BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BuscaLegis.ccj.ufsc.Br"

Transcrição

1 BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Poder de direção do empregador e a dispensa por justa causa Angelita Inacio de Araujo As relações sociais sofrem constantes interações, o que implica na possibilidade de choque de interesses das pessoas de que a integram. O Direito surge justamente para regular estes conflitos, solucionando pacificamente as lides e impondo ordens às relações sociais. Estas relações na esfera do direito do trabalho são denominadas de relações de trabalho, da qual a relação de emprego é espécie. Toda empresa necessita de um comando e uma hierarquia para se estabelecer no mercado econômico, ou seja, o poder de direção do empregador, mas este poder é dado apenas para o empregador controlar as atividades profissionais realizadas pelo empregado tão somente, mas percebe-se que pela subordinação jurídica, uma das características do contrato individual de trabalho, os entes que integram a relação de emprego, Empregador e Empregado, estão em desigualdade de condições. O poder de direção do empregador é a autonomia que o empregador tem de controlar as atividades realizadas pelo empregado. De acordo com Sérgio Pinto Martins são três as teorias que definem o poder de direção do empregador: "a) o empregador dirige o empregado porque é proprietário da empresa; b) o empregado é subordinado ao empregador, portanto deverá obedecer suas ordens; c) a empresa é instituição, por o empregado estar inserido nela, deverá obedecer suas regras". O poder de direção do empregador compreende: o poder de organização, o poder de controle e poder disciplinar. O poder de organização diz respeito ao funcionamento da empresa, por exemplo, qual atividade será desenvolvida, a estrutura jurídica, o número de funcionários, cargos, funções, local de trabalho, etc. O poder de controle permite ao empregador de fiscalizar e controlar as atividades de seus empregados. Os exemplos são diversos como a marcação do cartão ponto, a revista no final do expediente, que não poderá expor o funcionário, devendo ser realizada de maneira moderada, respeitando o artigo 5º, X da Constituição Federal:

2 "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação". Assim, deverá ser resguardada a intimidade do empregado. O poder disciplinar está fundamentado na prerrogativa que o empregador possui em advertir verbalmente ou por escrito, suspender e demitir o empregado. O empregador determina ordens, caso não haja seu cumprimento, ele poderá aplicar uma penalidade ao empregado, também pode aplicar a sanção se o empregado cometer alguma falta grave. Esta punição deverá ser exercida de boa-fé, e seu efeito deverá ser meramente pedagógico. O uso inadequado deste poder pelo empregador, caracteriza abuso de poder, conforme explica Sergio Pinto Martins: O poder de punição do empregador deve ser exercido com boa-fé. O objetivo da punição deve ser pedagógico de mostrar ao funcionário que está errado e que não deve cometer novamente a mesma falta. O uso do poder de punição por parte do empregador em desacordo com suas finalidades implica excesso ou abuso de poder. O controle sobre o poder disciplinar do empregador cabe a Justiça do Trabalho, o empregado punido poderá por meio judicial solicitar anulação da penalidade. Portanto é através do poder disciplinar que o empregador pode dispensar o empregado por justa causa, Sérgio Pinto Martins expõe que "a justa causa vem a ser o procedimento incorreto do empregado, tipificado na lei, que dá ensejo à ruptura do vínculo empregatício". Para que ocorra a demissão por justa causa é necessário previsão legal, sem a qual não poderá ser realizada. O artigo 482 da CLT elenca as condutas que autorizam o empregador a dispensar o empregado por justa causa: - Ato de improbidade, é um ato que diz respeito a imoralidade, caráter, etc. Podendo ocorrer como furto, roubo, apropriação indébita. Não havendo necessidade de ser feito boletim de ocorrência para a caracterização da falta. Evaristo de Moraes Filho conceitua o ato de improbidade como: constitui-se a falta grave do ato de improbidade pelas práticas que traduzem desonestidade, abuso, fraude e má-fé, que tornam o empregado incompatível com o serviço da empresa, por isso que perdeu a confiança do seu patrão ; - Incontinência de Conduta, de conotação sexual, caracteriza-se pelo comportamento irregular do empregado, incompatível com a moral sexual; - Mau procedimento: todo ato que não pode ser enquadrado nas outras alíneas do art. 482 da CLT, será enquadrado como mau procedimento, será uma atitude irregular do empregado, um procedimento incorreto;

3 - Negociação habitual: são os atos de comércio praticado pelo empregado, quando realizada sem autorização do empregador; - Condenação criminal: para haver a justa causa é preciso que o empregado seja condenado criminalmente com sentença transitada em julgado; - Desídia: quando o empregado desempenha suas funções com negligência, preguiça, má vontade, desinteresse, desleixo, etc. Pode também ser considerada um conjunto de pequenas faltas sucessivamente; - Embriaguez habitual ou em serviço: na embriaguez habitual o empregado se embriaga fora do serviço constantemente e em serviço durante o horário de trabalho, só a ingestão de álcool não caracteriza, deverá ocorrer a embriaguez; - Violação de segredo da empresa: comete ato grave o funcionário que divulga marcas e patentes, fórmulas do empregador, sem seu consentimento; - Indisciplina: é o descumprimento das ordens no serviço de maneira geral; - Insubordinação: está ligada ao descumprimento de ordens pessoais de serviço específico; - Abandono de emprego: deixar ou largar o emprego sem aviso, o empregado despreza o trabalho; - Ato lesivo à honra e boa fama: quando o empregado feri a honra e boa fama do empregador, superiores hierárquicos ou de qualquer outra pessoa; - Ofensa física: consiste em agressão física, o empregado chega as vias de fato; - Prática constante de jogos de azar: ocorre quando o empregado pratica continuamente jogos de azar no expediente de trabalho, se ocorre fora do ambiente de trabalho, não de se falar em justa causa; - Atos atentatórios à segurança nacional: consiste em atos atentatórios a segurança nacional devidamente comprovado com inquérito administrativo. No entanto para que a justa causa ocorra se faz necessário a presença de três elementos essenciais para sua caracterização: falta grave, imediatidade da aplicação da sanção e a proporcionalidade entre o ato faltoso e a pena aplicada: A Justa Causa, segundo orientação de Amauri Mascaro do Nascimento, deve ser grave para autorizar o despedimento do empregado. Uma falta leve cometida pelo trabalhador não será reconhecida tecnicamente como justa causa.

4 Os Tribunais Trabalhistas também imputam a gravidade do ato, como um dos pressupostos para aplicação da justa causa. Como exemplifica o RO , do Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região: Acórdão Data da decisão: 10/07/2007. Juiz relator:abdalla Jallad. Ementa nº 1. JUSTA CAUSA - IMPROBIDADE - CARACTERIZAÇÃO. Restando demonstrada a prática de ato de improbidade pelo reclamante e, em conseqüência, a quebra da fidúcia indispensável para a manutenção da relação laboral é o que basta, juntamente com os princípios de aplicação da justa causa - gravidade da falta, imediatidade e proporcionalidade - para a aplicação da mesma, permitindo à empregadora a rescisão do contrato sem ônus. Recurso a que se dá provimento. A justa causa deverá ser aplicada logo após a ocorrência do ato faltoso praticada pelo empregado ou quando do conhecimento do empregador, isto é, imediatidade, transcorrido um certo tempo sem a punição, entende-se que houve o perdão tácito. Por outra vertente, não se pode considerar que houve o perdão tácito nos casos em que o empregador após o conhecimento da falta necessite de um tempo maior para analisar e investigar sobre o fato corrido, como por exemplo a instauração de um inquérito administrativo, que pode trazer benefícios ao próprio empregado, o que não se permite são prazos longos. Conforme decisão do Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região, RO : Acórdão Data da decisão: 10/04/2002. Juiz relator:joão de Deus Gomes de Souza. Ementa nº: 1. JUSTA CAUSA. PERDÃO TÁCITO. É cediço que a justa causa deve ser atual, afinal, uma falta conhecida e não punida, significa falta perdoada. Entretanto, a imediatidade entre o ato faltoso e a dispensa do empregado, não deve obedecer um radical rigor que implique na despedida imediata, repentina, brusca. Não podemos descurar, que inclusive no interesse do próprio empregado, não se pode suprimir o direito do empregador de refletir antes de agir, principalmente quando a falta merecer uma apreciação in concreto. Portanto, o prazo da verificação preliminar da gravidade da falta não pode ser estabelecido rigidamente, devendo, destarte, variar em cada caso, dependendo do grau de complexidade da organização de cada empresa. Contudo, não há qualquer razoabilidade plausível, que justifique o tempo excessivo que a reclamada levou para se decidir quanto a pena a ser imposta ao demandante, qual seja, exatos 304 dias. Recurso improvido por unanimidade no particular. Na decisão acima, observa-se que a Justiça do Trabalho não estabelece um tempo rigoroso para aplicação da justa causa, trata com normalidade o prazo para o empregador analisar a gravidade da falta, o que não reconhece é um prazo demasiadamente longo para aplicação da medida. Por fim, deverá haver proporcionalidade entre a falta grave e a penalidade aplicada. Tem-se, portanto, que se a punição imposta pelo empregador não estava proporcional com a gravidade do ato praticado pelo empregado a demissão por justa causa está descaracterizada.

5 Além deste três elementos existe o princípio non bis in idem, que consiste na proibição da aplicação de dupla penalidade, ou seja, o empregador não poderá aplicar duas ou mais penalidade pelo mesmo fato gerador. No entanto, surge uma divergência em relação a tipificação das hipóteses trazidas no artigo 482 da CLT, o empregador encontra dificuldade de enquadrar corretamente a conduta do empregado em tais hipóteses em face da rigidez da descrição. Segundo a jurisprudência, o fato do empregador não conseguir comprovar, perante o Judiciário, a justa causa imputada a seu empregado, não terá necessariamente a obrigação de indenizá-lo por dano moral, eis que a lei coloca à disposição dos empregadores a possibilidade de considerarem rescindido o contrato de trabalho, quando o trabalhador tiver procedimento enquadrável nas alíneas do art. 482 da CLT. Porém outras decisões são contrárias, afirmando que há violação da honra do empregado porque se uma falta grave é injustamente imputada a ele, suas conseqüências trarão o que caracteriza o dano moral, ou seja, a angústia da acusação infundada, o sofrimento, desestruturação psicológica, além da dor pela perda do emprego. O desembargador Dr. Wellington Jim Boavista (TRT 22ª região RO 2714/99 593/2000) relata: Justa causa há de ser cumpridamente provada, em juízo. A justa causa acarreta graves implicações sociais e morais ao empregado devendo ser reconhecida, por esta razão, somente quando a culpa do empregado estiver inequivocamente demonstrada. Todavia, estas decisões são isoladas, os Tribunais, na maioria das vezes, não reconhecem a ocorrência de danos morais quando a justa causa foi descaracterizada. Conclui-se que para que o empregador haja licitamente é necessário que ele esteja de acordo, não só com a lei, mas também com preceitos éticos dever de todos nas relações sociais, inclusive nas relações trabalhistas, respeitando a dignidade do homem no exercício de seu trabalho. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 32ª ed. Brasília: Senado. Saraiva, CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do trabalho. 33ª ed. São Paulo: Saraiva, CUNHA, Maria Inês Moura S. A.da. Direito do Trabalho. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 1997, p DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil. Vol. 7. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 63,

6 DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, in Teoria das obrigações contratuais e extracontratuais, 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 1994, p FRANÇA, Limongi apud, MENDES, Robinson Bogue. Dano Moral e Obrigação de Indenizar. Campo Grande: UCDB, 2000, p.74. GIGLIO, Wagner D. Justa Causa. 2 ed. São Paulo:LTr, 1986, p26. GOMES, Orlando apud, MENDES, Robinson Bogue. Dano Moral e Obrigação de Indenizar. Campo Grande: UCDB, 2000, p.74. MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 21ª ed. São Paulo: Atlas S.A., 2005, p.114, 129, 166, 212, 229, 373, 376. MIRANDA, Francisco Cavalcante Pontes de. Tratado de Direito Privado. Parte Especial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1984, p.111. MIRANDA, Francisco Cavalcante Pontes. Tratado de direito privado. Parte Especial. 3ª ed. Rio de Janeiro: Borsoi, 1971, p.8. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil Direito das Obrigações. 2ª parte. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 1980, p.393. MORAES, Evaristo Fº. A justa causa na rescisão do contrato de trabalho. p.129, apud Amauri Mascaro Nascimento, in "Curso de Direito do Trabalho" - 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p MORAES Fº, Evaristo. apud ZAINAGHI, Domingos Sávio. Justa Causa para Despedida. São Paulo: Carthago & Forte, 1993, p.21. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 618, 772, 774. NETO, F.F.J., CALVACANTE, J de O.P.Manual do Direito do Trabalho. Tomo I.2 ed. Rio de Janeiro:Lúmen Júris, 2004, p.745. PAMPLONA FILHO, Rodolfo. O Dano Moral na Relação de Emprego. 2ª ed. São Paulo: LTr, 1999, p. 42, 97. PEDREIRA, Pinho apud PAMPLONA Fº, Rodolfo. O Dano Moral na Relação de Emprego. São Paulo: LTr, 1999, p.83. SANTOS, Enoque Ribeiro dos. O dano Moral na dispensa o empregado. São Paulo: LTr, 1998, p SILVA, Américo Luís Martins da. O Dano Moral e a sua Reparação Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 29, 285, 290.

7 SILVA, Wilson Melo da. O dano moral e sua reparação. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999, p VARELLA, Luiz Salem. Danos Morais na Justiça do Trábalo Doutrina e Jurisprudência. São Paulo: CD Editora, VENOSA, Silvio Salvo. Direito Civil Responsabilidade Civil. São Paulo: Atlas, 2005, p. 13, 16, 31, 277. ZAINAGHI, Domingos Sávio. Justa Causa para Despedida. São Paulo: Carthago & Forte, 1993, p.21. Disponível em: Acesso em: 06/04/09.

EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA

EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA Texto de Vanessa Ferrari Teixeira - estagiária de Direito Tendo em vista a alta incidência de funcionários embriagados em serviço em obras de construção civil, segue

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista Contrato de trabalho e de emprego: formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 8 Prof. Guilherme de Luca - TÉRMINO DO

Leia mais

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD MEDIDAS DISCIPLINARES CSD Contrato de Trabalho Definição: contrato de trabalho é o acordo firmado entre empregado e empregador. Finalidade: o contrato de trabalho é o ato jurídico que cria a relação de

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Extinção do contrato de emprego: modalidades Prof. Cláudio Freitas Extinção do contrato de emprego: modalidades - Justa causa: sistema taxativo. Artigo

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Rescisão com justa causa, sem justa causa e indireta Profa. Silvia Bertani CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO término do vínculo do emprego com a extinção das obrigações para

Leia mais

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Assim como existem empresas que ferem e não cumprem direitos trabalhistas na outra ponta há colaboradores que quebram regras e causam desconforto

Leia mais

JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Prof. Adeilson Freitas

JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Prof. Adeilson Freitas JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Prof. Adeilson Freitas contato@adeilsonfreitas.adv.br CONCEITO Justa causa é a forma de dispensa decorrente de ato grave praticado pelo empregado,

Leia mais

A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA

A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA A JUSTA CAUSA A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA - deve haver uma relação de causa e efeito (nexo causal) entre a falta e a aplicação da pena - A aplicação da pena deve ser diretamente relacionado com a

Leia mais

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA 1 Dispensa com justa causa Classificação modalidades de rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, em virtude da prática de falta grave

Leia mais

RESOLUÇÃO. Justa causa

RESOLUÇÃO. Justa causa Aula 4 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. Conteúdo Programático desta aula Requisitos Justa causa Rescisão indireta Culpa recíproca RESOLUÇÃO Rompimento do contrato por inexecução

Leia mais

MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial

MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial 1ª Edição Fevereiro, 2015 2ª Edição Outubro, 2017 ALEXANDRA DA SILVA CANDEMIL Advogada trabalhista,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia DIREITO DO TRABALHO Professora: Dulcinéia CONTRATO DE TRABALHO Por prazo Indeterminado: Art. 452 CLT - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Aula 8 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA (art.483, CLT) Atos faltosos praticados pelo empregado

Leia mais

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador Aula 8 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. FACEBOOK: MARIA INÊS GERARDO SITE: mariainesgerardo.com.br RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Por decisão do empregador: dispensa do empregado (resilição) Por decisão do empregado: demissão (resilição), dispensa indireta Por iniciativa de ambos: acordo (distrato)

Leia mais

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO Introdução Nos termos do art. 2o da CLT, o empregador é quem admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Podemos observar que o empregador dirige o empregado, pois

Leia mais

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador Aula 5 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. FACEBOOK: MARIA INÊS GERARDO SITE: mariainesgerardo.com.br RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA

Leia mais

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho E OUTROS TEMAS Suspensão Não há pagamento de salário Exemplo: Acidente de trabalho e serviço militar: suspenso o contrato de trabalho. Paga-se

Leia mais

São duas justas causas semelhantes, mas não são sinônimas. Mau procedimento é gênero do qual incontinência é espécie.

São duas justas causas semelhantes, mas não são sinônimas. Mau procedimento é gênero do qual incontinência é espécie. Com base no artigo 482 da CLT, são os seguintes atos que constituem advertência, suspensão ou justa causa para a resolução do contrato de trabalho pelo empregador: 1) Ato de Improbidade Improbidade, regra

Leia mais

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER?

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? Aline Minela Schmitt Advogada OAB/SC nº 26.029 Ana Paula Belem Veiga Advogada OAB/SC nº 48.671 Justa Causa, quando aplicar? Trata-se de uma

Leia mais

Aula 7 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca.

Aula 7 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. Aula 7 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. Conteúdo Programático desta aula Requisitos Justa causa Rescisão indireta Culpa recíproca 1 RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA

Leia mais

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho?

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho? Quando ocorre a extinção de contrato de Quando houver a cessação definitiva do vínculo empregatício. Quais as hipóteses de extinção do contrato de por iniciativa do empregado ou do empregador; por culpa

Leia mais

Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa

Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa O QUE É JUSTA CAUSA? Justa Causa é todo ato faltoso, que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando impossível ou muito

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA Profa. Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com Esta produção é de apoio à disciplina Direito Empresarial e Trabalhista e não tem o objetivo de ser um material de referência

Leia mais

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensa

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensa Direito do Trabalho Modalidades de dispensa 1 Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa Rescisão indireta por culpa do empregador 2 Pedido de Demissão Pedido de demissão: ato

Leia mais

OCP-PSGI-009 Procedimento de Consequências Rev.01 01/12/2017

OCP-PSGI-009 Procedimento de Consequências Rev.01 01/12/2017 Nº da revisão Item Descrição Data 00 Primeira Emissão 25/08/2017 01 5 Revisão do item 01/12/2017 1 1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 1.1 Gerais Formalizar o processo de aplicação de Medida Disciplinar

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Término do contrato de trabalho Prof. Hermes Cramacon Resilição do contrato de trabalho Uma ou ambas as partes resolvem, sem justo motivo, romper o pacto laboral. Dispensa sem justa

Leia mais

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. Júlio César Zanluca

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. Júlio César Zanluca RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO Júlio César Zanluca Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando

Leia mais

Justa Causa pelo Empregador Requisitos Atos Faltosos Justa Causa x Estabilidade. Setembro 2014

Justa Causa pelo Empregador Requisitos Atos Faltosos Justa Causa x Estabilidade. Setembro 2014 Justa Causa pelo Empregador Requisitos Atos Faltosos Justa Causa x Estabilidade Setembro 2014 Carlos Alexandro Scwinzekel Advogado Especialista em Direto do Trabalho Especialista em Auditoria Trabalhista

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Lidiane Duarte Nogueira Advogada

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Lidiane Duarte Nogueira Advogada TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Lidiane Duarte Nogueira Advogada Dos motivos que levam ao término o contrato de trabalho,

Leia mais

PENALIDADES TRABALHISTAS

PENALIDADES TRABALHISTAS PENALIDADES TRABALHISTAS O empregador tem o comando da empresa e das relações de emprego. Assim sendo, possui a faculdade de aplicar penalidades trabalhistas aos empregados que NÃO cumprirem com as obrigações

Leia mais

Rescisão do Contrato de. Trabalho

Rescisão do Contrato de. Trabalho Direito do Trabalho Rescisão do Contrato de Trabalho Rescisão do Contrato de Trabalho Termo utilizado para definir as extinções dos contratos de trabalho. Rescisão do Contrato de Trabalho A rescisão poderá

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br REFORMA TRABALHISTA Lei 13.467/2017 Como funciona a nova forma de demissão SEM JUSTA CAUSA 8 Antes e com a reforma: as regras não mudam n O empregado tem direito ao pagamento da multa de 40% do saldo do

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II 17/09/2011. Convenção nº 158 da OIT (sobre a extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregador).

DIREITO DO TRABALHO II 17/09/2011. Convenção nº 158 da OIT (sobre a extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregador). DIREITO DO TRABALHO II 17/09/2011. EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO ou CESSAÇÃO são formas que põe fim ao contrato. Convenção nº 158 da OIT (sobre a extinção do contrato de trabalho por iniciativa

Leia mais

Art CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR:

Art CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR: Art. 482 - CONSTITUEM JUSTA CAUSA PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PELO EMPREGADOR: a) ato de improbidade; b) incontinência de conduta ou mau procedimento; c) negociação habitual por conta própria

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PROCESSO TRT - ROPS-0012160-08.2017.5.18.0011 RELATOR : DESEMBARGADOR ELVECIO MOURA DOS SANTOS RECORRENTE : ASSOCIACAO

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V Prof. Cláudio Freitas - Extinção contratual e seus efeitos - Extinção contrato prazo determinado Art. 6º. Durante os contratos previstos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 PODER DE DIREÇÃO DO EMPREGADOR É aquele que autoriza o empregador a organizar, controlar e disciplinar a prestação de serviços pelo empregado (Art. 2º

Leia mais

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SUMÁRIO Dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa Rescisão indireta

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO Antero Arantes Martins Introdução. Modalidades de rescisão. Rescisão por iniciativa do empregador Dispensa Arbitrária x dispensa sem

Leia mais

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. a) O adiantamento da gratificação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa,

Leia mais

DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE

DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE 1 DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE RAMOS, K. C. M. Resumo: A demissão do obreiro por justa causa ocorre com bastante frequência no meio ambiente do trabalho, ensejando a posterior

Leia mais

ROTINAS TRABALHISTAS

ROTINAS TRABALHISTAS Page 1 of 7 PÁGINA INICIAL ROTINAS TRABALHISTAS DE DURAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO Carta de Advertência Entenda-se por advertência a ação de advertir, nos seus sentidos de censurar, chamar a atenção, verbalmente

Leia mais

DIREITOS TRABALHISTAS

DIREITOS TRABALHISTAS 1 DIREITOS TRABALHISTAS Extinção do contrato de trabalho é o fim da relação jurídica de trabalho entre empregado e empregador, derivada de várias causas, com a extinção das obrigações entre as partes contratantes.

Leia mais

O contrato de trabalho

O contrato de trabalho Contrato de trabalho Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani O contrato de trabalho Contrato de trabalho: uma definição O contrato individual de trabalho é o acordo ou ajuste de vontades, pelo qual

Leia mais

A JUSTA CAUSA COMO FUNDAMENTO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

A JUSTA CAUSA COMO FUNDAMENTO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A JUSTA CAUSA COMO FUNDAMENTO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO GARCIA, R. A. C¹, FARIA, M.², ZAMQUIM JUNIOR, J.W. 3 1 Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar - Universidade Federal

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A cessação do contrato de trabalho é o término do referido negócio jurídico, ou seja, o fim da relação jurídica de emprego.

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS Março/2018 Código de Ética e Conduta 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS DEVE:...

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II. Professor Doutor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II. Professor Doutor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

Bem vindos! Rafael Lara Martins. (62)

Bem vindos! Rafael Lara Martins. (62) Bem vindos! rafael.lara@rodovalho.com.br (62) 3281-0606 Rafael Lara Martins Advogado; presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho-IGT; bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás-UFG

Leia mais

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I

DIREITO DO TRABALHO I DIREITO DO TRABALHO I AULA 12 Prof. Alisson de Sousa Dias prof.asdias@gmail.com A extinção do contrato de trabalho pode ocorrer por alcance do prazo determinado; por culpa do empregado ou do empregador;

Leia mais

Art. 1º - Ficam criados os cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde, nos terem desta Lei.

Art. 1º - Ficam criados os cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde, nos terem desta Lei. LEI nº 455/2008 de 22 de dezembro de 2008. "Dispõe sobre a criação de Cargos Públicos de Agente Comunitário de Saúde, com requisitos, atribuições e competências e dá outras providências". A PREFEITA MUNICIPAL

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA DISCIPLINA Direito Civil IV (Coisas) PERÍODO VI CARGA HORÁRIA 60 horas CÓDIGO 29 DIREITO Estudo do Direito das Coisas. Distinção entre direitos reais e direitos pessoais.

Leia mais

Fórum de Assuntos Trabalhistas São José dos Campos/SP

Fórum de Assuntos Trabalhistas São José dos Campos/SP Fórum de Assuntos Trabalhistas São José dos Campos/SP JURISPRUDÊNCIA JUSTA CAUSA. DESÍDIA. FALTAS REITERADAS E INJUSTIFICADAS COM APLICAÇÃO DE PUNIÇÕES PROPORCIONAIS. RECONHECIMENTO. Tratando-se da pena

Leia mais

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensas

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensas Direito do Trabalho Modalidades de dispensas 1 É bastante conveniente que as situações que ensejam a justa causa possam ser provadas. Além disso, no tocante às penalidades (advertências, suspensão e mesmo

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/FSA/

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/FSA/ A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/FSA/ RECURSO DE REVISTA 1 - DISPENSA POR JUSTA CAUSA. MEDIDA DESPROPORCIONAL. REVERSÃO. A justa causa por se tratar de medida drástica na vida profissional do trabalhador,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dispensa por justa causa. Elementos. Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho. Sonia Soares

DIREITO DO TRABALHO. Dispensa por justa causa. Elementos. Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho. Sonia Soares DIREITO DO TRABALHO Dispensa por justa causa. Elementos. Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho. Sonia Soares 4) dispensa por justa causa. Conceito: Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO TRT/RO RTOrd

RECURSO ORDINÁRIO TRT/RO RTOrd GREVE X MOTIM. INEXISTÊNCIA DE INSUBORDINAÇÃO. NÃO CONFIGURAÇÃO DE JUSTA CAUSA. 01. A alegação da empresa de que o reclamante e seus colegas teriam sido responsáveis pela organização de motim, pelo intuito

Leia mais

Código Disciplinar. Janeiro / 2018 V. 001/2018

Código Disciplinar. Janeiro / 2018 V. 001/2018 Código Disciplinar Janeiro / 2018 V. 001/2018 Código Disciplinar - Versão 001/2018 1 SUMÁRIO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... art. 1º CAPÍTULO I Seção I Das Obrigações... art. 5º Seção II Das Proibições...

Leia mais

ADVOCACIA ORNELLAS Dra. Rita de Cássia da Silva - OAB/SP

ADVOCACIA ORNELLAS Dra. Rita de Cássia da Silva - OAB/SP EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO. Autos nº 0000584-82.2014.5.02.0006 Acórdão Recurso Ordinário nº 20160230106 2ª Turma SIRLENE

Leia mais

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos DIREITO DO TRABALHO 2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos 1 - Para que a empresa possa receber o profissional com o perfil adequado, existe o recurso do contrato de

Leia mais

MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial

MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial MANUAL PREVENTIVO DA APLICAÇÃO DA JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR Análise Legal, Doutrinária e Jurisprudencial ALEXANDRA DA SILVA CANDEMIL Advogada trabalhista, sócia e fundadora da Candemil Advogados Associados;

Leia mais

Bons motivos para Justa Causa

Bons motivos para Justa Causa Bons motivos para Justa Causa Havendo irregularidade praticada pelo empregado, durante a relação de emprego, o empregador certamente poderá dispensá-lo por justa causa. Tal dispensa acarreta indenização

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II material 7

DIREITO DO TRABALHO II material 7 DIREITO DO TRABALHO II material 7 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) 7. SEGURO-DESEMPREGO 7.1. Previsão legal: - Constituição Federal artigo 7º, inciso II; artigo 201, inciso III; artigo 239. - Lei nº 7.998/1990,

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE O INSTITUTO DO DANO MORAL DECORRENTE DA JUSTA CAUSA NÃO COMPROVADA EM JUÍZO Por: DIEGO RUBIM COSTA Orientador Prof. Dr. William

Leia mais

Extinção do Contrato de trabalho. Paula Freire Direito do Trabalho

Extinção do Contrato de trabalho. Paula Freire Direito do Trabalho Extinção do Contrato de trabalho Paula Freire Direito do Trabalho Contrato de trabalho e sua extinção: Normal ou anormal. Normal ocorre quando se dá o termo final do contrato por prazo determinado. Não

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS LETÍCIA STACHOWSKI FORMANSKI

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS LETÍCIA STACHOWSKI FORMANSKI UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS LETÍCIA STACHOWSKI FORMANSKI RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO: COM FOCO NA DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA CRICIÚMA 2013 LETÍCIA STACHOWSKI

Leia mais

Inquérito para apuração de falta grave 1

Inquérito para apuração de falta grave 1 Inquérito para apuração de falta grave 1 1. Conceito e peculiaridades Diante do art. 492 da CLT, verifica-se que o empregado que contar com mais de dez anos de serviço, na mesma empresa não poderá ser

Leia mais

INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO.

INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. MÓVEIS HOTELEIROS, determina que elaboremos parecer jurídico acerca da possibilidade de rescisão de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 8a Turma RECURSO ORDINÁRIO. VIGILANTE. JUSTA CAUSA. FALTAS SUCESSIVAS. NÃO JUSTIFICADAS. A desídia, em regra, não se caracteriza por um único ato e sim por um conjunto de atos faltosos de menor

Leia mais

DOS ÓRGÃOS AUXILIARES DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA:

DOS ÓRGÃOS AUXILIARES DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA: DOS ÓRGÃOS AUXILIARES DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA: São também denominados de órgãos auxiliares do juiz e servem para dar sustentação a todos os órgãos judiciais. Amauri Mascaro Nascimento conclui:

Leia mais

Fim do contrato por prazo determinado: este contrato termina no fim do prazo ou quando finda a obra para a qual foi o empregado contratado.

Fim do contrato por prazo determinado: este contrato termina no fim do prazo ou quando finda a obra para a qual foi o empregado contratado. Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 25 RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Na doutrina não há unanimidade no uso dos termos qualificadores do término do contrato de trabalho, são empregadas

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NO ACIDENTE DE TRABALHO. LANA REZENDE DOS SANTOS FACULDADE ALFREDO NASSER

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NO ACIDENTE DE TRABALHO. LANA REZENDE DOS SANTOS FACULDADE ALFREDO NASSER RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NO ACIDENTE DE TRABALHO LANA REZENDE DOS SANTOS FACULDADE ALFREDO NASSER lanarezende27@gmail.com ANA CELUTA F. TAVEIRA Faculdade Alfredo Nasser Mestre em Direito e

Leia mais

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva DANO EXTRAPATRIMONIAL Ação ou omissão Ofensa à honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de

Leia mais

O TEXTO MOTIVADOR A SEGUIR DEVERÁ SER UTILIZADO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2:

O TEXTO MOTIVADOR A SEGUIR DEVERÁ SER UTILIZADO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2: O TEXTO MOTIVADOR A SEGUIR DEVERÁ SER UTILIZADO PARA RESPONDER AS QUESTÕES E : A COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL Amanda Cabral Fidalgo [...] A Constituição, pilar de nosso sistema jurídico, assim como não

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional 1. REGRAS DE COMPETÊNCIA O habeas corpus deve ser interposto à autoridade judicial

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO Efeitos do contrato de emprego Poderes do Empregador

DIREITO DO TRABALHO Efeitos do contrato de emprego Poderes do Empregador DIREITO DO TRABALHO Efeitos do contrato de emprego Poderes do Empregador Sonia Soares Considerações Prévias Contrato de trabalho, é um negócio jurídico pela qual uma pessoa física (empregado )se obriga,

Leia mais

Código de Conduta Interno

Código de Conduta Interno Código de Conduta Interno ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERAÇÃO(s) DATA Incorporação das notas 1 e 2, no texto do Código de Conduta, 27/09/2018 sob itens 9 (repúdio ao trabalho infantil) e 2 i (cláusula de confidencialidade).

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PROCESSO TRT - RO - 0010534-49.2017.5.18.0141 RELATOR : DESEMBARGADOR ELVECIO MOURA DOS SANTOS RECORRENTE : xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 14 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Aula 14

Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 14 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Aula 14 Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 14 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Aula 14 1. DA EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO NA REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

A empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego? Súmula nº 244 do TST - GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA.

A empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego? Súmula nº 244 do TST - GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. A empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego? Sim, a Lei Complementar nº 150/2015 garante a empregada doméstica gestante a estabilidade no emprego desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco)

Leia mais

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho.

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho. APLICAÇÃO DO ART. 7º, INCISO XXVIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL X ART. 927, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CÓDIGO CIVIL. Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador

Leia mais

PALAVRA CHAVE: rescisão indireta; culpa do empregador; demissão do empregado sem justa causa.

PALAVRA CHAVE: rescisão indireta; culpa do empregador; demissão do empregado sem justa causa. DESPEDIDA INDIRETA - FALTA GRAVE DO EMPREGADOR JOANA D'ARC DA SILVEIRA ZACCHI E SILVA Advogada Especialista em Processo Civil Docente no Curso de Direito da UNILAGO RESUMO: O presente estudo pretende abordar

Leia mais

FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO

FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO Identificação Disciplina: DIREITO TRABALHISTA E LEGISLAÇÃO SOCIAL Professor(a): Vilmar Antônio da Silva Carga

Leia mais

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O ,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Legislação Social e Trabalhista Ano Letivo:

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

GABARITO PROVA OAB

GABARITO PROVA OAB GABARITO PROVA OAB 2008.3 Meninos e Meninas, segue, abaixo, o gabarito da prova OAB 2008.3 Um abraço Renato Saraiva CESPE OAB 2008.3 PEÇA PROFISSIONAL Sob a alegação de que os empregados estariam subtraindo

Leia mais

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 279 - O Regime Disciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro é regido pelas normas especificadas neste

Leia mais

PARTE 2. Rescisão por iniciativa do empregado

PARTE 2. Rescisão por iniciativa do empregado PARTE 2 Rescisão por iniciativa do empregado Pedido de demissão Com justa causa do empregador (Rescisão Indireta) Aposentadoria (OJ. 177, SDI-1, TST) Sonia Soares Iniciativa do Empregado. Pedido de Demissão.

Leia mais

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974 DECRETO 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974 Regulamenta a Lei 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 81,

Leia mais

Título: Os limites dos poderes do empregador perante seus empregados face às novas tecnologias

Título: Os limites dos poderes do empregador perante seus empregados face às novas tecnologias RESUMO Área: Direito do Trabalho Título: Os limites dos poderes do empregador perante seus empregados face às novas tecnologias Autor: Adriano Roque Pires Orientadora: Profª. Eliana dos Santos Alves Nogueira

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 8 Profª. Liz Rodrigues Art. 8º, VIII, CF/88: é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de

Leia mais

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G...

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G... TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA Jornada 12 x 36: Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação e em legislação específica, é facultado

Leia mais

Unidade 1 - Princípios dos Direitos Humanos aplicados ao direito processual do trabalho

Unidade 1 - Princípios dos Direitos Humanos aplicados ao direito processual do trabalho 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 37 PERÍODO: 7 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA

Leia mais

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador.

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO a) MATERIAIS OU INFORMAIS São as fontes históricas. b) FORMAIS Há documentos. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo

Leia mais