Cronograma da Disciplina Telecomunicações I

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cronograma da Disciplina Telecomunicações I"

Transcrição

1 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2003 Site: ou 1 a Semana: 22-24/10/03 Apresentação das condições, normas, conteúdos e bibliografia referente ao trabalho para o módulo. Apresentação do conteúdo Unidades de Transmissão referente a Unidade 00. Arquivo SINTESEUNIT00.PDF do CDROM ou no Site. 2 a Semana: 29-31/10/03 Apresentação do conteúdo Unidades de Transmissão referente a Unidade 00. Arquivo SINTESEUNIT00.PDF do CDROM ou no Site. Apresentação e comentários sobre o 1 o Trabalho do Módulo Projeto de um sistema de CATV utilizando como referência o Manual da Wadt. Este Manual está disponível no Arquivo CATWADT.PDF do CDROM ou no Site. Versões mais atualizadas poderá ser encontrada nos Sites de fabricantes tais como: Wadt, Amplimatic, Thevear. 3 a Semana: 05-07/11/03 Entrega do Questionário da Unidade 00 resolvido individualmente Unidades de Transmissão. Arquivo QUEST00.PDF do CDROM ou no Site.

2 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 2 Resolução 1 de alguns itens do Questionário da Unidade 00 que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Apresentação do conteúdo Telecomunicações I Conceitos Básicos. Este conteúdo está disponível no Arquivo TELECOMUNICAÇÕES I.PDF no CDROM ou no Site. 4 a Semana: 12-14/11/03 Entrega do Projeto CATV resolvido em grupo de dois, no máximo três alunos. Resolução de alguns itens que apresentarem dúvidas por parte dos alunos referente ao Projeto CATV. (Opcinal). Conclusão da apresentação do conteúdo Telecomunicações I Conceitos Básicos. Este conteúdo está disponível no Arquivo TELECOMUNICAÇÕES I.PDF no CDROM ou no Site. 5 a Semana: 19-21/11/03 Entrega do Questionário do conteúdo Telecomunicações I resolvido individualmente Conceitos Básicos. Este questionário está disponível no final do Arquivo TELECOMUNICAÇÕES I.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário do conteúdo Telecomunicações I Conceitos Básicos que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). 1 A resolução de alguns itens referentes aos trabalhos especificados para extra aula NÃO SIGNIFICA a solução de todos os itens propostos no trabalho. NÃO SERÁ ACEITA a desculpa de que não conseguiu fazer nenhum dos itens uma vez que os mesmos estão contidos na apresentação e/ou textos apresentados para estudo.

3 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 3 Apresentação do conteúdo Produção e propagação de ondas eletromagnéticas. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT01.PDF e/ou SINTESEU- NIT01.PDF do CDROM ou no Site. 6 a Semana: 26-28/11/03 Conclusão da apresentação do conteúdo Produção e propagação de ondas eletromagnéticas. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT01.PDF e/ou SINTE- SEUNIT01.PDF do CDROM ou no Site. 7 a Semana: 03-05/12/03 Entrega do Questionário UNIT01 - Produção e propagação de ondas eletromagnéticas resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT01.PDF e/ou QUEST01.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT01 Produção e propagação de ondas eletromagnéticas que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Apresentação do conteúdo Modulação em amplitude. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT02.PDF e/ou SINTESEUNIT02.PDF do CDROM ou no Site. 8 a Semana: 10-12/12/03 Continuação da apresentação do conteúdo Modulação em amplitude. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT02.PDF e/ou SINTESEUNIT02.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT02 Modulação em amplitude que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT02.PDF e/ou QUEST02.PDF do CDROM ou no Site.

4 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 4 9 a Semana: 17-19/12/03 Conclusão da apresentação do conteúdo Modulação em amplitude. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT02.PDF e/ou SINTESEUNIT02.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT02 Modulação em amplitude que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). 10 a Semana: 14-16/01/04 Entrega do Questionário UNIT02 Modulação em amplitude resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT02.PDF e/ou QUEST02.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT02 Modulação em amplitude que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Apresentação do conteúdo Técnicas de faixa lateral. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT03.PDF e/ou SINTESEUNIT03.PDF do CDROM ou no Site. 11 a Semana: 21-23/01/04 Conclusão da apresentação do conteúdo Técnicas de faixa lateral. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT03.PDF e/ou SINTESEUNIT03.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT03 Técnicas de faixa lateral que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT03.PDF e/ou QUEST03.PDF do CDROM ou no Site.

5 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 5 12 a Semana: 28-30/01/04 Entrega do Questionário UNIT03 Técnicas de faixa lateral resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT03.PDF e/ou QUEST03.PDF do CDROM ou no Site. Apresentação do conteúdo Modulação Angular. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT04.PDF e/ou SINTESEUNIT04.PDF do CDROM ou no Site. 13 a Semana: 04-06/02/04 Conclusão da apresentação do conteúdo Modulação angular. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT04.PDF e/ou SINTESEUNIT04.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT04 Modulação angular que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT04.PDF e/ou QUEST04.PDF do CDROM ou no Site. 14 a Semana: 11-13/02/04 Entrega do Questionário UNIT04 Modulação angular resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT03.PDF e/ou QUEST03.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT04 Modulação angular que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Apresentação do conteúdo Receptores. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT05.PDF e/ou SINTESEUNIT05.PDF do CDROM ou no Site.

6 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 6 15 a Semana: 18-20/02/04 Conclusão da apresentação do conteúdo Receptores. Este conteúdo está disponível nos Arquivos UNIT05.PDF e/ou SINTESEUNIT05.PDF do CDROM ou no Site. Resolução de alguns itens do Questionário UNIT05 Receptores que apresentarem dúvidas por parte dos alunos. (Opcinal). Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT05.PDF e/ou QUEST05.PDF do CDROM ou no Site. 16 a Semana: 25-27/02/04 Semana de Recesso para o Carnaval para a Turma de Quarta-feira. Entrega do Questionário UNIT05 Receptores resolvido individualmente. Este questionário está disponível no final do Arquivo UNIT03.PDF e/ou QUEST03.PDF do CDROM ou no Site. Última data para a entrega do Trabalho de Final de Módulo. 17 a Semana: 03-05/03/04 Período reservado para as Avaliações Especiais. 18 a Semana: 10-12/03/04 Período reservado para a constituição das turmas para o próximo Módulo.

7 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 7 Distribuição dos Créditos da Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Itens a serem considerados: 1 Freqüência às atividades de Sala de aula registrado por assinatura em Bloco de Assinatura de Presença até 10% do total. (Opcional). 2 Trabalhos realizados em grupo durante todo o módulo até 10% do total. 4 Entrega dos questionários relativas às Unidades, totalizando sete atividades até 40% do total. 5 Parte impressa e/ou em mídia eletrônica do Trabalho Final do Módulo até 40% do total. Nesta atividade as Normas da ABNT para apresentação de trabalhos devem ser empregadas corretamente.

8 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 8 Caracterização do Trabalho Final de Módulo da Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Conteúdo: O trabalho deverá versar sobre a importância, a influência e o desenvolvimento de uma das áreas abaixo relacionadas em função direta ou indireta dos setores de Telecomunicações ou de suas sub-áreas: Informática, Telemática, Redes, Satélites, Internet, Fibras ópticas entre outras. Áreas possíveis para pesquisa: 1 Agricultura; 2 Construção de veículos e aeronaves; 3 Controle de tráfego aéreo; 4 Controle de tráfego terrestre; 5 Medicina individual ou de grupo; 6 Comunicação de massa; 7 Shows, espetáculos e atividades culturais; 8 Pecuária; 9 Previsão meteorológica e de clima; 10 Eletrônica embarcada; 11 Controle do espaço aéreo; 12 Controle e proteção da costa e vias navegáveis; 13 Processamento de dados; 14 Processamento e tratamento de imagens;

9 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 9 15 Cadastro de pessoas e objetos de utilidade privada ou pública; 16 Controle ambiental; 17 Controle de processos industriais; 18 Segurança pública e privada; 19 Genética e procedimentos correlatos; 20 Controle e estimativa de produção; 21 outras áreas de interesse. Número de Participantes: O trabalho será realizado por um grupo de dois alunos, no máximo três, quando a circunstância assim impuser. Itens a serem avaliados: Apresentação do trabalho escrito tendo como referência padrão as Normas da ABNT para apresentação de monografia, dissertações e teses. Até 10% do total. Apresentação do trabalho em mídia eletrônica passível de exposição em CDROM e/ou em Web Site. Até 10% do total. Nível de dificuldade do tema escolhido. Até 10% do total. Criatividade na escolha e de abordagem do tema proposto. Até 10% do total. Conteúdo, qualidade e aprofundamento do resultado da pesquisa apresentada. (Trabalho de uma única fonte será considerado como CÓPIA NÃO AUTORIZADA.). Até 50% do total. Fontes de pesquisas apresentadas na Referência Bibliográfica. (Livros e Web Site citados serão verificados quanto a existência, a qualidade e a quantidade de conteúdo aproveitado para a realização do trabalho.). Até 10% do total.

10 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 10 Trabalhos de relevância poderão ser agraciados com a indicação de leitura para os alunos dos próximos módulos e publicados no CDROM e/ou no Site da Disciplina mantido pelo Professor. Até 20% do total Data limite para entrega: Conforme cronograma apresentado no primeiro dia de aula do módulo, esta data compreende os dias 25 e 27 de fevereiro de 2004 durante o período de permanência do Professor na Instituição. Após essa data NENHUM TIPO DE TRABALHO será recebido para ser computado na avaliação do presente módulo.

11 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 11 Caracterização do Projeto de CATV Para a Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Conteúdo: Apresentar a planta baixa de um prédio de pequeno porte (três quartos) ou de uma grande residência (seis ou mais quartos ou suites). Para cada unidade residencial será previsto um ponto de CATV em cada um dos quartos/suites, incluindo o de serviçais; um na sala destinado a áudio e vídeo com acesso a TV a cabo; A instalação de, no mínimo, duas câmaras de TV constante do sistema de controle de visitantes e de segurança do edifício ou residência; A instalação de antenas individuais para recepção sinais de TV aberta em canais baixos e altos; A instalação de antena individual para recepção de sinais de rádio em freqüência modulada; A instalação de uma antena de recepção de TV digital via satélite de responsabilidade do condomínio do prédio ou do proprietário do imóvel. A distribuição de acesso a Internet localizada na sala ou em um dos quartos realizada por cable modem; Itens a serem avaliados: O grupo de alunos deverá entregar a planta baixa da edificação indicando os pontos escolhidos para a instalação e a indicação por onde passará a tubulação;

12 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 12 Um esquemático, conforme descrito na documentação de referência, do projeto como um todo, incluindo os equipamentos e dispositivos que julgar necessário; A memória de cálculo para definição dos equipamentos e dispositivos selecionados para o projeto; Uma lista de material para compra, com a estimativa de tudo que será utilizado na instalação do sistema. Intervenções necessárias para que o sistema após instalação possa operar satisfatoriamente. Agregar novas fontes de consultas utilizadas para a realização do projeto que não foram disponibilizadas para o trabalho. Data limite para entrega: Conforme cronograma apresentado no primeiro dia de aula do módulo, esta data compreende os dias 12 e 14 de novembro de 2003 durante o período de permanência do Professor na Instituição. Após essa data NENHUM TRABALHO será recebido para ser computado na avaliação do presente módulo.

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2004 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues 3 Bimestre do Curso Integrado Site: www.wjrteleco.jdbte.com.br

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Primeiro Semestre de 2005 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Ondas Eletromagnéticas A antena de uma estação transmissora de rádio irradia sinais na forma de ondas eletromagnéticas. Como é

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 2 de abril de 2015

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 2 de abril de 2015 Carlos Marcelo Pedroso 2 de abril de 2015 1 Questões Discursivas Exercício 1: Suponha a planta apresentada na Figura 1. Imprima a planta baixa em uma folha e, utilizando um lápis, escreva o projeto de

Leia mais

Antena. Localização dos componentes do amplificador da antena.

Antena. Localização dos componentes do amplificador da antena. Página 1 de 5 Publicado: 11/Ago/2004 Antena Localização dos componentes do amplificador da antena Item Referência Descrição 1 Antena FM 2 Supressor 3 Amplificador da antena de TV 4 Amplificador do sistema

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnica de

Leia mais

Curso de Especialização Pós-Graduada em Projeto de Infra estruturas de Telecomunicações

Curso de Especialização Pós-Graduada em Projeto de Infra estruturas de Telecomunicações 1. Designação do Curso: FICHA DE CURSO Curso de Especialização Pós-Graduada em Projeto de Infra estruturas de Telecomunicações 2. Denominação do Diploma ou Certificado Diploma de Pós-Graduação em Projeto

Leia mais

2 CARACTERIZACÃO DAS ITED

2 CARACTERIZACÃO DAS ITED 2 CARACTERIZACÃO DAS ITED As infra-estruturas de telecomunicações de edifício (ITED) compõem-se de espaços, redes de tubagens, redes de cablagens e restante equipamento e material tais como conectores,

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS:

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2017, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 2016/2

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 2016/2 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 2016/2 1. INTRODUÇÃO Para obter o título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, o aluno deverá desenvolver um Trabalho de

Leia mais

TV ABERTA, TV PAGA E STREAMING

TV ABERTA, TV PAGA E STREAMING TV ABERTA, TV PAGA E STREAMING Resumo: Alexandre de Sousa Carlos Eduardo Felipe Assis Luciano Vinicius Raoni e Yan Carlos O entretenimento audiovisual está totalmente presente hoje na sociedade, através

Leia mais

Fundamentos da Informática e comunicação de dados

Fundamentos da Informática e comunicação de dados Fundamentos da informática e comunicação de dados Cursos de Tecnologias Aula 4 Modulação Prof. Oswaldo Flório Filho Profª. Alice Flora Madeira Ribeiro Conteúdo 1. Modulação... 3 2. Modulação AM... 4 3.

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008.

PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008. Data de Publicação do D.O.U 15 de dezembro de 2008 PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008. A SECRETÁRIA DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE PROJETO INTEGRADOR II

REGULAMENTO DO TRABALHO DE PROJETO INTEGRADOR II Regulamento do Projeto Integrador II Universidade Gama Filho Pró-Reitoria de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Tecnologia em Automação Industrial REGULAMENTO DO TRABALHO DE PROJETO INTEGRADOR II Regulamento

Leia mais

Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2013 / Cursos de Música CCBM/LEM

Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2013 / Cursos de Música CCBM/LEM Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2013 / Cursos de Música CCBM/LEM fevereiro/2013 A existência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é prevista no artigo 9 da Resolução Nº

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados Objetivos Gerais da Cadeira Compreender a comunicação de dados entre locais remotos através de conceitos e procedimentos envolvidos na conexão de computadores, meios e dispositivos de redes. Objetivos

Leia mais

PLANO DE SESSÃO DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO:PROJECTO E INSTALAÇÃO ITED - HABILITANTE

PLANO DE SESSÃO DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO:PROJECTO E INSTALAÇÃO ITED - HABILITANTE PLANO DE SESSÃO DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO:PROJECTO E INSTALAÇÃO ITED - HABILITANTE DURAÇÃO:150 Horas POPULAÇÃO ALVO: Membros da OE ou da OET não considerados por estas entidades com habilitação para o desempenho

Leia mais

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação Universidade Católica do Salvador Curso de Bacharelado em Informática Disciplina : INF363 - Teleprocessamento e Redes Pré-Requesitos : INF-375 - Sistemas Operacionais INF-359 - Pesquisa Operacional Carga

Leia mais

Como. começar a trabalhar com FIBRA ÓPTICA

Como. começar a trabalhar com FIBRA ÓPTICA Como começar a trabalhar com FIBRA ÓPTICA Introdução Sabemos que migrar para uma nova tecnologia traz muitas dúvidas e começar tudo sem nenhuma orientação pode ser trabalhoso. Por isso reunimos neste e-book

Leia mais

Teoria da Contabilidade - 8º período

Teoria da Contabilidade - 8º período PLANO DE ENSINO UNIDADE CONTABILIDADE DISCIPLINA Teoria da Contabilidade - 8º período PROFESSOR Prof. Mestranda. Glória Castro gloriacastro7@gmail.com DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CSA-1225

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Cursos de Música CCBM/LEM

Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Cursos de Música CCBM/LEM Atualizada em 24/04/15 Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Cursos de Música CCBM/LEM A existência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é prevista no artigo 9 da Resolução

Leia mais

XIII MOSTRA DE PESQUISA DO APERS REGULAMENTO

XIII MOSTRA DE PESQUISA DO APERS REGULAMENTO XIII MOSTRA DE PESQUISA DO APERS REGULAMENTO 1. Objetivos A Mostra de Pesquisa do APERS é um projeto do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento da Secretaria de Modernização Administração

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A - TCC (30-460) E DO PROJETO INTERDISCIPLINAR (30-094)

NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A - TCC (30-460) E DO PROJETO INTERDISCIPLINAR (30-094) UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A - TCC (30-460)

Leia mais

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios Meios de comunicação sem fios Características da ligação! Largura de banda de um meio de transmissão, W, é a diferença entre a maior e a menor frequência comportadas, ou seja, é a amplitude da sua gama

Leia mais

OS DESAFIOS PARA SUSTENTABILIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL RPPS. Junho de 2017

OS DESAFIOS PARA SUSTENTABILIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL RPPS. Junho de 2017 OS DESAFIOS PARA SUSTENTABILIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL RPPS. Junho de 2017 Proposição das monografias: 15/02/2017 a 10/05/2017 abipem.org.br/congressodepesquisa 1 APRESENTAÇÃO A Associação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Porto Alegre 2011 (Data de atualização: 18 de abril de 2011) APRESENTAÇÃO

Leia mais

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE INSTRUÇÕES PARA CONCLUINTES. Declaro ter recebido, nesta data, o impresso intitulado KIT-DEFESA, Nome do aluno:

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE INSTRUÇÕES PARA CONCLUINTES. Declaro ter recebido, nesta data, o impresso intitulado KIT-DEFESA, Nome do aluno: Campus de São José do Rio Preto DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE INSTRUÇÕES PARA CONCLUINTES Declaro ter recebido, nesta data, o impresso intitulado KIT-DEFESA, Nome do aluno: São José do Rio Preto, / / Assinatura:

Leia mais

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I LISTA DE REFERÊNCIA DE PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA FAMÍLIAS DE CATEGORIA I BATERIAS DE LÍTIO CARREGADORES CARTÃO INDUTIVO PARA TELEFONE DE USO PÚBLICO CENTRAIS PRIVADAS DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA CABOS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Sistemas Elétricos: Interação entre Descargas Atmosféricas e Sistemas Elétricos. CÓDIGO: MEE001 Validade: A partir do 1º semestre de 2009. Carga Horária: 45 horas-aula

Leia mais

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre 2015.1 1. Título do Projeto: Claro, conciso e suficientemente descritivo para definir o assunto tratado. Máximo de 17 palavras. 2. Nome do

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO MESTRADO. Centro Celso Furtado e BNB 2014 EDITAL 1 - DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 APRESENTAÇÃO

BOLSAS DE ESTUDO MESTRADO. Centro Celso Furtado e BNB 2014 EDITAL 1 - DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 APRESENTAÇÃO BOLSAS DE ESTUDO MESTRADO Centro Celso Furtado e BNB 2014 EDITAL 1 - DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 APRESENTAÇÃO Art. 1º - O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, em parceria

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Olha Que Coisa Mais Linda

Olha Que Coisa Mais Linda VI CONCURSO FOTOGRÁFICO MOMENTO CULTURAL DO TCE-RJ ASTCERJ REGULAMENTO ARTIGO 1º - APRESENTAÇÃO O sexto Concurso Fotográfico, promovido pelo Momento Cultural do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014 Redes de Comunicação Duarte Mendes Número 16, turma 10/13 2013/2014 Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o hardware específico para redes de computadores, ver os diferentes tipos de hardware e os

Leia mais

V CONCURSO FOTOGRÁFICO MOMENTO CULTURAL DO TCE-RJ ASTCERJ REGULAMENTO

V CONCURSO FOTOGRÁFICO MOMENTO CULTURAL DO TCE-RJ ASTCERJ REGULAMENTO V CONCURSO FOTOGRÁFICO MOMENTO CULTURAL DO TCE-RJ ASTCERJ REGULAMENTO ARTIGO 1º - APRESENTAÇÃO O Quinto Concurso Fotográfico, promovido pelo Momento Cultural do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são consideradas, como uma complementação às atividades didático-pedagógicas à ampliação da formação acadêmica, profissional e social do aluno. As

Leia mais

Redes de Computadores II. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 20 de abril de 2010

Redes de Computadores II. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 20 de abril de 2010 Carlos Marcelo Pedroso 20 de abril de 2010 1 Questões Discursivas Exercício 1: Suponha a planta apresentada na Figura 1. Imprima a planta baixa em uma folha e, utilizando um lápis, escreva o projeto de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EDITAL Nº 11/2016 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I E INGLÊS BÁSICO I E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I E INGLÊS BASICO II A Direção

Leia mais

Fatec Garça INSTRUÇÕES PARA O TCC

Fatec Garça INSTRUÇÕES PARA O TCC INSTRUÇÕES PARA O TCC Instruções para TCC 2º e 3º Termo Recomenda-se que o aluno, ainda que esteja no 2º ou 3º termo, dê início ao projeto de graduação. Para isso deve verificar no site da Fatec (no link

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDIOVISUAL ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDIOVISUAL ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDIOVISUAL ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO CURSO CINEASTAS DO FUTURO A Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR) torna pública a abertura

Leia mais

Transmissão da Informação - Multiplexação

Transmissão da Informação - Multiplexação Volnys B. Bernal (c) 1 Transmissão da Informação - Multiplexação Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Volnys B. Bernal (c) 2 Agenda Sinal de Voz Multiplexação Técnicas de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2016 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

EDITAL DE ABERTURA 07/2016 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EDITAL DE ABERTURA 07/2016 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH),

Leia mais

UFBA PLANO DE ENSINO ENGC54 - LABORATÓRIO INTEGRADO VI Prof. Aurino Almeida Filho Prof. Tito Luís Maia Santos

UFBA PLANO DE ENSINO ENGC54 - LABORATÓRIO INTEGRADO VI Prof. Aurino Almeida Filho Prof. Tito Luís Maia Santos UFBA PLANO DE ENSINO ENGC54 - LABORATÓRIO INTEGRADO VI Prof. Aurino Almeida Filho Prof. Tito Luís Maia Santos 2016.2 UNIDADE: ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO: ENGENHARIA ELÉTRICA CÓDIGO: ENGC54 MODALIDADE:

Leia mais

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015.

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO MESTRADO PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO MESTRADO PROFISSIONAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO MESTRADO PROFISSIONAL Instrução normativa nº 006/2014 institui a regulamentação para a apresentação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: PTCC - Contabilidade Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Módulo:

Leia mais

Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL Código Créditos Carga Horária Período Có-requisito Pré-requisito ENG 1790

Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL Código Créditos Carga Horária Período Có-requisito Pré-requisito ENG 1790 Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL Código Créditos Carga Horária Período Có-requisito Pré-requisito ENG 1790 4 80 72+8 (AED) 6º - ENG 4201 1. EMENTA Os recursos hídricos.

Leia mais

ANEXO AO COMUNICADO: LISTA DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS ICMS.

ANEXO AO COMUNICADO: LISTA DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS ICMS. ANEXO AO COMUNICADO: LISTA DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS ICMS. Abrangência: indústria de processamento eletrônico de dados, inclusive de produtos fabricados de acordo com

Leia mais

2 CARACTERIZACÃO DAS ITED

2 CARACTERIZACÃO DAS ITED 2 CARACTERIZACÃO DAS ITED As infra-estruturas de telecomunicações em edifícios (ITED) compõem-se de espaços, redes de tubagens, redes de cablagens e restante equipamento e material tais como conectores,

Leia mais

Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz

Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal 9-7-2013 Agenda Atribuições e missão da SET Grupos SET de Trabalho Testes

Leia mais

Simbologia de Projetos de redes. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Simbologia de Projetos de redes. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Simbologia de Projetos de redes Prof. Marciano dos Santos Dionizio Redes de Computadores Uso Doméstico Comércio Eletrônico Entretenimento Comunicação entre pessoas (bate-papo, comunicação instântanea,

Leia mais

Av.Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 CEP Guaratinguetá-SP BRASIL (012) (012)

Av.Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 CEP Guaratinguetá-SP BRASIL (012) (012) Curso de Graduação de Licenciatura em Matemática NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1. DO OBJETO a) No último ano do Curso de Graduação de Licenciatura em Matemática, o aluno deve desenvolver

Leia mais

EDITAL Nº 11/2016 PIBIC JUNIOR - PROPe

EDITAL Nº 11/2016 PIBIC JUNIOR - PROPe EDITAL Nº 11/2016 PIBIC JUNIOR - PROPe 1. Introdução Com o objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da Rede Pública de Ensino,

Leia mais

ENE082: Intalações Elétricas

ENE082: Intalações Elétricas UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE082: Intalações Elétricas (Turma A) Aula 01: Informações Gerais P r o f. F l á v i o V a n d e r s o n G o m e s E - m a i l : f l a v i o. g o m e s @ u f j f.

Leia mais

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Transmissão de dados Aluno: Bruno Oliveira Turma: 10º 13ª Disciplina: Redes de Comunicação 2013/2014 Introdução A transmissão

Leia mais

SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO E ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO E ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BOLETIM OFICIAL NÚMERO ESPECIAL SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO E ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO B. O.

Leia mais

ANEXO I - ORIENTAÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NO PROJETO PROVISÓRIO DE INSTALAÇÃO (PPI)

ANEXO I - ORIENTAÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NO PROJETO PROVISÓRIO DE INSTALAÇÃO (PPI) ANEXO I - ORIENTAÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NO PROJETO PROVISÓRIO DE 1. A EMPRESA, após a realização da Vistoria Inicial Conjunta, deverá elaborar e enviar o Projeto Provisório

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 32/06-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 32/06-CEPE RESOLUÇÃO Nº 32/06-CEPE Aprova o Ajuste Curricular no Curso de Engenharia Elétrica, aplicável à Resolução 78/02-CEPE. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

ÁREA 1 GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE

ÁREA 1 GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2015/01 - A O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

Edital Grafitagem Sua Arte no Muro

Edital Grafitagem Sua Arte no Muro Edital Grafitagem Sua Arte no Muro I. Apresentação A Cabo Telecom torna público os procedimentos para apresentação do projeto artístico na linguagem de grafite para a pintura de uma superfície predial

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROVAS BIMESTRAIS, PROVAS SUBSTITUTIVAS, EXAMES E OUTRAS AVALIAÇÕES AOS ALUNOS

ELABORAÇÃO DE PROVAS BIMESTRAIS, PROVAS SUBSTITUTIVAS, EXAMES E OUTRAS AVALIAÇÕES AOS ALUNOS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO ELABORAÇÃO DE PROVAS BIMESTRAIS, PROVAS SUBSTITUTIVAS, EXAMES E OUTRAS AVALIAÇÕES AOS ALUNOS 1. OBJETIVOS Padronização do uso do impresso e dos critérios para elaboração

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

PLANO DE AULA PORTUGUÊS. PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1 a. Edição

PLANO DE AULA PORTUGUÊS. PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1 a. Edição PLANO DE AULA PORTUGUÊS PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1 a. Edição GRUPO DE TRABALHO: O COMPUTADOR NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM Curso: Tecnologia em Análise

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. MODELO PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO 1. Identificação do Projeto: Nome do Curso: Área do Conhecimento: Forma de Oferta: ( ) Presencial ( ) A distância Turno:

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 2017

EDITAL Nº 01 DE 2017 EDITAL Nº 01 DE 2017 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL (GITS) O Centro das Humanidades (CHU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da Universidade

Leia mais

Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome:

Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: 3. DIMENSIONAMENTO Esta secção visa preparar os alunos para as experiências que irão realizar no laboratório. Todos os grupos terão de no início da sessão de laboratório

Leia mais

Redes. Cabeamento Estruturado

Redes. Cabeamento Estruturado Redes Cabeamento Estruturado Redes de Computadores Uso Doméstico Comércio Eletrônico Entretenimento Comunicação entre pessoas (bate-papo, comunicação instântanea, etc) Acesso a informações remotas Redes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 333 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec :Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

MANUAL DE CONTRATAÇÃO E MONITORAMENTO DE AGENTE DE DEPÓSITO PARA FIDCS

MANUAL DE CONTRATAÇÃO E MONITORAMENTO DE AGENTE DE DEPÓSITO PARA FIDCS MANUAL DE CONTRATAÇÃO E MONITORAMENTO DE AGENTE DE DEPÓSITO PARA FIDCS VERSÃO: DEZEMBRO/2015 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DO AGENTE DE DEPÓSITO... 3 2.1 DA SELEÇÃO... 3 2.2 DOS

Leia mais

Ações de incentivo ao P&D do Ministério das Comunicações

Ações de incentivo ao P&D do Ministério das Comunicações Ministério das Comunicações Ações de incentivo ao P&D do Ministério das Comunicações Thales Marçal Vieira Netto Economista DEICT/STE/MC 1 Ministério das Comunicações Políticas de apoio ao desenvolvimentos

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE URUAÇU-GO.

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE URUAÇU-GO. CHAMAMENTO PÚBLICO EDITAL Nº 001-2016 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE URUAÇU-GO. 1. DO OBJETIVO A SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

DIGIMAN. WTB Tecnologia

DIGIMAN. WTB Tecnologia DIGIMAN MANDADO JUDICIAL ELETRÔNICO Equipamentos WTB Tecnologia 2009 www.wtb.com.br Equipamentos da Solução CANETA DIGITAL e APARELHO CELULAR A integração do DIGIMAN com a Caneta Digital Anoto e um aparelho

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais (LAGO-MG) vinculada à Faculdade

Leia mais

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA Aprovada no CONSEPE, na 5ª Sessão, realizada em 21 de maio

Leia mais

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 DEFINIÇÕES GERAIS 1.1 De acordo com o regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Projeto

Leia mais

Exposição e premiação de trabalhos Edital e regulamento

Exposição e premiação de trabalhos Edital e regulamento INCLUSIVE - 1 0 Encontro PUC-Rio de Sensibilização, Acessibilidade e Inclusão e II Semana de Acessibilidade Exposição e premiação de trabalhos Edital e regulamento 1. Apresentação A Pontifícia Universidade

Leia mais

FLUXO DO PROCESSO PARA RECONHECIMENTO DE DIPLOMA INTERNACIONAL

FLUXO DO PROCESSO PARA RECONHECIMENTO DE DIPLOMA INTERNACIONAL FLUXO DO PROCESSO PARA RECONHECIMENTO DE DIPLOMA INTERNACIONAL Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Ciências Administrativas Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Ensino Técnico Pós-Médio 2017/01

Ensino Técnico Pós-Médio 2017/01 Ensino Técnico Pós-Médio 2017/01 Manaus, 11/10/2016 A FUNDAÇÃO Rede Amazônica unidade Manaus/AM está com as inscrições abertas para cursos técnicos nas áreas de Gestão Empresarial, Rádio e Televisão e

Leia mais

EDITAL DA CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS/CIENTÍFICOS PARA A SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICACÃO - SEACOM/2015

EDITAL DA CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS/CIENTÍFICOS PARA A SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICACÃO - SEACOM/2015 EDITAL DA CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS/CIENTÍFICOS PARA A SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICACÃO - SEACOM/2015 Torna-se pública a abertura das inscrições para a submissão de trabalhos acadêmicos e científicos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília CHAMADA PÚBLICA Nº 0004/CCEI/2016 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL E PROMOÇÃO SOCIAL DA TERCEIRA IDADE - PROEXT 2016 O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS CEILÂNDIA DO INSTITUTO

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. DISPOSIÇÕES GERAIS: O I Ciclo de Estudos e Debates sobre Cidades Médias e Redes de Empresas busca oferecer oportunidades a docentes, discentes e pesquisadores vinculados

Leia mais

PRESCRIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PRESCRIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PRESCRIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 CONSIDERAÇÕES PRÉVIAS 1.1 CONTEXTO NORMATIVO Na elaboração do presente Manual ITED foram consideradas as Normas Europeias aplicáveis, nomeadamente: EN 50083 - Sistemas

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Disciplinas: Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel - é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como

Leia mais

ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG

ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG I. CONTEÚDOS BÁSICOS (Carga horária de 1740 horas) 1.1 - FORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Carga horária: 1425 horas) 1.1.1 - MATEMÁTICA

Leia mais

Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades do SUS

Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades do SUS CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS Apoio à Gestão do Projeto Fiotec seleciona avaliadores para atuarem no Projeto Avaliação das boas práticas na atenção ao parto e nascimento em maternidades do SUS, em

Leia mais

CCNA 1 Teste de Cabos. Kraemer

CCNA 1 Teste de Cabos. Kraemer CCNA 1 Teste de Cabos Testes de Cabos Tipos de sinais Características dos meios de cobre Características dos meios ópticos Tipos de sinais Sinal Analógico (ondas senoidais) Variam continuamente O que é

Leia mais

Aquisição de Telmex do Brasil e 37,1% da NET. Outubro, 2005

Aquisição de Telmex do Brasil e 37,1% da NET. Outubro, 2005 Aquisição de Telmex do Brasil e 37,1% da NET Outubro, 2005 Exceto pelas informações históricas contidas aqui, esta apresentação pode incluir estimativas de acordo com os meios da Seção 27A da Securities

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO (COPEX) EDITAL N.º 10/2017

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PARA ASSUNTOS EDUCACIONAIS PLANO DE ENSINO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PARA ASSUNTOS EDUCACIONAIS PLANO DE ENSINO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PARA ASSUNTOS EDUCACIONAIS DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA Código: UR2024 Semestre letivo e ano em que será ministrada: 2º/2012 I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito Santo EDITAL PPGI/UFES N O 05/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS A ALUNO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA ANO/SEMESTRE: 2017/02 1. FINALIDADE DO EDITAL A finalidade deste edital é selecionar candidatos

Leia mais