PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE ISSO TEM A VER COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE ISSO TEM A VER COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO?"

Transcrição

1 03559 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE ISSO TEM A VER COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO? Francisca de Fátima Araújo Oliveira UERN-FAPERN Sílvia Maria Costa Barbosa UERN-FAPERN Nicélia Lima Morais UERN-FAPERN Este estudo advém de uma pesquisa intitulada A implantação do Projeto Político Pedagógico nas Escolas do Sistema Municipal de Educação de Mossoró - RN: o que mudou na escola? sendo realizada no âmbito dos Grupos de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade e Formação e Profissionalização Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, financiada pela FAPERN. Objetivo é enfatizar a importância do PPP na melhoria da qualidade da educação e como esse processo pode ensejar a participação docente e incentivar a formação continuada de professores. Entrevistamos cinco diretores de escolas Municipais de Mossoró-RN. Em seguida utilizamos os resultados do IDEB das escolas pesquisadas, do período 2007 a Para a análise dos dados coletados tomamos como referência, estudiosos do Projeto Político Pedagógico e da Formação de Professores, como Castro Neves (1998), Gil Perez & Carvalho (1993), Nóvoa (1992), Pinheiro (2001), Veiga (1995). Os resultados apontaram para avanços quanto ao processo ensino-aprendizagem, a partir de 2008, nas cinco escolas pesquisadas. Em 2011, quatro das cinco escolas atingiram IDEB superior à meta estabelecida. Afirmar-se que as escolas estão no caminho para atingir um nível de excelência, nos próximos anos, além da melhoria na qualidade do ensino, expressa nos percentuais dos órgãos de controle e avaliação, observa-se que há uma preocupação com a participação e a formação continuada dos professores. Os dados revelaram a participação docente na elaboração e acompanhamento do PPP. Inferimos que as ações referentes à formação continuada e à participação dos professores via PPP tem contribuído para a melhoria do ensino. Palavras-Chave: Projeto Político Pedagógico; Melhoria do Ensino; Formação de Professores. INTRODUÇÃO Este estudo é parte de uma pesquisa intitulada: A implantação do Projeto Político Pedagógico nas Escolas do Sistema Municipal de Educação de Mossoró - RN: o que mudou na escola? Realizada no âmbito dos Grupos de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade - GEPEES e Formação e Profissionalização Docente da Faculdade de Educação da UERN, financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte FAPERN. Nesse trabalho buscou-se estabelecer relação entre a existência do PPP e a melhoria da qualidade da educação. Fizemos ainda relação entre o trabalho organizado e planejado no PPP e a melhoria da qualidade do ensino, expressa nos resultados IDEB. Investigou-se também a respeito da participação dos docentes no processo de elaboração e acompanhamento do PPP e a formação continuada de professores como elementos que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino.

2 03560 Com o intuito de atingir os objetivos propostos realizamos entrevistas com diretores de cinco escolas municipais de Mossoró-RN, sendo três da zona urbana e duas da zona rural. Com o fim de salvaguardar a identidade dos entrevistados, utilizamos as expressões Zona Urbana e Zona Rural seguidas dos números 1, 2, 3 e 1 e 2 respectivamente, para diferenciar as escolas pesquisadas e nomes fictícios aos diretores. Para a análise dos dados nos fundamentamos em estudiosos do Projeto Político Pedagógico, como Castro Neves (1998), Veiga (1995), e da Política de formação de professores tais como Nóvoa (1992), Carvalho e Gil-Pérez (1993). 1. O projeto político pedagógico como instrumento de melhoria da qualidade do ensino. Das cinco diretoras entrevistadas, todas afirmaram que as escolas têm PPP, elaborado, pelos diversos segmentos escolares, com ações e metas que visam a melhorar o processo ensino/aprendizagem. Os dados apontam para uma prática de acompanhamento e avaliação do PPP e para o envolvimento de todos os segmentos com o objetivo de realizar um trabalho coletivo destinado à melhoria da qualidade do ensino e a formação continuada dos professores. Pinheiro (2001), falando sobre a ação coletiva como referência para o processo de organização do trabalho escolar, aponta a importância da participação dos segmentos no processo de estruturação das diretrizes da ação educacional, afirma em distintas reflexões sobre essa temática, há um relativo consenso de que é importante a participação do professor, e todos que estão envolvidos, tendo em vista, a definição e na estruturação das diretrizes da ação educacional (Pinheiro, 2001, p. 75). Para a formação continuada de professores Nóvoa (1992), afirma que esta tem inicio com a formação inicial, e segue durante os anos de profissão. Os estudos de Carvalho e Gil-Pérez (1993) apontam para o fato de que o professor quando inserido no contexto escolar muitas vezes não encontra subsídios para resolver os problemas advindos da sua prática. Isso demonstra a dificuldade de estabelecer relação entre teoria e prática, sendo necessária a formação continuada, advinda da participação em cursos de especialização e aperfeiçoamento, dos estudos e discussões no cotidiano escolar a respeito dos problemas do contexto da escola. Quanto ao IDEB, constatou-se que todas as escolas pesquisadas vêm apresentando resultados positivos desde 2007, o que pode ser um indício de que, com a implantação de um PPP bem discutido, estabelecendo ações e metas bem definidas, acompanhadas e avaliadas poderá oferecer o ensino de qualidade.

3 03561 Um ponto que pode contribuir para que a educação municipal atinja índices superiores à meta projetada, pelo IDEB é que enquanto em nível nacional o documento referência para subsidiar a Conferência Nacional de Educação/CONAE 2014 propõe ampliação da vinculação de 25% para, no mínimo, 30%, no investimento em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. Em Mossoró, pela Lei de Responsabilidade Educacional, ficou estabelecido um cronograma a partir de 2011, de forma que, em 2013, o investimento foi de 28,5% e em 2014 atingirá o índice de 30%. Trata-se de um trabalho que vem se desenvolvendo, ao longo dos últimos 20 anos, e que, pelo menos em termos quantitativos, vem apresentando resultados positivos para a educação, o que contribui para que Mossoró seja a terceira cidade de melhor desenvolvimento humano do RN com índice na educação de 0,663 somente ficando atrás de municípios como Natal, com 0,694, e Parnamirim com 0,726. (IDH acessado em 29/07/2013). 2. A participação e a formação continuada dos professores como elementos que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino A respeito da participação, todos entrevistados afirmaram que o processo foi coordenado por uma comissão ou pelo supervisor escolar, com a participação dos diversos segmentos: direção, professores, pais de aluno, funcionários. Como se pode observar, as escolas têm construído seus PPP s de forma coletiva com os diversos segmentos participando das discussões e decisões. Com isso, constata-se que os PPP s das escolas estão sendo elaborados e executados segundo o que observa Veiga (2004), quando afirma que o PPP é a organização do trabalho da escola, sendo elaborado e executado por todos os segmentos da escola, incluindo família e comunidade. Infere-se das entrevistas, que há um acompanhamento constante do PPP pela direção e pela equipe técnico-pedagógica, com participação dos professores e dos pais de alunos, como exemplo, por meio da implantação do Projeto Escola de Pais. Essa participação aponta para a construção de uma identidade das escolas e revela o compromisso destas perante a comunidade, haja vista que a Escola Zona Urbana 2 tinha 120 alunos, em 2008, quando o PPP foi implantado, e atualmente conta 530 alunos matriculados, com a evasão zero [...] tem na escola alunos que saem da escola particular [para se matricular na escola] e alunos, filhos de funcionários em idade escolar estão dentro da escola, então isso é sinal de credibilidade [...] (Marta, Diretora da Escola Zona Urbana 2). A diretora da Escola Zona Urbana 3 afirma que o trabalho em equipe resultou no melhor IDEB da cidade, nos anos iniciais do ensino fundamental. Em 2011, a escola teve 98% de aprovação e em 2012 atingiu o índice de 95%, com

4 03562 evasão zero. Assim, pode-se concluir que esses índices significam a concretização do compromisso da escola com os resultados educacionais. Quanto às ações desenvolvidas na escola com vistas à participação dos professores, os diretores afirmam que eles participam da organização do trabalho escolar, e que a definição do mapa educacional contendo as ações e metas, implantadas na escola durante o ano, conta com a ajuda deles. Dos cinco entrevistados, quatro afirmaram que os professores participam de todas as ações da escola. Pelos depoimentos dos diretores, inferi-se que há indícios de que a participação dos professores contribua para o que afirma Castro Neves (1998, p.34): [...] o projeto pedagógico torna os professores artífices de uma obra democrática e autônoma. A responsabilidade social de construí-lo é enorme. Quanto à formação continuada dos professores, a diretora da escola da Zona Urbana 1 afirma que: [...] são muitos, mas todos [os professores] têm cursos de formação continuada, especialização em alfabetização etc. Já a Diretora da escola de Zona Urbana 2 assegura que 100% dos professores são pós-graduados em nível de especialização, na área de atuação e acrescenta que vários estão cursando mestrado. Para a diretora da escola de Zona Urbana 2 os professores cursam o Pró-Letramento e Gestar Português e Gestar Matemática. A alusão dos gestores aos cursos acima citados refere-se à Rede Nacional de Formação Continuada constituída de um conjunto de ações estratégicas de formação continuada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos da Educação Básica. Integram a Rede: os Programas Pró-Letramento, Gestar II e Especialização em Educação Infantil. ( Outros entrevistados enfatizam a importância da formação continuada e as contribuições das atividades formativas para a superação de alguns problemas na escola, citam ainda parceria com a UERN, os cursos de especialização, o Programa Alfabetização na Idade Certa PNAIC, Cursos de Libras, PRALER e outros. Considerações Finais É de considerar que esta pesquisa consiste numa investigação cujo objetivo foi descobrir as relações existentes entre o processo de implantação do PPP nas escolas do Sistema Municipal de Educação de Mossoró e a melhoria da qualidade do ensino com a participação e a formação continuada dos professores. Quanto à melhoria do ensino os resultados apontam para avanços significativos a partir de 2008, nas cinco escolas, confirmados nos depoimentos dos diretores de que as escolas caminham para a

5 03563 erradicação da evasão, o que também sinaliza para melhorias significativas nos percentuais de aprovação dos alunos. Outro ponto que indica melhoria na qualidade do ensino é que, quatro das cinco escolas atingiram IDEB superior à meta estabelecida para 2011, pelo que se pode inferir que esses índices significam a concretização do compromisso da escola com os resultados educacionais. Pode-se afirmar que as escolas estão no caminho para atingir um nível de excelência, nos próximos anos, pois além da melhoria na qualidade do ensino, expressa nos percentuais dos órgãos de controle e avaliação, observa-se que há uma preocupação com a participação e a formação continuada dos professores. O grande desafio é promover uma educação que valorize a formação humana, primando pelo conhecimento técnico, eficiência e eficácia do desenvolvimento. 5. Referências bibliográficas CASTRO NEVES, Carmem Moreira. O Projeto Pedagógico na Lei de Diretrizes e Bases. In SILVA, Eurides Brito (Org). A educação pós LDB. São Paulo: Thomson Pioneira CONAE 2014: Conferência Nacional de Educação: documento referência. Fórum Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria Executiva Adjunta, Disponível em: ( Acessado em 04/04/2014. Disponível em: Acessado 29/07/2013. Disponível em: Acessado em 19/02/2013. GIL-PÉREZ, D.; & CARVALHO, A. M. P. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez Mossoró-RN. Lei nº 2.717, de 27 de dezembro de Institui A Política de Responsabilidade Educacional no Município de Mossoró. Mossoró - RN, NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. In, A. Nóvoa. (Org.), Os professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote PINHEIRO, Maria Eveline. A ação coletiva como referencial para a organização do trabalho pedagógico. In:VEIGA, I.P.A; RESENDE, L.M.G. (ORGS.). Escola espaço do projeto político-pedagógico. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível.17 ed. Campinas, SP: Papirus,

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB Leiliane de Brito Dias (1) Adriana Pricilla Jales Dantas (1); Terezinha Cleide de Medeiros(2); Rosangela

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES 1 A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (2011-2018): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (UFCG) Profa. Dra. Ângela Cristina Albino

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: A BUSCA PELA QUALIFICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE M.R.F.L.

FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: A BUSCA PELA QUALIFICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE M.R.F.L. FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: A BUSCA PELA QUALIFICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE M.R.F.L. Faculdade de Direito, Ciências e Tecnologias - FADICT, fadict.com.br Introdução A formação continuada

Leia mais

GESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL

GESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL GESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL Maria de Fátima Pereira Lima Araújo Especialização em Gestão da Educação Municipal Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIENTES E PRÁTICAS MOTIVADORAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Apresentação: Pôster

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIENTES E PRÁTICAS MOTIVADORAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Apresentação: Pôster 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIENTES E PRÁTICAS MOTIVADORAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Apresentação: Pôster Juliana Célia de Lima 1 ; Michela Caroline Macêdo 2 Introdução Nos dias atuais

Leia mais

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E-

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB): contextos de implantação de Políticas Educacionais voltadas para elevação da qualidade do ensino nos municípios de Cocal dos Alves e Caxingó (PI). Darkson

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO Patrícia dos Santos Zwetsch- Apresentadora (UFSM) Rosane Carneiro Sarturi- Orientadora (UFSM) INTRODUÇÃO Este trabalho

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE Iza Cristina Prado da Luz. Secretaria Municipal de Educação de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO. Edna Maria Leite Dias Universidade Federal do Ceará UFC /Faculdade

Leia mais

Estruturação do Novo PDI UFOP

Estruturação do Novo PDI UFOP PROPLAD / UFOP Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Universidade Federal de Ouro Preto Estruturação do Novo PDI UFOP 2016-2026 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 23 de Outubro de 2016 PDI:

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 Jamile Tábata Balestrin Konageski 2, Maria Cristina Pansera De Araújo 3. 1 Pesquisa produzida a partir de interações estabelecidas em

Leia mais

Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE.

Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE. Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE lista.napne@ifrn.edu.br Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais O NAPNE - Núcleo de Atendimento

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO. Francislene Neres Santos Silva 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lisângela Silva Lima 3

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO. Francislene Neres Santos Silva 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lisângela Silva Lima 3 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO Francislene Neres Santos Silva 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lisângela Silva Lima 3 INTRODUÇÃO O presente texto traz resultados prévios da

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO Luisa Figueiredo do Amaral e Silva Fundação Darcy Ribeiro Resumo: O presente

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

TÍTULO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: MATEMÁTICA

TÍTULO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: MATEMÁTICA TÍTULO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: MATEMÁTICA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC AUTOR(ES): RITA DE CASSIA

Leia mais

Antônia Pereira da Silva Graduanda em Letras-Português pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí

Antônia Pereira da Silva Graduanda em Letras-Português pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí DIRETRIZES LEGAIS E DIVERSIDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERRACIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL Antônia Pereira da Silva E-mail: karllalayanne2009@hotmail.com

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COORDENAÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Palavras chaves: profissionalização, transformação docente, reconhecimento social docente.

Palavras chaves: profissionalização, transformação docente, reconhecimento social docente. 03055 O RECONHECIMENTO SOCIAL DA FUNÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS DE CARAÚBAS - RN Terezinha Fernandes Gurgel 1 ALUNA ESPECIAL MESTRADO//POSEDUC/UERN Iure

Leia mais

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 03028 O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Vanessa Zuge Luis Sebastião Barbosa Bemme Paula Lucion Resumo O presente trabalho é fruto de

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS LEGAIS E A REALIDADE DA PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR Camila Macenhan/UEPG i Bruna Caroline Camargo/UFPR ii Resumo: Este trabalho apresenta

Leia mais

PROGRAMA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA AÇÃO PLANEJADA PARA O SUCESSO DOS ESTUDANTES

PROGRAMA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA AÇÃO PLANEJADA PARA O SUCESSO DOS ESTUDANTES PROGRAMA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA AÇÃO PLANEJADA PARA O SUCESSO DOS ESTUDANTES Pró-Reitoria de Ensino PRODEN Profª Drª Edilene Rocha Guimarães Coordenação

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL Leandra Caciano Fernandes Universidade Estadual da Paraíba leandra_dl@hotmail.com

Leia mais

O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA.

O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA. O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA. Vanessa Cristiane dos Santos 1 van.213@hotmail.com Silvania Uchôa de Castro

Leia mais

Palavras-chave: PNAIC; Alfabetização; Percepção dos professores.

Palavras-chave: PNAIC; Alfabetização; Percepção dos professores. PNAIC: UM ESTUDO SOBRE SUA IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PEDRO CANÁRIO Resumo: Keli Simões Xavier Silva i - CEUNES Gracielle Alves Santiago ii - CEUNES Este artigo apresenta dados parciais da pesquisa monográfica

Leia mais

PNAIC ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA PNAIC - UNDIME SP

PNAIC ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA PNAIC - UNDIME SP PNAIC 2017 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA PNAIC - UNDIME SP Eliana_rabello@yahoo.com.br 018 3704-4789 FOCO PNAIC 2017 ser alfabetizada é direito da criança foco nos estudantes da pré-escola

Leia mais

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP Edital 118/2018, instituído pela Portaria IFSP Nº 127, de 16/01/2018, resolve: RETIFICAR informações

Leia mais

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Taiana Duarte Loguercio Provinha Bagé é o nome da avaliação

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ATUA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA NO CAMPO EM ITABUNA-BA

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ATUA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA NO CAMPO EM ITABUNA-BA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ATUA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA NO CAMPO EM ITABUNA-BA Lisângela Silva Lima 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lizandra Silva Lima 3 INTRODUÇÃO Este

Leia mais

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira http://portal.inep.gov.br/ Educação Básica O Censo escolar O Saeb O Provinha Brasil O Ideb O Encceja O Enem O Prova Docente O

Leia mais

Gestão Escolar e reflexões na aprendizagem dos alunos em Pinhal Grande 1

Gestão Escolar e reflexões na aprendizagem dos alunos em Pinhal Grande 1 Gestão Escolar e reflexões na aprendizagem dos alunos em Pinhal Grande 1 Vera Lucia Ferreira Eichner 2 Elenir de Fátima Cazzarotto Mousquer 3 Instituto Federal Farroupilha campus Júlio de Castilhos Júlio

Leia mais

Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio. 16 de Outubro de Brasília

Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio. 16 de Outubro de Brasília Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio 16 de Outubro de 2013 - Brasília Sistema da Educação Básica Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Daniele Bezerra dos Santos (1); Clécio Danilo Dias da Silva (2); Carmem Maria da Rocha

Leia mais

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA ( )

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA ( ) TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA (2007-2013) José Roberto Alves da SLVA SILVA, José Roberto Alves da. Trajetórias profissionais dos egressos de Ciência

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO-SEDUC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE CULTURA TURISMO E LAZER-SEMECETEL ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPUTADO RENÊ BARBOUR- MUNICIPIO DE NOVA OLIMPIA-MT

Leia mais

Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos

Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão

Leia mais

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho Avaliação e Monitoramento do PME Professora Marcia Adriana de Carvalho TEMAS 1 Por que avaliar e monitorar o PME 2 Qual a diferença entre avaliar e monitorar 3 4 Como definir plano de ações para o período

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS.

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS. Ione da Silva Guterres Especialista em Docência na Educação Infantil pela

Leia mais

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem.

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. Está pautada no compromisso, no diálogo, no planejamento

Leia mais

A GESTÃO PARTICIPATIVA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

A GESTÃO PARTICIPATIVA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA A GESTÃO PARTICIPATIVA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA Teresa Leopoldina dos Santos Ribeiro 1 Anelise Bravo Friedriczewski 2 Resumo: A gestão escolar, com o viés participativo e democrático, demonstra-se cada

Leia mais

Programa Meta Escola/Inova Escola. Iniciativa Parceiro Executor Realização

Programa Meta Escola/Inova Escola. Iniciativa Parceiro Executor Realização Programa Meta Escola/Inova Escola O Programa Meta Escola/Inova Escola PROGRAMA META ESCOLA PROJETO INOVA ESCOLA Constitui-se por ser um circuito de gestão com orientação dos principais processos e procedimentos

Leia mais

Marizéte Silva Souza 1 Siomara Castro Nery 2 INTRODUÇÃO

Marizéte Silva Souza 1 Siomara Castro Nery 2 INTRODUÇÃO ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL ADOTADA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DE ILHÉUS, ITABUNA E VITÓRIA DA CONQUISTA COM BASE NOS INDICADORES DO PAR Marizéte Silva Souza 1 Siomara Castro Nery

Leia mais

Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica

Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica 7ª Conferência Nacional de Educação CNTE Outubro 2009 Helena Costa Lopes de Freitas MEC/SEB/ANFOPE

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE TANGARÁ DA SERRA, MT

FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE TANGARÁ DA SERRA, MT FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE TANGARÁ DA SERRA, MT Cicero Manoel da Silva Adailton Alves Da Silva Resumo A auto formação e os programas

Leia mais

O programa Tutoria e a construção de processos qualificados da formação de professores na rede municipal de Manaus

O programa Tutoria e a construção de processos qualificados da formação de professores na rede municipal de Manaus O programa Tutoria e a construção de processos qualificados da formação de professores na rede municipal de Manaus Professora Euzeni Araújo Trajano Subsecretária de Gestão Educacional SEMED. Nossa Localização

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 1 PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Leia mais

Gestão da Educação a Distância

Gestão da Educação a Distância Gestão da Educação a Distância 1- Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos na modalidade a distância ou semi-presencial Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Sistema tutorial Produção

Leia mais

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES.

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. Amayra Rocha da Silva Graduanda do Curso de Pedagogia. Bolsista-CNPq, UFPI. Profª. Drª. Maria da

Leia mais

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO 1 PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO Formação e Gestão em Processos Educativos Soênia Maria Fernandes Introdução O presente trabalho

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Evolução e tendências da administração

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

MÓDULO V - Atividades práticas para um gestor de unidade de ensino e construção de um plano de gestão para escola.

MÓDULO V - Atividades práticas para um gestor de unidade de ensino e construção de um plano de gestão para escola. 1 CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES PARA OS CANDIDATOS À FUNÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES DAS UNIDADES ENSINO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA VELHA MÓDULO V - Atividades práticas para um gestor de unidade

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Maria de Fátima Pereira Carvalho - UNEB, SME, NEPE Sandra Alves de Oliveira UNEB, CMAJO, NEPE Resumo

Leia mais

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS: Projeto Político Pedagógico Prof. Me. Renato Borges www.professorrenato.com - contato@professorrenato.com Palavras-chave: projetos; metodologia; PPP Projeto

Leia mais

FÍSICA ELÉTRICA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

FÍSICA ELÉTRICA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA FÍSICA ELÉTRICA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA 1 Gicelia Moreira, 2 Nataline Cândido da Silava Barbosa 1 Universidade Federal de Campina Grande, gicelia.moreira2009@gmail.com 2

Leia mais

Formação Docente em Roraima: Avanços e Desafios na Gerência de Formação Multidisciplinar e Gestão Escolar

Formação Docente em Roraima: Avanços e Desafios na Gerência de Formação Multidisciplinar e Gestão Escolar Formação Docente em Roraima: Avanços e Desafios na Gerência de Formação Multidisciplinar e Gestão Escolar * BARBOSA, Belmira Cavalcante 1 ; SOUZA, Arlene Oliveira 2 ; OLIVEIRA, Tania Maria Gomes 3 1 bel.belmira@gmail.com;

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO

Leia mais

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES CICLO MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Ciclo MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Mentoring Inspira o participante a melhorar seu desempenho

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA

RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA Palavras-chave: Educação infantil, Gênero, Prática docente. Eixo temático: Gênero e

Leia mais

Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação

Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação ESTUDO DE CASO Limeira, São Paulo. Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação Adriana Dibbern Capicotto* Introdução Os sistemas educacionais não têm conseguido alfabetizar adequadamente.

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR ! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA FORMULÁ RIO R0092 PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O LUGAR DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNICENTRO

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O LUGAR DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNICENTRO FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O LUGAR DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNICENTRO Ionah Beatriz Beraldo Mateus - Unicentro Juliana Domit Mallat Unicentro Marcos Gehrke- Unicentro Introdução

Leia mais

Palavras-chave: Política Educacional. Formação de Professores. Fórum

Palavras-chave: Política Educacional. Formação de Professores. Fórum 03271 PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS ATRIBUIÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DOS FÓRUNS NA REGIÃO NORTE Ana Fanny Benzi de Oliveira Bastos Universidade Estadual de Campinas Unicamp Programa de

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO 1999-2001 (disponível em www.mec.gov.br/sesu/planonaex.shtm) Princípio Básico Eixos Temáticos Objetivos Metas Financiamento Avaliação PRINCÍPIO BÁSICO Tem-se hoje como princípio

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMINHOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Secretaria de Educação Básica Diretoria de Formação e Desenvolvimento

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: PIBID. Desenvolvimento Profissional. Formação Continuada.

PALAVRAS-CHAVE: PIBID. Desenvolvimento Profissional. Formação Continuada. MAPEAMENTO DA OFERTA DO PIBID NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES-MG: CONHECENDO O CAMPO DE PESQUISA RESUMO Maria do Carmo Ferreira dos Santos UFOP Andressa Maris Rezende Oliveri UFOP O Programa Institucional

Leia mais

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL O INÍCIO... Ivo Gomes Ponto de Partida Anos 90 Ponto de Partida Anos 90 Mudança na gestão municipal 1997; Distorção Idade-série; Estrutura física escolar péssima; Analfabetismo

Leia mais

Pressupostos Relato de experiência

Pressupostos Relato de experiência Relação Planejamento-Avaliação Institucional na Universidade Pressupostos Relato de experiência Profª. SUZANA SALVADOR CABRAL GIANOTTI Coordenadora da Avaliação Institucional da Universidade La Salle Coordenadora

Leia mais

Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Três Corações Minas Gerais Julho de 2011

Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Três Corações Minas Gerais Julho de 2011 Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva Três Corações Minas Gerais Julho de 2011 Do ponto de vista político... O movimento mundial pela inclusão é uma ação política,

Leia mais

PARFOR: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

PARFOR: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA RESUMO PARFOR: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA FERREIRA JÚNIOR, Osvaldino de Jesus Ribeiro 1 PERRUDE Rodrigues da Silva, Marleide 2 O presente artigo

Leia mais

Apresentação: Comunicação Oral. Autor Principal 1 Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues; Coautor 2 Adrianny Maria Barbosa de Lima;

Apresentação: Comunicação Oral. Autor Principal 1 Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues; Coautor 2 Adrianny Maria Barbosa de Lima; A GESTÃO DA ESCOLA A PARTIR DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLAS EM ESCOLAS LOCALIZADAS NA ZONA DA MATA NORTE NOS ESTADO DE PERNAMBUCO Apresentação: Comunicação Oral

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC Juscinária Tavares da Silva Universidade Estadual de Roraima- UERR RESUMO O presente trabalho trata-se de um relato de experiência

Leia mais

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Futuro Integral Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí) Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Cidade:

Leia mais

Impacto da formação continuada na atuação dos professores de matemática: um estudo de caso

Impacto da formação continuada na atuação dos professores de matemática: um estudo de caso Impacto da formação continuada na atuação dos professores de matemática: um estudo de caso Meneses, Ronilda Roacab de 1, Schuck, Rogério José 2, Quartieri, Marli Teresinha 3, 1 Mestre em Ensino de Ciências

Leia mais

RESUMOS. Grupo Temático FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES

RESUMOS. Grupo Temático FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES RESUMOS Grupo Temático FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES ANA LUCY MARTINS CAVALCANTE Formação continuada do coordenador pedagógico e suas implicâncias no processo da formação docente A ação de garantir

Leia mais

ENSINO MÉDIO. Qualidade e Equidade: RESULTADOS PRELIMINARES AVANÇOS E DESAFIOS EM QUATRO ESTADOS: (CE, PE, SP, GO)

ENSINO MÉDIO. Qualidade e Equidade: RESULTADOS PRELIMINARES AVANÇOS E DESAFIOS EM QUATRO ESTADOS: (CE, PE, SP, GO) ENSINO MÉDIO Qualidade e Equidade: AVANÇOS E DESAFIOS EM QUATRO ESTADOS: (CE, PE, SP, GO) RESULTADOS PRELIMINARES Sobre a pesquisa Sobre a pesquisa O debate sobre ensino médio está centrado... É preciso

Leia mais

Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas em municípios do RS. Itanajara Neves

Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas em municípios do RS. Itanajara Neves Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas em municípios do RS Itanajara Neves Plano de Ações Articuladas (PAR) - instrumento de planejamento educacional integrante da principal ação da política

Leia mais

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 1. INTRODUÇÃO Morgana Lígia de Farias Freire E-mail: morgana.ligia@bol.com.br Paula Almeida de Castro E-mail: paulacastro@uepb.edu.br

Leia mais

METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM ACERCA DA AULA EXPOSITIVA

METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM ACERCA DA AULA EXPOSITIVA METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM ACERCA DA AULA EXPOSITIVA Cíntia Daniela da Silva Alves 1 Lílian Tomáz Ramos Alves 2 Nancy Hayane Reginaldo Guerra 3 Allyne Chaveiro Farinha 4 RESUMO:

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios

Leia mais

COMUNICAÇÃO E SAÚDE PESQUISA COMUNICASUS RODRIGO MURTINHO O EXEMPLO DA REGULAÇÃO ÁLVARO NASCIMENTO DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO ROGÉRIO TOMAZ JUNIOR

COMUNICAÇÃO E SAÚDE PESQUISA COMUNICASUS RODRIGO MURTINHO O EXEMPLO DA REGULAÇÃO ÁLVARO NASCIMENTO DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO ROGÉRIO TOMAZ JUNIOR COMUNICAÇÃO E SAÚDE PESQUISA COMUNICASUS RODRIGO MURTINHO [ ] A MÍDIA COMO PRODUTORA ORA DE DOENÇA: O EXEMPLO DA REGULAÇÃO DA PROPAGAND GANDA A DE MEDICAMENTOS ÁLVARO NASCIMENTO DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO

Leia mais

TÍTULO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PRÁXIS EDUCACIONAL- PERSPECTIVAS ATUAIS

TÍTULO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PRÁXIS EDUCACIONAL- PERSPECTIVAS ATUAIS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PRÁXIS EDUCACIONAL- PERSPECTIVAS ATUAIS CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

RESULTADOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU: DESAFIOS DO IDEB NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.

RESULTADOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU: DESAFIOS DO IDEB NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. RESULTADOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU: DESAFIOS DO IDEB NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Dayana Kelly Lemos de Souza; José Roberto da Silva Rodrigues Universidade do Estado

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE DUTRA, Maria - UFPE fatima.dutrac@hotmail.com SILVA, Danubia - UFPE danubiacarmo@hotmail.com OLIVEIRA, Jessica UFPE jessi_oliver17@hotmail.com

Leia mais

População de origem indígena (Apurinã e Jamamadi), nordestina, gaúcha, portuguesa, etc.

População de origem indígena (Apurinã e Jamamadi), nordestina, gaúcha, portuguesa, etc. População 30.632 habitantes LOCALIZAÇÃO IBGE / 2010 Economia: Pecuária População de origem indígena (Apurinã e Jamamadi), nordestina, gaúcha, portuguesa, etc. NO CAMPO EDUCACIONAL A Educação Municipal

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade NEPED/IFRN

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade NEPED/IFRN Dias 20 e 21 Auditório CE FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA LEVANTAMENTO DE INDICADORES DA QUALIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Márcio Adriano de Azevedo Doutor em Educação pela UFRN e

Leia mais

em 2013 e, no Fundamental II, de 5,0 em 2011 para 4,7 em Com esses índices em decréscimo fica evidenciada a falta de investimento na qualidade

em 2013 e, no Fundamental II, de 5,0 em 2011 para 4,7 em Com esses índices em decréscimo fica evidenciada a falta de investimento na qualidade Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação apresenta as propostas dos candidatos à prefeitura da cidade de Campo Grande no segundo turno das eleições de 2016 Rose PSDB Confira o programa

Leia mais

O IMPACTO QUE O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) TEM CAUSADO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO

O IMPACTO QUE O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) TEM CAUSADO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO O IMPACTO QUE O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) TEM CAUSADO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO Vanessa Ribeiro de Carvalho 1 Arlete Ramos dos Santos 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL

A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL 1 A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL Cascavel PR Abril 2013 Ruy Fernandes da Silva Costa UNIVEL ruyfcosta@hotmail.com Categoria: C Setor Educacional: 3 Classificação

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Kelli Savi da Silva Introdução O presente trabalho

Leia mais