Sistemas Químicos e suas Transformações. CAPÍTULO 01 EXERCÍCIOS PROPOSTOS PARTE 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Químicos e suas Transformações. CAPÍTULO 01 EXERCÍCIOS PROPOSTOS PARTE 2"

Transcrição

1 Sistemas Químicos e suas Transformações. CAPÍTULO 01 EXERCÍCIOS PROPOSTOS PARTE 2

2 16. (ITA-SP) EXPLIQUE por que água pura exposta á atmosfera e sob pressão de 1,0 atm entra em ebulição em uma temperatura de 100 C, enquanto água pura exposta à pressão atmosférica de 0,7 atm entra em ebulição em uma temperatura de 90 C. Um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica, ou seja, quando as moléculas do vapor têm energia suficiente para vencer a pressão da massa de ar sobre o líquido. Dessa forma, em um local com menor pressão atmosférica, é necessário aquecer menos o líquido para que sua pressão de vapor se iguale à do ambiente. Logo, ele entra em ebulição à temperatura mais baixa.

3 17. (UFRN) Em tempos de cólera, quando não se dispõe de fonte de água devidamente tratada, deve-se, pelo menos, ferver a água a ser bebida. Quando se ferve água à pressão atmosférica, pode-se observar que a temperatura estabiliza ao chegar a 100 C, apesar de se continuar fornecendo energia, na forma de calor. Durante a mudança de estado, a temperatura permanece constante porque o calor absorvido é utilizado para A) superar o calor de formação da molécula de água. B) enfraquecer as ligações entre os átomos das moléculas de água. C) formar novas ligações entre os átomos das moléculas de água. D) romper as forças de interação entre as moléculas de água. A vaporização - passagem da fase líquida para a fase gasosa - requer absorção de energia para ruptura de interações intermoleculares, ou seja, separação das moléculas. Assim, quando um líquido atinge a temperatura de ebulição, é necessário o fornecimento de energia adicional para afastar as moléculas. Isso faz com que a temperatura do liquido em ebulição permaneça constante mesmo sendo continuamente aquecido.

4 18. (UFMG) Dois béqueres iguais, de capacidade calorífica desprezível, contendo quantidades diferentes de água pura a 25 C, foram aquecidos sob pressão constante de 1 atm, em uma mesma chama. A temperatura da água em cada béquer foi medida em função do tempo de aquecimento, durante 20 minutos. Após esse tempo, ambos os béqueres continham expressivas quantidades de água. Os resultados encontrados estão registrados nos gráficos a seguir: 1. INDIQUE o valor das temperaturas T A et B. JUSTIFIQUE sua resposta. 2. INDIQUE o béquer que contém maior quantidade de água. JUSTIFIQUE sua resposta.

5 3. CALCULE a massa de água no béquer B, caso o béquer A contenha 200 g de água. INDIQUE seu cálculo. 4. INDIQUE qual dos gráficos apresentaria um patamar maior se a temperatura dos béqueres continuasse a ser anotada até a vaporização total da água. JUSTIFIQUE sua resposta.

6 1. INDIQUE o valor das temperaturas T A et B. JUSTIFIQUE sua resposta. T A =T B = 100 C. Temperatura de ebulição é uma propriedade específica dos materiais. Assim, como se trata da mesma substância, as temperaturas de ebulição em A e B devem ser iguais. O experimento foi realizado a 1,0 atm e, a essa pressão, a temperatura de ebulição da água é 100 C. 2. INDIQUE o béquer que contém maior quantidade de água. JUSTIFIQUE sua resposta. Béquer B. A análise dos gráficos revela que o tempo necessário para iniciar a ebulição em B foi maior que o verificado em A. Isso implica dizer que maior quantidade de matéria deve ter sido aquecida para atingir a mesma temperatura.

7 3. CALCULE a massa de água no béquer B, caso o béquer A contenha 200 g de água. INDIQUE seu cálculo. O tempo gasto para iniciar a ebulição é diretamente proporcional à quantidade de matéria de água contida em cada béquer. Assim, 200 g de água 10 min p/ iniciar a ebulição x demoram demoram X = 300 g de água 15 min p/ iniciar a ebulição

8 4. INDIQUE qual dos gráficos apresentaria um patamar maior se a temperatura dos béqueres continuasse a ser anotada até a vaporização total da água. JUSTIFIQUE sua resposta. O gráfico que apresentaria um patamar maior é o correspondente ao béquer B. Como o béquer B apresenta maior quantidade de água, e a fonte de aquecimento é a mesma, deve-se aquecer por mais tempo de forma a propiciar que todas as moléculas adquiram energia suficiente para terem suas interações intermoleculares rompidas.

9 19. (UFES) O etanol pode ser obtido por diversas maneiras, dentre as quais a fermentação de açúcares e a hidratação do eteno, catalisada por ácidos. Em um processo de destilação, uma mistura com 95% de etanol e 5% de água ferve a uma temperatura constante de 78,15 C. Essa mistura é exemplo de um A) alótropo. B) racemato. C) tautômero. D) anômero. E) azeótropo. Misturas com composição química bem definida podem apresentar temperatura de ebulição constante. Tais misturas são denominadas azeótropos.

10 20. (ITA-SP) Num experimento, um estudante verificou ser a mesma a temperatura de fusão de várias amostras de um mesmo material no estado sólido e também que essa temperatura se manteve constante até a fusão completa. Considere que o material sólido tenha sido classificado como: I. Substância simples pura II. Substância composta pura III. Mistura homogênea eutética IV. Mistura heterogênea Então, das classificações anteriores, está(ão) ERRADA(S) A) apenas I e II. B) apenas II e III. C) apenas III. D) apenas III e IV. E) apenas IV. A constância na temperatura de fusão indica que a amostra pode ser constituída por uma substância pura, seja simples ou composta. Entretanto, o sistema também pode ser constituído por uma mistura eutética, visto que, nela, apenas a temperatura de ebulição varia, e a temperatura de fusão se mantém constante.

11 21. (UESC) A Química é uma ciência que estuda fundamentalmente a composição, as propriedades e as transformações das substâncias. Para identificá-las, os químicos utilizam um conjunto de propriedades específicas com objetivo de diferenciá-las experimentalmente de uma mistura. O gráfico representa a curva de aquecimento de uma determinada amostra de material sólido em função do tempo. Uma análise dessas informações e da curva de aquecimento dessa amostra de material permite afirmar que A) a amostra do material analisado é uma mistura. B) a partir do ponto A, representado no gráfico, forma-se uma substância pura na fase líquida.

12 C) o material analisado, ao atingir 193 C, transforma-se completamente em líquido. D) a curva representa o comportamento de uma substância pura sólida durante o aquecimento. E) as propriedades específicas utilizadas para identificação das substâncias químicas dependem da quantidade da amostra utilizada.

13 21. (UESC) A Química é uma ciência que estuda fundamentalmente a composição, as propriedades e as transformações das substâncias. Para identificá-las, os químicos utilizam um conjunto de propriedades específicas com objetivo de diferenciá-las experimentalmente de uma mistura. O gráfico representa a curva de aquecimento de uma determinada amostra de material sólido em função do tempo. Uma análise dessas informações e da curva de aquecimento dessa amostra de material permite afirmar que A análise do gráfico revela uma amostra que apresenta temperatura de fusão constante (193 C) e uma variação na temperatura de ebulição. Isso é característico de misturas eutéticas.

14 21. (UESC) A Química é uma ciência que estuda fundamentalmente a composição, as propriedades e as transformações das substâncias. Para identificá-las, os químicos utilizam um conjunto de propriedades específicas com objetivo de diferenciá-las experimentalmente de uma mistura. O gráfico representa a curva de aquecimento de uma determinada amostra de material sólido em função do tempo. Uma análise dessas informações e da curva de aquecimento dessa amostra de material permite afirmar que A) a amostra do material analisado é uma mistura. B) a partir do ponto A, representado no gráfico, forma-se uma substância pura na fase líquida.

15 22. (ITA-SP) Assinale a opção que contém a afirmação ERRADA relativa à curva de resfriamento apresentada a seguir: A) A curva pode representar o resfriamento de uma mistura eutética. B) A curva pode representar o resfriamento de uma substância sólida, que apresenta uma única forma cristalina. C) A curva pode representar o resfriamento de uma mistura azeotrópica. D) A curva pode representar o resfriamento de um líquido constituído por uma substância pura. E) A curva pode representar o resfriamento de uma mistura líquida de duas substâncias que são completamente miscíveis no estado sólido.

16 22. (ITA-SP) Assinale a opção que contém a afirmação ERRADA relativa à curva de resfriamento apresentada a seguir: O gráfico apresenta um patamar e, portanto, uma mudança de fase. Três materiais poderiam representar a amostra: Uma substância pura, inicialmente líquida, indo para a fase sólida; ou inicialmente na fase gasosa, sendo convertida em líquida; Uma mistura eutética sendo solidificada; Uma mistura azeotrópica sendo condensada. Entretanto, não poderia representar uma amostra inicialmente sólida com única fase cristalina, pois o resfriamento de tal amostra não levaria ao aparecimento de um patamar.

17 22. (ITA-SP) Assinale a opção que contém a afirmação ERRADA relativa à curva de resfriamento apresentada a seguir: A) A curva pode representar o resfriamento de uma mistura eutética. B) A curva pode representar o resfriamento de uma substância sólida, que apresenta uma única forma cristalina. C) A curva pode representar o resfriamento de uma mistura azeotrópica. D) A curva pode representar o resfriamento de um líquido constituído por uma substância pura. E) A curva pode representar o resfriamento de uma mistura líquida de duas substâncias que são completamente miscíveis no estado sólido.

18 23. (UEG-GO) Analise o gráfico a seguir, o qual representa o diagrama de fases da água, e julgue as afirmações I. No ponto A, coexistem as fases sólida, líquida e gasosa da água. II. A posição do ponto triplo da água não sofrerá influência pela adição de um soluto não volátil. III. Espera-se que, com o aquecimento no vácuo, as partículas de gelo passem diretamente para a fase gasosa.

19 Assinale a alternativa CORRETA. A) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras. B) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. C) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras. D) Todas as afirmações são verdadeiras.

20 23. (UEG-GO) Analise o gráfico a seguir, o qual representa o diagrama de fases da água, e julgue as afirmações I. No ponto A, coexistem as fases sólida, líquida e gasosa da água. Correta. O ponto A equivale ao encontro das três curvas de equilíbrio. Portanto, trata-se do ponto triplo, no qual as fases sólida, líquida e gasosa estão em equilíbrio.

21 23. (UEG-GO) Analise o gráfico a seguir, o qual representa o diagrama de fases da água, e julgue as afirmações II. A posição do ponto triplo da água não sofrerá influência pela adição de um soluto não volátil. Incorreta. A adição de um soluto não volátil estabiliza a fase líquida do sistema. Logo, ele permanecerá nessa fase em uma faixa maior de temperatura, o que implica reduzir a temperatura de fusão e elevar a de ebulição.

22 23. (UEG-GO) Analise o gráfico a seguir, o qual representa o diagrama de fases da água, e julgue as afirmações III. Espera-se que, com o aquecimento no vácuo, as partículas de gelo passem diretamente para a fase gasosa. Correta. Conforme análise do gráfico, a pressões reduzidas a substância poderá passar diretamente da fase sólida para a gasosa pelo aquecimento do sistema, ou seja, irá sublimar.

23 Assinale a alternativa CORRETA. A) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras. B) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. C) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras. D) Todas as afirmações são verdadeiras.

24 24. (UFG-GO) Quando a água solidifica, a uma pressão constante e igual a 1,0 atm, sua densidade diminui. Já com o dióxido de carbono, verifica-se que, a 73 atm, a solidificação resulta num sólido de densidade maior que o liquido original. Considerando essas informações, A) ESBOCE o diagrama de fases do dióxido de carbono, indicando o ponto triplo (217 K e 5 atm) e as constantes críticas (304 K e 74 atm). B) EXPLIQUE as diferenças entre as densidades desses materiais durante o processo de solidificação.

25 24. (UFG-GO) Quando a água solidifica, a uma pressão constante e igual a 1,0 atm, sua densidade diminui. Já com o dióxido de carbono, verifica-se que, a 73 atm, a solidificação resulta num sólido de densidade maior que o liquido original. Considerando essas informações, A) ESBOCE o diagrama de fases do dióxido de carbono, indicando o ponto triplo (217 K e 5 atm) e as constantes críticas (304 K e 74 atm). Esboço do diagrama, com indicação do ponto triplo e das constantes críticas:

26 24. (UFG-GO) Quando a água solidifica, a uma pressão constante e igual a 1,0 atm, sua densidade diminui. Já com o dióxido de carbono, verifica-se que, a 73 atm, a solidificação resulta num sólido de densidade maior que o liquido original. Considerando essas informações, B) EXPLIQUE as diferenças entre as densidades desses materiais durante o processo de solidificação. No processo de solidificação, as moléculas de dióxido de carbono estruturam-se num arranjo mais compacto, fazendo com que o volume final do sólido seja menor em relação ao líquido. Por outro lado, as moléculas de água se organizam em estruturas hexagonais com espaços vazios. Isso faz com que o volume final de água sólida seja maior em relação ao volume da mesma massa de água líquida.

27 25. (CMMG) Um estudante realizou, à temperatura constante, o experimento esquematizado na figura a seguir: A partir do experimento, ele tirou as seguintes conclusões: o volume da acetona diminuiu durante o experimento; a massa inicial da acetona era 500 g; a acetona é uma substância volátil; a densidade da acetona diminuiu durante o experimento. O número total de conclusões CORRETAS tiradas pelo estudante foi A) 4. B) 3. C) 2. D) 1.

28 25. (CMMG) Um estudante realizou, à temperatura constante, o experimento esquematizado na figura a seguir: O experimento é constituído por uma balança na qual a posição inicial dos pratos é a mesma. Isso indica que as massas dos objetos dos dois lados são as mesmas. Após um tempo, observa-se que o prato contendo a acetona sobe, indicando que a massa diminuiu com relação à contida no outro prato. Logo, podemos concluir que parte da acetona evaporou.

29 25. (CMMG) Um estudante realizou, à temperatura constante, o experimento esquematizado na figura a seguir: A partir do experimento, ele tirou as seguintes conclusões: o volume da acetona diminuiu durante o experimento; Correta. Conforme discutido anteriormente, parte da acetona evaporou, logo, seu volume diminuiu.

30 25. (CMMG) Um estudante realizou, à temperatura constante, o experimento esquematizado na figura a seguir: A partir do experimento, ele tirou as seguintes conclusões: a massa inicial da acetona era 500 g; Correta. Se o prato da direita contém 500 g, então o da esquerda, no início, contém a mesma massa.

31 25. (CMMG) Um estudante realizou, à temperatura constante, o experimento esquematizado na figura a seguir: A partir do experimento, ele tirou as seguintes conclusões: a acetona é uma substância volátil; Correta. A facilidade com que um líquido evapora indica sua volatilidade.

32 25. (CMMG) Um estudante realizou, à temperatura constante, o experimento esquematizado na figura a seguir: A partir do experimento, ele tirou as seguintes conclusões: a densidade da acetona diminuiu durante o experimento. Incorreta. A densidade é uma propriedade intensiva, característica da substância. Sendo a mesma substância, nas mesmas condições de temperatura e pressão, independentemente do seu volume, a densidade será a mesma.

33 25. (CMMG) Um estudante realizou, à temperatura constante, o experimento esquematizado na figura a seguir: A partir do experimento, ele tirou as seguintes conclusões: o volume da acetona diminuiu durante o experimento; a massa inicial da acetona era 500 g; a acetona é uma substância volátil; a densidade da acetona diminuiu durante o experimento. O número total de conclusões CORRETAS tiradas pelo estudante foi A) 4. C) 2. D) 1. B) 3.

34 26. (Fatec-SP) Considere as seguintes propriedades dos metais estanho e chumbo. Certa liga de solda utilizada na fixação de componentes em circuitos eletrônicos contém 63% de estanho e 37% de chumbo (porcentagens em massa). Com base nessas informações, afirma-se que tal liga I. apresenta maior temperatura de fusão do que o estanho puro. II. apresenta densidade igual a 9,4 g/cm 3. III. é boa condutora de corrente elétrica. É CORRETO o que se afirma somente em A) I. B) II. C) III. D) I e III. E) II e III.

35 26. (Fatec-SP) Considere as seguintes propriedades dos metais estanho e chumbo. Certa liga de solda utilizada na fixação de componentes em circuitos eletrônicos contém 63% de estanho e 37% de chumbo (porcentagens em massa). Com base nessas informações, afirma-se que tal liga I. apresenta maior temperatura de fusão do que o estanho puro. Incorreta. A mistura apresentada (63% de estanho e 37% de chumbo) é uma mistura eutética. Uma das características desse tipo de mistura é apresentar ponto de fusão menor em relação aos seus componentes isolados. Isso justifica sua utilização em soldas, uma vez que a fusão da liga metálica será favorecida.

36 26. (Fatec-SP) Considere as seguintes propriedades dos metais estanho e chumbo. Certa liga de solda utilizada na fixação de componentes em circuitos eletrônicos contém 63% de estanho e 37% de chumbo (porcentagens em massa). Com base nessas informações, afirma-se que tal liga II. apresenta densidade igual a 9,4 g/cm 3. Incorreta. A densidade apresentada - 9,4 g.cm 3 - equivale à média aritmética dos valores de densidade dos componentes isolados. Ainda que essa mistura fosse ideal (ou seja, que o volume total da mistura equivalha à soma dos volumes de seus componentes), sua densidade deveria ser encontrada pela média ponderada das densidades de seus componentes individuais.

37 26. (Fatec-SP) Considere as seguintes propriedades dos metais estanho e chumbo. Certa liga de solda utilizada na fixação de componentes em circuitos eletrônicos contém 63% de estanho e 37% de chumbo (porcentagens em massa). Com base nessas informações, afirma-se que tal liga III. é boa condutora de corrente elétrica. Correta. Como regra geral, materiais metálicos são condutores de eletricidade em virtude de apresentarem elétrons semilivres em toda a estrutura cristalina.

38 26. (Fatec-SP) Considere as seguintes propriedades dos metais estanho e chumbo. Certa liga de solda utilizada na fixação de componentes em circuitos eletrônicos contém 63% de estanho e 37% de chumbo (porcentagens em massa). Com base nessas informações, afirma-se que tal liga I. apresenta maior temperatura de fusão do que o estanho puro. II. apresenta densidade igual a 9,4 g/cm 3. III. é boa condutora de corrente elétrica. É CORRETO o que se afirma somente em A) I. B) II. D) I e III. E) II e III. C) III.

39 27. (Unicamp-SP) Dois frascos idênticos estão esquematizados a seguir. Um deles contém uma certa massa de água (H 2 O) e o outro, a mesma massa de álcool (CH 3 CH 2 OH). Dado: Usando-se uma bolinha de densidade adequada, fez se o experimento a seguir: Qual das substâncias está no frasco A e qual está no frasco B? JUSTIFIQUE.

40 Qual das substâncias está no frasco A e qual está no frasco B? JUSTIFIQUE. De acordo com os dados do exercício, a mesma bolinha flutua na água e afunda no álcool, indicando que o álcool é menos denso que a água. Sabemos que densidade expressa a relação entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por ela. Como os dois frascos apresentam a mesma massa e a água é mais densa, isso implica que suas unidades estruturais estão mais próximas em relação às do álcool e, portanto, apresentam menor volume. Assim, Frasco A - álcool; Frasco B - água.

41 28. (UFMG / Adaptado) O gás carbônico foi produzido num laboratório e coletado num frasco para ser transportado de uma bancada para outra. INDIQUE a maneira I, II ou III adequada para transportar o frasco com gás carbônico e JUSTIFIQUE sua resposta. Dados: Densidade do ar = 1,28 g/l; Densidade do gás carbônico = 1,98 g/l - as duas foram determinadas a 25 C e 1,0 atm.

42 28. (UFMG / Adaptado) O gás carbônico foi produzido num laboratório e coletado num frasco para ser transportado de uma bancada para outra. INDIQUE a maneira I, II ou III adequada para transportar o frasco com gás carbônico e JUSTIFIQUE sua resposta. Maneira I. O gás carbônico (d = 1,98 g.l -1 ) é mais denso que o ar atmosférico (d = 1,28 g.l -1 ), logo, ele permanece na parte inferior do sistema. É relevante ressaltar que os gases se dispersam e, assim, após determinado período, o gás carbônico formará com o ar atmosférico um sistema homogêneo. Entretanto, esse processo não é instantâneo, permitindo o transporte por curto intervalo de tempo.

43 29. (UFMG / Adaptado) Na extração do ouro, os garimpeiros costumam utilizar mercúrio. Nesse caso, boa parte desse metal é lançada no ambiente, o que se constitui em risco ambiental. Alguns dos processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem com o mercúrio, após seu lançamento no ambiente, estão representados nesta figura: Considerando-se as informações fornecidas por essa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que A) a maior parte do mercúrio metálico é lançada na atmosfera. B) O vapor de mercúrio apresenta interações mais intensas que aquelas presentes na fase líquida. C) o mercúrio metálico é menos denso que a água. D) o mercúrio metálico se acumula no organismo dos peixes.

44 29. (UFMG / Adaptado) Na extração do ouro, os garimpeiros costumam utilizar mercúrio. Nesse caso, boa parte desse metal é lançada no ambiente, o que se constitui em risco ambiental. Alguns dos processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem com o mercúrio, após seu lançamento no ambiente, estão representados nesta figura: A) a maior parte do mercúrio metálico é lançada na atmosfera. Correta. Conforme representado na figura, 55-60% do mercúrio vaporizado é lançado na atmosfera.

45 29. (UFMG / Adaptado) Na extração do ouro, os garimpeiros costumam utilizar mercúrio. Nesse caso, boa parte desse metal é lançada no ambiente, o que se constitui em risco ambiental. Alguns dos processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem com o mercúrio, após seu lançamento no ambiente, estão representados nesta figura: B) O vapor de mercúrio apresenta interações mais intensas que aquelas presentes na fase líquida. Incorreta. As interações presentes em uma substância líquida são mais intensas que aquelas presentes na mesma substância na fase gasosa. Isso pode ser constatado observando que o volume ocupado por uma amostra na fase líquida é menor em relação à mesma massa da substância na fase gasosa. Com partículas mais próximas as interações estabelecidas serão mais intensas.

46 29. (UFMG / Adaptado) Na extração do ouro, os garimpeiros costumam utilizar mercúrio. Nesse caso, boa parte desse metal é lançada no ambiente, o que se constitui em risco ambiental. Alguns dos processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem com o mercúrio, após seu lançamento no ambiente, estão representados nesta figura: C) o mercúrio metálico é menos denso que a água. Incorreta. Conforme representado na figura, o mercúrio metálico se acumula no fundo dos rios. Logo ele é mais denso que a água.

47 29. (UFMG / Adaptado) Na extração do ouro, os garimpeiros costumam utilizar mercúrio. Nesse caso, boa parte desse metal é lançada no ambiente, o que se constitui em risco ambiental. Alguns dos processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem com o mercúrio, após seu lançamento no ambiente, estão representados nesta figura: D) o mercúrio metálico se acumula no organismo dos peixes. Incorreta. Conforme representado na figura, o mercúrio presente no organismo dos peixes é encontrado sob a forma de um cátion - Hg(CH3) +.

48 29. (UFMG / Adaptado) Na extração do ouro, os garimpeiros costumam utilizar mercúrio. Nesse caso, boa parte desse metal é lançada no ambiente, o que se constitui em risco ambiental. Alguns dos processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem com o mercúrio, após seu lançamento no ambiente, estão representados nesta figura: Considerando-se as informações fornecidas por essa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que A) a maior parte do mercúrio metálico é lançada na atmosfera. B) O vapor de mercúrio apresenta interações mais intensas que aquelas presentes na fase líquida. C) o mercúrio metálico é menos denso que a água. D) o mercúrio metálico se acumula no organismo dos peixes.

49 30. O gráfico relaciona dados sobre amostras pulverizadas de brometo de sódio (NaBr), e sacarose (C 12 H 22 O 11 ), a 25 C e1atm. Considere uma mistura desses sólidos sendo adicionada a um líquido de densidade 2,2 g/ml. Levando-se em consideração que os sólidos são insolúveis no liquido, DESENHE, macroscopicamente, na proveta a seguir o sistema após algum tempo. JUSTIFIQUE.

50 Densidade é a relação entre massa e volume. De acordo com a análise do gráfico, temos: d(nabr)= 30 g 10 ml = 3,0 g/ml 18 d(c 12 H 22 O 11 )= 18 g 10 ml = 1,8 g/ml

51 Como o líquido não dissolve nem reage com os sólidos, o mais denso, NaBr, irá se depositar na parte inferior do sistema. Já a sacarose - sólido menos denso - irá se depositar na parte superior. d(c 12 H 22 O 11 )=1,8g/mL d (Líquido) = 2,2 g/ml d(nabr)=3,0g/ml

52 31. (UFMG) Para determinar a densidade de um pequeno bloco de polietileno, um estudante colocou, em um pequeno béquer, 10,0 ml de etanol, em que mergulhou, em seguida, o bloco de polietileno, que afundou completamente. Com uma bureta, ele foi adicionando água, pouco a pouco, ao béquer. Quando haviam sido adicionados 18,4 ml de água, o bloco de polietileno passou a flutuar. 1. Este gráfico representa as densidades de diversas misturas de etanol e água em função da percentagem de água (em massa). Com base no gráfico anterior, CITE as densidades de etanol e água puros.

53 2. INDIQUE se a densidade do bloco de polietileno é menor, igual ou maior que a densidade da água. JUSTIFIQUE sua resposta. 3. Considerando a mistura de 10,0 ml de etanol e 18,4 ml de água, CALCULE a concentração de água (em percentagem em massa) em que o bloco de polietileno flutua. 4. Com base no gráfico, CITE a densidade do bloco de polietileno.

54 1,00 0,79 Com base no gráfico anterior, CITE as densidades de etanol e água puros. O etanol encontra-se puro quando o percentual de água é 0%. Pela análise do gráfico, encontramos d(etanol) = 0,79 g/ml para esse ponto. Já a água encontra-se pura quando o seu percentual é 100%, cujo valor obtido do gráfico é d(água) = 1,00 g/ml.

55 2. INDIQUE se a densidade do bloco de polietileno é menor, igual ou maior que a densidade da água. JUSTIFIQUE sua resposta. A densidade do bloco de polietileno é menor que a da água. A análise do gráfico revela que a densidade da mistura etanol-água é menor que da água independentemente de sua composição. Conforme descrito no enunciado, a mistura contendo 10,0 ml de etanol e 18,4 ml de água fez com que o bloco flutuasse. Logo, essa mistura já é mais densa que o bloco.

56 3. Considerando a mistura de 10,0 ml de etanol e 18,4 ml de água, CALCULE a concentração de água (em percentagem em massa) em que o bloco de polietileno flutua. A massa da mistura é obtida pela soma das massas de seus componentes d= d= m v m v m (Água) =d.v m (Água) = 1,00 g/ml. 18,4 ml m (Água) = 18,4 g m (Etanol) =d.v m (Etanol) = 0,79 g/ml. 10,0 ml m (Etanol) =7,9g Sendo assim, a massa total da solução será: m (Solução) =m (Água) +m (Etanol) m (Solução) = 18,4 g + 7,9 g m (Solução) = 26,3 g Finalmente, a % em massa de água será: equivalem 26,3 g de amostra 100 % equivalem 18,4 g de água x X = 70 %

57 d (Polietileno) 4. Com base no gráfico, CITE a densidade do bloco de polietileno. O valor é obtido pela análise direta do gráfico. 70 % Sendo assim, o valor encontrado para a densidade do polietileno é 0,95 g/ml.

04) (Unicap-PE) Julgue os itens abaixo:

04) (Unicap-PE) Julgue os itens abaixo: 01) (UNB-DF) Julgue os itens abaixo, indicando aqueles que se referem a propriedades químicas das substâncias e, aqueles que se referem a propriedades físicas das substâncias. 1) A glicose é um sólido

Leia mais

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob DIAGRAMA DE FASES 1) O gráfico abaixo apresenta a variação das pressões de vapor do sulfeto de carbono, metanol, etanol e água em função da temperatura. De acordo com o gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Leia mais

Lista de Exercicios 1 o ano Patrícia Cecilia abril/2015

Lista de Exercicios 1 o ano Patrícia Cecilia abril/2015 Química Lista de Exercicios 1 o ano Patrícia Cecilia abril/2015 1. (Ufv 1999 - adaptada) Dadas as afirmativas: I. A molécula de N 2 é diatômica. II. Substância composta é aquela formada por dois ou mais

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Desenhe uma esfera de ferro e outra de chumbo que tenham massas iguais. Para isso, considere as seguintes densidades: densidade do ferro = 7,9 g/cm3 densidade do

Leia mais

1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que:

1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que: 1º ano E.M. APE 1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que: a) I e II são líquidos à temperatura ambiente.

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 1 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE QUÍMICA 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE QUÍMICA 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MARCOS NOME Nº 9º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

PROPRIEDADES DA MATÉRIA. Em relação aos três estados físicos de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso, é correto afirmar que

PROPRIEDADES DA MATÉRIA. Em relação aos três estados físicos de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso, é correto afirmar que LISTA: 02 1ª série Ensino Médio Professor(a): Leonardo Gomes Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: PROPRIEDADES DA MATÉRIA DIA: MÊS: 02 2017 Questão 01 - (IFGO/2015) Em relação aos três estados

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Química Ano: 1 o Ensino Médio Professora: Karine R. de Almeida

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Química Ano: 1 o Ensino Médio Professora: Karine R. de Almeida Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 1 o Ensino Médio Professora: Karine R. de Almeida Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 QUESTÃO 1 (KRA-2019) Aluno(a): N o : Turma: ATIVIDADES

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 9º - Ensino Fundamental Professoras: Flávia Lage e Isabela Monteiro Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4

Leia mais

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança.

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. Equilíbrio Físico Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. FASES E TRANSIÇÕES DE FASES SOLUBILIDADE PROPRIEDADES COLIGATIVAS MISTURAS

Leia mais

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: Substância PF ( C) PE ( C) Cloro -101,0-34,6 Flúor -219,6-188,1 Bromo -7,2 58,8 Mercúrio -38,8 356,6 Iodo

Leia mais

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados:

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados: LISTA DE EXERCÍCIOS- 1 1-Classifique os processos em físicos ou químicos: a) Sublimação do gelo seco b) Solidificação da água c) Queima da gasolina d) Roupa secando no varal e) Amassar papel - f) Combustão

Leia mais

Dados: - calor latente de vaporização da água: 540cal/g - calor específico da água: 10cal/g C

Dados: - calor latente de vaporização da água: 540cal/g - calor específico da água: 10cal/g C 1. (Fuvest 92) Adote: calor específico da água = 1 cal/g. C Um recipiente contendo 3600g de água à temperatura inicial de 80 C é posto num local onde a temperatura ambiente permanece sempre igual a 20

Leia mais

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema?

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema? Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 1 Ano Data de entrega: 07/04/2016 Lista de Exercício 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada

Leia mais

Diagramas de Fase. Objetivos:

Diagramas de Fase. Objetivos: 1 Diagramas de Fase Objetivos: Interpretar diagramas de fases de substâncias puras Deslocamento da fronteira entre as fases Interpretar diagramas de fases de compostos Diagramas de misturas líquidas Diagramas

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES As mudanças de estado físico da água. Diagrama de mudanças de estado físico. 01. Um cientista recebeu uma substância desconhecida, no estado sólido,

Leia mais

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Abner Camargo Monitor: Gabriel Pereira Estados físicos da matéria e gráficos de mudança de fase 06 fev RESUMO Estado físico da matéria A matéria se apresenta em três estados

Leia mais

LISTA DE QUÍMICA ESTADOS FÍSICOS

LISTA DE QUÍMICA ESTADOS FÍSICOS LISTA DE QUÍMICA ESTADOS FÍSICOS 01. (IFGO) Em relação aos três estados físicos de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso, é correto afirmar que: a) todas as substâncias no estado sólido possuem

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima

9 o EF. Jeosafá de P. Lima 9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias

Leia mais

Exercícios de Recuperação

Exercícios de Recuperação Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2º Período Aluno(a): Nº Turma: 1-9 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Fenômenos 1. As transformações

Leia mais

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº . 1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº Conteúdo: Propriedades da matéria; mudanças de estado físico; transformações de unidades..

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas Estados de agregação da matéria Estado sólido Forma

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas A importância da densidade Dentro da especificação

Leia mais

1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras A, B, C e D.

1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras A, B, C e D. Química Gabarito Avaliação de Sala 1B 1 os anos Décio mar/12 Nome: Nº: Turma: 1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras

Leia mais

Exercícios - Propriedades coligativas

Exercícios - Propriedades coligativas Exercícios - Propriedades coligativas 1) A solução aquosa que apresenta menor ponto de congelamento é a de: a) CaBr 2 de concentração 0,10 mol/l b) KBr de concentração 0,20 mol/l c) Na 2 SO 4 de concentração

Leia mais

QUESTÕES DISSERTATIVAS - GABARITO RESOLVIDO

QUESTÕES DISSERTATIVAS - GABARITO RESOLVIDO Química Avaliação Bimestral 1 o ano Vivian março/ 2011 Nome: Turma: QUESTÕES DISSERTATIVAS - GABARITO RESOLVIDO Substância T. F. (ºC) T.E. (ºC) Densidade a 20ºC (g/cm 3 ) Solubilidade (g/100 g de água)

Leia mais

AVALIAÇÃO DE QUÍMICA

AVALIAÇÃO DE QUÍMICA Nome: nº: Ensino: ano/série: Componente Curricular: Professor(a): Data: / / Nota: AVALIAÇÃO DE QUÍMICA Instruções: (1) Preencha por completo o cabeçalho da avaliação. (2) Responda às questões dissertativas

Leia mais

Estados de agregação da matéria. Mudanças de estado. Fenômenos

Estados de agregação da matéria. Mudanças de estado. Fenômenos Estados de agregação da matéria sólido líquido gasoso Mudanças de estado Fenômenos físicos químicos Sistemas Interação Aspecto Composição aberto isolado substância mistura fechado homogêneo heterogêneo

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): QUIMICA DAIANE LIMA Conteúdo: Referência para estudo: Propriedades da matéria, densidade, mudanças de fase da matéria, substâncias

Leia mais

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA.

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA. 9º ano Química Tarefa 09 à 12 Professor Willian 01. Dois materiais sólidos, A e B, são aquecidos a uma velocidade de 10ºC.min 1. A figura a seguir representa o diagrama de aquecimento desses dois materiais.

Leia mais

Química Exercícios complementares 1ª série 1º período/2017

Química Exercícios complementares 1ª série 1º período/2017 Química Exercícios complementares 1ª série 1º período/2017 Questão 1 - (UECE) A titulação é um procedimento laboratorial que permite determinar a concentração desconhecida de uma substância a partir de

Leia mais

QUÍMICA FRENTE II FICHA 11 PROPRIEDADES COLIGATIVAS

QUÍMICA FRENTE II FICHA 11 PROPRIEDADES COLIGATIVAS Propriedades Coligativas São aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas. Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza

Leia mais

Disciplina: Química Goiânia, / / 2014

Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 Lista de Exercícios Aluno (a): Nº. Professora: Núbia de Andrade Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 Série: 1º ano (Ensino médio) Turma: Química Geral 1. As frases a seguir foram tiradas de livros didáticos

Leia mais

Destilação Fracionada e Misturas Azeotrópicas

Destilação Fracionada e Misturas Azeotrópicas 1. Introdução Destilação Fracionada e Misturas Azeotrópicas O ponto de ebulição normal de uma mistura binária líquida é a temperatura na qual a pressão de vapor total da mistura é igual a 1 atm. Ou seja,

Leia mais

Diagrama de Fases de Misturas

Diagrama de Fases de Misturas Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Diagrama de Fases de Misturas Diagramas de pressão de vapor Diagramas de Temperatura x Composição Equilíbrios líquido líquido Equilíbrios sólido líquido Diagrama

Leia mais

Aquecimento de um sistema

Aquecimento de um sistema Aquecimento de um sistema Aquecimento de diferentes quantidades de água Quando se fornece, num dado intervalo de tempo, a mesma quantidade de energia a dois sistemas, A e B, que diferem apenas na sua massa.

Leia mais

Qui. fevereiro. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes)

Qui. fevereiro. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) 06 10 fevereiro Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professora: Danielle Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Sistemas Materiais Substância Pura Mistura Simples Composta Homogênea Heterogênea

Leia mais

A Matéria. Profº André Montillo

A Matéria. Profº André Montillo A Matéria Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído, as diferentes

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Everton Trabalho Recuperação Matéria: Física Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use

Leia mais

Destilação Fracionada e Misturas Azeotrópicas

Destilação Fracionada e Misturas Azeotrópicas 1. Introdução Destilação Fracionada e Misturas Azeotrópicas O ponto de ebulição normal de uma mistura binária líquida é a temperatura na qual a pressão de vapor total da mistura é igual a 1 atm. Ou seja,

Leia mais

Curvas de aquecimento e diagrama de fases

Curvas de aquecimento e diagrama de fases Curvas de aquecimento e diagrama de fases PROF : JOSÉ LUCAS FÍSICA B Curvas de aquecimento Curva de aquecimento e resfriamento é o gráfico que mostra a variação de temperatura de uma amostra quando aquecida

Leia mais

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 9º EF EXERCÍCIOS Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 1 Quantas calorias são necessárias para vaporizar 1,00 litro de água, se a sua temperatura é, inicialmente, igual a

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br DESTILAÇÃO 1 Semestre de 2015 Introdução Destilação: método utilizado

Leia mais

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos TERMOQUÍMICA 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos a) Processos exotérmicos: Ocorrem com liberação de calor. Possuem variação de entalpia ( H) negativa. Ex: Combustão do metano (CH4) CH4 (g) + 2 O2 (g)

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

Tabela 1: Solubilidade em água de alguns compostos presentes na água do mar a 25 ºC

Tabela 1: Solubilidade em água de alguns compostos presentes na água do mar a 25 ºC 1. Enem Devido ao seu alto teor de sais, a água do mar é imprópria para o consumo humano e para a maioria dos usos da água doce. No entanto, para a indústria, a água do mar é de grande interesse, uma vez

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos 1 T.102 Resposta: Soma 28 (04 08 16) (01) Incorreta. O estado X corresponde à região onde a substância está na fase sólida e o estado Y à região onde a substância está na fase líquida. Portanto, a passagem

Leia mais

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin. Diagrama de Fases. Físico-Química, cap. 5: Transformações Físicas de Substâncias Puras

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin. Diagrama de Fases. Físico-Química, cap. 5: Transformações Físicas de Substâncias Puras Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Diagrama de Fases Físico-Química, cap. 5: Transformações Físicas de Substâncias Puras Sistemas Binários O equilíbrio de fases de sistemas com dois componentes

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 4. Equilíbrio de Misturas Líquidas Binárias com o Vapor

LISTA DE EXERCÍCIOS 4. Equilíbrio de Misturas Líquidas Binárias com o Vapor DEPARTAMENTO DE FÍSICO-QUÍMICA DISCIPLINA QUI 03310 FÍSICO-QUÍMICA II-B INTRODUÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS 4 Equilíbrio de Misturas Líquidas Binárias com o Vapor Na presente unidade, será examinado o comportamento

Leia mais

EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS 1- Considere o sistema e responda as questões: A) Quantos átomos estão representados? B) Quantos elementos químicos há no sistema? C) Quantas moléculas estão representadas

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Adaptada da Tabela Periódica da IUPAC/versão 2007 Acesso: PROVA DE QUÍMICA - Caderno 1

PROVA DE QUÍMICA. Adaptada da Tabela Periódica da IUPAC/versão 2007 Acesso:  PROVA DE QUÍMICA - Caderno 1 PROVA DE QUÍMICA Adaptada da Tabela Periódica da IUPAC/versão 2007 Acesso: http://wwwiupacorg/reports/periodic_table/ 18 PROVA DE QUÍMICA - Caderno 1 QUESTÃO 25 1 Na extração do ouro, os garimpeiros costumam

Leia mais

Aula 10 26/mai Marcelo Ligação iônica versus ligação covalente Veja as ligações esquematizadas abaixo, cada qual acompanhada do respectivo valor de diferença (Δ, delta) entre as eletronegatividades de

Leia mais

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Química A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Matéria (p.23) É tudo aquilo que tem massa, volume e, por isso, ocupa um lugar no espaço. Não é possível compartilhar o espaço com outra porção

Leia mais

IX OSEQUIM - Olimpíada Sergipana de Química 2ª Etapa - Modalidade A

IX OSEQUIM - Olimpíada Sergipana de Química 2ª Etapa - Modalidade A Bom dia aluno! Está é a prova da segunda etapa da IX OSEQUIM, Olimpíada Sergipana de Química, modalidade A, para alunos que se encontram cursando o 1º. Ano do ensino médio em 2015. Confira se a sua prova

Leia mais

EXPERIÊNCIA 04: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS

EXPERIÊNCIA 04: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS 1 UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química 2015.1 EXPERIÊNCIA 04: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS 1. Densidade Densidade (d) é uma grandeza expressa pela

Leia mais

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - o processo I sugere a evaporação (transformação física) dos componentes do medicamento. - a decomposição das substâncias (transformação química) que constituem o princípio

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA: Calor Sensível 1. (Uel 2012) O homem utiliza o fogo para moldar os mais diversos utensílios. Por

Leia mais

Exercícios Aspectos Macroscópicos

Exercícios Aspectos Macroscópicos Exercícios Aspectos Macroscópicos 1. Observe atentamente os processos abaixo: I. Efervescência ocorrida ao se colocar água oxigenada sobre um ferimento. II. A imagem de uma célula é ampliada por um microscópio.

Leia mais

Entregar dia: 27 / 05 / 2019

Entregar dia: 27 / 05 / 2019 Disciplina: QUÍMICA Data: / 05/ 2019 Segmento: Fundamental II Série: 9 º ano Turma: FA / FX Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: Roteiro de Recuperação Química Etapa: I Tipo: A Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a):

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 17 PROPRIEDADES COLIGATIVAS 1.

Leia mais

3. Os átomos dos elementos X, Y e Z apresentam as seguintes configurações eletrônicas no seu estado fundamental:

3. Os átomos dos elementos X, Y e Z apresentam as seguintes configurações eletrônicas no seu estado fundamental: Lista de Química P2 3 Ano Professora: Núbia de Andrade Aluno: 1. Analise a representação a seguir. Para descrever a seqüência de espécies Na, Na +, K e Mg 2+, a ordem correta das figuras deve ser escrita

Leia mais

O QUE É QUÍMICA? Química é uma ciência experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

O QUE É QUÍMICA? Química é uma ciência experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química se

Leia mais

Disciplina: Química Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota:

Disciplina: Química Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Disciplina: Química Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Valor: 5,0 Pontos Professor (a): Rodrigo Xavier Querido (a) aluno

Leia mais

Prática 08 Determinação da Massa Molar da Ureia via Ebuliometria

Prática 08 Determinação da Massa Molar da Ureia via Ebuliometria UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 08 Determinação da Massa Molar da Ureia

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Aluno: Nº Série: 9º Turma: Data: Nota: Professora: Egberto Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Lista de Revisão para o Recuperação de Física 2º TRI

Lista de Revisão para o Recuperação de Física 2º TRI 9ºANO EF Lista de Revisão para o Recuperação de Física 2º TRI 1- Defina os conceitos de: a) Calor: b) Temperatura. c) Equilíbrio térmico. 2. (UFU-MG 89) São misturados 50 g de água a 20 o C com 20 g de

Leia mais

9º Ano/Turma: Data / /2014 VELOCIDADE MÉDIA

9º Ano/Turma: Data / /2014 VELOCIDADE MÉDIA Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2014 C. Curricular: Ciências Naturais/ Química 1. O quadro seguinte mostra a velocidade média de corrida de alguns animais. ANIMAIS cavalo coelho

Leia mais

Experiência 2: Temperatura de fusão de uma substância

Experiência 2: Temperatura de fusão de uma substância Experiência 2: de fusão de uma substância 1. Objetivos Ao final desta atividade experimental espera-se que os alunos sejam capazes de: - Identificar compostos e determinar suas purezas usando pontos de

Leia mais

Química B Intensivo V. 1

Química B Intensivo V. 1 1 Química B Intensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) B a) Falsa. O leite in natura é uma mistura heterogênea e não apresenta as mesmas propriedades em toda a extensão da amostra. b) Verdadeira. A gelatina é

Leia mais

Apostila de Química 12 A Matéria

Apostila de Química 12 A Matéria Apostila de Química 12 A Matéria 1.0 Átomo x Elemento Átomo é uma partícula fundamental que compõe toda a matéria. Elemento químico é um conjunto de átomos quimicamente iguais (com o mesmo número atômico).

Leia mais

MASSA ATÔMICA. 1u corresponde a 1, g, que equivale aproximadamente à massa de um próton ou de um nêutron.

MASSA ATÔMICA. 1u corresponde a 1, g, que equivale aproximadamente à massa de um próton ou de um nêutron. Cálculos Químicos MASSA ATÔMICA Na convenção da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) realizada em 1961, adotou-se como unidade padrão para massa atômica o equivalente a 1/12 da massa

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Química (Aula 5)

Resolução de Questões de Provas Específicas de Química (Aula 5) Resolução de Questões de Provas Específicas de Química (Aula 5) Resolução de Questões de Provas Específicas (Aula 5) 1. (UECE) A indústria eletroquímica moderna produz atualmente milhões de toneladas de

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Professor: Fábio Silva

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Professor: Fábio Silva PROPRIEDADES COLIGATIVAS Professor: Fábio Silva PROPRIEDADES COLIGATIVAS São as propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil. PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR Moléculas da superfície

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1 o BIMESTRE DE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1 o BIMESTRE DE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1 o BIMESTRE DE 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 1,0 ) I. Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0

Leia mais

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Exercícios Métodos de Separação Nome: nº: Ano: 1º E.M. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Questões Objetivas 1- Para a separação das misturas: gasolina-água e

Leia mais

5ª LISTA - EXERCÍCIOS DE PROVAS Lei de Raoult

5ª LISTA - EXERCÍCIOS DE PROVAS Lei de Raoult Pg. 1/6 1 a Questão Metanol, CH 4 O, e etanol, C 2 H 6 O, são dois álcoois voláteis a 25 C. Ambos podem ser usados como solvente ou combustível e muitas vezes a mistura dos dois é empregada em processos

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Calor Física II 2016 - IO Calor Final do século XVIII: duas hipóteses alternativas 1) Fluido indestrutível (calórico) que preencheria os poros dos corpos, escoando-se de um corpo mais quente

Leia mais

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS QUÍMICA Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS Conteúdos abordados na aula de hoje: 1. Matéria, corpo e objeto; 2. Energias; 3. Fenômenos; 4. Classificação da matéria. Matéria e suas transformações

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 07/05/2018 Nota: Professor(a): Taynara e Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Substâncias e misturas. O trabalho deve ser respondido à

Leia mais

Figura 1: Potencial químico de um solvente na presença de um soluto.

Figura 1: Potencial químico de um solvente na presença de um soluto. Propriedades Coligativas 1. Introdução Algumas propriedades do solvente mudam quando um soluto é dissolvido nele para formar uma solução. O ponto de congelamento da água salgada, por exemplo, é menor que

Leia mais

a) 20 d) 100 b) 40 e) 160 c) 80

a) 20 d) 100 b) 40 e) 160 c) 80 01) (Unifesp-SP) Uma solução contendo 14 g de cloreto de sódio dissolvidos em 200 ml de água foi deixada em um frasco aberto, a 30 C. Após algum tempo, começou a cristalizar o soluto. Qual volume mínimo

Leia mais

Lista de exercícios Aulas 01 e 02

Lista de exercícios Aulas 01 e 02 Lista de exercícios Aulas 01 e 02 Prof. Fernanda Dias 1) (Unicamp) Três frascos não rotulados encontram-se na prateleira de um laboratório. Um contém benzeno; outro, tetracloreto de carbono e o terceiro,

Leia mais

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas.

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas. PROVA DE FÍSIA 2º ANO - 3ª MENSAL - 1º TRIMESTRE TIPO A 01) onsidere seus conhecimentos sobre mudanças de fase e analise as afirmações I, II e III, referentes à substância água, um recurso natural de alto

Leia mais

FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL

FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL A) SÉRIE/ANO: 2º Ano Médio B) DISCIPLINA: Química - Enio C) CONTEÚDO A SER EXIGIDO/ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO: SOLUÇÕES: Coeficiente

Leia mais

O gráfico abaixo representa a pressão de vapor, em atm, em função da temperatura, em ºC, de três amostras, I, II e III.

O gráfico abaixo representa a pressão de vapor, em atm, em função da temperatura, em ºC, de três amostras, I, II e III. Educador: Cristina Disciplina:Química Data: _/ /2011 Estudante: 3ª Série Questão 1 O gráfico abaixo representa a pressão de vapor, em atm, em função da temperatura, em ºC, de três amostras, I, II e III.

Leia mais

Diagramas de fases. Antes de estudar o capítulo PARTE I

Diagramas de fases. Antes de estudar o capítulo PARTE I PARTE I Unidade C 6 Capítulo Diagramas de fases Seções: 61 Diagrama de fases 62 Equilíbrio sólido-líquido Fusão e solidificação 63 Equilíbrio líquido- Ebulição e condensação 64 Pressão máxima de Isotermas

Leia mais

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância?

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância? Atividade complementar de Química Como identificar o estado físico de uma substância? Educação de Jovens e Adultos Neste material será revisado os estados físicos da matéria e como é possível identificar

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA QUÍMICA

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DE QUÍMICA 1 etapa/14 1 Série Ensino Médio

ROTEIRO DE ESTUDOS DE QUÍMICA 1 etapa/14 1 Série Ensino Médio ROTEIRO DE ESTUDOS DE QUÍMICA 1 etapa/14 1 Série Ensino Médio Aluno (a): Turma n Substâncias Químicas (capítulo 2) Mudanças de estado físico; Ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE); Curvas de aquecimento

Leia mais

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental QUÍMICA Densidade É uma propriedade específica da matéria que mede a relação entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 44 PROVA DE QUÍMICA

PROVA DE QUÍMICA 44 PROVA DE QUÍMICA 44 QUESTÃO 46 1 Uma certa quantidade de água é colocada em um congelador, cuja temperatura é de 20 o C. Após estar formado e em equilíbrio térmico com o congelador, o gelo é transferido para outro congelador,

Leia mais

1) Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm 3, quanto vale sua densidade? a) 10 g/cm 3 b) 4 g/cm 3 c) 5 g/cm 3 d) 15 g/cm 3 e) 20 g/cm 3

1) Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm 3, quanto vale sua densidade? a) 10 g/cm 3 b) 4 g/cm 3 c) 5 g/cm 3 d) 15 g/cm 3 e) 20 g/cm 3 1) Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm 3, quanto vale sua densidade? a) 10 g/cm 3 b) 4 g/cm 3 c) 5 g/cm 3 d) 15 g/cm 3 e) 20 g/cm 3 2) Calcule o valor da massa de um objeto constituído

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Tonoscopia Pg. 320

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Tonoscopia Pg. 320 PROPRIEDADES COLIGATIVAS Tonoscopia Pg. 320 O que é estudado em propriedades coligativas? É estudado a alteração de algumas propriedades devido à adição de um soluto não volátil a um solvente. As variações

Leia mais

Experiência 2. DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE SUBSTÂNCIAS

Experiência 2. DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE SUBSTÂNCIAS Experiência 2. DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE SUBSTÂNCIAS 1. Objetivos Ao final desta atividade experimental espera-se que o aluno seja capaz de: - Identificar compostos e determinar suas purezas usando

Leia mais

QUESTÕES PARA ESTUDO - MUDANÇAS DE ESTADO

QUESTÕES PARA ESTUDO - MUDANÇAS DE ESTADO 1. Além de fazer parte da constituição dos organismos vivos, a água apresenta outras características importantes, que são vitais à manutenção dos ecossistemas do planeta. Com relação às características

Leia mais