RESULTADOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU: DESAFIOS DO IDEB NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESULTADOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU: DESAFIOS DO IDEB NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO."

Transcrição

1 RESULTADOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU: DESAFIOS DO IDEB NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Dayana Kelly Lemos de Souza; José Roberto da Silva Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. INTRODUÇÃO O significativo avanço da matricula verificado no Ensino Fundamental desde os anos 1970 possibilitou o deslocamento ao longo do tempo das preocupações acerca da Qualidade em educação no Brasil, desde o acesso até o desempenho/aprendizagem escolar, passando pela difícil busca da melhoria dos resultados de fluxo (FRANCO, ALVES, BONAMINO, 2007). A partir dos anos 1990 os governos federal, estaduais e municipais passaram a investir mais sistematicamente em políticas publicas baseadas em avaliações de larga escala acerca da qualidade da educação nas escolas brasileiras como um todo. Partindo da análise dos resultados da série histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desde o inicio de sua aplicação em 2005 até 2013 esta pesquisa procurou observar o desempenho da rede de ensino fundamental municipal de Nova Iguaçu na Prova Brasil. Constatou-se que em média essa rede, embora tenha tido um desempenho superior ao de muitas cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro denominada Baixada Fluminense, não conseguiu empreender avanço significativo dos seus resultados ao longo de toda a série. A observação de que apenas uma escola da rede conseguira atingir as metas traçadas, nos levou a supor que determinadas condições ou fatores intra ou extra-escolares podem ter levado essa escola em especial a ter resultados superiores às demais da rede (SOARES,2007). A hipótese inicial elaborada por esta pesquisa indaga até em que medida a gestão e as ações pedagógicas docentes da escola em questão podem ser consideradas responsáveis pelos resultados positivos apresentados.

2 METODOLOGIA Para responder as muitas perguntas colocadas e averiguar a veracidade de nossa hipótese iremos selecionar escolas na rede de ensino de Nova Iguaçu que apresentem IDEBs que tenham avançado e alcançado a meta e também escolas que tenham tido dificuldade para avançar. Pretendemos fazer um levantamento das políticas educacionais da prefeitura, entrevistar a direção das escolas, professores e observar o dia-a-dia dos alunos em todo o ambiente. A pesquisa pretende assim, obter por meio de dados qualitativos e quantitativos, responder as questões aqui levantadas contribuindo assim para a melhoria da qualidade da educação básica nas redes municipais. RESULTADOS E DISCUSSÃO Em 2007, quando iniciei minha atividade docente na rede pública de ensino Estadual e Municipal no Estado do Rio de Janeiro, fui apresentada de maneira formal a essas avaliações externas e a toda complexidade de dados e polêmicas que as cercam dentro das unidades escolares. Os resultados pouco significativos do IDEB que escolas onde leciono alcançaram, fomentaram o nascimento dessa pesquisa. Pretendemos investigar e analisar o histórico das avaliações externas no Brasil, bem como os resultados alcançados pelas escolas municipais da prefeitura de Nova Iguaçu, rede na qual leciono, e que não apresentou mudanças na aprendizagem segundo demonstra o seu IDEB no período A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu localiza-se na Região Metropolitana do Rio de Janeiro numa sub-região conhecida como Baixada Fluminense. No gráfico abaixo, são evidenciados os resultados da referida rede no IDEB, comparados a suas metas estabelecidas, o resultado alcançado pela rede pública estadual e a toda rede municipal da federação:

3 Ideb comparativo - Nova Iguaçu 5,2 5 4,7 4,3 3,9 3,7 3,8 3,5 3,6 3,6 3,8 3,5 3,5 3,5 3,6 3,4 Município 3,4 3,1 3,2 3,1 Meta 2,9 2,9 Rio de Janeiro Brasil 5, Fonte: INEP No ano de 2005, a avaliação foi realizada para verificação da situação educacional apresentada pelos municípios, somente a partir do quadro inicial individualmente apresentado é que as metas foram traçadas. A meta é um caminho de evolução individual dos índices traçados para que cada escola, município, estado e unidade da federação possam avançar e alcançar patamar educacional desejável 1 respeitando Na cidade de Nova Iguaçu, o desempenho inicial da rede municipal (3,5) foi superior a média nacional (3,1) e também a estadual (2,9). Ainda que comparativamente superior, a nota ainda é baixa se levarmos em consideração a desejável. A cidade apresentou um tímido crescimento (3,6) de 0,1 pontos em 2007, mas o fato de ter superado a meta (3,5) é um aspecto positivo a ser observado. Na avaliação seguinte em 2009, o resultado apresenta queda de 0,1 pontos repetindo o desempenho de 2005 (3,5), 1 No caso do PNE, 5,5 para os anos finais do ensino fundamental até 2024.

4 mas, desta vez, ficou abaixo na meta estipulada. Em 2011 a nota não cresce (3,5) e se afasta ainda mais da meta (3,9) deste ano que já não fora cumprida também em Em 2013, o resultado (3,4) trás uma queda de 0,1, que embora possa parecer pouco relevante, faz a cidade sustentar um IDEB, inferior ao de quando ele fora inicialmente medido em Diante dos dados, chama a atenção o fato do IDEB alcançado pelo município ter partido de uma nota superior a média estadual e nacional e, ao final de oito anos, essa nota ser inferior tanto a média do estado do Rio de Janeiro quanto à do Brasil. As notas destes dois últimos apresentaram uma capacidade de crescimento que não foi alcançada pela cidade de Nova Iguaçu. Uma análise mais detalhada do desempenho apresentado pelas 24 escolas da rede revela dados ainda mais preocupantes: apenas 8 escolas tiveram crescimento do IDEB, destas, apenas uma atingiu a meta estabelecida.os resultados apontam que mais de 60% das escolas do município estão em situação de alerta pois não cresceram o IDEB, não atingiram a meta e estão muito distantes de alcançar o resultado proposto pelo PNE para 2024 no que se refere ao crescimento da aprendizagem, revelado pelo IDEB. Considerando que a implantação das avaliações de larga escala tenham sido intensificadas neste período, e que políticas públicas 2 tenham efetivamente contribuído para fomentar mudanças de estratégicas nas práticas escolares de gestores e docentes, teria a rede de Nova Iguaçu encontrado algum obstáculo para o avanço dos resultados escolares aqui expressos, considerando a natureza da constituição do indicador IDEB [IDEB = fluxo + aprendizagem]? Em que medida seria possível relacionar tais desempenhos escolares observados a estas duas dimensões do IDEB, verificando o peso de cada uma em algumas escolas? Apenas uma Escola em Nova Iguaçu superou a meta esperada, apesar de uma queda pontual na media do seu IDEB Em que medida as 2 O PDE (Plano de desenvolvimento da Escola) é a mais direta destas políticas. Desde 2006 utiliza o IDEB como parâmetro para repassar recursos por dois anos a escolas com baixo resultado na avaliação, visando instalar um programa direcionado de melhora da gestão escolar, da qualidade do ensino e da permanência das crianças na escola.

5 práticas docentes e de gestão podem estar relacionadas a estes quadros mais gerais da rede e mais específico em relação a essa escola que obteve destaque no IDEB 2013? CONCLUSÕES A queda do IDEB na grande maioria das escolas de Nova Iguaçu no período é um dado intrigante uma vez que a literatura aponta que a inserção do sistema de avaliação na educação básica brasileira tem corroborado para mudanças na prática docente, na gestão escolar e nas políticas públicas de forma sensível para que se alcancem as metas estabelecidas. Acreditamos que a prática docente que se funda no empoderamento de seus alunos faz diferença na qualidade da formação destes e isso poderá ser observado, inclusive, em melhores resultados do IDEB. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, Decreto-Lei n , de 24 de abril de Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Disponível em:. Acesso em: março de Lei nº , de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 23 dez FRANCO,Creso;ALVES, Fátima e BONAMINO, Alicia. Qualidade do ensino fundamental: políticas, suas potencialidades, seus limites. EDUc. Soc., Campinas, Vol.28, n. 100 Especial, p , out INEP/MEC. Estatísticas do ideb

6 MEC. Plano Nacional de Educação - PNE. Brasília, INEP, OLIVEIRA, R. P. De & ARAUJO, G. C. de. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n Especial p ; out SILVA, Isabelle Fiorelli. O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 47, p , set./dez SOARES, JOSÉ Francisco. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa.v.37. n.130. p Jan.abr.2007.

Prova Brasil e o Ideb: quanto pesa essa pontuação para atingir a meta

Prova Brasil e o Ideb: quanto pesa essa pontuação para atingir a meta NOTA TÉCNICA N. 0011/2013 Brasília, 08 de março de 2013. ÁREA: Educação TÍTULO: Prova Brasil e o Ideb: quanto pesa essa pontuação para atingir a meta REFERÊNCIA: PORTARIA Nº 152, DE 31 DE MAIO DE 2012

Leia mais

EXPANSÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB

EXPANSÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EXPANSÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB Dr. Joedson Brito dos Santos 1 Universidade Federal do Tocantins Apresentação e justificativa

Leia mais

S E T E M B R O D E N º

S E T E M B R O D E N º NOTAS TECNICAS S E T E M B R O D E 2 0 1 4 N º 0 6 RESUMO: IDEB 2013 das escolas da rede municipal de São Luís. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO EDUARD O CELESTIN O CORDEIRO SEPLAN PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E-

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB): contextos de implantação de Políticas Educacionais voltadas para elevação da qualidade do ensino nos municípios de Cocal dos Alves e Caxingó (PI). Darkson

Leia mais

O DIREITO À EDUCAÇÃO E OS INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ( ) Graduanda do curso de licenciatura em matemática no IFRN Campus Santa Cruz

O DIREITO À EDUCAÇÃO E OS INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ( ) Graduanda do curso de licenciatura em matemática no IFRN Campus Santa Cruz O DIREITO À EDUCAÇÃO E OS INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (2007-2015) Ilana Raissa Fontes Carneiro da Silva Graduanda do curso de licenciatura em matemática no IFRN Campus Santa Cruz ilanaraissafontes@gmail.com

Leia mais

S E T E M B R O D E N º 0 7. de São Luís. SEPLAN

S E T E M B R O D E N º 0 7. de São Luís. SEPLAN S E T E M B R O D E 2 0 1 6 N º 0 7 RESUMO: IDEB 2015 das escolas da rede municipal de São Luís. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO VÂNIA CRISTIN A O. COELHO WILSON FRANÇA RIBEIRO FILHO SEPLAN PREFEITURA

Leia mais

MATEMATIZAÇÃO DOS INDICADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA REFERENTES AO ENSINO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA

MATEMATIZAÇÃO DOS INDICADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA REFERENTES AO ENSINO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA MATEMATIZAÇÃO DOS INDICADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA REFERENTES AO ENSINO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA Rai Thonay de Pontes 1 ; Rosângela Araújo da Silva 1 ; Lenina Lopes Soares Silva 1. Instituto

Leia mais

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2007 A 2013

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2007 A 2013 00211 A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2007 A 2013 Resumo: Marileide Gonçalves França Rosângela Gavioli Prieto (Orientadora) Universidade de São Paulo A última década tem se

Leia mais

Estudo ACIRP Escolas Públicas e educação 2018 Fevereiro/2018

Estudo ACIRP Escolas Públicas e educação 2018 Fevereiro/2018 Estudo ACIRP Escolas Públicas e educação 2018 Fevereiro/2018 Brasil aponta baixo nível de qualificação da população frente a outros países Educação e qualificação da mão-de-obra no Brasil ainda estão longe

Leia mais

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL Financiamento e Condições de Qualidade das Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL Financiamento e Condições de Qualidade das Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL Financiamento e Condições de Qualidade das Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba Karin Cristina Santos O propósito desse trabalho é apresentar dados parciais

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE: DESAFIOS DE UM CONJUNTO DE MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE

INDICADORES DE QUALIDADE: DESAFIOS DE UM CONJUNTO DE MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE INDICADORES DE QUALIDADE: DESAFIOS DE UM CONJUNTO DE MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE Camila Regina Rostirola - Instituição Resumo: O estudo insere-se no campo das políticas públicas em educação

Leia mais

PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO - PROUCA: INCLUSÃO DIGITAL NO MUNICÍPIO DE BARREIRA

PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO - PROUCA: INCLUSÃO DIGITAL NO MUNICÍPIO DE BARREIRA PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO - PROUCA: INCLUSÃO DIGITAL NO MUNICÍPIO DE BARREIRA Francisco Welder Silva de Lima 1, Mônica Pontes Rodrigues 2, Rebeca Da Silva Lima 3, Francisco Wanderson Barbosa Gondim

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( ) E A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DO BRASIL E RN NO MONITORAMENTO DA META 9

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( ) E A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DO BRASIL E RN NO MONITORAMENTO DA META 9 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DO BRASIL E RN NO MONITORAMENTO DA META 9 Djeane Kelly Souza Santos 1 ; Djanine Flávia Souza Santos 2 ; Drª

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira INFORMATIVO TÉCNICO Nº 2/2015 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: LINHA DE BASE E PROJEÇÕES DE METAS INTRODUÇÃO A Lei do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) estabelece

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO 2008 ETAPA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2º ANO - CICLO II LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1 ESCOLA: NOME: TURMA:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO 2008 ETAPA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2º ANO - CICLO II LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará Política Educacional: A experiência de Sobral/CE Sobral - Ceará Ponto de partida Resultado da avaliação de leitura com alunos de 2ª série Final de 2000 48% não liam textos, frases e nem palavras 48,0%

Leia mais

Na seção 3 é usada uma análise de agrupamentos em termos dos indicadores para melhor entendimento da associação com o nível de desempenho.

Na seção 3 é usada uma análise de agrupamentos em termos dos indicadores para melhor entendimento da associação com o nível de desempenho. 1. Introdução Este relatório descreve o desempenho das escolas públicas de Campinas com alunos de 5º e/ou 9º anos do Ensino Fundamental (EF) e sua associação com (1) o nível de infraestrutura escolar,

Leia mais

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL Resumo Vanessa Cardoso Semed/Manaus O Brasil tem implementado e participado de avaliações em larga escala desde

Leia mais

O U T U B R O D E N º

O U T U B R O D E N º NOTASTECNICAS O U T U B R O D E 2 0 1 8 N º 1 1 I D E B 2 0 1 7 d a s e s c o l a s d a r e d e m u n i c i p a l d e S ã o L u í s E l ab o radores: LA U R A R EGIN A C A R NEIR O M ARLA N A P O RT ILH

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira UMA CARREIRA DOCENTE DIFERENCIADA? ANÁLISE SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE PERÍODO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO Ana Lara Casagrande Silvia Maria dos Santos Stering Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio

Leia mais

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ENQUANTO SUPORTE AO PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ENQUANTO SUPORTE AO PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ENQUANTO SUPORTE AO PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS Maria Isabel Soares Feitosa 1 Universidade Federal da Grande

Leia mais

OFERTA DA EDUCAÇÃO EM CACHOEIRA DO SUL: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

OFERTA DA EDUCAÇÃO EM CACHOEIRA DO SUL: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS OFERTA DA EDUCAÇÃO EM CACHOEIRA DO SUL: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS Mirian Cristina Hettwer Universidade Federal de Santa Maria mirian_hettwer@hotmail.com deboramellors@yahoo.com.br

Leia mais

Análise dos resultados e metas propostas no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) na região Sudeste no ano de 2015

Análise dos resultados e metas propostas no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) na região Sudeste no ano de 2015 Universidade Federal de Alfenas UNIFAL MG Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA Maria Luíza Antunes Monteiro Análise dos resultados e metas propostas no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E A RESIGNIFICAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA OS MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL.

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E A RESIGNIFICAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA OS MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E A RESIGNIFICAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA OS MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL. Autora Tatiane de Fátima Kovalski Martins; Orientadora Flávia Obino

Leia mais

O novo Fundeb como contribuição para a construção do Custo Aluno- Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ)

O novo Fundeb como contribuição para a construção do Custo Aluno- Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ) O novo Fundeb como contribuição para a construção do Custo Aluno- Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ) Daniel Cara Coordenador Geral Campanha Nacional pelo Direito à Educação Histórico

Leia mais

ADENDA AO CONTRATO DE AUTONOMIA

ADENDA AO CONTRATO DE AUTONOMIA ADENDA AO CONTRATO DE AUTONOMIA De acordo com o previsto na cláusula 8ª do Contrato de Autonomia, assinado em 15 de fevereiro de 2013, pelo Ministério da Educação e pelo Agrupamento Vertical de Portel

Leia mais

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ: O CASO DO PIBID/UENF

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ: O CASO DO PIBID/UENF POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ: O CASO DO PIBID/UENF Priscila de Andrade Barroso PEIXOTO, UENF Dhienes Charla FERREIRA, UENF Eliana Crispim

Leia mais

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Eriveth Silva Teixeira¹ ¹Acadêmica do 7º período do curso

Leia mais

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL Jorsinai de Argolo Souza 1 Isabel Cristina de Jesus Brandão 2 INTRODUÇÃO Este estudo tem como objetivo apresentar

Leia mais

População: mi. Área: km². Hab/km²: 56,76. PIB per capita: R$ municípios. 90% da área localizado no semi-árido

População: mi. Área: km². Hab/km²: 56,76. PIB per capita: R$ municípios. 90% da área localizado no semi-árido População: 8.452 mi Área: 148.920.328 km² Hab/km²: 56,76 PIB per capita: R$10.036 184 municípios 90% da área localizado no semi-árido Valor aluno/ano 2012 : R$2.385 CARACTERIZAÇAO DA REDE EDUCACIONAL CEARENSE

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIDADE DA ESCOLA

PROGRAMA DE QUALIDADE DA ESCOLA GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE QUALIDADE DA ESCOLA Sumário Executivo Março/2010 1. O Programa de Qualidade da Escola (PQE) Lançado em maio de 2008 pela Secretaria

Leia mais

UMA ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE MATRÍCULAS E DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM RELAÇÃO À META PREVISTA PELO PNE 1

UMA ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE MATRÍCULAS E DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM RELAÇÃO À META PREVISTA PELO PNE 1 UMA ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE MATRÍCULAS E DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM RELAÇÃO À META PREVISTA PELO PNE 1 Alessandra Biscaia de Andrade Graduanda em Pedagogia Universidade Federal do Paraná - UFPR Jaqueline

Leia mais

AVALIAÇÃO EXTERNA DO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO DE RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS PARA A QUALIDADE DO ENSINO

AVALIAÇÃO EXTERNA DO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO DE RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS PARA A QUALIDADE DO ENSINO AVALIAÇÃO EXTERNA DO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO DE RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS PARA A QUALIDADE DO ENSINO Luciana Schroeder dos Santos Verônica Gesser UNIVALI Resumo A busca

Leia mais

REPERCUSSÕES DO FUNDEF E FUNDEB NOS INDICADORES DE QUALIDADE DE SANTA IZABEL DO PARÁ A REDE MUNICIPAL EM ANÁLISE

REPERCUSSÕES DO FUNDEF E FUNDEB NOS INDICADORES DE QUALIDADE DE SANTA IZABEL DO PARÁ A REDE MUNICIPAL EM ANÁLISE REPERCUSSÕES DO FUNDEF E FUNDEB NOS INDICADORES DE QUALIDADE DE SANTA IZABEL DO PARÁ A REDE MUNICIPAL EM ANÁLISE Jaime Junior da Silva Mendonça Prof. Esp. GEPPEB/UFPA 1 RESUMO Este estudo teve por objetivo

Leia mais

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Plano de Ensino Curso 1604L Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004231A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Docente(s) Marcos Jorge Unidade Faculdade de

Leia mais

A PROVA BRASIL EM QUESTÃO

A PROVA BRASIL EM QUESTÃO A PROVA BRASIL EM QUESTÃO Jane Eire Rigoldi dos Santos 1 Elma Júlia Gonçalves Carvalho RESUMO: Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento que investigará a política de avaliação no Brasil

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Atividade industrial potiguar mostra nova queda em fevereiro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de fevereiro,

Leia mais

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação DIREITO À EDUCAÇÃO A importância das avaliações para monitorar e verificar a garantia do Direito à Educação.

Leia mais

Eficácia e Eficiência Atribuição de horas de crédito

Eficácia e Eficiência Atribuição de horas de crédito Eficácia e Eficiência 2013-2014 Atribuição de horas de crédito MEC, 12 de setembro de 2014 Parcelas das componentes do crédito horário que dependem da atividade da escola KxCAPg A parcela KxCAPg é uma

Leia mais

Plano de Ação. É o conjunto de ações programadas, no espaço de um ano letivo, destinadas a superar as dificuldades

Plano de Ação. É o conjunto de ações programadas, no espaço de um ano letivo, destinadas a superar as dificuldades 4. Plano de ação Plano de Ação É o conjunto de ações programadas, no espaço de um ano letivo, destinadas a superar as dificuldades apontadas no PPP. Estabelece os caminhos para se passar da escola existente

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DE ESCOLAS MUNICIPAIS CATARINENSES

INDICADORES DE QUALIDADE DE ESCOLAS MUNICIPAIS CATARINENSES 1 INDICADORES DE QUALIDADE DE ESCOLAS MUNICIPAIS CATARINENSES Camila Regina Rostirola - Unoesc milarostirola@hotmail.com Marilda Pasqual Schneider - Unoesc marilda.schneider@unoesc.edu.br Aline Sartorel

Leia mais

ENSINO MÉDIO DICIONÁRIO

ENSINO MÉDIO DICIONÁRIO ENSINO MÉDIO Etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, o ensino médio é um período controvertido na trajetória escolar dos brasileiros. Suas finalidades, definidas pela Lei de Diretrizes

Leia mais

A EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS NA REGIÃO DA AMUNESC

A EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS NA REGIÃO DA AMUNESC XIII Simpósio Integrado de Pesquisa FURB/UNIVILLE/UNIVALI 27 de agosto de 2015, Blumenau - SC A EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS NA REGIÃO DA AMUNESC Eixo temático: Educação e infância Resumo: Este trabalho apresenta

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I. BASE LEGAL Lei nº 10.382 aprova o Plano Estadual de Educação do Espírito Santo PEE/ES 2015-2025. Art. 5º - A eecução do PEE/ES e o alcance

Leia mais

Uso da Capacidade Instalada efetiva ultrapassa a usual e empregos permanecem constantes na indústria paraibana

Uso da Capacidade Instalada efetiva ultrapassa a usual e empregos permanecem constantes na indústria paraibana Uso da Capacidade Instalada efetiva ultrapassa a usual e empregos permanecem constantes na indústria paraibana A utilização da capacidade instalada neste mês de fevereiro atingiu 69 pontos, sendo 79,2%

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: DEFINIÇÃO DE ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: DEFINIÇÃO DE ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: DEFINIÇÃO DE ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO Vivian Cristina Jacomite de Souza 1 Luis Mateus da Silva Souza 2 Universidade do Sagrado Coração - USC

Leia mais

ENADE Relatório da IES. Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Relatório da IES. Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Faculdade de Nova Serrana no município: NOVA SERRANA SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO Luisa Figueiredo do Amaral e Silva Fundação Darcy Ribeiro Resumo: O presente

Leia mais

1º Seminário de Melhores Práticas

1º Seminário de Melhores Práticas 1º Seminário de Melhores Práticas SENAI - Departamento Regional de São Paulo Painel 3 Educação e Saúde Programas Especiais - Classes Descentralizadas de Cursos Técnicos Professor Walter Vicioni Gonçalves

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Fundação Universidade Federal da Grande Dourados no município: DOURADOS

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Tecnológica Federal do Paraná no município: APUCARANA SUMÁRIO

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Goiás no município: JATAI SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS Moacir Gubert Tavares PPGE-UEPG/IFC - Campus Rio do Sul RESUMO

EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS Moacir Gubert Tavares PPGE-UEPG/IFC - Campus Rio do Sul RESUMO EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS Moacir Gubert Tavares PPGE-UEPG/IFC - Campus Rio do Sul RESUMO Este trabalho aborda a expansão do Ensino Superior no Brasil,

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC Juscinária Tavares da Silva Universidade Estadual de Roraima- UERR RESUMO O presente trabalho trata-se de um relato de experiência

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE E EMPREGO CRESCEM EM OUTUBRO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NÍVEL DE ATIVIDADE E EMPREGO CRESCEM EM OUTUBRO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NÍVEL DE ATIVIDADE E EMPREGO CRESCEM EM OUTUBRO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Em outubro de 2018 o indicador de nível de atividade da indústria da construção do Espírito Santo alcançou 56,6 pontos, um aumento

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE

EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE Kelly Katia Damasceno. UFPA/SEDUC-MT/ SMECEL-VG. Soely Aparecida Dias Paes. SMECEL-VG/SEDUC-MT. Flávia Costa do Nascimento.

Leia mais

Antônia Pereira da Silva Graduanda em Letras-Português pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí

Antônia Pereira da Silva Graduanda em Letras-Português pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí DIRETRIZES LEGAIS E DIVERSIDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERRACIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL Antônia Pereira da Silva E-mail: karllalayanne2009@hotmail.com

Leia mais

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR)

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR) Aula 03: Política educacional. Gestão educacional. Financiamento da Educação. Avaliação do sistema escolar brasileiro Tópico 04: Avaliação do sistema escolar brasileiro No contexto educacional, compreende-se,

Leia mais

A educação infantil no Plano Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos - GO: propostas e resultados

A educação infantil no Plano Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos - GO: propostas e resultados A educação infantil no Plano Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos - GO: propostas e resultados Camila da Mata Barbosa¹(IC)*, Jarbas de Paula Machado²(PQ) ¹ PVIC/UEG, Campus São Luís de Montes

Leia mais

DISCIPLINA OU COMPONENTE CURRICULAR: Política e Gestão da Educação escolar

DISCIPLINA OU COMPONENTE CURRICULAR: Política e Gestão da Educação escolar UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO UNIVASF DISCIPLINA OU COMPONENTE CURRICULAR: Política e Gestão da Educação escolar Caros estudantes vocês já me conhecem pela participação em outros componentes curriculares.

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade do Extremo Sul Catarinense no município: CRICIUMA SUMÁRIO

Leia mais

Palavras-chave: Acesso ao Ensino Superior, Universidade Pública, REUNI, Democratização do Acesso à Universidade, UFG.

Palavras-chave: Acesso ao Ensino Superior, Universidade Pública, REUNI, Democratização do Acesso à Universidade, UFG. O IMPACTO DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DO REUNI NO ESTADO DE GOIÁS Ana Caruline de Souza Castro 1 Resumo 2 O debate sobre a reforma do ensino superior remonta desde os anos de 1960. Recentemente

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal do Rio Grande do Sul no município: PORTO ALEGRE SUMÁRIO

Leia mais

Janaina Campos Rocha 1 Vanessa Venância dos Santos 2

Janaina Campos Rocha 1 Vanessa Venância dos Santos 2 INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO BÁSICA E ÍNDICE DE MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS NOS ÚLTIMOS SETE ANOS Janaina Campos Rocha 1 Vanessa Venância dos Santos

Leia mais

O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS. Ana Laura Herrero Pereira¹; Juliana Mantovani²

O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS. Ana Laura Herrero Pereira¹; Juliana Mantovani² O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS Ana Laura Herrero Pereira¹; Juliana Mantovani² ¹Centro de Ciências da Saúde Departamento de Terapia Ocupacional anasherreros@hotmail.com;

Leia mais

Meta do PNE para Educação Infantil: desafio para os Municípios. Mariza Abreu Consultora em educação da CNM Brasília, 06 julho 2016

Meta do PNE para Educação Infantil: desafio para os Municípios. Mariza Abreu Consultora em educação da CNM Brasília, 06 julho 2016 Meta do PNE para Educação Infantil: desafio para os Municípios Mariza Abreu Consultora em educação da CNM Brasília, 06 julho 2016 Educação para a 1ª Infância: PNE/2014 e Lei do Marco Legal/2016 Educação

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA E DESEMPENHO ESTUDANTIL

FORMAÇÃO CONTINUADA E DESEMPENHO ESTUDANTIL FORMAÇÃO CONTINUADA E DESEMPENHO ESTUDANTIL Resumo LIMA, Jucimara Bengert- UFPR/SMED Araucária - PR jucimara.smed@gmail.com Eixo Temático: Formação de Professores e Profissionalização Docente Agência Financiadora:

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Goiás no município: GOIANIA SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

Série Estudo das Desigualdades Regionais

Série Estudo das Desigualdades Regionais CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA - COFECON COMISSÃO DE POLÍTICA ECONÔMICA E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Série Estudo das Desigualdades Regionais BREVE RADIOGRAFIA DO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL

Leia mais

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO OUTUBRO DE 2018 1. CONTEXTO SOCIOECONÔMICO TABELA 1 INDICADORES BÁSICOS DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO População (2018) 401.155 PIB

Leia mais

DIREITO À EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DIREITO À EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIREITO À EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EIXO 5 Políticas de Educação, Diferenças e Inclusão FREITAS, Sumika Soares

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal da Bahia no município: SALVADOR SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

A OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE QUATRO ANOS: CONTRADIÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DESSE DIREITO

A OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE QUATRO ANOS: CONTRADIÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DESSE DIREITO GT07 Educação de Crianças de 0 a 6 anos Pôster 618 A OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE QUATRO ANOS: CONTRADIÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DESSE DIREITO Edmilson Ferreira - UFRJ Rejane Costa - UFRRJ/UNIRIO

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Ensino Médio EDUCAÇÃO, TRABALHO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO MÉDIO Prof. Stephanie Gurgel Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com

Leia mais

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. Avaliação da Educação Básica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Foto: João Bittar Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. PLANO

Leia mais

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE TEOTONIO VILELA

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE TEOTONIO VILELA REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS RELATÓRIO DO MUNICÍPIO DE TEOTONIO VILELA OUTUBRO DE 2018 1. CONTEXTO SOCIOECONÔMICO TABELA 1 INDICADORES BÁSICOS DO MUNICÍPIO DE TEOTONIO VILELA População (2018)

Leia mais

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DA PROVA BRASIL Resumo RICALDES, Daltron Maurício UFMT

Leia mais

Profª Drª Ana Cristina Ghisleni Profª Drª Angélica Vier Munhoz

Profª Drª Ana Cristina Ghisleni Profª Drª Angélica Vier Munhoz Perspectivas analíticas sobre os desempenhos da educação básica no Rio Grande do Sul: as aproximações entre o IDEB e o contexto de atuação das escolas (2013-2015) Profª Drª Ana Cristina Ghisleni anacghisleni@gmail.com

Leia mais

Esse índice pode nos dar parâmetros a serem atingidos e, para isso, o processo de ensino-aprendizagem teria que ter mais qualidade.

Esse índice pode nos dar parâmetros a serem atingidos e, para isso, o processo de ensino-aprendizagem teria que ter mais qualidade. PARÂMETROS NACIONAIS PARA A ELABORAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA PSICOPEDAGOGOS NO BRASIL I JUSTIFICATIVA A necessidade de criação dos Parâmetros para a Elaboração de Concursos Públicos para Psicopedagogos

Leia mais

POLÍTICAS EDUCACIONAIS FAZEM MESMO A DIFERENÇA: O IMPACTO DO FUNDEB NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PERNAMBUCO ( )

POLÍTICAS EDUCACIONAIS FAZEM MESMO A DIFERENÇA: O IMPACTO DO FUNDEB NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PERNAMBUCO ( ) POLÍTICAS EDUCACIONAIS FAZEM MESMO A DIFERENÇA: O IMPACTO DO FUNDEB NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PERNAMBUCO (2007-2013) O propósito deste trabalho é verificar o impacto que o FUNDEB (Fundo de Manutenção

Leia mais

DE PROGRAMA INDUTOR (PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO) À POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL EM EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL (ESCOLA PÓLO DE EDUCAÇÃO DE INTEGRAL)

DE PROGRAMA INDUTOR (PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO) À POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL EM EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL (ESCOLA PÓLO DE EDUCAÇÃO DE INTEGRAL) DE PROGRAMA INDUTOR (PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO) À POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL EM EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL (ESCOLA PÓLO DE EDUCAÇÃO DE INTEGRAL) Autor (1): Gisele Bastos Duque Universidade Federal do Estado

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS FEDERAIS PESQUISADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR.

PROGRAMAS E PROJETOS FEDERAIS PESQUISADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR. PROGRAMAS E PROJETOS FEDERAIS PESQUISADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR. Autor: Marcelo da Silva Bernardo marcelobernardo13@yahoo.com Orientadora: Dra. Enne Karol Venâncio

Leia mais

IMPACTOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

IMPACTOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR IMPACTOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Resumo Marcilene Magalhães da Silva, UFOP, marcilene@prograd.ufop.br Margareth Diniz, UFOP, margareth@ichs.ufop.br

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017 PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017 INSTITUTO UNIBANCO 2 1 PROPÓSITO QUERO SER PSICOLOGO QUERO CUIDAR DA MINHA FAMÍLIA QUERO SER PRESIDENTE QUERO SER PILOTO

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE ISSO TEM A VER COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO?

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE ISSO TEM A VER COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO? 03559 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE ISSO TEM A VER COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO? Francisca de Fátima Araújo Oliveira UERN-FAPERN

Leia mais

RELATÓRIO. Estudo da infraestrutura das escolas de Campinas-SP:

RELATÓRIO. Estudo da infraestrutura das escolas de Campinas-SP: RELATÓRIO Estudo da infraestrutura das escolas de Campinas-SP: 2007-2012 Sumário 1. Introdução 2. Metodologia 3. Análise da infraestrutura: Campinas no contexto geral 3.1 Resultados de 2012 3.2 Resultados

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Santa Catarina no município: FLORIANOPOLIS SUMÁRIO

Leia mais

PROVINHA BRASIL Orientações para Secretarias de Educação Primeiro Semestre

PROVINHA BRASIL Orientações para Secretarias de Educação Primeiro Semestre PROVINHA BRASIL Orientações para Secretarias de Educação Primeiro Semestre - 2010 INFORME GESTOR teste capa verde.indd 1 13/1/2010 08:40:47 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e 1 O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS - 2001 e 2012. 1 Formação e Gestão em Processos Educativos Fernanda Zanette de Oliveira Introdução No ano de 2001 (BRASIL, 2001), o

Leia mais

FUNDEB: O QUE MUDA NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS

FUNDEB: O QUE MUDA NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS FUNDEB: O QUE MUDA NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS Renato Ribeiro Leite * UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Grupo de Pesquisa Qualidade da Educação Básica Grupo

Leia mais

A VALORIZAÇÃO DOCENTE: ESTUDO SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE IRATI-PR

A VALORIZAÇÃO DOCENTE: ESTUDO SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE IRATI-PR A VALORIZAÇÃO DOCENTE: ESTUDO SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE IRATI-PR Elisandra Aparecida Czekalski 1 Michelle Fernandes 2 Resumo: O presente trabalho é parte integrante da pesquisa

Leia mais

PROINFO EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA. Eliane Nascimento dos Santos 1 Fátima Garcia 2 INTRODUÇÃO

PROINFO EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA. Eliane Nascimento dos Santos 1 Fátima Garcia 2 INTRODUÇÃO PROINFO EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA Eliane Nascimento dos Santos 1 Fátima Garcia 2 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento,

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO São Paulo janeiro de 2017 BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM Base Nacional Comum prevista: FLEXIBILIDADE

Leia mais

Roteiro para consulta aos indicadores educacionais

Roteiro para consulta aos indicadores educacionais Universidade Federal De Minas Gerais Faculdade De Educação Departamento De Ciências Aplicadas À Educação (Decae) Formação Complementar: Administração de Sistemas e Instituições Educacionais Disciplina:

Leia mais