CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS"

Transcrição

1 Integrada 1ª / /2008 1/9 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar os circuitos básicos utilizados para filtragem de sinais. Realizar cálculos de filtros passa-baixa, rejeita-faixa e passa-faixa. Caracterizar o sinal modulado em amplitude. Caracterizar os circuitos osciladores com amplificador realimentado. Comparar as aplicações e características de osciladores LC e a cristal. Identificar o princípio de funcionamento de multiplicadores de freqüência com amplificador classe C. Identificar a forma de aplicação de osciladores, filtros, moduladores e multiplicadores de freqüência em diagrama de blocos de equipamentos para transmissão e recepção. Identificar os componentes específicos para filtragem de sinais de FI em receptores. Comparar filtros ultra-sônicos com filtros passa-faixa LC. Identificar as configurações para modulação e demodulação analógica utilizando blocos multiplicadores de sinais. Identificar as características dos sinais AM-DSB-SC, AM-DSB-FC, SSB e FM. Relacionar as aplicações de sistemas PLL em equipamentos de transmissão e recepção. Caracterizar o funcionamento de detectores com diodos para sinais AM e FM. Caracterizar o funcionamento do sistema PLL para demodulação e sintetização de freqüências. Relacionar as aplicações de códigos de linha em sistemas de transmissão digital. Caracterizar os sinais de códigos de linha Manchester, AMI e HDB-3. Comparar modulação analógica com modulação digital. Relacionar as aplicações de modulação digital em sistemas de transmissão analógica com fio e sem fio. Caracterizar e comparar os sinais de modulação digital. Identificar a forma de aplicação de osciladores, filtros, moduladores, demoduladores, amplificadores de RF e sistemas PLL em equipamentos para transmissão e recepção.

2 Integrada 1ª / /2008 2/9 II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. UNIDADE 1 ANÁLISE DE SINAIS Circuitos ressonantes: freqüência de ressonância,freqüências de meia potência, largura de faixa, fator de mérito e seletividade Análise de sinais no domínio do tempo e da freqüência: soma, subtração e multiplicação de sinais Composição e decomposição de sinais: série de Fourier, análise de um sinal quadrado utilizando filtros Filtros LC e cerâmico UNIDADE 2 - MODULAÇÃO E DEMODULAÇÃO ANALÓGICA Oscilador senoidal a circuito LC Oscilador senoidal a cristal Multiplicador de freqüência e dobrador de freqüências utilizando bloco multiplicador de sinais analógicos Circuito PLL: VCO, comparador de fase e sintetizador de freqüência Modulação em amplitude utilizando amplificador de RF em classe C e bloco multiplicador de sinais analógicos Dectetor de envoltória na demodulação do sinal de AM Modulação em amplitude com faixa lateral única utilizando filtro cerâmico e bloco multiplicador de sinais analógicos Dectetor de produto na demodulação do sinal de AM-SSB e bloco multiplicador de sinais analógicos Conversores de freqüência na recepção e na transmissão de sinais Modulação em freqüência utilizando oscilador LC com varicap Demodulação do sinal de FM: circuito limitador de amplitude Demodulação do sinal de FM: circuito discriminador de fase UNIDADE 3 - MODULAÇÃO E DEMODULAÇÃO DIGITAL Modulação e demodulação em ASK simulação de circuito e de sistema. 10

3 Integrada 1ª / /2008 3/ Modulação e demodulação em QAM simulação de circuito e de sistema Modulação e demodulação do sinal FSK simulação de circuito e de sistema Modulação e demodulação do sinal DPSK simulação de circuito e de sistema. 4. UNIDADE4 LINHA DE TRANSMISSÃO E ANTENAS Par trançado: características, parâmetros, conectores, montagem e teste de cabos para transmissão de dados CATV: características dos sistemas, especificações, equipamentos e componentes do sistema Cabo coaxial: características, parâmetros, conectores, especificações, projeto, montagem e teste de um sistema CATV Antena: características, especificações, instalação e teste de antena para recepção de TV aberta Antena: características, especificações, instalação, alinhamento e teste de antena para recepção via satélite UNIDADE 5 - REDES NA TRANSMISSÃO DE DADOS Componentes básicos: características, especificações e aplicações Montagem, configuração e testes de uma rede de computadores no sistema operacional MS Windows Montagem, configuração e testes de uma rede de computadores utilizando o sistema operacional LINUX. 10

4 Integrada 1ª / /2008 4/9 III Cronograma Semana a 10/5 Apresentação das condições de trabalho, equipamentos e distribuição das atividades e respectivos valores. Atividade Prática 01 Apresentação do Laboratório de Telecomunicações Utilização dos principais equipamentos: Osciloscópio, Gerador de Funções, Frequencímetro, Microcomputador e Softwares. Semana a 17/5 Leitura prévia de texto: Apresentação do Laboratório de Telecomunicações. Arquivo GPTEL01.PDF no Site. Manual do Osciloscópio Digital. Arquivo OscilodigTDS 2000 no Site. Atividade Prática 01 Apresentação do Laboratório de Telecomunicações Utilização dos principais equipamentos: Osciloscópio, Gerador de Funções, Frequencímetro, Microcomputador e Softwares. Semana a 24/5 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 01 resolvido Apresentação dos equipamentos. Arquivo GPTEL01.PDF no Site. Leitura prévia de texto: Circuitos Ressonantes. Arquivo GPTEL02.PDF no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto Circuitos Ressonantes. Apresentação do conteúdo Circuitos Ressonantes. Esta apresentação está disponível no Arquivo CIR- RES.PDF no Site. Simulação de circuitos ressonantes utilizando o Aplicativo Multisim e/ou CircuitMaker.. Semana 04 29/5 a 07/6 Simulação de circuitos ressonantes utilizando o Aplicativo Multisim e/ou CircuitMaker. Atividade Prática com quatro tipos diferentes de filtros LC, Cerâmico e Mecânico. Semana a 14/6 Entrega do Questionário de Laboratório 02 resolvido Circuitos Ressonantes. Arquivo GPTEL02.PDF do no Site. Leitura prévia de texto: Introdução ao Estudo dos Osciladores. Arquivo ESTUDO DOS OSCILADO- RES.PDF no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto Introdução ao Estudo dos Osciladores. Apresentação do conteúdo Osciladores de onda senoidal. Esta apresentação está disponível no Arquivo OSCLC.PDF no Site. Semana a 21/6 Atividade Prática 02 - Circuito Oscilador Hartley constante do Arquivo GPTEL 02.PDF no Site. Antecipação das Leituras prévia de textos: BRAGA, Newton C. Cristais o ritmo da eletrônica. Arquivo CRISTAL1.PDF. NEGRICH, Arnaldo. Cristais Coração dos circuitos digitais. Arquivo CRIS- TAL2.PDF no Site. Semana a 28/6 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 03 resolvido Osciladores de onda senoidal Oscilador Hartley. Arquivo GPTEL03.PDF no Site. 1 o Trabalho por bancada realizado em grupo de dois, no máximo com três alunos. Leitura e apresentação de um resumo para discussão do texto: BÜNNER, Martin. One jump ahead with FBAR. Arquivo FILTRO.PDF no Site. Leituras prévias de textos: BRAGA, Newton C. Cristais o ritmo da eletrônica. Arquivo CRIS- TAL1.PDF. NEGRICH, Arnaldo. Cristais Coração dos circuitos di-gitais. Arquivo CRISTAL2.PDF no Site. Entrega do resumo das leituras prévias dos textos: Cristais o ritmo da eletrônica. e Cristais Coração dos circuitos digitais. Apresentação do conteúdo Oscilador a Cristal. Esta apresentação está disponível no Arquivo OSCRIS- TAL.PDF no Site.

5 Integrada 1ª / /2008 5/9 Semana a 05/7 Entrega do 1 o Trabalho e 20 minutos para a discussão sobre o tema proposto ou a realização de uma breve avaliação sobre o tema no máximo 03 questões abertas. Atividade Prática 03 - Circuito Oscilador a Cristal constante do Arquivo GP-TEL05.PDF no Site. Semana a 12/7 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 05 resolvido Osciladores de onda senoidal Oscilador a Cristal. Arquivo GPTEL05.PDF no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Estudo sobre a série trigonométrica de Fourier. Arquivo STFOURIER.PDF no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Estudo sobre a série trigonométrica de Fourier. Apresentação do conteúdo Multiplicadores de Frequência. Esta apresentação está disponível no Arquivo MULTFREQ.PDF no Site. Simulação da Composição e Decomposição de Sinais e do circuito prático Multiplicador de Frequência utilizando o Aplicativo Multisim e/ou CircuitMaker. Semana a 19/7 Atividade Prática - Circuito de Decomposição de sinais. Este arquivo será disponibilizado apenas no Laboratório. Atividade Prática 04 - Circuito Multiplicador de Freqüência constante do Arquivo GPTEL06.PDF no Site. Semana a 26/7 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 06 resolvido Circuito Multiplicador de Frequência. Arquivo GPTEL05.PDF no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Estudo dos Amplificadores de radiofrequência. Arquivo AMPLIRF.PDF no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Estudo dos Amplificadores de radiofrequência. Simulação do circuito prático Amplificador de radiofrequência utilizando um dos Aplicativos: Multisim e/ou CircuitMaker. Atividade Prática 05 - Circuito Amplificador de Radiofrequência constante do Arquivo GPTEL07.PDF no Site. Semana 12 31/7 a 02/8 Entrega da Prática e do Questionário de Laboratório 07 resolvido Circuito Amplificador de radiofrequência. Arquivo GPTEL07.PDF no Site. Leitura prévia de texto: RODRIGUES, Wander. Modulação em amplitude. páginas 01 a 26. Arquivo UNIT02.PDF no Site. Entrega do resumo da leitura prévia do texto: Modulação em amplitude. Apresentação do conteúdo Modulação em Amplitude AM-DSB-FC. Esta apresentação está disponível no Arquivo MODAMDSBFC.PDF no Site. Simulação do circuito prático do Modulador em Amplitude utilizando um dos Aplicativos: Multisim e/ou CircuitMaker.

6 Integrada 1ª / /2008 6/9 IV METODOLOGIAS DE ENSINO 1. Recursos metodológicos: Aulas expositivas. Método de ensino orientado por projetos. Realizações de pesquisa como instrumento de aprendizagem. Utilização de tecnologias de informação. Promoção de trabalhos em equipe. Pesquisa. 2. Recursos audiovisuais: Retroprojetor. Projetor multimídia. Painéis didáticos. Quadro branco. Datashow. VII INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Relatórios. Resumos e/ou Resenhas. Apresentação do Trabalho de Final de Semestre. Apresentação do Trabalho de Final de. Avaliação Bimestral Subjetiva pelo Professor. Frequência às Atividades de Laboratório. VIII BIBLIOGRAFIA 1. MONTORO, Fábio - Modem. Ed. Érica, São Paulo, GOMES, Alcides Tadeu - Telecomunicações: transmissão, recepção de AM-FM e sistemas pulsados. Ed. Érica, São Paulo, NASCIMENTO, Juarez do. Telecomunicações -2 a Edição, Ed. Makron Book, São Paulo, ALENCAR, Marcelo Sampaio de - Sistemas de Comunicações - Ed. Érica, São Paulo, BARRADAS, Ovídio- Você e as Telecomunicações. Ed. Interciência, Rio de Janeiro, FERRARI, Antônio Martins - Telecomunicações - Evolução e Revolução. Ed. Érica, São Paulo, MONTORO, Fábio - Modem. Ed. Érica, São Paulo, DEL SOTO, Mariano S. & Corbele, J. A. - Transmissão digital e fibras ópticas. Makron Books Ed., São Paulo, TEMES, Loyd. Princípios de Telecomunicações. Coleção Schaum. McGraw Hill. São Paulo. 10. MEDEIROS, Júlio César de Oliveira. Princípios de Telecomunicações teoria e prática. São Paulo: Érica SOARES, Mauro e GARCIA, Mauro P. Projetos de sistemas de comunicação por fibra óptica. São Paulo: Érica. 12. SÁNCHES M. e CORBELLE, J. A. Transmissão digital e fibras ópticas. São Paulo: McGraw- Hill. 13. MELLO, Hilton A. Manual da faixa do cidadão. São Paulo: Antenas Edições Técnicas. 14. ALENCAR, Marcelo Sampaio de Telefonia Celular Digital. São Paulo: Érica SVERZUT, José Umberto. Redes GSM, GPRS, EDGE e UMTS evolução a caminho da terceira geração. São Paulo: Érica NETO, Vicente Soares. Telecomunicações sistemas de modulação. São Paulo: Érica. 17. CUNHA, Alessandro Ferreira da. Sistema CDMA uma introdução à telefonia móvel digital. São Paulo: Érica.

7 Integrada 1ª / /2008 7/9 18. NETO, Vicente Soares. Telecomunicações convergência de redes e serviços. São Paulo: Érica. 19. HAYKIN, Simon. An introduction to analog and digital communications. John Wiley & Sons. 20. MATICK, Richard E.. Transmission lines for digital and communication networks. IEEE Press. 21. RAUSCHMAYER, Dennis J.. ADSL / VDSL principles. McMillan Technology Serie. 22. KENNEDY, George. Electronic communication systems. Tóquio: International Student Edition. McGraw-Hill Kogakusha. Livros para Consulta no CEFET-MG 23. BARRADAS, Ovídio e RIBEIRO, Marcelo P.. Telecomunicações sistemas analógicos digitais. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. (fora de lista). 24. BARRADAS, Ovídio e SILVA, A. Ferreira. Telecomunicações sistemas de energia. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. (fora de lista). 25. SILVA, Gilberto BARRADAS, Ovídio. Telecomunicações sistemas radiovisibilidade. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. (fora de lista). 26. Pines J. e BARRADAS, Ovídio. Telecomunicações sistemas multiplex. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. (fora de lista). EQUIPE ELABORADORA: Wander José Rezende Rodrigues APROVADO EM: / / DE ACORDO: Coordenador de / Área N.A.E. - Núcleo de Apoio ao Estudante

8 Integrada 1ª / /2008 8/9 Distribuição dos Créditos da Disciplina Laboratório de Telecomunicações 1 o Bimestre Prof. Wander Rodrigues Itens a serem considerados: 1 Frequência às atividades do Laboratório registrado por assinatura em Bloco de Presença até [3 pontos] do total; 2 Avaliação subjetiva realizada pelo Professor relativo à participação nas atividades do Laboratório até [4 pontos] do total; 3 Trabalhos realizados por bancada durante todo o módulo até [5 pontos] do total. Neste item estão inclusos os resumos das leituras prévias para cada atividade; 4 Entrega das Práticas e dos Questionários relativas às atividades práticas até [8 pontos] do total.

9 Integrada 1ª / /2008 9/9 Caracterização das Atividades Práticas e dos Questionários da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Apresentação: Prof. Wander Rodrigues 1 Deverá ser impressa a Atividade Prática e o Questionário em papel adequado (Formato A4 ou Formulário Contínuo) utilizando a frente e o verso do papel. 2 O preenchimento completo das Atividades Práticas de forma a constituir um material que retrate o trabalho executado será avaliado dentro dos limites já especificados no item de Distribuição de Créditos. Entrega: 4 Serão entregues um trabalho por Bancada (grupo de dois alunos, no máximo três alunos quando as circunstâncias assim impuserem). 5 Após as datas já definidas, NENHUM TIPO DE TRABALHO será recebido para ser computado na Avaliação do presente Módulo. Devolução: 6 Não está previsto a devolução de NENHUM TIPO DE TRABALHO uma vez que o papel recolhido será doado a uma senhora que coleta papel para sobrevivência.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/12 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/8 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/9 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências. Identificar

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/10 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/9 0BI OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/11 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Integrada 1ª 02 80 01/2005 04/2008 1/15 I OBJETIVOS GERAIS: Ao final da série o aluno será capaz de: Relacionar as características de sinais não senoidais quanto à ocupação do espectro de freqüências.

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2004 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues 3 Bimestre do Curso Integrado Site: www.wjrteleco.jdbte.com.br

Leia mais

Plano de Ensino de Disciplina Engenharia Elétrica 2008

Plano de Ensino de Disciplina Engenharia Elétrica 2008 Plano de Ensino de Disciplina Engenharia Elétrica 2008 Disciplina: PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO Código: 02116 Carga Horária Semanal Teoria: 02 horas Carga Horária Anual Teoria: 60 horas Coordenador: Prof.

Leia mais

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Primeiro Semestre de 2005 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br

Leia mais

DE DISCIPLINA ENGENHARIA DE ENSINO ELÉTRICA 2009

DE DISCIPLINA ENGENHARIA DE ENSINO ELÉTRICA 2009 Disciplina: PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA ENGENHARIA ELÉTRICA 2009 Código: 02116 Série: 4º ano Ano: 2009 Carga Horária Semanal Teoria: 02 horas Carga Horária Anual Teoria: 60

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 31 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnica de

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA DA DISCIPLINA: OBJETIVOS: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

PLANO DE ENSINO EMENTA DA DISCIPLINA: OBJETIVOS: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ESTADO DE MATO GROSSO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS SINOP SUPERVISÃO DE APOIO ACADÊMICO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: SNP33D45 / PRINCÍPIOS

Leia mais

Questionários de Telecomunicações

Questionários de Telecomunicações Questionários de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Questionário da Experiência N o 01 01 - Descreva o processo de medida de tensão utilizando o osciloscópio. 02 - Estabeleça uma relação entre

Leia mais

Apresentação... 1 Introdução... 1

Apresentação... 1 Introdução... 1 Apresentação O objetivo principal deste texto é servir como material básico para uma disciplina introdutória sobre sistemas de comunicações em um curso de Engenharia Elétrica. Ele tem abrangência limitada,

Leia mais

ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1

ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1 ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1 OBJETIVOS: Examinar o circuito de anel balanceado como misturador e detector de AM. 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Cronograma da Disciplina Telecomunicações I

Cronograma da Disciplina Telecomunicações I CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES I 1 Cronograma da Disciplina Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2003 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br Email: wjrod@jdbte.com.br ou wjrteleco@ig.com.br

Leia mais

Apresentação do Programa da Disciplina. Introdução aos sistemas de comunicação: principais modelos.

Apresentação do Programa da Disciplina. Introdução aos sistemas de comunicação: principais modelos. Professor: Edmar José do Nascimento Disciplina: PRNCÍPOS DE COMUNCAÇÃO Carga Horária: 60 hs Semestre: 2010.1 Pág. 1 de 5 EMENTA: Correlação e densidade espectral de potência. Princípio da amostragem. Transmissão

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Redes de Acesso Carga Horária: 100h Período: 5º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Redes de Acesso Carga Horária: 100h Período: 5º. Ementa PLANO DE ENSINO Disciplina: Redes de Acesso Carga Horária: 100h Período: 5º Ementa Redes de acesso telefônico com cabos metálicos. Noções de projeto de redes metálicas. Tecnologias de acesso telefônico

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia Elétrica Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Elétrica Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina Disciplina: EEL7400 Telecomunicações: Teoria e Fundamentos Turma: 08202 Semestre: 2012 2 Prer.: EEL7062 Professor:

Leia mais

01 - ( ) Um sinal de SSB na freqüência de transmissão é obtido pelo emprego do método do deslocamento de fase.

01 - ( ) Um sinal de SSB na freqüência de transmissão é obtido pelo emprego do método do deslocamento de fase. TÉCNICAS DE FAIXAL LATERAL - SSB 1 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE III ASSUNTO: Técnicas de Faixa Lateral - SSB. Nome: N o : Turma: Para cada período abaixo mencionado, analise seu conteúdo e marque F para uma

Leia mais

Modulação Analógica. Modulação AM (Amplitude Modulation)

Modulação Analógica. Modulação AM (Amplitude Modulation) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ Componente Curricular: Cabeamento estruturado Professora: Ramon Mayor Martins Aluno: João Pedro Menegali Salvan Bitencourt;

Leia mais

Demoduladores de amplitude (AM, DSB, SSB e ASK)

Demoduladores de amplitude (AM, DSB, SSB e ASK) Demoduladores de amplitude (AM, DSB, SSB e ASK) Objetivo dos Demoduladores: Obter (recuperar) o sinal modulante (informação) contido na portadora modulada, que após o misturador, normalmente foi convertida

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Eletrônica e Sistemas Prática 2: PLL Circuitos de Comunicação Professor: Hélio Magalhães Alberto Rodrigues Vitor Parente Introdução O PLL (phase-locked

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. Walter Jaimes Salcedo

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. Walter Jaimes Salcedo Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. Walter Jaimes Salcedo Sistemas Ópticos e de Micro-ondas O que é um sistema? Um sistema é um arranjo de componentes passivos e ativos para realizar uma função

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. José Kleber da Cunha Pinto

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. José Kleber da Cunha Pinto Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. José Kleber da Cunha Pinto Ondas Eletromagnéticas em Meios Guiados Professores Profa. Dra. Fatima Salete Correra Prof. Dr. José Kleber da Cunha Pinto Horários

Leia mais

COMUNICAÇÃO DIGITAL II

COMUNICAÇÃO DIGITAL II UBERABA MG 2º SEMESTRE 2008 COMUNICAÇÃO DIGITAL II AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br MODULAÇÃO DIGITAL Transmissão dos dígitos binários através de um canal passa banda. O

Leia mais

Questão 2: Dado o sinal mostrado na Figura 1, visto na tela de um osciloscópio, analise as afirmativas abaixo: 1 μs 1ms

Questão 2: Dado o sinal mostrado na Figura 1, visto na tela de um osciloscópio, analise as afirmativas abaixo: 1 μs 1ms Questão 1: Dado o sinal f ( t) = 2.cos(10 π t) + 5.cos(50 π t), considere as afirmações abaixo: I - f(t) é um sinal com simetria par. II - O sinal f(t) possui apenas as frequências 5Hz e 25Hz. III - O

Leia mais

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência)

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência) (sintetizadores de frequência) Tipos osciladores Cir. Eletrônica Aplica. Definição e aplicação Classes: 2 Tipos: senoidais, triangulares e onda quadrada Fatores: Frequência de operação Amplitude de saída

Leia mais

AUTOR(ES): JOSE RICARDO LISECKI, KAUANE ANDRADE KIEL, MARCELO SUTIL FERREIRA

AUTOR(ES): JOSE RICARDO LISECKI, KAUANE ANDRADE KIEL, MARCELO SUTIL FERREIRA TÍTULO: PROJETO DE UM RECEPTOR DE AMPLITUDE MODULADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA AUTOR(ES): JOSE RICARDO LISECKI,

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES 2. Demodulador

TELECOMUNICAÇÕES 2. Demodulador TELECOMUNICAÇÕES 2 3 Demodulação: a Detecção por amplitude: Detetor de envoltória. AM b Detecção por freqüência: Demodulação de quadratura. FM c Detecção por fase: Demodulação por desvio de fase. Demodulador

Leia mais

Lista de Exercícios GQ1

Lista de Exercícios GQ1 1 a QUESTÃO: Determine a Transformada Inversa de Fourier da função G(f) definida pelo espectro de amplitude e fase, mostrado na figura abaixo: 2 a QUESTÃO: Calcule a Transformadaa de Fourier do Sinal abaixo:

Leia mais

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação Universidade Católica do Salvador Curso de Bacharelado em Informática Disciplina : INF363 - Teleprocessamento e Redes Pré-Requesitos : INF-375 - Sistemas Operacionais INF-359 - Pesquisa Operacional Carga

Leia mais

SISTEMA DE TREINAMENTO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL Modelo: ED-2990 DESCRIÇÃO

SISTEMA DE TREINAMENTO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL Modelo: ED-2990 DESCRIÇÃO SISTEMA DE TREINAMENTO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL Modelo: DESCRIÇÃO O sistema de treinamento é um equipamento educacional especializado na área de comunicação moderna tais como PCM, PAM, TDM e FDM. Também,

Leia mais

Modulação de Onda Contínua - Modulação de Amplitude - 1AM

Modulação de Onda Contínua - Modulação de Amplitude - 1AM Modulação de Onda Contínua - Modulação de Amplitude - AM 18 de fevereiro de 2014 Modulação de Onda Contínua - Modulação de Amplitude - 1AM Conteúdo 1 Introdução 2 Modulação AM DSB 3 Modulação AM DSB-SC

Leia mais

Modulações de Espectro Espalhado

Modulações de Espectro Espalhado Modulações de Espectro Espalhado Propriedades Gerador de sequência aleatória Sequência Direta (DSSS) Chirp (CSS) Salto de Frequência (FHSS) Salto de Tempo (THSS) Prof. Marlio Bonfim Técnicas de Modulação

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação

TE060 Princípios de Comunicação TE060 Princípios de Comunicação Sistemas de Modulação de Onda Contínua 27 de março de 2018 Modulação de Onda Contínua Modulação: alteração sistemática de alguma característica de um sinal, denominado portadora,

Leia mais

Teoria para Laboratório 1º Bimestre

Teoria para Laboratório 1º Bimestre Teoria para Laboratório 1º Bimestre Prof.ª Irene 1 MODULAÇÃO As modulações utilizadas para a transmissão de informações são múltiplas. Em radiofreqüência, as mais coerentes são modulação em amplitude,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico. Plano de Ensino. Ano: 2015

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico. Plano de Ensino. Ano: 2015 Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Eletrônica Industrial 133,3h Ano: 2015 Curso: Eletrônica Regime: Anual Série: 3 a Observação: Carga Horária Semanal Total Teórica: (horas aula por semana)

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA 1 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso: CST em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia Nome da disciplina: Comunicações Ópticas Código: TEL037 Carga horária: 67 horas Semestre previsto: 5º

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa Departamento de Ensino Superior

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa Departamento de Ensino Superior PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CST EM SISTEMAS DE TELECOMUNICACÕES DISCIPLINA: Campos e Ondas CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRÉ-REQUISITO(S): Cálculo Diferencial e Integral I, Álgebra Vetorial e Eletricidade

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação

TE060 Princípios de Comunicação TE060 Princípios de Comunicação Sistemas de Modulação de Onda Contínua 12 de maio de 2016 Modulação de Onda Contínua Modulação: alteração sistemática de alguma característica de um sinal, denominado portadora,

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS PREFÁCIO AGRADECIMENTOS

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS PREFÁCIO AGRADECIMENTOS ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS PREFÁCIO AGRADECIMENTOS 1 O SISTEMA TELEFÓNICO 1.1 Introdução 1.2 Terminais telefónicos 1.3 Rede telefónica 1.4 Princípios de comutação telefónica 1.4.1 Introdução

Leia mais

Unidade Curricular de Especialização. Telecomunicações

Unidade Curricular de Especialização. Telecomunicações Unidade Curricular de Especialização Telecomunicações Vantagens na escolha desta UCE O MIEEIC não oferece competências na área das Telecomunicações a não ser a quem escolher esta UCE Os pré-requisitos

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Serviço Móvel Celular Carga Horária: 80h Período: 5º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Serviço Móvel Celular Carga Horária: 80h Período: 5º. Ementa Disciplina: Serviço Móvel Celular Carga Horária: 80h Período: 5º Ementa PLANO DE ENSINO Histórico das comunicações móveis. Filosofia do Sistema Celular. Sistema de comunicação móvel analógico utilizado

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 27 e 28 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 4.1 Introdução

Leia mais

Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome:

Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: 3. DIMENSIONAMENTO Esta secção visa preparar os alunos para as experiências que irão realizar no laboratório. Todos os grupos terão de no início da sessão de laboratório

Leia mais

ANEXO 12 RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES-UFU

ANEXO 12 RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES-UFU ANEXO 12 RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES-UFU O Certificado em Eletrônica e de Telecomunicações foi implantado desde 2007. Não haverá

Leia mais

Uma abordagem educacional para o estudo de OFDM

Uma abordagem educacional para o estudo de OFDM Uma abordagem educacional para o estudo de OFDM Bruno A. Pereira 1, Henrique T. Kuehne 2, Luciano L. Mendes 3 e José S. G. Panaro 4 Resumo O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de ferramentas

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação

TE060 Princípios de Comunicação TE060 Princípios de Comunicação Sistemas de Modulação de Onda Contínua 9 de setembro de 2014 Modulação de Onda Contínua Modulação: alteração sistemática de alguma característica de um sinal, denominado

Leia mais

Transmissão de Dados via Rádio. Jader Garcia da Silveira

Transmissão de Dados via Rádio. Jader Garcia da Silveira Transmissão de Dados via Rádio Jader Garcia da Silveira Índice Bandas de Transmissão Transmissor Receptor Exemplo Circuito PLL Transceptor Bandas de Transmissão O ITU (International Telecommunication Union)

Leia mais

Lista de Exercícios 05 Modulações Analógicas

Lista de Exercícios 05 Modulações Analógicas Lista de Exercícios 05 Modulações Analógicas 1) O que é modulação e por que é usada? 2) Qual a função de um MODEM? 3) Quais são os possíveis tipos de modulação existentes? Classifique-as e descreva basicamente

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Camada Física Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Setembro de 2011 1 / 32 Pilha TCP/IP A B M 1 Aplicação Aplicação M 1 Cab M T 1 Transporte Transporte

Leia mais

Fundamentos da Informática e comunicação de dados

Fundamentos da Informática e comunicação de dados Fundamentos da informática e comunicação de dados Cursos de Tecnologias Aula 4 Modulação Prof. Oswaldo Flório Filho Profª. Alice Flora Madeira Ribeiro Conteúdo 1. Modulação... 3 2. Modulação AM... 4 3.

Leia mais

Existem várias formas de modulação e demodulação. Nesta página, algumas das mais comuns para a demodulação e alguns circuitos também comuns.

Existem várias formas de modulação e demodulação. Nesta página, algumas das mais comuns para a demodulação e alguns circuitos também comuns. Introdução O processo básico das telecomunicações consiste em adicionar o sinal das informações que se deseja transmitir ao sinal de transmissão (portadora), ou seja, uma modulação. No receptor, deve ocorrer

Leia mais

CAPITULO 1- RESISTORES

CAPITULO 1- RESISTORES CONTEÚDO CAPITULO 1- RESISTORES 1.1 INTRODUÇÃO... 1.1 1.2 TAMANHO E POTÊNCIA... 1.1 1.3 TIPOS DE RESISTORES... 1.1 1.4 VALORES PADRÕES E TOLERÂNCIAS... 1.1 1.5 SÍMBOLOS GRÁFICOS... 1.2 1.6 ASSOCIAÇÃO DE

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS

TRANSMISSÃO DE DADOS TRANSMISSÃO DE DADOS Aula 3: Transmissão Analógica Notas de aula do livro: FOROUZAN, B. A., Comunicação de Dados e Redes de Computadores, MCGraw Hill, 4ª edição Prof. Ulisses Cotta Cavalca

Leia mais

Comunicações Digitais

Comunicações Digitais Comunicações Digitais Apresentação do Curso e Revisão de Conceitos Básicos Prof. Fabrício Simões IFBA Primavera de 2017 Prof. Fabrício Simões (IFBA) Comunicações Digitais Primavera de 2017 1 / 38 1 Apresentação

Leia mais

Lab 12 Modulação ASK, PSK e FSK

Lab 12 Modulação ASK, PSK e FSK Objectivos Analisar os sinais ASK, PSK e FSK em relação à largura de banda e espectro em frequência, com e sem utilização de filtro. Mostrar a vantagem de utilização deste tipo de modulação para circuitos

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 4 Camada Física Camada Física - Sinais Funções Características físicas (mecânicas e elétricas) das interfaces e dos meios. Define quais os tipos

Leia mais

Engenharia de Comunicações

Engenharia de Comunicações Engenharia de Comunicações - 1.1 Pré-requisitos Conhecimentos básicos: Processamento de Sinal; Teoria dos Sistemas. Conhecimentos sólidos: Radiação e Propagação; Codificação e transmissão; Sistemas de

Leia mais

Capítulo 2. A camada física

Capítulo 2. A camada física Capítulo 2 A camada física slide 1 Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall, 2011 Roteiro do capítulo Lembrando a base teórica para comunicação

Leia mais

Disciplina de Princípios de Telecomunicações Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva

Disciplina de Princípios de Telecomunicações Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Disciplina de Princípios de Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva O Curso Ementa Introdução aos sistemas de Análise de Sinais (Transformada

Leia mais

523 - ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO TÉCNICO/A DE ELETRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES 175H

523 - ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO TÉCNICO/A DE ELETRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES 175H 523 - ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO 523077- TÉCNICO/A DE ELETRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES 175H 6085 - Instalações ITED generalidades 25h 6086 - Instalações ITED aplicações execução de instalação em moradia unifamiliar

Leia mais

Teoria das Comunicações. Lista de Exercícios 2.1 Modulação em Amplitude (AM) Prof. André Noll Barreto

Teoria das Comunicações. Lista de Exercícios 2.1 Modulação em Amplitude (AM) Prof. André Noll Barreto Exercício 1 (4.2-1) Para cada um dos sinais abaixo: 1. m(t) = cos 1000π t 2. m(t) = 2cos 1000π t+cos 2000π t 3. m(t) = cos 1000π t sen 3000π t 4. m(t) = sinc (100π t) Lista de Exercícios 2.1 Modulação

Leia mais

Sistema de Aquisição de Dados

Sistema de Aquisição de Dados Sistema de Aquisição de Dados E.T.M./2012 (versão inicial) RESUMO Nesta experiência será desenvolvido o projeto de um sistema de aquisição e armazenamento de dados analógicos em formato digital. O sinal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CADASTRO DE DISCIPLINAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CADASTRO DE DISCIPLINAS OBR ( ) COMPL ( ) SEMESTRE: ( ) Créditos Carga Horária ELE0509 Linhas de Transmissão e Ondas Tot Aul Lab Est Tot Aul Lab Est 4 4 - - 60 60 - -- P ELE0508 Teoria Eletromagnética P ELE0506 Circuitos Elétricos

Leia mais

MODULAÇÃO DIGITAL. Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações

MODULAÇÃO DIGITAL. Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações MODULAÇÃO DIGITAL Prof. Deise Monquelate Arndt Fontes: Princípios de Sistemas de Telecomunicações,

Leia mais

Sistemas de Transmissão

Sistemas de Transmissão Sistemas de Transmissão 1- Informação analógica e digital Apesar de não perecer, estamos constantemente recebendo e transmitindo informações. Nossos sensores monitoram constantemente o ambiente medindo

Leia mais

Curso de Formação. Habilitante de Instalador ITUR. Curso de Formação

Curso de Formação. Habilitante de Instalador ITUR. Curso de Formação Curso de Formação O curso tem como objectivos específicos, dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam: Obter a CERTIFICAÇÃO reconhecida pela ANACOM como técnico de instalação e conservação

Leia mais

Circuitos com Diodos

Circuitos com Diodos Circuitos com Diodos Professor: Cláudio Kitano Setembro - 2017 01 - Circuitos Limitadores (clipper): limitador negativo Diodos podem ser usados para ceifar porções de um sinal de tensão (acima ou abaixo

Leia mais

Cronograma da Disciplina Telecomunicações II

Cronograma da Disciplina Telecomunicações II CRONOGRAMA DA DISCIPLINA TELECOMUNICAÇÕES II 1 Cronograma da Disciplina Telecomunicações II Prof. Wander Rodrigues - Segundo Semestre de 2003 Site: www.wjrteleco.hpg.com.br Email: wjrod@jdbte.com.br ou

Leia mais

Modulação em Amplitude

Modulação em Amplitude Modulação em Amplitude Edmar José do Nascimento (Princípios de Comunicações) Universidade Federal do Vale do São Francisco Roteiro 1 Modulação AM DSB-SC 2 Modulação AM Tradicional 3 Modulação QAM 4 Modulação

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CURSO: FT02-T PERÍODO LETIVO: 2017/2 TURMA: 01 DISCIPLINA: Sistema de Controle SIGLA: FTE029 CARGA HORÁRIA TOTAL: 90 CRÉDITOS: 6 TEÓRICA: 90 PRÁTICA: 0 PRÉ-REQUISITO: FTE008

Leia mais

angular, fase (PM) e frequência (FM)

angular, fase (PM) e frequência (FM) Modulação de Onda Contínua - Modulação angular, fase (PM) e frequência (FM) 11 de março de 2014 Modulação de Onda Contínua - Modulação angular, fase (PM) 1 Conteúdo 1 Introdução 2 Definições de PM e FM

Leia mais

Trabalho de Modulação de Frequência. Guia de procedimento

Trabalho de Modulação de Frequência. Guia de procedimento Trabalho de Modulação de Frequência Guia de procedimento Turma : Grupo : Data: / /2003 Nomes: Este guia contem o conjunto de experiências, observações e medidas a efectuar durante as aulas práticas laboratoriais.

Leia mais

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I LISTA DE REFERÊNCIA DE PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA FAMÍLIAS DE CATEGORIA I BATERIAS DE LÍTIO CARREGADORES CARTÃO INDUTIVO PARA TELEFONE DE USO PÚBLICO CENTRAIS PRIVADAS DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA CABOS

Leia mais

Circuitos de Comunicação Introdução

Circuitos de Comunicação Introdução Circuitos de Comunicação Introdução Gil Pinheiro UERJ-FEN-DETEL Circuitos de Comunicação Objetivo: Estudar os blocos funcionais eletrônicos e de processamento digital de sinais que são utilizados nas comunicações

Leia mais