PENALIDADES TRABALHISTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PENALIDADES TRABALHISTAS"

Transcrição

1 PENALIDADES TRABALHISTAS O empregador tem o comando da empresa e das relações de emprego. Assim sendo, possui a faculdade de aplicar penalidades trabalhistas aos empregados que NÃO cumprirem com as obrigações previstas no contrato de trabalho. A adoção de medidas punitivas, portanto, tem a finalidade de corrigir a conduta imprópria do trabalhador, bem como evitar que a mesma se repita, tornando inviável a manutenção do próprio contrato de trabalho. Importante mencionar que o poder de disciplina que cabe ao empregador deve ser exercido com moderação e compatibilidade em relação à falta cometida, analisando sempre o caso concreto dentro dos padrões de bom senso e justiça. O rigor de uma pena ou o uso de meios de advertência mediante humilhação do empregado na presença de colegas ou clientes pode ensejar a rescisão indireta do contrato de trabalho, pois implica falta grave do empregador. advertência escrita, suspensão e demissão. As penalidades cabíveis são: advertência verbal, Trata-se de medidas punitivas que devem ser aplicadas de forma gradual, sendo agravadas conforme houver repetição da falta, pois tem por fim proporcionar ao empregado a oportunidade de corrigir seu comportamento.

2 ADVERTÊNCIA Na legislação trabalhista vigente não há previsão legal que discipline a concessão de advertência, sendo esta, portanto, originada do poder de direção do empregador e utilizada em dois sentidos na linguagem jurídica: no sentido de aviso e admoestação. No sentido de aviso significa o ato de chamar a atenção, verbalmente, para uma obrigação do empregado de cumprir alguma cláusula contratual, norma administrativa ou regulamento interno da empresa, sempre de forma moderada. Já como admoestação, a advertência assume um caráter de sanção penal por infração aos regulamentos e normas acima citados. Embora tal repreensão possa se dar de forma verbal, recomenda-se que seja feita por escrito e sempre transcrita no livro ou ficha de registro do empregado, sendo vedada, entretanto, anotações desabonadoras à conduta deste empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, nos termos do 4º do art. 29 da Consolidação das Leis do Trabalho. A reiteração do comportamento faltoso poderá acarretar rescisão, por justa causa, do contrato de trabalho. SUSPENSÃO DISCIPLINAR Esta penalidade tem o intuito de punir o empregado que, de alguma forma, violou as regras da empresa ou não cumpriu com o dever que lhe é imposto, inclusive com relação ao que foi pactuado no contrato de trabalho.

3 Tal medida pode ser aplicada ainda em caso de ato faltoso cometido durante o cumprimento de aviso prévio, pois esse período integra o tempo de serviço do empregado para todos os efeitos. Assim, é lícito ao empregador suspender o empregado que cometeu algum ato impróprio de média gravidade, tendo como consequência a perda do salário, bem como da contagem do tempo de serviço já que estes dias não serão computados e de quaisquer outros benefícios correspondentes aos respectivos dias de suspensão. Entretanto, tal suspensão não poderá se prolongar por mais de 30 dias, sob pena de o empregador recair em uma falta grave, possibilitando ao empregado o ingresso de uma ação trabalhista pleiteando uma rescisão indireta do contrato de trabalho, como preceitua o art. 483 da CLT, além da incidência de multa administrativa por infringência ao art. 474 do mesmo Diploma Legal, o qual determina o mencionado prazo de 30 dias. Cabem ressaltar que do mesmo modo como ocorre na aplicação de uma advertência, em caso de suspensão disciplinar, são proibidas anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social. DEMISSÃO A demissão por justa causa é a punição máxima que se pode impor ao trabalhador porque além de perder o seu emprego, seus direitos na rescisão contratual serão limitados. A justa causa é todo ato faltoso grave que autoriza a rescisão do contrato de trabalho, tendo por base uma conduta que retira da relação empregatícia um elemento fundamental que é a confiança.

4 Assim, a pena de rompimento da relação de emprego é reservada às faltas que implicam em violação séria e irreparável das obrigações contratuais assumidas previstas no art. 482 da CLT tais como: Art Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: a) ato de improbidade; b) incontinência de conduta ou mau procedimento; c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço; d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena; e) desídia no desempenho das respectivas funções; f) embriaguez habitual ou em serviço; g) violação de segredo da empresa; h) ato de indisciplina ou de insubordinação; i) abandono de emprego; j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; l) prática constante de jogos de azar. m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado. (Incluído pela Lei nº , de 2017) Parágrafo único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional. (Incluído pelo Decreto-lei nº 3, de )

5 a) Do ato de improbidade: Improbidade, regra geral, é toda ação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, visando a uma vantagem para si ou para outrem. Ex.: furto, adulteração de documentos pessoais ou pertencentes ao empregador, etc. b) Incontinência de conduta ou mau procedimento: a incontinência de conduta traduz-se na prática de atos por parte do empregado caracterizando o desvirtuamento de seu comportamento, porém, acompanhado de motivação relacionada à sexualidade como no caso dos atos obscenos, condutas libertinas ou mesmo pornografia, assédio sexual caracterizando-se como motivo desta modalidade de demissão por justa causa. O mau procedimento, por sua vez, nada tem a ver com a sexualidade. O mau procedimento é contrário ao bom e correto procedimento, e, isso se refere à prática de atos por parte do empregado que importe em uma atitude desrespeitosa, irregular, incorreta, dele trabalhador com regras previstas no contrato de trabalho ou que violem as regras internas da empresa. c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço: ocorre justa causa se o empregado, sem autorização expressa do empregador, por escrito ou verbalmente, exerce, de forma habitual, atividade concorrente, explorando o mesmo ramo de negócio, ou exerce outra atividade que, embora não concorrente, prejudique o exercício de sua função na empresa, como por exemplo venda de produtos de perfumaria e roupas. d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena: Nesta hipótese legal, somente estará configurada a justa causa após a condenação criminal do empregado por meio de uma sentença judicial transitada em julgado.

6 É importante ressaltar que a demissão por justa causa tem estrita relação com a impossibilidade que a condenação criminal trará ao empregado de trabalhar. Desta forma, havendo o sursis, ou seja, a suspensão da execução da pena estará descaracterizada a justa causa. Não é necessário para a configuração da justa causa que o ilícito penal tenha vinculação com o contrato de trabalho. e) desídia no desempenho das respectivas funções: a desídia deve ser entendida como a conduta do empregado em desempenhar suas funções com negligência, má vontade, desleixo, displicência ou mesmo, desatenção ou indiferença. f) embriaguez habitual ou em serviço: a embriaguez pode ser dividida em habitual (crônica) ou embriaguez "no trabalho" (ocasional). Esta se dá necessariamente no ambiente de trabalho e aquela, constitui um vício ou até mesmo uma enfermidade em razão da reiteração do ato faltoso por parte do empregado, podendo ocorrer tanto dentro quanto fora do ambiente da empresa. A embriaguez habitual tem sido vista jurisprudencialmente mais como enfermidade do que como vício social, o que, perante a Justiça do Trabalho, merece um tratamento e acompanhamento médico antes de se extinguir o contrato por justa causa. Quanto à embriaguez "no trabalho" ou ocasional, o empregador, exercendo seu poder fiscalizador e de punição, poderá adotar penas mais severas contra o empregado, em se verificando a falta de interesse por parte deste na manutenção do contrato de trabalho.

7 g) violação de segredo da empresa: O ato de violação de segredo da Empresa consiste, na hipótese do empregado, passar a outrem, informações sigilosas, ou tão simplesmente, sem a expressa autorização do empregador, informações essas que podem ser relacionadas à: projetos, patentes de invenção, fórmulas, métodos de execução, enfim tudo aquilo que é de conhecimento do empregado, ou não, mas que com a devida segurança ou pela necessidade de sigilo não faz parte do conhecimento público. h) ato de indisciplina ou de insubordinação: Indisciplina: ocorre quando o empregado desrespeita ou deixa de cumprir uma norma geral de serviço. Quando o empregado deixa de cumprir uma norma do regulamento interno da empresa. Insubordinação: ocorre quando o empregado desrespeita uma ordem dada pessoalmente a ele pelo empregador ou gerente. Neste caso, a ordem pode ser de cunho verbal, como escrita, desde que a mesma seja dirigida com exclusividade para o empregado em questão, pois se a ordem for dirigida a todos os empregados, tal evento seria considerado ato de indisciplina. i) abandono de emprego: Tal falta é considerada grave, uma vez que a prestação de serviço é elemento básico do contrato de trabalho, então a falta contínua e sem motivo justificado é fator determinante de descumprimento da obrigação contratual. O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico. A legislação trabalhista não dispõe a respeito do prazo de ausência injustificada para caracterização do abandono de emprego. A jurisprudência trabalhista fixa a regra geral, de falta de mais de 30 dias ou período inferior se houver circunstâncias que evidenciem o abandono, como por exemplo o empregado começar a trabalhar em local diverso.

8 j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem e k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem: O fato do empregado, praticar o ato de ofensa a alguém constitui justa causa para o seu despedimento, pois se trata de ato lesivo a um bem jurídico que o direito tutela que é a honra e a boa fama das pessoas, ou a integridade física, o ofendido pode ser o empregador, o colega de trabalho, o administrador, o gerente, os visitantes, os fornecedores, e toda e qualquer pessoa que se relacione com o empregador e/ou a empresa. A ofensa à honra ou boa fama podem ser classificadas de três maneiras: calúnia, difamação e injuria; que estaremos estudando separadamente a seguir: Calúnia: consiste em imputar falsamente a alguém a prática de um ato definido na lei como infração penal. Por exemplo: o gerente está praticando desfalque contra a empresa. Difamação: é menos grave e consiste na imputação falsa de um ato lesivo à honra e à boa fama, embora não definido como infração penal. Por exemplo: o chefe de pessoal mantém relacionamento sexual com a vizinha. Injúria: é ainda menos grave, é a ofensa direta. A sua forma mais comum é o xingamento, o palavrão, o gesto obsceno para ofender. Por exemplo: você é corrupto, você é um moleque de rua e outras maneiras de xingar o superior hierárquico ou colega de trabalho.

9 Legítima defesa: se o empregado, porém, agir em legítima defesa (a repulsa da força pela força diante do perigo apresentado pela injusta agressão, atual e eminente, quando outro meio não se apresenta para evitar o perigo ou a ofensa que dela possa resultar), não há que falar em justa causa, pois o empregado está defendendo-se de uma agressão injusta, desde que não extrapole quanto a sua defesa. l) prática constante de jogos de azar: para a despedida do empregado por Justa Causa por Pratica de Jogo de Azar, somente poderá ser empregada, quando essa pratica ocorrer com habitualidade, ou seja, de maneira periódica e sistemática e dentro da empresa, em horário de trabalho ou não, mas é necessário que se esteja dentro da propriedade empresarial. m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado: Se o empregado perder a habilitação para o exercício profissional por conduta dolosa poderá ter o contrato de trabalho rescindido por justa causa. Trabalhador que precisa de habilitação profissional e for empregado como médico, contador, advogado, motorista, por exemplo, se perder a habilitação não pode mais exercer a profissão. Se for empregado pode ser dispensado por justa causa se a perda da habilitação foi decorrente de conduta dolosa, incluindo-se dolo eventual. A conduta dolosa é aquela em que o ato é praticado de forma intencional, já o dolo eventual ocorre quando o autor assume o risco de produzir aquele resultado.

10 REQUISITOS GERAIS DAS MEDIDAS PUNITIVAS A aplicação das penalidades descritas dependerá, conforme já exposto, do bom senso do empregador, de modo que alguns requisitos devem ser observados, tais como: A falta punida dever ser atual, ou seja, entre esta falta e a punição não deve haver um período muito longo, sob pena de se caracterizar um perdão tácito, cabendo ressaltar que não há um período certo determinado em lei, devendo - se, portanto, observar o caso em concreto, sendo admitido, ainda, um tempo maior para a punição de condutas que necessitam de uma apuração mais complexa de fatos e responsabilidades. O empregado não pode ser punido mais de uma vez por uma mesma falta cometida. Assim, não se pode aplicar uma advertência e depois uma suspensão por uma única falta; ou ainda, não poderá sofrer demissão por justa causa ao retornar do período em que se encontrava suspenso, salvo se ocorrer o cometimento reiterado da mesma falta ou venha a cometer nova falta grave prevista na legislação em vigor. O empregador deve dosar a punição merecida pelo empregado. No momento da definição da penalidade deve considerar o passado funcional do trabalhador, se já cometeu faltas anteriormente ou não, os motivos que determinaram tal conduta e a condição pessoal do empregado. Não são admitidas penas pecuniárias (multas), transferências punitivas ou rebaixamento de função ou de remuneração. A punição aplicada somente poderá ser modificada por expressa concordância do trabalhador.

11 Na apuração dos fatos e responsabilidades para a punição de condutas faltosas, as empresas podem adotar a constituição de uma Comissão de Inquérito. Tal comissão é composta por empregados e tem como objetivo apurar denúncias sobre a ocorrência de irregularidades praticadas por seus trabalhadores. Todas as providências são tomadas na busca deste intuito, como ouvir testemunhas e analisar documentos, devendo, ao final, ser elaborado e destinado ao empregador um relatório com os pareceres e a penalidade considerada cabível ao caso. Caso o empregado se recuse a receber, sem justo motivo, a comunicação da penalidade imposta, o empregador ou seu representante legal deverá ler ao trabalhador o teor da comunicação na presença de duas testemunhas, inserindo o ocorrido no rodapé da comunicação e assinando juntamente com as testemunhas, sem prejuízo, caso configurado, a atribuição ao empregado de nova falta por ato de indisciplina ou insubordinação. Thiago Negroni Martins Departamento Jurídico

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD MEDIDAS DISCIPLINARES CSD Contrato de Trabalho Definição: contrato de trabalho é o acordo firmado entre empregado e empregador. Finalidade: o contrato de trabalho é o ato jurídico que cria a relação de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista Contrato de trabalho e de emprego: formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 8 Prof. Guilherme de Luca - TÉRMINO DO

Leia mais

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA 1 Dispensa com justa causa Classificação modalidades de rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, em virtude da prática de falta grave

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia DIREITO DO TRABALHO Professora: Dulcinéia CONTRATO DE TRABALHO Por prazo Indeterminado: Art. 452 CLT - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Extinção do contrato de emprego: modalidades Prof. Cláudio Freitas Extinção do contrato de emprego: modalidades - Justa causa: sistema taxativo. Artigo

Leia mais

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER?

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? Aline Minela Schmitt Advogada OAB/SC nº 26.029 Ana Paula Belem Veiga Advogada OAB/SC nº 48.671 Justa Causa, quando aplicar? Trata-se de uma

Leia mais

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Assim como existem empresas que ferem e não cumprem direitos trabalhistas na outra ponta há colaboradores que quebram regras e causam desconforto

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Aula 8 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA (art.483, CLT) Atos faltosos praticados pelo empregado

Leia mais

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO Introdução Nos termos do art. 2o da CLT, o empregador é quem admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Podemos observar que o empregador dirige o empregado, pois

Leia mais

OCP-PSGI-009 Procedimento de Consequências Rev.01 01/12/2017

OCP-PSGI-009 Procedimento de Consequências Rev.01 01/12/2017 Nº da revisão Item Descrição Data 00 Primeira Emissão 25/08/2017 01 5 Revisão do item 01/12/2017 1 1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 1.1 Gerais Formalizar o processo de aplicação de Medida Disciplinar

Leia mais

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador Aula 8 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. FACEBOOK: MARIA INÊS GERARDO SITE: mariainesgerardo.com.br RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA

Leia mais

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensa

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensa Direito do Trabalho Modalidades de dispensa 1 Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa Rescisão indireta por culpa do empregador 2 Pedido de Demissão Pedido de demissão: ato

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Rescisão com justa causa, sem justa causa e indireta Profa. Silvia Bertani CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO término do vínculo do emprego com a extinção das obrigações para

Leia mais

São duas justas causas semelhantes, mas não são sinônimas. Mau procedimento é gênero do qual incontinência é espécie.

São duas justas causas semelhantes, mas não são sinônimas. Mau procedimento é gênero do qual incontinência é espécie. Com base no artigo 482 da CLT, são os seguintes atos que constituem advertência, suspensão ou justa causa para a resolução do contrato de trabalho pelo empregador: 1) Ato de Improbidade Improbidade, regra

Leia mais

A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA

A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA A JUSTA CAUSA A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA - deve haver uma relação de causa e efeito (nexo causal) entre a falta e a aplicação da pena - A aplicação da pena deve ser diretamente relacionado com a

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS Março/2018 Código de Ética e Conduta 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS DEVE:...

Leia mais

EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA

EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA Texto de Vanessa Ferrari Teixeira - estagiária de Direito Tendo em vista a alta incidência de funcionários embriagados em serviço em obras de construção civil, segue

Leia mais

Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa

Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa O QUE É JUSTA CAUSA? Justa Causa é todo ato faltoso, que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando impossível ou muito

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br REFORMA TRABALHISTA Lei 13.467/2017 Como funciona a nova forma de demissão SEM JUSTA CAUSA 8 Antes e com a reforma: as regras não mudam n O empregado tem direito ao pagamento da multa de 40% do saldo do

Leia mais

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho?

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho? Quando ocorre a extinção de contrato de Quando houver a cessação definitiva do vínculo empregatício. Quais as hipóteses de extinção do contrato de por iniciativa do empregado ou do empregador; por culpa

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Por decisão do empregador: dispensa do empregado (resilição) Por decisão do empregado: demissão (resilição), dispensa indireta Por iniciativa de ambos: acordo (distrato)

Leia mais

JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Prof. Adeilson Freitas

JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Prof. Adeilson Freitas JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Prof. Adeilson Freitas contato@adeilsonfreitas.adv.br CONCEITO Justa causa é a forma de dispensa decorrente de ato grave praticado pelo empregado,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Término do contrato de trabalho Prof. Hermes Cramacon Resilição do contrato de trabalho Uma ou ambas as partes resolvem, sem justo motivo, romper o pacto laboral. Dispensa sem justa

Leia mais

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador Aula 5 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. FACEBOOK: MARIA INÊS GERARDO SITE: mariainesgerardo.com.br RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA

Leia mais

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. Júlio César Zanluca

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. Júlio César Zanluca RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO Júlio César Zanluca Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA Profa. Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com Esta produção é de apoio à disciplina Direito Empresarial e Trabalhista e não tem o objetivo de ser um material de referência

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

Rescisão do Contrato de. Trabalho

Rescisão do Contrato de. Trabalho Direito do Trabalho Rescisão do Contrato de Trabalho Rescisão do Contrato de Trabalho Termo utilizado para definir as extinções dos contratos de trabalho. Rescisão do Contrato de Trabalho A rescisão poderá

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II 17/09/2011. Convenção nº 158 da OIT (sobre a extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregador).

DIREITO DO TRABALHO II 17/09/2011. Convenção nº 158 da OIT (sobre a extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregador). DIREITO DO TRABALHO II 17/09/2011. EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO ou CESSAÇÃO são formas que põe fim ao contrato. Convenção nº 158 da OIT (sobre a extinção do contrato de trabalho por iniciativa

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Lidiane Duarte Nogueira Advogada

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Lidiane Duarte Nogueira Advogada TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Lidiane Duarte Nogueira Advogada Dos motivos que levam ao término o contrato de trabalho,

Leia mais

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensas

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensas Direito do Trabalho Modalidades de dispensas 1 É bastante conveniente que as situações que ensejam a justa causa possam ser provadas. Além disso, no tocante às penalidades (advertências, suspensão e mesmo

Leia mais

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho E OUTROS TEMAS Suspensão Não há pagamento de salário Exemplo: Acidente de trabalho e serviço militar: suspenso o contrato de trabalho. Paga-se

Leia mais

Justa Causa pelo Empregador Requisitos Atos Faltosos Justa Causa x Estabilidade. Setembro 2014

Justa Causa pelo Empregador Requisitos Atos Faltosos Justa Causa x Estabilidade. Setembro 2014 Justa Causa pelo Empregador Requisitos Atos Faltosos Justa Causa x Estabilidade Setembro 2014 Carlos Alexandro Scwinzekel Advogado Especialista em Direto do Trabalho Especialista em Auditoria Trabalhista

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V Prof. Cláudio Freitas - Extinção contratual e seus efeitos - Extinção contrato prazo determinado Art. 6º. Durante os contratos previstos

Leia mais

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SUMÁRIO Dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa Rescisão indireta

Leia mais

Art. 1º - Ficam criados os cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde, nos terem desta Lei.

Art. 1º - Ficam criados os cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde, nos terem desta Lei. LEI nº 455/2008 de 22 de dezembro de 2008. "Dispõe sobre a criação de Cargos Públicos de Agente Comunitário de Saúde, com requisitos, atribuições e competências e dá outras providências". A PREFEITA MUNICIPAL

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO Antero Arantes Martins Introdução. Modalidades de rescisão. Rescisão por iniciativa do empregador Dispensa Arbitrária x dispensa sem

Leia mais

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. a) O adiantamento da gratificação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa,

Leia mais

MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial

MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial 1ª Edição Fevereiro, 2015 2ª Edição Outubro, 2017 ALEXANDRA DA SILVA CANDEMIL Advogada trabalhista,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II material 7

DIREITO DO TRABALHO II material 7 DIREITO DO TRABALHO II material 7 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) 7. SEGURO-DESEMPREGO 7.1. Previsão legal: - Constituição Federal artigo 7º, inciso II; artigo 201, inciso III; artigo 239. - Lei nº 7.998/1990,

Leia mais

Código de Conduta Interno

Código de Conduta Interno Código de Conduta Interno ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERAÇÃO(s) DATA Incorporação das notas 1 e 2, no texto do Código de Conduta, 27/09/2018 sob itens 9 (repúdio ao trabalho infantil) e 2 i (cláusula de confidencialidade).

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 PODER DE DIREÇÃO DO EMPREGADOR É aquele que autoriza o empregador a organizar, controlar e disciplinar a prestação de serviços pelo empregado (Art. 2º

Leia mais

Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 14 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Aula 14

Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 14 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Aula 14 Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 14 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Aula 14 1. DA EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO NA REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A cessação do contrato de trabalho é o término do referido negócio jurídico, ou seja, o fim da relação jurídica de emprego.

Leia mais

O contrato de trabalho

O contrato de trabalho Contrato de trabalho Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani O contrato de trabalho Contrato de trabalho: uma definição O contrato individual de trabalho é o acordo ou ajuste de vontades, pelo qual

Leia mais

ROTINAS TRABALHISTAS

ROTINAS TRABALHISTAS Page 1 of 7 PÁGINA INICIAL ROTINAS TRABALHISTAS DE DURAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO Carta de Advertência Entenda-se por advertência a ação de advertir, nos seus sentidos de censurar, chamar a atenção, verbalmente

Leia mais

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP www.trilhante.com.br 1. Penalidades, extinção da punibilidade e providências preliminares Servidores Públicos Considera-se agente público todo aquele que

Leia mais

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos DIREITO DO TRABALHO 2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos 1 - Para que a empresa possa receber o profissional com o perfil adequado, existe o recurso do contrato de

Leia mais

CÓDIGO DE GESTÃO DISCIPLINAR

CÓDIGO DE GESTÃO DISCIPLINAR CÓDIGO DE GESTÃO DISCIPLINAR 1. Objetivos Definir os critérios e procedimentos a serem adotados na gestão de consequências, quando da ocorrência de alguma irregularidade disciplinar, desempenho insatisfatório,

Leia mais

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974 DECRETO 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974 Regulamenta a Lei 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 81,

Leia mais

CÓDIGO: Data de Efetivação: 30/04/19 Data de Validade: 30/04/20

CÓDIGO: Data de Efetivação: 30/04/19 Data de Validade: 30/04/20 Data de Efetivação: 30/04/19 Data de Validade: 30/04/20 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. ÁREAS ENVOLVIDAS 3. RESPONSABILIDADES 4. TERMOS E DEFINIÇÕES 5. DESCRIÇÃO DO PROCESSO 6. ANEXOS 1. OBJETIVO 1.1. O objetivo

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS

MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS 1- Introdução Este manual expõe condutas, comportamentos e atitudes que a Empresa espera de seus empregados e prestadores de serviços no ambiente digital. Essas diretrizes

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 1974.

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 1974. DECRETO Nº 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974. Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário.

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. DECRETO Nº 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974. Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II. Professor Doutor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II. Professor Doutor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA Alexandre Corrêa ROTINAS TRABALHISTAS AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA EXAMES OCUPACIONAIS AVISO PRÉVIO A Lei nº 12.506/2011 institui a

Leia mais

REGRAS GERAIS EM MÁTERIA DISCIPLINAR (aplicáveis aos servidores técnicos autárquicos e celetistas)

REGRAS GERAIS EM MÁTERIA DISCIPLINAR (aplicáveis aos servidores técnicos autárquicos e celetistas) REGRAS GERAIS EM MÁTERIA DISCIPLINAR (aplicáveis aos servidores técnicos autárquicos e celetistas) As regras e procedimentos disciplinares encontram-se previstos no Estatuto dos Servidores da USP (ESU)

Leia mais

ELEONORA SOARES DINIZ, FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

ELEONORA SOARES DINIZ, FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI N 116/2009 DE 20 DE ABRIL DE 2009. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CARGOS PÚBLICOS DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DE AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO.

INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. MÓVEIS HOTELEIROS, determina que elaboremos parecer jurídico acerca da possibilidade de rescisão de

Leia mais

RESOLUÇÃO. Justa causa

RESOLUÇÃO. Justa causa Aula 4 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. Conteúdo Programático desta aula Requisitos Justa causa Rescisão indireta Culpa recíproca RESOLUÇÃO Rompimento do contrato por inexecução

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES

ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES MANUAL DE RH ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES APRESENTAÇÃO Srs(as) Gestores(as) de Projetos O presente Manual de RH é um documento de orientação para

Leia mais

PALAVRA CHAVE: rescisão indireta; culpa do empregador; demissão do empregado sem justa causa.

PALAVRA CHAVE: rescisão indireta; culpa do empregador; demissão do empregado sem justa causa. DESPEDIDA INDIRETA - FALTA GRAVE DO EMPREGADOR JOANA D'ARC DA SILVEIRA ZACCHI E SILVA Advogada Especialista em Processo Civil Docente no Curso de Direito da UNILAGO RESUMO: O presente estudo pretende abordar

Leia mais

DIREITOS TRABALHISTAS

DIREITOS TRABALHISTAS 1 DIREITOS TRABALHISTAS Extinção do contrato de trabalho é o fim da relação jurídica de trabalho entre empregado e empregador, derivada de várias causas, com a extinção das obrigações entre as partes contratantes.

Leia mais

= restrições funcionais, impedimentos ou incompa6bilidades. Proibições. Arts. 242 a 244

= restrições funcionais, impedimentos ou incompa6bilidades. Proibições. Arts. 242 a 244 Proibições = restrições funcionais, impedimentos ou incompa6bilidades Arts. 242 a 244 II re6rar docs. ou objetos Art. 242 III entreter- se com a6vidades estranhas IV deixar de comparecer injus6ficadamente

Leia mais

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 279 - O Regime Disciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro é regido pelas normas especificadas neste

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 5 Prof. Denis França XIX - recusar-se a atualizar

Leia mais

A JUSTA CAUSA COMO FUNDAMENTO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

A JUSTA CAUSA COMO FUNDAMENTO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A JUSTA CAUSA COMO FUNDAMENTO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO GARCIA, R. A. C¹, FARIA, M.², ZAMQUIM JUNIOR, J.W. 3 1 Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar - Universidade Federal

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Penalidades Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 CAPÍTULO V DAS PENALIDADES Art.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 8 Profª. Liz Rodrigues Art. 8º, VIII, CF/88: é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Legislação Trabalhista/Construção Civil Prof.

Leia mais

Código Disciplinar. Janeiro / 2018 V. 001/2018

Código Disciplinar. Janeiro / 2018 V. 001/2018 Código Disciplinar Janeiro / 2018 V. 001/2018 Código Disciplinar - Versão 001/2018 1 SUMÁRIO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... art. 1º CAPÍTULO I Seção I Das Obrigações... art. 5º Seção II Das Proibições...

Leia mais

DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE

DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE 1 DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE RAMOS, K. C. M. Resumo: A demissão do obreiro por justa causa ocorre com bastante frequência no meio ambiente do trabalho, ensejando a posterior

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Poder de direção do empregador e a dispensa por justa causa Angelita Inacio de Araujo As relações sociais sofrem constantes interações, o que implica na possibilidade de choque de

Leia mais

Fórum de Assuntos Trabalhistas São José dos Campos/SP

Fórum de Assuntos Trabalhistas São José dos Campos/SP Fórum de Assuntos Trabalhistas São José dos Campos/SP JURISPRUDÊNCIA JUSTA CAUSA. DESÍDIA. FALTAS REITERADAS E INJUSTIFICADAS COM APLICAÇÃO DE PUNIÇÕES PROPORCIONAIS. RECONHECIMENTO. Tratando-se da pena

Leia mais

PROGRAMA DE CONFORMIDADE (COMPLIANCE)

PROGRAMA DE CONFORMIDADE (COMPLIANCE) PROGRAMA DE CONFORMIDADE (COMPLIANCE) Este programa objetiva a estruturação de regras e procedimentos a serem observados pelas pessoas jurídicas e seus colaboradores, destinando-se a estabelecer procedimentos

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas (Aula 3) Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Alteração do contrato 1. Complete a frase: A mudança

Leia mais

Art CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR:

Art CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR: Art. 482 - CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR: a) ato de improbidade; b) incontinência de conduta ou mau procedimento; c) negociação habitual por conta própria

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE MEDIDAS DISCIPLINARES

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE MEDIDAS DISCIPLINARES 7/05/203. INTRODUÇÃO O Procedimento de Medidas Disciplinares tem por objetivo estabelecer as regras para garantir os padrões de comportamento exigidos pela Melhoramentos CMPC. Deverá ser aplicado em todas

Leia mais

Extinção do Contrato de trabalho. Paula Freire Direito do Trabalho

Extinção do Contrato de trabalho. Paula Freire Direito do Trabalho Extinção do Contrato de trabalho Paula Freire Direito do Trabalho Contrato de trabalho e sua extinção: Normal ou anormal. Normal ocorre quando se dá o termo final do contrato por prazo determinado. Não

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 7 Prof. Thamiris Felizardo -Advertência - ausentar-se do serviço durante o expediente,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 106/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 RESOLUÇÃO nº 07/2012, de 09 de janeiro de 2012. Dispõe sobre as sanções disciplinares,

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE MEDIDAS DISCIPLINARES

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE MEDIDAS DISCIPLINARES PROCEDIMENTOS INTERNOS Data Elaboração: 17/05/2013 Código: PRH-05 Elaborado por: Maria Helena Durao Chefe Adm. Pessoal Área Responsável: Recursos Humanos Revisado por: Reinaldo Santos Analista Controles

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende estabelecer, nos termos da

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I

DIREITO DO TRABALHO I DIREITO DO TRABALHO I AULA 12 Prof. Alisson de Sousa Dias prof.asdias@gmail.com A extinção do contrato de trabalho pode ocorrer por alcance do prazo determinado; por culpa do empregado ou do empregador;

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 MINISTÉRIO DO ESPORTE E TURISMO EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 A Diretoria da EMBRATUR

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS JHONATAN TEIXEIRA TRAMONTIN

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS JHONATAN TEIXEIRA TRAMONTIN UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS JHONATAN TEIXEIRA TRAMONTIN RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA: CARACTERIZAÇÃO E PRECAUÇÃO CRICIÚMA 2017 JHONATAN

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 Dispensa indireta. Dano Moral. Outras modalidades de extinção do contrato de trabalho A despedida indireta Considera-se despedida indireta a falta grave praticada pelo empregador

Leia mais

Estabelece medidas relativas aos escreventes, auxiliares e fiéis dos cartórios não oficializados.

Estabelece medidas relativas aos escreventes, auxiliares e fiéis dos cartórios não oficializados. LEI N. 5299, DE 14 DE ABRIL DE 1959 Estabelece medidas relativas aos escreventes, auxiliares e fiéis dos cartórios não oficializados. A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decreta e eu, Ruy de

Leia mais

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se

Leia mais

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende constituir, nos termos da Lei 73/2017 de 16 de agosto, uma referência para todos os membros dos Órgãos

Leia mais

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO FUNDAMENTOS Como um dos princípios do Direito do Trabalho, a continuidade da relação de emprego reflete-se no ordenamento jurídico, entre outros, por meio

Leia mais

Bem vindos! Rafael Lara Martins. (62)

Bem vindos! Rafael Lara Martins. (62) Bem vindos! rafael.lara@rodovalho.com.br (62) 3281-0606 Rafael Lara Martins Advogado; presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho-IGT; bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás-UFG

Leia mais

RESPOSTAS A SOLICITAÇÕES E RECURSOS

RESPOSTAS A SOLICITAÇÕES E RECURSOS RESPOSTAS A SOLICITAÇÕES E RECURSOS OLIMPÍADA UFU 2017 NOTA OFICIAL 03 RECURSOS E PROTESTOS 07/12 A Comissão Organizadora da Olimpíada Universitária através da Comissão Disciplinar no uso de suas atribuições

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 9 Prof. Guilherme de Luca - RESCISÃO INDIRETA ART. 483 DA CLT - RESCISÃO

Leia mais