistematizando os conjuntos numéricos. Descobrimos notação científica, aplicamos teoremas de Pitágoras e, decompomos os radicais, perímetro e área de figuras geométricas. Ufa! Agora em mãos, você colocará em prática o que em sala concluiu, através de atividades, trabalhos e aula expositiva. Faça com atenção! Revise suas atividades, pesquise e leia seus registros na apostila e caderno. O importante é não deixar de concluir. Traga sua OE para Correção Coletiva dia: 9º Ano A 31/03/2017 9º Ano B 31/03/2017 9º Ano C 31/03/2017 1) O Teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da Matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Vale lembrar que o triângulo retângulo pode ser identificado pela existência de um ângulo reto, isto é, medindo 90º. O triângulo retângulo é formado por dois catetos e a hipotenusa, que constitui o maior segmento do triângulo e é localizada oposta ao ângulo reto. Observe: Catetos: a e b Hipotenusa: c Calcule o valor do segmento desconhecido no triângulo retângulo a seguir.

17 2) O conjunto dos números reais (R) é formado pela união (U) de outros quatro conjuntos numéricos: naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q) e irracionais (I). Você já viu que podemos decompor : Decomponha os radicais: a) 18 b) 32 c) 50 d) 27 Adição dos radicais = = 3) O diâmetro de um átomo de hidrogênio mede 0, cm. Escreva esse número em notação científica. 4) Escreva o produto notável que representa a área do desenho da figura hachurada e desenvolva esse produto.

18 5) Determine o perímetro do retângulo ABCD, sendo a med e a med 6) Represente na reta real o subconjunto: Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um, que você realizou com muita facilidade.

19 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Disciplina: Português Bimestre: 1º Data: Professora: Hilda Sobrinho Série: 9º Ano Turma: Durante esse 1º Bimestre, desenvolvemos aulas, tarefas, exercícios, atividade oral e escrita dando continuidade ao estudo dos textos dissertativos e revisão das orações subordinadas adverbiais. Tudo isso por meio de atividades, tarefas, aulas expositivas. A fim de aprendermos as técnicas adequadas de interpretação de texto e de resolução dos exercícios para aquisição de vocabulário, trabalhamos com a correção coletiva das aulas. Este é mais um momento importante na sua aprendizagem. É fundamental retomar todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que já sabe e localizar as possíveis dúvidas antes da Prova Bimestral. Traga sua Orientação de Estudos na data que consta no cabeçalho acima para esclarecer suas dúvidas na correção coletiva. Lembre-se de todas as atividades que realizamos em sala de aula e, se necessário, consulte sua apostila. Traga sua OE para Correção Coletiva dia: Bom trabalho! Professora: Hilda Sobrinho 9º Ano A 31/03/2017 9º Ano B 30/03/2017 9º Ano C 30/03/ A opção em que a oração subordinada pode ser considerada adverbial condicional é: a) Desde que o vi, me apaixonei. b) Desde que tenho muito trabalho hoje, não poderei sair. c) Permanecerei aqui, desde que você permaneça. d) Diga-me se a proposta lhe interessa. e) Falou sem que nos convencesse. 02. As orações subordinadas adverbiais assinaladas estão classificadas. Assinale a alternativa cuja classificação esteja errada: a) Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande. (oração subordinada adverbial concessiva) b) Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados. (oração subordinada adverbial consecutiva). c) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (Oração subordinada adverbial concessiva) d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (Oração subordinada adverbial comparativa) e) Se tudo correr bem, levar-te-ei à Europa. (oração subordinada adverbial condicional) 03. No período: Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados., a segunda oração é: a) subordinada adverbial causal b) subordinada adverbial consecutiva c) subordinada adverbial concessiva d) subordinada adverbial comparativa e) subordinada adverbial subjetiva

20 04. Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva: a) Diz-se que você não estuda.. b) Falam que você não estuda. c) Fala-se tanto que você não estuda. d) Comeu tanto que ficou doente e) Quando saíres, irei contigo. 05. Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal? a. Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas. b. Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado. c. Já que possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche. d. O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número. e. Realizou os exercícios de acordo com as instruções. 06. No período E quanto mais andava mais tinha vontade, ocorre ideia de proporção. Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre: a. quanto mais leio este autor menos o entendo; b. choveu tanto, que não pudemos sair; c. à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior; d. quanto menos vontade, mais negligência; e. quanto mais se lê, mais se aprende. 07. Em: O moço ficou tão emocionado que chorou, a segunda oração é subordinada adverbial a) comparativa; b) proporcional; c) consecutiva; d) causal; e) temporal. 08. Em: Ele planejou tudo segundo combinamos, a segunda oração é uma subordinada adverbial: a. final b. concessiva c. condicional d. conformativa e. temporal 09. A oração destacada no período: mesmo que eu juntasse, um por um, os cacos todos, nunca mais o espelho seria como antes. (Lygia Fagundes Telles) expressa um aspecto: a. temporal b. concessivo c. causal d. conformativo e. condicional 10. Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação da oração adverbial, destacada no período abaixo: Era tão pequena a cidade, que um grito ou gargalhada forte a atravessava de ponta a ponta. a) Subordinada adverbial causal b) Subordinada adverbial final c) Subordinada adverbial temporal d) Subordinada adverbial consecutiva e) Subordinada adverbial conformativa

ENSINO FUNDAMENTAL II. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2016 9º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL II. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2016 9º ANO 9º FÁBIO NICOLA ENSINO FUNDAMENTAL II (FÍSICA/ QUÍMICA) CIÊNCIAS 1 o Bimestre Física - Grandeza escalar e vetorial - As leis de Newton - Velocidade escalar média - Aceleração escalar média Química - Substâncias

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Gabriel Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia Resultado

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Leia o trecho com atenção. Vicente era um menino pobre que tinha um pangaré. O pangaré era preto, bem feio, bem magro e bem velho. O cavalo servia para puxar a carroça do pai de

Leia mais

ENSINO MÉDIO Geografia

ENSINO MÉDIO Geografia ENSINO MÉDIO Geografia Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Bruno Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Resultado / Rubrica

Leia mais

3º Bimestre Nº.de Questões Valor da Prova

3º Bimestre Nº.de Questões Valor da Prova Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Sargento Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2016 3º Bimestre Nº.de Questões Valor da Prova Série 2º Turma (s) Turno Nota da Prova VESP. Disciplina: Inglês Professora:

Leia mais

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 7º ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof: LILIANE Data da Prova: 16/11/2016-3ª AE - Duração: 120 min

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 7º ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof: LILIANE Data da Prova: 16/11/2016-3ª AE - Duração: 120 min 7º ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof: LILIANE Data da Prova: 16/11/2016-3ª AE - Duração: 120 min Estudar pelo livro, nota de aula, VI, exercícios e relatório de laboratório. Caneta azul ou preta.

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL ORAÇÃO DO DIA: Pai Nosso / CANÇÃO DO DIA: Bom dia! / HORA DAS NOVIDADES: Observação de cenas em cartaz / TÉCNICA DE REDAÇÃO: Elaboração de texto

Leia mais

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza.

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

DISCIPLINA: GEOGRAFIA E CIÊNCIAS DATA DA REALIZAÇÃO: 04/04/ ) Explique o que é e como acontece o movimento de translação?

DISCIPLINA: GEOGRAFIA E CIÊNCIAS DATA DA REALIZAÇÃO: 04/04/ ) Explique o que é e como acontece o movimento de translação? FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 8º ano Data: / /2016 Professor: Piero/Thales 3º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1

Roteiro de Recuperação 1 Roteiro de Recuperação 1 Nome: Nº 8º Ano Data: / /2016 Professores Marcello, Yuri e Décio 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Lucas Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia Resultado / Rubrica

Leia mais

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA 1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA 01.A rosa dos ventos é um dos primeiros sistemas de referência terrestre, muito utilizado até hoje. Como se chegou à montagem da primeira

Leia mais

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III Referências ( Livros): BibliEx e PNLD DIFERENTES MODOS DE VER O MUNDO Regionalização do Mundo (outro critério) Critério utilizado Econômico A regionalização

Leia mais

CONTEÚDOS DA 1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM* 1ª UNIDADE (2015) - 6º ANO A/B/C

CONTEÚDOS DA 1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM* 1ª UNIDADE (2015) - 6º ANO A/B/C PORTUGUÊS 1ª UNIDADE (2015) - 6º ANO A/B/C Interpretação Textual págs. 14 à 20 e 34 à 37 Linguagem ação e interação-págs 24 à 27 As variedades linguísticas págs. 41 à 48 REDAÇÃO O conto maravilhoso Narrador

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no caderno, contendo as páginas dos mesmos. Leitura das

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 09 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS II - 3 O BIMESTRE. FRAÇÕES: conceito, classificação, números mistos, fração de quantidade e equivalência

LISTA DE EXERCÍCIOS II - 3 O BIMESTRE. FRAÇÕES: conceito, classificação, números mistos, fração de quantidade e equivalência NOME: Nº. - 6 o ANO - E.F.II DATA: / / 2016 PROF. MARCO MALZONE - MATEMÁTICA I LISTA DE EXERCÍCIOS II - 3 O BIMESTRE FRAÇÕES: conceito, classificação, números mistos, fração de quantidade e equivalência

Leia mais

CONTEÚDO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO TURMAS 60/70 E 80

CONTEÚDO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO TURMAS 60/70 E 80 CONTEÚDO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO TURMAS 60/70 E 80 PORTUGUÊS : Interpretação de textos; vocabulário (sinônimos, antônimos). Análise morfológica (com ênfase em pronomes, verbos, locações adjetivas, substantivos

Leia mais

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Objetivos: A Oficina, Regionalização: dividindo o espaço, tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a importância de se organizar

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, novembro de 2007.

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, novembro de 2007. Brasil Brasília, novembro de 2007. Índice Páginas I Turismo no mundo 1. Fluxo receptivo internacional 1.1 - Chegadas de turistas no Mundo por Regiões e Sub-regiões - 2002/2006 03 1.2 - Chegada de turistas:

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D Ensino Médio Ciências da Natureza I Questão Conteúdo 1 Teorema de Pitágoras Área de círculo Equação do º grau Área de círculo Habilidade da Matriz da EJA/FB H16 H1 H 3 Aceleração

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2016 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

América Latina Caderno de atividades

América Latina Caderno de atividades TURMA: América Latina Caderno de atividades Grupo: IDH Integrantes do grupo: NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº Data de início da elaboração do mapa: / / Data de conclusão da elaboração do mapa:

Leia mais

Escola Adventista Thiago White

Escola Adventista Thiago White Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Números Primos, MMC e MDC Conceituar um número primo e verificar se um número dado é ou não primo. Obter o

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 6º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Ciências Geografia Português Filosofia Inglês Redação Arte

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Daniel/Rogério Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Matemática Resultado

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II /2015 EDITAL PARA PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa funções textuais;

ENSINO FUNDAMENTAL II /2015 EDITAL PARA PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa funções textuais; ENSINO FUNDAMENTAL II /2015 EDITAL PARA PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Pronomes: classificações e 1. Livro didático Para Viver Portuguesa funções textuais;

Leia mais

Programa de Matemática 1.º ano

Programa de Matemática 1.º ano Programa de Matemática 1.º ano Introdução A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema?

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema? Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 1 Ano Data de entrega: 07/04/2016 Lista de Exercício 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada

Leia mais

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 20/06 a 24/06 DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. Estudar para prova P 02 cap. 05 e cap. 06 páginas 84 a 95 e lista de atividades.

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 20/06 a 24/06 DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. Estudar para prova P 02 cap. 05 e cap. 06 páginas 84 a 95 e lista de atividades. TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 20/06 a 24/06 Estudar para prova P 02 cap. 05 e cap. 06 páginas 84 a 95 e lista de atividades. Responder páginas 135 e 141 Português Estudar para a P2: Frações (Fração Inversa,

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no caderno, contendo as páginas dos mesmos. Livro Apoema

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 5 Nome: Data: Unidade 1 1. Para a Geografia, o que é paisagem? 2. Desenhe três elementos naturais e três elementos culturais que podem compor as paisagens.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 1 Trabalho de História: Título do trabalho: Impeachment Data da entrega: 20/05/2016 Material a ser realizado o trabalho: Papel almaço Sabemos que estamos passando por uma

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO A/B FUND. II DISCIPLINAS. 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO A/B FUND. II DISCIPLINAS. 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO A/B FUND. II DATA DISCIPLINAS 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA 12/04 terça-feira PORTUGUÊS 13/04 quarta-feira MATEMÁTICA 14/04 quinta-feira

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar APICE ALUNO(A): TURMA: Ciências Você está recebendo o, mais um recurso que ajudará a consolidar os conteúdos que você estudou

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista  A Serviço da Vida por Amor Curso: Ensino Fundamental I Nome do (a) Aluno (a): Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Ano: 5º Componente Curricular:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2016 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 4º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO 9 o Ano (TAB) Aluno(a): Ano: Turma: Turno: Senhores pais e alunos, Estaremos realizando as Verificações Bimestrais do 3 o bimestre no período de 22/09 a 26/09/2014.

Leia mais

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo.

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. Análise linguística formação do modo imperativo. Identificar e compreender a formação do modo imperativo do verbo.

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, Itaim Bibi , São Paulo/SP Telefone: (11)

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, Itaim Bibi , São Paulo/SP Telefone: (11) ESTUDO SOBRE IPVA EM RELAÇÃO À FROTA DE VEÍCULOS E À POPULAÇÃO - O IPVA é o tributo estadual, cuja arrecadação é a segunda mais importante, depois do ICMS; - A estimativa de arrecadação de IPVA (Imposto

Leia mais

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 22/6/2011 PROVA GRUPO GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Leia o texto com atenção e faça o que se pede

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LINGUAGENS GRAMÁTTICA: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PROF.º PAULO SCARDUA APOSTILA 3: CAPÍTULO 11 DEFINIÇÃO Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto

Leia mais

Descartes. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

Descartes. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) Descartes René Descartes ou Cartesius (1596-1650) Naceu em La Haye, França Estudou no colégio jesuíta de La Flèche Ingressa na carreira militar Estabeleceu contato com Blayse Pascal Pai da filosofia moderna

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL força Exercitação das sílabas gue-gui / gua-guo-guão através de 139 a 142 do Caderno de Atividade de Português / HISTÓRIA E GEOGRAFIA: Revisão sobre

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO 9 o Ano (TAB) Aluno(a): Ano: Turma: Turno: Querido(a) aluno(a), Estamos encerrando mais um ano letivo, na certeza de que evoluímos em aprendizado e desenvolvimento individual.

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PLANO DE AULA I. I. Plano

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios podem ser feitos no livro. Exercícios gramaticais, proposto pelo livro Gramática

Leia mais

6 de dezembro de 2012

6 de dezembro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 6 de dezembro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 7ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Professora: Roseana Disciplina: Matemática Série: 2ª Caro(a) aluno(a), Você está recebendo uma ficha de orientação de estudos que tem a finalidade

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto.

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Conjunção As conjunções são vocábulos de função estritamente gramatical

Leia mais

1 - O texto afirma que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque

1 - O texto afirma que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque Química da Digestão Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia. Como não podemos tirar energia da luz do sol para viver, como os vegetais, essa energia usada pelo nosso organismo vem das reações

Leia mais

Matemática/15 7ºmat301r 7º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática 7 ano 1 Trimestre

Matemática/15 7ºmat301r 7º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática 7 ano 1 Trimestre Matemática/5 7ºmat0r 7º ano Turma: º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática 7 ano Trimestre Os conteúdos desse trimestre estão abaixo selecionados e deverão ser

Leia mais

Escala de Leitura. NÍVEL (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos)

Escala de Leitura. NÍVEL (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos) NÍVEL NÍVEL 1 (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos) Escala de Leitura ESCALA DE LEITURA Neste nível, os estudantes provavelmente são capazes de: Ler palavras com estrutura silábica canônica,

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas - ano 2015 Pernambuco 5,20% Ceará 5,44% Maranhão 5,14% Pará 4,89% Paraná 4,43% Rio Grande do Sul 4,37% Santa Catarina 2,54% Rio Grande do Norte 2,48% Espírito Santo 2,14% Amazonas 2,06% Sergipe 1,87% Alagoas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2003 (Do Sr. RODOLFO PEREIRA)

PROJETO DE LEI Nº DE 2003 (Do Sr. RODOLFO PEREIRA) PROJETO DE LEI Nº DE 2003 (Do Sr. RODOLFO PEREIRA) Institui o Sistema de Quota para População Indígena nas Instituições de Ensino Superior.. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º As instituições de ensino

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL 119, 120 a 124 do livro texto / INGLÊS: Houve apresentação do vocabulário Unit 8: The Park - págs. 64 e 65 do livro e responder as págs. 66 e 67

Leia mais

GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU GEOMETRIA EUCLIDIANA

GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU GEOMETRIA EUCLIDIANA GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU GEOMETRIA EUCLIDIANA PONTO, RETA, PLANO E ESPAÇO; PROPOSIÇÕES GEOMÉTRICAS; POSIÇOES RELATIVAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE PONTO E RETA POSIÇÕES RELATIVAS DE PONTO E PLANO POSIÇÕES

Leia mais

GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA

GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA Capítulo 1 1º Bimestre Colégio Contato Farol Professora Thaís Freitas Ensino de Física VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR EM UM MUNDO SEM INSTRUMENTOS DE MEDIDA? PENSE: Como poderíamos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 8º ANO BÁSICO Name: Nº Class

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 8º ANO BÁSICO Name: Nº Class ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 8º ANO BÁSICO Name: Nº Class Date: / / Teacher: Mark: ( ) Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

Ciências. Matemática Escrever a tabuada do 2 ao 9 no caderno e estudar. 12/02 Redação. Português Exercícios das páginas 17 a 22. Literatura.

Ciências. Matemática Escrever a tabuada do 2 ao 9 no caderno e estudar. 12/02 Redação. Português Exercícios das páginas 17 a 22. Literatura. TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 02 a 05 de fevereiro Ciências Pesquisa no caderno sobre Galileu ou Newton ou 10/02 Kepler. O que esse cientista pensava sobre a origem do universo? (mínimo 10 linhas) Matemática

Leia mais

Roteiro de Estudos 8º ano - 2ª Etapa (AC1 e AC3) 2016

Roteiro de Estudos 8º ano - 2ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 Roteiro de Estudos 8º ano - 2ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 NOME: TURNO: (M) (T) 1ª ETAPA/2016 Caro(a) estudante, Você está recebendo o roteiro de estudos para as Avaliações da 2ª etapa (AC1 e AC3). Estude pelos

Leia mais

Resultado do Estoque de Empregos Formais RAIS 2002 a 2013

Resultado do Estoque de Empregos Formais RAIS 2002 a 2013 Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

Conjunções Subordinativas

Conjunções Subordinativas Conjunções Subordinativas Conjunções Subordinativas São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CHILE. 1º Horário: Redação Conteúdo: Resumo. Atividade: *** Tarefa: Produção de resumo.

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CHILE. 1º Horário: Redação Conteúdo: Resumo. Atividade: *** Tarefa: Produção de resumo. 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CHILE 1º Horário: Redação Conteúdo: Resumo. Tarefa: Produção de resumo. 2º Horário: Inglês Conteúdo: Interpretação de texto. Tarefa: Página 35 do livro. 3º Horário: Ciências Conteúdo:

Leia mais

Lógica das Proposições

Lógica das Proposições Lógica das Proposições Transcrição - Podcast 1 Professor Carlos Mainardes Olá eu sou Carlos Mainardes do blog Matemática em Concursos, e esse material que estou disponibilizando trata de um assunto muito

Leia mais

DATA: 05/09/2016 Turma: 6º Ano A Turno: Matutino. Horário Disciplina Conteúdo Tarefa

DATA: 05/09/2016 Turma: 6º Ano A Turno: Matutino. Horário Disciplina Conteúdo Tarefa DATA: 05/09/2016 Turma: 6º Ano A 1 GEOGRAFIA RELEVO TRAZER MAPA DO RELEVO 2 HISTÓRIA MUNDO GREGO PESQUISA SOBRE DEMOCRACIA PORTUGUÊS ORTOGRAFIA ESTUDAR DITONGO, HIATO, TRITONGO, SEPARAÇÃO SILÁBICA, FAZER

Leia mais

Relembrando: Ângulos, Triângulos e Trigonometria...

Relembrando: Ângulos, Triângulos e Trigonometria... Relembrando: Ângulos, Triângulos e Trigonometria... Este texto é apenas um resumo. Procure estudar esses assuntos em um livro apropriado. Ângulo é a região de um plano delimitada pelo encontro de duas

Leia mais

Data: /11/2014 Bimestre: 4. Nome: 6 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /11/2014 Bimestre: 4. Nome: 6 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /11/2014 Bimestre: 4 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) A agricultura é uma atividade econômica relacionada às condições

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Nome: Nº: 5ºAno/Série: TRABALHO BIMESTRAL Bimestre: 3º Data:

Nome: Nº: 5ºAno/Série: TRABALHO BIMESTRAL Bimestre: 3º Data: Nome: Nº: 5ºAno/Série: Disciplina: Ciências Professor: Andreza Alves Pinheiro TRABALHO BIMESTRAL Bimestre: 3º Data: Querido aluno, este trabalho de Ciências foi elaborado com o conteúdo da nossa apostila.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: (valor 1,0) 1 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 4

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 4 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 4 1 Apresentação Olá, pessoal Tudo bem com vocês? Finalmente saiu o edital do TCM/RJ Para quem ainda não me conhece, meu nome

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 25 / 4 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO B e C PROFESSORAS PÂMEA E GUTA

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO B e C PROFESSORAS PÂMEA E GUTA REUNIÃO DE PAIS 4º ANO B e C PROFESSORAS PÂMEA E GUTA AVALIAÇÃO Prova é um exercício que vale nota (Catarina) É uma avaliação mais complexa (Felipe Fernandes) É uma avalição que no final tem nota para

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS CAJAZEIRAS PARAIBA (ANEXO I DO EDITAL Nº 04.2015) CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1 o BIMESTRE DE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1 o BIMESTRE DE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1 o BIMESTRE DE 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 1,0 ) I. Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C2. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

Roteiro de estudos 2º trimestre. Física. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 2º trimestre. Física. Orientação de estudos Roteiro de estudos 2º trimestre Física O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que

Leia mais

Roteiro de Estudos 7º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016

Roteiro de Estudos 7º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 Roteiro de Estudos 7º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 NOME: - TURMA: (1) (2) - TURNO: (M) (T) 4ª ETAPA/2015 Caro(a) estudante, Você está recebendo o Roteiro de Estudos para as Avaliações Contínuas da 1ª

Leia mais

Embrulhando uma Esfera!

Embrulhando uma Esfera! Reforço escolar M ate mática Embrulhando uma Esfera! Dinâmica 6 2ª Série 4º Bimestre DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Matemática 2 a do Ensino Médio Geométrico. Geometria Espacial: Esferas. Aluno Primeira

Leia mais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Caro aluno, nesta aula iremos retomar um importante assunto, já estudado em anos anteriores: o conjunto dos números reais. Frequentemente, encontramo-nos

Leia mais

DATA: 07 / 05 / 2014 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF

DATA: 07 / 05 / 2014 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 07 / 05 / 204 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

a) b) c) d) e) 3 2 1

a) b) c) d) e) 3 2 1 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7 ª TURMA(S):

Leia mais

Cubo, prismas, cilindro

Cubo, prismas, cilindro A UUL AL A Cubo, prismas, cilindro Qual é a quantidade de espaço que um sólido ocupa? Esta é uma das principais questões quando estudamos as figuras espaciais. Para respondê-la, a geometria compara esse

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA Nome: Nº 8ºAno Data: / / 016 Professores: Yuri, Marcello e Décio Valor (.0) 1. APRESENTAÇÃO Prezado aluno, A estrutura da recuperação final do Colégio Pentágono

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP APRESENTAÇÃO Nesta apostila, a intenção é que você adquira a capacidade de visualizar e nomear, pontos, retas, planos, ângulos e reconhecer triângulos. É uma pequena

Leia mais