CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS"

Transcrição

1 Integrada 1ª / /2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar os circuitos básicos utilizados para filtragem de sinais. Realizar cálculos de filtros passa-baixa, rejeita-faixa e passa-faixa. Caracterizar o sinal modulado em amplitude. Caracterizar os circuitos osciladores com amplificador realimentado. Comparar as aplicações e características de osciladores LC e a cristal. Identificar o princípio de funcionamento de multiplicadores de freqüência com amplificador classe C. Identificar a forma de aplicação de osciladores, filtros, moduladores e multiplicadores de freqüência em diagrama de blocos de equipamentos para transmissão e recepção. Identificar os componentes específicos para filtragem de sinais de FI em receptores. Comparar filtros ultra-sônicos com filtros passa-faixa LC. Identificar as configurações para modulação e demodulação analógica utilizando blocos multiplicadores de sinais. Identificar as características dos sinais AM-DSB-SC, AM-DSB-FC, SSB e FM. Relacionar as aplicações de sistemas PLL em equipamentos de transmissão e recepção. Caracterizar o funcionamento de detectores com diodos para sinais AM e FM. Caracterizar o funcionamento do sistema PLL para demodulação e sintetização de freqüências. Relacionar as aplicações de códigos de linha em sistemas de transmissão digital. Caracterizar os sinais de códigos de linha Manchester, AMI e HDB-3. Comparar modulação analógica com modulação digital. Relacionar as aplicações de modulação digital em sistemas de transmissão analógica com fio e sem fio. Caracterizar e comparar os sinais de modulação digital. Identificar a forma de aplicação de osciladores, filtros, moduladores, demoduladores, amplificadores de RF e sistemas PLL em equipamentos para transmissão e recepção.

2 Integrada 1ª / /2008 2/11 II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. UNIDADE 1 ANÁLISE DE SINAIS Circuitos ressonantes: freqüência de ressonância,freqüências de meia potência, largura de faixa, fator de mérito e seletividade Análise de sinais no domínio do tempo e da freqüência: soma, subtração e multiplicação de sinais Composição e decomposição de sinais: série de Fourier, análise de um sinal quadrado utilizando filtros Filtros LC e cerâmico UNIDADE 2 - MODULAÇÃO E DEMODULAÇÃO ANALÓGICA Oscilador senoidal a circuito LC Oscilador senoidal a cristal Multiplicador de freqüência e dobrador de freqüências utilizando bloco multiplicador de sinais analógicos Circuito PLL: VCO, comparador de fase e sintetizador de freqüência Modulação em amplitude utilizando amplificador de RF em classe C e bloco multiplicador de sinais analógicos Dectetor de envoltória na demodulação do sinal de AM Modulação em amplitude com faixa lateral única utilizando filtro cerâmico e bloco multiplicador de sinais analógicos Dectetor de produto na demodulação do sinal de AM-SSB e bloco multiplicador de sinais analógicos Conversores de freqüência na recepção e na transmissão de sinais Modulação em freqüência utilizando oscilador LC com varicap Demodulação do sinal de FM: circuito limitador de amplitude Demodulação do sinal de FM: circuito discriminador de fase UNIDADE 3 - MODULAÇÃO E DEMODULAÇÃO DIGITAL Modulação e demodulação em ASK simulação de circuito e de sistema. 10

3 Integrada 1ª / /2008 3/ Modulação e demodulação em QAM simulação de circuito e de sistema Modulação e demodulação do sinal FSK simulação de circuito e de sistema Modulação e demodulação do sinal DPSK simulação de circuito e de sistema. 4. UNIDADE4 LINHA DE TRANSMISSÃO E ANTENAS Par trançado: características, parâmetros, conectores, montagem e teste de cabos para transmissão de dados CATV: características dos sistemas, especificações, equipamentos e componentes do sistema Cabo coaxial: características, parâmetros, conectores, especificações, projeto, montagem e teste de um sistema CATV Antena: características, especificações, instalação e teste de antena para recepção de TV aberta Antena: características, especificações, instalação, alinhamento e teste de antena para recepção via satélite UNIDADE 5 - REDES NA TRANSMISSÃO DE DADOS Componentes básicos: características, especificações e aplicações Montagem, configuração e testes de uma rede de computadores no sistema operacional MS Windows Montagem, configuração e testes de uma rede de computadores utilizando o sistema operacional LINUX. 10

4 Integrada 1ª / /2008 4/11 III Cronograma Semana 01 02/5 a 04/5 Semana 02 09/5 a 11/5 Atividade Prática 06 - Circuito Modulador em Amplitude Transistorizado Modulação em Baixo Nível constante do Arquivo GPTEL09.PDF no Site. Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 09 resolvido Modulador em Amplitude Transistorizado Modulação em Baixo Nível. Arquivo GPTEL09.PDF no Site. Leituras prévias de textos: RODRIGUES, Wander. Técnicas de Faixa Lateral páginas 01 a 22. Arquivo UNIT03.PDF no Site. NATIONAL. Datasheet LM 1496 / LM Arquivo LM1498.PDF no Site Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Técnicas de Faixa Lateral e Datasheet LM 1496 / LM Atividade Prática 07 - Circuito Modulador Balanceado constante do Arquivo GP-TEL10.PDF no Site. Semana 03 16/5 a 18/5 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 10 resolvido Modulador Balanceado. Arquivo GPTEL10.PDF no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Modulação Angular páginas 06 a 29 e 44 a 58. Arquivo UNIT04.PDF no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Modulação Angular. Atividade Prática 08 - Circuito Modulador em Freqüência a diodo varicap constante do Arquivo GP- TEL11.PDF no Site. Semana 04 23/5 a 25/5 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 11 resolvido Modulador em Frequência a diodo varicap. Arquivo GPTEL11.PDF no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Receptores. - Conversão de frequência e locações, páginas 28 a 33. Arquivo UNIT05.PDF no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Receptores. - Conversão de Frequência. Apresentação do conteúdo Conversão de Frequência: métodos de obter um sinal diferença a partir de dois sinais de baixa freqüência. Atividade Prática 09 - Circuito Conversor de Frequência em Audiofrequência constante do Arquivo GPTEL12.PDF no Site. Semana 05 30/5 a 01/6 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 12 resolvido Arquivo GPTEL12.PDF no Site. 2 o Trabalho por bancada realizado em grupo de dois, no máximo com três alunos. Pesquisar: estrutura, funcionamento e aplicações do componente MOSFET de dupla porta MOSFET DUPLA GA- TE. Fonte de pesquisa: Livros de Eletrônica Básica. Atividade Prática 02 Conversão de freqüência em radiofreqüência. Aula demonstrativa. Semana 06 06/6 a 08/6 Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Receptores. - Detector e CAG controle automático de ganho, páginas 41 a 50. Arquivo UNIT05.PDF do CDROM ou no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Receptores Detector de envoltória e Controle Automático de Ganho. Atividade Prática 03 Circuito Detector de envoltória e CAG, constante do Arquivo GPTEL14.PDF no Site. Feriado de Corpus Christi (7). Semana 07 13/6 a 15/6 Leituras prévia de textos: RODRIGUES, Wander. Receptores. - Limitador em amplitude, páginas 75 a 80. Arquivo UNIT05.PDF no Site. Atividade Prática 04 - Circuito Limitador em Amplitude constante do Arquivo GPTEL15.PDF no Site.

5 Integrada 1ª / /2008 5/11 Semana 08 20/6 a 22/6 Entrega e apresentação do Trabalho de Fim de Semestre para os alunos da Bancada 01. Entrega e apresentação do Trabalho de Fim de Semestre para os alunos da Bancada 02. Semana 09 27/6 a 29/6 Entrega e apresentação do Trabalho de Fim de Semestre para os alunos da Bancada 03. Entrega e apresentação do Trabalho de Fim de Semestre para os alunos da Bancada 04. Semana 10 04/7 a 06/7 Semana Reservada para Aplicação das Avaliações Somativas. Não haverá atividades de Laboratório. Semana 11 2 Bim 11/7 a 13/7 Recuperação Semestral Resolução CEPE 40/10 IV METODOLOGIAS DE ENSINO 1. Recursos metodológicos: Aulas expositivas. Método de ensino orientado por projetos. Realizações de pesquisa como instrumento de aprendizagem. Utilização de tecnologias de informação. Promoção de trabalhos em equipe. Pesquisa. 2. Recursos audiovisuais: Retroprojetor. Projetor multimídia. Painéis didáticos. Quadro branco. Datashow. VII INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Relatórios. Resumos e/ou Resenhas. Apresentação do Trabalho de Final de Semestre. Apresentação do Trabalho de Final de Curso. Avaliação Bimestral Subjetiva pelo Professor. Frequência às Atividades de Laboratório. VIII BIBLIOGRAFIA 1. MONTORO, Fábio - Modem. Ed. Érica, São Paulo, GOMES, Alcides Tadeu - Telecomunicações: transmissão, recepção de AM-FM e sistemas pulsados. Ed. Érica, São Paulo, NASCIMENTO, Juarez do. Telecomunicações -2 a Edição, Ed. Makron Book, São Paulo, ALENCAR, Marcelo Sampaio de - Sistemas de Comunicações - Ed. Érica, São Paulo, BARRADAS, Ovídio- Você e as Telecomunicações. Ed. Interciência, Rio de Janeiro, FERRARI, Antônio Martins - Telecomunicações - Evolução e Revolução. Ed. Érica, São Paulo, 1999.

6 Integrada 1ª / /2008 6/11 7. MONTORO, Fábio - Modem. Ed. Érica, São Paulo, DEL SOTO, Mariano S. & Corbele, J. A. - Transmissão digital e fibras ópticas. Makron Books Ed., São Paulo, TEMES, Loyd. Princípios de Telecomunicações. Coleção Schaum. McGraw Hill. São Paulo. 10. MEDEIROS, Júlio César de Oliveira. Princípios de Telecomunicações teoria e prática. São Paulo: Érica SOARES, Mauro e GARCIA, Mauro P. Projetos de sistemas de comunicação por fibra óptica. São Paulo: Érica. 12. SÁNCHES M. e CORBELLE, J. A. Transmissão digital e fibras ópticas. São Paulo: McGraw- Hill. 13. MELLO, Hilton A. Manual da faixa do cidadão. São Paulo: Antenas Edições Técnicas. 14. ALENCAR, Marcelo Sampaio de Telefonia Celular Digital. São Paulo: Érica SVERZUT, José Umberto. Redes GSM, GPRS, EDGE e UMTS evolução a caminho da terceira geração. São Paulo: Érica NETO, Vicente Soares. Telecomunicações sistemas de modulação. São Paulo: Érica. 17. CUNHA, Alessandro Ferreira da. Sistema CDMA uma introdução à telefonia móvel digital. São Paulo: Érica. 18. NETO, Vicente Soares. Telecomunicações convergência de redes e serviços. São Paulo: Érica. 19. HAYKIN, Simon. An introduction to analog and digital communications. John Wiley & Sons. 20. MATICK, Richard E.. Transmission lines for digital and communication networks. IEEE Press. 21. RAUSCHMAYER, Dennis J.. ADSL / VDSL principles. McMillan Technology Serie. 22. KENNEDY, George. Electronic communication systems. Tóquio: International Student Edition. McGraw-Hill Kogakusha. Livros para Consulta no CEFET-MG 23. BARRADAS, Ovídio e RIBEIRO, Marcelo P.. Telecomunicações sistemas analógicos digitais. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. (fora de lista). 24. BARRADAS, Ovídio e SILVA, A. Ferreira. Telecomunicações sistemas de energia. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. (fora de lista). 25. SILVA, Gilberto BARRADAS, Ovídio. Telecomunicações sistemas radiovisibilidade. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. (fora de lista). 26. Pines J. e BARRADAS, Ovídio. Telecomunicações sistemas multiplex. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. (fora de lista). EQUIPE ELABORADORA: Wander José Rezende Rodrigues APROVADO EM: / / DE ACORDO: Coordenador de Curso / Área N.A.E. - Núcleo de Apoio ao Estudante

7 Integrada 1ª / /2008 7/11 Distribuição dos Créditos da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues Itens a serem considerados: 1 Frequência às atividades do Laboratório registrado por assinatura em Bloco de Presença até [4 pontos] do total 2 Avaliação subjetiva realizada pelo Professor relativo à participação nas atividades do Laboratório até [4 pontos] do total. 3 Trabalhos realizados por bancada durante todo o módulo até [5 pontos] do total. Neste item estão inclusos os resumos das leituras prévias para cada atividade. 4 Entrega das Práticas e dos Questionários relativas às atividades práticas até [7 pontos] do total. 5 Parte impressa e em mídia eletrônica dos Trabalhos de Fim de Semestre e de Curso até [7 pontos] do total. Nesta atividade as Normas da ABNT para apresentação de trabalhos devem ser empregadas corretamente. 6 Apresentação e participação dos membros do grupo nos Trabalhos de Fim de Módulo até [3 pontos] do total.

8 Integrada 1ª / /2008 8/11 Caracterização dos Trabalhos de Fim de Semestre e Fim de Curso da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues Conteúdo: O trabalho deverá versar sobre a importância, a influência e o desenvolvimento de uma das áreas abaixo relacionadas em função direta ou indireta dos setores de Telecomunicações ou de suas subáreas: Informática, Telemática, Redes, Satélites, Internet, Fibra Óptica entres outras. Áreas para pesquisa: 1 Construção de veículos e aeronaves; 2 Controle de tráfego terrestre; 3 Medicina individual ou de grupo; 4 Comunicação de massa; 5 Atividades culturais, shows e espetáculos; 6 Pecuária; 7 Eletrônica embarcada; 8 Controle e proteção da costa e vias navegáveis; 9 Processamento e tratamento de imagens; 10 - Cadastro de pessoas e objetos de utilidade privada ou pública; 11 Controle ambiental; 12 Controle de processos industriais; 13 Segurança pública e privada; 14 Controle e estimativa da produção; 15 Outras áreas de interesse de acordo com o Professor

9 Integrada 1ª / /2008 9/11 Número de Participantes: O trabalho será realizado por um grupo de dois alunos, no máximo três, quando a circunstância assim impuser. Itens a serem avaliados: Entrega do trabalho escrito tendo como referência o padrão das Normas da ABNT para apresentação de monografia, dissertações e teses. Arquivo Formatação Textos.PDF, disponível no CDROM ou no site da Disciplina. Até 10% do total. Apresentação do trabalho em mídia eletrônica passível de exposição em CDROM e/ou em Web Site da Disciplina. Até 10% do total. Nível de dificuldade do tema escolhido. Até 10% do total. Criatividade na escolha e de abordagem do tema proposto. Até 10% do total. Conteúdo, qualidade e aprofundamento do resultado da pesquisa apresentada. (Trabalho de uma única fonte será considerado como CÓPIA NÃO AUTORI- ZADA.) Até 50% do total. Fontes de pesquisas apresentadas na Referência Bibliográfica. (Livros e Web Site citados serão verificados quanto à existência, a qualidade e a quantidade de conteúdo aproveitado para a realização do trabalho.) Até 10% do total. Trabalhos de relevância poderão ser agraciados com a indicação de leitura para os alunos dos próximos Módulos e publicados no CDROM e/ou Web Site da Disciplina mantido pelo Professor. Até 20% do total.

10 Integrada 1ª / / /11 Data limite para entrega: Conforme cronograma apresentado no primeiro dia de aula do Bimestre. Os trabalhos serão recebidos durante o período de permanência do Professor na Instituição. Trabalhos deixados em qualquer uma das Coordenações do Curso NÃO SERÃO ACEITOS COMO ENTREGUES DENTRO OU FORA DO PRAZO. Após qualquer data já definida, NENHUM TIPO DE TRABALHO será recebido para ser computado na Avaliação do presente Módulo.

11 Integrada 1ª / / /11 Caracterização das Atividades Práticas e dos Questionários da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Apresentação: Prof. Wander Rodrigues 1 Deverá ser impressa a Atividade Prática e o Questionário em papel adequado (Formato A4 ou Formulário Contínuo) utilizando a frente e o verso do papel. 2 O preenchimento completo das Atividades Práticas de forma a constituir um material que retrate o trabalho executado será avaliado dentro dos limites já especificados no item de Distribuição de Créditos. 3 Não será aceito nenhuma Atividade Prática e/ou Questionário fora do padrão acima especificado. Entrega: 4 Serão entregue um trabalho por Bancada (grupo de dois alunos no máximo três alunos quando as circunstâncias assim impuserem). 5 Após as datas já definidas, NENHUM TIPO DE TRABALHO será recebido para ser computado na Avaliação do presente Módulo. Devolução: 6 Não está previsto a devolução de NENHUM TIPO DE TRABALHO uma vez que o papel recolhido será doado a uma senhora que coleta papel para sobrevivência.

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues 3 Bimestre do Curso Integrado Site: www.wjrteleco.jdbte.com.br

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2004 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Primeiro Semestre de 2005 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Eletrônica. Qualificação: Técnico em Eletrônica

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Eletrônica. Qualificação: Técnico em Eletrônica Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Ensino Técnico Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Controle e Sistemas Industriais. Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico

Leia mais

Kit de Antenas - XT 401 -

Kit de Antenas - XT 401 - T e c n o l o g i a Kit de Antenas - XT 401 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Kit de Antenas - XT 401-1 - Introdução As aplicações wireless (sem fio)

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

CES-30 Técnicas de Banco de Dados - BD e CE-240 Projeto de Sistema de BD. Introdução e Orientações Gerais

CES-30 Técnicas de Banco de Dados - BD e CE-240 Projeto de Sistema de BD. Introdução e Orientações Gerais CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 1º SEMESTRE 2002 CES-30 Técnicas de Banco de Dados - BD e CE-240 Projeto de Sistema de BD Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha Introdução e Orientações Gerais

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Propagação e Antenas Carga Horária: 60h Período: 4º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Propagação e Antenas Carga Horária: 60h Período: 4º. Ementa Disciplina: Propagação e Antenas Carga Horária: 60h Período: 4º Ementa PLANO DE ENSINO Linhas de transmissão: características, parâmetros primários e secundários. Guias de ondas, cabo coaxial, cabos de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Agência Nacional de Telecomunicações Gerência de Certificação - RFCEC/RFCE/SRF SÍNTESE DO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO

Agência Nacional de Telecomunicações Gerência de Certificação - RFCEC/RFCE/SRF SÍNTESE DO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO Laboratório LABELO/PUCRS Acreditação n CRL 0075 Produto Ensaios acreditados Norma e/ou procedimento Alarme para linha telefônica Modem analógico Equipamento de fac-simile Telefone de assinante Telefone

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I LISTA DE REFERÊNCIA DE PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA FAMÍLIAS DE CATEGORIA I BATERIAS DE LÍTIO CARREGADORES CARTÃO INDUTIVO PARA TELEFONE DE USO PÚBLICO CENTRAIS PRIVADAS DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA CABOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de ensino. 2) Objetivos Promover a leitura e interpretação de artigos científicos com rigor acadêmico.

Plano de ensino. 2) Objetivos Promover a leitura e interpretação de artigos científicos com rigor acadêmico. Plano de ensino 1) Identificação Curso Nutrição Disciplina Leitura e Interpretação de Artigos Científicos na Área da Saúde Carga horária 34h Semestre letivo 01/2012 Professor Franceliane Jobim Benedetti

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 233 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Cursos para turbinar a sua carreira profissional

Cursos para turbinar a sua carreira profissional Cursos para turbinar a sua carreira profissional CONTATOS: FONE: (92) 3216-3080 FUNDACAOREDEAM.COM.BR CERTIFICAÇÃO OFICIAL FURUKAWA FCP Data Cabling System (28 horas) Introduzir e direcionar profissionais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnico em Farmácia Qualificação:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº de 07 /10 / 2010 Etec : TIQUATIRA Código: 208 Município: Eixo

Leia mais

SISTEMA DE TREINAMENTO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL Modelo: ED-2990 DESCRIÇÃO

SISTEMA DE TREINAMENTO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL Modelo: ED-2990 DESCRIÇÃO SISTEMA DE TREINAMENTO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL Modelo: DESCRIÇÃO O sistema de treinamento é um equipamento educacional especializado na área de comunicação moderna tais como PCM, PAM, TDM e FDM. Também,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 728 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Energia e Instalações Elétricas

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Energia e Instalações Elétricas CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Energia e Instalações Elétricas Código: ENGP 579 Pré-requisito: Período Letivo: 2016.2

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF) I. DEFINIÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, todo aluno do Curso de Engenharia Florestal deverá, obrigatoriamente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CADASTRO DE DISCIPLINAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CADASTRO DE DISCIPLINAS OBR ( ) COMPL ( ) SEMESTRE: ( ) Créditos Carga Horária ELE0509 Linhas de Transmissão e Ondas Tot Aul Lab Est Tot Aul Lab Est 4 4 - - 60 60 - -- P ELE0508 Teoria Eletromagnética P ELE0506 Circuitos Elétricos

Leia mais

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência)

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência) (sintetizadores de frequência) Tipos osciladores Cir. Eletrônica Aplica. Definição e aplicação Classes: 2 Tipos: senoidais, triangulares e onda quadrada Fatores: Frequência de operação Amplitude de saída

Leia mais

Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14

Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 C U R S O D E O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: ---

Leia mais

Escrito por webmaster Qui, 27 de Setembro de :26 - Última atualização Ter, 16 de Outubro de :08

Escrito por webmaster Qui, 27 de Setembro de :26 - Última atualização Ter, 16 de Outubro de :08 CAT II - Cálculo Aplicado às Telecomunicações Pré-requisito: CAT I Equações diferenciais ordinárias. Equações diferenciais exatas. Equações diferenciais lineares de primeira e segunda ordem. Aplicações

Leia mais

PLANO DE ENSINO - MAT

PLANO DE ENSINO - MAT FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA Ano Letivo: 2015-2 Curso: Fase: 3ª Unidade Curricular EMENTA: PLANO DE ENSINO - MAT Administração Tecnologia e Gerenciamento da Informação Uso estratégico da tecnologia da

Leia mais

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio.

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Operação de Software e Aplicativos Série: 1

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4014 08/10/13 Rev. 02 1.Dados Legais Autorizado pelo Parecer 324 de 21/11/2006,

Leia mais

Introdução a Modulação

Introdução a Modulação Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações Introdução a Modulação Fontes: Prof. Deise Monquelate Arndt Princípios de Sistemas de Telecomunicações,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Nível Médio

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Período Letivo:2016-1

PLANO DE ENSINO. Período Letivo:2016-1 Fone (49) 353-4300 PLANO DE ENSINO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Componente Curricular: Microcontroladores Carga Horária: 60h Professor: Giovani Pasetti 1. Ementa Período Letivo:016-1

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2015)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2015) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2015) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA ESTATÍSTICA APLICADA CARGA HORÁRIA 46 CURSO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Teoria da Contabilidade - 8º período

Teoria da Contabilidade - 8º período PLANO DE ENSINO UNIDADE CONTABILIDADE DISCIPLINA Teoria da Contabilidade - 8º período PROFESSOR Prof. Mestranda. Glória Castro gloriacastro7@gmail.com DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CSA-1225

Leia mais

STDS - Sistemas de Telecomunicações Definidos por Software PSTR - Processamento de Sinal em Tempo Real

STDS - Sistemas de Telecomunicações Definidos por Software PSTR - Processamento de Sinal em Tempo Real STDS - Sistemas de Telecomunicações Definidos por Software & PSTR - Processamento de Sinal em Tempo Real 3.º (e 1.º) semestre MEET 1.º (e 3.º) semestre MEIC () http://www.deetc.isel.ipl.pt/sistemastele/stds/

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 2º Semestre EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 2º Semestre EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA CURSO: Curso Técnico em Agroindústria FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( )

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de TIDD

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de TIDD Disciplina: 2854 - Sistemas Inteligentes e Ambientes Virtuais Turma A Área de Concentração: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais Linha de Pesquisa: Inteligência Coletiva e Ambientes Interativos Professor:

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Apresentação do Curso Prof. Jó Ueyama Fevereiro/2014 SSC0540-2014 Sejam bem-vindos! SSC0540 Redes de Computadores Sistemas de Informação Terça 21:00 às 22:40 Sexta 19:00 às 20:40

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR 1 Validade: A partir de 01/91 Departamento Acadêmico de: Engenharia Elétrica Curso: Engenharia Industrial Elétrica Carga Horária: 60H ( Teórica: 30H Lab.: 30H Exerc.: 00H ) Créditos: 03 Pré-requisitos:

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza

Sistemas de Informações Gerenciais Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza Sistemas de Informações Gerenciais Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo

Leia mais

Versão: Dezembro/2012. O aluno poderá integralizar os créditos referentes às disciplinas ACH 2017 e ACH 2018 das seguintes formas:

Versão: Dezembro/2012. O aluno poderá integralizar os créditos referentes às disciplinas ACH 2017 e ACH 2018 das seguintes formas: Normas para Realização do Projeto Supervisionado ou Trabalho de Graduação para o Curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo Versão: Dezembro/2012

Leia mais

Módulo: 1ª fase C-H: 36 h-a Ano: Professora: Karoliny Correia. ESTRATÉGIAS DE ENSINO 4 h-a Aula expositivodialogada;

Módulo: 1ª fase C-H: 36 h-a Ano: Professora: Karoliny Correia. ESTRATÉGIAS DE ENSINO 4 h-a Aula expositivodialogada; IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO Unidade Curricular:

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO Universidade Estadual de Ponta Grossa PROGRAMA DE DISCIPLINA SETOR: CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO: INFORMÁTICA DISCIPLINA: PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO: 203094 Nº de aulas

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS

TRANSMISSÃO DE DADOS TRANSMISSÃO DE DADOS Aula 2: Dados e sinais Notas de aula do livro: FOROUZAN, B. A., Comunicação de Dados e Redes de Computadores, MCGraw Hill, 4ª edição Prof. Ulisses Cotta Cavalca

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Qualificação: Assistente de Técnico em Mecânica Módulo: 04

Plano de Trabalho Docente Qualificação: Assistente de Técnico em Mecânica Módulo: 04 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Indústria Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: DR. JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES/ SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Turno: Quartas-feiras das 9:30 as 12:15 Carga Horária: 3 créditos (45 h)

PLANO DE ENSINO. Turno: Quartas-feiras das 9:30 as 12:15 Carga Horária: 3 créditos (45 h) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Campus: Uruguaiana Curso: Enfermagem Componente Curricular: Abordagens administrativas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça/SP Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2016)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2016) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2016) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA CURSO PROFESSOR CÓDIGO DA DISCIPLINA Normalização

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança do trabalho Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS SUZETE KEINER SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS CIOS Orientador: Prof.. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto ROTEIRO Introdução Objetivos Informática na Educação Etapas de Implantação

Leia mais

Influência de parâmetros semicondutores. estruturais, dos materiais e das 2.1 Introdução: interfaces no comportamento

Influência de parâmetros semicondutores. estruturais, dos materiais e das 2.1 Introdução: interfaces no comportamento Professor: José Américo de Sousa Moura, DSc. Disciplina: Eletrônica Analógica Carga Horária: 60 hs Turma: E6 Pág. 1 de 5 EMENTA: Fontes de alimentação. Transistores de Efeito de Campo MOS. Transistores

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC : Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Estância Turística de Tupã - SP Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional: : Técnica

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Disciplinas: Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel - é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em

Leia mais

Mestrado Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Mestrado Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrado Engenharia Electrotécnica e de Computadores Área de Especialização em Energias Renováveis e Sistemas de Potência Edição 2007/2008 Enquadramento Especialização de Energias Renováveis e Sistemas

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA: SAÚDE COLETIVA II PLANO DE DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO Disponível em: www.universidadesaudavel.com.br

Leia mais

II CONGRESSO 2015 FAMINAS-BH COMPARTILHANDO IDEAIS NA BUSCA POR DIAS MELHORES: DISCUTINDO A SUSTENTABILIDADE

II CONGRESSO 2015 FAMINAS-BH COMPARTILHANDO IDEAIS NA BUSCA POR DIAS MELHORES: DISCUTINDO A SUSTENTABILIDADE CHAMADA DE TRABALHOS: A comissão técnico-científica do II CONGRESSO FAMINAS-BH 2015 convida para a submissão de trabalhos técnicos para apresentação e discussão no evento. TEMA: SUSTENTABILIDADE: SOCIAL,

Leia mais

VSAT. Very Small Aperture Terminal

VSAT. Very Small Aperture Terminal Comunicações Via Satélite VSAT Very Small Aperture Terminal AGENDA Introdução do Conceito de VSAT Aplicações VSAT Arquiteturas e Topologias de Redes Características Gerais da Tecnologia Segmento Espacial

Leia mais

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros Digitais Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros são usados basicamente para dois propósitos: Separação de sinais combinados; Restauração

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DOMINGOS REBELO

ESCOLA SECUNDÁRIA DOMINGOS REBELO ESCOLA SECUNDÁRIA DOMINGOS REBELO INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DOS CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho DISCIPLINA APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B Prova 303/2016

Leia mais

SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO E ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO E ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BOLETIM OFICIAL NÚMERO ESPECIAL SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO E ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO B. O.

Leia mais

Teoria Geral de Osciladores

Teoria Geral de Osciladores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Osciladores e Multivibradores Teoria Geral de Osciladores Florianópolis, março de 2012. Prof.

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL MÓDULO B 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5

Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5 Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5 1 Título Prática 4 Circuitos retificadores 2 Objetivos Estudo e montagem de diferentes circuitos retificadores. 3 Fundamentos

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC ETEC PAULINO BOTELHO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC ETEC PAULINO BOTELHO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO. Código: FIS03 Carga Horária: 40 Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: II Ano: 2015.

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO. Código: FIS03 Carga Horária: 40 Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: II Ano: 2015. PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Informática Aplicada a Educação Física Professor: Denise Xavier Fortes e-mail: denisefortes6@gmail.com Código:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: Engenharia Elétrica e Eletrônica Disciplina: Sistemas Digitais I Núcleo Temático: Sistemas Digitais Código Da Disciplina: 161.1808.1 Professor: Edson

Leia mais

Técnico de Informática

Técnico de Informática Técnico de Informática Redes e Sistemas Certificado - Inclui Certificação Formato: Presencial Preço: 1800 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes. ) Horário:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Laboratório de Ensino de Física

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

ANEXO AO COMUNICADO: LISTA DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS ICMS.

ANEXO AO COMUNICADO: LISTA DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS ICMS. ANEXO AO COMUNICADO: LISTA DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS ICMS. Abrangência: indústria de processamento eletrônico de dados, inclusive de produtos fabricados de acordo com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Dois Irmãos 52171-900 Recife-PE Fone: 0xx-81-332060-40 proreitor@preg.ufrpe.br PLANO DE ENSINO

Leia mais

EDITAL DA CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS/CIENTÍFICOS PARA A SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICACÃO - SEACOM/2015

EDITAL DA CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS/CIENTÍFICOS PARA A SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICACÃO - SEACOM/2015 EDITAL DA CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS/CIENTÍFICOS PARA A SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICACÃO - SEACOM/2015 Torna-se pública a abertura das inscrições para a submissão de trabalhos acadêmicos e científicos

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Turma V. EIXO TEMÁTICO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E EMPRESARIAL 60 horas

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Turma V. EIXO TEMÁTICO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E EMPRESARIAL 60 horas CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Turma V EIXO TEMÁTICO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E EMPRESARIAL 60 horas Prof.ª Silvana Maia Borges Contatos: silvanamborges@gmail.com www.silborges.com CRONOGRAMA DAS AULAS

Leia mais

CCNA 1 Teste de Cabos. Kraemer

CCNA 1 Teste de Cabos. Kraemer CCNA 1 Teste de Cabos Testes de Cabos Tipos de sinais Características dos meios de cobre Características dos meios ópticos Tipos de sinais Sinal Analógico (ondas senoidais) Variam continuamente O que é

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 60h CH Teórica Formação Básica. CH Prática. 10h. Trabalho Efetivo Discente

PLANO DE ENSINO. 60h CH Teórica Formação Básica. CH Prática. 10h. Trabalho Efetivo Discente PLANO DE ENSINO Escola ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (EETI) Engenharias: Ambiental; Civil; de Computação; de Petróleo; de Produção; Elétrica; Curso(s) Mecânica; Mecatrônica e Química Disciplina

Leia mais

UnB/FGA Eletricidade Aplicada

UnB/FGA Eletricidade Aplicada UnB/FGA 201634 Eletricidade Aplicada Laboratório # 1 Bancada Principal / Análise de circuitos elétricos 1 1º semestre de 2015 Objetivos Explicação sobre a bancada didática. Medidas elétricas: voltímetro

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2015/2016

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2015/2016 SUB Informação A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias; 1. Compreender a evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o seu papel no mundo contemporâneo; a) Conhecer os grandes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 32/06-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 32/06-CEPE RESOLUÇÃO Nº 32/06-CEPE Aprova o Ajuste Curricular no Curso de Engenharia Elétrica, aplicável à Resolução 78/02-CEPE. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Oficina Calculadora HP 12C Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4 1 - Ementa (sumário, resumo) Por que a calculadora HP

Leia mais

DIGIMAN. WTB Tecnologia

DIGIMAN. WTB Tecnologia DIGIMAN MANDADO JUDICIAL ELETRÔNICO Equipamentos WTB Tecnologia 2009 www.wtb.com.br Equipamentos da Solução CANETA DIGITAL e APARELHO CELULAR A integração do DIGIMAN com a Caneta Digital Anoto e um aparelho

Leia mais

Conversor HDMI para VGA + Áudio. Manual do Usuário

Conversor HDMI para VGA + Áudio. Manual do Usuário Conversor HDMI para VGA + Áudio Manual do Usuário Obrigado por comprar um Produto Comtac Você comprou um produto de uma empresa que oferece alta qualidade e valor agregado. Conheça nossa linha completa

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: EDU323 Teorias da Educação CURSO: Pedagogia Semestre de oferta: 4 CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 HORAS HORAS/AULA: 54 Aulas EMENTA: Teorias pedagógicas modernas e contemporâneas.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código:136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: TÉCNICO EM FARMÁCIA Qualificação: Técnico

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Telemóvel e a Sociedade 1 de 7 Na minha opinião o uso do telemóvel é indispensável visto que a comunicação instantânea em qualquer lugar e a qualquer hora hoje em dia é imprescindível para a maior parte

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 NOVA ANDRADINA MS DEZEMBRO/2013 ESCOLA IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 Plano de ações previstas a serem executadas no

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2013 Etec Paulino Botelho Código: 091.06 Município: São Carlos EE: Professor Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria. Competências

PLANIFICAÇÃO ANUAL TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria. Competências Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio Competências Tratamento de Informação Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação nas tarefas de construção do conhecimento em diversos contextos

Leia mais

LABORATÓRIOS DE ENSINO DE FÍSICA (Eletricidade, Magnetismo e Ótica)

LABORATÓRIOS DE ENSINO DE FÍSICA (Eletricidade, Magnetismo e Ótica) Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física LABORATÓRIOS DE ENSINO DE FÍSICA (Eletricidade, Magnetismo e Ótica) Disciplina: FÍSICA EXPERIMENTAL

Leia mais

Modulação e Codificação

Modulação e Codificação INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação Engenharia de Telecomunicações e Informática Modulação e Codificação Ano Lectivo 2001/2002 2º

Leia mais