Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações"

Transcrição

1 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues 3 Bimestre do Curso Integrado Site: wjrod@jdbte.com.br ou wjrteleco@jdbte.com.br ou wjrod@oi.com.br ou wjrteleco@yahoo.com.br 1 a Semana: Apresentação dos Trabalhos de Final do 1 o Semestre Primeira e Segunda Bancada. 2 a Semana: Apresentação dos Trabalhos de Final do 1 o Semestre Terceira Bancada. Programação para o 3 o Bimestre. Trabalho de Final de Curso. 3 a Semana: Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Receptores. - Conversão de freqüência e locações, páginas 28 a 33. Arquivo UNIT05.PDF do CDROM ou no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Receptores. - Conversão de Freqüência. Apresentação do conteúdo Conversão de Freqüência: métodos de obter um sinal diferença a partir de dois sinais de baixa freqüência. Atividade Prática 01 - Circuito Conversor de Freqüência em Audiofreqüência constante do Arquivo GPTEL12.PDF do CDROM ou no Site.

2 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 2 4 a Semana: Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 12 resolvido Arquivo GP- TEL12.PDF do CDROM ou no Site. 1 o Trabalho por bancada realizado em grupo de dois, no máximo com três a- lunos. Pesquisar: estrutura, funcionamento e aplicações do componente MOSFET de dupla porta MOSFET DUPLA GATE. Fonte de pesquisa: Livros de Eletrônica Básica. Atividade Prática 02 Conversão de freqüência em radiofreqüência. Aula demonstrativa. 5 a Semana: Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Receptores. - Detector e CAG controle automático de ganho, páginas 41 a 50. Arquivo UNIT05.PDF do CDROM ou no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Receptores Detector de envoltória e Controle Automático de Ganho. Atividade Prática 03 Circuito Detector de envoltória e CAG, constante do Arquivo GPTEL14.PDF do CDROM ou no Site. 6 a Semana: Leituras prévia de textos: RODRIGUES, Wander. Receptores. - Limitador em ampplitude, páginas 75 a 80. Arquivo UNIT05.PDF do CDROM ou no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Receptores. Limitador em amplitude. Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 14 resolvido Arquivo GP- TEL14.PDF do CDROM ou no Site. Atividade Prática 04 - Circuito Limitador em Amplitude constante do Arquivo GPTEL15.PDF do CDROM ou no Site.

3 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 3 7 a Semana: Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 15 resolvido Arquivo GP- TEL15.PDF do CDROM ou no Site. Leituras prévias de textos: RODRIGUES, Wander. Receptores. Detector em declive e Detector de inclinação balanceado, páginas 80 a 85. Arquivo U- NIT05.PDF do CDROM ou no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Receptores. Detector em declive e Detector de inclinação balanceado. Atividade Prática 05 - Circuito Detector de inclinação constante do Arquivo GP- TEL16.PDF do CDROM ou no Site. 8 a Semana: Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 16 resolvido Arquivo GP- TEL16.PDF do CDROM ou no Site. Leituras prévias de textos: RODRIGUES, Wander. Receptores. Discriminador de fase, páginas 85 a 94. Arquivo UNIT05.PDF do CDROM ou no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Receptores. Discriminador de fase. Atividade Prática 06 - Circuito Discriminador constante do Arquivo GP- TEL17.PDF do CDROM ou no Site. 9 a Semana: Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 17 resolvido Arquivo GP- TEL17.PDF do CDROM ou no Site. Atividade Prática 07 Levantamento de características técnicas e análise de funcionamento de um Transceptor a partir do estudo de manuais de serviços destes equipamentos.

4 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 4 Distribuição dos Créditos da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues Itens a serem considerados: 1 Freqüência às atividades do Laboratório registrado por assinatura em Bloco de Presença até 15% do total. 2 Avaliação subjetiva realizada pelo Professor relativo à participação nas atividades do Laboratório até 10% do total. 3 Trabalhos realizados por bancada durante todo o módulo até 15% do total. Neste item estão inclusos os resumos das leituras prévias para cada atividade. 4 Entrega das Práticas e dos Questionários relativas às atividades práticas até 30% do total. 5 Parte impressa e em mídia eletrônica do Trabalho de Fim de Módulo até 20% do total. Nesta atividade as Normas da ABNT para apresentação de trabalhos devem ser empregadas corretamente. 6 Apresentação e participação dos membros do grupo no Trabalho de Fim de Módulo até 10% do total.

5 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 5 Caracterização do Trabalho de Fim de Curso da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues Conteúdo: O trabalho deverá versar sobre a importância, a influência e o desenvolvimento de uma das áreas abaixo relacionadas em função direta ou indireta dos setores de Telecomunicações ou de suas subáreas: Informática, Telemática, Redes, Satélites, Internet, Fibra Óptica entres outras. Áreas para pesquisa: 1 Controle de processos industriais; 2 Segurança pública ou privada; 3 Controle e estimativa da produção; Número de Participantes: O trabalho será realizado por um grupo de dois alunos, no máximo três, quando a circunstância assim impuser. Itens a serem avaliados: Apresentação do trabalho escrito tendo como referência o padrão das Normas da ABNT para apresentação de monografia, dissertações e teses. Arquivo Formata-

6 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 6 ção Textos.PDF, disponível no CDROM ou no site da Disciplina. Até 10% do total. Apresentação do trabalho em mídia eletrônica passível de exposição em CDROM e/ou em Web Site da Disciplina. Até 10% do total. Nível de dificuldade do tema escolhido. Até 10% do total. Criatividade na escolha e de abordagem do tema proposto. Até 10% do total. Conteúdo, qualidade e aprofundamento do resultado da pesquisa apresentada. (Trabalho de uma única fonte será considerado como CÓPIA NÃO AUTORIZA- DA.) Até 50% do total. Fontes de pesquisas apresentadas na Referência Bibliográfica. (Livros e Web Site citados serão verificados quanto a existência, a qualidade e a quantidade de conteúdo aproveitado para a realização do trabalho.) Até 10% do total. Trabalhos de relevância poderão ser agraciados com a indicação de leitura para os alunos dos próximos Módulos e publicados no CDROM e/ou Web Site da Disciplina mantido pelo Professor. Até 20% do total. Data limite para entrega: Conforme cronograma apresentado no primeiro dia de aula do Bimestre. Os trabalhos serão recebidos durante o período de permanência do Professor na Instituição. Trabalhos deixados em qualquer uma das Coordenações do Curso NÃO SERÃO ACEITOS COMO ENTREGUES DENTRO OU FORA DO PRAZO. Após qualquer data já definida, NENHUM TIPO DE TRABALHO será recebido para ser computado na Avaliação do presente Módulo.

7 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 7 Caracterização das Atividades Práticas e dos Questionários da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Apresentação: 1 Deverá ser impressa a Atividade Prática e o Questionário em papel adequado (Formato A4 ou Formulário Contínuo) utilizando a frente e o verso do papel. 2 O preenchimento completo das Atividades Práticas de forma a constituir um material que retrate o trabalho executado será avaliado dentro dos limites já especificados no item de Distribuição de Créditos. 3 Não será aceito nenhuma Atividade Prática e/ou Questionário fora do padrão a- cima especificado. Entrega: 4 Serão entregue um trabalho por Bancada (grupo de dois alunos no máximo três alunos quando as circunstâncias assim impuserem). 5 Após as datas já definidas, NENHUM TIPO DE TRABALHO será recebido para ser computado na Avaliação do presente Módulo. Devolução: 6 Não está previsto a devolução de NENHUM TIPO DE TRABALHO uma vez que o papel recolhido será doado a uma senhora que coleta papel para sobrevivência.

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2004 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

Cronograma da Disciplina Telecomunicações II

Cronograma da Disciplina Telecomunicações II CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Telecomunicações II Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2003 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br Email: wjrod@jdbte.com.br ou

Leia mais

Cronograma da Disciplina Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2003 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br Email: wjrod@jdbte.com.br ou wjrteleco@ig.com.br

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/8 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Primeiro Semestre de 2005 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/15 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/9 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/12 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/9 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 31 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Resolução nº 36, de 22 de outubro de 2018.

Resolução nº 36, de 22 de outubro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Conselho de Campus - CONCAMPO Resolução nº 36, de 22 de outubro de 2018. O Presidente do Conselho de Campus do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/9 0BI OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013.

Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013. Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013. Estabelece o Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS:

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2017, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO Paço do Lumiar CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A presente norma tem por finalidade regulamentar as atividades relacionadas

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL

RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 Estabelece as normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Nutrição. CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL Art. 1º. A execução e aprovação no

Leia mais

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA Aprovada no CONSEPE, na 5ª Sessão, realizada em 21 de maio

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS:

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2014, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - ICEAC CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º As atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Normatiza a elaboração e apresentação do Relatório Final de Estágio do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, que compreende

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017

RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 Reedita, com alterações, a Resolução nº 02/2016, de 06 de setembro de 2016, que estabeleceu as normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL TCC NAVAL APROVADO NO COLEGIADO EM 07/07/2014 Regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO ANEXO II RESOLUÇÃO GGH N. 02/2017 EMENTA: Estabelece normas para o trabalho monográfico de conclusão dos Cursos de Graduação em História, Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA O Colegiado do Curso de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 DIREITO Atividade Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2018/1, relativo ao TCC I. Prazo Data: 01/02/2018

Leia mais

I JORNADA DE HUMANIDADES IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº 01/2017

I JORNADA DE HUMANIDADES IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº 01/2017 Página 1 de 6 I JORNADA DE HUMANIDADES IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº 01/2017 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1 A I Jornada de Humanidades (JH) é um evento acadêmico organizado pelo Colegiado de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA BIBLIOTECA SETORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA BIBLIOTECA SETORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BIBLIOTECA SETORIAL NORMAS PARA ENTREGA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA BIBLIOTECA DA UAST TCC Trabalhos de conclusão de curso (monografias, teses e dissertações)

Leia mais

Banca de Doutorado. Prazo: até 40 dias antes da defesa; Documento Necessários, em papel e pdf (menor do que 1.2 MB).

Banca de Doutorado. Prazo: até 40 dias antes da defesa; Documento Necessários, em papel e pdf (menor do que 1.2 MB). Normas para solicitações de alunos à CAP Esta norma versa sobre os documentos que se fazem necessários para a solicitação das demandas de alunos junto à secretaria da CAP Banca de Doutorado Prazo: até

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CCN - PROPOSTA

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CCN - PROPOSTA 1 REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CCN - PROPOSTA DISPÕE SOBRE A PROPOSIÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Os trâmites relacionados com a matrícula, o desenvolvimento, a entrega e a avaliação do Trabalho Final obedecerão ao seguinte cronograma:

Os trâmites relacionados com a matrícula, o desenvolvimento, a entrega e a avaliação do Trabalho Final obedecerão ao seguinte cronograma: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2019, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

"REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES" APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de Ata Nº 2/17

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de Ata Nº 2/17 "REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES" APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de 2017 - Ata Nº 2/17 Art. 1º As atividades complementares compreendem parte da integralização

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Toledo, 2016 Sumário 1 AS CARACTERÍSTICAS 2 2 O TCC 1 4

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Campus São Paulo. Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 2017 (TCC 2017)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Campus São Paulo. Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 2017 (TCC 2017) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus São Paulo Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 2017 (TCC 2017) Cursos de Música CCBM/LeM O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Normas Gerais de Procedimento PPGCom/UFJF. Capítulo I Seleção. Art. 1 - Conforme o calendário a ser definido anualmente, o candidato deverá:

Normas Gerais de Procedimento PPGCom/UFJF. Capítulo I Seleção. Art. 1 - Conforme o calendário a ser definido anualmente, o candidato deverá: Normas Gerais de Procedimento PPGCom/UFJF Juiz de Fora, 1º de Julho de 2016 Capítulo I Seleção Art. 1 - Conforme o calendário a ser definido anualmente, o candidato deverá: I. Entregar: a) Requerimento

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Puericultura, Pediatria e Adolescência (LAPPA) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFVJM, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFVJM, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFVJM, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016. Estabelece normas complementares para o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade

Leia mais

PIM TECNOLOGIA EM GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES (GR1W30)

PIM TECNOLOGIA EM GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES (GR1W30) Senhores Alunos, Seguem informações importantes sobre o PIM: 1. O QUE É? - Os PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar) são projetos obrigatórios realizados elos alunos dos cursos de graduação de menor

Leia mais

Edital Concurso Cultural de Pintura em Tela 7º Festival Regional do Umbu

Edital Concurso Cultural de Pintura em Tela 7º Festival Regional do Umbu Edital Concurso Cultural de Pintura em Tela 7º Festival Regional do Umbu 1. PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO 1.1 A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), promove durante o 7º Festival

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 ARQUITETURA E URBANISMO TCC I Atividade Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2018/1, relativo ao TCC

Leia mais

EDITAL TCC - 2º SEMESTRE de 2017

EDITAL TCC - 2º SEMESTRE de 2017 EDITAL TCC - 2º SEMESTRE de 2017 Engenharia Eletrônica O Professor Responsável pela Atividade de TCC do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2019. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE:

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2019. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE: INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2019 Regulamenta o depósito de trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO

Leia mais

Av.Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 CEP Guaratinguetá-SP BRASIL (012) (012)

Av.Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 CEP Guaratinguetá-SP BRASIL (012) (012) Curso de Graduação de Licenciatura em Matemática NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1. DO OBJETO a) No último ano do Curso de Graduação de Licenciatura em Matemática, o aluno deve desenvolver

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2014 - Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Artigo 1º - Apresentação do Projeto Todo discente ingressante

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2017

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2017 COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PIBIC/ FAPEMIG/FTM- 2017 A Coordenação do Programa de Pesquisa e Extensão

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O SORTEIO DAS VAGAS DE NÍVEL 01 DOS CURSOS DE LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE (LICOM/PLIC) 2016.

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O SORTEIO DAS VAGAS DE NÍVEL 01 DOS CURSOS DE LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE (LICOM/PLIC) 2016. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O SORTEIO DAS VAGAS DE NÍVEL

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) vinculada à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia de Produção Curso de Graduação de Engenharia de Produção

Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia de Produção Curso de Graduação de Engenharia de Produção Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia de Produção Curso de Graduação de Engenharia de Produção Regulamento de Projeto de Graduação 0 Do conceito Art. 1º - O Projeto

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GRADUAÇÃO NA HABILITAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GRADUAÇÃO NA HABILITAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GRADUAÇÃO NA HABILITAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 1) Sobre a Proposta de Projeto: O Projeto de Graduação pode ser executado por um ou dois alunos. Este(s) deve(m) escolher

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I DOS CONCEITO E OBJETIVOS Art. 1º Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade integradora de conhecimentos

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS:

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2010, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Escola de Direito

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Escola de Direito CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2016.1 Escola de Direito ATIVIDADE Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2016/1, relativo ao TCC I. Entrega da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA. RESOLUÇÃO 01/ FEE - de 06 de maio de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA. RESOLUÇÃO 01/ FEE - de 06 de maio de 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA RESOLUÇÃO 01/ 2011 - FEE - de 06 de maio de 2011 Estabelece as diretrizes para a elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019 1 ABERTURA A Universidade de Caxias do Sul torna públicas as condições que

Leia mais

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação

Leia mais

Regulamentação : Trabalho de Conclusão de Curso de Design

Regulamentação : Trabalho de Conclusão de Curso de Design Regulamentação : Trabalho de Conclusão de Curso de Design O projeto pedagógico do curso de design da UFC prevê a realização de Trabalho de Conclusão de Curso, opção prevista no artigo 9 da Resolução no

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I Disposições Preliminares

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I Disposições Preliminares REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º As Atividades Complementares são exigidas para integralização da do

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ Rio de Janeiro - RJ Julho 2018 O COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO CAMILO-RJ, no uso de suas atribuições,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE Aprova Normas Específicas do Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares, 300 horas designadas na matriz curricular, poderão ser executadas a partir do primeiro período do curso, excetuando-se o trabalho de conclusão de

Leia mais

PORTARIA N.º 15, de 14 de maio de 2012

PORTARIA N.º 15, de 14 de maio de 2012 TEXTO COMPILADO PORTARIA N.º 15, de 14 de maio de 2012 Estabelece regras para a disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica no âmbito da pós-graduação da Escola de Direito de Brasília/EDB. suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito RESOLUÇÃO N. 02/2011 CURSO DE DIREITO DA UFG/CAJ Estabelece o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Direito da UFG/CAJ O Colegiado do da Universidade Federal de Goiás, Campus

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA (LAGE) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA (LAGE) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA (LAGE) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Gastroenterologia (LAGE) vinculada à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) comunica

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Puericultura, Pediatria e Adolescência (LAPPA) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI AVALIAÇÃO DE MÉRITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI AVALIAÇÃO DE MÉRITO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI AVALIAÇÃO DE MÉRITO Demanda: PRPPG/UNIVASF/MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2013 Proponente: Título

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF) I. DEFINIÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, todo aluno do Curso de Engenharia Florestal deverá, obrigatoriamente,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/2012, DO CONSELHO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA

RESOLUÇÃO Nº 001/2012, DO CONSELHO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA RESOLUÇÃO Nº 001/2012, DO CONSELHO DA Dispõe sobre normas e procedimentos relativos à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES

NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES Art. 1º As Atividades Complementares Independentes integram o currículo do curso de graduação de Terapia Ocupacional, objetivando sua flexibilização,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM SAUDE,

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM SAUDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM SAÚDE EDITAL Nº 12/2018-ESUFRN PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA

Leia mais

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período 2018-1 CONTEÚDO Conceituação de mídias. Fundamentos de sistemas multimídia. Mídias discretas e contínuas.

Leia mais