Cronograma da Disciplina Telecomunicações I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cronograma da Disciplina Telecomunicações I"

Transcrição

1 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2003 Site: wjrod@jdbte.com.br ou wjrteleco@ig.com.br 1 a Semana: 22-24/10/03 Apresentação das condições, normas, conteúdos e bibliografia referente ao trabalho para o módulo. Apresentação do conteúdo Unidades de Transmissão referente a Unidade 00. Arquivo SINTESEUNIT00.PDF do CDROM ou no Site. 2 a Semana: 29-31/10/03 Apresentação do conteúdo Unidades de Transmissão referente a Unidade 00. Arquivo SINTESEUNIT00.PDF do CDROM ou no Site. Apresentação e comentários sobre o 1 o Trabalho do Módulo Projeto de um sistema de CATV utilizando como referência o Manual da Wadt. Este Manual está disponível no Arquivo CATWADT.PDF do CDROM ou no Site. Versões mais atualizadas poderá ser encontrada nos Sites de fabricantes tais como: Wadt, Amplimatic, Thevear. 3 a Semana: 05-07/11/03 Entrega do Questionário da Unidade 00 resolvido individualmente Unidades de Transmissão. Arquivo QUEST00.PDF do CDROM ou no Site.

2 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 2 Resolução 1 de alguns itens do Questionário da Unidade 00 que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Apresentação do conteúdo Telecomunicações I Conceitos Básicos. Este conteúdo está disponível no Arquivo TELECOMUNICAÇÕES I.PDF no CDROM ou no Site. 4 a Semana: 12-14/11/03 Entrega do Projeto CATV resolvido em grupo de dois, no máximo três alunos. Resolução de alguns itens que apresentarem dúvidas por parte dos alunos referente ao Projeto CATV. (Opcinal). Conclusão da apresentação do conteúdo Telecomunicações I Conceitos Básicos. Este conteúdo está disponível no Arquivo TELECOMUNICAÇÕES I.PDF no CDROM ou no Site. 5 a Semana: 19-21/11/03 Entrega do Questionário do conteúdo Telecomunicações I resolvido individualmente Conceitos Básicos. Este questionário está disponível no final do Arquivo TELECOMUNICAÇÕES I.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário do conteúdo Telecomunicações I Conceitos Básicos que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). 1 A resolução de alguns itens referentes aos trabalhos especificados para extra aula NÃO SIGNIFICA a solução de todos os itens propostos no trabalho. NÃO SERÁ ACEITA a desculpa de que não conseguiu fazer nenhum dos itens uma vez que os mesmos estão contidos na apresentação e/ou textos apresentados para estudo.

3 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 3 Apresentação do conteúdo Produção e propagação de ondas eletromagnéticas. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT01.PDF e/ou SINTESEU- NIT01.PDF do CDROM ou no Site. 6 a Semana: 26-28/11/03 Conclusão da apresentação do conteúdo Produção e propagação de ondas eletromagnéticas. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT01.PDF e/ou SINTE- SEUNIT01.PDF do CDROM ou no Site. 7 a Semana: 03-05/12/03 Entrega do Questionário UNIT01 - Produção e propagação de ondas eletromagnéticas resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT01.PDF e/ou QUEST01.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT01 Produção e propagação de ondas eletromagnéticas que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Apresentação do conteúdo Modulação em amplitude. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT02.PDF e/ou SINTESEUNIT02.PDF do CDROM ou no Site. 8 a Semana: 10-12/12/03 Continuação da apresentação do conteúdo Modulação em amplitude. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT02.PDF e/ou SINTESEUNIT02.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT02 Modulação em amplitude que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT02.PDF e/ou QUEST02.PDF do CDROM ou no Site.

4 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 4 9 a Semana: 17-19/12/03 Conclusão da apresentação do conteúdo Modulação em amplitude. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT02.PDF e/ou SINTESEUNIT02.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT02 Modulação em amplitude que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). 10 a Semana: 14-16/01/04 Entrega do Questionário UNIT02 Modulação em amplitude resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT02.PDF e/ou QUEST02.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT02 Modulação em amplitude que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Apresentação do conteúdo Técnicas de faixa lateral. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT03.PDF e/ou SINTESEUNIT03.PDF do CDROM ou no Site. 11 a Semana: 21-23/01/04 Conclusão da apresentação do conteúdo Técnicas de faixa lateral. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT03.PDF e/ou SINTESEUNIT03.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT03 Técnicas de faixa lateral que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT03.PDF e/ou QUEST03.PDF do CDROM ou no Site.

5 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 5 12 a Semana: 28-30/01/04 Entrega do Questionário UNIT03 Técnicas de faixa lateral resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT03.PDF e/ou QUEST03.PDF do CDROM ou no Site. Apresentação do conteúdo Modulação Angular. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT04.PDF e/ou SINTESEUNIT04.PDF do CDROM ou no Site. 13 a Semana: 04-06/02/04 Conclusão da apresentação do conteúdo Modulação angular. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT04.PDF e/ou SINTESEUNIT04.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT04 Modulação angular que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT04.PDF e/ou QUEST04.PDF do CDROM ou no Site. 14 a Semana: 11-13/02/04 Entrega do Questionário UNIT04 Modulação angular resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT03.PDF e/ou QUEST03.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT04 Modulação angular que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Apresentação do conteúdo Receptores. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT05.PDF e/ou SINTESEUNIT05.PDF do CDROM ou no Site.

6 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 6 15 a Semana: 18-20/02/04 Conclusão da apresentação do conteúdo Receptores. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT05.PDF e/ou SINTESEUNIT05.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT05 Receptores que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT05.PDF e/ou QUEST05.PDF do CDROM ou no Site. 16 a Semana: 25-27/02/04 Semana de Recesso para o Carnaval para a Turma de Quarta-feira. Entrega do Questionário UNIT05 Receptores resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT03.PDF e/ou QUEST03.PDF do CDROM ou no Site. Última data para a entrega do Trabalho de Final de Módulo. 17 a Semana: 03-05/03/04 Período reservado para as Avaliações Especiais. 18 a Semana: 10-12/03/04 Período reservado para a constituição das turmas para o próximo Módulo.

7 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 7 Distribuição dos Créditos da Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Itens a serem considerados: 1 Freqüência às atividades de Sala de aula registrado por assinatura em Bloco de Assinatura de Presença até 10% do total. (Opcional). 2 Trabalhos realizados em grupo durante todo o módulo até 10% do total. 4 Entrega dos questionários relativas às Unidades, totalizando sete atividades até 40% do total. 5 Parte impressa e/ou em mídia eletrônica do Trabalho Final do Módulo até 40% do total. Nesta atividade as Normas da ABNT para apresentação de trabalhos devem ser empregadas corretamente.

8 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 8 Caracterização do Trabalho Final de Módulo da Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Conteúdo: O trabalho deverá versar sobre a importância, a influência e o desenvolvimento de uma das áreas abaixo relacionadas em função direta ou indireta dos setores de Telecomunicações ou de suas sub-áreas: Informática, Telemática, Redes, Satélites, Internet, Fibras ópticas entre outras. Áreas possíveis para pesquisa: 1 Agricultura; 2 Construção de veículos e aeronaves; 3 Controle de tráfego aéreo; 4 Controle de tráfego terrestre; 5 Medicina individual ou de grupo; 6 Comunicação de massa; 7 Shows, espetáculos e atividades culturais; 8 Pecuária; 9 Previsão meteorológica e de clima; 10 Eletrônica embarcada; 11 Controle do espaço aéreo; 12 Controle e proteção da costa e vias navegáveis; 13 Processamento de dados; 14 Processamento e tratamento de imagens;

9 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 9 15 Cadastro de pessoas e objetos de utilidade privada ou pública; 16 Controle ambiental; 17 Controle de processos industriais; 18 Segurança pública e privada; 19 Genética e procedimentos correlatos; 20 Controle e estimativa de produção; 21 outras áreas de interesse. Número de Participantes: O trabalho será realizado por um grupo de dois alunos, no máximo três, quando a circunstância assim impuser. Itens a serem avaliados: Apresentação do trabalho escrito tendo como referência padrão as Normas da ABNT para apresentação de monografia, dissertações e teses. Até 10% do total. Apresentação do trabalho em mídia eletrônica passível de exposição em CDROM e/ou em Web Site. Até 10% do total. Nível de dificuldade do tema escolhido. Até 10% do total. Criatividade na escolha e de abordagem do tema proposto. Até 10% do total. Conteúdo, qualidade e aprofundamento do resultado da pesquisa apresentada. (Trabalho de uma única fonte será considerado como CÓPIA NÃO AUTORIZADA.). Até 50% do total. Fontes de pesquisas apresentadas na Referência Bibliográfica. (Livros e Web Site citados serão verificados quanto a existência, a qualidade e a quantidade de conteúdo aproveitado para a realização do trabalho.). Até 10% do total.

10 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 10 Trabalhos de relevância poderão ser agraciados com a indicação de leitura para os alunos dos próximos módulos e publicados no CDROM e/ou no Site da Disciplina mantido pelo Professor. Até 20% do total Data limite para entrega: Conforme cronograma apresentado no primeiro dia de aula do módulo, esta data compreende os dias 25 e 27 de fevereiro de 2004 durante o período de permanência do Professor na Instituição. Após essa data NENHUM TIPO DE TRABALHO será recebido para ser computado na avaliação do presente módulo.

11 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 11 Caracterização do Projeto de CATV Para a Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Conteúdo: Apresentar a planta baixa de um prédio de pequeno porte (três quartos) ou de uma grande residência (seis ou mais quartos ou suites). Para cada unidade residencial será previsto um ponto de CATV em cada um dos quartos/suites, incluindo o de serviçais; um na sala destinado a áudio e vídeo com acesso a TV a cabo; A instalação de, no mínimo, duas câmaras de TV constante do sistema de controle de visitantes e de segurança do edifício ou residência; A instalação de antenas individuais para recepção sinais de TV aberta em canais baixos e altos; A instalação de antena individual para recepção de sinais de rádio em freqüência modulada; A instalação de uma antena de recepção de TV digital via satélite de responsabilidade do condomínio do prédio ou do proprietário do imóvel. A distribuição de acesso a Internet localizada na sala ou em um dos quartos realizada por cable modem; Itens a serem avaliados: O grupo de alunos deverá entregar a planta baixa da edificação indicando os pontos escolhidos para a instalação e a indicação por onde passará a tubulação;

12 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 12 Um esquemático, conforme descrito na documentação de referência, do projeto como um todo, incluindo os equipamentos e dispositivos que julgar necessário; A memória de cálculo para definição dos equipamentos e dispositivos selecionados para o projeto; Uma lista de material para compra, com a estimativa de tudo que será utilizado na instalação do sistema. Intervenções necessárias para que o sistema após instalação possa operar satisfatoriamente. Agregar novas fontes de consultas utilizadas para a realização do projeto que não foram disponibilizadas para o trabalho. Data limite para entrega: Conforme cronograma apresentado no primeiro dia de aula do módulo, esta data compreende os dias 12 e 14 de novembro de 2003 durante o período de permanência do Professor na Instituição. Após essa data NENHUM TRABALHO será recebido para ser computado na avaliação do presente módulo.

Cronograma da Disciplina Telecomunicações II

Cronograma da Disciplina Telecomunicações II CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Telecomunicações II Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2003 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br Email: wjrod@jdbte.com.br ou

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2004 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues 3 Bimestre do Curso Integrado Site: www.wjrteleco.jdbte.com.br

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Primeiro Semestre de 2005 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Ondas Eletromagnéticas A antena de uma estação transmissora de rádio irradia sinais na forma de ondas eletromagnéticas. Como é

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/8 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Antena. Localização dos componentes do amplificador da antena.

Antena. Localização dos componentes do amplificador da antena. Página 1 de 5 Publicado: 11/Ago/2004 Antena Localização dos componentes do amplificador da antena Item Referência Descrição 1 Antena FM 2 Supressor 3 Amplificador da antena de TV 4 Amplificador do sistema

Leia mais

Grade Horária Engenharia de Telecomunicações (2º Semestre de 2013)

Grade Horária Engenharia de Telecomunicações (2º Semestre de 2013) 1º PERÍODO Quimica Geral sala (205.4) Grade Horária Engenharia de Telecomunicações (2º Semestre de 2013) ENT100 Introdução à Engenharia de Telecomunicações sala (205.5) Geometria Analitica e Algebra Linear

Leia mais

A profissão do Engenheiro

A profissão do Engenheiro { A profissão do Engenheiro (...) o importante papel que a engenharia tem desempenhado ao longo da história da humanidade é evidente. Ela esteve e continua presente em praticamente todos os momentos dessa

Leia mais

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos Disciplina: Redes de Comunicação Modulo 1- Comunicação de dados Professora: Sandra Soares Trabalho realizado por: Helder Sousa Ano Lectivo:

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/12 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução à Comunicação e Transmissão de Sinais)

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução à Comunicação e Transmissão de Sinais) Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Processamento de Mídias e Sinais (Introdução à Comunicação e Transmissão de Sinais) Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Breve Histórico

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Comunicações

Introdução aos Sistemas de Comunicações aos Sistemas de Comunicações Edmar José do Nascimento () http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Roteiro 1 Sistemas de

Leia mais

CURSO NOTURNO. Série Nome da disciplina CH Série Nome CH

CURSO NOTURNO. Série Nome da disciplina CH Série Nome CH CURRÍCULO ANTIGO CURSO NOTURNO CURRÍCULO NOVO Série Nome da disciplina CH Série Nome CH Curso Noturno 1a série 1 TE200 Engenharia Elétrica e Sociedade I 1 TE201-A Laboratório Matemático para Engenharia

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/9 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

Comunicações Digitais

Comunicações Digitais 1 - Introdução Enlace de um Sistema de Comunicação fonte mensagem transdutor Transmissor Modulador canal ruído receptor transdutor destino mensagem (estimada) sinal de entrada sinal com distorção sinal

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/15 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Curso de Especialização Pós-Graduada em Projeto de Infra estruturas de Telecomunicações

Curso de Especialização Pós-Graduada em Projeto de Infra estruturas de Telecomunicações 1. Designação do Curso: FICHA DE CURSO Curso de Especialização Pós-Graduada em Projeto de Infra estruturas de Telecomunicações 2. Denominação do Diploma ou Certificado Diploma de Pós-Graduação em Projeto

Leia mais

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO ANACOM / OE / OET REFERENCIAL FORMATIVO ITED E ITUR ENGENHEIROS E ENGENHEIROS TÉCNICOS VERSÃO 2015 AO PROTOCOLO PARA

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO ANACOM / OE / OET REFERENCIAL FORMATIVO ITED E ITUR ENGENHEIROS E ENGENHEIROS TÉCNICOS VERSÃO 2015 AO PROTOCOLO PARA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AO PROTOCOLO ANACOM / OE / OET REFERENCIAL FORMATIVO ITED E ITUR PARA ENGENHEIROS E ENGENHEIROS TÉCNICOS VERSÃO 2015 Lisboa, fevereiro de 2015 1. Módulos Formativos A Lei nº

Leia mais

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 2 de abril de 2015

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 2 de abril de 2015 Carlos Marcelo Pedroso 2 de abril de 2015 1 Questões Discursivas Exercício 1: Suponha a planta apresentada na Figura 1. Imprima a planta baixa em uma folha e, utilizando um lápis, escreva o projeto de

Leia mais

ECC/DEC/(04)05 COMITÉ DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS

ECC/DEC/(04)05 COMITÉ DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS COMITÉ DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS Decisão ECC de 19 de Março de 2004 sobre a revogação das decisões ERC (95)02, (96)07, (96)08, (96)09, (96)10, (96)11, (96)12, (96)13, (96)14, (96)15, (96)16, (96)17,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO A multiplexação é uma operação que consiste em agrupar

Leia mais

Curso de Formação. Habilitante de Instalador ITUR. Curso de Formação

Curso de Formação. Habilitante de Instalador ITUR. Curso de Formação Curso de Formação O curso tem como objectivos específicos, dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam: Obter a CERTIFICAÇÃO reconhecida pela ANACOM como técnico de instalação e conservação

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE

REGULAMENTO DOS CURSOS DE REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE PRESENCIAL Língua Portuguesa TURMAS 2015/1 Prof. Everson Pereira 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnica de

Leia mais

Teoria das Comunicações

Teoria das Comunicações 1 - Introdução Enlace de um Sistema de Comunicação fonte mensagem transdutor Transmissor Modulador canal ruído receptor transdutor destino mensagem (estimada) sinal de entrada sinal com distorção sinal

Leia mais

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Aluna: Pamela Nascimento da Silva Professor: Alexandre Curso: ADS - 2º Semestre

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE:

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso Noturno de Engenharia Elétrica, Ênfase em Sistemas Eletrônicos Embarcados, do Setor de Tecnologia. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

EDITAL Nº 10/2018 SUBMISSÃO DE CURSOS DE INVERNO DO CES/JF

EDITAL Nº 10/2018 SUBMISSÃO DE CURSOS DE INVERNO DO CES/JF EDITAL Nº 10/2018 SUBMISSÃO DE CURSOS DE INVERNO DO CES/JF A Magnífica Reitora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES/JF, no uso das atribuições que lhe foram conferidas e da competência que

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. José Kleber da Cunha Pinto

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. José Kleber da Cunha Pinto Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. José Kleber da Cunha Pinto Ondas Eletromagnéticas em Meios Guiados Professores Profa. Dra. Fatima Salete Correra Prof. Dr. José Kleber da Cunha Pinto Horários

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Bons estudos! Equipe VERBO

APRESENTAÇÃO. Bons estudos! Equipe VERBO 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que, em parceria com o G4, damos as boas vindas ao curso de Pós-Graduação lato sensu em Benefícios e Prática Previdenciária. O curso contratado se propõe, a partir

Leia mais

SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO E ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO E ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BOLETIM OFICIAL NÚMERO ESPECIAL SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO E ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO B. O.

Leia mais

SERVIÇOPÚBLICOFEDERAL UNIVERSIDADEFEDERALDEGOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO FACULDADE DE ARTES VISUAIS UFG

SERVIÇOPÚBLICOFEDERAL UNIVERSIDADEFEDERALDEGOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO FACULDADE DE ARTES VISUAIS UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO FACULDADE DE ARTES VISUAIS UFG Chamada para Disciplina Eletiva PPGACV - 2º Semestre de 2018 (para alunos matriculados em outros Programas

Leia mais

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CAMPINAS- COHAB

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CAMPINAS- COHAB Data de recebimento: Nº da Área: 10.4 Avaliação do Impacto na rede Trânsito e Transporte - EMDEC Itens 1 01 via Requerimento modelo (site COHAB) com todas as informações preenchidas link: https://www.cohabcp.com.br/ehiscohab/ehiscohab.html

Leia mais

ACEF/1213/01642 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/01642 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/01642 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/01642 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

RESOLUÇÃO. Currículo revogado conforme Res. CONSEPE 73/2002, de 18 de dezembro de 2002.

RESOLUÇÃO. Currículo revogado conforme Res. CONSEPE 73/2002, de 18 de dezembro de 2002. RESOLUÇÃO CONSEPE 48/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MODALIDADE ELETRÔNICA E MODALIDADE TELECOMUNICA-ÇÕES, DO CÂMPUS DE ITATIBA. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

TV ABERTA, TV PAGA E STREAMING

TV ABERTA, TV PAGA E STREAMING TV ABERTA, TV PAGA E STREAMING Resumo: Alexandre de Sousa Carlos Eduardo Felipe Assis Luciano Vinicius Raoni e Yan Carlos O entretenimento audiovisual está totalmente presente hoje na sociedade, através

Leia mais

1. OBJETIVO 2. MODALIDADE

1. OBJETIVO 2. MODALIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS CDTI/UNITINS SELEÇÃO DE EMPRESAS EDITAL Nº 006, DE 15 DE ABRIL DE 2008. A Fundação Universidade do Tocantins UNITINS

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE

REGULAMENTO DOS CURSOS DE REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE EAD Língua Portuguesa CONVERSÕES 2015/2 Prof. Everson Pereira 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

CONDIÇÕES ESPECIAIS RAMO 14. Seguro Compreensivo Residencial. Cobertura Básica Incêndio, Queda de Raio dentro do terreno segurado e Explosão

CONDIÇÕES ESPECIAIS RAMO 14. Seguro Compreensivo Residencial. Cobertura Básica Incêndio, Queda de Raio dentro do terreno segurado e Explosão CONDIÇÕES ESPECIAIS RAMO 14 Seguro Compreensivo Residencial Cobertura Básica Incêndio, Queda de Raio dentro do terreno segurado e Explosão ÍNDICE 1 OBJETIVO DO SEGURO... 3 2 DEFINIÇÕES... 3 3 RISCOS COBERTOS...

Leia mais

523 - ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO TÉCNICO/A DE ELETRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES 175H

523 - ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO TÉCNICO/A DE ELETRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES 175H 523 - ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO 523077- TÉCNICO/A DE ELETRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES 175H 6085 - Instalações ITED generalidades 25h 6086 - Instalações ITED aplicações execução de instalação em moradia unifamiliar

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados Objetivos Gerais da Cadeira Compreender a comunicação de dados entre locais remotos através de conceitos e procedimentos envolvidos na conexão de computadores, meios e dispositivos de redes. Objetivos

Leia mais

ANEXO 12 RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES-UFU

ANEXO 12 RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES-UFU ANEXO 12 RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES-UFU O Certificado em Eletrônica e de Telecomunicações foi implantado desde 2007. Não haverá

Leia mais

A Internet no Park Way. Francisco Alves Molina Jorg Neves Bliesener Fabio Montoro

A Internet no Park Way. Francisco Alves Molina Jorg Neves Bliesener Fabio Montoro A Internet no Park Way Francisco Alves Molina Jorg Neves Bliesener Fabio Montoro Conteúdo 1. Demanda de Internet no Park Way 2. Conceitos tecnológicos 3. Ofertas recebidas Definições Velocidade ( Banda

Leia mais

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e Ambiente Moderno O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e recuperados. Exemplos: Dataflex, Unify,DB2, Paradox Firebird,CA-OpenIngres,

Leia mais

GRADE DE DISCIPLINAS DO CURSO MÓDULO 1: COMPETÊNCIAS BÁSICAS

GRADE DE DISCIPLINAS DO CURSO MÓDULO 1: COMPETÊNCIAS BÁSICAS Telecomunicações GRADE DE DISCIPLINAS DO CURSO MÓDULO 1: COMPETÊNCIAS BÁSICAS Conteúdos Horas Presencial Matemática / Física 80 80 Desenho Técnico 40 40 Eletricidade 40 40 Circuitos Elétricos 40 40 Redes

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Campus São Paulo. Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 2017 (TCC 2017)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Campus São Paulo. Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 2017 (TCC 2017) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus São Paulo Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 2017 (TCC 2017) Cursos de Música CCBM/LeM O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Compuline Telecom Compuline Telecom

Compuline Telecom Compuline Telecom Há 20 anos no mercado de Telecomunicações, a Compuline Telecom tem como sua marca registrada utilizar as mais avançadas tecnologias de Telecom, para prestar serviços com excelência e inovação. Com sede

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. Walter Jaimes Salcedo

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. Walter Jaimes Salcedo Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. Walter Jaimes Salcedo Sistemas Ópticos e de Micro-ondas O que é um sistema? Um sistema é um arranjo de componentes passivos e ativos para realizar uma função

Leia mais

GRADE HORÁRIA ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES 1º SEMESTRE DE 2017

GRADE HORÁRIA ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES 1º SEMESTRE DE 2017 1º PERÍODO GRADE HORÁRIA ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES 1º SEMESTRE DE 2017 Turma B - Algoritmos e Estruturas de Dados I - Turma B - Eperimental Cálculo Diferencial e Integral I Algoritmos e Estruturas

Leia mais

Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz

Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal 9-7-2013 Agenda Atribuições e missão da SET Grupos SET de Trabalho Testes

Leia mais

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período 2018-1 CONTEÚDO Conceituação de mídias. Fundamentos de sistemas multimídia. Mídias discretas e contínuas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA O Colegiado do Curso de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação Universidade Católica do Salvador Curso de Bacharelado em Informática Disciplina : INF363 - Teleprocessamento e Redes Pré-Requesitos : INF-375 - Sistemas Operacionais INF-359 - Pesquisa Operacional Carga

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor

Leia mais

ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG

ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG I. CONTEÚDOS BÁSICOS (Carga horária de 1740 horas) 1.1 - FORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Carga horária: 1425 horas) 1.1.1 - MATEMÁTICA

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas de Radioenlance Consiste na transmissão de dados por ondas de radiofrequência Tecnologia que permite aos usuários implantarem

Leia mais

PLANO DE SESSÃO DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO:PROJECTO E INSTALAÇÃO ITED - HABILITANTE

PLANO DE SESSÃO DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO:PROJECTO E INSTALAÇÃO ITED - HABILITANTE PLANO DE SESSÃO DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO:PROJECTO E INSTALAÇÃO ITED - HABILITANTE DURAÇÃO:150 Horas POPULAÇÃO ALVO: Membros da OE ou da OET não considerados por estas entidades com habilitação para o desempenho

Leia mais

PROFTIC 9º ANO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

PROFTIC 9º ANO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Aula 3 a 10 Professor Samuel António 2011/2012 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Informação Áreas

Leia mais

Mecânicos de Eletrónica - MELECA. Estrutura da prova específica da especialidade. Disciplina Capítulo Nº de questões. Conteúdos programáticos

Mecânicos de Eletrónica - MELECA. Estrutura da prova específica da especialidade. Disciplina Capítulo Nº de questões. Conteúdos programáticos Mecânicos de Eletrónica - MELECA Estrutura da prova específica da especialidade Disciplina Capítulo Nº de questões Telecomunicações Analógicas e Digitais Antenas e Propagação Eletromagnética Tecnologia

Leia mais

EDITAL Nº 21, DE 02 DE MAIO 2018.

EDITAL Nº 21, DE 02 DE MAIO 2018. EDITAL Nº 21, DE 02 DE MAIO 28. ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFÊRÊNCIA INTERNA E EXTERNA PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFRS CAMPUS PORTO ALEGRE PARA INGRESSO EM 28/2 O Diretor-geral do do Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE PROJETO INTEGRADOR II

REGULAMENTO DO TRABALHO DE PROJETO INTEGRADOR II Regulamento do Projeto Integrador II Universidade Gama Filho Pró-Reitoria de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Tecnologia em Automação Industrial REGULAMENTO DO TRABALHO DE PROJETO INTEGRADOR II Regulamento

Leia mais

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios Meios de comunicação sem fios Características da ligação! Largura de banda de um meio de transmissão, W, é a diferença entre a maior e a menor frequência comportadas, ou seja, é a amplitude da sua gama

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A - TCC (30-460) E DO PROJETO INTERDISCIPLINAR (30-094)

NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A - TCC (30-460) E DO PROJETO INTERDISCIPLINAR (30-094) UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A - TCC (30-460)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XX/16 - CEPE RESOLVE: Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia.

RESOLUÇÃO Nº XX/16 - CEPE RESOLVE: Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia. RESOLUÇÃO Nº XX/16 - CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo da

Leia mais

ANTENAS E PROPAGAÇÂO. Projeto gráfico, fotos, capa e conteúdo: S. Rocha Revisão : Professora de literatura Mara Pará

ANTENAS E PROPAGAÇÂO. Projeto gráfico, fotos, capa e conteúdo: S. Rocha Revisão : Professora de literatura Mara Pará ANTENAS E PROPAGAÇÂO Eng. Telecomunicações Samuel Rocha, 1954- Antenas e Propagação ISBN 978-85-908626-1-1 Rio de Janeiro, Studium Telecom, 1ª Edição, 2006 Copyright 2006 Todos os direitos reservados.

Leia mais

PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008.

PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008. Data de Publicação do D.O.U 15 de dezembro de 2008 PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008. A SECRETÁRIA DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2017

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2017 COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PIBIC/ FAPEMIG/FTM- 2017 A Coordenação do Programa de Pesquisa e Extensão

Leia mais

Unidade Curricular de Especialização. Telecomunicações

Unidade Curricular de Especialização. Telecomunicações Unidade Curricular de Especialização Telecomunicações Vantagens na escolha desta UCE O MIEEIC não oferece competências na área das Telecomunicações a não ser a quem escolher esta UCE Os pré-requisitos

Leia mais

MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA

MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA LEI N.º 4.612, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2016. Estabelece normas para a instalação de estações rádio base - ERBS, microcélulas base - ERBS, microcélulas, telefonia celular e equipamentos rádio afins. O PREFEITO

Leia mais

Fundamentos da Informática e comunicação de dados

Fundamentos da Informática e comunicação de dados Fundamentos da informática e comunicação de dados Cursos de Tecnologias Aula 4 Modulação Prof. Oswaldo Flório Filho Profª. Alice Flora Madeira Ribeiro Conteúdo 1. Modulação... 3 2. Modulação AM... 4 3.

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Os trâmites relacionados com a matrícula, o desenvolvimento, a entrega e a avaliação do Trabalho Final obedecerão ao seguinte cronograma:

Os trâmites relacionados com a matrícula, o desenvolvimento, a entrega e a avaliação do Trabalho Final obedecerão ao seguinte cronograma: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2019, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL TCC NAVAL APROVADO NO COLEGIADO EM 07/07/2014 Regulamento

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO TURNO DIURNO PARA TURMAS A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2013

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO TURNO DIURNO PARA TURMAS A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2013 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO TURNO DIURNO PARA TURMAS A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2013 Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica Vagas no Vestibular: 40 (quarenta) regime semestral

Leia mais

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I LISTA DE REFERÊNCIA DE PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA FAMÍLIAS DE CATEGORIA I BATERIAS DE LÍTIO CARREGADORES CARTÃO INDUTIVO PARA TELEFONE DE USO PÚBLICO CENTRAIS PRIVADAS DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA CABOS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Sistemas Elétricos: Interação entre Descargas Atmosféricas e Sistemas Elétricos. CÓDIGO: MEE001 Validade: A partir do 1º semestre de 2009. Carga Horária: 45 horas-aula

Leia mais

Turma - 9ºD Área de Aplicação das TIC. Prof. Micael Alves. Disciplina: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação

Turma - 9ºD Área de Aplicação das TIC. Prof. Micael Alves. Disciplina: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação Turma - 9ºD Disciplina: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias de Informação e Comunicação 1.2. Área de Aplicação das TIC 1.2.1 Computador 1.2.2 Comunicação 1.2.3

Leia mais

Módulo de Formação em Fundamentos de Sistemas Eletrônicos

Módulo de Formação em Fundamentos de Sistemas Eletrônicos em Fundamentos de Sistemas Eletrônicos Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos Escola Politécnica Universidade de São Paulo 05/09/2017 1 PSI/EPUSP O Curso de Eletrônica e Sistemas Estrutura

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA AEROESPACIAL

CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA AEROESPACIAL CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA AEROESPACIAL Proposta de revisão Versão Final 12.07.2017 Coordenação do MEAer Instituto Superior Técnico Distribuição das unidades

Leia mais

Redes de Computadores II. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 20 de abril de 2010

Redes de Computadores II. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 20 de abril de 2010 Carlos Marcelo Pedroso 20 de abril de 2010 1 Questões Discursivas Exercício 1: Suponha a planta apresentada na Figura 1. Imprima a planta baixa em uma folha e, utilizando um lápis, escreva o projeto de

Leia mais

As Tabelas 4 a 9 apresentam todas as disciplinas que atenderão ao Curso de EE. Tabela 4. Disciplinas obrigatórias C. H. (h.a.)

As Tabelas 4 a 9 apresentam todas as disciplinas que atenderão ao Curso de EE. Tabela 4. Disciplinas obrigatórias C. H. (h.a.) As Tabelas 4 a 9 apresentam todas as disciplinas que atenderão ao Curso de EE. Tabela 4. obrigatórias Semestre Cálculo I 6 Elementos de Gestão Ambiental 2 Física I 6 1 Geometria Analítica 4 Introdução

Leia mais

SISTEMA DE POLIAS PARA LEVANTAMENTO DE CARGAS

SISTEMA DE POLIAS PARA LEVANTAMENTO DE CARGAS Atividade Prática Supervisionada SISTEMA DE POLIAS PARA LEVANTAMENTO DE CARGAS Engenharia Ciclo Básico DP e/ou Adaptação do 1º Semestre 1 OBJETIVOS O Objetivo deste trabalho é projetar, construir e apresentar

Leia mais

Sistemas de Telecomunicações

Sistemas de Telecomunicações Informações gerais A disciplina Sistemas de Telecomunicações faz parte do curriculum do Mestrado Integrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores - sendo o seu corpo docente formado por: Prof a. Maria

Leia mais

TIMÓTEO. janeiro 2017

TIMÓTEO. janeiro 2017 TIMÓTEO 0 janeiro 2017 0 DOM SEG 0 TER 0 QUA 0 QUI 0 SEX 0 SAB 0 1 2 0 3 0 4 0 5 0 6 0 7 0 FNAC 8 9 0 10 0 11 0 12 0 13 0 14 0 15 16 0 17 0 18 0 19 0 20 0 21 0 22 23 0 24 0 25 0 26 0 27 0 28 0 29 30 0

Leia mais