2.º Teste de Física e Química A 10.º A Dez minutos /

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2.º Teste de Física e Química A 10.º A Dez minutos /"

Transcrição

1 2.º Teste de Física e Química A 10.º A Dez minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As cinco questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas quatro hipóteses (A, B, C, e D) das quais só uma está correta. Assinale com uma cruz (X) a letra correspondente à alternativa que selecionou para cada questão. 1. Relativamente ao átomo de hidrogénio, selecione a alternativa correta. (A) O átomo encontra-se no estado de energia máxima quando o eletrão está no nível de energia n = 1. (B) Quando o átomo passa de um estado excitado para o estado fundamental, emite radiação ultravioleta. (C) O espectro de emissão do átomo é descontínuo, mas o seu espectro de absorção é contínuo. (D) Quando o eletrão transita entre quaisquer dois níveis, o valor da energia emitida pelo átomo é sempre o mesmo. 2. Relativamente ao lítio ( 3 Li) selecione a alternativa correta. (A) Um dos eletrões do átomo de lítio, no estado fundamental, pode caracterizar-se pelo conjunto de números quânticos n = 1, l = 0, ml = 0 e ms = ½. (B) O átomo de lítio não pode ter eletrões na orbital caracterizada pelo conjunto de números quânticos n = 3, l = 0 e ml = 0. (C) Dois dos eletrões do átomo de lítio caracterizam-se pelo mesmo conjunto de números quânticos. (D) O eletrão mais energético do átomo de lítio, no estado fundamental, ocupa uma orbital com l = Relativamente aos elementos dos grupos 1 e 17 da Tabela Periódica, nos quais se incluem, respectivamente, o lítio e o flúor, selecione a afirmação correta. (A) O raio atómico do lítio é inferior ao raio atómico do flúor. (B) A energia de ionização do flúor é inferior à energia de ionização do lítio. (C) O elemento metálico do grupo 1 que tem menor raio atómico é o lítio. (D) O elemento do grupo 17 que tem menor energia de ionização é o flúor.

2 4. Selecione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correta. Os átomos de cloro ( 17 Cl), no estado fundamental, apresentam eletrões de valência, distribuídos por. (A) dois uma orbital (B) cinco três orbitais (C) sete quatro orbitais (D) sete três orbitais 5. Selecione a única alternativa que corresponde a uma afirmação correta, relativamente ao átomo de azoto, ( 7 N). (A) A configuração eletrónica do átomo de azoto no primeiro estado excitado é 1s 2 2s 2 2p 3. (B) No átomo de azoto, um eletrão na orbital 2s tem a mesma energia que um eletrão numa das orbitais 2p pois estão no mesmo nível de energia. (C) As orbitais do segundo nível de energia do átomo de azoto diferem apenas no número quântico de momento angular. (D) No estado de menor energia, os eletrões das orbitais p do átomo de azoto têm número quântico de spin, m s, igual. GRUPO II As quatro questões deste grupo são todas de RESPOSTA CURTA. Para cada uma delas leia atentamente o texto introdutório e responda diretamente à questão. 1. A Fig. 1 representa, à mesma escala, parte de um espectro atómico de emissão e parte de um espectro atómico de absorção. Indique as diferenças entre os dois espectros apresentados e o motivo que permite concluir que se referem a um mesmo elemento químico (o texto deve ter no máximo 6 linhas). I II Fig. 1

3 2. A configuração eletrónica de um átomo de azoto ( 7 N) no estado fundamental é 1s 2 2s 2 2px 1 2py 1 2pz 1. Embora em qualquer orbital possam existir dois eletrões, cada orbital p encontra-se semipreenchida. Como se denomina e em que consiste a regra aplicada no preenchimento das orbitais 2p (o texto deve ter no máximo 6 linhas). 3. O número quântico de momento angular, l, denomina-se também número quântico azimutal ou número quântico secundário. Indique a(s) informação(ões) que se pode(m) obter a partir do número quântico de momento angular (o texto deve ter no máximo 3 linhas). 4. A energia de ionização, tal como a maioria das propriedades periódicas, variam ao longo da tabela periódica à medida que o número atómico aumenta. Refira os três fatores fundamentais que permitem explicar a variação da energia de ionização ao longo de um período realçando qual deles contribui mais para essa variação (o texto deve ter no máximo 10 linhas).

4 GRUPO III Na figura estão representados alguns níveis de energia do eletrão do átomo de hidrogénio, bem como setas que indicam possíveis transições entre esses níveis. Indique: 1. uma transição que corresponda à emissão de um fotão do... i - Visível ii - Infravermelho iii - Ultravioleta 2. uma transição que corresponda à absorção do fotão de menor frequência. 3. uma situação que provocou a ionização do átomo de hidrogénio. 4. uma transição não permitida. GRUPO IV Leia atentamente o seguinte texto. Imediatamente após o Big-Bang, há cerca de 15 mil milhões de anos, o Universo era constituído por partículas subatómicas, como neutrões, protões e eletrões, e por radiação eletromagnética, numa permanente interconversão de partículas e energia. Iniciada a expansão e o consequente arrefecimento do Universo, a partir de certo momento (t 3 min), houve condições para a ocorrência de reações nucleares que originaram os primeiros núcleos. Decorridos cerca de anos, formaram-se os primeiros átomos estáveis, como os de hidrogénio e os de hélio. Aproximadamente dois milhões de anos depois, formaram-se as estrelas, nas quais as reações nucleares originaram elementos mais pesados, como oxigénio, carbono, azoto e ferro. Foram necessários muitos mais milhões de anos para se formarem as galáxias e os seus grupos ou agregados. (A) (B) (C) (D) 1. Selecione, de entre as seguintes reações nucleares, a única que não corresponde a uma reação nuclear de fusão.

5 2. Selecione, com base no texto, a opção que completa corretamente a frase seguinte. "A formação de núcleos atómicos no Universo não foi simultânea com o aparecimento de partículas subatómicas, porque..." (A)... a energia era insuficiente para permitir que neutrões e protões formassem núcleos atómicos. (B)... a energia era tão elevada que, mesmo que se formassem núcleos atómicos, eram imediatamente destruídos. (C)... o aparecimento de núcleos atómicos dependia das dimensões do Universo e, consequentemente, da sua contração. (D)... o aparecimento de núcleos atómicos dependia apenas da quantidade existente de partículas subatómicas. 3. Elabore um pequeno texto (que deve ter no máximo 15 linhas) sobre as três grandes provas que sustentam a teoria do Big Bang. GRUPO V Em 1965, Arno Penzias e Robert Wilson calibravam cuidadosamente um radiotelescópio e viram que o seu recetor mostrava uma forma de "ruído". Este "ruído" parecia vir de todas as direções. Este resultado confirmava as previsões teóricas feitas por George Gamow e outros astrofísicos que previam a existência de uma radiação de fundo cósmica de 3 K. A descoberta de Penzias e Wilson era a confirmação experimental da radiação isotrópica do Universo, dentro do modelo cosmológico do "Big Bang". A energia térmica liberada durante o "Big Bang" começou a arrefecer com a expansão do universo. Atualmente, o universo irradia como um corpo negro arrefecido a 3 K. 1. Como se denomina a radiação a que se refere o texto?

6 2. Expresse o valor da temperatura referida no texto em graus Celcius (ºC)? (Apresente os cálculos que efetuar). GRUPO VI Para uma determinada atividade experimental, um grupo de alunos teve de preparar 250 cm 3 de uma solução aquosa de hidróxido de sódio, NaOH, com a concentração de 2,0 mol dm 3 a partir de uma solução de NaOH com a concentração 10,0 mol dm Calcule o volume da solução mais concentrada que deve medir para preparar a solução mais diluída. Apresente todas as etapas de resolução. 2. Indique as três principais etapas de preparação da solução (o texto deve ter no máximo 3 linhas). GRUPO VII Na tabela seguinte encontram-se indicadas as energias de remoção de alguns metais. Sobre cada um deles fez-se incidir uma radiação com um valor energético de 1, J/fotão. Metal Energia de remoção (J/fotão) Lítio 8, Berílio 1, Sódio 8, Magnésio 1, Indique, justificando, em que metais se pode detetar efeito fotoelétrico (o texto deve ter no máximo 3 linhas).

7 2. Detetou-se que um dos metais ejetava eletrões com energia cinética igual a 1, J. Indique, com cálculos, qual é esse metal emissor. 3. Para os eletrões referidos na alínea anterior calcule a velocidade dos eletrões ejetados. Considere a massa do eletrão igual a 9, Kg. FORMULÁRIO T(K) = T(ºC) E i = E R + E C C n - concentração molar m - número de moles de soluto ou quantidade de soluto V - volume de solução T(K) - temperatura em Kelvin T(ºC )- temperatura em graus Celcius Ec - Energia cinética m - massa da partícula ou do corpo v - velocidade da partícula ou do corpo E i - Energia do fotão incidente E R - Energia de remoção do eletrão E C - Energia cinética COTAÇÃO I II III IV V VI VII Questão 1,2,3,4, ,2,3, TOTAL Cotação Calculadora Tabela Periódica MATERIAL PERMITIDO

Escola Secundária de Casquilhos Teste 2 de Física e Química A 10º ANO 10/12/ minutos

Escola Secundária de Casquilhos Teste 2 de Física e Química A 10º ANO 10/12/ minutos Escola Secundária de Casquilhos Teste 2 de Física e Química A 10º ANO 10/12/2013 90 minutos NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação TABELA DE CONSTANTES Velocidade de propagação da luz no vácuo

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 24 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/ min.

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 24 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/ min. 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 24 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/2015 90 min Grupo I 1. Os átomos de cloro podem substituir

Leia mais

EXERCÍCIOS. Química 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves

EXERCÍCIOS. Química 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves Química 10 EXERCÍCIOS e problemas Exames 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Testes intermédios 2008 2009 2010 2011 Escola Técnica Liceal Salesiana do Estoril Professor Luís Gonçalves 2 3 4 UNIDADE 1 Das estrelas

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 0ºA Física e Química A - 0ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 0 dezembro 204 Ano Letivo: 204/205 35 min. Leia o texto seguinte. A água não é mais do que

Leia mais

Propriedades dos Elementos

Propriedades dos Elementos Ficha de Trabalho Propriedades dos Elementos 1. Relativamente aos elementos dos grupos 1 e 17 da Tabela Periódica, nos quais se incluem, respectivamente, o lítio e o flúor, seleccione a afirmação correcta.

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 5. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. 1. Considere a molécula de metano.

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 5. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. 1. Considere a molécula de metano. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 5 Química 10ºano 1. Considere a molécula de metano. 1.1. Calcule o número de moléculas de metano, CH 4, presentes

Leia mais

1.º Teste de Física e Química A 10.º A Out minutos /

1.º Teste de Física e Química A 10.º A Out minutos / .º Teste de Física e Química A 0.º A Out. 202 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas cinco hipóteses

Leia mais

Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma:

Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma: ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA Física Química A 11º Ano Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma: 1 Os astrónomos identificaram uma nova estrela, cuja luz demora 200 anos, 300 dias e 6 horas

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 4 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/2015 135 min 1. A água é uma substância vital para qualquer

Leia mais

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A QUESTÕES DE EXAME 2 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Questões de Exame Resolvidas. Física e Química A. 11. ano. Química

Questões de Exame Resolvidas. Física e Química A. 11. ano. Química Questões de Exame Resolvidas Física e Química A 11. ano Química Índice Apresentação 3 Questões de Exame e de Testes Intermédios Química 10.º ano Domínio 1 Elementos químicos e sua organização 7 Subdomínio

Leia mais

Ficha de Trabalho n.º 4

Ficha de Trabalho n.º 4 Ficha de Trabalho n.º 4 Disciplina: CFQ Componente de Química Ano/Turma Selecção de Conteúdos de Química 10 ano do exame 715 Data / / Professor: 1. (ENES 1ª Fase 2007) Leia atentamente o seguinte texto.

Leia mais

Física e Química A. Teste Intermédio de Física e Química A. Versão 2. Teste Intermédio. Versão 2. Duração do Teste: 90 minutos

Física e Química A. Teste Intermédio de Física e Química A. Versão 2. Teste Intermédio. Versão 2. Duração do Teste: 90 minutos Teste Intermédio de Física e Química A Versão 2 Teste Intermédio Física e Química A Versão 2 Duração do Teste: 90 minutos 13.02.2008 10.º ou 11.º Anos de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno Página1 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 4 de novembro 2014 Ano Letivo: 2014/2015 135 min 1. Lê atentamente o seguinte texto:

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2007 / 2008

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2007 / 2008 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 0º ano Ano lectivo 007 / 008 Correcção do teste de avaliação sumativa Nome: N.º aluno: Turma: Classificação : Professor: GRUPO I. Texto I

Leia mais

3.º Teste de Física e Química A 10.º A Jan minutos /

3.º Teste de Física e Química A 10.º A Jan minutos / 3.º Teste de Física e Química A 10.º A Jan. 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

UNIDADE I. Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões.

UNIDADE I. Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões. UNIDADE I Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões. Espectro Eletromagnético: é o conjunto das radiações eletromagnéticas. Constituição do Espetro Eletromagnético: Ondas de

Leia mais

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS (Decreto Lei n.º 64/2006, de 21 de Março) 2010 PROVA DE QUÍMICA Data da prova:

Leia mais

Prova de Avaliação de Capacidade e Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento dos TeSP da UAlg.

Prova de Avaliação de Capacidade e Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento dos TeSP da UAlg. Prova de Avaliação de Capacidade e Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento dos TeSP da UAlg. Prova Escrita de Química Prova Modelo Duração da Prova: 90 minutos.

Leia mais

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 01. A corrosão de um metal é a sua destruição ou deterioração, devida à reação com o meio ambiente. O enferrujamento é o nome dado à corrosão do ferro: Fe(s)

Leia mais

2.º Teste de Física e Química A 10.º A 03 de Dez. 2012 90 minutos /

2.º Teste de Física e Química A 10.º A 03 de Dez. 2012 90 minutos / 2.º Teste de Física e Química A 10.º A 03 de Dez. 2012 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As cinco questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 7 de dezembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. Os espetros de absorção e de emissão

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 5. Física e Química A

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 5. Física e Química A Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Melo Silva e Emília Correia 1. Seleciona a opção correta: Ficha de Trabalho 5 Unidade Zero Materiais: diversidade e constituição

Leia mais

Arquitectura do Universo. Espectros, radiações e energia

Arquitectura do Universo. Espectros, radiações e energia Arquitectura do Universo. Espectros, radiações e energia Nascimento e estrutura do Universo A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar (formado pela estrela Sol e planetas à sua volta), que está integrado

Leia mais

Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF

Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF CLASSIFICAÇÃO: Valores Prof. António Gonçalves: TABELA DE CONSTANTES Constante

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Física e Química A 10ºAno 1. A energia dos eletrões nos átomos inclui: (A) apenas o efeito das atrações entre os eletrões e

Leia mais

1 ESTRUTURA ATÓMICA. Classificiação de materiais - Estrutura atómica. Ciências Físico-químicas 9º ano de escolaridade. Docente Marília Silva Soares 1

1 ESTRUTURA ATÓMICA. Classificiação de materiais - Estrutura atómica. Ciências Físico-químicas 9º ano de escolaridade. Docente Marília Silva Soares 1 Ciências Físico-químicas - 9º ano de 1 ESTRUTURA ATÓMICA A origem dos átomos Estrutura Número atómico, número de massa e isótopos Massa das partículas Formação de iões OBJETIVOS Identificar as partículas

Leia mais

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março) 2016 PROVA DE QUÍMICA Data da prova:

Leia mais

Escola Secundária/3 do Morgado de Mateus Vila Real Ficha de Trabalho de Revisão de Química 10º Ano Turma C Física e Química A Ano Lectivo 2008/09

Escola Secundária/3 do Morgado de Mateus Vila Real Ficha de Trabalho de Revisão de Química 10º Ano Turma C Física e Química A Ano Lectivo 2008/09 Escola Secundária/3 do Morgado de Mateus Vila Real Ficha de Trabalho de Revisão de Química 10º Ano Turma C Física e Química A Ano Lectivo 2008/09 1. O Prémio Nobel da Física 2006 foi atribuído aos norte-americanos

Leia mais

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS. Maria do Anjo Albuquerque

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS. Maria do Anjo Albuquerque RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS Maria do Anjo Albuquerque 19.Outubro.2010 Tínhamos visto que as estrelas são muitas vezes classificadas pela cor e, consequentemente, pelas suas temperaturas, usando uma escala

Leia mais

Versão 1. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Versão 1. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Físico-Química Versão 1 Teste Intermédio Físico-Química Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 18.04.2013 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de janeiro????????????

Leia mais

Número de onda Segundo Bohr a existência de certas órbitas estáveis para os elétrons dos átomos, com energias bem definidas, chamadas NÍVEIS ENERGÉTIC

Número de onda Segundo Bohr a existência de certas órbitas estáveis para os elétrons dos átomos, com energias bem definidas, chamadas NÍVEIS ENERGÉTIC QUÍMICA I AULA 04: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS TÓPICO 03: A TEORIA DE BOHR PARA O ÁTOMO DE HIDROGÊNIO 3.1 O ÁTOMO DE BOHR Em 1913, Niels Bohr, tentando conciliar a ideia de Rutherford com as de Planck,

Leia mais

VERSÃO 2. Agrupamento de Escolas Madeira Torres Teste de Avaliação: Física e Química A 10ºAno Duração do teste: 90 minutos 18 Outubro de 2012

VERSÃO 2. Agrupamento de Escolas Madeira Torres Teste de Avaliação: Física e Química A 10ºAno Duração do teste: 90 minutos 18 Outubro de 2012 Agrupamento de Escolas Madeira Torres Teste de Avaliação: Física e Química A 10ºAno Duração do teste: 90 minutos 18 Outubro de 2012 VERSÃO 2 Na folha de respostas, indique de forma legível a versão do

Leia mais

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 11 março 2015 Ano Letivo: 2014/ min.

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 11 março 2015 Ano Letivo: 2014/ min. 5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 11 março 2015 Ano Letivo: 2014/2015 135 min Grupo I 1. A Terra é o único planeta do sistema

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 1.º Teste Sumativo de FQA 17.OUTUBRO.2014 Versão 1 10.º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Tolerância: 0 minutos 7 páginas NOME

Leia mais

No final do enunciado, encontrarás um anexo com alguma informação relevante à sua realização. Bom Trabalho!

No final do enunciado, encontrarás um anexo com alguma informação relevante à sua realização. Bom Trabalho! Escola Secundária Filipa de Vilhena 2010/2011 Curso: Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Física e Química TESTE DE AVALIAÇÃO Módulo Q1 Estrutura atómica. Tabela periódica. Ligação Química. 11ºAno

Leia mais

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Causas da variação das propriedades periódicas dos elementos Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Eletrões de valência menos energéticos mais próximos do núcleo n aumenta

Leia mais

A eletrosfea do átomo

A eletrosfea do átomo A eletrosfea do átomo É dividida em nível e subnível. Nível: cada nível comporta uma quantidade máxima de elétrons: x=n. NÍVEL 1 3 4 5 6 7 8 QUANTIDADE MÁXIMA DE e. 1 =. = 8. 3 = 18. 4 = 3. 5 = 50. 6 =

Leia mais

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA 1) Em diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, a emissão de luz ocorre quando elétrons passam de um nível de maior energia para um outro de menor energia. Dois tipos comuns

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS

PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS Os exercícios seguintes estão directamente relacionados com a matéria exposta no capítulo 1 do manual da disciplina de Química Geral. São apresentados vários tipos

Leia mais

Elementos sobre Física Atómica

Elementos sobre Física Atómica Elementos sobre Física Atómica Carla Silva Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve 1 ÍNDICE OS MODELOS ATÓMICOS O modelo de Pudim de Passas de Thomson O

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 14. Física e Química A. 1. Leia atentamente o seguinte texto:

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 14. Física e Química A. 1. Leia atentamente o seguinte texto: Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Silva e Emília Correia Ficha de Trabalho 14 Componente de Química 10ºAno 2014/2015 1. Leia atentamente o seguinte texto: Portugal

Leia mais

Entrelinha 1,5. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Entrelinha 1,5. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Físico-Química Entrelinha 1,5 Teste Intermédio Físico-Química Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Duração do Teste: 90 minutos 18.04.2013 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei

Leia mais

TESTE GLOBAL AGRUPAMENTO / ESCOLA: NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / AVALIAÇÃO: PROFESSOR: ENC. EDUCAÇÃO: GRUPO I

TESTE GLOBAL AGRUPAMENTO / ESCOLA: NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / AVALIAÇÃO: PROFESSOR: ENC. EDUCAÇÃO: GRUPO I TESTE GLOBAL AGRUPAMENTO / ESCOLA: NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / AVALIAÇÃO: PROFESSOR: ENC. EDUCAÇÃO: GRUPO I 1. O gráfico da figura 1 representa os valores da velocidade em função do tempo, de uma partícula

Leia mais

Deste modo falar-se-á do modelo atómico e do espectro eletromagnético de modo a conseguirmos entender a relação e a interação entre os dois.

Deste modo falar-se-á do modelo atómico e do espectro eletromagnético de modo a conseguirmos entender a relação e a interação entre os dois. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turma A Paula Melo Silva Introdução Sebenta de Estudo Unidade Um Das estrelas ao átomo 1.2. Espetros, radiações e energia 1.3. Átomo de Hidrogénio

Leia mais

Unidade Tabela Periódica

Unidade Tabela Periódica 10.º ano - Física e Química A História da Tabela Periódica De onde veio a Tabela Periódica? A tentativa de organizar os elementos químicos já vem desde o pai da Química, Lavoisier. No entanto, durante

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 7º Teste de FQA 2.março. 2015 Versão 1 10º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas e termina

Leia mais

Espectros atômicos e níveis de energia Números quânticos Estrutura atômica do Hidrogênio e de. Energia dos orbitais e configurações eletrônicas

Espectros atômicos e níveis de energia Números quânticos Estrutura atômica do Hidrogênio e de. Energia dos orbitais e configurações eletrônicas Espectros atômicos e níveis de energia Números quânticos Estrutura atômica do Hidrogênio e de átomos com mais elétrons Energia dos orbitais e configurações eletrônicas Prof a. MarciaM. Meier UNIVERSIDADE

Leia mais

1.º Teste de Física e Química A 10.º A 22 Outubro minutos /

1.º Teste de Física e Química A 10.º A 22 Outubro minutos / 1.º Teste de Física e Química A 10.º A 22 Outubro 2012 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

APSA 2 - Tabela Periódica 10º Ano Novembro de 2011

APSA 2 - Tabela Periódica 10º Ano Novembro de 2011 1. Dada a distribuição eletrónica dos elementos a seguir, indique qual deles apresenta maior e menor raio atómico 3Li: 1s 2 2s 1 7N: 1s 2 2s 2 2p 3 9F: 1s 2 2s 2 2p 5 R: Maior raio Atómico = Li Menor raio

Leia mais

7ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

7ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 7ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 4 de março 2016 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. O amoníaco, NH3, obtém-se industrialmente

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2013 Modalidade EF INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém oito questões no total, sendo duas questões abertas e seis questões de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira

Leia mais

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em:

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: Lista de exercícios Aulas 03 e 04 Prof. Fernanda Dias 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: a) a formação dos materiais dá-se através de diferentes associações entre

Leia mais

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Rutherford Niels Bohr Max Planck Sommerfeld Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual. Física e Química A 10º ano 2014 / º Período

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual. Física e Química A 10º ano 2014 / º Período Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual Física e Química A 10º ano 01 / 01 1º Período ( minutos) Apresentação QUÍMICA 0. MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 0.1. Materiais

Leia mais

1.2. ENERGIA DOS ELETRÕES NOS ÁTOMOS

1.2. ENERGIA DOS ELETRÕES NOS ÁTOMOS Física e química A - 10.º ano de escolaridade 1.2. ENERGIA DOS ELETRÕES NOS ÁTOMOS 1.2.6. Energia de remoção eletrónica Competências No final desta apresentação deverás ser capaz de: Indicar que a energia

Leia mais

Teoria da ligação química

Teoria da ligação química FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E FARMÁCIA Caderno de problemas para as aulas teórico-práticas e tutoriais Teoria da ligação química 2009/2010 Radiação Electromagnética. Teoria

Leia mais

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO Departamento de Matemática e Ciências Experimentais FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO PLANIFICAÇÃO 011 / 01 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Período 1º 1/09 a 1/1 º 03/01 a 3/03 3º 10/0 a 08/0 Nº Semanas Nº aulas totais

Leia mais

Sumário. Espectros, Radiação e Energia

Sumário. Espectros, Radiação e Energia Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Radiação ionizante e radiação não ionizante.. E suas aplicações. APSA 5 Espectro eletromagnético.. Radiação não ionizante São radiações não ionizantes as

Leia mais

6ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

6ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 6ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 14 de fevereiro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Ao nível do mar, o ar seco é uma

Leia mais

Sumários das Aulas Leccionadas 1º Periodo

Sumários das Aulas Leccionadas 1º Periodo Escola Secundária Filipa de Vilhena 2010/2011 Física e Química A Nível 1 Sumários das Aulas Leccionadas 1º Periodo Turma: 10ºA Professor: Ricardo Leandro Ribeiro Aula Data Sumário Resumo da Aula 1,2,3

Leia mais

N P P N. Ciências de Materiais I Prof. Nilson C. Cruz. Aula 2 Ligação Química. Átomos. Diferença entre materiais = Diferença entre arranjos atômicos e

N P P N. Ciências de Materiais I Prof. Nilson C. Cruz. Aula 2 Ligação Química. Átomos. Diferença entre materiais = Diferença entre arranjos atômicos e Ciências de Materiais I Prof. Nilson C. Cruz Aula 2 Ligação Química Átomos Diferença entre materiais = Diferença entre arranjos atômicos e N P P N e N P e Carga (x 1,6x10-19 C) 0 1-1 Massa (x 1,673x10-24

Leia mais

Pergunta I II III IV V Total. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar. I Elementos Químicos Tabela Periódica

Pergunta I II III IV V Total. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar. I Elementos Químicos Tabela Periódica Aveiro 2013 9 de março 2013 (Semifinal) Pergunta I II III IV V Total Classificação Escola:. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar Dados: Constante de Avogadro: N A = 6,022 x 10 23 mol -1 Volume

Leia mais

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE www.sosprofessor.xpg.com.br 1 (FESP) Considere os elementos A, B, C e D. As distribuições eletrônicas dos elementos são respectivamente: 1s² 3s¹, 1s². 3p 4, 1s². 30p 5 e

Leia mais

OPÇÃO CONCURSO. e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons.

OPÇÃO CONCURSO. e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons. 1) Somando-se todas as partículas (prótons, nêutrons e elétrons) de um átomo de 28 Ni 59 com as do átomo de 80 Hg 201, o total de partículas será: a) 281. b) 158. c) 368. d) 108. e) 360. 2) O átomo de

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE CONSTITUIÇÃO ATÓMICA E LIGAÇÃO QUÍMICA. 2) Indique justificando se dois átomos descritos pelos símbolos 60 X e 60 Y pertencem

EXERCÍCIOS SOBRE CONSTITUIÇÃO ATÓMICA E LIGAÇÃO QUÍMICA. 2) Indique justificando se dois átomos descritos pelos símbolos 60 X e 60 Y pertencem EXERÍIOS SOBRE ONSTITUIÇÃO ATÓMIA iências da Vida E LIGAÇÃO QUÍMIA 1) Indique justificando se os símbolos 35 l e 17l têm o mesmo significado. 2) Indique justificando se dois átomos descritos pelos símbolos

Leia mais

Física Atômica e Molecular

Física Atômica e Molecular Física Atômica e Molecular 1. Estrutura do átomo Quando o átomo está no estado isolado (livre da influencia de fatores externos), o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons. O número atômico

Leia mais

Critérios Específicos de Classificação da Questão Aula

Critérios Específicos de Classificação da Questão Aula Critérios Específicos de da Questão Aula Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos DISCIPLINA: Física e Química Módulo: Q 0/0 0 ºAno de escolaridade Duração: 90 minutos

Leia mais

Radiação electromagnetica

Radiação electromagnetica Radiação electromagnetica A radiação eletromagnética é uma forma de energia absorvida e emitida por partículas com carga elétrica quando aceleradas por forças. Ao nível subatómico, a radiação eletromagnética

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA CAMILO CASTELO BRANCO (401055)

ESCOLA SECUNDÁRIA CAMILO CASTELO BRANCO (401055) 10º ANO Física e Química A Ficha de Trabalho de Revisão de Química do 10ºano 1. Leia atentamente o texto seguinte: Há 10 ou 20 mil milhões de anos sucedeu o Big Bang, o acontecimento que deu origem ao

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Exame de Seleção para o Mestrado em Química-2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Exame de Seleção para o Mestrado em Química-2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Exame de Seleção para o Mestrado em Química-2011.2 PROVA DE QUÍMICA CÓDIGO do CANDIDATO: INSTRUÇÕES: Confira o caderno

Leia mais

Estrutura Atômica II

Estrutura Atômica II Estrutura Atômica II Modelo nuclear do átomo: Constituído de partículas subatômicas: Prótons, Nêutrons e elétrons Os prótons e nêutrons formam o núcleo minúsculo e denso que compreende quase toda a massa

Leia mais

Posição dos elementos na Tabela Periódica e respetivas configurações eletrónicas

Posição dos elementos na Tabela Periódica e respetivas configurações eletrónicas Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turma A Paula Melo Silva Introdução Sebenta de Estudo Unidade Um Das estrelas ao átomo 1.4. Tabela Periódica Organização dos Elementos Químicos 2014/2015

Leia mais

Os orbitais 2p (3 orb p = px + py + pz ) estão na segunda camada energética, portanto mais afastados que o orbital esférico 2s, logo mais energético.

Os orbitais 2p (3 orb p = px + py + pz ) estão na segunda camada energética, portanto mais afastados que o orbital esférico 2s, logo mais energético. 1 - Introdução Os elementos mais importantes para a química orgânica são C, H, N e O. Estes elementos estão nos dois primeiros períodos da tabela periódica e os seus elétrons estão distribuídos próximos

Leia mais

Espetros, Radiação e Energia

Espetros, Radiação e Energia Ficha de Trabalho Arquitetura do Universo: Espetros, Radiação e Energia 1. Leia atentamente o seguinte texto. Imediatamente após o Big-Bang, há cerca de 15 mil milhões de anos, o Universo era constituído

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 10. Elementos químicos e sua organização. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 10. Elementos químicos e sua organização. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Elementos químicos e sua organização Massa e tamanho dos átomos Ficha de Trabalho 10 Química 10ºano - Elementos químicos e sua organização

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios P2 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Departamento de Química. Programa do 10º ano e do 11º ano de Química do Ensino Secundário

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Departamento de Química. Programa do 10º ano e do 11º ano de Química do Ensino Secundário Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Departamento de Química Programa da Prova de Acesso de Química (2016): Exemplos de exercícios 1.Indique a afirmação correcta. Programa do 10º ano e do 11º

Leia mais

Prova de Acesso de Química para Maiores de 23 Anos 2009/2010

Prova de Acesso de Química para Maiores de 23 Anos 2009/2010 Nome Completo : B. I. n.º Prova de Acesso de Química para Maiores de 23 Anos 2009/2010 21 Julho 2009, 10:00 13:00 h Respostas às perguntas de escolha múltipla: assinale a resposta certa quando lhe for

Leia mais

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D.

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 01 Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02 A energia de ionização cresce para direita da tabela periódica, portanto

Leia mais

TEORIA DA LIGAÇÃO QUÍMICA

TEORIA DA LIGAÇÃO QUÍMICA TERIA DA LIGAÇÃ QUÍMICA s exercícios seguintes estão directamente relacionados com a matéria exposta no capítulo do manual da disciplina de Química Geral. São apresentados vários tipos de exercícios resposta

Leia mais

Pergunta I II III IV Total. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar

Pergunta I II III IV Total. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar 3 de março 2012 (Semifinal) Pergunta I II III IV Total Classificação Escola:. Nome:. Nome:. Nome:. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar Dados: Constante de Avogadro: N A = 6,022 x 10 23 mol -1

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

Setúbal. Para além. líquidas. excerto da TURMA: C N. º NOME: ANO 1. espacial. Ficha de Avaliação

Setúbal. Para além. líquidas. excerto da TURMA: C N. º NOME: ANO 1. espacial. Ficha de Avaliação Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal Prof. Carlos Cunha 1ª Ficha de Avaliação FÍSICO QUÍMICA A ANO LECTIVO 2007 / 2008 ANO 1 N. º NOME: TURMA: C CLASSIFICAÇÃO Marte: A próxima fronteira. Toda a

Leia mais

Nome Completo : Prova de Acesso de Química para Maiores de 23 Anos. Candidatura de Junho de 2013, 10: h

Nome Completo : Prova de Acesso de Química para Maiores de 23 Anos. Candidatura de Junho de 2013, 10: h Nome Completo : B. I. n.º Prova de Acesso de Química para Maiores de 23 Anos Candidatura 2013-2014 18 de Junho de 2013, 10:00 12.30 h Respostas às perguntas de escolha múltipla: assinale a resposta certa

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 2

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 2 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Cursos Gerais Agrupamentos 1 e 2 PROVA 142/12 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2005 2.ª FASE PROVA

Leia mais

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick Estrutura Atômica Átomo 3 partículas Quais são? Descoberta o elétron século XIX por Thomsom Próton - - século XX por Rutherford Neutron 1932 por Chadwick Modelo atômico Núcleo prótons e neutros Elétrons

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

Proposta de Teste Intermédio do 9º Ano

Proposta de Teste Intermédio do 9º Ano Proposta de Teste Intermédio do 9º Ano Ciências Físico-Químicas Duração do teste: 90 min. Para responderes às questões, escreve, na folha de respostas, o número de cada grupo e questão, seguido da letra

Leia mais

GRUPO I. Figura A carga do cerne do átomo de hidrogénio é (A) 2. (B) 1. (C) 0. (D) + 1.

GRUPO I. Figura A carga do cerne do átomo de hidrogénio é (A) 2. (B) 1. (C) 0. (D) + 1. GRUPO I Um grupo de físicos conseguiu obter uma fotografia do funcionamento quântico dos eletrões num átomo de hidrogénio. Obter uma imagem do interior de um átomo não é fácil. A mecânica quântica torna-o

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA - III

ESTRUTURA ATÔMICA - III ESTRUTURA ATÔMICA - III Elementos químicos emitem luz em diferentes comprimentos de onda. Esta emissão é descontínua e só ocorre para determinadas faixas de Prof. Bruno Gabriel Química 2ª Bimestre 2016

Leia mais

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica 1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica Prof. Dr. Newton Luiz Dias Filho 1) a) Qual é a frequência de radiação que tem um comprimento de onda de 0,452 pm? b) Qual é o comprimento

Leia mais

Sumário. Espectros, Radiação e Energia

Sumário. Espectros, Radiação e Energia Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Emissão da radiação pelas estrelas. Temperatura das estrelas. Tipos de espectros. Os espectros emitidos pelas estrelas. dos átomos dos elementos. APSA 4.

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 21. Física e Química A

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 21. Física e Química A Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Silva e Emília Correia Ficha de Trabalho 21 Componente do 10ºAno 2014/2015 1. Leia atentamente as informações seguintes. Mais de

Leia mais

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito)

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) 1 - (UFPR) - Considere um elemento químico (E) com número atômico (Z) igual a 16. a) Qual sua configuração eletrônica para o estado fundamental? a) 1s

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR E QUÍMICA A 10ºANO (2015/2016)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR E QUÍMICA A 10ºANO (2015/2016) ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR FÍSICA E QUÍMICA A 10ºANO (2015/2016) Ficha de Trabalho nº 2.1 Domínio 2: Propriedades e Transformações da Matéria Subdomínioo 4: Ligações químicas 1. Na figura está

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 27. janeiro. 2016 Versão 1 10º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

1. O amoníaco é uma base, segundo a teoria de Brönsted-Lowry, sendo a sua reação de ionização em água traduzida pela seguinte equação:

1. O amoníaco é uma base, segundo a teoria de Brönsted-Lowry, sendo a sua reação de ionização em água traduzida pela seguinte equação: ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS FQA FICHA DE EXERCÍCIOS DE EXAME UNIDADE 2 - QUÍMICA 10.março. 2016 11.º Ano Turma B Professor: Duração da prova: 90 minutos. NOME: Nº 1 1. O amoníaco é uma base, segundo

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos

Leia mais