FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO"

Transcrição

1 Departamento de Matemática e Ciências Experimentais FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO PLANIFICAÇÃO 011 / 01 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Período 1º 1/09 a 1/1 º 03/01 a 3/03 3º 10/0 a 08/0 Nº Semanas Nº aulas totais Nº aulas avaliação e de revisão Nº aulas Imprevistos Nº de aulas de progressão 1, , , 8 8 Totais 3, PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 1º Período - QUÍMICA Tempos de min Apresentação e Avaliação diagnóstica 1 Set 1 Set 0. MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 1 1/09 7/ Materiais Introdução e resolução A.P.S.A.1: explorar as informações 11 contidas num rótulo de uma embalagem Materiais naturais e materiais manufaturados Substâncias e misturas: - classificação de misturas e classificação de substâncias - mudanças de estado físico 1 1 A.P.L.0.0: A.P.L.0.1: Metodologia da resolução de problemas por via experimental Como separar os componentes de uma mistura Soluções Constituição de uma solução 0... Composição quantitativa de uma solução: - concentração mássica 0.3. Elementos Químicos Constituição de um átomo - isótopos Massas isotópicas e massas atómicas relativas. Massa molecular relativa Organização dos elementos na Tabela Periódica Representação simbólica das substâncias - significado e escrita de fórmulas químicas Teste de avaliação 10 a 1/10 Pág A.P.S.A.

2 1. DAS ESTRELAS AO ÁTOMO 1/10 1/ Arquitetura do Universo Breve história do Universo: evolução das ideias sobre o 3 Universo; organização do Universo Origem do Universo: Teoria do Big Bang fatores a 33 favor e limitações da teoria do Big Bang; outras teorias Escalas de tempo, comprimento e temperatura. A.P.S.A.1: O infinitamente grande e o infinitamente pequeno: escalas filme Potências de A Origem dos elementos químicos: - Da radiação à matéria; - Nucleossíntese primordial; Nucleossíntese estelar; Nucleossíntese interestelar; - Abundância relativa dos elementos no Universo; - Aplicações das reações nucleares A.P.S.A.: Fusão e fissão nucleares; diferenças entre as reações nucleares e as reações químicas 1.. Espectros, radiações e energia Emissão da radiação pelas estrelas. Temperatura das estrelas 1... Composição das estrelas. - O espectro visível da luz solar; - espectro eletromagnético: comparação de radiações quanto à sua energia e efeito térmico; algumas aplicações tecnológicas das radiações. - espectros de emissão e de absorção; - Relação entre as radiações emitidas pelas estrelas, sua composição e temperatura superficial A.P.S.A.3: Identificação de elementos químicos através do respetivo espectro observação de espectros A.P.S.A.: Espetros - 1 A.P.L.1.: Análise elementar por via seca Interação radiação-matéria: 3 - Efeito fotoelétrico e suas aplicações. A.P.S.A.: Espetro eletromagnético. Efeito fotoelétrico Átomo de hidrogénio e estrutura atómica A interpretação do espectro de riscas do átomo de 1 hidrogénio e a quantificação de energia A.P.S.A.: espectro de emissão do átomo de hidrogénio Resolução de exercícios Do modelo de Bohr ao modelo quântico - Números quânticos e orbitais; 1 - Energia das orbitais; - Configurações eletrónicas A.P.S.A.7: Modelo quântico. Configurações eletrónicas 7 Teste de avaliação 8 Nov a Dez 1.. Tabela Periódica organização dos elementos químicos 1... Relação entre as configurações eletrónicas dos elementos e a sua posição na Tabela Periódica A.P.S.A.9: Tabela Periódica Propriedades dos elementos e das substâncias elementares. Periodicidade das propriedades dos átomos raio atómico, raio iónico e energia de ionização. A.P.S.A.10: Propriedades periódicas Pág.

3 A.P.L.1.1: Medição em Química 90 A.P.L.1.3: Identificação de uma substância e avaliação da sua pureza: 97 densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição Autoavaliação 1/1 1/1 º Período. NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA.1. Evolução da atmosfera breve história.1.1. Da atmosfera primitiva à atmosfera atual da Terra - importância de alguns gases da atmosfera face à existência de vida na Terra;.1.. Alterações da composição da atmosfera por agentes naturais e antropogénicos - principais poluentes, fontes de produção e efeitos nos seres vivos; - efeitos ambientais: breve referência; - contaminação e toxicidade: DL 0 e CL 0 A.P.S.A.1: A Terra e os gases da sua atmosfera toxicidade e contaminação.. Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude..1. Estrutura da atmosfera: relação da existência de camadas com os pontos de inflexão de variação de temperatura Temperatura da atmosfera transferência de energia: condução, convecção e irradiação - Efeitos do solo e da radiação solar na temperatura da atmosfera terrestre A.P.S.A.: Atmosfera da Terra: análise de diagramas e de dados...1 A grandeza quantidade de substância e a sua unidade no SI: a mole. - Número de Avogadro; - Massa molar /01 9/03... Volume molar e densidade de um gás - Relação entre a densidade de um gás e a sua massa molar As dispersões na atmosfera: soluções, coloides e suspensões - semelhanças e diferenças; - As soluções e o modo de expressar a sua composição quantitativa: concentração de soluções e diluição de soluções. A.P.S.A. 3 e :. A.P.L..1 (1ª parte): Preparação de soluções aquosas: a partir de um soluto sólido e a partir de outra mais concentrada. A.P.L..1 (ª parte): Coloides: o que são e como se preparam Teste de avaliação Semana de 3/01 a 7/01 Pág. 3

4 .3. Interação radiação-matéria.3.1. Radicais livres e sua formação na atmosfera - efeito dos radicais livres na saúde; Formação de iões na atmosfera A atmosfera como filtro da radiação solar 13.. O ozono na estratosfera..1. Formação e decomposição do ozono na estratosfera - a camada de ozono; - o ozono como filtro solar;... A degradação da camada de ozono: o buraco de ozono - substâncias que influenciam o equilíbrio de formação e decomposição do ozono; - implicações da destruição da camada de ozono;..3. Filtros mecânicos (óticos) e filtros solares (químicos) A.P.S.A.: Análise de factos e de mitos sobre as radiações. A.P.S.A.: Ozono: protocolos e adendas; CFC e alternativas O que são, quimicamente, os CFC? - nomenclatura de hidrocarbonetos saturados e derivados halogenados A.P.S.A.7: Alcanos e derivados halogenados de alcanos: nomenclatura... Moléculas na troposfera espécies maioritárias e vestigiais..1. Princípios gerais da ligação covalente: a molécula H - notação de Lewis;... As moléculas O e N..3. Parâmetros da ligação covalente: energia e comprimento de ligação nas moléculas diatómicas... Moléculas poliatómicas: H O, CO, NH 3, CH - estrutura e geometria molecular; - ângulo de ligação; A.P.S.A.8: Parâmetros de ligação.... Nomenclatura de compostos inorgânicos A.P.S.A.9: Compostos inorgânicos: nomenclatura FÍSICA 0. DAS FONTES DE ENERGIA AO UTILIZADOR 9 1/03 1/ Situação energética mundial e degradação da energia Fontes de energia e impacte ambiental Degradação e conservação de energia - rendimento 0.. Conservação da energia Lei da conservação da energia 0... O que sabemos sobre a energia - Energia mecânica - Energia interna - Transferências de energia: trabalho, calor e radiação A.P.S.A A.P.L.0.1: Rendimento no aquecimento 1 3 Teste de avaliação 1/03 a 1/03 Pág.

5 1.ENERGIA - DO SOL AO AQUECIMENTO 3 1/03 3/ Energia do Sol para a Terra Balanço energético da Terra - espectro eletromagnético; - absorção e emissão de radiação Balanço energético da Terra - Lei de Stefan-Boltzmann 38 - Deslocamento de Wien Equílibrio térmico - Lei zero da termodinâmica A.P.L.1.1:Por que razão as casas alentejanas são pintadas de branco? 1 Por que é que a parte interna de uma garrafa-termo espelhada? 3 Autoavaliação 1/03 3/03 3º Período FÍSICA 1.ENERGIA - DO SOL AO AQUECIMENTO (cont.) 3 10/0 / Temperatura média da Terra - Potência da radiação proveniente do Sol: constante solar; albedo de um planeta - Potência da radiação emitida pela Terra A radiação solar na produção de energia elétrica painel fotovoltaico 7 - Vantagens e desvantagens da produção de eletricidade por via fotovoltaica - Dimensionamento de um painel fotovoltaico - (APSA 1.1) 0 A.P.L. 1. Energia elétrica fornecida por um painel fotovoltaico A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas A radiação solar no aquecimento - funcionamento do coletor solar; - Processos de propagação do calor: condução e convecção - condutividade térmica ª Lei da Termodinâmica - Análise de situações em que a variação de energia interna se faz à custa de trabalho; - Cálculo da energia transferida para um sistema como 70 calor, acompanhada apenas de variação de temperatura do sistema: - capacidade térmica mássica de uma substância e capacidade térmica de um corpo - mudanças de estado físico A.P.L.1.3: Por que é que no verão a areia fica escaldante e a água do mar não? 1.. Por que é que os climas marítimos são mais amenos do que os 3 continentais? A.P.L. 1.: balanço energético num sistema termodinâmico ª Lei da Termodinâmica 7 Teste de avaliação 30/0 /0 Pág.

6 . ENERGIA EM MOVIMENTOS 0 0/0 9/0.1. Transferência e transformações de energia em sistemas complexos aproximação ao modelo da partícula material Quando um sistema complexo pode ser representado por um ponto - centro de massa Transferências de energia como trabalho Trabalho de uma força constante e energia transferida Quando várias forças contribuem para a variação de 107 energia - Trabalho da resultante das forças.1.. Os atritos são indispensáveis - Trabalho da força de atrito 109 (APSA.1) A energia de sistemas em movimento de translação..1. Teorema da energia cinética... A força com que a Terra atrai os corpos realiza trabalho..3 As forças que não alteram a energia mecânica.. As forças que alteram a energia mecânica (APSA.) 13 APL.1: Energia cinética ao longo do plano inclinado 10 3 APL.: Bola Saltitona 1 3 Teste Avaliação 8/0 a 1/0 Autoavaliação /0 a 8/0 Pág.

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual. Física e Química A 10º ano 2014 / º Período

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual. Física e Química A 10º ano 2014 / º Período Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual Física e Química A 10º ano 01 / 01 1º Período ( minutos) Apresentação QUÍMICA 0. MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 0.1. Materiais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias Ensino Recorrente de Nível Secundário Física e Química A 10ºano MÓDULO

Leia mais

0.2. Soluções Quais e quantos componentes O que são soluções aquosas Composição quantitativa de soluções

0.2. Soluções Quais e quantos componentes O que são soluções aquosas Composição quantitativa de soluções QUÍMICA 0. Materiais: diversidade e constituição 0.1. Materiais Qual a origem Que constituição e composição Como se separam constituintes Como se explica a sua diversidade 0.2. Soluções Quais e quantos

Leia mais

MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS

MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS Elementos químicos e sua organização Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 10º Ano Planificação Anual 201-2016 Física

Leia mais

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial /2016) Disciplina: Física e Química A Módulos 1, 2 e 3

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial /2016) Disciplina: Física e Química A Módulos 1, 2 e 3 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial - 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulos 1, 2 e 3 Duração

Leia mais

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 2

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 2 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 2 Duração da prova:

Leia mais

PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA FÍSICA/QUÍMICA

PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA FÍSICA/QUÍMICA PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA FÍSICA/QUÍMICA 2012 Componente de Física 1. Mecânica da Partícula 1.1 Cinemática e dinâmica da partícula em movimento

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357 / 2007, de 29 de Outubro (Duração: 90minutos + 30 minutos de tolerância) 10º ano Física e Química A (Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR FÍSICA E QUÍMICA A PLANIFICAÇÃO CURRICULAR (Médio e Longo prazo) Componente de QUÍMICA 1 MÓDULO INICIAL - Materiais: diversidade e constituição Conteúdos Objetivos de aprendizagem Atividades prático -

Leia mais

Disciplina de Didáctica da Química I

Disciplina de Didáctica da Química I Disciplina de Didáctica da Química I Texto de Apoio Estrutura dos átomos no ensino básico e secundário Visão crítica / síntese dos tópicos de química nos ensinos básico e secundário A - ESTRUTURA DOS ÁTOMOS

Leia mais

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 27/02/2013

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 27/02/2013 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 : A atmosfera e a radiação solar. As reações fotoquímicas e a formação de radicais livres. Formação de iões na termosfera e na mesosfera. Os

Leia mais

Escola Básica do 2.º e 3.ºciclos Álvaro Velho. Planeamento Curricular de Físico-Química 7.º ano ANO LETIVO 2015/2016

Escola Básica do 2.º e 3.ºciclos Álvaro Velho. Planeamento Curricular de Físico-Química 7.º ano ANO LETIVO 2015/2016 1.º Período Escola Básica do 2.º e 3.ºciclos Álvaro Velho Planeamento Curricular de Físico-Química 7.º ano I Espaço 1. Universo 2. Sistema Solar 1.1 Constituição do Universo 1.2 Observação do céu 1.3 Evolução

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 7º Teste de FQA 2.março. 2015 Versão 1 10º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas e termina

Leia mais

Avaliação da Capacidade para Frequência do Ensino Superior de Candidatos Maiores de 23 anos

Avaliação da Capacidade para Frequência do Ensino Superior de Candidatos Maiores de 23 anos Avaliação da Capacidade para Frequência do Ensino Superior de Candidatos Maiores de 23 anos 2016 QUÍMICA Conteúdos Programáticos MATERIAIS - Origem - Constituição e composição dos materiais: - Constituição

Leia mais

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 11 março 2015 Ano Letivo: 2014/ min.

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 11 março 2015 Ano Letivo: 2014/ min. 5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 11 março 2015 Ano Letivo: 2014/2015 135 min Grupo I 1. A Terra é o único planeta do sistema

Leia mais

10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. Ano Letivo FÍSICA e QUÍMICA - A. Docentes: (2016/2017) Alberto Morgado. Sandra Isabel Coelho Barradas

10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. Ano Letivo FÍSICA e QUÍMICA - A. Docentes: (2016/2017) Alberto Morgado. Sandra Isabel Coelho Barradas 10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Ano Letivo 016-017 FÍSICA e QUÍMICA - A (016/017) Docentes: Alberto Morgado Sandra Isabel Coelho Barradas Planificação Longo Prazo FQA - 10º ano (016/017) Página 1 ÍNDICE

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da.. - Transferência de energia. - Principais características das camadas da atmosfera.

Leia mais

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67 Prefácio 1 Introdução: matéria e medidas 1 1.1 O estudo da química 1 1.2 Classificações da matéria 3 1.3 Propriedades da matéria 8 1.4 Unidades de medida 12 1.5 Incerteza na medida 18 1.6 Análise dimensional

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 14. Física e Química A. 1. Leia atentamente o seguinte texto:

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 14. Física e Química A. 1. Leia atentamente o seguinte texto: Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Silva e Emília Correia Ficha de Trabalho 14 Componente de Química 10ºAno 2014/2015 1. Leia atentamente o seguinte texto: Portugal

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa Física e Química A 10º Ano ENSINO SECUNDÁRIO FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 3 de maio de minutos

Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 3 de maio de minutos Ano Letivo 2015/ 2016 Objeto de avaliação Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 3 de maio de 2016 120 minutos O teste tem por referência o programa de Física e Química A para o

Leia mais

Sumários das Aulas Leccionadas 1º Periodo

Sumários das Aulas Leccionadas 1º Periodo Escola Secundária Filipa de Vilhena 2010/2011 Física e Química A Nível 1 Sumários das Aulas Leccionadas 1º Periodo Turma: 10ºA Professor: Ricardo Leandro Ribeiro Aula Data Sumário Resumo da Aula 1,2,3

Leia mais

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26 Sumário CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1 Introdução 1 Os sistemas de medida 1 O Sistema Internacional de Unidades (SI) 1 A temperatura 2 Outras escalas de temperatura 3 O uso e o mau uso das unidades

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Correção da Ficha de Trabalho 14. Física e Química A pontos

Escola Secundária de Lagoa. Correção da Ficha de Trabalho 14. Física e Química A pontos Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Silva e Emília Correia Correção da Ficha de Trabalho 14 2014/2015 1. 1.1.. 12 pontos O buraco da camada de ozono consiste na baixa

Leia mais

Reações fotoquímicas na atmosfera

Reações fotoquímicas na atmosfera Fotodissociação e fotoionização Fotodissociação e fotoionização na atmosfera terrestre Ozono estratosférico Formação e destruição do ozono estratosférico Substitutos dos clorofluorocarbonetos Qual a importância

Leia mais

EXERCÍCIOS. Química 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves

EXERCÍCIOS. Química 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves Química 10 EXERCÍCIOS e problemas Exames 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Testes intermédios 2008 2009 2010 2011 Escola Técnica Liceal Salesiana do Estoril Professor Luís Gonçalves 2 3 4 UNIDADE 1 Das estrelas

Leia mais

Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. Ensino Secundário na Modalidade de Ensino Recorrente

Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. Ensino Secundário na Modalidade de Ensino Recorrente Ministério da Educação Direção-Geral da Educação Ensino Secundário na Modalidade de Ensino Recorrente Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Modularização do Programa e Metas Curriculares

Leia mais

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Química 10. ano

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Química 10. ano Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Química 10. ano Apresenta-se em seguida uma tabela que visa permitir uma fácil consulta e comparação das Aprendizagens Essenciais com as Metas Curriculares.

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 7 de dezembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. Os espetros de absorção e de emissão

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA 7º ano Espaço Materiais Energia Atividades Práticas Compreender globalmente a constituição e a caracterização do Universo e do Sistema Solar e a posição que a Terra ocupa nesses sistemas. Saber associar

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO Ano letivo de 2016/2017 Matriz de Regime não Presencial Disciplina de Física e Química A Módulo(s) 1,2 e 3 Curso de Ciências e Tecnologias Duração da Prova: 135

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 5. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. 1. Considere a molécula de metano.

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 5. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. 1. Considere a molécula de metano. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 5 Química 10ºano 1. Considere a molécula de metano. 1.1. Calcule o número de moléculas de metano, CH 4, presentes

Leia mais

Graça Meireles. Física -10º ano. Física -10º ano 2

Graça Meireles. Física -10º ano. Física -10º ano 2 Escola Secundária D. Afonso Sanches Energia do Sol para a Terra Graça Meireles Física -10º ano 1 Variação da Temperatura com a Altitude Física -10º ano 2 1 Sistemas Termodinâmicos Propriedades a ter em

Leia mais

Física. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

Física. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo Física baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE FÍSICA High School 2 9 th Grade Movimentos: variações e conservações. Grandezas do movimento: identificação,

Leia mais

Escolas João de Araújo Correia

Escolas João de Araújo Correia Escolas João de Araújo Correia DEPARTAMENTO MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Disciplina Física e Química A QUÍMICA MÓDULO INICIAL MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 10º Ano de escolaridade 2014-2015

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva

Calendarização da Componente Letiva AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Calendarização da Componente Letiva 7º Ano Físico-Química Períodos 1º 2º 3º Período Período Período Número de aulas previstas (45 minutos) 39 36 25 Apresentação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES TURMA: G ANO: 12º ANO LETIVO 2011/2012 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diagnose da turma. -Trabalho individual

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES TURMA: G ANO: 12º ANO LETIVO 2011/2012 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diagnose da turma. -Trabalho individual ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES CURSO PROFISSIONAL Técnico de Instalações Elétricas DISCIPLINA: FÌSICA e QUÌMICA TURMA: G ANO: 12º ANO LETIVO 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares da componente de Química da disciplina Física e Química A - 10º Ano

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares da componente de Química da disciplina Física e Química A - 10º Ano Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares da componente de Química da disciplina Física e Química A - 10º Ano O desenho das AE da FQ-A pressupõe que a literacia científica do aluno, à saída da escolaridade

Leia mais

Física e Química A 10.º ano

Física e Química A 10.º ano Energia, fenómenos térmicos e radiação I 1. Coloca os sistemas mencionados por ordem, de forma a corresponder à sequência: Sistema isolado, Sistema fechado, sistema aberto A. Piscina. B. Frigorífico fechado.

Leia mais

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04 Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 0 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 0 COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS Nº aulas Introduzir uma visão

Leia mais

TABELA DE CONSTANTES FÓRMULAS. ,m massa de soluto; V volume de solução. , n quantidade de soluto; V volume de solução. ν= c λ

TABELA DE CONSTANTES FÓRMULAS. ,m massa de soluto; V volume de solução. , n quantidade de soluto; V volume de solução. ν= c λ Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 1 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF CLASSIFICAÇÃO: Valores Prof. António Gonçalves: TABELA DE CONSTANTES Constante

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 24 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/ min.

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 24 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/ min. 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 24 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/2015 90 min Grupo I 1. Os átomos de cloro podem substituir

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2º e 3º CICLOS INFANTE D. PEDRO BUARCOS. Currículo da disciplina de Ciências Físico Químicas. 8ºAno de escolaridade

ESCOLA BÁSICA 2º e 3º CICLOS INFANTE D. PEDRO BUARCOS. Currículo da disciplina de Ciências Físico Químicas. 8ºAno de escolaridade ESCOLA BÁSICA 2º e 3º CICLOS INFANTE D. PEDRO BUARCOS Currículo da disciplina de Ciências Físico Químicas 8ºAno de escolaridade BLOCO 1 A ENERGIA (Tema: Terra em Transformação) Unidade Conteúdo Nº de FONTES

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 CURSO: Técnico de Instalações Elécticas 2012-2015 DISCIPLINA: Física e Química N.º TOTAL DE MÓDULOS: 3 N.º ORDEM N.º DE HORAS 1 20H/24Seg. Q1 Estrutura Atómica.

Leia mais

QUESTÕES DE EXAME 3. Física e Química A. Domínio 2 - Propriedades e transformações da matéria. 2.1 Ligação química

QUESTÕES DE EXAME 3. Física e Química A. Domínio 2 - Propriedades e transformações da matéria. 2.1 Ligação química QUESTÕES DE EXAME 3 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

3.º Teste de Física e Química A 10.º A Jan minutos /

3.º Teste de Física e Química A 10.º A Jan minutos / 3.º Teste de Física e Química A 10.º A Jan. 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

Pergunta I II III IV Total. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar

Pergunta I II III IV Total. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar 3 de março 2012 (Semifinal) Pergunta I II III IV Total Classificação Escola:. Nome:. Nome:. Nome:. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar Dados: Constante de Avogadro: N A = 6,022 x 10 23 mol -1

Leia mais

Planificação Anual GR 510 Disciplina Física e Química 9.º Ano

Planificação Anual GR 510 Disciplina Física e Química 9.º Ano Planificação Anual GR 510 Disciplina Física e Química 9.º Ano Estratégias / Processos de operacionalização Módulo M5: Reações Químicas. 1 1P Indicar que a matéria é constituída por corpúsculos submicroscópicos

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva 9º Ano Físico Química

Calendarização da Componente Letiva 9º Ano Físico Química ANDRÉ SOARES (150952) Calendarização da Componente Letiva 9º Ano Físico Química 1º 2º 3º Períodos Período Período Período Número de aulas previstas (50minutos) 39 33 23 Apresentação 1 Avaliação (preparação,

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1. MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 1.1 Materiais 1.1.1 Materiais

Leia mais

MÓDULO N.º Q1 ESTRUTURA ATÓMICA. TABELA PERIÓDICA. LIGAÇÃO QUÍMICA.

MÓDULO N.º Q1 ESTRUTURA ATÓMICA. TABELA PERIÓDICA. LIGAÇÃO QUÍMICA. CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS PLANIFICAÇÃO MODULAR DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA TOTAL 60 horas 10º 10 CONTEÚDOS MÓDULO N.º Q1 ESTRUTURA ATÓMICA. TABELA PERIÓDICA. LIGAÇÃO

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 18. Chamadas de Atenção. Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 18. Chamadas de Atenção. Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Chamadas de Atenção Ficha de Trabalho 18 Atmosfera (Unidade 2 de Química do 10ºano) A atmosfera não teve sempre a mesma composição.

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva 9º Ano Físico Química

Calendarização da Componente Letiva 9º Ano Físico Química AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Calendarização da Componente Letiva 9º Ano Físico Química 1º 2º 3º Períodos Período Período Período Número de aulas previstas (45 minutos) 39 36 21 Apresentação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2012 FÍSICA CARLOS 3ª MÉDIO Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Encaminhamos a Programação de Etapa, material de apoio para o acompanhamento dos conteúdos e habilidades que

Leia mais

DISCIPLINA DE QUÍMICA

DISCIPLINA DE QUÍMICA DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª série Traduzir linguagens químicas em linguagens discursivas e linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química tais como gráficos, tabelas e relações matemáticas,

Leia mais

Cursos Profissionais-Física e Química 10º ano

Cursos Profissionais-Física e Química 10º ano 3.1.4. Parâmetros da ligação covalente A. O comprimento da ligação nas moléculas diatómicas Como já se referiu, quando os átomos se aproximam formando ligações dão origem a uma nova unidade estrutural-

Leia mais

Questões de Exame Resolvidas. Física e Química A. 11. ano. Química

Questões de Exame Resolvidas. Física e Química A. 11. ano. Química Questões de Exame Resolvidas Física e Química A 11. ano Química Índice Apresentação 3 Questões de Exame e de Testes Intermédios Química 10.º ano Domínio 1 Elementos químicos e sua organização 7 Subdomínio

Leia mais

Programa de Disciplina CARACTERÍSTICAS OBRIGATÓRIA 4 (TEÓRICA) NENHUM

Programa de Disciplina CARACTERÍSTICAS OBRIGATÓRIA 4 (TEÓRICA) NENHUM Programa de Disciplina Nome: Química Geral I Código: IQG 114 Categoria: Carga Horária Semanal: CARACTERÍSTICAS Número de Semanas Previstas para a Disciplina: 15 Número de Créditos da Disciplina: 4 OBRIGATÓRIA

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA CURSOS PROFISSIONAIS Disciplina: FÍSICA E QUÍMICA Módulo (*) : Q1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica. Ligação Química (*) e extensão do módulo, se aplicável.

Leia mais

FÍSICA E QUÍMICA A PREPARAR O EXAME. 11.º ano Ensino Secundário Daniel Gonçalves

FÍSICA E QUÍMICA A PREPARAR O EXAME. 11.º ano Ensino Secundário Daniel Gonçalves FÍSICA E QUÍMICA A PREPARAR O EXAME 11.º ano Ensino Secundário Daniel Gonçalves 4 ÍNDICE QUÍMICA 1.º ANO I. ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ORGANIZAÇÃO 1. Massa e tamanho dos átomos... 8 1.1 Ordens de grandeza

Leia mais

A Troposfera. A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos.

A Troposfera. A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos. 1 A Troposfera A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos. A atmosfera é constituída, maioritariamente, por moléculas. Espécies

Leia mais

Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF

Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF CLASSIFICAÇÃO: Valores Prof. António Gonçalves: TABELA DE CONSTANTES Constante

Leia mais

Ligações Químicas Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei

Ligações Químicas Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Ligações Químicas Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UFRJ 2009) a) O elemento X, que aparece no balão II, está localizado no 2º período, grupo 14. Um de seus isótopos apresenta

Leia mais

NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação

NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 9º Teste sumativo de FQA 10.º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Tolerância: 0 minutos 10 páginas 23.abril.2015 NOME Nº Turma

Leia mais

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização DEPARTAMENTO DE FÍSICA-QUÍMICA DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA A - 11º ANO OBJETIVOS / CONTEÚDOS... 1º PERÍODO Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização 1. MECÂNICA (FÍSICA) 1.1. Tempo, posição

Leia mais

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular)

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Os conteúdos conceituais de Química estão distribuídos em 5 frentes. Química Extensivo A)Meio ambiente; estrutura atômica; Classificação

Leia mais

6ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

6ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 6ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 24 abril 2015 Ano Letivo: 2014/2015 90 min 1. Considere duas centrais produtoras de energia

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Informação Prova da Disciplina de Física e Química - Módulo: 1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica.

Leia mais

MATRIZ DE EXAME DE QUÍMICA

MATRIZ DE EXAME DE QUÍMICA MATRIZ DE EXAME DE QUÍMICA Módulo Q1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica. Ligação Química Formação: Científica Duração: 90 minutos Tipo de prova: escrita Ano Letivo 2015 16 1. ESTRUTURA DA PROVA Alguns

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 27. janeiro. 2016 Versão 1 10º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 18 de janeiro 2016 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. Num copo com 100 ml de água, são

Leia mais

ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e volume molar

ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e volume molar ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e volume molar As camadas na atmosfera são: Troposfera. Estratosfera. Mesosfera Termosfera Exosfera A variação da temperatura com a altitude permite definir 5

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO 10º ANO FÍSICA E QUÍMICA A

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO 10º ANO FÍSICA E QUÍMICA A DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO 10º ANO FÍSICA E QUÍMICA A Tema/Conteúdo Aprendizagens a realizar Estratégias/Atividades 1- Materiais Origem Constituição e composição Explicação

Leia mais

EXAME ENSINO PROFISSIONAL

EXAME ENSINO PROFISSIONAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES EXAME ENSINO PROFISSIONAL Disciplina: Física e Química Módulo: Q1 Tipo de Prova: Escrita Duração: 90 minutos Ano letivo: 2012/2013 Conteúdos Objectivos Estrutura

Leia mais

RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE

RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE LINHAS DO CAMPO MAGNÉTICO TERR A TEMPESTADE SOLAR SOL 1. INTRODUÇÃO Radiação (energia radiante) - se propaga sem necessidade da presença de um meio material designa processo

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 4 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/2015 135 min 1. A água é uma substância vital para qualquer

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 10.º teste sumativo de FQA 9.maio.015 10.º Ano Turma A Professora: M.ª do Anjo Albuquerque Versão 1 Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 10 páginas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Física e Química A/ Metas Curriculares, MEC-2014 ENSINO SECUNDÁRIO 11º ANO-FQ-A

Leia mais

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Física 10. ano

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Física 10. ano Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Física 10. ano Apresenta-se em seguida uma tabela que visa permitir uma fácil consulta e comparação das Aprendizagens Essenciais com as Metas Curriculares.

Leia mais

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Radiação térmica Propriedades básicas da radiação Transferência de calor por radiação entre duas superfícies paralelas infinitas Radiação térmica

Leia mais

Aulão de Química. Química Geral Professor: Eduardo Ulisses

Aulão de Química. Química Geral Professor: Eduardo Ulisses Aulão de Química Química Geral Professor: Eduardo Ulisses Substâncias e Misturas Substância é qualquer parte da matéria que possui propriedades constantes. As substâncias podem ser classificadas como sendo

Leia mais

Exercícios para resolver

Exercícios para resolver 4 ÍNDICE QUÍMICA 10.º ANO I. ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ORGANIZAÇÃO 1. Massa e tamanho dos átomos... 8 1.1 Ordens de grandeza e escalas de comprimento... 8 1.2 Dimensões à escala atómica... 9 1.3 Massa isotópica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Física e Química A 10ºAno 1. A energia dos eletrões nos átomos inclui: (A) apenas o efeito das atrações entre os eletrões e

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA INFORMAÇÕES BÁSICAS

CURSO: FARMÁCIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Turno: Integral Currículo 2014 Período 1º Período Tipo Obrigatória Teórica 72 horas CURSO: FARMÁCIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Química Fundamental Carga Horária Prática ----- Habilitação /

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA:

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA: ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 0.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 200/20 NOME: Nº: TURMA: AVALIAÇÃO: Prof.. A energia eléctrica pode ser produzida em centrais termoeléctricas. Nessa produção há perdas de

Leia mais

Arquitectura do Universo. Espectros, radiações e energia

Arquitectura do Universo. Espectros, radiações e energia Arquitectura do Universo. Espectros, radiações e energia Nascimento e estrutura do Universo A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar (formado pela estrela Sol e planetas à sua volta), que está integrado

Leia mais

(Subdomínio.módulo.conteúdo)

(Subdomínio.módulo.conteúdo) Escolas João de Araújo Correia ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO 16 17 GESTÃO CURRICULAR DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais FÍSICA E QUÍMICA A 11º ANO 1º Período (Início: 15-09-2016; Fim: 16-12-2016)

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) DISCIPLINA: PROFESSOR (A): MAF 1293 QUÍMICA GERAL Danns Pereira Barbosa Ementa Estrutura eletrônica dos átomos, propriedades periódicas,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) DISCIPLINA: PROFESSOR (A): MAF 1293 QUÍMICA GERAL Danns Pereira Barbosa Ementa Estrutura eletrônica dos átomos, propriedades periódicas,

Leia mais

CURRÍCULOS 2016/2017

CURRÍCULOS 2016/2017 CURRÍCULOS 2016/2017 Ensino Regular Departamento: Matemática e Ciências Experimentais Disciplina: Física e Química A Ano de Escolaridade: 11º Conteúdos Programáticos: Domínio: Mecânica Subdomínio 1: Tempo,

Leia mais

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização DEPARTAMENTO DE FÍSICA-QUÍMICA DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA A - 11º ANO OBJETIVOS / CONTEÚDOS... 1º PERÍODO Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização 1. MECÂNICA (FÍSICA) 1.1. Tempo, posição

Leia mais

Escola Secundária/3 do Morgado de Mateus Vila Real Ficha de Trabalho de Revisão de Química 10º Ano Turma C Física e Química A Ano Lectivo 2008/09

Escola Secundária/3 do Morgado de Mateus Vila Real Ficha de Trabalho de Revisão de Química 10º Ano Turma C Física e Química A Ano Lectivo 2008/09 Escola Secundária/3 do Morgado de Mateus Vila Real Ficha de Trabalho de Revisão de Química 10º Ano Turma C Física e Química A Ano Lectivo 2008/09 1. O Prémio Nobel da Física 2006 foi atribuído aos norte-americanos

Leia mais

DO SOL AO AQUECIMENTO A ENERGIA NO AQUECIMENTO/ ARREFECIMENTO DE SISTEMAS

DO SOL AO AQUECIMENTO A ENERGIA NO AQUECIMENTO/ ARREFECIMENTO DE SISTEMAS DO SOL AO AQUECIMENTO A ENERGIA NO AQUECIMENTO/ ARREFECIMENTO DE SISTEMAS 01-03-2013 Dulce Campos 2 O que é de facto ENERGIA? ENERGIA Ainda não sabemos o que é energia " Ainda não sabemos o que é energia.

Leia mais

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE Programação do Curso Carga horária Formação Específica Tecnologias limpas 48 Gerenciamento das emissões 96 Disposição no meio ambiente 36 Análise de risco e segurança industrial 36 Gerenciamento estratégico

Leia mais

1. Reconhecer o átomo de hidrogénio como o Átomo mais simples.

1. Reconhecer o átomo de hidrogénio como o Átomo mais simples. PROVA DE INGRESSO ANO LECTIVO 2016/2017 QUÍMICA 1. Reconhecer o átomo de hidrogénio como o Átomo mais simples. 2. Conhecer o espectro de emissão de hidrogénio. 3. Compreender como os resultados do estudo

Leia mais

Transferência de calor

Transferência de calor Transferência de calor 1.1 Calor: Forma de energia que se transmite espontaneamente de um corpo para o outro quando entre eles existir uma diferença de temperatura. O calor é uma energia em trânsito provocada

Leia mais

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA TERRA E UNIVERSO H01 Reconhecer a equivalência entre massa e energia, descrevendo processos de conversão de massa em energia. H02 Reconhecer a equivalência entre massa

Leia mais

5ª Ficha de Avaliação FÍSICO QUÍMICA A ANO LECTIVO 2007 / 2008 ANO 1

5ª Ficha de Avaliação FÍSICO QUÍMICA A ANO LECTIVO 2007 / 2008 ANO 1 Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal Prof. Carlos Cunha 5ª Ficha de Avaliação FÍSICO QUÍMICA A ANO LECTIVO 2007 / 2008 ANO 1 N. º NOME: TURMA: B CLASSIFICAÇÃO 1. Leia atentamente o seguinte texto:

Leia mais

Exame de Ingresso para Estudantes Internacionais

Exame de Ingresso para Estudantes Internacionais Exame de Ingresso para Estudantes Internacionais Matriz da prova de Física e Química A Duração da prova: 120min. Tolerância: 30 minutos 2015 Competências Conteúdos Estrutura Cotação (pontos) Critérios

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º teste sumativo de FQA 28. NOVEMBRO. 2014 Versão 1 10.º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 10

Leia mais