Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I"

Transcrição

1 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2004 Site: ou wjrod@jdbte.com.br ou wjrteleco@jdbte.com.br ou wjrteleco@terra.com.br ou wjrteleco@yahoo.com.br 1 a Semana: 20-21/09/04 Apresentação das condições de trabalho, equipamentos e a distribuição de atividades e respectivos valores. Atividade Prática 01 Apresentação do Laboratório de Telecomunicações Utilização dos principais equipamentos: Osciloscópio, Gerador de Funções e Freqüencímetro. 2 a Semana: 27-28/09/04 Atividade Prática 01 Apresentação do Laboratório de Telecomunicações Utilização dos principais equipamentos: Osciloscópio, Gerador de Funções e Freqüencímetro. 3 a Semana: 04-05/10/04 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 01 resolvido Apresentação dos equipamentos. Arquivo GPTEL01.PDF do CDROM ou no Site. Leitura prévia de texto: Circuitos Ressonantes. Arquivo GPTEL02.PDF do CDROM ou no Site.

2 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 2 Apresentação do conteúdo Circuitos Ressonantes. Esta apresentação está disponível no Arquivo CIRRES.PDF do CDROM ou no Site. Simulação de circuitos ressonantes utilizando o Aplicativo EWB. Atividade Prática com quatro tipos diferentes de filtros LC, Cerâmico e Mecânico. 4 a Semana: 11-12/10/04 Entrega do Questionário de Laboratório 02 resolvido Circuitos Ressonantes. Arquivo GPTEL 02.PDF do CDROM ou no Site. Leitura prévia de texto: Introdução ao Estudo dos Osciladores. Arquivo ESTUDO DOS OSCILADORES.PDF do CDROM ou no Site. Apresentação do conteúdo Osciladores de onda senoidal. Esta apresentação está disponível no Arquivo OSCLC.PDF do CDROM ou no Site. Dia 12/09/04 é feriado: Nossa Senhora Aparecida. 5 a Semana: 18-19/10/04 Atividade Prática 02 - Circuito Oscilador Hartley constante do Arquivo GPTEL 02.PDF do CDROM ou no Site. Antecipação das Leituras prévia de textos: BRAGA, Newton C. Cristais o ritmo da eletrônica. Arquivo CRISTAL1.PDF. NEGRICH, Arnaldo. Cristais Coração dos circuitos digitais. Arquivo CRISTAL2.PDF do CDROM ou no Site. 6 a Semana: 25-26/10/04 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 03 resolvido Osciladores de onda senoidal Oscilador Hartley. Arquivo GPTEL 03.PDF do CDROM ou no Site.

3 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 3 1 o Trabalho por bancada realizado em grupo de dois, no máximo com três alunos. Leitura e apresentação de um resumo para discussão do texto: BÜNNER, Martin. One jump ahead with FBAR. Arquivo FILTRO.PDF do CDROM ou no Site. Leituras prévia de textos: BRAGA, Newton C. Cristais o ritmo da eletrônica. Arquivo CRISTAL1.PDF. NEGRICH, Arnaldo. Cristais Coração dos circuitos digitais. Arquivo CRISTAL2.PDF do CDROM ou no Site. Apresentação do conteúdo Oscilador a Cristal. Esta apresentação está disponível no Arquivo OSCRISTAL.PDF do CDROM ou no Site. 7 a Semana: 01-02/11/04 Entrega do 1 o Trabalho e 20 minutos para a discussão sobre o tema proposto ou a realização de uma breve avaliação sobre o tema no máximo 10 questões abertas. Atividade Prática 03 - Circuito Oscilador a Cristal constante do Arquivo GPTEL 05.PDF do CDROM ou no Site. Dia 02/11/04 é Feriado: Finados 8 a Semana: 08-09/11/04 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 05 resolvido Osciladores de onda senoidal Oscilador a Cristal. Arquivo GPTEL05.PDF do CDROM ou no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Estudo sobre a série trigonométrica de Fourier. Arquivo STFOURIER.PDF do CDROM ou no Site. Apresentação do conteúdo Multiplicadores de Freqüência. Esta apresentação está disponível no Arquivo MULTFREQ.PDF do CDROM ou no Site. Simulação da Composição e Decomposição de Sinais e do circuito prático Multiplicador de Freqüência utilizando o Aplicativo EWB.

4 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 4 9 a Semana: 15-16/11/04 Atividade Prática - Circuito de Decomposição de sinais. Este arquivo será disponibilizado no Site em tempo hábil. Atividade Prática 04 - Circuito Multiplicador de Freqüência constante do Arquivo GPTEL06.PDF do CDROM ou no Site. Dia 15/11/04 é Feriado: Proclamação da República 10 a Semana: 22-23/11/04 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 06 resolvido Circuito Multiplicador de Freqüência. Arquivo GPTEL05.PDF do CDROM ou no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Estudo os Amplificadores de radiofreqüência. Arquivo AMPLIRF.PDF do CDROM ou no Site. Simulação do circuito prático Amplificador de radiofreqüência utilizando o Aplicativo EWB. Atividade Prática 05 - Circuito Amplificador de Radiofreqüência constante do Arquivo GPTEL07.PDF do CDROM ou no Site. 11 a Semana: 29-30/11/04 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 07 resolvido Circuito Amplificador de Radiofreqüência. Arquivo GPTEL07.PDF do CDROM ou no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Modulação em amplitude. páginas 01 a 26. Arquivo UNIT02.PDF do CDROM ou no Site. Apresentação do conteúdo Modulação em Amplitude AM-DSB-FC. Esta apresentação está disponível no Arquivo MODAMDSBFC.PDF do CDROM ou no Site. Simulação do circuito prático do Modulador em Amplitude utilizando o Aplicativo EWB.

5 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 5 12 a Semana: 06-07/12/04 Atividade Prática 06 - Circuito Modulador em Amplitude Transistorizado Modulação em Baixo Nível constante do Arquivo GPTEL09.PDF do CDROM ou no Site. Entrega do Pré-projeto do Trabalho de Fim de Módulo especificar a área escolhida e um esboço do desenvolvimento do trabalho. 13 a Semana: 13-14/12/04 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 09 resolvido Modulador em Amplitude Transistorizado Modulação em Baixo Nível. Arquivo GPTEL09.PDF do CDROM ou no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Técnicas de Faixa Lateral páginas 01 a 22. Arquivo UNIT03.PDF do CDROM ou no Site. NATIONAL. Datasheet LM 1496 / LM Arquivo LM1498.PDF do CDROM ou no Site Atividade Prática 07 - Circuito Modulador Balanceado constante do Arquivo GPTEL10.PDF do CDROM ou no Site. 14 a Semana: 17-18/01/05 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 10 resolvido Modulador Balanceado. Arquivo GPTEL10.PDF do CDROM ou no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Modulação Angular páginas 06 a 29 e 44 a 58. Arquivo UNIT04.PDF do CDROM ou no Site. Atividade Prática 08 - Circuito Modulador em Freqüência a diodo varicap constante do Arquivo GPTEL11.PDF do CDROM ou no Site.

6 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 6 15 a Semana: 24-25/01/05 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 11 resolvido Modulador em Freqüência a diodo varicap. Arquivo GPTEL11.PDF do CDROM ou no Site. Apresentação do conteúdo Conversão de Freqüência: métodos de obter um sinal diferença a partir de dois sinais de alta freqüência. Atividade Prática 09 - Circuito Conversor de Freqüência em Audiofreqüência constante do Arquivo GPTEL12.PDF do CDROM ou no Site. 16 a Semana: 31/01-01/02/05 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 12 resolvido Conversor de Freqüência em Audiofreqüência. Arquivo GPTEL12.PDF do CDROM ou no Site. Horário reservado para atividades especiais (reposição ou orientações finais sobre o Trabalho de Fim de Módulo. Dia 07-08/02/05 é Feriado: Recesso de Carnaval. 17 a Semana: 14-15/02/05 Entrega e apresentação do Trabalho de Fim de Módulo para os alunos da Bancada 01. Entrega e apresentação do Trabalho de Fim de Módulo para os alunos da Bancada 02.

7 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 7 18 a Semana: 21-22/02/05 Entrega e apresentação do Trabalho de Fim de Módulo para os alunos da Bancada 03. Entrega e apresentação do Trabalho de Fim de Módulo para os alunos da Bancada a Semana: 28/02-01/03/05 Período reservado para os Exames Especiais.

8 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 8 Distribuição dos Créditos da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Itens a serem considerados: 1 Freqüência às atividades do Laboratório registrado por assinatura em Bloco de Presença até 15% do total. 2 Avaliação subjetiva realizada pelo Professor relativo à participação nas atividades do Laboratório até 10% do total. 3 Trabalhos realizados por bancada durante todo o módulo até 15% do total. Neste item está incluso as leituras prévias para cada atividade. 4 Entrega das Práticas e dos questionários relativas às atividades práticas até 30% do total. 5 Parte impressa e/ou em mídia eletrônica do Trabalho de Fim de Módulo até 20% do total. Nesta atividade as Normas da ABNT para apresentação de trabalhos devem ser empregadas corretamente. 6 Apresentação e participação dos membros do grupo no Trabalho de Fim de Módulo até 10% do total.

9 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 9 Caracterização do Trabalho de Fim de Módulo da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Conteúdo: O trabalho deverá versar sobre a importância, a influência e o desenvolvimento de uma das áreas abaixo relacionadas em função direta ou indireta dos setores de Telecomunicações ou de suas subáreas: Informática, Telemática, Redes, Satélites, Internet, Fibra Óptica entres outras. Áreas possíveis para pesquisa: 1 Construção de veículos e aeronaves; 2 Controle de tráfego terrestre; 3 Medicina individual ou de grupo; 4 Comunicação de massa; 5 Atividades culturais, shows e espetáculos; 6 Pecuária; 7 Eletrônica embarcada; 8 Controle e proteção da costa e vias navegáveis; 9 Processamento e tratamento de imagens;

10 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I Cadastro de pessoas e objetos de utilidade privada ou pública; 11 Controle ambiental; 12 Controle de processos industriais; 13 Segurança pública e privada; 14 Controle e estimativa da produção; 15 Outras áreas de interesse de acordo com o Professor Número de Participantes: O trabalho será realizado por um grupo de dois alunos, no máximo três, quando a circunstância assim impuser. Itens a serem avaliados: Apresentação do trabalho escrito tendo como referência o padrão das Normas da ABNT para apresentação de monografia, dissertações e teses. Arquivo Formatação TEXTOS.PDF, disponível no CDROM ou no site da Disciplina. Até 10% do total. Apresentação do trabalho em mídia eletrônica passível de exposição em CDROM e/ou em Webe Site da Disciplina. Até 10% do total. Nível de dificuldade do tema escolhido. Até 10% do total. Criatividade na escolha e de abordagem do tema proposto. Até 10% do total.

11 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 11 Conteúdo, qualidade e aprofundamento do resultado da pesquisa apresentada. (Trabalho de uma única fonte será considerado como CÓPIA NÃO AUTORIZADA.) Até 50% do total. Fontes de pesquisas apresentadas na Referência Bibliográfica. (Livros e Web Site citados serão verificados quanto a existência, a qualidade e a quantidade de conteúdo aproveitado para a realização do trabalho.) Até 10% do total. Trabalhos de relevância poderão ser agraciados com a indicação de leitura para os alunos dos próximos Módulos e publicados no CDROM e/ou Web Site da Disciplina mantido pelo Professor. Até 20% do total. Data limite para entrega: Conforme cronograma apresentado no primeiro dia de aula do Módulo. Os trabalhos serão recebidos durante o período de permanência do Professor na Instituição. Trabalhos deixados em qualquer uma das Coordenações do Curso NÃO SERÃO ACEITOS COMO ENTREGUES DENTRO OU FORA DO PRAZO. Após qualquer data já definida, NENHUM TIPO DE TRABALHO serão recebidos para ser computado no Avaliação do presente Módulo.

12 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 12 Caracterização das Atividades Práticas e dos Questionários da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Apresentação: 1 Deverá ser impressa a Atividade Prática e o Questionário em papel adequado (Formato A4 ou Formulário Contínuo) utilizando a frente e o verso do papel. 2 O preenchimento completo das Atividade Prática de forma a constituir um material que retrate o trabalho executado será avaliado dentro dos limites já especificados no item de Distribuição de Créditos. 3 Não será aceito nenhuma Atividade Prática e/ou Questionário fora do padrão acima especificado. Entrega: 4 Será entregue um trabalho por Bancada (grupo de dois alunos no máximo três alunos quando as circunstâncias assim impuser). 5 Após as datas já definidas, NENHUM TIPO DE TRABALHO serão recebidos para ser computado no Avaliação do presente Módulo. Devolução: 6 Não está previsto a devolução de NENHUM TIPO DE TRABALHO uma vez que o papel recolhido será doado a uma senhora que coleta papel para sobrevivência.

13 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 13

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues 3 Bimestre do Curso Integrado Site: www.wjrteleco.jdbte.com.br

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Primeiro Semestre de 2005 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

Cronograma da Disciplina Telecomunicações II

Cronograma da Disciplina Telecomunicações II CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Telecomunicações II Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2003 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br Email: wjrod@jdbte.com.br ou

Leia mais

Cronograma da Disciplina Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2003 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br Email: wjrod@jdbte.com.br ou wjrteleco@ig.com.br

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/12 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/15 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/9 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/8 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/9 0BI OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/9 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 31 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Questionários de Telecomunicações

Questionários de Telecomunicações Questionários de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Questionário da Experiência N o 01 01 - Descreva o processo de medida de tensão utilizando o osciloscópio. 02 - Estabeleça uma relação entre

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

DE DISCIPLINA ENGENHARIA DE ENSINO ELÉTRICA 2009

DE DISCIPLINA ENGENHARIA DE ENSINO ELÉTRICA 2009 Disciplina: PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA ENGENHARIA ELÉTRICA 2009 Código: 02116 Série: 4º ano Ano: 2009 Carga Horária Semanal Teoria: 02 horas Carga Horária Anual Teoria: 60

Leia mais

Plano de Ensino de Disciplina Engenharia Elétrica 2008

Plano de Ensino de Disciplina Engenharia Elétrica 2008 Plano de Ensino de Disciplina Engenharia Elétrica 2008 Disciplina: PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO Código: 02116 Carga Horária Semanal Teoria: 02 horas Carga Horária Anual Teoria: 60 horas Coordenador: Prof.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. INF01210 Semestre: 2009 / 2 Carga horária: 60h Créditos: 04 Pre-requisitos: Nenhum Turmas e Professores: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

PLANO DE ENSINO. INF01210 Semestre: 2009 / 2 Carga horária: 60h Créditos: 04 Pre-requisitos: Nenhum Turmas e Professores: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Departamento de Informática Aplicada Tel.: 3308 3333 / Fax: 3308 7308 Email: dep.ina@inf.ufrgs.br WEB: http://www.inf.ufrgs.br/ina INF01210 Semestre: 2009 / 2 Carga horária: 60h Créditos: 04 Pre-requisitos:

Leia mais

01 - ( ) Um sinal de SSB na freqüência de transmissão é obtido pelo emprego do método do deslocamento de fase.

01 - ( ) Um sinal de SSB na freqüência de transmissão é obtido pelo emprego do método do deslocamento de fase. TÉCNICAS DE FAIXAL LATERAL - SSB 1 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE III ASSUNTO: Técnicas de Faixa Lateral - SSB. Nome: N o : Turma: Para cada período abaixo mencionado, analise seu conteúdo e marque F para uma

Leia mais

Proposta: Utilizando circuito elétrico, quando possível, e diagrama de funções de controle, implementar as seguintes funções matemáticas com sinais:

Proposta: Utilizando circuito elétrico, quando possível, e diagrama de funções de controle, implementar as seguintes funções matemáticas com sinais: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Coordenação de Eletrônica Disciplina: Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Atividade Relativa aos Sábados Letivos Entrega:Última

Leia mais

Resolução nº 36, de 22 de outubro de 2018.

Resolução nº 36, de 22 de outubro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Conselho de Campus - CONCAMPO Resolução nº 36, de 22 de outubro de 2018. O Presidente do Conselho de Campus do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1

ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1 ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1 OBJETIVOS: Examinar o circuito de anel balanceado como misturador e detector de AM. 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

CRONOGRAMA - 2º SEMESTRE DE 2015

CRONOGRAMA - 2º SEMESTRE DE 2015 PROJETO BACEN - TURMA 5 CRONOGRAMA - 2º SEMESTRE DE 2015 Data 14/set 15/set 16/set 17/set 18/set 19/set 20/set SFN (03/05) SFN (05/05) AMANDA AIRES AMANDA AIRES CORJESU - 615 SUL IGEPP 507 SUL SFN (04/05)

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Telecomunicações. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Telecomunicações. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Telecomunicações Currículo 7 - aprovado pelo CDI em 23/12/2015 - Núcleo Básico - NB 002 - Cálculo II CH Teórica 120 CH Prática 00 CH Total 120 cr 6 Funções

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 01 DE 06 DE JANEIRO DE 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 01 DE 06 DE JANEIRO DE 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSUNI Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs) Bloco IV, Segundo Andar, Câmpus de Palmas (63) 3232-8067 (63) 3232-8238 socs@uft.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL TCC NAVAL APROVADO NO COLEGIADO EM 07/07/2014 Regulamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Geovanne Pereira Furriel Técnico Integrado em Automação Industrial

Leia mais

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência)

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência) (sintetizadores de frequência) Tipos osciladores Cir. Eletrônica Aplica. Definição e aplicação Classes: 2 Tipos: senoidais, triangulares e onda quadrada Fatores: Frequência de operação Amplitude de saída

Leia mais

Os trâmites relacionados com a matrícula, o desenvolvimento, a entrega e a avaliação do Trabalho Final obedecerão ao seguinte cronograma:

Os trâmites relacionados com a matrícula, o desenvolvimento, a entrega e a avaliação do Trabalho Final obedecerão ao seguinte cronograma: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2019, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

CALENDÁRIO LETIVO 2º SEMESTRE/2010 Curso de Graduação Belo Horizonte

CALENDÁRIO LETIVO 2º SEMESTRE/2010 Curso de Graduação Belo Horizonte MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO CALENDÁRIO LETIVO 2º SEMESTRE/2010 Curso de Graduação Belo Horizonte Aprovado na 37ª Reunião do Conselho

Leia mais

Analisador de Espectros

Analisador de Espectros Analisador de Espectros O analisador de espectros é um instrumento utilizado para a análise de sinais alternados no domínio da freqüência. Possui certa semelhança com um osciloscópio, uma vez que o resultado

Leia mais

Departamento. Matéria. Disciplina. Código. Carga Horária (horas-aula) Objetivos. Ementa. Conteúdo Programático. Eletrônica

Departamento. Matéria. Disciplina. Código. Carga Horária (horas-aula) Objetivos. Ementa. Conteúdo Programático. Eletrônica Departamento Curso Formação Profissional Elétrica Engenharia Elétrica Disciplina Código Dispositivos e Circuitos Eletrônicos II ET2 Docentes Sergio Shimura (Prof. Responsável) Matéria Eletrônica Carga

Leia mais

Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013.

Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013. Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013. Estabelece o Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem

Leia mais

ROTEIRO PARA O DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO

ROTEIRO PARA O DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO ROTEIRO PARA O DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO Documentos Necessários Autorização para depósito assinada pelo (a) orientador(a); Sugestão de banca assinada pelo(a) orientador(a). Termo de Ciência e Concordância

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019 ATIVIDADES ACADÊMICAS - ANO LETIVO 2019 1º SEMESTRE Início: 13/02/2019 Término: 29/06/2019 TOTAL DE DIAS LETIVOS

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS:

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2017, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA. RESOLUÇÃO 01/ FEE - de 06 de maio de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA. RESOLUÇÃO 01/ FEE - de 06 de maio de 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA RESOLUÇÃO 01/ 2011 - FEE - de 06 de maio de 2011 Estabelece as diretrizes para a elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

MANUAL. SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO. 1 P á g i n a

MANUAL. SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO. 1 P á g i n a MANUAL SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO 1 P á g i n a SUMÁRIO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 4 SISTEMA WebTCC... 4 CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO NO WebTCC... 4 CALENDÁRIO... 4 ORIENTAÇÕES... 4 FORMATAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Normatiza a elaboração e apresentação do Relatório Final de Estágio do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, que compreende

Leia mais

CALENDÁRIO LETIVO DA GRADUAÇÃO BELO HORIZONTE - 2º SEMESTRE/2009

CALENDÁRIO LETIVO DA GRADUAÇÃO BELO HORIZONTE - 2º SEMESTRE/2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO CALENDÁRIO LETIVO 2º SEMESTRE/2009 Aprovado na 30ª Reunião do Conselho de Graduação, em 12/08/09. JULHO

Leia mais

RESOLUÇÃO CGRAD 18/14, DE 13 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO CGRAD 18/14, DE 13 DE AGOSTO DE 2014 RESOLUÇÃO CGRAD 18/14, DE 13 DE AGOSTO DE 2014 Aprova o calendário letivo detalhado do segundo semestre do ano de 2014 dos Cursos de Graduação ministrados em Belo Horizonte. A PRESIDENTE DO DO CENTRO FEDERAL

Leia mais

Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL. Dados Gerais do Projeto

Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL. Dados Gerais do Projeto Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL Dados Gerais do Projeto Objetivo: Desenvolver os conceitos básicos da Eletrônica de Potência, estudados nas aulas teóricas,

Leia mais

DOM SEG TER QUA QUI SEX SÁB

DOM SEG TER QUA QUI SEX SÁB JANEIRO 31 JANEIRO 01 Dia Mundial da Paz (Confraternização Universal) - feriado. 04 a 31 Férias docentes e discentes. 21 - Abertura do edital Programa Auxílio Permanência 2016-1º semestre. 27 - Reunião

Leia mais

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Luziânia

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Luziânia 2017 JANEIRO D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 39 31 DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE: 0 Data Atividades

Leia mais

AULA PRÁTICA #4 CONVERSORES DE IMPEDÂNCIA: negative impedance converter (NIC) e generalized impedance converter (GIC)

AULA PRÁTICA #4 CONVERSORES DE IMPEDÂNCIA: negative impedance converter (NIC) e generalized impedance converter (GIC) UFRJ/EE/DEL Laboratório de Eletrônica III AULA PRÁTICA #4 CONERSORES DE IMPEDÂNCIA: negative impedance converter (NIC) e generalized impedance converter (GIC) I) Objetivos Estudar a realização e aplicação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 19 de setembro de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 19 de setembro de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 28/2013 Aprova Calendário Acadêmico para os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu para o ano letivo de 2014 O Conselho Universitário - CONSUN, em reunião extraordinária

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 15 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015

RESOLUÇÃO N.º 15 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSUNI Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs) Bloco IV, Segundo Andar, Câmpus de Palmas (63) 3232-8067 (63) 3232-8238 socs@uft.edu.br

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO PARA O PERÍODO LETIVO DE 2018

CALENDÁRIO ACADÊMICO PARA O PERÍODO LETIVO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO CALENDÁRIO ACADÊMICO PARA O PERÍODO LETIVO DE 2018 ATIVIDADES ACADÊMICAS - ANO LETIVO 2018

Leia mais

Banca de Doutorado. Prazo: até 40 dias antes da defesa; Documento Necessários, em papel e pdf (menor do que 1.2 MB).

Banca de Doutorado. Prazo: até 40 dias antes da defesa; Documento Necessários, em papel e pdf (menor do que 1.2 MB). Normas para solicitações de alunos à CAP Esta norma versa sobre os documentos que se fazem necessários para a solicitação das demandas de alunos junto à secretaria da CAP Banca de Doutorado Prazo: até

Leia mais

OBS: 36h/a correspondem a 30h. Estão mantidas as 9 sessões por disciplina com a mesma duração do período de aula (19h às 22h30).

OBS: 36h/a correspondem a 30h. Estão mantidas as 9 sessões por disciplina com a mesma duração do período de aula (19h às 22h30). OBS: 36h/a correspondem a h. Estão mantidas as 9 sessões por disciplina com a mesma duração do período de aula (19h às 22h). MBA EM RELAÇÕES INSTITUCIONAIS Sexta e Sábado - TURMA 18.1A Calendário Acadêmico

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Técnico em Mecatrônica

PLANO DE ENSINO. Técnico em Mecatrônica PLANO DE ENSINO 1. CURSO Técnico em Mecatrônica 2. DISCIPLINA / COMPONENTE CURRÍCULAR NOME: Eletrônica Geral CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO OU FASE: Módulo II ANO / SEMESTRE: 2017 / 2 PROFESSOR: Jhonatan Machado

Leia mais

TARIFÁRIO BALCÃO 2019

TARIFÁRIO BALCÃO 2019 Pousada Minha Louca Paixão Ltda Telefone: 75 3652 1318 Telefax: 75 3652 1098 Email: pousada@minhaloucapaixao.com.br TARIFÁRIO BALCÃO 2019 Diária Alta Temporada 2019 (02/01/2019 a 28/02/2019) Exceto Feriados

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº 010/2015 PROGRAMA DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

Leia mais

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Aparecida de Goiânia

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Aparecida de Goiânia 2017 MARÇO Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S Data Atividades de Março 01 Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo) 10 29 Férias Docentes (2ª Parcela de 2017 20 dias) 13 15

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE GRADUAÇÃO 2018

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE GRADUAÇÃO 2018 2 3 Janeiro 0 2 3 2 º Feriado: Confraternização Universal Data- limite para rematrícula Financeira (sem acréscimos de mora) Data-limite para requerimento de mudança de turno e mudança de curso para / a

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA (PPGEEC) Escola Normal Superior MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016 JANEIRO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Intificação Instituição Docente Curso Unida Curricular Instituto Feral Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trinda Nayane Moura Neris Técnico Integrado em Automação Industrial Controle Processos

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA (PPGEEC) MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CALENDÁRIO ACADÊMICO

DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA (PPGEEC) MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CALENDÁRIO ACADÊMICO 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS Escola Normal Superior PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA (PPGEEC) MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 JANEIRO

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR ANO LETIVO DE º SEMESTRE

CALENDÁRIO ESCOLAR ANO LETIVO DE º SEMESTRE CALENDÁRIO ESCOLAR ANO LETIVO DE 2012 1º SEMESTRE 1. RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA ALUNOS VETERANOS SISTEMA ACADÊMICO 1.1. Adequação de matrícula / Matrícula em RER (Regime Especial de Recuperação) 11 a 13/01/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 13/2015 Aprova o Ajuste do Calendário Acadêmico 2015. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do artigo 11 do Estatuto

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. Escola Normal Superior MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. Escola Normal Superior MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA Escola Normal Superior MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CALENDÁRIO ACADÊMICO 2013 JANEIRO Feriados (1 Confraternização Universal)

Leia mais

CAPITULO 1- RESISTORES

CAPITULO 1- RESISTORES CONTEÚDO CAPITULO 1- RESISTORES 1.1 INTRODUÇÃO... 1.1 1.2 TAMANHO E POTÊNCIA... 1.1 1.3 TIPOS DE RESISTORES... 1.1 1.4 VALORES PADRÕES E TOLERÂNCIAS... 1.1 1.5 SÍMBOLOS GRÁFICOS... 1.2 1.6 ASSOCIAÇÃO DE

Leia mais

Modulação Analógica. Modulação AM (Amplitude Modulation)

Modulação Analógica. Modulação AM (Amplitude Modulation) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ Componente Curricular: Cabeamento estruturado Professora: Ramon Mayor Martins Aluno: João Pedro Menegali Salvan Bitencourt;

Leia mais

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA Aprovada no CONSEPE, na 5ª Sessão, realizada em 21 de maio

Leia mais

EDITAL TCC - 2º SEMESTRE de 2017

EDITAL TCC - 2º SEMESTRE de 2017 EDITAL TCC - 2º SEMESTRE de 2017 Engenharia Eletrônica O Professor Responsável pela Atividade de TCC do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 65/2017

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 65/2017 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 65/2017 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, em conformidade com o aprovado na 40ª. Reunião Extraordinária, realizada

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO

CALENDÁRIO ACADÊMICO 01/01/2019 Feriado Feriado: Confraternização Universal. 07/01/2019 Inicio das Aulass Inicio das aulas do Internato - Alunos do 9º, 10º e 11º semestre 11/12/2018 a 08/01/2019 Renovação da Matrícula Período

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 45/ CONSU

RESOLUÇÃO Nº 45/ CONSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 45/2017 - CONSU Aprova o Calendário Acadêmico do ano de 2018 da Universidade Federal do Amapá. A Presidente do Conselho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN N 17 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN N 17 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO CONSUN N 17 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016 Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação para o ano letivo de 2017, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina

EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina novaes@ieee.org RESUMO Ementa Objetivos Metodologia Avaliações Conteúdo programático e introdução aos tópicos Referências bibliográficas EMENTA Componentes

Leia mais

Regulamentação : Trabalho de Conclusão de Curso de Design

Regulamentação : Trabalho de Conclusão de Curso de Design Regulamentação : Trabalho de Conclusão de Curso de Design O projeto pedagógico do curso de design da UFC prevê a realização de Trabalho de Conclusão de Curso, opção prevista no artigo 9 da Resolução no

Leia mais

JANEIRO 2016 FEVEREIRO 2016

JANEIRO 2016 FEVEREIRO 2016 CALENDÁRIO 2016 CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MODALIDADE: SUBSEQUENTE TURMAS 20.2 /2016.1 e 2016.2 JANEIRO 2016 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 Confraternização

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS SUPERIORES 2016

CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS SUPERIORES 2016 CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS SUPERIORES 2016 JANEIRO/2016 06 Prazo máximo para entrega dos diários da 2ª etapa do período letivo 2015/2 15 Finalização dos Horários para 2016/1 (Coordenações de Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I DOS CONCEITO E OBJETIVOS Art. 1º Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade integradora de conhecimentos

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico. Plano de Ensino. Ano: 2015

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico. Plano de Ensino. Ano: 2015 Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Eletrônica Industrial 133,3h Ano: 2015 Curso: Eletrônica Regime: Anual Série: 3 a Observação: Carga Horária Semanal Total Teórica: (horas aula por semana)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO N o 08/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação para o ano letivo de 2017, para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas. O CONSELHO

Leia mais

CURSO NOTURNO. Série Nome da disciplina CH Série Nome CH

CURSO NOTURNO. Série Nome da disciplina CH Série Nome CH CURRÍCULO ANTIGO CURSO NOTURNO CURRÍCULO NOVO Série Nome da disciplina CH Série Nome CH Curso Noturno 1a série 1 TE200 Engenharia Elétrica e Sociedade I 1 TE201-A Laboratório Matemático para Engenharia

Leia mais